CURRÍCULO MARIANA SERRI FRANCOIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURRÍCULO MARIANA SERRI FRANCOIO"

Transcrição

1 CURRÍCULO MARIANA SERRI FRANCOIO Nome civil: Mariana Serri Francoio Nome artístico: Mariana Serri Nascimento: 09/07/1982 Localidade: Belo Horizonte Minas Gerais Residência: Vila Pompéia. São Paulo SP. E- mail: Celular: (011) Website: FORMAÇÃO FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado. Licenciatura em Educação Artística. De fevereiro a dezembro de FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado. Bacharelado em Educação Artística. De fevereiro de 2002 a dezembro de FFLCH - USP (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo). Faculdade de Letras com Habilitação em Língua Alemã e Língua Portuguesa. De fevereiro de 2002 a julho de (curso incompleto). ESCOLA DE WIJNPERS Leuven, Bélgica. Cursou o equivalente ao 4º ano do Ensino Médio com habilitação em Artes- Plásticas. Realizou matérias como Gravura em Metal, Xilogravura, Cerâmica, Desenho, Pintura, Aquarela, Design gráfico, Fotografia, História da arte, História da Dança etc. De agosto de 2000 a julho de Ensino Médio no Colégio Equipe São Paulo. De 1998 a Ensino Fundamental na Escola da Vila São Paulo. De 1990 a Participou de inúmeros cursos livres, workshops e palestras ao longo dos últimos anos, nas áreas de Artes Visuais (Pintura, Desenho, Intervenção Urbana, História da Arte, Ensino da Arte), Filosofia, Criação Literária, Poesia, Geologia, Astronomia, Ilustração Botânica, etc.

2 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COMO ARTISTA PLÁSTICA EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS: Exposição Áporo. Exposição individual realizada em homenagem à palavra Áporo e ao poema homônimo de Carlos Drummond de Andrade. Galeria Marilia Razuk, em São Paulo. Texto crítico de Cauê Alves. De 16 de maio a 15 de junho de Exposição We live on a mountain. Exposição individual realizada na Galeria Virgilio, em São Paulo. Texto crítico de Taisa Palhares. De 21 de outubro a 13 de novembro de Exposição Epidermias. Exposição individual realizada na Casa das Rosas, em São Paulo, de pinturas realizadas para o livro de poemas Epidermias, de Ângela Castelo Branco. Projeto de publicação em parceria aprovado pelo Proac. Outubro de ª Edição Residência São João. Residência artística internacional realizada em fazenda colonial em São José do Vale do Rio preto, RJ, de setembro a outubro de EXPOSIÇÕES COLETIVAS: Exposição O Espírito de cada época: de 1980 a Exposição coletiva com as obras de arte da coleção de Dulce e João Carlos de Figueiredo Ferraz, realizada no Instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto, SP. Curadoria de Rejane Cintrão e cronologia de Joana Tuttoilmondo. A partir de 16 de maio de Exposição de longa duração. SP Arte / 2014 e Feira Internacional de Arte de São Paulo. Stand da Galeria Marilia Razuk. Pavilhão da Bienal, São Paulo. Abril de 2014 e abril de ArtRio / Feira Internacional de Arte do Rio de Janeiro. Stand da Galeria Marilia Razuk. De 05 a 08 de setembro de Pier Mauá, Rio de Janeiro. SP Arte / Feira Internacional de Arte de São Paulo. Stand da Galeria Marilia Razuk. De 03 a 06 de abril de Pavilhão da Bienal, São Paulo.

3 Exposição Brazilian Modern: Icons and Innovation Exposição coletiva de arte e design brasileiros na Ampersand House and Gallery em Bruxelas, Bélgica. De 8 a 29 de setembro de Exposição ALÉM DA FORMA: plano, matéria, espaço e tempo. Exposição com as obras de arte da coleção de Dulce e João Carlos de Figueiredo Ferraz, realizada no Instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto, SP. Curadoria de Cauê Alves. De 21 de abril a outubro de Exposição Os dez primeiros anos. Exposição coletiva com aproximadamente 60 artistas contemporâneos, realizada no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Curadoria de Agnaldo Farias, Paulo Miyada e Thiago Mesquita. De 13 de dezembro de 2011 a 11 de março de SP Arte / Feira Internacional de Arte de São Paulo. Stand da Galeria Virgilio. De 09 a 13 de maio de Pavilhão da Bienal, São Paulo. Exposição Paisagens à margem. Projeto de exposição coletiva com os artistas Lucas Arruda, Mariana Galender e Mariana Tassinari, realizado para a Temporada de Projetos 2011 no Paço das Artes. Texto crítico de Josué Mattos. De 11 de abril a 19 de junho de 2011, em São Paulo. Exposição 90 em Folha Imagens do Brasil Moderno. Exposição de ilustração produzida para o Caderno Ilustríssima da Folha de São Paulo. MIS Museu da Imagem e do Som. De 17 de maio a 14 de agosto de Exposição Do lugar. Exposição coletiva com participação dos artistas Daniela Antoneli, Julia Kater e Lucas Arruda, realizada na Galeria Mul.ti.plo Espaço Arte, no Rio de Janeiro, RJ, de 5 de abril a 20 de maio de SP Arte / Feira Internacional de Arte de São Paulo. Exposição no stand da Galeria Mul.ti.plo Espaço Arte. De 12 a 15 de maio de Pavilhão da Bienal, São Paulo. Caderno Ilustríssima, Folha de São Paulo. Realiza ilustração para poemas de Eucanaã Ferraz, publicada no dia 13 de junho de 2010, ilustrações para a matéria Viagem ao coração da matéria, sobre Rutherford, publicadas no dia 13 de março de 2011, e ilustração para poemas de Afonso Henrique Neto, publicada no dia 23 de março de Ilustração publicada em 11 de janeiro de 2015 sobre texto de Lina Meruane, entre outras. Exposição Incompletudes. Exposição coletiva realizada com curadoria de Mario Gioia. Galeria Virgílio, São Paulo. De 14 de setembro a 08 de outubro de SP Arte / Foto 2010.

4 Exposição no stand da Galeria Motor. De 9 a 12 de setembro de Shopping Iguatemi, São Paulo. Caixa de arte / Galeria Motor. Exposição coletiva. Shopping Cidade Jardim, São Paulo. De 20 a 24 de agosto de Exposição Mediações / Galeria Motor. Exposição coletiva com curadoria de Mario Gioia. Ateliê de Shirley Paes Leme, em São Paulo. De 24 a 27 de junho de Exposição Vistas a perder de vista. Exposição coletiva com curadoria de Claudio Cretti. Galeria Penteado, Campinas, SP. 27 de maio a 26 de junho de SP Arte / Feira Internacional de Arte de São Paulo. Exposição no stand da Galeria Virgílio. De 29 de abril a 02 de maio de Pavilhão da Bienal, São Paulo. 7ª Bienal do Mercosul Grito e Escuta. Participação da Radiovisual, com trabalho sonoro realizado em parceria com Lucas Arruda. Exposição realizada de 16 de outubro a 29 de novembro de Lenora de barros co- curadora da Radiovisual. Porto Alegre, RS. 37º Salão de Arte Contemporânea de Santo André Luiz Sacilotto. Exposição realizada de 21 de maio a 18 de julho de 2009, na Sala de Exposições do Paço Municipal. Comissão de seleção: Tuneu, Juliana Monachesi e João Loureiro. Santo André, SP. 10 a mil_2008/09. Coletiva de 36 artistas com obras de 10 a 1000 reais. Exposição realizada na Escola São Paulo, de 11 de dezembro de 2008 a 14 de fevereiro de São Paulo, SP. entre 5 paredes. Exposição coletiva de pinturas realizada com os artistas Ana Prata, Bruno Dunley, Lucas Arruda e Mariana Serri. Texto crítico de Fernanda Lopes. De 13 de novembro a 15 de dezembro de Ateliê de Bruno Dunley. São Paulo, SP. 40º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba. Exposição realizada de 04 de outubro a 03 de novembro de 2008, na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra. Comissão de seleção: Ester Grinspum, Marco Gianotti e Tadeu Chiarelli. Piracicaba, SP. 11ª Bienal Nacional de Santos. Exposição realizada de 10 de maio a 22 de junho de 2008, no Centro de Cultura Patrícia Galvão. Comissão de seleção: Cristina Freire, Marcos Moraes e Ricardo Resende. Santos, SP. Programa de Exposições 2008 de Ribeirão Preto. Exposição realizada de 28 de março a 04 de maio de Comissão de seleção: Nilton Campos, Sylvia Furegatti e Thaís Rivitti. MARP Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel- Gismondi. Ribeirão Preto, SP. 13º Salão dos Novos de Joinville.

5 Exposição realizada de 18 de dezembro de 2007 a 16 de março de 2008, na Cidadela Cultural Antarctica. Comissão de seleção: Cauê Alves, Ricardo Basbaum e Fernando Lindote. Joinville, Santa Catarina. IV Território da Arte de Araraquara. Exposição coletiva realizada na Secretaria Municipal de Cultura e Fundart (Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara). De 11 de maio a 14 de junho de Araraquara, SP. 37ª Anual de Arte da FAAP. Exposição realizada na Fundação Armando Alvares Penteado. 2005, São Paulo. Recebeu prêmio pela obra Domingo, 2005, (vídeo, ) - bolsa de estudos de 75% da mensalidade anual do curso de Licenciatura em Artes- Plásticas na FAAP em Comissão de seleção: Cristiana Tejo, Nilton Campos, Paula Perissinoto e Marcos Moraes. Imagem- Ato: Mostra de atos fotográficos, Exposição coletiva realizada na Casa da Lagartixa. 2005, São Paulo. São Paulo: Múltiplas Perspectivas. Exposição coletiva realizada no espaço expositivo do Edifício Lutécia da Fundação Armando Alvares Penteado. São Paulo, São Paulo: Uma Reflexão sobre a Cidade. Exposição coletiva realizada na Fundação Armando Alvares Penteado. 2003, São Paulo. OUNÃO 1. Exposição coletiva realizada no Edifício Guanabara, no Vale do Anhangabaú Ilustrações. Tem realizado, desde 2009 até a atualidade, ilustrações para jornais e editoras, incluindo a Folha de São Paulo, Cosac Naify e Editora MOV Palavras. Desde junho de 2012 é artista representada pela Galeria Marilia Razuk, em São Paulo. Desde março de 2011 é artista representada pela Galeria Múl.ti.plo Espaço Arte, no Rio de Janeiro, RJ.

6 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COM ENSINO DA ARTE INSTITUTO TOMIE OHTAKE Coordenadora do Núcleo de Atendimento ao Público da Ação Educativa. De janeiro de 2008 a agosto de O Núcleo de Atendimento ao Público, Programa Permanente da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake, promoveu atividades variadas, fundamentando- se no desenvolvimento de um olhar perceptivo e apurado sobre a arte dos últimos 50 anos, com intenção de aproximar o público em geral da arte contemporânea, tornando- a acessível. Direção da Ação Educativa: Stela Barbieri (até 2013) e Ana Luiza Bringuente (desde 2013). Presidente do Instituto Tomie Ohtake: Ricardo Ohtake. Algumas das ações promovidas pelo Núcleo coordenado por Mariana Serri Francoio durante este período: Formação permanente da equipe fixa de Educadores; visitas orientadas e atividades práticas em ateliê destinados ao público em geral; visitas especiais, com elaboração e distribuição de material educativo; encontros de professores, com elaboração e distribuição de material educativo; projetos de parcerias desenvolvidos com diversas escolas e instituições; projetos de parcerias com outros centros culturais da cidade de São Paulo; encontros com curadores e artistas; encontros de formação com a equipe de funcionários de outros setores do Instituto Tomie Ohtake; Itinerâncias em outras cidades e estados, incluindo a seleção, contratação, formação e acompanhamento das equipes locais; publicações, como o Caderno do Olhar; workshops; exposições semestrais do Núcleo de Atendimento ao Público; etc. 29ª BIENAL DE SÃO PAULO Coordenadora do Curso de Formação dos Educadores do Atendimento ao Público da 29ª Bienal de São Paulo. De janeiro a dezembro de A proposta educativa com Curadoria de Stela Barbieri e desenvolvida pela equipe da 29 a Bienal de São Paulo, Há sempre um copo de mar para um homem navegar, incluiu o Curso de Formação para Educadores como principal ação do atendimento ao público, coordenado por Mariana Serri Francoio. Partindo de uma seleção cuidadosa, foi contratada uma equipe de 24 Supervisores. Cada um deles ficou encarregado de orientar uma equipe de 21 Educadores. O total de 500 Educadores (seguida pelo processo seletivo e permanência de 300 Educadores após seis meses) e 24 Supervisores, passou por um ano de Formação, incluindo saberes específicos desta edição da Bienal, além de conteúdos de História da Arte, Ensino da Arte, Mediação, etc. PROJETO OUTRA HISTÓRIA Participação especial dentro do Projeto Outra História (Projeto Jóia Preciosa). Desenvolvimento de oficinas e atividades para crianças e adolescentes,

7 trabalhando plasticamente contos da tradição oral. Coordenação de Samuel Napolitano. Conjunto Assistencial Nossa Senhora da Conceição Aparecida, São Paulo. Setembro de ATELIÊ DE MÁRCIA PASTORE Assistência para a artista plástica Márcia Pastore na confecção de moldes em gesso para esculturas. 1º semestre de ATELIÊ DE GRAVURA VISANET Instituto Tomie Ohtake, São Paulo. Professora de gravura em metal e xilogravura para turmas de professores e jovens. Coordenação de Flávia Ribeiro. De fevereiro de 2007 a fevereiro de (Curso semestral de formação em gravura e ensino da arte, com duração total de 2 anos, divididos em 4 módulos). IMPAES: Núcleo Permanente de Formação para Professores em Artes. Instituto Tomie Ohtake, São Paulo. Professora assistente de Chaké Ekizian no Módulo 5 do curso. De fevereiro a dezembro de (Curso voltado para a formação de professores em artes com a duração total de três anos, com 6 módulos). ASSOCIAÇÃO MORUNGABA São Paulo. Facilitadora do Projeto Valorizando Quem Educa. Coordenação de Suzana Soares e Cláudia Passos. De março a julho de (Projeto realizado na CEI Santa Tereza, voltado ao Ensino da Arte na Educação Infantil para crianças de 2 a 5 anos e seus respectivos professores). INSTITUTO TOMIE OHTAKE São Paulo. Estágio como Educadora no Setor Educativo do Instituto desenvolvendo ações educativas, tais como visitas orientadas às exposições, atividades em ateliê, planejamento para as atividades desenvolvidas aos finais de semana etc. Coordenação de Cláudio Cretti. Desenvolveu também, durante o ano de 2006, o projeto Ponto de Encontro, curso semanal voltado a atividades práticas em ateliê para famílias, sob a coordenação de Cláudio Cretti. A reflexão sobre esta experiência gerou o Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Artes Plásticas, intitulado O Degrau Desdobrado. De março de 2004 a março de ESCOLA DA VILA São Paulo. Estágio nas aulas de História da Arte para o Ensino Médio ministradas pelo professor Cláudio Cretti. De agosto a outubro de CRIATIVIDADE: AÇÃO E PENSAMENTO São Paulo.

8 Atuou como assistente da professora Iza Figueiredo. Projeto semestral desenvolvido de 2004 a 2006 no Instituto Tomie Ohtake, voltado ao ensino da arte contemporânea para alunos e professores do Ensino Médio, onde o ponto de partida, neste semestre, foi o acompanhamento da obra de Arthur Lescher. De fevereiro a maio de ESCOLA VERA CRUZ São Paulo. Estagiou como assistente da professora Stela Barbieri nas aulas de artes- plásticas para crianças da Pré- Escola e 1ª série do Ensino Fundamental I. De março a junho de CASA DE REPOUSO MILA Cotia - SP Ministrou curso de artes- plásticas nesta casa de repouso para um grupo de senhoras da terceira idade. Três horas semanais. De outubro de 2004 a março de CURSO DE FOTOGRAFIA HP Instituto Tomie Ohtake, São Paulo. Atuou como assistente no curso de fotografia ministrado pelos professores Inaê Coutinho e Iatã Canabrava. Este curso foi dirigido a professores e alunos do Ensino Fundamental. De abril a junho de SESC Pompéia São Paulo. Estagiou como monitora da exposição Uma viagem de 450 anos. De 19 de janeiro a 14 de março de Centro de Atendimento ao Deficiente Intelectual Leuven, Bélgica. Trabalho voluntário como assistente no refeitório e na oficina de modelagem para pacientes com deficiência mental. De agosto a novembro de LARAMARA São Paulo. Trabalho voluntário como assistente da oficina de modelagem para crianças com deficiências visuais. De janeiro a julho de 2000, quatro horas semanais. PROJETO ABRINQ BIBLIOTECA VIVA em parceria com o Colégio Equipe São Paulo. Trabalho voluntário como contadora de histórias para crianças na ONG Projeto Arrastão, na Vila Sônia, São Paulo. De fevereiro a novembro de 1998, quatro horas semanais. Mariana Serri Francoio São Paulo, agosto de 2015.

Currículo. Nome civil: Mariana Serri Francoio Nome artístico: Mariana Serri Nascimento: 09/07/1982 Localidade: Belo Horizonte Minas Gerais FORMAÇÃO

Currículo. Nome civil: Mariana Serri Francoio Nome artístico: Mariana Serri Nascimento: 09/07/1982 Localidade: Belo Horizonte Minas Gerais FORMAÇÃO Currículo Nome civil: Mariana Serri Francoio Nome artístico: Mariana Serri Nascimento: 09/07/1982 Localidade: Belo Horizonte Minas Gerais FORMAÇÃO FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado. Licenciatura

Leia mais

exposições individuais / solo exhibitions 2015 Horizonte Deserto Tecido Cimento, Galeria Nara Roesler São Paulo, Brazil

exposições individuais / solo exhibitions 2015 Horizonte Deserto Tecido Cimento, Galeria Nara Roesler São Paulo, Brazil fabio miguez n.b. 1962-- sao paulo, brazil vive e trabalha em / lives and works in são paulo exposições individuais / solo exhibitions 2015 Horizonte Deserto Tecido Cimento, Galeria Nara Roesler São Paulo,

Leia mais

ARTEBR SITE A HISTÓRIA VAI COMEÇAR

ARTEBR SITE A HISTÓRIA VAI COMEÇAR ARTEBR SITE A HISTÓRIA VAI COMEÇAR A empresa ARTEBR desenvolve projetos em arte, educação e literatura para diversas instituições culturais brasileiras. Atua nas áreas de consultoria e assessoria em arte

Leia mais

MERCEDES VIEGAS ARTE CONTEMPORÂNEA

MERCEDES VIEGAS ARTE CONTEMPORÂNEA Martinho Patrício Martinho Patrício Leite, 1964. Vive em João Pessoa, PB. Brasil. FORMAÇÃO 1993 Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB. EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS

Leia mais

RODRIGO ANDRADE. 1962, São Paulo, Brasil Vive e trabalha em São Paulo / Lives and works in São Paulo

RODRIGO ANDRADE. 1962, São Paulo, Brasil Vive e trabalha em São Paulo / Lives and works in São Paulo RODRIGO ANDRADE 1962, São Paulo, Vive e trabalha em São Paulo / Lives and works in São Paulo EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS SELECIONADAS / SELECTED SOLO EXHIBITIONS 2014 Pinturas de onda, mato e ruína, Galeria

Leia mais

ARTEBR EXPOSIÇÃO DE FERNANDO VILELA CIDADES GRÁFICAS

ARTEBR EXPOSIÇÃO DE FERNANDO VILELA CIDADES GRÁFICAS ARTEBR EXPOSIÇÃO DE FERNANDO VILELA CIDADES GRÁFICAS A empresa ARTEBR desenvolve projetos em arte, educação e literatura para diversas instituições culturais brasileiras. Atua nas áreas de consultoria

Leia mais

Programa Educativo da Bienal na exposição Em Nome dos Artistas

Programa Educativo da Bienal na exposição Em Nome dos Artistas Programa Educativo da Bienal na exposição Em Nome dos Artistas O Programa Educativo da Bienal é responsável pela relação direta da Bienal com o público. Sob curadoria de Stela Barbieri, o programa tem

Leia mais

NEWMAN SCHUTZE. Adamantina SP, 1960 Vive e trabalha em São Paulo.

NEWMAN SCHUTZE. Adamantina SP, 1960 Vive e trabalha em São Paulo. NEWMAN SCHUTZE Adamantina, 1960 Vive e trabalha em São Paulo. Atividades Didáticas 1996 1001 Olhares SESC Pompéia São Paulo 1992 Oficina Cultural da Água Fria Jacob Schick 1992 Oficina Experimental Espaço

Leia mais

2015 Afluentes, Galeria Nara Roesler, Rio de Janeiro, Brasil

2015 Afluentes, Galeria Nara Roesler, Rio de Janeiro, Brasil arthur lescher 1962 nasceu em são paulo vive e trabalha em são paulo exposições individuais 2015 Afluentes, Galeria Nara Roesler, Rio de Janeiro, 2014 La nostalgia del ingeniero, Corredor Cultural Roma

Leia mais

Quem Somos. As formações profissionais da equipe são diversificadas e isso disponibiliza mais recursos e amplia alternativas e soluções criativas.

Quem Somos. As formações profissionais da equipe são diversificadas e isso disponibiliza mais recursos e amplia alternativas e soluções criativas. Quem Somos A Jatobá Cultural é uma empresa especializada em produções financiadas por leis de incentivo, principalmente ProAC-ICMS e Lei Rouanet, com o objetivo de difundir com maior qualidade e quantidade

Leia mais

DANIEL ACOSTA born in Rio Grande, Brazil, 1965 lives and works in Pelotas, Brazil

DANIEL ACOSTA born in Rio Grande, Brazil, 1965 lives and works in Pelotas, Brazil DANIEL ACOSTA born in Rio Grande,, 1965 lives and works in Pelotas, education 2005 PhD [Arts], Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo - USP, São Master of Arts, Escola de Comunicação

Leia mais

XILOCEASA. Ateliê Acaia Vila Leopoldina - São Paulo / SP

XILOCEASA. Ateliê Acaia Vila Leopoldina - São Paulo / SP XILOCEASA Ateliê Acaia Vila Leopoldina - São Paulo / SP índice: apresentação 03 o ateliê de gravura e tipografia 04 publicações e cartazes 06 exposições 13 xilogravuras 14 o grupo 18 currículo 19 contato

Leia mais

Colégio Militar Dom Pedro II. Calendário interno do 6º e 7º ano. Ensino Fundamental - ALUNO - 1- Confraternização universal

Colégio Militar Dom Pedro II. Calendário interno do 6º e 7º ano. Ensino Fundamental - ALUNO - 1- Confraternização universal Colégio Militar Dom Pedro II JANEIRO 1 3 4 5 6 7 8 9 10 11 1 13 14 15 16 17 18 19 0 1 3 4 5 6 7 8 9 30 31 1- Confraternização universal Calendário interno do 6º e 7º ano. 01 FEVEREIRO 1 3 4 5 6 7 8 9 10

Leia mais

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MACEDO DE CAVALEIROS PLANO DE ATIVIDADES 2015-2016

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MACEDO DE CAVALEIROS PLANO DE ATIVIDADES 2015-2016 BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MACEDO DE CAVALEIROS PLANO DE ATIVIDADES 2015-2016 Outubro 2015 a Junho 2016 HORA DO CONTO Ler é Crescer Ateliês Atividade realizada para as crianças dos Infantários NªSª de Fátima,

Leia mais

exposições individuais / solo exhibitions 2015 Afluentes, Galeria Nara Roesler, Rio de Janeiro, Brazil

exposições individuais / solo exhibitions 2015 Afluentes, Galeria Nara Roesler, Rio de Janeiro, Brazil artur lescher n. b. 1962 -- sao paulo, brazil vive e trabalha em / lives and works in sao paulo, brazil exposições individuais / solo exhibitions 2015 Afluentes, Galeria Nara Roesler, Rio de Janeiro, Brazil

Leia mais

www.sinapespaiap.com.br/paginas/artistas/fatimalourenco.htm http://www.artcanal.com.br/oscardambrosio/fatimalourenco.htm www.fatimalourenco.art.

www.sinapespaiap.com.br/paginas/artistas/fatimalourenco.htm http://www.artcanal.com.br/oscardambrosio/fatimalourenco.htm www.fatimalourenco.art. Currículo Artístico: Maria de Fátima Lourenço Nunes Nome Artístico: Fátima Lourenço Aquarelista e desenhista Contatos: Telefone: (cel.) 9606 2875 fatimalou@hotmail.com ou sao68313@terra.com.br www.sinapespaiap.com.br/paginas/artistas/fatimalourenco.htm

Leia mais

Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu

Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu Centro Pastoral, Educacional e Assistencial Dom Carlos - CPEA PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL N /22 VIZIVALI A FACULDADE

Leia mais

Bilhete 084/14. Bilhete 084/14 Santo André, 25 de novembro de 2014. Senhores Pais dos alunos da Educação Infantil.

Bilhete 084/14. Bilhete 084/14 Santo André, 25 de novembro de 2014. Senhores Pais dos alunos da Educação Infantil. Senhores Pais dos alunos da Educação Infantil. Senhores Pais dos alunos da Educação Infantil. Senhores Pais dos alunos do 1º ano. Senhores Pais dos alunos do 1º ano. Senhores Pais dos alunos da turma 1F8.

Leia mais

exposições individuais / solo exhibitions Artur Lescher: Inside-Out, Piero Atchugarry Gallery, Punta Del Este, Uruguay

exposições individuais / solo exhibitions Artur Lescher: Inside-Out, Piero Atchugarry Gallery, Punta Del Este, Uruguay artur lescher n./b. 1962 -- sao paulo, brazil vive e trabalha em/lives and works in sao paulo, brazil exposições individuais / solo exhibitions 2016 Artur Lescher: Inside-Out, Piero Atchugarry Gallery,

Leia mais

CÂMARA OU COMISSÃO. CESu

CÂMARA OU COMISSÃO. CESu INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO SANTA MARCELINA ASSUNTO UF SP REMANEJAMENTO DE VAGAS RELATOR. SR. CONS. DALVA ASSUMPÇÃO SOUTTO MAYOR PARECER N. 222/92 CÂMARA OU COMISSÃO CESu APROVADO EM 01/04/92 PROCESSO

Leia mais

de bordas corroídas e incrustadas - transitam num ambiente insólito, espaço "entre" fundo e superfície do suporte. As finas camadas de tinta

de bordas corroídas e incrustadas - transitam num ambiente insólito, espaço entre fundo e superfície do suporte. As finas camadas de tinta Na minha pintura, imagens - difusas, fluidas, de bordas corroídas e incrustadas - transitam num ambiente insólito, espaço "entre" fundo e superfície do suporte. As finas camadas de tinta superpostas criam

Leia mais

universidade estadual de campinas

universidade estadual de campinas UNICAMP universidade estadual de campinas GALERIA DE ARTE» UNICAMP GALERIA DE ARTE < UNICAMP ODILLA MESTRINER AQUARELAS E DESENHOS SETEMBRO/85 APRESENTAÇÃO A primeira característica impressionante na personalidade

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

(61) 8162-4991 terrana@terrana.com.br

(61) 8162-4991 terrana@terrana.com.br Carlos Terrana Brasileiro, 57 anos. SCRLN 716 Bloco C ent. 15 kit 201 Asa Norte CEP 70770-533 DF (61) 8162-4991 terrana@terrana.com.br FORMAÇÃO 2012 Pós Graduação em Artes Visuais SENAC (cursando). 2009

Leia mais

Programação Educativo Maio 2016. Tema:

Programação Educativo Maio 2016. Tema: Programação Educativo Maio 2016 Tema: BIBLIOTECA INFANTIL Era uma vez Histórias são oportunidades para se refletir sobre valores como solidariedade, ética, afetos e encontros. A literatura é rica em narrativas

Leia mais

SESI-SP EMBAIXADORES DO ESPORTE Formação de Multiplicadores e Líderes Escolares

SESI-SP EMBAIXADORES DO ESPORTE Formação de Multiplicadores e Líderes Escolares SESI-SP EMBAIXADORES DO ESPORTE Formação de Multiplicadores e Líderes Escolares Introdução O SESI-SP entende o Esporte como uma ferramenta para a transformação social de crianças e adolescentes, oportunizando

Leia mais

EDITAL - REGULAMENTO DO I CONCURSO CULTURAL UM OLHAR SOBRE

EDITAL - REGULAMENTO DO I CONCURSO CULTURAL UM OLHAR SOBRE EDITAL - REGULAMENTO DO I CONCURSO CULTURAL UM OLHAR SOBRE O PARQUE ESTADUAL CAMPOS DO JORDÃO A Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo- FUNDAÇÃO FLORESTAL, entidade vinculada

Leia mais

Exposições individuais

Exposições individuais Marco Garaude Giannotti São Paulo, Brasil, 1957 Graduado em Pintura, Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), São Paulo-SP, 1967. Graduado em Ciências Sociais, Universidade Federal de São Paulo (USP),

Leia mais

2014 Retrospectiva, Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil; Museu de Arte Moderna Retrospectiva, Aloísio Magalhães, Recife, Brasil

2014 Retrospectiva, Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil; Museu de Arte Moderna Retrospectiva, Aloísio Magalhães, Recife, Brasil angelo venosa 1954 nasceu em são paulo vive e trabalha no rio de janeiro exposições individuais 2014 Retrospectiva, Palácio das Artes, Belo Horizonte, ; Museu de Arte Moderna Retrospectiva, Aloísio Magalhães,

Leia mais

Onde vamos desenvolver o PELC? Qual problema queremos superar ou qual demanda queremos atender? Quais os atores envolvidos com o PELC?

Onde vamos desenvolver o PELC? Qual problema queremos superar ou qual demanda queremos atender? Quais os atores envolvidos com o PELC? Ministério do Esporte Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer Programa Esporte e Lazer da Cidade - PELC Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Formação local: Grupo de Apoio às

Leia mais

DUDI MAIA ROSA. 1946, São Paulo, Brasil Vive e trabalha em São Paulo / Lives and works in São Paulo

DUDI MAIA ROSA. 1946, São Paulo, Brasil Vive e trabalha em São Paulo / Lives and works in São Paulo DUDI MAIA ROSA 1946, São Paulo, Vive e trabalha em São Paulo / Lives and works in São Paulo EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS SELECIONADAS / SELECTED SOLO EXHIBITIONS 2009 Plásticos, Galeria Millan, São Paulo, SP,

Leia mais

O ENSINO FUNDAMENTAL É QUE É FUNDAMENTAL

O ENSINO FUNDAMENTAL É QUE É FUNDAMENTAL Página 1 de 5 ANO XV - CADERNO 166 - Abril/2006 "Prêmio Cidadania - 1997" - 1º lugar na Categoria Educação, concedido pela FUNDAMIG- CURADORIA das Fundações de Minas Gerais; "Prêmio Bem Eficiente 1997,

Leia mais

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves TEMA : BRINCANDO E APRENDENDO NA ESCOLA Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves Autora: Prof a Cássia de Fátima da S. Souza PÚBLICO ALVO Alunos de 04 anos TEMA: BRINCANDO E

Leia mais

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID FORMULÁRIO DE DETALHAMENTO DO SUBPROJETO POR ÁREA DE CONHECIMENTO 1. Nome da Instituição: Universidade

Leia mais

TONY CAMARGO nasceu em Paula Freitas, Paraná, Brasil, 1979 vive e trabalha em Curitiba, Paraná, Brasil

TONY CAMARGO nasceu em Paula Freitas, Paraná, Brasil, 1979 vive e trabalha em Curitiba, Paraná, Brasil TONY CAMARGO nasceu em Paula Freitas, Paraná,, 1979 vive e trabalha em Curitiba, Paraná, educação 2001 Bacharelado em Artes Visuais, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, exposições individuais

Leia mais

Exposições individuais

Exposições individuais Sérgio Romagnolo São Paulo,, 1957 Graduado em Pintura, Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), São Paulo-SP, 1967. Graduado em Ciências Sociais, Universidade Federal de São Paulo (USP), São Paulo-PR,

Leia mais

Planejada em 1953 por uma comissão nomeada pelo então governador do Estado de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek, a Biblioteca Pública Estadual Luiz

Planejada em 1953 por uma comissão nomeada pelo então governador do Estado de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek, a Biblioteca Pública Estadual Luiz Planejada em 1953 por uma comissão nomeada pelo então governador do Estado de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa que nas palavras de Eduardo Frieiro teria sido

Leia mais

Agenda semanal CJF. Acontece. Mural do

Agenda semanal CJF. Acontece. Mural do Acontece Agenda semanal Evento: 2º módulo do curso: Modelo de Contratação de TI Data: 22 a 26 de setembro Horário: das 8h30 às 17h30 Local: Sala de aula 8/9 Evento: Reunião do Comitê Gestor de Planejamento

Leia mais

WORKSHOPS Jovens dos 12 aos 15 anos

WORKSHOPS Jovens dos 12 aos 15 anos VERÃO 2011 WORKSHOPS Jovens dos 12 aos 15 anos Oficina de BD Neste workshop não se faz apenas banda desenhada: faz-se um fanzine de banda desenhada! Vamos criar uma história com base no teu imaginário

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. EDITAL SEPLAG/UEMG Nº. 08 /2014, de 28 de novembro de 2014

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. EDITAL SEPLAG/UEMG Nº. 08 /2014, de 28 de novembro de 2014 GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS EDITAL SEPLAG/UEMG Nº. 08 /2014, de 28 de novembro de 2014 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA CARREIRA DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Leia mais

Bacharelado em Com. Social com Hab. em Publicidade e Propaganda

Bacharelado em Com. Social com Hab. em Publicidade e Propaganda Grade e Corpo Docente (Lei nº13.168, de 06/10/2015) Bacharelado em Com. Social com Hab. em Publicidade e Propaganda Renovação do Reconhecimento do Curso de Graduação em Com. Social com Hab. em Publicidade

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação 52 URIARTE, Mônica Zewe. 33 Programa de Pós-Graduação em Educação Resumo: Este artigo apresenta informações sobre a experiência da UNIVALI quanto ao ensino de artes no Curso de Pedagogia, preparado para

Leia mais

PRIMEIRO SEMESTRE 2016 JANEIRO

PRIMEIRO SEMESTRE 2016 JANEIRO PRIMEIRO SEMESTRE 2016 Férias Coletivas JANEIRO FEVEREIRO 01 e 02/02 Semana Pedagógica, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h Planejamento de todos os níveis de ensino e reunião do Projeto Primeiro Dia de

Leia mais

ELIZABETH JOBIM. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil Celma Albuquerque Galeria de Arte.

ELIZABETH JOBIM. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil Celma Albuquerque Galeria de Arte. ARTE CONTEMPORÂNEA RUA PAULO BARRETO 77, BOTAFOGO 22280-010 RIO DE JANEIRO RJ BRASIL TF +55 (21) 2541 4935 WWW.LURIXS.COM ELIZABETH JOBIM Exposições individuais 2013 Blocos Celma Albuquerque Galeria de

Leia mais

Curriculum Vitae. Gersony Silva FORMAÇÃO ACADÊMICA E ESPECIALIZAÇÕES

Curriculum Vitae. Gersony Silva FORMAÇÃO ACADÊMICA E ESPECIALIZAÇÕES Curriculum Vitae Gersony Silva FORMAÇÃO ACADÊMICA E ESPECIALIZAÇÕES ٠Licenciatura Plena em Artes Plásticas Faculdade de Belas Artes de São Paulo ٠Pedagogia Matérias pedagógicas do 2 grau PUC SP ٠Especialização

Leia mais

EDITAL 2011 DE ARTES VISUAIS

EDITAL 2011 DE ARTES VISUAIS EDITAL 2011 DE ARTES VISUAIS A Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais torna pública a abertura do processo de seleção de propostas de exposição de artes visuais para o ano de 2011, para

Leia mais

SISEB Informa Ano I Número 5 agosto 2014 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias

SISEB Informa Ano I Número 5 agosto 2014 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias Ano I Número 5 agosto 2014 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias página 5 5 Viagem Literária 2014 7 Biblioteca Dica de leitura: Cadernos de Prática do SisEB e Práticas da de

Leia mais

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 INTRODUÇÃO A Fundação Tide Setubal nasce em 2005 para ressignificar e inovar o trabalho pioneiro

Leia mais

SÃO CAMILO SOCIAL. Informativo Semanal - Equipamentos Sociais - Sociedade Beneficente São Camilo-SP

SÃO CAMILO SOCIAL. Informativo Semanal - Equipamentos Sociais - Sociedade Beneficente São Camilo-SP SÃO CAMILO SOCIAL Informativo Semanal - Equipamentos Sociais - Sociedade Beneficente São Camilo-SP CEI Jardim Novo Horizonte realiza atividades de estímulo à criatividade As crianças do CEI Jardim Novo

Leia mais

Informações básicas. Programa Ensino Integral

Informações básicas. Programa Ensino Integral Informações básicas Programa Ensino Integral Abril/2014 1) Premissas básicas do novo modelo de Ensino Integral O novo modelo de Ensino Integral pressupõe inovações em alguns componentes fundamentais da

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAGUA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA DE PARANAGUÁ "NELSON DE FREITAS BARBOSA"

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAGUA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA DE PARANAGUÁ NELSON DE FREITAS BARBOSA "" APÊNDICE 1 Requisitos e demandas dos segmentos culturais para a proposição de projetos. Os projetos culturais propostos deverão respeitar e se enquadrar nas seguintes determinações dos seus respectivos

Leia mais

Marina Saleme. Nascida em 1958, São Paulo, Brasil. Vive e trabalha em São Paulo, Brasil. Educação. Exposições Individuais.

Marina Saleme. Nascida em 1958, São Paulo, Brasil. Vive e trabalha em São Paulo, Brasil. Educação. Exposições Individuais. Marina Saleme Nascida em 1958, São Paulo, Brasil. Vive e trabalha em São Paulo, Brasil. Educação 1982 Graduada em Licenciatura em Artes Plásticas, Fundação Armando Álvares. 1977-1980 Cursos livres de desenho

Leia mais

DOCUMENTO NORTEADOR PARA COMISSÕES DE AUTORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO DE CURSO DE PEDAGOGIA

DOCUMENTO NORTEADOR PARA COMISSÕES DE AUTORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO DE CURSO DE PEDAGOGIA 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS DE ENSINO COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DO ENSINO DE PEDAGOGIA

Leia mais

Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais

Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais Penteado, Darcy (1926-1987) Outros Nomes: Darci Penteado, Darcy Penteado, Darcy Penteado Biografia Darcy Penteado (São Roque SP 1926 - idem 1987). Pintor, ilustrador, desenhista, cenógrafo, figurinista,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL PACHECO Edital de Concurso Público nº 01/2014 Organização: Reis & Reis Auditores Associados

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL PACHECO Edital de Concurso Público nº 01/2014 Organização: Reis & Reis Auditores Associados ª Retificação Concurso Público - Edital nº 0/204 A Prefeitura Municipal de Coronel Pacheco - MG no uso de suas atribuições legais torna público a ª retificação do Concurso Público nº 0/204, que objetiva

Leia mais

CURRÍCULO COM ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS Currículo de Arte

CURRÍCULO COM ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS Currículo de Arte CURRÍCULO COM ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS Currículo de Arte 2015 Paulo Henrique Saraiva Câmara Governador do Estado de Pernambuco Raul Henry Vice-Governador do Estado Frederico

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Arte (Teatro Artes Visuais Música - Dança)

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Arte (Teatro Artes Visuais Música - Dança) Essa carta é somente um modelo e caso o aluno precise do documento tem que protocolar a solicitação na Secretaria Acadêmica. MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Arte (Teatro Artes Visuais

Leia mais

1970 - VI Salão de Arte Contemporânea de Campinas - Museu de Arte Contemporânea - Campinas - SP

1970 - VI Salão de Arte Contemporânea de Campinas - Museu de Arte Contemporânea - Campinas - SP Ana Vitória Mussi Ana Vitória Mussi nasceu em Laguna SC e vive no Rio de Janeiro. Estuda arte com Ivan Serpa de 1968 a 1971 e fotografia com Kaulino e Ricardo Holanda no SENAC (RJ) de 1972 a 1973. Trabalha

Leia mais

C U R R I C U L U M V I T A E

C U R R I C U L U M V I T A E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada Correio electrónico Endereço electrónico Luís Miguel Pereira Araújo da Rocha Rua do Teixeira, nº43, 1º 1200-390 Lisboa Telefone 96 252 74 53

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Currículo nº 2

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Currículo nº 2 CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Turno: VESPERTINO Currículo nº 2 Reconhecido pelo Decreto nº. 3595, de 14.10.08, D.O.E. nº 7.827 de 14.10.08, e complementação do reconhecimento pelo Decreto nº.

Leia mais

G U S T A V O T I A Z

G U S T A V O T I A Z Gustavot I A Z D i a z behance.net/gustavotdiaz facebook.com/gustaveaux g u s tav e a u x @ g m a i l. c o m 5 5 4 1 9 7 1 5 6 8 8 7 RESIDENCIAL Al. Dr. Muricy, 839 Centro Curitiba PR PROFISSIONAL MÍMESIS

Leia mais

Curso Técnico de Edificações, Escola Técnica Federal do Espírito Santo. Vitória-ES, Brasil

Curso Técnico de Edificações, Escola Técnica Federal do Espírito Santo. Vitória-ES, Brasil Nasceu em - 1962 Vive e Trabalha em Formação 1980 Curso Técnico de Edificações, Escola Técnica Federal do Espírito Santo. 1988 Artes Plásticas Bacharelado, Universidade Federal do Espírito Santo. 1997

Leia mais

EDITAL UNIFEBE nº 19/15

EDITAL UNIFEBE nº 19/15 EDITAL UNIFEBE nº 9/5 O Reitor do Centro Universitário de Brusque -UNIFEBE, no uso de suas atribuições estatutárias, em especial, as constantes no inciso XXI do artigo 22 do Estatuto, através da Coordenação

Leia mais

Pré-Escola 4 e 5 anos

Pré-Escola 4 e 5 anos PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR Secretaria Municipal da Educação e Cultura SMEC DIÁRIO DE CLASSE Educação Infantil Pré-Escola 4 e 5 anos DIÁRIO DE CLASSE ESCOLA: CRE: ATO DE CRIAÇÃO DIÁRIO OFICIAL / /

Leia mais

TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO INFANTIL (TEDI) 1.200 Horas (dois semestres) CBO: 3311-05

TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO INFANTIL (TEDI) 1.200 Horas (dois semestres) CBO: 3311-05 TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO INFANTIL (TEDI) 1.200 Horas (dois semestres) CBO: 3311-05 1 JUSTIFICATIVA 1. SUPEN/SEDUC.PI mediação tecnológica do Programa Mais Saber; 2. PI quarto lugar: índice de 35,9 matriculadas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE ARTES. EDITAL Processo Seletivo 2014 MESTRADO E DOUTORADO EM ARTES VISUAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE ARTES. EDITAL Processo Seletivo 2014 MESTRADO E DOUTORADO EM ARTES VISUAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE ARTES EDITAL Processo Seletivo 2014 MESTRADO E DOUTORADO EM ARTES VISUAIS O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade

Leia mais

AUXÍLIO TRANSPORTE TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA MOSTRAR O SEU TALENTO.

AUXÍLIO TRANSPORTE TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA MOSTRAR O SEU TALENTO. AUXÍLIO TRANSPORTE TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA MOSTRAR O SEU TALENTO. ÍNDICE APRESENTAÇÃO...04 MISSÃO E VISÃO DO SISTEMA FIEB... 06 VALORES... 08 OBJETIVOS DO PROGRAMA... 12 APROVEITAMENTO INTERNO... 14

Leia mais

Curso de Pedagogia. Fundamento Legal: Parecer CNE/ CP nº 5/ 2005 e Resolução CNE/ CP nº1, de 15 de Maio de 2006.

Curso de Pedagogia. Fundamento Legal: Parecer CNE/ CP nº 5/ 2005 e Resolução CNE/ CP nº1, de 15 de Maio de 2006. Curso de Pedagogia Atividades teórico práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos alunos, por meio, da iniciação científica, da extensão e da monitoria. (Atividades Complementares)

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre Caro Candidato, Este é o manual do processo seletivo para o 2º. semestre de 2015 para os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras-Língua Portuguesa

Leia mais

Exposição Séculos Indígenas no Brasil Brasília 2008 Projeto Pedagógico. Exposição Séculos Indígenas no Brasil

Exposição Séculos Indígenas no Brasil Brasília 2008 Projeto Pedagógico. Exposição Séculos Indígenas no Brasil Exposição Séculos Indígenas no Brasil Brasília 2008 Projeto Pedagógico Exposição Séculos Indígenas no Brasil Frank Coe Coordenador Geral Luciano Laner Coordenador da Ação Educativa Roger Kichalowsky Co-coordenador

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL 2014 ( ) ENSINO ( ) PESQUISA ( X ) EXTENSÃO 1. Título: O folclore e os contos de fadas no universo da Arte Área temática: Inclusão Social 2. Responsável pelo Projeto: ( )

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. A Responsabilidade Social e a Comunicação Visual: Projeto de Extensão Universitária Ser Solidário 2011

Mostra de Projetos 2011. A Responsabilidade Social e a Comunicação Visual: Projeto de Extensão Universitária Ser Solidário 2011 Mostra de Projetos 2011 A Responsabilidade Social e a Comunicação Visual: Projeto de Extensão Universitária Ser Solidário 2011 Mostra Local de: Londrina. Categoria do projeto: Projetos finalizados. Nome

Leia mais

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL

PROJETO DAS FACULDADES MAGSUL Pedagogia: Aut. Dec. nº 93110 de 13/08/86 / Reconhecido Port. Nº 717 de 21/12/89/ Renovação Rec. Port. nº 3.648 de 17/10/2005 Educação Física: Aut. Port. nº 766 de 31/05/00 / Rec. Port. nº 3.755 de 24/10/05

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 4, Toledo PR Fone: 77-850 PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES VISUAIS SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR: Carla Iappe

Leia mais

ANA LUIZA DIAS BATISTA São Paulo, 1978

ANA LUIZA DIAS BATISTA São Paulo, 1978 ANA LUIZA DIAS BATISTA São Paulo, 1978 FORMAÇÃO ACADÊMICA - 2014 Doutorado em Artes Visuais. Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São 2005- Mestrado em Artes

Leia mais

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo Programa de bolsas de incentivo ao desenvolvimento da Economia Criativa

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo Programa de bolsas de incentivo ao desenvolvimento da Economia Criativa Centro Universitário Belas Artes de São Paulo Programa de bolsas de incentivo ao desenvolvimento da Economia Criativa O Prof. Dr. Paulo Antonio Gomes Cardim, Reitor do Centro Universitário Belas Artes

Leia mais

UVV POST Nº69 06-12/10 de 2014 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional

UVV POST Nº69 06-12/10 de 2014 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional UVV POST Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional JOGO DE CENA NO MUNDO COORPORATIVO Parceria entre Administração e Artes Cênicas propõe curso que simula

Leia mais

HORÁRIO DE ATENDIMENTO AOS PAIS. 3ª e 5ª - feira: 8h30-9h00 2ª - feira: 16h00-16h30 EQUIPA PEDAGÓGICA. Diretor Pedagógico Dr.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO AOS PAIS. 3ª e 5ª - feira: 8h30-9h00 2ª - feira: 16h00-16h30 EQUIPA PEDAGÓGICA. Diretor Pedagógico Dr. Sala 4 anos HORÁRIO DE ATENDIMENTO AOS PAIS EQUIPA PEDAGÓGICA Diretor Pedagógico Dr. José Romão Coordenadora Pedagógica Daniela Morgado Educadora Titular Vânia Lopes Educação Expressão Físico Motora Marco

Leia mais

PAINEL TEATRO-INFÂNCIA: EXPERIMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Orientador: Prof. MS. Ricardo Carvalho de Figueiredo Doutorando em Artes

PAINEL TEATRO-INFÂNCIA: EXPERIMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Orientador: Prof. MS. Ricardo Carvalho de Figueiredo Doutorando em Artes PAINEL TEATRO-INFÂNCIA: EXPERIMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Orientador: Prof. MS. Ricardo Carvalho de Figueiredo Doutorando em Artes Autor: Charles Valadares Tomaz de Araújo Universidade Federal de Minas

Leia mais

CURRICULUM VITAE EDUCAÇÃO. 1992 Bacharel em Geologia Universidade Federal da Bahia Salvador BA Brasil 1994 Mestre em Geologia

CURRICULUM VITAE EDUCAÇÃO. 1992 Bacharel em Geologia Universidade Federal da Bahia Salvador BA Brasil 1994 Mestre em Geologia CURRICULUM VITAE Rommulo Vieira Conceição Nome Artístico: Rommulo Vieira Conceição Nascido em Salvador BA Brasil. Data de nascimento: 13/09/1968 Mora e trabalha em Porto Alegre RS e Salvador BA, Brasil

Leia mais

CASA DA CULTURA DA AMÉRICA LATINA CONVOCAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS 2014

CASA DA CULTURA DA AMÉRICA LATINA CONVOCAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS 2014 CASA DA CULTURA DA AMÉRICA LATINA CONVOCAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS 2014 A Casa da Cultura da América Latina do Decanato de Extensão da UnB (CAL/DEX/UnB) comunica aos artistas que atuam no campo

Leia mais

Calendário Escolar 2016

Calendário Escolar 2016 Calendário Escolar 2016 Janeiro 1 Todos Feriado: Confraternização Universal 04/01 a 19/02 EI - B, N1 e N2 Projeto Brincando nas Férias Educação Infantil e tarde 21/12/2015 a 08/01/2016 Fevereiro EM Período

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA RITA DO SAPUCAÍ PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL OFICINAS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA RITA DO SAPUCAÍ PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL OFICINAS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL OFICINAS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 2 de 7 SUMÁRIO Apresentação...03 Justificativa...03 Público Alvo...03 Objetivos...04 Metodologia...04 Cronograma...06 Orçamento...06 Produtos...06

Leia mais

Caracterização da Escola

Caracterização da Escola 28 O CORDEL DOS TIRADENTES Flávia Helena Pontes Carneiro* helena.flavia@gmail.com *Graduada em Pedagogia, Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Professora

Leia mais

Bacharel em Comunicação Visual e Projeto de Produto (1999. Bolsa de Iniciação Científica PIBIC CNPq (2000-2003)

Bacharel em Comunicação Visual e Projeto de Produto (1999. Bolsa de Iniciação Científica PIBIC CNPq (2000-2003) Ana Freitas nome completo Ana Freitas Machado nome artístico Ana Freitas Nascimento: 13/03/1981 Formação Escola Alemã Corcovado, Rio de Janeiro (1984 1998) Escola de Artes Visuais do Parque Lage (1995

Leia mais

Artes Visuais Estudantis (AVE)

Artes Visuais Estudantis (AVE) Artes Visuais Estudantis (AVE) O que é O projeto Artes Visuais Estudantis (AVE) é parte integrante do desenvolvimento de políticas culturais com a juventude estudantil, para a promoção das diversas linguagens

Leia mais

- I ENCONTRO SCELISUL DE EDUCAÇÃO - REALIZADO NO PERÍODO

- I ENCONTRO SCELISUL DE EDUCAÇÃO - REALIZADO NO PERÍODO - I ENCONTRO SCELISUL DE EDUCAÇÃO - REALIZADO NO PERÍODO DE 26/09 A 01/10/2005. PROGRAMA: DIA 26/09/2005 Palestra Os encantos e os desencantos das leis: o proposto e o realizado. Palestrante : Prof. Dr.

Leia mais

ALUNOS ESPECIAIS (voltar)

ALUNOS ESPECIAIS (voltar) ÍNDICE Alunos Especiais Resolução n o 07/2002 Atestados Resolução n o 03/2002 Comissão de Planejamento Resolução n o 04/2002 Editoração de teses e dissertações Resolução n o 01/2002 Monitores Voluntários

Leia mais

6ª EDIÇÃO DO FESTIVAL CULTIVAR PROMOVE RECONEXÃO DAS PESSOAS COM A NATUREZA

6ª EDIÇÃO DO FESTIVAL CULTIVAR PROMOVE RECONEXÃO DAS PESSOAS COM A NATUREZA 6ª EDIÇÃO DO FESTIVAL CULTIVAR PROMOVE RECONEXÃO DAS PESSOAS COM A NATUREZA Expedições, exposição, observação de aves, oficinas, picnic de troca de sementes, cinema e palestras com especialistas em meio

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO MENSAL MÊS: MAIO

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO MENSAL MÊS: MAIO INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO MENSAL MÊS: MAIO Educação Infantil e Fundamental I Acompanhamento de reuniões de pais- Ed.infantil Cursos de capacitação Mind Lab Comemoração Dia das Mães (Gincana)-

Leia mais

SERVIÇO EDUCATIVO APRESENTAÇÃO

SERVIÇO EDUCATIVO APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO O Serviço Educativo foi concebido com a missão de ressignificar o Museu da CARRIS como lugar de vivência coletiva, diálogo e partilha de múltiplas vozes, como território de reflexão e experimentação

Leia mais

ELWYN LOURENÇO CORREIA

ELWYN LOURENÇO CORREIA DESIGN DE MODA AM1DM COORDENADOR: ELWYN LOURENÇO ELWYN LOURENÇO CORREIA COORDENADOR DO CURSO Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Gama Filho (1986) Pós-Graduação

Leia mais

PRÉ-FLI PROGRAMAÇÃO COMPLETA

PRÉ-FLI PROGRAMAÇÃO COMPLETA OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA PRÉ-FLI PROGRAMAÇÃO COMPLETA Anúncios Literários, com Ericka Martin Leitura do livro "Chapeuzinho (Anuncie aqui) Vermelho", seguida da criação de anúncios para a história

Leia mais

CARGOS, VAGAS, LOCAL DE TRABALHO, CARGA HORÁRIA E REMUNERAÇÃO. N. de vagas. Sede do Centro de Defesa da Cidadania - BH

CARGOS, VAGAS, LOCAL DE TRABALHO, CARGA HORÁRIA E REMUNERAÇÃO. N. de vagas. Sede do Centro de Defesa da Cidadania - BH EDITAL N. 01/12 DO CENTRO DE DEFESA DA CIDADANIA PARA PROCESSO DE SELEÇÃO DE GERENTE ADMINISTRATIVO E TÉCNICO SOCIAL PARA O 5º TERMO ADITIVO AO CONVÊNIO 026/2008 Art. 1º. O Centro de Defesa da Cidadania,

Leia mais

EDITAL PIBID-FUNEC- Nº 01/2014

EDITAL PIBID-FUNEC- Nº 01/2014 EDITAL PIBID-FUNEC- Nº 01/2014 SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID DAS FACULDADES INTEGRADAS DE SANTA FÉ DO SUL/SP. A FUNEC Fundação

Leia mais

Um lugar de encontro...sempre!

Um lugar de encontro...sempre! Caro(a) leitor(a) e amigo(a), Um lugar de encontro...sempre! Num mês que se adivinha frio, a Biblioteca surge como uma alternativa, onde pode disfrutar de momentos bem passados, num local aconchegante

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE PEDAGOGIA - MATUTINO 1º. SEMESTRE 2015

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE PEDAGOGIA - MATUTINO 1º. SEMESTRE 2015 MATRIZ CURRICULAR CURSO DE PEDAGOGIA - MATUTINO 1º. SEMESTRE 2015 Matutino 1º ano 1º. semestre (ingresso em fevereiro 2015) Currículo implementado a partir de 2014 Horário/dia da semana e Cuidados na 1ª.

Leia mais

BIBLIOTECA VIVA: CONHECENDO O MUNDO ATRAVÉS DOS LIVROS RESUMO

BIBLIOTECA VIVA: CONHECENDO O MUNDO ATRAVÉS DOS LIVROS RESUMO BIBLIOTECA VIVA: CONHECENDO O MUNDO ATRAVÉS DOS LIVROS Camila Alves de Araujo Maria 1 ; Juciene da Silva Gomes 2 ; Ireny Morassu ³; Maria José de Jesus Alves Cordeiro 4 UEMS Cidade Universitária de Dourados-

Leia mais

Perspectivas: língua portuguesa

Perspectivas: língua portuguesa Perspectivas: língua portuguesa Episódio: Oralidade e escrita Resumo O episódio Oralidade e escrita apresenta projetos desenvolvidos por professores de língua portuguesa com turmas de 7ª série (atual 8º

Leia mais