A QUESTÃO AGRÁRIA NA CONTEMPORANEIDADE: DIMENSÕES DOS CONFLITOS PELA APROPRIAÇÃO DA TERRA, DA ÁGUA E DO SUBSOLO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A QUESTÃO AGRÁRIA NA CONTEMPORANEIDADE: DIMENSÕES DOS CONFLITOS PELA APROPRIAÇÃO DA TERRA, DA ÁGUA E DO SUBSOLO"

Transcrição

1 A QUESTÃO AGRÁRIA NA CONTEMPORANEIDADE: DIMENSÕES DOS CONFLITOS PELA APROPRIAÇÃO DA TERRA, DA ÁGUA E DO SUBSOLO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, GOIÂNIA-GO 30 de Outubro de 2015 a 03 de Novembro de 2015 TRABALHOS DE CAMPO DO VII SINGA 2015 O VII Simpósio Internacional de Geografia Agrária - SINGA chega ao Centro- Oeste no âmbito da UFG/Goiânia, em parceria com diversas outras instituições (UFT, UEG, IFG, UFG Regional Catalão e Regional Jataí etc.), depois de ter percorrido as outras quatro grandes regiões brasileiras (Sudeste: 2003 em São Paulo, 2005 em Presidente Prudente-SP e 2009 em Niterói-RJ; Sul em 2007, Londrina-PR; Norte em 2011, Belém-PA e Nordeste em 2013, João Pessoa-PB). Durante pouco mais de uma década o SINGA se apresenta como um evento consolidado na Geografia brasileira, atraindo pesquisadores nacionais e internacionais da Geografia e outras áreas do conhecimento que investigam no espaço agrário: os conflitos territoriais; a luta pela terra e pela água; a luta pela Reforma Agrária; os efeitos socioambientais dos grandes projetos de hidrelétricas e mineração e as (Re)Existências e Modos de Vida do campesinato e Comunidades Tradicionais. O tema central pautado para esse Evento A QUESTÃO AGRÁRIA NA CONTEMPORANEIDADE: dimensões dos conflitos pela apropriação da terra, da água e do subsolo visa debater numa perspectiva multiescalar os conflitos no espaço agrário nacional e internacional, com ênfase na América Latina e África, para apreender as dimensões da territorialização do capital agroindustrial e financeiro, as contradições, a degradação da natureza e do trabalho, as dinâmicas espaciais e as resistências, pois na etapa atual, o capital amplia os seus tentáculos para além da terra, incorporando a água e o subsolo como commodities para a diversificação da matriz energética tradicional e maximização das condições de geração do valor. Por conseguinte, além das conferências, mesas redondas, atividades culturais, lançamentos de livros, Grupos de Trabalho (GT s) a Programação do Evento contará com diferentes trabalhos de campo, a serem realizados no dia 01 de Novembro de O objetivo dos trabalhos de campo é conhecer distintas realidades territoriais que dialogam com a questão agrária contemporânea, a partir de temáticas como relação cidade e campo,

2 luta pela terra e reforma agrária, associativismo e cooperativismo, experiências com produção orgânica e agroecologia. Assim, o VII SINGA conta com as seguintes propostas de Trabalhos de Campo: ROTEIROS DE TRABALHOS DE CAMPO 01/11/2015 (DOMINGO) Nº Roteiro Local Distância (ida e volta) 1. Usina Jalles Machado Goianésia/GO 350 km 2. Cooperativa de Agricultura Familiar Itapuranga/GO 340 km de Itapuranga (COOPERAFI) 3. Cooperativas de Assentamentos Rurais Itaberaí/GO e Goiás/GO 300 km 4. Fazenda Babilônia e Lagolândia Pirenópolis/GO 280 km 5. Acampamento Dom Tomás Balduíno Corumbá/GO 240 km 6. Região Metropolitana de Brasília Valparaíso de Goiás, 450 km Brasília, Distrito Federal/DF 7. Espaço urbano da região metropolitana de Goiânia, GO Goiânia/GO 80 km OBS: A taxa de inscrição dos roteiros é para o custeio do Transporte. Os demais gastos com alimentação será de responsabilidade dos inscritos (com exceção da tarifa do Roteiro 4 que inclui o café sertanejo). ROTEIRO DE CAMPO 1: USINA JALLES MACHADO, GOIANÉSIA/GO Distância (ida e volta): 350 km Horários: saída as 7h00 e retorno as 17h00 Coordenador: William Ferreira da Silva Ementa: Esse trabalho de campo objetiva conhecer o processo de expansão da agroindústria canavieira em Goiás, os impactos no território e nas relações de produção e trabalho. Conhecer as unidades industriais, lavoura de cana orgânica, lavoura de cana convencional e seringais. Para isso, a proposta é visitar a Empresa Jalles Machado S/A, localizada no município de Goianésia, no Vale do São Patrício. O Vale do São Patrício está localizado na mesorregião de Goiânia e Microrregião de Ceres, e configura-se com uma das áreas mais modificadas pela expansão da agroindústria canavieira em Goiás, com desdobramentos na organização do campesinato e do trabalho, além dos efeitos socioambientais.

3 ROTEIRO DE CAMPO 2: COOPERATIVA DE AGRICULTURA FAMILIAR DE ITAPURANGA (COOPERAFI), ITAPURANGA/GO Distância (ida e volta): 340 km Coordenadores: Edson Batista e Juliana Rodrigues Ementa: Conhecer as estratégias de organização econômica, política e social de pequenos agricultores camponeses em Itapuranga/GO, por meio da visita a Cooperativa de Agricultura Familiar de Itapuranga (Cooperafi). ROTEIRO DE CAMPO 3: COOPERATIVAS DE ASSENTAMENTOS RURAIS EM ITABERAÍ/GO E GOIÁS/GO Distância (ida e volta): 300 km Coordenador: Uelinton Barbosa Rodrigues e Murilo Souza Ementa: A proposta deste trabalho de campo é conhecer as estratégias de organização econômica, política e social de camponeses assentados (em Itaberaí junto ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra MST, e em Goiás/GO junto a Comissão Pastoral da Terra CPT) nos municípios de Itaberaí/GO e Goiás/GO, por meio de cooperativas e acesso a políticas públicas de comercialização (PAA e PNAE). ROTEIRO DE CAMPO 4: FAZENDA BABILÔNIA E LAGOLÂNDIA (PIRENÓPOLIS-GO) Distância (ida e volta): 280 km Horários: saída as 8h00 e retorno as 16h00

4 Coordenadores: Onofre Aurélio e Paula Helluska dos Santos Taxa de inscrição: R$45,00 (Na Fazenda Babilônia a visita inclui o café sertanejo). Ementa: Edificada em fins do século XVIII, a Fazenda Babilônia conserva o casarão colonial, coberto com telhas-coxa, com paredes de adobe e pau-a-pique. Antigo local de produção de açúcar em regime escravista; hoje seus proprietários dedicam-se a atividade pecuária, sendo ainda possível o contato com gado Curraleiro/Pedreira. Em 1965, essa fazenda foi tombada como Patrimônio Nacional pelo IPHAN. O distrito de Lagolândia, no município de Pirenópolis, surgiu da Corte dos anjos, povoado que se formou entorno de Benedita Cipriano Gomes, Santa Dica, na década de Essa mulher camponesa representa o messianismo em Goiás, sendo um dos marcos regionais da luta pela terra sob a declaração de que a terra é propriedade do Criador e é para todos. ROTEIRO DE CAMPO 5: ACAMPAMENTO DOM TOMÁS BALDUÍNO, CORUMBÁ-GO Distância (ida e volta): 240 km Coordenadores: Luís Zarref e Thiago Mello Ementa: Conhecer a experiência de luta pela terra e pela reforma agrária organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra MST em Corumbá de Goiás/GO, junto ao Acampamento Dom Tomás Balduíno. O Acampamento teve início em agosto de 2014 (além de processos de desocupação e nova reocupação em junho de 2015), quando 3 mil famílias Sem Terra ocuparam a Fazenda Agropecuária Santa Mônica, um latifúndio de mais de 21 mil hectares. Portanto, com este trabalho de campo, será possível conhecer o histórico desta experiência por meio de diferentes relatos e observações locais.

5 ROTEIRO DE CAMPO 6: REGIÃO METROPOLITANA DE BRASÍLIA Distância (ida e volta): 450 km Coordenador: Gilmar Elias e Valdivino Borges de Lima Valparaíso de Goiás situada na divisa sul do DF, dista-se de Brasília 25 km, conurba-se com Cidade Ocidental, Novo Gama, Luziânia e com Santa Maria (DF). Resumo: Analisar o processo da expansão da mancha urbana evidenciada para além do DF, bem como os vetores que determinam este acelerado crescimento e, consequentemente a fragmentação, apropriação e uso do solo pela apetência imobiliária. Problemas que provocam a mobilidade urbana, dentre outros. Roteiro em Valparaíso de Goiás (manhã): 1 - Visita a divisa (rua) entre os municípios mencionados para a análise do fenômeno conurbação; 2 - Verificar como a BR-040 interferiu para a expansão e produção do espaço urbano na metrópole brasiliense; 3 - Observação, a partir da Rodovia DF-290 da "invasão" Vila Guaíra (maior "Aglomerado Subnormal de Goiás") na divisa com o DF. Brasília Resumo: Cidade planejada "segregadora". Símbolo da modernidade no Planalto Central do Brasil. Esta cresce de forma "esparramada" para além do quadrilátero em território goiano. Constitui-se como centralidade pela oportunidade/possibilidade de equipamentos urbanos coletivos, emprego, saúde e estudo para a sua periferia imediata: as ditas cidades satélites, municípios goianos e mineiros. Roteiro em Brasília: 1 - Parada na Esplanada dos Ministérios; 2 - Visita à Torre de TV (almoço); 3 - Subida à Torre de TV para uma análise panorâmica da cidade. 4 - Caso sobre tempo podemos ir a outro ponto na cidade, como por exemplo, na Feira dos Importados. Hoje com grande apropriação pela máfia chinesa.

6 ROTEIRO DE CAMPO 7: ESPAÇO URBANO DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA, GO Distância (ida e volta): 80 km Horários: saída as 8h00 e retorno as 16h00 Coordenador: Eguimar Felício Chaveiro Ementa: Conhecer parte da história e formação de Goiânia a partir de visita ao Centro Histórico, assim como condomínios fechados e áreas de expansão urbana e ocupação irregular, também permitindo perceber a segregação socioespacial na cidade. Além disso, este trabalho de campo conta com uma visita no Memorial do Cerrado. O Memorial do Cerrado, complexo científico que funciona no Campus II da PUC Goiás, é um dos projetos do Instituto do Trópico Subúmido que representa as diversas formas de ocupação do bioma e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade. Propicia o contato com características da ocupação do Cerrado, como as fazendas goianas, quilombos, aldeias indígenas, cidades históricas (primeiras vilas) cujo histórico é exposto no Memorial do Cerrado. Além disso, é possível conhecer aspectos naturais do Cerrado, fauna e flora, formação geológica etc., que tem sido apropriados e modificados pela expansão do capitalismo no campo e por atividades como agrohidronegócio, mineração, turismo etc.

2ª CIRCULAR - SINGA GOIÂNIA 2015

2ª CIRCULAR - SINGA GOIÂNIA 2015 2ª CIRCULAR - SINGA GOIÂNIA 2015 VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA VIII SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA JORNADA DAS ÁGUAS E COMUNIDADES TRADICIOINAIS A QUESTÃO AGRÁRIA NA CONTEMPORANEIDADE:

Leia mais

PIRENÓPOLIS COM ALMOÇO

PIRENÓPOLIS COM ALMOÇO PIRENÓPOLIS COM ALMOÇO SAÍDA DE PIRENÓPOLIS: às 15h30 às 17h30 Pirenópolis é uma cidade histórica, que está localizada na região do Ouro, a 120 km de Goiânia. Carinhosamente apelidada de Piri, é um lugar

Leia mais

49º CBOT 16 A 18 DE NOVEMBRO, GOIÂNIA (GO)

49º CBOT 16 A 18 DE NOVEMBRO, GOIÂNIA (GO) BLUMAR CONGRESSOS & EVENTOS PROGRAMAÇÃO 49º CBOT 16 A 18 DE NOVEMBRO, GOIÂNIA (GO) Congressos, Convenções e Eventos em todo o Brasil. ACOMPANHANTES PIRENÓPOLIS COM ALMOÇO às 07h30 Saída de Pirenópolis:

Leia mais

DIFERENCIAL SISTEMA DE ENSINO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE GOIÁS PROF. RICARDO ARRUDA

DIFERENCIAL SISTEMA DE ENSINO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE GOIÁS PROF. RICARDO ARRUDA DIFERENCIAL SISTEMA DE ENSINO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE GOIÁS PROF. RICARDO ARRUDA As afirmativas abaixo correspondes a diversos aspectos e dimensões/fases da História e Geografia de Goiás. Assinale V ou

Leia mais

Segunda Circular. O Encontro Regional de Geografia (EREGEO 2018) tem como objetivo compreender a Geografia no

Segunda Circular. O Encontro Regional de Geografia (EREGEO 2018) tem como objetivo compreender a Geografia no Segunda Circular O Encontro Regional de Geografia (EREGEO 2018) tem como objetivo compreender a Geografia no contexto das reformas neoliberais no Brasil, com ênfase na educação, natureza, economia e política.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS NÚCLEO DE SELEÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS NÚCLEO DE SELEÇÃO Anápolis UEG-UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS - UnUCET Rod. BR 153, n. 3105 - Fazenda Barreiro do Meio-Campus Henrique Santillo - Anápolis-GO Caldas Novas UEG-UNIDADE UNIVERSITÁRIA

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 43 BRASIL: REGIÃO CENTRO- -OESTE

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 43 BRASIL: REGIÃO CENTRO- -OESTE GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 43 BRASIL: REGIÃO CENTRO- -OESTE Cerrado Campo Limpo Campo Sujo Como pode cair no enem? (UERJ) (Adaptado de http://ibge.gov.br) A proporção de homens e mulheres nesta pirâmide

Leia mais

SIMPÓSIO INTEGRADO DE ESTUDOS TERRITORIAIS: Dinâmicas Territoriais e Políticas Sociais no Brasil Contemporâneo

SIMPÓSIO INTEGRADO DE ESTUDOS TERRITORIAIS: Dinâmicas Territoriais e Políticas Sociais no Brasil Contemporâneo UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE ESTUDOS SOCIOAMBIENTAIS LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS DAS DINÂMICAS TERRITORIAIS SIMPÓSIO INTEGRADO DE ESTUDOS TERRITORIAIS: Dinâmicas Territoriais e Políticas

Leia mais

OTONIEL LINHARES ATUALIDADES

OTONIEL LINHARES ATUALIDADES OTONIEL LINHARES ATUALIDADES 18 - Há 20 anos tratando da construção injusta do espaço urbano em Brasília, referimos o uso extensivo da terra, que disseminou núcleos urbanos no território do Distrito Federal

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS NÚCLEO DE SELEÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS NÚCLEO DE SELEÇÃO Anápolis UEG-UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECÔNOMICAS E HUMANAS - UnUCSEH Caldas Novas Av. JK, n. 146-Bairro Jundiaí - Anápolis-GO UEG-UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CALDAS NOVAS Rua B-08, Qd. 18,

Leia mais

49º CBOT 16 A 18 DE NOVEMBRO, GOIÂNIA (GO)

49º CBOT 16 A 18 DE NOVEMBRO, GOIÂNIA (GO) BLUMAR CONGRESSOS & EVENTOS PROGRAMAÇÃO 49º CBOT 16 A 18 DE NOVEMBRO, GOIÂNIA (GO) Congressos, Convenções e Eventos em todo o Brasil. ACOMPANHANTES PIRENÓPOLIS COM ALMOÇO às 07h30 Saída de Pirenópolis:

Leia mais

LINHA DE PESQUISA: DINÂMICAS AGRÁRIAS, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

LINHA DE PESQUISA: DINÂMICAS AGRÁRIAS, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL Descentralização de políticas públicas, participação social e desenvolvimento regional O projeto tem como objetivo analisar o processo de descentralização das políticas públicas no Brasil e seus efeitos

Leia mais

Sistema Agroflorestal no Assentamento Poções

Sistema Agroflorestal no Assentamento Poções Sistema Agroflorestal no Assentamento Poções Silva, Mônica Lau. IFG-Campus Ceres, e-mail: mltopografia@ibest.com.br Ferreira, Mariane Gonçalves. IFG-Campus Ceres, e-mail: marianegferreira@hotmail.com Cavalcante

Leia mais

1ª CIRCULAR IV JORNADA DE PESQUISAS SOBRE A QUESTÃO AGRÁRIA NO PARANÁ

1ª CIRCULAR IV JORNADA DE PESQUISAS SOBRE A QUESTÃO AGRÁRIA NO PARANÁ 1ª CIRCULAR IV JORNADA DE PESQUISAS SOBRE A QUESTÃO AGRÁRIA NO PARANÁ QUESTÃO AGRÁRIA E OS CONFLITOS DE FRONTEIRA NO PARANÁ 13 A 15 DE NOVEMBRO DE 2016 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS NÚCLEO DE SELEÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS NÚCLEO DE SELEÇÃO Anápolis UEG-UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS - UnUCET UEG-UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS - UnUCSEH Caldas Novas Rod. BR 153, n. 3105 - Fazenda Barreiro

Leia mais

EXPANSÃO DO SETOR SUCROALCOOLEIRO NO CERRADO GOIANO: CENÁRIOS POSSÍVEIS E DESEJADOS

EXPANSÃO DO SETOR SUCROALCOOLEIRO NO CERRADO GOIANO: CENÁRIOS POSSÍVEIS E DESEJADOS EXPANSÃO DO SETOR SUCROALCOOLEIRO NO CERRADO GOIANO: CENÁRIOS POSSÍVEIS E DESEJADOS Noely Vicente Ribeiro 1, Laerte Guimarães Ferreira 1, Nilson Clementino Ferreira 1, 2 ( 1 Universidade Federal de Goiás

Leia mais

Lutas e Resistências: o processo de conquista da terra do Assentamento Nova Canaã, Tracunhaém, PE.

Lutas e Resistências: o processo de conquista da terra do Assentamento Nova Canaã, Tracunhaém, PE. Lutas e Resistências: o processo de conquista da terra do Assentamento Nova Canaã, Tracunhaém, PE. Emely Christine Sulino de Melo Graduanda em Geografia, UFPE, emelychristinegeo@gmail.com Monica Cox de

Leia mais

planos regionais complexo geoeconômico

planos regionais complexo geoeconômico RIDE- DF O QUE É: REGIÃO INTEGRADA DO DESENVOLVIMENTO (conceito para áreas de conurbação metropolitana de municípios distintos que compartilham espaços em regiões de Estados da Federação diferentes). Lei

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS NÚCLEO DE SELEÇÃO. SISTEMA DE AVALIAÇÃO SERIADO - SAS 2006/3 2ª Fase - Provas Discursiva Específica e Redação

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS NÚCLEO DE SELEÇÃO. SISTEMA DE AVALIAÇÃO SERIADO - SAS 2006/3 2ª Fase - Provas Discursiva Específica e Redação s dos Locais de Realização das Provas Anápolis UEG-UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECÔNOMICAS E HUMANAS - UnUCSEH Caldas Novas Av. JK, n. 146-Bairro Jundiaí - Anápolis-GO UEG-UNIDADE UNIVERSITÁRIA

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS NÚCLEO DE SELEÇÃO SISTEMA DE AVALIAÇÃO SERIADO - SAS/UEG 2010/3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS NÚCLEO DE SELEÇÃO SISTEMA DE AVALIAÇÃO SERIADO - SAS/UEG 2010/3 Anápolis UEG-UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECÔNOMICAS E HUMANAS - UnUCSEH Aparecida de Goiânia Av. JK, n. 146 - Bairro Jundiaí - Anápolis-GO UEG-UNID. UNIV. DE APARECIDA DE GOIANIA Rua Mucuri,

Leia mais

Desenvolvimento Demográfico dos Municípios que Abrigam Unidades da Universidade Estadual de Goiás e Região de Influência.

Desenvolvimento Demográfico dos Municípios que Abrigam Unidades da Universidade Estadual de Goiás e Região de Influência. Desenvolvimento Demográfico dos Municípios que Abrigam Unidades da Universidade Estadual de Goiás e Região de Influência. Um levantamento realizado nos índices de crescimento demográfico de algumas cidades

Leia mais

O SETOR PRIMÁRIO E AS TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS E REGIONAIS NO ESTADO DE GOIÁS

O SETOR PRIMÁRIO E AS TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS E REGIONAIS NO ESTADO DE GOIÁS O SETOR PRIMÁRIO E AS TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS E REGIONAIS NO ESTADO DE GOIÁS Laene Bueno Santos Luiz Batista Alves* Graduanda do curso de ciências Econômicas do Campus Anápolis de CSEH/UEG. Orientador,

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO NÃO FORMAL PARA A RETERRITORIALIZAÇÃO DAS TERRAS

A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO NÃO FORMAL PARA A RETERRITORIALIZAÇÃO DAS TERRAS A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO NÃO FORMAL PARA A RETERRITORIALIZAÇÃO DAS TERRAS EM GOIÁS: A PARTIR DO ASSENTAMENTO SERRA DOURADA 1,3 2,3 EDSON BATISTA DA SILVA ; FRANCILANE EULÁLIA DE SOUZA. 1- ALUNO DE LICENCIATURA

Leia mais

LINHA DE PESQUISA: DINÂMICAS AGRÁRIAS, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

LINHA DE PESQUISA: DINÂMICAS AGRÁRIAS, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL Descentralização de políticas públicas, participação social e desenvolvimento regional O projeto tem como objetivo analisar o processo de descentralização das políticas públicas no Brasil e seus efeitos

Leia mais

Concentração fundiária brasileira Passado histórico colonial. Lei de terras de 1850 (estabelecia a compra como a única forma de acesso à terra). Forte

Concentração fundiária brasileira Passado histórico colonial. Lei de terras de 1850 (estabelecia a compra como a única forma de acesso à terra). Forte AGRICULTURA BRASILEIRA Concentração fundiária Relações de trabalho no campo A fronteira agrícola Principais produtos agrícolas Concentração fundiária brasileira Passado histórico colonial. Lei de terras

Leia mais

Espaço em Revista 2009 ISSN: vol. 11 nº 1 jan/jun páginas:

Espaço em Revista 2009 ISSN: vol. 11 nº 1 jan/jun páginas: ROTEIRO ENTREVISTA 1 NÚCLEO DE ESTUDOS E GEOGRAFIA, TRABALHO E MOVIMENTOS SOCIAIS (GETeM) Líderes do Grupo de Pesquisa entrevistados: Prof.ª Dra. Helena Angélica de Mesquita e Prof. Dr. Marcelo Rodrigues

Leia mais

I ENCONTRO DA QUESTÃO AGRÁRIA E LUTA PELA TERRA NO SUDOESTE GOIANO/2019 TRABALHOS ACEITOS

I ENCONTRO DA QUESTÃO AGRÁRIA E LUTA PELA TERRA NO SUDOESTE GOIANO/2019 TRABALHOS ACEITOS I ENCONTRO DA QUESTÃO AGRÁRIA E LUTA PELA TERRA NO SUDOESTE GOIANO/2019 TRABALHOS ACEITOS 1. Luta pela terra, Reforma Agrária e comunidades tradicionais EFEITOS DA HIDRELÉTRICA DE SOBRADINHO SOBRE A SEGURANÇA

Leia mais

25º Seminário Regional de Agrobiodiversidade

25º Seminário Regional de Agrobiodiversidade 25º Seminário Regional de Agrobiodiversidade (Centro-Sul do Paraná e Planalto Norte de Santa Catarina) 26 e 27 de setembro de 2013 São Mateus do Sul, Paraná Local: Centro de Eventos do Parque de Exposições

Leia mais

LABORATÓRIO DE ESTUDOS TERRITORIAIS

LABORATÓRIO DE ESTUDOS TERRITORIAIS LABORATÓRIO DE ESTUDOS TERRITORIAIS http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5020345371606949 Apresentação do Laboratório O Laboratório de Estudos Territoriais está localizado no Campus de Francisco Beltrão

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS NÚCLEO DE SELEÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS NÚCLEO DE SELEÇÃO Anápolis CÂMPUS UEG ANÁPOLIS DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECÔNOMICAS E HUMANAS Aparecida de Goiânia CÂMPUS UEG APARECIDA DE GOIANIA Caldas Novas CÂMPUS UEG CALDAS NOVAS Campos Belos CÂMPUS UEG CAMPOS BELOS Ceres

Leia mais

09:15 às 09: Estado e povos tradicionais: políticas públicas destinadas ao território tradicional.

09:15 às 09: Estado e povos tradicionais: políticas públicas destinadas ao território tradicional. AGENDA DE ENTREVISTAS - MESTRADO DIA 16/11 QUARTA-FEIRA 08:30 às 09:10 201713060031-9 Economia Solidária e Cooperativismo na Amazônia: Tecnologias Sociais e autonomia territorial em Terras Quilombolas

Leia mais

Pirenópolis Goiás Brasil

Pirenópolis Goiás Brasil DA INTEGRAÇÃO NACIONAL À FRAGMENTAÇÃO REGIONAL: Valparaíso de Goiás (GO) e a segregação residencial produzida por um processo integrador/fragmentador Bruno Augusto de Souza¹, Marcelo de Mello² ¹ Mestrando

Leia mais

O COOPERATIVISMO E A REFORMA AGRÁRIA POPULAR

O COOPERATIVISMO E A REFORMA AGRÁRIA POPULAR O COOPERATIVISMO E A REFORMA AGRÁRIA POPULAR Universidad Nacional Mayor de San Marcos Lima Perú 24 y 25 de junio de 2015 Luis Carlos Costa Eng. Agrônomo MST Paraná/Brasil MST 31 anos de luta! Apresentação

Leia mais

2ª Circular RETIFICADA. SIMPÓSIO INTEGRADO DE ESTUDOS TERRITORIAIS: Dinâmicas Territoriais e Políticas Sociais no Brasil Contemporâneo

2ª Circular RETIFICADA. SIMPÓSIO INTEGRADO DE ESTUDOS TERRITORIAIS: Dinâmicas Territoriais e Políticas Sociais no Brasil Contemporâneo 2ª Circular RETIFICADA SIMPÓSIO INTEGRADO DE ESTUDOS TERRITORIAIS: Dinâmicas Territoriais e Políticas Sociais no Brasil Contemporâneo Goiânia, GO 14 a 16 de março de 2018 COORDENAÇÃO GERAL Prof. Dr. Romualdo

Leia mais

1) (FGV-SP) Analise o mapa.

1) (FGV-SP) Analise o mapa. Aula ao vivo de geografia 19/03/2014 Revolução Verde e a questão agrária no Brasil 1) (FGV-SP) Analise o mapa. O produto destacado no mapa é: a) a cana-de-açúcar. b) o algodão. c) o café. d) o feijão.

Leia mais

3ª Circular. SIMPÓSIO INTEGRADO DE ESTUDOS TERRITORIAIS: Dinâmicas Territoriais e Políticas Sociais no Brasil Contemporâneo

3ª Circular. SIMPÓSIO INTEGRADO DE ESTUDOS TERRITORIAIS: Dinâmicas Territoriais e Políticas Sociais no Brasil Contemporâneo 3ª Circular SIMPÓSIO INTEGRADO DE ESTUDOS TERRITORIAIS: Dinâmicas Territoriais e Políticas Sociais no Brasil Contemporâneo Goiânia, GO 14 a 16 de março de 2018 COMISSÃO ORGANIZADORA Coordenação Geral Lara

Leia mais

A DIALÉTICA DA AGROECOLOGIA E CAMPESINATO NO MUNICÍPIO DE ITAPURANGA/GO

A DIALÉTICA DA AGROECOLOGIA E CAMPESINATO NO MUNICÍPIO DE ITAPURANGA/GO A DIALÉTICA DA AGROECOLOGIA E CAMPESINATO NO MUNICÍPIO DE ITAPURANGA/GO *Nariel Aparecida de Arruda (PG) 1, Murilo Mendonça Oliveira de Souza (PQ) 2. 1 Pós-graduanda no Mestrado em Recurso Naturais do

Leia mais

o Espaço Agrário nos países em desenvolvimento Prof. Lucas Gonzaga

o Espaço Agrário nos países em desenvolvimento Prof. Lucas Gonzaga o Espaço Agrário nos países em desenvolvimento Prof. Lucas Gonzaga o legado das plantation Atender as necessidades das metrópoles europeias durante o período colonial. Foi implementado nas colônias de

Leia mais

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática.

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. 01. Quadro: Relação de Cidades/curso homologados - MedioTec PRONATEC 2017 Município Eixo Curso Vagas UEG Carga Horária Endereço Anápolis Ambiente e Saúde Técnico em Farmácia - CET 30 1.200 UEG Câmpus Anápolis

Leia mais

TRABALHO DE CAMPO-RELATÓRIO AS CONQUISTAS DO MST NA PRODUÇÃO E NA EDUCAÇÃO ROTEIRO H

TRABALHO DE CAMPO-RELATÓRIO AS CONQUISTAS DO MST NA PRODUÇÃO E NA EDUCAÇÃO ROTEIRO H TRABALHO DE CAMPO-RELATÓRIO AS CONQUISTAS DO MST NA PRODUÇÃO E NA EDUCAÇÃO ROTEIRO H COORDENADOR: COPAVI (Paranacity) JORGE MONTENEGRO Escola Milton Santos (Maringá) Cooperativa Vitória de Produção Agropecuária

Leia mais

DINÂMICAS RECENTES DO CAMPO BRASILEIRO: ATUALIZAÇÃO E APRIMORAMENTO DO ATLAS DA QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA

DINÂMICAS RECENTES DO CAMPO BRASILEIRO: ATUALIZAÇÃO E APRIMORAMENTO DO ATLAS DA QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA DINÂMICAS RECENTES DO CAMPO BRASILEIRO: ATUALIZAÇÃO E APRIMORAMENTO DO ATLAS DA QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA Eduardo Paulon Girardi Professor do Departamento de Geografia da Unesp Campus de P. Prudente girardi@fct.unesp.br

Leia mais

Criação de banco de dados estatístico espacial em nível municipal para o estado de Goiás

Criação de banco de dados estatístico espacial em nível municipal para o estado de Goiás Criação de banco de dados estatístico espacial em nível municipal para o estado de Goiás Andressa Rodrigues Santos 1 (IC)*, Silvio Braz de Sousa 2 (PO) 1 - Voluntária do Programa de Iniciação Científica

Leia mais

O papel da AGRICULTURA FAMILIAR no

O papel da AGRICULTURA FAMILIAR no O papel da AGRICULTURA FAMILIAR no desenvolvimento do RS e do BRASIL Oportunidades de negócios para a Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul Ministro Pepe Vargas Agricultura Familiar RS Receitas

Leia mais

RELATO. III Simpósio Nacional de Geografia Agrária II Simpósio Internacional de Geografia Agrária I Jornada Ariovaldo Umbelino de Oliveira

RELATO. III Simpósio Nacional de Geografia Agrária II Simpósio Internacional de Geografia Agrária I Jornada Ariovaldo Umbelino de Oliveira RELATO Por Analice de Avila III Simpósio Nacional de Geografia Agrária II Simpósio Internacional de Geografia Agrária I Jornada Ariovaldo Umbelino de Oliveira Desenvolvimento do Campo, das Florestas e

Leia mais

2ª CIRCULAR. XIV JORNADA DO TRABALHO O trabalho e a crise estrutural do capital: resistências, limites e alternativas

2ª CIRCULAR. XIV JORNADA DO TRABALHO O trabalho e a crise estrutural do capital: resistências, limites e alternativas 2ª CIRCULAR XIV JORNADA DO TRABALHO O trabalho e a crise estrutural do capital: resistências, limites e alternativas Ourinhos/SP, 13 a 16 de novembro de 2013 Coordenação Geral Prof. Dr. Marcelo Dornelis

Leia mais

Geografia Divisão regional do Brasil

Geografia Divisão regional do Brasil Geografia Divisão regional do Brasil Grupo 04 Progressões 213 Atividade 19 O conceito de região Exercícios de Aplicação Reinaldo tronto Reinaldo tronto O que é necessário para a melhor compreensão desse

Leia mais

MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO 2013

MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO 2013 1 MATO GROSSO DO SUL RELATÓRIO 2013 LABET Laboratório de Estudos Territoriais 2 DATALUTA BANCO DE DADOS DA LUTA PELA TERRA LABET Laboratório de Estudos Territoriais DATALUTA/MS BANCO DE DADOS DA LUTA PELA

Leia mais

GEOGRAFIA REVISÃO 1 REVISÃO 2. Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV

GEOGRAFIA REVISÃO 1 REVISÃO 2. Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV Complexos Regionais Amazônia: Baixa densidade demográfica e grande cobertura vegetal. 2 3 Complexos Regionais Nordeste: Mais baixos níveis de desenvolvimento

Leia mais

Meio Rural X Meio Agrário:

Meio Rural X Meio Agrário: Introdução Rural X Urbano: Urbano: presença de construções (casas, prédios, comércio, escolas, hospitais, etc.); Rural: presença maior da natureza e atividades agrárias; Meio Rural X Meio Agrário: Rural:

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE

LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE LISTA DE EXERCÍCIOS - GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE ALUNO (A): nº CIANORTE, MARÇO DE 2011 1. (UFMT) Em relação ao processo de urbanização brasileiro, no período de 1940 a 2000, analise a tabela abaixo. (MENDES,

Leia mais

RELATÓRIO DE RODOVIAS ESTADUAIS EM GOIÁS 2017

RELATÓRIO DE RODOVIAS ESTADUAIS EM GOIÁS 2017 RELATÓRIO DE RODOVIAS ESTADUAIS EM GOIÁS 2017 1) Rodovia GO-325 (Trecho Santa Helena - Arantina) Situação: péssimo; muitos buracos na pista e trechos até mesmo sem pavimentação; sinalização precária; 2)

Leia mais

RESUMOS 2005 DISSERTAÇÕES

RESUMOS 2005 DISSERTAÇÕES S 2005 DISSERTAÇÕES TÍTULO DA DISSERTAÇÃO: ENCONTROS E DESENCONTROS: ESTUDO DO ESPAÇO URBANO DE JATAÍ-GO MESTRE: Márcio Rodrigues Silva Dr. João Batista de Deus DATA DE DEFESA: 07/04/2005 A cidade de Jataí,

Leia mais

PROMILITARES 24/08/2018 GEOGRAFIA. Professor Leandro Almeida AGROPECUÁRIA DO BRASIL

PROMILITARES 24/08/2018 GEOGRAFIA. Professor Leandro Almeida AGROPECUÁRIA DO BRASIL GEOGRAFIA Professor Leandro Almeida NA AULA DE HOJE, FALAREMOS SOBRE... TRANSGÊNICOS E ORGÂNICOS CARACTERÍSTICAS DO AGRONEGÓCIO CONSEQUÊNCIAS E IMPACTOS DA MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA CONFLITOS RURAIS E LUTA

Leia mais

SUPERVISOR: Fátima Edília BOLSISTAS: Jusciana do Carmo Marta Claudino

SUPERVISOR: Fátima Edília BOLSISTAS: Jusciana do Carmo Marta Claudino UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) ESCOLA ESTADUAL MASCARENHAS

Leia mais

1º DE JUNHO PROGRAMAÇÃO DA II SEMANA INTEGRADA DE MEIO AMBIENTE

1º DE JUNHO PROGRAMAÇÃO DA II SEMANA INTEGRADA DE MEIO AMBIENTE PROGRAMAÇÃO DA II SEMANA INTEGRADA DE MEIO AMBIENTE 1º DE JUNHO O quê: BANCAS DE DIVULGAÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS Quando: 01/06, 03/06, 05/06 a 07/06 e 12/06 a 14/06 Onde: Vaca Brava, Zoológico, Feira

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 7 o - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2018 Aluno(a):

Leia mais

Aula Ao Vivo(18/04/2013) - Geografia Agrária do Brasil

Aula Ao Vivo(18/04/2013) - Geografia Agrária do Brasil Aula Ao Vivo(18/04/2013) - Geografia Agrária do Brasil IFCE 1 - O agronegócio, também conhecido por seu nome em inglês "agribusiness", cujas cadeias produtivas se baseiam na agricultura e na pecuária,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ PLANO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Unidade Acadêmica: Campus Jataí Curso: Geografia Disciplina: Geografia Urbana Carga horária semestral: 64h Teórica: 60h Prática: 4h Semestre/ano: 1/2014 Professor (a):

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 08 GEOGRAFIA AGRÁRIA: CONCEITOS E EVOLUÇÃO

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 08 GEOGRAFIA AGRÁRIA: CONCEITOS E EVOLUÇÃO GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 08 GEOGRAFIA AGRÁRIA: CONCEITOS E EVOLUÇÃO Como pode cair no enem (FGV) O sistema agrícola denominado Agricultura Irrigada ou Jardinagem, praticado principalmente no Sudeste

Leia mais

ANEXO II. Cargo: Professor Regente

ANEXO II. Cargo: Professor Regente Período de Inscrições: de 6//207 a 24//207 Horário das inscrições: das 4h às 7h (horas/ min) Aparecida de Goiânia Campo Limpo de Endereço: Br 53, Nº305 - Fazenda Barreiro do Meio. Câmpus UEG Henrique Santillo,

Leia mais

PESQUISA AVALIAÇÃO POLÍTICA DO ESTADO DE GOIÁS JULHO 2018

PESQUISA AVALIAÇÃO POLÍTICA DO ESTADO DE GOIÁS JULHO 2018 PESQUISA AVALIAÇÃO POLÍTICA DO ESTADO DE GOIÁS JULHO 18 REGISTRO TRE GO-931/18 COLETA Período : 7 À 1/7/18. Amostra: 19 entrevistados. METODOLOGIA 5% Probabilística e 5% por cotas. Coleta realizada face

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL CONDRAF

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL CONDRAF MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL CONDRAF 2ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO 2ª CNDRSS ROTEIRO ORIENTADOR

Leia mais

MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICA NO TOCANTINS: LUTA PELA TERRA E PRODUÇÃO DE SABERES

MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICA NO TOCANTINS: LUTA PELA TERRA E PRODUÇÃO DE SABERES MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICA NO TOCANTINS: LUTA PELA TERRA E PRODUÇÃO DE SABERES Aluno (a): Renata Karoline Rocha Bezerra Rejane Cleide Medeiros de Almeida Aluna do Curso de Ciências Sociais; Campus de

Leia mais

[ 1 ] Hemeroteca. Campanha da CUT pela reforma agrária >>

[ 1 ] Hemeroteca. Campanha da CUT pela reforma agrária >> [ 1 ] Hemeroteca Período: 1964-1999. Dimensão e suporte: 24 metros lineares; 166 caixas-arquivo. História arquivística: A hemeroteca tem um papel de destaque no acervo, tanto pelo valor histórico dos recortes

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS E ASPECTOS LEGAIS. Danilo Prudêncio Silva

POLÍTICAS PÚBLICAS E ASPECTOS LEGAIS. Danilo Prudêncio Silva POLÍTICAS PÚBLICAS E ASPECTOS LEGAIS Danilo Prudêncio Silva Contatos E-mail: daniloprudencio2@gmail.com Telefone: (11) 997900617 Podem me escrever e me ligar! Alguém sabe? Diferença entre: Produto Orgânico

Leia mais

Ambiente de Gerenciamento do PRONAF e Programas de Crédito Fundiário

Ambiente de Gerenciamento do PRONAF e Programas de Crédito Fundiário Ambiente de Gerenciamento do PRONAF e Programas de Crédito Fundiário Julho - 2011 Banco do Nordeste Apoio à Agricultura Familiar Programa Nacional de Fortalecimento Da Agricultura Familiar OBJETIVO Fortalecer

Leia mais

AGRICULTURA BRASILEIRA:EXPANSÃO DA FROTEIRA AGRÍCOLA, CONFLITOS FUNDIÁRIOS E O NOVO RURAL. MÓDULO 14 GEOGRAFIA I

AGRICULTURA BRASILEIRA:EXPANSÃO DA FROTEIRA AGRÍCOLA, CONFLITOS FUNDIÁRIOS E O NOVO RURAL. MÓDULO 14 GEOGRAFIA I AGRICULTURA BRASILEIRA:EXPANSÃO DA FROTEIRA AGRÍCOLA, CONFLITOS FUNDIÁRIOS E O NOVO RURAL. MÓDULO 14 GEOGRAFIA I FRONTEIRA AGRÍCOLA é uma expressão utilizada para designar as áreas de avanços da ocupação

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

Boletim Goiano de Geografia E-ISSN: Universidade Federal de Goiás Brasil

Boletim Goiano de Geografia E-ISSN: Universidade Federal de Goiás Brasil Boletim Goiano de Geografia E-ISSN: 1984-8501 boletimgoianogeo@yahoo.com.br Universidade Federal de Goiás Brasil Antunes, Marcelo; de Mello, Marcelo; Alencar Arrais, Tadeu Boletim Goiano de Geografia,

Leia mais

História Campo de possibilidades

História Campo de possibilidades ENEM 2016 HISTÓRIA Fernand Braudel A História nada mais é do que uma constante indagação dos tempos passados em nome dos problemas e curiosidades - ou mesmo das inquietações e das angústias - do tempo

Leia mais

A EXPANSÃO CANAVIEIRA EM GOIANÉSIA E O SENTIMENTO DE INSEGURANÇA

A EXPANSÃO CANAVIEIRA EM GOIANÉSIA E O SENTIMENTO DE INSEGURANÇA A EXPANSÃO CANAVIEIRA EM GOIANÉSIA E O SENTIMENTO DE INSEGURANÇA Glauco Leão Ferreira ALVES¹ Alcido Elenor WANDER² Dalva Maria Borges de Lima Dias de SOUZA³ ¹Mestrando em Agronegócio pela Escola de Agronomia

Leia mais

QUADRO DE TRABALHOS APROVADOS PARA O I ENCONTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE QUESTÃO AGRÁRIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO

QUADRO DE TRABALHOS APROVADOS PARA O I ENCONTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE QUESTÃO AGRÁRIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO QUADRO DE TRABALHOS APROVADOS PARA O I ENCONTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE QUESTÃO AGRÁRIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO O pagamento das inscrições deve ser efetuado até o dia 12 deste mês, considerando

Leia mais

UECEVest TD DE GEOGRAFIA (Prof. Elvis Sampaio 21/10/17) Geografia Agrária

UECEVest TD DE GEOGRAFIA (Prof. Elvis Sampaio 21/10/17) Geografia Agrária UECEVest TD DE GEOGRAFIA (Prof. Elvis Sampaio 21/10/17) Geografia Agrária 1) A partir da segunda metade do século XX, vários países do mundo, inclusive o Brasil, implantaram um pacote de medidas que recebeu

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Agrário

Ministério do Desenvolvimento Agrário XVI SEMINÁRIO NORDESTINO DE PECUÁRIA PECNORDESTE 2012 Ministério do Desenvolvimento Agrário Francisco Nelsieudes Sombra Oliveira Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário no Ceará Organograma Ministério

Leia mais

Edilene Américo Silva Doutoranda em Geografia - Universidade de Brasília

Edilene Américo Silva Doutoranda em Geografia - Universidade de Brasília Edilene Américo Silva Doutoranda em Geografia - Universidade de Brasília edileneamerico@hotmail.com José Luis Santos Neto CEB Distribuição jluisneto@uol.com.br Fernando Luiz Araújo Sobrinho Prof. Doutor

Leia mais

Rio de Janeiro, 18/05/2017. Mercado de Trabalho Brasileiro 1º trimestre de 2017

Rio de Janeiro, 18/05/2017. Mercado de Trabalho Brasileiro 1º trimestre de 2017 1 Rio de Janeiro, 18/05/2017 Mercado de Trabalho Brasileiro estre de 2017 O B J P R I N C I P A L Produzir informações contínuas PNAD Contínua Produzir informações anuais E T I sobre a inserção da população

Leia mais

RELATÓRIO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL /01 Tira Dúvidas Redesim José Oscar Goiânia

RELATÓRIO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL /01 Tira Dúvidas Redesim José Oscar Goiânia RELATÓRIO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 2014 Ref. mês de Janeiro/2014 15/01 Tira Dúvidas Redesim José Oscar Goiânia 268 - - 28/01 Tira-Dúvidas Redesim José Oscar Rio Verde 50 225 Kg Casa da Sopa Menino

Leia mais

OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DO AGRONEGÓCIO EM ITAPURANGA/GO

OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DO AGRONEGÓCIO EM ITAPURANGA/GO OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DO AGRONEGÓCIO EM ITAPURANGA/GO Danilo Cardoso Ferreira Universidade Estadual de Goiás/Campus de Itapuranga prof.daniloueg@gmail.com Edson Batista da Silva Universidade Estadual

Leia mais

Territorialidades associativas e cooperativas dos pequenos produtores rurais de corumbataí do sul pr

Territorialidades associativas e cooperativas dos pequenos produtores rurais de corumbataí do sul pr Desenvolvimento Regional e Territorial Territorialidades associativas e cooperativas dos pequenos produtores rurais de corumbataí do sul pr Aurea Andrade Viana de Andrade 1 Resumo: A pesquisa trata da

Leia mais

1. Processo 2009/2 Resultado do processo seletivo dos projetos de pesquisa: UEG-UnU/Situação final da tramitação

1. Processo 2009/2 Resultado do processo seletivo dos projetos de pesquisa: UEG-UnU/Situação final da tramitação 1. Processo 2009/2 Resultado do processo seletivo dos projetos de pesquisa: UEG-UnU/Situação final da tramitação UEG/UnU Nãoenquadradoaprovados Não- Aprovados Total Anápolis CET 6 5 49 60 Anápolis CSEH

Leia mais

Grupos Temáticos e responsáveis pelo GT

Grupos Temáticos e responsáveis pelo GT Grupos Temáticos e responsáveis pelo GT 1. A escola, a agroecologia e a produção da vida no campo: relação entre as escolas e os movimentos sociais. Coordenadora: Prof a. Caroline Terra (UFPel) O objetivo

Leia mais

A interiorização da capital brasileira: mudanças demográficas e socioespaciais.

A interiorização da capital brasileira: mudanças demográficas e socioespaciais. A interiorização da capital brasileira: mudanças demográficas e socioespaciais. Eduardo de Araujo da Silva¹; Alexandre Carvalho de Andrade² ¹Graduando em Geografia - IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas,

Leia mais

CETAS Centro de Estudos do Trabalho, Ambiente e Saúde

CETAS Centro de Estudos do Trabalho, Ambiente e Saúde Exposição ALGO MAIS Exposição ALGO MAIS CETAS Centro de Estudos do Trabalho, Ambiente e Saúde A exposição ALGO MAIS vem trazer os registros feitos a partir das ações dos pesquisadores ligados ao projeto

Leia mais

Violência no campo no Brasil: 20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás As castanheiras lembram, e você?

Violência no campo no Brasil: 20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás As castanheiras lembram, e você? UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária na UFBA - 2016 Mesa Redonda: Violência no campo no Brasil: 20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás As castanheiras

Leia mais

CASO DE UM ASSENTAMENTO

CASO DE UM ASSENTAMENTO 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: ( X ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO CASO DE UM ASSENTAMENTO Patrícia Judith Godoy Gravonski (UEPG, pgravonski@hotmail.com) Carlos Hugo Rocha (UEPG,

Leia mais

VII Simpósio do Núcleo Agrário Terra e Raiz ( NATRA)

VII Simpósio do Núcleo Agrário Terra e Raiz ( NATRA) VII Simpósio do Núcleo Agrário Envio de trabalhos: eventosnatra@gmail.com. Prazo: 20/08 PROGRAMAÇÃO "Terra pra quê? A destrutividade do capital e a resistência dos movimentos sociais". 1ª mesa (17/09):

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Urbanização Mundial e Brasileira

Paulo Tumasz Junior. Urbanização Mundial e Brasileira Paulo Tumasz Junior Urbanização Mundial e Brasileira - Urbanização Mundial: processo lento até 1950; - Urbanização: maior quantidade de pessoas nas cidades do que no campo; - Êxodo rural (fatores repulsivos

Leia mais

I ENCONTRO DA QUESTÃO AGRÁRIA E LUTA PELA TERRA NO SUDOESTE GOIANO 2018

I ENCONTRO DA QUESTÃO AGRÁRIA E LUTA PELA TERRA NO SUDOESTE GOIANO 2018 I ENCONTRO DA QUESTÃO AGRÁRIA E LUTA PELA TERRA NO SUDOESTE GOIANO 2018 A luta pela terra no contexto neoliberal do desmonte das políticas públicas para a agricultura familiar camponesa I JURA JORNADA

Leia mais

EP AGRO. ENCONTRO DE PESQUISA DO AGRONEGÓCIO NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO 2018 Universidade de Brasília - UnB

EP AGRO. ENCONTRO DE PESQUISA DO AGRONEGÓCIO NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO 2018 Universidade de Brasília - UnB ENCONTRO DE PESQUISA DO AGRONEGÓCIO NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO 2018 Universidade de Brasília - UnB EP AGRO Realiza: Universidade de Brasília / UnB Universidade Federal de Goiás / UFG Local: Faculdade de

Leia mais

Opções produtivas e populacional dos municípios do território do sudoeste goiano.

Opções produtivas e populacional dos municípios do território do sudoeste goiano. Opções produtivas e populacional dos municípios do território do sudoeste goiano. Marcos Vinícius da Silva 1 (IC)*; Pedro Rogerio Giongo 2 (PQ); Divina Aparecida L. Lunas (PQ) 3 ; 1 Estudante do curso

Leia mais

a) Setor Primário - b) Setor Secundário - c) Setor Terciário -

a) Setor Primário - b) Setor Secundário - c) Setor Terciário - PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Caracterize os setores da economia

Leia mais

Assistência Técnica ao produtor rural: ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Assistência Técnica ao produtor rural: ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Assistência Técnica ao produtor rural: ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento O papel da Assistência Técnica como base da segurança alimentar Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor

Leia mais

PROGRAMAÇÃO V SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / IFGOIANO CÂMPUS IPORÁ LUZ, CIÊNCIA E VIDA. 21/10/2015 (quarta-feira de MANHÃ) 07h às 11h

PROGRAMAÇÃO V SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / IFGOIANO CÂMPUS IPORÁ LUZ, CIÊNCIA E VIDA. 21/10/2015 (quarta-feira de MANHÃ) 07h às 11h PROGRAMAÇÃO V SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / IFGOIANO CÂMPUS IPORÁ LUZ, CIÊNCIA E VIDA 21/10/2015 (quarta-feira de MANHÃ) 07h às 11h Credenciamento do evento Local: Auditório do IF Goiano Campus

Leia mais

PRESENÇA DE ASSENTAMENTOS RURAIS NA MESORREGIÃO CENTRO-OCIDENTAL DO PARANÁ

PRESENÇA DE ASSENTAMENTOS RURAIS NA MESORREGIÃO CENTRO-OCIDENTAL DO PARANÁ 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 PRESENÇA DE ASSENTAMENTOS RURAIS NA MESORREGIÃO CENTRO-OCIDENTAL DO PARANÁ Juliana Paula Ramos 1, Maria das Graças de Lima 2 RESUMO: O presente estudo

Leia mais

A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL

A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL A Formação do Território Brasileiro O surgimento do que denominamos de Brasil foi produto de um processo mais amplo, denominado de Expansão Mercantil europeia, desencadeado

Leia mais

AS BASES DA REGIÃO CONCENTRADA... COMPLEXO CENTRO-SUL

AS BASES DA REGIÃO CONCENTRADA... COMPLEXO CENTRO-SUL AS BASES DA REGIÃO CONCENTRADA... COMPLEXO CENTRO-SUL CENTRO-SUL Posição de Centro no sistema capitalista brasileiro. É a Região mais dinâmica em termos econômicos, financeiros e educacionais. Concentra

Leia mais

Comparação dos estudantes concluintes da UEG no ENADE em relação aos estudantes de outras IES 2011

Comparação dos estudantes concluintes da UEG no ENADE em relação aos estudantes de outras IES 2011 Comparação dos estudantes concluintes da no ENADE em relação aos estudantes de outras IES 2011 1 Anápolis Arquitetura e Urbanismo UFG* PUC GO Universidade Verde Brasil 4 58,1 47,6 - - 53,4 43,6 - - 51

Leia mais

16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG Resumo Expandido Modalidade B Apresentação de resultados de ações e/ou atividades

16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG Resumo Expandido Modalidade B Apresentação de resultados de ações e/ou atividades 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( x ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO AÇÕES COMUNICACIONAIS

Leia mais

Atlas dos Conflitos Fundiários Rurais no Estado do Rio de Janeiro 1. Debora Mendonça Silveira UERJ/FFP Alexandre Cigagna Wielfs

Atlas dos Conflitos Fundiários Rurais no Estado do Rio de Janeiro 1. Debora Mendonça Silveira UERJ/FFP Alexandre Cigagna Wielfs Atlas dos Conflitos Fundiários Rurais no Estado do Rio de Janeiro 1 Debora Mendonça Silveira UERJ/FFP dgeoffp@yahoo.com.br Alexandre Cigagna Wielfs Eloísa da Silva Pereira Renata Soares da Costa Santos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS NÚCLEO DE SELEÇÃO. PROCESSO SELETIVO 2007/1 1ª Fase

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS NÚCLEO DE SELEÇÃO. PROCESSO SELETIVO 2007/1 1ª Fase Endereços dos Locais de Realização das Provas A prova será realizada no dia 12 de novembro de 2006. Os portões dos locais de provas serão abertos às 12 horas, para entrada dos candidatos, e fechado às

Leia mais