MANUAL TÉCNICO MAMUTE. Controlador Ecosystem M2 - MAMUTE LAVADORAS EXTRATORAS INDUSTRIAIS MANUAL MT /01/2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL TÉCNICO MAMUTE. Controlador Ecosystem M2 - MAMUTE LAVADORAS EXTRATORAS INDUSTRIAIS MANUAL MT 98001 001 20/01/2015"

Transcrição

1 MANUAL MT /01/2015 MANUAL TÉCNICO MAMUTE Controlador Ecosystem M2 - MAMUTE LAVADORAS EXTRATORAS INDUSTRIAIS TECNOLÓGICA IND. E COM. DE PEÇAS E EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS LTDA. (Fabricante dos equipamentos marca Mamute ) Rodovia SP 147 (Engenheiro João Tosello), km 100, Galpão 3A S/N, Bairro do Pinhal, CEP: , Limeira-SP, Brasil Fones: (19) ou (19)

2 CLP ECOSYSTEM M2 LE Prezado cliente, Temos a grata satisfação de estar entregando mais um produto da marca Mamute. Quem escolhe Mamute opta pelo Brasil, ajuda no desenvolvimento de seu país, incentivando o crescimento e o investimento em tecnologia e mão de obra qualificada. Com a finalidade de corresponder à confiança demonstrada em nosso produto, elaboramos esse Manual de programação que auxiliará para que obtenha um ótimo desempenho, de seu equipamento com qualidade, economia, segurança, e durabilidade. Recomendamos que todo o pessoal envolvido na utilização desse equipamento faça uma leitura completa e atenta desse manual. Se eventualmente surgirem dificuldades na utilização da máquina, recorra à nossa orientação. Desejamos êxito pleno em seu trabalho TECNOLÓGICA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PEÇAS E EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS LTDA CNPJ / Rodovia SP 147 (Engenheiro João Tosello), Km 100 Galpão 3A S/N Bairro do Pinhal CEP: Caixa Postal Limeira (SP) Tel.: (19) / sac@mamuteequipamentos.com.br assistencia@mamuteequipamentos.com.br A empresa Tecnológica não se responsabiliza pelo não cumprimento das recomendações contidas nesse manual. RECOMENDAMOS que leia todas as instruções antes de utilizar o equipamento e guarde esse manual para futuras referências Nesse manual constam informações, desenhos e instruções de ordem técnica. Nenhuma parte dessa publicação pode ser reproduzida, armazenada em sistema de recuperação de informações, nem transmitida sob nenhuma forma ou por nenhum meio, seja eletrônico, mecânico, por fotocópia, gravação ou de outro modo, sem a autorização prévia expressa da Mamute Equipamentos Industriais Ltda. Todos os direitos reservados. As informações aqui contidas destinam-se somente para a utilização do produto descrito nesse manual, a empresa Tecnológica não se responsabiliza pelo uso dessas informações se aplicadas a outros equipamentos, sejam ou não da marca Mamute.

3 CLP ECOSYSTEM M2 LE Ler esse manual com atenção antes da instalação e operação. INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA PRECAUÇÃO: Para reduzir o risco de incêndio, de descarga elétrica ou de danos pessoais durante a utilização da máquina, seguir as precauções básicas de segurança: 1. LER todas as instruções antes de utilizar o aparelho e GUARDÁ-LAS em lugar facilmente acessível a fim de resolver qualquer dúvida. 2. Não lavar peças de roupa previamente tratadas ou lavadas com gasolina, dissolventes para limpeza em seco, substâncias explosivas ou inflamáveis. Estas substâncias DESPRENDEM VAPORES que podem inflamar-se ou explodir. 3. NÃO ADICIONAR gasolina, dissolventes para limpeza em seco, substâncias explosivas ou inflamáveis à água de lavagem. Estas substâncias desprendem vapores que podem inflamar-se ou explodir. 4. Em condições excepcionais, os equipamentos de água quente que não se tenham utilizado durante um tempo mínimo de duas semanas podem produzir hidrogénio. O GÁS HIDROGÉNIO É EXPLOSIVO. Se o equipamento de água quente não foi utilizado durante um certo tempo, antes de utilizar qualquer lavadora, abrir as torneiras e purgar os encanamentos deixando fluir água durante alguns minutos. Esta operação permitirá a evacuação do gás acumulado no caso de que o houvesse. O hidrogénio é inflamável, por tanto não fumar nem acender chama durante esta operação. 5. Não permitir que as crianças brinquem com ou dentro da lavadora. MANTER as crianças sob estrita vigilância quando se encontrem nas proximidades de uma lavadora em funcionamento. 6. Antes de pôr fora de serviço ou de desfazer-se da lavadora, DESMONTAR a porta. 7. NÃO TENTAR ABRIR A PORTA da lavadora se o cesto interno está em movimento. 8. Não armazenar nem instalar a lavadora em espaços expostos à INTEMPERIE. 9. Não manipular DESNECESSARIAMENTE os itens de controle da lavadora. 10. NÃO REPARAR NEM SUBSTITUIR peça alguma da máquina ou efetuar nenhum tipo de manutenção, exceto se está devidamente identificado e explicado no manual de instruções do usuário. Mesmo assim, certifique-se de entender perfeitamente as instruções e ter a habilidade e os conhecimentos suficientes para efetuá-lo.

4 CLP ECOSYSTEM M2 LE 11. NÃO ELIMINAR nenhum dispositivo de fixação NEM MODIFICAR OU MANIPULAR nenhum elemento elétrico ou mecânico da lavadora. NÃO INSTALAR no interior da máquina elementos alheios à mesma. 12. Aconselhamos copiar e ampliar as INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA e colocá-las em lugar visível da lavanderia. 13. Qualquer omissão das indicações descritas nos Manuais de Instruções, da normativa de segurança e higiene no trabalho e das normas gerais do sentido comum, PODEM OCASIONAR danos pessoais ao usuário e incluso a morte. 14. Os avisos de PERIGO, ADVERTÊNCIA, PRECAUÇÃO e instruções IMPORTANTES incluídas nos Manuais de Instruções não podem cobrir todas as condições e situações que se possam apresentar. Portanto o sentido comum, precaução e cuidado são fatores que DEVEM ser oferecidos pela(s) pessoa(s) que transporte, instale, utilize ou mantenha a máquina. 15. Todas as instalações elétricas e de encanamento DEVEM ser realizadas por Empresa Instaladora Competente para tal fim e seguindo a normativa legal vigente. 16. PERIGO! OPERAÇÕES DE INSPEÇÃO, LIMPEZA DE FILTROS, MANUTENÇÃO REPARAÇÃO OU SUBSTITUIÇÃO. Antes de intervir sobre a lavadora: Fechar e bloquear mecanicamente as válvulas manuais de alimentação de água e comprovar que o banho foi TOTALMENTE esvaziado, que nenhuma parte da máquina está a temperatura elevada ou que, devido à inércia, não existe nenhuma peça em movimento. Para reduzir o perigo de descarga elétrica: Desligar TOTALMENTE a máquina da rede elétrica e impedir a conexão acidental. DESLIGAR DO INTERRUPTOR DE FUNCIONAMENTO NÃO É SUFICIENTE. Desligar a conexão elétrica da dosagem externa à lavadora. Estes circuitos são independentes da alimentação da lavadora. Esperar um mínimo de cinco minutos para eliminar risco de tensão residual. O descumprimento dessa advertência pode ser causa de grave acidente. 17. NUNCA operar com a máquina sem estarem todas as tampas e proteções corretamente colocadas e fixadas. 18. O local DEVE reunir as condições ambientais (ventilação, temperatura, umidade, etc.) especificadas na tabela de características técnicas. NUNCA INSTALAR A LAVADORA EM AMBIENTES aonde pode ocorrer respingos de água ou de grande umidade ambiental. 19. NÃO UTILIZAR a máquina se perceber algum ruído ou cheiro anormal ou com alguma peça defeituosa. 20. A colocação em serviço da máquina DEVERÁ ser efetuado por pessoa competente para tal fim e com total acesso ao manual de instrução e todos os esquemas da máquina. 21. Esta máquina DEVE SER UTILIZADA por pessoal devidamente instruído no uso da mesma.

5 CLP ECOSYSTEM M2 LE 22. As máquinas NÃO DEVEM ser manipuladas por crianças ou por pessoal com deficiências incompatíveis com o uso da mesma. 23. Toda máquina que trabalha com temperatura supõe um risco de fogo, EXTREMAR todas as precauções. MANTER o entorno livre de materiais combustíveis e SITUAR perto das máquinas, extintores adequados e facilmente acessíveis. 24. Delimitar áreas de perigo e IMPEDIR o acesso das pessoas às mesmas com a instalação em funcionamento. 25. Ao finalizar o uso diário da máquina FECHAR as válvulas manuais de alimentação de fluidos e DESLIGAR a alimentação elétrica mediante o Interruptor Automático Externo. Desligar/Fechar todas as válvulas, disjuntores, etc., inerentes e/ou instalados na rede a alimentação externa da máquina. 26. CONTATAR com Empresa Instaladora, Serviço Técnico Autorizado ou mesmo a fábrica perante qualquer dúvida, anomalia ou problema. 27. É IMPERATIVO para que a máquina trabalhe em boas condições de segurança, umas condições ambientais, de utilização e de manutenção corretas. É recomendável solicitar anualmente uma revisão global e minuciosa por parte do Serviço Técnico Autorizado. 28. Garantir que a temperatura no equipamento esteja entre -5 C e +50 C, colocando ventilação quando necessário. Não expor o equipamento a luz do sol, forte saída de ar ou névoa. Não expor a gás corrosivo e poluição, tais como gás sulfeto e névoa de sal. NOTAS: O FABRICANTE DECLINA TODA RESPONSABILIDADE EM CASO DE NÃO-SEGUIMENTO DESTAS INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA BEM COMO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DOS MANUAIS CORRESPONDENTES. Pessoal Instruído é aquele que leu os Manuais de Instruções, que foi formado e conhece perfeitamente o funcionamento da máquina. Serviço Técnico Autorizado é aquele que foi formado adequadamente pela fábrica. Empresa Instaladora Competente é aquela que está habilitada e legalmente situada em seu objeto social o credenciamento para cumprimento dos serviços a que se compromete a realizar (como obra civil, instalação elétrica, etc), e quando for o caso, deve ter registro no órgão regulador de classe, como por exemplo, em empresas de engenharia, o registro no CREA. NR12 Este equipamento atende na íntegra as exigências da norma. Se eventualmente surgirem dificuldades, recorra a nossa orientação.

6 CLP ECOSYSTEM M2 LE Por favor leia o Manual com atenção antes da instalação e operação

7 CLP ECOSYSTEM M2 LE Conteúdo 1. GERAL INSTALAÇÃO Dimensões Painel frontal Placa de controle de entrada e saída USB IDENTIFICAÇÃO DOS BOTÕES E COMANDOS INTRODUÇÃO A INTERFACE Startup Tela inicial do CLP Partida Manual Partida automática Principal da partida automática Tempo da partida automática Programação Alarme POSTA EM FUNCIONAMENTO Modo funcionamento manual Iniciando modo manual Mudar tempo, temperatura e nível Parar Equipamento Funcionamento automático Iniciando modo automático Pausa e continuação Manual de operação Passo Avançado Acabar com a execução automática Bloquear ou desbloquear PROGRAMAÇÃO Criar novo programa Selecionar programa Editar programa Sair e salvar Exemplo de um processo de lavagem Fazendo um programa exemplo passo a passo (baseado no exemplo de processo de lavagem anterior) Dosagem de produtos químicos (Aferição das bombas e programação da vazão no CLP) Ajustando os Níveis Padrões de Água (alto, médio e baixo) Alterando os níveis de água parametrizados Como usar níveis de água diferentes para cada receita Como Executar uma receita já programada Partida Programável PARÂMETROS Inicialização dos parâmetros Configuração dos parâmetros do Equipamento Relação dos parâmetros

8 CLP ECOSYSTEM M2 LE 6.8 Modificar senha fábrica Modificar senha do usuário ALARME Informações do Alarme e prevenções USB Copiar parâmetros do disco USB para o controlador Copia do programa (formula) do disco USB para o controlador Copia do parametro do controlador para o disco USB Copiar programa (formula) do controlador para o disco USB Informações sobre alarme e Solução de problemas para operação USB

9 1. GERAL Versão Software X1.DM324A.TY1.F01M V100A1 X1.LY305A.TY1.B02M O controlador Ecosystem M2 é especialmente concebido para o controle dos equipamentos como lavadoras extratoras. Possui estabilidade e confiabilidade na operação. KH344A Controlador possui interface de interação homem-máquina muito conveniente, com tela de cristal líquido para mostrar o estado de funcionamento do equipamento, incluindo temperaturas em display LED e, assim, ajuda no efeito de monitoramento. Um painel de chave à prova d água e poeira selado de forma confiável e com vida útil de mais de um milhão de toques. O controlador fornece dois modos de funcionamento: automático e manual. Sob o modo manual, todas as teclas estão devidamente interligadas para evitar possíveis erros de operação. Para o modo automático, 15 ciclos diferentes podem ser programados e em cima de um único toque da tecla [Iniciar], o equipamento será executado automaticamente para o final do ciclo selecionado. Parâmetros do controlador e programas processo de lavagem podem ser carregados e descarregados usando a saída USB. O Ecosystem M2 também fornece para as lavadoras extratoras as seguintes características: " Relés são usados como componentes de saída para controlar diretamente as componentes de condução. Essa omissão de relés intermediários conduz ao menor erro e facilita a manutenção e resolução de problemas. " A operação do temporizador selecionado em modo manual. " Durante a operação automática de tempo programado, a duração de um passo pode ser modificada manualmente, sem interromper a operação. " Durante a operação temperaturas reais e temperaturas definidas pode ser chamado para exibir na tela. " O limite máximo de tempo de extração foi concebido para evitar danos aos têxteis e peças de máquinas, devido à extração excessiva. 9/52

10 " Lidar com desequilíbrio sob o status de extração inteligente da Mamute, que ajusta e balanceia a carga automaticamente. " Ajuste o nível de acordo sua opção. 1.1 Instalação Parâmetros básicos 1Definir os padrões 2Instalação do Equipamento Início=Enter Parar3S=Sair 2Configuração da máquina P1:Função do equipamento P2:Conf. da entrada Início=Enter Parar=Sair 1 2 P1:Função do equipamento 1:Capacidade do Equipamento Agora 20Kg F1-F2=Modificar Parar=Sair Dimensões Painel frontal Display Ecosystem M2 10/52

11 1.2.2 Placa de controle de entrada e saída Placa CLP Ecosystem M USB 11/52

12 2. Identificação dos botões e comandos Esse quadro acima é meramente para referência Icon Função [Lavagem] Pressione esse botão para trocar os modos de lavagem (Normal/Delicada /Pesada). Acione também para a lavagem. [Água fria] ou [Agua 1] Alternar entre partida adicionando água fria e parar de adicionar água fria pressionando este botão quando o nível real for menor do que o nível definido. [Água quente] ou [Agua 2] Item Opcional Alternar entre partida adicionando água quente e parar de adicionar água quente, pressionando este botão quando o nível real for menor do que o nível de definição. Obs. 1 Essa segunda entrada de água não precisa ser necessariamente água quente, pode ser água fria, água reutilizada, etc. Na verdade é uma segunda entrada de água. Obs. 2 Esse item é opcional, caso queira instalar, veja com a fábrica para comprar o kit reuso, que além da segunda água, vem também instalado o dreno /52

13 [Aquecimento] Item Opcional Alternar entre o início do aquecimento e parar o aquecimento pressionando esse botão quando a temperatura real for menor do que a temperatura deinida e o nível real for maior do que o valor no parâmetro "nível de segurança de aquecimento". Obs. 1 O aquecimento não será ligado se não tiver água na máquina, ou se o nível de água estiver menor que o nível de segurança de aquecimento programado em parâmetros. Obs. 2 Este item é opcional, caso queira instalar, veja com a fábrica para comprar o kit de aquecimento a vapor (necessita uma caldeira externa). Nas máquinas modelo LEH-120 e LEH-240 este item é incluso. 1 [Dreno 1] Alternar entre começar o dreno 1 e parar dreno 1 pressionando esse botão. 2 2 [Dreno 2] Item Opcional. Alternar entre começar o dreno 2 e parar dreno 2 pressionando esse botão. Obs. Esse item é opcional, caso queira instalar, veja com a fábrica para comprar o kit reuso que além do segundo dreno, vem com a água 2 instalada. [Extração] Alterne entre começar a extração média/alta extração e parar extração média /alta extração pressionando esse botão. [Produto 1] Sob o modo "manual", pressionando este botão, o produto 1 vai funcionar durante 20 segundos, e você também pode parar o produto 1 pressionando esse botão. [Produto 2] Sob o modo "manual", pressionando este botão, o produto 2 vai funcionar durante 20 segundos, e você também pode parar o produto 2 pressionando esse botão [Produto 3] Sob o modo "manual", pressionando este botão, o produto 3 vai funcionar durante 20 segundos, e você também pode parar o produto 3 pressionando esse botão.. [Produto 4] Sob o modo "manual", pressionando este botão, o produto 4 vai funcionar durante 20 segundos, e você também pode parar o produto 4 pressionando esse botão. [Produto 5] Sob o modo "manual", pressionando este botão, o produto 5 vai funcionar durante 20 segundos, e você também pode parar o produto 5 pressionando esse botão. 13/52

14 6 [Produto 6] Sob o modo "manual", pressionando este botão, o produto 6 vai funcionar durante 20 segundos, e você também pode parar o produto 6 pressionando esse botão. [Nivel] botão Alterne entre o nível baixo, médio e alto de calibração pressionando esse botão. Os níveis são programados eletronicamente na seção parâmetros. F1 F2 [Início/Confima] Com o Status "Travado", pressione este botão para iniciar a execução do programa selecionado; Sob o parâmetro estado de ajuste, pressione este botão para confirmar a mensagem a pedir; [Parar/Esc] Com o status "Fechado", pressione este botão para travar a porta. Com o status "Travado", pressione este botão para abrir a porta. Se houver água no compartimento, a porta não será desbloqueada pressionando este botão. Em Modo de "manual", pressione este botão para parar a operação atual; Em Modo "automático", pressionar este botão para parar o programa em execução atual. Quando existir um erro aparente no equipamento, o computador irá disparar um alarme automaticamente. Pressionar esse botão irá parar o som do alarme. Pressione este botão novamente após a solução de problemas. Se o erro for resolvido ou puder ser ignorado, o computador vai voltar a "Abrir" ou "Fechar" ou status "Travar". Caso isso não ocorra, o controlador soará novamente. De acordo com definição de parâmetros ou Status "Prog.", pressione este botão para confirmar a mensagem. [F1] Sob a tela de definição de parâmetros, pressionar este botão para modificar o valor. No Status Prog, pressione este botão para inserir a etapa atual. Sob status "espera", pressione o botão por 3 segundos para entrar na reserva e começar a interface de configuração. [F2] Sob a tela de definição de parâmetros, pressionar este botão para modificar o valor. No Status "Prog.", pressione este botão para apagar um passo em branco antes da etapa atual. [Programador] Entrar no Status "Prog." pressionando esse botão por 3 segundos em "Abrir", "Fechar" ou status "Travar" depois de escolher a fórmula. Sair Status Prog pressionando esse botão novamente. 14/52

15 [Interruptor] Alterne entre "tempo de configuração", "definição de Nível" e "Regulagem da temperatura" pressionando este botão. O item selecionado será exibido em destaque. [Para cima] No Status "Aberto", "Fechado" ou "Travado", pressione este botão para escolher sua fórmula automática desejada. De acordo com os parâmetros da tela de configuração, pressionar este botão para escolher o item desejado. Em Status "Manual", "Auto" ou "Prog.", pressione este botão para ajustar o valor de nível, o tempo e definir ajuste de temperatura. Se os parâmetros "Ir passo ao executar" e "Opere Ao executar" são definidos pelo botão "Sim", pressione este botão para pular a etapa atual no modo "auto". [Para baixo] No Status "Aberto", "Fechado" ou "Travado", pressione este botão para escolher sua fórmula automática desejada. De acordo com os parâmetros da tela de configuração, pressionar este botão para escolher o item desejado Em Status "Manual", "Auto" ou "Prog., pressione este botão para ajustar o valor de nível, o tempo e definir ajuste de temperatura. Se os parâmetros "Ir passo ao executar" e "Opere Ao executar" são definidos pelo botão "Sim", pressione este botão para pular a etapa atual no modo "auto. 15/52

16 3. Introdução a interface 3.1 Startup Quando girar o seletor liga/desliga da máquina, o CLP Ecosystem M2 fará uma leitura interna de checagem, aonde aparecerá o código do software conforme tabela abaixo: Lavadora Extratora 9 DM324ATY1F01M.V100A0 LY305ATY1B02M.V100A Tela inicial do CLP Após decorrido o tempo de checagem interna o CLP mostrará a seguinte tela. Primeira linha exibe mensagem sobre o status de trabalho: A. Estado da máquina: "ocioso" indica que a máquina está em modo de espera. B. Programação: Apresenta o número do programa e tempo. A segunda e terceira linhas explicam a conversa homem-máquina e exibem a ação de execução atual. A quarta linha mostra o nível e a temperatura. 3.3 Partida Manual Status da máquina: "manl" indica que a máquina está funcionando em modo manual. 3.4 Partida automática Principal da partida automática Status da máquina: "Auto" indica que a máquina está funcionando no modo Auto. Estatuto Programação: Apresenta o nome do programa, passo e passo de tempo Tempo da partida automática Idle Prog 1 00:00 Porta travada, pronto... Lev0/30cm Tem30/70 Manl Prog 1 00:10 Std Lava, Agua 1 Lev0/30cm Tem30/70 Auto Prog 1 paso 1 02:00 Std lava, Agua 1 Nivel0/30cm Tem30/70 Se em 5 segundos, não tiver nenhuma tecla pressionada na interface de partida automática, o 16/52

17 controlador irá mostrar tempo de interface de auto execução. Pressione qualquer botão de volta ao principal da interface de auto execução. Nota: Se pressionar o botão F1 e F2 ao mesmo tempo, o controlador não irá mostrar o tempo de interface de auto execução. 3.5 Programação Status da máquina: "Prog" indica que a máquina está em modo de programação. 3.6 Alarme 00:55:05 Prog Prog1 Passo 1 02:00 Std Lava, Agua 1 Lev0/30cm Tem30/70 Idle Prog 1 00:00 #02 Motor sobrecarga Lev0/30cm Tem30/70 Quando alguma falha ou alarme ocorrerem, o controlador mostrará a falha ou alarme atual. Falha e alarme: Quando erro ocorrer, a máquina irá parar de funcionar. Quando o alarme soar, a máquina continuará em funcionamento. Obs.: Ver o capítulo alarmes aonde tem todos os alarmes detalhados. 4. Posta em Funcionamento 4.1 Modo funcionamento manual Iniciando modo manual Ligue e feche a porta e ele vai entrar em "Modo Fechado". Tranque a porta, pressionando [Parar].Entrar em "Modo Manual", pressionando qualquer um dos seguintes botões([lavar], [Água Fria], [Agua quente], [calor], [Dreno1], [Dreno2], [Extração], [Produto1], [Produto2], [Produto3], [Produto4], [Produto5]) Mudar tempo, temperatura e nível Selecione os itens de configuração entre o tempo, temperatura ou nível pressionando o botão [interruptor] e defina o valor pressionando [para cima] e [para baixo] no modo manual. Alterne entre o nível de baixo, médio, alto nível e nível de calibração pressionando o botão [Nível] Parar Equipamento Pressione o botão [Parar] para parar todas as ações em execução, e retornar ao "estado bloqueado". Entre no "status Fechado" pressionando [Parar] novamente. Entre no "status Aberto" ao abrir a porta. 17/52

18 4.2 Funcionamento automático Iniciando modo automático Na interface de Espera, escolha o seu programa desejado pressionando [para cima] e [para baixo] sob status "bloqueado" e, em seguida, pressione o botão [Iniciar] para iniciar o programa. Na interface de execução automática, mostra as informações, o tempo, o nível de água, temperatura da água e passos Pausa e continuação Quando a máquina está funcionando, pressione o botão do usuário [Iniciar] para parar a máquina. No estado de pausa todas as ações estão paradas, o tempo de contagem regressiva também está parado. Pressione [Iniciar] para continuar executando. Nota: 1. A centrifugação não pode ser pausada Manual de operação Quando o equipamento estiver em funcionamento, o usuário poderá mudar o tempo, velocidade, nível de água, temperatura da água, tudo manualmente. Nota: 1. Esta função somente será habilitada se o parâmetro estiver em "Sim". 2. Quando o equipamento estiver em pausa, o usuário pode não operar manualmente Passo Avançado Quando o equipamento estiver em funcionamento, o usuário pode pular para a próxima etapa pressionando o botão [Cima] ou [Baixo]. Nota: Esta função somente será habilitada se: 1. Parâmetro 1.7 Opere ao executar deve ser deinido como sim. Parâmetro 1.8 Pular etapa ao executar deve ser definido com sim Acabar com a execução automática Depois de completar o último passo, pressione o botão [Parar], o controlador para no status final. O controlador emite um sinal sonoro para o usuário, você pode parar o sinal sonoro, pressionando o botão [Stop] durante este tempo de aviso. O usuário também pode bloquear ou desbloquear a porta, e executar este programa novamente imediatamente. 4.3 Bloquear ou desbloquear Pressione o botão [Stop] para bloquear a porta sob o status fechado. Pressione o botão para abrir a porta sob o status bloqueado [Stop]. Nota: Se o nível de temperatura, a água é maior do que o valor de segurança, o usuário não pode destravar e abrir a porta. 18/52

19 5. Programação Há 15 programas no controlador. Cada programa tem 30 etapas. 5.1 Criar novo programa Selecionar programa Selecione o programa desejado sob o status de "ocioso" com [para cima] ou [para baixo] e pressionar o botão [Programa] por 3 segundos, em seguida, o display do CLP pede-lhe para introduzir as senhas. Depois de introduzir a senha correta, ele vai entrar em estado de "programa" e o passo 1 será exibido Editar programa Depois de selecionar o programa que será editado, selecione as funções de cada etapa pressionando os botões de função. Para ajustar os parâmetros de cada função, selecione-os com a tecla [interruptor] e ajustar com as teclas [para cima] e [para baixo]. Repetir este processo em cada etapa. Se a etapa atual é concluída, você pode alternar para a etapa item pressionando o botão [interruptor]. Você pode editar o seguinte passo, pressionando a tecla [para baixo] e ver alguns dos passos acima, pressionando o botão [para cima]. Pressione [F1] para incluir uma etapa, e pressione [F2] para excluir uma etapa. Press o botão [Parar] por 3 segundos para apagar o programa completamente Sair e salvar Se pressionar o botão [Programa] sob o status de "programa", o display exibirá as informações para perguntar ao usuário se salvar o programa. Salve o programa pressionando o botão [Iniciar]. Sair sem salvar e retornar ao principal interface de trabalho, pressionando o botão [Stop]. 19/52

20 5.2 Exemplo de um processo de lavagem. Etapa 1 1 Ligar motor Encher de água nível baixo 2 Adicionar produto 1 (10 segundos) Motor ligado 3 Bater por 10 minutos 4 Drenar Motor ligado Etapa 2 1 Motor Ligado Encher de água nível médio 2 Adicionar produto 2 (15 segundos) Motor Ligado 3 Adicionar produto 3 (5 segundos) Motor Ligado 4 Bater por 5 minutos 5 Centriugar 20/52

21 5.3 Fazendo um programa exemplo passo a passo (baseado no exemplo de processo de lavagem anterior) Ligar (seletor liga/desliga) Tela inicial do CLP Ecosystem M2. Tela versão do sotware do CLP Ecosystem M2. Tela principal do CLP Ecosystem M2. Selecione o programa desejado utilizando ou Segurar o botão (programador) 21/52

22 Digite a senha numérica (os botões numéricos são os mesmos dos dosadores). Tela inicial para programação (aqui temos o passo 1 vazio referente ao programa 1). Aperte o botão (lavagem) para ligar o motor. Para escolher o tipo de lavagem pressione este botão mais de uma vez, e faça sua escolha (delicada, normal ou pesada). Cada tipo de lavagem terá sua própria quantidade de tempo em que o motor fica ligado (fazendo girar o cesto) e desligado (deixando o cesto parado). Nesta tela podemos ver que no passo 1 está descrito Lava nor, significando lavagem normal, onde o motor será ligado e desligado nos tempos adequados para este tipo de lavagem. Aperte o botão (água fria) para adicionar água fria. ou Aperte o botão (água quente) para adicionar água quente ou água de reuso Esclarecendo melhor a idéia destes 2 botões acima, podemos considerar simplesmente o botão água fria como a primeira entrada de água (água 1 descrito na tela do CLP), e o botão água quente como a segunda entrada de água (água 2 descrito na tela do CLP). Obs.: A segunda água é opcional, verificar se este item foi comprado juntamente com a sua lavadora 22/52

23 Nesta tela podemos ver que ainda no passo 1 além de Lav nor (lavagem normal), foi acrescentado também a função água 1, ou seja, água fria será adicionada também. Aqui as duas funções em destaque serão acionadas simultaneamente quando o processo de lavagem estiver sendo realizado no passo 1 deste programa 1. Aperte o botão (Nível) para selecionar um dos níveis desejados. Para escolher o tipo de nível desejado, pressione este botão mais de uma vez, e escolha um dos três níveis existentes e já parametrizados no CLP. O menor valor indicado do nível programado no CLP corresponde ao nível baixo, o maior valor indicado do nível programado no CLP corresponde ao nível alto, e o outro valor corresponde ao nível médio. NÍVEL DE ÁGUA ATUAL (MÁQUINA SEM ÁGUA). NÍVEL DE ÁGUA PROGRAMADO NO CLP. ESTE VALOR DEVERÁ SER DIFERENTE DE ZERO. Obs.: No caso mostrado acima, o motor será ligado durante o tempo de enchimento da máquina, ou seja, entrará água até o nível programado com o motor girando. Caso queira colocar água com o motor parado, basta não acionar o botão lavagem nesta etapa. Observação: Para alterar os níveis de água padrões (alto, médio e baixo) parametrizados no CLP, devemos seguir as intruções no capítulo deste manual. Para usar níveis diferentes de água para cada receita (os quais não sejam parametrizados), devemos seguir as intruções no caítulo deste manual. Atenção: Aqui terminamos o passo 1, podemos observar que o tempo na última tela é 00:00 (o tempo aqui será considerado quando o passo atingir o nível desejado). Quando a máquina estiver executando o programa de lavagem nesta etapa, o CLP aguardará a água atingir o nível desejado (sendo este o maior tempo nesta etapa), e então irá para o próximo passo. 23/52

24 Aperte o botão (Para Cima) para ir para o próximo passo. Tela inicial para programação (aqui temos o passo 2 vazio referente ao programa 1) Escolha o botão referente a dosagem de produto químico desejado (teremos 6 opções diferentes de botões, os quais são diferenciados por números de 1 a 6, ou seja, podemos dosar até 6 tipos de produtos químicos diferentes). Aperte um dos botões (Produto) para fazer a dosagem. Se mais de um dosador for selecionado eles atuarão simultaneamente durante a dosagem. Importante: antes de realizar a dosagem de produtos químicos, verifique (item 5.4 deste manual) se as aferições de bombas foram realizadas, e as vazões de cada dosador foram lançadas nos parâmetros do CLP. Aqui temos a tela com descritivo do dosador selecionado. Na tela irá aparecer a palavra Dosador identificando que algum dosador de produtos químicos foi escolhido. O dosador escolhido será indicado pelo LED aceso no próprio botão produto. Aperte o botão (Interruptor) para posicionar o cursor na casa centesimal (conforme figura acima) ou decimal (conforme figura abaixo) para inserir a quantidade do ml desejado. Depois de escolhida a casa (decimal ou centesimal) desejada, aperte o botão (Para Cima) para aumentar a quantidade de ml de dosagem desejada. 24/52

25 Aperte o botão (lavagem) para o motor continuar ligado no passo 2. Apertando este botão mais de uma vez, poderemos escolher um dos 3 tipos de lavagem existentes. Aqui teremos um exemplo da tela de dosagem, sendo de 100 ml. Podemos observar também que as funções Lav nor (lavagem normal) e DOSADOR (dosagem de produto químico), serão acionadas simultaneamente, garantindo que o cesto esteja girando enquanto o produto químico é adicionado. Se quiser dosar produto com o motor parado, basta não acionar a tecla lavagem. Atenção: Podemos observar na figura acima que, o CLP irá dosar um determinado produto químico líquido por ml (mililitros). Para saber mais detalhadamente como fazer as aferições das bombas dosadoras, e configurar a vazão de cada produto químico no CLP, veja o próximo sub item 5.3 Dosagens de produtos químicos. Aperte o botão (Interruptor) para posicionar o cursor no valor numérico do passo. Cursor posicionado no valor numérico do passo. Aperte o botão (Para Cima) para ir para o próximo passo. Tela inicial para programação (aqui temos o passo 3 vazio referente ao programa 1). Aperte o botão (lavagem) para o motor continuar ligado no passo 3. Apertando este botão mais de uma vez, poderemos escolher um dos 3 tipos de lavagem existentes 25/52

26 Nesta tela podemos ver que no passo 3 está descrito Lava nor ou seja, o motor será ligado obedecendo a função de lavagem normal. Aperte o botão (Interruptor) para posicionar o cursor em minutos. Aqui ainda temos a tela do motor ligado Lava nor, porém com o cursor em minutos. Aperte o botão (Para Cima) para aumentar o tempo conforme desejado. Aqui teremos o tempo do motor ligado Lava nor em 10:00 minutos. Aperte o botão (Interruptor) para posicionar o cursor no valor numérico do passo. Cursor posicionado no valor numérico do passo. Aperte o botão (Para Cima) para ir para o próximo passo. Tela inicial para programação (aqui temos o passo 4 vazio referente ao programa 1). 26/52

27 Aperte o botão (lavagem) para o motor continuar ligado no passo 4. Lembrando que apertando este botão mais de uma vez, poderemos escolher um dos 3 tipos de lavagem existentes Aperte o Botão (dreno 1 ou dreno 2) para fazer a drenagem. Podemos considerar simplesmente o botão (dreno 1) como a primeira saída de água ( drenar descrito na tela do CLP), e o botão (dreno 2) como a segunda saída de água ( drenar descrito na tela do CLP), o qual é quase sempre usado para reuso de água. Obs.: O segundo dreno é opcional, verificar se este item foi comprado juntamente com a sua lavadora. Nesta tela podemos observar que o motor estará ligado (na função lavagem normal) e será feita a drenagem simultaneamente no passo 4 do programa 1. Obs.: Para drenar com o motor desligado basta não ligar o botão lavagem. Nunca deixar zerado o tempo aqui, sempre colocar o tempo mínimo de 01:00, caso contrário esta etapa não será realizada. Aperte o botão (Para Cima) para ir para o próximo passo. Tela inicial para programação (aqui temos o passo 5 vazio referente ao programa 1). Aperte o botão (lavagem) para o motor continuar ligado no passo 5. Apertando este botão mais de uma vez, poderemos escolher um dos 3 tipos de lavagem existentes. Nesta tela podemos ver que no passo 5 está descrito Lava nor ou seja, o motor será ligado obedecendo a função de lavagem normal. 27/52

28 Aperte o botão (água fria) para adicionar água fria, ou Aperte o botão (água quente) para adicionar água quente ou água de reuso. Lembrando que o botão água fria consideramos como a primeira entrada de água (água 1 descrito na tela do CLP), e o botão água quente consideramos como a segunda entrada de água (água 2 descrito na tela do CLP). Obs.: A segunda água é opcional, verificar se este item foi comprado juntamente com a sua lavadora. Nesta tela podemos ver que ainda no passo 5 está descrito também água 1, ou seja, água fria será adicionada simultaneamente com o motor girando na função lavagem normal. Aperte o botão (Nível) mais de uma vez para selecionar um dos 3 níveis desejados. Aperte o botão (Para Cima) para ir para o próximo passo. Tela inicial para programação (aqui temos o passo 6 vazio referente ao programa 1). Aperte o botão (lavagem) para o motor continuar ligado no passo 6. Apertando este botão mais de uma vez, poderemos escolher um dos 3 tipos de lavagem existentes. Nesta tela podemos ver que no passo 6 está descrito Lava nor ou seja, o motor será ligado obedecendo a função de lavagem normal. Aperte um dos 6 botões (Produto) para dosar o produto químico desejado. 28/52

29 Aperte o botão (Interruptor) para posicionar o cursor em centesimal ou em decimal. Aqui é mostrado na tela o dosador e a lavagem ( Lava nor ) escolhidos, com o valor centesimal do ml escolhido e com o cursor selecionado em decimal. Aperte o botão (Para Cima) para aumentar o valor decimal do ml conforme desejado. Aqui teremos uma dosagem de 150 ml e simultaneamente o motor estará ligado na função de lavagem normal ( Lava nor ). Aperte o botão (Interruptor) para posicionar o cursor no valor numérico do passo. Cursor posicionado no valor numérico do passo. Aperte o botão (Para Cima) para ir para o próximo passo. Tela inicial para programação (aqui temos o passo 7 vazio referente ao programa 1). Aperte o botão (lavagem) para o motor continuar ligado no passo 7. Apertando este botão mais de uma vez, poderemos escolher um dos 3 tipos de lavagem existentes. 29/52

30 Nesta tela podemos ver que no passo 7 está descrito Lava nor ou seja, o motor será ligado obedecendo a função de lavagem normal. Aperte o botão (Interruptor) para posicionar o cursor em minutos. Aqui ainda temos a tela do motor ligado, porém com o cursor em minutos. Aperte o botão (Para Cima) para aumentar o tempo conforme desejado. Aqui teremos o tempo do motor ligado em 05:00 minutos, com a função de lavagem normal escolhida. Aperte o botão (Interruptor) para posicionar o cursor no valor numérico do passo. Cursor posicionado no valor numérico do passo. Aperte o botão (Para Cima) para ir para o próximo passo. Tela inicial para programação (aqui temos o passo 8 vazio referente ao programa 1). 30/52

31 Aperte o botão (extração) para realizar a centrifugação. Para escolher o tipo de centrifugação desejada pressione este botão mais de uma vez, e faça sua escolha dentre as 5 opções (MediaExtr, Hi Extr1, Hi Extr2, Hi Extr3 ou Hi Extr4). Cada tipo de centrifugação terá uma velocidade diferente. A centriugação MediaExtr deverá ser considerada como pré centrifugação. Nesta tela podemos ver que no passo 8 foi escolhida uma opção de centrifugação. Aperte o botão (Interruptor) para posicionar o cursor em minutos. Aqui ainda temos a tela do motor ligado para centrifugar, porém com o cursor em minutos. Aperte o botão (Para Cima) para aumentar o tempo conforme desejado. Aqui teremos o tempo de centriugação em 08:00 minutos. Observação: Para programar outras velocidades de centrifugação diferentes das existentes no CLP, o cliente deverá entrar em contato com o departamento de assistência técnica MAMUTE, para configuração de novos parâmetros referentes às novas velocidades de centriugação desejadas. Atenção, esse procedimento deve ser feito somente por pessoal técnico qualificado. Aperte uma vez o botão (programador) para salvar o programa. Decida se quer ou não salvar o programa. 31/52

32 Aperte este botão (início/confirma) para salvar, ou Aperte este botão (parar/esc) para não salvar. 32/52

33 5.4 Dosagem de produtos químicos (Aferição das bombas e programação da vazão no CLP) Como vimos no exemplo do programa acima do item 5.3, o CLP irá dosar um determinado produto químico líquido por ml (mililitro). Porém antes de dosarmos o ml desejado na receita, é importante encontrarmos a vazão (em ml/s) e lançá-la nos parâmetros do CLP de cada dosador. Para isso deveremos fazer a aferição das bombas para cada produto químico, os quais podem apresentar viscosidades e vazões diferentes. Para fazermos a aferição, deveremos ligar a bomba de produtos químicos e simultaneamente iniciar o tempo a ser cronometrado, deixando escoar o produto químico desejado em um recipiente transparente com marcação (em ml), por fim deixe o líquido chegar na marcação (ml) dejada do recipiente, e simultaneamente pare o cronômetro. Agora é só dividir a quantidade total em ml pelo tempo em segundos encontrados. Lembrando que o objetivo aqui é encontrar a vazão de cada produto químico líquido (ml/s). Agora tendo a vazão de cada dosador, iremos lançá-las nos parâmetros do CLP. Vamos ver no exemplo abaixo (passo a passo) como lançamos as vazões de cada dosador nos parâmetros do CLP: Se a máquina estiver ligada, reinicie a mesma, desligando e ligando a chave. Se a máquina estiver desligada, coloque a chave na posição liga. Ao entrar na tela inicial, pressione simultaneamente os botões: e Digite a senha de 8 dígitos. O CLP estará agora na tela de parâmetros básicos. 33/52

34 Pressione a tecla e deixe o cursor selecionado na opção 2. Depois aperte o botão verde (Start) Com o cursor selecionado em P7 aperte em seguida o botão verde (Start) Com o cursor selecionado na opção 10, vamos agora F1 F2 apertar os botões ou para aumentar ou diminuir a vazão a ser programada. Depois de selecionada a vazão, vá apertando o botão vermelho (Stop) do CLP Ecosystem M2. até voltar para a tela principal 34/52

35 5.5 Ajustando os Níveis Padrões de Água (alto, médio e baixo) Alterando os níveis de água parametrizados Caso necessite trabalhar com outra relação de litros por Kg de roupa, recomendamos o seguinte procedimento: 1) Esteja na tela abaixo em modo Stby (nesta tela conseguimos selecionar um programa desejado). MODO STBY. NÍVEL DE ÁGUA ATUAL (MÁQUINA SEM ÁGUA). NÍVEL BAIXO PROGRAMADO 2) Modo manual. Apertando este botão (água fria), a água entrará na máquina, e o nível de água atual irá aumentar. Vá olhando a água subir pela porta de vidro da máquina, e quando a água atingir o nível desejado, aperte este botão novamente para interromper a entrada de água. Olhe na tela do CLP (veja figura abaixo) e anote o nível de água atual. EXEMPLO NÍVEL DE ÁGUA ATUAL. 35/52

36 No modo Stby, os botões (lavagem/liga motor, adições de águas, aquecimento, drenos, nível, extração e dosagem de produtos químicos) do CLP acionados, funcionarão no modo manual. 3) 1 Aperte este botão (dreno 1) para realizar a drenagem, até o nível de água atual zerar novamente (conforme figura do item 1). 4) Agora já com o nível desejado anotado (no exemplo é 16 cm), vá em configurações de parâmetros, e ajuste o nível como desejado. Atenção: Este procedimento exige senha e deve ser feito somente por técnico qualificado Como usar níveis de água diferentes para cada receita Para otimizar o uso da sua lavadora economizando água, produtos químicos, etc., pode-se ajustar qualquer nível de água em cada etapa da receita. Para simplificar, temos parametrizados os níveis alto, médio e baixo, porém, caso queira uma receita bem específica e com o uso reduzido de água, o CLP Ecossystem M2 permite facilmente ajustar qualquer nível de água. Para tal, segue o procedimento abaixo: Estando na tela inicial em modo Stand By, vamos segurar o botão desejado. para programar o nível no passo Nesta etapa vamos digitar a senha de 8 dígitos. Agora estamos na tela de programação do passo (neste exemplo o passo 1). Observe que o número do passo está em destaque. 36/52

37 Vá apertando o botão até que nível de água fique em destaque, conforme mostrado na figura ao lado. Aperte o botão e diminua o nível de água, conforme figura ao lado (o nível de água caiu para 30 cm). Obs: para aumentar o nível de água é apertar o botão Vá apertando o botão até deixar o número do passo em destaque novamente, conforme mostrado na figura ao lado. Depois aperte o botão próximo passo. para ir para o Caso não queira ir para o próximo passo, siga os passos seguintes: Aperte uma vez o botão (programador) para salvar o programa. Decida se quer ou não salvar o programa. 37/52

38 Aperte este botão (início/confirma) para salvar, ou Aperte este botão (parar/esc) para não salvar. 38/52

39 5.6 Como Executar uma receita já programada Para executar uma receita já programada, siga os seguintes passos descritos abaixo: Esteja na tela inicial do CLP Ecosystem M2. Depois pressione um destes botões ( para cima ou para baixo ) para escolher o programa desejado. Por fim aperte este botão para iniciar o processo de lavagem do programa escolhido. 5.5 Partida Programável O CLP Mamute Ecosystem M2 tem um recurso muito importante que permite ao cliente executar um processo inteiro de lavagem automaticamente em um horário a ser escolhido/programável. Não utilizar este recurso em processos que exijam água quente ou introdução de vapor no equipamento. Exemplo de como programar e utilizar este recurso: 1. Depois de terminar de carregar a roupa, fechar e trancar a porta. No status "ocioso", pressionar o botão [F1] por 3 segundos para entrar na reserva começar a interface de configuração, em seguida, definir a hora e reserva do tempo atual. 2. Selecione os itens de configuração, pressionando o botão [chave] e defina o valor pressionando [Cima] e [Down]. a) Separação Definitiva diária Current: 2014/05/04 18:00 Reserva:2014/05/05 08:00 Press <[ > < > set Press <Parar> para sair O controlador inicia-se automaticamente como o tempo de reserva, após a conclusão da operação automática, a próxima vez que reserva precisa ser reajustado. b) Definição ciclo mensal 39/52

40 Current: 2014/05/04 18:00 Reserva:2014/99/05 08:00 Press <[ > < > set Press <Parar> para sair Se o mês da reserva tempo está definido para 99, o controlador inicia-se automaticamente como o tempo de reserva circular todos os dias no mês de o tempo atual, até o final deste mês. Em seguida, reiniciar o tempo de reserva no início do próximo mês. c) Definição cliclo Anual Current: 2014/05/04 18:00 Reserva:9999/05/05 08:00 Press <[ > < > set Press <Parar> para sair Se o ano do tempo de reserva está definido para 9999, o controlador inicia-se automaticamente como o tempo de reserva circular todos os dias no ano do tempo atual, até o final deste ano. Em seguida, reiniciar o tempo de reserva no início do próximo ano. d) Cancelar a função de início reserva Current: 2014/05/04 18:00 Reserva:2013/05/05 08:00 Press <[ > < > set Press <Parar> para sair Se o tempo de reserva é definido mais cedo do que o horário atual, a função de início reserva será cancelada. 3. Após a modificação, pressione o botão [Parar] para sair. Mantenha o poder controlador de forma contínua, em seguida, chegar ao momento da reserva, o controlador inicia-se automaticamente. NOTA: Quando ocorrer a falha "# 54 fracasso do relógio", a função de início de reserva é inválido, por favor, entre em contato com a fábrica. 40/52

41 6 Parâmetros Nota: Todos os parâmetros já foram configurados para os equipamentos na fábrica. Não modifique qualquer parâmetro sem nenhuma exigência especial. Algumas modificações levarão ao funcionamento anormal. Depois que a energia estiver ligada, o display do CLP Ecosystem M2 mostrará a interface de inicialização. Pressione [Cima] e [baixo], ao mesmo tempo durante 10 segundos em contagem regressiva. Digite a senha solicitada: Senha ( 8 caracteres ): # Para entrar na página com senha, uma vez que o botão pressionado, um "*" será exibido no LCD. [Começar] é usado para apagar e [Parar] é usado para sair. # Senha padrão de fábrica é: [Produto 3], [Produto 2], [Produto 3], [Produto 2], [Produto 3], [Produto 2], [Produto 3], [Produto 2]. Senha de fábrica pode ser usado para definir todos os itens de parâmetros. # Senha de usuário padrão é: [ÁGUA FRIA], [ÁGUA QUENTE], [AQUECIMENTO], [DRENO 1], [ÁGUA FRIA], [ÁGUA QUENTE], [AQUECIMENTO], [DRENO 1]. A senha do usuário só pode ser usada para definir os itens com nível "usuário final". Depois de digitar a senha correta, você pode entrar em parâmetros interface de configuração. # Pressione o botão [Baixo] [Cima], para selecionar a definição do item e pressione [início] para entrar no item selecionado. # Selecione o sub-item, pressionando o botão [Cima] [baixo] ou o [F2] e [F1] para definir o valor. Após a modificação, pressione o botão [Parar] para sair e então pressione e segure o botão [Parar] por 3 segundos para reservar o valor modificado e sair da página de espera. 6.5 Inicialização dos parâmetros No menu superior da interface de configuração de parâmetros, pressione [Cima] ou [Baixo] para selecionar "1: Defina como padrão" e pressione o botão [Início] para entrar com esse ítem. PARÂMETRO BASICO 1Definir padrões 2Configuração máquina Início=Enter Parar 3S=Sair 1:Definir como padrão 1Parâmetros padrões Press <Início> para começar Press <Parar> para sair Pressione [Cima] ou [Baixo] para selecionar "1: Parâmetros padrões" e pressione o botão [Início] para repor todos os parâmetros para o valor padrão. Pressione o botão [Baixo] [Cima] para selecionar "2: Programas padrões" e pressionar [Início] para repor todos os programas no valor padrão. 41/52

42 6.6 Configuração dos parâmetros do Equipamento No menu superior da interface de configuração de parâmetros, pressione [Cima] ou [Baixo] para selecionar "2: Configuração do equipamento" e pressione o botão [Início] para acessar esse ítem. 2Conf da máquina P1:Função equipamento P2:Conf. de Setup Início=Enter Parar=Sair 42/52

* Acesso à programação protegido por senha; * Alimentação: 90 a 240Vca (Fonte chaveada).

* Acesso à programação protegido por senha; * Alimentação: 90 a 240Vca (Fonte chaveada). PROGRAMADOR HORÁRIO MANUAL DE INSTRUÇÕES MTZ622R - 90~240VCA - P504 VERSÃO.0 ABRIL/202 * Acesso à programação protegido por senha; * Alimentação: 90 a 240Vca (Fonte chaveada). 3.2 DIMENSÕES PLACA IHM:

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA LAVA RÁPIDO

MANUAL DE OPERAÇÃO MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA LAVA RÁPIDO MANUAL DE OPERAÇÃO MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA LAVA RÁPIDO 1 1. AVISOS Leia este manual cuidadosamente antes de instalar e operar o equipamento. A operação da máquina deve estar de acordo com as instruções

Leia mais

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 O QUE MUDOU... 3 5 COMO COMEÇAR... 4 6 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 5 7 CADASTRO DE

Leia mais

Manual do Painel Aceno Digital A3000/A6000. www.acenodigital.com.br. Rua Porto Alegre, 212 Jd. Agari 43 3027-2255 Cep: 86.

Manual do Painel Aceno Digital A3000/A6000. www.acenodigital.com.br. Rua Porto Alegre, 212 Jd. Agari 43 3027-2255 Cep: 86. Manual do Painel Aceno Digital A3000/A6000 Manual do Painel Aceno Digital A3000/A6000 Este manual apresenta o funcionamento e os procedimentos de configuração e instalação dos painéis Aceno Digital, modelos

Leia mais

Desumidificador. Desidrat Plus IV Desidrat Plus V

Desumidificador. Desidrat Plus IV Desidrat Plus V Desumidificador Desidrat Plus IV Desidrat Plus V Lista de instrução de uso. Painel de controle. Introdução à estrutura. Instrução de Uso. Proteção e Manutenção. Solução de problemas. Referência. Obrigado

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO MANUTENÇÃO DOSADORES GRAVIMÉTRICOS

MANUAL DE OPERAÇÃO MANUTENÇÃO DOSADORES GRAVIMÉTRICOS MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DOSADORES GRAVIMÉTRICOS MODELO: N O DE SÉRIE: FABRICAÇÃO: / / 1 INTRODUÇÃO É com grande satisfação que a INEAL ALIMENTADORES LTDA coloca mais um equipamento à sua disposição.

Leia mais

AQUECEDOR CADENCE DILLETA AQC 412 LIGADO

AQUECEDOR CADENCE DILLETA AQC 412 LIGADO AQUECEDOR CADENCE DILLETA AQC 412 LIGADO Obrigado por adquirir o Aquecedor Cadence Dilleta, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante ler atentamente este manual de instruções,

Leia mais

Atenção ainda não conecte a interface em seu computador, o software megadmx deve ser instalado antes, leia o capítulo 2.

Atenção ainda não conecte a interface em seu computador, o software megadmx deve ser instalado antes, leia o capítulo 2. Atenção ainda não conecte a interface em seu computador, o software megadmx deve ser instalado antes, leia o capítulo 2. Interface megadmx SA Firmware versão 1, 2 e 3 / software megadmx 2.000 (Windows/MAC

Leia mais

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2 Acessando o SVN Para acessar o SVN é necessário um código de usuário e senha, o código de usuário do SVN é o código de cadastro da sua representação na Ninfa, a senha no primeiro acesso é o mesmo código,

Leia mais

MaxHome. Mini Ferro de Viagem. MaxHome. Sm-110 Bivolt

MaxHome. Mini Ferro de Viagem. MaxHome. Sm-110 Bivolt Mini Ferro de Viagem Sm-110 Bivolt ÍNDICE NOTAS: Parabéns por ter adquirido o seu Mini Ferro de Viagem. Características do produto Dicas de Segurança Informações do aparelho Usando o aparelho Cuidados

Leia mais

Conhecendo o Decoder

Conhecendo o Decoder Conhecendo o Decoder O Decoder da sua ion TV, ou receptor, também é chamado de STB, sigla em inglês para Set Top Box, que é o aparelho responsável por receber o sinal de TV, decodificá-lo e enviá-lo para

Leia mais

Fale.com. Manual do Usuário

Fale.com. Manual do Usuário Fale.com Manual do Usuário Serviço Fale.com Índice 1. Introdução 3 2. Instalando o Fale.com 3 a. Configurando o áudio para atendimento pela Internet 9 3. Configurando o Fale.com 14 4. Utilizando o Fale.com

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TERMÔMETRO DIGITAL MODELO TD-870

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TERMÔMETRO DIGITAL MODELO TD-870 MANUAL DE INSTRUÇÕES DO TERMÔMETRO DIGITAL MODELO TD-870 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do instrumento ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... - 1-2. REGRAS DE SEGURANÇA...

Leia mais

Soniclean. Manual de Instruções. Lavadora Ultra-sônica. Aquecida

Soniclean. Manual de Instruções. Lavadora Ultra-sônica. Aquecida Lavadora Ultra-sônica Soniclean 6 Aquecida Manual de Instruções SANDERS DO BRASIL LTDA. Rua Adelino Carneiro, 56-1º Andar - Centro Santa Rita do Sapucaí - MG CEP: 37540-000 www.sandersdobrasil.com.br /

Leia mais

OPL9815 Inventário Configurável

OPL9815 Inventário Configurável OPL9815 Inventário Configurável Versão: PXOINCG (OPL9815) 30/09/2015: Revisão 01 Opticon Latin America Versão: INCG - Página 1 1. Funcionalidades... 3 2. Teclas... 3 3. Estrutura de Menus... 4 3. 1. Coleta...

Leia mais

Painel de Mensagens TXT 010556 TXT 010764 TXT 020764. Manual do Usuário

Painel de Mensagens TXT 010556 TXT 010764 TXT 020764. Manual do Usuário Painel de Mensagens TXT 010556 TXT 010764 TXT 020764 Manual do Usuário A GPTRONICS está capacitada a fabricar produtos de excelente qualidade e oferecer todo o suporte técnico necessário, tendo como objetivo

Leia mais

1 Alteração das imagens do aparelho Kaue 11-08-2011 2 Alteração na capacidade do reservat rio, de 1600ml para 1400ml Kaue 20-09-2011

1 Alteração das imagens do aparelho Kaue 11-08-2011 2 Alteração na capacidade do reservat rio, de 1600ml para 1400ml Kaue 20-09-2011 1 Alteração das imagens do aparelho Kaue 11-08-2011 2 Alteração na capacidade do reservat rio, de 1600ml para 1400ml Kaue 20-09-2011 07/11 719-09-05 775788 REV.2 Vapor Tapete Clean 719-09-05 2 Parabéns

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO CD PLAYER MP3 PORTÁTIL DZ-65269 CÓD.: 6526-9

MANUAL DO USUÁRIO CD PLAYER MP3 PORTÁTIL DZ-65269 CÓD.: 6526-9 MANUAL DO USUÁRIO CD PLAYER MP3 PORTÁTIL DZ-65269 CÓD.: 6526-9 CD Player MP3 Portátil Manual do usuário Cabo de Energia 1. CONTEÚDO DA EMBALAGEM 2. CARACTERÍSTICAS Reproduz CDs de MP3, CD e CD-RW Entrada

Leia mais

Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:...

Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:... 0 Conteúdo Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:... 4 1.2 Acesso através do teclado (digitando a matrícula):...

Leia mais

DE PRESSÃO EM UMA RESPECTIVA TUBULAÇÃO

DE PRESSÃO EM UMA RESPECTIVA TUBULAÇÃO 1 4.ª Prática Controle (PID) DE PRESSÃO EM UMA RESPECTIVA TUBULAÇÃO da Planta de Instrumentação Industrial e Controle de Processos Contínuos da De Lorenzo OBJETIVO: 1. Fazer o controle (PID) de Pressão

Leia mais

NOTA IMPORTANTE Claro cliente, muito obrigado por ter escolhido a balança eletrônica UMA, da Casa Bugatti. Como a maioria dos eletrodomésticos, esta balança deve ser usada com cuidado e atenção para prevenir

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Módulo Interno AL-VP 310 SÉRIE 3000 Importado e Distribuído por: R.R Sistemas Ltda. CNPJ: 09.416.111/0001-58 www.alivebrasil.com.

Módulo Interno AL-VP 310 SÉRIE 3000 Importado e Distribuído por: R.R Sistemas Ltda. CNPJ: 09.416.111/0001-58 www.alivebrasil.com. Módulo Interno AL-VP 310 SÉRIE 3000 Importado e Distribuído por: R.R Sistemas Ltda. CNPJ: 09.416.111/0001-58 www.alivebrasil.com.br ÍNDICE FIAÇÃO 1 APARÊNCIA 2 OPERAÇÃO 2 1. Operações básicas 2 1.1Conversação

Leia mais

- -Pressionando essa tecla podemos diminuir os valores a serem ajustados no menu de programação.

- -Pressionando essa tecla podemos diminuir os valores a serem ajustados no menu de programação. Apresentação 1 Display LCD 2 Tecla + (aumentar) 3 Tecla Seleção 4 Tecla (diminuir) 5 Tecla Motor manual 6 Tecla Reset contador 7 Led Indica painel ligado 8 Led resistência ligada 9 Led Prensa ligada 10

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÕES AHC CRANE 21644

MANUAL DE OPERAÇÕES AHC CRANE 21644 MANUAL DE OPERAÇÕES AHC CRANE 21644 PÁGINA DO AHC Na figura acima são exibidas as seguintes informações: 1- Velocidade do cabo. 2- Pressão do Nitrogênio no Compensador do AHC. 3- Carga máxima permitida

Leia mais

Manual de Instruções 98310 BALANÇA DE CARGA DE REFRIGERANTE SEM FIO 98315 BALANÇA DE CARGA DE REFRIGERANTE SEM FIO COM SOLENOIDE

Manual de Instruções 98310 BALANÇA DE CARGA DE REFRIGERANTE SEM FIO 98315 BALANÇA DE CARGA DE REFRIGERANTE SEM FIO COM SOLENOIDE Manual de Instruções 98310 BALANÇA DE CARGA DE REFRIGERANTE SEM FIO 98315 BALANÇA DE CARGA DE REFRIGERANTE SEM FIO COM SOLENOIDE INSTRUÇÕES OPERACIONAIS BALANÇA SEM FIO DE CARGA DE REFRIGERANTE BALANÇA

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

Manual do usuário da impressora Xerox Phaser 6180MFP

Manual do usuário da impressora Xerox Phaser 6180MFP Manual do usuário da impressora Xerox Phaser 6180MFP IMPORTANTE - Evite abrir a impressora.. Há várias peças sensíveis neste equipamento e qualquer dano à integridade física do mesmo não será coberto pela

Leia mais

Manual de Operação e Configuração. Balança Dosadora de Ração

Manual de Operação e Configuração. Balança Dosadora de Ração Manual de Operação e Configuração Balança Dosadora de Ração 2 1- INTRODUÇÃO A (SPM e SPF) foi projetada para atender as necessidades no setor de pesagem e distribuição de ração em toda linha avícola, fornecendo

Leia mais

Controle de Acesso Stand Alone Biofinger 22K

Controle de Acesso Stand Alone Biofinger 22K Imagem meramente ilustrativa Controle de Acesso Stand Alone Biofinger 22K 1 Sumário Apresentação... 3 1. Fixação do Equipamento... 3 2. Estrutura e Funções... 4 3. Conexões... 4 4. Conexão com outros acessórios...

Leia mais

M150SP MANUAL DO UTILIZADOR / INSTALADOR. v1.0 REV. 10/2015

M150SP MANUAL DO UTILIZADOR / INSTALADOR. v1.0 REV. 10/2015 M150SP MANUAL DO UTILIZADOR / INSTALADOR v1.0 REV. 10/2015 00. CONTEÚDO 01. AVISOS DE SEGURANÇA ÌNDICE 01. AVISOS DE SEGURANÇA NORMAS A SEGUIR 02. O DISPOSITIVO CARACTERISTICAS TÉCNICAS ASPETO VISUAL LEGENDA

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO CD PLAYER PORTÁTIL COM MP3 CÓD.: 6511-1

MANUAL DO USUÁRIO CD PLAYER PORTÁTIL COM MP3 CÓD.: 6511-1 MANUAL DO USUÁRIO CD PLAYER PORTÁTIL COM MP3 CÓD.: 6511-1 1. CONTEÚDO DA EMBALAGEM CD Player Portátil com MP3. Manual do usuário. 2. CARACTERÍSTICAS Reproduz músicas no formato MP3. Entrada USB para leitura

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PIPOQUEIRA CADENCE POP201

MANUAL DO USUÁRIO PIPOQUEIRA CADENCE POP201 MANUAL DO USUÁRIO PIPOQUEIRA CADENCE POP201 Obrigado por adquirir a Pipoqueira Cadence POP201, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante ler atentamente este manual de instruções,

Leia mais

Manual de Configuração e Operação

Manual de Configuração e Operação ALFA INSTRUMENTOS ELETRÔNICOS LTDA Manual de Configuração e Operação Última alteração Número do documento 21/02/2013 10:38 Este documento contém os procedimentos de configuração e operação do sistema de

Leia mais

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BAURU 2015 2 BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO Manual do usuário apresentado para auxiliar no uso do sistema SisPon. BAURU 2015 3 SUMÁRIO 1 Instalação... 5 1.1 Sispon...

Leia mais

Manual das planilhas de Obras v2.5

Manual das planilhas de Obras v2.5 Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo

Leia mais

11/13 1033-09-05 789867 REV 0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO UMIDIFICADOR FRESH 3L. Manual de Instruções

11/13 1033-09-05 789867 REV 0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO UMIDIFICADOR FRESH 3L. Manual de Instruções 11/13 1033-09-05 789867 REV 0 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO UMIDIFICADOR FRESH 3L Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto de nossa linha. Para garantir o melhor desempenho

Leia mais

1C.71 CRONOTERMOSTATO SEMANAL TOUCH SCREEN. fig. 1. fig. 2. fig. 3

1C.71 CRONOTERMOSTATO SEMANAL TOUCH SCREEN. fig. 1. fig. 2. fig. 3 fig. Ò www.findernet.com C. CRONOERMOSAO SEMANAL OUCH SCREEN fig. CARACERÍSICAS ÉCNICAS................... LEGENDA DO DISPLAY........ CONFIGURAÇÕES BÁSICAS................. / CONFIGURAÇÃO MANUAL DA EMPERAURA............

Leia mais

Manual de Operação. Impressora Térmica Não fiscal ZP220 UBT 1-12

Manual de Operação. Impressora Térmica Não fiscal ZP220 UBT 1-12 Manual de Operação Impressora Térmica Não fiscal ZP220 UBT 1-12 1. INTRODUÇÃO ZP220-UBT é uma impressora térmica top de linha que trabalha em alta velocidade de impressão, baixo nível de ruído de impressão,

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO. COMPOSIÇÃO DO TRANSMISSOR (Figura 1) DIVISÃO DESTE MANUAL. Este manual está dividido em duas partes:

MANUAL DE OPERAÇÃO. COMPOSIÇÃO DO TRANSMISSOR (Figura 1) DIVISÃO DESTE MANUAL. Este manual está dividido em duas partes: MANUAL DE OPERAÇÃO INTRODUÇÃO: O FLASH PRESENÇA MOTO foi desenvolvido especialmente para a utilização em Motos, porque o mercado necessita de um aparelho versátil, de pequenas dimensões e completo, que

Leia mais

FOGÃO ELÉTRICO. Manual de Instruções SIEMSEN. (0xx) 47 255 2000 LINHA DIRETA

FOGÃO ELÉTRICO. Manual de Instruções SIEMSEN. (0xx) 47 255 2000 LINHA DIRETA Manual de Instruções METALÚRGICA SIEMSEN LTDA. Fone: +55 (0 )47 255 2000 - Fax: +55 (0 )47 255 2020 Rua: Anita Garibaldi, nº 262 - Bairro: São Luiz - CP: 52 CEP: 88351-410 - Brusque - Santa Catarina -

Leia mais

Manual de Instruções. Lavadora Ultra-sônica. Aquecida

Manual de Instruções. Lavadora Ultra-sônica. Aquecida Lavadora Ultra-sônica Aquecida Manual de Instruções SANDERS DO BRASIL LTDA. Rua Adelino Carneiro Pinto, 56 - Centro Santa Rita do Sapucaí - MG CEP: 37540-000 www.sandersdobrasil.com.br / sanders@sandersdobrasil.com.br

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES BANHO SECO DIGITAL MODELOS D1100 E D1200. Representante: Ciencor Scientific Ltda www.ciencor.com.br Fone: (11) 3673-7809

MANUAL DE INSTRUÇÕES BANHO SECO DIGITAL MODELOS D1100 E D1200. Representante: Ciencor Scientific Ltda www.ciencor.com.br Fone: (11) 3673-7809 MANUAL DE INSTRUÇÕES BANHO SECO DIGITAL MODELOS D1100 E D1200 Representante: Ciencor Scientific Ltda www.ciencor.com.br Fone: (11) 3673-7809 1 MANUAL DE INSTRUÇÕES 1 ESPECIFICAÇÕES GERAIS : Faixa de temperatura

Leia mais

Manual de Operação BALANÇA ELETRÔNICA US 30/2

Manual de Operação BALANÇA ELETRÔNICA US 30/2 Manual de Operação BALANÇA ELETRÔNICA US 30/2 1- CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS Prato em aço inoxidável 340 x 310 mm. Saída serial para impressora matricial Urano USE-PII. Temperatura de operação: 0 a 50 ºC.

Leia mais

Hamtronix CONTROLE REMOTO DTMF. CRD200 - Manual de Instalação e Operação. Software V 2.0 Hardware Revisão B

Hamtronix CONTROLE REMOTO DTMF. CRD200 - Manual de Instalação e Operação. Software V 2.0 Hardware Revisão B Hamtronix CRD200 - Manual de Instalação e Operação Software V 2.0 Hardware Revisão B INTRODUÇÃO Índice...01 Suporte On-line...01 Termo de Garantia...01 Em Caso de Problemas (RESET)...01 Descrição do Produto...02

Leia mais

Vigilância Remota. Distância não faz diferença

Vigilância Remota. Distância não faz diferença Vigilância Remota Distância não faz diferença Para nossos clientes valiosos, Obrigado por escolher este produto. Você vai se surpreender com as úteis funções que este produto oferece, especialmente pelo

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DA TRENA DIGITAL A LASER MODELO TN-1150

MANUAL DE INSTRUÇÕES DA TRENA DIGITAL A LASER MODELO TN-1150 MANUAL DE INSTRUÇÕES DA TRENA DIGITAL A LASER MODELO TN-1150 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do aparelho ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 1 2. REGRAS DE SEGURANÇA...

Leia mais

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR MANUAL DE UTILIZADOR Conteúdo Marcas comerciais IKIMOBILE é uma marca registada da Univercosmos, Lda., uma empresa do Grupo FF, com uma participação na Technology Solutions IT INT. Android e Google Search

Leia mais

FineNess Cachos PRO. Manual de Uso

FineNess Cachos PRO. Manual de Uso Manual de Uso IMPORTANTE, POR FAVOR, LEIA ESTAS INFORMAÇÕES E INSTRUÇÕES ANTES DE USAR O DUTO Antes de começar a utilizar o novo Fineness Cachos, por favor, leia atentamente as instruções. 1. Certifique-se

Leia mais

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica Como racionalizar energia eléctrica Combater o desperdício de energia eléctrica não significa abrir mão do conforto. Pode-se aproveitar todos os benefícios que a energia oferece na medida certa, sem desperdiçar.

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Obrigado por adquirir a escova elétrica corporal e facial D-Clean Plus. Este manual deve ser guardado para consultas futuras.

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Obrigado por adquirir a escova elétrica corporal e facial D-Clean Plus. Este manual deve ser guardado para consultas futuras. MANUAL DE INSTRUÇÕES Obrigado por adquirir a escova elétrica corporal e facial D-Clean Plus. Este manual deve ser guardado para consultas futuras. 2 Esse produto contém: Aparelho 3 escovas (facial normal,

Leia mais

SP-6000/ES ENSAQUE SIMPLES

SP-6000/ES ENSAQUE SIMPLES SP-6000/ES ENSAQUE SIMPLES CAPS LOCK IMPRESSORA ATIVIDADE ESTÁVEL FUNÇÃO ESC F1 F2 F3 F4 F5 F6 F7 F8 F9 F10 F11 F12! @ # $ % / & * ( ) _ + BackSpace 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 - = TAB Q W E R T Y U I O P Enter

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

Manual do Usuário Balança SA-110 WWW.ELGIN.COM.BR

Manual do Usuário Balança SA-110 WWW.ELGIN.COM.BR Manual do Usuário Balança SA-110 WWW.ELGIN.COM.BR Índice Capítulo 1: O Produto Acessórios que compõem o produto Função do modelo Capítulo 2: Instalação do Produto Instalação física Conexão a tomada Cabo

Leia mais

Manual de Instruções

Manual de Instruções Manual de Instruções (Linha Exclusive Thermomatic) Exclusive III Obrigado por escolher a série dos desumidificadores Exclusive da Thermomatic. Para garantir o uso correto das operações, por favor, leia

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Central de Detecção e Alarme Contra Incêndio V260 Imagem Central V260 36 Laços Manual de Instalação Leia atentamente o manual antes do manuseio do equipamento ÍNDICE 1 COMANDOS E SINALIZAÇÕES DA CENTRAL

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Instalação... 1. 2. Operações... 3. 2.1 Comunicação... 4. 2.1.1 Modo... 4. 2.1.2 Ethernet... 5. 2.1.3 Serial... 6

SUMÁRIO. 1. Instalação... 1. 2. Operações... 3. 2.1 Comunicação... 4. 2.1.1 Modo... 4. 2.1.2 Ethernet... 5. 2.1.3 Serial... 6 SUMÁRIO 1. Instalação... 1 2. Operações... 3 2.1 Comunicação... 4 2.1.1 Modo... 4 2.1.2 Ethernet... 5 2.1.3 Serial... 6 2.1.4 Configurações da placa de rede... 6 2.2 Edição base... 7 2.2.1 Produto... 7

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Instalação do Sirius sem estações. O primeiro passo é instalar o Firebird 1.5, ele se encontra no CD de instalação do Sirius na pasta Firebird.

Instalação do Sirius sem estações. O primeiro passo é instalar o Firebird 1.5, ele se encontra no CD de instalação do Sirius na pasta Firebird. Instalação do Sirius sem estações 1. Instalando o Firebird...1 2. Instalando o Sirius...7 3. Configurações do Sirius:...11 Configuração dos arquivos do Sirius e Firebird...12 Firebird:...12 Sirius:...13

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation. As informações

Leia mais

MADIS RODBEL SOLUÇÕES DE PONTO E ACESSO LTDA

MADIS RODBEL SOLUÇÕES DE PONTO E ACESSO LTDA MADIS RODBEL SOLUÇÕES DE PONTO E ACESSO LTDA Manual de operação Relógio MD 5705 Revisão 1.02 Maio de 2010 1 Índice Apresentação... 3 Display de LCD... 3 Leitor de crachás... 3 Leitor biométrico... 3 Teclado...

Leia mais

TECLADO VIAWEB TOUCH

TECLADO VIAWEB TOUCH TECLADO VIAWEB TOUCH GUIA DE USUÁRIO V1.0 R1.00 Julho 2013 Teclado Touch - 1 2 - Guia do Usuário Teclado VIAWEB TOUCH Sumário INDICAÇÕES DO TECLADO...3 MENU DE PROGRAMAÇÃO...4 ACESSAR MENU...5 OPÇÕES PARA

Leia mais

Manual de Operação &

Manual de Operação & MEC-180H 2Fios Manual de Operação & Instruções de Operação 1 INTRODUÇÃO: Este manual tem por objetivo, instruir o operador na utilização da MEC-180 H. São mostradas as funções de todas as teclas e a seqüência

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO SISTEMA ROR

MANUAL DE OPERAÇÃO SISTEMA ROR MANUAL DE OPERAÇÃO SISTEMA ROR ÍNDICE I - INTRODUÇÃO... 02 II - RECEBENDO SEU SISTEMA ROR... 02 III - MONTAGEM DO EQUIPAMENTO... 03 IV - LIGANDO SUA BALANÇA... 03 V - RECURSOS PARA OPERAÇÃO... 04 VI -

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO TETROS MOTO V2. N de Homologação: 1702-09-2791. Versão 1.00

MANUAL DE INSTALAÇÃO TETROS MOTO V2. N de Homologação: 1702-09-2791. Versão 1.00 MANUAL DE INSTALAÇÃO TETROS MOTO V2 N de Homologação: 1702-09-2791 Versão 1.00 Manual de Instalação TETROS MOTO V2 2 Índice 1. Introdução... 3 2. Especificações técnicas... 3 3. Conhecendo o equipamento...

Leia mais

Fechadura Digital. Manual de Instruções YDF40. Português

Fechadura Digital. Manual de Instruções YDF40. Português Fechadura Digital anual de Instruções YDF40 Português ATENÇÃO, LEIA AS INSTRÇÕES ANTES DE TILIZAR O PRODTO. As funções e design deste produto podem ser modificadas sem aviso prévio visando a qualidade

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO BALANÇA ROR LINHA RS

MANUAL DE OPERAÇÃO BALANÇA ROR LINHA RS MANUAL DE OPERAÇÃO BALANÇA ROR LINHA RS ÍNDICE I - INTRODUÇÃO... 02 II - RECEBENDO SUA BALAÇA ROR... 02 III - MONTAGEM DO EQUIPAMENTO... 02 IV - LIGANDO SUA BALANÇA... 03 V - RECURSOS PARA OPERAÇÃO...

Leia mais

Manual do Usuário REV 2.0 MMD1 VSI VERSÃO 1.0 OPERAÇÃO

Manual do Usuário REV 2.0 MMD1 VSI VERSÃO 1.0 OPERAÇÃO Manual do Usuário REV 2.0 MMD1 VSI VERSÃO 1.0 OPERAÇÃO Parabéns! Você acaba de adquirir um produto de alta confiabilidade, projetado e construído dentro dos mais rígidos padrões de qualidade. A MEDLIQ

Leia mais

Espresso 3000 - Cod. M0S04159 - Edizione 1H10

Espresso 3000 - Cod. M0S04159 - Edizione 1H10 10 2 3 6 4 5 15 8 7 9 14 16 11 12 1 13 18 17 19 20 Espresso 3000 - Cod. M0S04159 - Edizione 1H10 PORTOGUÊS Espresso 3000 1) Interruptor geral 2) Luz de aviso de funcionamento ON: máquina ligada 3) Luz

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

Informações importantes sobre o produto. Informações de segu rança

Informações importantes sobre o produto. Informações de segu rança Informações importantes sobre o produto DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS Este produto contém bateria de alimentação integrada(não removível pelo usuário)que só deve ser substituída por profissionais qualificados.

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Acumuladores hidráulicos

Acumuladores hidráulicos Tipos de acumuladores Compressão isotérmica e adiabática Aplicações de acumuladores no circuito Volume útil Pré-carga em acumuladores Instalação Segurança Manutenção Acumuladores Hidráulicos de sistemas

Leia mais

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos Indústria - Cadastro de produtos O módulo indústria permite controlar a produção dos produtos fabricados pela empresa. É possível criar um produto final e definir as matérias-primas que fazem parte de

Leia mais

SOFTWARE DE GEOMETRIA ALINHADOR DIGITAL A LASER DIGIPRATIC

SOFTWARE DE GEOMETRIA ALINHADOR DIGITAL A LASER DIGIPRATIC MANUAL DE OPERAÇÃO SOFTWARE DE GEOMETRIA ALINHADOR DIGITAL A LASER DIGIPRATIC LINHA PESADA REVISÃO 00 1. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE -Com o veículo já posicionado no local de alinhamento (vala), fazer uma

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DA TRENA DIGITAL MODELO TN-1070

MANUAL DE INSTRUÇÕES DA TRENA DIGITAL MODELO TN-1070 MANUAL DE INSTRUÇÕES DA TRENA DIGITAL MODELO TN-1070 julho 2008 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do aparelho ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 1 2. REGRAS DE SEGURANÇA...

Leia mais

Usando o computador portátil GIGABYTE pela primeira vez. 2 Conecte o adaptador AC no conector de entrada DC no lado esquerdo do computador portátil.

Usando o computador portátil GIGABYTE pela primeira vez. 2 Conecte o adaptador AC no conector de entrada DC no lado esquerdo do computador portátil. Parabéns por adquirir um Notebook GIGABYTE. Este manual irá ajudá-lo a começar com a configuração do seu computador portátil. A configuração do produto final depende do modelo no momento da sua compra.

Leia mais

Ajuda On-line - Sistema de Central de Materiais Esterilizados. Versão 1.0

Ajuda On-line - Sistema de Central de Materiais Esterilizados. Versão 1.0 Ajuda On-line - Sistema de Central de Materiais Esterilizados Versão 1.0 Sumário Central de Materiais Esterilizados 3 1 Manual... de Processos - Central de Materiais Esterilizados 4 Fluxos do... Processo

Leia mais

Evolução Constante GUIA RÁPIDO ELETRODRIVE

Evolução Constante GUIA RÁPIDO ELETRODRIVE Evolução Constante GUIA RÁPIDO ELETRODRIVE STARA S.A. - INDÚSTRIA DE IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS AV. STARA, 519 CEP 99470-000 - Não-Me-Toque/RS - Brasil Telefone/Fax: (54) 3332-2800 e-mail: stara@stara.com.br

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

WT-1000 LED INDICADOR DE PESAGEM

WT-1000 LED INDICADOR DE PESAGEM WT-1000 LED INDICADOR DE PESAGEM Manual do usuário Rev0 21/03/2006 Índice 1 Funções das teclas Página 2 2 Operação Página 2 2.1 Carregando a Bateria Página 2 2.2 Zero Manual Página 3 2.3 Função de Tara

Leia mais

02/13 972-09-05 782259 REV.0. Fritadeira Inox 2,5L. Manual de Instruções SOMENTE SOMENTE PARA USO PARA DOMÉSTICO

02/13 972-09-05 782259 REV.0. Fritadeira Inox 2,5L. Manual de Instruções SOMENTE SOMENTE PARA USO PARA DOMÉSTICO 02/13 972-09-05 782259 REV.0 Fritadeira Inox 2,5L SOMENTE SOMENTE PARA USO PARA DOMÉSTICO USO DOMÉSTICO Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha da Fritadeira a óleo Britânia. Para garantir

Leia mais

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201 Atualização, Backup e Recuperação de Software Número de Peça: 405533-201 Janeiro de 2006 Sumário 1 Atualizações de Software Recebimento Automático de Atualizações de Software HP...................................

Leia mais

Climatizador de Ar Fresh Plus PCL703

Climatizador de Ar Fresh Plus PCL703 Climatizador de Ar Fresh Plus PCL703 Agradecemos sua preferencia por um produto da linha Lenoxx, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante ler atentamente este manual de instruções,

Leia mais

MANUAL DO PRODUTO APARELHO MULTIFUNÇÕES PARA UNHAS CÓD: 5867

MANUAL DO PRODUTO APARELHO MULTIFUNÇÕES PARA UNHAS CÓD: 5867 MANUAL DO PRODUTO APARELHO MULTIFUNÇÕES PARA UNHAS CÓD: 5867 ATENÇÃO Sob nenhuma circunstância abrir ou inspecionar os componentes internos do aparelho. Se for necessária uma inspeção, por favor, contate

Leia mais

Condições de Instalação e Uso

Condições de Instalação e Uso [M06 11102011] 1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA É muito importante que você leia atentamente todas as instruções antes de utilizar o produto, pois elas garantirão sua segurança. Condições de Instalação

Leia mais

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Sistemas Operacionais Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Conteúdo Programático CONTAS DE E GRUPOS DE O Microsoft Management Console - MMC Permissões de Segurança de um Console Contas de Usuários

Leia mais

Modelo CV-KLQ-LED-9. Manual de instruções

Modelo CV-KLQ-LED-9. Manual de instruções Modelo Manual de instruções Manual de instruções Índice Página Índice...2 1 Vista geral do aparelho...3 2 Notas importantes...5 3 Operação...7 3.1 Tomada do condutor de luz 7 3.2 Ligação à corrente...7

Leia mais

CÂMERA FILMADORA VEICULAR

CÂMERA FILMADORA VEICULAR CÂMERA FILMADORA VEICULAR Foto meramente Ilustrativa MANUAL DE INSTRUÇÕES Introdução: Obrigado por adquirir a Câmera Filmadora Veicular Ekins. Esta é uma poderosa ferramenta capaz de gravar vídeos com

Leia mais

GA-1 Dispositivo de Alarme de Separador de Massa Lubrificante Instruções de instalação e funcionamento

GA-1 Dispositivo de Alarme de Separador de Massa Lubrificante Instruções de instalação e funcionamento Labkotec Oy Myllyhaantie 6 FI-33960 PIRKKALA FINLAND Tel: +358 29 006 260 Fax: +358 29 006 1260 19.1.2015 Internet: www.labkotec.com 1/11 GA-1 Dispositivo de Alarme de Separador de Massa Lubrificante Copyright

Leia mais

séries JKW5 V5.0 Controlador Automático de Correção do Fator de Potência Manual de Operação

séries JKW5 V5.0 Controlador Automático de Correção do Fator de Potência Manual de Operação séries JKW5 V5.0 Controlador Automático de Correção do Fator de Potência Manual de Operação 1. Geral A série JKW5 de controlador automático de correção do fator de potência é utilizado para comandar automaticamente

Leia mais

Figura 1: Interface 3G Identech

Figura 1: Interface 3G Identech Sumário 1 INTRODUÇÃO...3 2 INSTALAÇÃO NO WINDOWS XP...5 3 INSTALAÇÃO NO WINDOWS VISTA...12 4 INSTALAÇÃO NO WINDOWS 7...18 5 CADASTRANDO OPERADORA...25 6 CONECTANDO NA INTERNET...27 7 SERVIÇO DE SMS...29

Leia mais

Comprador: Endereço: Cidade: Bairro: CEP: Revendedor: Fone: Data da venda: / / ID: P18407 - Rev. 1

Comprador: Endereço: Cidade: Bairro: CEP: Revendedor: Fone: Data da venda: / / ID: P18407 - Rev. 1 A instalação por outrem implicará em exclusão da garantia em decorrência de defeitos causados pela instalação inadequada. Somente técnico autorizado está habilitado a abrir, remover, substituir peças ou

Leia mais

COMO IMUNIZAR SEU PENDRIVE CONTRA VÍRUS. Introdução

COMO IMUNIZAR SEU PENDRIVE CONTRA VÍRUS. Introdução COMO IMUNIZAR SEU PENDRIVE CONTRA VÍRUS Introdução Os vírus de computador que infectam os pendrives sempre se infiltram pela raiz do mesmo, que é a primeira área onde o pendrive começa a ser utilizado,

Leia mais

Guia de Usuário Teclado sensível ao toque TM40

Guia de Usuário Teclado sensível ao toque TM40 Guia de Usuário Teclado sensível ao toque TM40 1 Índice Página Principal... 1 Menu... 3 Modo Anunciador... 9 Slide Show... 9 Planta Baixa... 9 Status... 9 Zona... 9 Info... 9 Menu.... 3 Funções de Segurança...

Leia mais

Dicas de Ecoeficiência. santander.com.br/sustentabilidade

Dicas de Ecoeficiência. santander.com.br/sustentabilidade Dicas de Ecoeficiência santander.com.br/sustentabilidade água Torneira aberta Cada minuto utilizado para escovar os dentes com a torneira aberta, é gasto de 12 a 20 litros de água. Por isso, recomenda-se

Leia mais