Currículo. Nome civil: Mariana Serri Francoio Nome artístico: Mariana Serri Nascimento: 09/07/1982 Localidade: Belo Horizonte Minas Gerais FORMAÇÃO

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Currículo. Nome civil: Mariana Serri Francoio Nome artístico: Mariana Serri Nascimento: 09/07/1982 Localidade: Belo Horizonte Minas Gerais FORMAÇÃO"

Transcrição

1 Currículo Nome civil: Mariana Serri Francoio Nome artístico: Mariana Serri Nascimento: 09/07/1982 Localidade: Belo Horizonte Minas Gerais FORMAÇÃO FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado. Licenciatura em Artes- Plásticas. De fevereiro a dezembro de FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado. Bacharelado em Artes- Plásticas. De fevereiro de 2002 a dezembro de FFLCH - USP (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo). Faculdade de Letras com Habilitação em Língua Alemã e Língua Portuguesa. De fevereiro de 2002 a julho de (curso incompleto). ESCOLA DE WIJNPERS Leuven, Bélgica. 3º ano do Ensino Médio com habilitação em Artes- Plásticas. Cursou matérias como Gravura em Metal, Xilogravura, Cerâmica, Desenho, Pintura, Aquarela, Design gráfico, Fotografia, História da arte, História da Dança etc. De agosto de 2000 a julho de EXPOSIÇÕES Exposição Áporo. Exposição individual realizada na Galeria Marilia Razuk, em São Paulo. Texto crítico de Cauê Alves. De 16 de maio a 15 de junho de Exposição We live on a mountain. Exposição individual realizada na Galeria Virgilio, em São Paulo. Texto crítico de Taisa Palhares. De 21 de outubro a 13 de novembro de Exposição Epidermias. Exposição individual realizada na Casa das Rosas, em São Paulo, de pinturas realizadas para o livro de poemas Epidermias, de Ângela Castelo Branco. Projeto de publicação em parceria aprovado pelo Proac. Outubro de ª Edição Residência São João. Residência artística internacional realizada em fazenda colonial em São José do Vale do Rio preto, RJ, de setembro a outubro de 2014.

2 SP Arte / Feira Internacional de Arte de São Paulo. Stand da Galeria Marilia Razuk. De 02 a 06 de abril de Pavilhão da Bienal, São Paulo. ArtRio / Feira Internacional de Arte do Rio de Janeiro. Stand da Galeria Marilia Razuk. De 05 a 08 de setembro de Pier Mauá, Rio de Janeiro. SP Arte / Feira Internacional de Arte de São Paulo. Stand da Galeria Marilia Razuk. De 03 a 06 de abril de Pavilhão da Bienal, São Paulo. Exposição Brazilian Modern: Icons and Innovation Exposição coletiva de arte e design brasileiros na Ampersand House and Gallery em Bruxelas, Bélgica. De 8 a 29 de setembro de Exposição ALÉM DA FORMA: plano, matéria, espaço e tempo. Exposição com as obras de arte da coleção de Dulce e João Carlos de Figueiredo Ferraz, realizada no Instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto, SP. Curadoria de Cauê Alves. De 21 de abril a outubro de Exposição Os dez primeiros anos. Exposição coletiva com aproximadamente 60 artistas contemporâneos, realizada no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Curadoria de Agnaldo Farias, Paulo Miyada e Thiago Mesquita. De 13 de dezembro de 2011 a 11 de março de SP Arte / Feira Internacional de Arte de São Paulo. Stand da Galeria Virgilio. De 09 a 13 de maio de Pavilhão da Bienal, São Paulo. Exposição Paisagens à margem. Projeto de exposição coletiva com os artistas Lucas Arruda, Mariana Galender e Mariana Tassinari, realizado para a Temporada de Projetos 2011 no Paço das Artes. Texto crítico de Josué Mattos. De 11 de abril a 19 de junho de 2011, em São Paulo. Exposição 90 em Folha Imagens do Brasil Moderno. Exposição de ilustração produzida para o Caderno Ilustríssima da Folha de São Paulo. MIS Museu da Imagem e do Som. De 17 de maio a 14 de agosto de Exposição Do lugar. Exposição coletiva com participação dos artistas Daniela Antoneli, Julia Kater e Lucas Arruda, realizada na Galeria Mul.ti.plo Espaço Arte, no Rio de Janeiro, RJ, de 5 de abril a 20 de maio de SP Arte / Feira Internacional de Arte de São Paulo. Exposição no stand da Galeria Mul.ti.plo Espaço Arte. De 12 a 15 de maio de Pavilhão da Bienal, São Paulo.

3 Caderno Ilustríssima, Folha de São Paulo. Realiza ilustração para poemas de Eucanaã Ferraz, publicada no dia 13 de junho de 2010, ilustrações para a matéria Viagem ao coração da matéria, sobre Rutherford, publicadas no dia 13 de março de 2011, e ilustração para poemas de Afonso Henrique Neto, publicada no dia 23 de março de Ilustração publicada em 11 de janeiro de 2015 sobre texto de Lina Meruane. Exposição Incompletudes. Exposição coletiva realizada com curadoria de Mario Gioia. Galeria Virgílio, São Paulo. De 14 de setembro a 08 de outubro de SP Arte / Foto Exposição no stand da Galeria Motor. De 9 a 12 de setembro de Shopping Iguatemi, São Paulo. Caixa de arte / Galeria Motor. Exposição coletiva. Shopping Cidade Jardim, São Paulo. De 20 a 24 de agosto de Exposição Mediações / Galeria Motor. Exposição coletiva com curadoria de Mario Gioia. Ateliê de Shirley Paes Leme, em São Paulo. De 24 a 27 de junho de Exposição Vistas a perder de vista. Exposição coletiva com curadoria de Claudio Cretti. Galeria Penteado, Campinas, SP. 27 de maio a 26 de junho de SP Arte / Feira Internacional de Arte de São Paulo. Exposição no stand da Galeria Virgílio. De 29 de abril a 02 de maio de Pavilhão da Bienal, São Paulo. 7ª Bienal do Mercosul Grito e Escuta. Participação da Radiovisual, com trabalho sonoro realizado em parceria com Lucas Arruda. Exposição realizada de 16 de outubro a 29 de novembro de Lenora de barros co- curadora da Radiovisual. Porto Alegre, RS. 37º Salão de Arte Contemporânea de Santo André Luiz Sacilotto. Exposição realizada de 21 de maio a 18 de julho de 2009, na Sala de Exposições do Paço Municipal. Comissão de seleção: Tuneu, Juliana Monachesi e João Loureiro. Santo André, SP. 10 a mil_2008/09. Coletiva de 36 artistas com obras de 10 a 1000 reais. Exposição realizada na Escola São Paulo, de 11 de dezembro de 2008 a 14 de fevereiro de São Paulo, SP. entre 5 paredes. Exposição coletiva de pinturas realizada com os artistas Ana Prata, Bruno Dunley, Lucas Arruda e Mariana Serri. Texto crítico de Fernanda Lopes. De 13 de novembro a 15 de dezembro de Ateliê de Bruno Dunley. São Paulo, SP.

4 40º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba. Exposição realizada de 04 de outubro a 03 de novembro de 2008, na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra. Comissão de seleção: Ester Grinspum, Marco Gianotti e Tadeu Chiarelli. Piracicaba, SP. 11ª Bienal Nacional de Santos. Exposição realizada de 10 de maio a 22 de junho de 2008, no Centro de Cultura Patrícia Galvão. Comissão de seleção: Cristina Freire, Marcos Moraes e Ricardo Resende. Santos, SP. Programa de Exposições 2008 de Ribeirão Preto. Exposição realizada de 28 de março a 04 de maio de Comissão de seleção: Nilton Campos, Sylvia Furegatti e Thaís Rivitti. MARP Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel- Gismondi. Ribeirão Preto, SP. 13º Salão dos Novos de Joinville. Exposição realizada de 18 de dezembro de 2007 a 16 de março de 2008, na Cidadela Cultural Antarctica. Comissão de seleção: Cauê Alves, Ricardo Basbaum e Fernando Lindote. Joinville, Santa Catarina. IV Território da Arte de Araraquara. Exposição coletiva realizada na Secretaria Municipal de Cultura e Fundart (Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara). De 11 de maio a 14 de junho de Araraquara, SP. 37ª Anual de Arte da FAAP. Exposição realizada na Fundação Armando Alvares Penteado. 2005, São Paulo. Recebeu prêmio pela obra Domingo, 2005, (vídeo, ) - bolsa de estudos de 75% da mensalidade anual do curso de Licenciatura em Artes- Plásticas na FAAP em Comissão de seleção: Cristiana Tejo, Nilton Campos, Paula Perissinoto e Marcos Moraes. Imagem- Ato: Mostra de atos fotográficos, Exposição coletiva realizada na Casa da Lagartixa. 2005, São Paulo. São Paulo: Múltiplas Perspectivas. Exposição coletiva realizada no espaço expositivo do Edifício Lutécia da Fundação Armando Alvares Penteado. São Paulo, São Paulo: Uma Reflexão sobre a Cidade. Exposição coletiva realizada na Fundação Armando Alvares Penteado. 2003, São Paulo. OUNÃO 1. Exposição coletiva realizada no Edifício Guanabara, no Vale do Anhangabaú Desde junho de 2012 é representada pela Galeria Marilia Razuk, em São Paulo. Desde março de 2011 é representada pela Galeria Múl.ti.plo Espaço Arte, no Rio de Janeiro, RJ.

5 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COM ENSINO DA ARTE INSTITUTO TOMIE OHTAKE Coordenadora do Núcleo de Atendimento ao Público da Ação Educativa. De janeiro de 2008 a agosto de ª BIENAL DE SÃO PAULO Coordenadora do Curso de Formação dos Educadores do Atendimento ao Público da 29ª Bienal de São Paulo. De janeiro a dezembro de PROJETO OUTRA HISTÓRIA Participação especial dentro do Projeto Outra História (Projeto Jóia Preciosa). Desenvolvimento de oficinas e atividades para crianças e adolescentes, trabalhando plasticamente contos da tradição oral. Coordenação de Samuel Napolitano. Conjunto Assistencial Nossa Senhora da Conceição Aparecida, São Paulo. Setembro de ATELIÊ DE MÁRCIA PASTORE Assistência para a artista plástica Márcia Pastore na confecção de moldes em gesso para esculturas. 1º semestre de ATELIÊ DE GRAVURA VISANET Instituto Tomie Ohtake, São Paulo. Professora de gravura em metal e xilogravura para turmas de professores e jovens. Coordenação de Flávia Ribeiro. De fevereiro de 2007 a fevereiro de (Curso semestral de formação em gravura e ensino da arte, com duração total de 2 anos). IMPAES: Núcleo Permanente de Formação para Professores em Artes. Instituto Tomie Ohtake, São Paulo. Professora assistente de Chaké Ekizian no Módulo V do curso. De fevereiro a dezembro de (Curso voltado para a formação de professores em artes com a duração total de três anos, com seis módulos). ASSOCIAÇÃO MORUNGABA São Paulo. Facilitadora do Projeto Valorizando Quem Educa. Coordenação de Suzana Soares e Cláudia Passos. De março a julho de (Projeto realizado na CEI Santa Tereza, voltado ao Ensino da Arte na Educação Infantil para crianças de 2 a 5 anos e seus respectivos professores). INSTITUTO TOMIE OHTAKE São Paulo. Estágio no Setor Educativo do Instituto desenvolvendo ações educativas tais como visitas orientadas às exposições, atividades em ateliê, planejamento para as atividades desenvolvidas aos finais de semana etc. Coordenação de Cláudio Cretti. Desenvolveu também, durante o ano de 2006, o projeto Ponto de Encontro, curso voltado a atividades práticas em ateliê para famílias, sob a coordenação de Cláudio Cretti. A reflexão sobre esta experiência gerou o Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Artes Plásticas, intitulado O Degrau Desdobrado. De março de 2004 a março de ESCOLA DA VILA São Paulo. Estágio nas aulas de História da Arte para o Ensino Médio ministradas pelo professor Cláudio Cretti. De agosto a outubro de 2006.

6 CRIATIVIDADE: AÇÃO E PENSAMENTO São Paulo. Atuou como assistente da professora Iza Figueiredo. Projeto semestral desenvolvido de 2004 a 2006 no Instituto Tomie Ohtake, voltado ao ensino da arte contemporânea para alunos e professores do Ensino Médio, onde o ponto de partida, neste semestre, foi o acompanhamento da obra de Arthur Lescher. De fevereiro a maio de ESCOLA VERA CRUZ São Paulo. Estagiou como assistente da professora Stela Barbieri nas aulas de artes- plásticas para crianças da Pré- Escola e 1ª série do Ensino Fundamental I. De março a junho de CASA DE REPOUSO MILA Cotia - SP Ministrou curso de artes- plásticas em um asilo para um grupo de senhoras da terceira idade. Três horas semanais. De outubro de 2004 a março de CURSO DE FOTOGRAFIA HP Instituto Tomie Ohtake, São Paulo. Atuou como assistente no curso de fotografia ministrado pelos professores Inaê Coutinho e Iatã Canabrava. Este curso foi dirigido a professores e alunos do Ensino Fundamental. De abril a junho de SESC Pompéia São Paulo. Estagiou como monitora da exposição Uma viagem de 450 anos. De 19 de janeiro a 14 de março de Centro de Atendimento ao Deficiente Intelectual Leuven, Bélgica. Trabalho voluntário como assistente no refeitório e na oficina de modelagem para pacientes com deficiência mental. De agosto a novembro de LARAMARA São Paulo. Trabalho voluntário como assistente da oficina de modelagem para crianças com deficiências visuais. De janeiro a julho de 2000, quatro horas semanais. PROJETO ABRINQ BIBLIOTECA VIVA em parceria com o Colégio Equipe São Paulo. Trabalho voluntário como contadora de histórias para crianças na ONG Projeto Arrastão, na Vila Sônia, São Paulo. De fevereiro a novembro de 1998, quatro horas semanais. Mariana Serri Francoio São Paulo, março de 2015.

CURRÍCULO MARIANA SERRI FRANCOIO

CURRÍCULO MARIANA SERRI FRANCOIO CURRÍCULO MARIANA SERRI FRANCOIO Nome civil: Mariana Serri Francoio Nome artístico: Mariana Serri Nascimento: 09/07/1982 Localidade: Belo Horizonte Minas Gerais Residência: Vila Pompéia. São Paulo SP.

Leia mais

MERCEDES VIEGAS ARTE CONTEMPORÂNEA

MERCEDES VIEGAS ARTE CONTEMPORÂNEA Martinho Patrício Martinho Patrício Leite, 1964. Vive em João Pessoa, PB. Brasil. FORMAÇÃO 1993 Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB. EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS

Leia mais

DANIEL ACOSTA born in Rio Grande, Brazil, 1965 lives and works in Pelotas, Brazil

DANIEL ACOSTA born in Rio Grande, Brazil, 1965 lives and works in Pelotas, Brazil DANIEL ACOSTA born in Rio Grande,, 1965 lives and works in Pelotas, education 2005 PhD [Arts], Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo - USP, São Master of Arts, Escola de Comunicação

Leia mais

exposições individuais / solo exhibitions 2015 Horizonte Deserto Tecido Cimento, Galeria Nara Roesler São Paulo, Brazil

exposições individuais / solo exhibitions 2015 Horizonte Deserto Tecido Cimento, Galeria Nara Roesler São Paulo, Brazil fabio miguez n.b. 1962-- sao paulo, brazil vive e trabalha em / lives and works in são paulo exposições individuais / solo exhibitions 2015 Horizonte Deserto Tecido Cimento, Galeria Nara Roesler São Paulo,

Leia mais

ARTEBR SITE A HISTÓRIA VAI COMEÇAR

ARTEBR SITE A HISTÓRIA VAI COMEÇAR ARTEBR SITE A HISTÓRIA VAI COMEÇAR A empresa ARTEBR desenvolve projetos em arte, educação e literatura para diversas instituições culturais brasileiras. Atua nas áreas de consultoria e assessoria em arte

Leia mais

Marina Saleme. Nascida em 1958, São Paulo, Brasil. Vive e trabalha em São Paulo, Brasil. Educação. Exposições Individuais.

Marina Saleme. Nascida em 1958, São Paulo, Brasil. Vive e trabalha em São Paulo, Brasil. Educação. Exposições Individuais. Marina Saleme Nascida em 1958, São Paulo, Brasil. Vive e trabalha em São Paulo, Brasil. Educação 1982 Graduada em Licenciatura em Artes Plásticas, Fundação Armando Álvares. 1977-1980 Cursos livres de desenho

Leia mais

RODRIGO ANDRADE. 1962, São Paulo, Brasil Vive e trabalha em São Paulo / Lives and works in São Paulo

RODRIGO ANDRADE. 1962, São Paulo, Brasil Vive e trabalha em São Paulo / Lives and works in São Paulo RODRIGO ANDRADE 1962, São Paulo, Vive e trabalha em São Paulo / Lives and works in São Paulo EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS SELECIONADAS / SELECTED SOLO EXHIBITIONS 2014 Pinturas de onda, mato e ruína, Galeria

Leia mais

universidade estadual de campinas

universidade estadual de campinas UNICAMP universidade estadual de campinas GALERIA DE ARTE» UNICAMP GALERIA DE ARTE < UNICAMP ODILLA MESTRINER AQUARELAS E DESENHOS SETEMBRO/85 APRESENTAÇÃO A primeira característica impressionante na personalidade

Leia mais

NEWMAN SCHUTZE. Adamantina SP, 1960 Vive e trabalha em São Paulo.

NEWMAN SCHUTZE. Adamantina SP, 1960 Vive e trabalha em São Paulo. NEWMAN SCHUTZE Adamantina, 1960 Vive e trabalha em São Paulo. Atividades Didáticas 1996 1001 Olhares SESC Pompéia São Paulo 1992 Oficina Cultural da Água Fria Jacob Schick 1992 Oficina Experimental Espaço

Leia mais

ARTEBR EXPOSIÇÃO DE FERNANDO VILELA CIDADES GRÁFICAS

ARTEBR EXPOSIÇÃO DE FERNANDO VILELA CIDADES GRÁFICAS ARTEBR EXPOSIÇÃO DE FERNANDO VILELA CIDADES GRÁFICAS A empresa ARTEBR desenvolve projetos em arte, educação e literatura para diversas instituições culturais brasileiras. Atua nas áreas de consultoria

Leia mais

XILOCEASA. Ateliê Acaia Vila Leopoldina - São Paulo / SP

XILOCEASA. Ateliê Acaia Vila Leopoldina - São Paulo / SP XILOCEASA Ateliê Acaia Vila Leopoldina - São Paulo / SP índice: apresentação 03 o ateliê de gravura e tipografia 04 publicações e cartazes 06 exposições 13 xilogravuras 14 o grupo 18 currículo 19 contato

Leia mais

Exposições individuais

Exposições individuais Sérgio Romagnolo São Paulo,, 1957 Graduado em Pintura, Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), São Paulo-SP, 1967. Graduado em Ciências Sociais, Universidade Federal de São Paulo (USP), São Paulo-PR,

Leia mais

2015 Afluentes, Galeria Nara Roesler, Rio de Janeiro, Brasil

2015 Afluentes, Galeria Nara Roesler, Rio de Janeiro, Brasil arthur lescher 1962 nasceu em são paulo vive e trabalha em são paulo exposições individuais 2015 Afluentes, Galeria Nara Roesler, Rio de Janeiro, 2014 La nostalgia del ingeniero, Corredor Cultural Roma

Leia mais

Curriculum Vitae. Gersony Silva FORMAÇÃO ACADÊMICA E ESPECIALIZAÇÕES

Curriculum Vitae. Gersony Silva FORMAÇÃO ACADÊMICA E ESPECIALIZAÇÕES Curriculum Vitae Gersony Silva FORMAÇÃO ACADÊMICA E ESPECIALIZAÇÕES ٠Licenciatura Plena em Artes Plásticas Faculdade de Belas Artes de São Paulo ٠Pedagogia Matérias pedagógicas do 2 grau PUC SP ٠Especialização

Leia mais

Bilhete 084/14. Bilhete 084/14 Santo André, 25 de novembro de 2014. Senhores Pais dos alunos da Educação Infantil.

Bilhete 084/14. Bilhete 084/14 Santo André, 25 de novembro de 2014. Senhores Pais dos alunos da Educação Infantil. Senhores Pais dos alunos da Educação Infantil. Senhores Pais dos alunos da Educação Infantil. Senhores Pais dos alunos do 1º ano. Senhores Pais dos alunos do 1º ano. Senhores Pais dos alunos da turma 1F8.

Leia mais

2014 Retrospectiva, Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil; Museu de Arte Moderna Retrospectiva, Aloísio Magalhães, Recife, Brasil

2014 Retrospectiva, Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil; Museu de Arte Moderna Retrospectiva, Aloísio Magalhães, Recife, Brasil angelo venosa 1954 nasceu em são paulo vive e trabalha no rio de janeiro exposições individuais 2014 Retrospectiva, Palácio das Artes, Belo Horizonte, ; Museu de Arte Moderna Retrospectiva, Aloísio Magalhães,

Leia mais

de bordas corroídas e incrustadas - transitam num ambiente insólito, espaço "entre" fundo e superfície do suporte. As finas camadas de tinta

de bordas corroídas e incrustadas - transitam num ambiente insólito, espaço entre fundo e superfície do suporte. As finas camadas de tinta Na minha pintura, imagens - difusas, fluidas, de bordas corroídas e incrustadas - transitam num ambiente insólito, espaço "entre" fundo e superfície do suporte. As finas camadas de tinta superpostas criam

Leia mais

Programa Educativo da Bienal na exposição Em Nome dos Artistas

Programa Educativo da Bienal na exposição Em Nome dos Artistas Programa Educativo da Bienal na exposição Em Nome dos Artistas O Programa Educativo da Bienal é responsável pela relação direta da Bienal com o público. Sob curadoria de Stela Barbieri, o programa tem

Leia mais

www.sinapespaiap.com.br/paginas/artistas/fatimalourenco.htm http://www.artcanal.com.br/oscardambrosio/fatimalourenco.htm www.fatimalourenco.art.

www.sinapespaiap.com.br/paginas/artistas/fatimalourenco.htm http://www.artcanal.com.br/oscardambrosio/fatimalourenco.htm www.fatimalourenco.art. Currículo Artístico: Maria de Fátima Lourenço Nunes Nome Artístico: Fátima Lourenço Aquarelista e desenhista Contatos: Telefone: (cel.) 9606 2875 fatimalou@hotmail.com ou sao68313@terra.com.br www.sinapespaiap.com.br/paginas/artistas/fatimalourenco.htm

Leia mais

Quem Somos. As formações profissionais da equipe são diversificadas e isso disponibiliza mais recursos e amplia alternativas e soluções criativas.

Quem Somos. As formações profissionais da equipe são diversificadas e isso disponibiliza mais recursos e amplia alternativas e soluções criativas. Quem Somos A Jatobá Cultural é uma empresa especializada em produções financiadas por leis de incentivo, principalmente ProAC-ICMS e Lei Rouanet, com o objetivo de difundir com maior qualidade e quantidade

Leia mais

ELWYN LOURENÇO CORREIA

ELWYN LOURENÇO CORREIA DESIGN DE MODA AM1DM COORDENADOR: ELWYN LOURENÇO ELWYN LOURENÇO CORREIA COORDENADOR DO CURSO Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Gama Filho (1986) Pós-Graduação

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 4, Toledo PR Fone: 77-850 PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES VISUAIS SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR: Carla Iappe

Leia mais

exposições individuais / solo exhibitions 2015 Afluentes, Galeria Nara Roesler, Rio de Janeiro, Brazil

exposições individuais / solo exhibitions 2015 Afluentes, Galeria Nara Roesler, Rio de Janeiro, Brazil artur lescher n. b. 1962 -- sao paulo, brazil vive e trabalha em / lives and works in sao paulo, brazil exposições individuais / solo exhibitions 2015 Afluentes, Galeria Nara Roesler, Rio de Janeiro, Brazil

Leia mais

Exposições individuais

Exposições individuais Marco Garaude Giannotti São Paulo, Brasil, 1957 Graduado em Pintura, Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), São Paulo-SP, 1967. Graduado em Ciências Sociais, Universidade Federal de São Paulo (USP),

Leia mais

(61) 8162-4991 terrana@terrana.com.br

(61) 8162-4991 terrana@terrana.com.br Carlos Terrana Brasileiro, 57 anos. SCRLN 716 Bloco C ent. 15 kit 201 Asa Norte CEP 70770-533 DF (61) 8162-4991 terrana@terrana.com.br FORMAÇÃO 2012 Pós Graduação em Artes Visuais SENAC (cursando). 2009

Leia mais

exposições individuais / solo exhibitions Artur Lescher: Inside-Out, Piero Atchugarry Gallery, Punta Del Este, Uruguay

exposições individuais / solo exhibitions Artur Lescher: Inside-Out, Piero Atchugarry Gallery, Punta Del Este, Uruguay artur lescher n./b. 1962 -- sao paulo, brazil vive e trabalha em/lives and works in sao paulo, brazil exposições individuais / solo exhibitions 2016 Artur Lescher: Inside-Out, Piero Atchugarry Gallery,

Leia mais

G U S T A V O T I A Z

G U S T A V O T I A Z Gustavot I A Z D i a z behance.net/gustavotdiaz facebook.com/gustaveaux g u s tav e a u x @ g m a i l. c o m 5 5 4 1 9 7 1 5 6 8 8 7 RESIDENCIAL Al. Dr. Muricy, 839 Centro Curitiba PR PROFISSIONAL MÍMESIS

Leia mais

TONY CAMARGO nasceu em Paula Freitas, Paraná, Brasil, 1979 vive e trabalha em Curitiba, Paraná, Brasil

TONY CAMARGO nasceu em Paula Freitas, Paraná, Brasil, 1979 vive e trabalha em Curitiba, Paraná, Brasil TONY CAMARGO nasceu em Paula Freitas, Paraná,, 1979 vive e trabalha em Curitiba, Paraná, educação 2001 Bacharelado em Artes Visuais, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, exposições individuais

Leia mais

Os escritos, pensamentos e obras de Hélio Oiticica em exposição

Os escritos, pensamentos e obras de Hélio Oiticica em exposição Os escritos, pensamentos e obras de Hélio Oiticica em exposição De 21 de março a 23 de maio o Itaú Cultural apresenta ao público Hélio Oiticica - Museu é o Mundo, com curadoria de Fernando Cocchiarale

Leia mais

DUDI MAIA ROSA. 1946, São Paulo, Brasil Vive e trabalha em São Paulo / Lives and works in São Paulo

DUDI MAIA ROSA. 1946, São Paulo, Brasil Vive e trabalha em São Paulo / Lives and works in São Paulo DUDI MAIA ROSA 1946, São Paulo, Vive e trabalha em São Paulo / Lives and works in São Paulo EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS SELECIONADAS / SELECTED SOLO EXHIBITIONS 2009 Plásticos, Galeria Millan, São Paulo, SP,

Leia mais

C U R R I C U L U M V I T A E

C U R R I C U L U M V I T A E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada Correio electrónico Endereço electrónico Luís Miguel Pereira Araújo da Rocha Rua do Teixeira, nº43, 1º 1200-390 Lisboa Telefone 96 252 74 53

Leia mais

Colégio Militar Dom Pedro II. Calendário interno do 6º e 7º ano. Ensino Fundamental - ALUNO - 1- Confraternização universal

Colégio Militar Dom Pedro II. Calendário interno do 6º e 7º ano. Ensino Fundamental - ALUNO - 1- Confraternização universal Colégio Militar Dom Pedro II JANEIRO 1 3 4 5 6 7 8 9 10 11 1 13 14 15 16 17 18 19 0 1 3 4 5 6 7 8 9 30 31 1- Confraternização universal Calendário interno do 6º e 7º ano. 01 FEVEREIRO 1 3 4 5 6 7 8 9 10

Leia mais

ANA LUIZA DIAS BATISTA São Paulo, 1978

ANA LUIZA DIAS BATISTA São Paulo, 1978 ANA LUIZA DIAS BATISTA São Paulo, 1978 FORMAÇÃO ACADÊMICA - 2014 Doutorado em Artes Visuais. Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São 2005- Mestrado em Artes

Leia mais

PAINEL TEATRO-INFÂNCIA: EXPERIMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Orientador: Prof. MS. Ricardo Carvalho de Figueiredo Doutorando em Artes

PAINEL TEATRO-INFÂNCIA: EXPERIMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Orientador: Prof. MS. Ricardo Carvalho de Figueiredo Doutorando em Artes PAINEL TEATRO-INFÂNCIA: EXPERIMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Orientador: Prof. MS. Ricardo Carvalho de Figueiredo Doutorando em Artes Autor: Charles Valadares Tomaz de Araújo Universidade Federal de Minas

Leia mais

284 AUTORES palíndromo Teoria e História da arte 2010 / no3 285

284 AUTORES palíndromo Teoria e História da arte 2010 / no3 285 284 AUTORES apresentação dos autores Almerinda da Silva Lopes é doutora em Comunicação e Semiótica (1997, PUC/SP), com pós-doutorado (2002) na Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), na área de Linguística,

Leia mais

CÂMARA OU COMISSÃO. CESu

CÂMARA OU COMISSÃO. CESu INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO SANTA MARCELINA ASSUNTO UF SP REMANEJAMENTO DE VAGAS RELATOR. SR. CONS. DALVA ASSUMPÇÃO SOUTTO MAYOR PARECER N. 222/92 CÂMARA OU COMISSÃO CESu APROVADO EM 01/04/92 PROCESSO

Leia mais

Museu dançante. sumário. grande sala sala paulo figueiredo 01. 02 grande sala. 01. grande sala sala paulo figueiredo Museu dançante 08.

Museu dançante. sumário. grande sala sala paulo figueiredo 01. 02 grande sala. 01. grande sala sala paulo figueiredo Museu dançante 08. 02 grande sala grande sala sala paulo figueiredo 01 Museu dançante sumário 01. grande sala sala paulo figueiredo Museu dançante 08. 09. 10. 12. projeto parede Círios perfil contemporâneo Black bloc agenda

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Comunicação e Letras Curso de Propaganda, Publicidade e Criação PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Comunicação e Letras Curso de Propaganda, Publicidade e Criação PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO CÓDIGO UNIDADE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CÓD. CURSO CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO CÓD. DISC. DISCIPLINA 34033408 ARTE BRASILEIRA II CRÉDITOS ETAPA 3 Período CH ANO 2009

Leia mais

Curso Técnico de Edificações, Escola Técnica Federal do Espírito Santo. Vitória-ES, Brasil

Curso Técnico de Edificações, Escola Técnica Federal do Espírito Santo. Vitória-ES, Brasil Nasceu em - 1962 Vive e Trabalha em Formação 1980 Curso Técnico de Edificações, Escola Técnica Federal do Espírito Santo. 1988 Artes Plásticas Bacharelado, Universidade Federal do Espírito Santo. 1997

Leia mais

OPTATIVAS - 2 Semestre 2015

OPTATIVAS - 2 Semestre 2015 S - 2 Semestre 2015 01 SALA 61 DISCIPLINA Estudos em Design Social II Práticas e Ferramentas Equipe DS/ Coordenação Maria Flávia Vanucci de Moraes 2º SEMESTRE CARGA HORÁRIA 64hs N DE VAGAS 32 13:30h às

Leia mais

karin lambrecht n./b. 1957 -- porto alegre, brazil vive e trabalha em/lives and works in porto alegre

karin lambrecht n./b. 1957 -- porto alegre, brazil vive e trabalha em/lives and works in porto alegre karin lambrecht n./b. 1957 -- porto alegre, brazil vive e trabalha em/lives and works in porto alegre exposições individuais / solo exhibitions 2015 Pintura e desenho, Galeria do Instituto Ling, Porto

Leia mais

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves TEMA : BRINCANDO E APRENDENDO NA ESCOLA Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves Autora: Prof a Cássia de Fátima da S. Souza PÚBLICO ALVO Alunos de 04 anos TEMA: BRINCANDO E

Leia mais

Vanda Vilela. Curriculum Vitae

Vanda Vilela. Curriculum Vitae Vanda Vilela. Curriculum Vitae Nasceu em Lisboa em 1968. Vive e trabalha em Lisboa. Formação Licenciatura em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, 1995. Curso de Introdução ao Cinema de Animação,

Leia mais

2014 O Guardião das coisas inúteis, MAMAM, Recife, Brasil. 2012 Chronos, Galeria Nara Roesler, São Paulo, Brasil

2014 O Guardião das coisas inúteis, MAMAM, Recife, Brasil. 2012 Chronos, Galeria Nara Roesler, São Paulo, Brasil marcelo silveira 1962 nasceu em gravatá vive e trabalha em recife exposições individuais O Guardião das coisas inúteis, MAMAM, Recife, Brasil 2012 Chronos, Galeria Nara Roesler, São Paulo, Brasil 2008

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO EaD. 1 Amilton do Prado. 2 Anderson Golfi Andreazi. Tempo Parcial. Especialista. 3 Arlete Aparecida Del Padre.

ADMINISTRAÇÃO EaD. 1 Amilton do Prado. 2 Anderson Golfi Andreazi. Tempo Parcial. Especialista. 3 Arlete Aparecida Del Padre. ADMINISTRAÇÃO EaD Nº. Nome do docente Formação 1 Amilton do Prado 2 Anderson Golfi Andreazi 3 Arlete Aparecida Del Padre 4 Armando César Dutra da Silva 5 Ary Ramos da Silva Junior 6 Carlos Alípio Caldeira

Leia mais

Martinho Patrício Leite

Martinho Patrício Leite Martinho Patrício Leite Nasce em João Pessoa, 1964 Vive e trabalha João Pessoa, Brasil Educação Artística, Universidade Federal da Paraíba, Brasil Exposições Individuais 2005 Recife, PE. Brincar com Lygia.

Leia mais

O ENSINO FUNDAMENTAL É QUE É FUNDAMENTAL

O ENSINO FUNDAMENTAL É QUE É FUNDAMENTAL Página 1 de 5 ANO XV - CADERNO 166 - Abril/2006 "Prêmio Cidadania - 1997" - 1º lugar na Categoria Educação, concedido pela FUNDAMIG- CURADORIA das Fundações de Minas Gerais; "Prêmio Bem Eficiente 1997,

Leia mais

Jogos de dados de Rafael Assef

Jogos de dados de Rafael Assef Jogos de dados de Rafael Assef Jogo 10 - da série Jogo de Dados (2005) Rafael Assef/ fotografia/ 78 x 100 cm Jogo 11 - da série Jogo de Dados (2005) Rafael Assef/ fotografia/ 78 x 100 cm Jogo 13 - da série

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Currículo nº 2

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Currículo nº 2 CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Turno: VESPERTINO Currículo nº 2 Reconhecido pelo Decreto nº. 3595, de 14.10.08, D.O.E. nº 7.827 de 14.10.08, e complementação do reconhecimento pelo Decreto nº.

Leia mais

Currículo. Formação 2000 Formado em Artes Plásticas pela UNICAMP. 2006 Mestre em Artes Visuais pela UNICAMP

Currículo. Formação 2000 Formado em Artes Plásticas pela UNICAMP. 2006 Mestre em Artes Visuais pela UNICAMP Marcelo Moscheta Currículo Nascido em São José do Rio Preto, 1976. Vive e trabalha em Campinas, Brasil Formação 2000 Formado em Artes Plásticas pela UNICAMP Mestre em Artes Visuais pela UNICAMP Residências

Leia mais

PROGRAMA UNESP DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS-PAC RELATÓRIO

PROGRAMA UNESP DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS-PAC RELATÓRIO PROGRAMA UNESP DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS-PAC RELATÓRIO Em 2002, procuramos consolidar o PAC como um órgão efetivamente cultural, tanto interna como externamente, atuando sobre os objetivos propostos:

Leia mais

2014 Futebol no Campo Ampliado, Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brazil

2014 Futebol no Campo Ampliado, Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brazil eduardo coimbra 1955 born in rio de janeiro lives and works in rio de janeiro solo exhibitions 2015 Fatos Arquitetônicos, Galeria Nara Roesler, Rio de Uma Escultura na Sala, curadoria de Glória Ferreira,

Leia mais

Artes Plásticas Bacharelado Escultura, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória-ES, Brasil

Artes Plásticas Bacharelado Escultura, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória-ES, Brasil Nasceu em Vila Velha ES, 1950 Vive e trabalha em Vitória-ES, Formação 1954 Artes Plásticas Bacharelado Escultura, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória-ES, 1994 Especialização em Rochas ornamentais,

Leia mais

ESCOLA PORTUGUESA DE MACAU ATIVIDADES DE COMPLEMENTO CURRICULAR 2015 / 2016

ESCOLA PORTUGUESA DE MACAU ATIVIDADES DE COMPLEMENTO CURRICULAR 2015 / 2016 Danças Folclóricas Portuguesas Prof. Sílvia Brás Grupo Inic. 14:30 16:00 Grupo Av. 16:00 17:30 1º, 2º e 3º Ciclos Danças e Cantares Tradicionais Portugueses. Celebração de tradições. Participação em espetáculos.

Leia mais

HORÁRIO DE ATENDIMENTO AOS PAIS. 3ª e 5ª - feira: 8h30-9h00 2ª - feira: 16h00-16h30 EQUIPA PEDAGÓGICA. Diretor Pedagógico Dr.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO AOS PAIS. 3ª e 5ª - feira: 8h30-9h00 2ª - feira: 16h00-16h30 EQUIPA PEDAGÓGICA. Diretor Pedagógico Dr. Sala 4 anos HORÁRIO DE ATENDIMENTO AOS PAIS EQUIPA PEDAGÓGICA Diretor Pedagógico Dr. José Romão Coordenadora Pedagógica Daniela Morgado Educadora Titular Vânia Lopes Educação Expressão Físico Motora Marco

Leia mais

EXPRESSÕES GRÁFICAS. muba / SP ESTAMPA 2012

EXPRESSÕES GRÁFICAS. muba / SP ESTAMPA 2012 EXPRESSÕES GRÁFICAS EXPRESSÕES GRÁFICAS muba / SP ESTAMPA 2012 O SP ESTAMPA é um projeto realizado pela Galeria Gravura Brasileira que reúne galerias, ateliês, instituições e artistas que trabalham com

Leia mais

I IMAGEM GRÁFICA M A R I A L U I Z A S A D D I

I IMAGEM GRÁFICA M A R I A L U I Z A S A D D I S A I A I IMAGEM ' GRÁFICA MARIA LUIZA SADDI r u p t u r a s e c o n s t r u ç õ e s U E R J 25 d e j u n h o d e 1 9 9 6 i n a u g u r a ç ã o à s 1 8 : 3 0 h o r a s 25 d e j u n h o a 26 d e j u l h

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE PEDAGOGIA - MATUTINO 1º. SEMESTRE 2015

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE PEDAGOGIA - MATUTINO 1º. SEMESTRE 2015 MATRIZ CURRICULAR CURSO DE PEDAGOGIA - MATUTINO 1º. SEMESTRE 2015 Matutino 1º ano 1º. semestre (ingresso em fevereiro 2015) Currículo implementado a partir de 2014 Horário/dia da semana e Cuidados na 1ª.

Leia mais

1ª Reunião de Pais Educação Infantil e Fundamental I

1ª Reunião de Pais Educação Infantil e Fundamental I 1ª Reunião de Pais Educação Infantil e Fundamental I 2016 Equipe Pedagógica Fábio Pinheiro Diretor Pedagógico Penha Botega Coordenadora Pedagógica Ednéia Camizasso Orientadora Pedagógica Francisco Dada

Leia mais

Rafael de Oliveira CURRICULUM VITAE

Rafael de Oliveira CURRICULUM VITAE Rafael de Oliveira CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS Nome: Rafael de Oliveira Nascimento: 28/08/1981 - General Câmara, Brasil. Endereço: Rua Álvaro de Castelões, 632, 2º Esq. Fr. 4200-042 Porto, Portugal.

Leia mais

PRIMEIRO SEMESTRE 2016 JANEIRO

PRIMEIRO SEMESTRE 2016 JANEIRO PRIMEIRO SEMESTRE 2016 Férias Coletivas JANEIRO FEVEREIRO 01 e 02/02 Semana Pedagógica, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h Planejamento de todos os níveis de ensino e reunião do Projeto Primeiro Dia de

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO ARQUITETURA E URBANISMO Nº. Nome do docente Formação 1 Afonso Celso Bueno Monteiro 2 Ana Letícia Perosa Ravagnani 3 Andraci Maria Atique 4 Andréia Hipólito da Silva 5 Augusto Vasconcelos Neto 6 Caetano

Leia mais

Um lugar de encontro...sempre!

Um lugar de encontro...sempre! Caro(a) leitor(a) e amigo(a), Um lugar de encontro...sempre! Num mês que se adivinha frio, a Biblioteca surge como uma alternativa, onde pode disfrutar de momentos bem passados, num local aconchegante

Leia mais

Bacharelado em Com. Social com Hab. em Publicidade e Propaganda

Bacharelado em Com. Social com Hab. em Publicidade e Propaganda Grade e Corpo Docente (Lei nº13.168, de 06/10/2015) Bacharelado em Com. Social com Hab. em Publicidade e Propaganda Renovação do Reconhecimento do Curso de Graduação em Com. Social com Hab. em Publicidade

Leia mais

WORKSHOPS Jovens dos 12 aos 15 anos

WORKSHOPS Jovens dos 12 aos 15 anos VERÃO 2011 WORKSHOPS Jovens dos 12 aos 15 anos Oficina de BD Neste workshop não se faz apenas banda desenhada: faz-se um fanzine de banda desenhada! Vamos criar uma história com base no teu imaginário

Leia mais

Concurso Arte na Capa 2011

Concurso Arte na Capa 2011 Concurso Arte na Capa 2011 Roteiro de participação O Concurso Arte na Capa 2011 terá como atividade principal o exercício de releitura dos grandes movimentos artísticos, tendo como tema paisagens naturais

Leia mais

CURRICULUM VITAE EDUCAÇÃO. 1992 Bacharel em Geologia Universidade Federal da Bahia Salvador BA Brasil 1994 Mestre em Geologia

CURRICULUM VITAE EDUCAÇÃO. 1992 Bacharel em Geologia Universidade Federal da Bahia Salvador BA Brasil 1994 Mestre em Geologia CURRICULUM VITAE Rommulo Vieira Conceição Nome Artístico: Rommulo Vieira Conceição Nascido em Salvador BA Brasil. Data de nascimento: 13/09/1968 Mora e trabalha em Porto Alegre RS e Salvador BA, Brasil

Leia mais

Programação Educativo Maio 2016. Tema:

Programação Educativo Maio 2016. Tema: Programação Educativo Maio 2016 Tema: BIBLIOTECA INFANTIL Era uma vez Histórias são oportunidades para se refletir sobre valores como solidariedade, ética, afetos e encontros. A literatura é rica em narrativas

Leia mais

SÚMULA DA 22ª REUNIÃO DA CÂMARA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS REALIZADA EM 15/12/05 - INÍCIO: 8h00 - ENCERRAMENTO: 9h30

SÚMULA DA 22ª REUNIÃO DA CÂMARA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS REALIZADA EM 15/12/05 - INÍCIO: 8h00 - ENCERRAMENTO: 9h30 SÚMULA DA 22ª REUNIÃO DA CÂMARA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS REALIZADA EM 15/12/05 - INÍCIO: 8h00 - ENCERRAMENTO: 9h30 CÂMARA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS I - Os Projetos de Extensão dos

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Turno: VESPERTINO Autorizado pela Resolução UNIV. nº 25, de16 de setembro de 2002. Para completar o currículo pleno do curso superior de graduação em Licenciatura

Leia mais

Marconi Drummond (Curador) Fabíola Moulin (Coordenadora de Artes Visuais)

Marconi Drummond (Curador) Fabíola Moulin (Coordenadora de Artes Visuais) adriana varejão museu de arte da pampulha Lugares vazios são sempre inquietantes, nos levam a instigar o caráter significante do espaço. Na série de obras Saunas e Banhos, desenhos e pinturas apresentadas

Leia mais

Comunicação LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO DE IMAGENS EM MÍDIAS DIGITAIS - ESPAÇO DE (RE)SIGNIFICAÇÃO DO OLHAR POR VIA DE IMAGENS TÉCNICAS

Comunicação LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO DE IMAGENS EM MÍDIAS DIGITAIS - ESPAÇO DE (RE)SIGNIFICAÇÃO DO OLHAR POR VIA DE IMAGENS TÉCNICAS Comunicação LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO DE IMAGENS EM MÍDIAS DIGITAIS - ESPAÇO DE (RE)SIGNIFICAÇÃO DO OLHAR POR VIA DE IMAGENS TÉCNICAS SANTOS, Noeli Batista dos 1 Palavras-chave: imagem, ensino, tecnologia.

Leia mais

Stela Barbieri FORMAÇÃO. Cursos teóricos

Stela Barbieri FORMAÇÃO. Cursos teóricos Stela Barbieri Maria Stela Fortes Barbieri Rua General Vitorino Monteiro, 61 Brasileira Alto da Lapa São Paulo Nascimento 24/10/1965 Telefone 3864-2858 Site www.stelabarbieri.com.br e-mail - stelabarbieri@hotmail.com

Leia mais

DANIEL ACOSTA nasceu no Rio Grande, Brasil, 1965 vive e trabalha em Pelotas, Brasil

DANIEL ACOSTA nasceu no Rio Grande, Brasil, 1965 vive e trabalha em Pelotas, Brasil DANIEL ACOSTA nasceu no Rio Grande,, 1965 vive e trabalha em Pelotas, educação 2005 Doutor em Artes Plásticas, Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, Mestre em Artes

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2007

PLANO DE TRABALHO 2007 PLANO DE TRABALHO 2007 1. INTRODUÇÃO A Fundação Stickel por decisão de seu Conselho Curador e em conformidade à sua atualização estatutária, iniciou em 2004 o redirecionamento e focalização de sua atuação.

Leia mais

CURRÍCULO COM ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS Currículo de Arte

CURRÍCULO COM ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS Currículo de Arte CURRÍCULO COM ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS Currículo de Arte 2015 Paulo Henrique Saraiva Câmara Governador do Estado de Pernambuco Raul Henry Vice-Governador do Estado Frederico

Leia mais

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA Habilitação: Licenciatura em Arte Visual

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA Habilitação: Licenciatura em Arte Visual EDUCAÇÃO ARTÍSTICA Habilitação: Licenciatura em Arte Visual Criação Habilitação em Artes Plásticas: Resolução n.º 198, de 15.12.73, alterada a denominação da habilitação através da Resolução CEPE n.º 30,

Leia mais

ELIZABETH JOBIM. Oi Futuro. Rio de Janeiro, Brasil

ELIZABETH JOBIM. Oi Futuro. Rio de Janeiro, Brasil ARTE CONTEMPORÂNEA RUA PAULO BARRETO 77, BOTAFOGO 22280-010 RIO DE JANEIRO RJ BRASIL TF +55 (21) 2541 4935 WWW.LURIXS.COM ELIZABETH JOBIM Exposições individuais 2015 Bloco B 2013 Blocos Oi Futuro. Rio

Leia mais

ARTEBR EXPOSIÇÃO LUGARES

ARTEBR EXPOSIÇÃO LUGARES ARTEBR EXPOSIÇÃO LUGARES A empresa ARTEBR desenvolve projetos em arte, educação e literatura para diversas instituições culturais brasileiras. Atua nas áreas de consultoria e assessoria em arte e educação,

Leia mais

1995/1996 - EAV. Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Teoria da Imagem Multipla com George Kornis.

1995/1996 - EAV. Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Teoria da Imagem Multipla com George Kornis. Ileana Hochmann Currículum Vitae Ileana Hochmann 1996 - EAV. Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Teoria da Arte com Fernando Cocchiaralle; Teoria da Arte com Reynaldo Roels Jr. 1995/1996 - EAV. Escola

Leia mais

Exposição Séculos Indígenas no Brasil Brasília 2008 Projeto Pedagógico. Exposição Séculos Indígenas no Brasil

Exposição Séculos Indígenas no Brasil Brasília 2008 Projeto Pedagógico. Exposição Séculos Indígenas no Brasil Exposição Séculos Indígenas no Brasil Brasília 2008 Projeto Pedagógico Exposição Séculos Indígenas no Brasil Frank Coe Coordenador Geral Luciano Laner Coordenador da Ação Educativa Roger Kichalowsky Co-coordenador

Leia mais

DUDI MAIA ROSA. 1946, São Paulo, Brasil Vive e trabalha em São Paulo / Lives and works in São Paulo

DUDI MAIA ROSA. 1946, São Paulo, Brasil Vive e trabalha em São Paulo / Lives and works in São Paulo DUDI MAIA ROSA 1946, São Paulo, Vive e trabalha em São Paulo / Lives and works in São Paulo EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS SELECIONADAS / SELECTED SOLO EXHIBITIONS 2016 VRIDO, Galeria Millan, São 2013 Cábulas,

Leia mais

Ensino Infantil e 1º ano do Fundamental 1

Ensino Infantil e 1º ano do Fundamental 1 HORÁRIO EXTENSO BARRA INFANTIL Rua Sylvio da Rocha Pollis, 430 Telefone: (21) 2499 6006 Ramal 4604 Ursula Castro - Coordenação Vanuzia Figueiredo- Assistente de Coordenação Vanessa Lopes Assistente Administrativa

Leia mais

ELIZABETH JOBIM. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil Celma Albuquerque Galeria de Arte.

ELIZABETH JOBIM. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil Celma Albuquerque Galeria de Arte. ARTE CONTEMPORÂNEA RUA PAULO BARRETO 77, BOTAFOGO 22280-010 RIO DE JANEIRO RJ BRASIL TF +55 (21) 2541 4935 WWW.LURIXS.COM ELIZABETH JOBIM Exposições individuais 2013 Blocos Celma Albuquerque Galeria de

Leia mais

Resolução nº 027, de 26 de março de 2013.

Resolução nº 027, de 26 de março de 2013. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Conselho Superior Resolução nº

Leia mais

Pré-Escola 4 e 5 anos

Pré-Escola 4 e 5 anos PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC DIÁRIO DE CLASSE Educação Infantil Pré-Escola 4 e 5 anos DIÁRIO DE CLASSE ESCOLA: CRE: ATO DE CRIAÇÃO DIÁRIO OFICIAL / /

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO nº 005/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO nº 005/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO nº 005/2015 TORNA PÚBLICO O RESULTADO PARCIAL PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIARP PELOS PROCESSOS SELETIVOS DOS EDITAIS nº 064/2014 e 002/2015 NO PRIMEIRO SEMESTRE

Leia mais

2014 Ingresso em Mestrado em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

2014 Ingresso em Mestrado em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto Curriculum Vitae André Freitas Santos 30 de Março de 1993 Gondomar Rua Doutor Francisco Sá Carneiro nº 1107 2º andar 912023854 andre.fsantos27@gmail.com www.freitassantos.yolasite.com/ Formação Académica

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014 Sumário 1. Mensagem do Presidente... 3 2. Identidade Institucional... 4 2.1 Missão... 4 2.2 Visão... 4 2.3 Valores... 4 2.4 Áreas de atuação... 4 3. Equipe... 5 3.1 Conselho

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2014

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2014 PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2014 ( ) ENSINO ( ) PESQUISA ( X ) EXTENSÃO 1. Título: Memórias do Pantanal Rupestre Área temática: Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural 2. Responsável pelo Projeto:

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL PACHECO Edital de Concurso Público nº 01/2014 Organização: Reis & Reis Auditores Associados

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL PACHECO Edital de Concurso Público nº 01/2014 Organização: Reis & Reis Auditores Associados ª Retificação Concurso Público - Edital nº 0/204 A Prefeitura Municipal de Coronel Pacheco - MG no uso de suas atribuições legais torna público a ª retificação do Concurso Público nº 0/204, que objetiva

Leia mais

Ensino Infantil e 1º ano do Fundamental 1

Ensino Infantil e 1º ano do Fundamental 1 HORÁRIO EXTENSO BARRA INFANTIL Rua Sylvio da Rocha Pollis, 430 Telefone: (21) 2499 6006 Ramal 4604 Ursula Castro - Coordenação Vanuzia Figueiredo- Assistente de Coordenação Vanessa Lopes Assistente Administrativa

Leia mais

DIONISIO DEL SANTO IMAGEM GRÁFICA ESCOLA DE ARTES VISUAIS U E R J. 2 3 d e m a r ç o d e 1 9 9 3. s e r i g r a f i a s

DIONISIO DEL SANTO IMAGEM GRÁFICA ESCOLA DE ARTES VISUAIS U E R J. 2 3 d e m a r ç o d e 1 9 9 3. s e r i g r a f i a s S A I A IMAGEM GRÁFICA DIONISIO DEL SANTO s e r i g r a f i a s 2 3 d e m a r ç o d e 1 9 9 3 i n a u g u r a ç ã o à s 2 0 : o o h o r a s 23 d e m a r ç o a 25 d e a b r i l U E R J 1 d e j u n h o d

Leia mais

A prática da Educação Patrimonial:

A prática da Educação Patrimonial: A prática da Educação Patrimonial: uma experiência no município de Restinga Sêca / RS HELIANA DE MORAES ALVES E LAURO CÉSAR FIGUEIREDO Introdução O presente trabalho é um breve relato sobre uma prática

Leia mais

ARTEBR LIVRO SABORES DO BRASIL

ARTEBR LIVRO SABORES DO BRASIL ARTEBR LIVRO SABORES DO BRASIL A empresa ARTEBR desenvolve projetos em arte, educação e literatura para diversas instituições culturais brasileiras. Atua nas áreas de consultoria e assessoria em arte e

Leia mais

Unidades Sesc. Sesc 24 de maio Endereço: rua Dom José de Barros, 178 Centro São Paulo - SP CEP: 01038-000

Unidades Sesc. Sesc 24 de maio Endereço: rua Dom José de Barros, 178 Centro São Paulo - SP CEP: 01038-000 Unidades Sesc Sesc 24 de maio Endereço: rua Dom José de Barros, 178 CEP: 01038-000 Sesc Paulista Endereço: avenida Paulista, 119 Paraíso CEP: 01311-903 Sesc Belenzinho Endereço: rua Padre Adelino, 1.000

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAGUA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA DE PARANAGUÁ "NELSON DE FREITAS BARBOSA"

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAGUA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA DE PARANAGUÁ NELSON DE FREITAS BARBOSA "" APÊNDICE 1 Requisitos e demandas dos segmentos culturais para a proposição de projetos. Os projetos culturais propostos deverão respeitar e se enquadrar nas seguintes determinações dos seus respectivos

Leia mais

Programas Vencedores: seis 9º Concurso FNLIJ Os Melhores Programas de Incentivo à Leitura junto a Crianças e Jovens de todo o Brasil 2004

Programas Vencedores: seis 9º Concurso FNLIJ Os Melhores Programas de Incentivo à Leitura junto a Crianças e Jovens de todo o Brasil 2004 Programas Vencedores: seis 9º Concurso FNLIJ Os Melhores Programas de Incentivo à Leitura junto a Crianças e Jovens de todo o Brasil 2004 1º Lugar: Programa Leitura e Ciência. Programa Leitura e Ciência.

Leia mais