INFORMATIVO 27/10/ PÁG. 1/8

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INFORMATIVO 27/10/2010 - PÁG. 1/8"

Transcrição

1 27/10/ PÁG. 1/8

2 27/10/ PÁG. 2/8 PATRONO Guilherme de Almeida, o Príncipe dos Poetas Brasileiros, foi uma personalidade de destaque nos meios intelectuais e sociais. Ampliou o patrimônio cultural com suas obras como poeta, jornalista, cronista, tradutor, além de desenhista e profundo conhecedor de cinema. Toda sua obra, que demonstra seu grande amor pela nossa terra e particularmente pelo nosso Estado, justifica plenamente a opção de seu nome para o nosso colégio. O ideal do colégio é N O N D U C O R. D U C O (NÃO SOU CONDUZIDO. CONDUZO) que consta como lema do brasão paulista e que teve Guilherme de Almeida como co-autor. HISTÓRICO Em meados de 1979 um grupo de idealistas e sonhadores se une e funda o Colégio Guilherme de Almeida que iniciou suas atividades em 1980, com 22 alunos da 1ª série do 1ºgrau. O local de fácil acesso foi escolhido por ser uma chácara bem arborizada, aconchegante e com espaço suficiente para o crescimento da escola. Em 1984, o trabalho e o esforço conjuntos já davam sinais de sucesso, levando o colégio à sua 1ª reforma com a construção de novas salas de aula. Para melhor atender a crescente procura, resposta da sociedade a um trabalho de muita qualidade dos educadores do Colégio Guilherme de Almeida, foi inaugurado o seu primeiro prédio em Em 1997 iniciou-se a construção do Centro Cultural e Esportivo no prédio anexo, adequado aos novos tempos, oferecendo condições a seus alunos de ampliarem suas atividades culturais e esportivas.

3 27/10/ PÁG. 3/8 I ) NOSSA VISÃO Conhecimento do acervo cultural passado e presente, dos valores morais perenes em qualquer época ou local, com capacitação para compreensão, análise e crítica da atualidade, e construção de um futuro mais justo. II ) MISSÃO Aprender a conhecer, fazer, ser e viver juntos. III ) VALORES - Cognitivos: Reflexão, iniciativa, flexibilidade, adaptação às novas situações, criatividade. - Morais: Humildade, Honestidade, Humanidade, Humor. IV ) PROPOSTA PEDAGÓGICA A Escola tem sua proposta educacional inspirada nos princípios de liberdade e solidariedade humana, destinada à formação da criança, do adolescente e do adulto, visando seu pleno desenvolvimento, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, através da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. V ) CURSOS OFERECIDOS - Educação Infantil: - Mini-maternal: 2 anos - Maternal: 3 anos - Pré I: 4 anos - Pré II: 5 anos Obs.: Idades fixadas de acordo com a lei vigente. - Ensino Fundamental - 1º ao 9º ano - Ensino Médio - Período Integral opcional para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental. VI ) DESCRIÇÃO DOS CURSOS E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO A - Educação Infantil. Além das disciplinas básicas, oferecemos Ballet, Judô, Natação, Ginástica Olímpica, Educação Musical, Educação Artística, Culinária, Informática e Inglês (a partir dos 4 anos). Não nos prendemos a uma metodologia específica. Temos como objetivo principal, na Educação Infantil, o desenvolvimento integral da criança até 5 anos, em seus aspectos físico, psicológico e intelectual, preparando-a para uma harmoniosa convivência social. Utilizamos apostilas e materiais pedagógicos específicos. Horário: - manhã: das 8h às 11h50 - tarde: das 13h30 às 17h20 B Ensino Fundamental. Busca a formação para o exercício da cidadania, fornecendo meios para os jovens progredirem no trabalho e em estudos posteriores.

4 27/10/ PÁG. 4/8 Além das disciplinas básicas, incluímos a Informática, Ginástica Olímpica, Natação, Educação Musical, Educação Artística, Inglês e Espanhol, conforme o ano. Participamos anualmente das Olimpíadas de Matemática, Astronomia e Astronáutica, Química e Redação. Oferecemos também atividades complementares como teatro, escolas de esportes, ballet, ginástica olímpica e geral, e participação em campeonatos de diversas modalidades esportivas. Horário: - manhã: das 7h20 às 12h - tarde: das 13h15 às 17h55 Obs.: Alguns dias da semana, conforme horário disponível, os alunos da manhã saem às 12h50 e os da tarde às 18h45. C - Período Integral. O período complementar, à tarde, é oferecido para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Inclui almoço, lanche da tarde, período para realização de tarefas, Judô, Expressão Corporal, Ginástica Olímpica, Recreação e Natação. Horário: após aulas da manhã até 17h30. D - Ensino Médio. O Ensino Médio conta com o SAVE Serviço de Atendimento ao Vestibulando que promove palestras com profissionais de diferentes áreas, visitas às universidades, curso de aprofundamento, orientação e auxílio nas inscrições para vestibulares nas diferentes instituições de ensino superior. Com ampla carga horária, privilegia todas as áreas do conhecimento: humanas, biológicas e exatas. Inclui, além das disciplinas básicas, o Espanhol, Filosofia e Sociologia. Horário: - manhã: 7h15 às 13h40 e 3 dias da semana em período integral, dependendo da série. VII ) PERFIL DO CORPO DOCENTE Professores com formação específica, em constante capacitação e acompanhamento da coordenação pedagógica para todos os segmentos escolares. VIII ) PROJETOS A - Projeto C R E R: (Comunicação, Respeito, Estima, Raízes) O Projeto CRER trabalhar com textos e livros que levem os alunos à introspecção e à reflexão dos valores humanos, partindo de suas próprias raízes, indo ao encontro de uma harmoniosa convivência com seus semelhantes e a natureza. B - Projeto Ação: Solidária e Voluntária. Os alunos, desde o 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, estão envolvidos com entidades carentes da comunidade, com trabalho solidário e voluntário, a fim de adquirirem 2 aspectos fundamentais para a sua formação. O primeiro, Pessoal : o enriquecimento do seu Ser, oferecendo condições de aquisição de autoconfiança, de determinação, de auto-realização e de auto-estima acima de tudo. O segundo: O exercício de cidadania. Praticar o participar com iniciativa, com responsabilidade e compromisso para o bem comum. Como consequência, adquirirá enriquecimento pessoal e bagagem para o seu futuro na vida profissional, que exigirá deles habilidades de autogestão, co-gestão e heterogestão. Pelo Projeto Ação, o Colégio Guilherme de Almeida já conquistou o selo da ESCOLA SOLIDÁRIA (2003, 2005, 2007 e 2009) em consonância com o Ministério da Educação e UNESCO.

5 27/10/ PÁG. 5/8 C - Projeto: Educação Ambiental Todos os membros escola, inclusive os funcionários, trabalham para o projeto de reciclagem. Os alunos, a partir do 1º ano desenvolvem atividades para a preservação e melhoria do meio ambiente. D - Projeto: Empreendedorismo. É um programa de formação de atitudes empreendedoras, que procura desenvolver nos jovens habilidades para: - montar projetos; - trabalhar em equipe; - trabalhar a persistência; - desenvolver a criatividade; - a liderança, e - atuar com versatilidade. IX ) EVENTOS ANUAIS PERMANENTES - Aniversário do colégio(16/04) com Dia da Excelência Acadêmica - Festa do Dia das Mães - JOGA Jogos Olímpicos do GA - Festa Junina - Festa do Dia dos Pais - Fórum de Profissões / visita às universidades - Semana da criança - A Arte em Movimento - Feira Cultural - Momentos Poéticos / Sarau Literário - Festa do Livro 1º ano - Apresentações do Coral, da Oficina Musical, de Ginástica Olímpica, de Natação, de Judô e de Teatro - Participação nas Olimpíadas de Matemática, Física, Química, Astronomia e Astronáutica - Concurso de Redação - Comemorações culturais - Campanhas Beneficentes - Estudos do Meio - Natal Solidário - Festa de encerramento da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. - Formatura Colação de Grau (Pré II, 9º ano do Ens. Fundamental e 3ª série do Ensino Médio). X ) SISTEMA DE AVALIAÇÃO A verificação da aprendizagem do aluno no Colégio Guilherme de Almeida é contínua, e inclui vários instrumentos como avaliações escritas com questões subjetivas e/ou objetivas, leituras, trabalhos em grupo e/ou individuais, leituras paralelas e outras. A média para aprovação é 6,0. Logo que é detectada uma dificuldade, inicia-se o processo de recuperação durante a aula, podendo o aluno, se necessário, ser convocado fora do período de aula. Levamos em conta para promoção, o crescimento do aluno e seu aproveitamento global. São realizados encontros trimestrais entre pais e mestres, agendados no calendário anual distribuído no início do período letivo.

6 27/10/ PÁG. 6/8 XI ) ESTRUTURA FÍSICA Nosso site institucional presta serviços para a Família GA e colaboradores. O usuário cadastrado, por meio de sua senha pode acessar às informações sobre o aproveitamento dos alunos, os comunicados e interagir também por com o Colégio para informações adicionais, sugestões ou críticas. Nosso espaço físico é distribuído em: 1) Administrativo (Secretaria, Editoração, CPD, Tesouraria e Diretoria), 2) Pedagógico (Sala dos professores, 4 salas de Coordenadores, 5 salas de atendimento e Diretoria), 3) Enfermaria, 4) 33 salas de aula, 5) Centro Multimídia informatizado, equipado com micros conectados com a Internet 24h e mais: livros, CD-Rom s e DVDs, 6) Laboratório de Informática, bem como de outras disciplinas, com data-show e lousa digital, 7) Sala hightech com data-show, computadores e lousa digital, 8) 2 laboratórios de Física, Química e Biologia, 9) Sala preparatória para laboratório, 10) Piscina semi-olímpica coberta e aquecida; 11) 1 Quadra esportiva coberta e 2 descobertas, 12) Sala de Expressão Corporal, 13) Sala de Ginástica Olímpica, 14) Sala de Judô, 15) Sala de Música, 16) Sala de Arte, 17) Auditório, 18) Área de recreação infantil, 19) Brinquedoteca, 20) Sala do soninho, 21) Sala de Leitura, 22) Refeitório para alunos, 23) Cozinha, 24) Refeitório para Funcionários, 25) Sala de descanso para funcionários, 26) Cantina (terceirizada) XII ) MATERIAL ESCOLAR No início do ano letivo, cada aluno receberá sua lista de material que poderá ser adquirido na escola, se o responsável assim o desejar. A - Educação Infantil: Usamos Apostilas Anglo, Apostila GA, livros e materiais didáticos e paradidáticos, e brinquedos educativos. B - Ensino Fundamental (1º ao 9º ano): Apostilas Anglo, Apostila GA, livros e materiais didáticos e paradidáticos, e Jornal Mundo (9º ano). C - Ensino Médio: Apostilas Anglo, Apostila GA, livros paradidáticos e jornal Mundo.

7 27/10/ PÁG. 7/8 XIII ) NORMAS E REGULAMENTOS A - Frequência: A partir do Ensino Fundamental a frequência mínima obrigatória é 75%. B - Saída do colégio: Os alunos só saem do colégio com autorização prévia dos pais. Saídas antecipadas devem ser evitadas pois interferem no processo de aprendizagem dos alunos. Se necessárias, devem ser solicitadas pelo responsável por escrito (via agenda escolar). C - Atrasos: Os atrasos interferem na aprendizagem e portanto devem ser evitados. Caso o aluno atrase, perderá a 1ª aula. Após quatro atrasos no trimestre o responsável pelo aluno é convocado pela coordenação. Recomendamos que o aluno chegue 10 minutos antes do início das aulas. D - Uniforme: O uso do uniforme exclusivo do Guilherme de Almeida é obrigatório, contando com as opções conforme a estação do ano: - agasalho de tactel / helanca; - camiseta / camisa; - bermuda tactel / helanca; - blusão de moletom; - tênis branco, cinza ou azul marinho (solado branco ou látex). Observação: - Qualquer agasalho extra deverá estar sob o blusão de moletom e não estar visível. - Na piscina, além do maiô e sunga, é obrigatório o uso da touca e roupão, exclusivos do Guilherme de Almeida. E - Agenda Escolar: Veículo de comunicação entre os pais e o colégio, a agenda é obrigatória para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Ela deverá ser adquirida na escola e acompanhada sistematicamente pelos responsáveis. XIV - PERMANÊNCIA NA ESCOLA É permitida uma tolerância de 30 minutos antes e depois das aulas ou atividades desenvolvidas pelo aluno. Após este horário será cobrada uma taxa extra no valor R$ 15,00 por hora ou fração. XV - PROVA SUBSTITUTIVA O aluno que perder a prova deverá requerer a substitutiva na secretaria, no prazo de 24 horas, mediante justificativa e/ou atestado médico e pagamento de uma taxa por disciplina. XVI - INÍCIO DAS MATRÍCULAS Data: a partir de 20 de outubro de 2010 Local: Secretaria Horário: das 9h às 18h30

8 27/10/ PÁG. 8/8 A ) Processo de admissão de alunos novos: Serão aplicadas as avaliações de Português e Matemática a partir do 6º ano como processo seletivo. No ato da matrícula, o aluno deverá apresentar boletim do ano anterior para que se verifique a necessidade de adaptação de alguma disciplina que compõe a nossa grade curricular. B ) Anuidade: A anuidade está dividida em matrícula mais 11 ou 12 parcelas de acordo com a opção do responsável, a serem pagas sucessivamente no dia 07 de cada mês, a partir de janeiro de C ) Procedimentos: - Preenchimento do requerimento, ficha cadastral e contrato de prestações de serviços, - Pagamento da parcela referente à matrícula, - Entrega dos documentos abaixo especificados. D ) Documentos necessários Alunos Novos: Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental: - 1 foto 3 x 4 - Cópias: da Certidão de Nascimento (acompanhado do original), do CPF e do RG do responsável financeiro e Co-responsável financeiro, do comprovante de residência, da Carteira de Vacinação atualizada. - Atestado Médico para Educação Física e Natação (renovação a cada 3 meses). Ensino Fundamental do 2º ao 9º anos: - 1 foto 3 x 4 - Declaração de Transferência que deverá ser substituída pelo Histórico Escolar até 15 de abril ou 30 dias após efetuada a matrícula. - Cópias: do Boletim de 2010, da Certidão de Nascimento, do RG do aluno, do CPF e do RG do responsável financeiro e Co-responsável financeiro, do comprovante de residência. da Carteira de vacinação atualizada. - Atestado Médico para Educação Física e Natação (renovação a cada 3 meses). Ensino Médio: - 1 foto 3 x 4 - Declaração de Transferência que deverá ser substituída pelo Histórico Escolar até 15 de abril ou 30 dias após efetuada a matrícula. - Cópias: do Boletim de 2010, da Certidão de Nascimento, do RG do aluno, do CPF e do RG do responsável financeiro e Co-responsável financeiro, do comprovante de residência. - Atestado Médico para Educação Física e Natação (renovação a cada 3 meses).

22/12/2014 a 09/01/2015 Secretaria / Tesouraria FECHADAS

22/12/2014 a 09/01/2015 Secretaria / Tesouraria FECHADAS BOLETIM INFORMATIVO 2015 Título: PROCESSO DE MATRÍCULA Unidade Organizacional: COLÉGIO REGINA MUNDI Objetivo: Esclarecer dúvidas correlacionadas ao processo de matrícula nas escolas da Rede Santa Paulina.

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL. Horário: Manhã: 7h40min às 11h50min Tarde: 13h às 17h10min

EDUCAÇÃO INFANTIL. Horário: Manhã: 7h40min às 11h50min Tarde: 13h às 17h10min EDUCAÇÃO INFANTIL Horário: Manhã: 7h40min às 11h50min Tarde: 13h às 17h10min Minimaternal - Maternal Infantil I Infantil II (para crianças que completam respectivamente 2, 3, 4 e 5 anos de idade até 30/junho

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULA. a) Período de matrícula dos cursos Maternal Edc. Infantil Ens. Fundamental: 1º ao 5º ano 07/12/2012 Grupo I ao V 10/12/2012

EDITAL DE MATRÍCULA. a) Período de matrícula dos cursos Maternal Edc. Infantil Ens. Fundamental: 1º ao 5º ano 07/12/2012 Grupo I ao V 10/12/2012 Panda Orientação Escolar Rua Praia de Itapuã Q-10, Lote 01 Vilas do Atlântico Lauro de Freitas Ba 071-3379-3856 / Fax: 071-3379-7850 / cel.: 071-8794-0030 E-mail : pandaoe@gmail.com EDITAL DE MATRÍCULA

Leia mais

Informações gerais Colégio Decisão

Informações gerais Colégio Decisão 1 Informações gerais Colégio Decisão 2 Carta da Diretora Colégio Decisão Venha, que estamos de portas abertas para você. Carta da Direção Prezados país e responsáveis, A Organização de uma escola pede

Leia mais

M.A.P.A. 2014. ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano)

M.A.P.A. 2014. ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) M.A.P.A. 2014 MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) Organização Curricular Língua Portuguesa Matemática Ciências História Geografia Ciências Sociais Arte Educação Física

Leia mais

GUIA DO ALUNO 2014. INFORMAÇÕES GERAIS Educação Infantil e 1º Ano SEDE HORTO

GUIA DO ALUNO 2014. INFORMAÇÕES GERAIS Educação Infantil e 1º Ano SEDE HORTO GUIA DO ALUNO 2014 INFORMAÇÕES GERAIS Educação Infantil e 1º Ano SEDE HORTO INÍCIO DAS AULAS Berçário e Integral: 6 de janeiro (2ª feira) HORÁRIO DE AULAS Educação Infantil: Ens. Fundamental - 1º Ano:

Leia mais

Matrículas 2015. O Colégio Maria Auxiliadora oferece: Educação Infantil - 3 aos 5 anos. Ensino Fundamental de 9 anos - 1ª a 8ª série.

Matrículas 2015. O Colégio Maria Auxiliadora oferece: Educação Infantil - 3 aos 5 anos. Ensino Fundamental de 9 anos - 1ª a 8ª série. Matrículas 2015 O Colégio Maria Auxiliadora, espaço privilegiado de formação humana e acadêmica, integra a rede de Escolas Notre Dame. Os princípios educacionais ND e a vivência dos valores cristãos alicerçam

Leia mais

Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2016.

Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2016. Vitória/ES, 02 de outubro de 2015. Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2016. Senhores Pais ou Responsáveis, Informamos que o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais

Leia mais

Educação Profissional Cursos Técnicos. Regulamento de Estágio Supervisionado

Educação Profissional Cursos Técnicos. Regulamento de Estágio Supervisionado Educação Profissional Cursos Técnicos Regulamento de Estágio Supervisionado CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente Regulamento de Estágio Supervisionado refere-se à formação do aluno

Leia mais

INSTITUTO NOSSA SENHORA DA PIEDADE UNIDADE JACAREPAGUÁ EDITAL DE SONDAGEM PARA INGRESSO - DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO 1º ANO DO ENS. Fundamental - 2015

INSTITUTO NOSSA SENHORA DA PIEDADE UNIDADE JACAREPAGUÁ EDITAL DE SONDAGEM PARA INGRESSO - DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO 1º ANO DO ENS. Fundamental - 2015 2 EDITAL DA SONDAGEM PARA INGRESSO NO INSTITUTO NOSSA SENHORA DA PIEDADE O Instituto Nossa Senhora da Piedade é uma escola acolhedora e atualizada, cuja preocupação é preparar seus alunos para o futuro.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 211/2005-CEPE/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 211/2005-CEPE/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 211/2005-CEPE/UNICENTRO Aprova o Regulamento de Estágio do Curso de Turismo da Universidade Estadual do Centro- Oeste, UNICENTRO. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO:

Leia mais

Orientações Gerais para o Ano de 2015

Orientações Gerais para o Ano de 2015 Orientações Gerais para o Ano de 2015 Calendário Escolar 2015 - Início das aulas: 9 de fevereiro - Horário de entrada e saída: Pré II da Educação Infantil e 1ºao 5º ano do Ensino Fundamental I Turno da

Leia mais

Colégio São Judas Tadeu Rua Clarimundo de Melo, 79 - Encantado - RJ Fone +55 (21) 3296-5000

Colégio São Judas Tadeu Rua Clarimundo de Melo, 79 - Encantado - RJ Fone +55 (21) 3296-5000 ENSINO FUNDAMENTAL I DO 1º AO 5º ANO Horário: 13 às 17:30h Atividades Curriculares Aulas de Português, Leitura e Interpretação, Redação, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Informática, Inglês,

Leia mais

EDITAL PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS COLÉGIO AGOSTINIANO SÃO JOSÉ 2014

EDITAL PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS COLÉGIO AGOSTINIANO SÃO JOSÉ 2014 EDITAL PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS COLÉGIO AGOSTINIANO SÃO JOSÉ 2014 EDITAL DO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS DO COLÉGIO AGOSTINIANO SÃO JOSÉ O Diretor do Colégio Agostiniano São José, Padre

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE PEDAGOGIA, LICENCIATURA REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais O presente documento

Leia mais

Orientações Gerais APRESENTAÇÃO

Orientações Gerais APRESENTAÇÃO Orientações Gerais Sacramentinas APRESENTAÇÃO Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96 e o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Educação Infantil da nossa escola se propõe a desenvolver

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

Faculdade Adventista da Bahia CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Faculdade Adventista da Bahia CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Faculdade Adventista da Bahia CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Regulamento de S ACADE MICO-CIENTI FICO-CULTURAIS (AACC) Cachoeira Bahia 2013 REGULAMENTO DAS S ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS PARA O CURSO

Leia mais

Projeto Inovaeduc Perguntas Frequentes

Projeto Inovaeduc Perguntas Frequentes Projeto Inovaeduc Perguntas Frequentes 1) O que é o projeto Inovaeduc? O projeto Inovaeduc é um projeto pedagógico / educacional que contempla um conjunto de soluções tecnológicas educacionais que objetivam

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE BÍBLICA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS FABAD PINDAMONHANGABA, SP, 2012 1 INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A BIBLIOTECA Função: Atender à comunidade acadêmica em suas necessidades bibliográficas

Leia mais

COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas / 2013

COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas / 2013 COLÉGIO ACLIMAÇÃO Normas Internas / 2013 Normas Internas 2013 *Objetivos Gerais: Nosso objetivo á desenvolver a construção do conhecimento das competências e habilidades, a formação dos valores éticos

Leia mais

LEI Nº 2.581/2009. O Prefeito Municipal de Caeté, Minas Gerais, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte Lei:

LEI Nº 2.581/2009. O Prefeito Municipal de Caeté, Minas Gerais, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte Lei: LEI Nº 2.581/2009 DISPÕE SOBRE O PLANO DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE CAETÉ. O Prefeito Municipal de Caeté, Minas Gerais, faz saber que a Câmara Municipal

Leia mais

AVALIAÇÃO MASTER ( avaliação de conhecimento e descontos ) - AVALIAÇÃO INTERNA (alunos da escola) : 13 de novembro horário de aula

AVALIAÇÃO MASTER ( avaliação de conhecimento e descontos ) - AVALIAÇÃO INTERNA (alunos da escola) : 13 de novembro horário de aula 2015 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA Alunos Novos - Fotocópia de Certidão de Nascimento - Atestado de Transferência ou Histórico Escolar - Fotocópia do RG e do CPF ( para 3ª série do Ensino Médio

Leia mais

1 - Nome do projeto de responsabilidade social: Fundação CNA. 2 De que forma e por qual área da empresa o projeto é conduzido?

1 - Nome do projeto de responsabilidade social: Fundação CNA. 2 De que forma e por qual área da empresa o projeto é conduzido? 1 - Nome do projeto de responsabilidade social: Fundação CNA 2 De que forma e por qual área da empresa o projeto é conduzido? O projeto nasceu em 2002, por iniciativa do presidente do CNA, Luiz Nogueira

Leia mais

1. Cursos Técnicos 2. Normas e Procedimentos 3. Processo Avaliativo 4. Normas e Procedimentos Financeiros 5. Serviços 6. Horário de Abertura e

1. Cursos Técnicos 2. Normas e Procedimentos 3. Processo Avaliativo 4. Normas e Procedimentos Financeiros 5. Serviços 6. Horário de Abertura e 1. Cursos Técnicos 2. Normas e Procedimentos 3. Processo Avaliativo 4. Normas e Procedimentos Financeiros 5. Serviços 6. Horário de Abertura e Fechamento da Factum 7. Controle de Acesso MENSAGEM DE BOAS-VINDAS

Leia mais

PREFEITURA DE NOVA VENÉCIA-ES SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO PORTARIA Nº 1612 DE 06 DE FEVEREIRO DE 2015.

PREFEITURA DE NOVA VENÉCIA-ES SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO PORTARIA Nº 1612 DE 06 DE FEVEREIRO DE 2015. PORTARIA Nº 1612 DE 06 DE FEVEREIRO DE 2015. DISPÕE SOBRE O FUNCIONAMENTO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DAS UNIDADES DE ENSINO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE NOVA VENÉCIA-ES

Leia mais

Setor: da Ed. Infantil ao Ensino Médio

Setor: da Ed. Infantil ao Ensino Médio Mogi das Cruzes, 24 de janeiro de 2013. Setor: da Ed. Infantil ao Ensino Médio Aruã Ref.: Início do ano letivo - informações Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.

Leia mais

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2016

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2016 PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2016 EDUCAÇÃO INFANTIL AO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL O Colégio Recanto, em conformidade com os dispositivos legais vigentes, torna público o

Leia mais

Prezado calouro, Conheça os serviços do CEULJI/ULBRA: AUTOATENDIMENTO. Acesse o site www.ulbra.br/jiparana

Prezado calouro, Conheça os serviços do CEULJI/ULBRA: AUTOATENDIMENTO. Acesse o site www.ulbra.br/jiparana Prezado calouro, Objetivando facilitar sua vida acadêmica, o CEULJI/ULBRA lançou o Manual do Calouro, um guia com os principais serviços oferecidos pela Instituição através do site ou Central de Atendimento.

Leia mais

ATIVIDADES ACADÊMICO CIENTÍFICO CULTURAIS CARGA HORÁRIA 40 HORAS REGULAMENTO

ATIVIDADES ACADÊMICO CIENTÍFICO CULTURAIS CARGA HORÁRIA 40 HORAS REGULAMENTO ATIVIDADES ACADÊMICO CIENTÍFICO CULTURAIS CARGA HORÁRIA 40 HORAS Memo03/15- Coordenação REGULAMENTO Este regulamento padroniza a realização das atividades Acadêmico-Científico Culturais, necessárias para

Leia mais

M.A.P.A. 2014 Manual de Apoio aos Pais e Alunos

M.A.P.A. 2014 Manual de Apoio aos Pais e Alunos Organização Curricular Língua Portuguesa Matemática Ciências História Geografia Ciências Sociais Arte Educação Física Inglês Espanhol Música Informática Composição do material M.A.P.A. 2014 Manual de Apoio

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre Caro Candidato, Este é o manual do processo seletivo para o 2º. semestre de 2015 para os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras-Língua Portuguesa

Leia mais

Manual para pais e alunos 2014

Manual para pais e alunos 2014 Manual para pais e alunos 2014 Quem foi Jean Piaget? Colégio Jean Piaget Jean Piaget O que pensou Desenvolveu a epistemologia genética uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TERESINA

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TERESINA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TERESINA Rua Lizandro Nogueira, 1536 - Centro. Telefone: (0xx86)3215-7639 CEP.: 64.000-200 - Teresina Piauí E-Mail: semec.cme@teresina.pi.gov.br PARECER CME/THE Nº. 002/2009

Leia mais

Escola Municipal Padre Jaime Antunes de Souza Educação Infantil Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano

Escola Municipal Padre Jaime Antunes de Souza Educação Infantil Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano Escola Municipal Padre Jaime Antunes de Souza Educação Infantil Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano Escola M. Padre Jaime A. de Souza Educação: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO com COMPROMISSO E investimento Email:

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº02/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROJETO PRONERA/INCRA/UECE

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº02/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROJETO PRONERA/INCRA/UECE CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº02/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROJETO PRONERA/INCRA/UECE 1. PROJETO PRONERA/INCRA/UECE SELECIONA CANDIDATOS PARA DIVERSOS PERFIS O projeto PRONERA/INCRA/UECE convênio

Leia mais

ESCOLA DE ENFERMAGEM REGIMENTO

ESCOLA DE ENFERMAGEM REGIMENTO ESCOLA DE ENFERMAGEM REGIMENTO Organização Administrativa e Técnica TÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E TÉCNICA CAPÍTULO I DA ESTRUTURA FUNCIONAL Art. 7º A organização administrativa e técnica da

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES DESTE CAMPUS EM: VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES DESTE CAMPUS EM: VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES DESTE CAMPUS EM: VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS Artigo 1º - Visita técnica é atividade complementar dos componentes curriculares dos cursos

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA MISSÃO: FORMAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS, SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS E APTOS A PROMOVEREM AS TRANSFORMAÇÕES FUTURAS. ESTÁGIO SUPERVISIONADO LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA

Leia mais

Curso Nível Dia/Horário Carga Horária Vagas. Extensão. Extensão Presencial

Curso Nível Dia/Horário Carga Horária Vagas. Extensão. Extensão Presencial COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO Edital Nº 08/2016 PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE EXTENSÃO, NO DO - IFSP O Campus Barretos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, em conformidade

Leia mais

MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. RESOLUÇÃO CME nº.01/2015

MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. RESOLUÇÃO CME nº.01/2015 MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO CME nº.01/2015 Fixa normas para a Autorização de Funcionamento de Unidades Educativas Municipais do Ensino Fundamental, do Sistema Municipal

Leia mais

Considerações Finais 08. Av. Central Bloco 990/1120 Lote 1020 Loja 02 Núcleo Bandeirante Brasília DF - Tel: 3386-2422

Considerações Finais 08. Av. Central Bloco 990/1120 Lote 1020 Loja 02 Núcleo Bandeirante Brasília DF - Tel: 3386-2422 SUMÁRIO Apresentação 03 Introdução 03 Equipe e Coordenação de Curso 03 Estrutura Física e Material de Uso na central de Tutoria 04 Calendário da tutoria 04 Produção e Veiculação do Material Didático 05

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Nutrição é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 002/2008

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 002/2008 ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA Secretaria Municipal de Recursos Humanos PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº 002/2008 A Prefeitura Municipal de Colatina ES, através do Secretário

Leia mais

ESCOLA OFFICINA DO SABER. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar)

ESCOLA OFFICINA DO SABER. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar) ESCOLA OFFICINA DO SABER DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar) O aluno, razão de ser da escola, tendo em vista o seu próprio crescimento e o dos seus colegas, procurará sempre

Leia mais

CATL-Oficina da Criança

CATL-Oficina da Criança Santa Casa da Misericórdia Mértola Centro Infantil Toda A CRIANÇA É UM ARTISTA AO SEU MODO. Precisamos oferecer um monte de possibilidades muitos materiais, muitas linguagens, pois possuir muitas linguagens

Leia mais

Faculdade de São Paulo. Regimento do ISE

Faculdade de São Paulo. Regimento do ISE Faculdade de São Paulo Regimento do ISE 2 INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO (ISE) Art. 1. O Instituto Superior de Educação ISE é o órgão responsável pela supervisão dos cursos de licenciatura, zelando pela

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO UNIFESP ESCOLA PAULISTA DE POLÍTICA, ECONOMIA E NEGÓCIOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO UNIFESP ESCOLA PAULISTA DE POLÍTICA, ECONOMIA E NEGÓCIOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO UNIFESP ESCOLA PAULISTA DE POLÍTICA, ECONOMIA E NEGÓCIOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Osasco Setembro de 2015 CAPÍTULO

Leia mais

MANUAL DO ALUNO (A) ATIVIDADES COMPLEMENTARES/ESTUDOS INDEPENDENTES

MANUAL DO ALUNO (A) ATIVIDADES COMPLEMENTARES/ESTUDOS INDEPENDENTES A formação complementar é fruto da participação do aluno, durante o período de realização do seu curso superior, em atividades que não estão inseridas na grade curricular, mas que reconhecidamente contribuem

Leia mais

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL Regulamento das Atividades Complementares

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL Regulamento das Atividades Complementares CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL Regulamento das Atividades Complementares 1 CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL Regulamento das Atividades Complementares As atividades

Leia mais

Norma IV Funcionamento da Componente de Apoio à Família

Norma IV Funcionamento da Componente de Apoio à Família Norma I Enquadramento Institucional A ABLA é uma IPSS e ONGD de inspiração cristã evangélica criada em 1984 por beneméritos alemães. A Associação dispõe de múltiplas respostas sociais para todas as gerações

Leia mais

PALAVRA DO REITOR. A Universidade de Taubaté - UNITAU - tem uma longa e bem conhecida tradição nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

PALAVRA DO REITOR. A Universidade de Taubaté - UNITAU - tem uma longa e bem conhecida tradição nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. PARTE 1 1. CURSOS A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ 6 2. INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO EAD UNITAU 7 2.1. Período 7 2.2. Formas e locais da inscrição 7 2.3. Taxa de inscrição 7 2.4. Observações

Leia mais

Ensino Médio Cursos Extracurriculares 2015

Ensino Médio Cursos Extracurriculares 2015 Ensino Médio Cursos Extracurriculares 2015 2 O Colégio Santa Maria oferece diversos cursos extracurriculares para as diferentes faixas etárias que visam e favorecem o desenvolvimento de habilidades esportivas,

Leia mais

EDITAL 006/2013 DG/CEPR

EDITAL 006/2013 DG/CEPR EDITAL 006/2013 DG/CEPR CONCESSÃO DE VAGAS GRATUITAS POR PROCESSO SELETIVO ELETRÔNICO (VIA INTERNET) PARA A 1ª SÉRIE (ANO) DO CURSO BÁSICO DO CENTRO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS (CELEM) PARA O ANO

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULA - 2016

EDITAL DE MATRÍCULA - 2016 EDITAL DE MATRÍCULA - 2016 A Diretoria do Colégio Presbiteriano Mackenzie São Paulo, no uso de suas atribuições, publica o presente Edital que regulamenta a RENOVAÇÃO de matrículas de seus alunos para

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CURSO DE FISIOTERAPIA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE FISIOTERAPIA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Fixa normas para o funcionamento das Atividades Complementares no Curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Anápolis UniEVANGÉLICA.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE HISTÓRIA, LICENCIATURA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO-OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais O presente documento

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS NO COLÉGIO SANTO AGOSTINHO UNIDADE BELO HORIZONTE 2015

EDITAL DO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS NO COLÉGIO SANTO AGOSTINHO UNIDADE BELO HORIZONTE 2015 EDITAL DO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS NO COLÉGIO SANTO AGOSTINHO UNIDADE BELO HORIZONTE 2015 O DIRETOR DO COLÉGIO SANTO AGOSTINHO BH, Francisco Angel Morales Cano, no uso de suas atribuições regimentais

Leia mais

REGIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO

REGIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO REGIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO Res. CONSUN nº 49/03, 10/12/03 Art. 1 o O presente documento objetiva fornecer as orientações

Leia mais

Conforme REGIMENTO ESCOLAR, seguem informações importantes para o ano letivo 2015.

Conforme REGIMENTO ESCOLAR, seguem informações importantes para o ano letivo 2015. INFORMATIVO ESCOLAR Conforme REGIMENTO ESCOLAR, seguem informações importantes para o ano letivo 2015. PROFISSIONAIS EXPERIENTES Contamos com uma equipe de profissionais capacitados e qualificados para

Leia mais

INFORMATIVO PROCESSO DE SELEÇÃO - 2015 Ensinos Fundamental I, II e Médio

INFORMATIVO PROCESSO DE SELEÇÃO - 2015 Ensinos Fundamental I, II e Médio INFORMATIVO PROCESSO DE SELEÇÃO - 2015 Ensinos Fundamental I, II e Médio Estimados Pais e/ou Responsáveis, É motivo de satisfação para nós a escolha para o processo de parceria na educação de seu(sua)

Leia mais

PROJETO DE REFORMULAÇÃO DO ZUMBI DOS PALMARES PRÉ-VESTIBULAR POPULAR

PROJETO DE REFORMULAÇÃO DO ZUMBI DOS PALMARES PRÉ-VESTIBULAR POPULAR PROJETO DE REFORMULAÇÃO DO ZUMBI DOS PALMARES PRÉ-VESTIBULAR POPULAR Colaboradores: Carlos Morrudo Filho Marcos Paulo Padoim Homem Natália Souza Silva Viamão 2011 Índice 1 INTRODUÇÃO 2 OBJETIVO GERAL 3

Leia mais

ASSOCIAÇÃO RONDONIENSE DE ENSINO SUPERIOR FATEC FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E DE TECNOLOGIA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 02/2013

ASSOCIAÇÃO RONDONIENSE DE ENSINO SUPERIOR FATEC FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E DE TECNOLOGIA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 02/2013 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 02/2013 A FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E DE TECNOLOGIA DE RONDÔNIA/FATEC-RO, mantida pela Associação Rondoniense de Ensino Superior/ARES, por meio da Comissão Especial

Leia mais

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS O componente curricular denominado Atividades Acadêmico-Científico- Culturais foi introduzido nos currículos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE URAÍ

PREFEITURA MUNICIPAL DE URAÍ EDITAL 001/2015 O Prefeito do Município de Uraí-Pr, Sérgio Henrique Pitão, no uso de suas atribuições legais, e a Comissão Examinadora nomeada pela Portaria Municipal n.º 053/2015, no uso de suas atribuições

Leia mais

COLÉGIO MÃE DE DEUS. Quem vive aprendendo, sabe como Ensinar. Calendário Escolar -Ano Letivo -2016

COLÉGIO MÃE DE DEUS. Quem vive aprendendo, sabe como Ensinar. Calendário Escolar -Ano Letivo -2016 A D Á N R E IO L C ESCOLAR COLÉGIO MÃE DE DEUS 2016 Irmãs do Imaculado Coração de Maria COLÉGIO MÃE DE DEUS Quem vive aprendendo, sabe como Ensinar. Calendário Escolar -Ano Letivo -2016 16 - Reunião da

Leia mais

Seja bem-vindo! AJES FACULDADES DO VALE DO JURUENA Clodis Antonio Menegaz Diretor Geral

Seja bem-vindo! AJES FACULDADES DO VALE DO JURUENA Clodis Antonio Menegaz Diretor Geral Caro (a) candidato (a): Faculdade de Ciências Contábeis e Administração do Vale do Juruena Estamos orgulhosos em recebê-lo na nossa Instituição de Ensino. Hoje ofertamos doze opções de cursos para sua

Leia mais

SELEÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS PARA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA CURSOS DE EXTENSÃO EDITAL VII

SELEÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS PARA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA CURSOS DE EXTENSÃO EDITAL VII SELEÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS PARA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA CURSOS DE EXTENSÃO EDITAL VII O Diretor Acadêmico da Faculdade Ateneu, a seguir denominada FATE, no uso de suas atribuições

Leia mais

O uniforme identifica o aluno, por isso sempre que vier ao Colégio, o aluno deverá se apresentar completamente uniformizado.

O uniforme identifica o aluno, por isso sempre que vier ao Colégio, o aluno deverá se apresentar completamente uniformizado. INFORMATIVO PARA MATRICULA -2015 Seguem, abaixo, algumas informações necessárias que visam a maiores esclarecimentos quanto ao uso do uniforme, horário, transporte escolar, agenda, material escolar, atendimento

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: 03.117.139/0001-08 FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: 03.117.139/0001-08 FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: 03.117.139/0001-08 FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Ilha Solteira SP REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA

Leia mais

1ª EDIÇÃO DO PRÊMIO EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO PROFESSOR NOTA 10 REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I

1ª EDIÇÃO DO PRÊMIO EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO PROFESSOR NOTA 10 REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I Das Disposições Gerais 1ª EDIÇÃO DO PRÊMIO EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO PROFESSOR NOTA 10 REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I Art. 1º - O Prêmio Experiências de Sucesso 2015 Professor Nota 10, é uma promoção da Secretaria

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 074, DE 20 DE ABRIL DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 074, DE 20 DE ABRIL DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 074, DE 20 DE ABRIL DE 2016. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº 43/2016

Leia mais

MBA EM GESTÃO PÚBLICA

MBA EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO PÚBLICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Atelier de Saúde REGULAMENTO INTERNO

Atelier de Saúde REGULAMENTO INTERNO Serviços de Saúde e Bem-estar Atelier de Saúde REGULAMENTO INTERNO REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO DO EUZINHO ATELIER DE SAÚDE ARTIGO 1º Denominação e Natureza 1. O EUzinho Atelier de Saúde é um programa

Leia mais

Informações básicas. Programa Ensino Integral

Informações básicas. Programa Ensino Integral Informações básicas Programa Ensino Integral Abril/2014 1) Premissas básicas do novo modelo de Ensino Integral O novo modelo de Ensino Integral pressupõe inovações em alguns componentes fundamentais da

Leia mais

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROGRAMA ESTÁGIO 2015

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROGRAMA ESTÁGIO 2015 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROGRAMA ESTÁGIO 2015 Comunicado de Seleção A Secretaria da Educação/Prefeitura de Sorocaba torna público a abertura de inscrições para vagas de estágio, a serem realizadas por meio

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO 1 SUMÁRIO Lista de Anexos... 3 1. APRESENTAÇÃO... 4 2. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL... 5 3. DEFINIÇÕES... 5 4. OBJETIVOS... 6 5. PLANEJAMENTO E COMPETÊNCIAS...

Leia mais

MATRÍCULAS 2016 Manual de Orientações

MATRÍCULAS 2016 Manual de Orientações MATRÍCULAS 2016 Manual de Orientações 24 ANOS INVESTINDO NO QUE É ETERNO! A nossa escola soma conhecimento e atitude para o sucesso de seu filho. Página 1 VISÃO DA ESCOLA Ser reconhecida como uma escola

Leia mais

* Lauro de Oliveira Lima. A Construção de homem segundo Piaget (Uma teoria da educação) pág. 44, 2ª Edição Summers Editorial

* Lauro de Oliveira Lima. A Construção de homem segundo Piaget (Uma teoria da educação) pág. 44, 2ª Edição Summers Editorial MANUAL DO ALUNO MOPPE - 2013 ÍNDICE 1.0 - APRESENTAÇÃO... 01 1.1 OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL... 01 2.0 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ESCOLAR...01-02 2.1 EDUCAÇÃO INFANTIL... 01 2.2 ENSINO FUNDAMENTAL... 02

Leia mais

1ª REUNIÃO DE PAIS EDUCAÇÃO INFANTIL

1ª REUNIÃO DE PAIS EDUCAÇÃO INFANTIL 1ª REUNIÃO DE PAIS EDUCAÇÃO INFANTIL EDUCAÇÃO VICENTINA, PRIMEIRO PASSO PRA TRANSFORMAR O MUNDO NÍVEL II D PROFª PATRÍCIA ADAPTAÇÃO ESCOLAR A adaptação escolar é o tempo dado às crianças (e aos pais) para

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santos

Prefeitura Municipal de Santos Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Seção de Suplência/ SESUPLE Parceiros do Saber Projeto de alfabetização de Jovens e Adultos Justificativa

Leia mais

FESB FUNDAÇÃO MUNICIPAL DEENSINO SUPERIOR DE BRAGANÇA PAULISTA PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL EM ATIVIDADE FÍSICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE

FESB FUNDAÇÃO MUNICIPAL DEENSINO SUPERIOR DE BRAGANÇA PAULISTA PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL EM ATIVIDADE FÍSICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE FESB FUNDAÇÃO MUNICIPAL DEENSINO SUPERIOR DE BRAGANÇA PAULISTA Av. Francisco Samuel Lucchesi Filho, 770 Penha / Bragança Paulista SP/ CEP: 12.929-600 Fone/Fax: (11) 4035 7800 / e-mail: faculdade@fesb.edu.br

Leia mais

PROCESSO Nº 129/2004 APROVADO PELO PLENÁRIO EM 15/03/2005 PARECER CEE/PE Nº 10/2005-CEB I RELATÓRIO:

PROCESSO Nº 129/2004 APROVADO PELO PLENÁRIO EM 15/03/2005 PARECER CEE/PE Nº 10/2005-CEB I RELATÓRIO: INTERESSADO: SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO SESC ASSUNTO : AUTORIZAÇÃO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ALFABETIZAÇÃO E ENSINO FUNDAMENTAL RELATORA : CONSELHEIRA EUGENILDA MARIA LINS COIMBRA PROCESSO

Leia mais

O Sabin fez a lição de casa: Respondeu às suas perguntas.

O Sabin fez a lição de casa: Respondeu às suas perguntas. O Sabin fez a lição de casa: Respondeu às suas perguntas. Matrícula. Quando fazer? Mensalidade. Quanto é? E o transporte? como anda? Uniforme ou roupa da moda? Livro ou apostila? Caderno ou fichário? Tem

Leia mais

Colégio São Francisco Circ. nº. 001/16 1. AGENDA ESCOLAR 2. HORÁRIO a) Educação Infantil b) Ensino Fundamental I Ensino Fundamental II Ensino Médio

Colégio São Francisco Circ. nº. 001/16 1. AGENDA ESCOLAR 2. HORÁRIO a) Educação Infantil b) Ensino Fundamental I Ensino Fundamental II Ensino Médio Colégio São Francisco Circ. nº. 001/16 Senhores pais/responsáveis: Estamos iniciando mais um ano letivo. Este ano completamos 25 anos de trabalho e parceria com toda a comunidade escolar. Nestes 25 anos

Leia mais

Atividades Extraclasse

Atividades Extraclasse Atividades Extraclasse No Marista Ipanema, o estudante também aprende e desenvolve habilidades além da sala de aula, através de atividades esportivas, artísticas e culturais. Conheça cada uma das modalidades

Leia mais

Edital n 01/2011 Seleção de Tutores a Distância para o Curso de Pedagogia

Edital n 01/2011 Seleção de Tutores a Distância para o Curso de Pedagogia Edital n 01/2011 Seleção de Tutores a Distância para o Curso de Pedagogia A UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, POR MEIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD TORNA PÚBLICO O PROCESSO DE SELEÇÃO DE

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE ASTRONOMIA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Curitiba, 13 de março de 2015. Orientação referente aos Programas de Ampliação

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Arte (Teatro Artes Visuais Música - Dança)

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Arte (Teatro Artes Visuais Música - Dança) Essa carta é somente um modelo e caso o aluno precise do documento tem que protocolar a solicitação na Secretaria Acadêmica. MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Arte (Teatro Artes Visuais

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO ENEM / 2015

PROJETO PEDAGÓGICO ENEM / 2015 PROJETO PEDAGÓGICO ENEM / 2015 Profª Esp.Carla Menezes Coord. Pedagógica A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das mais importantes do país, tendo em vista seu crescente número de candidatos

Leia mais

2º Processo Seletivo para o 2º semestre de 2016. Edital

2º Processo Seletivo para o 2º semestre de 2016. Edital 2º Processo Seletivo para o 2º semestre de 2016 Edital A Direção Geral da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora faz saber, através do presente Edital, que estarão abertas, no período de 10/06 a 04/07/2016,

Leia mais

Regulamento - Disciplina Atividades Complementares

Regulamento - Disciplina Atividades Complementares Regulamento - Disciplina Atividades Complementares Introdução Entende-se por Atividades Acadêmico-Científico-Culturais o conjunto de trabalhos acadêmicos que complementam os processos presenciais tradicionais

Leia mais

FATEC PRESIDENTE PRUDENTE PORTARIA FATEC / PRESIDENTE PRUDENTE Nº 72/2012 DE 26 OUTUBRO DE 2012.

FATEC PRESIDENTE PRUDENTE PORTARIA FATEC / PRESIDENTE PRUDENTE Nº 72/2012 DE 26 OUTUBRO DE 2012. FATEC PRESIDENTE PRUDENTE PORTARIA FATEC / PRESIDENTE PRUDENTE Nº 72/2012 DE 26 OUTUBRO DE 2012. Estabelece o Manual de Atividades Acadêmico-Científico- Culturais da Faculdade de Tecnologia de Presidente

Leia mais

ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSINO FUNDAMENTAL I

ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSINO FUNDAMENTAL I ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSINO FUNDAMENTAL I Educação Infantil A professora estará na sala de aula recebendo os alunos nos seguintes horários: No período matutino a partir das 7h30min. No período

Leia mais

EDITAL PARA MONITORIA PERÍODO DE MARÇO DE 2015 A JULHO DE 2015

EDITAL PARA MONITORIA PERÍODO DE MARÇO DE 2015 A JULHO DE 2015 EDITAL PARA MONITORIA PERÍODO DE MARÇO DE 2015 A JULHO DE 2015 A pró-reitora do UniCEUB, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público que as inscrições para o concurso interno de monitoria

Leia mais