Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia Curso Excel Avançado Índice

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia Curso Excel Avançado Índice"

Transcrição

1 Índice Apresentação...2 Barra de Título...2 Barra de Menus...2 Barra de Ferramentas Padrão...2 Barra de Ferramentas de Formatação...3 Barra de Fórmulas e Caixa de Nomes...3 Criando um atalho de teclado para o carregar o Excel...3 Digitando Números...4 Digitando Data e Hora...4 Função Comentário...4 Vincular células entre planilhas...5 Funções...5 Função Concatenar...6 Função Texto...6 Função Romano...6 Fórmulas Aritméticas...6 Operadores Relacionais...7 Fórmula do Máximo...7 Fórmula do Mínimo...7 Fórmula da Média...7 Fórmula Raiz...8 Fórmula da Condição Se...8 Fórmula da Condição Se e E...8 Fórmula da Condição Se e Ou...9 Fórmula do Cont.Se...9 Fórmula do SomaSe...9 Formatação Condicional...10 Como Funciona a Formatação Condicional...10 Uso do Comando Filtrar...12 Classificação...14 Subtotais...14 Validação...15 Formulário...15 Tabelas Dinâmicas...16 Criando Tabelas Dinâmicas...17 Criação de Gráficos...18 Gráficos Dinâmicos...20 Macros...21

2 Apresentação A apostila de EXCEL Avançado traz uma série de atividades e novas funções para aprimorar os conhecimentos sobre a planilha eletrônica. Barra de Título Fornece o nome do software e também o nome do arquivo que está sendo editado (ou que se encontra aberto). Clicando 2 vezes sobre a barra você pode Maximizar ou Minimizar a Janela do Excel. Barra de Menus Fornece os menus de comandos do Excel. Uma grande parte dos comandos pode ser encontrada nesses menus. Barra de Ferramentas Padrão Fornece botões que representam alguns comandos padrão para trabalho: Arquivo Novo,

3 Abrir, Salvar, Imprimir, Visualizar Impressão, Recortar, Colar, Desfazer, Refazer, Classificação, Zoom, Ajuda entre outros. Barra de Ferramentas de Formatação Permite ao usuário formatar rapidamente a célula que está atualmente em foco ou a faixa de células selecionadas, modificando estilo, cor de texto, alinhamento, alinhamentos, cores, valores entre outros. Barra de Fórmulas e Caixa de Nomes A primeira parte da Barra exibe a referência atual da célula (em que posição o cursor está selecionado). É a caixa de nomes. Permite também a inserção de nomes que identifiquem uma faixa de células ou matriz de dados. A segunda parte da barra é utilizada para entrada de dados como fórmulas, valores, funções, entre outros. Todas as barras de ferramentas são personalizáveis. Você pode criar sua própria barra de ferramentas. Além das barras aqui apresentadas, existem outras que podem ser exibidas utilizando a opção do Menu Exibir / Barra de Ferramentas. Para personalizar uma barra de ferramentas 1. Clique com o botão direito sobre qualquer botão de uma das barras de ferramentas; 2. Escolha Personalizar 3. Para criar uma barra com o nome que você quiser clique no Botão Nova e defina o novo nome 4. Uma nova Barra de Ferramentas será exibida. 5. Agora clique na Guia Comandos e arraste os botões que você gostaria de utilizar para a sua Barra de Ferramentas. 6. Clique em Fechar para concluir as alterações. 7. Para excluir os botões da sua barra de ferramentas, segure a tecla Alt e arraste os botões da sua Barra para a Área de Trabalho do Excel, ou execute os procedimentos acima retirando os botões da sua Barra e devolvendo-os para as opções da janela que se abriu. Criando um atalho de teclado para o carregar o Excel Além do modo tradicional explicado acima, você pode também carregar o Excel atribuindo uma tecla de atalho para sua execução. Quando a seqüência de teclas atribuída é pressionada, automaticamente o Excel é carregado. Veja os passos abaixo. 1.Clique no botão iniciar 2. Posicione o cursor do mouse na opção todos os Programas 3. Posicione o cursor na opção Microsoft Office 4. Visualize e clique com o BOTÃO DIREITO do mouse em

4 Microsoft Office Excel 2003, aparecerá o menu então clique em Propriedades (exibido ao lado). 5. Na janela Propriedades, clique em Tecla de Atalho. 6. Pressione as teclas Ctrl + Shift + E (simultaneamente). 7. Após esse passo clique no botão OK e depois experimente pressionar a seqüência acima para carregar o Excel. Digitando Números Ao digitar um número no Excel ele assume o formato geral e os números são alinhados à direita. Para digitar números negativos, digite o sinal de menos antes do número e os números no formato moeda clicem no ícone situado na barra de ferramentas ou com o botão direito do mouse sobre o número selecione a opção Formatar células. Os Números com fração deve-se digitar o zero, barra de espaço, e depois a fração. Para casas decimais use a vírgula e o ponto para milhar, como por exemplo, 2000,30. Digitando Data e Hora Digitar a data separada por barra (/) ou hífen (-); Digitar a hora usando o sinal de (:); Digitar CTRL + ; a entrada é a data do micro; Digitar CTRL + SHIFT + : a entrada é a hora do micro; Digitar =HOJE() insere a data automática; Digitar =AGORA() insere a data e a hora. Função Comentário A função comentário serve para que possamos colocar observações sobre o conteúdo de uma célula, descrevendo sua utilização ou que tipo de dados elas descrever. Muito útil para planilhas que devem ser enviadas para outros usuários. Para inserir um comentário selecione a célula na qual será inserido o comentário, execute o Menu Inserir e escolha a opção comentário. Ao ser inserido um comentário em uma célula, no canto superior direito aparecerá uma setinha vermelha, indicando o comentário inserido.

5 Para exibir o comentário basta posicionar o mouse sobre a célula, ou o cursor sobre a mesma. Vincular células entre planilhas Este processo é utilizado para vincular (criar um vinculo) entre células de várias planilhas. O processo é simples: na célula de destino (onde você quer ter os dados vinculados) digite = (igual). Agora com o mouse clique na planilha onde se localiza os dados (em nosso exemplo na Plan2) Observe o resultado na barra de fórmulas: é criado um link (=Plan2!E2). Quando a célula E2 em Plan2 for alterada, automaticamente a planilha vinculada é alterada. Isso é muito útil para planilhas que utilizam muitos índices. Funções O Excel é uma ferramenta muito poderosa para execução de funções e cálculos. Utilizando funções já existentes, vamos demonstrar toda a potencialidade desta ferramenta. Um detalhe muito importante é que uma função no Excel deve ser precedida, obrigatoriamente pelo sinal de = (igual), independentemente da função, pois o programa reconhece uma fórmula ou função a partir do momento que for iniciado com o sinal de igual. A função é um método para tornar mais rápido a montagem de fórmulas que envolvem cálculos mais complexos e vários valores. Existem funções para cálculos matemáticos, financeiros, estatísticos, datas, texto, entre outros. Por exemplo, na função =SOMA(A1:C10), significa que a função SOMA, somará os valores do intervalo A1 até C10, sem você precisar informar célula por célula os valores individuais.

6 Função Concatenar A função CONCATENAR é muito utilizada para agrupar duas ou mais células para formar um resultado único. Podemos juntar resultados de fórmulas, trechos de textos, datas e qualquer informação que esteja contida em células alternadas. Sintaxe: =concatenar(...) (...) insira várias células separadas pelo ; (ponto e vírgula). Função Texto A função TEXTO converte valores para o texto. Pode ser utilizado quando é necessário converter valores para texto e ainda aplicar formatação específica sobre esta conversão. Sintaxe: = texto(valor;formato_texto) Valor: célula que contem o valor a ser convertido para texto. Formato_texto: formato que pode ser aplicado ao texto. Função Romano É utilizada para fazer conversões de números. Veja abaixo a sintaxe do comando. Sintaxe: = romano (num, forma) Núm _ célula em que o número se encontra. Forma _ há várias formas de exibição, a clássica é o número 0 (zero). Essa forma varia até o número 4. Fórmulas Aritméticas Fórmulas nada mais são do que as operações matemáticas conhecidas e utilizadas em nosso dia a dia. Ex: a soma de suas compras ou suas despesas de supermercado. O programa aceita três tipos de fórmulas, sendo: fórmulas numéricas, funções lógicas e funções de texto. As fórmulas numéricas são utilizadas para efetuar cálculos com valores numéricos usando os operadores aritméticos. O Excel sempre realiza as fórmulas nesta seqüência:

7 1. Potência; 2. Multiplicação e Divisão; 3. Soma e Subtração; Pode-se usar parênteses ( ) para a organização das fórmulas, entretanto, diferentemente da matemática não se deve usar colchetes [ ] ou chaves { }, pois no Excel eles não funcionam para essa finalidade. Operadores Relacionais Fórmula do Máximo Mostra o valor máximo de uma faixa de células. Exemplo: Suponhamos que se desejasse saber qual a maior informação nas células abaixo. Veja a fórmula no exemplo abaixo: Fórmula do Mínimo Mostra o valor mínimo de uma faixa de células. Exemplo: Suponhamos que desejasse saber qual a menor informação nas células abaixo. Veja a fórmula no exemplo abaixo: Fórmula da Média Calcula a média de uma faixa de valores. Exemplo: Suponhamos que desejasse saber qual a média de idade numa tabela de dados abaixo:

8 Fórmula Raiz A função da raiz quadrada de um número assume esta forma: Exemplo: Fórmula da Condição Se Esta função consegue comparar valores e, a partir desta comparação, tornar uma decisão a respeito de qual caminho seguir. Verifique a sintaxe descrita: =SE(CONDIÇÃO; VERDADEIRO; FALSO). Se a condição for satisfeito, então, ela executará o que está no argumento Verdadeiro ; caso contrário o que está em Falso. Fórmula da Condição Se e E Agora você tem uma planilha onde tem a idade e altura de seus alunos. Haverá uma competição e somente aqueles que têm Idade Maior que 15 e Altura maior ou igual que 1,70 participaram da competição.

9 Fórmula da Condição Se e Ou Neste exemplo basta que uma condição seja verdadeira para que o aluno participe da condição. Veja o exemplo: Fórmula do Cont.Se A função Cont.Se calcula o número de células não vazias em um intervalo que corresponde a determinados critérios.agora você possui uma planilha onde tem o nome dos alunos e as suas médias. E você desejasse agora saber quantos alunos tiraram médias maior e igual a 7. Veja o exemplo: Fórmula do SomaSe Soma um intervalo de células mediante uma condição estabelecida. Exemplo: você gostaria de somar somente as faturas que foram pagas. OBS: É possível adicionar funções e fórmulas também pelo menu INSERIR, opção FUNÇÃO, como pode ser visto na figura abaixo.

10 Formatação Condicional A formatação condicional realça dados que atendam a condições especificadas. De acordo com condições estabelecidas por você, o Excel pode formatar as células, incluindo nesse a possibilidade de formatar fonte, bordas e sombreamento. Como Funciona a Formatação Condicional Selecione o intervalo de células onde será aplicada a formatação condicional. Nesse caso, selecione da célula F3 até F8 na planilha Escola de Informática. Com essas células selecionadas, clique no menu Formatar / Formatação condicional. Veja na figura a seguir a janela que surge: A janela permite que você inclua até três (3) condições diferentes para a mesma célula ou intervalo de células. Leia para cada condição as caixas de texto formando uma frase. Para fazer a primeira condição, proceda da seguinte maneira:

11 Na primeira caixa de texto, nada deve ser alterado. Mantenha O valor da célula é. Na segunda caixa de texto, clique na setinha e escolha a condição "maior ou igual a". Observe que agora só tem mais uma caixa de texto. Na terceira caixa de texto digite o valor "62". Clique no botão Formatar para escolher a formatação desejada e veja a seguir a janela que surge: Na janela Formatar células escolha a formatação que a célula deverá ter caso atenda às condições especificadas (por exemplo, escolha a cor azul) e clique no botão OK. Agora para fazer a formatação da Condição 2, clique no botão Adicionar e veja que surge, na mesma janela uma nova parte para acrescentar os dados referentes à próxima condição. Proceda da mesma maneira anterior, escolhendo os critérios da segunda condição. Nesse caso, deixe selecionado "O valor da célula é" na primeira caixa e "entre" na segunda caixa. Na terceira caixa você digita "58" e na quarta caixa você digita "62". Clique no botão Formatar que está abaixo da condição que você acabou de especificar para escolher a fonte para a célula caso ela atenda ás condições especificadas. Escolha a cor verde e clique em OK.

12 Agora para fazer a formatação da Condição 3, clique no botão Adicionar e veja que surge, na mesma janela uma nova parte para acrescentar os dados referentes à próxima condição. Proceda da mesma maneira anterior, escolhendo os critérios da terceira condição. Nesse caso, deixe selecionado "O valor da célula é" na primeira caixa e "menor ou igual a" na segunda caixa. Na terceira caixa você digita "58". Clique no botão Formatar que está abaixo da condição que você acabou de especificar para escolher a fonte para a célula caso ela atenda ás condições especificadas. Escolha a cor vermelha e clique em OK. Antes de terminar a operação leia as frases que ficaram escritas em cada condição para melhor entendê-las: Observe que abaixo das três condições tem uma visualização prévia da formatação que você escolheu para cada uma. Clique no botão OK da janela Formatação condicional e veja o resultado na planilha. Uso do Comando Filtrar Abaixo temos informações que iremos utilizar para nosso exemplo.

13 Nessa tabela podemos filtrar todos os campos, como o Código do cliente, Nome, Endereço ou ValorPrestação. Esse comando está disponível em DADOS/ FILTRAR/AUTO FILTRO. Ao escolher o campo desejado, serão mostradas na tabela apenas as linhas que contém a informação desejada.

14 Classificação A classificação é um recurso que o Excel me fornece para ordenar uma ou mais colunas na ordem crescente e decrescente. Para ordenar uma coluna basta selecioná-la e, após isso clicar no menu Dados / Classificar, aparecerá uma pequena janela com duas opções: Expandir Seleção (quando todas as demais colunas serão ordenadas de acordo com a coluna que estamos ordenando) e Manter a seleção atual (quando somente a coluna que estamos ordenando é alterada). Por padrão a opção Expandir Seleção estará marcada, clique em Classificar e sua planilha estará ordenada. Pode-se classificar um banco de dados em até três níveis. Subtotais Como o nome já diz, os subtotais fazem cálculos com partes de uma planilha. Ao subtotalizar uma lista, o Excel lê um campo e, quando houver mudança de valor nesse campo, será inserida uma lista com o subtotal desse item. É importante ressaltar que a lista (coluna), que será a base para subtotalizar uma outra coluna deverá estar classificada (crescente ou decrescente). Não vamos confundir esta opção com a função SUBTOTAL no modo filtrar. No menu Dados/Subtotais é possível subtotalizar um banco de. Por exemplo, se vamos subtotalizar por cliente, o banco de dados deve estar primeiro classificado por cliente, caso contrário não irá funcionar. Se fizer um Subtotal, quando o Excel encontrar um cliente diferente ele subtotaliza o anterior, e assim por diante.

15 Validação Podemos definir para um campo uma definição de digitação, ou seja, uma validação para o campo. Usamos a opção VALIDAÇÃO no menu Dados/Validação. Vamos analisar o exemplo abaixo, temos as células, determinamos que só pode ser digitado número inteiro maiores ou iguais a zero e menor ou igual a Podemos acrescentar uma mensagem de entrada para sempre alertar o usuário das regras e também podemos adicionar um alerta de erro quando o usuário fugir da regra. Formulário Quando possuímos um banco de dados com muitas informações podemos utilizar o formulário para digitar as informações e facilitar a vida do usuário.

16 Tabelas Dinâmicas As tabelas dinâmicas nada mais são do que tabulações cruzadas de dados. Uma tubulação pode ter diversos formatos e o Excel possui um assistente que lhe ajudará no processo de criação destas tabulações. O maior dilema das tabelas dinâmicas é certamente o formato final, isto é, quais os dados que desejamos sumarizar e como desejamos apresentar este sumário. Nas versões anteriores do Excel, este dilema era ainda maior devido à grande dificuldade de criar a própria Tabela Dinâmica. Para o nosso exemplo iremos utilizar os dados listados abaixo.

17 Criando Tabelas Dinâmicas Após digitar os dados da tabela escolha no menu Dados e opção Relatório de Tabela e Gráficos Dinâmicos. Na caixa de diálogo escolha a opção de Banco de dados e Microsoft Office Excel para selecionar a fonte dos dados e a opção de Tabela Dinâmica para selecionar o tipo de relatório desejado. Clique em Avançar. Defina a área de origem das informações na tabela. Esse passo é muito importante e geralmente o Excel já seleciona todas as células do intervalo dos dados. Defina agora onde você quer que a Tabela Dinâmica seja inserida (se em uma nova planilha ou em uma planilha existente). Em nosso exemplo vamos utilizar uma Nova Planilha.

18 Finalize a formatação dinâmica da tabela, arrastando os campos para a posição desejada. Criação de Gráficos O gráfico permite visualizar dados da planilha de forma mais clara, afinal, sabemos que a mente humana consegue fixar muito melhor as imagens do que os textos. O gráfico gera uma imagem permitindo comparação entre valores através de visualização gráfica, como o próprio nome diz. Gráficos podem ser criados rapidamente ou, dependendo das circunstâncias e finalidades, minuciosamente formatadas; é o caso, por exemplo, de gráficos destinados à exibição por slides eletrônicos ou com o objetivo de se tornarem um documento impresso. Em outros casos, porém, é suficiente implementar um gráfico simples rapidamente gerado, como veremos nos procedimentos a seguir. Abaixo temos o exemplo de nossa tabela que iremos utilizar para nosso exemplo.

19 Antes de qualquer coisa, você precisa selecionar a área de planilha que será necessária para a confecção do gráfico. Para isso é sempre bom idealizar antes como você deseja que o gráfico fique. Nas primeiras vezes, faça até mesmo um esboço do gráfico e verifique exatamente quais dados da planilha você precisou consultar para fazer seu esboço. Esses serão os dados selecionados. Faça então essa seleção e em seguida clique no ícone Assistente de gráfico, INSERIR/GRÁFICO. O assistente de gráfico abre a janela Assistente de gráfico etapa 1 de 4 tipo de gráfico, o que significa que você está na primeira etapa de uma série de 4 etapas e que essa primeira etapa recebe o nome tipo de gráfico. Nessa etapa você deve selecionar o tipo do gráfico que deseja construir, veja a figura a seguir: Na janela que aparecer você visualiza como o gráfico está ficando, você pode alterar o campo de dados e na guia série você também poderá alterar alguns dados do gráfico dependendo do modelo. Clique em avançar.

20 Na janela que aparecer, você pode configurar vários dados como: Título do Gráfico, Título do eixo X (horizontal) e Y (vertical), etc. Clique em avançar. Gráficos Dinâmicos A criação de um Gráfico Dinâmico é muito simples. Após a conclusão da construção de uma Tabela Dinâmica, clique no botão de Gráfico Dinâmico conforme indicado na figura abaixo.

21 Macros Você costuma efetuar tarefas comuns repetidamente no Microsoft Excel 2003? Por exemplo, você aplica a mesma combinação de formatos com freqüência? Ou toda semana, ou todos os meses, você recebe dados que são organizados e analisados sempre

22 da mesma forma? Use uma macro para reunir todas as etapas de uma tarefa em um único comando. Uma macro grava os cliques do mouse e os pressionamentos de teclas enquanto você trabalha e permite que você os reproduza mais tarde. Você pode usar uma macro para gravar a seqüência de comandos utilizada para efetuar determinada tarefa. Quando você executa a macro, ela reproduz exatamente aqueles comandos na mesma ordem, fazendo com que o Excel se comporte como se você tivesse digitado os comandos. As macros são fáceis de criar: inicie a gravação no Excel, execute os comandos normalmente e termine a gravação. O Excel usa uma linguagem de programação chamada Visual Basic for Applicattions (VBA) para gravar suas instruções. Você não precisa ter noções de programação ou conhecer VBA para criar e usar macros que economizarão o seu tempo e facilitarão o seu trabalho. Para que você entenda a utilização das macros, abra o arquivo macros. Siga os seguintes passos: Clique no menu FERRAMENTAS. Clique na opção MACRO. Clique na sub-opção GRAVAR NOVA MACRO. Será exibida a seguinte janela.

23 Nome da Macro: Deve-se colocar um nome qualquer para a macro. Tecla de atalho: Pode-se colocar (sendo do tipo <ctrl> + <alguma tecla>, embora neste exemplo a macro será executada a partir de botão e não de um atalho). Armazenar macro em: Será indicado aonde será salva a macro, sendo aconselhável deixar em Esta pasta de trabalho, pois se for necessário mudar algo na macro, apenas a planilha onde está a macro será utilizada. Descrição: Deve-se digitar um comentário sobre a macro, podemos colocar, por exemplo, a data e o nome da pessoa que criou a macro. No campo Nome da macro, digite Classificar. Na opção Armazenar macro em, escolha Esta pasta de trabalho. No campo Descrição, digite a data atual e seu nome. Clique o botão OK. Aparecerá a seguinte barra de ferramentas Parar Gravação. Esta tela está indicando que a macro já poderá ser gravada, sendo que a gravação conterá apenas comando do Excel. Agora gravaremos os comandos para a macro possa ser executada. Selecione o intervalo da tabela da seguinte maneira: selecione o intervalo A1:B1, depois pressione as teclas CTRL+SHIFT+END.

24 Clique no menu DADOS Clique na opção CLASSIFICAR. Surgirá então a caixa de diálogo classificar. Clique em Classificar. Em classificar por, escolha a opção Salário em ordem crescente. Na opção abaixo Em seguida por, escolha a opção Funcionário em ordem crescente. Clique em OK. Sua Tabela deverá ser exibida da seguinte maneira.

25 Na barra de ferramentas Parar Gravação, clique no botão azul (Parar Gravação). Pronto, com esse procedimento sua macro já está criada. Se desejar executar a sua macro, proceda da seguinte maneira: Clique o menu Ferramentas; Clique a opção Macro; Clique a Sub-opção Macros. Surgira com isso, a caixa de diálogo Macro. Selecione o nome de sua macro, no nosso caso, Classificar. Clique o botão Executar. Após esses passos, é possível criar macros através do assistente de gravação de macros.

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

Microsoft Office Excel 2007

Microsoft Office Excel 2007 1 Microsoft Office Excel 2007 O Excel é um programa dedicado a criação de planilhas de cálculos, além de fornecer gráficos, função de banco de dados e outros. 1. Layout do Excel 2007 O Microsoft Excel

Leia mais

Microsoft Excel 2003

Microsoft Excel 2003 Associação Educacional Dom Bosco Faculdades de Engenharia de Resende Microsoft Excel 2003 Professores: Eduardo Arbex Mônica Mara Tathiana da Silva Resende 2010 INICIANDO O EXCEL Para abrir o programa Excel,

Leia mais

MICROSOFT EXCEL AVANÇADO

MICROSOFT EXCEL AVANÇADO MICROSOFT EXCEL AVANÇADO SE Retorna um valor se teste_lógico avaliar como VERDADEIRO e um outro valor se for avaliado como FALSO. Use SE para conduzir testes condicionais sobre valores e fórmulas e para

Leia mais

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan

Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Excel 2000 Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Índice 1.0 Microsoft Excel 2000 3 1.1 Acessando o Excel 3 1.2 Como sair do Excel 3 1.3 Elementos da

Leia mais

Planilha Eletrônica Excel

Planilha Eletrônica Excel COLÉGIO LA SALLE CANOAS Técnico em Informática Planilha Eletrônica Excel Excel Prof. Valter N. Silva Colégio La Salle Canoas Página 2 1. NOÇÕES BÁSICAS O Microsoft Excel 7.0 é um programa de planilha eletrônica,

Leia mais

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/35 LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS No Microsoft Office Word 2007 é possível automatizar tarefas usadas frequentemente criando

Leia mais

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc

Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica Em certa época, a planilha era um pedaço de papel que os contadores e planejadores de empresas utilizavam para colocar

Leia mais

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/36 LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS Macro Imprimir Neste exemplo será criada a macro Imprimir que, ao ser executada, deverá preparar a

Leia mais

Planilhas Eletrônicas EXCEL

Planilhas Eletrônicas EXCEL Planilhas Eletrônicas EXCEL Pasta de Trabalho Quando você inicia o excel ele automaticamente cria uma pasta de trabalho. Esta pasta de trabalho é um arquivo que pode ter até 255 planilhas. Cada planilha

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007

MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007 MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007 MÓDULO - I APRESENTAÇÃO... 1 AMBIENTE DE TRABALHO... 2 A folha de cálculo... 2 O ambiente de trabalho do Excel... 3 Faixas de Opções do Excel... 4 - Guia

Leia mais

EXCEL 2003. Excel 2003 SUMÁRIO

EXCEL 2003. Excel 2003 SUMÁRIO EXCEL 2003 SUMÁRIO INICIANDO O EXCEL... 2 CONHECENDO AS BARRAS DO EXCEL... 4 OS COMPONETES DO EXCEL 2003... 7 ENTENDENDO FUNÇÕES... 8 BOLETIM ESCOLAR... 16 QUADRO DE RENDIMENTO DO ALUNO... 17 CHAMADA ESCOLAR...

Leia mais

Neste capítulo veremos como se trabalha com fórmulas e funções que são as ferramentas que mais nos ajudam nos cálculos repetitivos.

Neste capítulo veremos como se trabalha com fórmulas e funções que são as ferramentas que mais nos ajudam nos cálculos repetitivos. Fórmulas e Funções Neste capítulo veremos como se trabalha com fórmulas e funções que são as ferramentas que mais nos ajudam nos cálculos repetitivos. Operadores matemáticos O Excel usa algumas convenções

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

A Estação da Evolução

A Estação da Evolução Microsoft Excel 2010, o que é isto? Micorsoft Excel é um programa do tipo planilha eletrônica. As planilhas eletrônicas são utilizadas pelas empresas pra a construção e controle onde a função principal

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Calc

Treinamento em BrOffice.org Calc Treinamento em BrOffice.org Calc 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. NÚMEROS, TEXTOS, FÓRMULAS E DATAS...4 III. MENUS BÁSICOS...5 1. Arquivo...5 2. Editar...5 3. Formatar...5 IV. FÓRMULAS...8 V. REFERÊNCIAS

Leia mais

Tutorial do Iniciante. Excel Básico 2010

Tutorial do Iniciante. Excel Básico 2010 Tutorial do Iniciante Excel Básico 2010 O QUE HÁ DE NOVO O Microsoft Excel 2010 é um programa de edição de planilhas eletrônicas muito usado no mercado de trabalho para realizar diversas funções como;

Leia mais

Excel 2010 Modulo II

Excel 2010 Modulo II Excel 2010 Modulo II Sumário Nomeando intervalos de células... 1 Classificação e filtro de dados... 3 Subtotais... 6 Validação e auditoria de dados... 8 Validação e auditoria de dados... 9 Cenários...

Leia mais

Centro de Computação - Unicamp Gerência de Atendimento ao Cliente (e-mail:apoio@turing.unicamp.br) Sumário

Centro de Computação - Unicamp Gerência de Atendimento ao Cliente (e-mail:apoio@turing.unicamp.br) Sumário Sumário Conceitos Microsoft Access 97... 01 Inicialização do Access... 02 Convertendo um Banco de Dados... 03 Criando uma Tabela... 06 Estrutura da Tabela... 07 Propriedades do Campo... 08 Chave Primária...

Leia mais

Questão - 01. Essência do Excel 2003...

Questão - 01. Essência do Excel 2003... Valdir Questão - 01 Como deve proceder o usuário do Microsoft para que sejam atualizados os cálculos das funções ou fórmulas utilizadas nas planilhas? a) Pressionar a tecla F9 no teclado b) Pressionar

Leia mais

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD EMENTA

Leia mais

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel *

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * material do 2010* 1.0 Introdução O Excel nos ajuda a compreender melhor os dados graças à sua organização em células (organizadas em linhas e colunas) e ao uso

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Excel 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Adicionar comandos à Barra de Ferramentas

Leia mais

EXCEL: VISÃO GERAL 4

EXCEL: VISÃO GERAL 4 EXCEL: VISÃO GERAL 4 Conhecendo o Excel 4 Conhecendo a área de trabalho 5 Entrada na barra de Fórmulas 6 Iniciando o programa 6 Abrindo uma pasta de planilhas 6 Inserindo dados 6 Apagando o conteúdo de

Leia mais

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática &XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) PROJETO UNESC@LA Setembro de

Leia mais

Noções Básicas de Excel página 1 de 19

Noções Básicas de Excel página 1 de 19 Noções Básicas de Excel página 1 de 19 Conhecendo a tela do Excel. A BARRA DE FÓRMULAS exibe o conteúdo de cada célula (local) da planilha. Nela podemos inserir e alterar nomes, datas, fórmulas, funções.

Leia mais

Microsoft Excel 2010

Microsoft Excel 2010 Microsoft Excel 2010 Feito por Gustavo Stor com base na apostila desenvolvida por Marcos Paulo Furlan para o capacitação promovido pelo PET. 1 2 O Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado.

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA - SC. MICROSOFT OFFICE - EXCEL 2007 Pág.: 1

TRIBUNAL DE JUSTIÇA - SC. MICROSOFT OFFICE - EXCEL 2007 Pág.: 1 EXCEL 2007 O Excel 2007 faz parte do pacote de produtividade Microsoft Office System de 2007, que sucede ao Office 2003. Relativamente à versão anterior (Excel 2003), o novo programa introduz inúmeras

Leia mais

Banco de Dados BrOffice Base

Banco de Dados BrOffice Base Banco de Dados BrOffice Base Autor: Alessandro da Silva Almeida Disponível em: www.apostilando.com 27/02/2011 CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO PÚBLICO Apostila de Informática Aplicada - Unidade VI Índice Apresentação...

Leia mais

Material desenvolvido por Melissa Lima da Fonseca. melissa.mlf@gmail.com.br - (031) 9401-4041. www.melissalima.com.br Página 1

Material desenvolvido por Melissa Lima da Fonseca. melissa.mlf@gmail.com.br - (031) 9401-4041. www.melissalima.com.br Página 1 EXCEL BÁSICO Material desenvolvido por Melissa Lima da Fonseca melissa.mlf@gmail.com.br - (031) 9401-4041 www.melissalima.com.br Página 1 Índice Introdução ao Excel... 3 Conceitos Básicos do Excel... 6

Leia mais

Escola Info Jardins. Microsoft Excel Aula 1

Escola Info Jardins. Microsoft Excel Aula 1 Microsoft Excel Aula 1 O que é o Microsoft Excel? Excel é um programa de planilhas do sistema Microsoft Office. Você pode usar o Excel para criar e formatar pastas de trabalho (um conjunto de planilhas).

Leia mais

Planilhas Eletrônicas

Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice AULA 1... 3 Apresentação do BrOffice Calc... 3 Tela Inicial... 4 Teclas e Atalhos de movimentação... 6

Leia mais

Excel Avançado 2007 Excel Avançado 2007 1

Excel Avançado 2007 Excel Avançado 2007 1 1 Sumário: 1. Introdução...3 2. Funções...3 2.1 Função SE...4 2.2 Botão Inserir...7 2.3 Novas Funções Condicionais...8 2.4 Aninhando Funções...8 3. Análise de Dados Alternativos...9 3.1 Cenários...9 3.2

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Planilha Eletrônica. = Usado para iniciar fórmulas e funções. @ Somente no MS Excel permite iniciar funções. ^ Usado para expoente e raiz

Planilha Eletrônica. = Usado para iniciar fórmulas e funções. @ Somente no MS Excel permite iniciar funções. ^ Usado para expoente e raiz Planilha Eletrônica Planilha eletrônica é uma folha organizada em tabela na qual é realizado cálculos matemáticos, podendo ser simples ou complexos. A planilha eletrônica do Microsoft Office 2003 é um

Leia mais

O Excel é um software de Planilha Eletrônica integrante dos produtos do Microsoft Office.

O Excel é um software de Planilha Eletrônica integrante dos produtos do Microsoft Office. EXCEL O Excel é um software de Planilha Eletrônica integrante dos produtos do Microsoft Office. É composto das seguintes partes: Pasta de Trabalho um arquivo que reúne várias planilhas, gráficos, tabelas,

Leia mais

1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1.

1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1. 1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1. Partes da tela do Excel... Barra de fórmulas... Barra de status...

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

Noções de Informática

Noções de Informática Noções de Informática 2º Caderno Conteúdo Microsoft Excel 2010 - estrutura básica das planilhas; manipulação de células, linhas e colunas; elaboração de tabelas e gráficos; inserção de objetos; campos

Leia mais

MATERIAL EXTRA DE EXCEL - FÓRMULAS Prof William Zacariotto

MATERIAL EXTRA DE EXCEL - FÓRMULAS Prof William Zacariotto 1. SINAIS DE OPERAÇÕES 2. SINAIS PARA CONDIÇÃO SINAL FUNÇÃO SINAL FUNÇÃO + SOMAR > MAIOR QUE - SUBTRAÇÃO < MENOR QUE * MULTIPLICAÇÃO DIFERENTE QUE / DIVISÃO >= MAIOR E IGUAL A % PORCENTAGEM

Leia mais

Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx)

Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx) Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx) Inserção Caso o usuário deseje inserir palavras num texto previamente produzido, basta clicar com o mouse no ponto desejado e, simplesmente,

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Licenciamento de Uso

Licenciamento de Uso Licenciamento de Uso Este documento é propriedade intelectual 2002 do Centro de Computação da Unicamp e distribuído sob os seguintes termos: 1. As apostilas publicadas pelo Centro de Computação da Unicamp

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Configuração de assinatura de e-mail

Configuração de assinatura de e-mail Configuração de assinatura de e-mail Este manual irá lhe auxiliar a configurar a sua assinatura de E-mail no Microsoft Outlook (Desktop) e no Outlook Web App (Webmail). Gerando a sua assinatura de e-mail

Leia mais

Validação de dados. Determinamos qual tipo de informação será aceita e dentro de qual intervalo.

Validação de dados. Determinamos qual tipo de informação será aceita e dentro de qual intervalo. Validação de dados Por meio do recurso de validação, podemos definir que tipo de informação gostaríamos que fosse aceita em um intervalo de células ou uma mensagem de auxílio ao usuário indicando qual

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Sistema Click Principais Comandos

Sistema Click Principais Comandos Sistema Click Principais Comandos Sumário Sumário... 1 1. Principais Funções:... 2 2. Inserção de Registro (F6):... 3 3. Pesquisar Registro (F7):... 4 3.1 Pesquisa por letras:... 5 3.2 Pesquisa por números:...

Leia mais

MS-Excel 2010 Essencial (I)

MS-Excel 2010 Essencial (I) MS-Excel 2010 Essencial (I) Carga Horária: 20 horas Objetivos: Este curso destina-se a todos os profissionais que atuam nas áreas financeiras e administrativas, e que necessitem agilizar os seus cálculos,

Leia mais

Curso de Sistemas de Informação Campus Guaíba Cursos de Informática Projeto de Inclusão Digital APOSTILA APOSTILA EXCEL AVANÇADO

Curso de Sistemas de Informação Campus Guaíba Cursos de Informática Projeto de Inclusão Digital APOSTILA APOSTILA EXCEL AVANÇADO EXCEL AVANÇADO Setembro, 2006 Apresentação A apostila de EXECEL Avançado traz uma série de atividades e novas funções para aprimorar os conhecimentos sobre a planilha eletrônica. Digitando Números Ao digitar

Leia mais

Instruções de uso do TABNET. Linha, Coluna e Conteúdo

Instruções de uso do TABNET. Linha, Coluna e Conteúdo O Tabnet, aplicativo desenvolvido pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), permite ao usuário fazer tabulações de bases de dados on-line e foi gentilmente cedido para disponibilização

Leia mais

Teclas de atalho e de funções do Excel

Teclas de atalho e de funções do Excel s de atalho e de funções do Excel As listas a seguir contêm as telas de atalho -- combinações com CTRL -- as teclas de função e outras teclas de atalho comuns, além de uma descrição sobre sua funcionalidade.

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Excel para concursos Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas

Excel para concursos Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas Excel para concursos Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas São as principais fórmulas do Excel: Soma; Multiplicação; Mínimo; Máximo; condição SE; Média; PROCV. Porém,

Leia mais

Introdução Microsoft PowerPoint 2013 apresentações Office PowerPoint 2013 Microsoft PowerPoint 2013 textos planilhas Excel Word

Introdução Microsoft PowerPoint 2013 apresentações Office PowerPoint 2013 Microsoft PowerPoint 2013 textos planilhas Excel Word PowerPoint 2013 Sumário Introdução... 1 Iniciando o PowerPoint 2013... 2 Criando Nova Apresentação... 10 Inserindo Novo Slide... 13 Formatando Slides... 15 Inserindo Imagem e Clip-art... 16 Inserindo Formas...

Leia mais

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO SUMÁRIO 01 - INTRODUÇÃO 02 - INICIANDO O WORD 03 - INSERIR TEXTO 04 - SALVAR UM DOCUMENTO 05 - FECHAR UM DOCUMENTO 06 - INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 07 - ABRIR UM DOCUMENTO 08 - SELECIONAR TEXTO 09 - RECORTAR,

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

Práticas Empresariais em Excel. Professor: Pádua

Práticas Empresariais em Excel. Professor: Pádua Práticas Empresariais em Excel Professor: Pádua SUMÁRIO 1 FÓRMULAS... 4 2 FUNÇÕES... 5 2.1 Data e hora... 5 2.1.1 Hoje... 5 2.1.2 Dia, Mês e... 5 2.1.3 Agora... 5 2.1.4 Hora, Minuto e Segundo... 5 2.2

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

2. ENTRADA DE DADOS 2.1. TEXTOS

2. ENTRADA DE DADOS 2.1. TEXTOS 2. ENTRADA DE DADOS Os dados digitados em uma célula são divididos em duas categorias principais: constantes ou fórmulas. Um valor constante é um dado digitado diretamente na célula e que não é alterado.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS ESTADO DO PARANÁ

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS ESTADO DO PARANÁ NOVEMBRO / 2007 17 APRESENTAÇÃO Este material foi solicitado pela Secretaria Municipal da Administração SEMAD, e elaborado com o intuito de capacitar os servidores desta prefeitura, de todos os cargos

Leia mais

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09 ÍNDICE Sobre o SabeTelemarketing 03 Ícones comuns à várias telas de gerenciamento Contato Verificar registros 09 Telas de cadastro e consultas 03 Menu Atalho Nova pessoa Incluir um novo cliente 06 Novo

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3 WORD 2007 E 2010 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3 A série... 3 01 CAPTURAS DE TELA WORD 2010... 3 02 IMAGENS 2007/2010... 5 03 NOTAS DE RODAPÉ... 13 04 NUMERAÇÃO DE PÁGINAS... 15 05 CONTAR PALAVRAS...

Leia mais

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano Formatação condicional utilizando o valor da célula O que é? Algumas vezes é preciso destacar os valores, ou seja, como colocar em vermelho ou entre parênteses, os negativos, e de outra cor os positivos,

Leia mais

Probabilidade e Estatística I Antonio Roque Aula 8. Introdução ao Excel

Probabilidade e Estatística I Antonio Roque Aula 8. Introdução ao Excel Introdução ao Excel Esta introdução visa apresentar apenas os elementos básicos do Microsoft Excel para que você possa refazer os exemplos dados em aula e fazer os projetos computacionais solicitados ao

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Writer

Treinamento em BrOffice.org Writer Treinamento em BrOffice.org Writer 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. BARRA DE FERRAMENTAS...3 III. CONFIGURAR PÁGINA...4 1. Tamanho, Margens e Orientação...5 2. Cabeçalhos...6 3. Rodapés...6 4. Numerando

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior 2000 Mozart de Melo Alves Júnior INTRODUÇÃO O Excel 7.0 é um aplicativo de planilha desenvolvido para ser usado dentro do ambiente Windows. As planilhas criadas a partir desta ferramenta poderão ser impressas,

Leia mais

Treinamento para o acesso a Informação Científica e Tecnológica em Saúde Excel

Treinamento para o acesso a Informação Científica e Tecnológica em Saúde Excel Treinamento para o acesso a Informação Científica e Tecnológica em Saúde Excel O Excel é um software de planilha eletrônica que integra o pacote dos produtos Microsoft Office, que pode ser utilizado para

Leia mais

Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Sumário. Atualizando a tabela dinâmica

Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Sumário. Atualizando a tabela dinâmica Sumário Atualizando a tabela dinâmica Exibição de páginas em planilhas separadas Detalhando / ocultando os dados da planilha Gráfico dinâmico Gráfico dinâmico (cont.) Alterando a formatação do gráfico

Leia mais

A1;A7 é o mesmo que A1 e A7 A1:A7 é o mesmo que A1 até A7 (abrange A1, A2, A3, A4, A5, A6, A7).

A1;A7 é o mesmo que A1 e A7 A1:A7 é o mesmo que A1 até A7 (abrange A1, A2, A3, A4, A5, A6, A7). Excel Avançado Atenção! 1. Nunca referenciamos valores, mas sim o nome da célula que contém o valor, como A1, sendo A a coluna e 1 a linha. 2. As fórmulas sempre iniciam com sinal de =. 3. Lembre-se de:

Leia mais

Apostilas OBJETIVA - Técnico Judiciário Área Administrativa TRE Tribunal Regional Eleitoral Estado do Maranhão - Concurso Público 2015.

Apostilas OBJETIVA - Técnico Judiciário Área Administrativa TRE Tribunal Regional Eleitoral Estado do Maranhão - Concurso Público 2015. 2º Caderno Índice Planilha eletrônica MS- Excel + exercícios... 02 Computação na Nuvem (cloud computing)... 102 Conceitos de Internet e Intranet + exercícios... 105 Internet Explorer, Firefox e Google

Leia mais

Microsoft Office 2007

Microsoft Office 2007 Produzido pela Microsoft e adaptado pelo Professor Leite Júnior Informática para Concursos Microsoft Office 2007 Conhecendo o Office 2007 Visão Geral Conteúdo do curso Visão geral: A nova aparência dos

Leia mais

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação 1 - Como posso inserir mais de um fundo em uma apresentação? 2 - Como uso o slide de uma apresentação em outra apresentação? 3 - Quando recorto um documento

Leia mais

Excel MATERIAL COMPLEMENTAR 1º ANO TECNOLOGIAS APLICADAS AOS NEGÓCIOS

Excel MATERIAL COMPLEMENTAR 1º ANO TECNOLOGIAS APLICADAS AOS NEGÓCIOS TECNOLOGIAS APLICADAS AOS NEGÓCIOS MATERIAL COMPLEMENTAR 1º ANO PROFESSOR: JOÃO SOBRENOME Excel 2015 Este material complementar apresenta a descrição de alguns recursos e comandos relacionados à elaboração

Leia mais

AULA TEÓRICA 9. Tema 4. Introdução ao Microsoft Excel (cont). Funções Organização de dados Gráficos Recursos adicionais Impressão

AULA TEÓRICA 9. Tema 4. Introdução ao Microsoft Excel (cont). Funções Organização de dados Gráficos Recursos adicionais Impressão AULA TEÓRICA 9 Tema 4. Introdução ao Microsoft Excel (cont). Funções Organização de dados Gráficos Recursos adicionais Impressão 1 Funções são fórmulas predefinidas que efetuam cálculos usando valores

Leia mais

Prof. Msc Elvis Pontes. Unidade IV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Prof. Msc Elvis Pontes. Unidade IV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Msc Elvis Pontes Unidade IV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Formatação de planilhas Configuração de páginas; Layout da página; Margens Formatação de planilhas Definir todas as margens, com medidas personalizadas;

Leia mais

Acesso do teclado à faixa de opções

Acesso do teclado à faixa de opções Excel > Acessibilidade Atalhos do teclado no Excel 2010 Ocultar tudo Este artigo descreve o que são Dicas de Teclado e como você pode usá-las para acessar a faixa de opções. Ele também lista as teclas

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

Microsoft Excel 2003

Microsoft Excel 2003 Associação Educacional Dom Bosco Faculdades de Engenharia de Resende Microsoft Excel 2003 Módulo II Macros e Tabelas Dinâmicas Professores: Eduardo Arbex Mônica Mara Tathiana da Silva Resende 2010 Macro

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice Índice Caderno 2 PG. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão,

Leia mais

Aula Número 01. Sumário

Aula Número 01. Sumário Aula Número 01 Sumário Conceitos Básicos:... 3 Movendo-se numa Planilha... 4 Selecionando Múltiplas Células... 4 Abrindo e Salvando um Arquivo... 6 Salvando um arquivo... 8 Introduzindo e Editando Dados...

Leia mais

Basicão de Estatística no EXCEL

Basicão de Estatística no EXCEL Basicão de Estatística no EXCEL Bertolo, Luiz A. Agosto 2008 2 I. Introdução II. Ferramentas III. Planilha de dados 3.1 Introdução 3.2 Formatação de células 3.3 Inserir ou excluir linhas e colunas 3.4

Leia mais

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral MICROSOFT WORD 2007 George Gomes Cabral AMBIENTE DE TRABALHO 1. Barra de título 2. Aba (agrupa as antigas barras de menus e barra de ferramentas) 3. Botão do Office 4. Botão salvar 5. Botão de acesso à

Leia mais

Sumário: ATALHOS DO EXCEL for MAC. www.ontraining.com.br comercial@ontraining.com.br 1

Sumário: ATALHOS DO EXCEL for MAC. www.ontraining.com.br comercial@ontraining.com.br 1 ATALHOS DO EXCEL for MAC Sumário: 1. As teclas de função 2. Mover e rolar em uma planilha ou pasta de trabalho 3. Visualizando e imprimindo 4. Inserindo dados em uma folha 5. Trabalhando em células, ou

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft OneNote 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Alterne entre a entrada por toque

Leia mais

Fórmulas e Funções - Parte I

Fórmulas e Funções - Parte I Atividade 6 Fórmulas e Funções - Parte I Referências relativas e absolutas Muito comum é a necessidade de depois de criado uma fórmula é copiá-la para outras células ao invés de fazer tudo novamente, muitas

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

Trabalhando com banco de dados

Trabalhando com banco de dados Avançado Trabalhando com Aprenda a manipular dados no Excel com a ajuda de outros aplicativos da suíte Office Armazenar e organizar informações são tarefas executadas diariamente por todos nós. Desde o

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL

INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL ACRESCENTANDO UMA NOVA COMPOSIÇÃO UNITÁRIA DE CUSTO AO BANCO GERAL DE DADOS (cunitgr.xls) Os arquivos cunitgr.xls e Bennett Profissional 04.xls são "pastas de trabalho"

Leia mais

Conceitos Fundamentais de Microsoft Word. Professor Rafael rafampsilva@yahoo.com.br www.facebook.com/rafampsilva

Conceitos Fundamentais de Microsoft Word. Professor Rafael rafampsilva@yahoo.com.br www.facebook.com/rafampsilva Conceitos Fundamentais de Microsoft Word Professor Rafael www.facebook.com/rafampsilva Introdução É um editor de texto ou processador de texto? editores de texto: editam texto (assim como uma máquina de

Leia mais

OpenOffice Calc. Por: Leandro Dalcero

OpenOffice Calc. Por: Leandro Dalcero OpenOffice Calc Por: Leandro Dalcero Índice... 1. Iniciando o Calc 1.0 2. Componentes básico da janela do Calc...... 3. Menu Arquivo... 3.1.Novo 3.2.Abrir... 3.3.Piloto Automático...... 3.4.Fechar 3.5.Salvar......

Leia mais

para Windows OpenOffice.org 1.0: Manual do usuário

para Windows OpenOffice.org 1.0: Manual do usuário para Windows Secretaria da Administração Cia de Processamento de Dados do Estado da Bahia Cia de Processamento de Dados do Estado da Bahia Introdução Bem vindo ao. O contém informações sobre como utilizar

Leia mais