Gestão Sustentável Prof (a) Responsável: Responsável: João Roberto Mendes Mendes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão Sustentável Prof (a) Responsável: Responsável: João Roberto Mendes Mendes"

Transcrição

1 Gestão Sustentável Prof (a) Responsável: João Roberto Mendes

2 Quais os conceitos da Disciplina de Gestão Sustentável? Compreensão da evolução conceitual da sustentabilidade, considerando d as dimensões sociais i e ambientais. i Conhecer a finalidade d dos Projetos Sociais i e suas relações com a Sustentabilidade. Compreender textos didáticos, científicos e técnicos referente à Gestão Sustentável. Apropriar-se de conhecimentos sobre a evolução conceitual de Apropriar se de conhecimentos sobre a evolução conceitual de Gestão Sustentável.

3 Quais os procedimentos em que devo agir em Gestão Sustentável? Analisar a evolução conceitual de Gestão Sustentável. Apresentar formas de diagnosticar condições ambientais e identificar alternativas ti preventivas ou corretivas. Analisar processos de educação ambiental formal, informal e não formal em organizações. Reconhecer a importância da Responsabilidade Social nas Organizações.

4 Quais as atitudes críticas devo terem Gestão Sustentável? Argumentar sobre a finalidade do controle ambiental nas organizações. Reflexão crítica a partir de dados e fatos da atualidade no contexto da sustentabilidade. d

5 As competências nas Problematizações das unidades d de aprendizagem UNID Evolução Conceitual de Desenvolvimento Sustentável O que é desenvolvimento sustentável? Por que, no exercício das práticas profissionais, é necessário estar atualizado quanto a esse tema? Que avanços a perspectiva sustentável tá trouxe para a sociedade d e para a natureza? Quais desafios se colocam para a efetivação do desenvolvimento sustentável? UNID Gestão Ambiental O que é Gestão Ambiental? Qual a importância dos estudos ambientais nesse processo? Por que a realização desse tipo de estudo envolve a participação de profissionais de diversas áreas do conhecimento? Quais exigências se colocam para a efetivação do processo de Gestão Ambiental? UNID 1.3 Sistema de Gestão Ambiental Quais as características de um SGA? Que desafio envolve a implantação e manutenção de um SGA quanto às normas e princípios? Por que as normas IS são as mais difundidas e aplicadas? UNID 1.4 Pesquisas de Impacto Ambiental Qual a importância da avaliação de impacto ambiental?

6 Questão da unidade 1.1 do Vamos Praticar 1) Em relação ao Meio Ambiente, para os ambientalistas contemporâneos, o emprego desse termo parece ter se tornado incômodo. Carlos Walter Porto Gonçalves (1990), chega a propor o abandono do termo meio ambiente. Assinale a alternativa que expressa os motivos desse incômodo. a) O grande desafio para as novas gerações de profissionais é inserir em suas práticas a abordagem ambiental na perspectiva humana, ou seja, social, econômica e cultural. b) A cultura tecnológica praticamente extinguiu as culturas tradicionais e uma nova ordem econômica passou a existir, acompanhada pelo individualismo e falta de ética obedecendo apenas à lei da oferta e da procura. c) A palavra meio também significa metade, parte ou porção, o que converge para a abordagem tradicional i sobre o tema que, normalmente, exclui os aspectos sociais. ii d) Diversos pesquisadores propõem a política do desenvolvimento sustentável sob uma nova ótica, ou seja, a do desenvolvimento humano sustentável, contrapondo-se às políticas neoliberais. e) Pode-se afirmar que a sociedade, de forma geral, está mais consciente em relação à sua interdependência quanto ao meio ambiente, o que leva os gestores a modificar suas atuações.

7 Questão da unidade 1.1 do Vamos Praticar a) O grande desafio para as novas gerações de Essa afirmação não expressa uma concepção profissionais é inserir em suas práticas a abordagem ambiental na perspectiva humana, ou seja, social, econômica e cultural. tradicional de Meio Ambiente, pois admite como desafio uma abordagem contemporânea considerando suas dimensões físicas e sociais. b) A cultura tecnológica praticamente A afirmação não expressa os reais motivos do extinguiu as culturas tradicionais e uma nova incômodo com o termo, pois embora destaque uma visão utilitária de natureza e a busca ordem econômica passou a existir, p p acompanhada pelo individualismo e falta de a realidade, pois nem todas as ações ética obedecendo apenas à lei da oferta e da organizacionais no contexto ambiental são procura. marcadas pela falta de ética. incessante por lucros, não corresponde totalmente

8 Questão da unidade 1.1 do Vamos Praticar Essa afirmação expressa o real motivo do incômodo, pois os debates contemporâneos concebem o meio ambiente em sua dimensão física aliada aspectos, sociais, econômicos e culturais. Como na abordagem tradicional referia- se apenas aos aspectos físicos, era como se fosse concebido pela metade. c) A palavra meio também significa metade, parte ou porção, o que converge para a abordagem tradicional sobre o tema que, normalmente, exclui os aspectos sociais. d) Diversos pesquisadores propõem p a política do desenvolvimento sustentável sob uma nova ótica, ou seja, a do desenvolvimento humano sustentável, contrapondo-se às políticas neoliberais. e) Pode-se afirmar que a sociedade, de forma geral, está mais consciente em relação à sua interdependência quanto ao meio ambiente, o que leva os gestores a modificar suas atuações. Essa afirmação aborda concepções de Meio Ambiente que remetem a uma análise mais integradora da dimensão física e social. Portanto, não expressa a concepção tradicional que é a causa do incômodo em relação ao termo. O fato de se observar, de forma geral, maiores considerações a respeito da consciência ambiental, isso não leva, necessariamente, a uma mudança de atuação dos gestores.

9 Questão da unidade 1.2 do Vamos Praticar 2) Conforme Godard (1997), o conceito de recurso natural se situa na interface entre processos sociais e processos naturais: ele resulta do olhar lançado pelos homens sobre seu meio biofísico, um olhar orientado por suas necessidades, seus conhecimentos e seu savoir faire. PORQUE Há a necessidade de um diagnóstico da situação em estudo, o que compreende coleta, organização e análises sistematizadas de informações sobre a área ou fenômeno em questão, com o objetivo de detectar aspectos como: recursos renováveis e não renováveis, as características da matéria prima, ar, água, solo, fauna e flora. Esse processo exige a relação desses elementos naturais a aspectos socioeconômicos e culturais na interação ser humano e ambiente. Analisando as assertivas, assinale uma das alternativas a seguir: a) as duas assertivas são falsas. b) a primeira assertiva é falsa e a segunda é verdadeira. c) a primeira assertiva é verdadeira e a segunda é falsa. d) as duas assertivas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira. e) as duas assertivas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

10 Questão da unidade 1.2 do Vamos Praticar a) as duas assertivas são falsas. b) a primeira assertiva é falsa e a segunda é verdadeira. c) a primeira assertiva é verdadeira e a segunda é falsa. d) as duas assertivas são verdadeiras ddi e a segunda não justifica a primeira. e) as duas assertivas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. Incorreta, pois ambas assertivas apresentam conceitos corretos, pois o conceito de recurso natural se situa na interface entre os processos sociais e há a necessidade de um diagnóstico de tal interface. Incorreta, pois os conceitos apresentados em ambas assertivas estão corretos, pois o conceito de recurso natural se situa na interface entre os processos sociais e há a necessidade de um diagnóstico de tal interface. Incorreta, pois os conceitos apresentados em ambas assertivas estão corretos, pois o conceito de recurso natural se situa na interface entre os processos sociais e há a necessidade de um diagnóstico de tal interface. Incorreta, pois embora os conceitos apresentados em ambas assertivas estejam corretos, a segunda justifica a primeira i porque o conceito de recurso natural se situa na interface entre os processos sociais e há a necessidade de um diagnóstico de tal interface. A realização de estudos e projetos ambientais precisa considerar a dimensão física em interação com os aspectos humanos.

11 Questão da unidade 1.3 do Vamos Praticar 3) Sobre a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental assinale (V) quando a alternativa for Verdadeira e (F) quando for Falsa. ( ) Pode-se implantar um SGA em toda a organização ou apenas em setor ou processo, tendo em vista sua certificação, desde que atenda a requisitos gerais e mínimos. ( ) Os requisitos de implantação de um SGA referem-se a aspectos gerais que precisam ser considerados tendo em vista a implantação de SGA que atenda às necessidades da organização. ( ) Os requisitos gerais são abordados pela NBR 14001, que apresenta as condições mínimas necessárias para que uma organização atenda aos requisitos de um SGA. ( ) Tem como propósito o estabelecimento regras rígidas como estratégia de alcançar resultados tendo em vista ao mesmo acumular capital para a organização e atender à legislação ambiental. ( ) Tem por finalidade definir os objetivos gerais em longo prazo, bem como os princípios a serem adotados na conduta da organização em relação à Qualidade Ambiental. Assinale a SEQUÊNCIA correta: a) V, V, V, F, V b) F, V, V, V, F c) F, F, V, V, V d) V, F, V, F, V e) V, V, F, V, V

12 Questão da unidade 1.3 do Vamos Praticar I. Pode-se implantar um SGA em toda a organização ou apenas em setor ou processo, tendo em vista sua certificação, desde que atenda a requisitos gerais e mínimos. II. Os requisitos iit de implantação de um SGA referem-se a aspectos gerais que precisam ser considerados tendo em vista a implantação de SGA que atenda às necessidades da organização. A afirmação é verdadeira, ddi pois no que se refere à implantação de um SGA, esse processo não necessariamente, precisa ocorrer em toda a organização, podendo ser aplicado, por exemplo, a apenas um determinado setor. A afirmação é verdadeira, pois o objetivo de implantar um SGA é atender determinadas necessidades da organização. A afirmação é correta, pois para a implantação de SGA que atenda as condições mínimas de atendimento às necessidades de uma organização é preciso ter como referência a NBR III. Os requisitos gerais são abordados pela NBR 14001, que apresenta as condições mínimas necessárias para que uma organização atenda aos requisitos de um SGA. NBR

13 Questão da unidade 1.3 do Vamos Praticar IV. Tem como propósito o estabelecimento regras rígidas como estratégia de alcançar resultados tendo em vista ao mesmo acumular capital para a p p ç organização e atender à legislação ambiental. Afirmação incorreta, pois a implantação de um SGA não tem como propósito a adoção de regras rígidas e sim atender as necessidades da organização, o que pode contar com adaptações. V. Tem por finalidade definir os objetivos gerais em longo prazo, bem como os princípios a serem adotados na conduta da organização em relação à Qualidade Ambiental. Afirmação correta, a implantação de um SGA tem como propósito a definição de objetivos gerais a serem alcançados em longo prazo tendo como referência os princípios a serem adotados. Seqüência correta Seqüência correta V, V, V, F, V

14 Questão da unidade 1.4 do Vamos Praticar 4) Sobre o conceito de impacto ambiental considere as proposições: I. Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que diretamente afetam um ecossistema. II. Qualquer mudança no ambiente natural e social decorrente de uma atividade ou de um empreendimento proposto. Mesmo considerando que qualquer mudança pode ocorrer por causas naturais. III. Esse tipo impacto abrange as alterações no meio físico, biótico e social que ocorrem ou podem ocorrer a partir de atividades humanas. IV. Qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais e sociais da organização. Está (ão) correta(s) as seguinte proposições: a) I, II e IV. b) Apenas a III. c) I, II, III. d) III e IV. e) II, II, e IV.

15 Questão da unidade 1.4 do Vamos Praticar Seqüência correta II, II, e IV. I. Qualquer alteração das propriedades físicas, Incorreta por o impacto ambiental não afeta químicas e biológicas do meio ambiente causada por somente o ecossistema, mas toda a qualquer forma de matéria ou energia resultante das sociedade, ou seja, é uma interferência que atividades humanas que diretamente afetam um envolve tanto fatores naturais como sociais. ecossistema. II. Qualquer mudança no ambiente natural e social Correta, pois qualquer mudança no meio ambiente natural e social de uma atividade decorrentedeumaatividadeoudeumempreendimento se caracteriza como impacto ambiental. proposto. Mesmo considerando que qualquer mudança pode ocorrer por causas naturais. Correta, pois impacto ambiental abrange III. Esse tipo impacto abrange as alterações no meio alterações no meio físico e social causado físico, biótico e social que ocorrem ou podem ocorrer a pela ação antrópica. partir de atividades humanas. IV. Qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais e sociais da organização. Correta, pois qualquer modificação no meio ambiente que resulte em alguma alteração é considerada impacto ambiental.

Gestão Sustentável. Prof (s): João Roberto Mendes

Gestão Sustentável. Prof (s): João Roberto Mendes Gestão Sustentável Prof (s): João Roberto Mendes As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Controle ambiental nas organizações: contabilidade e auditorias ambientais Como

Leia mais

Gestão Sustentável Prof (s): João Roberto M endes Mendes

Gestão Sustentável Prof (s): João Roberto M endes Mendes Gestão Sustentável Prof (s): João Roberto Mendes As competências nas Problematizações das unidades d de aprendizagem UNID 2.1 Controle ambiental nas organizações: contabilidade e auditorias ambientais

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Gestão Ambiental (Tecnológico) Campus Centro I Presidente Vargas

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Gestão Ambiental (Tecnológico) Campus Centro I Presidente Vargas Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Gestão Ambiental (Tecnológico) Campus Centro I Presidente Vargas O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Estácio de Sá tem por missão a formação

Leia mais

Filosofia e Ética Professor Ronaldo Coture

Filosofia e Ética Professor Ronaldo Coture Filosofia e Ética Professor Ronaldo Coture Quais os conceitos da Disciplina de Filosofia e Ética? Compreender os períodos históricos do pensamento humano. Conceituar a teoria axiológica dos valores. Conceituar

Leia mais

Metodologia Científica. Prof (a) Responsável: Joselia Schwanka Salome Prof (a) Tutora de Aprendizagem: Ana Luiza Bender e Ronaldo Coture da Silva

Metodologia Científica. Prof (a) Responsável: Joselia Schwanka Salome Prof (a) Tutora de Aprendizagem: Ana Luiza Bender e Ronaldo Coture da Silva Metodologia Científica Prof (a) Responsável: Joselia Schwanka Salome Prof (a) Tutora de Aprendizagem: Ana Luiza Bender e Ronaldo Coture da Silva Quais os conceitos da Disciplina de Metodologia Científica?

Leia mais

Antes de começar. por Daniela Albuquerque

Antes de começar. por Daniela Albuquerque Antes de começar por Daniela Albuquerque A norma ISO 14001, acompanhando a principal referência internacional em sistemas de gestão, que é a ISO 9001, também passou por uma revisão completa. A nova versão,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2018/2019 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2018/2019 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2018/2019 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário Metras Curriculares Estratégias Tempo Avaliação TERRA UM PLANETA COM VIDA Sistema Terra: da célula

Leia mais

Certificação ISO

Certificação ISO Sistema de Gestão Ambiental SGA Certificação ISO 14.000 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento das Boas Práticas, das Normas e da Legislação

Leia mais

Práticas ambientais desenvolvidas pela empresa Artecola Indústrias Químicas Fabiano de Quadros Vianna

Práticas ambientais desenvolvidas pela empresa Artecola Indústrias Químicas Fabiano de Quadros Vianna Práticas ambientais desenvolvidas pela empresa Artecola Indústrias Químicas Fabiano de Quadros Vianna Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho Coordenador de SMS nas Empresas Artecola Nossos negócios

Leia mais

Filosofia e Ética. Professor Ronaldo Coture

Filosofia e Ética. Professor Ronaldo Coture Filosofia e Ética Professor Ronaldo Coture Quais os conceitos da Disciplina de Filosofia e Ética? Compreender os períodos históricos do pensamento humano. Conceituar a teoria axiológica dos valores. Conceituar

Leia mais

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2016/2017 Docente: Maria da Assunção Tabosa Rodrigues

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2016/2017 Docente: Maria da Assunção Tabosa Rodrigues PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2016/2017 Docente: Maria da Assunção Tabosa Rodrigues 1 Metras Curriculares Estratégias Tempo Avaliação TERRA UM PLANETA COM VIDA Sistema Terra: da célula à biodiversidade

Leia mais

Planificação Curricular Anual Ano letivo 2014/2015

Planificação Curricular Anual Ano letivo 2014/2015 Terra, um planeta com vida Sistema Terra: da célula à biodiversidade 1. Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta com vida conhecida no Sistema Solar 1.1. Identificar a posição

Leia mais

EM-8N/Engenharia Ambiental. Gestão Ambiental SGA & ISO D.Sc. Enoque Pereira da Silva. Paracatu - MG

EM-8N/Engenharia Ambiental. Gestão Ambiental SGA & ISO D.Sc. Enoque Pereira da Silva. Paracatu - MG EM-8N/Engenharia Ambiental Gestão Ambiental D.Sc. Enoque Pereira da Silva Paracatu - MG Ementa: Gestão ambiental; Impacto ambiental; Sustentabilidade. SGA & ISO 14.000Ementas e outros avisos!!! Bibliografia

Leia mais

Questões para Acompanhamento da Aprendizagem. Aula-tema 7: População e Meio Ambiente

Questões para Acompanhamento da Aprendizagem. Aula-tema 7: População e Meio Ambiente Questões para Acompanhamento da Aprendizagem Aula-tema 7: População e Meio Ambiente QUESTÃO 01 Julgue as alternativas como Verdadeiras ou Falsas: I. Segundo Malthus, o aumento populacional é exponencial,

Leia mais

Legislação Ambiental / EIA RIMA Legislação

Legislação Ambiental / EIA RIMA Legislação Legislação Segundo legislação brasileira considera-se impacto ambiental: "qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente causada por qualquer forma de matéria ou energia

Leia mais

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS DISCIPLINA: Ciências Naturais ANO DE ESCOLARIDADE: 8º Ano 2016/2017 METAS CURRICULARES PROGRAMA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS 1ºPERÍODO TERRA UM PLANETA COM VIDA

Leia mais

Metas Curriculares. Ensino Básico. Ciências Naturais

Metas Curriculares. Ensino Básico. Ciências Naturais Metas Curriculares Ensino Básico Ciências Naturais 2013 8.º ANO TERRA UM PLANETA COM VIDA Sistema Terra: da célula à biodiversidade 1. Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta

Leia mais

Data: 02/02/2018 Conteúdo: Planejamento Estratégico: gestão orientada para resultados Professora: Conceição Castelo Branco

Data: 02/02/2018 Conteúdo: Planejamento Estratégico: gestão orientada para resultados Professora: Conceição Castelo Branco Data: 02/02/2018 Conteúdo: Planejamento Estratégico: gestão orientada para resultados Professora: Conceição Castelo Branco Se planejar é sinônimo de conduzir conscientemente, então não existe alternativa

Leia mais

SÉRIE ISO SÉRIE ISO SÉRIE ISO GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL

SÉRIE ISO SÉRIE ISO SÉRIE ISO GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL 1993 - CRIAÇÃO DO COMITÊ TÉCNICO 207 (TC 207) DA ISO. NORMAS DA : ISO 14001 - SISTEMAS DE - ESPECIFICAÇÃO COM ORIENTAÇÃO PARA USO. ISO 14004 - SISTEMAS DE - DIRETRIZES GERAIS SOBRE PRINCÍPIOS, SISTEMAS

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta com vida conhecida no Sistema Solar Compreender a Terra como um sistema capaz de gerar vida Compreender a célula como unidade básica

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO 2017/2018 1º Período DISCIPLINA: Ciências Naturais 3º Ciclo do Ensino Básico 8º Ano Total de aulas Previstas: 39 aulas (2 aulas para do PAA) Domínio: TERRA UM PLANETA COM VIDA SUSTENTABILIDADE NA TERRA

Leia mais

10º ENTEC Encontro de Tecnologia: 28 de novembro a 3 de dezembro de 2016

10º ENTEC Encontro de Tecnologia: 28 de novembro a 3 de dezembro de 2016 AVALIAÇÃO DO GRAU DE SUSTENTABILIDADE NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE ATIVIDADES POTENCIAMENTE POLUIDORAS Maria Olívia Teixeira Gaia 1 ; Vinícius Arcanjo da Silva 2 1, 2, Universidade de Uberaba

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS (Ciências Naturais) 8º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS

Leia mais

GESTÃO O E PLANEJAMENTO AMBIENTAL

GESTÃO O E PLANEJAMENTO AMBIENTAL GESTÃO O E PLANEJAMENTO AMBIENTAL CONCEITOS Selma Simões de Castro selma@iesa.ufg.br AGOSTO, 2012 Meio Ambiente É o contexto físico, biológico e sócioeconômico no qual a empresa se instala e opera, incluindo

Leia mais

CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2017/2018

CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2017/2018 Escola Básica e Secundária de Barroselas CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2017/2018 DOMÍNIO: TERRA UM PLANETA COM VIDA SUBDOMÍNIO: SISTEMA TERRA: DA CÉLULA À BIODIVERSIDADE

Leia mais

IMPACTOS SOCIAIS EM REGIÕES DE FLORESTAS PLANTADAS. Sergio Alvareli Júnior UFV Universidade Federal de Viçosa

IMPACTOS SOCIAIS EM REGIÕES DE FLORESTAS PLANTADAS. Sergio Alvareli Júnior UFV Universidade Federal de Viçosa IMPACTOS SOCIAIS EM REGIÕES DE FLORESTAS PLANTADAS Sergio Alvareli Júnior UFV Universidade Federal de Viçosa Sergio Alvareli Júnior Eng. Florestal, M. Sc. Ciência Florestal Doutorando em Ciência Florestal

Leia mais

Grupo de Pesquisa. Pesquisa em Sustentabilidade

Grupo de Pesquisa. Pesquisa em Sustentabilidade Centro Universitário SENAC Diretoria de Graduação e Pesquisa Coordenação Institucional de Pesquisa Identificação Grupo de Pesquisa Grupo Pesquisa em Sustentabilidade Linhas de Pesquisa Técnicas e tecnologias

Leia mais

DINÂMICAS GEOAMBIENTAIS: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

DINÂMICAS GEOAMBIENTAIS: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DINÂMICAS GEOAMBIENTAIS: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Rafael Brugnolli Medeiros¹ O homem como integrante do meio, necessita da natureza para sua sobrevivência, assim, é necessário

Leia mais

Prof. Gustavo Nascimento. Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Prof. Gustavo Nascimento. Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Prof. Gustavo Nascimento Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Desenvolvimento sustentável Histórico do conceito de desenvolvimento sustentável A Revolução Industrial foi um marco importante na humanidade

Leia mais

EM-8N/Engenharia Ambiental. Gestão Ambiental SGA & ISO D.Sc. Enoque Pereira da Silva. Paracatu - MG

EM-8N/Engenharia Ambiental. Gestão Ambiental SGA & ISO D.Sc. Enoque Pereira da Silva. Paracatu - MG EM-8N/Engenharia Ambiental Gestão Ambiental D.Sc. Enoque Pereira da Silva Paracatu - MG S G A SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL SGA - CONCEITOS E DEFINIÇÕES (O que é um SGA?) - OBJETIVOS E CONSEQUÊNCIAS (Por

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de Gestão de Pessoas, selecionar. Conhecer o papel do gestor de pessoas

Leia mais

CAMPUS CAMBORIÚ Impacto Ambientais

CAMPUS CAMBORIÚ Impacto Ambientais CAMPUS CAMBORIÚ Impacto Ambientais Professora: Letícia Rabelo Impacto Ambiental Definição Resolução CONAMA 01/1986, art.1 : Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente,

Leia mais

Gestão Ambiental MEIO AMBIENTE. Prof.ª Yngrid Nantes.

Gestão Ambiental MEIO AMBIENTE. Prof.ª Yngrid Nantes. Gestão Ambiental MEIO AMBIENTE Prof.ª Yngrid Nantes yngrid.nantes@yahoo.com.br Meio Ambiente Conceitos Básicos Meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influência e interações de ordem física, química,

Leia mais

Planificação Anual. Professora: Rosa Fanico Disciplina: Ciências Naturais Ano: 8.º Turma: B Ano letivo:

Planificação Anual. Professora: Rosa Fanico Disciplina: Ciências Naturais Ano: 8.º Turma: B Ano letivo: Planificação Anual Professora: Rosa Fanico Disciplina: Ciências Naturais Ano: 8.º Turma: B Ano letivo: 2017-2018 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação TERRA UM PLANETA

Leia mais

Planejamento Turístico Políticas, Processos e Relacionamentos

Planejamento Turístico Políticas, Processos e Relacionamentos Planejamento Turístico Políticas, Processos e Relacionamentos Por Ivan Burztyn 1 Colin Michael Hall Editora Contexto, São Paulo, 2001 Muito tem se falado do potencial turístico de nosso país. Nossas belezas

Leia mais

OBJETIVOS DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Docente: Dra. Eduarda Maria Schneider

OBJETIVOS DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Docente: Dra. Eduarda Maria Schneider OBJETIVOS DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Docente: Dra. Eduarda Maria Schneider E-mail: emschneider@utfpr.edu.br O que são objetivos de ensino/aprendizagem? O que espero que meu aluno aprenda?

Leia mais

Marketing Prof (a) Responsável: Responsável: Tarcis Prado Júnior Júnior

Marketing Prof (a) Responsável: Responsável: Tarcis Prado Júnior Júnior Marketing Prof (a) Responsável: Tarcis Prado Júnior Quais os conceitos da Disciplina de Marketing? Compreender os conhecimentos adquiridos na produção de trabalhos acadêmicos na área de Marketing. Compreender

Leia mais

Libras. Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Fernando Rafaeli

Libras. Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Fernando Rafaeli Libras Prof (a) Responsável: Julio Cesar Correia Carmona Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Fernando Rafaeli Quais os conceitos da Disciplina de Libras? Entender a diferença entre deficiência auditiva

Leia mais

2. Explique o conceito de fato social e dê um exemplo da nossa realidade social que o represente.

2. Explique o conceito de fato social e dê um exemplo da nossa realidade social que o represente. Lista de Exercícios 1 - A Sociologia de Émile Durkheim 1. Cite e explique as características dos fatos sociais. 2. Explique o conceito de fato social e dê um exemplo da nossa realidade social que o represente.

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e

Leia mais

Odontologia baseada em evidências:

Odontologia baseada em evidências: 1 Odontologia baseada em evidências: Conceitos e práticas SIMONE TETU MOYSÉS LÉO KRIGER Nos últimos anos, o desenvolvimento de práticas de saúde, quer seja no campo da atenção clínica individual, quer

Leia mais

AULA 2. Aspectos Ambientais da Regularização Fundiária

AULA 2. Aspectos Ambientais da Regularização Fundiária Regularização Fundiária de Assentamentos Informais em Áreas Urbanas Disciplina: Regularização Fundiária e Plano Diretor Unidade 02 Professor(a): Laura Bueno e Pedro Monteiro AULA 2. Aspectos Ambientais

Leia mais

Economia Prof (a) Responsável: Responsável: W ilson Wilson Mendes d o do V alle Valle

Economia Prof (a) Responsável: Responsável: W ilson Wilson Mendes d o do V alle Valle Economia Prof (a) Responsável: Wilson Mendes do Valle Quais os conceitos da Disciplina de Economia? Compreender quantitativamente os fenômenos econômicos; Investigar historicamente os fenômenos econômicos;

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO Ano letivo 2017-2018 Conteúdos Domínios e subdomínios METAS CURRICULARES Objetivos e descritores Estratégias/Atividades Materiais/recursos Modalidades e critérios

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO

PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2018-19 1ºPERÍODO METAS CURRICULARES CIÊNCIAS NATURAIS - 8º ANO CONTEÚDOS DOMÍNIOS E SUBDOMÍNIOS TERRA - UM PLANETA COM VIDA SISTEMA TERRA: DA CÉLULA À BIODIVERSIDADE 1. Compreender

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO Ano letivo 2016-2017 Conteúdos Domínios e subdomínios METAS CURRICULARES Objetivos e descritores Estratégias/Atividades Materiais/recursos Modalidades e critérios

Leia mais

Engenharia Econômica, Ergonomia e Segurança & Engenharia da Sustentabilidade

Engenharia Econômica, Ergonomia e Segurança & Engenharia da Sustentabilidade Engenharia Econômica, Ergonomia e Segurança & Engenharia da Sustentabilidade Sustentabilidade Parte 2 Desenvolvimento Sustentável A noção de civilização evoluída esteve por muito tempo associado ao nível

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO DECRETO Nº 7.746, DE 5 DE JUNHO DE 2012 CONTRATAÇÕES PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO DECRETO Nº 7.746, DE 5 DE JUNHO DE 2012 CONTRATAÇÕES PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS DECRETO Nº 7.746, DE 5 DE JUNHO DE 2012 CONTRATAÇÕES PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS DECRETO Nº 7.746, DE 5 DE JUNHO DE 2012 Regulamenta o artigo 3º da Lei nº 8.666 de 1993. Estabelece critérios, práticas e diretrizes

Leia mais

Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas I EDM 433 Sílvia Trivelato

Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas I EDM 433 Sílvia Trivelato Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas I EDM 433 Sílvia Trivelato Aula 7 24/abr/2017 SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Conhecimento científico e escolar Há diferenças entre os dois? Que liberdade tem o professor

Leia mais

Objetivo: propor recomendações para o trabalho efetivo dos NDE

Objetivo: propor recomendações para o trabalho efetivo dos NDE PROIAC Estudo sobre Núcleo Docente Estruturante (NDE) Objetivo: propor recomendações para o trabalho efetivo dos NDE Claudia Marcia Borges Barreto claudiamarcia@id.uff.br O que é NDE? Comissão de acompanhamento

Leia mais

Gestão de Projetos A noção de projeto enquadra-se na organização. O trabalho pode ser expresso a nível de atividades das quais se obtém um resultado

Gestão de Projetos A noção de projeto enquadra-se na organização. O trabalho pode ser expresso a nível de atividades das quais se obtém um resultado A noção de projeto enquadra-se na organização. O trabalho pode ser expresso a nível de atividades das quais se obtém um resultado (produto/serviço). Um projeto pode ser definido como um empreendimento

Leia mais

Comunicação e Expressão. Prof (a): Marlei Gomes da Silva Malinoski

Comunicação e Expressão. Prof (a): Marlei Gomes da Silva Malinoski Comunicação e Expressão Prof (a): Marlei Gomes da Silva Malinoski As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Gêneros e Tipos Textuais Se o gênero define o estilo posso afirmar

Leia mais

Transição da ISO 14001:2004 para ISO 14001:2015 Sistema de Gestão Ambiental

Transição da ISO 14001:2004 para ISO 14001:2015 Sistema de Gestão Ambiental Transição da ISO 14001:2004 para ISO 14001:2015 Sistema de Gestão Ambiental Lisiane Emilia Grams Metz Caxias do Sul, 31 de agosto de 2016 Endereço: Rua Gregório de Mattos, 111 - Estância Velha/RS Fone:

Leia mais

PLANO DE ENSINO ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR OS RESULTADOS EM ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR OS RESULTADOS EM ENSINO E APRENDIZAGEM PLANO DE ENSINO ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR OS RESULTADOS EM ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Tema: O Plano de Ensino estratégias para melhorar o ensino e a aprendizagem. 2. Os Objetivos são: - Debater o Plano de

Leia mais

ESTADO A,BIENTAL DO MUNDO E RISCOS

ESTADO A,BIENTAL DO MUNDO E RISCOS DISCIPLINA NATUREZA E SOCIEDADE ESTADO A,BIENTAL DO MUNDO E RISCOS Selma Simões de Castro selma@pq.cnpq.br Goiânia, 2013 Introdução JÁ SE CONHECE O LUGAR E A FUNÇÃO DOS SOLOS NAS PAISAGENS, TERRITORIOS

Leia mais

Política Nacional do Meio Ambiente LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981

Política Nacional do Meio Ambiente LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981 Prof. Dr. Thiago Leite Engenheiro Florestal (UnB-DF) Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais com ênfase em Educação Ambiental (UnB-DF) Doutorado em Ciências Florestais com ênfase em Agroecologia (UnB-DF)

Leia mais

Uso real e necessidades de informações de solos e de aptidão agrícola das terras

Uso real e necessidades de informações de solos e de aptidão agrícola das terras XXXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO Uso real e necessidades de informações de solos e de aptidão agrícola das terras Eng. Agr. MSc. Nestor Luiz Breda UNOESC nestor.breda@unoesc.edu.br Introdução

Leia mais

Matéria Sustentabilidade Turma de Exercícios Professor Alex Mendes

Matéria Sustentabilidade Turma de Exercícios Professor Alex Mendes Matéria Sustentabilidade Turma de Exercícios Professor Alex Mendes 1. Ano: 2016Banca: FCCÓrgão: SEGEP-MAProva: Analista Ambiental Pedagogo A problemática da sustentabilidade assume neste novo século um

Leia mais

Profa. Margarita María Dueñas Orozco

Profa. Margarita María Dueñas Orozco Profa. Margarita María Dueñas Orozco SGA: a parte do sistema de gestão global que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos

Leia mais

Questões sobre a IS014001

Questões sobre a IS014001 Professor: Carlos William Curso/ Disciplina/Período: Administração/ Gestão Ambiental/ 2º ano Aluno: Lázaro Santos da Silva Questões sobre a IS014001 1. A NBR ISO 14001:2004 foi concebida para estabelecer

Leia mais

Teste de Proficiência

Teste de Proficiência Teste de Proficiência Curso: Tecnólogo em Comércio Exterior Turma: Comércio Exterior Nome: Data: 21/09/2017 RECOMENDAÇÕES 1. A resolução do teste deve ser a CANETA AZUL ou PRETA; 2. O teste é INDIVIDUAL

Leia mais

Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos. Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello

Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos. Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello mariana@ctgas.com.br CAPÍTULO 4 e Estudo de Impacto Ambiental Mariana Torres C. de Mello - mariana@ctgas.com.br : O

Leia mais

Disciplina: Gestão da Qualidade

Disciplina: Gestão da Qualidade Disciplina: Gestão da Qualidade Controle do Processo pelo PDCA 1ª Parte Prof. Fernando Porto Introdução É comum encontrar gerentes e diretores que acham que, quando ocorrem maus resultados, saem com a

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental

Sistema de Gestão Ambiental PHA2218 Introdução à Engenharia Ambiental Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental Sistema de Gestão Ambiental Aula 10 Prof. Dr. Joaquin Bonnecarrere

Leia mais

1

1 Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos

Leia mais

Definição. Sistema de Gestão Ambiental (SGA):

Definição. Sistema de Gestão Ambiental (SGA): Definição Sistema de Gestão Ambiental (SGA): A parte de um sistema da gestão de uma organização utilizada para desenvolver e implementar sua política ambiental e gerenciar seus aspectos ambientais. Item

Leia mais

Introdução. A questão do meio ambiente nas organizações 23/06/2017 HISTÓRICO. Apresentação da relação das organizações com a questão ambiental;

Introdução. A questão do meio ambiente nas organizações 23/06/2017 HISTÓRICO. Apresentação da relação das organizações com a questão ambiental; Introdução A questão do meio ambiente nas organizações. Apresentação da relação das organizações com a questão ambiental; Apresentação de algumas ferramentas para implantação da gestão ambiental pela empresa.

Leia mais

O GERENCIAMENTO AMBIENTAL

O GERENCIAMENTO AMBIENTAL O GERENCIAMENTO AMBIENTAL 1 INTRODUÇÃO: Toda a humanidade vive no mesmo planeta e está sujeita às leis de ação e reação, ou de causa e efeito. Durante milhares de anos o ser humano usou e abusou dos recursos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR Autor (1) Maria Tália Silva Luna; Co-autor (1) Catarina Pereira Ribeiro; Co-autor (2) Camila Cavalcante Albuquerque; Orientador (4) Evanize Custódio

Leia mais

ABC COSTING INSTRUMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS

ABC COSTING INSTRUMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS ABC COSTING INSTRUMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS Camila Narciso Costa Resumo: O artigo aborda o rateamento dos custos fixos não mais pelo custo de mão de obra direta e sim por outros critérios ("cost

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental

Sistema de Gestão Ambiental PHA2218 Introdução à Engenharia Ambiental Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental Sistema de Gestão Ambiental Aula 10 Prof. Dr. Arisvaldo Méllo Prof.

Leia mais

ENGENHARIA DO TRABALHO

ENGENHARIA DO TRABALHO ENGENHARIA DO TRABALHO 1 Estudo do Trabalho ERGONOMIA 2 É um processo interno de reorientação da ação pelo estabelecimento de compromisso entre os objetivos traçados pela empresa, pela os meios oferecidos

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE IMPACTOS AMBIENTAIS CONCEITO: IMPACTO Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades

Leia mais

Professor Marcelo Saraiva Espaço Natural x Espaço Econômico Espaço Geográfico Compreende a superfície da terra e todos os seus aspectos geográficos relacionados. Espaço Natural Natureza natural ou primária,

Leia mais

Módulo 2 Conceitos de aspectos e impactos ambientais / Exercícios

Módulo 2 Conceitos de aspectos e impactos ambientais / Exercícios Módulo 2 Conceitos de aspectos e impactos ambientais / Exercícios Conceito de Aspectos Ambientais Aspecto Ambiental Elemento das atividades ou produtos ou serviços de uma organização que pode interagir

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES. Turma: A, B, C, D ANO: 8º ANO LECTIVO 2010/2011 ACTIVIDADES/ ESTRATÉGIAS. Discussão / Debate.

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES. Turma: A, B, C, D ANO: 8º ANO LECTIVO 2010/2011 ACTIVIDADES/ ESTRATÉGIAS. Discussão / Debate. ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES 3º C.E.B. DISCIPLINA: Ciências Naturais Turma: A, B, C, D ANO: 8º ANO LECTIVO 2010/2011 COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ACTIVIDADES/ ESTRATÉGIAS AULAS

Leia mais

5. ÁREA DE INFLUÊNCIA DO PROJETO 5.1. DEFINIÇÃO DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO PROJETO

5. ÁREA DE INFLUÊNCIA DO PROJETO 5.1. DEFINIÇÃO DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO PROJETO 5. ÁREA DE INFLUÊNCIA DO PROJETO 5.1. DEFINIÇÃO DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO PROJETO A área de influência ambiental de um projeto ou empreendimento é o espaço físico, biótico e socioeconômico susceptível de

Leia mais

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA CIÊNCIAS NATURAIS

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA CIÊNCIAS NATURAIS INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA CIÊNCIAS NATURAIS PROVA 10 2018 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho)» INTRODUÇÃO O presente documento divulga informação

Leia mais

Política Ambiental do Ministério dos Transportes

Política Ambiental do Ministério dos Transportes Política Ambiental do Ministério dos Transportes Considerações Iniciais Princípios básicos da Política de Transportes: a) A viabilidade ambiental dos empreendimentos de transportes; b) O respeito à necessidade

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS Brasil 1960 intenso ritmo de industrialização, com consequente aumento da população nas áreas urbanas, que provocou intensificação dos impactos no meio ambiente.

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Izabel Gomes da Silva Mestranda em Gestão da Educação e Docência, Universidade Fernando Pessoa Porto Portugal, beliza.gomes@yahoo.com.br

Leia mais

ROTEIRO PARA IMPLANTAÇÃO SGA ISO :2004

ROTEIRO PARA IMPLANTAÇÃO SGA ISO :2004 ROTEIRO PARA IMPLANTAÇÃO SGA ISO 14.001:2004 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL SGA O SGA é parte do Sistema de Gestão da IFSM Campus Inconfidentes-MG, englobando a estrutura organizacional, as atividades de

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 8.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 8.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 8.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio da Terra - um planeta com vida, o aluno deve ser capaz de: Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio da Terra - um planeta com vida, o aluno deve ser capaz de: Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta

Leia mais

Prof (a): Nicolau Steibel e Danda Coelho

Prof (a): Nicolau Steibel e Danda Coelho Filosofia e Ética Filosofia e Ética Prof (a): Nicolau Steibel e Danda Coelho Objetivo do conhecimento: Conteúdo da Unidade 2.1 Moral, Ética e outras formas de comportamentos humanos Parte I No 1º bimestre

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho Código: 073 Município: Jales EE: Eixo Tecnológico: Recursos Naturais Habilitação

Leia mais

ESTRUTURA ISO :2015

ESTRUTURA ISO :2015 Sistema de Gestão Ambiental (SGA) ESTRUTURA ISO 14.001:2015 Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento das Boas Práticas, das Normas e da Legislação Ambiental. Objetivos: Empresarias

Leia mais

Minuta para discussão (Versão de 05/08/2010)

Minuta para discussão (Versão de 05/08/2010) CARTA EMPRESARIAL PELA CONSERVAÇÃO E USO SUSTENTÁVEL DA BIODIVERSIDADE Minuta para discussão (Versão de 05/08/2010) A Organização das Nações Unidas declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade,

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL NAS INDÚSTRIAS

GESTÃO AMBIENTAL NAS INDÚSTRIAS GESTÃO AMBIENTAL NAS INDÚSTRIAS A Gestão Ambiental é um sistema de métodos que visa gerenciar todas as atividades de um grupo empresarial e estabelecimentos de comércio e de serviços, com ênfase nas questões

Leia mais

unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL PROCESSO No: 00576/1998 O CURSO DE GRADUAÇÃO EM

Leia mais

Prof (a) Responsável: Wilson Mendes do Valle

Prof (a) Responsável: Wilson Mendes do Valle Economia Prof (a) Responsável: Wilson Mendes do Valle Quais os conceitos da Disciplina de Economia? Compreender quantitativamente os fenômenos econômicos; Investigar historicamente os fenômenos econômicos;

Leia mais

(Publicada no D.O.U de 26/02/2013)

(Publicada no D.O.U de 26/02/2013) MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE CONSELHO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS RESOLUÇÃO CNRH N o 145, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012 (Publicada no D.O.U de 26/02/2013) Estabelece diretrizes para a elaboração de Planos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2013 (IBGE / ANALISTA DE PLANEJAMENTO / CESGRANRIO / 2013)

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2013 (IBGE / ANALISTA DE PLANEJAMENTO / CESGRANRIO / 2013) ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2013 37. O Programa Nacional de Gestão Pública e desburocratização GESPÚBLICA tem como finalidade contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos

Leia mais

as duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.

as duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. 1- A Teoria da aprendizagem social de Bandura deriva dos trabalhos behavioristas, mas se distingue deles ao revelar o mecanismo de aprendizagem vicariante ou por imitação. Bandura colocou em dúvida a hipótese

Leia mais

Linha de Pesquisa: Sustentabilidade e Gestão dos Recursos Naturais

Linha de Pesquisa: Sustentabilidade e Gestão dos Recursos Naturais Nome do Candidato Nº Inscrição Assinatura do Candidato Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Ensino Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável dos

Leia mais