Quem somos CARTA PROPOSTA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Quem somos CARTA PROPOSTA"

Transcrição

1 Quem somos Somos um coletivo de assistentes sociais de formação, experiência e vivencias diferenciadas que, por compartilharmos dos mesmos princípios e valores éticos, somamo-nos para a construção de uma gestão co-participativa, descentralizada e democrática, fundamentada no projeto ético político profissional da categoria. Pautaremos a Gestão buscando estratégias para ampliar a participação efetiva dos profissionais da base, com o compromisso de formação de novos quadros para as gestões futuras, procurando fortalecer nossa profissão nos espaços sócio ocupacionais, tanto da capital quanto do interior. Acreditamos que o CRESS/MS deve estar sempre de braços abertos para acolher e atender as demandas dos profissionais. CARTA PROPOSTA Como é de conhecimento de todos, não tivemos eleições para o CRESS 21ª Região/MS no período das eleições gerais do Conjunto CFESS/CRESS (abril/2017), pois não houve inscrição de CHAPA, isso foi assustador! Fomos chamados para contribuir com o processo de articulação para a Eleições Extraordinárias que deve acontecer no mês de outubro de 2017 e, desde o mês de Abril de 2017 temos partilhado nossos ideais, anseios e perspectivas de forma coletiva no sentido de fortalecer a defesa da nossa profissão em consonância com a bandeira de lutas do Conjunto CFESS/CRESS. Nossa Carta Proposta é composta por 10 Diretrizes Gerais que nortearão os trabalhos da gestão 2017/2020, dentre elas destacam-se: Fortalecer a articulação do CRESS/MS com os NUCRESS/MS como estratégia de interiorização e resgatar o Projeto CRESS Itinerante a fim de garantir a participação dos/as assistentes sociais da base em todo o estado; Elaborar novo plano de ação administrativo-financeiro do CRESS/MS para o triênio, considerando o Manual de Procedimentos Administrativo/Financeiro do Conjunto CFESS/CRESS e legislações vigentes no âmbito da gestão; Reafirmar e publicizar junto à sociedade o posicionamento político dos/as assistentes sociais do CRESS/MS, referente à defesa dos direitos humanos, de um projeto de sociedade democrático, de construção de outra ordem societária e em defesa dos direitos e interesses da classe trabalhadora.

2 O CRESS/MS, encontra-se dentro da divisão regional na Região Centro Oeste do Brasil, defendemos que uma gestão democrática, deve romper com a visão conservadora do presidencialismo e buscar imprimir uma Gestão Colegiada, pois acredita-se que todos os integrantes de uma Gestão tem igual responsabilidade na execução e encaminhamento das ações do Conselho e que, a cada gestão, deve-se formar novos quadros para compor as gestões seguintes para que não haja interrupção e nem quebra das ações, pois traz prejuízos para toda a categoria. Diretrizes 1. Favorecer e proporcionar espaços coletivos para socialização e democratização das informações e construção da ampliação da participação dos profissionais assistentes sociais da base, nos assuntos pertinentes à defesa da nossa profissão e em consonância às atividades do nosso CRESS. 2. Fortalecer a articulação do CRESS/MS com os NUCRESS/MS como estratégia de interiorização e resgatar o Projeto CRESS Itinerante a fim de garantir a participação dos/as assistentes sociais da base em todo o estado. 3. Construir coletivamente o orçamento anual do CRESS com efetiva participação dos/as Assistentes Sociais da base, precedido da realização da assembleia ordinária. 4. Reafirmar e publicizar junto à sociedade o posicionamento político dos/as assistentes sociais do CRESS/MS, referente à defesa dos direitos humanos, de um projeto de sociedade democrático, de construção de outra ordem societária e em defesa dos direitos e interesses da classe trabalhadora. 5. Fortalecer a participação do movimento estudantil nas ações do CRESS/MS, promovendo a integração dos acadêmicos possibilitando a qualificação do futuro profissional. 6. Construir os planos de trabalhos das comissões com garantia de recursos financeiros para execução das propostas. 7. Realizar seminários entre as Comissões de Trabalho do CRESS com o objetivo de promover a interface das propostas e realização do plano de trabalho em conjunto. 8. Fortalecer a representatividade do CRESS nos espaços de exercício do controle social de forma articulada com seu pertencimento às comissões existentes e estes representantes comporão as respectivas comissões. Desta forma, qualificaremos nosso debate e posicionamento em defesa das políticas públicas e de direitos historicamente conquistados. 9. Acompanhar o processo de implementação da gestão do trabalho por meio da participação nos Fóruns dos Trabalhadores do SUS, SUAS e demais instâncias e espaços de organização política da classe trabalhadora. 10. Elaborar novo plano de ação administrativo-financeiro do CRESS/MS para o triênio, considerando o Manual de Procedimentos Administrativo/Financeiro do Conjunto CFESS/CRESS e legislações vigentes no âmbito da gestão.

3 Assistentes Sociais Conheçam a pauta política da Chapa 1 Resistir para fortalecer a luta Eixo: Ética e Direitos Humanos 1. Realizar seminário estadual sobre Serviço Social e Sigilo Profissional, precedido de atividades nos NUCRESS/MS, articulado a multiplicação do Projeto Ética em Movimento. 2. Promover debates acerca da precarização do trabalho do profissional Assistente Social, que envolva questões éticas e violação de direitos (assédio moral e doenças ocupacionais) 3. Fomentar o debate no âmbito da categoria sobre os direitos dos imigrantes, refugiados e apátridas com base na Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Imigrantes e dos Membros das suas Famílias. Eixo: Orientação e Fiscalização Profissional 1. Realizar o plano de fiscalização intensificando a atuação dos Agentes Fiscais junto à categoria no interior e na capital, possibilitando o alcance aos profissionais nos diversos espaços sócio ocupacionais, com ênfase na dimensão político pedagógica da Política Nacional de Fiscalização. 2. Executar a Política Nacional de Fiscalização, por meio das dimensões: afirmativa de princípios, político pedagógica e normativa disciplinadora. 3. Promover reuniões ampliadas com as Comissões de Ética, Seguridade Social, Formação Profissional e Administrativo financeiro objetivando traçar estratégias coletivas em defesa da nossa profissão. Eixo: Seguridade Social 1. Realizar seminário sobre a questão indígena e racial que oportunize o debate sobre os direitos individuais, coletivos e difusos e suas nuances no SUS e SUAS. 2. Articular com outras categorias profissionais, sindicatos e demais forças sociais para a instituição de mesas de negociação, objetivando a defesa e regulação das condições e relações de trabalho, incluindo elaboração do plano de cargos, carreiras, salários e remuneração com prioridade para os/as trabalhadores do SUS e SUAS, bem como realização de concurso público. 3. Promover debates sobre os impactos do agronegócio no estado de Mato Grosso do Sul, no meio ambiente, trabalhadores/trabalhadoras, povos tradicionais (indígenas, ribeirinhos, quilombolas e outros).

4 Eixo: Formação Profissional 1. Rearticular o Fórum Estadual de Supervisão de Estágio fomentando debate do processo de formação profissional, em defesa da formação em Serviço Social contra a precarização do ensino superior. 2. Dar continuidade ao processo de criação do Curso de Serviço Social presencial na UEMS. 3. Dar continuidade as atividades relacionadas à luta do Serviço Social na Educação, articulando com outras categorias profissionais, e as instâncias representativas (CFESS, ENESSO, ABEPSS, ANDES), bem como outros movimentos sociais e sindicatos ligados à construção da política de educação. Eixo Comunicação 1. Resgatar a identidade visual do CRESS nas mídias (digital, jornal impresso, entre outros). 2. Tornar o site do CRESS referência em informações da categoria, otimizando a utilização de forma a facilitar o acesso dos internautas. 3. Oportunizar aos conselheiros da gestão, profissionais da base que compõem a comissão de comunicação e funcionários capacitação para atuação na Política Nacional de Comunicação tendo como diretriz a Bandeiras de Luta do Conjunto CFESS/CRESS. Eixo: Administrativo-Financeiro 1. Intensificar campanha no CRESS/MS para a realização do recadastramento obrigatório dos profissionais, que permitirá conhecermos o perfil atual do (a) profissional e realidade do exercício profissional no nosso estado, jurisdição do CRESS/MS. 2. Levantar as diversas situações de inadimplência para promover debate com a categoria primando pela transparência dos dados, a fim de construir coletivamente a Política de Combate à Inadimplência do CRESS/MS, evitando que os profissionais adimplentes (pagantes), assumam o ônus do não pagamento do tributo obrigatório para o exercício profissional regular. 3. Realizar debate com os (as) profissionais precedido à realização das assembleias acerca do patamar mínimo e máximo do valor da anuidade do CRESS/MS, tendo em vista a conjuntura política, econômica e social do país, objetivando o não reajuste da anuidade.

5 QUEM COMPÕE O COLEGIADO? DIRETORIA EXECUTIVA Presidente: Lana Amaral Nunes Vice Presidente: Francisca Bezerra de Souza 1ª Secretária: Mônica Ilis da Silva Vargas 2ª Secretária: Laura Marcia Rosa dos Santos 1ª Tesoureira: Renata Araújo da Silva Teixeira 2ª Tesoureira: Lúcia Maria Furtado da Silva CONSELHO FISCAL: Josane Anethe Ortiz Jéssica Moura Sueila Pires Pereira SUPLENTES Giany da Conceição Costa Lucilene Secco Pereira Eliane Aparecida da Silva Abraão Rosa Bernardes Adriana Gonçalves Lasalvia Fabretti Ilma Mendonça de Souza Marlene Moreira Machado Eliane Fernandes Dantas Eliane Barreto de Melo Pereira Visitem nossa página no Facebook e manifeste seu apoio à CHAPA 1 Apoio à CHAPA 1 no Instagram Divulguem nas redes sociais a CHAPA 1

Plano de Metas CRESS 20ª. Região MT 2014

Plano de Metas CRESS 20ª. Região MT 2014 Plano de Metas CRESS 20ª. Região MT 2014 Este plano registra objetivo, metas e as atividades a serem desenvolvidas pelo CRESS-20ª região, por meio de suas comissões Orientação e Fiscalização Profissional;

Leia mais

Fiscalização Profissional

Fiscalização Profissional Seminário Estadual de Serviço Social e Saúde Deliberações do 38º. Encontro Nacional CFES-CRESSCRESS Fiscalização Profissional 1. Aprimorar a minuta de resolução que veda a utilização de práticas terapêuticas

Leia mais

Plano de Lutas Em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior

Plano de Lutas Em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior Plano de Lutas Em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior Eixo de Ações Relativas à Política Nacional de Fiscalização Ações Atividades Responsabilidade Prazo Fiscalização

Leia mais

MINUTA 1 RESOLUÇÃO CRESS 9ª REGIÃO/SP N.º

MINUTA 1 RESOLUÇÃO CRESS 9ª REGIÃO/SP N.º MINUTA 1 RESOLUÇÃO CRESS 9ª REGIÃO/SP N.º Ementa: Dispõe sobre a regulamentação da formação, composição, atribuições e abrangência da Comissão de Trabalho Profissional e Organização Política (CTPOP) do

Leia mais

CUIDAR DA PROFISSÃO em defesa da Psicologia CRP 19 - CHAPA 12

CUIDAR DA PROFISSÃO em defesa da Psicologia CRP 19 - CHAPA 12 CUIDAR DA PROFISSÃO em defesa da Psicologia CRP 19 - CHAPA 12 PRINCÍPIOS: Zelar pela democracia e por uma Psicologia comprometida com as necessidades da sociedade, estando lado a lado das entidades e movimentos

Leia mais

RESOLUÇÃO CRESS 20ª REGIÃO Nº 185/2017 DE 23 DE SETEMBRO DE 2017.

RESOLUÇÃO CRESS 20ª REGIÃO Nº 185/2017 DE 23 DE SETEMBRO DE 2017. RESOLUÇÃO CRESS 20ª REGIÃO Nº 185/2017 DE 23 DE SETEMBRO DE 2017. Regulamenta a Criação dos Núcleos de Assistentes Sociais (NUCRESS), como espaços de apoio que integram a estrutura organizacional do CRESS,

Leia mais

MANIFESTO DA ABEPSS 15 DE MAIO DIA DA/O ASSISTENTE SOCIAL 2013

MANIFESTO DA ABEPSS 15 DE MAIO DIA DA/O ASSISTENTE SOCIAL 2013 MANIFESTO DA ABEPSS 15 DE MAIO DIA DA/O ASSISTENTE SOCIAL 2013 ABEPSS MANIFESTO MAY 15th SOCIAL WORKER S DAY 2013 O contexto mundial de reestruturação produtiva não é somente resultado da crise do capital

Leia mais

Assembleia Geral Ordinária

Assembleia Geral Ordinária CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL DE MINAS GERAIS Assembleia Geral Ordinária 29 de outubro de 2013, Pauta: Apresentação das Deliberações do 42º Encontro Nacional; Prestação de Contas Parcial 2012/2013;

Leia mais

Assistente Social: quem é e o que faz

Assistente Social: quem é e o que faz 1 Assistente Social: quem é e o que faz Assistente Social é o/a profissional que cursou a faculdade de Serviço Social e possui inscrição no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS). O primeiro curso

Leia mais

NOTÍCIAS DO PLENO 12 a 15 de fevereiro de 2009

NOTÍCIAS DO PLENO 12 a 15 de fevereiro de 2009 Gestão Atitude Crítica para Avançar na Luta 2008-2011 NOTÍCIAS DO PLENO 12 a 15 de fevereiro de 2009 1. CONJUNTURA Potencializar os momentos de organização e comemoração do Congresso da Virada para difundir,

Leia mais

NUCLEAÇÃO DO CRESS 17ª REGIÃO/ES NÚCLEOS DESCENTRALIZADOS - NUCRESS VITÓRIA,

NUCLEAÇÃO DO CRESS 17ª REGIÃO/ES NÚCLEOS DESCENTRALIZADOS - NUCRESS VITÓRIA, NUCLEAÇÃO DO CRESS 17ª REGIÃO/ES NÚCLEOS DESCENTRALIZADOS - NUCRESS VITÓRIA, 2009 1) JUSTIFICATIVA É a partir da organização em sua base que uma categoria elabora seu projeto profissional, se afirma na

Leia mais

PLANO DE LUTAS. Aprovado em Caruaru, 01 de abril de 2018

PLANO DE LUTAS. Aprovado em Caruaru, 01 de abril de 2018 PLANO DE LUTAS Aprovado em Caruaru, 01 de abril de 2018 Sumário GD 01: Políticas Educacionais: acesso, permanência e qualidade social da educação.... 2 GD 02: Avaliação Educacional e da Aprendizagem....

Leia mais

EIXO V GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL DOCUMENTO REFERÊNCIA

EIXO V GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL DOCUMENTO REFERÊNCIA EIXO V GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL DOCUMENTO REFERÊNCIA A articulação e mobilização da sociedade civil e de setores do Estado assumiram grande importância, especialmente

Leia mais

Bem-vindas (os)! LUTAR, RESISTIR E SONHAR: QUEREMOS

Bem-vindas (os)! LUTAR, RESISTIR E SONHAR: QUEREMOS Bem-vindas (os)! 1 LUTAR, RESISTIR E SONHAR: NOVOS TEMPOS PARA O CRESS QUE QUEREMOS 2017-2020 Missão do CRESS/MG 6ªR 2 O CRESS-MG tem como missão fiscalizar, orientar, disciplinar e defender o exercício

Leia mais

Resolução CRESS 19ª Região GO nº 01, de 10 de janeiro de 2019

Resolução CRESS 19ª Região GO nº 01, de 10 de janeiro de 2019 Resolução CRESS 19ª Região GO nº 01, de 10 de janeiro de 2019 Dispõe sobre a regulamentação dos Núcleos de Base do CRESS NUCRESS vinculados ao Conselho Regional de Serviço Social CRESS 19ª Região Goiás.

Leia mais

EXECUTIVA NACIONAL DOS ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE LUTAS REGIONAL 2014/2015 REGIÃO III ALAGOAS, BAHIA E SERGIPE

EXECUTIVA NACIONAL DOS ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE LUTAS REGIONAL 2014/2015 REGIÃO III ALAGOAS, BAHIA E SERGIPE PLANO DE LUTAS REGIONAL 2014/2015 REGIÃO III ALAGOAS, BAHIA E SERGIPE MOVIMENTOS SOCIAIS Mapear os EIV S e EIVI S e Por compreender a importância dos C.R de Movimentos Sociais incentivar a participação

Leia mais

CURSO: Controle Social e Gestão Participativa 06/3/13. O papel da legislação para o Controle Social e a Gestão Participativa.

CURSO: Controle Social e Gestão Participativa 06/3/13. O papel da legislação para o Controle Social e a Gestão Participativa. MODALIDADES DE GESTÃO NO SUS MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Carlos Neder XXVII CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE CURSO: Controle Social e Gestão Participativa 06/3/13 O papel da legislação para o Controle

Leia mais

PROPOSTA DOS FÓRUNS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO BRASIL EIXO V. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social

PROPOSTA DOS FÓRUNS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO BRASIL EIXO V. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social PROPOSTA DOS FÓRUNS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO BRASIL Laranja inclusão Verde - supressão EIXO V Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social 349. A articulação e mobilização da sociedade

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL- 2ª REGIÃO -CRESS/MA

PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL- 2ª REGIÃO -CRESS/MA PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL- 2ª REGIÃO -CRESS/MA - 2017 1. IDENTIFICAÇÃO Órgão: CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL CRESS 2.ª REGIÃO/MA CNPJ: 06.042.030/0001-47 Endereço: RUA HEMÉTERIO

Leia mais

Plano Nacional de Fiscalização Conjunto. Com as Deliberações e Agenda Permanente aprovadas no 39 Encontro Nacional CFESS/CRESS

Plano Nacional de Fiscalização Conjunto. Com as Deliberações e Agenda Permanente aprovadas no 39 Encontro Nacional CFESS/CRESS Com as Deliberações e Agenda Permanente aprovadas no 39 Encontro APRESENTAÇÃO O Plano constitui-se em um instrumento político e gestão, cujas ações, planejadas coletivamente, expressam os avanços no senvolvimento

Leia mais

MENSAGEM DA CHAPA MODERNIZAÇÃO SINDICAL ELEIÇÕES SINDIVET-PR

MENSAGEM DA CHAPA MODERNIZAÇÃO SINDICAL ELEIÇÕES SINDIVET-PR MENSAGEM DA CHAPA MODERNIZAÇÃO SINDICAL Prezados Colegas Associados: ELEIÇÕES SINDIVET-PR 2017-2019 O SINDIVET-PR trienalmente renova seu quadro de diretores e conselheiros. Estamos em novo processo eleitoral,

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº1646/03, de 26 de Junho de 2003.

LEI MUNICIPAL Nº1646/03, de 26 de Junho de 2003. LEI MUNICIPAL Nº1646/03, de 26 de Junho de 2003. Dispõe sobre a criação, estruturação e funcionamento do Conselho Municipal de Desenvolvimento - COMUITA e dá outras providências. WOLMIR ÂNGELO DALL`AGNOL,

Leia mais

PONTOS PARA O DEBATE SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO FÒRUM DE SUPERVISORES DE SERVIÇO SOCIAL DO RS

PONTOS PARA O DEBATE SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO FÒRUM DE SUPERVISORES DE SERVIÇO SOCIAL DO RS LOCAL: Ministério Público do Estado DATA: 14/05/2010 ORGANIZAÇÃO DO EVENTO: CRESS/ABEPSS SUL PONTOS PARA O DEBATE SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO FÒRUM DE SUPERVISORES DE SERVIÇO SOCIAL DO RS - A orientação da

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2015

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2015 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2015 1. Identificação Denominação completa: CONSELHO REGIONAL DE FONOAUDIOLOGIA DA 5ª REGIÃO Denominação abreviada: CRFa 5ª. R Situação: Ativa Natureza Jurídica: 110-4 Autarquia

Leia mais

Assembleia indica nomes para a Comissão Regional Eleitoral e define o valor da anuidade de 2017

Assembleia indica nomes para a Comissão Regional Eleitoral e define o valor da anuidade de 2017 Assembleia indica nomes para a Comissão Regional Eleitoral e define o valor da anuidade de 2017 A segunda assembleia ordinária do CRESS/7ª Região foi realizada na noite do dia 18 de novembro, no auditório

Leia mais

PAUTA DE REUNIÃO DO CONSELHO PLENO DO CFESS

PAUTA DE REUNIÃO DO CONSELHO PLENO DO CFESS Gestão Atitude Crítica para Avançar na Luta PAUTA DE REUNIÃO DO CONSELHO PLENO DO CFESS Período: 29 de julho a 02 de agosto de 2009 29 de julho (4ª feira) Conselho Fiscal 30/07/09 (5ª Feira) 8h30 às 13h00

Leia mais

Plano de Metas CRESS 20ª. Região MT 2016

Plano de Metas CRESS 20ª. Região MT 2016 1 Plano de CRESS 20ª. Região MT 26 O ano de 25 demarca a metade do mandato da Gestão Avançar na Luta e ao apresentar o Plano de para o exercício de 26, com registras dos objetivos, das atividades de metas

Leia mais

PLATAFORMA DOS SERVIDORES (AS) MUNICIPAIS AOS CANDIDATOS (AS) A PREFEITO (A)

PLATAFORMA DOS SERVIDORES (AS) MUNICIPAIS AOS CANDIDATOS (AS) A PREFEITO (A) PLATAFORMA DOS SERVIDORES (AS) MUNICIPAIS AOS CANDIDATOS (AS) A PREFEITO (A) ELEIÇÕES 2016 POR UM MUNICÍPIO DECENTE E DEMOCRÁTICO APRESENTAÇÃO Este documento é fruto do acúmulo do trabalho realizado pelo

Leia mais

DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012 Encontro com os agentes de pastoral Carlos Neder SUS - Base Legal CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA CONSTITUIÇÕES ESTADUAIS LEIS

Leia mais

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS 9º Congresso Regional de Psicologia (COREP) do Conselho Regional de Psicologia - Minas Gerais - 4ª Região (CRP-MG) Etapa Regional do 9º Congresso Nacional de Psicologia (CNP) CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art.

Leia mais

PLANO DE ESTÁGIO SOFI SETOR DE ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DA SECCIONAL DE JUIZ DE FORA DO CRESS 6º REGIÃO 1º SEMESTRE/2018

PLANO DE ESTÁGIO SOFI SETOR DE ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DA SECCIONAL DE JUIZ DE FORA DO CRESS 6º REGIÃO 1º SEMESTRE/2018 1 PLANO DE ESTÁGIO SOFI SETOR DE ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DA SECCIONAL DE JUIZ DE FORA DO CRESS 6º REGIÃO 1º SEMESTRE/2018 SUPERVISORA: TEREZINHA DE FÁTIMA FERREIRA HAGEN CRESS 5112 2 Os filósofos limitaram-se

Leia mais

EXECUTIVA NACIONAL DE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA DOCUMENTO FINAL DO VIII ENCONTRO NACIONAL DE ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA

EXECUTIVA NACIONAL DE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA DOCUMENTO FINAL DO VIII ENCONTRO NACIONAL DE ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA EXECUTIVA NACIONAL DE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA DOCUMENTO FINAL DO VIII ENCONTRO NACIONAL DE ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA João Pessoa, 31 de janeiro de 2015. Nós, estudantes de Fisioterapia, presentes no

Leia mais

Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará NA LUTA POR UM MUNICÍPIO DECENTE E DEMOCRÁTICO

Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará NA LUTA POR UM MUNICÍPIO DECENTE E DEMOCRÁTICO Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará NA LUTA POR UM MUNICÍPIO DECENTE E DEMOCRÁTICO CEARÁ EM NÚMEROS DIRETORIA DA FETAMCE Enedina Soares da Silva, presidente; José

Leia mais

CONTEÚDOS ABEPSS ITINERANTE 3ª EDIÇÃO Os Fundamentos do Serviço Social em debate: Formação e Trabalho Profissional

CONTEÚDOS ABEPSS ITINERANTE 3ª EDIÇÃO Os Fundamentos do Serviço Social em debate: Formação e Trabalho Profissional CONTEÚDOS ABEPSS ITINERANTE 3ª EDIÇÃO Os Fundamentos do Serviço Social em debate: Formação e Trabalho Profissional Unidade I: O processo de construção e implementação das Diretrizes Curriculares da ABEPSS

Leia mais

COMUNICADO nº 040/2017

COMUNICADO nº 040/2017 COMUNICADO nº 040/2017 Aos: Prefeitos, Secretários (as) Municipais de Assistência Social, Conselheiros Municipais de Assistência Social e Executivos das Associações de Municípios. Referente: Apresentação

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO DO LARGO-BA TRABALHO E COMPETÊNCIA GESTÃO 2017/2020

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO DO LARGO-BA TRABALHO E COMPETÊNCIA GESTÃO 2017/2020 LEI N 316/2019, de 13 de maio de 2019 REORGANIZA, E RENOVA O QUADRO DE ENTIDADES REPRESENTATIVAS DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE RIBEIRÃO DO LARGO CMS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Prefeito Municipal de

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DO MARANHÃO/22ª REGIÃO

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DO MARANHÃO/22ª REGIÃO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DO MARANHÃO/22ª REGIÃO PLANO DE TRABALHO 2017 Conforme Norma I do Manual de Procedimentos Administrativos, Financeiros e Contábeis. Resolução 010/2007 São Luís 2016 1 1.

Leia mais

Presidente do CRESS-MG faz balanço da Gestão Seguindo na Luta

Presidente do CRESS-MG faz balanço da Gestão Seguindo na Luta Presidente do CRESS-MG faz balanço da Gestão Seguindo na Luta Foram mais de 1000 dias de trabalho desde a posse da Gestão Seguindo na Luta - Pelo fortalecimento da categoria e em defesa do projeto ético-político,

Leia mais

INSTRUÇÃO CONJUNTA N 001/2010 SEED/SUED/SUDE

INSTRUÇÃO CONJUNTA N 001/2010 SEED/SUED/SUDE A Superintendente da Educação e o Superintendente de Desenvolvimento Educacional no uso de suas atribuições legais e considerando: a Lei N 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; o Parecer

Leia mais

O Povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes, decretou e eu, em seu nome, promulgo a seguinte Lei:

O Povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes, decretou e eu, em seu nome, promulgo a seguinte Lei: Institui a Política Estadual de Juventude e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, O Povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes, decretou e eu, em seu nome, promulgo

Leia mais

PLANO DE AÇÃO 2017 Gestão Ousadia Triênio

PLANO DE AÇÃO 2017 Gestão Ousadia Triênio PLANO DE AÇÃO 2017 Gestão Ousadia Triênio 2014-2017 Diretoria do CRESS 24ª Região/MS Gestão Ousadia Presidente: VALDEREIS FREITAS DE SOUZA CRESS 1646 Vice-presidente: MARIA HELENA QUEIROZ SARMENTO CRESS

Leia mais

Eleições IFSC 2015: Conheça as propostas dos candidatos a diretor-geral do Câmpus Joinville Qui, 05 de Novembro de :53

Eleições IFSC 2015: Conheça as propostas dos candidatos a diretor-geral do Câmpus Joinville Qui, 05 de Novembro de :53 O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realiza no dia 19 de novembro as eleições para o cargo de reitor e de diretores-gerais de 19 câmpus. Para a Reitoria, concorrem três candidatos: Jesué Graciliano

Leia mais

Ministério dos Direitos Humanos

Ministério dos Direitos Humanos Ministério dos Direitos Humanos EDIÇÃO Nº 112 13 de Junho de 2017 RESENHA / D.O.U / SEÇÕES: I, II, e III SEÇÃO I Ministério dos Direitos Humanos CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Leia mais

MINUTA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAPÍTULO I

MINUTA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAPÍTULO I MINUTA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS PRINCÍPIOS Art. 1º A Política de Assistência Estudantil é definida

Leia mais

FORMULÁRIO PARA ENVIO DE PROPOSTAS DE EVENTOS PREPARATÓRIOS E PRÉ-CONGRESSOS

FORMULÁRIO PARA ENVIO DE PROPOSTAS DE EVENTOS PREPARATÓRIOS E PRÉ-CONGRESSOS Eixos: Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária 1. Organização democrática do Sistema Conselhos e aperfeiçoamento das estratégias de diálogo com a categoria e sociedade;

Leia mais

PLANO DE METAS PARA O EXERCÍCIO DE 2017

PLANO DE METAS PARA O EXERCÍCIO DE 2017 ATIVIDADES PROGRAMADAS: PLANO DE METAS PARA O EXERCÍCIO DE 2017 COMISSÕES DA GESTÃO POLÍTICO-FINANCEIRA o Comissão de Gestão Ação nº 01: Implementação do PCCS Objetivo: Cumprir deliberação do Encontro

Leia mais

para que a educação seja assumida como responsabilidade de todos, e ampliar o controle social no cumprimento das políticas públicas educacionais.

para que a educação seja assumida como responsabilidade de todos, e ampliar o controle social no cumprimento das políticas públicas educacionais. para que a educação seja assumida como responsabilidade de todos, e ampliar o controle social no cumprimento das políticas públicas educacionais. 19. Constituir fóruns paritários e regulares, envolvendo

Leia mais

39º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS

39º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS Fotos: Cassiano Ferraz Nesta Edição: Edição nº 16, setembro de 2010 39º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS O 39º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS foi realizado entre os dias 9 e 12 de setembro.

Leia mais

Rua Conselheiro Nébias, 1022 Campos Elíseos São Paulo/SP (11)

Rua Conselheiro Nébias, 1022 Campos Elíseos São Paulo/SP (11) Sumário 1. MENSAGEM DA PRESIDENTA... 4 2. APRESENTAÇÃO... 5 3. PLANO DE AÇÃO E ORÇAMENTO DO CRESS/SP EXERCÍCIO 2018... 6 4. VISÃO...6 5. MISSÃO...6 6. VALORES...6 7. CONSIDERAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO

Leia mais

DA ARTICULAÇÃO DE DA SIND. concepção e prática CÓDIGO DA ARTICULAÇÃO ARTICULAÇÃO DA SIN DE CÓDIGO ÉTIC

DA ARTICULAÇÃO DE DA SIND. concepção e prática CÓDIGO DA ARTICULAÇÃO ARTICULAÇÃO DA SIN DE CÓDIGO ÉTIC CÓDIGO CÓDIGO DE CÓDIGO DE ÉTICA DE CÓDIGO ÉTICA DE CÓDIGO ÉTICA DE ARTICULAÇÃO CÓDIGO ARTICULAÇÃO DE ÉTICA SINDICAL ARTICULAÇÃO SINDICAL DE CÓDIGO ÉTIC ARTICULAÇÃO SINDICAL DE Um instrumento CÓDIGO ARTICULAÇÃO

Leia mais

ATA DA I ASSEMBLEIA ORDINARIA DO CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL 19ª REGIAO GOIÁS

ATA DA I ASSEMBLEIA ORDINARIA DO CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL 19ª REGIAO GOIÁS 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 ATA DA I ASSEMBLEIA ORDINARIA DO CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL 19ª REGIAO GOIÁS

Leia mais

Palmas sedia o 41º Encontro Nacional CFESS- CRESS

Palmas sedia o 41º Encontro Nacional CFESS- CRESS Palmas sedia o 41º Encontro Nacional CFESS- CRESS Mesa de abertura do 41º Encontro Nacional CFESS-CRESS (foto: Diogo Adjuto) De 6 a 9 de setembro, aconteceu em Palmas (TO), o 41º Encontro Nacional CFESS-CRESS.

Leia mais

NORMATIVAS DAS ATIVIDADES E DISCIPLINAS COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

NORMATIVAS DAS ATIVIDADES E DISCIPLINAS COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS - CCSH COORDENAÇÃO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL NORMATIVAS DAS ATIVIDADES E DISCIPLINAS COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO

Leia mais

Perfil das/dos Dirigentes da CUT. Pesquisa Perfil Afirmativo

Perfil das/dos Dirigentes da CUT. Pesquisa Perfil Afirmativo Perfil das/dos Dirigentes da CUT Pesquisa Perfil Afirmativo Março/2014 Características da Pesquisa Dirigentes da CUT Pesquisa quantitativa Censitária Questionário padronizado Realizada por telefone Campo

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Conselhos da Criança e do Adolescente Profª. Liz Rodrigues - Sistema de Garantia dos Direitos: é o conjunto de elementos que, atuando em conjunto, é capaz de tornar

Leia mais

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS 9º Congresso Regional de Psicologia (COREP) do Conselho Regional de Psicologia - Minas Gerais - 4ª Região (CRP-MG) Etapa Regional do 9º Congresso Nacional de Psicologia (CNP) CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art.

Leia mais

EIXO 1. Divulgação e das ações e funções do Conselho junto às Instituições de Ensino Superior.

EIXO 1. Divulgação e das ações e funções do Conselho junto às Instituições de Ensino Superior. EIXO 1 Elaborar material de referência sobre movimentos sociais, tais como Psicologia e Gênero, Psicologia e Relacões Raciais e Psicologia e Movimento LGBT, etc. Divulgação e das ações e funções do Conselho

Leia mais

Art. 2º O Conselho Estadual de Cultura tem por competências: II - acompanhar e fiscalizar a execução do Plano Estadual de Cultura;

Art. 2º O Conselho Estadual de Cultura tem por competências: II - acompanhar e fiscalizar a execução do Plano Estadual de Cultura; DECRETO Nº 24.720 DE 3 DE NOVEMBRO DE 2008 Dispõe sobre a composição e o funcionamento do Conselho Estadual de Cultura - CONSEC, de que trata a Lei nº 8.319, de 12 de dezembro de 2005, e dá outras providências.

Leia mais

MINUTA EM CONSTRUÇÃO

MINUTA EM CONSTRUÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO MINUTA EM CONSTRUÇÃO RESOLUÇÃO POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E PROMOÇÃO DA IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL Institui a Política de Ações Afirmativas

Leia mais

A atuação do Serviço Social nos Conselhos de Políticas Públicas e de Direitos e o seu papel na democratização de informações 1

A atuação do Serviço Social nos Conselhos de Políticas Públicas e de Direitos e o seu papel na democratização de informações 1 A atuação do Serviço Social nos Conselhos de Políticas Públicas e de Direitos e o seu papel na democratização de informações 1 Claudiana Tavares da Silva Sgorlon 2 Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Leia mais

RECEITA DE CAPITAL CENÁRIO DE INSCRITOS E PAGAMENTOS DAS ATIVIDADES..., DESPESAS EXERCÍCIO

RECEITA DE CAPITAL CENÁRIO DE INSCRITOS E PAGAMENTOS DAS ATIVIDADES..., DESPESAS EXERCÍCIO Sumário 1. MENSAGEM DA PRESIDENTA...4 2. APRESENTAÇÃO...5 3. PLANO DE AÇÃO E ORÇAMENTO DO CRESS/SP EXERCÍCIO 217...6 VISÃO...6 MISSÃO...6 VALORES...6 4. CONSIDERAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO

Leia mais

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Realização: Ágere Cooperação em Advocacy Apoio: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/PR Módulo III: Conselhos dos Direitos no

Leia mais

USINA HIDRELÉTRICA SINOP (UHE SINOP) PLANO DE GESTÃO AMBIENTAL (PGA) Regimento do Fórum de Acompanhamento Social (FAS)

USINA HIDRELÉTRICA SINOP (UHE SINOP) PLANO DE GESTÃO AMBIENTAL (PGA) Regimento do Fórum de Acompanhamento Social (FAS) USINA HIDRELÉTRICA SINOP (UHE SINOP) PLANO DE GESTÃO AMBIENTAL (PGA) Regimento do Fórum de Acompanhamento Social (FAS) SETEMBRO DE 2014 Sumário Apresentação... 3 Regimento... 4 Capítulo I - Da Denominação,

Leia mais

Integração dos câmpus

Integração dos câmpus Integração dos câmpus I Fórum de Graduação da Unifesp - Pró-Reitoria de Graduação Prof. Marcos Macari Profa. Sheila Zambello de Pinho Pró-Reitora de Graduação da Unesp São Paulo 2012 Histórico Unesp origem

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2011

PLANO DE TRABALHO 2011 Unidade Temática do Turismo Apresentada pela cidade Porto Alegre 1) Introdução PLANO DE TRABALHO 2011 Fortalecer o turismo internacional é um trabalho prioritário que deve ser cada vez mais consolidado

Leia mais

Organização de Serviços Básicos do SUAS em Comunidades Tradicionais. CONGEMAS Belém/PA 18 a 20 de abril de 2011

Organização de Serviços Básicos do SUAS em Comunidades Tradicionais. CONGEMAS Belém/PA 18 a 20 de abril de 2011 Organização de Serviços Básicos do SUAS em Comunidades Tradicionais CONGEMAS Belém/PA 18 a 20 de abril de 2011 Pilares: Constituição Federal Lei Orgânica de Assistência Social - LOAS Política Nacional

Leia mais

3º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política. A - Formação Temas a serem trabalhados Conhecer e aprofundar as orientações do Papa

3º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política. A - Formação Temas a serem trabalhados Conhecer e aprofundar as orientações do Papa Em 28 de novembro de 2015, realizou-se na PUC Minas o 3º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política. Naquela ocasião, após diversas explanações sobre o contexto sociopolítico brasileiro à luz das propostas

Leia mais

PLANO DE GESTÃO. Eleições 2018 Centro Acadêmico de Matemática GottFried Leibniz CAMAT-GL Campus Universitário de Castanhal Faculdade de Matemática

PLANO DE GESTÃO. Eleições 2018 Centro Acadêmico de Matemática GottFried Leibniz CAMAT-GL Campus Universitário de Castanhal Faculdade de Matemática PLANO DE GESTÃO Eleições 2018 Centro Acadêmico de Matemática GottFried Leibniz CAMAT-GL Campus Universitário de Castanhal Faculdade de Matemática Chapa 1 - VOZ ATIVA Apresentação Em um ano de grandes mudanças

Leia mais

Gestão DEPAR

Gestão DEPAR Gestão 2004 2007 DEPAR ATUAÇÃO TEMÁTICA ATUAÇÃO SETORIAL DESENVOLVIMENTO DO SETOR PRODUTIVO PAULISTA ATUAÇÃO REGIONAL ATUAÇÃO SETORIAL SINDICATOS LEGAL E INSTITUCIONAL ATUAÇÃO TEMÁTICA ASSOCIAÇÕES CONSELHOS

Leia mais

PROJETOS DE EXTENSÃO - UFMT

PROJETOS DE EXTENSÃO - UFMT PROJETOS DE EXTENSÃO - UFMT ÁREA TEMÁTICA, DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA 2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO Reitora Profa. Dra. Maria Lúcia Cavalli Neder Vice-Reitor Prof. Dr. João Carlos de Souza Maia

Leia mais

1ª Assembleia Ordinária CRESS 17ª Região/ES

1ª Assembleia Ordinária CRESS 17ª Região/ES 1ª Assembleia Ordinária CRESS 17ª Região/ES 16 de junho de 2018 Gestão 2017-2020 Tempos de Resistir "Tempos de criar, tempos de escolher. Tempos de plantar os tempos que iremos colher" (Mauro Iasi) Pauta

Leia mais

DECRETO Nº , DE 10 DE OUTUBRO DE 2014.

DECRETO Nº , DE 10 DE OUTUBRO DE 2014. DECRETO Nº 18.815, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014. Institui o Comitê Municipal de Atenção aos Imigrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas do Tráfico de Pessoas no Município de Porto Alegre e revoga o Decreto

Leia mais

Associação Brasileira de Psicologia Social Ata da Assembleia Geral Ordinária (03/11/2017) Uberlândia/MG CNPJ /

Associação Brasileira de Psicologia Social Ata da Assembleia Geral Ordinária (03/11/2017) Uberlândia/MG CNPJ / 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 No dia três do mês de novembro de dois mil e dezessete, às dezenove horas, realizouse no anfiteatro do bloco 3Q do Campus

Leia mais

COLEGIADOS ESCOLARES. Nas Unidades Escolares do Sistema Estadual de Ensino e a Gestão Democrática

COLEGIADOS ESCOLARES. Nas Unidades Escolares do Sistema Estadual de Ensino e a Gestão Democrática COLEGIADOS ESCOLARES Nas Unidades Escolares do Sistema Estadual de Ensino e a Gestão Democrática Objetivos: Esclarecer questões atinentes ao funcionamento dos Colegiados Escolares: seus objetivos, limites,

Leia mais

Teresópolis, 12 de junho de 2019.

Teresópolis, 12 de junho de 2019. Teresópolis, 12 de junho de 2019. Considerando o disposto no artigo 38 da Lei Federal nº 9.433, de 08 de janeiro de 1997, que determina que compete aos Comitês de Bacia Hidrográfica, no âmbito de sua área

Leia mais

NOTA TÉCNICA/GRETNIGEP- ` )t 12015

NOTA TÉCNICA/GRETNIGEP- ` )t 12015 Correios NOTA TÉCNICA/GRETNIGEP- ` )t 12015 DESTINO: Vice-Presidência de Gestão de Pessoas ASSUNTO: Programa Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos Subtítulo 1 Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 09 DE 15 DE ABRIL DE 2015

RESOLUÇÃO Nº 09 DE 15 DE ABRIL DE 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores (Socs) Bloco IV, Primeiro Andar, Câmpus de Palmas (63) 3232-8067 (63) 3232-8238

Leia mais

I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares GRUPO DE TRABALHO Municípios das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul Criação do Grupo Articulador Definir quem é o grupo

Leia mais

Eixo: Conjuntura e Organização Política e Sindical. Ailton Marques de Vasconcelos Alessandra Oville Couto

Eixo: Conjuntura e Organização Política e Sindical. Ailton Marques de Vasconcelos Alessandra Oville Couto Eixo: Conjuntura e Organização Política e Sindical Ailton Marques de Vasconcelos Alessandra Oville Couto Aprofundamento e aceleração implantação projeto neoliberal: Que alteram as demandas profissionais

Leia mais

Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais CRESS 6ª Região 28 de outubro de 2014

Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais CRESS 6ª Região 28 de outubro de 2014 ASSEMBLEIA GERAL Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais CRESS 6ª Região 28 de outubro de 2014 Pauta 2 Apresentação das deliberações do 43º Encontro Nacional do Encontro Nacional do Conjunto

Leia mais

Serviço Social e Saúde

Serviço Social e Saúde 2 Para a análise do na atualidade é necessário recuperar os avanços e lacunas ocorridos na profissão a partir dos anos de 1980. Essa década marca o início da maturidade da tendência hegemônica intenção

Leia mais

PLANO DE TRABALHO CHAPA RECONTRUÇÃO E LUTA

PLANO DE TRABALHO CHAPA RECONTRUÇÃO E LUTA PLANO DE TRABALHO CHAPA RECONTRUÇÃO E LUTA QUEM SOMOS Reconstrução e Luta é formada por um grupo heterogêneo de docentes da Universidade Estadual de Maringá que concorre à SESDUEM para o biênio 2013 a

Leia mais

PRELIMINARES 16/3/2010 ESPAÇO SÓCIO OCUPACIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE

PRELIMINARES 16/3/2010 ESPAÇO SÓCIO OCUPACIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE ESPAÇO SÓCIO OCUPACIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE OBJETIVO CONHECER A ÁREA DA SAÚDE COMO ESPAÇO SÓCIO OCUPACIONAL; DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NESTA ÁREA; FAZER CONHECER O COTIDIANO

Leia mais

Política Nacional de Fiscalização

Política Nacional de Fiscalização Política Nacional de Fiscalização Deliberação geral 1. Implementar avaliação e monitoramento das deliberações do Conjunto CFESS/CRESS por meio da emissão de relatórios semestrais, observando os encaminhamentos

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO E PLANO DE ATIVIDADES 2016

PLANO ESTRATÉGICO E PLANO DE ATIVIDADES 2016 PLANO ESTRATÉGICO E PLANO DE ATIVIDADES 2016 1. INTRODUÇÃO O Plano Estratégico 2016 visa atender as necessidades do Conselho de Medicina Veterinária do Estado do Pará perante aos Médicos Veterinários,

Leia mais

PLANO BIENAL DE TRABALHO DA DIRETORIA (2014/2015) (Art. 15, inciso II do Estatuto da ANPEd)

PLANO BIENAL DE TRABALHO DA DIRETORIA (2014/2015) (Art. 15, inciso II do Estatuto da ANPEd) PLANO BIENAL DE TRABALHO DA DIRETORIA (2014/2015) (Art. 15, inciso II do Estatuto da ANPEd) APRESENTAÇÃO A ANPEd, uma das principais associações científicas brasileira no campo da educação, ao longo de

Leia mais

A Mesa Municipal de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde e a Efetivação da Política de Gestão do Trabalho no Município de Betim MG.

A Mesa Municipal de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde e a Efetivação da Política de Gestão do Trabalho no Município de Betim MG. A Mesa Municipal de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde e a Efetivação da Política de Gestão do Trabalho no Município de Betim MG. Prêmio Inova SUS 2011 Secretaria Gestão do Trabalho e Educação

Leia mais

Seccional Juiz de Fora divulga ações realizadas em setembro e outubro

Seccional Juiz de Fora divulga ações realizadas em setembro e outubro Seccional Juiz de Fora divulga ações realizadas em setembro e outubro A atual gestão da Seccional Juiz de Fora, "Unidade e ação: fortalecer a luta, construindo a história" (2017-2020), apresenta às e aos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL RESOLUÇÃO Nº 01/2015 CCGSS/CCHLA/UFPB Estabelece normas de regimento do Estágio Supervisionado do Curso de GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (CGSS) do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade

Leia mais

ÉTICA E DIREITOS HUMANOS

ÉTICA E DIREITOS HUMANOS ÉTICA E DIREITOS HUMANOS Item PROPOSTAS Responsabilidade 1. Garantir debates do Conjunto / acerca da concepção crítica de direitos humanos com produção de materiais de divulgação que destaquem o posicionamento

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 202/2016, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2016

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 202/2016, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO SUPERIOR Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 ramal 2013 / 2044 RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 202/2016,

Leia mais

ANEXO I CARGO: PROFESSOR ATRIBUIÇÕES:

ANEXO I CARGO: PROFESSOR ATRIBUIÇÕES: ANEXO I CARGO: PROFESSOR ATRIBUIÇÕES: a) Descrição Sintética: Orientar a aprendizagem do aluno; participar no processo de planejamento das atividades da escola; organizar as operações inerentes ao processo

Leia mais

Cenário político, econômico e social

Cenário político, econômico e social Cenário político, econômico e social Sempre nas lutas pela melhoria na qualidade de vida e nas condições de trabalho, em defesa dos profissionais, pela garantia dos direitos trabalhistas, por oportunidades

Leia mais

INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ITUPEVA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ITUPEVA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. 1/5 LEI Nº 1820, DE 4 DE OUTUBRO DE 2010. INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ITUPEVA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. OCIMAR POLLI, Prefeito Municipal de Itupeva,

Leia mais

O estágio e suas implicações na formação e no exercício profissional

O estágio e suas implicações na formação e no exercício profissional O estágio e suas implicações na formação e no exercício profissional VI Seminário Nacional de Capacitação das COFIs Brasília Julho/2011 ABEPSS Gestão 2011 2012 Estrutura da apresentação 1. Eixos norteadores

Leia mais

A RESPONSABILIDADE DA ASSESSORIA PEDAGÓGICA FRENTE A LEGISLAÇÃO DO CEE/MT. Aguinaldo Garrido Presidente do CEE/MT março/2013

A RESPONSABILIDADE DA ASSESSORIA PEDAGÓGICA FRENTE A LEGISLAÇÃO DO CEE/MT. Aguinaldo Garrido Presidente do CEE/MT março/2013 A RESPONSABILIDADE DA ASSESSORIA PEDAGÓGICA FRENTE A LEGISLAÇÃO DO CEE/MT Aguinaldo Garrido Presidente do CEE/MT março/2013 CONSTEXTUALIZAÇÃO O Governo de Mato Grosso diante da necessidade de viabilizar

Leia mais

RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO

RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO No dia 7 de abril, os participantes do Seminário Internacional Fortificações Brasileiras Patrimônio Mundial, distribuídos em três grupos de trabalho, elaboraram coletivamente

Leia mais

XXVIII CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO

XXVIII CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO XXVIII CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO A contribuição e o papel dos Conselhos Municipais de Saúde no fortalecimento da participação social e controle social no âmbito

Leia mais

Diretrizes Aprovadas nos Grupos de Trabalho ou na Plenária Final. Por Ordem de Votação nos Eixos Temáticos

Diretrizes Aprovadas nos Grupos de Trabalho ou na Plenária Final. Por Ordem de Votação nos Eixos Temáticos Diretrizes Aprovadas nos Grupos de Trabalho ou na Plenária Final Por Ordem de nos Eixos Temáticos Brasília (DF), 1 a 4/12/2015 Eixo 1 - Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade Diretriz

Leia mais

ASSESSORIA PARLAMENTAR - ASP

ASSESSORIA PARLAMENTAR - ASP ASSESSORIA PARLAMENTAR - ASP Conforme Deliberação nº 09, de 20.05.2010, que aprova a missão, as finalidades, as atribuições e a estrutura organizacional da Assessoria Parlamentar ASP, fica disposto: A

Leia mais