Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Literatura, língua e identidade, n o 34, p , ORGANIZADORES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Literatura, língua e identidade, n o 34, p. 325-330, 2008 325 ORGANIZADORES"

Transcrição

1 Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Literatura, língua e identidade, n o 34, p , ORGANIZADORES Cláudia Roncarati é Professora Associada II do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras da UFF e pesquisadora I do CNPq, vinculada ao Programa de Estudos dos Usos da Língua (PEUL, UFRJ). É autora de vários artigos e capítulos de livros sobre os usos funcionais e variáveis do português brasileiro e estratégias sóciointerativas e discursivo-cognitivas na produção e compreensão textual. Já organizou várias obras, dentre as quais se destacam Português brasileiro I: contato lingüístico, heterogeneidade e história (2003), em co-autoria com Jussara Abraçado, e Anthony Julius Naro e a lingüística no Brasil - uma homenagem acadêmica, em co-autoria com Sebastião Votre (2008). Faz parte atualmente da Comissão Editorial dos Cadernos de Letras da UFF. É autora do Discurso do câncer (2004). José Carlos Gonçalves é Professor Adjunto II do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras da UFF. É pesquisador na linha de Sociolingüística Interacional, vinculado ao Grupo de Pesquisa Discurso, Interação e Práticas Sociais. É autor de vários artigos e capítulos de livros sobre análise da conversa em interação em diferentes contextos. COLABORADORES André Luis Mitidieri Pereira é Graduado em Letras, com habilitação em português, inglês e respectivas literaturas, pela Universidade da Região da Campanha (1989), Mestre em Letras, área de concentração de Teoria da Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998). Tem experiência na área de história e literatura, com ênfase em histórica cultural, memória e escritura biográfica. Atualmente, está em fase de conclusão do curso de doutoramento em Letras, concentrado na área de Teoria da Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007).

2 326 Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Literatura, língua e identidade, n o 34, p , 2008 Ângela Lopes Norte é doutoranda em Literatura Aplicada na UFF, Mestre em Tecnologia [Gestão em Engenharia] pelo CEFET/RJ. Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Isabel (1992) e Licenciatura Plena em Graduação de Inglês / Português e suas Literaturas pela UFRJ (1976). Atualmente, responde pela chefia da Divisão de Cooperação Internacional do CEFET/RJ. Algumas publicações: NORTE, A. L.; CASTANHEIRA, Maurício. Intercâmbio acadêmico entre instituição americana e brasileira: relato de experiência. (CEFET/RJ, 2006); NOR- TE, A. L.; GIORGI, C. La enseñanza de lengua extranjera en cursos de ingeniería: el profesor Frankenstein. 2007; CASTANHEIRA, Maurício; NORTE, A. L. Interculturalismo e competências em um projeto de intercâmbio acadêmico, Danielle Pascotto Borges é Mestre em literaturas francófonas e língua francesa (UFF, 2004), doutoranda em literaturas francófonas e língua francesa na UFF. Publicou nos Cadernos de Letras da UFF nº 22, o texto O Modernismo em três fases (2000) e Viagens identitárias: entre a memória e a realidade na Revista Brasileira de Estudos Canadenses (2004). Edila Vianna da Silva é Professora Adjunta de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da UFF. Doutora em Língua Portuguesa pela UFRJ. Autora de artigos publicados em revistas especializadas, entre os quais O ensino de língua portuguesa: da heterogeneidade lingüística à prática em sala de aula, em Estratégias de leitura: texto e ensino, Lucerna, Francisco Neto Pereira Pinto é graduando do curso de Letras, Universidade Federal de Tocantins, pesquisador cadastrado nos projetos Multiculturalismo e discurso: implicações sobre o ensino, Educação no presídio um diálogo em torno da ressocialização educativa e Dimensões discursivas da legislação ambientas. Pesquisa especialmente no campo da Análise de Discurso Francesa e Teoria Crítica Pós-Colonial. Heloísa do Nascimento é Mestra em Literaturas de Língua Inglesa pela UERJ, doutoranda em Literatura Comparada, também na UERJ, onde pesquisa a literatura de autoras afro-descendentes. Izabela Leal é doutoranda em Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian.

3 Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Literatura, língua e identidade, n o 34, p , Karin Volobuef é formada em Letras em 1984 (UNICAM), defendeu o Mestrado em 1991 (USP) e o Doutorado em 1996 (USP). É autora do livro Frestas e arestas a prosa de ficção do romantismo na Alemanha e no Brasil (1999), além de artigos como: Friedrich Schiller e Gonçalves Dias (2005); Álvares de Azevedo e a ambigüidade da orgia (2005); E. T. A. Hoffmann e Machado de Assis: literatura e música (2004); Victor Hugo e o grotesco em Notre-Dame de Paris (2003); E. T. A. Hoffmann e o romantismo brasileiro (2002); E. T. A. Hoffmann: Urheber einer der ersten brasilianischen Kurzgeschichten (2002); Uma leitura do fantástico: a invenção de Moreal e O processo (2000). Além disso, traduziu o livro Ondina, de Friedrich de La Motte-Fouqué (2006); o ensaio Forma das línguas (2006,) e O pequeno Zacarias chamado Cinábrio, de E. T. A. Hoffmann (1994,). Suas principais áreas de pesquisa são: literatura alemã, romantismo, literatura do século XIX e fantástico. Klebson Oliveira é Mestre e Doutor em Letras pela Universidade Federal da Bahia. Professor das Faculdades Jorge Amado e membro do Grupo PROHPOR (Programa que investiga a história da língua portuguesa em textos escritos por escravos, documentos redigidos por africanos e afro-descendentes, tábuas votivas, etc). Têm divulgado e publicado, tanto no Brasil como no exterior, artigos sobre o tema de seu interesse. Luiza Helena Oliveira da Silva possui doutorado em Letras (2006) pela UFF, com área de concentração em Estudos da Linguagem, defendeu a tese em Semiótica, intitulada Configurações identitárias na arte contemporânea: a bienal de São Paulo de Possui mestrado em Letras (UFF, 1999), com dissertação vinculada à análise do discurso sindical. Atualmente é Professora da Fundação Universidade Federal do Tocantins, campus da Araguaína. Tem experiência na área de Lingüística, atuando principalmente como docente das disciplinas: semiótica, análise do discurso e ensino de leitura. O texto apresentado vincula-se ao projeto Multiculturalismo e discurso: implicações sobre o ensino, desenvolvido junto à UFT. Maria Lúcia Wiltshire de Oliveira, licenciada em Letras pela Universidade Federal Fluminense, é Professora Associada da mesma Universidade. É mestre em Literatura Portuguesa pela UFF (1992) e doutora em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (1997). Além de colaboradora em revistas, publicou De Camões a Saramago: leituras da pátria portuguesa (Rio de Janeiro: Booklink, 2004).

4 328 Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Literatura, língua e identidade, n o 34, p , 2008 Maria Teresinha Py Elichirigoity é Professora Adjunta, lotada na Escola de Educação da Universidade Católica de Pelotas/RS, atuando no Curso de Letras, e em outras Escolas da UCPel, como Direito e Comunicação Social (Jornalismo), e em nível de graduação e pós-graduação. Fez sua graduação em Letras Português/Inglês na FURG da cidade de Rio Grande/RS, onde iniciou seu trabalho no magistério superior. Tem especialização em Literatura Sul-Riograndense e mestrado em Lingüística Aplicada pel UCPel. Sua tese de doutorado, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Teorias do Texto e do Discurso tem como linha de pesquisa, Análises Textuais e Discursivas, e se intitula Argumentação na monografia: uma questão de polifonia, sob a orientação de Ana Zandwais. A Professora Maria Teresinha Py Elichirigoity tem várias publicações em anais e revistas. Marcia dos Santos Machado Vieira é doutora em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora e pesquisadora dos Programas de Graduação e Pós-Graduação do Departamento de Letras Vernáculas (Setor de Língua Portuguesa) da Faculdade de Letras, tem ampla experiência em diversos projetos na linha de pesquisa Língua e Sociedade: variação e mudança. Coordena, atualmente, o Projeto PREDICAR (Formação e expressão de predicados complexos), no qual se desenvolvem estudos funcionalistas e sócio-funcionalistas fontes de várias publicações. Silvia Rodrigues Vieira é Professora do Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da UFRJ. Doutora em Língua Portuguesa, coordena, atualmente, o Projeto de cooperação internacional Brasil-Portugal Estudo comparado dos padrões de concordância em variedades africanas, brasileiras e européias e o Projeto A interface Prosódia- Morfossintaxe em variedades do Português. Desenvolve e orienta trabalhos na Linha de Pesquisa Língua e sociedade: variação e mudança, cujos resultados têm sido divulgados em diversas publicações. Maurício de Bragança é formado pela UFF, onde cursou graduação em História e Cinema, mestrado em Comunicação, Imagem e Informação e doutorado em Letras. Atualmente é Professor de História da América do Departamento de História do IFSC/ UFRJ.

5 Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Literatura, língua e identidade, n o 34, p , Maurício Silva é Professor de Literatura Brasileira no Centro Universitário Nove de Julho (UNINOVE) em São Paulo. Tem doutorado e pós-doutoado em Letras Clássicas e Vernáculas pela Universidade de São Paulo; é membro da American Association of Teachers of Spanish and Portuguese (University of Northen Colorado), da Brazilian Studies Association (University of New México), da Modern Language Association (New York) e de outras associações nacionais e estrangeiras; é pesquisador do Instituto de Pesquisas Lingüísticas Sedes Sapientiae para Estudos de Português (PUC-SP). Publicou os seguintes livros: O pensamento dominado. Estrutura e prática do texto dissertativo (1988); Sentidos secretos. Ensaios de literatura brasileira (2005); A Hélade e o subúrbio. Confrontos literários na belle époque carioca (2006); possui outros trabalhos publicados em revistas e livros. Pascoal Farinaccio é Professor de Literatura Brasileira na UFF e autor do livro Serafim Ponte Grande e as dificuldades da crítica literária (São Paulo, Ateliê Editorial, Fapesp, 2001). Rosa Virgínia Mattos e Silva possui graduação em Línguas Anglo- Germânicas pela Universidade Federal da Bahia (1961), Mestrado em Letras pela Universidade de Brasília (1965), Doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1971) e Pós-Doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981). Atualmente é professora titular de Língua Portuguesa da Universidade Federal da Bahia, atuando na Graduação desde 1973 e na Pós-Graduação desde É pesquisadora I-A do CNPq, com investigação na área de Lingüística, com ênfase em Língua Portuguesa e nos seguintes temas: lingüística histórica, história da língua portuguesa, história do português brasileiro, português arcaico e ensino da língua portuguesa. Sebastião Votre atua na área Lingüística e Análise do Discurso. Na área de análise do discurso da atividade humana, com foco na atividade esportiva, vem pesquisando as relações entre linguagem verbal e linguagens não-verbais. Na lingüística pura e aplicada ao ensino da língua portuguesa, vem construindo uma trajetória de aperfeiçoamento e produção acadêmica. Atuou na fundação da Associação de Estudos da linguagem do Rio de Janeiro; do Programa de Estudos do Uso da Língua e do Grupo de estudos Discurso & Gramática, na UFRJ; do Laboratório do Imaginário e das Representações Sociais e do grupo de estudos Semiótica das Atividades Humanas, na UGF.

6 330 Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Literatura, língua e identidade, n o 34, p , 2008 Tânia Teixeira da Silva Nunes é Professora de Letras e Literatura, aluna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Vera Lúcia Ramos de Azevedo é Mestre em Teoria Literária pela UFRJ, Professora do Curso de Letras da Universidade Castelo Branco. É doutoranda em Literatura Comparada na UFF.

AUTORES / CONTRIBUTORS

AUTORES / CONTRIBUTORS AUTORES / CONTRIBUTORS Alícia Endres Soares (aliciasoares@terra.com.br) é graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), onde atuou como bolsista de iniciação científica

Leia mais

organizadores Colaboradores

organizadores Colaboradores Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Linguagens em diálogo n o 42, p. 223-228, 2011 223 organizadores Renata Mancini é doutora em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo. Atualmente é

Leia mais

ANA CRISTINA COUTINHO VIEGAS

ANA CRISTINA COUTINHO VIEGAS Colaboradores deste número ANA CRISTINA COUTINHO VIEGAS Possui Graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983), Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio

Leia mais

ELIANE GOUVÊA LOUSADA

ELIANE GOUVÊA LOUSADA Colaboradores deste número BEATRIZ FERES Doutora (2006) e Mestre (2003) em Letras/Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Professora de Língua Portuguesa na UFF, já atuou no Centro Universitário

Leia mais

Adelaide Hercília Pescatori Silva é Bacharel e licenciada em Letras pela universidade Estadual de Campinas (1996) e doutora em Lingüística

Adelaide Hercília Pescatori Silva é Bacharel e licenciada em Letras pela universidade Estadual de Campinas (1996) e doutora em Lingüística Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Letras e cognição n o 41, p. 305-310, 2010 305 COLABORADORES Adelaide Hercília Pescatori Silva é Bacharel e licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas

Leia mais

264 Organizadores e colaboradores

264 Organizadores e colaboradores 264 Organizadores e colaboradores COLABORADORES Alcione Tereza Corbari é Professora Assistente do curso de Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE, campus de Cascavel. É Mestre em Letras

Leia mais

Colaboradores deste Número

Colaboradores deste Número Colaboradores deste Número ALINE RODRIGUES BENAYON Doutoranda e mestre em Lingüística pelo Programa de Pós-Graduação em Lingüística da UFRJ. Graduada em Letras (Português- Literatura) pela UFRJ. ANA LÚCIA

Leia mais

Colaboradores deste número

Colaboradores deste número Colaboradores deste número Angela Maria Soares Mendes Taddei é mestre em Memória Social pela Unirio na linha de pesquisa Memória e Linguagem. Tem licenciatura plena em Letras pela Uerj e especialização

Leia mais

Anselmo Peres Alós Benjamin Abdala Junior Eunice Piazza Gai

Anselmo Peres Alós Benjamin Abdala Junior Eunice Piazza Gai Sobre os autores Anselmo Peres Alós: doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professor-leitor junto ao Instituto Superior de Ciência e Tecnologia de Moçambique,

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2014

PLANEJAMENTO ANUAL 2014 PLANEJAMENTO ANUAL 2014 Disciplina: LITERATURA Período: Anual Professor: ISABEL FERNANDES Série e segmento: 2º ENSINO MÉDIO 1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE Objetivos gerais 1. Formação do leitor

Leia mais

LICENCIATURA EM LETRAS UFF

LICENCIATURA EM LETRAS UFF ANEXO LICENCIATURA EM LETRAS UFF SELEÇÃO DOCENTES DISCIPLINAS / FUNÇÕES - PROGRAMAS / ATIVIDAS - PERFIS DOS CANDIDATOS - NÚMEROS 5º PERÍODO DO CURSO DISCIPLINA/FUNÇÃO PROGRAMA/ATIVIDAS Portuguesa II AMOR,

Leia mais

EDITAL Nº. 13/14 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I

EDITAL Nº. 13/14 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I EDITAL Nº. 13/14 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I O Diretor Geral das Faculdades Integradas do Brasil torna público que estão abertas as inscrições para o teste seletivo

Leia mais

COMUNICADO n o 003/2012 ÁREA DE GEOGRAFIA ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012

COMUNICADO n o 003/2012 ÁREA DE GEOGRAFIA ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 COMUNICADO n o 003/2012 ÁREA DE GEOGRAFIA ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 Brasília, 03 de Abril de 2012 IDENTIFICAÇÃO ÁREA DE AVALIAÇÃO: GEOGRAFIA PERÍODO DE AVALIAÇÃO: 2012 ANO DE PUBLICAÇÃO DESTE DOCUMENTO:

Leia mais

PALESTRANTES. Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional.

PALESTRANTES. Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional. PALESTRANTES Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional Conferencista:Raimundo Luís Araújo UNB/USP/Assessor Parlamentar Possui

Leia mais

Colaboradores deste Número

Colaboradores deste Número Colaboradores deste Número Adriane Orenha-Ottaiano é doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É professora assistente do Departamento de Letras Modernas

Leia mais

SALA DAS SESSÕES DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, em Cuiabá, 27 de abril de 2009.

SALA DAS SESSÕES DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, em Cuiabá, 27 de abril de 2009. RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 74, DE 27 DE ABRIL DE 2009. Dispõe sobre as alterações curriculares e o Projeto Pedagógico do Curso de Letras, licenciatura, com habilitação em Português e Literaturas, do Instituto

Leia mais

Linha de Pesquisa 1: ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

Linha de Pesquisa 1: ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS Linha de Pesquisa 1: ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS Tem como objetivo o estudo dos processos de ensino e aprendizagem de línguas materna e estrangeiras e, em especial, do papel da linguagem no desenvolvimento

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 12, de 12 de março

Leia mais

PROGRAMA Disciplina: Carga horária: Professores coordenadores Ementa Justificativa Objetivo Geral Objetivos Específicos

PROGRAMA Disciplina: Carga horária: Professores coordenadores Ementa Justificativa Objetivo Geral Objetivos Específicos 1 PROGRAMA Disciplina: Produção de material didático para o ensino de Língua Portuguesa como Adicional Carga horária: 45h/a Professores coordenadores: Rosemeire Selma Monteiro-Plantin (UFC) Leandro Rodrigues

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 011, DE 24 DE JUNHO DE 2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 011, DE 24 DE JUNHO DE 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 011, DE 24 DE JUNHO DE 2015 Aprova e delineia a estrutura organizacional da Universidade Federal

Leia mais

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES, PROGRAMAS E TABELA DE PONTUAÇÃO PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES, PROGRAMAS E TABELA DE PONTUAÇÃO PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL CONCURSO PÚBLICO PARA ENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 05, de 11 de fevereiro de 2014, publicado no Diário Oficial da União nº 30, de 12 de fevereiro de 2014. INFORMAÇÕES

Leia mais

podres mecanismo de seleção no acesso às escolas municipais de alto prestígio da cidade do Rio de Janeiro (CHAMARELLI, 2007a). Vale destacar que um

podres mecanismo de seleção no acesso às escolas municipais de alto prestígio da cidade do Rio de Janeiro (CHAMARELLI, 2007a). Vale destacar que um 1. Introdução Tomo consciência de mim, originalmente, através do outro: deles recebo a palavra, a forma e o tom que servirão à formação original da representação que terei de mim mesmo. (BAKHTIN, 1992,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EDITAL PARA CREDENCIAMENTO DE NOVOS DOCENTES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EDITAL PARA CREDENCIAMENTO DE NOVOS DOCENTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS Campus Universitário - Viçosa, MG - 36570-000 - Telefone: (31) 3899-1583 Fax: (31) 3899-2410-E-mail: posgradla@ufv.br PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

ANTROPOLOGIA EM FOCO III:

ANTROPOLOGIA EM FOCO III: 1 ANTROPOLOGIA EM FOCO III: Povos Indígenas: Etnicidades e Direitos no Século XXI O evento, em sua terceira edição, tem por objetivo ser um fórum de debates sobre a interdisciplinaridade em Antropologia

Leia mais

REGULAMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES Curso de Letras Tradutor e Intérprete Bacharelado Currículo: LTI 00001

REGULAMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES Curso de Letras Tradutor e Intérprete Bacharelado Currículo: LTI 00001 REGULAMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES Fundamentação Legal PARECER CNE/CES 492/2001 APROVADO em 03/04/2001 e HOMOLOGADO, com despacho do Ministro em 4/7/2001 e publicação no Diário Oficial da União

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS ANEXO II DA RESOLUÇÃO CEPEC nº 680 EMENTAS DAS DISCIPLINAS DISCIPLINAS DA ÁREA DE PORTUGUÊS: Introdução aos estudos da Linguagem Panorama geral dos fenômenos da linguagem e suas abordagens científicas.

Leia mais

PORTARIA Nº 554, DE 20 DE JUNHO DE 2013

PORTARIA Nº 554, DE 20 DE JUNHO DE 2013 PORTARIA Nº 554, DE 20 DE JUNHO DE 2013 Estabelece as diretrizes gerais para o processo de avaliação de desempenho para fins de progressão e de promoção dos servidores pertencentes ao Plano de Carreiras

Leia mais

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores OFICINA DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO INICIAL

Leia mais

GEPAM - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA NA ÁREA DE MATEMÁTICA uma articulação de ensino e iniciação à pesquisa

GEPAM - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA NA ÁREA DE MATEMÁTICA uma articulação de ensino e iniciação à pesquisa ISSN 2177-9139 GEPAM - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA NA ÁREA DE MATEMÁTICA uma articulação de ensino e iniciação à pesquisa Amalia Gislaine Prates Heberle gislaine.heberle380@gmail.com Universidade Federal

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO MATERNO-INFANTIL CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO MATERNO-INFANTIL CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO MATERNO-INFANTIL CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 56, de 16 de junho de 2016, publicado no Diário

Leia mais

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: PROJETOS, PESQUISA E EXTENSÃO.

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: PROJETOS, PESQUISA E EXTENSÃO. NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: PROJETOS, PESQUISA E EXTENSÃO. Palavras Chave: Educação Especial; Inclusão; Pesquisa; Introdução Mayra da Silva Souza UERJ Edicléa Mascarenhas

Leia mais

EQUIPA DE FORMADORES (2011/2012)

EQUIPA DE FORMADORES (2011/2012) EQUIPA DE FORMADORES (2011/2012) Adelaide Carreira é licenciada em Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde exerce funções, encontra-se na fase final da elaboração da sua tese

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 019/2015 Bolsista de Pós Doutorado PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPGCEM)

EDITAL DE SELEÇÃO 019/2015 Bolsista de Pós Doutorado PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPGCEM) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rodovia José Aurélio Vilela, 11999 Cidade Universitária Poços de Caldas MG 37715-400 EDITAL DE SELEÇÃO 019/2015 Bolsista de Pós Doutorado

Leia mais

Matemática na Educação Básica II, ministrada pela Professora Marizoli Regueira Schneider.

Matemática na Educação Básica II, ministrada pela Professora Marizoli Regueira Schneider. ESTUDO DAS TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 1 UTILIZADAS NA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS DO ENSINO MÉDIO QUE RECEBERAM DESTAQUE NA FEIRA CATARINENSE DE MATEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 2007 E 2011 Silvana Catarine

Leia mais

II Simpósio de Ensino em Saúde Tecnologias Educacionais em Saúde: possibilidades e contribuições

II Simpósio de Ensino em Saúde Tecnologias Educacionais em Saúde: possibilidades e contribuições 1 II Simpósio de Ensino em Saúde Tecnologias Educacionais em Saúde: possibilidades e contribuições Programação Preliminar http://www.portal.uems.br/pos_graduacao/detalhes/ensino-em-saude-douradosmestrado-profissional/eventos

Leia mais

EMENTAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

EMENTAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ETAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA LLE 931 LLE 9311 LLE 931 LLE 9313 LLE 9315 LLE 931 LLE 91 LLE 931 LLE 93 LLE 93 LLE 935 1ª FASE Introdução aos Estudos da Linguagem

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS DEPARTAMENTO DE LETRAS CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES E PROGRAMA Edital nº 74, de NOVEMBRO de 2015, publicado no Diário Oficial da União nº 211, de 05

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG PIBID 2014 SUBPROJETO: Interdisciplinar Coordenador de área: Profª. Dra. Elaine Corrêa Pereira

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG PIBID 2014 SUBPROJETO: Interdisciplinar Coordenador de área: Profª. Dra. Elaine Corrêa Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG PIBID 2014 SUBPROJETO: Interdisciplinar Coordenador de área: Profª. Dra. Elaine Corrêa Pereira Projeto de trabalho Toda criança tem um repertório de conhecimentos

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 002/2014

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 002/2014 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 0/014 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA A CONTRATAÇÃO DE DOCENTES POR TEMPO DETERMINADO PARA O ANO DE 014, NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO IMES, DE ACORDO COM A NECESSIDADE

Leia mais

LICENCIATURA DUPLA EM ESPANHOL E PORTUGUES E RESPECTIVAS LITERATURAS

LICENCIATURA DUPLA EM ESPANHOL E PORTUGUES E RESPECTIVAS LITERATURAS LICENCIATURA DUPLA EM ESPANHOL E PORTUGUES E RESPECTIVAS LITERATURAS Curso 1/20D Ingresso a partir de 2007 NÍVEL I Introdução à Pesquisa em Letras Codicred: 1216A-02 Ementa: Compreensão da linguagem como

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre Caro Candidato, Este é o manual do processo seletivo para o 2º. semestre de 2015 para os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras-Língua Portuguesa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE GESTÃO EDITAL DE CONVOCAÇÃO - 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE GESTÃO EDITAL DE CONVOCAÇÃO - 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE GESTÃO EDITAL DE CONVOCAÇÃO - 2014 O DIRETOR DA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, CONSIDERANDO

Leia mais

PROPOSTA DO GRUPO DE TRABALHO DIRETRIZES PARA REGULAMENTAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

PROPOSTA DO GRUPO DE TRABALHO DIRETRIZES PARA REGULAMENTAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO PROPOSTA DO GRUPO DE TRABALHO DIRETRIZES PARA REGULAMENTAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR E CARREIRA DE MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO O Grupo de Trabalho

Leia mais

EDITAL 001/SELEÇÃO2012

EDITAL 001/SELEÇÃO2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE LETRAS EDITAL 001/SELEÇÃO2012

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº. 08/2015 Aprova a criação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível

Leia mais

UFRJ CCS - FACULDADE DE MEDICINA

UFRJ CCS - FACULDADE DE MEDICINA UFRJ CCS - FACULDADE DE MEDICINA Critérios para a Avaliação Docente referente à Promoção para as categorias de PROFESSOR TITULAR, ASSOCIADO, ADJUNTO, ASSITENTE E AUXILIAR do Departamento de FISIOTERAPIA

Leia mais

FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS

FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS 1. Nome do Curso e Área do Conhecimento Programa de Pós-Graduação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 101, de 15 de dezembro

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 16, DE 07 DE MAIO DE 2013

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 16, DE 07 DE MAIO DE 2013 O Diretor Pró-Tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Açailândia, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas no período de 07 a 20 de maio de

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: PERFIL E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES EM FEIRA DE SANTANA Simone Souza 1 ; Antonia Silva 2

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: PERFIL E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES EM FEIRA DE SANTANA Simone Souza 1 ; Antonia Silva 2 569 ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: PERFIL E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES EM FEIRA DE SANTANA Simone Souza 1 ; Antonia Silva 2 1. Bolsista PROBIC, graduanda em Licenciatura em História, Universidade

Leia mais

Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em. na modalidade presencial

Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em. na modalidade presencial Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido na modalidade presencial Projeto Pedagógico do Curso de Pós- Graduação Lato Sensu em Educação Ambiental

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL E RESPECTIVAS LITERATURAS UAB Turno: INTEGRAL Currículo nº 1

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL E RESPECTIVAS LITERATURAS UAB Turno: INTEGRAL Currículo nº 1 CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL E RESPECTIVAS LITERATURAS UAB Turno: INTEGRAL Currículo nº 1 Reconhecido pelo Decreto Estadual N.º 11.025, de 14.05.14, D.O.E. nº 9.206 de 15.05.14. Para

Leia mais

ENTREVISTA. Clara Araújo

ENTREVISTA. Clara Araújo ENTREVISTA Clara Araújo RE - Inicio de suas atividades acadêmicas? CA - Iniciei minhas atividades acadêmicas como professora de uma Faculdade que não mais existe, aqui no Rio, em 1985. Depois comecei a

Leia mais

A pesquisa em ensino de Ciências e Matemática no Brasil

A pesquisa em ensino de Ciências e Matemática no Brasil DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150020001 EDITORIAL A pesquisa em ensino de Ciências e Matemática no Brasil As décadas de sessenta e setenta do século passado parecem ter sido propícias para

Leia mais

PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇAO BÁSICA CENTRADO NO ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE - CTS: PROPOSTAS PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ

PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇAO BÁSICA CENTRADO NO ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE - CTS: PROPOSTAS PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇAO BÁSICA CENTRADO NO ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE - CTS: PROPOSTAS PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ Deise Miranda Vianna / IF- UFRJ (PROENFIS / CTS) Do

Leia mais

ADRIANA LANA RAMOS Matrícula: 00328096 Carga Horária Contratual: 40 hs/sem

ADRIANA LANA RAMOS Matrícula: 00328096 Carga Horária Contratual: 40 hs/sem ADRIANA LANA RAMOS Matrícula: 00328096 Desenvolvimento de Monografia 5 SEG - 18:00 às 18:45-18:45 às 19:30-19:35 às 20:20-20:20 às 21:05-21:10 às 21:55 Extensão 10 Coordenadora de Projeto de Extensão (Empresa

Leia mais

Linguagem, Literatura, Sociedade e Ensino

Linguagem, Literatura, Sociedade e Ensino 1 I SEMINÁRIO REGIONAL DE LETRAS DA UCG JORNADA DE PESQUISA Linguagem, Literatura, Sociedade e Ensino Goiânia, 8 e 9 de novembro de 2007 REALIZAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS LET NÚCLEO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO EM LÍNGUA ESPANHOLA Curso Reconhecido pela Resolução nº 01/2001 CNE/CES

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO EM LÍNGUA ESPANHOLA Curso Reconhecido pela Resolução nº 01/2001 CNE/CES CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO EM LÍNGUA ESPANHOLA Curso Reconhecido pela Resolução nº 01/2001 CNE/CES A graduação em Letras da UNIOESTE Campus Universitário de Foz do Iguaçu alterou

Leia mais

ANEXO EDITORA CODIGO LIVRO TITULO ARGVMENTVM EDITORA LTDA 26093L0000 GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

ANEXO EDITORA CODIGO LIVRO TITULO ARGVMENTVM EDITORA LTDA 26093L0000 GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I ANEXO EDITORA CODIGO LIVRO TITULO ARGVMENTVM EDITORA 26093L0000 GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I ARTMED EDITORA 25664L0000 CADERNOS DO MATHEMA - ENSINO FUNDAMENTAL - JOGOS DE MATEMATICA DE 1 A 5 ANO ARTMED

Leia mais

Autorização para curso de Especialização em Informática (Redes de Computadores), a ser ministrado, fora de sede. Dalva Assumpção Soutto Mayor

Autorização para curso de Especialização em Informática (Redes de Computadores), a ser ministrado, fora de sede. Dalva Assumpção Soutto Mayor INTERESSADO/MANTENEDORA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA UF PB ASSUNTO: Autorização para curso de Especialização em Informática (Redes de Computadores), a ser ministrado, fora de sede. RELATOR. SR. CONS.

Leia mais

Curso de Especialização em ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA

Curso de Especialização em ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA Curso de Especialização em ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Ensino de Língua Portuguesa. OBJETIVO DO CURSO:

Leia mais

14 dezembro 2O15. Auditório da Biblioteca

14 dezembro 2O15. Auditório da Biblioteca ESPAÇOS ENTRE ARTE E EDUCAÇÃO 14 dezembro 2O15 9h3O 18h3O Auditório da Biblioteca da FCT-UNL Seminário internacional do projeto de investigação da Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento sobre

Leia mais

TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR EDITAL Nº 27/2015

TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR EDITAL Nº 27/2015 EDITAL Nº 27/2015 O Reitor do Centro Universitário Autônomo do Brasil, UniBrasil torna público que estão abertas as inscrições para o teste seletivo de contratação de professor para as disciplinas Politica

Leia mais

Curriculum vitae (resumido)

Curriculum vitae (resumido) Curriculum vitae (resumido) 1. Dados pessoais Maria da Encarnação dos Mártires da Silva Morada institucional: Escola Superior de Educação de Lisboa Campus de Benfica do IPL 1549-003 Lisboa Portugal Tel:

Leia mais

CDURP. Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro. Relatório Trimestral de Atividades. Período Janeiro - Março / 2011

CDURP. Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro. Relatório Trimestral de Atividades. Período Janeiro - Março / 2011 Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro Relatório Trimestral de Atividades Sumário Executivo Período Janeiro - Março / 2011 Este relatório apresenta os principais resultados

Leia mais

Faculdade Adventista da Bahia CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Faculdade Adventista da Bahia CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Faculdade Adventista da Bahia CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Regulamento de S ACADE MICO-CIENTI FICO-CULTURAIS (AACC) Cachoeira Bahia 2013 REGULAMENTO DAS S ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS PARA O CURSO

Leia mais

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID FORMULÁRIO DE DETALHAMENTO DO SUBPROJETO POR ÁREA DE CONHECIMENTO 1. Nome da Instituição: 2. UF UNIVERSIDADE

Leia mais

Currículos dos Cursos do CCH UFV. LETRAS Habilitação em Português-Francês. COORDENADORA Elisa Cristina Lopes ec.lopes@ufv.br

Currículos dos Cursos do CCH UFV. LETRAS Habilitação em Português-Francês. COORDENADORA Elisa Cristina Lopes ec.lopes@ufv.br 422 Currículos dos Cursos do CCH UFV LETRAS Habilitação em Português-Francês COORDENADORA Elisa Cristina Lopes ec.lopes@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2011 423 Habilitação em Português-Francês ATUAÇÃO

Leia mais

Lançamento de livros. Dia 11 setembro, 19 horas, Anfiteatro A1 (Complexo 1)

Lançamento de livros. Dia 11 setembro, 19 horas, Anfiteatro A1 (Complexo 1) Lançamento de livros Dia 11 setembro, 19 horas, Anfiteatro A1 (Complexo 1) Título: Políticas e Práticas de Formação em Grandes Empresas Autora: Alda Bernardes Editora: Porto Editora Ano de Edição: 2013

Leia mais

FAPERJ CNPQ. EDITAL MCT/CNPq Nº066/2010 Objetivo:

FAPERJ CNPQ. EDITAL MCT/CNPq Nº066/2010 Objetivo: FAPERJ EDITAL FAPERJ Nº22/2010-PROGRAMA APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-2010 Apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado do Rio de

Leia mais

Apresentação. Estrutura Curricular

Apresentação. Estrutura Curricular Apresentação O curso de Licenciatura em Letras na modalidade a distância, na habilitação Língua Portuguesa e suas Literaturas é resultado do desejo de trabalhar na qualificação/capacitação de professores

Leia mais

Resolução nº 082, de 19 de outubro de 2011.

Resolução nº 082, de 19 de outubro de 2011. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Conselho Superior Resolução nº

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Guia Rápido O que há de novo no SIG?

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Guia Rápido O que há de novo no SIG? SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Guia Rápido O que há de novo no SIG? 1. APRESENTAÇÃO Sob a perspectiva de que os processos de monitoramento e avaliação permitem tomar decisões políticas pertinentes para

Leia mais

RESULTADOS E EFEITOS DO PRODOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS RESUMO

RESULTADOS E EFEITOS DO PRODOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS RESUMO RESULTADOS E EFEITOS DO PRODOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS Elisabete Duarte de Oliveira e Regina Maria de Oliveira Brasileiro Instituto Federal de Alagoas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 19, de 25 de

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. VIÇOSA, MG Fevereiro/2015 1 DEA/UFV

REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. VIÇOSA, MG Fevereiro/2015 1 DEA/UFV UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA Tel.: (0xx31) 3899-2729 - Fax: (0xx31) 3899-2735 E-mail: ega@ufv.br 36570-000 - VIÇOSA - MG REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

E-mail Currículo lattes

E-mail Currículo lattes CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO Aderbal Maia de Souza Junior (Especialista) Regime de trabalho: Horista Área de conhecimento: Ciências Humanas Qualificação profissional: Filosofia Possuo

Leia mais

A Dança no Ensino Fundamental Uma Proposta de Ação Cultural

A Dança no Ensino Fundamental Uma Proposta de Ação Cultural A Dança no Ensino Fundamental Uma Proposta de Ação Cultural Kathya Maria Ayres de Godoy Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Unesp Professora Assistente Doutora Doutora em Educação

Leia mais

VI Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática

VI Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática Carta de Apresentação VI Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática 21 a 26 de Setembro de 2015 Belo Horizonte Minas Gerais Local: PUC-Minas - Campus Coração Eucarístico Realização Promoção Conteúdo

Leia mais

EDITAL N 03/2014 /EaDLetras-Português/UFSC PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/FNDE

EDITAL N 03/2014 /EaDLetras-Português/UFSC PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/FNDE Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Coordenadoria de Educação a Distância Campus Prof. João David Ferreira Lima CEP 88040-900-Trindade - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil www.ead.ufsc.br / +55 (48)

Leia mais

1. Do número de vagas para professor pesquisador conteudista para as disciplinas da primeira etapa do Módulo I:

1. Do número de vagas para professor pesquisador conteudista para as disciplinas da primeira etapa do Módulo I: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS Edital Nº 06/202 Processo Seletivo para Professor Pesquisador

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL Campus Universitário Viçosa, MG 36570-000 - Telefone: (31) 3899.2469 - Fax: (31) 3899.2469 - E-mail: cfl@mail.ufv.br

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-PUBLICIDADE E PROPAGANDA (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-PUBLICIDADE E PROPAGANDA (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-PUBLICIDADE E PROPAGANDA (Currículo iniciado em 2009) ARTE E ESTÉTICA EM COMUNICAÇÃO/PP (1958) C/H 68 Investigação da natureza, história e estilos

Leia mais

TRADIÇÃO E INOVAÇÃO 2º CONGRESSO NACIONAL MACKENZIE LOCAIS E SALAS DE APRESENTAÇÃO

TRADIÇÃO E INOVAÇÃO 2º CONGRESSO NACIONAL MACKENZIE LOCAIS E SALAS DE APRESENTAÇÃO TRADIÇÃO E INOVAÇÃO 2º CONGRESSO NACIONAL MACKENZIE LOCAIS E SALAS DE APRESENTAÇÃO 26 A 28 DE AGOSTO DE 2015 2 LOCAIS E SALAS DE APRESENTAÇÃO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Reitor Benedito Guimarães

Leia mais

SECRETARIA DO DESEVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA

SECRETARIA DO DESEVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA Programa de Mestrado Acadêmico Saúde e Envelhecimento da Famema EDITAL Nº 002/2014 Homologado pelo Conselho de Pós-graduação em 14 de fevereiro de 2014 Processo Seletivo para Mestrado Acadêmico Saúde e

Leia mais

GRADE CURRICULAR DO MESTRADO EM LETRAS: LINGUAGEM E SOCIEDADE. NOME DAS DISCIPLINAS Nº DE CRÉDITOS EMENTA Teorias da Linguagem (60h/a - 04 créditos)

GRADE CURRICULAR DO MESTRADO EM LETRAS: LINGUAGEM E SOCIEDADE. NOME DAS DISCIPLINAS Nº DE CRÉDITOS EMENTA Teorias da Linguagem (60h/a - 04 créditos) GRADE CURRICULAR DO MESTRADO EM LETRAS: LINGUAGEM E SOCIEDADE DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS - 34 CRÉDITOS Teorias da Linguagem (60h/a - 04 Teorias Sociológicas (60h/a - 04 Metodologia da Pesquisa em Linguagem

Leia mais

PROCESSO Nº 790/12 PROTOCOLO Nº 11.166.084-0 PARECER CES/CEE Nº 24/12 APROVADO EM 12/06/2012

PROCESSO Nº 790/12 PROTOCOLO Nº 11.166.084-0 PARECER CES/CEE Nº 24/12 APROVADO EM 12/06/2012 PROTOCOLO Nº 11.166.084-0 PARECER CES/CEE Nº 24/12 APROVADO EM 12/06/2012 CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INTERESSADA: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANA UENP MUNICÍPIO: JACAREZINHO ASSUNTO: Consulta

Leia mais

EDITAL COMPLETO TRANSFERÊNCIA EXTERNA E MATRÍCULA ESPECIAL PARA PORTADOR DE DIPLOMA 2016.1 Vagas Remanescentes

EDITAL COMPLETO TRANSFERÊNCIA EXTERNA E MATRÍCULA ESPECIAL PARA PORTADOR DE DIPLOMA 2016.1 Vagas Remanescentes EDITAL COMPLETO TRANSFERÊNCIA EXTERNA E MATRÍCULA ESPECIAL PARA PORTADOR DE DIPLOMA 2016.1 Vagas Remanescentes A Pró-Reitoria de Graduação do CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO, no uso de suas atribuições,

Leia mais

Edital Nº 02/2013 do PGCS-UFES Seleção de Bolsista PNPD/CAPES

Edital Nº 02/2013 do PGCS-UFES Seleção de Bolsista PNPD/CAPES Edital Nº 02/2013 do PGCS-UFES Seleção de Bolsista PNPD/CAPES O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGCS) da UFES torna público o processo de seleção para 01 (uma) bolsa oferecida pelo do Programa

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 19, DE 16 DE JULHO DE 2012

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 19, DE 16 DE JULHO DE 2012 1 EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 19, DE 16 DE JULHO DE 22 22/FNDE, A SER REALIZADO NO MUNICÍPIO DE SANTA INÊS. A Direção-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus

Leia mais

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO. Formação Continuada em Inglês para professores de Inglês

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO. Formação Continuada em Inglês para professores de Inglês MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta PROJETO

Leia mais

ANEXO I. 02 Aulas Efetivas em Curso de Pós-Graduação, observada a legislação vigente. 1. Tutoria de pós-doutorado concluída (por aluno).

ANEXO I. 02 Aulas Efetivas em Curso de Pós-Graduação, observada a legislação vigente. 1. Tutoria de pós-doutorado concluída (por aluno). 1 ANEXO I QUADRO DE ATIVIDADES REFERENCIAIS E CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA FINS DE PROGRESSÃO E PROMOÇÃO NA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR NO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS GRUPO

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE DOCUMENTO BASE OFICINAS PEDAGÓGICAS: SAÚDE E MEIO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE DOCUMENTO BASE OFICINAS PEDAGÓGICAS: SAÚDE E MEIO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE DOCUMENTO BASE OFICINAS PEDAGÓGICAS: SAÚDE E MEIO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO Apresentação A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), criada em 2001,

Leia mais

elearning Rua Maestro Cardim, 1.170 - CEP: 01323-001 - São Paulo/SP. Fone: (11) 2184-2026

elearning Rua Maestro Cardim, 1.170 - CEP: 01323-001 - São Paulo/SP. Fone: (11) 2184-2026 Apresentação do Curso Economia verde é um conjunto de processos produtivos (industriais, comerciais, agrícolas e de serviços) que ao ser aplicado em um determinado local (país, cidade, empresa, comunidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED DIREÇÃO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED DIREÇÃO DE ENSINO RENOVAÇÃO DO RECONHECIMENTO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - FAED Curso: PEDAGOGIA Departamento: PEDAGOGIA ASPECTOS ATINGIDOS A PARTIR DA AVALIAÇÃO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Aspectos a Melhorar: Definir

Leia mais

Diretriz 01/2010 da CPGP/COPPE

Diretriz 01/2010 da CPGP/COPPE Diretriz 01/2010 da CPGP/COPPE Dispõe sobre as diretrizes Gerais para composição de Bancas Examinadoras de Mestrado e Doutorado A Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa (CPGP) da COPPE/UFRJ recomenda que

Leia mais

ANEXO I RESOLUÇÃO Nº 13, DE 23 DE MAIO DE 2014. REQUERIMENTO. RSC I RSC II RSC III Data de ingresso no Ifes: Nº de documentos de comprovação:

ANEXO I RESOLUÇÃO Nº 13, DE 23 DE MAIO DE 2014. REQUERIMENTO. RSC I RSC II RSC III Data de ingresso no Ifes: Nº de documentos de comprovação: ANEXO I RESOLUÇÃO Nº 13, DE 23 DE MAIO DE 2014. REQUERIMENTO Nome do Servidor: SIAPE: Lotação: Email: Telefone: Graduação: Titulação: Nível de RSC pretendido (marque com x o perfil pretendido) RSC I RSC

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO COORDENADOR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO COORDENADOR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ARQUITETURA E URBANISMO TURMA BN5AU ENIO MORO JUNIOR COORDENADOR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Graduação (1983), Mestrado (1999) e Doutorado (2005) em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura

Leia mais

Campus Palmas, Porto Nacional.

Campus Palmas, Porto Nacional. Campus Palmas, Porto Nacional. Área de Conhecimento: ADMINISTRAÇÃO Processo administrativo: Funções de administração, planejamento, organização, direção e controle; Planejamento estratégico: visão, missão

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) N.º 09/2010

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) N.º 09/2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) (alterada pela Resolução Consepe n.º 24/2011) N.º 09/2010 Dispõe sobre as normas

Leia mais