Técnicas de Polícia Ostensiva CFS 2018

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Técnicas de Polícia Ostensiva CFS 2018"

Transcrição

1 Técnicas de Polícia Ostensiva Técnicas de Polícia Ostensiva CFS 2018

2 Revisão

3 (CFS 2013) Assinale a alternativa INCORRETA : a) Cone da Morte é decorrente da silhueta e da faixa de luz projetada pela abertura de uma porta. b) São Técnicas de Varredura: Tomada de ângulo, Rápida olhada e Espelho. c) Busca ligeira: Utilizada normalmente à entrada de eventos culturais e desportivos, de forma rápida, a fim de identificar a presença de armas ou objetos perigosos. d) Posição 3 (Posição pronto-emprego): arma empunhada ao nível dos olhos (pouco abaixo para evitar visão de túnel), paralela ao solo, usada em deslocamentos, varreduras e abordagens; e) Busca completa: Utilizada no decorrer de uma abordagem para averiguar uma fundada suspeita, efetuar prisão em flagrante ou cumprir um mandado de prisão, de forma metódica e cuidadosa, a fim de localizar armas, objetos perigosos ou materiais ilícitos.

4 (CFS 2013) Assinale a alternativa INCORRETA : a) Cone da Morte é decorrente da silhueta e da faixa de luz projetada pela abertura de uma porta. b) São Técnicas de Varredura: Tomada de ângulo, Rápida olhada e Espelho. c) Busca ligeira: Utilizada normalmente à entrada de eventos culturais e desportivos, de forma rápida, a fim de identificar a presença de armas ou objetos perigosos. d) Posição 3 (Posição pronto-emprego): arma empunhada ao nível dos olhos (pouco abaixo para evitar visão de túnel), paralela ao solo, usada em deslocamentos, varreduras e abordagens; e) Busca completa: Utilizada no decorrer de uma abordagem para averiguar uma fundada suspeita, efetuar prisão em flagrante ou cumprir um mandado de prisão, de forma metódica e cuidadosa, a fim de localizar armas, objetos perigosos ou materiais ilícitos.

5 (CFS 2013) Com relação aos REQUISITOS DA ABORDAGEM, assinale a alternativa correta: a) Legalidade, Necessidade, Proporcionalidade, Oportunidade,. b) Legalidade, Necessidade, Oportunidade, Conveniência. c) Necessidade, Proporcionalidade, Oportunidade, Conveniência. d) Legalidade, Necessidade, Proporcionalidade, Conveniência. e) Legalidade, Proporcionalidade, Necessidade, Segurança.

6 (CFS 2013) Com relação aos REQUISITOS DA ABORDAGEM, assinale a alternativa correta: a) Legalidade, Necessidade, Proporcionalidade, Oportunidade,. b) Legalidade, Necessidade, Oportunidade, Conveniência. c) Necessidade, Proporcionalidade, Oportunidade, Conveniência. d) Legalidade, Necessidade, Proporcionalidade, Conveniência. e) Legalidade, Proporcionalidade, Necessidade, Segurança.

7 (CFS 2014) Assinale a alternativa INCORRETA: a) De acordo com a Pirâmide do Emprego da Força, o policial militar poderá fazer uso da força letal quando sofrer uma agressão letal. b) A comunicação entre os integrantes da guarnição deve ser constante, podendo ser realizada por exemplo através de gestos, sinais ou verbalização. c) A varredura é uma busca que visa identificar e dominar visualmente um determinado ambiente ou local, a fim de manter seu controle quando a observação direta não é suficiente ou é uma situação considera da de alto risco. d) Comportamento incivilizado pode ser definido como uma série de atitudes que fogem às regras de aceitação social, sendo caracterizado como crime ou contravenção penal. e) Cone da Morte é decorrente da silhueta e da faixa de luz projetada pela abertura de uma porta.

8 (CFS 2014) Assinale a alternativa INCORRETA: a) De acordo com a Pirâmide do Emprego da Força, o policial militar poderá fazer uso da força letal quando sofrer uma agressão letal. b) A comunicação entre os integrantes da guarnição deve ser constante, podendo ser realizada por exemplo através de gestos, sinais ou verbalização. c) A varredura é uma busca que visa identificar e dominar visualmente um determinado ambiente ou local, a fim de manter seu controle quando a observação direta não é suficiente ou é uma situação considera da de alto risco. d) Comportamento incivilizado pode ser definido como uma série de atitudes que fogem às regras de aceitação social, sendo caracterizado como crime ou contravenção penal. e) Cone da Morte é decorrente da silhueta e da faixa de luz projetada pela abertura de uma porta.

9 (CFS 2017) Uma Guarnição PM composta por dois Policiais Militares, dentre eles uma Policial Feminina, se depara com três adolescentes, do sexo masculino, suspeitos de estarem consumindo drogas em praça pública. Por esta razão a Guarnição PM decide proceder a abordagem. Considerando a situação apresentada, sobre os procedimentos a serem adotados, conforme ensinamentos previstos no Capítulo VI do Manual de Técnicas de Polícia Ostensiva da Polícia Militar de Santa Catarina, assinale a alternativa INCORRETA:

10 a) Durante os procedimentos de Abordagem Nível II, os Policiais Militares devem se aproximar com segurança, de arma na mão na posição 1 (posição SAS) ou posição 2 (posição pronto-baixo). b) Realizar os procedimentos de Abordagem Nível I, evitando constrangimentos aos menores abordados. Por se tratar de adolescentes, que compõem os Grupos Especialmente Vulneráveis, a arma deve permanecer no coldre durante a abordagem. c) Os adolescentes compõem os denominados Grupos Especialmente Vulneráveis, e desta forma, a abordagem requer cautela e cuidados especiais, mesmo estando a ação respaldada pela lei, evitando situações que poderão despertar a revolta das pessoas que observam, as quais voltar-se-ão contra a Guarnição PM. d) Considerando que os abordados são masculinos, é recomendado que a busca pessoal não seja realizada pela Policial Feminina, podendo esta permanecer na função de Segurança do Revistador. e) Realizar os procedimentos de Abordagem Nível II, para averiguar atitude ou fundada suspeita. Caso a suspeita não seja confirmada, após busca e entrevista, o Policial Militar responsável pela verbalização, explicando o motivo da abordagem, agradece a colaboração e disponibiliza os serviços da Polícia Militar.

11 a) Durante os procedimentos de Abordagem Nível II, os Policiais Militares devem se aproximar com segurança, de arma na mão na posição 1 (posição SAS) ou posição 2 (posição pronto-baixo). b) Realizar os procedimentos de Abordagem Nível I, evitando constrangimentos aos menores abordados. Por se tratar de adolescentes, que compõem os Grupos Especialmente Vulneráveis, a arma deve permanecer no coldre durante a abordagem. c) Os adolescentes compõem os denominados Grupos Especialmente Vulneráveis, e desta forma, a abordagem requer cautela e cuidados especiais, mesmo estando a ação respaldada pela lei, evitando situações que poderão despertar a revolta das pessoas que observam, as quais voltar-se-ão contra a Guarnição PM. d) Considerando que os abordados são masculinos, é recomendado que a busca pessoal não seja realizada pela Policial Feminina, podendo esta permanecer na função de Segurança do Revistador. e) Realizar os procedimentos de Abordagem Nível II, para averiguar atitude ou fundada suspeita. Caso a suspeita não seja confirmada, após busca e entrevista, o Policial Militar responsável pela verbalização, explicando o motivo da abordagem, agradece a colaboração e disponibiliza os serviços da Polícia Militar.

12 (CFS 2017) O Manual de Técnicas de Polícia Ostensiva da PMSC, ao tratar do Uso da Força pelo policial militar, prevê a observância de aspectos legais e o estudo de circunstâncias que podem influenciar nos níveis de sua aplicação. Assinale a única alternativa correta. I. Ao fazer o uso intencional de arma de fogo o policial militar deverá se identificar como tal e avisar prévia e claramente sua intenção de usar arma de fogo, com tempo suficiente para que o aviso seja levado em consideração. II. No atendimento de ocorrência policial a diferença física entre o policial e o cidadão (idade, tamanho, gênero), constitui uma circunstância que pode contribuir para escolha de determinada opção de força.

13 III. Os policiais usarão arma de fogo contra indivíduo nos casos de legítima defesa, para impedir perpetração de crime ou contravenção penal ou para impedir fuga de estabelecimento prisional. IV. Não será exigido do policial militar que avise clara e previamente sua intenção de usar arma de fogo contra indivíduo, quando este procedimento represente risco indevido para os policiais ou acarrete para outrem risco de morte ou dano grave. V. Mesmo que seja claramente inadequado ou inútil identificar-se como policial pelas circunstâncias do caso, o manual de técnicas de polícia ostensiva da PMSC prevê tal procedimento como obrigatório.

14 a) Somente as alternativas I, II, III e IV estão corretas. b) Somente as alternativas II, IV e V estão corretas. c) Somente as alternativas II, III e V estão corretas d) Somente as alternativas I, II e V estão corretas. e) Somente as alternativas I, II e IV estão corretas.

15 a) Somente as alternativas I, II, III e IV estão corretas. b) Somente as alternativas II, IV e V estão corretas. c) Somente as alternativas II, III e V estão corretas d) Somente as alternativas I, II e V estão corretas. e) Somente as alternativas I, II e IV estão corretas.

16 Abrigos/coberturas Proteção: - Abrigos - Coberturas Na maioria dos confrontos, policiais trocam tiros a descoberto, enquanto a seu lado, bem próximos, encontram-se objetos simples que ofereceriam uma excelente proteção contra os disparos do oponente.

17 Abrigos/coberturas Abrigos e coberturas - Veículos: algumas partes são abrigos e outras coberturas. - Edificações: paredes muros. - Acidentes do terreno: valas, meio-fio, elevações. - Camuflagem. - Sombras.

18 Uso de lanterna - Funções da lanterna: a) encontrar o caminho no escuro; b) identificar o alvo antes do disparo; c) ofuscar ( cegar ) momentaneamente o opositor; d) emprego como instrumento de autodefesa (cassetete), se for resistente; e e) iluminar o alvo para um disparo preciso. - Técnica padrão da PMSC: HARRIES

19 Uso de lanterna Procedimento - Forma intermitente. - Quando acionada, o policial deverá se movimentar. - Foco nos olhos do suspeito - Atenção para não denunciar a posição dos demais PPMM. Apontadores laser não são recomentados.

20 Policiamento motorizado Componentes da Gu PM 1 - Comandante: 1º homem 2 - Motorista: 2º homem 3 - Segurança: 3º homem 4 - Anotador/Operador de busca e vistoria ou segurança: 4º homem.

21 Policiamento motorizado MISSÕES: Comandante 1º homem - Visão à frente, à direita e a retaguarda (pelo espelho retrovisor). - Acionamento da sirene, giroflex e opera o rádio. - Nas abordagens permanece na segurança observando a ocorrência como um todo. - Emana as ordens aos suspeitos, sem tolher a iniciativa necessária dos demais. - Faz uso do farolete.

22 Policiamento motorizado MISSÕES: Motorista 2º homem - Visão à frente, à esquerda e a retaguarda. - Em caso de desembarque, fica sempre próximo à viatura no QAP do rádio e fazendo a sua segurança. - É quem faz as anotações na prancheta no momento das abordagens.

23 Policiamento motorizado MISSÕES: Segurança 3º homem - Atrás do banco do motorista. - Visão à esquerda e o contra-fluxo. - Nas abordagens é quem faz a segurança da GU. - Pode fazer uso do farolete.

24 Policiamento motorizado MISSÕES: Anotador/Vistoria 4º homem - Senta atrás do Cmt. - Visão à direita e a retaguarda. - Nas abordagens é quem executa todos os procedimentos de busca e vistoria. - Anota os alertas gerais e faz a pesquisa na relação, quando solicitado.

25 (CFS 2017) Sobre as atribuições do Comandante da Guarnição PM, marque verdadeira (V) ou falsa (F) para as afirmativas, conforme o Manual de Técnicas de Polícia Ostensiva da Polícia Militar de Santa Catarina e assinale a alternativa CORRETA: ( ) Durante o Policiamento Ostensivo Motorizado, em Guarnição PM composta por mais de dois Policiais Militares, ocupa a função de 1º Homem, posicionando-se no banco dianteiro direito. Possui amplo campo de visão à frente e lateral direita da Viatura PM, buscando olhar bem à frente para depois ir aproximando o campo visual (estabelecimentos comerciais, transeuntes, veículos à direita, etc).

26 ( ) No Policiamento Ostensivo Motorizado, em Guarnição PM composta por dois Policiais Militares, é responsável pela seleção e preparação dos equipamentos e armamentos de uso coletivo, de acordo com a natureza do policiamento. ( ) Em Guarnição PM composta por mais de dois Policiais Militares, durante as abordagens, permanece na segurança observando a ocorrência como um todo. ( ) Opera a rede de rádio e efetua o acionamento da sirene e giroflex quando necessário. Durante as abordagens é responsável pela verbalização com os abordados.

27 a) F F V F. b) V V V V. c) V V F V. d) F V V V. e) V V F V.

28 a) F F V F. b) V V V V. c) V V F V. d) F V V V. e) V V F V.

29 Policiamento motorizado Regras importantes - Nos POs os PPMM devem permanecer desembarcados, fazendo policiamento a pé nos arredores. - Velocidade de patrulhamento: 40 Km/h. - No atendimento de ocorrência gozam de prioridade no trânsito.

30 Policiamento motorizado Regras importantes - Durante a noite o giroflex deverá permanecer ligado. - Deve ser desligado ao se aproximar do local da ocorrência (surpresa na abordagem). - Usar o farol alto da VTR para ofuscar o suspeito. - Comboio de VTR: as de trás com farol baixo ou apagado.

31 (CFS 2013) Sobre patrulhamento motorizado diurno e noturno, assinale a alternativa incorreta: a) Importante ressaltar que as VTRs no atendimento de ocorrências/emergências, gozam de prioridade no trânsito, no entanto, não devemos esquecer que o fluxo de trânsito flui normalmente, onde alguns motoristas apresentam suas restrições e limitações, e também, que a Legislação de Trânsito deve ser observada em qualquer circunstância; b) Nos Postos de Observação (P-115 Vtr PM parada) os Policiais Militares deverão permanecerem embarcados na Vtr PM, atentos às comunicações. c) A Gu PM deverá ter cuidado especial, nas situações de abordagem, evitando que os dispositivos luminosos denunciem a chegada da Gu PM, à distância, devendo desligá-los ao aproximar-se do local da ocorrência. De acordo com a análise de cada situação, até mesmo os faróis poderão ser desligados, objetivando a surpresa na abordagem; d) O motorista da Gu PM também deverá tomar cuidado especial no momento da chegada no local da ocorrência, evitando que os faróis da Vtr PM iluminem outros Policiais Militares que já estejam no local, expondo as Gu s PM a situações de risco;- e) Quando da abordagem propriamente dita, deverá o motorista posicionar, sempre que possível, a Vtr PM de maneira que os faróis iluminem o local da abordagem, buscando também ofuscar os olhos da pessoa que será abordada, utilizando o farol alto.

32 (CFS 2013) Sobre patrulhamento motorizado diurno e noturno, assinale a alternativa incorreta: a) Importante ressaltar que as VTRs no atendimento de ocorrências/emergências, gozam de prioridade no trânsito, no entanto, não devemos esquecer que o fluxo de trânsito flui normalmente, onde alguns motoristas apresentam suas restrições e limitações, e também, que a Legislação de Trânsito deve ser observada em qualquer circunstância; b) Nos Postos de Observação (P-115 Vtr PM parada) os Policiais Militares deverão permanecerem embarcados na Vtr PM, atentos às comunicações. c) A Gu PM deverá ter cuidado especial, nas situações de abordagem, evitando que os dispositivos luminosos denunciem a chegada da Gu PM, à distância, devendo desligá-los ao aproximar-se do local da ocorrência. De acordo com a análise de cada situação, até mesmo os faróis poderão ser desligados, objetivando a surpresa na abordagem; d) O motorista da Gu PM também deverá tomar cuidado especial no momento da chegada no local da ocorrência, evitando que os faróis da Vtr PM iluminem outros Policiais Militares que já estejam no local, expondo as Gu s PM a situações de risco;- e) Quando da abordagem propriamente dita, deverá o motorista posicionar, sempre que possível, a Vtr PM de maneira que os faróis iluminem o local da abordagem, buscando também ofuscar os olhos da pessoa que será abordada, utilizando o farol alto.

33 Policiamento motorizado Abordagem a pessoa a pé - Posicionar a VTR de frente para o cidadão abordado. - Distância de segurança: 3 a 5 metros. - Policiais semi-desembarcados. - Motor ligado. - Arma empunhada de acordo com o nível da abordagem. - Sempre identificar-se e emanar as ordens.

34 Policiamento motorizado Abordagem a pessoa a pé - Depois que o cidadão abordado estiver posicionado para a busca pessoal os PPMM saem da viatura. - Utilizar a técnica de descompactação.

35 Policiamento motorizado Abordagem em veículos - Preferência para locais com pouco movimento. - Não emparelhar a viatura ao lado de veículo a ser abordado. - Viatura deverá parar a uma distância de segurança: 3 a 5 metros. - Alinhar o rodado direito da VTR com o rodado esquerdo do veículo a ser abordado. - Policiais semi-desembarcados. - Viatura com motor ligado.

36 Policiamento motorizado Abordagem em veículos: sequência de atos 1 - Cmt da Gu determina ao motorista de deslique o carro. 2 - Determina que todos os ocupantes saiam do veículo com as mãos da cabeça e de costas para o GU. 3 - Deixem as portas do veículo abertas. 4 - Determina que os ocupantes se posicionem na traseira do veículo, com as mãos apoiadas nela.

37 Policiamento motorizado Abordagem em veículos: sequência de atos 5 - Assim que todos os ocupantes estiverem em posição de revista na parte traseira do carro, os PPMM saem da VTR. 6 - Utilizam a técnica de descompactação. 7 - Fazem a varredura preliminar no carro, a fim de verificar se não restou mais alguém no seu interior. 8 - Fazem a busca pessoal. 9 - Verificação do porta-malas.

38 Policiamento motorizado Abordagem em veículos: sequência de atos 10 - Não será permitido usar o motorista ou qualquer outra pessoa para fazer a abertura do porta-malas Busca completa no interior do veículo Checagem documental Não permitir que os ocupantes apanhem objetos (p.ex.chave) ou documentos no interior do veículo.

39 (CFS 2017)Sobre abordagem em veículo automóvel, conforme ensinamentos presentes no Capítulo VII do Manual de Técnicas de Polícia Ostensiva da Polícia Militar de Santa Catarina, assinale a alternativa INCORRETA: a) Para realizar a abordagem de veículo em movimento, a Guarnição PM deverá utilizar de sinais sonoros, luzes, gestos, etc, determinando a parada do veículo, evitando emparelhar a Viatura PM ao lado do veículo abordado. No momento da parada do veículo abordado, o motorista da Guarnição PM deverá buscar alinhar o rodado direito da Viatura PM com o rodado traseiro esquerdo do veículo abordado. A Viatura PM deverá ser parada numa distância mínima de segurança, variando entre 3 (três) e 5 (cinco) metros. b) Concluída a busca pessoal, será feita a busca no interior do veículo. Somente depois de realizada a busca completa no interior do veículo e afastada a possibilidade de haver objetos que possam colocar em risco a segurança dos Policiais Militares, o porta malas será aberto e verificado, podendo ser utilizado o proprietário do veículo ou outro ocupante que tenha conhecimento de como realizar a abertura.

40 c) Uma Guarnição PM composta por dois Policiais Militares irá iniciar a abordagem com seus componentes semidesembarcados, permanecendo nesta posição até que todos os ocupantes do veículo abordado estejam em posição de revista, na parte traseira do veículo. Ao desembarcar os Policiais Militares abandonarão seu local, abrigados na Viatura PM, posicionando-se para a busca pessoal, empregando a técnica de descompactação. d) Os Policiais Militares não deverão permitir ou determinar que ocupantes do veículo apanhem qualquer objeto ou documento em seu interior, devendo ser apanhado pelos próprios Policiais Militares, mesmo depois de realizada a busca veicular, evitando assim qualquer reação agressiva contra a Guarnição PM. e) Antes de proceder a busca pessoal, um dos Policiais Militares deverá proceder a varredura do veículo abordado, com o objetivo de verificar se está totalmente vazio, evitando ser surpreendido por algum ocupante que permaneceu deitado nos bancos ou no assoalho do veículo. Depois de realizada a varredura, deverá ser iniciada a busca pessoal.

41 (CFS 2017)Sobre abordagem em veículo automóvel, conforme ensinamentos presentes no Capítulo VII do Manual de Técnicas de Polícia Ostensiva da Polícia Militar de Santa Catarina, assinale a alternativa INCORRETA: a) Para realizar a abordagem de veículo em movimento, a Guarnição PM deverá utilizar de sinais sonoros, luzes, gestos, etc, determinando a parada do veículo, evitando emparelhar a Viatura PM ao lado do veículo abordado. No momento da parada do veículo abordado, o motorista da Guarnição PM deverá buscar alinhar o rodado direito da Viatura PM com o rodado traseiro esquerdo do veículo abordado. A Viatura PM deverá ser parada numa distância mínima de segurança, variando entre 3 (três) e 5 (cinco) metros. b) Concluída a busca pessoal, será feita a busca no interior do veículo. Somente depois de realizada a busca completa no interior do veículo e afastada a possibilidade de haver objetos que possam colocar em risco a segurança dos Policiais Militares, o porta malas será aberto e verificado, podendo ser utilizado o proprietário do veículo ou outro ocupante que tenha conhecimento de como realizar a abertura.

42 Policiamento motorizado Abordagem em motocicletas - Preferência para locais com pouco movimento. - Não emparelhar a viatura ao lado da motocicleta a ser abordada. - Viatura deverá parar a uma distância de segurança: 3 a 5 metros. - Policiais semi-desembarcados. - Viatura com motor ligado.

43 Policiamento motorizado Abordagem em motocicletas: sequência de atos 1 - Cmt determina que o condutor desligue a motocicleta e coloque as mãos na cabeça (capacete). 2 - Policial fará a busca pessoal idêntica a busca pessoal em pessoa em pé. 3 - Após essa busca pessoal, determina que o(s) ocupante(s) desçam.

44 Policiamento motorizado Abordagem em motocicletas: sequência de atos 4 - Coloca-os em local mais adequado para a busca pessoal (apoiado, joelho, deitado) 5 - Complementa a busca pessoal. 6 - Faz a busca na motocicleta. 7 - Checagem documental.

45 (CFS 2017) Ao proceder uma abordagem a Guarnição PM deverá observar algumas circunstâncias importantes, como o local da abordagem dando preferência a locais de pouco movimento, sempre que possível. Quando houver necessidade de abordar em locais onde o transito de pedestres e veículos seja intenso, deverá proceder com cautela e segurança, observando com rigor as técnicas de abordagem, jamais negligenciando a segurança das pessoas que circulam pelo local da abordagem. Considerando uma abordagem de viatura a um veículo tipo automóvel, onde os ocupantes já foram retirados do interior do veículo e estão posicionados em sua parte traseira, observe os procedimentos a serem adotados pela Guarnição PM, composta por 2 (dois) policiais militares, conforme prevê o Manual de Técnicas de Polícia Ostensiva da PMSC e POP nº 404 e assinale a alternativa que retrata a sequência CORRETA dos procedimentos:

46 I. Os Policiais Militares farão a varredura preliminar do veículo, a fim de certificarem-se de que está vazio, evitando ser surpreendido por algum ocupante que ficou deitado no banco ou assoalho do veículo. II. Proceder a busca no porta malas do veículo. III. Os policiais militares deixarão seu lugar abrigado na viatura e usando a técnica de descompactação se posicionarão para busca pessoal. IV. Proceder a busca completa no interior do veículo. V. Proceder a busca pessoal nos ocupantes do veículo. VI. Proceder a checagem documental, pessoal e relacionada a legislação de trânsito.

47 a) A sequência correta dos procedimentos é III, I, II, V, IV, VI. b) A sequência correta dos procedimentos é III, V, I, IV, VI, II. c) A sequência correta dos procedimento é III, I, V, IV, II, VI. d) A sequência correta dos procedimentos é III, V, I, IV, II, VI. e) A sequência correta dos procedimentos é III, I, V, II, IV, VI.

48 a) A sequência correta dos procedimentos é III, I, II, V, IV, VI. b) A sequência correta dos procedimentos é III, V, I, IV, VI, II. c) A sequência correta dos procedimento é III, I, V, IV, II, VI. d) A sequência correta dos procedimentos é III, V, I, IV, II, VI. e) A sequência correta dos procedimentos é III, I, V, II, IV, VI.

49 Policiamento motorizado Abordagem em ônibus - Abordagem de rotina. - Crimes rotineiramente cometidos no interior de ônibus. - Não se trata de assalto tático (tomada de refém). - Efetivo mínimo de 06 a 08 PPMM

50 Policiamento motorizado Abordagem em ônibus - Missões 1 - Cmt 2 - Segurança de vanguarda. 3 - Segurança de retaguarda 4 - Selecionador 5 - Revistador 6 - Motorista da VTR / Anotador 7 - Seguranças

51 Policiamento motorizado Abordagem em ônibus - Missões - Cmt: comando e controle da operação. Também faz a segurança do revistador; - Segurança de Vanguarda: faz a segurança da área externa, à vanguarda do ônibus;

52 Policiamento motorizado Abordagem em ônibus - Missões - Segurança de Retaguarda: faz a segurança na parte de trás do veículo, tanto interna, no inicio da abordagem - quando o Cmt Gu PM adentrar ao ônibus, quanto na área externa, posteriormente, depois do desembarque dos passageiros;

53 Policiamento motorizado Abordagem em ônibus - Missões - Selecionador: responsável pela triagem dos veículos a ser abordados. Após parar o veículo, o selecionador acompanhará o Cmt Gu PM na abordagem do ônibus; - Revistador: possui a missão de fazer a busca pessoal nos passageiros e no interior do ônibus;

54 Policiamento motorizado Abordagem em ônibus Missões - Motorista da Vtr PM (anotador): é o responsável pela segurança da Vtr PM, fica na escuta do rádio, anota mensagens e faz as checagens necessárias junto ao Centro de Operações. - Segurança/Revistador: serão empregados na busca pessoal (segurança ou revistador).

55 Policiamento motorizado Abordagem em ônibus Procedimentos 1 - Cmt adentra no ônibus, acompanhado do selecionador. 2 - Ambos as armas na posição 2 ou Determina que todos os homens desembarquem. 4 - Caso o ônibus esteja lotado, deverão desembarcar grupos de 10 homens.

56 Policiamento motorizado Abordagem em ônibus - Procedimentos 5 - Em princípio, mulheres e crianças não devem desembarcar, serão revistadas no interior do ônibus. 6 - Caso haja PFem as mulheres desembarcarão e serão revistadas normalmente. 7 - O Cmt determina que os passageiros se posicionem na lateral do ônibus. 8 - Motorista e cobrador também serão revistados. 9 - Fazer a busca no interior de veículo.

57 (CFS 2016) Leia com atenção as assertivas abaixo e de acordo com o Manual de Técnicas de Polícia Ostensiva da PMSC e o POP nº 404, assinale a afirmativa correta sobre as técnicas de abordagem a veículo tipo automóvel. I. No momento da abordagem a viatura deve manter uma distância mínima de segurança que pode variar de 3 (três) a 5 (cinco) metros do veículo abordado, buscando alinhar o rodado dianteiro direito da viatura policial com o rodado traseiro esquerdo do veículo abordado. II. Após a retirada dos suspeitos do veículo e os mesmos estando posicionados atrás do veículo na posição de revista de acordo com o nível da abordagem efetuada, a Guarnição Policial Militar desembarca da Viatura e o próximo procedimento a ser realizado é a busca pessoal nos suspeitos.

58 III. A retirada dos suspeitos do veículo abordado será iniciada pelo motorista, seguindo para o passageiro posicionado a frente e depois para aqueles posicionados atrás do veículo a esquerda, a direita e ao centro, nessa ordem. IV. Concluída a busca pessoal nos ocupantes do veículo abordado, estes devem ser posicionados em local seguro, em seguida sendo procedida a abertura e verificação do porta malas. V. O último passo a ser realizado numa abordagem a veículo tipo automóvel é a identificação dos ocupantes e do automóvel, mediante checagem documental.

59 a) Somente as alternativas I, II, IV e V estão corretas. b) Somente as alternativas I, III, IV e V estão corretas. c) Somente as alternativas I, IV e V estão corretas. d) Somente as alternativas II, IV e V estão corretas e) Somente as alternativas I, III e V estão corretas.

60 a) Somente as alternativas I, II, IV e V estão corretas. b) Somente as alternativas I, III, IV e V estão corretas. c) Somente as alternativas I, IV e V estão corretas. d) Somente as alternativas II, IV e V estão corretas e) Somente as alternativas I, III e V estão corretas.

61 Policiamento motorizado Condução de preso em viatura 1 - Deverá ser conduzido no banco de trás. 2 - Atrás do banco do patrulheiro. 3 - Patrulheiro vai sentado atrás do banco do motorista. 4 - Sendo o patrulheiro destro deverá retirar a arma do coldre, passando-a para a mão esquerda.

62 Policiamento com motocicletas Observações - O policial militar não deverá ser aplicado no policimento com motocicletas sozinho. - Policiamento ordinário: apenas 01 PM em cada motocicleta. - Grupos táticos podem atuar com 02 policias em uma motocicleta.

63 Policiamento com motocicletas Deslocamento: - Coluna por um ou intercalado. - Deslocamento em prioridade: coluna por um. - Lado a lado não é procedimento da PMSC - Não ultrapassa a motocicleta que desloca a frente.

64 Policiamento com motocicletas Parada em semáforo 2 motocicletas - O comandante (primeira motocicleta) posiciona a motocicleta em diagonal num ângulo de 45º com a parte dianteira da motocicleta voltada para o lado direito. - O segundo policial posiciona a motocicleta em diagonal num ângulo de 45º com a parte dianteira da motocicleta voltada para o lado esquerdo.

65 Policiamento com motocicletas Parada em semáforo 3 motocicletas - O comandante (primeira motocicleta) posiciona a motocicleta voltada para frente e no lado esquerdo; - A 2ª motocicleta é posicionada ao lado direito da primeira e também voltada para frente. - A 3ª motocicleta posiciona atrás das duas primeiras num ângulo de 90º (perpendicular) com a parte dianteira da motocicleta voltada para esquerda.

66 Policiamento com motocicletas Parada em semáforo 4 motocicletas - O comandante (primeira motocicleta) posiciona a motocicleta voltada para frente e no lado esquerdo. - A 2ª motocicleta é posicionada ao lado direito da primeira e também voltada para frente. - A 3ª a motocicleta em diagonal num ângulo de 45º com a parte dianteira da motocicleta voltada para o lado direito. - A motocicleta em diagonal num ângulo de 45º com a parte dianteira da motocicleta voltada para o lado esquerdo.

67 Abordagem a edificações Usa-se as técnicas de: - VARREDURA, - CONE DA MORTE, - ENTRADAS, - TERCEIRO OLHO e - POSIÇÃO 2 ou 3.

68 (CFS 2017) Sobre as técnicas empregadas nas abordagens em edificações, conforme Manual de Técnicas de Polícia Ostensiva da Polícia Militar de Santa Catarina, assinale a alternativa INCORRETA: a) Rápida Olhada é uma técnica de varredura em que há exposição mínima do corpo. Deve-se olhar rapidamente para o interior do cômodo e retornar, lembrando que não deve haver mudança de posicionamento depois que se projeta o corpo para dentro do recinto. Esta técnica é recomendada quando a busca visual no centro do cômodo não puder ser realizada. b) Corredores e Escadas são exemplos de Cone da Morte, pois dificultam a movimentação lateral, criando um tipo de Funil Fatal, que propicia um excelente palco para uma emboscada. São também exemplos de Cone da Morte as portas e o escudos balístico.

69 c) A Entrada Cruzada não é apropriada a quem deseja entrar por corredores. É conveniente que seja desenvolvido em dupla, de modo que cada um dos integrantes se aproxime até a porta, de lados diferentes. Após a busca visual, ambos ganham o recinto rapidamente, cruzando-se entre si e assumindo uma posição ofensiva com as costas junto à parede do aposento interno. d) A preparação para embates armados em ambientes fechados requer familiaridade com táticas básicas, agilidade corporal, agressividade controlada e uma habilidade de tiro acima da média. Dadas as características dos combates em ambientes fechados, a Entrada Dinâmica, também chamada de invasão tática, deve ser realizada somente por grupos táticos especiais. e) A Varredura é uma busca que visa identificar e dominar visualmente um determinado ambiente ou local, a fim de manter seu controle, quando a observação direta não é suficiente ou é uma situação considerada de alto risco.

70 (CFS 2017) Sobre as técnicas empregadas nas abordagens em edificações, conforme Manual de Técnicas de Polícia Ostensiva da Polícia Militar de Santa Catarina, assinale a alternativa INCORRETA: a) Rápida Olhada é uma técnica de varredura em que há exposição mínima do corpo. Deve-se olhar rapidamente para o interior do cômodo e retornar, lembrando que não deve haver mudança de posicionamento depois que se projeta o corpo para dentro do recinto. Esta técnica é recomendada quando a busca visual no centro do cômodo não puder ser realizada. b) Corredores e Escadas são exemplos de Cone da Morte, pois dificultam a movimentação lateral, criando um tipo de Funil Fatal, que propicia um excelente palco para uma emboscada. São também exemplos de Cone da Morte as portas e o escudos balístico.

71 Técnicas de Polícia Ostensiva Técnicas de Polícia Ostensiva CFS 2018 Prof.

Técnicas de Polícia Ostensiva CFS 2018

Técnicas de Polícia Ostensiva CFS 2018 Técnicas de Polícia Ostensiva Técnicas de Polícia Ostensiva CFS 2018 Conceitos Táticos Perigo imediato Perigo imediato é o ponto, local ou situação em um ambiente onde existe a maior probabilidade de surgir

Leia mais

TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO POLICIAL

TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO POLICIAL POLÍCIA MILITAR DA BAHIA COMANDO-GERAL TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO POLICIAL Esta semana, trataremos de mais um importante tema de interesse policial militar, o qual precisa sempre ser revisto e debatido pelos

Leia mais

ANEXO I A PLANO INSTRUCIONAL

ANEXO I A PLANO INSTRUCIONAL ANEXO I A PLANO INSTRUCIONAL CURSO: CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE GUARDAS PRISIONAIS E ESCOLTAS DE PRESOS DISCIPLINA: Armamento e Tiro (AT) ANO: 2005 CARGA HORÁRIA: 112 horas-aula AVALIAÇÃO: Verificação

Leia mais

Direção ofensiva TÁTICAS OFENSIVAS

Direção ofensiva TÁTICAS OFENSIVAS Direção ofensiva Ocorre quando o veículo está sendo conduzido desobedecendo algumas regras de trânsito, devido a uma situação extraordinária ou de emergência, tais como: perseguição, acompanhamento, fuga

Leia mais

PROVA DE LEGISLAÇÃO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO CÓD. 21

PROVA DE LEGISLAÇÃO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO CÓD. 21 7 PROVA DE LEGISLAÇÃO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO CÓD. 21 Todas as questões são relacionadas com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei n.º 9.503, de 23-9-97, com as alterações posteriores). QUESTÃO 16: Segundo

Leia mais

SEPARATA DO BGPM Nº 91

SEPARATA DO BGPM Nº 91 POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS AJUDÂNCIA-GERAL SEPARATA DO BGPM Nº 91 BELO HORIZONTE, 01 DE DEZEMBRO DE 2011 Para conhecimento da Polícia Militar de Minas Gerais e devida execução, publica-se o seguinte:

Leia mais

POLICIAMENTO OSTENSIVO AULA I. 1º Tenente PM PACHECO

POLICIAMENTO OSTENSIVO AULA I. 1º Tenente PM PACHECO POLICIAMENTO OSTENSIVO AULA I 1º Tenente PM PACHECO PROJETO CEFS 2018 PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS São providências e condutas padronizadas, que devem ser empregadas no desenvolvimento do serviço e na resolução

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO ACRE POLÍCIA MILITAR REGULAMENTO DA PROVA DE POG PARA ANIVERSÁRIO PMAC - CENTENÁRIO

GOVERNO DO ESTADO DO ACRE POLÍCIA MILITAR REGULAMENTO DA PROVA DE POG PARA ANIVERSÁRIO PMAC - CENTENÁRIO GOVERNO DO ESTADO DO ACRE POLÍCIA MILITAR REGULAMENTO DA PROVA DE POG PARA ANIVERSÁRIO PMAC - CENTENÁRIO 1. FINALIDADE O presente regulamento tem por finalidade estabelecer regras e providencias a serem

Leia mais

O PEÃO Pessoa que anda a pé na faixa de rodagem e pelo passeio ou berma. Ver e ser visto é andar em segurança. Circular sempre nos passeios. Circular

O PEÃO Pessoa que anda a pé na faixa de rodagem e pelo passeio ou berma. Ver e ser visto é andar em segurança. Circular sempre nos passeios. Circular Prevenção Rodoviária CRUZ VERMELHA PORTUGUESA Faça férias em segurança O PEÃO Pessoa que anda a pé na faixa de rodagem e pelo passeio ou berma. Ver e ser visto é andar em segurança. Circular sempre nos

Leia mais

Apresentação. Caros estudantes, pais, professores, funcionários e comunidade em geral,

Apresentação. Caros estudantes, pais, professores, funcionários e comunidade em geral, Apresentação Caros estudantes, pais, professores, funcionários e comunidade em geral, Sabemos que hoje os acidentes de trânsito são um problema, não só em nossa cidade, mas em todo o mundo. Diariamente,

Leia mais

CURSO COMBATE URBANO

CURSO COMBATE URBANO CURSO COMBATE URBANO PLANO DE CURSO Local: TACTICAL SHOOTING CLUBE DE TIRO BOTUCATU - SP Data: dias 27 e 28 de Agosto de 2016. Instrutor parte prática: JAIRO INÁCIO Instrutor parte teórica: Arnaldo Adasz

Leia mais

Devo fazer uso das luzes avisadoras de perigo sempre que:

Devo fazer uso das luzes avisadoras de perigo sempre que: Teste n.º 3 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões 1 Devo fazer uso das luzes avisadoras de perigo sempre que: Exista grande intensidade de trânsito. Me aproxime de uma

Leia mais

BOLETIM DO COMANDO GERAL Nº 035/2013 PARA CONHECIMENTO DESTA POLÍCIA MILITAR E DEVIDA EXECUÇÃO, PUBLICO O SEGUINTE: PORTARIA DO COMANDO GERAL

BOLETIM DO COMANDO GERAL Nº 035/2013 PARA CONHECIMENTO DESTA POLÍCIA MILITAR E DEVIDA EXECUÇÃO, PUBLICO O SEGUINTE: PORTARIA DO COMANDO GERAL Teresina (sexta-feira), 22 de fevereiro de 2013 BOLETIM DO COMANDO GERAL Nº 035/2013 PARA CONHECIMENTO DESTA POLÍCIA MILITAR E DEVIDA EXECUÇÃO, PUBLICO O SEGUINTE: PORTARIA DO COMANDO GERAL REGULAMENTA

Leia mais

- CURSO DE DIREÇÃO DEFENSIVA -

- CURSO DE DIREÇÃO DEFENSIVA - - CURSO DE DIREÇÃO DEFENSIVA - Copyright -Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos autorais. (Lei nº 9.610). DEFINIÇÃO

Leia mais

9 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

9 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 9 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA FABRÍCIO RAMALHO DA COSTA GERSON APARECIDO DE SOUZA JUNIOR ISMAEL FRANCO DE SOUZA MARCOS PAULO DA SILVA COSTA RUBENS VAZ COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS POLIVALENTE

Leia mais

A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua. Estou correctamente posicionado se estiver a efectuar uma ultrapassagem. Certo. Errado.

A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua. Estou correctamente posicionado se estiver a efectuar uma ultrapassagem. Certo. Errado. A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua. Estou correctamente posicionado se estiver a efectuar uma ultrapassagem. Certo. Errado. A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua.

Leia mais

MANUAL DE SEGURANÇA PESSOAL. A prevenção é importante dentro e fora do campus

MANUAL DE SEGURANÇA PESSOAL. A prevenção é importante dentro e fora do campus MANUAL DE SEGURANÇA PESSOAL A prevenção é importante dentro e fora do campus MANUAL DE SEGURANÇA PESSOAL Considerando que a prevenção e atenção aos pequenos detalhes de segurança podem evitar grandes problemas,

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Infrações Graves Parte 1 Prof. Denis Brasileiro Art. 167. Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança, conforme previsto no art. 65: Penalidade - multa; Medida administrativa

Leia mais

X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Infração - média; Penalidade - multa.

X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Infração - média; Penalidade - multa. IX - na contramão de direção: Penalidade - multa; X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Art. 183. Parar o veículo sobre a faixa de pedestres na mudança

Leia mais

ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAGUACEMA

ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAGUACEMA COMISSÃO ESPECIAL DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DOS CARGOS EFETIVOS QUE COMPÕEM O QUADRO GERAL DE SERVIDORES PÚBLICOS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA DO PODER EXECUTIVO DO MUNICÍPIO DE ARAGUACEMA/TO

Leia mais

2) O condutor que levar pessoas, animais ou cargas nas partes externas do veículo, terá como punição:

2) O condutor que levar pessoas, animais ou cargas nas partes externas do veículo, terá como punição: 1) A figura abaixo ilustra as manobras efetuadas pelos veículos A e B, em um cruzamento. O veículo A realiza as manobras 1 e 2 e o veículo B realiza as manobras 3 e 4, sendo assim, podemos considerar infrações

Leia mais

NOVO SIMULADO DE DIREÇÃO DEFENSIVA 2012

NOVO SIMULADO DE DIREÇÃO DEFENSIVA 2012 1 Quais são os fundamentos da prevenção de acidentes: a) Conhecimento, previsão, atenção, decisão, habilidade. b) Atenção, conhecimento, decisão, habilidade, previsão. c) Habilidade, conhecimento, atenção,

Leia mais

Na outra, os espelhos planos são perpendiculares entre si, ambos formando 45 com a horizontal, como mostra a figura 2.

Na outra, os espelhos planos são perpendiculares entre si, ambos formando 45 com a horizontal, como mostra a figura 2. 1) (Ita) Um raio de luz de uma lanterna acesa em A ilumina o ponto B, ao ser refletido por um espelho horizontal sobre a semireta DE da figura, estando todos os pontos num mesmo plano vertical. Determine

Leia mais

EXERCÍCIOS AULA 11 TÉCNICAS OPERACIONAIS

EXERCÍCIOS AULA 11 TÉCNICAS OPERACIONAIS EXERCÍCIOS AULA 11 TÉCNICAS OPERACIONAIS Prof. Marcos Girão 01. [CESPE TEC. SEGURANÇA JUDICIÁRIA TRE/AL 2004] No procedimento de busca pessoal (revista), o agente de segurança deve estar sempre sozinho,

Leia mais

DIREÇÃO DEFENSIVA E OFENSIVA

DIREÇÃO DEFENSIVA E OFENSIVA Direção defensiva e ofensiva O condutor deve dirigir com todo cuidado, atenção, previsão, decisão, com habilidade e principalmente com conhecimento da legislação de trânsito e sua aplicação no dia a dia.

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA GUARDA MUNICIPAL DE GARANHUNS-2016

CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA GUARDA MUNICIPAL DE GARANHUNS-2016 CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA GUARDA MUNICIPAL DE GARANHUNS-2016 Provimento de cargos da Guarda Municipal de Garanhuns. Nome do candidato: Número de inscrição: Assinatura do candidato: PROVA MÓDULO

Leia mais

Art. 61. A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de

Art. 61. A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de Art. 61. A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito. 1º Onde não existir sinalização regulamentadora,

Leia mais

ANEXO -TESTE PRÁTICO PARA O CARGO DE OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS

ANEXO -TESTE PRÁTICO PARA O CARGO DE OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS ANEXO -TESTE PRÁTICO PARA O CARGO DE OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS 1. Os candidatos convocados para realização de Prova Prática de Motorista deverão, OBRIGATORIAMENTE, apresentar, no dia e horário marcado

Leia mais

NOVO SIMULADO DE LEGISLAÇÃO/CONDUTA E CIRCULAÇÃO 2012

NOVO SIMULADO DE LEGISLAÇÃO/CONDUTA E CIRCULAÇÃO 2012 1 Órgão executivo responsável em julgar os recursos das infrações de trânsito: a) DNIT b) CONTRAN c) JARI d) DETRAN 2 São pré-requisitos para o início do processo de habilitação, exceto: a) Ser penalmente

Leia mais

PROVA 2 Direção Defensiva

PROVA 2 Direção Defensiva PROVA 2 Direção Defensiva 01 São deveres do motorista defensivo, exceto: a) Usar sempre o cinto de segurança. b) Manter o veículo sempre em boas condições de funcionamento. c) Ser capaz de raciocinar com

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Normas Gerais de Circulação e Conduta Parte 4 Prof. Denis Brasileiro Art. 46. Sempre que for necessária a imobilização temporária de um veículo no leito viário, em situação de emergência,

Leia mais

Carjacking: Tomada violenta de uma viatura

Carjacking: Tomada violenta de uma viatura Carjacking: Tomada violenta de uma viatura Existem vários factores que contribuem para o aumento deste tipo de criminalidade com recurso a carjacking, como forma rápida e eficaz de roubo de veículo : O

Leia mais

Projeto TRÂNSITO. Boas Boas Práticas VIDA. Atividades EDUCACIONAIS. caderno 2. Práticas

Projeto TRÂNSITO. Boas Boas Práticas VIDA. Atividades EDUCACIONAIS. caderno 2. Práticas Boas Boas Práticas Práticas Atividades EDUCACIONAIS caderno 2 Projeto TRÂNSITO & VIDA Caderno 2 O, através do Projeto Trânsito & Vida elaborou esse caderno de atividades colaborando na educação da criança,

Leia mais

Não criamos este arquivo. Criador e/ou autores são desconhecidos. Disponível na Web, e gostando, entendemos ser importante sua divulgação.

Não criamos este arquivo. Criador e/ou autores são desconhecidos. Disponível na Web, e gostando, entendemos ser importante sua divulgação. Não criamos este arquivo. Criador e/ou autores são desconhecidos. Disponível na Web, e gostando, entendemos ser importante sua divulgação. Academia Snooker Clube Sorocaba - SP Paulo Dirceu Dias www.snookerclube.com.br

Leia mais

ANEXO 6 LANTERNAS DE POSIÇÃO DIANTEIRA E TRASEIRA (LATERAL), LANTERNAS DE FREIO E LANTERNAS DELIMITADORAS

ANEXO 6 LANTERNAS DE POSIÇÃO DIANTEIRA E TRASEIRA (LATERAL), LANTERNAS DE FREIO E LANTERNAS DELIMITADORAS ANEXO 6 LANTERNAS DE POSIÇÃO DIANTEIRA E TRASEIRA (LATERAL), LANTERNAS DE FREIO E LANTERNAS DELIMITADORAS 1. DEFINIÇÕES Para o objetivo deste Anexo: 1.1. Lanterna de posição dianteira (lateral)" é a lanterna

Leia mais

, ,

, , Carjacking: Tomada violenta de uma viatura Existem vários factores que contribuem para o aumento deste tipo de criminalidade com recurso a carjacking, como forma rápida e eficaz de roubo de veículo : O

Leia mais

III) para os ciclomotores:

III) para os ciclomotores: 1) pára-choques, dianteiro e traseiro; 2) protetores das rodas traseiras dos caminhões; 3) espelhos retrovisores, interno e externo; I Só traseiro externos de ambos os lados 4) limpador de pára-brisa;

Leia mais

PROC 004 / UNIDADE DE SEGURANÇA DO TESC TRÂNSITO INTERNO

PROC 004 / UNIDADE DE SEGURANÇA DO TESC TRÂNSITO INTERNO PROC 004 / UNIDADE DE SEGURANÇA DO TESC TRÂNSITO INTERNO Estabelece regras para o trânsito interno do TESC. Por ordem da Diretoria do TESC, a Supervisora de Segurança Portuária, com base no Plano Nacional

Leia mais

QUESTÕES LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO COMENTADAS PROF. MARCOS GIRÃO MOTORISTA DE CAMINHÃO GRANEL I PROVA 3

QUESTÕES LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO COMENTADAS PROF. MARCOS GIRÃO MOTORISTA DE CAMINHÃO GRANEL I PROVA 3 QUESTÕES LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO COMENTADAS PROF. MARCOS GIRÃO MOTORISTA DE CAMINHÃO GRANEL I PROVA 3 21. No que diz respeito à preferência de passagem, quando dois ou mais veículos passam por fluxos que

Leia mais

Dicas de Trânsito. 001 P. O que significa a sigla C.T.B? R. Código de Trânsito Brasileiro.

Dicas de Trânsito. 001 P. O que significa a sigla C.T.B? R. Código de Trânsito Brasileiro. Dicas de Trânsito 001 P. O que significa a sigla C.T.B? R. Código de Trânsito Brasileiro. 002 P. Qual o dever do condutor antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas? R. Verificar as condições

Leia mais

Operação Finados: PRF registra duas prisões por embriaguez em FLO

Operação Finados: PRF registra duas prisões por embriaguez em FLO A Operação Finados/2012 da Polícia Rodoviária Federal do Piauí teve início à 00h00 do dia 01/11/2012 (quinta-feira) e foi encerrada às 24:00h do dia 04/11/2012 (domingo). Nesta operação foram registrados

Leia mais

SEGURANÇA A PESSOAL NO TRÂNSITO

SEGURANÇA A PESSOAL NO TRÂNSITO SEGURANÇA A PESSOAL NO TRÂNSITO Estatísticas sticas vêm demonstrando que o risco de perder a vida dentro de seu carro, em um sinal de trânsito, é maior do que em qualquer outra situação. SEU CARRO Instale

Leia mais

31.12 Máquinas, equipamentos e implementos As máquinas, equipamentos e implementos, devem atender aos seguintes requisitos: a) utilizados

31.12 Máquinas, equipamentos e implementos As máquinas, equipamentos e implementos, devem atender aos seguintes requisitos: a) utilizados 31.12 Máquinas, equipamentos e implementos 31.12.1 As máquinas, equipamentos e implementos, devem atender aos seguintes requisitos: a) utilizados unicamente para os fins concebidos, segundo as especificações

Leia mais

PROVA DE APTIDÃO FÍSICA. 1. Os Candidatos ao IPE devem executar as provas físicas abaixo descriminadas de acordo com as instruções de realização.

PROVA DE APTIDÃO FÍSICA. 1. Os Candidatos ao IPE devem executar as provas físicas abaixo descriminadas de acordo com as instruções de realização. PROVA DE APTIDÃO FÍSICA 1. Os Candidatos ao IPE devem executar as provas físicas abaixo descriminadas de acordo com as instruções de realização. 2. As provas devem ser executadas corretamente e avaliadas

Leia mais

Teste n.º 2 Tema III e IV. Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões

Teste n.º 2 Tema III e IV. Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões Teste n.º 2 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões 1 o entrar neste túnel devo utilizar: s luzes de cruzamento porque o sinal obriga e vou entrar num túnel. s luzes de

Leia mais

Acidentes de. Trânsito

Acidentes de. Trânsito Acidentes de Trânsito Evitar o aumento de acidentes que ocorrem diariamente é possível e temos consciência disto, só que o grande problema é que só começamos a dar importância a nossa e na segurança dos

Leia mais

STOPSAT 01M. Índice. Revisão 01/10/2003

STOPSAT 01M. Índice. Revisão 01/10/2003 Revisão 01/10/2003 TECMORE AUTOMAÇÃO COMÉRCIO LTDA Rua Marechal Deodoro, 2709-Centro São Carlos-SP CEP 13.560-201 Tel (16) 274-3885 / Fax (16) 274-7300 www.tecmore.com.br STOPSAT 01M Índice 1 Descrição

Leia mais

COLOG, DE 14 DE MARÇO DE 2017

COLOG, DE 14 DE MARÇO DE 2017 Com o intuito de sanar as principais dúvidas sobre a autorização de transporte de arma de fogo de porte municiada, a DFPC apresenta os seguintes esclarecimentos Artigo 135-A Fica autorizado o transporte

Leia mais

FEDERAÇÃO PAULISTA DESPORTIVA DE AIRSOFT Local Campo União Data do Evento 18/12/2011 Hr inc ás 10:00

FEDERAÇÃO PAULISTA DESPORTIVA DE AIRSOFT  Local Campo União Data do Evento 18/12/2011 Hr inc ás 10:00 1 FEDERAÇÃO PAULISTA DESPORTIVA DE AIRSOFT WWW.FPDAIRSOFT.COM.BR contato@fpdairsoft.com.br Local Campo União Data do Evento 18/12/2011 Hr inc ás 10:00 CLOSE QUARTER BATTLE Regras da Pista Cenário C.Q.B.

Leia mais

Regulamento de Prova de Tiro. Numero 2/2013. Duelo de Balão

Regulamento de Prova de Tiro. Numero 2/2013. Duelo de Balão Regulamento de Prova de Tiro Numero 2/2013 Duelo de Balão FINALIDADE Regulamentar a Prova de Tiro Duelo de Balão no âmbito do Estande de Tiro do 2º Batalhão de Policia do Exercito. MODALIDADE Tiro Policial.

Leia mais

Legislação Institucional PMSC Dione Elisandro G. de Matos

Legislação Institucional PMSC Dione Elisandro G. de Matos Legislação Institucional PMSC Dione Elisandro G. de Matos 1) Assinale a alternativa correta: a) Hierarquia é a rigorosa observância e o acatamento discricionário das leis, regulamentos, normas e disposições

Leia mais

1. 2. t = 0 segundos V (m/s) 7,0 6,0 t (s) S = 2 + 4t 2t2

1. 2. t = 0 segundos V (m/s) 7,0 6,0 t (s) S = 2 + 4t 2t2 1. Um caminhão se desloca em movimento retilíneo e horizontal com velocidade constante de 20 m/s. Sobre sua carroceria está um canhão, postado para tiros verticais, conforme indica a figura. Despreze a

Leia mais

EXERCÍCIOS AULA 02 SEGURANÇA DIGNITÁRIOS

EXERCÍCIOS AULA 02 SEGURANÇA DIGNITÁRIOS EXERCÍCIOS AULA 02 SEGURANÇA DIGNITÁRIOS Prof. Marcos Girão 01. [CESPE TEC. JUDICIÁRIO SEGURANÇA TST 2008] Considere-se que um indivíduo com graves problemas mentais adentre uma repartição pública e, com

Leia mais

Fuzil Militar de Combate

Fuzil Militar de Combate Regulamento de Prova de Tiro Numero 4/2013 Fuzil Militar de Combate FINALIDADE Regulamentar a Prova de Tiro Fuzil Militar de Combate no âmbito do Estande de Tiro do 2º Batalhão de Policia do Exercito.

Leia mais

O Uso Progressivo da Força X Uso Seletivo da Força

O Uso Progressivo da Força X Uso Seletivo da Força O Uso Progressivo da Força X Uso Seletivo da Força Juliano José Trant de Miranda Introdução Durante muito tempo as polícias militares, no Brasil, usam um termo para determinar, regular e disciplinar o

Leia mais

Campanha de Segurança no Trânsito Motociclistas

Campanha de Segurança no Trânsito Motociclistas Campanha de Segurança no Trânsito Motociclistas A CAMPANHA A campanha visa conscientizar motociclistas sobre segurança no trânsito. As motocicletas correspondem à 27% da frota nacional e os acidentes com

Leia mais

NRM-13 - Circulação e Transporte de Pessoas e Materiais

NRM-13 - Circulação e Transporte de Pessoas e Materiais NRM-13 - Circulação e Transporte de Pessoas e Materiais 13.1 Toda mina deve possuir plano de trânsito estabelecendo regras de preferência de movimentação e distâncias mínimas entre máquinas, equipamentos

Leia mais

CONVOCAÇÃO PARA TESTE PRÁTICO PARA O CARGO DE OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS

CONVOCAÇÃO PARA TESTE PRÁTICO PARA O CARGO DE OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS CONVOCAÇÃO PARA TESTE PRÁTICO PARA O CARGO DE OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS A Comissão Organizadora do DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE ALEGRE PI, DIVULGA o local para o teste prático para o cargo de Operador

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO FICHA DE RESPOSTA AO RECURSO CARGO: AGENTE DE TRÂNSITO

CONCURSO PÚBLICO FICHA DE RESPOSTA AO RECURSO CARGO: AGENTE DE TRÂNSITO CARGO: AGENTE DE TRÂNSITO QUESTÃO No:12 A resolução nº 277 de 28 de maio de 2008 dispões sobre o transporte de menores de 10 anos em veículos. O Art.1º da resolução em comento determina Para transitar

Leia mais

MULHERES NO TRÂNSITO

MULHERES NO TRÂNSITO MULHERES NO TRÂNSITO Segundo o Censo do IBGE 2010, a população brasileira é composta por 4 de homens e 5 de mulheres, isto é, a proporção entre os sexos é praticamente igual, porém não se pode dizer o

Leia mais

Cidade: Ponta Grossa (para todos os Alunos com pretensões para desempenhar a função de árbitro, independente da cidade em que realizou o curso).

Cidade: Ponta Grossa (para todos os Alunos com pretensões para desempenhar a função de árbitro, independente da cidade em que realizou o curso). Caro Sr(a) alunos do Curso de Formação de Oficiais de Arbitragem de Futsal, estamos nos dirigindo a VSrª, para convocá-lo a participar de mais uma etapa componente do processo geral. Nesta etapa, como

Leia mais

Cuidados com a segurança pessoal

Cuidados com a segurança pessoal DICAS DE SEGURANÇA Apresentação A UFG apresenta a Cartilha de Segurança com orientações sobre cuidados a serem adotados por toda a comunidade universitária no interior dos Câmpus ou nas suas proximidades,

Leia mais

Teste n.º 8 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões

Teste n.º 8 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões Teste n.º 8 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões 1 Quando, de noite, me aproximo de uma passagem de nível fechada, posso ligar as luzes de estrada? Não. Sim, desde

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ITAPETININGA/SP Concurso Público de Provas nº 01/2015

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ITAPETININGA/SP Concurso Público de Provas nº 01/2015 ANEXO III TESTE DE APTIDÃO FÍSICA T.A.F - ELIMINATORIO E CLASSIFICATORIO 1 DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS 1.1 O Teste de aptidão Física T.A.F é um instrumento usado para medir e avaliar as condições físicas

Leia mais

CÃO FUNCIONAL NÍVEL 01 Idade mínima 15 meses EXECUÇÃO DA PROVA. Amplo e seguro, sendo sujeito a análise e aprovação deste conselho

CÃO FUNCIONAL NÍVEL 01 Idade mínima 15 meses EXECUÇÃO DA PROVA. Amplo e seguro, sendo sujeito a análise e aprovação deste conselho EXECUÇÃO DA PROVA Local Auxiliar de proteção Equipamentos Amplo e seguro, sendo sujeito a análise e aprovação deste conselho Maior de 18 anos e com experiência comprovada em trabalho de proteção Bite Suit

Leia mais

BIMESTRAL - FÍSICA - 1ºBIMESTRE

BIMESTRAL - FÍSICA - 1ºBIMESTRE BIMESTRAL - FÍSICA - 1ºBIMESTRE Série: 3ªEM Gabarito 1- Uma pessoa percorreu, caminhando a pé, 6,0 km em 20,0 minutos. A sua velocidade escalar média, em unidades do Sistema Internacional, foi de: * 2,0

Leia mais

1. Apresentação crescente demanda minimizar os custos financeiros ampliar o acesso

1. Apresentação crescente demanda minimizar os custos financeiros ampliar o acesso Segurança Judiciária: Limites e Competências MODALIDADE A DISTÂNCIA 1. Apresentação A CONTRESEG é uma empresa de referência na capacitação e desenvolvimento profissional de Agentes de Segurança Judiciária

Leia mais

Boa viagem com o cinto de segurança

Boa viagem com o cinto de segurança Boa viagem com o cinto de segurança A UU L AL A O número de automóveis, ônibus e caminhões em circulação no país é cada vez maior. Nas cidades grandes e médias, além do trânsito cada vez mais difícil,

Leia mais

7 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

7 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 7 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA FABRÍCIO RAMALHO DA COSTA GERSON APARECIDO DE SOUZA JUNIOR ISMAEL FRANCO DE SOUZA MARCOS PAULO DA SILVA COSTA RUBENS VAZ COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS POLIVALENTE

Leia mais

POLÍCIA MILITAR DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA ACADEMIA POLICIAL MILITAR DO GUATUPÊ REGULAMENTO PROVA FALCÃO PM

POLÍCIA MILITAR DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA ACADEMIA POLICIAL MILITAR DO GUATUPÊ REGULAMENTO PROVA FALCÃO PM POLÍCIA MILITAR DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA ACADEMIA POLICIAL MILITAR DO GUATUPÊ REGULAMENTO PROVA FALCÃO PM REGULAMENTO PROVA FALCÃO PM (Habilidade técnico-profissional) 1. DATAS - Início das inscrições:

Leia mais

CAPÍTULO III DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA Art. 26. Os usuários das vias terrestres devem: I - abster-se de todo ato que possa constituir

CAPÍTULO III DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA Art. 26. Os usuários das vias terrestres devem: I - abster-se de todo ato que possa constituir CAPÍTULO III DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA Art. 26. Os usuários das vias terrestres devem: I - abster-se de todo ato que possa constituir perigo ou obstáculo para o trânsito de veículos, de

Leia mais

CÃO FUNCIONAL NÍVEL 02 Idade mínima 15 meses

CÃO FUNCIONAL NÍVEL 02 Idade mínima 15 meses CÃO FUNCIONAL NÍVEL 02 Idade mínima 15 meses CF2 Destinado para avaliação de Aptidão a Trabalho e Criação, comprovação de obediência, e temperamento para criadores e proprietários. EXECUÇÃO DA PROVA Local

Leia mais

Sistema embarcado de ônibus integrado

Sistema embarcado de ônibus integrado Sistema embarcado de ônibus integrado O Sistema Embarcado de Ônibus Integrado concebido pela Consilux tem por objetivo atender às demandas de melhorias contínuas na malha de transporte coletivo da cidade

Leia mais

RESPEITO À FAIXA DE PEDESTRE DISTRITO FEDERAL, 2010

RESPEITO À FAIXA DE PEDESTRE DISTRITO FEDERAL, 2010 /2011 INTRODUÇÃO Este informativo apresenta os resultados da pesquisa realizada no ano de 2010, com o objetivo de medir o respeito à faixa de pedestre por parte dos condutores de veículos e o comportamento

Leia mais

Art. 43. Ao regular a velocidade, o condutor deverá observar constantemente as condições físicas da via, do veículo e da carga, as condições

Art. 43. Ao regular a velocidade, o condutor deverá observar constantemente as condições físicas da via, do veículo e da carga, as condições Art. 43. Ao regular a velocidade, o condutor deverá observar constantemente as condições físicas da via, do veículo e da carga, as condições meteorológicas e a intensidade do trânsito, obedecendo aos limites

Leia mais

Teste n.º 5 Tema III e IV. Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões

Teste n.º 5 Tema III e IV. Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões Teste n.º 5 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões 1 Nesta situação, devo estar especialmente atento: À existência de veículos imobilizados na faixa de rodagem. À presença

Leia mais

ATLETISMO CORRIDAS COM BARREIRAS E REVEZAMENTO. Prof. Ms. Leandro Paschoali (Hilinho)

ATLETISMO CORRIDAS COM BARREIRAS E REVEZAMENTO. Prof. Ms. Leandro Paschoali (Hilinho) ATLETISMO CORRIDAS COM BARREIRAS E REVEZAMENTO Prof. Ms. Leandro Paschoali (Hilinho) CONSIDERAÇÕES Um barreirista é também um velocista Correr rápido e em aceleração deve ser a principal preocupação do

Leia mais

A distância de segurança deve ser sempre a que me permita imobilizar o ciclomotor sem perigo de acidente. Certo. Errado.

A distância de segurança deve ser sempre a que me permita imobilizar o ciclomotor sem perigo de acidente. Certo. Errado. A distância de segurança deve ser sempre a que me permita imobilizar o ciclomotor sem perigo de acidente. A distância que devo guardar do ciclomotor depende: Da idade do veículo. Da potência do meu veículo.

Leia mais

Com lente seta* Figura 1 - Indicações luminosas em semáforos

Com lente seta* Figura 1 - Indicações luminosas em semáforos Capítulo 8 Semáforos (parte 1) 1. GRUPO FOCAL, ESTÁGIO E FASE Denomina-se grupo focal o conjunto de focos (lentes coloridas nas cores vermelha, amarela e verde) que controlam cada conjunto de movimentos

Leia mais

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA OS EXERCÍCIOS ABDOMINAIS APRESENTADOS ABAIXO ESTÃO DIVIDIDOS DE ACORDOS COM SEU GRAU DE DIFICULDADE, ESTANDO CLASSIFICADOS COMO: EXERCÍCIOS LEVES EXERCÍCIOS INTERMEDIÁRIOS

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO ACRE POLÍCIA MILITAR DO ACRE DIVISÃO DE PATRIMÔNIO

GOVERNO DO ESTADO DO ACRE POLÍCIA MILITAR DO ACRE DIVISÃO DE PATRIMÔNIO GOVERNO DO ESTADO DO ACRE POLÍCIA MILITAR DO ACRE DIVISÃO DE PATRIMÔNIO PORTARIA N 003/DP/2010 Dispõe sobre a carga pessoal de armas de fogo, munições e coletes balísticos pertencentes ao patrimônio da

Leia mais

Andebol. Origem. Caraterização

Andebol. Origem. Caraterização Origem As origens do andebol, bem como a época em que começou a ser praticado, não são conhecidas com rigor. Pode considerar-se que o andebol, na variante de onze, é de origem alemã. Este jogo foi divulgado

Leia mais

ATO DO CONSELHO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO: RC Resolução do CONSAD. Resolução n. 39, de 15 de maio de 2013.

ATO DO CONSELHO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO: RC Resolução do CONSAD. Resolução n. 39, de 15 de maio de 2013. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA CONSELHO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO Avenida Presidente Tancredo Neves, 2501 Terra Firme CEP: 66077-530-Caixa Postal,

Leia mais

ANEXO 5 LANTERNAS INDICADORAS DE DIREÇÃO

ANEXO 5 LANTERNAS INDICADORAS DE DIREÇÃO ANEXO 5 LANTERNAS INDICADORAS DE DIREÇÃO 1. DEFINIÇÕES Para efeito deste Anexo: 1.1. Lanterna indicadora de direção é uma lanterna montada em um veículo automotor ou reboque a qual, quando atuada pelo

Leia mais

Legislação de Trânsito

Legislação de Trânsito Legislação de Trânsito Dos Pedestres e Condutores de Veículos não Motorizados Professor: leandro Macedo www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação de Trânsito DOS PEDESTRES E CONDUTORES DE VEÍCULOS NÃO

Leia mais

TÉCNICAS OPERACIONAIS

TÉCNICAS OPERACIONAIS TÉCNICAS OPERACIONAIS I A ABORDAGEM POLICIAL 1. CONCEITO Na linguagem da segurança, abordar é o ato de aproximar-se e interpelar pessoa que apresente conduta suspeita, a fim de identificá-la e/ou proceder

Leia mais

CONTEÚDO PEDAGÓGICO DAS AULAS PROGRAMADAS NOVAS AULAS RESOLUÇÃO 543/15

CONTEÚDO PEDAGÓGICO DAS AULAS PROGRAMADAS NOVAS AULAS RESOLUÇÃO 543/15 Ç CONTEÚDO PEDAGÓGICO DAS AULAS PROGRAMADAS NOVAS AULAS RESOLUÇÃO 543/15 2 SUMÁRIO CONTEÚDO PEDAGÓGICO DAS AULAS PROGRAMADAS... 3 Aula 1: Diurna Conceitos Básicos... 3 Exercício 1.1 Comprovações e Regulagens

Leia mais

Informativo de Assistência Técnica

Informativo de Assistência Técnica Informativo de Assistência Técnica Circular N.º: 056/04 Responsável: André Betarello Data: 29/10/2002 Revisão: 001 Para: Técnicos PST Eletrônica e Instaladores Assunto: Instruções de Instalação para o

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Infrações Gravíssimas Parte 2 Prof. Denis Brasileiro Art. 214. Deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado: I - que se encontre na faixa a ele destinada;

Leia mais

A sinalização desta via pública, informa-me que circulo: Na auto-estrada A25. Na estrada nacional A25. Na estrada nacional N16.

A sinalização desta via pública, informa-me que circulo: Na auto-estrada A25. Na estrada nacional A25. Na estrada nacional N16. A referência IC 17, colocada na sinalização indica: Que circulo no itinerário complementar nº 17. Que faltam 17 kms para o início da A1. Que me encontro no km 17, da via em que circulo. A sinalização com

Leia mais

1. Acidentes. 2. Veículos envolvidos em acidentes

1. Acidentes. 2. Veículos envolvidos em acidentes 1. Acidentes Acidentes Acidentes Total de acidentes Acidentes com danos materiais 5.140 42% Acidentes com vítimas feridas 7.040 58% Acidentes com vítimas fatais 61 0% Não Informado 0 0% TOTAL DE ACIDENTES

Leia mais

Código de Trânsito Brasileiro

Código de Trânsito Brasileiro Código de Trânsito Brasileiro Dos Pedestres e Condutores de Veículos Não Motorizados (Art. 68 ao 73) Professor Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Código de Trânsito Brasileiro DOS PEDESTRES

Leia mais

Fase Preparatória. Tempo P T 5. Objectivos comportamentais / Componentes críticas. Chamada e instrução sobre os exercícios a realizar na aula.

Fase Preparatória. Tempo P T 5. Objectivos comportamentais / Componentes críticas. Chamada e instrução sobre os exercícios a realizar na aula. Professor: César Silva / Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 55 e 56 Aula U.D. Nº: 6 e 7 Instalações: Pavilhão Data: 2-03-2010 Hora: 10h20 Duração: 90 minutos Unidade

Leia mais

2006 2ª. fase Prova para alunos do 9º. ano. Leia atentamente as instruções abaixo antes de iniciar a prova.

2006 2ª. fase Prova para alunos do 9º. ano. Leia atentamente as instruções abaixo antes de iniciar a prova. 2006 2ª. fase Prova para alunos do 9º. ano Leia atentamente as instruções abaixo antes de iniciar a prova. 01) Esta prova destina-se exclusivamente a alunos da 9º. ano do ensino fundamental. 02) A prova

Leia mais

Regras Robô Trekking. Documento Revisado 06/05/ :06

Regras Robô Trekking. Documento Revisado 06/05/ :06 Regras Robô Trekking Documento Revisado 06/05/2018 17:06 1. Introdução 03 2. Especificações dos Robôs 03 3. O Ambiente 03 4. A Partida 04 RoboCore Sua Tecnologia à Prova www.robocore.net 2/5 1. Introdução

Leia mais

Métodos de Avaliação em Educação Física Agilidade

Métodos de Avaliação em Educação Física Agilidade Métodos de Avaliação em Educação Física Agilidade Prof. Dr. Carlos Ovalle Agilidade É uma variável de aptidão física geral de esportistas e não esportistas, particularmente importante em modalidades como

Leia mais

CARTILHA CUM PRA-SE A LEI

CARTILHA CUM PRA-SE A LEI devem saber! O que é LEI e... TODOS Oé Tdsa eo u e L bv q De E I rom! e S OPPA EDRRAÃÇOÃO e. OéL Tda Oe s q ue E I De S e bvrom! OPPAEDRRAÃÇOÃO e... OPPEARDARÇÃOÃO TdsOé a LOebqEvuDeeeIOrm! es... SINDICATO

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 2 ANO 2 BIMESTRE

EDUCAÇÃO FÍSICA 2 ANO 2 BIMESTRE SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR UNIDADE POLIVALENTE MODELO VASCO DOS REIS EDUCAÇÃO

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Infrações Médias Parte 1 Prof. Denis Brasileiro Art. 171. Usar o veículo para arremessar, sobre os pedestres ou veículos, água ou detritos: Art. 172. Atirar do veículo ou abandonar

Leia mais

Dicas para um bom aprendizado

Dicas para um bom aprendizado Dicas para um bom aprendizado A Primeira dica é manter-se calmo, a paciência é o melhor remédio para um bom aprendizado. Não deixe que nervosismo tome conta de você, mostre para ele que você é mais forte.

Leia mais