Microsoft Excel 2003

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Microsoft Excel 2003"

Transcrição

1 Associação Educacional Dom Bosco Faculdades de Engenharia de Resende Microsoft Excel 2003 Módulo II Macros e Tabelas Dinâmicas Professores: Eduardo Arbex Mônica Mara Tathiana da Silva Resende 2010

2 Macro no Excel Uma macro é um pequeno programa que contém uma lista de instruções que serão realizadas dentro de uma planilha no Excel. Sendo um repositório de operações, uma macro, pode executar um conjunto de tarefas através de um único procedimento. As instruções que formam o corpo da macro são escritas num código próprio para que o computador as possa entender, essa linguagem é designada por VBA Visual Basic for Applications. Existem duas possibilidades de criação de macros: 1) Através do Gravador de Macros 2) Utilizando o editor e programando em Visual Basic for Applications Gravar uma Macro Menu Ferramentas > Macro -> Gravar nova Macro Ou (para o Excel em inglês) Tools / Macro / Record New Macro. O nome (Macro name ou Nome da Macro) será constituído por um conjunto de caracteres que identificarão a Macro e a sua funcionalidade.

3 Shortcut Key ou tecla de atalho é composto por uma combinação de teclas que poderão ser utilizadas para executar uma macro As macros podem ser armazenadas nas seguintes opções: This Workbook (nessa pasta de trabalho), New Workbook (nova pasta de trabalho) ou Personal Workbook (pasta de trabalho pessoal), sendo que cada uma corresponde a macros de âmbito diferente. Assim deverão armazenar a macro na opção ThisWorkBook (Nessa) para que ela esteja ativada sempre que o documento estiver aberto, e para que ela esteja armazenada no próprio arquivo não correndo o risco de ficar armazenada nas Macros do Excel. No campo Description (Descrição), introduza um comentário à função que poderá ser importante para que não seja esquecido o respectivo objetivo e funcionalidade da macro criada. Clique em OK para iniciar a gravação da macro neste momento será exibida uma toolbar indicando o estado de gravação. Na toolbar Stop Record (Parar Gravação), existem dois botões: Stop Recording e Relative Reference O botão de Stop Recording termina a gravação da macro, o botão de Relative Reference seleciona o modo de gravação da macro se é feito com base em referências relativas (botão selecionado) ou referências absolutas. No caso da toolbar Stop Record desaparecer, poderá voltar a exibi-la fazendo no menu a sequência: View / Toolbars / Stop Record ou Visualizar / Barra de Ferramentas / Parar Gravação (selecione a toolbar). Caso a toolbar não apareça listada a gravação de macros não está ativada.

4 Nota: Tome atenção aos passos que dá quando está gravando pois tudo será registrado, o que significa que quando for executar a macro, esses procedimentos serão efetuados. Exercício Objetivo: Gravar uma macro testando a diferença entre a execução de macros com referências absolutas e relativas. Macro com referências Absolutas 1. Acione a gravação da macro. Atribua-lhe o Short Key (tecla de atalho) Ctrl+P 2. Certifique-se que o botão Relative Reference (referência relativa) está desativado. 3. Clique na célula B3. 4. Escreva AEDB 5. Formate a célula para Bold (Negrito), Itálico, tamanho 18, Small Caps, (utilize o Format / Font ou Formatar / Fonte) 6. Na célula B4 escreva: Faculdades de Engenharia de Resende 7. Na célula B5 escreva: Cursos de Engenharia Elétrica com Ênfase em Eletrônica e Produção Automotiva 8. Pare a gravação da macro. A macro está criada. 9. Apague tudo o que escreveu nas células da coluna B. 10. Clique na célula L Carregue simultaneamente nas teclas Ctrl e P 12. O que aconteceu?

5 Macro com referências Relativas 1. Selecione a célula D5. 2. Acione a gravação da macro. Atribua-lhe o Short Key (tecla de atalho) Ctrl+R 3. Selecione o botão Relative Reference (Referência Relativa). 4. Escreva AEDB na célula que havia sido selecionada. 5. Formate a célula para Bold, Itálico, tamanho 18, Small Caps, (utilize o Format / Font) 6. Na célula D6 escreva: Faculdades de Engenharia de Resende 7. Na célula D7 escreva: Cursos de Engenharia Elétrica com Ênfase em Eletrônica e Produção Automotiva 8. Pare a gravação da macro. A macro está criada. 9. Apague tudo o que escreveu nas células da coluna D. 10. Clique na célula L Carregue simultaneamente nas teclas Ctrl e R 12. O que aconteceu? Porquê? Como funciona a gravação das macros O Excel quando se grava uma macro cria um objeto designado por module no workbook onde registra todas as operações gravadas em linguagem Visual Basic for Applications - VBA. Este módulo não aparece no Excel com as planilhas. Para ser visualizado é necessário abrir o Editor de Visual Basic for Applications: 1. Tools / Macro / Macros ou Ferramentas / Macro / Macros 2. Seleciona-se a Macro e clica-se no botão Edit 3. Poderá visualizar na área do lado direito o código VBA que está associado às macros que gravou. Aí poderá executar as mesmas tarefas que num editor de texto normal: escrever, apagar, copiar, mover, mas instruções de VBA. 4. Tente fazer a leitura do que está escrito e compreenda o procedimento da macro.

6 Criando macros Quando você iniciar o gravador de macro você pode escolher para anexar a macro a uma tecla do teclado. Quando ela foi gravada você apenas clicou na tecla que você escolheu e a macro por outro lado fez isto novamente. Desenvolva a macro Excel com esta lição passo a passo sobre como usar o Gravador de Macros do Excel. 1. Clique em Ferramentas /Macro /Gravar Macro 2. Dê um nome para a macro 3. Crie uma formatação qualquer em uma célula (alinhamento, centralizado,...) 4. Parar Macro 5. Salve o arquivo 6. Teste o arquivo em Ferramentas / Macro / Macro / Executar Macro 7. Não esqueça de mudar o nível de segurança para Baixo em: Ferramentas / Macro / Segurança / Baixo Teste a macro e verifique se está funcionando. Agora vamos criar um botão para executar esta macro. Clique em: 1. Exibir / Barra de Ferramentas / Personalizar / Comandos / Macro 2. Clique no botão que tem o desenho de um smile e arraste até a barra de ferramentas Formatação 3. Clique em modificar seleção 4. Mude o nome do botão; 5. Altere a imagem; 6. Edite a imagem do botão; 7. Atribua a macro a este botão O botão da macro está criado. Agora vamos testar. Note que quando abrimos uma nova pasta e executamos a macro o arquivo que foi criado a macro é aberta também.

7 Para corrigir isso pressione Alt + F11. Abrirá o modulo em VBA. Clique em Modulo e lá terá a macro. Digite antes do End Sub: Workbooks( ALINHAMENTO.XLS ).CLOSE Vamos fazer outro exercício sobre macro criando um botão que irá gerar um relatório: 1. Abra a planilha PlanilhaAluno.xls 2. Nomeie os intervalos (vendedores, produtos e preço) 3. Crie uma lista de validação para Vendedor e produto (dados / validação / lista / Origem (=vendedores); 4. Crie uma barra de rolagem para a Quantidade; 5. Use =PROCV(B2;Preco;2) para buscar o preço; 6. Calcule o preço total =D2*C2 Até aqui criamos a estrutura da planilha. Criaremos uma macro que gere um relatório sobre as vendas efetuadas, para isso: 1. Clique em Ferramentas / Macro / Gravar Nova Macro ; 2. Dê um nome para a macro; 3. Selecione os dados para constar no relatório (Vendedor, Produto, Quantidade, Preço. Unit e preço total) 4. Copie os dados (Crtl + C); 5. Vá para a planilha Relatório de Vendas; 6. Pressione Crtl + para ir a última coluna da planilha; 7. Pressione Crt + para ir a primeira coluna da planilha; 8. Clique em Referência relativa e pressione a setinha para ir uma linha para baixo;

8 9. Clique novamente em Referência relativa ; 10. Clique em colar / Colar Especial / Valores; 11. Volte para a planilha Controle de Vendas e para a macro 12. Pressione Esc para tirar a seleção do copiar; 13. Clique na barra de ferramentas formulário em Botão; 14. Associe a macro criada e este botão; 15. Teste a macro. Executar uma Macro A execução de uma macro pode ser concretizada de diversas formas: Tecla de Atalho Shortcut Key Botão na Barra de Ferramentas (Toolbar) Run / Executar Comando no Menu Editor de Visual Basic for Applications Tecla de Atalho Shortcut Key A associação a teclas de atalho é realizada quando a macro é criada. Botão na Barra de Ferramentas (Toolbar) Para associar uma Macro a um Botão: 1. View / Toolbars / Customize Visualizar / Barra de Ferramentas /Customizar 2. Na janela do Customize selecione a guia Commands (Comandos) 3. Selecione a categoria Macro

9 4. Na área dos Commands serão exibidos dois itens: Custom Menu Item e Custom Button. Selecione este segundo e arraste-o com o mouse até à Toolbar onde o pretende inserir. Atenção só poderá inserir o botão quando o ponteiro do mouse ficar com a forma I. Nesse momento libertará o botão do mouse utilizado para arrastar e verificará que será criado um novo botão. 5. Na janela de Customize poderá ainda utilizar dois botões que se encontram na área do Selected Command: a) Description que exibe um texto explicando o que o comando selecionado faz. b) Modify Selection semelhante ao clique sobre o botão criado, exibe uma série de tarefas possíveis para configuração do botão (ver operações seguintes).

10 6. Clique sobre o botão Modify Selection- abrindo um menu de tarefas possíveis para a configuração do botão a) No último grupo de configurações existe uma opção designada por Assign Macro. Esta opção permite indicar qual a macro que deverá ser executada sempre que se clica no botão; b) No terceiro grupo existem 4 estilos diferentes de exibir o botão: só com texto, com texto e imagem ou somente com imagem. Se selecionar o estilo Texto e Imagem, será exibido no botão além da imagem o nome associado; c) Na opção Name indique o nome que pretende ver associado ao botão; d) Para alterar a imagem associada ao botão poderá: optar por uma imagem diferente, alterar a que está a visualizar ou a construir a sua. Para isso clique sobre a tarefa de Change Button Image.

11 Modificar uma Macro de um Botão 1. Tools / Customize 2. Arraste o botão da toolbar até ao documento 3. Solte-o Comando Run/Executar 1. Tools / Macro / Macros 2. Na caixa de diálogo Macros seleciona-se a macro pretendida na lista da Macro Name Clique sobre o botão Run Associação de uma Macro a um Comando do Menu 1. View / Toolbars / Customize (Visualizar / Barras de Ferramentas / Customizar) 2. Na janela do Customize encontra-se na Guia Commands (Comandos) 3. Selecione a categoria Macro 4. Na aérea dos Commands será exibido um item de Custom Menu Item, selecione-o e arraste-o com o mouse até a uma posição do menu que lhe interesse por exemplo pode introduzir numa das listas de opções do menu (Arquivo, Visualizar, ) ou então criar como uma nova opção do Menu..

12 5. Para criar uma nova lista no menu deverá : a) Selecionar a categoria New Menu b) Na área dos Commands será exibida a opção New Menu (Novo Menu), que deverá arrastar até à barra dos menus c) Poderá alterar o seu nome clicando no botão de Modify Selection (Modificar Seleção) d) Esta nova lista terá o mesmo comportamento que a outras

13 6. Na janela de Customize poderá ainda utilizar dois botões que se encontram na área do Selected Command: a) Description que exibe um texto explicando o que o comando selecionado faz. b) Modify Selection semelhante ao clique sobre o menu ou comando de menu criado, exibe uma série de tarefas possíveis para configuração Colocando no Excel o Menu Criado 1. Tools / Customize 2. Arraste o Menu ou Comando do Menu até ao documento e solte-o.

14 Tabelas Dinâmicas no Excel Como introdução criaremos um primeiro Relatório de Tabela Dinâmica. Vamos utilizar, como fonte de dados, uma lista de informações sobre vendas, de uma planilha do Excel. A lista é composta dos seguintes campos: Número do Pedido Nome da Empresa Data do Pedido Cidade de Destino País de Destino Ano Trimestre Vendas A planilha é composta de 830 registros. Parte dos dados é exibida na Figura a seguir:

15 Na Lista da Figura anterior temos o que chamamos de uma listagem "bruta", ou seja, sem nenhuma forma de totalização, cruzamento ou agrupamento. Com base na listagem "bruta", podemos fazer algumas análises e perguntas, tais como: Qual o total de vendas por trimestre para o ano de 1997? Qual o total de Vendas para cada empresa, no segundo trimestre de 1996? Além de responder a essas perguntas (e outras tantas), seria importante ter uma ferramenta que nos permitisse, rapidamente alterar um ou mais critérios. Por exemplo, com um simples clique de mouse eu poderia passar a exibir o total de vendas trimestrais para o ano de 1997, ao invés de para o ano de Tudo isso é possível com o uso de Tabelas Dinâmicas??? Então vamos à pratica, criando o nosso primeiro Relatório de Tabela Dinâmica. Exemplo 1: Usar os dados da planilha, para criar um relatório dinâmico, onde possamos analisar, facilmente, o total de vendas por Cliente, por trimestre. Usar o campo Ano como Campo de página, para que possa ser feita a Filtragem das vendas por ano. 1. Abra o Microsoft Excel. 2. Abra a planilha. 3. Selecione o comando Dados -> Relatório de tabela e gráfico dinâmicos... Será aberto o Assistente de tabela dinâmica e gráfico dinâmico. Na primeira etapa do assistente devemos informar qual a fonte de dados que será utilizada como base para a tabela dinâmica. No nosso exemplo usaremos os dados da lista na própria planilha do Excel. Certifique-se de que a opção Banco de dados ou lista do Microsoft Excel esteja selecionada, conforme indicado na Figura a seguir:

16 4. Clique no botão Avançar para seguir para a próxima etapa do assistente. 5. Nessa etapa o Excel pergunta onde estão os dados que farão parte do relatório de tabela dinâmica. Observe que, por padrão, ele já sugere toda a faixa onde está a lista de dados, conforme indicado na Figura a seguir. Caso seja necessário você pode alterar a faixa de dados. 6. Clique no botão Avançar para seguir para a etapa final do assistente. 7. Nessa etapa você define se o relatório de tabela dinâmica será construído na própria planilha onde estão os dados, ou em uma nova planilha. Selecione a opção Nova planilha, conforme indicado na Figura a seguir e clique em OK.

17 8. Você estará de volta ao Excel. Nesse momento o Excel exibe uma planilha com as áreas bem definidas da tabela dinâmica (posteriormente existe a descrição dos elementos que compõem uma Tabela Dinâmica) e também exibe a barra de ferramentas Tabela dinâmica. Nessa barra estão os campos da fonte de dados. Para construir a tabela dinâmica, basta arrastar cada campo para a respectiva posição. 9. Na Figura a seguir temos a tela inicial, onde os campos ainda não foram arrastados para as respectivas posições no relatório de tabela dinâmica.

18 10. No nosso exemplo vamos começar pelo campo Ano. Esse campo será um item de página, ou seja, ao selecionarmos um valor para o ano, o relatório será filtrado para exibir o total de vendas apenas para o ano selecionado. 11. Arraste o campo Ano para a área onde está escrito: Solte campos de página aqui. 12. O campo Nome da Empresa irá formar as linhas do nosso relatório, ou seja, para cada cliente diferente, teremos uma linha diferente no relatório. 13. Arraste o campo Nome da Empresa para a área onde está escrito: Solte campos de linha aqui. 14. O campo Trimestre irá formar as colunas do nosso relatório, ou seja, para cada trimestre diferente, teremos uma coluna diferente no relatório. 15. Arraste o campo Trimestre para a área onde está escrito: Solte campos de coluna aqui. 16. Os itens do nosso relatório serão formados pelas vendas. 17. Arraste o campo Vendas para a área onde está escrito: Solte itens de dados aqui. 18. Observe que, rapidamente, o Excel calcula, automaticamente o total de vendas por Empresa e por trimestre, conforme indicado na Figura a seguir: 19. Observe que também é calculado o Total Global, com a soma dos quatro trimestres - coluna F, bem como o Total Global por cliente - linha 94.

19 Agora vamos aprender a utilizar os comandos que mostram a facilidade para obter diferentes visualizações dos dados de uma tabela dinâmica no Excel. Exemplo: Usar o campo de página - Ano, e o campo de linha - Nome da empresa e o campo de coluna - Trimestre, para aplicar filtros à Consulta Dinâmica criada. 1. Abra a lista Ano, na parte de cima da tabela. Observe que são exibidos os valores para os anos em que existem pedidos, conforme indicado na Figura a seguir:

20 2. Clique no valor 1997 e depois clique em OK. Observe que os valores da tabela dinâmica são filtrados para exibir apenas os totais correspondentes aos pedidos de Compare os valores desta Figura (somente pedidos para 1997) com os valores da figura com todos os pedidos. 3. Agora já tivemos, digamos assim, uma pequena idéia do que é possível de ser feito com tabelas dinâmicas. Com um simples clicar de mouse, aplicamos um filtro para o ano de Vamos continuar testando as capacidades de filtragem da tabela dinâmica. 5. Abra a lista Trimestre. Observe que são exibidos os valores para os trimestres do ano de 1997, nos quais existem vendas. Cabe lembrar que estamos com o filtro para o ano de 1997 ainda ativo. Caso não fossem exibidos os quatro trimestres na lista, isso significaria que não houve vendas para os trimestres

21 que não estivessem sendo exibidos. Para o ano de 1997 existem vendas para todos os trimestres, conforme indicado na Figura a seguir: 6. Vamos supor que você queira exibir apenas as vendas para o segundo semestre de 1997 (Trim3 e Trim4). Desmarque o Trimestre 1 e o Trimestre 2. Clique em OK. Observe que os valores da tabela dinâmica são filtrados para exibir apenas os totais correspondentes aos pedidos do segundo semestre de 1997 (Trimestres 3 e 4). Compare os valores da primeira figura (somente pedidos para 1997) com os valores da Figura a seguir (somente os pedidos para o segundo semestre de 1997). Vamos aprender a filtrar os dados usando o campo de página e também os campos de coluna e de linha. Exemplo: Voltar a exibir o total de vendas para todos os pedidos, ou seja, retirar

22 os filtros aplicados e aplicar novos filtros, por cliente. Adicionar os campos País de Destino e Cidade de Destino como campos de página. Utilizaremos esses campos para aplicar dois ou mais critérios de filtragem, como por exemplo: Pedidos para o Brasil, cidade de São Paulo no ano de Abra a lista Ano, clique na opção Tudo e depois clique em OK. Com isso estamos removendo o filtro para o ano de Abra a lista Trimestre e marque os quatro trimestres, conforme indicado na Figura a seguir e clique em OK: 3. Agora estamos sem nenhum filtro aplicado à Tabela Dinâmica. O próximo passo será adicionar os campos País de Destino e Cidade de Destino, como campos de página. 4. Parra arrastar os campos é preciso que a barra de ferramentas Tabela Dinâmica, indicada na Figura a seguir, esteja sendo exibida: Nota: Se a barra de ferramentas Tabela Dinâmica não estiver sendo exibida, selecione o comando: Exibir -> Barra de ferramentas -> Tabela dinâmica.

23 5. Clique no campo País de Destino e arraste-o para a área de campos de página, ao lado do campo Ano. 6. Clique no campo Cidade de Destino e arraste-o para a área de campos de página, ao lado do campo País de Destino. 7. A sua planilha deve estar conforme indicado na Figura a seguir: 8. Agora podemos aplicar filtros por Ano, por País de Destino e por Cidade de Destino. Vamos iniciar filtrando apenas o total de vendas para os pedidos do Brasil. 9. Abra a lista País de Destino. Observe que são exibidos os valores para todos os países para os quais existem pedidos, conforme indicado na Figura a seguir:

24 10. Clique em Brasil e depois clique em OK. Observe que os valores da tabela dinâmica são filtrados para exibir apenas os totais correspondentes aos pedidos do Brasil. 11. Agora, dentro do Brasil, vamos filtrar apenas o total de vendas para o ano de 1997, ou seja, será calculado o total de vendas, por trimestre, para o ano de Abra a lista Ano. Observe que são exibidos os valores para os anos em que existem pedidos. 13. Clique no valor 1997 e depois clique em OK. Observe que os valores da tabela dinâmica são filtrados para exibir apenas os totais correspondentes aos pedidos de 1997 para o Brasil, conforme indicado na Figura a seguir: 14. Observe que no início da planilha são exibidos os filtros que estão sendo aplicados. País de destino Brasil e Ano = Vamos filtrar um pouco mais. Vamos definir que seja exibido o total de vendas, por trimestre, apenas para a Cidade de São Paulo, mantendo os critérios anteriores, ou seja, ficaremos com Brasil São Paulo Abra a lista Cidade de Destino. Observe que são exibidos os valores para todos as cidades para as quais existem pedidos. Clique em São Paulo e depois

25 em OK. Pronto, será exibido o total de vendas apenas para os pedidos que atendem aos três critérios: Brasil São Paulo Observe que com o uso e tabelas dinâmicas é extremamente simples definir e alterar critérios de filtragem. De uma maneira rápida e fácil, podemos obter diferentes visões do mesmo conjunto de dados.

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Introdução. Formação Informática Para Estatísticos Na DPINE. Formação Informática Para Estatísticos Na DPINE. Usar Tabelas Dinâmicas em EXCEL

Introdução. Formação Informática Para Estatísticos Na DPINE. Formação Informática Para Estatísticos Na DPINE. Usar Tabelas Dinâmicas em EXCEL Usar Tabelas Dinâmicas em EXCEL Introdução Neste Módulo aprendemos o importante recurso de Tabelas Dinâmicas e Gráficos Dinâmicos. Aprendemos a criar tabelas dinâmicas, a aplicar filtros e a fazer análise

Leia mais

Questão - 01. Essência do Excel 2003...

Questão - 01. Essência do Excel 2003... Valdir Questão - 01 Como deve proceder o usuário do Microsoft para que sejam atualizados os cálculos das funções ou fórmulas utilizadas nas planilhas? a) Pressionar a tecla F9 no teclado b) Pressionar

Leia mais

Planilha Eletrônica Excel

Planilha Eletrônica Excel COLÉGIO LA SALLE CANOAS Técnico em Informática Planilha Eletrônica Excel Excel Prof. Valter N. Silva Colégio La Salle Canoas Página 2 1. NOÇÕES BÁSICAS O Microsoft Excel 7.0 é um programa de planilha eletrônica,

Leia mais

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 LEIAME Nenhuma informação da APOSTILA - MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do autor. MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 Efetue cálculos, analise

Leia mais

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/35 LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS No Microsoft Office Word 2007 é possível automatizar tarefas usadas frequentemente criando

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Unidade 19: Macros. 19.0 Introdução. 19.1 Antes de você começar. Adicionando a Guia Desenvolvedor

Unidade 19: Macros. 19.0 Introdução. 19.1 Antes de você começar. Adicionando a Guia Desenvolvedor Unidade 19: Macros 19.0 Introdução Se algum dia você se encontrar repetindo a mesma ação no Excel várias vezes, pode valer a pena utilizar uma Macro (do Grego "μάκρο" para grande, a ideia é a de que uma

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

COMO OTIMIZAR A SUA PLANILHA ATRAVÉS DA GRAVAÇÃO DE UMA MACRO EM EXCEL

COMO OTIMIZAR A SUA PLANILHA ATRAVÉS DA GRAVAÇÃO DE UMA MACRO EM EXCEL COMO OTIMIZAR A SUA PLANILHA ATRAVÉS DA GRAVAÇÃO DE UMA MACRO EM EXCEL! Como otimizar e agilizar os procedimentos operacionais em suas planilhas?! Como gravar uma seqüência lógica de procedimentos operacionais

Leia mais

Autor: Júlio Battisti www.juliobattisti.com.br

Autor: Júlio Battisti www.juliobattisti.com.br Autor: Júlio Battisti www.juliobattisti.com.br Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados e Cenários, Tabelas e Gráficos Dinâmicos, Macros e Programação VBA - Através de Exemplos

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06 IMPRIMINDO PLANILHAS E GRÁFICOS Até este ponto, você viu como introduzir dados e criar formulas, formatar texto e criar gráficos. Agora você vai apresentar os dados ou

Leia mais

Sistema de Recursos Humanos

Sistema de Recursos Humanos Sistema de Recursos Humanos Projeto 1 O objetivo desse sistema é gerenciar a admissão e a demissão de funcionários. Esse funcionário pode ou não ter dependentes. Esse funcionário está alocado em um departamento

Leia mais

Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar dinamicamente dados no Excel

Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar dinamicamente dados no Excel Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar! Para que serve a Tabela e o Gráfico Dinâmico?! Como criar uma Tabela Dinâmica?! Como criar um Gráfico Dinâmico?! Como podemos atualizar dos dados da Tabela

Leia mais

APOSTILA DE EXCEL 2007

APOSTILA DE EXCEL 2007 APOSTILA DE EXCEL 2007 1. Introdução Quando você cria uma planilha nova, a tela do computador é dividida em linhas e colunas, formando uma grade. A interseção de uma linha e de uma coluna é chamada de

Leia mais

Amostra da apostila do curso de DashBoards no Excel a partir da página 104:

Amostra da apostila do curso de DashBoards no Excel a partir da página 104: Amostra da apostila do curso de DashBoards no Excel a partir da página 104: GRÁFICO COM CAIXA DE COMBINAÇÃO Vamos construir um gráfico com dois menus, através dos quais poderemos determinar a qual estado

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

Apostila de PowerPoint 2013

Apostila de PowerPoint 2013 Iniciando o Power Point 2013...01 Nova apresentação baseada no modelo...01 Escolhendo o esquema de cores do fundo do slide manualmente...02 Modificando o layout do slide... 03 Inserindo textos no slide...

Leia mais

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO Aprender a utilizar mapas, colocar filtros em tabelas e a criar tabelas e gráficos dinâmicos no MS-Excel. Esse roteiro foi escrito inicialmente para o Excel

Leia mais

Configuração de assinatura de e-mail

Configuração de assinatura de e-mail Configuração de assinatura de e-mail Este manual irá lhe auxiliar a configurar a sua assinatura de E-mail no Microsoft Outlook (Desktop) e no Outlook Web App (Webmail). Gerando a sua assinatura de e-mail

Leia mais

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/36 LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS Macro Imprimir Neste exemplo será criada a macro Imprimir que, ao ser executada, deverá preparar a

Leia mais

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Núcleo de Tecnologia Educacional Volta Redonda NTM

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Núcleo de Tecnologia Educacional Volta Redonda NTM Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Planilha Eletrônica Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Coloque seus

Leia mais

Microsoft Excel 2003

Microsoft Excel 2003 Associação Educacional Dom Bosco Faculdades de Engenharia de Resende Microsoft Excel 2003 Professores: Eduardo Arbex Mônica Mara Tathiana da Silva Resende 2010 INICIANDO O EXCEL Para abrir o programa Excel,

Leia mais

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco).

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco). Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 2 Criando e compartilhando uma pasta - Prática Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Neste tópico vamos criar e compartilhar uma pasta chamada

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 05

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 05 Modificando seus Gráficos MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 05 Quando você coloca seus dados num gráfico, nem sempre ele fica como você imaginou. Você pode mudar o estilo de seu gráfico a qualquer momento.

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas 1 de 5 21-08-2011 22:15 Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas Adição de Colunas com Valores Calculados: Vamos, inicialmente, relembrar, rapidamente alguns conceitos básicos sobre Consultas

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Microsoft Office Excel 2007

Microsoft Office Excel 2007 1 Microsoft Office Excel 2007 O Excel é um programa dedicado a criação de planilhas de cálculos, além de fornecer gráficos, função de banco de dados e outros. 1. Layout do Excel 2007 O Microsoft Excel

Leia mais

Microsoft Excel Macros aula 1

Microsoft Excel Macros aula 1 Microsoft Excel Macros aula 1 Sumário 01-) O que é uma Macro... 2 02-) Tipos de Macros... 2 03-) Macros de Comando... 2 04-) Necessidade de Planejar uma Macro... 2 05-) Ativando a opção de Desenvolvedor

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

Banco de Dados BrOffice Base

Banco de Dados BrOffice Base Banco de Dados BrOffice Base Autor: Alessandro da Silva Almeida Disponível em: www.apostilando.com 27/02/2011 CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO PÚBLICO Apostila de Informática Aplicada - Unidade VI Índice Apresentação...

Leia mais

Planilhas Eletrônicas

Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice AULA 1... 3 Apresentação do BrOffice Calc... 3 Tela Inicial... 4 Teclas e Atalhos de movimentação... 6

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

MICROSOFT EXCEL AVANÇADO

MICROSOFT EXCEL AVANÇADO MICROSOFT EXCEL AVANÇADO SE Retorna um valor se teste_lógico avaliar como VERDADEIRO e um outro valor se for avaliado como FALSO. Use SE para conduzir testes condicionais sobre valores e fórmulas e para

Leia mais

Manipulação de Células, linhas e Colunas

Manipulação de Células, linhas e Colunas Manipulação de Células, linhas e Colunas Seleccionar células Uma vez introduzidos os dados numa folha de cálculo, podemos querer efectuar alterações em relação a esses dados, como, por exemplo: apagar,

Leia mais

TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO. I. Criar um Novo Banco de Dados. Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo

TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO. I. Criar um Novo Banco de Dados. Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo TUTORIAL DO ACCESS PASSO A PASSO I. Criar um Novo Banco de Dados Passos: 1. Abrir o Access 2. Clicar em Criar um novo arquivo 3. Clicar em Banco de Dados em Branco 4. Escrever um nome na caixa de diálogo

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1.

1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1. 1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1. Partes da tela do Excel... Barra de fórmulas... Barra de status...

Leia mais

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel *

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * material do 2010* 1.0 Introdução O Excel nos ajuda a compreender melhor os dados graças à sua organização em células (organizadas em linhas e colunas) e ao uso

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Tutorial 1 - Básico do VBA do Excel

Tutorial 1 - Básico do VBA do Excel Tutorial 1 - Básico do VBA do Excel Este tutorial contém a 1ª lição sobre a série Básico do VBA do Excel. Ele cobre tópicos de criação e gerenciamento de matrizes e o entendimento de estruturas de decisão

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 02

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 02 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 02 Escrevendo Fórmulas Você pode executar cálculos com seus dados usando fórmulas, que são formatadas por operadores de dados e quase sempre por funções. Você vai aprender

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Tarefa Orientada 18 Tabelas dinâmicas

Tarefa Orientada 18 Tabelas dinâmicas Tarefa Orientada 18 Tabelas dinâmicas Análise de dados através de tabelas dinâmicas. Conceitos teóricos As Tabelas Dinâmicas são tabelas interactivas que resumem elevadas quantidades de dados, usando estrutura

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice Índice Caderno 2 PG. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão,

Leia mais

Excel VBA - Parte IV:Inserindo um formulário e seus comandos

Excel VBA - Parte IV:Inserindo um formulário e seus comandos Page 1 of 9 Excel VBA - Parte IV:Inserindo um formulário e seus comandos desenvolvendo VBA através de um exemplo prático Nesta parte do artigo vamos ver como inserir formulários e seus componentes. Conteúdo

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia Curso Excel Avançado Índice

Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia Curso Excel Avançado Índice Índice Apresentação...2 Barra de Título...2 Barra de Menus...2 Barra de Ferramentas Padrão...2 Barra de Ferramentas de Formatação...3 Barra de Fórmulas e Caixa de Nomes...3 Criando um atalho de teclado

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

3 Resumo de dados com Tabelas e Gráficos dinâmicos

3 Resumo de dados com Tabelas e Gráficos dinâmicos 3 Resumo de dados com Tabelas e Gráficos dinâmicos Vinicius A. de Souza va.vinicius@gmail.com São José dos Campos, 2011. 1 Sumário Tópicos em Microsoft Excel 2007 Tabela dinâmica...3 Processo de construção...3

Leia mais

Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Sumário. Atualizando a tabela dinâmica

Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Sumário. Atualizando a tabela dinâmica Sumário Atualizando a tabela dinâmica Exibição de páginas em planilhas separadas Detalhando / ocultando os dados da planilha Gráfico dinâmico Gráfico dinâmico (cont.) Alterando a formatação do gráfico

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 04

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 04 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 04 Fazendo Gráficos de Seus Dados Uma planilha calcula e apresenta as diferenças e semelhanças entre os números e suas modificações ao longo do tempo. Mas os dados em si não

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Banco de Dados Microsoft Access: Criar s Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na. 3. Criar uma no modo

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL

INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL ACRESCENTANDO UMA NOVA COMPOSIÇÃO UNITÁRIA DE CUSTO AO BANCO GERAL DE DADOS (cunitgr.xls) Os arquivos cunitgr.xls e Bennett Profissional 04.xls são "pastas de trabalho"

Leia mais

Tarefa 18: Criar Tabelas Dinâmicas a partir de Listas de Excel

Tarefa 18: Criar Tabelas Dinâmicas a partir de Listas de Excel Tarefa 18: Criar Tabelas Dinâmicas a partir de 1. Alguns conceitos sobre Tabelas Dinâmicas Com tabelas dinâmicas podemos criar dinâmica e imediatamente resumos de uma lista Excel ou de uma base de dados

Leia mais

Noções Básicas de Excel página 1 de 19

Noções Básicas de Excel página 1 de 19 Noções Básicas de Excel página 1 de 19 Conhecendo a tela do Excel. A BARRA DE FÓRMULAS exibe o conteúdo de cada célula (local) da planilha. Nela podemos inserir e alterar nomes, datas, fórmulas, funções.

Leia mais

Estatística no EXCEL

Estatística no EXCEL Estatística no EXCEL Prof. Ms. Osorio Moreira Couto Junior 1. Ferramentas... 2 2. Planilha de dados... 3 2.1. Introdução... 3 2.2. Formatação de células... 4 2.3. Inserir ou Excluir Linhas e Colunas...

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma tabela no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na tabela.

Leia mais

BARRA DE PROGRESSO EM VBA

BARRA DE PROGRESSO EM VBA BARRA DE PROGRESSO EM VBA Quando elaboramos uma programação em VBA e não sabemos o tempo de execução podemos utilizar uma alternativa para a visualização do progresso da tarefa, uma barra de progressão

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática &XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) PROJETO UNESC@LA Setembro de

Leia mais

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Millennium... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento

Leia mais

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano Formatação condicional utilizando o valor da célula O que é? Algumas vezes é preciso destacar os valores, ou seja, como colocar em vermelho ou entre parênteses, os negativos, e de outra cor os positivos,

Leia mais

ÍNDICE... 3 INTRODUÇÃO... 4. A série... 4

ÍNDICE... 3 INTRODUÇÃO... 4. A série... 4 EXCEL 2007 e 2010 2 ÍNDICE ÍNDICE... 3 INTRODUÇÃO... 4 A série... 4 01 LISTA COM VALIDAÇÃO... 5 02 FUNÇÕES FINANCEIRAS... 7 03 FUNÇÃO DE BANCO DE DADOS... 12 04 RÓTULOS... 15 05 TABELA DINÂMICA... 18 06

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 01

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 01 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 01 Introduzindo Dados Com o Microsoft Excel é fácil introduzir informações numa planilha e mudar, excluir ou acrescentar dados. Você vai aprender a: - Abrir e salvar um arquivo

Leia mais

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART Continuação 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART a) Vá para o primeiro slide da apresentação salva no item 31. b) Na guia PÁGINA INICIAL, clique no botão LAYOUT e selecione (clique) na opção TÍTULO

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação 1 - Como posso inserir mais de um fundo em uma apresentação? 2 - Como uso o slide de uma apresentação em outra apresentação? 3 - Quando recorto um documento

Leia mais

Validação de dados. Determinamos qual tipo de informação será aceita e dentro de qual intervalo.

Validação de dados. Determinamos qual tipo de informação será aceita e dentro de qual intervalo. Validação de dados Por meio do recurso de validação, podemos definir que tipo de informação gostaríamos que fosse aceita em um intervalo de células ou uma mensagem de auxílio ao usuário indicando qual

Leia mais

Tutorial - DVD Flick

Tutorial - DVD Flick Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz Av. Prof. José Inácio de Souza, 1958 B. Brasil Uberlândia/MG CEP 38400-732 (34) 3212-4363 / Fax 3211-6859 cemepeeduca@hotmail.com /cemepe@uberlandia.mg,gov.br

Leia mais

Aula Número 01. Sumário

Aula Número 01. Sumário Aula Número 01 Sumário Conceitos Básicos:... 3 Movendo-se numa Planilha... 4 Selecionando Múltiplas Células... 4 Abrindo e Salvando um Arquivo... 6 Salvando um arquivo... 8 Introduzindo e Editando Dados...

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Calc

Treinamento em BrOffice.org Calc Treinamento em BrOffice.org Calc 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. NÚMEROS, TEXTOS, FÓRMULAS E DATAS...4 III. MENUS BÁSICOS...5 1. Arquivo...5 2. Editar...5 3. Formatar...5 IV. FÓRMULAS...8 V. REFERÊNCIAS

Leia mais

96 cartuchos simultâneos ou não. Copiar e Colar Cartucho: O usuário poderá copiar e colar os cartuchos, e até mesmo colar o cartucho selecionado em um outro perfil. Além de ter o recurso para mudar a cor

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior 2000 Mozart de Melo Alves Júnior INTRODUÇÃO O Excel 7.0 é um aplicativo de planilha desenvolvido para ser usado dentro do ambiente Windows. As planilhas criadas a partir desta ferramenta poderão ser impressas,

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 04

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 04 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 4 Fazendo Gráficos de Seus Dados Uma planilha calcula e apresenta as diferenças e semelhanças entre os números e suas modificações ao longo do tempo. Mas os dados em si não

Leia mais

A Estação da Evolução

A Estação da Evolução Microsoft Excel 2010, o que é isto? Micorsoft Excel é um programa do tipo planilha eletrônica. As planilhas eletrônicas são utilizadas pelas empresas pra a construção e controle onde a função principal

Leia mais

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral MICROSOFT WORD 2007 George Gomes Cabral AMBIENTE DE TRABALHO 1. Barra de título 2. Aba (agrupa as antigas barras de menus e barra de ferramentas) 3. Botão do Office 4. Botão salvar 5. Botão de acesso à

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. OPENOFFICE IMPRESS 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos

Leia mais

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Slim... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento da

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

Faculdade Boa Viagem Sistemas de Informação Gerenciais EXERCÍCIO PASSO-A-PASSO PEDIDOS E CONTROLE DE ESTOQUE. Microsoft Access.

Faculdade Boa Viagem Sistemas de Informação Gerenciais EXERCÍCIO PASSO-A-PASSO PEDIDOS E CONTROLE DE ESTOQUE. Microsoft Access. Faculdade Boa Viagem Sistemas de Informação Gerenciais EXERCÍCIO PASSO-A-PASSO PEDIDOS E CONTROLE DE ESTOQUE Microsoft Access Professor: M.Sc. Joel da Silva Recife-PE 2006 FBV Controle de Estoque passo-a-passo

Leia mais

Novas Funcionalidades do MyABCM v.4.0

Novas Funcionalidades do MyABCM v.4.0 Novas Funcionalidades do MyABCM v.4.0 Seguem abaixo as novas funcionalidades e melhorias do MyABCM e um resumo de como utilizar essas funcionalidades. 1. Nova funcionalidade para aplicação de fatores de

Leia mais

Fazendo uma tabela no Excel

Fazendo uma tabela no Excel Fazendo uma tabela no Excel A grosso modo, o Excel é uma matriz (67 mil linhas por 256 colunas na versão 2003 e de 1 milhão de linhas por 16 mil colunas na versão 2007) e mais um monte de ferramentas para

Leia mais

RESPOSTAS DAS QUESTÕES ANULADAS OU COM MUDANÇA DE GABARITO

RESPOSTAS DAS QUESTÕES ANULADAS OU COM MUDANÇA DE GABARITO RESPOSTAS DAS QUESTÕES ANULADAS OU COM MUDANÇA DE GABARITO CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO - PROVA DE MATEMÁTICA: Questão 23: Não ficou explícito, no comando da questão O número de possibilidades de

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

Prática 1 - Microsoft Excel

Prática 1 - Microsoft Excel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Campus Sousa Disciplina: Informática Básica Prática 1 - Microsoft Excel Assunto: Tópicos abordados: Prática Utilização dos recursos

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC SUMÁRIO 1 - Tela de Login...03 2 - Caixa de Entrada...04 3 - Escrever Mensagem...06 4 - Preferências...07 4.1 - Configurações Gerais...07 4.2 - Trocar Senha...07 4.3

Leia mais