FORMULÁRIO DE COMENTÁRIOS E SUGESTÕES CONSULTA PÚBLICA N 10/ DE 01/07/2014 a 14/08/2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FORMULÁRIO DE COMENTÁRIOS E SUGESTÕES CONSULTA PÚBLICA N 10/2014 - DE 01/07/2014 a 14/08/2014"

Transcrição

1 CONSULTA PÚBLICA N 10/ DE 01/07/2014 a 14/08/2014 Página 1 de 27 FORMULÁRIO DE COMENTÁRIOS E SUGESTÕES CONSULTA PÚBLICA N 10/ DE 01/07/2014 a 14/08/2014 NOME: Cristina M. Quintella INSTITUIÇÃO: RESOLUÇÃO Art. 3o, 3º Os membros do COMTEC serão nomeados por Portaria da ANP para mandatos de dois anos. RESOLUÇÃO Art. 3o, 4º A não indicação dos membros relacionados nos incisos IV a VI não impede o regular funcionamento do COMTEC. RESOLUÇÃO Art. 4o - O COMTEC atuará em consonância com as Políticas Industrial e de Desenvolvimento Tecnológico para o setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis, formuladas no âmbito dos Ministérios competentes. Art. 3, 3º Os membros do COMTEC serão nomeados por Portaria da ANP para mandatos de quatro anos. Retirar ou reescrever: Art. 3o, 4º A indicação dos membros relacionados nos incisos IV a VI deverá ser feita até 30 dias após a recepção da solicitação oficial da ANP. Art. 4 O COMTEC atuará em consonância com as Políticas Industrial e de Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação para o setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis, formuladas no âmbito dos Ministérios competentes. Manutenção da política de estado de modo mais estável reduzindo a rotatividade dos membros do COMTEC, aumentando a continuidade. É redundante dado que são apenas 3 de 5 não impedindo obter quorum. Pode-se dar um prazo de modo público de maneira que os parceiros saibam até quando a ANP esperará pela indicação. Foi inserido "Inovação" no intuito de tornar mais amplo.

2 CONSULTA PÚBLICA N 10/ DE 01/07/2014 a 14/08/2014 Página 2 de 27 RESOLUÇÃO Art. 4o - O COMTEC atuará em consonância com as Políticas Industrial e de Desenvolvimento Tecnológico para o setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis, formuladas no âmbito dos Ministérios competentes. RESOLUÇÃO Art. 8o - O COMTEC preparará e divulgará a relação de áreas prioritárias, atividades, projetos de interesse e temas relevantes em pesquisa, desenvolvimento e inovação para a indústria do petróleo, gás natural e de biocombustíveis. Parágrafo único: Poderão ser observadas ainda as áreas prioritárias (ambiental, saúde pública,social) do.desenvolvimento humano e tecnológico, em editais especiais de fomento. Art. 8o - O COMTEC preparará e divulgará a relação de áreas prioritárias, atividades, programas de interesse e temas relevantes em pesquisa, desenvolvimento e inovação para a indústria do petróleo, gás natural e de biocombustíveis. As demais áreas do desenvolvimento poderiam ser consideradas a exemplo do que diversas grandes companhias, como por exemplo a Vale, já se deram conta que não devem apoiar somente projetos que visem o desenvolvimento específico da sua área de atuação. devendo levar em conta os aspectos do desenvolvimento tecnológico fundamentado também no desenvolvimento sócio-ambiental. Alterada a palavras "projetos"para "programas" dado que o COMTEC deve visar políticas gerais e direcionadores que compreenderão diversos projetos e outros tipos de concretização, não devendo se ater a algum projeto específico, uma vez que para tal atividade estão sendo propostas as Câmaras Técnicas.

3 CONSULTA PÚBLICA N 10/ DE 01/07/2014 a 14/08/2014 Página 3 de 27 RESOLUÇÃO Art. 9o - III Estímulo à descentralização das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação para o setor, mediante aplicação equitativa dos recursos nas diferentes Unidades da Federação e Regiões do país. Parabenizamos a ANP. Recomendamos no futuro definir os parâmetros a serem utilizados na aplicação equitativa, no contexto do documento. Existem diversos parâmetros que podem ser utilizados com a experiência pregressa do Brasil e que não precisam de ser indicadores inadvertidamente utilizados sem muito pensar ou experiência por alguns. Como exemplos temos alguns aspectos que podem direcionar esta futura postura: - presença de operadoras; - desenvolvimento de conteúdo local; - desenvolvimento e infraestrutura de P&D local; -impactos ambientais locais; - Políticas governamentais; - ações existentes ou pré-existentes de fato ou de direito; - aspectos de regulamentação; - indicadores mapeados governamentalmente (CAPES, CNPq, MCTI, MEC, etc.); - indicadores mapeados governamentalmente e por agências (ANP, CAPES, CNPq, MCTI, MEC, etc.) - indicadores mapeados pelo setor empresarial (CNI, ANPEI, etc.) - ações de cunho preferencial e emergencial advindas de Políticas Públicas brasileiras. Cremos que o COMTEC terá momentos em que se debruçará nestes temas apoiado pelas Câmaras Técnicas.

4 CONSULTA PÚBLICA N 10/ DE 01/07/2014 a 14/08/2014 Página 4 de 27 RESOLUÇÃO e REGULAMENTO Parabenizamos a possibilidade de ocorrer demanda induzida. Cremos que existe hoje no Brasil grande potencial ocioso de atuação nesta área pelas Instituições Credenciadas. A demanda induzida através de Editais visando contratação de projetos possibilita efetivamente a prospecção de competências instaladas nas ICTs além de demandas e ofertas de P&D&I nestas Instituições de Ciência tecnologia (ICTs) e empresas brasileiras subsidiando assim uma Política Pública Nacional no setor de Petróleo e Gás. Existem hoje indicadores concretos que apontam para essa capacidade ociosa: a) alto percentual de publicações bibliográficas (~3% das mundiais), diversas em temas de interesse da ANP, cujos pesquisadores não estão hoje tão engajados como poderiam neste nosso esforço; b) infraestrutura e equipes treinadas ao longo destes anos financiados por esta fonte de recursos ou outras, que se encontram ociosas no momento ou atuando em outros temas; c) ações de P&D&I descontinuadas dado que as operadoras atuam de acordo com seus direcionadores internos que são atualizados periodicamente; d) falta de investimentos substantivos em temas de P&D que só teriam retorno para as operadoras no médio ou longo prazo; e) atuação dos interlocutores técnicos das operadoras essencialmente como gestores de projetos e pouco como pesquisadores e criadores.

5 CONSULTA PÚBLICA N 10/ DE 01/07/2014 a 14/08/2014 Página 5 de 27 MINUTA DE REGULAMENTO TÉCNICO 1.19.b) Pesquisa em Meio Ambiente Atividades de P,D&I, quer seja na prevenção, na monitoração, controle, redução ou mitigação dos danos ambientais, relacionadas com os impactos ambientais decorrentes da indústria de petróleo e gás natural e de biocombustíveis, desde que tais atividades não estejam circunscritas ao cumprimento de exigências de órgãos ambientais e que, reconhecidamente,os resultados nelas obtidos representem uma contribuição científica ao tema b) Pesquisa em Meio Ambiente Atividades de P,D&I, quer seja na prevenção, na monitoração, controle, redução ou mitigação dos danos ambientais, relacionadas com os impactos ambientais decorrentes da indústria de petróleo e gás natural e de biocombustíveis, desde que tais atividades não estejam circunscritas ao cumprimento de exigências de órgãos ambientais e que, reconhecidamente,os resultados nelas obtidos representem uma contribuição científica ou de desenvolvimento tecnológico relacionado ao tema. Incluído "de desenvolvimento tecnológico" para incluir aperfeiçoamentos baseados em conhecimentos científicos já anteriormente existentes, por exemplo resultados apropriados através do INPI, direitos autorais, bancos de dados, websites, etc.

6 CONSULTA PÚBLICA N 10/ DE 01/07/2014 a 14/08/2014 Página 6 de 27 MINUTA DE REGULAMENTO TÉCNICO 1.24 Todas as informações sobre tecnologias, produtos, processos e resultados relacionados aos recursos da Cláusula de P,D&I passíveis de proteção da propriedade intelectual serão tratadas e armazenadas de forma sigilosa pela ANP, por um período máximo de 2 (dois) anos, contados a partir da data de término do projeto ou programa, ou da data do depósito do pedido de patente sendo este prevalecente, exceto nas seguintes hipóteses: 1.24 b) Quando acordado previamente à publicação pela ANP e pela Empresa Petrolífera, de forma motivada, a adoção de prazo diferente Todas as informações sobre tecnologias, produtos, processos e resultados relacionados aos recursos da Cláusula de P,D&I passíveis de proteção da propriedade intelectual serão tratadas e armazenadas de forma sigilosa pela ANP, por um período máximo de 5 (cinco) anos, contados a partir da data de término do projeto ou programa, ou da data do depósito do pedido de patente sendo este prevalecente, exceto nas seguintes hipóteses: 1.24 b) Quando acordado previamente à publicação pela ANP, pela Empresa Petrolífera e demais partícipes das Instituição credenciadas, de forma motivada, a adoção de prazo diferente. Entendemos que não é suficiente o período de 2 anos. Observamos que para os ativos intangíveis apropriados junto ao INPI requerem pelo menos 30 meses: a) os, resultados do projeto podem ser apropriados em até 12 meses (clausula 1.35) junto ao INPI brasileiro após a conclusão do projeto; c) após protocolo no INPI existem 18 meses de sigilo. É importante notar que muitos dos resultados importantes, rotineiramente denominados informações e conhecimentos sensíveis, obtidos na execução dos projetos de parceria não são passiveis de proteção por propriedade intelectual assim não estaria estariam devidamente cobertos pela proteção junto ao INPI. Para casos específicos que requeiram períodos de sigilo mais longos que 5 anos, temos já dispositivo de degredo industrial na Cláusula Observamos ainda que para ser aplicado retroativamente aos convênios atuais onde os prazos já firmados são maiores terá que ser firmado termo aditivo senão muitas informações mantidas sigilosas poderiam ser liberadas antes do prazo previstos nos acordos de cooperação anteriormente firmados entre as partes. Finalmente consideramos inadequados prazos regulamentares muito longos, como por exemplo 10 a 20 anos de sigilo, dado que levam a que os pesquisadores das Instituições Credenciadas possam ter que descontinuar suas linhas de pesquisa após o término do projeto, ou sejam trabalham na equipe do projeto por 2 a 3 anos e depois ficam sem poder atuar no tema por muitos anos subseqüentes. Deve ser acordada entre todos os partícipes dado que: a) diversos dos partícipes são oriundos de organizações com a missão de ensino, pesquisa e extensão; b) a titularidade dos resultados gerados e apropriados é conjunta; c) na demanda induzida esta clausula também é importante.

7 CONSULTA PÚBLICA N 10/ DE 01/07/2014 a 14/08/2014 Página 7 de 27 "patentes" Seja substituído por: Todo o documento Entende-se por Ativos Intangíveis todo e qualquer resultado ou solução tecnológica gerado no âmbito de atividades de P,D&I tais como, invenções, modelos de utilidade, desenho industrial, programas de computador, cultivares, know-how e direitos autorais Sugerimos que em todas as clausulas onde está: Ativos Intangíveis Apropriados. Sugerimos ainda que nas definições seja inserido este conceito conforme redação da clausula Os ativos intangíveis apropriados junto ao INPI consistem de diversas modalidades e, a depender do resultado do projeto, podem não ser apenas patente, conforme explicitado no próprio regulamento, clausula 1.26: "Patentes de invenção, patentes modelos de utilidade, desenho industrial, programas de computador, cultivares", Entende-se por Ativos Intangíveis todo e qualquer resultado ou solução tecnológica gerado no âmbito de atividades de P,D&I tais como, patentes de invenção, patentes modelo Especificar utilizando a denominação usual por extenso. de utilidade, desenhos industriais, topografias de circuito integrado, programas de computador, cultivares, know-how e direitos autorais

8 CONSULTA PÚBLICA N 10/ DE 01/07/2014 a 14/08/2014 Página 8 de Os instrumentos contratuais na forma de contratos, convênios, acordos de cooperação e outros, firmados no âmbito do atendimento à Cláusula de P,D&I, que possam resultar, direta ou indiretamente, na geração dos Ativos a que se refere o item 1.26, deverão conter, obrigatoriamente, dispositivos que assegurem direitos de propriedade integral sobre os respectivos ativos para as Instituições Credenciadas ou empresas que tenham efetivamente executado as atividades de P,D&I No caso de projetos em que haja co-executores, os direitos deverão ser compartilhados pelas empresas e instituições participantes proporcionalmente à contribuição das mesmas como executoras das atividades de P,D&I e nos respectivos resultados alcançados. Parabenizamos a ANP por colocar em prática a visão mundial de que a fonte da invenção deve ser beneficiada pela comercialização, fabricação e/ou uso da sua invenção pela sociedade No caso de projetos em que haja co-executores, os direitos deverão ser compartilhados pelas empresas e instituições participantes proporcionalmente à contribuição das mesmas como executoras das atividades de P,D&I e nos respectivos resultados alcançados. Parágrafo único: no caso dos coexecutores serem de natureza diferente, aqueles sem fins lucrativos devem receber ganhos econômicos tangíveis do tipo financeiro pagos pelos co-executores com fins lucrativos. O inventor fornece à sociedade a sua invenção com suficiência descritiva de modo que contribui para a melhoria da sociedade, no entanto pelo período da vigência de seu protocolo no INPI, a sociedade deve beneficiar / premiar o inventor e suas organizações pela sua invenção ao longo do tempo legal se a sociedade utilizar sua invenção. No momento este aspecto não está sendo atendido como mostra a realidade de apropriação dos resultados obtidos nos projetos financiados ao longo dos 10 anos de execução dos recursos de P&D. De fato os indicadores de co-titularidade de protocolos no INPI que têm sido baixos na nossa avaliação, e que a Nota Técnica ANP no. 06/2014/SPD de 10 de junho de 2014 reforça em seu item 19. Os co-executores sem fins lucrativos, como por exemplo as Instituições Credenciadas acadêmicas brasileiras, atuam apenas em ensino, pesquisa e extensão, logo nunca irão usar seus direitos com fins comerciais ou industriais, ou fabricar ou comercializar. Os co-executores com fins lucrativos, por exemplo empresas, visam o lucro e têm fins industriais e comerciais, logo vão usar, comercializar e fabricar. Sendo organizações diferentes com missões diferentes, a aplicação direta da reciprocidade não é pertinente. Um exemplo concreto é uma empresa que pode utilizar o desenvolvimento tecnológico recebendo retorno financeiro, enquanto a academia, que precisa de recursos para melhor ensinar, pesquisar e fazer extensão, nunca irá receber diretamente recursos financeiros pois não irá nem fabricar nem comercializar. Alguns países já reconhecem isso em seu arcabouço legal, como por exemplo os Estados Unidos da América.

9 CONSULTA PÚBLICA N 10/ DE 01/07/2014 a 14/08/2014 Página 9 de Ficando comprovada a participação da Empresa Petrolífera na criação, poderá ser prevista a cotitularidade em percentual que corresponda a sua contribuição como executora da atividade de P,D&I e nos respectivos resultados alcançados que decorram da atividade de P,D&I por ela executada Ficando comprovada a participação da Empresa Petrolífera na criação, poderá ser prevista a cotitularidade em percentual que corresponda a sua contribuição como executora da atividade de P,D&I e nos respectivos resultados alcançados que decorram da atividade de P,D&I por ela executada. Parágrafo primeiro: no caso dos cotitularidade da Empresa Petrolífera com co-titulares de natureza diferente, aqueles sem fins lucrativos devem receber ganhos econômicos tangíveis do tipo financeiro pagos pelos coexecutores com fins lucrativos. Os co-titulares sem fins lucrativos, como por exemplo as Instituições Credenciadas acadêmicas brasileiras, atuam apenas em ensino, pesquisa e extensão, logo nunca irão usar com fins comerciais ou industriais, ou fabricar ou comercializar. As Empresas Petrolíferas, visam o lucro e têm fins industriais e comerciais, logo vã usar, comercializar e fabricar. Sendo organizações diferentes com missões diferentes, a aplicação direta da reciprocidade não é pertinente. Um exemplo concreto é uma Empresa Petrolífera utilizar o desenvolvimento tecnológico recebendo retorno financeiro, enquanto a academia, que precisa de recursos para melhor ensinar, pesquisar e fazer extensão, nunca irá receber diretamente recursos financeiros pois não irá nem fabricar nem comercializar. Alguns países já reconhecem isso em seu arcabouço legal, como por exemplo os Estados Unidos da América.

10 CONSULTA PÚBLICA N 10/ DE 01/07/2014 a 14/08/2014 Página 10 de Ficando comprovada a participação da Empresa Petrolífera na criação, poderá ser prevista a cotitularidade em percentual que corresponda a sua contribuição como executora da atividade de P,D&I e nos respectivos resultados alcançados que decorram da atividade de P,D&I por ela executada Ficando comprovada a participação da Empresa Petrolífera na criação, poderá ser prevista a cotitularidade em percentual que corresponda a sua contribuição como executora da atividade de P,D&I e nos respectivos resultados alcançados que decorram da atividade de P,D&I por ela executada. Parágrafo segundo: na submissão da proposta de projeto à ANP deve ser anexado o termo contratual de cotitularidade de propriedade intelectual futura e vantagens econômicas futuras devidamente acordado e prénegociado entre as partes. Que na submissão da proposta seja solicitado um termo prévio de propriedade intelectual, à similaridade do que pede o BNDES Funtec, a FAPESB e outros, onde estejam dispostas a participação de cada envolvido, inclusive, se houver contribuição da empresa petrolífera no desenvolvimento. Devem estar especificadas as regras e participações em propriedade intelectual futura e em vantagens econômicas não-financeiras e financeiras futuras, incluindo royalties. Deste modo se evitam transtornos futuros quando já existir a concretização das invenções, o que poderia levar a problemas posteriores que poderiam ocasionar impasses e antipatias entre as partes. Adicionalmente, todas as partes têm claro desde o inicio não somente quais os seus deveres, mas também quais os seus direitos e seu reconhecimento da competência criativa e inovativa. Isto é especialmente necessário pois os inventores são a nossa maior fonte de conhecimento e riqueza e devem ser reconhecidos, protegidos e recompensados, deste modo tendo maior afinco em seu trabalho de criação dado que fica claro que não será utilizado inadequadamente por outrem. Um outro aspecto é que inibe a contratação de serviços por instrumentos contratuais inadequados ao deixar clara a real P&D que desenvolve novos produtos e processos e usa a criatividade dos diretamente envolvidos na criação.

11 CONSULTA PÚBLICA N 10/ DE 01/07/2014 a 14/08/2014 Página 11 de A Empresa Petrolífera que tiver aportado recursos no projeto ou programa terá prioridade na aquisição da tecnologia ou licenciamento para outorga de direito de uso ou de exploração de criação protegida A Empresa Petrolífera que tiver aportado recursos no projeto ou programa terá prioridade na aquisição da tecnologia ou licenciamento para outorga de direito de uso ou de exploração de criação protegida.. Parágrafo único: o reconhecimento contratual da prioridade da tecnologia se dará imediatamente após consulta formal no prazo de 3 meses entre os partícipes sendo dispensada outra forma de manifestação desde que explicitada a forma de vantagens econômicas financeiras dos titulares ou co-titulares sem fins lucrativos. Parabenizamos a ANP por colocar em prática a visão mundial de que o aporte de recursos de origem de Políticas Públicas por Empresa para P&D&I deve lhe dar a prioridade de uso da tecnologia. Nossa contribuição é com o intuito de facilitar o rápido reconhecimento contratual e efetivação dessa prioridade A transferência da tecnologia ou licenciamento para outorga de direito de uso ou de exploração de criação protegida devem ter por objetivo o desenvolvimento da indústria nacional e deverão ser revertidos em ganho econômico para as instituições ou empresas brasileiras que sejam titulares de tais ativos. Parabenizamos a ANP. Deste modo fica melhor protegido este esforço oriundo de Políticas Públicas Brasileiras aumentando o potencial de ser de fato contribuição para a maior independência tecnológica do Brasil no setor de petróleo e gás, revertendo o esforço tecnológico para quem o realizou no âmbito desta Política Pública Nacional.

12 CONSULTA PÚBLICA N 10/ DE 01/07/2014 a 14/08/2014 Página 12 de Aos inventores vinculados às Instituições credenciadas deverão ser assegurados no mínimo 5% e no máximo um terço dos ganhos econômicos auferidos pela instituição credenciada com a transferência da tecnologia ou licenciamento para outorga de direito de uso ou de exploração de criação protegida Os direitos de propriedade intelectual de titularidade da Empresa petrolífera, da Instituição credenciada, ou da Empresa executora, préexistentes, ainda que utilizados na execução de projeto contratado no âmbito deste Regulamento, continuarão pertencendo à parte detentora. Parabenizamos a ANP. Parabenizamos a ANP A proteção da propriedade intelectual resultante de projeto ou programa em que haja participação de recursos da Cláusula de P,D&I deverá ter seu primeiro registro ou depósito Parabenizamos a ANP. realizado no Brasil tendo como titular ou titulares as instituições credenciadas,empresas brasileiras e empresas Petrolíferas responsáveis pela execução, conforme o caso. Reforça a Lei da Inovação à qual as Instituições Credenciadas, na sua maioria, estão sujeitos. Tendo em vista a dificuldade de avaliação que a ANP possa vir a ter para saber se os inventores estão realmente recebendo os ganhos econômicos a que tem direito, sugerimos que seja solicitado como documento obrigatório a Política de Propriedade Intelectual da Instituição, no momento da submissão para aprovação dos projetos. Este pode inclusive ser um dos aspectos relevante que deve ser observado quando da avaliação de solicitação de credenciamento de Instituição.. Sugerimos que esta seja uma clausula contratual obrigatória de quaisquer instrumentos jurídicos de parceria a serem firmados entre as partes. Muito importante para que invenções criadas por inventores brasileiros e/ou em solo brasileiro, e com recursos de Políticas Públicas Brasileiras sejam computadas nos indicadores do Brasil como pais de origem da tecnologia. Além disso evita que os recursos brasileiros sejam enviados para fora do pais por pagamento de royalties de tecnologias desenvolvidas por brasileiros e em território brasileiro e fruto de Políticas Públicas brasileiras. Ou seja, evita que tecidos sociais externos se beneficiem inadequadamente da criatividade brasileira. Adicionalmente hoje o INPI brasileiro é um dos poucos que opera a apropriação via Patent Cooperation Treaty (PCT) tendo a infraestrutura e a competência para tal.

13 CONSULTA PÚBLICA N 10/ DE 01/07/2014 a 14/08/2014 Página 13 de O registro ou depósito a que se refere o item 1.34 é de caráter obrigatório para quaisquer das partes titulares e deverá ser realizado no prazo de até um ano após o término do projeto ou programa No caso em que o registro ou depósito previsto nos itens 1.34 e 1.35 não seja realizado em função do interesse mútuo das partes no desenvolvimento da tecnologia sob regime de segredo industrial, o contrato correspondente deverá ser encaminhado à ANP, garantindo-se o caráter reservado de tal documento. Parabenizamos a ANP No caso em que o registro ou depósito previsto nos itens 1.34 e 1.35 não seja realizado em função do interesse mútuo das partes no desenvolvimento da tecnologia sob regime de segredo industrial, o contrato correspondente deverá ser encaminhado à ANP, garantindo-se o caráter reservado de tal documento. Parágrafo único: a modalidade segredo industrial consiste numa excepcionalidade devendo ser devidamente caracterizada, justificada e documentada, devendo o número dos projetos assim caracterizados inferior a 20%. Prazo adequado. No entanto deve-se criar mecanismos para que as taxas a serem pagas pós projeto referentes à solicitação e à manutenção dos ativos intangíveis sejam apoiadas como continuidade para que os mesmos não caiam em domínio público ainda no seu período de proteção. De fato pode-se criar um impasse dado que os recursos para pagamento das taxas do INPI, seja de apropriação na fase nacional o de internacionalização. Isto é especialmente crítico dada a realidade brasileira de instituições de ciência e tecnologia (ICTs) com seus orçamentos comprometidos quase inteiramente com pagamento de seu pessoal e manutenção mínima de infraestrutura. Esta opção deve ser utilizada somente para casos específicos e particulares dado que não deve substituir a apropriação dos ativos intangíveis junto ao INPI. Não deve se tornar modus operanti padrão dado que a obrigação de investimentos em P,D&I é expressão de natureza de política pública executada no âmbito das responsabilidades da ANP e, como tal, deve tanto quanto possível obedecer aos princípios de Publicidade e apresentar os indicadores de Eficiência associados aos resultados alcançados.

14 CONSULTA PÚBLICA N 10/ DE 01/07/2014 a 14/08/2014 Página 14 de O não atendimento do disposto nos itens 1.34 a 1.36 implicará no não reconhecimento das despesas realizadas com recursos da Cláusula de Parabenizamos a ANP. P,D&I e na aplicação das penalidades cabíveis nos termos estabelecidos no presente Regulamento e no Regulamento ANP n. o 6/2012, conforme o caso Até 20% dos recursos previstos nos itens 2.13(a) e 2.14, poderão ser aplicados diretamente em empresa de base tecnológica, incubada ou não, classificada como micro ou pequena empresa, no âmbito de projeto ou programa que, necessariamente,seja executado em parceria com Instituição credenciada e tenha como parte de seu escopo a fabricação piloto para a viabilização de protótipo ou cabeça de série e lote pioneiro. Parabenizamos a ANP. Sugerimos ter este valor como patamar máximo no que se refere a projetos com Instituições Credenciadas. Muito importante para que invenções criadas por inventores brasileiros e/ou em solo brasileiro, e com recursos de Políticas Públicas Brasileiras sejam computadas nos indicadores do Brasil com país de origem da tecnologia. Adicionalmente hoje o INPI brasileiro é um dos poucos que opera a apropriação via Patent Cooperation Treaty (PCT) tendo a infraestrutura e a competência para tal. A Clausula é muito importante visto que se estimule a criação e crescimento de empresas de base tecnológica, dado que no Brasil seu número ainda é pequeno. E estas Start up poderiam contribuir em muito para o desenvolvimento do conteúdo local já que as mesmas em geral operam sobre base tecnológica e de inovação. Observa-se no entanto que o montante destinado exclusivamente para as Instituições Credenciadas que foi reduzido de 50% para 40% não deve ser mais reduzido dado que no Brasil fica claro que existe uma massa crítica de produção de conhecimento (tendo cerca de 3% dos artigos mundiais indexados) que deve ser utilizada para construir tecnologias brasileiras para desenvolvimento e crescimento do Brasil. Um outro aspecto que poderia estar contemplado seriam estímulos a uma melhor distribuição das empresas de base tecnológica no território brasileiro, nos seus diversos tamanhos. Chama-se a atenção para o desenvolvimento e testes iniciais de softwares também deve star presente, no entanto não deve sobrepujar aspectos deveras importantes para o setor como materiais, robótica e prototipagem para desenvolvimento de produtos e processo em Start up e incubadas.

15 CONSULTA PÚBLICA N 10/ DE 01/07/2014 a 14/08/2014 Página 15 de O valor das despesas realizadas em P,D&I a ser compensado não poderá ser superior ao limite de 25% (vinte e cinco por cento) do valor da obrigação de P,D&I da Empresa Petrolífera constituída em um dado período, para cada modalidade de contrato, observadas as regras estabelecidas nos itens 2.11 a 2.17, no que se refere aos valores mínimos obrigatórios que devem ser aplicados em Instituições credenciadas e em empresas fornecedoras de bens e serviços O valor das despesas realizadas em P,D&I a ser compensado não poderá ser superior ao limite de 25% (vinte e cinco por cento) do valor da obrigação de P,D&I da Empresa Petrolífera constituída em um dado período, para cada modalidade de contrato, observadas as regras estabelecidas nos itens 2.11 a 2.17, no que se refere aos valores mínimos obrigatórios que devem ser aplicados em Instituições credenciadas e em empresas fornecedoras de bens e serviços. Parágrafo único: os valores utilizados serão corrigidos retroativamente pela taxa da SELIC para fins de computo da obrigação sendo os valores trazidos para o tempo atual, Conforme clausula 2.25, existe correção pela SELIC para o caso de não cumprimento da obrigação. Assim, caso seja cumprida a obrigação com antecedência, deve ser o seu valor também considerado com a correção da SELIC

16 CONSULTA PÚBLICA N 10/ DE 01/07/2014 a 14/08/2014 Página 16 de Além das despesas previstas no item 6.7, poderão ser admitidas em empresas brasileiras fornecedoras de bens e serviços, classificadas como de micro, pequeno ou médio porte, aquelas correspondentes a: b) Aquisição de passagem e realização de despesas com locomoção; d) Serviços de registro de licenças e patentes..6 Além das despesas previstas no item 6.7, poderão ser admitidas em empresas brasileiras fornecedoras de bens e serviços, classificadas como de micro, pequeno ou médio porte, aquelas correspondentes a: b) Aquisição de passagem e realização de despesas com locomoção, no país e no exterior, para integrantes da equipe executora do projeto ou programa e colaboradores eventuais; d) Serviços e taxas de apropriação, manutenção e de transferência de ativos intangíveis de propriedade intelectual; No item b) foi complementado para estar de acordo com o item a). No item d) foi deixado mais geral para que possa cobrir as diversas despesas com propriedade intelectual.

17 CONSULTA PÚBLICA N 10/ DE 01/07/2014 a 14/08/2014 Página 17 de Poderão ser admitidas como despesas qualificadas como P,D&I aquelas realizadas em Instituições credenciadas, no âmbito das atividades previstas no item 4.2, correspondentes a: k) Serviços de registro de licenças e patentes; m) Taxa de inscrição em congressos e outros eventos de caráter científico; Poderão ser admitidas como despesas qualificadas como P,D&I aquelas realizadas em Instituições credenciadas, no âmbito das atividades previstas no item 4.2, correspondentes a: k) Serviços e taxas de apropriação, manutenção e de transferência de ativos intangíveis de propriedade intelectual; m) Taxas de anuidades de sociedade científicas e tecnológicas e inscrição em congressos e outros eventos de caráter científico; s) Realização de estudos de prospecção tecnológica e de viabilidade técnica e econômica com vistas à implantação de novas tecnologias resultantes de projetos. O item k) foi deixado mais geral para que possa cobrir as diversas despesas com propriedade intelectual. O item m) foi complementado dado que hoje diversos dos gastos com inscrições e eventos estão vinculados a anuidades de sociedades científicas e tecnológicas. Adicionalmente a anuidade destas sociedades permite acesso a informação cientifica e tecnológica veiculada pelas associações o que melhora significativamente a qualidade de P&D. Foi inserido o item s) dado que hoje existe nas Instituições Credenciadas diversos grupos de P&D que atuam com qualidade nesses temas.

18 CONSULTA PÚBLICA N 10/ DE 01/07/2014 a 14/08/2014 Página 18 de Além das despesas elencadas no item 6.10, poderão ser admitidas: a) Despesas operacionais e administrativas relativas à gestão administrativa e financeira das obrigações previstas nos acordos, convênios e contratos firmados entre a Empresa Petrolífera e a Instituição credenciada, limitadas a 5% sobre as despesas correntes, que são aquelas especificadas nas alíneas (a) a (n)do item 6.10, e a 3% sobre as despesas de capital, que são aquelas especificadas nas alíneas de (o) a (r) do mesmo item. b) Ressarcimento de custos indiretos referentes à utilização das instalações e serviços, limitado a 5% sobre o valor total do projeto ou programa Além das despesas elencadas no item 6.10, poderão ser admitidas: a) Despesas operacionais e administrativas relativas à gestão administrativa e financeira das obrigações previstas nos acordos, convênios e contratos firmados entre a Empresa Petrolífera e a Instituição credenciada, limitadas a 15% sobre as despesas correntes, que são aquelas especificadas nas alíneas (a) a (n)do item 6.10, e a 5% sobre as despesas de capital, que são aquelas especificadas nas alíneas de (o) a (r) do mesmo item. b) Ressarcimento de custos indiretos referentes à utilização das instalações e serviços, limitado a 15% sobre o valor total do projeto ou programa. g) é consenso hoje que este tipo de despesas usualmente associado a Fundações não é coberto pelos valores descritos, o que leva a que os seus serviços contratados sejam executados com patamar de qualidade que precisa ser aumentado. O valor não é ainda consenso mas certamente é declarado acima do valor originalmente aqui proposto. No entanto deve ser olhada com cuidado quando couber que a Lei de Inovação que determina taxas de administração máxima de 5%. Lembramos que em breve deveremos ter regulamentação nova que poderá alterar e complementar esta Lei. h) existem estudos hoje no Brasil que mostram que os custos indiretos da P&D são de cerca de 15%, especialmente quando se considera que a parte relativa à criação de nova infraestrutura deve ser baixa nos próximos anos, e que a manutenção da operacionalidade da infraestrutura de P&D é mais custosa. Adicionalmente ao aumentar os custos com pessoal para operação dessa infraestrutura, são aumentados também estes custos indivisíveis.

19 CONSULTA PÚBLICA N 10/ DE 01/07/2014 a 14/08/2014 Página 19 de O programa de formação de recursos humanos executado por instituição de ensino credenciada poderá prever recursos destinados à Taxa de Bancada, na forma de um percentual do valor total destinado ao pagamento de bolsas para os alunos, conforme definição da ANP, a serem utilizados na realização de despesas relacionadas às seguintes atividades As despesas correspondentes a infraestrutura, serviços e taxas de licenças e patentes não serão admitidas no âmbito de projeto ou programa de P,D&I, ou sob qualquer forma de rateio, quando realizadas por empresa Petrolífera ou afiliada ou por empresa fornecedora de bens e serviços de grande porte O programa de formação de recursos humanos executado por instituição de ensino credenciada poderá prever recursos destinados à Taxa de Bancada, na forma de um percentual do valor total destinado ao pagamento de bolsas para os alunos, conforme definição da ANP, a serem utilizados na realização de despesas relacionadas às seguintes atividades: e) Taxas de anuidades de sociedade científicas e tecnológicas e inscrição em congressos e outros eventos de caráter científico; As despesas correspondentes a infraestrutura, serviços e taxas de apropriação, manutenção e de transferência de ativos intangíveis de propriedade intelectual não serão admitidas no âmbito de projeto ou programa de P,D&I, ou sob qualquer forma de rateio, quando realizadas por empresa Petrolífera ou afiliada ou por empresa fornecedora de bens e serviços de grande porte. Foi sugerido inserir o item e) dado que para a formação de pessoal é essencial que se possam usufruir de acesso a informação cientifica e tecnológica veiculada pelas associações e seus eventos que melhora significativamente a qualidade de P&D. A cláusula foi generalizada para que cubra as diversas despesas com propriedade intelectual nas suas diversas formas.

20 CONSULTA PÚBLICA N 10/ DE 01/07/2014 a 14/08/2014 Página 20 de O Relatório Técnico Final e o Relatório de Execução Financeira a que se refere o item 7.2(d), deverão ser apresentados pela Empresa Petrolífera no prazo de até 30 (trinta) dias corridos, à contar da data de conclusão do projeto ou programa A ANP poderá solicitar informações adicionais referentes aos projetos e programas incluídos no Relatório Demonstrativo Anual, com o objetivo de subsidiar o processo de análise técnica O prazo de entrega das informações adicionais de que trata o item 7.9será de 30 (trinta) dias corridos contados da data da solicitação 7.4. O Relatório Técnico Final e o Relatório de Execução Financeira a que se refere o item 7.2(d), deverão ser apresentados pela Empresa Petrolífera no prazo de até 120 (cento e vinte) dias corridos, à contar da data de conclusão do projeto ou programa. Sugerimos Normativa complementar para que sejam definidos com antecedência indicadores anuais consolidados de Eficiência, eficácia e efetividade As informações e documentos a As informações e documentos a que se referem o item 7.17 devem ser que se referem o item 7.17 devem ser mantidas sob a guarda da empresa mantidas sob a guarda da empresa Petrolífera e, quando for o caso, sob a Petrolífera e, quando for o caso, sob a guarda também da empresa guarda também da empresa fornecedora fornecedora de bens e serviços e/ou de bens e serviços e/ou instituição instituição credenciada, pelo prazo credenciada, pelo prazo mínimo de 5 mínimo de 5 (cinco) anos contados da (cinco) anos contados da data de data de término do projeto ou término do projeto ou programa, e programa, e devem permanecer à devem permanecer à disposição da disposição da fiscalização da ANP. fiscalização da ANP. Considerando os investimentos externos, nos termos contratuais hoje usuais as Instituições Credenciadas têm 60 dias após a finalização do projeto para apresentar o Relatório Técnico Final e o Relatório de Execução Financeira à Empresa Petrolífera. Foi adicionado o período de 60 dias após recepção para que a Empresa Petrolífera possa processar e ordenar a informação. Este prazo está igual ao prazo de Parecer Técnico de Fiscalização na clausula 7.30 desta minuta de Regulamento Técnico. Cremos que seria muito interessante que esta ação fruto de uma Política Pública Brasileira possa periodicamente gerar indicadores que sejam do mesmo tipo e/ou comparáveis a outras ações de P&D e de Inovação Tecnológica do Brasil, como por exemplo o FORMICT do MCTI e diversos indicadores do MDIC, CNPQ, BNDES, FINEP, entre outros. Retirada de palavra para dar melhor noção de prazo exato exigido. Manter por mais tempo deixa de ser subentendido como uma possibilidade passando a ser decisão da organização que tem o material sob sua guarda. Observamos ainda que este prazo coincide com o prazo de sigilo ora proposto na clausula 1.24.

21 CONSULTA PÚBLICA N 10/ DE 01/07/2014 a 14/08/2014 Página 21 de Na análise técnica dos projetos ou programas especificados no item 7.23 serão considerados os seguintes aspectos: d) Os resultados alcançados e possíveis desdobramentos; 7.31 O prazo estabelecido no item 7.30 poderá ser prorrogado mediante a apresentação de justificativa e a fixação de novo prazo pela ANP Na análise técnica dos projetos ou programas especificados no item 7.23 serão considerados os seguintes aspectos: d) As metas previstas quando da elaboração do projeto e sua comparação com os resultados alcançados e possíveis desdobramentos ao final do projeto; Sugerimos que seja limitada em tempo, e/ou que seja informada no prazo devido sob pena de prescrever A notificação deverá ser feita A notificação deverá ser feita com com antecedência mínima de 30 antecedência mínima de 15 (quinze) dias (trinta) dias em relação à data prevista em relação à data prevista para a para a realização da visita técnica. realização da visita técnica. Cremos ser essencial a comparação dos resultados esperados com os alcançados ao final d projeto para que possa ser avaliada a efetiva realização da P&D. No entanto chamamos a atenção para o fato de ser P&D e não serviços tecnológicos, assim sendo se espera um percentual, por exemplo 20%, de resultados não alcançados, o que é um dos riscos inerentes da P&D. Chama-se a atenção para o uso do termo metas no lugar de resultados esperados, pois resultados pressupõe uma entrega qualquer de pacote de soluções o que caracteriza um contrato. Em se tratando de P&D&I o instrumento de pactuação mais adequado é o termo de convênio, pois o pesquisador coordenador nem sempre pode garantir que obterá resultados já que se trata de PESQUISA. Mas este pesquisador pode com certeza garantir que pelo menos um percentual mínimo das metas proposta serão cumpridas. Deste modo fica mais claro, não causando expectativas inadequadas das partes envolvidas. Sendo o prazo de dias corridos e não dias úteis (o que elogiamos, já que no Brasil temos muitos feriados regionais e locais), e tendo em diversas regiões do Brasil períodos de feriados, Cremos que seja mais prudente que o número de dias seja maior. No entanto sugerimos verificar os prazos de fato e de direito hoje praticados no Brasil e pesar estes aspectos.

22 CONSULTA PÚBLICA N 10/ DE 01/07/2014 a 14/08/2014 Página 22 de 27 A.4.1 A.4.1 b) Os dados referentes a cada viagem devem ser informados sendo especificados o destino, o evento, os possíveis integrantes da equipe técnica envolvidos, o valor unitário, a quantidade de diárias e passagens requeridas e as prováveis datas de deslocamento. A importância da viagem para a execução do projeto deverá ser necessariamente justificada. b) Os dados referentes a cada viagem devem ser informados sendo especificados o destino, o evento, os possíveis integrantes da equipe técnica envolvidos, o valor unitário, a quantidade de diárias e passagens requeridas e as prováveis datas de deslocamento. A importância da viagem para a execução do projeto deverá ser necessariamente justificada. Para um projeto de P&D que dura anos, fica inviável desde o seu inicio definir aspectos como destino (depende de onde eventos são realizados, por exemplo), o evento (alguns eventos não são periódicos e no entanto são deveras importantes), prováveis datas de deslocamento (são dependentes do desenrolar das atividades do projeto, sendo difícil prever quando de sua elaboração). Cremos que estas informações detalhadas sobre passagens e diárias é para ser informada no relatório de execução do projeto e não quando da elaboração do mesmo. A.4.1 A.4.1 e) O valor de referência a ser usado para passagens aéreas deve ser o valor médio praticado pelas companhias aéreas para os destinos indicados, nas datas previstas, em classe econômica ou similar. e) O valor de referência a ser usado para passagens aéreas deve ser o valor médio praticado pelas companhias aéreas para os destinos indicados, nas datas previstas, em classe econômica ou similar quando Para um projeto de P&D que dura anos, fica inviável desde o seu inicio definir aspectos como destino (depende de onde eventos são realizados, por exemplo). Para vôos com mais de 12h de duração, fica muito difícil o membro da equipe chegar no seu destino e começar a trabalhar adequadamente. Adicionalmente, existem diversos risco para a saúde de membros da equipe acima de determinada idade que não devem ser corridos, já que o membro da com menos de 12h de duração e em equipe deve estar em condições de atuar em prol do projeto quando chegar a executiva para mais de 12h de duração seu destino.

23 CONSULTA PÚBLICA N 10/ DE 01/07/2014 a 14/08/2014 Página 23 de 27 A.4.2 A.4.2 a) São admitidas despesas com material consumível, nacional ou importado, a ser utilizado na execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento, tais como vidrarias, reagentes, materiais de consumo de uso laboratorial, combustíveis, materiais elétricos, eletrônicos, de expediente, ferramentas, sobressalentes, outros materiais de manutenção, etc. A.4.3 a) São admitidas despesas com material consumível, nacional ou importado, a ser utilizado na execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento, tais como licenças periódicas de software, vidrarias, reagentes, materiais de consumo de uso laboratorial, combustíveis, materiais elétricos, eletrônicos, de expediente, ferramentas, sobressalentes, outros materiais de manutenção, etc.. A.4.3. A.4.3 A.4.3 iii. Os custos referentes aos encargos e benefícios devidos estão limitados a 60% do valor da remuneração. Sugere-se considerar licenças de software que periodicamente são renovadas como despesas de consumo, e licenças de software definitivas como despesas de material permanente. b) caso o membro da equipe executora tenha vínculo com a Instituição Inserção de item b). Credenciada, podem ser concedidas Cremos que esta possibilidade, hoje já utilizada e regulamentada bolsas de inovação cujo valor mensal e nacionalmente, de remuneração da equipe executora deve ser mantida. número de horas semanais dedicadas ao projeto devem estar especificados no projeto. iii. Os custos referentes aos encargos e benefícios devidos estão limitados a 70% do valor da remuneração. Cremos que deve ser maior dada a necessidade de provisionar recursos no caso de cessar o vínculo empregatício, por exemplo, com Fundação que seja gestora financeira.

24 CONSULTA PÚBLICA N 10/ DE 01/07/2014 a 14/08/2014 Página 24 de 27 A.4.4 iv. Inscrições em treinamentos específicos ou eventos técnicocientíficos para membros da equipe executora, devendo ser observada a pertinência dos temas dos eventos com as atividades desenvolvidas nos projetos. A.4.6 A.4.6 c) A aquisição de Material Bibliográfico bem como de Licença de Software enquadram-se como Material Permanente. Tabela A1 iv. Taxas de anuidades de sociedade científicas e tecnológicas e inscrições em treinamentos específicos ou eventos técnico-científicos para membros da equipe executora, devendo ser observada a pertinência dos temas dos eventos com as atividades desenvolvidas nos projetos. v. Despesas com aluguel de veículos, telefonia móvel e fretes. c) A aquisição de Material Bibliográfico bem como de Licença de Software definitivas enquadram-se como Material Permanente. Sugerimos tirar do texto e depois fazer uma Instrução Normativa ou outro tipo de regulamentação complementar. iv Foi sugerido inserir dado que para a formação de pessoal é essencial que se possam usufruir de acesso a informação cientifica e tecnológica veiculada pelas associações e seus eventos que melhora significativamente a qualidade de P&D. v Aluguel de veículos e telefonia móvel são essenciais, especialmente quando a equipe precisa de deslocamento em regiões de difícil acesso de avião, ou quando a equipe ';e grande e precisa ter ações coordenadas, torna-se essencial este tipo de despesas. Fretes são essenciais quando da aquisição de equipamentos e material permanente em regiões diferentes daquela de execução do projeto. Sugere-se considerar licenças de software que periodicamente são renovadas como despesas de consumo, e licenças de software definitivas como despesas de material permanente.. Dado que este Regulamento estará vigente um longo período e estes valores serão periodicamente alterados, que seria melhor se eles não constassem deste texto.

25 CONSULTA PÚBLICA N 10/ DE 01/07/2014 a 14/08/2014 Página 25 de 27 B.3.3 c) i. i. Fases anteriores (se existirem) mencionar a realização de projeto ou programa anterior cujo escopo esteja relacionado à proposta apresentada, reportar os resultados obtidos nestas fases e os avanços esperados com a realização do projeto ou programa proposto. B.3.3. c) B.3.3. c) vii. Equipe Executora listagem da equipe executora do projeto (nomes, CPF s, formação/experiência, instituição de origem, etc.) explicitando as atribuições, funções e atividades a serem desenvolvidas por cada membro da equipe em cada etapa do projeto. Explicitar o número de horas e período trabalhado por cada membro no projeto. Parabenizamos a ANP. vii. Equipe Executora listagem da equipe executora do projeto (nomes e CPFs quando possível, formação/experiência, instituição de origem, etc.) explicitando as atribuições, funções e atividades a serem desenvolvidas por cada membro da equipe em cada etapa do projeto. Explicitar o número de horas e período trabalhado por cada membro no projeto. Cremos que este aspecto evitará que projetos semelhantes sejam realizados de modo duplicado com partícipes diferentes. Esta prática deve ser evitada pois não só utiliza capital social de outrem como estes recursos oriundos de Políticas Públicas Brasileiras estariam pagando duas vezes o mesmo projeto de P&D. No caso de bolsistas e outros membros da equipe, com perfil definido, mas ainda a serem identificados, pode ser inviável na elaboração do projeto colocar nomes e CPFs.

26 CONSULTA PÚBLICA N 10/ DE 01/07/2014 a 14/08/2014 Página 26 de 27 B.4.2 i) Quadro demonstrativo consolidado com os resultados obtidos para projetos ou programas concluídos. No caso de projetos ou programas que geraram patentes ou aplicações comerciais, deverá ser especificada qual a participação de Instituições de P&D ou de empresas nos resultados obtidos (direito sobre propriedade intelectual, participação nos royalties, etc.). B.4.2 i) Quadro demonstrativo consolidado com os resultados obtidos para projetos ou programas concluídos. No caso de projetos ou programas que geraram ativos intangíveis apropriados como patentes, desenhos industriais, registros de softwaresetc., ou de aplicações comerciais, deverá ser especificada qual a participação de Instituições de P&D&I ou de empresas nos resultados obtidos (por exemplo direito sobre propriedade intelectual, taxa de acesso à tecnologia, participação percentual nos royalties sobre o valor bruto ou líquido, taxas periódicas, royalties mínimos, etc.). Reformulação do texto para que compreenda os diversos tipos de ativos intangíveis a serem transferidos ou comercializados e os diversos tipos de vantagens econômicas financeiras.

27 CONSULTA PÚBLICA N 10/ DE 01/07/2014 a 14/08/2014 Página 27 de 27 B.6.1.e) iv. Depósito de patentes; v. Transferência de tecnologia (por consultoria, assistência técnica, serviço tecnológico); B.6.1.e) iv. Apropriação de ativos intangíveis através de propriedade industrial junto a INPI como por exemplo solicitações de patentes de invenção ou modelo de utilidade, desenhos industrias, registros de softwares, entre outros. No caso de estarem em período de sigilo apenas informar números de protocolos no INPI, título completo, inventores e co-titulares. v. Transferência de tecnologia (por consultoria, assistência técnica, serviço tecnológico, licenciamento, projeto de desenvolvimento conjunto de tecnologia visando passar para etapa posterior, por exemplo de bancada para piloto para demonstração, entre outros); Este formulário deverá ser encaminhado à ANP para um dos seguintes endereços: a) Pelo consulta_revisao_reg_05@anp.gov.br; b) Pelo fax: (21) ; ou c) Diretamente no protocolo da ANP em um dos seguintes locais: Avenida Rio Branco, nº 65, térreo, Centro, Rio de Janeiro/RJ SGAN Q.603, Módulo I, térreo, Brasília/DF Rua Professor Aprígio Gonzaga, 78, 14º - São Judas, São Paulo/SP Avenida Tancredo Neves, nº 450 Ed. Suarez Trade Sala 1401, Caminho das Árvores, Salvador/BA : Reformulação do texto para que compreenda os diversos tipos de ativos intangíveis a serem transferidos ou comercializados e aumentar a diversidade de níveis de desenvolvimento de tecnologia.

LEI Nº 9.548, DE 22 DE ABRIL DE 2015. A CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA, Estado de Goiás, aprova e eu, PREFEITO MUNICIPAL, sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº 9.548, DE 22 DE ABRIL DE 2015. A CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA, Estado de Goiás, aprova e eu, PREFEITO MUNICIPAL, sanciono a seguinte Lei: 1 Gabinete do Prefeito LEI Nº 9.548, DE 22 DE ABRIL DE 2015 Institui o Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas, cria a Comissão Gestora de Parcerias Público-Privadas de Goiânia e dá outras providências.

Leia mais

PREFEITURA DE GOIÂNIA 1 GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA DE GOIÂNIA 1 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA DE GOIÂNIA 1 GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 612, DE 16 DE MARÇO DE 2007. Dispõe sobre a implantação do Sistema de Registro de Preços nas compras, obras e serviços contratados pelos órgãos da

Leia mais

EDITAL FACEPE 14/2008 PROGRAMA DE BOLSAS DE INCENTIVO ACADÊMICO - BIA

EDITAL FACEPE 14/2008 PROGRAMA DE BOLSAS DE INCENTIVO ACADÊMICO - BIA EDITAL FACEPE 14/2008 PROGRAMA DE BOLSAS DE INCENTIVO ACADÊMICO - BIA A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco FACEPE convida as universidades públicas de Pernambuco, federais ou estaduais,

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL

DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE MESTRADO PROFISSIONAL I) Apresentação Este documento descreve as diretrizes e parâmetros de avaliação de mestrado profissional em Administração,

Leia mais

LINHA INOVACRED EXPRESSO

LINHA INOVACRED EXPRESSO LINHA INOVACRED EXPRESSO A Linha INOVACRED EXPRESSO tem por objetivo financiar atividades inovadoras em empresas e outras instituições cuja receita operacional bruta anual ou anualizada seja de até R$

Leia mais

EDITAL UCB 001/2012 Propostas de Pesquisas

EDITAL UCB 001/2012 Propostas de Pesquisas Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Diretoria de Programa de Pesquisa EDITAL UCB 001/2012 Propostas de Pesquisas A Universidade Católica de Brasília - UCB, por intermédio do Presidente do Conselho

Leia mais

DECRETO Nº 29.290, DE 22 DE JULHO DE 2008 DODF de 23.07.2008

DECRETO Nº 29.290, DE 22 DE JULHO DE 2008 DODF de 23.07.2008 DECRETO Nº 29.290, DE 22 DE JULHO DE 2008 DODF de 23.07.2008 Dispõe sobre o afastamento para estudo, congressos, seminários ou reuniões similares de servidor e empregado da Administração Pública Distrital

Leia mais

POLÍTICA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL REDE NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA (RNP)

POLÍTICA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL REDE NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA (RNP) REDE NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA (RNP) MOTIVAÇÃO A Lei de Inovação federal, Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004, regulamentada pelo Decreto nº 5.563 de 11 de outubro de 2005, estabelece medidas de

Leia mais

A Propriedade Intelectual e as ICTs. Jorge de P. C. Avila São José dos Campos, 06 de julho de 2006

A Propriedade Intelectual e as ICTs. Jorge de P. C. Avila São José dos Campos, 06 de julho de 2006 A Propriedade Intelectual e as ICTs Jorge de P. C. Avila São José dos Campos, 06 de julho de 2006 1.Contexto: a economia do conhecimento Comportamentos típicos Global outsourcing Obter insumos de maior

Leia mais

EDITAL FAPESB 002/2013 APOIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS E/OU TECNOLÓGICOS

EDITAL FAPESB 002/2013 APOIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS E/OU TECNOLÓGICOS EDITAL FAPESB 002/2013 APOIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS E/OU TECNOLÓGICOS A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia FAPESB, no uso das suas atribuições, torna público o presente Edital

Leia mais

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DA INTERNATIONAL MEAL COMPANY ALIMENTAÇÃO S.A. CNPJ/MF: 17.314.329/0001-20 NIRE: 3530048875-0

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DA INTERNATIONAL MEAL COMPANY ALIMENTAÇÃO S.A. CNPJ/MF: 17.314.329/0001-20 NIRE: 3530048875-0 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DA INTERNATIONAL MEAL COMPANY ALIMENTAÇÃO S.A. CNPJ/MF: 17.314.329/0001-20 NIRE: 3530048875-0 CLÁUSULA 1. OBJETIVO DA OUTORGA DE OPÇÕES 1.1 O objetivo do Plano de Opção

Leia mais

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ 1. ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE) A importância do TCLE. A Resolução CNS 196/96 afirma

Leia mais

MANUAL DE NORMAS FORMADOR DE MERCADO

MANUAL DE NORMAS FORMADOR DE MERCADO MANUAL DE NORMAS FORMADOR DE MERCADO VERSÃO: 01/7/2008 2/10 MANUAL DE NORMAS FORMADOR DE MERCADO ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO DO CREDENCIAMENTO

Leia mais

LEI Nº 9.038, DE 14 DE JANEIRO DE 2005. O Povo do Município de Belo Horizonte, por seus representantes, decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº 9.038, DE 14 DE JANEIRO DE 2005. O Povo do Município de Belo Horizonte, por seus representantes, decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 9.038, DE 14 DE JANEIRO DE 2005 Dispõe sobre o Programa Municipal de Parcerias Público- Privadas. O Povo do Município de Belo Horizonte, por seus representantes, decreta e eu sanciono a seguinte

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL 1 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL LEI DE INFORMÁTICA E INCUBADORA RAIAR Coordenação: Prof. Edemar Antonio Wolf De Paula Gerente da Incubadora Raiar Porto Alegre, 05 de janeiro de

Leia mais

A Coordenação de Estágios informa:

A Coordenação de Estágios informa: A Coordenação de Estágios informa: I Informações gerais e Dúvidas frequentes sobre o Estágio: Tudo que você precisa saber sobre a nova lei de estágio 1. O que é o estágio? A Lei nº 11.788, de 25 de setembro

Leia mais

EDITAL FAPERN/CAPES 01/2013 APOIO AOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

EDITAL FAPERN/CAPES 01/2013 APOIO AOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL FAPERN/CAPES 01/2013 APOIO AOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSUNI) N.º 03/2011

RESOLUÇÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSUNI) N.º 03/2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS RESOLUÇÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSUNI) N.º 03/2011 Dispõe sobre as normas gerais para a celebração de contratos ou convênios da Universidade

Leia mais

PROJETO DE LEI N 3476/04 EMENDA DE PLENÁRIO N

PROJETO DE LEI N 3476/04 EMENDA DE PLENÁRIO N PROJETO DE LEI N 3476/04 Dispõe sobre incentivos à inovação. EMENDA DE PLENÁRIO N Acrescente-se ao PL os seguintes dispositivos, renumerando os atuais Capítulo VII como IX e os artigos 24 a 27 como 37

Leia mais

EDITAL FAPEMIG 06/2014

EDITAL FAPEMIG 06/2014 EDITAL FAPEMIG 06/2014 BOLSA DE INCENTIVO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DESTINADA A SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais FAPEMIG, nos termos

Leia mais

PLANO DE OPÇÕES DE COMPRA DE AÇÕES DA WEG S.A.

PLANO DE OPÇÕES DE COMPRA DE AÇÕES DA WEG S.A. PLANO DE OPÇÕES DE COMPRA DE AÇÕES DA WEG S.A. 1. OBJETIVO DO PLANO O Plano de Opções de Compra de Ações ( Plano ) tem por objetivo a outorga de Opções de compra de ações de emissão da WEG S.A. ( Companhia

Leia mais

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Dispõe sobre estágios no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Estado do Piauí para estudantes regularmente matriculados e com frequência efetiva, vinculados

Leia mais

C Â M A R A D O S D E P U T A D O S

C Â M A R A D O S D E P U T A D O S REDAÇÃO FINAL MEDIDA PROVISÓRIA Nº 518-A DE 2010 PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 12 DE 2011 Disciplina a formação e consulta a bancos de dados com informações de adimplemento, de pessoas naturais ou de

Leia mais

Câmara Municipal de Barão do Triunfo ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Câmara Municipal de Barão do Triunfo ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CONTRATO Nº 009/11 CONTRATO EMERGENCIAL DE LOCAÇÃO DE SISTEMAS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Pelo presente contrato Emergencial, a CÂMARA MUNICIPAL DE BARÃO DO TRIUNFO, pessoa jurídica de direito público, inscrita

Leia mais

PLANO DE CARREIRA, CARGOS E SALÁRIO DO PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO DA FUNDESTE

PLANO DE CARREIRA, CARGOS E SALÁRIO DO PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO DA FUNDESTE PLANO DE CARREIRA, CARGOS E SALÁRIO DO PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO DA FUNDESTE CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E OPERACIONALIZAÇÃO Art. 1º - O Plano de Carreira do Pessoal Técnico-Administrativo da Fundeste,

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Dispõe sobre o quórum de aprovação de convênio que conceda remissão dos créditos tributários constituídos em decorrência de benefícios, incentivos fiscais ou financeiros instituídos

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO - 2011: CONCESSÃO INSTITUCIONAL ÀS IFES. Diretrizes para Elaboração do Projeto Institucional

PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO - 2011: CONCESSÃO INSTITUCIONAL ÀS IFES. Diretrizes para Elaboração do Projeto Institucional PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO - 2011: CONCESSÃO INSTITUCIONAL ÀS IFES Diretrizes para Elaboração do Projeto Institucional 1 Objetivos O Programa Nacional de Pós-doutorado da CAPES PNPD/2011: Concessão

Leia mais

Política de Divulgação de Informações Relevantes e Preservação de Sigilo

Política de Divulgação de Informações Relevantes e Preservação de Sigilo Índice 1. Definições... 2 2. Objetivos e Princípios... 3 3. Definição de Ato ou Fato Relevante... 4 4. Deveres e Responsabilidade... 5 5. Exceção à Imediata Divulgação... 7 6. Dever de Guardar Sigilo...

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA CREDENCIAMENTO NO SISTEMA EMBRAPII

CHAMADA PÚBLICA PARA CREDENCIAMENTO NO SISTEMA EMBRAPII CHAMADA PÚBLICA PARA CREDENCIAMENTO NO SISTEMA EMBRAPII A Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial EMBRAPII torna público o processo de seleção para habilitar Polos EMBRAPII IF (PEIF). Os

Leia mais

(HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA)

(HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA) ANEXO I Solicitação de Autorização de Funcionamento de Empresas Distribuidoras de Produtos Farmacêuticos (HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA) A empresa interessada em desenvolver

Leia mais

Orientações para Elaboração de Projetos Gerência Técnica Outubro/2014

Orientações para Elaboração de Projetos Gerência Técnica Outubro/2014 s 1 I Introdução Um projeto compreende a utilização coordenada de recursos humanos, financeiros e materiais dentro de um período de tempo para alcançar objetivos definidos. Elaborar um projeto é visualizar

Leia mais

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Departamento Geral de Administração e Finanças TERMO DE REFERÊNCIA

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Departamento Geral de Administração e Finanças TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA Código de Classificação: 13.02.01.15 1 DO OBJETO: A presente licitação tem por objeto a contratação de empresa para prestação dos serviços de cobertura securitária (seguro) para assegurar

Leia mais

Fundamentos Decifrados de Contabilidade

Fundamentos Decifrados de Contabilidade 1 Resultado... 1 1.1 Receitas... 1 1.2 Despesas... 3 1.3 Ajustes... 6 2 Os conceitos de capital e de manutenção do capital... 7 1 Resultado O resultado é a medida mais utilizada para aferir a performance

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL)

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL) REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL) TÍTULO 1 Da Instituição e seus Fins Art. 1 0 O Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), criado em 2004, para integrar uma

Leia mais

Política de Gerenciamento de Risco Operacional

Política de Gerenciamento de Risco Operacional Política de Gerenciamento de Risco Operacional Departamento Controles Internos e Compliance Fevereiro/2011 Versão 4.0 Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Definição de Risco Operacional... 3 3. Estrutura de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO PROPEGI/UPE

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO PROPEGI/UPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO PROPEGI/UPE PROGRAMA INSTITUCIONAL PARA EXCELÊNCIA NA QUALIDADE DO STRICTO SENSU- APOIO AO PESQUISADOR A Universidade de Pernambuco - UPE considerando

Leia mais

CT.DSL-DR- /00 Rio de Janeiro, 10 de abril de 2000..

CT.DSL-DR- /00 Rio de Janeiro, 10 de abril de 2000.. CT.DSL-DR- /00 Rio de Janeiro, 10 de abril de 2000.. À Agência Nacional de Telecomunicações ANATEL SAS, Quadra 06, Bloco H Edifício Ministro Sérgio Motta, 2º andar Biblioteca Brasília - DF CEP 70.313-900

Leia mais

M. DIAS BRANCO S.A. INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS Companhia Aberta Capital Autorizado CNPJ nº 07.206.816/0001-15 NIRE 2330000812-0

M. DIAS BRANCO S.A. INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS Companhia Aberta Capital Autorizado CNPJ nº 07.206.816/0001-15 NIRE 2330000812-0 1 M. DIAS BRANCO S.A. INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS Companhia Aberta Capital Autorizado CNPJ nº 07.206.816/0001-15 NIRE 2330000812-0 POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO COM PARTES RELACIONADAS 1. OBJETIVO 1.1

Leia mais

Resolução 089/Reitoria/Univates Lajeado, 26 de julho de 2012

Resolução 089/Reitoria/Univates Lajeado, 26 de julho de 2012 Resolução 089/Reitoria/Univates Lajeado, 26 de julho de 2012 Aprova o Edital Propex 01/2012 Pesquisa para pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em implantação O Reitor do Centro Universitário UNIVATES,

Leia mais

DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013

DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013 DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013 Publicado no DOE(Pa) de 02.04.13. Institui o Programa de Parcerias Público-Privadas PPP/PA e regulamenta o Conselho Gestor de Parcerias Público- Privadas do Estado

Leia mais

Associados Comerciais estabelecidos fora dos Estados Unidos Número da Política: LEGL.POL.102

Associados Comerciais estabelecidos fora dos Estados Unidos Número da Política: LEGL.POL.102 1.0 Finalidade 1.1 A CommScope, Inc. e suas empresas afiliadas ( CommScope ) podem, a qualquer tempo, contratar consultores, agentes de vendas, conselheiros e outros representantes e, frequentemente, estabelecer

Leia mais

4. Pronunciamento Técnico CPC 05 Divulgação de Partes Relacionadas

4. Pronunciamento Técnico CPC 05 Divulgação de Partes Relacionadas TÍTULO : PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - COSIF 1 4. Pronunciamento Técnico CPC 05 Divulgação de Partes Relacionadas 1. Aplicação 1 - As instituições financeiras, as demais

Leia mais

3. O que é estágio não obrigatório? É uma atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. ( 2º do art. 2º da Lei nº 11.

3. O que é estágio não obrigatório? É uma atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. ( 2º do art. 2º da Lei nº 11. 1. O que é o estágio? A Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, define o estágio como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho

Leia mais

RN 006/2002. Programa de Estímulo à Fixação de Recursos Humanos de Interesse dos Fundos Setoriais - PROSET

RN 006/2002. Programa de Estímulo à Fixação de Recursos Humanos de Interesse dos Fundos Setoriais - PROSET Revogada Pela RN-028/07 RN 006/2002 Programa de Estímulo à Fixação de Recursos Humanos de Interesse dos Fundos Setoriais - PROSET O Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Leia mais

Termos e Condições Gerais de Vendas

Termos e Condições Gerais de Vendas Termos e Condições Gerais de Vendas 1º Escopo da aplicação (1) As condições a seguir são aplicáveis a todos os fornecimentos e serviços (por exemplo, instalações, projetos) da BrasALPLA. Estas condições

Leia mais

ACORDO PARA A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTOS ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA CORÉIA

ACORDO PARA A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTOS ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA CORÉIA ACORDO PARA A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTOS ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA CORÉIA O Governo da República Federativa do Brasil e o Governo

Leia mais

GABINETE DO GOVERNADOR

GABINETE DO GOVERNADOR GABINETE DO GOVERNADOR LEI N 5.674 DE 21 DE OUTUBRO DE 1991 Dispõe sobre o Fundo de Desenvolvimento Econômico do Estado do Pará - FDE, de que trata o Art. 40 do Ato das Disposições Transitórias da Constituição

Leia mais

1. OBJETIVO. 2 2. ABRANGÊNCIA / NÍVEL DE DISTRIBUIÇÃO. 2 3. SIGLAS UTILIZADAS. 2 4. DOCUMENTO DE REFERÊNCIA INTERNA. 3 5. DIRETRIZES. 3 6. 4 7.

1. OBJETIVO. 2 2. ABRANGÊNCIA / NÍVEL DE DISTRIBUIÇÃO. 2 3. SIGLAS UTILIZADAS. 2 4. DOCUMENTO DE REFERÊNCIA INTERNA. 3 5. DIRETRIZES. 3 6. 4 7. - DRH Pág. 1 de 12 INDÍCE 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA / NÍVEL DE DISTRIBUIÇÃO... 2 3. SIGLAS UTILIZADAS... 2 4. DOCUMENTO DE REFERÊNCIA INTERNA... 3 5. DIRETRIZES... 3 6. CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO DO

Leia mais

Inovação Tecnológica

Inovação Tecnológica Inovação Tecnológica Cliente AAA Ltda. Mensagem: O empresário que necessita de uma tecnologia tem duas opções: ele pode ou desenvolvê-la, ou adquiri-la. Agenda Introdução Arcabouço Legal Conceitos Incentivos

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.414, DE 9 DE JUNHO DE 2011. Mensagem de veto Conversão da Medida Provisória nº 518, de 2010. Regulamento Disciplina a formação

Leia mais

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembléias Gerais

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembléias Gerais Política de Exercício de Direito de Voto em Assembléias Gerais Capítulo I: Aplicação e Objeto 1.1. Pelo presente documento, a ARBITRAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. ( Gestora ) vem, nos termos do Código ANBIMA

Leia mais

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR Data: 6 de Dezembro de 2011 Horário: 13:00 às 17:00 horas (hora de Brasília) Nome: e-mail: Nota: INSTRUÇÕES Você deve responder a todas as questões. O total máximo de pontos da prova é de 100 pontos (100%),

Leia mais

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR Roteiro para utilização do GEP Versão de referência: GEP V1.00 Índice analítico I Apresentação... 2 I.1 Controles básicos do sistema;... 2 I.2 Primeiro acesso... 2 I.3 Para trocar a senha:... 3 I.4 Áreas

Leia mais

Perguntas Frequentes. Atração de Jovens Talentos BJT

Perguntas Frequentes. Atração de Jovens Talentos BJT Perguntas Frequentes Atração de Jovens Talentos BJT Diretoria de Relações Internacionais Coordenação-Geral de Bolsas e Projetos CGBP Coordenação de Acompanhamento de Bolsistas no Exterior CBE Brasília,

Leia mais

EVENTOS E CONGRESSOS

EVENTOS E CONGRESSOS EVENTOS E CONGRESSOS O financiamento de eventos de caráter científico-tecnológico obedece à seguinte priorização: a) organização; b) participação coletiva; c) participação individual no país; d) participação

Leia mais

REGRAS E PARÂMETROS DE ATUAÇÃO

REGRAS E PARÂMETROS DE ATUAÇÃO REGRAS E PARÂMETROS DE ATUAÇÃO Esta Sociedade Corretora, em atenção ao disposto no art. 6º da Instrução nº 387/03 da CVM e demais normas expedidas pela BM&F BOVESPA, define através deste documento, suas

Leia mais

MINUTA DE RESOLUÇÃO. Capítulo I DO OBJETO

MINUTA DE RESOLUÇÃO. Capítulo I DO OBJETO MINUTA DE RESOLUÇÃO Dispõe sobre a atividade de corretagem de resseguros, e dá outras providências. A SUPERINTENDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS - SUSEP, no uso da atribuição que lhe confere o art. 34, inciso

Leia mais

EDITAL FAPEMIG 16/2011

EDITAL FAPEMIG 16/2011 EDITAL FAPEMIG 16/2011 PROGRAMA ESTRUTURADOR REDE DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA MESTRES E DOUTORES A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais FAPEMIG, atendendo à orientação

Leia mais

MARCO REGULATÓRIO DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL

MARCO REGULATÓRIO DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL O QUE MUDA COM O NOVO MARCO REGULATÓRIO DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL LEI N. 13.019/2014 REALIZAÇÃO INSTITUTO ATUAÇÃO ELABORAÇÃO Porf. Dr. FERNANDO BORGES MÂNICA DISTRIBUIÇÃO INSTITUTO GRPCom O QUE

Leia mais

REGULAMENTO DA CÂMARA DE REGISTRO, COMPENSAÇÃO E LIQUIDAÇÃO DE OPERAÇÕES DE CÂMBIO DA BM&FBOVESPA. Março 2014. Página 1

REGULAMENTO DA CÂMARA DE REGISTRO, COMPENSAÇÃO E LIQUIDAÇÃO DE OPERAÇÕES DE CÂMBIO DA BM&FBOVESPA. Março 2014. Página 1 REGULAMENTO DA CÂMARA DE REGISTRO, COMPENSAÇÃO E LIQUIDAÇÃO DE OPERAÇÕES DE CÂMBIO DA BM&FBOVESPA Março 2014 Página 1 ÍNDICE CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES... 3 CAPÍTULO II DAS ATIVIDADES DA CÂMARA... 6 CAPÍTULO

Leia mais

OS3 SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LTDA 2010

OS3 SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LTDA 2010 Telefone: (19) 3119-7246 E-mail: contato@os3ti.com www.os3ti.com 1 CONDIÇÕES GERAIS DE SERVIÇOS Telefone: (19) 3119-7246 E-mail: contato@os3ti.com www.os3ti.com 2 1. DISPOSIÇÕES GERAIS (a) A menos se de

Leia mais

CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 68

CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 68 CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 68 O Conselho de Regulação e Melhores Práticas de Fundos de Investimento, no exercício das atribuições a ele conferidas

Leia mais

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP 2015 ÍNDICE 1. Introdução... 2 2. Dos Objetivos Específicos... 2 3. Dos Envolvidos

Leia mais

PROGRAMA DE INCENTIVO PARA BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO

PROGRAMA DE INCENTIVO PARA BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO PROGRAMA DE INCENTIVO PARA BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO EDITAL nº 02/2016 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO FATENEMODALIDADE MESTRADO E DOUTORADO O Diretor-Geral da Faculdade Terra

Leia mais

Ass.: Programa BNDES para o Desenvolvimento da Indústria Nacional de Software e Serviços de Tecnologia da Informação BNDES Prosoft - Comercialização

Ass.: Programa BNDES para o Desenvolvimento da Indústria Nacional de Software e Serviços de Tecnologia da Informação BNDES Prosoft - Comercialização Classificação: Documento Ostensivo Unidade Gestora: AOI CIRCULAR Nº 40/2013-BNDES Rio de Janeiro, 06 de dezembro de 2013. Ref.: Produto BNDES Automático Ass.: Programa BNDES para o Desenvolvimento da Indústria

Leia mais

Legislação em Informática. Prof. Ms. Victor Bartholomeu. Contato: victor@bartholomeu.adv.br victor.bartholomeu.adv.br

Legislação em Informática. Prof. Ms. Victor Bartholomeu. Contato: victor@bartholomeu.adv.br victor.bartholomeu.adv.br Legislação em Informática Prof. Ms. Victor Bartholomeu Contato: victor@bartholomeu.adv.br victor.bartholomeu.adv.br Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; Porque

Leia mais

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção O QUE ESPERAR DO SVE Programa Juventude em Acção KIT INFORMATIVO Parte 1 Maio de 2011 Introdução Este documento destina-se a voluntários e promotores envolvidos no SVE. Fornece informações claras a voluntários

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DOS GRUPOS DE PESQUISA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO

REGULAMENTO GERAL DOS GRUPOS DE PESQUISA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Esta Carta-Circular entra em vigor nesta data, podendo ser atendidos os financiamentos contratados até 30 de junho de 2003.

Esta Carta-Circular entra em vigor nesta data, podendo ser atendidos os financiamentos contratados até 30 de junho de 2003. - 6-16. VIGÊNCIA Esta Carta-Circular entra em vigor nesta data, podendo ser atendidos os financiamentos contratados até 30 de junho de 2003. Para fins de controle de comprometimento dos recursos, o BNDES

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1/POSJOR/2013

RESOLUÇÃO Nº 1/POSJOR/2013 RESOLUÇÃO Nº 1/POSJOR/2013 Dispõe sobre os critérios para credenciamento e recredenciamento de docentes no Programa de Pós- Graduação em Jornalismo (POSJOR), define o número de orientandos por orientador

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

PLANO DE INCENTIVOS DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

PLANO DE INCENTIVOS DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES PLANO DE INCENTIVOS DE LONGO PRAZO - OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES O presente Plano de Incentivos de Longo Prazo - Opção de Compra de Ações é regido pelas disposições abaixo e pela legislação aplicável. 1.

Leia mais

GARANTIA LIMITADA DO FABRICANTE NOKIA PARA NOKIA COM WINDOWS PHONE

GARANTIA LIMITADA DO FABRICANTE NOKIA PARA NOKIA COM WINDOWS PHONE GARANTIA LIMITADA DO FABRICANTE NOKIA PARA NOKIA COM WINDOWS PHONE ATENÇÃO! Esta Garantia Limitada do Fabricante ( Garantia ) aplica-se apenas a produtos Nokia com o Windows Phone autênticos, vendidos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ RESOLUÇÃO Nº 17/CEPE, DE 03 DE MAIO DE 2006 Aprova normas para os cursos de especialização da Universidade Federal do Ceará. O Reitor da UNIVERSIDADE

Leia mais

COAF - RESOLUÇÃO Nº 20, DE 29 DE AGOSTO DE 2012

COAF - RESOLUÇÃO Nº 20, DE 29 DE AGOSTO DE 2012 COAF - RESOLUÇÃO Nº 20, DE 29 DE AGOSTO DE 2012 Dispõe sobre os procedimentos a serem observados pelas pessoas reguladas pelo COAF, na forma do 1º do art. 14 da Lei nº 9.613, de 3.3.1998. RESOLUÇÃO Nº

Leia mais

REGULAMENTO DA CÂMARA DE REGISTRO, COMPENSAÇÃO E LIQUIDAÇÃO DE OPERAÇÕES DE CÂMBIO BM&FBOVESPA

REGULAMENTO DA CÂMARA DE REGISTRO, COMPENSAÇÃO E LIQUIDAÇÃO DE OPERAÇÕES DE CÂMBIO BM&FBOVESPA REGULAMENTO DA CÂMARA DE REGISTRO, COMPENSAÇÃO E LIQUIDAÇÃO DE OPERAÇÕES DE CÂMBIO BM&FBOVESPA CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES CAPÍTULO II DAS ATIVIDADES DA CÂMARA CAPÍTULO III DOS PARTICIPANTES CAPÍTULO IV

Leia mais

I Efetivação do compromisso social do IFAL com o Estado de Alagoas;

I Efetivação do compromisso social do IFAL com o Estado de Alagoas; PROGRAMA DE APOIO AO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES INTEGRADAS PROIFAL 1. OBJETIVO Apoiar o Instituto Federal de Alagoas IFAL nas atividades de ensino, pesquisa e extensão

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO PORTARIA Nº 87, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2014.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO PORTARIA Nº 87, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2014. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO PORTARIA Nº 87, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2014. Institui o regulamento para pagamento de auxílio financeiro a estudantes

Leia mais

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DE EMISSÃO DA VIA VAREJO S.A.

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DE EMISSÃO DA VIA VAREJO S.A. PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DE EMISSÃO DA VIA VAREJO S.A. 1 ÍNDICE 1 OBJETIVOS... 3 2 PARTICIPANTES... 3 3 ADMINISTRAÇÃO DO PLANO... 3 4 AÇÕES OBJETO DESTE PLANO... 5 5 OUTORGA DA OPÇÃO... 5 6 EXERCÍCIO

Leia mais

ANTEPROJETO DE DECRETO (OU LEI) (A ser Publicado no Diário Oficial do Município/Estado)

ANTEPROJETO DE DECRETO (OU LEI) (A ser Publicado no Diário Oficial do Município/Estado) ANTEPROJETO DE DECRETO (OU LEI) (A ser Publicado no Diário Oficial do Município/Estado) Considerando: 1) A importância dos mananciais e nascentes do Município para o equilíbrio e a qualidade ambiental,

Leia mais

Associação Matogrossense dos Municípios

Associação Matogrossense dos Municípios RESOLUÇÃO N.º 004/2010 Dispõe sobre a produção de normas e procedimentos para realização de auditorias internas e inspeções na Associação Matogrossense dos Municípios - AMM. A Presidência da Associação

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES REFERENTES À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 068/2011 COPEL DISTRIBUIÇÃO S/A

CONTRIBUIÇÕES REFERENTES À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 068/2011 COPEL DISTRIBUIÇÃO S/A CONTRIBUIÇÕES REFERENTES À AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 068/2011 COPEL DISTRIBUIÇÃO S/A AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 068/2011: Contribuições de 30/11/2011 a 30/12/2011 EMENTA:

Leia mais

PODER EXECUTIVO. Publicado no D.O de 18.02.2010 DECRETO Nº 42.301 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2010

PODER EXECUTIVO. Publicado no D.O de 18.02.2010 DECRETO Nº 42.301 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2010 Publicado no D.O de 18.02.2010 DECRETO Nº 42.301 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2010 REGULAMENTA O SISTEMA DE SUPRIMENTOS NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O GOVERNADOR

Leia mais