Exercícios sobre regência

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Exercícios sobre regência"

Transcrição

1 1- Assinale a opção correta quanto à regência verbal: a) [Esqueci / Esqueci-me] todo o dinheiro em casa. b) [Esqueci-me / Esqueci] de todo o dinheiro em casa. c) Não [esquecerei / me esquecerei] de você, Cláudia. d) Eles moram [à / na] Rua Dias Ferreira. e) O cargo está vago, mas não [lhe aspiro / aspiro a ele]. f) Todos em casa assistem [telenovelas / a telenovelas]. g) Trata-se de um direito que assiste [o / ao] presidente. h) Ópera é gratuita, mas ninguém quis [assisti-la / assistir a ela]. i) A empregada aspirou [o pó / ao pó] do tapete. j) Você já pagou [o / ao] dentista e [o / ao] médico. k) O pai ainda não perdoou [a / à] filha. l) Domingo não saí [na / à] rua, só [no / ao] terraço.

2 m) O Estado paga muito mal [os / aos] professores. n) Você [se lembra / lembra] de mim. o) Aos domingos meu pai vai [ao / no] maracanã. p) Nunca namorei [com essa / essa] garota. q) Só namoro [com gente / gente] fina. r) Prefiro ser prejudicado [do que / a] prejudicar os outros. s) Prefiro a companhia de Paulo [que a / a] de Joaquim. t) Prefiro crítica sincera [do que / a] elogios exagerados.

3 2- Observe as regências dos verbos abaixo e, em seguida, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas: ( ) Prefiro mais praticar esporte do que estudar. ( ) O médico assistiu o doente. ( ) Viso o cargo de médico. ( ) Assisti a um filme de terror. 3- (BB) Regência imprópria: a). Não o via desde o ano passado. b) Fomos à cidade pela manhã. c) Informou ao cliente que o aviso chegara. d) Respondeu à carta no mesmo dia. e) Avisamos-lhe de que o cheque foi pago.

4 4- (BB). Alternativa correta quanto à regência: a) Precisei de que fosses comigo. b) Avisei-lhe da mudança de horário. c) Incumbiu-me para realizar o negócio. d) Recusei-me em fazer os exames. e) Convenceu-se nos erros cometidos. 5- (EPCAR) O que devidamente está empregado só não seria regido de preposição na opção: a) O cargo... aspiro depende de concurso. b) Eis a razão... não compareci. c) Rui é o orador... mais admiro. d) O jovem... te referiste foi reprovado. e) Ali está o abrigo... necessitamos.

5 6- Marque a alternativa incorreta quanto à regência verbal: a) Na verdade, não simpatizo com suas ideias inovadoras. b) Para trabalhar, muitos preferem a empresa privada ao serviço público. c) Lamentavelmente, não conheço a lei que te referes. d) Existem muitos meios a que podemos recorrer neste caso. e) Se todos chegam à mesma conclusão, devem estar certos. 7- (MACK) Visando... objetivo, visou... cheque e retirou-se. De acordo com a regência do verbo visar, o preenchimento adequado das lacunas seria: a) o - ao b) a - ao c) ao - o d) ao - ao e) o - o

6 8- (IBGE) Assinale a opção correta quanto à regência: a) Os autores fazem referências desabonadoras as características do brasileiro. b) A atenção à modernidade é indispensável àqueles comentários. c) As pessoas são críticas no tocante as virtudes que possuem. d) Os entrevistados se põem a responder as perguntas feitas. e) Será pedida à entrevistada àquela resposta relativa a profissão. 9- (TRE-MG) Observe a regência dos verbos das frases reescritas nos itens a seguir: I - Chamaremos os inimigos de hipócritas. Chamaremos aos inimigos de hipócritas; II - Informei-lhe o meu desprezo por tudo. Informei-lhe do meu desprezo por tudo; III - O funcionário esqueceu o importante acontecimento. O funcionário esqueceu-se o importante acontecimento. A frase reescrita está com a regência correta em: a) I apenas b) II apenas c) III apenas d) I e III apenas e) I, II e III

7 Exercícios sobre crase 10-(TRE-RJ) "porque implica em cobrar o tempo" / porque implica cobrar o tempo. A construção do verbo implicar com a preposição em resulta, provavelmente, de um cruzamento sintático com verbo sinônimo (importar), sendo considerada errônea por alguns gramáticos. A alternativa em que há erro de regência na segunda das sentenças é: a) Preferimos pagar juros a ficar sem o produto. / Preferimos pagar juros do que ficar sem o produto. b) Esquecemos facilmente o belo arrazoado aquiniano. / Esquecemo-nos facilmente do belo arrazoado aquiniano. c) Queremos informar-lhes que nossos juros são baixos. / Queremos informá-los de que nossos juros são baixos. d) Ainda nos lembramos da belíssima aula de filosofia tomista. / Ainda nos lembra a belíssima aula de filosofia tomista. e) Se cobrar juros é pecado, chamamos de pecadores todos os banqueiros... / Se cobrar juros é pecado, chamamos pecadores a todos os banqueiros.

8 Exercícios sobre crase 11- (TRE-MT) Há erro de regência verbal, de acordo com a norma culta, em: a) O informante não precisou do dinheiro ganho. b) Eles se referiram sobre o outro governo. c) Todos preferiram o elogio à censura. d) Eis o ponto de que discordo. e) Seu telefone não atende às chamadas. 12- (FATEC) Aponte a alternativa incorreta quanto à regência nominal: a) Este caso é análogo ao que foi discutido ontem. b) É preferível remodelar o antigo projeto a contratar um novo projeto. c) Foi reintegrado no Ministério que ocupava. d) Pretendemos estar presentes na reunião. e) Sua situação profissional é caracterizada pelo interesse de projetar-se a qualquer custo.

9 Exercícios sobre crase 13- (MACK) Indique a alternativa correta: a) Prefiro correr do que nadar. b) Prefiro mais correr que nadar. c) Prefiro mais correr a nadar. d) Prefiro correr a nadar. e) Prefiro correr à nadar. 14- (CEFET) Assinale a alternativa que apresenta erro: a) Esqueci o nome dele. b) Esqueci de meu irmão. c) Esqueceu-me o nome dele. d) Nunca me esqueci desse fenômeno. e) Esqueci-me do nome dele.

10 Exercícios sobre crase 15- (ESAF) A frase que apresenta erro de regência do verbo ASSISTIR é: a) Não fui ver o filme, embora quisesse assistir-lhe. b) Não lhe assiste o direito de humilhar ninguém. c) Ele assiste às aulas sempre com muita serenidade. d) Aqueles médicos assistem os doentes com dedicação. e) Assistiu aos jogos da Seleção sem nenhum entusiasmo.

11 Exercícios sobre crase 16- (ESAF) Observe, nos períodos abaixo, a regência dos verbos e dos nomes: I- As constantes faltas ao trabalho implicaram a sua demissão. II- Procederemos à abertura do inquérito. III- O cargo a que aspiramos é disputado por todos. IV- Prefiro mais estudar do que trabalhar. V- Sua atitude é incompatível ao ambiente. Assinale a sequência que corresponde aos períodos corretos: a) I, II e IV b) II, III e IV c) II, IV e V d) I, II e III e) I, III e IV

12 17- (ESAF) Observe as palavras sublinhadas e indique a frase que apresenta regência nominal correta: a) Por ser muito estudioso, ele tinha grande amor a seus livros. b) Havia muitos anos que não via o filho, por isso estava ansioso em vê-lo. c) Alheio para com o julgamento, o réu permanecia calado. d) Coitado! Foi preso porque era suspeito por um crime que não cometeu. e) Tínhamos o propósito em dizer toda a verdade, mas nos impediram de fazê-lo. 18- (BB). Única frase com regência verbal incorreta: a) Trata-se do ideal a que me referi. b) As leis que carecemos são outras. c) Encerrou-se o inquérito a que se procedeu. d) São justas as punições de que se queixam? e) Empenhemo-nos em produzir mais.

13 Exercícios sobre crase 19- Assinale a opção correta quanto à regência dos verbos: a) Os tolos admiram e obedecem os velhacos. b) Agradeci o convite ao anfitrião. c) Quero assisti esse filme. d) Marcela namorou com todos os meninos da sala. e) Meu pai custou chegar em casa ontem. 20- (UPM - SP) A regência verbal está errada em: a) Esqueceu-se do endereço. b). Não simpatizei com ele. c) O filme a que assistimos foi ótimo. d). Faltou-me completar aquela página. e). Aspiro um alto cargo político.

14 Exercícios sobre crase 21- Indique a alternativa incorreta quanto à regência do verbo esquecer : a) Esqueci a fisionomia dela. b) Esqueci-me da fisionomia dela. c) Esqueceu-se da fisionomia dela. d) Esqueci-me a fisionomia dela. 22- Indique a alternativa correta: a) Preferia brincar do que trabalhar. b) Preferia mais brincar a trabalhar. c) Preferia brincar a trabalhar. d) Preferia brincar à trabalhar. e) Preferia mais brincar do que trabalhar.

15 23- Observe a regência verbal e assinale a opção falsa: a ( ) Avisaram-no que chegaríamos logo. b ( ) Informei-lhe a nota obtida. c - ( ) Os motoristas irresponsáveis, em geral, não obedecem aos sinais de trânsito. d ( )Há bastante tempo que assistimos em São Paulo. e ( ) Muita gordura não implica saúde. 24- De forma adequada, empregue à regência de cada verbo expresso, a devida preposição: a O filme * que assisti recebeu a melhor premiação durante o festival do ano passado. b Confio que estejas lutando para conquistar o cargo * que aspiras. c Passada a tempestade, esta é a cidade * que chegamos. d Aquela é a garota * quem muito simpatizei. e - Por favor, não altere a música * que mais gostei.

16 25- Partindo-se do pressuposto de que a mudança de transitividade implica tão somente na mudança de significado, analise os páreos linguísticos em questão, com vistas a apontar o sentido expresso pelo verbo: a - O garoto sempre agrada sua mãe. b As novas propostas não agradaram aos eleitores. c - Eu aspirei aquele inesquecível perfume. d - Todos aspiram a um bom cargo dentro da empresa. e Todas as noites, a enfermeira assistia o enfermo. f - Todos assistiram ao filme e ficaram encantados com o enredo. g Chamem os convidados para a abertura do evento. h - Seu pai chamou-lhe de incompetente.

17 26- Assinale a opção em que todos adjetivos podem ser seguidos pela mesma preposição: a) ávido, bom, inconsequente b) indigno, odioso, perito c) leal, limpo, oneroso d) orgulhoso, rico, sedento e) oposto, pálido, sábio 27- Assinale a alternativa correta quanto à regência verbal. a) Nunca assisto filmes de terror. b) Quem assistiu essa aula? c) Que filme você quer assistir? d) Quantos assistiram a esta peça? e) Todas estão corretas.

18 28- Assinale a alternativa correta quanto à regência verbal. a) Regressando na escola, viu os amigos. b) Dirija-se no próximo caixa. c) Chegamos ao colégio atrasados. d) Eu sempre custo a crer nas coisas. e) Ela investiu para o rapaz e o agrediu. 29- Assinale a alternativa correta quanto à regência verbal. a) Sua atitude implica graves punições. b) Assistiram o filme tranquilos. c) Você aspira um momento de paz. d) Ela implicou ao colega. e) Impliquei para você.

19 30- Assinale a alternativa correta quanto à regência verbal a) Vamos assistir um bom filme. b) Assisto em São Paulo. c) Esqueci do livro. d) Esqueci-me o livro. e) Atenda o telefone! 31- Alternativa correta: a) Precisei de que fosses comigo. b) Avisei-lhe da mudança de horário. c) Incumbiu-me para realizar o negócio. d) Recusei-me em fazer os exames. e) Convenceu-se nos erros cometidos.

20 32- Assinale o período em que o verbo aspirar apresenta erro de regência: a) Marta aspirou fundo o perfume das flores. b) Se aspiras ao poder, prepara-te para enfrentar grandes desafios. c) Dinheiro e fama são coisas que não aspiro. d) Bom seria inventar aparelhos que aspirassem o lixo e a poeira das ruas. e) Todos nós aspiramos ao cargo de diretor da empresa. 33- Assinale o erro de regência verbal. a) Ele assistia com carinho os enfermos daquele hospital. b) Não quero assistir esse espetáculo. c) Carlos sempre assistiu em Belo Horizonte. d) Não deixe de assistir àquele jogo.

21 34- Há erro de regência verbal na opção seguinte: a) Aspirou profundamente o forte odor do café. b) Ela não pode visar o passaporte. c) Todos visam uma vida de paz. d) Ali as pessoas aspiravam à fama. 35- Aponte a frase que apresenta incorreção de regência verbal. a) Mário pagou o carro. b) A moça perdoou a indiscrição do colega. c) Antônio deixou de pagar o ajudante ontem. d) Perdoemos aos que nos ofendem.

22 36- Marque o erro de regência verbal. a) Prefiro estudar que trabalhar. b) À cerveja prefiro o leite. c) Prefiro leite a cerveja. d) Prefiro este nome àquele que ele propôs. 37- Está perfeita a regência verbal na alternativa: a) O professor procedeu a chamada. b) Sua permanência implicará grande prejuízo a todos. c) Devemos obedecer o regulamento. d) Irei na sua casa logo mais.

23 38- Indique onde há erro de regência nominal: a) Ele é muito apegado em bens materiais. b) Estamos fartos de tantas promessas. c) Ela era suspeita de ter assaltado a loja. d) Ele era intransigente nesse ponto do regulamento. e) A confiança dos soldados no chefe era inabalável. 39- Está correta a regência da frase: a) O filme que assistimos é excelente. b) O emprego que aspirávamos era apenas um sonho. c) O documento que visei era falso. d) Simpatizei-me de ti. e) Assisti o jogo ontem à noite.

24 40- Complete as orações abaixo com as preposições adequadas. a) Carlos era versado literatura brasileira. b) Sinto-me feliz vê-lo realizado. c) Paulo tinha aversão carnaval. d) Sua atitude era incompatível solenidade. e) Alguns cantores tem simpatia Partido Verde. f) Este jogo é acessível todos os alunos. g) O cantor sentia desprezo automóveis. h) Os alunos estão sempre ansiosos novas aventuras.

Exercícios de regência

Exercícios de regência Exercícios de regência 01. [Esqueci / Esqueci-me] todo o dinheiro em casa. 02. [Esqueci-me / Esqueci] de todo o dinheiro em casa. 03. Não [esquecerei / me esquecerei] de você nunca, Cláudia. 04. Eles moram

Leia mais

Regência verbal e nominal. A única frase que NÃO apresenta desvio em relação à regência (nominal e verbal) recomendada pela norma culta é:

Regência verbal e nominal. A única frase que NÃO apresenta desvio em relação à regência (nominal e verbal) recomendada pela norma culta é: Regência verbal e nominal 1. (Fuvest-2001) A única frase que NÃO apresenta desvio em relação à regência (nominal e verbal) recomendada pela norma culta é: a) O governador insistia em afirmar que o assunto

Leia mais

P2-4 BIMESTRE. 01. Para cada palavra a seguir, indique uma preposição adequada e crie uma frase como exemplificação:

P2-4 BIMESTRE. 01. Para cada palavra a seguir, indique uma preposição adequada e crie uma frase como exemplificação: GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

PORTUGUÊS. aula Regência verbal II

PORTUGUÊS. aula Regência verbal II PORTUGUÊS aula Regência verbal II V. T. D. ESQUECER / LEMBRAR V. T. I. PREPOSIÇÃO DE VAMOS ESQUECER O QUE ACONTECEU E PARTIR. VAMOS NOS ESQUECER DO QUE ACONTECEU E PARTIR. O PEDIDO QUE EU LEMBREI ERA O

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL GRAMÁTICA REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL REGÊNCIA VERBAL A regência verbal é a relação entre o verbo e seu complemento, além do uso ou não de algumas preposições. Cuidado com o SENTIDO

Leia mais

Aluno(a): Nº. Professor: PatríciaSérie: 3º Ano Disciplina: PortuguêsData da prova:

Aluno(a): Nº. Professor: PatríciaSérie: 3º Ano Disciplina: PortuguêsData da prova: Lista de Exercícios Aluno(a): Nº. Professor: PatríciaSérie: 3º Ano Disciplina: PortuguêsData da prova: 1.(UPM - SP) A regência verbal está errada em: a) Esqueceu-se do endereço. b) Não simpatizei com ele.

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

REGÊNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira REGÊNCIA VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira A professora escreveu no quadro. Os alunos estudaram o conteúdo. O aluno respondeu à pergunta da professora. 1- Chegar/ ir deve ser introduzido pela preposição

Leia mais

5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais

5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais 5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais confortável. b) Obedeceu rigorosamente ao horário de trabalho

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos Aula 4 1 Regência Verbal e Nominal A REGÊNCIA VERBAL estuda

Leia mais

19/01/2019. Objetivos: Regência verbal e nominal (revisão) Usos da crase Concordância verbal e nominal

19/01/2019. Objetivos: Regência verbal e nominal (revisão) Usos da crase Concordância verbal e nominal Objetivos: Regência verbal e nominal (revisão) Usos da crase Concordância verbal e nominal a) Bem sabes que eu quero muito meus pais. b) Eles perceberam que ela jamais perdoará a seus algozes. c) Eles

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

REGÊNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira REGÊNCIA VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira A professora escreveu no quadro. Os alunos estudaram o conteúdo. O aluno respondeu à pergunta da professora. 1- Chegar/ ir deve ser introduzido pela preposição

Leia mais

Regência Nominal e Verbal

Regência Nominal e Verbal UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CURSO PRÉ-VESTIBULAR UECEVEST LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO PROFESSOR MANOEL IVANY Regência Nominal e Verbal 1. (TCU) Com relação à Regência verbal, assinale a opção correta: A.

Leia mais

Regência verbal e nominal e Crase

Regência verbal e nominal e Crase Regência verbal e nominal e Crase 01- (IBGE) Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais confortável. b)

Leia mais

Regência. O estabelecimento de relações de sentido

Regência. O estabelecimento de relações de sentido Regência O estabelecimento de relações de sentido Leia: Ele é acostumado a roubar. acostumado= adjetivo(a) Ele está acostumado com a pobreza. acostumado= adjetivo(com) verbo aspirar No sentido sorver,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH)

LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH) LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH) REGÊNCIA VERBAL Necessito de livros. NOMINAL Tenho necessidade de livros. Regência Verbal Parte 1 Almejar Renato almeja o cargo de diretor. Amar Paula ama sua filha.

Leia mais

Prof. Jorge Viana de Moraes

Prof. Jorge Viana de Moraes Prof. Jorge Viana de Moraes Regência É a relação sintática que se estabelece entre um termo regente ou subordinante (que exige outro) e o termo regido ou subordinado (termo regido pelo primeiro) A regência

Leia mais

REGÊNCIA NOMINAL e VERBAL

REGÊNCIA NOMINAL e VERBAL REGÊNCIA NOMINAL e VERBAL www.monsterconcursos.com.br pág. 1 REGÊNCIA NOMINAL É aquela em que o nome (substantivo ou adjetivo) pede um complemento nominal com preposição adequada. Esta preposição que introduz

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. Regência verbal Regência verbal é a relação que existe entre os verbos e

Leia mais

Patrícia Rocha Lopes

Patrícia Rocha Lopes Patrícia Rocha Lopes Regência Verbal Dá-se o nome de regência verbal à relação de subordinação que ocorre entre um verbo e seus complementos. Em alguns casos, a variação de regência provoca uma alteração

Leia mais

ALUNO(A): Lista de exercícios (P1 4º Bimestre)

ALUNO(A): Lista de exercícios (P1 4º Bimestre) GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSORA: Patrícia DISCIPLINA: Português SÉRIE: 2º Ano ALUNO(A): NOTA: No Anhanguera você é + Enem Leia com atenção o texto abaixo: Lista de exercícios (P1 4º Bimestre) Disponível em:

Leia mais

COLÉGIO ADVENTISTA DE ITAJAÍ

COLÉGIO ADVENTISTA DE ITAJAÍ COLÉGIO ADVENTISTA DE ITAJAÍ Exercícios Aluno: Número: Prof.:Tunas Regência Verbal A regência verbal estuda a relação de dependência que se estabelece entre os verbos e seus complementos. Na realidade

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL PROF. OSMAR EDUARDO SENS

REGÊNCIA VERBAL PROF. OSMAR EDUARDO SENS REGÊNCIA VERBAL PROF. OSMAR EDUARDO SENS REGÊNCIA VERBAL Para se entender a regência verbal ou nominal é necessário conhecer as preposições. Por isso complete: 1. a) Preposição é uma palavra invariável

Leia mais

Fui ao cinema no domingo.

Fui ao cinema no domingo. VERBOS INTRANSITIVOS Os verbos CHEGAR e IR são acompanhados de adjuntos adverbiais de lugar. De acordo com a norma culta, as preposições usadas para indicar direção são A e PARA. A preposição EM deve ser

Leia mais

REGÊNCIA. A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência:

REGÊNCIA. A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: REGÊNCIA A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: Regência nominal; Regência verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos

Leia mais

Português. Regência Verbal e Nominal. Professor Arthur Scandelari.

Português. Regência Verbal e Nominal. Professor Arthur Scandelari. Português Regência Verbal e Nominal Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL 1. (CESGRANRIO IBGE 2016) Observa-se obediência à norma-padrão, no que

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves Regência A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: Regência nominal; Regência verbal. Regência nominal Estuda as relações em que

Leia mais

Língua. Portuguesa. Regência

Língua. Portuguesa. Regência Língua Portuguesa Regência A regência verbal estuda a relação que se estabelece entre os verbos e os termos que os complementam(objetos diretos e Objetos indiretos) ou caracterizam (adjuntos adverbiais).

Leia mais

COMENTÁRIO: O verbo visar, no sentido de almejar, é transitivo indireto, exigindo a preposição a.

COMENTÁRIO: O verbo visar, no sentido de almejar, é transitivo indireto, exigindo a preposição a. EXERCÍCIOS 1. Assinale a alternativa em que a regência verbal este em desacordo com a norma culta: a) A iniciativa da acusação desagradou ao cliente. b) Os familiares da vítima aspiram a um resultado justo.

Leia mais

Capítulo 6: REGÊNCIA VERBAL

Capítulo 6: REGÊNCIA VERBAL Capítulo 6: REGÊNCIA VERBAL 1- Chegar/ ir deve ser introduzido pela preposição a e não pela preposição em. Ex.: Vou ao dentista./ Cheguei a Belo Horizonte. 2- Morar/ residir normalmente vêm introduzidos

Leia mais

Regência Verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais.

Regência Verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais. REGÊNCIA VERBAL Regência Verbal É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais. Em alguns casos, a variação de regência provoca uma alteração de sentido do verbo. A seguir,

Leia mais

Colégio Magno Gramática 2.o ano. Regência verbal e regência nominal. Leia a seguir a letra de uma canção de Tom Jobim. Meditação

Colégio Magno Gramática 2.o ano. Regência verbal e regência nominal. Leia a seguir a letra de uma canção de Tom Jobim. Meditação Colégio Magno Gramática 2.o ano Regência verbal e regência nominal Meditação Leia a seguir a letra de uma canção de Tom Jobim. Quem acreditou No amor, no sorriso, na flor Então sonhou, sonhou E perdeu

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. Regência verbal é a relação que existe entre um verbo e o termo da oração que o complementa.

REGÊNCIA VERBAL. Regência verbal é a relação que existe entre um verbo e o termo da oração que o complementa. REGÊNCIA VERBAL Regência verbal é a relação que existe entre um verbo e o termo da oração que o complementa. Exemplo de regência verbal: Ele não se lembrou do nosso acordo. vti O verbo é o termo regente.

Leia mais

1. Conceito Estudar regência verbal consiste em estudar a correta transitividade e o uso - de alguns verbos.

1. Conceito Estudar regência verbal consiste em estudar a correta transitividade e o uso - de alguns verbos. Regência 1. Conceito Estudar regência verbal consiste em estudar a correta transitividade e o uso - de alguns verbos. Observe o exemplo: Hoje prefiro cinema do que teatro. (inadequado) Embora a situação

Leia mais

Disciplina: PORTUGUÊS Data: 17/09/14 Turma: 3º ano Técnico. Tema: Professor: ÍRIS S. NASCIMENTO

Disciplina: PORTUGUÊS Data: 17/09/14 Turma: 3º ano Técnico. Tema: Professor: ÍRIS S. NASCIMENTO Disciplina: PORTUGUÊS Data: 17/09/14 Turma: 3º ano Técnico Atividade: Roteiro de Recuperação Trimestral Trimestre: 2º Tema: Professor: ÍRIS S. NASCIMENTO Nome: Caro aluno, É hora de recuperar o tempo perdido.

Leia mais

14. (BB) "Ele não... viu". não cabe na frase: a) nos b) lhe c) me d) te

14. (BB) Ele não... viu. não cabe na frase: a) nos b) lhe c) me d) te 1. (IBGE) Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais confortável. b) Obedeceu rigorosamente ao horário de

Leia mais

QUESTÕES DE REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL - CURCEP - PROFª ANDRÉA ZELAQUETT

QUESTÕES DE REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL - CURCEP - PROFª ANDRÉA ZELAQUETT QUESTÕES DE REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL - CURCEP - PROFª ANDRÉA ZELAQUETT 1. (IBGE) Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram

Leia mais

405. Assinale a alternativa onde o verbo haver não admite plural e, por isso, está errado:

405. Assinale a alternativa onde o verbo haver não admite plural e, por isso, está errado: CONCORDÂNCIA 405. Assinale a alternativa onde o verbo haver não admite plural e, por isso, está errado: a) os soldados se houveram como herói; b) os condenados houveram o perdão para seus erros; c) se

Leia mais

b) A resposta do professor não o satisfez. Aluno(a): c) Ajudá-lo-ei a preparar as aulas. Turma 321

b) A resposta do professor não o satisfez. Aluno(a): c) Ajudá-lo-ei a preparar as aulas. Turma 321 Aluno(a): Turma 321 Professora Fernanda Toniolo QUESTÕES DE REGÊNCIA 1. (IBGE) Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram

Leia mais

Quanto à regência verbal, os verbos podem ser: - Transitivo direto - Transitivo indireto - Transitivo direto e indireto - Intransitivo

Quanto à regência verbal, os verbos podem ser: - Transitivo direto - Transitivo indireto - Transitivo direto e indireto - Intransitivo Regência Verbal Dentre os estudos linguísticos inerentes à sintaxe, encontra-se a sintaxe de regência. Ela é responsável pelo estudo das relações de dependência que se estabelecem entre os termos da oração

Leia mais

Português 3º ano João J. Regência

Português 3º ano João J. Regência Português 3º ano João J. Regência Regência Regência É a relação sintática que se estabelece entre um termo regente ou subordinante (que admite outro) e o termo regido ou subordinado (termo exigido pelo

Leia mais

Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência

Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência Definições Mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou um nome (termos regentes) e os seus complementos (termos regidos). Em termos

Leia mais

Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência. Prof. Eloy Gustavo

Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência. Prof. Eloy Gustavo Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência 1 Definição de Regência Definições Mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou um nome (termos regentes) e os seus complementos (termos

Leia mais

PREDICAÇÃO VEBAL. Professor Guilherme Medeiros Honorato

PREDICAÇÃO VEBAL. Professor Guilherme Medeiros Honorato PREDICAÇÃO VEBAL Professor Guilherme Medeiros Honorato Predicação Verbal É a parte da Gramática responsável pela verificação da necessidade da complementação de palavras ou expressões que possam dar sentido

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. Amanda de Oliveira.

REGÊNCIA VERBAL. Amanda de Oliveira. REGÊNCIA VERBAL. Amanda de Oliveira. Como se classificam os verbos tem e executar quanto à transitividade? Resposta: São transitivos diretos. Que termos funcionam como complemento desses verbos? Resposta:

Leia mais

FER. c) que, as. d) à que, às

FER. c) que, as. d) à que, às Atividade Regência Verbal e Professor(a) Turma Data Pronomes Relativos Língua Portuguesa FER / /2016 Aluno(a) Número Nota 40. (AMAN) Escolha, abaixo, a exata regência do verbo chamar: a) Chamamo-lo inteligente.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis MÓDULO 13 SINTAXE V REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis MÓDULO 13 SINTAXE V REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 13 SINTAXE V REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL REGÊNCIA A REGÊNCIA PODE SER DIRETA, QUANDO A RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA É REALIZADA POR JUSTAPOSIÇÃO DE TERMOS, OU INDIRETA,

Leia mais

Português. Regência Nominal e Verbal. Professor Carlos Zambeli.

Português. Regência Nominal e Verbal. Professor Carlos Zambeli. Português Regência Nominal e Verbal Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL A regência verbal estuda a relação que se estabelece entre os verbos e os

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 48 Transitividade verbal III

Bárbara da Silva. Português. Aula 48 Transitividade verbal III Bárbara da Silva Português Aula 48 Transitividade verbal III Mudança de Transitividade versus Mudança de Significado Há verbos que, de acordo com a mudança de transitividade, apresentam mudança de significado.

Leia mais

Gramática Tradicional Sintaxe 4 - Relações de concordância e regência

Gramática Tradicional Sintaxe 4 - Relações de concordância e regência Gramática Tradicional Sintaxe 4 - Relações de concordância e regência Apoio Pedagógico ao Núcleo Comum Aula 6 Tutora: Thais Torres Guimarães thaistorresg@gmail.com O que é concordância? Concordância é

Leia mais

Regência verbal. Reger é determinar a flexão de um termo, que neste caso é o complemento, já que o verbo é o termo regente.

Regência verbal. Reger é determinar a flexão de um termo, que neste caso é o complemento, já que o verbo é o termo regente. Regência verbal A regência de um verbo é determinada pela relação do mesmo com seu complemento. Logo, o verbo é o termo regente e o complemento é o termo regido. Observe: Joana assistiu um paciente no

Leia mais

Nome: Série: Disciplina: Professor (a):

Nome: Série: Disciplina: Professor (a): Nome: Série: Nota: Disciplina: Professor (a): Rosaura e Arlete Exercícios de Fixação Recuperação 1º Semestre 8º Ano 1. Substitua as expressões destacadas pelos pronomes oblíquos átonos correspondentes

Leia mais

ADJUNTOS E COMPLEMENTOS

ADJUNTOS E COMPLEMENTOS ADJUNTOS E COMPLEMENTOS *A ELE: complemento nominal. a. ADJUNTO ADNOMINAL É o termo da oração que caracteriza, especifica ou delimita o significado de um substantivo. Exemplos: Os alunos estudiosos passaram

Leia mais

50 QUESTÕES COMENTADAS REGÊNCIA VERBAL

50 QUESTÕES COMENTADAS REGÊNCIA VERBAL 50 QUESTÕES COMENTADAS REGÊNCIA VERBAL Acesse nosso curso online www.agoravouaprender.com.br Acesse nossa loja www.materiaisdeportugues.com.br REGÊNCIA VERBAL Trata-se do termo que completa o verbo por

Leia mais

Não exige complemento. Ex.: O pássaro cantou. O menino acordou. O bebê nasceu.

Não exige complemento. Ex.: O pássaro cantou. O menino acordou. O bebê nasceu. Retomada Não exige complemento. Ex.: O pássaro cantou. O menino acordou. O bebê nasceu. Obs.: O verbo intransitivo pode vir acompanhado de circunstâncias adverbiais. Ex.: O menino acordou cedo. O homem

Leia mais

INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL 2016

INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL 2016 INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 2º Ano:C21 Nº Professora: Ricardo Félix Data: / /2016 COMPONENTE

Leia mais

Aspirar Transitivo direto Aspiramos aspirou aspiram aspiram h. Transitivo indireto lhe(s): aspiramos aspira

Aspirar Transitivo direto Aspiramos aspirou aspiram aspiram h. Transitivo indireto lhe(s): aspiramos aspira Aspirar a) Transitivo direto (= respirar, sorver, exalar, pronunciar guturalmente): Aspiramos o ar puro das montanhas. E com os lábios entreabertos aspirou com delícia a aura impregnada de perfumes. (José

Leia mais

Chamei-o idiota. Chamei-lhe idiota. Chamei-o de idiota. Chamei-lhe de idiota.

Chamei-o idiota. Chamei-lhe idiota. Chamei-o de idiota. Chamei-lhe de idiota. b) Transitivo seguido de predicativo do objeto, com o sentido de denominar, qualificar, admite quatro regências diferentes: Chamei-o idiota. Chamei-lhe idiota. Chamei-o de idiota. Chamei-lhe de idiota.

Leia mais

MARIA TEREZA E ZAMBELI

MARIA TEREZA E ZAMBELI MARIA TEREZA E ZAMBELI TRANSITIVIDADE VERBAL VERBOS Intransitivos Transitivos sem complemento A gente sabe viver Conviver, tanto prazer Anoitecer, amanhecer Eu e você, eu e você com complemento VTI com

Leia mais

Colégio Social Madre Clélia

Colégio Social Madre Clélia Colégio Social Madre Clélia Professora ANA PAULA Língua Portuguesa / 2ºEM / 2º trimestre 2012 REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL Cuida especialmente das relações de dependência em que se encontram os termos na

Leia mais

REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL

REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL Cuida especialmente das relações de dependência em que se encontram os termos na oração ou as orações entre si no período composto. VEJA: AGORA NOTE: Quando um termo REGENTE é

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

EXERCÍCIOS DE REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL EXERCÍCIOS DE REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL 1. (INAZ do Pará / CORE-PE Assistente Jurídico 2019) Na oração Vídeos e jogos permitem interações com as palavras de forma divertida o verbo é: A) Transitivo direto.

Leia mais

Substitua a expressão em destaque pela forma verbal apropriada do verbo entre parênteses. Faça todas as modificações necessárias:

Substitua a expressão em destaque pela forma verbal apropriada do verbo entre parênteses. Faça todas as modificações necessárias: Regência Verbal Substitua a expressão em destaque pela forma verbal apropriada do verbo entre parênteses. Faça todas as modificações necessárias: a) Nunca sorvi perfume tão agradável! (aspirar) b) Desejamos

Leia mais

PORTUGUES CONCORDÂNCIA NOMINAL. O adjetivo novo concorda em número com o substantivo mais próximo (cinema).

PORTUGUES CONCORDÂNCIA NOMINAL. O adjetivo novo concorda em número com o substantivo mais próximo (cinema). CONCORDÂNCIA NOMINAL A concordância nominal estuda as modificações que as palavras que não são verbos devem sofrer para se ajustarem ao nome (substantivo) a que estão relacionadas. REGRA GERAL Veja: O

Leia mais

Colocação Pronominal II

Colocação Pronominal II PORTUGUÊS aula Colocação Pronominal II Colocação pronominal + Locução verbal SEM casos de próclise obrigatória Eu LHEdevo LHEobedecer -LHE TE TE -TE A mulher estava chamando ME ME -ME Você havia convidado

Leia mais

24. (SANTA CASA) São excelentes técnicos,... colaboração não podemos prescindir. a) cuja b) de cuja c) que a d) de que a e) dos quais a

24. (SANTA CASA) São excelentes técnicos,... colaboração não podemos prescindir. a) cuja b) de cuja c) que a d) de que a e) dos quais a 2. (IBGE) Assinale a opção que contém os pronomes relativos, regidos ou não de preposição, que completam corretamente as frase abaixo: Os navios negreiros,... donos eram traficantes, foram revistados.

Leia mais

PORTUGUÊS. aula. Crase II

PORTUGUÊS. aula. Crase II PORTUGUÊS aula Crase II Casos facultativos a) Antes de pronome possessivo feminino (singular): Ela pagou o curso a minha secretária. Ela pagou o curso à minha secretária. Casos facultativos b) Nomes de

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Gramática/Texto

Atividades de Recuperação Paralela de Gramática/Texto Atividades de Recuperação Paralela de Gramática/Texto 8º ano Ensino Fundamental 2 Trimestre/2018 Leia as orientações de estudos antes de responder as questões: Releia as anotações do caderno e livro Não

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 45 Regências nominal e verbal

Bárbara da Silva. Português. Aula 45 Regências nominal e verbal Bárbara da Silva Português Aula 45 Regências nominal e verbal Regência nominal e verbal Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos. Ocupa-se

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA REGÊNCIA VERBAL

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA REGÊNCIA VERBAL LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA REGÊNCIA VERBAL Profª. Raquel Freitas Sampaio CONCEITO DE REGÊNCIA Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos.

Leia mais

Data / /2012. DNA Tá com Dúvida? Faça DNA. Série: Aluno (a)

Data / /2012. DNA Tá com Dúvida? Faça DNA. Série: Aluno (a) Data / /2012 Série: Professor: Aluno (a) DNA colegiodna2011@hotmail.com Disciplina: Tá com Dúvida? Faça DNA 01) A figura representa dois alpinistas A e B, em que B, tendo atingido o cume da montanha, puxa

Leia mais

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2 o TRIMESTRE 2012

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2 o TRIMESTRE 2012 PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2 o TRIMESTRE 2012 PROF. MARCUS NOME N o 8 a ANO Caro aluno, ou cara aluna. Nunca se esqueça: Sua letra deve ser artesanal, e sempre, sempre a caneta... Suas respostas devem

Leia mais

NOTA: GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Patrícia. DISCIPLINA:PortuguêsSÉRIE: 3º Ano ALUNO(A): No Anhanguera você é + Enem

NOTA: GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Patrícia. DISCIPLINA:PortuguêsSÉRIE: 3º Ano ALUNO(A): No Anhanguera você é + Enem GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSORA: Patrícia DISCIPLINA:PortuguêsSÉRIE: 3º Ano ALUNO(A): NOTA: No Anhanguera você é + Enem Lista de exercícios (P1 4º Bimestre) Observe o texto abaixo: 1.Qual é o assunto que

Leia mais

Exercícios. Professor Guilherme Medeiros Honorato

Exercícios. Professor Guilherme Medeiros Honorato Exercícios Professor Guilherme Medeiros Honorato (UNIRIO) Em: Na mocidade, muitas coisas lhe haviam acontecido, temos oração: a) sem sujeito; b) com sujeito simples e claro; c) com sujeito oculto; d) com

Leia mais

Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 10. Regência

Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 10. Regência Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE Comunicação Oral e Escrita Unidade 10 Regência Núcleo de Educação a Distância 2 Aviso importante! Este material foi produzido com o objetivo de permitir que você

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO. Ensino Fundamental

ESTUDO DIRIGIDO. Ensino Fundamental Estudante: Educador: Aline Vieira da Silva Ensino Fundamental 9ºAno/Turma: C. Curricular: Língua Portuguesa Data: ESTUDO DIRIGIDO O problema ecológico Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Prof. Albert Iglésia

LÍNGUA PORTUGUESA. Prof. Albert Iglésia LÍNGUA PORTUGUESA Regência Nominal Relação entre um adjetivo, advérbio ou substantivo abstrato transitivo e seu complemento, por meio de preposição. 1. Os cursos do Ponto têm sido úteis a muitos candidatos.

Leia mais

CURSO CARDÁPIO DE PORTUGUÊS TEMA: CRASE VERSÃO 2017

CURSO CARDÁPIO DE PORTUGUÊS TEMA: CRASE VERSÃO 2017 CURSO CARDÁPIO DE PORTUGUÊS TEMA: CRASE VERSÃO 2017 01. ( CESGRANRIO 2016) O acento grave está utilizado de acordo com a norma-padrão na seguinte frase: a) O sol estava à pino no calçadão. b) O homem estava

Leia mais

Pronomes. Nomes são palavras com valor lexical, isto é, com significado em si mesmas.

Pronomes. Nomes são palavras com valor lexical, isto é, com significado em si mesmas. Pronomes Nome X Pronome Pronomes Nomes são palavras com valor lexical, isto é, com significado em si mesmas. Ex.: bola, azul, carro... Pronomes são palavras com valor gramatical, isto é, sem significação

Leia mais

Língua Portuguesa Apostila 3 Professor André Moraes. Predicação Verbal

Língua Portuguesa Apostila 3 Professor André Moraes. Predicação Verbal Predicação Verbal 1 SINTAXE DE REGÊNCIA Regência é a parte da Gramática Normativa que estuda as relações de dependência entre as palavras de uma oração. O termo que exige o complemento é chamado de REGENTE,

Leia mais

Profª: Adriana Figueiredo Língua Portuguesa INSS AULAS DE 21 A 25. Língua Portuguesa INSS Professora: Adriana Figueiredo

Profª: Adriana Figueiredo Língua Portuguesa INSS AULAS DE 21 A 25. Língua Portuguesa INSS Professora: Adriana Figueiredo Professora: Adriana Figueiredo 1 de 17 CONCORDÂNCIA NOMINAL 1) É bom, é proibido, é permitido, é necessário...:se o substantivo não vier determinado, o adjetivo fica invariável. Ex.: Entrada é proibido.

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Professor (a): Felipe Amaral Turma: 3º ano FG e ADM

Disciplina: Língua Portuguesa Professor (a): Felipe Amaral Turma: 3º ano FG e ADM COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2013 Disciplina: Língua Portuguesa Professor (a): Felipe Amaral Ano: 2013 Turma: 3º ano FG e ADM Caro aluno, você está recebendo

Leia mais

PROFESSOR SANDRO LUCENA

PROFESSOR SANDRO LUCENA PROFESSOR SANDRO LUCENA REGÊNCIA / CESPE Julgue os itens abaixo em relação à regência verbal. 01. Considere as frases Conheço a rua onde você corre todas as manhãs. e Vocês irão aonde vestidos assim? É

Leia mais

É a relação de dependência existente entre um nome (substantivo, adjetivo, advérbio) e seu complemento:

É a relação de dependência existente entre um nome (substantivo, adjetivo, advérbio) e seu complemento: REGÊNCIA NOMINAL É a relação de dependência existente entre um nome (substantivo, adjetivo, advérbio) e seu complemento: A resolução dos exercícios será feita em sala de aula. subst. compl. nom. (regente)

Leia mais

Data / /2012. DNA Tá com Dúvida? Faça DNA. Série: Aluno (a)

Data / /2012. DNA Tá com Dúvida? Faça DNA. Série: Aluno (a) Data / /2012 Série: Professor: Aluno (a) DNA colegiodna2011@hotmail.com Disciplina: Tá com Dúvida? Faça DNA 01) A Lei da Conservação da Energia assegura que não é possível criar energia nem a fazer desaparecer.

Leia mais

Profª.: Elysângela Neves

Profª.: Elysângela Neves Profª.: Elysângela Neves Regência É a relação sintática que se estabelece entre um termo regente ou subordinante (que exige outro) e o termo regido ou subordinado (termo regido pelo primeiro) A regência

Leia mais

Conceituando. Geraldo assistiu ao filme. Observe essas duas frases, por exemplo. A correta é a segunda, pois o verbo "assistir" exige preposição "a":

Conceituando. Geraldo assistiu ao filme. Observe essas duas frases, por exemplo. A correta é a segunda, pois o verbo assistir exige preposição a: Hoje Monster Guerreiros, veremos um assunto que, inevitavelmente, é pura decoreba: Regência Verbal. Se você não conhecia, prazer em conhecer (ou "desprazer"). Conceituando Regência Verbal nada mais é do

Leia mais

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

ELIANE FONTANA GRAMÁTICA

ELIANE FONTANA GRAMÁTICA ELIANE FONTANA GRAMÁTICA 1. O par de vocábulos, do texto, acentuados pela mesma razão é: a) atraíssem / espírito b) água / substância c) porém / caráter d) lá / até e) perceptível / mistério 2. Em todas

Leia mais

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 1º SEMESTRE

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 1º SEMESTRE Colégio Amorim Santa Teresa Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Língua Portuguesa 8º ano

Leia mais

TCE português Regência / Crase Prof. Carlos Zambeli

TCE português Regência / Crase Prof. Carlos Zambeli TCE português Regência / Crase Prof. Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português REGÊNCIA VERBAL Dica zambeliana 1 Transitividade verbal VI Nunca estudo. VTD Nunca estudo isso. VTI Preciso

Leia mais

Regência Verbal e Nominal - Aula Completa Para Concursos

Regência Verbal e Nominal - Aula Completa Para Concursos Regência Verbal e Nominal - Aula Completa Para Concursos A REGÊNCIA é o campo da língua portuguesa que estuda as relações de concordância entre os verbos (ou nomes) e os termos que completam seu sentido.

Leia mais

01) (UFU-MG) No período Quando enxotada por mim, foi pousar na vidraça, qual é a função sintática de por mim?

01) (UFU-MG) No período Quando enxotada por mim, foi pousar na vidraça, qual é a função sintática de por mim? 01) (UFU-MG) No período Quando enxotada por mim, foi pousar na vidraça, qual é a função sintática de por mim? ( A ) objeto indireto ( D ) complemento nominal ( B ) sujeito ( E ) Agente da passiva 02) (EPUSP)

Leia mais

QUESTÕES DE VESTIBULARES

QUESTÕES DE VESTIBULARES A) 1. A 2. O, LHE 3. O 4. O 5. LA, LHE 6. LHE, O 7. OS 8. O 9. LHE 10. O 11. O 12.O 13. LHE 14. LO, -LO, -LO 15. O, O B) Complete os espaços, se necessário, com a preposição adequada: 16.A 17. - 18.DE

Leia mais

Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 2 Ano Professora: Lusia Raquel REGÊNCIA VERBAL. Caicó RN 2018

Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 2 Ano Professora: Lusia Raquel REGÊNCIA VERBAL. Caicó RN 2018 Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 2 Ano Professora: Lusia Raquel REGÊNCIA VERBAL Caicó RN 2018 SINTAXE DE REGÊNCIA CUIDA DAS RELAÇÕES DE DEPENDÊNCIA EM QUE SE ENCONTRAM OS TERMOS

Leia mais

Complemento nominal. A discriminação aos negros é inaceitável, aliás, toda discriminação é inaceitável.

Complemento nominal. A discriminação aos negros é inaceitável, aliás, toda discriminação é inaceitável. Complemento nominal Termo da oração que completa o sentido de um substantivo, adjetivo ou advérbio, sempre através de uma preposição. Da mesma maneira que o objeto indireto, o complemento nominal é introduzido

Leia mais

MATÉRIA: Língua Portuguesa. PROFESSOR: Karla Gomes. SÉRIE: 3º ano. TIPO: Trabalho de Recuperação - 2ª etapa

MATÉRIA: Língua Portuguesa. PROFESSOR: Karla Gomes. SÉRIE: 3º ano. TIPO: Trabalho de Recuperação - 2ª etapa MATÉRIA: Língua Portuguesa PROFESSOR: Karla Gomes SÉRIE: 3º ano TIPO: Trabalho de Recuperação - 2ª etapa QUESTÃO 01- (ITA SP) Leia com atenção a seguinte frase de um texto publicitário: Esta é a escola

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. & Nominal

REGÊNCIA VERBAL. & Nominal REGÊNCIA VERBAL & Nominal REGÊNCIA Regência é a parte da Gramática Normativa que estuda as relações entre os termos da oração, verificando se um termo serve de complemento a outro. O termo que exige complemento

Leia mais

7 - CESGRANRIO TRANSPETRO - Técnico de Enfermagem do Trabalho Considere a frase. O chefe de vários departamentos identifica a mudança no

7 - CESGRANRIO TRANSPETRO - Técnico de Enfermagem do Trabalho Considere a frase. O chefe de vários departamentos identifica a mudança no 7 - CESGRANRIO - 2011 - TRANSPETRO - Técnico de Enfermagem do Trabalho Considere a frase. O chefe de vários departamentos identifica a mudança no cenário da informática. A palavra identifica pode ser substituída,

Leia mais