ORIENTAÇÃO OPERACIONAL Parcerias de acordo com MROSC - DO PLANO DE TRABALHO -

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORIENTAÇÃO OPERACIONAL Parcerias de acordo com MROSC - DO PLANO DE TRABALHO -"

Transcrição

1 A FASC, no uso de suas atribuições legais, através da CGCONV Coordenação de Gestão de Convênios, no intuito de auxiliar na operacionalização das determinações legais trazidas pela Lei Federal nº 13019/2014, alterada pela Lei Federal nº , de 14 de dezembro de 2015 e Decretos Municipais nº /2017 alterado pelo Decreto Municipal nº /2017, vem por meio deste, emitir orientações operacionais na execução da parceria, especialmente quanto ao PLANO DE TRABALHO das organizações da sociedade civil nas parcerias firmadas com a FASC, nos seguintes termos: I BASE LEGAL O plano de trabalho deverá atender aos requisitos previstos na Lei Federal nº , de 2014, alterada pela Lei Federal nº /2015 e Decretos Municipais nº , de 27 de junho de 2017, , de 28 de dezembro de II - DO CONCEITO E REQUISITOS MÍNIMOS 1) Plano de Trabalho é conjunto sistemático de atividades com o intuito de realizar uma ação. De acordo com o art. 22, da Lei Federal nº 13019/2014, deverá constar do plano de trabalho de parcerias celebradas mediante termo de colaboração ou de fomento: I descrição da realidade que será objeto da parceria, devendo ser demonstrado o nexo entre essa realidade e as atividades ou projetos e metas a serem atingidas; II - descrição de metas a serem atingidas e de atividades ou projetos a serem executados; II-A - previsão de receitas e de despesas a serem realizadas na execução das atividades ou dos projetos abrangidos pela parceria; III - forma de execução das atividades ou dos projetos e de cumprimento das metas a eles atreladas; IV - definição dos parâmetros a serem utilizados para a aferição do cumprimento das metas. 1 2) As metas e parâmetros previstos no Plano de Trabalho devem sempre que possível ser dimensionados por critérios objetivos, em conformidade com o parágrafo único, do art. 20 do Decreto Municipal nº /2017. III DA COMPOSIÇÃO DO PLANO DE TRABALHO 1) Formato Padrão - Planilhas obrigatórias a) O plano de trabalho das parcerias firmadas com a FASC, é composto de 4 planilhas obrigatórias, no formato excel, assim denominadas: 1. Dados cadastrais 2. Planejamento _ Execução Objeto PEO 3. Equipe de Trabalho 4. Planejamento _ Execução Financeira - PEF b) As planilhas deverão ser preenchidas, tendo por base o período total ajustado para a parceria. c) A cada alteração ou de valores, ou de metas, devidamente aprovada em conformidade com os critérios estabelecidos no item IV da presente orientação, deverá ser preenchida nova planilha correspondente e alteração, desde que não altere o valor total da parceria; d) No ano de 2018, considerando o reajuste de valores e apostilamento havido no mês de abril/2018 com aplicação dos novos valores a contar de maio/2018, deverá ser preenchida planilha financeira (3 meses_ PEF TRIM 1) correspondente ao primeiro trimestre (anterior ao reajuste) e outra planilha financeira (9 meses - PEF TRIM 2-3-4) correspondente ao restante do ano e posterior ao reajuste.

2 e) As organizações da sociedade civil, se assim entenderem, poderão entregar SEPARADAMENTE os Planos de Trabalho, da seguinte forma: 01 Plano de Trabalho para o 1º trimestre de 2018 abas 1,2,3 e 4 01 Plano de Trabalho para o 2º trimestre de abas 2,3 e 5; 01 Plano de Trabalho para o 3º e 4º trimestre de 2018 abas 2,3,5 f) As organizações que executarem o objeto da parceria em mais de uma unidade executora, deverão informar à FASC para ciência e devidos registros, para fins de monitoramento e avaliação da parceria. IV - DAS ALTERAÇÕES do PLANO DE TRABALHO: 1) É possível proceder alterações no plano de trabalho, desde que avaliado e autorizado pela FASC, em conformidade com o art. 57, do mesmo diploma legal:. Art. 57. O plano de trabalho da parceria poderá ser revisto para alteração de valores ou de metas, mediante termo aditivo ou por apostila ao plano de trabalho original. (Redação dada pela Lei nº , de 2015). 2) Em conformidade com o art. 38 do Decreto Municipal nº /2017, durante a vigência do termo de colaboração ou do termo de fomento, será permitido o remanejamento de recursos constantes do plano de trabalho, de acordo com os critérios e prazos a serem definidos por cada órgão ou entidade, desde que não altere o valor total da parceria. 3) A organização da sociedade civil poderá solicitar a inclusão de novos itens orçamentários desde que não altere o orçamento total aprovado ) Com base nas disposições do art. 38 do Decreto Municipal nº /2017, a FASC, através da presente orientação operacional, passa a definir os critérios e prazos para que se procedam as alterações de plano de trabalho. 5) Para efeitos desta orientação, entende-se por alteração do Plano de Trabalho, aquelas que representem: a) modificações significativas nos objetivos e metas da parceria; b) alteração na equipe de trabalho redução ou ampliação; c) alteração na previsão financeira de um grupo de despesa para outro ou de mesmo grupo de despesas, em percentual igual ou superior a 20% por ano, em cada grupo, desde que não represente alteração no valor total da parceria, o que vedado pela legislação. 6) Nas modificações do planejamento financeiro que ocorrerem NO MESMO GRUPO DE DESPESAS, NÃO será necessário encaminhamento à FASC para avaliação e aprovação, EXCETO nas situações abaixo elencadas: a) Quando afetem a execução do objeto da parceria e b) Quando ultrapassem o limite de 20% por ano, estabelecido no item anterior. 7) Nos casos elencados no item 6, alíneas a e b, as organizações parcerias deverão encaminhar pedido formal à FASC para análise e aprovação. 8) As situações emergenciais deverão ser encaminhadas para análise e aprovação, tão logo ocorra o fato que justifique a alteração sem a prévia autorização, para análise e posterior ratificação pela FASC. 1 Decreto Municipal nº /2017, art. 38, parágrafo único.

3 9) As alterações do plano de trabalho deverão ser encaminhadas à CGCONV/ACOR pelo que procederá os encaminhamentos junto a(o) gestor(a) da parceria, para fins de análise e aprovação do pedido, com antecedência mínima de 30(trinta) dias, salvo situação emergencial devidamente justificada. 10) Para qualquer pedido de alteração deverá ser utilizado o formulário padrão emitido pela FASC sob a denominação F012 - Requerimento de alteração do Plano de Trabalho, que será avaliado pelo gestor(a), de acordo com o objeto da parceria e Termo de Colaboração firmado entre as partes. 11) O pedido será avaliado pelo(a) gestor(a) da parceria e será assim considerado: a) APROVADO, com expressa validação da alteração, do que a OSC deverá, no prazo de 10(dez) dias, apresentar nova planilha financeira do plano de trabalho, que represente a alteração encaminhada e aprovada pela FASC; b) APROVADO COM RESSSALVA, em que poderá ser apontado sugestões/ajustes pelo(a) gestor(a), sendo considerado a efetiva adequação do proposta de alteração ao objeto da parceria. c) REPROVADO, quando a alteração proposta estiver em contrariedade com o objeto e representar inadequação e prejuízo a execução da parceria. 12) As alterações de plano de trabalho APROVADAS, terão validade: a) Em regra, a partir do primeiro dia do mês subsequente à ciência da decisão pela organização da sociedade civil; b) Em situações emergenciais, devidamente justificadas e aprovadas pelo(a) gestor(a) da parceria, imediatamente à data do fato que justifique a alteração nestes termos. 3 13) Após APROVADA a alteração, se for o caso, a organização deverá entregar, na coordenação de cada proteção vinculada a parceria (PSB e PSE), em meio físico, no prazo de 10(dez) dias: a) a última versão do instrumento aprovado (F012) via original e b) o novo plano de trabalho (F011) via original, a partir da alteração, assinado pelo represente legal ou seu procurador. 14) Após aprovação pelo(a) gestor(a), será remetido à CGCONV para os fluxos de arquivo e registro. V DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO DA PARCERIA 1) O planejamento financeiro da parceria, deverá ser formalizado no plano de trabalho, por meio de planilha financeira integrante deste, sob a denominação Planejamento Execução Financeira PEF tendo por base os grupos de despesas previstas no Termo de Colaboração firmado entre as partes e Portaria STN nº 448/2002, quais sejam: a) Pagamento de pessoal; b) Serviços de Terceiros; c) Material de consumo; d) Material Permanente 2) De acordo com o art. 35 do Decreto Municipal nº /2017:

4 a) poderá ser paga com recursos da parceria a remuneração da equipe dimensionada no plano de trabalho, inclusive de pessoal próprio da organização da sociedade civil, observados os requisitos do art. 46 da Lei Federal nº , de b) considera-se equipe de trabalho o pessoal necessário à execução do objeto da parceria, que poderá incluir pessoas pertencentes ao quadro da organização da sociedade civil ou que vierem a ser contratadas, inclusive os dirigentes, desde que exerçam ação prevista no plano de trabalho aprovado, nos termos da legislação cível e trabalhista. c) as despesas com a remuneração da equipe de trabalho durante a vigência da parceria poderá contemplar as despesas com pagamentos de impostos, contribuições sociais, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, férias, décimo-terceiro salário, salários proporcionais, verbas rescisórias e demais encargos sociais e trabalhistas, desde que tais valores: I - estejam previstos no plano de trabalho e sejam proporcionais ao tempo efetivamente dedicado à parceria; II - sejam compatíveis com o valor de mercado e observem os acordos e as convenções coletivas de trabalho e, em seu valor bruto e individual, o teto da remuneração do Poder Executivo Municipal. d) nos casos em que a remuneração for paga proporcionalmente com recursos da parceria, a organização da sociedade civil deverá informar a memória de cálculo do rateio da despesa para fins de prestação de contas, com a indicação do valor integral da despesa e o detalhamento da divisão de custos, especificando a fonte de custeio de cada fração, vedada a duplicidade ou a sobreposição de fontes de recursos no custeio de uma mesma parcela da despesa. 4 3) Todos os custos indiretos necessários à execução do objeto deverão ser previstos no plano de trabalho, em conformidade com o art. 36 do Decreto Municipal nº / ) DESPESAS VEDADAS: Abaixo elencamos rol exemplificativo das despesas e procedimentos vedados para o uso dos recursos da parceria, quais sejam: a) despesas com finalidades alheias ao objeto da parceria; b) despesa não prevista no plano de trabalho, salvo situações emergenciais, devidamente justificadas e aprovadas pela (o) gestor da parceria e nos casos das variações autorizadas nos limites estabelecidos no item IV, alínea 6 da presente orientação; c) pagamento de despesas decorrentes de reclamatória trabalhistas; d) pagamento de parcelamentos; e) pagamento de gratificação/bonificação extraordinária, sem justificativa; f) pagamento de adicional de insalubridade aos funcionários, sem a devida comprovação da necessidade por laudo técnico; g) pagamentos de despesas retroativas; h) pagamento de despesas sem comprovação; i) pagamento de despesas relativas a conselhos profissionais; j) pagamentos a maior; k) saldo a maior; l) comprovantes de pagamento rasurados; m) pagamento de servidor ou empregado público; n) pagamento de taxas/tarifas bancárias; o) pagamento de juros, multas, encargos, salvo se houver atrasos no repasse dos recursos da parceria, pela FASC, devidamente comprovado;

5 4.1) Não será aceito como justificativa para autorizar pagamento de multas, juros, parcelamentos com recursos da parceria firmada com a FASC, oriundas do Fundo Municipal de Assistência Social _ FMAS, o atraso de repasse do Fundo Nacional de Assistência Social FNAS. VI DOS ENCAMINHAMENTOS 1) DO FLUXO Para fins de atendimento aos requisitos de lei quanto ao plano de trabalho às organizações da sociedade civil deverão: a) preencher as planilhas eletrônicas enviadas pela FASC de acordo com as orientações operacionais ora emitidas; b) considerar, como suporte para fins de preenchimento, as abas 6 e 7, que acompanham o mesmo documento; c) imprimir as planilhas devidamente preenchidas, de acordo com as especificações emitidas no item III, 1 e da presente orientação. d) o representante legal da OSC (dirigente ou seu procurador) deverá assinar as planilhas impressas; e) as planilhas deverão ser entregues, em meio físico via original. 2) Da entrega Os planos de trabalho e/ou pedidos de alteração deste plano, deverão ser remetidos à FASC, por meio físico, atendendo os seguintes fluxos: 5 deverá ser entregue a via original na coordenação de cada proteção vinculada a parceria (PSB e PSE), para fins de análise, encaminhamentos e aprovação, se for o caso. Após aprovação, será remetido à CGCONV para os fluxos de arquivo e registro. 3) DOS PRAZOS a) Planos de trabalho atualizados (F011): todos os planos de trabalho deverão ser entregues à FASC até b) Requerimentos para alteração de Planos de Trabalho (F012): deverão ser entregues, com no mínimo 30(trinta) dias de antecedência, salvo situações emergenciais, devidamente avaliadas e autorizadas, pelo(a) gestor(a) da parceria. A presente orientação operacional entra em vigor nesta data. Todos os procedimentos, orientações e formulários constam na página da Prefeitura Municipal de Porto Alegre - na aba [Parcerias/ Atos Legais]. Porto Alegre, 09 de outubro de SANDRA SCHIMITT Coordenadora CGCONV/FASC/PMPA

1 - DADOS CADASTRAIS PLANO DE TRABALHO NOME DA INSTITUIÇÃO: ( ) Cooperativa ( ) Religiosa ENDEREÇO BAIRRO: CIDADE: U.F: CEP:

1 - DADOS CADASTRAIS PLANO DE TRABALHO NOME DA INSTITUIÇÃO: ( ) Cooperativa ( ) Religiosa ENDEREÇO BAIRRO: CIDADE: U.F: CEP: PLANO DE TRABALHO 1 - DADOS CADASTRAIS NOME DA INSTITUIÇÃO: C.N.P.J.: TIPO DE ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL: ENDEREÇO: ( ) Sem Fins Lucrativos ( ) Cooperativa ( ) Religiosa BAIRRO: CIDADE: U.F: CEP: TELEFONE:

Leia mais

DECISÃO Nº 193/2011 D E C I D E

DECISÃO Nº 193/2011 D E C I D E CONSUN Conselho Universitário DECISÃO Nº 193/2011 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, em sessão de 08/04/2011, tendo em vista o constante no processo nº 23078.032500/10-21, de acordo com o Parecer nº 022/2011 da

Leia mais

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica:

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães 1 Quarta-feira Ano III Nº 597 Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Lei Nº826 de 03 de Abril de 2018-Dispõe sobre a instituição de mecanismos

Leia mais

s ~ GOVERNO DO ESTADO DESAO PAULO

s ~ GOVERNO DO ESTADO DESAO PAULO ~ ~ s ~ GOVERNO DO ESTADO DESAO PAULO ~ SECRETARIA DA CULTURA ~ Gabinete do Secretário ~ ~fl~4f t~ Processo SC no 146223/2014 Contrato de Gestão n 0112014 3 TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE GESTÃO N

Leia mais

DECISÃO Nº 193/2011 (Decisão nº 193/2011 consolidada)

DECISÃO Nº 193/2011 (Decisão nº 193/2011 consolidada) CONSUN Conselho Universitário DECISÃO Nº 193/2011 (Decisão nº 193/2011 consolidada) Alterações incluídas no texto: Decisão nº 083/2017, de 17/03/2017 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, em sessão de 08/04/2011,

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças Coordenadoria de Relações Institucionais.

Universidade Federal do Paraná Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças Coordenadoria de Relações Institucionais. Termo de Contrato O Art. 2º, Parágrafo Único da Lei 8.666/93 define Contrato como: "Para os fins desta Lei, considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública

Leia mais

PORTARIA GM N , DE 28 DE DEZEMBRO DE 2017 Altera a Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre o

PORTARIA GM N , DE 28 DE DEZEMBRO DE 2017 Altera a Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre o PORTARIA GM N. 3.992, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2017 Altera a Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre o financiamento e a transferência dos recursos federais para as

Leia mais

ANEXO I MODELO DE PLANO DE TRABALHO NOME DA INSTITUIÇÃO: BAIRRO: CIDADE: U.F. CEP: NOME DO RESPONSÁVEL: IDENTIDADE/ÓRGÃO EXPEDIDOR:

ANEXO I MODELO DE PLANO DE TRABALHO NOME DA INSTITUIÇÃO: BAIRRO: CIDADE: U.F. CEP: NOME DO RESPONSÁVEL: IDENTIDADE/ÓRGÃO EXPEDIDOR: 1. DADOS CADASTRAIS: Estado do Rio Grande do Sul ANEXO I MODELO DE PLANO DE TRABALHO NOME DA INSTITUIÇÃO: CNPJ: TIPO DE ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL: ( )Sem Fins Lucrativos ( )Cooperativa ( )Religiosa

Leia mais

Conselho Federal de Contabilidade

Conselho Federal de Contabilidade INSTRUÇÃO DE TRABALHO INT/VPCI Nº 13/2016 Assunto: Orientação para a elaboração do Plano de Trabalho e Orçamento Exercício de 2017, para o Sistema CFC/CRCs 1. Apresentação Esta instrução tem por objetivo

Leia mais

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DECISÃO Nº 242/2005 Legislação complementar: Portaria n. 2060, de 31 de julho de 2006 - Define valor atividades de grande porte. Portaria n. 143, de 11 de janeiro de 2007 - Estabelece procedimentos complementares

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE PRATELEIRA DE PROJETOS REGRAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS FORMULÁRIO PADRÃO 1 Cadastro de Projeto Somente será analisada a proposta de projeto submetida à Comissão Executiva do Programa Ninhos em formulário

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE IBITIARA Gabinete do Prefeito

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE IBITIARA Gabinete do Prefeito ERRATA do TERMO DE CONVÊNIO QUE ENTRE SI CELBRAM O MUNICÍPIO DE IBITIARA ESTADO DA BAHIA E O HOSPITAL PADRE ALDO COPPOLA - HPAC, VISANDO TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS FINANCEIROS, A TÍTULO DE SUBVENÇÃO SOCIAL.

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 00X Substitui a Resolução 004/2000 do CONSUNI e dá outras providências

RESOLUÇÃO N. 00X Substitui a Resolução 004/2000 do CONSUNI e dá outras providências RESOLUÇÃO N. 00X-2007 Substitui a Resolução 004/2000 do CONSUNI e dá outras providências Normas para Regulamentação de Convênios, Contratos e Prestação de Serviços na UENF Considerando a necessidade de

Leia mais

CARTILHA PARA ELABORAÇÃO DE CONVÊNIOS

CARTILHA PARA ELABORAÇÃO DE CONVÊNIOS CARTILHA PARA ELABORAÇÃO DE CONVÊNIOS Esta cartilha tem o objetivo de subsidiar a elaboração e submissão de projetos de atividade de extensão no âmbito da Unifei, em conformidade com a norma para regulamentação

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO 2 Aditamento ao Termo de Colaboração celebrado em 30/12/2016, entre o Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria da Educação, e a Associação Renascer, objetivando o atendimento de educandos com

Leia mais

Manual para elaboração de Prestação de Contas dos Projetos FINEP na UNIFESP

Manual para elaboração de Prestação de Contas dos Projetos FINEP na UNIFESP Manual para elaboração de Prestação de Contas dos Projetos FINEP na UNIFESP Direcionado aos setores administrativos que receberem recursos para acompanhamento da execução de descentralizações Abril/2018

Leia mais

COMAS CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. RESOLUÇÃO Nº 02/2017, de 08 de fevereiro de 2017.

COMAS CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. RESOLUÇÃO Nº 02/2017, de 08 de fevereiro de 2017. RESOLUÇÃO Nº 02/2017, de 08 de fevereiro de 2017. Dispõe sobre os critérios de utilização de recurso proveniente da Conta COMAS Zona Azul e dá outras providências. O CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Leia mais

1 Não se aplica o disposto no caput às dotações orçamentárias relativas: III às despesas custeadas com receitas oriundas de doações e de convênios; e

1 Não se aplica o disposto no caput às dotações orçamentárias relativas: III às despesas custeadas com receitas oriundas de doações e de convênios; e DECRETO Nº 8.670, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2016 Dispõe sobre a programação orçamentária e financeira, estabelece o cronograma mensal de desembolso do Poder Executivo para o exercício de 2016, e dá outras

Leia mais

Inovações da Instrução Normativa/SLTI n 06/2013. Repensando a contratação pública

Inovações da Instrução Normativa/SLTI n 06/2013. Repensando a contratação pública Inovações da Instrução Normativa/SLTI n 06/2013 Repensando a contratação pública 1. Breve contexto Impulso inicial para estudar soluções de melhoramento para as contratações de serviços terceirizados:

Leia mais

Ordem de Serviço-Conjunta PROGEPE/PROAD, Nº 001, 02 de fevereiro de 2018.

Ordem de Serviço-Conjunta PROGEPE/PROAD, Nº 001, 02 de fevereiro de 2018. Estabelece procedimentos para pagamento da Gratificação de Encargo de Curso ou Concurso - GECC, no âmbito da UNIRIO. A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - PROGEPE em conjunto com a Pró- Reitoria de Administração

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 001/2017 DEX/PROEC

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 001/2017 DEX/PROEC INSTRUÇÃO NORMATIVA N 001/2017 DEX/PROEC Estabelece rotinas para gestão dos projetos vinculados ao Programa Universidade Sem Fronteiras SETI na UNESPAR. A Diretoria de Extensão DEX/PROEC, no uso de suas

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTO PARA COORDENADOR DE PROJETOS ÍNDICE

MANUAL DE PROCEDIMENTO PARA COORDENADOR DE PROJETOS ÍNDICE 1 ÍNDICE 1. ELABORAÇÃO, ANÁLISE E ENCAMINHAMENTO DE PROPOSTAS DE PROJETOS; 2. LIBERAÇÃO DE RECURSOS 2.1 FINANCIAMENTO COM RECURSOS PÚBLICOS 2.2 EMPRESAS 2.3 PROJETOS FINANCIADOS POR ORGANIZAÇÕES ESTRANGEIRAS

Leia mais

NORMA DE REMUNERAÇÃO DOS DIRETORES E MEMBROS DOS CONSELHOS - NOR 223

NORMA DE REMUNERAÇÃO DOS DIRETORES E MEMBROS DOS CONSELHOS - NOR 223 MANUAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS COD. 200 ASSUNTO: REMUNERAÇÃO DOS DIRETORES E MEMBROS DOS CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO, FISCAL E CURADOR. APROVAÇÃO: Deliberação CONSAD nº 033/2014, de 28/03/2014 VIGÊNCIA:

Leia mais

Instrução Normativa Proppi/Proen/Proex/Proad Nº 01, de 12 de fevereiro de 2019

Instrução Normativa Proppi/Proen/Proex/Proad Nº 01, de 12 de fevereiro de 2019 Instrução Normativa Proppi/Proen/Proex/Proad Nº 01, de 12 de fevereiro de 2019 Regulamenta a utilização e prestação de contas dos recursos concedidos pelo fomento interno para projetos e programas de pesquisa,

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Belém Diretoria de Extensão - DEX

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Belém Diretoria de Extensão - DEX CHAMADA PÚBLICA DEX Nº 01/2017 - FLUXO CONTÍNUO O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, por meio da Diretoria de Extensão (DEX), regulamenta, através desta chamada de Fluxo Contínuo,

Leia mais

Prof. Jackson Proença Testa Reitor

Prof. Jackson Proença Testa Reitor RESOLUÇÃO CU N 0 80/97 Aprova as diretrizes gerais e regulamenta as Atividades de Prestação de Serviços. CONSIDERANDO a necessidade de regulamentação da Lei Estadual n 0 11.500 de 05 de agosto de 1.996,

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 015/2018. CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS CAPÍTULO II DAS RECEITAS E DESPESAS DO FUNDO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PROJETO DE LEI Nº 015/2018. CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS CAPÍTULO II DAS RECEITAS E DESPESAS DO FUNDO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROJETO DE LEI Nº 015/2018. Dispõe sobre a instituição do Fundo Municipal de Educação - FME e dá outras providencias. CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1º. Fica instituido o Fundo Municipal de Educação de

Leia mais

Convênios e Contratos Acadêmicos Financiamento de Projetos nas Universidades Públicas Federais

Convênios e Contratos Acadêmicos Financiamento de Projetos nas Universidades Públicas Federais Convênios e Contratos Acadêmicos Financiamento de Projetos nas Universidades Públicas Federais Lidia Maria A. Rodella 16.03.2017 Sobre o que vamos falar? 1. Tipos de instrumentos jurídicos e números na

Leia mais

Prefeitura Municipal de Aurelino Leal publica:

Prefeitura Municipal de Aurelino Leal publica: 1 Terça-feira Ano IX Nº 611 Prefeitura Municipal de Aurelino Leal publica: Lei Municipal N. 565/2016 30 de Agosto de 2016 - Dispõe sobre a fixação dos subsídios dos Vereadores da Câmara Municipal de Aurelino

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Apresentar relatórios periódicos das atividades realizadas ou sempre que demandada;

TERMO DE REFERÊNCIA. Apresentar relatórios periódicos das atividades realizadas ou sempre que demandada; TERMO DE REFERÊNCIA REF.: Contratação de serviços de Pessoa Jurídica para Serviços de Apoio Administrativo do Projeto Criando Oportunidades, convênio 033/2017 (6º aditivo) entre a STDS e o Instituto IDEAR.

Leia mais

EDITAL Nº 002/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INCENTIVO À PESQUISA PROGRAMA DE APOIO A GRUPOS DE PESQUISA

EDITAL Nº 002/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INCENTIVO À PESQUISA PROGRAMA DE APOIO A GRUPOS DE PESQUISA EDITAL Nº 002/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INCENTIVO À PESQUISA PROGRAMA DE APOIO A GRUPOS DE PESQUISA A Diretoria do Campus, por intermédio da Diretoria de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Federal

Leia mais

regime didático e atividades acadêmicas dos cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade Federal do Rio de Janeiro).

regime didático e atividades acadêmicas dos cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade Federal do Rio de Janeiro). CONTRATANDO PROJETO E ELABORANDO A APOSTILA FUJB Procure a FUJB antes de submeter suas ideias e projetos aos seus possíveis financiadores, nossa experiência pode ajudá-lo na aprovação e configuração do

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 49/2015, DE 9 DE NOVEMBRO DE 2015

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 49/2015, DE 9 DE NOVEMBRO DE 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO SUPERIOR Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3227-5564 3235-1741 ramal 2003 RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº

Leia mais

NORMA PARA ALTERAÇÃO DE REGIME DE TRABALHO DO DOCENTE PERTENCENTE À CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR NA UNIFEI

NORMA PARA ALTERAÇÃO DE REGIME DE TRABALHO DO DOCENTE PERTENCENTE À CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR NA UNIFEI NORMA PARA ALTERAÇÃO DE REGIME DE TRABALHO DO DOCENTE PERTENCENTE À CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR NA UNIFEI 1 Norma para alteração de regime de trabalho do docente pertencente à carreira de Magistério

Leia mais

RH 01 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL CÓPIA CONTROLADA Nº: 02

RH 01 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL CÓPIA CONTROLADA Nº: 02 ESCALA CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA. PROCEDIMENTO OPERACIONAL DE RECURSOS HUMANOS RH 01 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL NBR ISO 9001:2008 e PBQP-H ALTERADO E FORMATADO POR: Danielle Cristina Vergílio

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA PROPLAD/PROGRAD/PROEXC/PROPESP Nº 003/2017

INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA PROPLAD/PROGRAD/PROEXC/PROPESP Nº 003/2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PRÓ-REITORIA

Leia mais

RESOLUÇÃO DA REITORIA N. 103 /2010

RESOLUÇÃO DA REITORIA N. 103 /2010 RESOLUÇÃO DA REITORIA N. 103 /2010 Disciplina o pagamento de Pessoa Física, por serviços prestados no âmbito dos projetos aprovados pela FUB e por suas Unidades Descentralizadas, e dá outras providências.

Leia mais

CONSIDERANDO a necessidade de revisão e unificação das normas e critérios referentes à operação da Seção Farmacêutica do IMASF;

CONSIDERANDO a necessidade de revisão e unificação das normas e critérios referentes à operação da Seção Farmacêutica do IMASF; REGULAMENTA A OPERAÇÃO, A COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS E A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PELA FARMÁCIA DO IMASF, CRIA O FUNDO DE CAIXA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. OVÍDIO PRIETO FERNANDES, Presidente do 19º Conselho

Leia mais

REGIMENTO INTERNO F A C T E. Fundação de Apoio à Ciência, Tecnologia e Educação. Para aprovação em reunião a ser realizada em: 06/05/2010

REGIMENTO INTERNO F A C T E. Fundação de Apoio à Ciência, Tecnologia e Educação. Para aprovação em reunião a ser realizada em: 06/05/2010 REGIMENTO INTERNO Fundação de Apoio à Ciência, Tecnologia e Educação F A C T E Para aprovação em reunião a ser realizada em: 06/05/2010 Araraquara-SP 1 A Fundação de Apoio à Ciência, Tecnologia e Educação

Leia mais

MUNICÍPIO DE SINIMBU/RS SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE E BEM ESTAR SOCIAL EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 036/2017

MUNICÍPIO DE SINIMBU/RS SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE E BEM ESTAR SOCIAL EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 036/2017 /RS SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE E BEM ESTAR SOCIAL EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 036/2017 O Município de Sinimbu comunica aos interessados que está procedendo ao CREDENCIAMENTO de pessoas jurídicas

Leia mais

DIRETORIA DE PROGRAMAS E BOLSAS NO PAÍS DPB

DIRETORIA DE PROGRAMAS E BOLSAS NO PAÍS DPB DIRETORIA DE PROGRAMAS E BOLSAS NO PAÍS DPB Coordenação Geral de Programas Estratégicos CGPE 1. OBJETIVO Objetivo Geral O referido Edital tem por principal objetivo promover e fomentar a realização de

Leia mais

Faço saber que a CÂMARA MUNICIPAL DE BELÉM estatui e eu sanciono a seguinte Lei:

Faço saber que a CÂMARA MUNICIPAL DE BELÉM estatui e eu sanciono a seguinte Lei: Estima a Receita e fixa a Despesa do Município de Belém, para o exercício de 2016. O PREFEITO MUNICIPAL DE BELÉM, Faço saber que a CÂMARA MUNICIPAL DE BELÉM estatui e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA REF.:

TERMO DE REFERÊNCIA REF.: TERMO DE REFERÊNCIA REF.: Contratação de serviços de Pessoa Jurídica para Supervisão Operacional na execução do Projeto Criando Oportunidades, Termo de Colaboração N 017/2018, firmado entre a STDS e o

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - BACHARELADOS DO UNILASALLE NORMAS DE FUNCIONAMENTO

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - BACHARELADOS DO UNILASALLE NORMAS DE FUNCIONAMENTO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - BACHARELADOS DO UNILASALLE NORMAS DE FUNCIONAMENTO Disciplinas de Estágio Supervisionado Art. 1º De acordo

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO Nº. 02/2018 PROAD

ORDEM DE SERVIÇO Nº. 02/2018 PROAD ORDEM DE SERVIÇO Nº. 02/2018 PROAD Define o cronograma anual de compras da UFCSPA para o exercício 2018. O PRÓ-REITOR DE ADMINISTRAÇÃO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE,

Leia mais

Dispõe sobre a fiscalização do trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador.

Dispõe sobre a fiscalização do trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador. SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 102, DE 28 DE MARÇO DE 2013 Dispõe sobre a fiscalização do trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador. O SECRETÁRIO DE INSPEÇÃO DO

Leia mais

DECRETO Nº , DE 17 DE MAIO DE 2012.

DECRETO Nº , DE 17 DE MAIO DE 2012. DECRETO Nº 17.799, DE 17 DE MAIO DE 2012. Regulamenta a Gratificação de Incentivo ao Desempenho (GID) no âmbito da Secretaria Municipal de Administração (SMA). O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, no

Leia mais

CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO DE VIÇOSA. Resolução nº 01

CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO DE VIÇOSA. Resolução nº 01 CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO DE VIÇOSA Resolução nº 01 Dispõe sobre o credenciamento das entidades que recebem subvenção do Município, bem como regulamenta a formalização da devida prestação de contas.

Leia mais

O Prefeito Municipal de Charrua, Estado do Rio Grande do Sul, FAÇO SABER que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:

O Prefeito Municipal de Charrua, Estado do Rio Grande do Sul, FAÇO SABER que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei: LEI MUNICIPAL Nº 378, EM 11 DE OUTUBRO DE 2002. DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA 2003 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Prefeito Municipal de Charrua, Estado do Rio Grande do Sul, FAÇO SABER que

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO MEDICINA Capítulo I DOS CONCEITOS

REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO MEDICINA Capítulo I DOS CONCEITOS REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO MEDICINA Capítulo I DOS CONCEITOS Art. 1º Este Regulamento normatiza o funcionamento da atividade acadêmica de elaboração de Trabalho de Conclusão

Leia mais

Assunto: Diretrizes sobre trâmite processual para emissão, alteração, execução e prestação de contas de termos de execução descentralizada.

Assunto: Diretrizes sobre trâmite processual para emissão, alteração, execução e prestação de contas de termos de execução descentralizada. NOTA TÉCNICA Nº 01/2018 DOR/PRAF/Reitoria/IFPB Assunto: Diretrizes sobre trâmite processual para emissão, alteração, execução e prestação de contas de termos de execução descentralizada. 1. Introdução

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO NÚCLEO DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E CONVÊNIOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO NÚCLEO DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E CONVÊNIOS Orientação Nº 02: CONVÊNIOS COM A FADURPE I. Informações Iniciais I.I Esta orientação abrange os projetos financiados com recursos de instituições públicas que serão executados pela FADURPE através da

Leia mais

MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS Edital de Seleção de Projetos que farão parte da Programação Cultural alusiva à Semana Santa. MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS Edital de Seleção Projetos que farão parte da Programação

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ Conselho Superior

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ Conselho Superior Deliberação CSDP nº 04, de 10 de abril de 2015. Alterada, em partes, pela Deliberação CSDP nº 13, de 13 de julho de 2015 Dispõe sobre os critérios para a concessão, gozo e pagamento de férias e licença

Leia mais

RESOLUÇÃO CoCEx Nº 5072, DE 16 DE SETEMBRO DE 2003 (D.O.E ) RESOLUÇÃO:

RESOLUÇÃO CoCEx Nº 5072, DE 16 DE SETEMBRO DE 2003 (D.O.E ) RESOLUÇÃO: RESOLUÇÃO CoCEx Nº 5072, DE 16 DE SETEMBRO DE 2003 (D.O.E. - 18.09.2003) Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e dá outras providências.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 13/2016 Aprova a Sistemática para Registro e Acompanhamento das Atividades de Ensino do IFPE. A Presidente do Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Principais Perguntas e Respostas: 1. Professores, aposentados, servidores técnico-administrativos e estudantes podem coordenar ações de extensão? Professores, aposentados e servidores técnico-administrativos

Leia mais

EDITAL 18/PROGRAD/2017 ESTABELECE OS CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DE AUXÍLIO FINANCEIROS PARA VIAGENS DE ESTUDO

EDITAL 18/PROGRAD/2017 ESTABELECE OS CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DE AUXÍLIO FINANCEIROS PARA VIAGENS DE ESTUDO EDITAL 18/PROGRAD/2017 ESTABELECE OS CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DE AUXÍLIO FINANCEIROS PARA VIAGENS DE ESTUDO - 2017 O PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL UFFS, no uso de suas

Leia mais

DISPENSA DE LICITAÇÃO

DISPENSA DE LICITAÇÃO DISPENSA DE LICITAÇÃO Processo: Secretaria: Empresa: CNPJ: Objeto: LISTA DE VERIFICAÇÕES Justificativa - deverá ser elaborada pela Secretaria Requisitante, a qual identificará a necessidade administrativa

Leia mais

FOR-01 TÍTULO: INSTRUÇÕES DA ADEQUAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO PRÓ-PROJETOS/PESQUISA ADEQUAÇÃO DE PLANO DE TRABALHO PRÓ-PROJETOS/PESQUISA

FOR-01 TÍTULO: INSTRUÇÕES DA ADEQUAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO PRÓ-PROJETOS/PESQUISA ADEQUAÇÃO DE PLANO DE TRABALHO PRÓ-PROJETOS/PESQUISA FOR-01 TÍTULO: INSTRUÇÕES DA ADEQUAÇÃO DO PLANO DE PRÓ-PROJETOS/PESQUISA PRÓ-PROJETOS/PESQUISA INSTRUÇÕES DO PROCEDIMENTO A Coordenação de Pesquisa da UEG, no uso de suas atribuições, de acordo com a Resolução

Leia mais

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 342, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2008

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 342, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2008 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 342, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2008 Altera a Portaria Interministerial nº 127/MP/MF/CGU, de 29 de maio de 2008,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 46, DE 3 DE OUTUBRO DE 2014

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 46, DE 3 DE OUTUBRO DE 2014 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 46, DE 3 DE OUTUBRO DE 2014 Dispõe sobre as solicitações de substituição de entidade hospitalar e de redimensionamento de rede por redução, altera a Instrução Normativa da Diretoria

Leia mais

Considerando a Lei nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a organização da Assistência Social;

Considerando a Lei nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a organização da Assistência Social; MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PORTARIA Nº 124, DE 29 DE JUNHO DE 2017 Regulamenta os procedimentos a serem adotados pelos Estados, Distrito Federal e Municípios,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 04/2016, DO CONSELHO DA FACULDADE DE MATEMÁTICA Estabelece Normas Complementares de Estágio Não Obrigatório para o Curso de Graduação em Estatística da Faculdade de Matemática da Universidade

Leia mais

ANEXOS: 1 - Fluxo dos Subprocessos de Alteração Contratual 2 - Orientações Gerais para Formalização de Alteração Contratual

ANEXOS: 1 - Fluxo dos Subprocessos de Alteração Contratual 2 - Orientações Gerais para Formalização de Alteração Contratual MÓD: 6 MANUAL DE LICITAÇÃO E GESTÃO VIG: 22.01.2018 1/3 MÓDULO 6: GESTÃO DE CONTRATOS CAPÍTULO 4: ALTERAÇÃO CONTRATUAL ANEXOS: 1 - Fluxo dos Subprocessos de Alteração Contratual 2 - Orientações Gerais

Leia mais

Seção II - Da Suspensão Temporária do Atendimento no Prestador Hospitalar

Seção II - Da Suspensão Temporária do Atendimento no Prestador Hospitalar CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Seção I - Da Solicitação de Substituição de Entidade Hospitalar ou de Redimensionamento de Rede por Redução Subseção

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE TEMPORÁRIOS

CONTRATAÇÃO DE TEMPORÁRIOS CONTRATAÇÃO DE TEMPORÁRIOS 1) FUNDAMENTO LEGAL: Lei Complementar 1.093 de 16, publ. no DOE de 17/07/2009. Decreto nº 54.682 de 13, publ. no DOE de 14/08/2009. Instrução Normativa UCRH 2 de 21, publ. no

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO E TECNOLOGIA

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO E TECNOLOGIA 1. Finalidade REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO E TECNOLOGIA O Comitê Técnico Estatutário de Desenvolvimento da Produção e Tecnologia ( Comitê ) é um órgão

Leia mais

NORMAS E REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA

NORMAS E REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA NORMAS E REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA I DA OBRIGATORIEDADE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º. A Atividade Acadêmica Estágio Supervisionado constitui-se em componente

Leia mais

CONSELHO DIRETOR ATO DO CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO INEA Nº 150 DE 02 DE FEVEREIRO DE 2018.

CONSELHO DIRETOR ATO DO CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO INEA Nº 150 DE 02 DE FEVEREIRO DE 2018. Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado do Ambiente SEA Instituto Estadual do Ambiente INEA CONSELHO DIRETOR ATO DO CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO INEA Nº 150 DE 02 DE FEVEREIRO DE 2018. ESTABELECE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 02/2016 -PROEX

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 02/2016 -PROEX INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 02/2016 -PROEX Normatiza diretrizes gerais sobre a Execução de Ações de Extensão A Pró-Reitora de Extensão desta Universidade, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

ATUALIZADA EM 12/12/2013

ATUALIZADA EM 12/12/2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO Nº 30, DE 5 DE JULHO DE 2013 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Constituição Federal de 1988, Título VIII, Capítulo

Leia mais

Formulário para Encaminhamento de Estágio Curricular

Formulário para Encaminhamento de Estágio Curricular Para oficializar o estágio, o aluno deverá preencher alguns documentos, dentre eles destacamos: ficha de matrícula, termo de compromisso, termo de convênio (se a empresa tiver interesse em firmá-lo) e

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 009/ /07/2017

NOTA TÉCNICA Nº 009/ /07/2017 NOTA TÉCNICA Nº 009/2017 28/07/2017 Tema: Dívidas previdenciárias Referência: Portaria nº 333, 11 de julho de 2017 Assunto: Possibilidade de parcelamento de dívida previdenciária dos municípios com Regime

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO DA MONOGRAFIA 1 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1. O presente regulamento

Leia mais

Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 08, de 16 de outubro de 2015.

Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 08, de 16 de outubro de 2015. Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 08, de 16 de outubro de 2015. Estabelece e regulamenta o Programa de auxílio à apresentação de trabalhos de extensão em eventos, no país e no exterior, por SERVIDORES

Leia mais

4.1 - A admissão de colaborador condiciona-se a exames de seleção técnica e médica; mediante apresentação dos documentos exigidos, em prazo fixado.

4.1 - A admissão de colaborador condiciona-se a exames de seleção técnica e médica; mediante apresentação dos documentos exigidos, em prazo fixado. POLÍTICAS DE RH DA PEQUENA CASA DA CRIANÇA 1. FINALIDADE: Estabelecer políticas e procedimentos de trabalho concernentes a Pequena, como parte integrante ao contrato individual de trabalho. A obrigatoriedade

Leia mais

Coordenação-Geral de Implementação e Monitoramento de Projetos Educacionais - CGIMP

Coordenação-Geral de Implementação e Monitoramento de Projetos Educacionais - CGIMP CGIMP Coordenação-Geral de Implementação e Monitoramento de Projetos Educacionais - CGIMP Tem por objetivo acompanhar o andamento das obras e garantir o fluxo de recursos para que o serviço não sofra interrupções

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA REGIMENTO INTERNO DOS CURSOS DE EXTENSÃO E EVENTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA REGIMENTO INTERNO DOS CURSOS DE EXTENSÃO E EVENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA REGIMENTO INTERNO DOS CURSOS DE EXTENSÃO E EVENTOS CAPÍTULO I DOS CURSOS DE EXTENSÃO E EVENTOS Art. 1º - Os Cursos de Extensão e Eventos constituem parte

Leia mais

Manual de Prestação de Contas das Parcerias do Município de Porto Alegre/RS 2019

Manual de Prestação de Contas das Parcerias do Município de Porto Alegre/RS 2019 Manual de Prestação de Contas das Parcerias do Município de Porto Alegre/RS 2019 Manual da Organização Parceira Organizado por: Aline Prestes de Jesus - SMF Anajara Lopes - SMAMS Carlos Eduardo da Silveira

Leia mais

BOLETIM JURÍDICO TRABALHISTA Nº 012/2013

BOLETIM JURÍDICO TRABALHISTA Nº 012/2013 1 CA 017/2013 Jur. Piracicaba, 01 de abril de 2013 BOLETIM JURÍDICO TRABALHISTA Nº 012/2013 Trabalho infantil e do adolescente - Novas regras Por meio da Instrução Normativa SIT nº 102/2013 foi disciplinada

Leia mais

I - DOS RECURSOS ORIUNDOS DOS ACORDOS DE EMPRÉSTIMOS OU CONTRIBUIÇÕES FINANCEIRAS NÃO REEMBOLSÁVEIS

I - DOS RECURSOS ORIUNDOS DOS ACORDOS DE EMPRÉSTIMOS OU CONTRIBUIÇÕES FINANCEIRAS NÃO REEMBOLSÁVEIS INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 06, DE 27 DE OUTUBRO DE 2004. Dispõe sobre os procedimentos de movimentação de recursos externos e de contrapartida nacional, em moeda ou bens e/ou serviços, decorrentes dos acordos

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEX/IFRS Nº 05, de 14 de dezembro de 2018.

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEX/IFRS Nº 05, de 14 de dezembro de 2018. INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEX/IFRS Nº 05, de 14 de dezembro de 2018. Estabelece o fluxo e os procedimentos para o registro, a análise e o acompanhamento das ações de extensão do IFRS, dá outras providências

Leia mais

CEB DISTRIBUIÇÃO S.A.

CEB DISTRIBUIÇÃO S.A. PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CHAMADA PÚBLICA DE P&D 001/2016. Última atualização: 11/07/2016 1. FORMA E PRAZO DE ENTREGA DAS PROPOSTAS As propostas serão entregues por via eletrônica e também por via impressa

Leia mais

MANUAL DE CONTRATOS PÚBLICOS

MANUAL DE CONTRATOS PÚBLICOS 2013 MANUAL DE CONTRATOS PÚBLICOS UNIPAMPA Pró-Reitoria de Administração 12/02/2013 Este Manual destina-se a orientar sobre procedimentos de contratações de serviços (terceirizados; energia elétrica; entre

Leia mais

Capítulo I Das Fontes de Custeio e seus limites Capítulo II Do Processo de elaboração do Orçamento Anual... 3

Capítulo I Das Fontes de Custeio e seus limites Capítulo II Do Processo de elaboração do Orçamento Anual... 3 ÍNDICE PÁGINA Capítulo I Das Fontes de Custeio e seus limites... 2 Capítulo II Do Processo de elaboração do Orçamento Anual... 3 Capítulo III Da execução do Orçamento Anual... 3 Capítulo IV Do controle,

Leia mais

SEMINÁRIO EMPREENDORISMO SOCIAL MARCO REGULATÓRIO ASPECTOS FINANCEIROS

SEMINÁRIO EMPREENDORISMO SOCIAL MARCO REGULATÓRIO ASPECTOS FINANCEIROS SEMINÁRIO EMPREENDORISMO SOCIAL MARCO REGULATÓRIO ASPECTOS FINANCEIROS Coordenação de Gestão de Convênios (CGCONV) Não interessa o tamanho do desafio, o que importa é a grandeza da união! REALIDADE DE

Leia mais

CARTILHA DE ORÇAMENTO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE

CARTILHA DE ORÇAMENTO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE CARTILHA DE ORÇAMENTO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE 2018 1 Cartilha sobre Orçamento 1 - Entendendo o orçamento público A lei do orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a

Leia mais

Ass.: Programa BNDES de Apoio ao Fortalecimento da Capacidade de Geração de Emprego e Renda BNDES Progeren

Ass.: Programa BNDES de Apoio ao Fortalecimento da Capacidade de Geração de Emprego e Renda BNDES Progeren Grau: Documento Ostensivo Unidade Gestora: AOI CIRCULAR SUP/AOI Nº 21/2016-BNDES Rio de Janeiro, 15 de abril de 2016. Ref.: Produto BNDES Automático Ass.: Programa BNDES de Apoio ao Fortalecimento da Capacidade

Leia mais

EDITAL Nº 21, DE 03 DE MAIO DE DA VIGÊNCIA, DOS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS E DOS ITENS FINANCIÁVEIS

EDITAL Nº 21, DE 03 DE MAIO DE DA VIGÊNCIA, DOS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS E DOS ITENS FINANCIÁVEIS EDITAL Nº 21, DE 03 DE MAIO DE 2018 O Diretor-geral do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) -, por intermédio da Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos

Leia mais

EDITAL Nº 22, DE 03 DE MAIO DE DA VIGÊNCIA, DOS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS E DOS ITENS FINANCIÁVEIS

EDITAL Nº 22, DE 03 DE MAIO DE DA VIGÊNCIA, DOS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS E DOS ITENS FINANCIÁVEIS EDITAL Nº 22, DE 03 DE MAIO DE 2018 O Diretor-geral do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) -, por intermédio da Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos

Leia mais

NORMA DE REMUNERAÇÃO DOS DIRETORES E MEMBROS DOS CONSELHOS - NOR 223

NORMA DE REMUNERAÇÃO DOS DIRETORES E MEMBROS DOS CONSELHOS - NOR 223 MANUAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS COD. 200 ASSUNTO: REMUNERAÇÃO DOS DIRETORES E MEMBROS DOS CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO, FISCAL E CURADOR. APROVAÇÃO: Deliberação CONSAD nº 076, de 12/12/ 2013 VIGÊNCIA:

Leia mais

Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG Diretoria de Pesquisa

Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG Diretoria de Pesquisa Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG Diretoria de Pesquisa Edital n. 03/2016 PRPPG/Unespar Apoio à Pesquisa Básica e Aplicada A Pró-Reitoria de Pesquisa

Leia mais

ANEXO: 1 - Fluxo do Subprocesso do Reequilíbrio Econômico-financeiro 2 - Regras do Reequilíbrio Econômico-financeiro (Revisão)

ANEXO: 1 - Fluxo do Subprocesso do Reequilíbrio Econômico-financeiro 2 - Regras do Reequilíbrio Econômico-financeiro (Revisão) VIG: 22.01.2018 1 MÓDULO 6: GESTÃO DE CONTRATOS CAPÍTULO 7: REEQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO ANEXO: 1 - Fluxo do Subprocesso do Reequilíbrio Econômico-financeiro 2 - Regras do Reequilíbrio Econômico-financeiro

Leia mais

Câmara Municipal de Lauro de Freitas publica:

Câmara Municipal de Lauro de Freitas publica: Câmara Municipal de 1 Ano Nº 513 Câmara Municipal de publica: Instrução Normativa nº 05 de 26 de fevereiro de 2019-Dispõe sobre os procedimentos a serem adotados no processo de requerimento para participação

Leia mais

REGULAMENTO. CONSIDERANDO que o Programa de Colaborador Voluntário deve estar adequado à missão e aos objetivos da Instituição;

REGULAMENTO. CONSIDERANDO que o Programa de Colaborador Voluntário deve estar adequado à missão e aos objetivos da Instituição; REGULAMENTO Estabelece normas para o Programa de Colaborador Voluntário no âmbito do O INSTITUTO OSWALDO CRUZ, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e, CONSIDERANDO a Portaria do nº 045/2016

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 105/2016 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais