CONTEÚDO PEDAGÓGICO DAS AULAS PROGRAMADAS NOVAS AULAS RESOLUÇÃO 543/15

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONTEÚDO PEDAGÓGICO DAS AULAS PROGRAMADAS NOVAS AULAS RESOLUÇÃO 543/15"

Transcrição

1 Ç CONTEÚDO PEDAGÓGICO DAS AULAS PROGRAMADAS NOVAS AULAS RESOLUÇÃO 543/15

2 2 SUMÁRIO CONTEÚDO PEDAGÓGICO DAS AULAS PROGRAMADAS... 3 Aula 1: Diurna Conceitos Básicos... 3 Exercício 1.1 Comprovações e Regulagens Gerais... 3 Exercício Controles... 4 Exercício 1.3 Dando a Partida no Veículo... 5 Aula 2: Diurna - Manobras Básicas... 6 Exercício 2.1 Funcionamento Mecânico do Motor... 6 Exercício 2.2 Domínio do Volante... 7 Exercício 2.3 Arranque em Rampa... 8 Aula 3: Diurna - Manobras Avançadas Exercício 3.1 Mudança de Marchas Exercício 3.2 Mudança de Faixa Exercício 3.3 Deslocamento em Marcha à Ré Exercício 3.4 Estacionamento Aula 4: Diurna - Aprendendo a Conduzir Exercício 4.1 Condução em Rotatórias Exercício 4.2 Cruzamentos Exercício 4.3 Ultrapassagem Aula 5: Noturna Condução Avançada Exercício 5.1 Circulação Noturna por Estrada Secundária Exercício 5.2 Situações de Risco na Cidade a Noite Exercício 5.3 Condução pela Rodovia Exercício 5.4 Dirigindo sob o Efeito do Álcool Aula 6: Noturna - Controles e Circulação Exercício 6.1 Mudança de Faixa Exercício 6.2 Condução e Circulação Por Vias Urbanas Exercício 6.3 Parada no Ponto de Estacionamento Aula 7: Noturna - Condução Segura Exercício 7.1 Ultrapassagem Exercício 7.2 Aprendendo a Dirigir em Cruzamentos Aula 8: Noturna - Situações de Risco Exercício 8.1 Freada de Emergência Exercício 8.2 Freada com Desvio de Trajetória Exercício 8.3 Freada em Situações de Aquaplanagem Exercício 8.4 Situações de Risco em Estrada Secundária Aula 9: Diurna Revisão de Conteúdo Exercício 9.1 Manobras na Pista Exercício 9.2 Condução pela Cidade Exercício 9.3 Condução em Rodovia Exercício 9.4 Condução em Estrada Secundária... 29

3 3 CONTEÚDO PEDAGÓGICO DAS AULAS PROGRAMADAS AULA 1: DIURNA CONCEITOS BÁSICOS Nesta aula, o objetivo é conhecer os aspectos básicos dos veículos, localizar os controles e realizar o arranque pela primeira vez. Habilidades esperadas do aluno: o aluno será orientado sobre os controles básicos do veículo e deverá ajustá-los de acordo com o solicitado. Além disso, deverá exercer o controle sobre os pedais de freio e embreagem para atingir o correto ponto de fricção e arranque sem desligar o motor além de já iniciar o estacionamento. EXERCÍCIO 1.1 COMPROVAÇÕES E REGULAGENS GERAIS O objetivo deste exercício é que o aluno aprenda a fazer a comprovação geral do veículo, verificando as condições dos equipamentos obrigatórios e de manutenção do veículo. Conforme as orientações dadas pelo próprio simulador será mostrado como fazer a revisão dos elementos do veículo como faróis, pisca alerta, pedais, condição adequada e pressão dos pneus, verificação do nível do líquido de arrefecimento do motor, do nível de óleo do motor e os itens obrigatórios que o veículo deve possuir.

4 4 EXERCÍCIO CONTROLES O objetivo deste exercício é que o aluno esteja familiarizado com os controles do veículo. Após orientações do simulador, o aluno deverá localizar os controles do veículo e executar os comandos de forma adequada. A ordem dos ajustes é: ajuste dos retrovisores laterais e central, cinto de segurança, pedais (acelerador, freio e embreagem), alavanca de câmbio (passando da 1ª á 5ª marcha, marcha à ré e ponto morto), buzina, chave de contato e suas posições, freio de estacionamento, setas, luzes e pisca alerta.

5 5 EXERCÍCIO 1.3 DANDO A PARTIDA NO VEÍCULO O objetivo é familiarizar o aluno com a utilização dos pedais e a movimentar o veículo. No início do exercício há um vídeo explicativo sobre o uso dos pedais e em seguida, o aluno terá de arrancar com o veículo, deixando-o em ponto de fricção, avançando alguns metros e estacionando-o na área de parada, sem que o motor desligue. O objetivo é que o aluno consiga completar pelo menos três paradas corretamente.

6 6 AULA 2: DIURNA - MANOBRAS BÁSICAS Nesta aula, o aluno conhecerá os fundamentos básicos de funcionamento do motor, o uso dos volantes e aprenderá a realizar arranques em rampa. Habilidades esperadas do aluno: o aluno deverá exercer o controle sobre a pressão nos pedais para alcançar o ponto de fricção para o arranque correto do veículo, controle de velocidade máxima e parada e arranque em rampa sem desligar o moto, além de controlar o volante para realização correta de curvas. EXERCÍCIO 2.1 FUNCIONAMENTO MECÂNICO DO MOTOR Neste exercício o aluno vai aprender a combinar a embreagem e o acelerador para colocar o veículo em movimento. No início do exercício será exibido um vídeo explicando o funcionamento do sistema mecânico motor, embreagem e acelerador. Em seguida, o aluno deverá acelerar o veículo e até alcançar o ponto de fricção.

7 7 EXERCÍCIO 2.2 DOMÍNIO DO VOLANTE Neste exercício o aluno se familiarizará com o uso do volante para realizar diferentes tipos de curvas, aumentando assim sua dificuldade. No início do exercício há um vídeo explicativo sobre o jogo de pedais. Durante o exercício o usuário deverá fazer 8 curvas, posicionando o veículo de forma correta e jamais poderá ultrapassar os 15 km/h durante todo o percurso.

8 8 EXERCÍCIO 2.3 ARRANQUE EM RAMPA Esse exercício tem como objetivo parar o veículo em uma rampa e mudar a marcha, sem que o motor do veículo pare, exigindo assim uma precisão no controle de pedais e usar o ponto de fricção de maneira adequada. Para concluir o exercício, o aluno deverá realizar pelo menos três arranques em rampa de forma correta.

9 9

10 10 AULA 3: DIURNA - MANOBRAS AVANÇADAS Nesta aula aprenderemos os fundamentos de mudanças de marchas, de faixas e manobras em marcha a ré, assim como estacionamento em diferentes situações. Habilidades esperadas do aluno: o aluno deverá exercer o controle dos pedais para estacionamentos em diferentes situações, praticar observação e decisão para a troca de faixas e direção com o veículo em marcha à ré. EXERCÍCIO 3.1 MUDANÇA DE MARCHAS O objetivo do exercício é que o aluno aprenda a mudar as marchas corretamente, seja para aumentar ou para diminuir a velocidade e sem que o motor de veículo pare ou que haja excesso de rotações do motor. É esperado que o usuário realize pelo menos 7 trocas de marchas corretas, elevando ou reduzindo a marcha, conforme a indicação sonora do simulador de direção veicular.

11 11 EXERCÍCIO 3.2 MUDANÇA DE FAIXA O objetivo deste exercício é que o aluno consiga realizar 5 mudanças de faixa de modo adequado utilizando as setas para indicar a mudança, sem colidir com os veículos-guia ou tocar nos cones na pista de treino. Além disso, o aluno deverá fazer uso dos retrovisores para completar este exercício.

12 12 EXERCÍCIO 3.3 DESLOCAMENTO EM MARCHA À RÉ Nesse exercício, o aluno aprenderá a realizar manobras utilizando a marcha à ré. Para isso, o aluno realizará um percurso em um circuito de cones sem tocar nos cones, utilizando os retrovisores para auxiliar nesse exercício. Ele deverá completar pelo menos 5 manobras corretamente. EXERCÍCIO 3.4 ESTACIONAMENTO O exercício de estacionamento tem como objetivo que o aluno aprimore as diversas formas de estacionar no cotidiano sem cometer infrações. O primeiro desafio é estacionar o veículo em paralelo, em seguida em marcha à ré e por último em diagonal. Haverá sinalização onde deverá estacionar além de um veículo guia mostrando como efetuar a manobra. O aluno só avançará para outra forma de estacionamento quando completar a anterior.

13 13

14 14 AULA 4: DIURNA - APRENDENDO A CONDUZIR Nessa aula o aluno aprenderá a realizar rotatórias, cruzamentos e ultrapassagens. Habilidades esperadas do aluno: o aluno deverá utilizar corretamente os pedais para paradas em preferenciais, além da observação e respeito às sinalizações de trânsito para correta realização de rotatórias, ultrapassagens e cruzamentos. EXERCÍCIO 4.1 CONDUÇÃO EM ROTATÓRIAS Antes de iniciar o exercício, o aluno assistirá a um vídeo curto sobre a utilização dos pedais. Esse exercício capacitará o aluno a realizar rotatórias de forma segura, dependendo das situações de transito, e completar essas rotatórias sem cometer infrações. O objetivo é completar pelo menos 4 rotatórias respeitando a preferência e a sinalização.

15 15 EXERCÍCIO 4.2 CRUZAMENTOS Neste exercício, o aluno aprenderá a realizar passagens em interseções, conforme as condições de transito, evitando cometer infrações. Haverá um vídeo explicativo sobe jogo de pedais e, na prática conforme indicações do simulador, o aluno deverá realizar 4 cruzamentos corretos, respeitando a distância entre veículos e utilizando a seta.

16 16 EXERCÍCIO 4.3 ULTRAPASSAGEM O aluno aprenderá conduzirá em uma estrada secundária, adequando a velocidade e realizando a manobra de ultrapassagem. O aluno assistirá a um vídeo revisando o jogo de pedais e na prática deverá realizar pelo menos 3 ultrapassagens corretas e de modo seguro em uma pista de mão dupla, respeitando a distância regulamentar, fazendo a manobra onde a via permitir e respeitando as normas do CTB.

17 17 AULA 5: NOTURNA CONDUÇÃO AVANÇADA Nessa aula, o aluno aprenderá a conduzir no período noturno e em demais situações de baixa visibilidade. Habilidades esperadas do aluno: o aluno praticará o tempo de reação a situações adversas de clima e de via, além de praticar os controles do veículo como luzes diversas e acionamento de limpador de parabrisas, bem como observação e respeito à sinalização para incorporações de ultrapassagens noturnas. Também será exigido o controle da direção do veículo sob diferentes níveis de efeito do álcool. EXERCÍCIO 5.1 CIRCULAÇÃO NOTURNA POR ESTRADA SECUNDÁRIA Através desse exercício, o aluno terá que conduzir em uma estrada secundária no período noturno, adaptando a velocidade do veículo e as luzes nas diversas situações apresentadas pelo simulador. Durante a condução o aluno deverá evitar 3 ofuscamentos de veículos que vem no outro lado da via, adaptar as luzes 2 vezes conforme as condições climáticas, usar o para brisa 1 vez e adaptar a velocidade por via encharcada 1 vez durante o percurso.

18 18 EXERCÍCIO 5.2 SITUAÇÕES DE RISCO NA CIDADE A NOITE Nesse exercício, o aluno deverá estar atento às diversas situações inesperadas que podem ocorrer numa via urbana sem que se envolva ou provoque um acidente. Durante o percurso, o aluno deverá conduzir de maneira segura em pelo menos 3 situações inesperadas que o simulador apresentará como, por exemplo, acidentes na via, acidentes com veículo em direção contrária, pedestres, ciclistas e respeito às preferenciais.

19 19 EXERCÍCIO 5.3 CONDUÇÃO PELA RODOVIA Durante esse exercício, o aluno irá aprimorar as incorporações e saídas da rodovia, além do deslocamento lateral até chegar ao final do exercício, respeitando questões como observação, velocidade e sinalização, dar passagem a outros veículos e até parar na via, se for preciso. O aluno deverá realizar pelo menos 2 saídas corretas, 2 incorporações corretas e passar por 2 locais de referência indicados pelo simulador. EXERCÍCIO 5.4 DIRIGINDO SOB O EFEITO DO ÁLCOOL Esse exercício mostrará ao aluno os efeitos negativos de conduzir sob efeito do álcool. O aluno conduzirá inicialmente em condições normais e em seguida o simulador mostrará efeitos visuais de quem ingeriu 2 copos de cerveja e, gradativamente, o nível do teor de álcool aumentará.

20 20 AULA 6: NOTURNA - CONTROLES E CIRCULAÇÃO Nessa aula, o aluno praticará o que já aprendeu nas aulas anteriores, porém no período noturno. Habilidades esperadas do aluno: o aluno deverá exercer seus conhecimentos para que realize corretamente mudanças de faixa, circulação na via urbana com situações adversas e de risco, onde ele deverá exercer a atenção e treinar o tempo de reação para completar os exercícios sem nenhuma colisão. EXERCÍCIO 6.1 MUDANÇA DE FAIXA O objetivo deste exercício é que o aluno consiga realizar 5 mudanças de faixa de modo adequado, usando as setas para indicar a mudança e sem colidir com os veículos-guia ou tocar nos cones da pista de treino. Além disso, o aluno deverá fazer uso dos retrovisores para completar este exercício.

21 21 EXERCÍCIO 6.2 CONDUÇÃO E CIRCULAÇÃO POR VIAS URBANAS Nesse exercício, o aluno circulará pela cidade durante a noite, praticando cruzamentos, sinalização, condução com trânsito e respeito aos pedestres e ciclistas na via. Para completar o exercício o aluno deverá respeitar 2 prioridades, 3 paradas em semáforos e 3 preferências em cruzamento.

22 22 EXERCÍCIO 6.3 PARADA NO PONTO DE ESTACIONAMENTO O exercício de estacionamento tem como objetivo que o aluno aprimore as diversas formas de estacionar no cotidiano, sem cometer infrações. O primeiro desafio é estacionar o veículo em paralelo, em seguida em marcha à ré e por último em diagonal. Haverá sinalização onde deverá estacionar, além de um veículo guia mostrando como efetuar a manobra. O aluno só vançará para outra forma de estacionamento quando completar a anterior.

23 23 AULA 7: NOTURNA - CONDUÇÃO SEGURA Durante esta aula, o aluno praticará rotatórias, cruzamentos e ultrapassagens com visibilidade reduzida. Habilidades esperadas do aluno: o aluno deverá praticar seus conhecimentos de jogo de pedais e realizar ultrapassagens e cruzamentos de forma segura respeitando a sinalização e as normas do Código de Trânsito Brasileiro. EXERCÍCIO 7.1 ULTRAPASSAGEM O aluno conduzirá em uma estrada secundária, adequando a velocidade e realizando a manobra de ultrapassagem. O aluno assistirá a um vídeo revisando o jogo de pedais e, na prática, deverá realizar pelo menos 3 ultrapassagens corretas e em segurança em uma pista de mão dupla, respeitando a distância regulamentar, fazendo a manobra onde a via permitir e respeitando as normas do CTB.

24 24 EXERCÍCIO 7.2 APRENDENDO A DIRIGIR EM CRUZAMENTOS Neste exercício, o aluno aprenderá a realizar passagens em interseções, conforme as condições de transito e evitando cometer infrações. Haverá um vídeo explicativo sobre o jogo de pedais e, na prática conforme indicações do simulador, o aluno deverá realizar 4 cruzamentos corretos, respeitando a distância entre veículos e utilizando a seta. AULA 8: NOTURNA - SITUAÇÕES DE RISCO Durante essa aula, o aluno aprenderá a conduzir em diversas situações de risco. Habilidades esperadas do aluno: o aluno deverá praticar seu tempo de reação e freadas de emergências para evitar colisões com obstáculos e evitar aquaplanagem. EXERCÍCIO 8.1 FREADA DE EMERGÊNCIA Nesse exercício, o aluno praticará a freada de emergência, evitando chocar com o obstáculo existente na via. Antes de iniciar o exercício, o aluno assistirá a um vídeo revisando o controle de pedais. Na pista de treino, o aluno terá de realizar 3 freadas corretas, alcançando 90 km/h e freando repentinamente.

25 25 EXERCÍCIO 8.2 FREADA COM DESVIO DE TRAJETÓRIA Neste exercício, o aluno praticará a freada com emergência desviando a trajetória do veículo. O aluno assistirá a um vídeo sobre controle de pedais antes de iniciar o exercício e, em seguida, irá aprimorar sua reação na pista de treino guiando a 90 km/h, freando de maneira adequada e desviando o veículo sem tocar nos obstáculos. Para concluir, terá que acertar pelo menos 3 vezes.

26 26 EXERCÍCIO 8.3 FREADA EM SITUAÇÕES DE AQUAPLANAGEM O objetivo desse exercício é praticar a freada de emergência com a pista molhada, freando o veículo de forma eficiente, evitando assim colidir com o obstáculo. O aluno assistirá a um vídeo sobre o controle de pedais e guiará o veículo na pista de treino, em seguida. Ele deverá guiar a 90 km/h e frear pelo menos 3 vezes antes da área com aquaplanagem para evitar colidir com o veículo. EXERCÍCIO 8.4 SITUAÇÕES DE RISCO EM ESTRADA SECUNDÁRIA Esse exercício visa mostrar ao aluno como reagir quando ocorrem situações inesperadas ao volante. O objetivo é que possa conduzir pelo percurso sem sofrer ou provocar acidentes. Nesse exercício deve passar de forma correta por pelo menos 4 situações inesperadas que vão surgir, como por exemplo veículos em direção contrária, animais na via ou acidentes, além de curvas e declives com visibilidade reduzida.

27 27 AULA 9: DIURNA REVISÃO DE CONTEÚDO Essa aula capacitará o aluno a conduzir em diversas situações que acontecem no exame prático, além de condução em serra, rodovia e via urbana. Habilidades esperadas do aluno: o aluno deverá utilizar todo seu conhecimento adquirido nas aulas anteriores como arranque em rampa, manobras em marcha à ré, circulação em cidade e rodovia, incorporações, saídas de via e reação a agentes na pista como pedestres e animais. EXERCÍCIO 9.1 MANOBRAS NA PISTA Neste exercício, o aluno fará as seguintes demonstrações na pista de provas: condução em zigue-zague entre os cones, estacionamento, arranque em rampa, manobras de marcha à ré, parada em cruzamento, provas de velocidade numa pista com cones e estacionamento alinhado, em marcha à ré e em diagonal. O aluno deverá seguir as indicações passadas pelo simulador e, ao completar satisfatoriamente uma das manobras, avançará para a seguinte.

28 28 EXERCÍCIO 9.2 CONDUÇÃO PELA CIDADE Esse exercício é um exame na cidade onde o aluno deverá conduzir em um circuito guiado tendo que chegar ao final seguindo as normas de circulação e respeitando as indicações passadas através da locução do simulador.

29 29 EXERCÍCIO 9.3 CONDUÇÃO EM RODOVIA Esse exercício acontece em uma rodovia onde o aluno deverá conduzir o veículo em grandes velocidades estando atento ao correto posicionamento e respeitando os veículos, além de realizar a correta saída e incorporação neste tipo de via. EXERCÍCIO 9.4 CONDUÇÃO EM ESTRADA SECUNDÁRIA Por fim, esse exercício tem como objetivo aprimorar conceitos ao aluno como, por exemplo, conduzir em condições adversas em estrada secundária, dentre as quais a condução segura com aquaplanagem e interação com agentes como pedestres, ciclistas e outros veículos.

30 30

TREINO PARA O EXAME PRÁTICO

TREINO PARA O EXAME PRÁTICO TREINO PARA O EXAME PRÁTICO Roteiro de Exercícios SUMÁRIO Exercício 1: Manobras na pista...3 Exercício 2: Condução pela cidade...9 Exercício 3: Condução na estrada...11 Exercício 4: Condução na serra...13

Leia mais

PROVA 2 Direção Defensiva

PROVA 2 Direção Defensiva PROVA 2 Direção Defensiva 01 São deveres do motorista defensivo, exceto: a) Usar sempre o cinto de segurança. b) Manter o veículo sempre em boas condições de funcionamento. c) Ser capaz de raciocinar com

Leia mais

Portaria n /2015-GADIR Natal, 29 de outubro de 2015

Portaria n /2015-GADIR Natal, 29 de outubro de 2015 Portaria n. 2.126/2015-GADIR Natal, 29 de outubro de 2015 Dispõe sobre a obtenção e adição de habilitação na Categoria B e trata dos requisitos de integração de simuladores de direção veicular com o processo

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Infrações Graves Parte 1 Prof. Denis Brasileiro Art. 167. Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança, conforme previsto no art. 65: Penalidade - multa; Medida administrativa

Leia mais

ANEXO -TESTE PRÁTICO PARA O CARGO DE OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS

ANEXO -TESTE PRÁTICO PARA O CARGO DE OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS ANEXO -TESTE PRÁTICO PARA O CARGO DE OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS 1. Os candidatos convocados para realização de Prova Prática de Motorista deverão, OBRIGATORIAMENTE, apresentar, no dia e horário marcado

Leia mais

ANEXO II PROVAS PRÁTICAS

ANEXO II PROVAS PRÁTICAS ANEXO II PROVAS PRÁTICAS O valor máximo da prova prática, para todos os cargos, será de 30 (trinta) pontos. Para obtenção da nota de classificação no cargo, far-se-á regra de três, considerando os parâmetros

Leia mais

DIREÇÃO DEFENSIVA E OFENSIVA

DIREÇÃO DEFENSIVA E OFENSIVA Direção defensiva e ofensiva O condutor deve dirigir com todo cuidado, atenção, previsão, decisão, com habilidade e principalmente com conhecimento da legislação de trânsito e sua aplicação no dia a dia.

Leia mais

Legislação de Trânsito 1

Legislação de Trânsito 1 Legislação de Trânsito 1 Conhecer as premissas que regem o CTB, bem como seus órgãos e sistemas. Conhecer os direitos e deveres de um cidadão no trânsito. Introdução Regulamentação. Fundamentação do CTB.

Leia mais

Legislação de Trânsito 1

Legislação de Trânsito 1 Legislação de Trânsito 1 Conhecer as premissas que regem o CTB, bem como seus órgãos e sistemas. Conhecer os direitos e deveres de um cidadão no trânsito. Introdução Regulamentação. Fundamentação do CTB.

Leia mais

NOVO SIMULADO DE DIREÇÃO DEFENSIVA 2012

NOVO SIMULADO DE DIREÇÃO DEFENSIVA 2012 1 Quais são os fundamentos da prevenção de acidentes: a) Conhecimento, previsão, atenção, decisão, habilidade. b) Atenção, conhecimento, decisão, habilidade, previsão. c) Habilidade, conhecimento, atenção,

Leia mais

Biometria não coletada do Aluno

Biometria não coletada do Aluno ANEXO II TABELAS Tabela de Tipo de Eventos Cód Descrição 01 Dados Biométricos Aluno 02 Dados Biométricos Instrutor 10 Percurso 50 Comportamento Aluno 60 Avaliação do Aluno - Cuidados e Ajustes Iniciais

Leia mais

2) O condutor que levar pessoas, animais ou cargas nas partes externas do veículo, terá como punição:

2) O condutor que levar pessoas, animais ou cargas nas partes externas do veículo, terá como punição: 1) A figura abaixo ilustra as manobras efetuadas pelos veículos A e B, em um cruzamento. O veículo A realiza as manobras 1 e 2 e o veículo B realiza as manobras 3 e 4, sendo assim, podemos considerar infrações

Leia mais

CONVOCAÇÃO PARA TESTE PRÁTICO PARA O CARGO DE OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS

CONVOCAÇÃO PARA TESTE PRÁTICO PARA O CARGO DE OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS CONVOCAÇÃO PARA TESTE PRÁTICO PARA O CARGO DE OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS A Comissão Organizadora do DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE ALEGRE PI, DIVULGA o local para o teste prático para o cargo de Operador

Leia mais

- CURSO DE DIREÇÃO DEFENSIVA -

- CURSO DE DIREÇÃO DEFENSIVA - - CURSO DE DIREÇÃO DEFENSIVA - Copyright -Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos autorais. (Lei nº 9.610). DEFINIÇÃO

Leia mais

ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAGUACEMA

ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAGUACEMA COMISSÃO ESPECIAL DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DOS CARGOS EFETIVOS QUE COMPÕEM O QUADRO GERAL DE SERVIDORES PÚBLICOS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA DO PODER EXECUTIVO DO MUNICÍPIO DE ARAGUACEMA/TO

Leia mais

<!ID410643-0> PORTARIA Nº 808, DE 11 DE OUTUBRO DE 2011

<!ID410643-0> PORTARIA Nº 808, DE 11 DE OUTUBRO DE 2011 PORTARIA Nº 808, DE 11 DE OUTUBRO DE 2011 O DIRETOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO - DENATRAN, no uso das atribuições legais, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art.

Leia mais

ESTADO DE RONDÔNIA PREFEITURA MUNICIPAL DE CUJUBIM SEGUNDA RETIFICAÇÃO AO EDITAL DE ABERTURA CONCURSO PÚBLICO N 001/2015

ESTADO DE RONDÔNIA PREFEITURA MUNICIPAL DE CUJUBIM SEGUNDA RETIFICAÇÃO AO EDITAL DE ABERTURA CONCURSO PÚBLICO N 001/2015 SEGUNDA RETIFICAÇÃO AO EDITAL DE ABERTURA CONCURSO PÚBLICO N 001/2015 O MUNICÍPIO DE CUJUBIM Estado de Rondônia, neste ato representado pelo Excelentíssimo Prefeito Municipal - Sr. Fábio Patrício Neto

Leia mais

X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Infração - média; Penalidade - multa.

X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Infração - média; Penalidade - multa. IX - na contramão de direção: Penalidade - multa; X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Art. 183. Parar o veículo sobre a faixa de pedestres na mudança

Leia mais

A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua. Estou correctamente posicionado se estiver a efectuar uma ultrapassagem. Certo. Errado.

A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua. Estou correctamente posicionado se estiver a efectuar uma ultrapassagem. Certo. Errado. A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua. Estou correctamente posicionado se estiver a efectuar uma ultrapassagem. Certo. Errado. A faixa de rodagem está dividida por uma linha descontínua.

Leia mais

NOVO SIMULADO DE LEGISLAÇÃO/CONDUTA E CIRCULAÇÃO 2012

NOVO SIMULADO DE LEGISLAÇÃO/CONDUTA E CIRCULAÇÃO 2012 1 Órgão executivo responsável em julgar os recursos das infrações de trânsito: a) DNIT b) CONTRAN c) JARI d) DETRAN 2 São pré-requisitos para o início do processo de habilitação, exceto: a) Ser penalmente

Leia mais

DIREÇÃO DEFENSIVA E GERENCIAMENTO DE RISCOS

DIREÇÃO DEFENSIVA E GERENCIAMENTO DE RISCOS DIREÇÃO DEFENSIVA E GERENCIAMENTO DE RISCOS 55 (11) 5561-4599 55 (11) 3657-8947 luizfonseca@defensiva.com.br 1A - Curso Teórico 55 (11) 5561-4599 55 (11) 3657-8947 luizfonseca@defensiva.com.br Objetivo:

Leia mais

Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS

Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS 1. INTRODUÇÃO: Características geométricas inadequadas são causas de acidentes, baixa eficiência e obsolescência precoce da estrada, devendo portanto os

Leia mais

OS SEGREDOS REVELADOS DA PROVA DO DETRAN

OS SEGREDOS REVELADOS DA PROVA DO DETRAN OS SEGREDOS REVELADOS DA PROVA DO DETRAN Meu nome é Fabiano Silva, criador do euquerodirigir.com e durante quase uma década me dediquei a ajudar meu alunos e milhares de pessoas a passar na prova do Detran.

Leia mais

4 Quando dirigir em mau tempo

4 Quando dirigir em mau tempo a mesma coisa, ao estacionar o veículo dentro de túnel, em locais com neblina e locais onde a visibilidade máxima for de 50 m. Não obstante, exclui-se o caso de estacionar na via com suficiente claridade,

Leia mais

Dicas para um bom aprendizado

Dicas para um bom aprendizado Dicas para um bom aprendizado A Primeira dica é manter-se calmo, a paciência é o melhor remédio para um bom aprendizado. Não deixe que nervosismo tome conta de você, mostre para ele que você é mais forte.

Leia mais

RESOLUÇÃO N 444 DE 25 JUNHO DE 2013

RESOLUÇÃO N 444 DE 25 JUNHO DE 2013 RESOLUÇÃO N 444 DE 25 JUNHO DE 2013 Altera dispositivos da Resolução CONTRAN nᵒ 168, de 14 de dezembro de 2004, que trata das normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores

Leia mais

CONVOCAÇÃO PARA PROVA PRÁTICA PARA O CARGO CÓD. 102 (MOTORISTA D)

CONVOCAÇÃO PARA PROVA PRÁTICA PARA O CARGO CÓD. 102 (MOTORISTA D) ESTADO DO MARANHÃO CONVOCAÇÃO PARA PROVA PRÁTICA PARA O CARGO CÓD. 102 (MOTORISTA D) A Organizadora do Concurso Público da Prefeitura/Câmara Municipal de São Bernardo-MA, no uso das atribuições, TORNA

Leia mais

Noções de Sinalização e Segurança Rodoviária

Noções de Sinalização e Segurança Rodoviária Noções de Sinalização e Segurança a Rodoviária Abordaremos... Vias Sinalização de Trânsito Horizontal Vertical Dispositivos auxiliares 2 Engenharia de Trânsito Objetivo Segurança Fluidez Conforto Significado

Leia mais

Estado de Rondônia Prefeitura Municipal de Espigão do Oeste - RO

Estado de Rondônia Prefeitura Municipal de Espigão do Oeste - RO ERRATA AO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PROVA PRÁTICA CONCURSO PÚBLICO N 001/2015 DA PREFEITURA DE ESPIGÃO DO OESTE/RO CÉLIO RENATO DA SILVEIRA, Prefeito do Município de Espigão do Oeste, Estado de Rondônia,

Leia mais

QUESTÕES LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO COMENTADAS PROF. MARCOS GIRÃO MOTORISTA DE CAMINHÃO GRANEL I PROVA 3

QUESTÕES LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO COMENTADAS PROF. MARCOS GIRÃO MOTORISTA DE CAMINHÃO GRANEL I PROVA 3 QUESTÕES LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO COMENTADAS PROF. MARCOS GIRÃO MOTORISTA DE CAMINHÃO GRANEL I PROVA 3 21. No que diz respeito à preferência de passagem, quando dois ou mais veículos passam por fluxos que

Leia mais

A distância de segurança deve ser sempre a que me permita imobilizar o ciclomotor sem perigo de acidente. Certo. Errado.

A distância de segurança deve ser sempre a que me permita imobilizar o ciclomotor sem perigo de acidente. Certo. Errado. A distância de segurança deve ser sempre a que me permita imobilizar o ciclomotor sem perigo de acidente. A distância que devo guardar do ciclomotor depende: Da idade do veículo. Da potência do meu veículo.

Leia mais

CAPÍTULO III DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA Art. 26. Os usuários das vias terrestres devem: I - abster-se de todo ato que possa constituir

CAPÍTULO III DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA Art. 26. Os usuários das vias terrestres devem: I - abster-se de todo ato que possa constituir CAPÍTULO III DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA Art. 26. Os usuários das vias terrestres devem: I - abster-se de todo ato que possa constituir perigo ou obstáculo para o trânsito de veículos, de

Leia mais

Legislação de Trânsito

Legislação de Trânsito Legislação de Trânsito Dos Pedestres e Condutores de Veículos não Motorizados Professor: leandro Macedo www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação de Trânsito DOS PEDESTRES E CONDUTORES DE VEÍCULOS NÃO

Leia mais

Para apresentar este tema e estimular a participação dos alunos sobre o assunto use o Vídeo Tecnodata de Sinalização de Trânsito, trecho Placas de Reg

Para apresentar este tema e estimular a participação dos alunos sobre o assunto use o Vídeo Tecnodata de Sinalização de Trânsito, trecho Placas de Reg Inicie a disciplina apresentando novamente o objetivo geral e agora os específicos para esta aula que estão no Plano de Aula Teórica da disciplina de Legislação de Trânsito 14, neste material. Para ambientar

Leia mais

TABELA DE MULTAS 2017 VALORES E TIPOS DE INFRAÇÕES ATUALIZADOS 2 fev, 2017

TABELA DE MULTAS 2017 VALORES E TIPOS DE INFRAÇÕES ATUALIZADOS 2 fev, 2017 TABELA DE MULTAS 2017 VALORES E TIPOS DE INFRAÇÕES ATUALIZADOS 2 fev, 2017 Se você já tirou sua carteira de habilitação, aqui vai um teste: quantos pontos o condutor que dirige embriagado leva na carteira?

Leia mais

Prof. J. R. Setti Depto. de Engenharia de Transportes Escola de Engenharia de São Carlos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Sinalização de trânsito

Prof. J. R. Setti Depto. de Engenharia de Transportes Escola de Engenharia de São Carlos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Sinalização de trânsito Prof. J. R. Setti Depto. de Engenharia de Transportes Escola de Engenharia de São Carlos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Sinalização de trânsito Sinalização de trânsito: objetivos Organizar a circulação de veículos

Leia mais

Dicas de Trânsito. 001 P. O que significa a sigla C.T.B? R. Código de Trânsito Brasileiro.

Dicas de Trânsito. 001 P. O que significa a sigla C.T.B? R. Código de Trânsito Brasileiro. Dicas de Trânsito 001 P. O que significa a sigla C.T.B? R. Código de Trânsito Brasileiro. 002 P. Qual o dever do condutor antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas? R. Verificar as condições

Leia mais

Movimento retilíneo uniformemente

Movimento retilíneo uniformemente 15 fev Movimento retilíneo uniformemente variado 01. Resumo 02. Exercícios de Aula 03. Exercícios de Casa 04. Questão Contexto RESUMO A aceleração (média) é a razão entre a variação de velocidade e o intervalo

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO. Nas questões abaixo, assinale a única alternativa que responde corretamente ao enunciado.

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO. Nas questões abaixo, assinale a única alternativa que responde corretamente ao enunciado. LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Nas questões abaixo, assinale a única alternativa que responde corretamente ao enunciado. 01. Em vias urbanas a velocidade máxima permitida é indicada por meio de placas. Onde não

Leia mais

PROVA DE LEGISLAÇÃO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO CÓD. 21

PROVA DE LEGISLAÇÃO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO CÓD. 21 7 PROVA DE LEGISLAÇÃO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO CÓD. 21 Todas as questões são relacionadas com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei n.º 9.503, de 23-9-97, com as alterações posteriores). QUESTÃO 16: Segundo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 MOTORISTA PROVA OBJETIVA

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 MOTORISTA PROVA OBJETIVA 1 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1) O trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, abertas à circulação, rege-se pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Considere para as vias

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 572, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2015

RESOLUÇÃO Nº 572, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2015 RESOLUÇÃO Nº 572, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2015 Altera o Anexo II da Resolução nº 168, de 14 de dezembro de 2004 do CONTRAN, que trata dos cursos para habilitação de condutores de veículos automotores e dá

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Normas Gerais de Circulação e Conduta Parte1 Prof. Denis Brasileiro Art. 26. Os usuários das vias terrestres devem: I - abster-se de todo ato que possa constituir perigo ou obstáculo

Leia mais

CTB Material de apoio Professor Diego Alves.

CTB Material de apoio Professor Diego Alves. CTB Material de apoio Professor LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO NORMAS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA VIII - os veículos prestadores de serviços de utilidade pública, quando em atendimento na via, gozam de livre parada

Leia mais

Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 1 0 semestre de Aula 7. Sinalização semafórica: definições

Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 1 0 semestre de Aula 7. Sinalização semafórica: definições Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 1 0 semestre de 2018 Aula 7 Sinalização semafórica: definições 7.1. Legislação a Sinalização Semafórica deve obedecer

Leia mais

04/09/2014. Curso de Engenharia Civil

04/09/2014. Curso de Engenharia Civil Curso de Engenharia Civil Disciplina: Engenharia de Tráfego Período: 6º semestre Professor: Luiz Antonio do Nascimento Email: ladnascimento@gmail.com Os três elementos componentes são: Usuário; Veículo;

Leia mais

A condução do meu veículo com estas condições climatéricas: Deve ser feita com especial cuidado. Deve ser feita como normalmente.

A condução do meu veículo com estas condições climatéricas: Deve ser feita com especial cuidado. Deve ser feita como normalmente. A circulação neste tipo de via de características urbanas e com trânsito intenso implica o reconhecimento por parte do condutor que: A condução pode tornar-se monótona. O ambiente rodoviário é mais estável

Leia mais

ADITIVO 03 AO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N 001/2014

ADITIVO 03 AO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N 001/2014 ADITIVO 03 AO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N 001/2014 O Prefeito Municipal de Piranga MG, faz saber que fica alterado o Edital de Concurso Público da seguinte forma: Fica acrescentado ao Edital 01/2014 a

Leia mais

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Prof. Eduardo Oliveira Estradas 1

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Prof. Eduardo Oliveira Estradas 1 UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Prof. Eduardo Oliveira Estradas 1 Características Técnicas: Velocidades: Velocidade Diretriz ou de projeto Velocidade de Operação Velocidade diretriz ou de projeto

Leia mais

Departamento Estadual de Tr??nsito de Goi??s - DETRAN

Departamento Estadual de Tr??nsito de Goi??s - DETRAN 1) A pontuação de uma infração de natureza leve é: A) Dois. B) Quatro. C) Três. D) Sete. 2) Qual o nome técnico da placa R-39? A) Trânsito de veículos de carga. B) Área de estacionamento de veículos de

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Infrações Graves Parte 2 Prof. Denis Brasileiro Art. 213. Deixar de parar o veículo sempre que a respectiva marcha for interceptada: II - por agrupamento de veículos, como cortejos,

Leia mais

Legislação de Trânsito

Legislação de Trânsito Prova simulada DETRAN 12 Legislação de Trânsito 1) Usar buzina para chamar alguém é infração punível com: a) Multa e apreensão do veículo. b) Multa e retenção do veículo. c) Multa. d) Multa e apreensão

Leia mais

Direção ofensiva TÁTICAS OFENSIVAS

Direção ofensiva TÁTICAS OFENSIVAS Direção ofensiva Ocorre quando o veículo está sendo conduzido desobedecendo algumas regras de trânsito, devido a uma situação extraordinária ou de emergência, tais como: perseguição, acompanhamento, fuga

Leia mais

Teste n.º 7 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões

Teste n.º 7 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões Teste n.º 7 Tema III e IV Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões 1 O veículo longo que segue à minha frente é obrigado a circular sempre com as luzes de cruzamento acesas? Não. Só

Leia mais

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso:

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso: Belo Horizonte, 12 de dezembro de 2016. À Comissão Especial do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Serra Azul de Minas NESTA DO RECURSO Ref.: Recurso Administrativo contra o Gabarito Definitivo

Leia mais

Proposta de Medidas e Critérios Para Adequação da Sinalização Semafórica nos Períodos Noturno e de Tráfego Reduzido

Proposta de Medidas e Critérios Para Adequação da Sinalização Semafórica nos Períodos Noturno e de Tráfego Reduzido Proposta de Medidas e Critérios Para Adequação da Sinalização Semafórica nos Períodos Noturno e de Tráfego Reduzido José Maurício Pinto Júnior Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A -

Leia mais

DETRAN - SC. B ( ) 110 km/h. D ( ) 60 km/h. * Respostas corretas em negrito

DETRAN - SC. B ( ) 110 km/h. D ( ) 60 km/h. * Respostas corretas em negrito Emissão: 19/08/2016 17:10:58 1) A velocidade máxima permitida em vias coletoras não sinalizadas é: A ( X ) 40 km/h. B ( ) 110 km/h. C ( ) 80 km/h. D ( ) 60 km/h. 2) Qual placa deve ser colocada numa via,

Leia mais

CIRCULAÇÃO. O transporte de carga numa bicicleta só pode fazer-se em reboque ou caixa de carga.

CIRCULAÇÃO. O transporte de carga numa bicicleta só pode fazer-se em reboque ou caixa de carga. BREVE GUIA CIRCULAÇÃO As bicicletas podem transportar passageiros, desde que estejam equipadas com um reboque ou uma cadeira devidamente homologados para esse efeito. O transporte de carga numa bicicleta

Leia mais

Ao descrever uma curva devo ter maior cuidado em manobrar o meu veículo? Certo. Errado.

Ao descrever uma curva devo ter maior cuidado em manobrar o meu veículo? Certo. Errado. Ao descrever uma curva devo ter maior cuidado em manobrar o meu veículo? Circulo numa via com prioridade. Devo ceder a passagem aos veículos que se encontram à minha direita? Não. Sim. Circulo numa via

Leia mais

SUMÁRIO. - Objetivos; - Classificação; - Sinalização vertical; - Sinalização horizontal; - Sinalização semafórica; - Outros sistemas

SUMÁRIO. - Objetivos; - Classificação; - Sinalização vertical; - Sinalização horizontal; - Sinalização semafórica; - Outros sistemas Sinalização Viária SUMÁRIO - Objetivos; - Classificação; - Sinalização vertical; - Sinalização horizontal; - Sinalização semafórica; - Outros sistemas OBJETIVOS Organizar a circulação de veículos e pessoas

Leia mais

OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS

OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 1/2014 Prefeitura Municipal de Bom Despacho OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS 1)- Marque a opção CORRETA que constitui infração gravíssima. A) Dirigir sem atenção ou sem os

Leia mais

Nesta situação posso inverter o sentido de marcha? Nesta situação, devo: A via de trânsito à minha esquerda pode ser utilizada por condutores que:

Nesta situação posso inverter o sentido de marcha? Nesta situação, devo: A via de trânsito à minha esquerda pode ser utilizada por condutores que: Teste n.º 3 Tema I Outras Manobras 1 Nesta situação posso inverter o sentido de marcha? Não posso. Posso, se acender os ' máximos'. Posso, se buzinar ao mesmo tempo. 2 Nesta situação, devo: Mudar de direção.

Leia mais

Programa Rumo Seguro

Programa Rumo Seguro Programa Rumo Seguro Motorista, esta cartilha traz dicas para sua segurança Foi pensando em você, motorista que faz parte da equipe de coleta de leite nas fazendas fornecedoras da DPA, que a DPA criou

Leia mais

DB X35 - SHORT MANUAL - Este não é um manual de uso, mas somente um guia rápido para ajudar o operador a lembrar-se das funções mais frequentes.

DB X35 - SHORT MANUAL - Este não é um manual de uso, mas somente um guia rápido para ajudar o operador a lembrar-se das funções mais frequentes. DB X35 - SHORT MANUAL - Este não é um manual de uso, mas somente um guia rápido para ajudar o operador a lembrar-se das funções mais frequentes. REV. 00 ARRANQUE B A D C O MOTOR NÃO ARRANCA - Selector

Leia mais

Guia - Entrega Técnica SHANGLI do Brasil.

Guia - Entrega Técnica SHANGLI do Brasil. Guia - Entrega Técnica SHANGLI do Brasil 1. Informações sobre o Modelo da Máquina Conferir as seguintes informações: - Modelo de Máquina - Capacidade máxima da carga - Centro de carga - Altura de elevação

Leia mais

PILOTO DE COMPETIÇÃO

PILOTO DE COMPETIÇÃO PILOTO DE COMPETIÇÃO 55 (11) 5561-4599 55 (11) 3657-8947 luizfonseca@defensiva.com.br Parte I 55 (11) 5561-4599 55 (11) 3657-8947 luizfonseca@defensiva.com.br Objetivo: Ensinar ao candidato a piloto de

Leia mais

NRM-13 - Circulação e Transporte de Pessoas e Materiais

NRM-13 - Circulação e Transporte de Pessoas e Materiais NRM-13 - Circulação e Transporte de Pessoas e Materiais 13.1 Toda mina deve possuir plano de trânsito estabelecendo regras de preferência de movimentação e distâncias mínimas entre máquinas, equipamentos

Leia mais

Dicas de Direção Segura 1

Dicas de Direção Segura 1 Dicas de Direção Segura 1 O fator humano está presente na grande maioria dos acidentes de trânsito. Por isso, cabe aos condutores e aos pedestres uma boa dose de responsabilidade. Podemos identificar mais

Leia mais

Campanha de Segurança no Trânsito Motociclistas

Campanha de Segurança no Trânsito Motociclistas Campanha de Segurança no Trânsito Motociclistas A CAMPANHA A campanha visa conscientizar motociclistas sobre segurança no trânsito. As motocicletas correspondem à 27% da frota nacional e os acidentes com

Leia mais

O PEÃO Pessoa que anda a pé na faixa de rodagem e pelo passeio ou berma. Ver e ser visto é andar em segurança. Circular sempre nos passeios. Circular

O PEÃO Pessoa que anda a pé na faixa de rodagem e pelo passeio ou berma. Ver e ser visto é andar em segurança. Circular sempre nos passeios. Circular Prevenção Rodoviária CRUZ VERMELHA PORTUGUESA Faça férias em segurança O PEÃO Pessoa que anda a pé na faixa de rodagem e pelo passeio ou berma. Ver e ser visto é andar em segurança. Circular sempre nos

Leia mais

Os acidentes rodoviários são um dos riscos tecnológicos mais preocupantes, pois são muito frequentes e uma das principais causas de vítimas mortais.

Os acidentes rodoviários são um dos riscos tecnológicos mais preocupantes, pois são muito frequentes e uma das principais causas de vítimas mortais. ACIDENTES RODOVIÁRIOS Os acidentes rodoviários são um dos riscos tecnológicos mais preocupantes, pois são muito frequentes e uma das principais causas de vítimas mortais. É importante saber que há 3 causas

Leia mais

Departamento Estadual de Tr??nsito de Goi??s - DETRAN

Departamento Estadual de Tr??nsito de Goi??s - DETRAN 1) A sinalização horizontal destinada a orientar os sentidos de trânsito, direcionando a circulação dos veículos é denominada de: A) Marcação de cruzamento rodocicloviário. B) Marca de canalização. C)

Leia mais

Art. 43. Ao regular a velocidade, o condutor deverá observar constantemente as condições físicas da via, do veículo e da carga, as condições

Art. 43. Ao regular a velocidade, o condutor deverá observar constantemente as condições físicas da via, do veículo e da carga, as condições Art. 43. Ao regular a velocidade, o condutor deverá observar constantemente as condições físicas da via, do veículo e da carga, as condições meteorológicas e a intensidade do trânsito, obedecendo aos limites

Leia mais

DB SHORT MANUAL - Este não é um manual de uso, mas somente um guia rápido para ajudar o operador a lembrar-se das funções mais frequentes.

DB SHORT MANUAL - Este não é um manual de uso, mas somente um guia rápido para ajudar o operador a lembrar-se das funções mais frequentes. DB 260 - SHORT MANUAL - Este não é um manual de uso, mas somente um guia rápido para ajudar o operador a lembrar-se das funções mais frequentes. REV. 00 ARRANQUE D C B A O MOTOR NÃO ARRANCA - Selector

Leia mais

CONHEÇA TODAS AS VERSÕES DO HYUNDAI CRETA: Itens de série em todas as versões

CONHEÇA TODAS AS VERSÕES DO HYUNDAI CRETA: Itens de série em todas as versões CONHEÇA TODAS AS VERSÕES DO HYUNDAI CRETA: Itens de série em todas as versões Moldura cromada na tampa do porta-malas Lanternas Clear Type Retrovisores externos na cor da carroceria com luz indicadora

Leia mais

DETRAN - SC. da frente. B ( ) I e II. * Respostas corretas em negrito

DETRAN - SC. da frente. B ( ) I e II. * Respostas corretas em negrito 1) Sessenta quilômetros por hora é a velocidade: A ( ) Mínima exigida em vias de trânsito rápido, quando não houver sinalização indicadora. B ( X ) Máxima permitida em vias arteriais, quando não houver

Leia mais

[ E-BOOK] CONDUÇÃO ECONÔMICA Você sabe quais são os gastos que uma má condução pode trazer para sua frota?

[ E-BOOK] CONDUÇÃO ECONÔMICA Você sabe quais são os gastos que uma má condução pode trazer para sua frota? [ E-BOOK] CONDUÇÃO ECONÔMICA Você sabe quais são os gastos que uma má condução pode trazer para sua frota? Introdução Os gastos de sua frota estão diretamente relacionados a forma com o que os condutores

Leia mais

VALOR DA MULTA. 162, I Dirigir veículo sem possuir CNH R$ 880,41 Gravíssima 7 Não

VALOR DA MULTA. 162, I Dirigir veículo sem possuir CNH R$ 880,41 Gravíssima 7 Não ARTIGO DO CTB NOME DA INFRAÇÃO VALOR DA MULTA GRAVIDADE PONTOS SUSPENDE A? 162, I Dirigir veículo sem possuir R$ 880,41 Gravíssima 7 Não 162, II Dirigir veículo com cassada 162, III Dirigir com de categoria

Leia mais

Noções de Topografia Para Projetos Rodoviarios

Noções de Topografia Para Projetos Rodoviarios Página 1 de 5 Noções de Topografia Para Projetos Rodoviarios Capitulos 01 - Requisitos 02 - Etaqpas 03 - Traçado 04 - Trafego e Clssificação 05 - Geometria 06 - Caracteristicas Técnicas 07 - Distancia

Leia mais

Procedimento para a Implantação de Sinalização de Regulamentação de Velocidades nas Rodovias Estaduais

Procedimento para a Implantação de Sinalização de Regulamentação de Velocidades nas Rodovias Estaduais Procedimento para a Implantação de Sinalização de Regulamentação de Velocidades nas Rodovias Estaduais 1. Objetivo: O presente Procedimento, visa estabelecer critérios e diretrizes para a implantação de

Leia mais

Adendo ao Manual do Proprietário Ranger. Este adendo substitui o Plano de Manutenção contido no Manual do Proprietário

Adendo ao Manual do Proprietário Ranger. Este adendo substitui o Plano de Manutenção contido no Manual do Proprietário Ranger Este adendo substitui o Plano de Manutenção contido no Manual do Proprietário 2 Adendo ao Manual do Proprietário Inspeção geral da carroceria Verifique a condição da pintura, pontos com ferrugem,

Leia mais

Apresentação. Caros estudantes, pais, professores, funcionários e comunidade em geral,

Apresentação. Caros estudantes, pais, professores, funcionários e comunidade em geral, Apresentação Caros estudantes, pais, professores, funcionários e comunidade em geral, Sabemos que hoje os acidentes de trânsito são um problema, não só em nossa cidade, mas em todo o mundo. Diariamente,

Leia mais

O sonho de dirigir não pode virar pesadelo.

O sonho de dirigir não pode virar pesadelo. Quem está na direção precisa saber que, no trânsito, existem muitas responsabilidades. Desde criança, sonhamos com esse dia: completar 18 anos e poder dirigir. Tirar a Carteira Nacional de Habilitação

Leia mais

Administração, Segurança e Território

Administração, Segurança e Território Administração, Segurança e Território trabalho elaborado por:ana Martins 1 Actuação/regulação da Autarquia As autarquias tem o dever de : Manter os pavimentos em bom estado (Tapar os buracos, alcatroar

Leia mais

DR3-Usar conhecimentos científicos que suportam normas reguladoras de segurança no Código Rodoviário. Distância mínimas entre veículos

DR3-Usar conhecimentos científicos que suportam normas reguladoras de segurança no Código Rodoviário. Distância mínimas entre veículos DR3-Usar conhecimentos científicos que suportam normas reguladoras de segurança no Código Rodoviário Distância mínimas entre veículos ... Há cada vez mais veículos nas nossas estradas.... os veículos

Leia mais

A MATEMÁTICA E A FÍSICA NA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO 1

A MATEMÁTICA E A FÍSICA NA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO 1 A MATEMÁTICA E A FÍSICA NA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO 1 STAATS, Arthur de J. 2 KÜRSCHNER, Victor N. 3 TONIAZZO, Nelson A. 4 RESUMO: O trabalho tem por objetivo utilizar de conceitos físicos e matemáticos

Leia mais

O CONCEITO DE DIREÇÃO DEFENSIVA

O CONCEITO DE DIREÇÃO DEFENSIVA O CONCEITO DE DIREÇÃO DEFENSIVA O conceito de Direção Defensiva se aplica para qualquer condutor e que esteja conduzindo qualquer tipo de veículo. Podemos definir DIREÇÃO DEFENSIVA como: O ato de evitar

Leia mais

Logística Empresarial e Engenharia de Tráfego PROGRAMAÇÃO

Logística Empresarial e Engenharia de Tráfego PROGRAMAÇÃO PROGRAMAÇÃO Unidade 1 Aula 0 e Aula 1 Unidade 2 Aulas 2 a 6 Avaliação Oficial 1 Bimestre Aula 7: 26/setembro/2016 Seminário Aula 8: dia 03/outubro/2016 Unidade 2 Aulas 9 e 10 Unidade 3 Aulas 11 a 14 Unidade

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 493, DE 5 DE JUNHO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 493, DE 5 DE JUNHO DE 2014 RESOLUÇÃO Nº 493, DE 5 DE JUNHO DE 2014 Altera a Resolução CONTRAN nº 168, de 14 de dezembro de 2004, que trata das normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores e elétricos

Leia mais

Apresenta: Todos os caminhos são bons quando usamos a. direção defensiva COMPORTAMENTO PREVENÇÃO MANUTENÇÃO CONCEITOS BÁSICOS VIAS

Apresenta: Todos os caminhos são bons quando usamos a. direção defensiva COMPORTAMENTO PREVENÇÃO MANUTENÇÃO CONCEITOS BÁSICOS VIAS Apresenta: Todos os caminhos são bons quando usamos a direção defensiva CONCEITOS BÁSICOS MANUTENÇÃO COMPORTAMENTO PREVENÇÃO VIAS A DIREÇÃO DEFENSIVA ajuda a preservar a vida, a natureza e nossos bens

Leia mais

Módulo de Prevenção e Segurança Rodoviária E.R.E.R. Escola de Referência para a Educação Rodoviária

Módulo de Prevenção e Segurança Rodoviária E.R.E.R. Escola de Referência para a Educação Rodoviária Módulo de Prevenção e Segurança Rodoviária E.R.E.R. Escola de Referência para a Educação Rodoviária 1.ª Fase Aulas teóricas - Apresentação/motivação para o desenvolvimento da atividade Manual do Aluno

Leia mais

PORTUGUÊS TEMPOS DE VIAGEM MANTENHA-SE À ESQUERDA

PORTUGUÊS TEMPOS DE VIAGEM MANTENHA-SE À ESQUERDA PORTUGUÊS DIRIGINDO NA NOVA ZELÂNDIA Existem algumas coisas que você pode não estar acostumado ao dirigir na Nova Zelândia. Por exemplo: nós dirigimos no lado esquerdo da estrada é fácil subestimar o tempo

Leia mais

Acidentes de. Trânsito

Acidentes de. Trânsito Acidentes de Trânsito Evitar o aumento de acidentes que ocorrem diariamente é possível e temos consciência disto, só que o grande problema é que só começamos a dar importância a nossa e na segurança dos

Leia mais

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i PROJETO DE ESTRADAS Prof. Dr. Anderson Manzoli NOÇÕES DE TRÁFEGO: Volume de tráfego: É o principal parâmetro no estudo do tráfego. Por definiçãoéonúmerodeveículosquepassaporuma determinada seção de uma

Leia mais

Teste n.º 3 Tema V. Vias de trânsito, condições ambientais adversas

Teste n.º 3 Tema V. Vias de trânsito, condições ambientais adversas Teste n.º 3 Tema V Vias de trânsito, condições ambientais adversas 1 O que se entende por via de trânsito? Via de comunicação terrestre do domínio privado aberta ao trânsito público. Via de tráfego resultante

Leia mais

CONTEÚDO TÉCNICO Volante dupla massa Sachs

CONTEÚDO TÉCNICO Volante dupla massa Sachs CONTEÚDO TÉCNICO Volante dupla massa Sachs INTRODUÇÃO Os sistemas de embreagem Sachs com volante dupla massa reduzem significativamente as vibrações originadas no motor, proporcionando níveis mais elevados

Leia mais

Departamento Estadual de Tr??nsito de Goi??s - DETRAN

Departamento Estadual de Tr??nsito de Goi??s - DETRAN 1) Quanto às seguintes definições, é correto afirmar: A) Canteiro central é o obstáculo físico como separador de duas pistas de rolamento. B) Borda da pista é a margem da pista, podendo ser demarcada por

Leia mais

IN 002/2009 UTILIZAÇÃO DA FROTA DE VEÍCULOS

IN 002/2009 UTILIZAÇÃO DA FROTA DE VEÍCULOS IN 002/2009 UTILIZAÇÃO DA FROTA DE VEÍCULOS Instrução Normativa do Conselho Nacional do Brasil Nº 002/2009, de 24/01/2009.aprovada em Reunião Plenária Ordinária desse Conselho, realizada no dia 24 de janeiro

Leia mais

CAMINHONEIRORESPONSÁVEL. Volume 3

CAMINHONEIRORESPONSÁVEL. Volume 3 CAMINHONEIRORESPONSÁVEL Volume 3 SET/2012 2 CAMINHONEIRORESPONSÁVEL l Volume 3 Í Índice Capítulo 1 Dicas de Trânsito...3 Capítulo 2 Dicas de Alongamento...5 Capítulo 3 Saúde e Bem-estar...7 Capítulo 4

Leia mais

4- Indique a alternativa em que todos os substantivos sejam primitivos:

4- Indique a alternativa em que todos os substantivos sejam primitivos: MOTORISTA 1- Assinale a opção correta: a) João perdoou os clientes. b) O atendente chamou aos pacientes. c) Eles pagaram as compras ao entregador. d) Pedro aspirava um cargo alto na empresa. 2- Marque

Leia mais