Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 10. Regência

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 10. Regência"

Transcrição

1 Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE Comunicação Oral e Escrita Unidade 10 Regência

2 Núcleo de Educação a Distância 2 Aviso importante! Este material foi produzido com o objetivo de permitir que você realize consultas offline ao conteúdo da disciplina virtual. No entanto, alertamos para o fato de que a disciplina deve ser cursada no modo digital. O conteúdo foi desenvolvido prevendo a utilização dos recursos que a mídia eletrônica pode oferecer. Através do ambiente UVAONLINE, a aprendizagem tornarse-á mais fácil, ágil, interativa e eficaz. O texto que estamos disponibilizando para você, através desta apostila, deverá ser utilizado apenas como um reforço. Todas as práticas e atividades que devem ser realizadas ao longo e ao final de cada Unidade, só estão disponíveis no ambiente virtual. Lembramos ainda que, para obter aprovação, é necessário que você tenha realizado e enviado para o seu Tutor as atividades e avaliações propostas em todas as unidades da disciplina. Tenha um ótimo estudo!

3 Núcleo de Educação a Distância 3 Unidade 10 Regência A correção textual depende muito da Regência que, dentro da língua, é a parte que regula a construção da frase, com o uso de termos e, principalmente, da preposição. Podem-se considerar dois usos como corretos: a) rígido ou gramatical (o que segue a norma). Exemplo: Ofereci nova oportunidade ao diretor. b) estilístico (o que se justifica pela expressividade ou necessidade de clareza). Ao diretor, ofereci-lhe uma nova oportunidade. O diretor, ofereci-lhe uma nova oportunidade. O primeiro é exemplo de PLEONASMO, pois os dois termos têm a mesma função sintática: objeto indireto; e o segundo, de ANACOLUTO, já que o objeto indireto é o lhe, sendo o "diretor" uma espécie de "sujeito sem verbo". Existe, também, forte instabilidade entre o certo e o errado, o usual e o fora de uso. Veja: 1. Nós assistimos o jogo. Segundo a Norma Gramatical, está ERRADO, embora seja usual (o verbo assistir, com o sentido de ver, exige a proposição A: é transitivo indireto e não direto). 2. Nós assistimos ao jogo. CERTO ( ao jogo é o objeto indireto, complemento com preposição do verbo). 3. Assisti o doente com prazer. CERTO (assistir, com o sentido de ajudar, pode ser transitivo direto). 4. Assisti ao doente com prazer. CERTO (o verbo assistir, com sentido de ajudar, pode ter ou não a preposição A: agora é objeto indireto). 5. Eu o vi hoje. CERTO ( o é objeto direto, equivalente a alguém, ele...) 6. Eu lhe vi hoje. Para a norma culta, está ERRADO (o verbo ver é transitivo direto, ou seja, não pede preposição, logo exige o e não lhe, pois lhe só deve ser usado se houver preposição).

4 Núcleo de Educação a Distância 4 7. Eu vi ele hoje. Para a norma culta, está ERRADO (a pessoa de quem se fala a terceira - é objeto direto, logo deve-se usar o pronome oblíquo e não o reto). 8. Eu vi a ele hoje. CERTO (a forma ele, precedida de preposição, não é pronome reto, e sim o oblíquo tônico; é objeto direto preposicionado). Objetivos da unidade Ao final desta unidade, esperamos que você seja capaz de: 1. Reconhecer as regências corretas de nomes e de verbos; 2. Construir as frases de maneira a adequá-las à norma culta; 3. Corrigir as frases segundo o padrão culto de regência; 4. Usar adequadamente o sinal indicador de crase. Roteiro da Unidade Esta unidade está organizada nas seguintes lições: Lição 10.1 Regência nominal Lição 10.2 Regência verbal Lição 10.3 Crase Lição 10.1 Regência Nominal Muitas vezes, embora, no ato normal da fala, não nos preocupemos com isso, a linguagem prepara alguns casos que, trazidos para a consciência, apresentam certas dificuldades. A regência nominal parece ser um desses casos. Veja só. Há casos em que só uma preposição tem de ser usada: 1. Quem tem respeito tem respeito POR alguém. 2. Quem tem necessidade tem necessidade DE alguém. 3. Quem tem preocupação tem preocupação COM alguém. Entretanto, existem outros em que se pode usar mais de uma preposição: 4. Quem tem consideração tem consideração A ou POR alguém. 5. Quem tem horror tem horror A ou DE alguém. Observe, nas frases abaixo, a regência de alguns nomes bem usados:

5 Núcleo de Educação a Distância 5 1. A matéria é acessível a todos. 2. Somos amantes de boas histórias. 3. A descoberta é benéfica à sociedade. 4. Todos estão certos de nossa aprovação. 5. Ela parece descontente com a outra universidade. 6. O professor é especialista em História Antiga. 7. A turma não era favorável a tais soluções. 8. A biblioteca é imprópria para tais brincadeiras. 9. A moça era natural de São Paulo. 10. O cientista parecia um perito em hieróglifos. Apesar disso, existem alguns nomes que podem reger mais de uma preposição. Veja: 1. O menino era afável com (ou para com) os animais. 2. Ela estava ansiosa por (ou para) sair dali. 3. Eu sinto aversão a (ou por) tais mistérios. 4. O acontecimento foi contemporâneo a (ou de) outras conquistas sociais. 5. Nós temos horror à (ou de) redação. 6. A meta está próxima a (ou de) vocês. 7. Sinto ojeriza a (ou por) mentiras. 8. O livro é parco de (ou em) soluções. 9. O solo é rico em (ou de) minerais. 10. Estes exemplos são úteis a (ou para) vocês. Para encerrar esta lição, guarde as regências dos nomes abaixo:

6 Núcleo de Educação a Distância 6 1. NOMES QUE REGEM A Agradável, alheio, análogo, contíguo, contrário, desatento, desfavorável, equivalente, essencial, estranho, fiel, grato, habituado, hostil, idêntico, igual, indiferente, inerente, inexorável, leal, necessário, nocivo, paralelo, permissivo, perpendicular, posterior, preferível, prejudicial, propício, semelhante e sensível. Isto é agradável a vocês. Tal fato é posterior ao de ontem. 2. NOMES QUE REGEM DE Capaz, desejoso, diferente, difícil, digno, escasso, fácil, impossível, indigno, medo, passível, possível e suspeito. Ele é capaz de tudo. A moça é suspeita do crime. 3. NOMES QUE REGEM COM Compatível, compreensível, contente, cuidadoso, desleal, generoso, incompatível, inconseqüente, liberal e relacionado. O aparelho é compatível com a rede. O pai era liberal com os filhos. 4. NOMES QUE REGEM EM Entendido, erudito, firme, hábil, indeciso, lento, morador, negligente, pertinaz, residente, sito e versado. Você deve ser firme em suas posições. A menina é versada em latim.

7 Núcleo de Educação a Distância 7 5. NOMES QUE REGEM POR Curioso e responsável. Estamos curiosos por outra resposta. Eu sou responsável pela festa. (por / per + a) 6. NOMES QUE REGEM PARA Completo e pronto. O texto está completo para leitura. O aluno parecia pronto para o PROVÃO. 7. NOMES QUE REGEM A OU PARA Apto, comum, essencial, impróprio e prestes. Todos estão aptos ao exame (ou para o exame). O produto é impróprio ao consumo (ou para o consumo). 8. NOMES QUE REGEM DE OU EM Constante, independente, pobre e seguro. A frase estava constante em (ou de) um documento antigo. Estou seguro de (ou em) afirmar isto. 9. NOMES QUE REGEM DE OU POR Ávido e possuído.

8 Núcleo de Educação a Distância 8 Eles estão ávidos da (ou pela) vitória. O menino estava possuído de (ou por) forças estranhas 10. NOMES QUE REGEM A OU COM Afável e relacionado. Ela era afável aos (ou com os) amigos. Devemos nos relacionar aos (ou com os) colegas de sala. Lição 10.2 Regência Verbal Se, na lição anterior, o nome sempre precisava de uma preposição, e o problema se restringia a saber qual seria, agora a dificuldade aumenta, pois, com os verbos, nem mesmo sabemos se há ou não necessidade de preposição. Primeiro, tem-se de ver se há preposição, para, só então, descobrir qual é. Entretanto, é possível aprender, desde que se parta de um longa lista de regência verbal, feita a partir do que enumeram os dicionários. Nesta lição, vamos estudar os seguintes tópicos: a) Casos gerais de regência verbal; b) Casos especialíssimos; c) Casos mais que especialíssimos. a) Casos gerais de regência verbal a) São verbos transitivos diretos, logo não pedem preposição: PREZAR e ESTIMAR; ACEITAR, NAMORAR, RESPEITAR e AMAR; CUMPRIMENTAR e FELICITAR; ALMEJAR, CONVIDAR e USUFRUIR. 1. Convidei o meu irmão. (objeto direto) 2. Estimo vocês. Pode-se dizer A VOCÊS, mas a preposição não é necessária (seria caso de objeto direto preposicionado, apenas para dar ênfase).

9 Núcleo de Educação a Distância 9 3. Prezo-os bastante. (o os é objeto direto) 4. Deve-se usufruir a juventude. Apesar de muito se ouvir Deve-se usufruir DA juventude, não há preposição. É errado, segundo a norma culta, dizer: Nós usufruímos de sua companhia. ; logo, o certo seria: Nós usufruímos sua companhia. Verbo Transitivo Direto: pede complemento sem preposição; objeto direto. Exemplo: Vi um belo espetáculo. Verbo Transitivo Indireto pede complemento com preposição; objeto indireto. Exemplo: Assisti a um bom jogo. b) São verbos transitivos indiretos que pedem preposição DE: GOSTAR e DESGOSTAR, ABSTER-SE e PRESCINDIR; CARECER, DEPENDER e NECESSITAR. Abstenha-se das más companhias. O termo destacado é objeto indireto regido de preposição DE. Nós prescindimos de tua ajuda. O termo destacado é objeto indireto com DE. c) São verbos transitivos indiretos que regem a preposição A: OBEDECER (DESOBEDECER) e RESISTIR; PROCEDER e SUCEDER; ALUDIR, RENUNCIAR, REFERIR-SE e ANUIR. Procederemos à chamada.

10 Núcleo de Educação a Distância 10 À chamada é objeto indireto com preposição A. Aludi ao meu irmão. O termo destacado é objeto indireto regido pela preposição A. d) São verbos transitivos diretos e indiretos, logo pedem dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e outro com preposição A: PREFERIR, ACONSELHAR, ENSINAR e PERMITIR. Prefiro o Português à Matemática. O PORTUGUÊS é objeto direto e À MATEMÁTICA, objeto indireto. É errado dizer: "Prefiro muito mais ir ao cinema do que ver televisão. O certo seria Prefiro ir ao cinema a ver televisão. Aconselhei ao aluno estudar. AO ALUNO é objeto indireto, e ESTUDAR funciona como objeto direto (oracional); também é possível: Aconselhei o aluno a estudar. O importante é que haja um objeto de cada: um sem preposição e outro com. e) São verbos transitivos diretos e indiretos com construções parecidas, uma com A e outra com DE: CERTIFICAR, CIENTIFICAR, AVISAR e INFORMAR; INCUMBIR; IMPEDIR e PROIBIR. Avisei o professor do horário. (o professor é objeto direto; do horário, objeto indireto). Avisei ao professor o horário. (ao professor é objeto indireto, e o horário, objeto direto). Informei-o da verdade ou Informei-lhe a verdade. Incumbiu o aluno de me representar ou Incumbi ao aluno representar-me. Nota: Neste último, os objetos são oracionais por serem representados por meio de orações; veja a presença do verbo no infinitivo (REPRESENTAR). f) São verbos que admitem várias regências, mesmo sem alteração de sentido. Por exemplo, o verbo PERDOAR pede objeto direto coisa e objeto indireto pessoa (com A).

11 Núcleo de Educação a Distância 11 Perdoei o erro. (TD: objeto direto coisa ) Perdoei ao velho. (TI: objeto indireto pessoa ) Perdoei o erro ao velho. (TDI: objeto direto e indireto) b) Casos especialíssimos de regência verbal São verbos que admitem várias regências com alteração de sentido: 1) Querer a) Quero este livro. (TD) (= desejar) b) Quero a meus pais. (TI) (= amar) 2) Servir a) Já servi os sanduíches. (TD) (= oferecer) b) Isso não serve a vocês. (TI) (= ser útil) c) O moço serviu a cerveja a todos. (TDI) (= oferecer) 3) Assistir a) Assistirei os necessitados. (TD) (= ajudar)* b) Assistirei aos necessitados. (TI) (= ajudar)* * As duas formas são possíveis. c) Assisti ao filme. (TI) (= ver) 4) Visar a) Visei o alvo. (TD) (= ver) b) Visei ao cargo de chefe. (TI) (= desejar) 5) Agradar a) Agradei o meu filho. (TD) (= acariciar) b) Agradei a todos. (TI) (= atender, ser agradável) 6) Aspirar a) Aspirou o ar da montanha. (TD) (= respirar) b) Aspiro por um mundo melhor. (TI) (= desejar)

12 Núcleo de Educação a Distância 12 7) Chamar a) Chamei você. (TD) (= convocar, solicitar a presença) b) Chamei ao aluno de bobo. (TI) (= qualificar) 8) Proceder a) Ele procedeu mal. (VI) (= comportar-se) b) 0 juiz procedeu ao julgamento. (TI) (= iniciar, realizar) 9) Implicar a) 0 menino implicou com a irmã. (TI) (= incomodar) b) Nota baixa implica reprovação. (TD) (= causar, provocar) 10) Custar a) Custa a todos esta intervenção. (TI) (= incomodar) b) Custa a mim rever esta terra. (TI) (= incomodar) 11) Faltar a) Faltam a você novas condições. (TI) (= não ser possível) b) Falta a mim (ou -me) fazer isto. (TI) (= não ser possível) c) Vinte alunos faltaram à aula. (TI) (= não comparecer) 12) Chegar a) Eu chegarei a Paris amanhã. (objetivo) b) Cheguei ontem de Lisboa. (origem) 13) Ir a) Vou a Brasília a negócios. Obs.: IR também não admite a preposição EM. 14) Agradecer a) Agradeço o convite ao senhor. (TDI) 15) Suceder a) Sucedeu um evento preocupante. (VI) (= ocorreu) b) O petista sucedeu ao peessedebista. (VTI) (= substituiu) 16) Atender

13 Núcleo de Educação a Distância 13 a) Vou atender aos acenos da razão. (TI) (= seguir; obedecer) c) Casos mais que especialíssimos de regência verbal Neste tópico, vamos estudar os casos dos verbos lembrar e esquecer. Lembrar 1. Lembrei o teu nome. Só objeto direto: lembrar alguma coisa. 2. Lembrei-me do teu nome. Só objeto indireto: lembrar-se de alguma coisa. 3. Lembrei a vocês a hora da saída ou Lembrei vocês da hora da saída. É transitivo direto e indireto. Passa a ter o sentido de AVISAR ( vocês = OD; da hora da saída = OI) 4. Lembrou-me dizer-lhe a verdade. O pronome ME (= A MIM) é objeto indireto de lembrar (verbo TI); a oração "dizerlhe a verdade" é o sujeito (oracional) em relação a LEMBRAR, que é sinônimo de OCORRER. Esquecer 1. Eu esqueci a razão. Só objeto direto = esquecer alguma coisa. 2. Eu me esqueci de tudo. Só objeto indireto = esquecer-se de alguma coisa (verbo pronominal, portanto, transitivo indireto). 3. Esqueceram-me novos caminhos de reação. Novos caminhos de reação é o sujeito; ME (= A MIM) é o objeto indireto. Nessa construção culta - e meio antiga - esquecer é sinônimo de faltar, fugir: "Faltaram-me novos caminhos..." Lição 10.3 Crase A crase é um fenômeno fonético, caracterizado pela contração de duas vogais iguais. Para haver crase, há necessidade de dois elementos: primeira vogal e segunda vogal. Como a primeira vogal é sempre a preposição A, o acento da crase é um caso de REGÊNCIA.

14 Núcleo de Educação a Distância 14 Há três casos de crase marcados pelo acento grave (`). 1º) Preposição A + Artigo definido A ou AS. Exemplo: Vou a + a escola = Vou à escola / Vou às escolas. 2º) Preposição A + Pronome demonstrativo A ou AS. Exemplo: Refiro-me a + a que saiu = Refiro-me à que saiu / Refiro-me às que saíram. 3º) Preposição A + Vogal inicial do pronome demonstrativo (AQUELE, AQUELA e AQUILO) Exemplo: Refiro-me a + aquilo, aquele livro e aquela moça = Refiro-me àquilo / àquele livro / àquela moça. Conclusão importantíssima Só pode haver crase, se o verbo (ou o nome) reger a preposição A. Nesta lição, vamos estudar quatro tópicos: a) observações gerais relativas à crase; b) caso especial: uso obrigatório para evitar ambigüidade; c) regras práticas para o emprego da crase; d) observações específicas a respeito da crase. a) Observações gerais 1) O acento é obrigatório quando há os dois elementos. Exemplo: Vou à Argentina. (preposição + artigo) 2) O acento é inexistente quando só há um dos elementos.

15 Núcleo de Educação a Distância 15 Exemplo: Vou a São Paulo. (só preposição) 3) O acento é facultativo quando pode haver um ou dois elementos. Exemplo: O médico assistiu a (ou à) doente. b) Caso especial: uso obrigatório para evitar ambigüidade Vamos ver dois exemplos de uso obrigatório da crase. 1) A caçadora à leoa matou. Enquanto A caçadora é o sujeito, à leoa é o objeto direto preposicionado. Note que matar é verbo transitivo direto. A preposição A seleciona o objeto direto, já que o sujeito nunca pode ter preposição. 2) Veio à noite. ( à noite = adjunto adverbial de tempo) é diferente de: Veio a noite. ( noite = sujeito; a noite chegou ) c) Regras práticas para o emprego da crase 1º Passo: Ver se há preposição, examinando a regência do verbo ou do nome. Se não houver a preposição, nem se pensa no acento grave. Se houver preposição, vaise para o 2º passo. 2º Passo: Ver se há o segundo elemento, de um dos dois modos seguintes: Modo 1 Substitua o verbo ou nome que peça a preposição A por um que peça outra (DE, EM ou POR). a) Ir a escola ou Ir à escola? Verbo IR: quem vai, vai a algum lugar. Podemos substituir por: Vir da escola / Estar na escola / Passar pela escola Veja, usamos as combinações DA, NA e PELA. Conclusão: Há artigo, além da preposição, portanto, o A tem crase: Ir à escola. b) Chegar a Pernambuco ou Chegar à Pernambuco?

16 Núcleo de Educação a Distância 16 Verbo CHEGAR: quem chega, chega de algum lugar. Podemos substituir por: Vir de Pernambuco / Estar em Pernambuco / Passar por Pernambuco Veja, usamos as preposições DE, EM e POR. Conclusão: Não há artigo, só preposição, portanto o A não tem crase: Chegar a Pernambuco. Modo 2 Substitua o nome que peça o artigo feminino ou o pronome demonstrativo, por nome ou pronome demonstrativo masculino. a) Ofereceu o livro a professora ou Ofereceu o livro à professora? Podemos substituir por: Ofereceu o livro ao professor. Conclusão: Há preposição mais artigo, portanto, o A tem crase: Ofereceu o livro à professora. b) Refiro-me a que chegou ou Refiro-me à que chegou? Podemos substituir por: Refiro-me ao que chegou. Conclusão: Há preposição + pronome (que equivale a AQUELE, que por sua vez, é o antecedente de QUE), portanto, o A tem crase: Refiro-me à que chegou. d) Observações específicas a respeito da crase º) Com adjuntos adverbiais, o acento da crase é obrigatório: a) se forem femininos; b) se masculinos, com o sentido de à moda de. Tudo foi dito às claras. Usava um vestido à Cardin. (à moda de...)

17 Núcleo de Educação a Distância 17 Notas: a) Não levam o acento os adjuntos adverbiais de meio ou instrumento. Escreveu a carta a caneta. Fez a redação a tinta. b) Também não levam acento os que têm repetição: Ficaram cara a cara, face a face. 2º) Com pronome relativo, o acento da crase: a) é proibido diante de QUEM, CUJO e suas flexões; b) é obrigatório diante de A QUAL, AS QUAIS, A QUE, AS QUE, caso A = AO e AS = AOS. O professor se referiu a quem saiu. O professor se referiu à que saiu. (= ao que...) O professor a que me referi é você. (não é AO QUE, e sim A QUE) A aluna à qual me referi é você. (= O aluno ao qual...) 3º) Com pronome de tratamento, só pode aparecer o acento da crase diante de senhora, madame, dona, senhorita; jamais, porém, diante de outro qualquer. Todos fizeram alusão à senhora. (Poderíamos substituir por Gosto da senhora. ) Ninguém deu a palavra a V.Exa. (Poderíamos substituir por Gosto de V.Exa. ) 4º) Com as palavras casa (= próprio lar) e terra (= terra firme), o acento da crase é proibido, pois não há artigo. Voltei a casa para apanhar a carteira. (é "a minha casa"...) (Poderíamos substituir por: Estive em casa. ) Fui à casa dela. (Estive na casa dela) Logo que meu barco chegou a Portugal, fui a terra. (é "terra firme"...) (Poderíamos substituir por Estive em terra. ) Voltei à terra de minha mãe. (Poderíamos substituir por: Estive na terra de minha mãe. ) 5º) Diante do pronome possessivo, o acento da crase pode ser:

18 Núcleo de Educação a Distância 18 a) obrigatório: Vou às tuas fazendas. (preposição A + artigo AS) Não irei à sua nem às nossas. (preposição A + artigo A e AS) b) proibido: Vou a tuas fazendas. Vou a teus sítios. (os termos são plurais, e o A é invariável, logo é só preposição) c) facultativo: Vou à/a tua fazenda. O A pode ser = À (preposição + artigo) ou = A (só preposição). 6º) Diante da hora, o acento exige todo o cuidado: a) obrigatório, quando substituível por às duas horas ou ao meio-dia (hora definida, marcada); b) proibido, nos outros casos. Chegarei à meia-noite, ou melhor, à uma hora da manhã. Chegarei daqui a uma hora. 7º) Só há um caso realmente problemático: é com a palavra A. Se a palavra for AS, AQUELE, AQUELA ou AQUILO, basta ver se há preposição. Veja: Vou àquele lugar. Vou àquela cidade. Vou às cidades litorâneas. Vou à cidade sem futuro. Vou a uma cidade qualquer. O verbo IR pede preposição A; portanto as três primeiras frases têm o acento da crase obrigatório. Nas duas últimas, o A poderia ser mais de uma coisa. Na quarta, há necessidade do artigo definido (veja que seria Venho DA cidade sem futuro ). Na última, a presença do artigo indefinido UMA impede o uso do acento da crase, sendo o A apenas uma preposição ( Venho DE uma cidade qualquer ). Atenção!

19 Núcleo de Educação a Distância 19 Casos polêmicos entre os próprios autores 1. Escreveu o bilhete à mão. Parece-nos melhor que "a mão", pois é igual a "com a mão. 2. Fez o curso de grego a distância. Parece-nos melhor sem acento, por ser uma distância não determinada. 3. O portão estava à distância de cem metros. Parece-nos mais adequado o uso por ser determinada a distância. Sumário da Unidade Tanto nomes como verbos podem exigir as preposições necessárias à correção frasal. 2. Há nomes e verbos que podem reger mais de uma preposição. 3. O uso do acento indicador da crase é conseqüência da regência nominal e verbal. 4. O emprego do acento da crase obedece a certos princípios básicos de construção frasal que obedecem às normas gerais de regência. Atenção: As atividades práticas e a avaliação on-line estão indicadas no ambiente virtual, menu CONTEÚDO DIDÁTICO, opção UNIDADES.

REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL

REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL Cuida especialmente das relações de dependência em que se encontram os termos na oração ou as orações entre si no período composto. VEJA: AGORA NOTE: Quando um termo REGENTE é

Leia mais

Colégio Social Madre Clélia

Colégio Social Madre Clélia Colégio Social Madre Clélia Professora ANA PAULA Língua Portuguesa / 2ºEM / 2º trimestre 2012 REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL Cuida especialmente das relações de dependência em que se encontram os termos na

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 45 Regências nominal e verbal

Bárbara da Silva. Português. Aula 45 Regências nominal e verbal Bárbara da Silva Português Aula 45 Regências nominal e verbal Regência nominal e verbal Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos. Ocupa-se

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis MÓDULO 13 SINTAXE V REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis MÓDULO 13 SINTAXE V REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 13 SINTAXE V REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL REGÊNCIA A REGÊNCIA PODE SER DIRETA, QUANDO A RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA É REALIZADA POR JUSTAPOSIÇÃO DE TERMOS, OU INDIRETA,

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. Regência verbal Regência verbal é a relação que existe entre os verbos e

Leia mais

Prof. Jorge Viana de Moraes

Prof. Jorge Viana de Moraes Prof. Jorge Viana de Moraes Regência É a relação sintática que se estabelece entre um termo regente ou subordinante (que exige outro) e o termo regido ou subordinado (termo regido pelo primeiro) A regência

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL PROF. OSMAR EDUARDO SENS

REGÊNCIA VERBAL PROF. OSMAR EDUARDO SENS REGÊNCIA VERBAL PROF. OSMAR EDUARDO SENS REGÊNCIA VERBAL Para se entender a regência verbal ou nominal é necessário conhecer as preposições. Por isso complete: 1. a) Preposição é uma palavra invariável

Leia mais

Patrícia Rocha Lopes

Patrícia Rocha Lopes Patrícia Rocha Lopes Regência Verbal Dá-se o nome de regência verbal à relação de subordinação que ocorre entre um verbo e seus complementos. Em alguns casos, a variação de regência provoca uma alteração

Leia mais

Português 3º ano João J. Regência

Português 3º ano João J. Regência Português 3º ano João J. Regência Regência Regência É a relação sintática que se estabelece entre um termo regente ou subordinante (que admite outro) e o termo regido ou subordinado (termo exigido pelo

Leia mais

REGÊNCIA NOMINAL e VERBAL

REGÊNCIA NOMINAL e VERBAL REGÊNCIA NOMINAL e VERBAL www.monsterconcursos.com.br pág. 1 REGÊNCIA NOMINAL É aquela em que o nome (substantivo ou adjetivo) pede um complemento nominal com preposição adequada. Esta preposição que introduz

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves Regência A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: Regência nominal; Regência verbal. Regência nominal Estuda as relações em que

Leia mais

Regência Verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais.

Regência Verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais. REGÊNCIA VERBAL Regência Verbal É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais. Em alguns casos, a variação de regência provoca uma alteração de sentido do verbo. A seguir,

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos Aula 4 1 Regência Verbal e Nominal A REGÊNCIA VERBAL estuda

Leia mais

REGÊNCIA. A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência:

REGÊNCIA. A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: REGÊNCIA A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: Regência nominal; Regência verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos

Leia mais

MARIA TEREZA E ZAMBELI

MARIA TEREZA E ZAMBELI MARIA TEREZA E ZAMBELI TRANSITIVIDADE VERBAL VERBOS Intransitivos Transitivos sem complemento A gente sabe viver Conviver, tanto prazer Anoitecer, amanhecer Eu e você, eu e você com complemento VTI com

Leia mais

Não exige complemento. Ex.: O pássaro cantou. O menino acordou. O bebê nasceu.

Não exige complemento. Ex.: O pássaro cantou. O menino acordou. O bebê nasceu. Retomada Não exige complemento. Ex.: O pássaro cantou. O menino acordou. O bebê nasceu. Obs.: O verbo intransitivo pode vir acompanhado de circunstâncias adverbiais. Ex.: O menino acordou cedo. O homem

Leia mais

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe:

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: CRASE Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: Obedecemos ao regulamento ( a + o ) Não há crase, pois o encontro ocorreu entre

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH)

LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH) LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH) REGÊNCIA VERBAL Necessito de livros. NOMINAL Tenho necessidade de livros. Regência Verbal Parte 1 Almejar Renato almeja o cargo de diretor. Amar Paula ama sua filha.

Leia mais

Fui ao cinema no domingo.

Fui ao cinema no domingo. VERBOS INTRANSITIVOS Os verbos CHEGAR e IR são acompanhados de adjuntos adverbiais de lugar. De acordo com a norma culta, as preposições usadas para indicar direção são A e PARA. A preposição EM deve ser

Leia mais

Quanto à regência verbal, os verbos podem ser: - Transitivo direto - Transitivo indireto - Transitivo direto e indireto - Intransitivo

Quanto à regência verbal, os verbos podem ser: - Transitivo direto - Transitivo indireto - Transitivo direto e indireto - Intransitivo Regência Verbal Dentre os estudos linguísticos inerentes à sintaxe, encontra-se a sintaxe de regência. Ela é responsável pelo estudo das relações de dependência que se estabelecem entre os termos da oração

Leia mais

Crase. Professora Raysa

Crase. Professora Raysa Crase Professora Raysa Conceito Processo de contração entre a preposição a e o artigo definido feminino a. Exemplo: Vou à festa. Casos Obrigatórios 1. Em locuções adverbiais femininas: O culto ecumênico

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

REGÊNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira REGÊNCIA VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira A professora escreveu no quadro. Os alunos estudaram o conteúdo. O aluno respondeu à pergunta da professora. 1- Chegar/ ir deve ser introduzido pela preposição

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. Regência verbal é a relação que existe entre um verbo e o termo da oração que o complementa.

REGÊNCIA VERBAL. Regência verbal é a relação que existe entre um verbo e o termo da oração que o complementa. REGÊNCIA VERBAL Regência verbal é a relação que existe entre um verbo e o termo da oração que o complementa. Exemplo de regência verbal: Ele não se lembrou do nosso acordo. vti O verbo é o termo regente.

Leia mais

Português. Regência Nominal e Verbal. Professor Carlos Zambeli.

Português. Regência Nominal e Verbal. Professor Carlos Zambeli. Português Regência Nominal e Verbal Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL A regência verbal estuda a relação que se estabelece entre os verbos e os

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL E REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

CONCORDÂNCIA VERBAL E REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL APOIO PEDAGÍGICO AO NÚCLEO COMUM CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL Tutora: Ariana de Carvalho CONCORDÂNCIA NOMINAL Ocorre entre o núcleo (normalmente um substantivo ou um

Leia mais

Capítulo 6: REGÊNCIA VERBAL

Capítulo 6: REGÊNCIA VERBAL Capítulo 6: REGÊNCIA VERBAL 1- Chegar/ ir deve ser introduzido pela preposição a e não pela preposição em. Ex.: Vou ao dentista./ Cheguei a Belo Horizonte. 2- Morar/ residir normalmente vêm introduzidos

Leia mais

Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 2 Ano Professora: Lusia Raquel REGÊNCIA VERBAL. Caicó RN 2018

Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 2 Ano Professora: Lusia Raquel REGÊNCIA VERBAL. Caicó RN 2018 Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 2 Ano Professora: Lusia Raquel REGÊNCIA VERBAL Caicó RN 2018 SINTAXE DE REGÊNCIA CUIDA DAS RELAÇÕES DE DEPENDÊNCIA EM QUE SE ENCONTRAM OS TERMOS

Leia mais

Língua. Portuguesa. Regência

Língua. Portuguesa. Regência Língua Portuguesa Regência A regência verbal estuda a relação que se estabelece entre os verbos e os termos que os complementam(objetos diretos e Objetos indiretos) ou caracterizam (adjuntos adverbiais).

Leia mais

Conceituando. Geraldo assistiu ao filme. Observe essas duas frases, por exemplo. A correta é a segunda, pois o verbo "assistir" exige preposição "a":

Conceituando. Geraldo assistiu ao filme. Observe essas duas frases, por exemplo. A correta é a segunda, pois o verbo assistir exige preposição a: Hoje Monster Guerreiros, veremos um assunto que, inevitavelmente, é pura decoreba: Regência Verbal. Se você não conhecia, prazer em conhecer (ou "desprazer"). Conceituando Regência Verbal nada mais é do

Leia mais

CRASE é a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos

CRASE é a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos CRASE é a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e o pronome demonstrativo a. A crase

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

REGÊNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira REGÊNCIA VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira A professora escreveu no quadro. Os alunos estudaram o conteúdo. O aluno respondeu à pergunta da professora. 1- Chegar/ ir deve ser introduzido pela preposição

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Prof. Albert Iglésia

LÍNGUA PORTUGUESA. Prof. Albert Iglésia LÍNGUA PORTUGUESA Regência Nominal Relação entre um adjetivo, advérbio ou substantivo abstrato transitivo e seu complemento, por meio de preposição. 1. Os cursos do Ponto têm sido úteis a muitos candidatos.

Leia mais

É a relação de dependência existente entre um nome (substantivo, adjetivo, advérbio) e seu complemento:

É a relação de dependência existente entre um nome (substantivo, adjetivo, advérbio) e seu complemento: REGÊNCIA NOMINAL É a relação de dependência existente entre um nome (substantivo, adjetivo, advérbio) e seu complemento: A resolução dos exercícios será feita em sala de aula. subst. compl. nom. (regente)

Leia mais

Português. Regência Verbal e Nominal. Professor Arthur Scandelari.

Português. Regência Verbal e Nominal. Professor Arthur Scandelari. Português Regência Verbal e Nominal Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL 1. (CESGRANRIO IBGE 2016) Observa-se obediência à norma-padrão, no que

Leia mais

Crase é a fusão de duas vogais iguais: A + A. Para marcar sua ocorrência, usamos o acento grave (` ). Casos em que o acento aparece: a + as = às

Crase é a fusão de duas vogais iguais: A + A. Para marcar sua ocorrência, usamos o acento grave (` ). Casos em que o acento aparece: a + as = às Crase Crase é a fusão de duas vogais iguais: A + A. Para marcar sua ocorrência, usamos o acento grave (` ). Casos em que o acento aparece: a + as = às (preposição + artigo) a + aquela(s) = àquela(s) (preposição

Leia mais

PROFESSORA: VERBENE LIMA

PROFESSORA: VERBENE LIMA PROFESSORA: VERBENE LIMA É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e o pronome demonstrativo

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 14 O uso da crase I

Bárbara da Silva. Português. Aula 14 O uso da crase I Bárbara da Silva Português Aula 14 O uso da crase I A palavra crase é de origem grega e significa "fusão", "mistura". Na língua portuguesa, é o nome que se dá à "junção" de duas vogais idênticas. É de

Leia mais

19/01/2019. Objetivos: Regência verbal e nominal (revisão) Usos da crase Concordância verbal e nominal

19/01/2019. Objetivos: Regência verbal e nominal (revisão) Usos da crase Concordância verbal e nominal Objetivos: Regência verbal e nominal (revisão) Usos da crase Concordância verbal e nominal a) Bem sabes que eu quero muito meus pais. b) Eles perceberam que ela jamais perdoará a seus algozes. c) Eles

Leia mais

Crase Preposição a + artigo feminino a

Crase Preposição a + artigo feminino a CRASE Crase Preposição a + artigo feminino a Vamos à piscina Quem vai, sempre vai a algum lugar. Piscina é um substantivo feminino antecedido do artigo do mesmo gênero. Portanto, neste caso constitui-se

Leia mais

CRASE 3 EXERCÍCIOS DE TREINAMENTO

CRASE 3 EXERCÍCIOS DE TREINAMENTO SUMÁRIO CRASE 3 EXERCÍCIOS DE TREINAMENTO 9 2 CRASE CRASE é um fenômeno fonético e sintático; fonético, porque simboliza a soma de dois sons iguais (A + A), sintático, porque sua ocorrência depende da

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CRASE

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CRASE A CRASE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CRASE Dizem que a crase não foi inventada para humilhar ninguém. No entanto, sabemos muito bem que seu uso adequado dá um certo trabalho a todos que escrevemos. O primeiro

Leia mais

PORTUGUÊS. aula Regência verbal II

PORTUGUÊS. aula Regência verbal II PORTUGUÊS aula Regência verbal II V. T. D. ESQUECER / LEMBRAR V. T. I. PREPOSIÇÃO DE VAMOS ESQUECER O QUE ACONTECEU E PARTIR. VAMOS NOS ESQUECER DO QUE ACONTECEU E PARTIR. O PEDIDO QUE EU LEMBREI ERA O

Leia mais

COLÉGIO ADVENTISTA DE ITAJAÍ

COLÉGIO ADVENTISTA DE ITAJAÍ COLÉGIO ADVENTISTA DE ITAJAÍ Exercícios Aluno: Número: Prof.:Tunas Regência Verbal A regência verbal estuda a relação de dependência que se estabelece entre os verbos e seus complementos. Na realidade

Leia mais

Colégio Magno Gramática 2.o ano. Regência verbal e regência nominal. Leia a seguir a letra de uma canção de Tom Jobim. Meditação

Colégio Magno Gramática 2.o ano. Regência verbal e regência nominal. Leia a seguir a letra de uma canção de Tom Jobim. Meditação Colégio Magno Gramática 2.o ano Regência verbal e regência nominal Meditação Leia a seguir a letra de uma canção de Tom Jobim. Quem acreditou No amor, no sorriso, na flor Então sonhou, sonhou E perdeu

Leia mais

UNIDADE 17 - PARTE 01 INTERMEDIÁRIO - AVANÇADO

UNIDADE 17 - PARTE 01 INTERMEDIÁRIO - AVANÇADO UNIDADE 17 - PARTE 01 INTERMEDIÁRIO - AVANÇADO A partir desta unidade começamos uma nova etapa em nosso Curso de Português. Já estamos no nível Intermediário-Avançado, portanto, você aluno, deverá estar

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 Aulas Aula Conteúdo Página 1 Emprego das classes e palavras

Leia mais

PREDICAÇÃO VEBAL. Professor Guilherme Medeiros Honorato

PREDICAÇÃO VEBAL. Professor Guilherme Medeiros Honorato PREDICAÇÃO VEBAL Professor Guilherme Medeiros Honorato Predicação Verbal É a parte da Gramática responsável pela verificação da necessidade da complementação de palavras ou expressões que possam dar sentido

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 48 Transitividade verbal III

Bárbara da Silva. Português. Aula 48 Transitividade verbal III Bárbara da Silva Português Aula 48 Transitividade verbal III Mudança de Transitividade versus Mudança de Significado Há verbos que, de acordo com a mudança de transitividade, apresentam mudança de significado.

Leia mais

USO DA CRASE. Bruna Camargo

USO DA CRASE. Bruna Camargo USO DA CRASE Bruna Camargo Conceito Fusão entre duas vogais idênticas. A + A = À Justificativa Sua correta utilização é, sobretudo, sinal de competência linguística em regência nominal e verbal, em se

Leia mais

Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência

Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência Definições Mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou um nome (termos regentes) e os seus complementos (termos regidos). Em termos

Leia mais

1. Conceito Estudar regência verbal consiste em estudar a correta transitividade e o uso - de alguns verbos.

1. Conceito Estudar regência verbal consiste em estudar a correta transitividade e o uso - de alguns verbos. Regência 1. Conceito Estudar regência verbal consiste em estudar a correta transitividade e o uso - de alguns verbos. Observe o exemplo: Hoje prefiro cinema do que teatro. (inadequado) Embora a situação

Leia mais

Regência. O estabelecimento de relações de sentido

Regência. O estabelecimento de relações de sentido Regência O estabelecimento de relações de sentido Leia: Ele é acostumado a roubar. acostumado= adjetivo(a) Ele está acostumado com a pobreza. acostumado= adjetivo(com) verbo aspirar No sentido sorver,

Leia mais

CRASE PROFESSOR JAILTON

CRASE PROFESSOR JAILTON CRASE PROFESSOR JAILTON WWW.PROFESSORJAILTON.COM.BR CRASE Fusão --- Mistura Preposição a + artigo a (visita à praia) Preposição a + pronome aquele (superior àquele) Preposição a + demonstrativo a (voz

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos EMPREGO DO SINAL INDICATIVO DE CRASE Aula 5 1 Ocorre Crase

Leia mais

Chamei-o idiota. Chamei-lhe idiota. Chamei-o de idiota. Chamei-lhe de idiota.

Chamei-o idiota. Chamei-lhe idiota. Chamei-o de idiota. Chamei-lhe de idiota. b) Transitivo seguido de predicativo do objeto, com o sentido de denominar, qualificar, admite quatro regências diferentes: Chamei-o idiota. Chamei-lhe idiota. Chamei-o de idiota. Chamei-lhe de idiota.

Leia mais

Aspirar Transitivo direto Aspiramos aspirou aspiram aspiram h. Transitivo indireto lhe(s): aspiramos aspira

Aspirar Transitivo direto Aspiramos aspirou aspiram aspiram h. Transitivo indireto lhe(s): aspiramos aspira Aspirar a) Transitivo direto (= respirar, sorver, exalar, pronunciar guturalmente): Aspiramos o ar puro das montanhas. E com os lábios entreabertos aspirou com delícia a aura impregnada de perfumes. (José

Leia mais

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Crase

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Crase Prof. Valber Freitas Língua Portuguesa Crase Crase É a fusão da preposição A mais o artigo A; preposição A mais os pronomes demonstrativos A ou AS; ou ainda a preposição A mais as iniciais dos pronomes

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Ciência- O homem na construção do conhecimento 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

AULA 14 REGÊNCIA VERBAL E REGÊNCIA NOMINAL MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 14 REGÊNCIA VERBAL E REGÊNCIA NOMINAL MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 14 REGÊNCIA VERBAL E REGÊNCIA NOMINAL MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso REGÊNCIA VERBAL Dá-se quando o termo regente é um verbo e este se liga a seu complemento por uma preposição ou

Leia mais

O QUE É A CRASE? (preposição exigida pelo verbo ir + artigo acompanha o substantivo cidade)

O QUE É A CRASE? (preposição exigida pelo verbo ir + artigo acompanha o substantivo cidade) CRASE O QUE É A CRASE? Crase é a união, a fusão de duas vogais iguais. A crase é representada pelo acento grave (`). Observe com atenção as construções abaixo: Ex.: Hoje você irá A + A cidade. (preposição

Leia mais

Hoje vamos aprender um pouquinho sobre Regência Verbal, já que em muitos casos a língua espanhola difere muito da portuguesa.

Hoje vamos aprender um pouquinho sobre Regência Verbal, já que em muitos casos a língua espanhola difere muito da portuguesa. Introdução Hoje vamos aprender um pouquinho sobre Regência Verbal, já que em muitos casos a língua espanhola difere muito da portuguesa. Entretanto, antes de passarmos a analisar a regência de alguns verbos,

Leia mais

Nivelamento de Português. Crase. Profa. Ivanilda Maria e Silva Bastos 2015

Nivelamento de Português. Crase. Profa. Ivanilda Maria e Silva Bastos 2015 Nivelamento de Português Crase Profa. Ivanilda Maria e Silva Bastos 2015 Crase é: Fusão de uma preposição A com : artigo definido feminino ( a, as): Refiro-me a + a prova de ontem. Refiro-me à prova de

Leia mais

Crase. Manoel Francisco Guaranha

Crase. Manoel Francisco Guaranha Crase Manoel Francisco Guaranha Crase: fusão da preposição mais: Refiro-me à mulher de azul Artigo feminino a Aquele(s) Refiro-me àquele(s) senhor(es). Refiro-me àquela(s) senhora(s) Aquela(s) Aquilo Refiro-me

Leia mais

rase Profª.: Kalyne Varela Revorêdo

rase Profª.: Kalyne Varela Revorêdo rase Profª.: Kalyne Varela Revorêdo Crase É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo

Leia mais

Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 6. Concordância

Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 6. Concordância Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE Comunicação Oral e Escrita Unidade 6 Concordância Núcleo de Educação a Distância 2 Aviso importante! Este material foi produzido com o objetivo de permitir que

Leia mais

Regência Verbal e Nominal - Aula Completa Para Concursos

Regência Verbal e Nominal - Aula Completa Para Concursos Regência Verbal e Nominal - Aula Completa Para Concursos A REGÊNCIA é o campo da língua portuguesa que estuda as relações de concordância entre os verbos (ou nomes) e os termos que completam seu sentido.

Leia mais

Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência. Prof. Eloy Gustavo

Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência. Prof. Eloy Gustavo Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência 1 Definição de Regência Definições Mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou um nome (termos regentes) e os seus complementos (termos

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL GRAMÁTICA REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL REGÊNCIA VERBAL A regência verbal é a relação entre o verbo e seu complemento, além do uso ou não de algumas preposições. Cuidado com o SENTIDO

Leia mais

SUJEITO + PRONOME RELATIVO + VERBO + COMPLEMENTO. Ex.: Este é o assunto que fiz referência semana passada.

SUJEITO + PRONOME RELATIVO + VERBO + COMPLEMENTO. Ex.: Este é o assunto que fiz referência semana passada. PREPOSIÇÃO Ordem Direta da Oração: Sujeito + verbo + Complemento Ex.: Todos gostam de carnaval. Todos gostam carnaval. PREPOSIÇÃO QUEM ALGO ALGUÉM ALGUMA COISA SUJEITO + PRONOME RELATIVO + VERBO + COMPLEMENTO

Leia mais

Português Prof.ª Paula Barreto. Aula 7 : Crase

Português Prof.ª Paula Barreto. Aula 7 : Crase Português Prof.ª Paula Barreto Aula 7 : Crase EMENTA PORTUGUÊS 1. Acentuação gráfica. 2. Pontuação. 3. Estrutura e Formação de Palavras. 4. Classes de Palavras. 5. Frase, Oração e Período. 6. Termos da

Leia mais

Estudo dos pronomes. Professora: Raysa Ferreira

Estudo dos pronomes. Professora: Raysa Ferreira Estudo dos pronomes Professora: Raysa Ferreira Por que utilizá-los? Os pronomes possuem a função de substituir um nome (substantivo) ou fazer referência a ele, por isso é importante no processo de coesão

Leia mais

COMENTÁRIO: O verbo visar, no sentido de almejar, é transitivo indireto, exigindo a preposição a.

COMENTÁRIO: O verbo visar, no sentido de almejar, é transitivo indireto, exigindo a preposição a. EXERCÍCIOS 1. Assinale a alternativa em que a regência verbal este em desacordo com a norma culta: a) A iniciativa da acusação desagradou ao cliente. b) Os familiares da vítima aspiram a um resultado justo.

Leia mais

Emprego da crase. Cheirar à gasolina (feder a) Cheirar a gasolina (aspirar)

Emprego da crase. Cheirar à gasolina (feder a) Cheirar a gasolina (aspirar) Emprego da crase A palavra crase é de origem grega e significa "fusão", "mistura". Na língua portuguesa, é o nome que se dá à "junção" de duas vogais idênticas. É de grande importância a crase da preposição

Leia mais

TCE português Regência / Crase Prof. Carlos Zambeli

TCE português Regência / Crase Prof. Carlos Zambeli TCE português Regência / Crase Prof. Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português REGÊNCIA VERBAL Dica zambeliana 1 Transitividade verbal VI Nunca estudo. VTD Nunca estudo isso. VTI Preciso

Leia mais

Crase. Condições para ocorrência de crase

Crase. Condições para ocorrência de crase Profº FCO Holanda Crase É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e o pronome demonstrativo

Leia mais

Estudo dos pronomes. Professora: Raysa Ferreira

Estudo dos pronomes. Professora: Raysa Ferreira Estudo dos pronomes Professora: Raysa Ferreira Por que utilizá-los? Os pronomes possuem a função de substituir um nome (substantivo) ou fazer referência a ele, por isso é importante no processo de coesão

Leia mais

CRASE. Prof. Samuel KühnK

CRASE. Prof. Samuel KühnK Prof. Samuel KühnK Definição e condições para a ocorrência: CRASE é uma palavra de origem grega que significa fusão, mistura. Em língua portuguesa, é esse o nome da fusão de dois sons idênticos, duas vogais

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Faculdade de Letras FALE. Oficina de Leitura e Produção de Textos

Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Faculdade de Letras FALE. Oficina de Leitura e Produção de Textos Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Faculdade de Letras FALE Oficina de Leitura e Produção de Textos Orientadora: Ana Cristina Fricke Matte Orientanda : Karlla Andrea Leal Cruz Crase A crase é a

Leia mais

PORTUGUÊS SEM FRESCURA PARA A PM-PE AULA 00 CRASE

PORTUGUÊS SEM FRESCURA PARA A PM-PE AULA 00 CRASE PORTUGUÊS SEM FRESCURA PARA A PM-PE AULA 00 CRASE Apresentação: Se você não dispõe de muito tempo para estudar, deseja um material barato e de excelente qualidade, este curso é ideal para você. O nosso

Leia mais

PORTUGUÊ S SEM FRESCURA AULA 00 PARA A PM-MS

PORTUGUÊ S SEM FRESCURA AULA 00 PARA A PM-MS PORTUGUÊ S SEM FRESCURA PARA A PM-MS AULA 00 CRASE Apresentação: Se você não dispõe de muito tempo para estudar, deseja um material barato e de excelente qualidade, este curso é ideal para você. O nosso

Leia mais

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21 sumário CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO...14 1.1.TIPOS DE TEXTO... 15 1.2.GÊNERO DE TEXTO... 20 1.3.TIPOS DE DISCURSO... 21 1.3.1. DISCURSO DIRETO... 22 1.3.2. DISCURSO INDIRETO... 22 1.3.3. DISCURSO

Leia mais

Telefone: (31) 3352 1272 apostila@apostilasdamasceno.com

Telefone: (31) 3352 1272 apostila@apostilasdamasceno.com REGÊNCIA Regência é o modo pelo qual um termo rege outro que o complementa. A regência pode ser verbal ou nominal, conforme trate do regime dos verbos ou dos nomes (substantivos e adjetivos). 1 REGÊNCIA

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. & Nominal

REGÊNCIA VERBAL. & Nominal REGÊNCIA VERBAL & Nominal REGÊNCIA Regência é a parte da Gramática Normativa que estuda as relações entre os termos da oração, verificando se um termo serve de complemento a outro. O termo que exige complemento

Leia mais

PROFESSOR SANDRO LUCENA

PROFESSOR SANDRO LUCENA PROFESSOR SANDRO LUCENA REGÊNCIA / CESPE Julgue os itens abaixo em relação à regência verbal. 01. Considere as frases Conheço a rua onde você corre todas as manhãs. e Vocês irão aonde vestidos assim? É

Leia mais

Crase. Prof. Dr. Alexandre D. S. Feldman

Crase. Prof. Dr. Alexandre D. S. Feldman Crase Prof. Dr. Alexandre D. S. Feldman Vamos estudar a crase sem crise de niervos! Oh, não! Crase!! Nãaooo! Aaaahhh!!! O Grito O grito (1893), obra do norueguês Edvar Munch, é uma das mais importantes

Leia mais

Regência verbal e nominal e Crase

Regência verbal e nominal e Crase Regência verbal e nominal e Crase 01- (IBGE) Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais confortável. b)

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 47 Transitividade verbal II

Bárbara da Silva. Português. Aula 47 Transitividade verbal II Bárbara da Silva Português Aula 47 Transitividade verbal II Verbos Transitivos Diretos ou Indiretos Há verbos que admitem duas construções, uma transitiva direta, outra indireta, sem que isso implique

Leia mais

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23 Sumário... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância nominal)

Leia mais

CASOS EM QUE OCORRE A CRASE

CASOS EM QUE OCORRE A CRASE CASOS EM QUE OCORRE A CRASE A crase ocorre, obrigatoriamente, em três casos: 1º) O termo regente deve exigir complemento regido da preposição a, e o termo regido deve admitir o artigo feminino a(s): Pedi

Leia mais

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem...

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem... Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

Este, esta, esse ou essa: como usar?

Este, esta, esse ou essa: como usar? Este, esta, esse ou essa: como usar? Respondido por Reinaldo Passadori, do Instituto Passadori Educação Corporativa No mundo da informação é indiscutível que a língua escrita faz toda a diferença no momento

Leia mais

Regência Nominal e Verbal

Regência Nominal e Verbal UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CURSO PRÉ-VESTIBULAR UECEVEST LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO PROFESSOR MANOEL IVANY Regência Nominal e Verbal 1. (TCU) Com relação à Regência verbal, assinale a opção correta: A.

Leia mais

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier PORTUGUÊS Professor Nei Xavier USO DOS PRONOMES PRONOME É o termo que acompanha ou substitui o nome dentro do discurso. São apresentados em dois tipos: Pronome Adjetivo - Aparece sempre como adjunto adnominal

Leia mais

Língua Portuguesa. Fusão de duas vogais. É representada pelo acento grave ( ` ). Refiro-me àquelas garotas.

Língua Portuguesa. Fusão de duas vogais. É representada pelo acento grave ( ` ). Refiro-me àquelas garotas. Língua Portuguesa Polícia DIREITO Militar SP Prof. Pablo Alex L. Gomes CONSTITUCIONAL Fusão de duas vogais. É representada pelo acento grave ( ` ). Preposição + Artigo A + A = À Irei a cidade. - Irei a

Leia mais

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com TUDO SOBRE CRASE Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: Obedecemos ao regulamento. ( a + o ) Não há crase, pois o encontro

Leia mais

Interpretação de texto

Interpretação de texto PORTUGUÊS Professora: Luana Porto ESQUEMA DA PROVA: Inferência Interpretação de texto Intencionalidade comunidade Tipologia textual Prova objetiva Ortografia Classes gramaticais Análise linguística Sintaxe

Leia mais

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1 Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

PORTUGUÊS. aula. Morfologia Pronome

PORTUGUÊS. aula. Morfologia Pronome PORTUGUÊS aula Morfologia Pronome Pronome É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME TRATAMENTO PESSOAL RETO OBLÍQUO INTERROGATIVO DEMONSTRATIVO POSSESSIVO INDEFINIDO RELATIVO Pronome POSSESSIVO meu,

Leia mais

Língua. Portuguesa. Pronome

Língua. Portuguesa. Pronome Língua Portuguesa Pronome Pronome É a palavra que substitui ou acompanha o substantivo, indicando a pessoa do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no tempo. Nosso carro é aquele azul. Esta caneta é

Leia mais

Estudo de Crase Professor Bruno Luiz

Estudo de Crase Professor Bruno Luiz A crase possui uma importância enorme no entendimento do texto. Toda a interpretação de uma informação pode ser alterado com o uso (ou não) da crase. Veja: Exemplo 1: O menino cheira a gasolina. Exemplo

Leia mais