CEB DISTRIBUIÇÃO S.A.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CEB DISTRIBUIÇÃO S.A."

Transcrição

1 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CHAMADA PÚBLICA DE P&D 001/2016. Última atualização: 11/07/ FORMA E PRAZO DE ENTREGA DAS PROPOSTAS As propostas serão entregues por via eletrônica e também por via impressa nos seguintes prazos: a) As propostas serão entregues por via eletrônica através do ped@ceb.com.br até as 17h00 do dia ; b) Adicionalmente as propostas devem ser entregues à CEB (Bloco D Sala 14) ou protocoladas (SEDEX) em agência do correio até às 17h00 do dia ADIAMENTO DA DATA DA ENTREGA DA PROPOSTA A data limite de entrega das propostas foi prorrogada para o dia 29/07/ PERGUNTAS e RESPOSTAS Pergunta 1 Como é o processo de reembolso de materiais e serviços e reembolso de viagens? É via nota fiscal ou nota de débito? O pagamento dos materiais e serviços de terceiros deve ser faturado pela Instituição e a comprovação será feita por meio de apresentação das Notas Fiscais emitidas pelos fornecedores. Viagens e diárias e RH ocorrerão mediante apresentação dos comprovantes de gastos para a CEB Distribuição. Assim, para a realização da medição dos serviços deverá ser entregue todos os comprovantes de pagamentos efetuados pela fundação para compor o valor total da Nota emitida contra a CEB. O faturamento da compra de materiais e prestação de serviços de terceiros não poderão ser feitos em nome da CEB, pois o contrato firmado será com a fundação. Pergunta 2 A comprovação dos pagamentos aos pesquisadores pode ser feita via time-sheet? Conforme previsto na Minuta de Contrato do Edital esta prevista na Cláusula Sexta - Das obrigações: a entrega dos seguintes documentos para a comprovação dos gastos de RH. - Folha de pagamento, folha de presença, comprovantes de pagamento de salários, horas extras, adicional de periculosidade, outros adicionais, vale-transporte, 13º salário e adiantamento de férias, de recolhimento do FGTS e INSS (GPS quitada e GFIP com comprovante de entrega), dentro dos prazos previstos na

2 legislação vigente, e, juntamente com os comprovantes, declaração de que possui escrituração contábil firmada pelo contador e responsável pela empresa e que os valores ora apresentados encontram-se devidamente contabilizados. Pergunta 3 Quais as características do instituto proponente do projeto? Pode ser um instituto de pesquisa que já fez projetos de P&D e é somente cadastrado no MCT? Conforme o Edital o executor deverá seguir os seguintes termos: 2.2. Executores do Projeto O proponente deverá estar formalmente vinculado a uma das seguintes instituições, doravante denominadas instituição de execução do projeto, e em atendimento ao disposto nos incisos III e IV do Art. 5 o da Lei n o 9.991: a) Instituições de ensino superior, públicas ou privadas, do país, sem fins lucrativos, podendo ser representadas por fundações de apoio definidas na forma da Lei n o 8.958, de 20 de dezembro de 1994, credenciadas junto ao Ministério da Educação (inciso IV do art. 5 o da Lei n o 9.991/2000); ou b) Centros de pesquisa do país, públicos ou privados, sem fins lucrativos, reconhecidos pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (inciso III do art. 5 o da Lei n o 9.991/2000). As instituições de ensino poderão apresentar propostas representados por fundações de apoio, devidamente credenciadas ao Ministério da Educação. Centros de pesquisa ou institutos de pesquisa, público ou privados, sem fins lucrativos poderão propor projetos, porém devem ser reconhecidos pelo MCT, conforme o inciso III do Art. 5º da Lei nº 9.991, "III as instituições de pesquisa e desenvolvimento receptoras de recursos deverão ser nacionais e reconhecidas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia MCT"; O proponente deverá apresentar atestado de capacidade técnica comprovando a execução de projetos do Programa de P&D da ANEEL. Pergunta 4 Em relação ao vínculo das executoras com o instituto, pode ser através de um contrato? Temos restrições dos institutos quando se trata de contratação por CLT. Conforme nota do item 2.2 do Edital tem-se: Nota: por vínculo formal entende-se vínculo empregatício, funcional ou qualquer outro tipo de vínculo que o proponente comprove ter com a instituição de execução do projeto, como por exemplo, pesquisador visitante. Os vínculos deverão ser comprovados junto à CEB DISTRIBUICAO S.A até 30 dias após a assinatura do contrato. O vínculo deverá ser comprovado por meio de contrato, convênio, ou qualquer outro tipo, desde que o proponente comprove ter vinculo com a instituição de execução. Ou seja, a fundação com a universidade.

3 Pergunta 5 Qual a finalidade do Atestado de Capacidade Técnica? O atestado deverá comprovar que a fundação já participou de Projetos do Programa de P&D da ANEEL. Esse deverá ser emitido por pessoa jurídica de direito público ou privado, atestando a execução dos projetos conforme solicitado. Pergunta 6 Quanto ao custo de Mão de Obra, a equipe que pretende submeter o projeto possui além do coordenador, outros docentes com titulação de Doutores. Há alguma diferenciação quanto aos pagamentos direcionados aos coordenadores ou os pagamentos seguirão restritamente a tabela dos valores de referência, independentemente da posição de coordenador ou pesquisador? O valor do RH dos Doutores é o mesmo para o Coordenador/Doutor. Os valores tetos deverão ser seguidos. Pergunta 7 Quanto ao limite de recursos por projeto. Há algum limite estabelecido? Não existe teto para o Projeto, porém é critério de avaliação a Razoabilidade da proposta, assim este devem estar adequado aos recursos apresentados e aos prazos. Além do mais é importante observar que existem 17 temas propostos para um orçamento total de R$ 17 milhões. Pergunta 8 O modelo de Minuta de Contrato é de Contrato de Empreiteira? Conforme o Art. 9-A da Lei nº /16 dentre as formas de contratação de entidades de pesquisa a modalidade de CONTRATO pode ser usada, portanto entendemos que para o momento e para as exigências do edital com relação as garantias de execução do projeto de P&D, será mantida modalidade CONTRATO. Algumas cláusulas apresentadas apesar de na primeira vista parecer ser aplicada para empreiteiras, elas servem para garantir os serviços que são executados fora das instalações da CEB Distribuição e que a forma de condução não é de responsabilidade da CEB.

4 Pergunta 9 Há possibilidade de mudança da modalidade CONTRATO para CONVÊNIO ou ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA? Conforme o Art. 9-A da Lei nº /16 dentre as formas de contratação de entidades de pesquisa a modalidade de CONTRATO pode ser usada, portanto entendemos que para o momento e para as exigências do edital com relação as garantias de execução do projeto de P&D, será mantida modalidade CONTRATO. Pergunta 10 Se a executora for uma Universidade e tem sua fundação de apoio como interveniente administrativa e financeira do projeto, esta terá que fazer parte integrante do Contrato? O contrato deverá ser firmado entre a CEB Distribuição e o ICT ou a Fundação, esta última que é responsabilizada pelas tratativas feitas com a Universidade e respectivos pesquisadores. Ou seja, a Fundação será a proponente e se responsabilizará pelas atividades executadas pela universidade. Pergunta 11 As alíneas g, l, n e o da Cláusula Sexta da Minuta de Contrato se aplicam aos Projetos de P&D? As cláusulas apresentadas são garantias para a CEB Distribuição de erros, falhas, acidentes, entre outros, que possam acontecer devido a falhas da CONTRATADA, não cabendo responsabilização à CEB Distribuição. Os custos adicionais com equipamentos e materiais de segurança não previstos na proposta de projeto não são de responsabilidade da CEB Distribuição, salvo justificativa e aprovação por esta. Pergunta 12 As penalidades descritas na Cláusula Nona da Minuta de Contrato se aplicam aos Projetos de P&D? Entendemos que o objeto do contrato é de meio e não somente de resultado, mas que as sanções devem ser mantidas, pois a CONTRATADA deve manter os meios adequados de modo diligente, e as penalidades são uma garantia de que serão empregados os meios apropriados independentes do resultado e caso haja negligência, imperícia ou imprudência estas falhas e danos poderão ser minimizados. Portanto, não será retirada essa cláusula, contudo justificativas para o não alcance das metas poderão ser apresentadas, salvo melhor juízo.

5 Pergunta 13 É obrigatório apresentar relatórios técnicos parciais e finais em arquivo doc, xml e prj? Somente é necessária a apresentação do arquivo xml inicial, e ao fim do projeto a entrega do xml final, não existindo xml parciais. Também não é obrigatório a entrega do arquivo prj.. Pergunta 14 Há possibilidade de aplicação de multa por parte da ANEEL, no caso de atraso da entrega dos relatórios técnicos parciais e finais em arquivo doc, xml e prj? Os relatórios parciais em doc são necessários para o acompanhamento das metas propostas pelo projeto, ou seja, com estes podemos provar se está havendo falha na execução e consequentemente serão tomadas as medidas necessárias para corrigi-las. A ANEEL somente será informada ao final do projeto com o relatório final, porém o controle de relatórios mensais é para uso do Gestor de Projeto da CEB Distribuição. Pergunta 15 O que significa exatamente espaço físico específico nas instalações e infra estrutura técnica administrativa? Para efeitos dos Projetos de P&D a CONTRATADA deverá fornecer e manter o espaço necessário (salas, laboratórios,...) com infraestrutura técnica e administrativa (instrumentos de medição, pcs, impressoras,...) para a execução do projeto pelos pesquisadores em suas dependências e quando necessário servir para a realização de reunião e acompanhamento pela CEB Distribuição. Assim, os custos para manter os espaços e infraestruturas serão de responsabilidade da CONTRATADA, salvo os itens previstos no projeto, dentro dos respectivos limites estabelecidos pelo Manual do Programa de P&D da ANEEL. Pergunta 16 De qual forma dar-se-á o auxílio na defesa das penalidades em caso de não aprovação do projeto pela ANEEL por parte das Instituições? O reconhecimento do projeto pela ANEEL não será realizada dentro da vigência do contrato, pois será feito após o fim deste que não engloba o prazo de avaliação da ANEEL, porém, a não aprovação do todo ou parte do projeto, pressupõe-se que a CONTRATADA auxiliará na defesa das penalidades.

6 Pergunta 17 O que é a REINSPEÇÃO num projeto de P&D? Caso seja necessário inspecionar algum equipamento entregue para o projeto e de responsabilidade da CONTRATADA, e se houver alguma falha na verificação/aceitação da qualidade deste pela CONTRATADA, os custos para uma nova análise serão de responsabilidade da CONTRATADA. Pergunta 18 A instituição parceira pode ser uma co-executora do projeto? Entende-se como Instituição parceira as entidades que poderão auxiliar na execução do projeto com uma contraprestação de serviços ou com recursos financeiros. Podendo ser considerada uma co-executora do projeto. Esta instituição não receberá recursos da CEB Distribuição. Pergunta 19 É necessário ter um modelo para a Declaração de Originalidade? A CEB Distribuição não possui um modelo padrão a ser seguido, mas pode fornecer um modelo que será aceito. Pergunta 20 É necessário apresentar um estudo de viabilidade do projeto visando calcular quantos anos o projeto se paga? Não é uma obrigação o cálculo do payback do projeto, todavia esse cálculo poderá valorizar a perspectiva de investimento nesta proposta. A utilização dos indicadores é totalmente discricionário, de forma a se obter estimativas. Pergunta 21 Tendo em vista que a Aneel não acolhe mais relatórios parciais durante a contratação e acolhe somente o relatório final para aprovação, solicitamos esclarecer a frase Durante o desenvolvimento do projeto deverão ser elaborados pela instituição contratada relatórios mensais para que a CEB venha prestar contas à ANEEL do processo dos trabalhos em todos os aspectos relacionados ao seu acompanhamento.

7 Os relatórios parciais em doc são necessários para o acompanhamento das metas propostas pelo projeto, ou seja, com estes podemos provar se está havendo falha na execução e consequentemente serão tomadas as medidas necessárias para corrigi-las. A ANEEL somente será informada ao final do projeto com o relatório final, porém o controle de relatório mensais é para uso do Gestor de Projeto da CEB Distribuição. Pergunta 22 A CEB poderá fazer adiantamento de Recursos para as Instituições? Não será possível devido à ferramenta contratual proposta pela CEB- Dis, pois esta somente prevê compensações financeiras e não adiantamento. Pergunta 23 Qual a forma de comprovação da remuneração aos pesquisadores por meio de bolsas? Deverá ser entregue mensalmente uma declaração assinada pelo pesquisador atestando o valor recebido pela bolsa. 4. DÚVIDAS QUANTO AOS TEMAS DO PROJETO Todas as dúvidas referentes aos projetos devem ser encaminhadas por ped@ceb.com.br 5. DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE A declaração deverá ser emitida pela própria Instituição de Pesquisa, bem como pelo coordenador do projeto.

CEB DISTRIBUIÇÃO S.A.

CEB DISTRIBUIÇÃO S.A. RESPOSTAS DAS CONSULTAS SOBRE CHAMADA PÚBLICA DE P&D 001/2012. Última atualização: 25/05/2012 1. FORMA E PRAZO DE ENTREGA DAS PROPOSTAS As propostas serão entregues por via eletrônica e também por via

Leia mais

Instrução Normativa Nº 008/UNIR/PROPLAN/2014, 07 de Maio de 2014

Instrução Normativa Nº 008/UNIR/PROPLAN/2014, 07 de Maio de 2014 Instrução Normativa Nº 008/UNIR/PROPLAN/2014, 07 de Maio de 2014 Estabelece procedimentos para liquidação e pagamento no âmbito da Fundação Universidade Federal de Rondônia. A Pró-Reitora de Planejamento

Leia mais

PREGÃO SESC/AN Nº 15/0072 PG MINUTA DE TERMO REGISTRO DE PREÇO ANEXO II

PREGÃO SESC/AN Nº 15/0072 PG MINUTA DE TERMO REGISTRO DE PREÇO ANEXO II PREGÃO SESC/AN Nº 15/0072 PG MINUTA DE TERMO REGISTRO DE PREÇO ANEXO II Aos... do mês de... de 2015, às... horas, no Departamento Nacional do Sesc, localizado na Av. Ayrton Senna, n.º 5555, Jacarepaguá,

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTO PARA COORDENADOR DE PROJETOS ÍNDICE

MANUAL DE PROCEDIMENTO PARA COORDENADOR DE PROJETOS ÍNDICE 1 ÍNDICE 1. ELABORAÇÃO, ANÁLISE E ENCAMINHAMENTO DE PROPOSTAS DE PROJETOS; 2. LIBERAÇÃO DE RECURSOS 2.1 FINANCIAMENTO COM RECURSOS PÚBLICOS 2.2 EMPRESAS 2.3 PROJETOS FINANCIADOS POR ORGANIZAÇÕES ESTRANGEIRAS

Leia mais

MANUAL DE POLITICAS E NORMAS ADMINISTRATIVAS NORMA ADMINISTRATIVA NA 002 GERENCIAMENTO DE CONTRATADAS E SUB CONTRATADAS

MANUAL DE POLITICAS E NORMAS ADMINISTRATIVAS NORMA ADMINISTRATIVA NA 002 GERENCIAMENTO DE CONTRATADAS E SUB CONTRATADAS 1. OBJETIVO: Regulamentar o procedimento para a contratação de serviços de terceiros, que serão executados nas áreas internas e externas das empresas do grupo BEVAP, visando atender aos requisitos exigidos

Leia mais

Agência Nacional de Energia Elétrica ANEEL. Procedimentos do Programa de Eficiência Energética PROPEE. Módulo 10 Controle e Prestação de Contas

Agência Nacional de Energia Elétrica ANEEL. Procedimentos do Programa de Eficiência Energética PROPEE. Módulo 10 Controle e Prestação de Contas Agência Nacional de Energia Elétrica ANEEL PROPEE Módulo 10 Controle e Prestação de Contas Revisão 0 1 2 Motivo da Revisão Primeira versão aprovada (após realização da AP 073/2012) Primeira revisão: Correções

Leia mais

PROCEDIMENTOS DO PROGRAMA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PROP&D MÓDULO 5 PRESTAÇÃO DE CONTAS

PROCEDIMENTOS DO PROGRAMA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PROP&D MÓDULO 5 PRESTAÇÃO DE CONTAS PROCEDIMENTOS DO PROGRAMA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PROP&D MÓDULO 5 PRESTAÇÃO DE CONTAS Revisão 0 Motivo da Revisão Proposta para realização da AP 039/2016 Instrumento de aprovação pela ANEEL Data

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO "N" SESC N 363/2014

ORDEM DE SERVIÇO N SESC N 363/2014 ORDEM DE SERVIÇO "N" SESC N 363/2014 Dispõe sobre a Bolsa de Incentivo à Formação Profissional no Departamento Nacional e na Estância Ecológica Sesc Pantanal. O Diretor-Geral do Departamento Nacional do

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES (FAQ) CHAMAMENTO PÚBLICO PROGRAMA ANUAL DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO CEMIG-ANEEL 2016/2017

PERGUNTAS FREQUENTES (FAQ) CHAMAMENTO PÚBLICO PROGRAMA ANUAL DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO CEMIG-ANEEL 2016/2017 PERGUNTAS FREQUENTES (FAQ) CHAMAMENTO PÚBLICO PROGRAMA ANUAL DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO CEMIG-ANEEL 2016/2017 Esse FAQ foi elaborado a partir dos questionamentos mais comuns recebidos pela

Leia mais

NORMA REGULADORA DA RELAÇÃO DO HOSPITAL DE CLINICAS DE PORTO ALEGRE COM A FUNDAÇÃO MÉDICA DO RIO GRANDE DO SUL

NORMA REGULADORA DA RELAÇÃO DO HOSPITAL DE CLINICAS DE PORTO ALEGRE COM A FUNDAÇÃO MÉDICA DO RIO GRANDE DO SUL NORMA REGULADORA DA RELAÇÃO DO HOSPITAL DE CLINICAS DE PORTO ALEGRE COM A FUNDAÇÃO MÉDICA DO RIO GRANDE DO SUL Considerando os objetivos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA, em especial, sua

Leia mais

CÓPIA CONTROLADA Nº: 02

CÓPIA CONTROLADA Nº: 02 ESCALA CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA. PROCEDIMENTO OPERACIONAL DO PLANEJAMENTO PL 02 MEDIÇÕES NBR ISO 9001:2008 e PBQP-H ELABORADO E FORMATADO POR: PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS: MEDIÇÕES REVISADO E

Leia mais

Edital FINATEC 02/2016 FINATEC / UnB / DPP. Apoio a Projetos

Edital FINATEC 02/2016 FINATEC / UnB / DPP. Apoio a Projetos 1. Objetivo Edital FINATEC 02/2016 FINATEC / UnB / DPP Apoio a Projetos A Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos, FINATEC, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, tendo

Leia mais

CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº 019/2019

CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº 019/2019 CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº 019/2019 TERMO DE CONTRATO QUE ENTRE SI CELEBRAM A PREFEITURA MUNICIPAL DE VISTA ALEGRE DO ALTO E A EMPRESA MAURO PACHECO DE OLIVEIRA 01987953860, TENDO POR OBJETIVO A PRESTAÇÃO

Leia mais

Para facilitar o entendimento sobre o BENEFÍCIO SOCIAL FAMILIAR, segue abaixo: 1. Página inicial da Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2017; 2.

Para facilitar o entendimento sobre o BENEFÍCIO SOCIAL FAMILIAR, segue abaixo: 1. Página inicial da Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2017; 2. Para facilitar o entendimento sobre o BENEFÍCIO SOCIAL FAMILIAR, segue abaixo: 1. Página inicial da Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2017; 2. Cláusula específica do Benefício Social Familiar; 3. Manual

Leia mais

COTAÇÃO ELETRÔNICA Nº 04/2017 TERMO DE REFERÊNCIA 004/2017

COTAÇÃO ELETRÔNICA Nº 04/2017 TERMO DE REFERÊNCIA 004/2017 COTAÇÃO ELETRÔNICA Nº 04/2017 TERMO DE REFERÊNCIA 004/2017 SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO IMEDIATA DE PROFISSIONAIS TECNICOS DE NÍVEL MÉDIO e SUPERIOR para atender o Convênio Nº778522/2012 firmado entre a Associação

Leia mais

MONITORAMENTO DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS

MONITORAMENTO DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS MONITORAMENTO DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS NOVO PRISMA ECTX FLORESTAL Sobre o Procedimento: Este Procedimento tem a finalidade de esclarecer e orientar quanto à separação e entrega de documentos mensais.

Leia mais

Revisão: 02 Abr./2013 SUMÁRIO

Revisão: 02 Abr./2013 SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Objetivo e Campo de Aplicação...2 2. Referências...2 3. Definições...2 4. Procedimentos e Responsabilidades...2 4.1 Das Obrigações das Empresas Contratadas...2 4.2 Da Medição...3 4.2.1 Do Fechamento...

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Justificativa Visando atender o capitulo XIV Art. 42b da Norma de Gestão de Pessoas

TERMO DE REFERÊNCIA Justificativa Visando atender o capitulo XIV Art. 42b da Norma de Gestão de Pessoas TERMO DE REFERÊNCIA SEGURO DE VIDA 1- Objeto da Licitação: Prestação de serviço para contratação de seguro de vida em grupo para os empregados do Instituto Agropolos do Ceará. 1.1 - Justificativa Visando

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE IBITIARA Gabinete do Prefeito

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE IBITIARA Gabinete do Prefeito ERRATA do TERMO DE CONVÊNIO QUE ENTRE SI CELBRAM O MUNICÍPIO DE IBITIARA ESTADO DA BAHIA E O HOSPITAL PADRE ALDO COPPOLA - HPAC, VISANDO TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS FINANCEIROS, A TÍTULO DE SUBVENÇÃO SOCIAL.

Leia mais

Prestação de serviço de manutenção e reparo em equipamentos de rede Roteadores.

Prestação de serviço de manutenção e reparo em equipamentos de rede Roteadores. TERMO DE REFERÊNCIA DADOS CADASTRAIS 1-IDENTIFICAÇÃO SOLICITANTE 1.1 Diretoria DR 1.2 Unidade SOR-PB 1.3 Endereço completo da unidade solicitante: AV. Presidente Carlos Luz, 1275 1.5 - Cidade: 1.6 - UF:

Leia mais

Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2018 Edição N 943 Caderno II

Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2018 Edição N 943 Caderno II Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2018 Edição N 943 Caderno II RATIFICAÇÃO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO N 016 /2018. PROCESSO N 078/2018 DO OBJETO O p r e s e n t e i n s t r u m e n t o s e r e f e r e à c o

Leia mais

Guia para comprovação de investimentos FINEP Inovacred

Guia para comprovação de investimentos FINEP Inovacred Guia para comprovação de investimentos FINEP Inovacred 1 2 4 5 Introdução Acompanhamento na Fase de Análise ETAPA 1 Comprovação Financeira ETAPA 2 Comprovação Física ETAPA Comprovação Jurídica ETAPA 4

Leia mais

Chamada CONFAP British Council: Researcher Links 2018

Chamada CONFAP British Council: Researcher Links 2018 Chamada CONFAP British Council: Researcher Links 2018 1) OBJETIVO Fornecer apoio financeiro para a realização de workshops científicos, que sirvam como plataforma para a colaboração entre pesquisadores

Leia mais

COMUNICADO DE ALTERAÇÃO

COMUNICADO DE ALTERAÇÃO Da: Comissão Permanente de Licitação/Pregoeira do SEBRAE/SE Para: Representantes de Empresas Interessadas no Pregão 08/2017 Aracaju/SE 19/05/2017. COMUNICADO DE ALTERAÇÃO O SEBRAE/SE realizará, através

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 003/2017

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 003/2017 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FACULDADE MULTIVIX-VITÓRIA 003/2017 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE BRASILEIRA MULTIVIX

Leia mais

Política de Patrocínios das Empresas Eletrobras ANEXO

Política de Patrocínios das Empresas Eletrobras ANEXO POLÍTICA ANTITRUSTE DAS EMPRESAS ELETROBRAS Política de Patrocínios das Empresas Eletrobras ANEXO Versão 2.0 19/05/2014 1 A proposta de patrocínio deverá ser apresentada à Eletrobras, preferencialmente,

Leia mais

regime didático e atividades acadêmicas dos cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade Federal do Rio de Janeiro).

regime didático e atividades acadêmicas dos cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade Federal do Rio de Janeiro). CONTRATANDO PROJETO E ELABORANDO A APOSTILA FUJB Procure a FUJB antes de submeter suas ideias e projetos aos seus possíveis financiadores, nossa experiência pode ajudá-lo na aprovação e configuração do

Leia mais

EDITAL Nº 001/2018 PROGRAMA DE PÓS-GRADUÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA DA UFMG SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PÓS-DOUTORADO (PNPD-CAPES)

EDITAL Nº 001/2018 PROGRAMA DE PÓS-GRADUÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA DA UFMG SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PÓS-DOUTORADO (PNPD-CAPES) EDITAL Nº 001/2018 PROGRAMA DE PÓS-GRADUÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA DA UFMG SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PÓS-DOUTORADO (PNPD-CAPES) O Colegiado do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina

Leia mais

CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº 038/2018

CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº 038/2018 CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº 038/2018 TERMO DE CONTRATO QUE ENTRE SI CELEBRAM A PREFEITURA MUNICIPAL DE VISTA ALEGRE DO ALTO E A EMPRESA IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO S/A IMESP, TENDO POR OBJETIVO CONTRATAÇÃO

Leia mais

CONVÊNIO Nº /2014 PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA PROCESSO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 13/2015 (TUTORIA)

CONVÊNIO Nº /2014 PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA PROCESSO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 13/2015 (TUTORIA) CONVÊNIO Nº 813039/2014 PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA PROCESSO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 13/2015 (TUTORIA) O Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM, associação civil

Leia mais

COLETA DE PREÇOS nº 02/2015

COLETA DE PREÇOS nº 02/2015 COLETA DE PREÇOS nº 02/2015 1. PREÂMBULO 1.1. A ASSOCIAÇÃO MUSEU AFRO BRASIL, torna pública a realização de Seleção de Fornecedores na modalidade Coleta de Preços, pelo critério menor preço, objetivando

Leia mais

Critérios para Participação e de Avaliação de Proposta de P&D CPFL

Critérios para Participação e de Avaliação de Proposta de P&D CPFL Critérios para Participação e de Avaliação de Proposta de P&D CPFL 1 Sumário 1 Critérios para Participação... 3 1.1 Busca de Anterioridade... 4 1.2 Entidades Executoras... 3 1.3 Composição da Equipe do

Leia mais

NOVA CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS PEIEX - APEX BRASIL/URI-CAMPUS DE ERECHIM

NOVA CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS PEIEX - APEX BRASIL/URI-CAMPUS DE ERECHIM NOVA CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS PEIEX - APEX BRASIL/URI-CAMPUS DE ERECHIM Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) - APEX - URI A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai

Leia mais

As propostas a serem apresentadas em resposta a este referido Edital deverão:

As propostas a serem apresentadas em resposta a este referido Edital deverão: 1. OBJETIVO Fomentar projetos de pesquisa desenvolvidos por jovens doutores, com o objetivo de estimular novos talentos, ampliando as competências científicas e/ou tecnológicas nas instituições de ensino

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS 2012

ACORDO COLETIVO DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS 2012 ACORDO COLETIVO DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS 2012 Pelo presente instrumento de Acordo Coletivo de Participação nos Resultados, a MRS Logística S/A, sediada nesta cidade de Juiz de Fora MG, na Avenida

Leia mais

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES EDITAL N. 1/2019 O Programa de Pós-Graduação em Sociologia da informa que estarão abertas, no período de 21 a 28 de maio de 2019, inscrições para

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA nº 002/2014 Convênio MTE/SENAES nº /2013. EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA nº 002/2014

CHAMADA PÚBLICA nº 002/2014 Convênio MTE/SENAES nº /2013. EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA nº 002/2014 CHAMADA PÚBLICA nº 002/2014 Convênio MTE/SENAES nº 782757/2013 EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA nº 002/2014 O, entidade privada sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica

Leia mais

O prazo de vigência do contrato será de até 02 (dois) anos podendo ser estendido por prazo não superior a do contrato celebrado com a Setre.

O prazo de vigência do contrato será de até 02 (dois) anos podendo ser estendido por prazo não superior a do contrato celebrado com a Setre. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL NUMERO 01/2019 PARA O CENTRO PUBLICO DE ECONOMIA SOLIDARIA DO BAIXO SUL DO INSTITUTO DE GESTÃO E POLÍTICAS SOCIAIS - ORGANIZAÇÃO SOCIAL, NO ESTADO

Leia mais

PREFEITURA M U N IC IP A L DE SAO D E S ID E R IO

PREFEITURA M U N IC IP A L DE SAO D E S ID E R IO SAO D E S ID E R IO RATIFICAÇÃO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO N' 105/2017. PROCESSO N 1092/2017 DO OBJETO O presente objeto tem como objetivo a contratação de empresa especializada na prestação de serviço de

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES - EDITAL 116/2017. Anexo I - TERMO DE REFERÊNCIA

SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES - EDITAL 116/2017. Anexo I - TERMO DE REFERÊNCIA SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES - EDITAL 116/2017 Anexo I - TERMO DE REFERÊNCIA Órgão demandante Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Instituto de Química da UFRGS Laboratório de Combustíveis

Leia mais

Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG Diretoria de Pesquisa

Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG Diretoria de Pesquisa Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG Diretoria de Pesquisa Edital n. 03/2015 PRPPG/Unespar Apoio à pesquisa básica e aplicada A Pró-Reitoria de Pesquisa

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 28/2016/CONSUP, DE 13 DE MAIO DE CONSELHO SUPERIOR PRO TEMPORE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

RESOLUÇÃO Nº 28/2016/CONSUP, DE 13 DE MAIO DE CONSELHO SUPERIOR PRO TEMPORE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI RESOLUÇÃO Nº 28/2016/CONSUP, DE 13 DE MAIO DE 2016. CONSELHO SUPERIOR PRO TEMPORE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI Dispõe sobre o processo de prestação de serviços pela Universidade Federal do Cariri

Leia mais

Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG Diretoria de Pesquisa

Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG Diretoria de Pesquisa Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PRPPG Diretoria de Pesquisa Edital n. 03/2016 PRPPG/Unespar Apoio à Pesquisa Básica e Aplicada A Pró-Reitoria de Pesquisa

Leia mais

ANEXO I MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ANEXO I MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ANEXO I MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS 1. Introdução Segue abaixo modelo padrão para a elaboração de Projeto Técnico para os interessados em enviar proposta ao edital 01/2017 do Fundesis.

Leia mais

MANUAL DE PESSOAL CAPÍTULO 3: OPERACIONALIZAÇÃO DA CONCESSÃO DO BENEFÍCIO. ANEXO: 1 Formulário Cadastro para Reembolso-Creche ou Babá

MANUAL DE PESSOAL CAPÍTULO 3: OPERACIONALIZAÇÃO DA CONCESSÃO DO BENEFÍCIO. ANEXO: 1 Formulário Cadastro para Reembolso-Creche ou Babá 1 ÓDULO 26: REEBOLSO-CRECHE/REEBOLSO-BABÁ CAPÍTULO 3: OPERACONALZAÇÃO DA CONCESSÃO DO BENEFÍCO ANEXO: 1 Formulário Cadastro para Reembolso-Creche ou Babá 1 CADASTRAENTO 1.1 Para inscrição no benefício,

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-SÃO MATEUS 001/2017

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-SÃO MATEUS 001/2017 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX-SÃO MATEUS 001/2017 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE NORTE CAPIXABA

Leia mais

EDITAL PARA CONCESSÃO DE BOLSA - 001/2018 PROGRAMA BOLSAS SANTANDER GRADUAÇÃO

EDITAL PARA CONCESSÃO DE BOLSA - 001/2018 PROGRAMA BOLSAS SANTANDER GRADUAÇÃO EDITAL PARA CONCESSÃO DE BOLSA - 001/2018 O Instituto Educacional Santo Agostinho Ltda (IESA), por meio da Coordenação de Pesquisa e Extensão, comunica que estão abertas as inscrições para os acadêmicos

Leia mais

Estágio Curricular. Profa. Dra. Tatiana Renata Garcia Coordenação de estágios

Estágio Curricular. Profa. Dra. Tatiana Renata Garcia Coordenação de estágios Estágio Curricular Profa. Dra. Tatiana Renata Garcia Coordenação de estágios Normas gerais Estágio obrigatório: é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ibiassucê publica:

Prefeitura Municipal de Ibiassucê publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano V Nº 622 Prefeitura Municipal de publica: Contrato Nº 150/2017 - Contratado: Sr. Marcelo Rodrigues Macedo. Gestor - Francisco Adauto Rebouças Prates / Secretário - Governo

Leia mais

Edital Universidade Santa Úrsula-USU: 01/ Programa Institucional Interno de Criação, Consolidação e Apoio a Grupos de Pesquisa

Edital Universidade Santa Úrsula-USU: 01/ Programa Institucional Interno de Criação, Consolidação e Apoio a Grupos de Pesquisa Edital Universidade Santa Úrsula-USU: 01/2017 - Programa Institucional Interno de Criação, Consolidação e Apoio a Grupos de Pesquisa A Universidade Santa Úrsula - USU - do Rio de Janeiro, por intermédio

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COORDENAÇÃO DE APOIO TÉCNICO ADMINISTRATIVO 1. OBJETO PROJETO BÁSICO 1 - O presente

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COORDENAÇÃO DE APOIO TÉCNICO ADMINISTRATIVO 1. OBJETO PROJETO BÁSICO 1 - O presente PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COORDENAÇÃO DE APOIO TÉCNICO ADMINISTRATIVO 1. OBJETO PROJETO BÁSICO 1 - O presente projeto básico visa à contratação de empresa para

Leia mais

COLETA DE PREÇOS nº 01/2014

COLETA DE PREÇOS nº 01/2014 COLETA DE PREÇOS nº 01/2014 1. PREÂMBULO 1.1. A ASSOCIAÇÃO MUSEU AFRO BRASIL, torna pública a realização de Seleção de Fornecedores na modalidade Coleta de Preços, pelo critério de menor preço, objetivando

Leia mais

NORMAS PARA REGISTRO DE AUSÊNCIA DOCENTE E REPOSIÇÕES DE AULAS

NORMAS PARA REGISTRO DE AUSÊNCIA DOCENTE E REPOSIÇÕES DE AULAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA NORMAS PARA REGISTRO DE AUSÊNCIA DOCENTE E REPOSIÇÕES DE AULAS Art.

Leia mais

(RESOLUÇÃO Nº 36 DE 24 DE SETEMBRO DE 2013) ANEXO I - TERMO DE COMPROMISSO DO TUTOR

(RESOLUÇÃO Nº 36 DE 24 DE SETEMBRO DE 2013) ANEXO I - TERMO DE COMPROMISSO DO TUTOR (RESOLUÇÃO Nº 36 DE 24 DE SETEMBRO DE 2013) ANEXO I - TERMO DE COMPROMISSO DO TUTOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET TERMO DE COMPROMISSO DO TUTOR

Leia mais

EDITAL N 475, DE 26 DE JUNHO DE 2017

EDITAL N 475, DE 26 DE JUNHO DE 2017 EDITAL N 475, DE 26 DE JUNHO DE 2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INCENTIVO À PARTICIPAÇÃO DISCENTE EM EVENTOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (PIPDE) O Diretor-Geral do

Leia mais

WORKSHOP CLIENTES 4ª CPP

WORKSHOP CLIENTES 4ª CPP 17/05/2018 WORKSHOP CLIENTES 4ª CPP Coordenação de Planejamento e Gestão de Eficiência Energética LIGHT MISSÃO: Prover energia e serviços com qualidade e de forma sustentável, contribuindo para o bem estar

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA 004/2018 SERVIÇOS DE CONTABILIDADE PESSOA JURÍDICA

TERMO DE REFERÊNCIA 004/2018 SERVIÇOS DE CONTABILIDADE PESSOA JURÍDICA TERMO DE REFERÊNCIA 004/2018 SERVIÇOS DE CONTABILIDADE PESSOA JURÍDICA 1. INTRODUÇÃO 1.1. Este Termo de Referência visa orientar a contratação de empresa especializada de consultoria contábil e financeira

Leia mais

REGULAMENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2016/2017

REGULAMENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2016/2017 REGULAMENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2016/2017 CAPÍTULO I OBJETIVO GERAL Art. 1 o - O presente regulamento tem como objetivo normatizar as atividades de Iniciação Científica da Faculdade Governador Ozanam

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração

Pró-Reitoria de Administração Pág.1/11 NORMA OPERACIONAL/IFTM Nº 02 DE 25 DE OUTUBRO DE 2016 Altera a /IFTM n 01, de 13 de junho de 2011. O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO, no uso

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES 066/2017

SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES 066/2017 SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES 066/2017 Para firmar Termo de Compromisso conforme artigo 40 do Decreto 8.241/2014 TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO: contratação de serviços gráficos Item 1 Objeto e especificação

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO IFSP Câmpus Guarulhos

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO IFSP Câmpus Guarulhos INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO IFSP Câmpus Guarulhos TERMO DE REFERÊNCIA ÁGUA MINERAL NATURAL, POTÁVEL E NÃO GASOSA. 1. OBJETO 1.1 Contratação de empresa especializada

Leia mais

ANEXO V - NOTA FISCAL VERIFICAR O CÓDIGO DO SERVIÇO, SE HÁ RETENÇÃO DE IR

ANEXO V - NOTA FISCAL VERIFICAR O CÓDIGO DO SERVIÇO, SE HÁ RETENÇÃO DE IR ANEXO V - NOTA FISCAL VERIFICAR O CÓDIGO DO SERVIÇO, SE HÁ RETENÇÃO DE IR 4. IRRF IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE 21 4.4. Memória de cálculo da Tributação 4.4.1. Serviço de colocação de pisos e azulejos:

Leia mais

EDITAL Nº102/ o orientador deve compor o quadro efetivo, pertencer à Carreira Docente da PUC Minas e ter titulação mínima de Mestre;

EDITAL Nº102/ o orientador deve compor o quadro efetivo, pertencer à Carreira Docente da PUC Minas e ter titulação mínima de Mestre; 1 EDITAL Nº102/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PROBIC/FAPEMIG) APRESENTADAS POR ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO DESIDÉRIO CNPJ: /

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO DESIDÉRIO CNPJ: / Terça-feira, 28 de Agosto de 2018 Edição N 1.080 Caderno I PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO DESIDÉRIO CNPJ: 13.655.436/0001-60 RATIFICAÇÃO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO N 055 /2018 PROCESSO N 997/2018 DO OBJETO

Leia mais

EDITAL N.º 001/ DA COTA INSTITUCIONAL PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (MPEJA) MESTRADO PROFISSIONAL

EDITAL N.º 001/ DA COTA INSTITUCIONAL PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (MPEJA) MESTRADO PROFISSIONAL EDITAL N.º 001/2017 O COORDENADOR DO (MPEJA), no uso de suas atribuições, legais e regimentais, torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo de bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa

Leia mais

CHAMADA INTERNA 01/2016 PRPPG/UniRV Concessão de Bolsas Pesquisa Científica

CHAMADA INTERNA 01/2016 PRPPG/UniRV Concessão de Bolsas Pesquisa Científica CHAMADA INTERNA 01/2016 PRPPG/UniRV Concessão de Bolsas Pesquisa Científica A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação faz saber aos interessados que no período de 12 de fevereiro a 29 de fevereiro de

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO

PROCESSO SELETIVO DE CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL POR TEMPO DETERMINADO Edital 002.2014 Processo Seletivo n 01/2014 Convênio n, MTE/SENAES - SICONV Nº 776108/2012. Programa 2029 - Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária. PROCESSO SELETIVO DE

Leia mais

FACULDADE IESM EDITAL PIBIC 2018 B

FACULDADE IESM EDITAL PIBIC 2018 B EDITAL PIBIC 2018 B O Instituto de Ensino Superior Múltiplo IESM, através da Coordenação de Pesquisa e Extensão torna pública a abertura das inscrições para o seu Programa de Iniciação Científica e convoca

Leia mais

saber-fazer a partir da inclusão socioeconômica e

saber-fazer a partir da inclusão socioeconômica e Cotação Prévia de Preço Nº. 27/2016 Convênio Nº 811902/2014 - MTE/SENAES CAMP Projeto: Economia Solidária e População em Situação de Rua: estratégias de valorização do saber-fazer a partir da inclusão

Leia mais

Política de Compras e Contratação de Serviços

Política de Compras e Contratação de Serviços Política de Compras e Contratação de Serviços Versão 1.0 Elaborada em dezembro de 2017 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. DIRETRIZES... 3 3. ABRANGÊNCIA... 3 4. ORIENTAÇÕES GERAIS... 3 4.1 Processo de Compra

Leia mais

EDITAL Nº 475, DE 03 DE AGOSTO DE 2016

EDITAL Nº 475, DE 03 DE AGOSTO DE 2016 EDITAL Nº 475, DE 03 DE AGOSTO DE 2016 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), por meio de sua Pró-reitoria de Extensão (PRX), tendo em vista o estabelecido na Portaria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 02/ PROGRAMAS E PROJETOS FLUXO CONTÍNUO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 02/ PROGRAMAS E PROJETOS FLUXO CONTÍNUO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 02/2016 - PROGRAMAS E PROJETOS FLUXO CONTÍNUO A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora, no uso das atribuições

Leia mais

Guia de Estágio Supervisionado para o curso Sistemas para Internet

Guia de Estágio Supervisionado para o curso Sistemas para Internet Guia de Estágio Supervisionado para o curso Sistemas para Internet 2018 O que é estágio? O estágio é um conjunto de atividades de aprendizagem de cunho profissional, social e cultural que são proporcionadas

Leia mais

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS.

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS. MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS. Recife - Outubro de 2017 CONTRATAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS O Conjunto de normas e procedimentos que visa orientar o processo de contratação

Leia mais

NORMA DE CONCESSÃO DE EMPRÉSTIMOS AOS PARTICIPANTES

NORMA DE CONCESSÃO DE EMPRÉSTIMOS AOS PARTICIPANTES 1. OBJETIVO Esta norma tem por objetivo estabelecer os critérios e procedimentos a serem adotados para concessão e liberação de empréstimos aos participantes. 2. CAMPO DE APLICAÇÃO As operações de empréstimos

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTORES E IRRIGANTES DA BAHIA AIBA BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A. BNB

ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTORES E IRRIGANTES DA BAHIA AIBA BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A. BNB ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTORES E IRRIGANTES DA BAHIA AIBA BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A. BNB FUNDO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRADO E SUSTENTÁVEL DA BAHIA FUNDESIS EDITAL PÚBLICO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS

Leia mais

COMPANHIA ENERGÉTICA DE BRASÍLIA CEB DISTRIBUIÇÃO S.A. CHAMADA PÚBLICA CEB-D PEE. Respostas aos questionamentos

COMPANHIA ENERGÉTICA DE BRASÍLIA CEB DISTRIBUIÇÃO S.A. CHAMADA PÚBLICA CEB-D PEE. Respostas aos questionamentos COMPANHIA ENERGÉTICA DE BRASÍLIA CEB DISTRIBUIÇÃO S.A. CHAMADA PÚBLICA CEB-D PEE Respostas aos questionamentos 1. Cálculo MOP Mão de Obra Própria: Conforme item 8.10 do presente edital o cálculo da MOP

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE LICITAÇÃO

SOLICITAÇÃO DE LICITAÇÃO SOLICITAÇÃO DE LICITAÇÃO À Comissão de Licitação Senhor Presidente da CPL Através do presente solicitamos a V.S.ª abertura de PROCESSO LICITATÓRIO para dispensa de licitação de acordo com as informações

Leia mais

Edital Fundo de Amparo à Pesquisa Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FAP FCMSCSP) Vigência 2019/2021

Edital Fundo de Amparo à Pesquisa Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FAP FCMSCSP) Vigência 2019/2021 Edital Fundo de Amparo à Pesquisa Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FAP FCMSCSP) Vigência 2019/2021 PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 18/12/2018 a 29/03/2019 através do email comissaocientifica@fcmsantacasasp.edu.br

Leia mais

ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 1.032, DE 30 DE MARÇO DE 2011 NOTAS SOBRE AS CLÁUSULAS QUE DEVEM CONSTAR DO CONVÊNIO

ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 1.032, DE 30 DE MARÇO DE 2011 NOTAS SOBRE AS CLÁUSULAS QUE DEVEM CONSTAR DO CONVÊNIO ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 1.032, DE 30 DE MARÇO DE 2011 NOTAS SOBRE AS CLÁUSULAS QUE DEVEM CONSTAR DO CONVÊNIO 1. Do convênio deverão constar as seguintes cláusulas, para cumprimento do disposto no art.

Leia mais

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL Nº01/2016 - PIC A União Educacional do Norte - UNINORTE, no uso de suas atribuições, torna público

Leia mais

EDITAL PIBIC O PROGRAMA CONFERE

EDITAL PIBIC O PROGRAMA CONFERE EDITAL PIBIC 2018 O Instituto de Ensino Superior Múltiplo IESM, através da Coordenação de Pesquisa e Extensão torna pública a abertura das inscrições para o seu Programa de Iniciação Científica e convoca

Leia mais

I EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE AVALIADORES CERNE 2017

I EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE AVALIADORES CERNE 2017 1. APRESENTAÇÃO I EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE AVALIADORES CERNE 2017 A Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC), com sede na cidade de Brasília, no SCN, quadra

Leia mais

Pergunta/Dúvidas mais frequentes:

Pergunta/Dúvidas mais frequentes: Este documento com perguntas e respostas foi desenvolvido para possibilitar um melhor entendimento do processo de Credenciamento de Empresas para integrarem o Cadastro de Empresas Prestadoras de Serviços

Leia mais

ORIENTAÇÃO OPERACIONAL Parcerias de acordo com MROSC - DO PLANO DE TRABALHO -

ORIENTAÇÃO OPERACIONAL Parcerias de acordo com MROSC - DO PLANO DE TRABALHO - A FASC, no uso de suas atribuições legais, através da CGCONV Coordenação de Gestão de Convênios, no intuito de auxiliar na operacionalização das determinações legais trazidas pela Lei Federal nº 13019/2014,

Leia mais

Terça-feira, 19 de Junho de 2018 Edição N Caderno I

Terça-feira, 19 de Junho de 2018 Edição N Caderno I Terça-feira, 19 de Junho de 2018 Edição N 1.032 Caderno I * SAO D E S ID E R IO CONTRATO N. 201 DISPENSA 048/2018 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO, PLANEJAMENTO, FINANÇAS E ORÇAMENTOS Processo Administrativo

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA 2019-2020 O Centro de Pesquisa convida professores orientadores com títulos (reconhecidos pela CAPES/MEC) de especialista, mestrado e doutorado

Leia mais

MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS Edital de Seleção de Projetos que farão parte da Programação Cultural alusiva à Semana Santa. MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS Edital de Seleção Projetos que farão parte da Programação

Leia mais

EDITAL Seleção de Propostas para Concessão de Bolsas de Iniciação Científica

EDITAL Seleção de Propostas para Concessão de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL 2017-2018 Seleção de Propostas para Concessão de Bolsas de Iniciação Científica 1. Informações preliminares 1.1. Anualmente, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq,

Leia mais

Aqui você encontra perguntas e respostas referentes às principais dúvidas sobre a bolsa de extensão científica do Programa Extensão Científica SABINA.

Aqui você encontra perguntas e respostas referentes às principais dúvidas sobre a bolsa de extensão científica do Programa Extensão Científica SABINA. DÚVIDAS MAIS FREQÜENTES SABINA Aqui você encontra perguntas e respostas referentes às principais dúvidas sobre a bolsa de extensão científica do Programa Extensão Científica SABINA. 1. Como será compensada

Leia mais

1. CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO

1. CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO CONTRATO Nº. 97/2013 Pelo presente instrumento particular que entre si celebram o MUNICÍPIO DE PARANAPANEMA, Estado de São Paulo, pessoa jurídica de direito público, inscrita na CNPJ 46.634.309/0001-34,

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA REALIZAR CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS NO MUNICÍPIO DE CANDELÁRIA.

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA REALIZAR CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS NO MUNICÍPIO DE CANDELÁRIA. CONTRATO Nº 138/2011 CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA REALIZAR CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS NO MUNICÍPIO DE CANDELÁRIA. Pelo presente instrumento particular, o MUNICÍPIO DE CANDELÁRIA, Pessoa

Leia mais

Instrução de Serviço PROPESP Nº 03/2016 PROCEDIMENTOS PARA REGISTRO DE PROJETOS POR DEMANDA

Instrução de Serviço PROPESP Nº 03/2016 PROCEDIMENTOS PARA REGISTRO DE PROJETOS POR DEMANDA Instrução de Serviço PROPESP Nº 03/2016 PROCEDIMENTOS PARA REGISTRO DE PROJETOS POR DEMANDA Esta instrução de serviço estabelece os procedimentos para registro de projetos por demanda (PD) na Pró-reitoria

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 092/2015 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais