UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA GIAN LUCAS NUNES JARDEL RÉGIS TEIXEIRA PEDRO HENRIQUE FRANÇA RODOLFO VANASSI VINICIUS CASARA MELHORIA DO CONVERSOR FORWARD A DUAS CHAVES JOINVILLE, SC 2015

2 2 GIAN LUCAS NUNES DE ALMEIDA JARDEL RÉGIS TEIXEIRA PEDRO HENRIQUE FRANÇA RODOLFO VANASSI VINICIUS PELIZZER CASARA MELHORIA DO CONVERSOR FORWARD A DUAS CHAVES Trabalho de Laboratório da Disciplina de Projeto de Conversores Estático do Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do Centro de Ciências Tecnológicas, da Universidade do Estado de Santa Catarina, como requisito para obtenção da nota parcial da disciplina. Orientador: Joselito Anastácio Heerdt JOINVILLE, SC 2015

3 3 LISTA DE ILUSTRAÇÕES Figura 1 - Estrutura do Conversor do conversor Forward duas chaves Figura 2 - Primeira etapa de operação do conversor forward duas chaves Figura 3 - Segunda etapa de operação do conversor forward duas chaves Figura 4 - Terceira etapa de operação do conversor forward duas chaves Figura 5 - Nova disposição dos dissipadores dos diodos D1 e D2 (visão superior) Figura 6 - Nova disposição dos dissipadores dos diodos D1 e D2 (visão frontal) Figura 7 - Mudança de distancia entre os dissipadores das chaves Figura 8 - Circuito do conversor Forward de dois interruptores Figura 9 - Tensão e corrente no indutor Figura 10 - Tensão e corrente no diodo D Figura 11 - Tensão e corrente no diodo D Figura 12 - Tensão e corrente no interruptor S Figura 13 - Tensão e corrente no interruptor S Figura 14 - Tensão e corrente na carga Figura 15 - Tensão e corrente no Indutor com V in =180V Figura 16 - Tensão e corrente na chave S1 com V in = 180V Figura 17 - Tensão e corrente no diodo D1 com V in =180V Figura 18 - Tensão e corrente no diodo D2 com V in = 180V Figura 19 - Tensão e corrente no Diodo D3 com V in = 180V Figura 20 - Temperatura no interruptor S2 com V in = 180V após estabilização térmica, sendo sua temperatura igual a 43,2ºC Figura 21 - Temperatura no interruptor 1 com V in = 180V após estabilização térmica, sendo sua temperatura igual a 52,1ºC Figura 22 - Temperatura no Indutor com V in = 180V após estabilização térmica, sendo a temperatura no maior ponto de calor equivalente a 37,9ºC Figura 23 Temperatura no Diodo D1 com V in = 180V após estabilização térmica, sendo sua temperatura equivalente a 50,9ºC Figura 24 - Temperatura no Diodo D2 com V in = 180V após estabilização térmica, sendo sua temperatura equivalente a 61,9ºC Figura 25 - Tensão e corrente na chave S2 com V in = 210V Figura 26 - Tensão sobre a chave S1 e corrente na saída para a carga com V in = 210V, com oscilações nos instantes em que ocorre o chaveamento Figura 27 - Tensão e corrente no indutor com V in = 210V, com oscilações nos instantes em qeu ocorre o chaveamento Figura 28 - Tensão e corrente no diodo D2 com V in = 220V, podendo ser observado oscilações no período de chaveamento Figura 29 - Visão térmica superior do conversor em tensão nominal, após atingir o regime térmico Figura 30 - Visão térmica do indutor em tensão nominal, após atingir o valor de regime térmico Figura 31 - Visão térmica do snubber 2 em tensão nominal, após atingir o valor de regime térmico Figura 32 - Visão térmica do dissipador do diodo D1 com tensão nominal e após atingir o regime térmico Figura 33 - Temperatura na chave S2 operando em tensão nominal e após atingir o regime térmico Figura 34 - Temperatura na chave S1, em tensão nominal após atingir o regime térmico

4 4 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO TOPOLOGIA DO CONVERSOR ETAPAS DE OPERAÇÃO ETAPA ETAPA ETAPA ESPECIFICAÇÕES ESPECIFICAÇÃO DOS COMPONENTES Especificação do diodo D Especificação do diodo D Especificação do diodo D3 e D Especificação da chave Especificação do capacitor de barramento Especificação do transformador Especificação do indutor Especificação do capacitor de saída MELHORIA PARA O CONVERSOR MELHORIA NOS DISSIPADORES MELHORIAS NO INDUTOR Indutor SIMULAÇÃO DO CONVERSOR COM O NOVO INDUTOR ENSAIOS NA BANCADA ENSAIO ANTES DA MELHORIA Análise das formas de ondas Análise da temperatura ENSAIO APÓS AS MELHORIAS Análise das formas de ondas Análise da temperatura CONCLUSÃO... 35

5 5 1 INTRODUÇÃO Este relatório consiste no estudo do conversor Forward a duas chaves, disponível no laboratório, onde serão apresentadas melhorias no projeto do indutor e na estrutura física, análises das formas de ondas de tensão e corrente no ponto de operação nominal. Além disso, um comparativo das análises obtidas do conversor antes e depois do emprego das melhorias.

6 6 2 TOPOLOGIA DO CONVERSOR O conversor Forward é um conversor DC/DC que utiliza um transformador para aumentar ou diminuir a tensão de saída (dependendo da relação de transformação do transformador) assim proporcionando uma isolação galvânica para a carga. Como é utilizado um transformador, pode utilizar múltiplos enrolamentos de saída assim podendo providenciar tensões maiores e menores que a entrada simultaneamente. O conversor Forward diferentemente do conversor Flyback não armazena energia durante o tempo de condução, por outro lado a energia é passada diretamente para a saída do conversor durante a etapa de condução. A Figura 1 apresenta a estrutura do conversor Forward com duas chaves, utilizado no desenvolvimento deste trabalho. Figura 1 - Estrutura do Conversor do conversor Forward duas chaves.

7 7 3 ETAPAS DE OPERAÇÃO O conversor da Figura 1 opera no modo contínuo no indutor, no qual possui três etapas de operação para o transformador e duas etapas no indutor de saída, sendo apresentadas a seguir: 3.1 ETAPA 1 A primeira etapa de operação, apresentada na Figura 2, ocorre no intervalo de tempo entre 0 DTs, sendo transferido potência da fonte de entrada V i para a carga. Durante esta etapa as chaves Q 1 e Q 2, e o diodo D 1 estão em condução. Já os diodos D 2, D 3 e D 4 estão bloqueados. Figura 2 - Primeira etapa de operação do conversor forward duas chaves. 3.2 ETAPA 2 A segunda etapa de operação, apresentada na Figura 2 - Primeira etapa de operação, ocorre no intervalo de tempo entre DTs DT+td, sendo desmagnetizado o transformador, devolvendo energia para a fonte V i, e a carga é alimentada pela energia do indutor e do capacitor de saída. Durante esta etapa os diodos D 2, D 3 e D 4 estão em condução. Já as chaves Q 1 e Q 2, e o diodo D 1 estão bloqueados.

8 8 Figura 3 - Segunda etapa de operação do conversor forward duas chaves. 3.3 ETAPA 3 A terceira etapa de operação, apresentada na Figura 3, ocorre no intervalo de tempo entre DT+td T s, quando o transformador fica desmagnetizado totalmente, e a carga continua sendo alimentada pela energia do indutor e do capacitor de saída. Durante esta etapa somente o diodo D 2 está em condução. Já as chaves Q 1 e Q 2, e os diodos D 1, D 3 e D 4 estão bloqueados. Figura 4 - Terceira etapa de operação do conversor forward duas chaves.

9 9 4 ESPECIFICAÇÕES As especificações de operação do conversor Forward do laboratório utilizado na realização deste trabalho, que pode ser visualizado na Figura 1 - Estrutura do Conversor, estão relacionadas abaixo: Condução contínua; Tensão de entrada da fonte CA: V in_fonte = 220V; Tensão no barramento do conversor, capacitor C in : V in_barramento = 270 V; Potência nominal de saída: P o =200W; Tensão de saída: V o =50V; Frequência de chaveamentos: f s = 90kHz; Variação de tensão de saída: ΔV=2%; Variação da corrente de saída: ΔI=15%; Razão cíclica máxima: D máx =0.45; Temperatura máxima da junção: T j = 100º C; Temperatura ambiente de projeto: T a = 50º C. O conversor é controlado utilizando a modulação PWM gerada no circuito integrado SG ESPECIFICAÇÃO DOS COMPONENTES Especificação do diodo D1 Os máximos esforços sobre o diodo D1 são mostrados na Tabela 4-1, ou seja, os mínimos esforços que o diodo D1 deve suportar. Tabela 4-1 Máximos esforços sobre o D1 O diodo utilizado foi o MUR 860 com os dados mostrados na Tabela 4-2.

10 10 Tabela 4-2 Dados do diodo MUR 860 (diodo D1) Especificação do diodo D2 O diodo D2 tem a função de roda livre. A Tabela 4-3 mostra os máximos esforços de tensão e corrente sobre o diodo D2. Tabela 4-3 Máximos esforços do diodo D2 O diodo utilizado foi o MUR 860 com os dados mostrados na Tabela Especificação do diodo D3 e D4 A Tabela 4-4 apresenta os máximos esforços de tensão e corrente sobre o diodo D3 e D4. Tabela 4-4 Máximos esforços do diodo D3 e D4 O diodo utilizado foi o UF 5408 com os dados mostrados na Tabela 4-5. Tabela 4-5 Dados do diodo UF5408 (diodos D3/D4)

11 Especificação da chave Os esforços sobre a chave são mostrados na Tabela 4-6. Tabela 4-6 Esforços sobre as chaves A chave utilizada foi o Mosfet IRF 840 e suas principais características são apresentadas na Tabela 4-7 Tabela 4-7 Características da chave utilizada (IRF 840)

12 Especificação do capacitor de barramento Tabela 4-8. Os esforços sobre o capacitor de barramento Vc in são apresentados na Tabela 4-8 Esforços sobre o capacitor de barramento O capacitor utilizado foi um capacitor da empresa EPCEOS de 940µF de 450V, sendo 2 capacitor de 470µF em paralelo Especificação do transformador A Tabela 4-9 apresenta os dados utilizados para o dimensionamento do transformador.

13 13 Tabela 4-9 Dados utilizados para o dimensionamento do transformador O núcleo utilizado foi E-42/21/15 com as características mostradas na Tabela Tabela 4-10 Dados do núcleo utilizado no projeto do transformador (E-42/21/15) A Tabela 4-11 apresenta os dados de relação de espiras do transformador e razão cíclica de operação do conversor. Tabela 4-11 Relação de espiras do transformador e razão cíclica do conversor Os esforços de correntes dos enrolamentos primário e secundário do transformador são apresentados nas Tabela 4-12 e Tabela 4-13 respectivamente.

14 14 Tabela 4-12 Esforços de corrente no enrolamento secundário Tabela 4-13 Esforços de corrente no enrolamento primário 25 AWG. A bitola do condutor de cobre utilizado para o enrolamento do transformador foi Especificação do indutor indutor. A Tabela 4-14 apresenta os dados utilizados para o dimensionamento do Tabela 4-14 Dados utilizados para projeto do indutor O núcleo utilizado na confecção do indutor foi E-42/21/20, com os dados mostrados na Tabela Tabela 4-15 Dados do núcleo utilizado no projeto

15 15 O número de espiras do enrolamento do indutor é de 51 espiras, com a bitola do fio de 25 AWG. O entreferro do núcleo é l entreferro =0,931mm e l entreferro_perna =0,466mm. Os dados elétricos e térmicos do indutor estão apresentados na Tabela Tabela 4-16 Dados elétricos e térmicos do indutor O valor da indutância projetada do indutor é L min = 0,766mH e a obtida no projeto prático foi de 0,843mH Especificação do capacitor de saída O valor de capacitância mínima, resistência série máxima e tensão mínima que o capacitor deve suportar é apresentado na Tabela 4-17 Tabela 4-17 Parâmetros que o capacitor de saída deve satisfazer O capacitor utilizado foi da fabricante EPCOS de 1000µF/160V/0.6Ω.

16 16 5 MELHORIA PARA O CONVERSOR Nesta seção será apresentado as melhorias proposta para o conversor forward a duas chaves do laboratório. Após análises de esforços e de temperatura de operação dos componentes e das formas de ondas obtidas, que serão expostas na secção 7.2, foi proposto uma melhoria no dissipador de calor dos diodos e das chaves, além de um novo indutor de saída. 5.1 MELHORIA NOS DISSIPADORES Depois de colocado o conversor em ponto de operação próximo da nominal, observou-se que nas formas de ondas obtidas apresentaram ruídos, estes podendo ser causados devido aos diodos do lado secundário estarem fixados no mesmo dissipador, causando uma possível fuga de corrente, e também uma capacitância presente entre os diodos e o dissipador. Já os dissipadores das chaves, estes estavam em contato, podendo gerar interferência. Além disso os dissipadores presentes estavam todos subdimensionado. Como melhoria proposta, foi substituído o dissipador dos diodos do lado secundário para dois outros dissipadores, um para cada diodo, além de ser colocado entre cada diodo e o dissipador a pasta térmica. Os dissipadores substitutos são de tamanhos menores do que havia no conversor, conforme pode ser visto nas Figura 5 e Figura 6. Este dissipador foi escolhido devido à disponibilidade do laboratório. Já nos dissipadores das chaves, foi realizado espaçamento entre os dissipadores para assim diminuir possíveis capacitâncias parasitas e garantir um maior, esta mudança pode ser vista na Figura 6. Figura 5 - Nova disposição dos dissipadores dos diodos D1 e D2 (visão superior).

17 17 Figura 6 - Nova disposição dos dissipadores dos diodos D1 e D2 (visão frontal). Figura 7 - Mudança de distancia entre os dissipadores das chaves. 5.2 MELHORIAS NO INDUTOR Com o conversor também no ponto de operação próximo da nominal, com o uso da câmera térmica disponível no laboratório verificou-se que o indutor operava a frio, sendo subdimensionado. Com as especificações do indutor apresentadas na subseção e com um núcleo disponibilizado no laboratório, foi confeccionado um novo indutor, conforme segue: Indutor Para confeccionar o novo indutor foram utilizados os dados da Tabela 4-14 e os dados de dimensão do novo núcleo. Abaixo segue novamente a tabela para

18 18 facilitar a compreensão dos cálculos de entreferro, número de espiras do indutor e bitola do fio de cobre. A indutância mínima deste indutor terá que ser de L min = 0,766mH, conforme especificado no projeto do conversor e apresentado na subseção Para cálculo destes parâmetros foi utilizado o software Mathcad. Todos os dados foram obtidos no projeto do conversor disponibilizado pelo professor. Tabela 5-1 Dados para cálculo do indutor O núcleo utilizado foi o E-42/21/15, no qual as medidas do núcleo foram medidas com o auxilio de um paquímetro durante os experimentos para obter os valores calculados mais próximos. Os valores medidos seguem abaixo: A e =1,74 cm 2 A w =2,14 cm 2 A e A w =3,723cm 4 Núcleo no formato E Bitola do fio de cobre Sendo: I LRMS = 4,015A J máx = 450 A/cm 2 (1)

19 19 Com base na tabela de fios em AWG, foi obtido o fio 18AWG. Para evitar o efeito skin, optou-se por usar 2 fios 23AWG que equivalente ao 18 AWG Número de espiras (2) Foi determinado Nl=63 espiras Entreferro (3) (4) Foi obtido um valor de entreferro de Devido os arredondamentos considerados, foi feito o cálculo inverso, para verificar o valor da indutância que será obtido com este valor de Lg. Conforme segue: (5) Após enrolado o indutor foi obtido uma indutância de 0,83mH. Logo se pode considerar o resultado satisfatório tendo em vista que o erro experimental foi de aproximadamente 6%.

20 20 6 SIMULAÇÃO DO CONVERSOR COM O NOVO INDUTOR Figura 8 - Circuito do conversor Forward de dois interruptores. Figura 9 - Tensão e corrente no indutor simulada.

21 21 Figura 10 - Tensão e corrente no diodo D2 simulada. Figura 11 - Tensão e corrente no diodo D1 simulada.

22 22 Figura 12 - Tensão e corrente no interruptor S1 simulada. Figura 13 - Tensão e corrente no interruptor S2 simulada.

23 Figura 14 - Tensão e corrente na carga simulada. 23

24 24 7 ENSAIOS NA BANCADA Para comparação das formas de onda do conversor antes e após as melhorias, foram realizados ensaios com análise das formas de onda de tensão e corrente do conversor, e da temperatura dos componentes após um tempo de operação. 7.1 ENSAIO ANTES DA MELHORIA A seguir serão mostradas as imagens adquiridas realizando o ensaio de bancada utilizando o osciloscópio com ponteiras de tensão e corrente. É importante salientar que as medições em tensões acima de 180V apresentaram dificuldades em ser mensuradas devido ao projeto não possuir filtro de EMI na entrada, assim em muitos casos não foi possível a medição pois tamanha era a interferência que a proteção do driver de comando atuasse, assim desligando o conversor Análise das formas de ondas Figura 15 - Tensão e corrente no Indutor com V in =180V

25 25 Figura 16 - Tensão e corrente na chave S1 com V in = 180V Figura 17 - Tensão e corrente no diodo D1 com V in =180V Figura 18 - Tensão e corrente no diodo D2 com V in = 180V

26 26 Figura 19 - Tensão e corrente no Diodo D3 com V in = 180V Análise da temperatura Podemos notar que todos os dissipadores estavam trabalhando com folga térmica, inclusive o indutor. Este foi o motivo principal, no qual foram realizadas as mudanças neste componentes. Figura 20 - Temperatura no interruptor S2 com V in = 180V após estabilização térmica, sendo sua temperatura igual a 43,2ºC.

27 27 Figura 21 - Temperatura no interruptor 1 com V in = 180V após estabilização térmica, sendo sua temperatura igual a 52,1ºC. Figura 22 - Temperatura no Indutor com V in = 180V após estabilização térmica, sendo a temperatura no maior ponto de calor equivalente a 37,9ºC.

28 28 Figura 23 Temperatura no Diodo D1 com V in = 180V após estabilização térmica, sendo sua temperatura equivalente a 50,9ºC. Figura 24 - Temperatura no Diodo D2 com V in = 180V após estabilização térmica, sendo sua temperatura equivalente a 61,9ºC.

29 ENSAIO APÓS AS MELHORIAS As figuras a seguir ilustram as formas de ondas de tensão e corrente, bem como as imagens térmicas dos dissipadores e do novo indutor. Nelas podemos notar que as oscilações nos chaveamentos diminuíram e o novo indutor, bem como os dissipadores estão operando com temperaturas dentro dos limites previstos pelos fabricantes Análise das formas de ondas Figura 25 - Tensão e corrente na chave S2 com V in = 210V

30 30 Figura 26 - Tensão sobre a chave S1 e corrente na saída para a carga com V in = 210V, com oscilações nos instantes em que ocorre o chaveamento. Figura 27 - Tensão e corrente no indutor com V in = 210V, com oscilações nos instantes em qeu ocorre o chaveamento

31 31 Figura 28 - Tensão e corrente no diodo D2 com V in = 220V, podendo ser observado oscilações no período de chaveamento Análise da temperatura Figura 29 - Visão térmica superior do conversor em tensão nominal, após atingir o regime térmico.

32 32 Figura 30 - Visão térmica do indutor em tensão nominal, após atingir o valor de regime térmico. Figura 31 - Visão térmica do snubber 2 em tensão nominal, após atingir o valor de regime térmico.

33 33 Figura 32 - Visão térmica do dissipador do diodo D1 com tensão nominal e após atingir o regime térmico. Figura 33 - Temperatura na chave S2 operando em tensão nominal e após atingir o regime térmico.

34 Figura 34 - Temperatura na chave S1, em tensão nominal após atingir o regime térmico. 34

35 35 8 CONCLUSÃO A partir de todo o desenvolvimento de cada etapa do projeto final de laboratório pode-se concluir que todos os acadêmicos tiveram um avanço no conhecimento prático de conversores estáticos, por mais que o estudo realizado tenha sido apenas sobre uma topologia, já foi possível criar uma noção de qual a relação na prática. Pode-se observar no decorrer do trabalho, que a prática se aproxima consideravelmente à teoria, entretanto nem sempre o resultado é exato. Um exemplo que pode ser citado, foi durante a execução do projeto do novo indutor, previa-se a partir dos cálculos que o resultado da indutância iria ser exato, porém na teoria não são consideradas todas as variáveis que pode alterar o resultado, logo algumas adaptações tiveram que ser realizadas para obter um valor mais preciso da indutância. Outro detalhe bem interessante foram os ruídos providos da circulação para a rede afetando as formas de onda do conversor. Para este caso, conclui-se que a melhor solução seria isolar a rede do conversor. Além disso, com a nova adaptação dos dissipadores foram possíveis realizar novos testes com tensões de entrada maiores que haviam sido feitas até então, devido ao problema mencionado anteriormente. Por fim, deixa-se como preposição futura, que se inicie com mais antecedência os testes práticos do conversor para que haja mais tempo. Com isso, outras melhorias poderiam ser implementas e o conhecimento prático aumentaria também.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRCIA DEE

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRCIA DEE UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRCIA DEE ELAINE GIRARDI LUCAS VINÍCIUS DE SOUZA CONVERSOR FLYBACK JOINVILLE 2014 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

UNIERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DEE

UNIERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DEE UNIERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DEE ANGELO E. LANZONI ARTHUR G. BARTSCH GABRIEL H. NEGRI GILMAR NIECKARZ LEONARDO A.

Leia mais

Conversores CC-CC Não-Isolados (Conversor Buck)

Conversores CC-CC Não-Isolados (Conversor Buck) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Eletrônica de Potência Conversores CC-CC Não-Isolados () Prof. Clovis Antonio Petry. Florianópolis,

Leia mais

PLANO DE ENSINO/SEMESTRE 2016/01

PLANO DE ENSINO/SEMESTRE 2016/01 INSTITUTO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica - Centro Tecnológico Universidade Federal de Santa Catarina Caixa Postal 5119, CEP: 88.040-970 - Florianópolis - SC

Leia mais

Projeto de Conversores. Prof. Cassiano Rech

Projeto de Conversores. Prof. Cassiano Rech rojeto de Conversores Aula 02: Conversor Flyback rof. Cassiano Rech cassiano@ieee.org rof. Cassiano Rech 1 Introdução Embora os conversores CC-CC sem transformador de isolamento sejam bastante simples

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA EFA110F15-C/00

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA EFA110F15-C/00 Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado 606124 A 03/10/13 Inicial Faria Executado: Edson N. da cópia: 01 Página 1 de 8 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO 2- CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS E MECÂNICAS 2.1- Entrada

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CTT ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CTT ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CTT ENGENHARIA ELÉTRICA PROPOSTA E IMPLEMENTAÇÃO DE UM INDUTOR ACOPLADO PARA O CONVERSOR FLYBACK ANDRÉ CEVINSKI ALISSON MENGATTO

Leia mais

INSTITUTO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

INSTITUTO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA INSTITUTO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA Departamento de Engenharia Elétrica Centro Tecnológico UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROJETO DE UM CONVERSOR FLYBACK E DE UM CONVERSOR FORWARD ISOLADOS COM

Leia mais

ANÁLISE DO CONVERSOR CC-CC BOOST - ELEVADOR DE TENSÃO. RESUMO

ANÁLISE DO CONVERSOR CC-CC BOOST - ELEVADOR DE TENSÃO. RESUMO ANÁLISE DO CONVERSOR CC-CC BOOST - ELEVADOR DE TENSÃO. Marcelo Vinicios Santos João Antonio Martins Ferreira Faculdades Ponta Grossa Ponta Grossa Brasil marvinpg@ig.com.br joaoantonio.jiv@hotmail.com RESUMO

Leia mais

EFA110F10-A-00. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado A 18/05/07 Inicial. Industria Eletro Eletrônica.

EFA110F10-A-00. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado A 18/05/07 Inicial. Industria Eletro Eletrônica. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado 606273 A 18/05/07 Inicial Executado: João Faria N. da cópia: Página 1 de 7 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO 2- CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS E MECÂNICAS 2.1- Entrada

Leia mais

Setembro, UDESC - Universidade Estadual de Santa Catarina. Eletrônica de Potência II. Prof. Yales R. De Novaes.

Setembro, UDESC - Universidade Estadual de Santa Catarina. Eletrônica de Potência II. Prof. Yales R. De Novaes. UDESC - Universidade Estadual de Santa Catarina Setembro, 2010 O conversor utiliza um indutor acoplado para realizar a transferência de energia entre o lado primário e o(s) lado(s) secundário(s). O projeto

Leia mais

Projeto de Inversores e Conversores CC-CC

Projeto de Inversores e Conversores CC-CC epartamento de ngenharia létrica Aula 1.2 Topologias de Conversor CC-CC Prof. João Américo Vilela Conversores Boost Característica de fonte de corrente CONVRSOR LVAOR TNSÃO I e ( BOOST ; STP-UP ) Ch V

Leia mais

EFA110F50-A-04. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado A 16/01/07 Inicial. Industria Eletro Eletrônica.

EFA110F50-A-04. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado A 16/01/07 Inicial. Industria Eletro Eletrônica. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado 607719 A 16/01/07 Inicial Executado: João Faria N. da cópia: Página 1 de 7 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO 2- CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS E MECÂNICAS 2.1 - Entrada

Leia mais

PCE Projeto de Conversores Estáticos (Graduação em Engenharia Elétrica) Snubbers passivos dissipativos

PCE Projeto de Conversores Estáticos (Graduação em Engenharia Elétrica) Snubbers passivos dissipativos UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA PCE Projeto de Conversores Estáticos (Graduação em Engenharia Elétrica) Snubbers passivos dissipativos

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES EFA110F05-B/01

MANUAL DE INSTRUÇÕES EFA110F05-B/01 Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado 604501 A 13/02/14 Inicial Faria Executado: Edson N. da cópia: 01 Página 1 de 6 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO 2- CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS E MECÂNICAS 2.1- Entrada

Leia mais

AULA LAB 07 LABORATÓRIO DE CONVERSORES CC-CC NÃO-ISOLADOS

AULA LAB 07 LABORATÓRIO DE CONVERSORES CC-CC NÃO-ISOLADOS CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETRÔNICA Conversores Estáticos (ELP - 236) AULA LAB 7 LABORATÓRIO DE CONVERSORES CC-CC NÃO-ISOLADOS 1 INTRODUÇÃO Esta

Leia mais

CONVERSOR BUCK-BOOST (Unidade 2)

CONVERSOR BUCK-BOOST (Unidade 2) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA TÉCNICO EM MECATRÔNICA DISCIPLINA: ELETRÔNICA INDUSTRIAL CONVERSOR

Leia mais

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE CONVERSOR CC-CC PARA APLICAÇÃO EM PAINÉIS FOTOVOLTAICOS

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE CONVERSOR CC-CC PARA APLICAÇÃO EM PAINÉIS FOTOVOLTAICOS PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE CONVERSOR CC-CC PARA APLICAÇÃO EM PAINÉIS FOTOVOLTAICOS Autores: Samuel PINHEIRO, Cleyton T. PAZ, Tiago DEQUIGIOVANI, Jessé de PELEGRIN, Marcos FIORIN. Identificação autores:

Leia mais

Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado A 01/01/13 Inicial Faria

Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado A 01/01/13 Inicial Faria Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado 603250 A 01/01/13 Inicial Faria Executado: Edson N. da cópia: 01 Página 1 de 7 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO 2- CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS E MECÂNICAS 2.1- Entrada

Leia mais

II Seminário da Pós-graduação em Engenharia Elétrica

II Seminário da Pós-graduação em Engenharia Elétrica MODELAÇÃO DE UM CONVERSOR CC-CC BOOST OPERANDO NO MODO DE CONDUÇÃO CRÍTICO CONSIDERANDO AS PERDAS DE CONDUÇÃO Rafael Rodrigues da Paz Aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Unesp Bauru

Leia mais

Parte 1 Fontes Lineares Projeto de Magnéticos Projeto Térmico PCBs e Layout Proteções

Parte 1 Fontes Lineares Projeto de Magnéticos Projeto Térmico PCBs e Layout Proteções Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Projeto de Fontes Chaveadas Parte 1 Fontes Lineares Projeto de Magnéticos Projeto Térmico PCBs

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DE SANTA CATARINA Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - UDESC/CCT

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DE SANTA CATARINA Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - UDESC/CCT Curso: ELE-ELE - Bacharelado em Engenharia Elétrica Departamento: DEE - Engenharia Elétrica Disciplina: PROJETO DE CONVERSORES ESTÁTICOS Código: CA2PCE1 Carga horária: 90 Período letivo: 2017/1 Professor:

Leia mais

Eletrônica de Potência II Capítulo 3. Prof. Cassiano Rech

Eletrônica de Potência II Capítulo 3. Prof. Cassiano Rech Eletrônica de Potência II Capítulo 3 cassiano@ieee.org 1 Conversores CC-CC Isolados Flyback Forward Conversores em ponte isolados Meia-ponte Ponte completa Push-pull Conversor em meia-ponte (half-bridge):

Leia mais

Lista de Exercícios 1 (L1)

Lista de Exercícios 1 (L1) 1 ELETRÔNICA DE POTÊNICA II Professor: Marcio Luiz Magri Kimpara Lista de Exercícios 1 (L1) 1) Determine o valor da indutância e capacitância do conversor Boost operando no modo de condução contínuo a

Leia mais

Flyback MCD 72V -> 48V; 50W; 40kHz

Flyback MCD 72V -> 48V; 50W; 40kHz INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETRÔNICA ESPECIALIZAÇÃO EM DES. DE PRODUTOS ELETRÔNICOS Flyback MCD 7V -> 48V; 50; 40kHz Disciplina: Conversores Estáticos e Fonte Chaveadas

Leia mais

Projeto Físico de Indutores e Transformadores em Alta Freqüência

Projeto Físico de Indutores e Transformadores em Alta Freqüência Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Engenharia Elétrica e Transformadores em Alta Freqüência Eletrônica de Potência II - Laboratório Instituto de Eletrônica de Potência Introdução Projeto

Leia mais

Chaveamento dos Dispositivos Semicondutores de Potência

Chaveamento dos Dispositivos Semicondutores de Potência Chaveamento dos Dispositivos Semicondutores de Potência Chaves Ideais Na análise de sistemas com semicondutores de potência ocorrem frequentemente casos nos quais considera-se os dispositivos de chaveamento

Leia mais

Unidade III. Conversores CC-CC (Choppers) Eletrônica de Potência 1

Unidade III. Conversores CC-CC (Choppers) Eletrônica de Potência 1 Unidade III Conversores CC-CC (Choppers) Eletrônica de Potência 1 Introdução Conversores CC-CC são circuitos eletrônicos de potência que convertem a tensão contínua a um nível de tensão CC diferente, idealmente

Leia mais

Flyback MCC 72V -> 48V; 50W; 40kHz

Flyback MCC 72V -> 48V; 50W; 40kHz INSTITUTO FEDERL DE SNT CTRIN DEPRTMENTO CDÊMICO DE ELETRÔNIC ESPECILIZÇÃO EM DES. DE PRODUTOS ELETRÔNICOS Flyback MCC 7V -> 48V; 5; 4kHz Disciplina: Conversores Estáticos e Fonte Chaveadas Professor:

Leia mais

EFA110F25-A-01. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado A 21/07/03 Inicial. Industria Eletro Eletrônica.

EFA110F25-A-01. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado A 21/07/03 Inicial. Industria Eletro Eletrônica. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado 605621 A 21/07/03 Inicial Executado: João Faria N. da cópia: Página 1 de 6 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO 2- CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS E MECÂNICAS 2.1- Entrada

Leia mais

FONTE ESTABILIZADA SIMÉTRICA 5,12 E -12V

FONTE ESTABILIZADA SIMÉTRICA 5,12 E -12V CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DE SANTA CATARINA CURSO TÉCNICO DE ELETRÔNICA ELETRÔNICA BÁSICA FONTE ESTABILIZADA SIMÉTRICA 5,12 E -12V Equipe: João Heracto de Matos Valdo Rickes Paixão INDICE

Leia mais

PCE Projeto de Conversores Estáticos. Aula 2

PCE Projeto de Conversores Estáticos. Aula 2 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA PCE Projeto de Conversores Estáticos Aula 2 Tópicos Introdução Estágio de entrada Retificadores

Leia mais

EFA110F25-A-00. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado A 27/06/03 Inicial. Industria Eletro Eletrônica.

EFA110F25-A-00. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado A 27/06/03 Inicial. Industria Eletro Eletrônica. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado 605509 A 27/06/03 Inicial Executado: João Faria N. da cópia: Página 1 de 6 1- INTRODUÇÃO 2- CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS E MECÂNICAS 2.1- Entrada 2.2- Saída

Leia mais

PHELIPPE FARIAS NUNES DE FREITAS. INDUTOR 153µH

PHELIPPE FARIAS NUNES DE FREITAS. INDUTOR 153µH DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETRÔNICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE SISTEMAS ELETRÔNICOS PHELIPPE FARIAS NUNES DE FREITAS INDUTOR 153µH FLORIANÓPOLIS, MAIO DE 2008. CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICO

Leia mais

PCE Projeto de Conversores Estáticos. Aula 2

PCE Projeto de Conversores Estáticos. Aula 2 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA PCE Projeto de Conversores Estáticos Aula 2 Tópicos Introdução Necessidade de conversores isolados

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA. Plano de Ensino

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA. Plano de Ensino DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Modelagem e Controle de Sistemas: Fontes Chaveadas CÓDIGO: MEE 017 Validade: Carga Horária: 45 horas-aula Créditos: 03 Área de Concentração / Módulo: Modelagem e Sistemas

Leia mais

5. PARTE PRÁTICA OBS:

5. PARTE PRÁTICA OBS: EXPERIÊNCIA 6 PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA CONVERSOR CC / CC W. KAISER 02/2009 1. OBJETIVOS Familiarização com o funcionamento de um conversor CC/CC a tiristor e medições de desempenho.

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA Conversores Estáticos (ELP )

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA Conversores Estáticos (ELP ) Aula LAB Simulação de conversores ccca (inversores) monofásicos e trifásicos CNTRO FRAL UCAÇÃO TCNOLÓGICA SANTA CATARINA PAAMNTO LTRÔNICA Conversores státicos (LP 3) AULA LAB SIMULAÇÃO CONVRSORS CCCA (INVRSORS)

Leia mais

CAPÍTULO X CONVERSOR FORWARD COM GRAMPEAMENTO ATIVO, MODULAÇÃO POR LARGURA DE PULSO E COMUTAÇÃO SOB TENSÃO NULA (ZVS) 10.

CAPÍTULO X CONVERSOR FORWARD COM GRAMPEAMENTO ATIVO, MODULAÇÃO POR LARGURA DE PULSO E COMUTAÇÃO SOB TENSÃO NULA (ZVS) 10. CAPÍTULO X CONERSOR FORWAR COM GRAMPEAMENTO ATIO, MOULAÇÃO POR LARGURA E PULSO E COMUTAÇÃO SOB TENSÃO NULA (ZS) 10.1 INTROUÇÃO Seja o conversor Forward convencional mostrado na Fig. 10.1. T r L o i N 3

Leia mais

Conversor Forward Projeto do transformador. PCE Projeto de Conversores Estáticos

Conversor Forward Projeto do transformador. PCE Projeto de Conversores Estáticos UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Conversor Forward Projeto do transformador PCE Projeto de Conversores Estáticos Versão 1.7 27/03/2015

Leia mais

Projeto de Transformadores para Alta Frequência

Projeto de Transformadores para Alta Frequência Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina! Departamento Acadêmico de Eletrônica! Pós-Graduação em Desen. de Produtos Eletrônicos! Conversores Estáticos e Fontes Chaveadas Projeto

Leia mais

Exemplo de Projeto de um Conversor Flyback

Exemplo de Projeto de um Conversor Flyback Exemplo de Projeto de um Conversor Flyback Dados de entrada: Vinmax:= 15 V Vinmin:= 15 V Tensões obtidas do estágio anterior. Neste exemplo é uma fonte de tensão contínua. 1 Vo:= Ondulação de tensão no

Leia mais

EFA110F360-A-00. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado A 11/05/01 Inicial. Industria Eletro Eletrônica.

EFA110F360-A-00. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado A 11/05/01 Inicial. Industria Eletro Eletrônica. Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado 603480 A 11/05/01 Inicial Executado: João Faria N. da cópia: Página 1 de 6 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO 2- CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS E MECÂNICAS 2.1- Entrada

Leia mais

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I Aula 02 Teoria básica b

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I Aula 02 Teoria básica b UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I Aula 02 Teoria básica b dos conversores

Leia mais

Projeto de Transformadores para Alta Frequência

Projeto de Transformadores para Alta Frequência Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Pós-Graduação em Desen. de Produtos Eletrônicos Conversores Estáticos e Fontes Chaveadas Projeto

Leia mais

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I Conversor Buck Módulo de Potência APARATO UTILIZADO: Você recebeu uma placa com de circuito com o circuito cujo esquema é mostrado na figura 1. O circuito é composto por um retificador

Leia mais

Tópicos Avançados em Eletrônica II

Tópicos Avançados em Eletrônica II epartamento de ngenharia létrica Aula 1.2 Conversor CC-CC Prof. João Américo Vilela Bibliografia BARBI, Ivo. & MARTINS enizar Cruz. Conversores CC-CC Básicos Não-Isolados. 1ª edição, UFSC, 21. MOHAN Ned;

Leia mais

TAREFA 02 EXERCÍCIOS COM MATHCAD

TAREFA 02 EXERCÍCIOS COM MATHCAD ELETRÔNICA E POTÊNCIA II LABORATÓRIO. SEMESTRE: 01-1 TAREFA 0 EXERCÍCIOS COM MATHCA ata da Entrega: Turma A ia 6 de Março de 01. Turma B ia 7 de Março de 01. Considerações: Cada eercício deve estar inserido

Leia mais

CONVERSOR CC-CA NÃO ISOLADO COM ALTO GANHO DE TENSÃO PARA APLICAÇÃO EM SISTEMAS AUTÔNOMOS DE ENERGIA ELÉTRICA

CONVERSOR CC-CA NÃO ISOLADO COM ALTO GANHO DE TENSÃO PARA APLICAÇÃO EM SISTEMAS AUTÔNOMOS DE ENERGIA ELÉTRICA CONVERSOR CC-CA NÃO ISOLADO COM ALTO GANHO DE TENSÃO PARA APLICAÇÃO EM SISTEMAS AUTÔNOMOS DE ENERGIA ELÉTRICA GEORGE CAJAZEIRAS SILVEIRA¹ RENÉ P. TORRICO-BASCOPɲ MANUEL RANGEL BORGES NETO 3 ¹ Professor

Leia mais

ENGC25 - ANÁLISE DE CIRCUITOS II

ENGC25 - ANÁLISE DE CIRCUITOS II ENGC25 - ANÁLISE DE CIRCUITOS II Módulo V CIRCUITOS ACOPLADOS MAGNETICAMENTE INTRODUÇÃO AOS TRANSFORMADORES UFBA Curso de Engenharia Elétrica Prof. Eugênio Correia Teixeira Campo Magnético Linhas de fluxo

Leia mais

PROBLEMAS PROPOSTOS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS I. Universidade de Mogi das Cruzes - Engenharia Elétrica. Professor José Roberto Marques

PROBLEMAS PROPOSTOS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS I. Universidade de Mogi das Cruzes - Engenharia Elétrica. Professor José Roberto Marques PROBLEMAS PROPOSTOS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS I Universidade de Mogi das Cruzes - Engenharia Elétrica Professor José Roberto Marques 1-a Um agricultor precisa levar energia elétrica da estrada vicinal na

Leia mais

METAHEURO TECNOLOGIA ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

METAHEURO TECNOLOGIA ELETRÔNICA DE POTÊNCIA METAHEURO TECNOLOGIA ELETRÔNICA DE POTÊNCIA Projetos de retificadores não controlados Caso trifásico de meia onda com carga muito indutiva PROJETO RETIFICADOR TRIFÁSICO DE MEIA ONDA José Roberto Marques

Leia mais

PROJETO DE UM CONVERSOR FORWARD A DUAS CHAVES

PROJETO DE UM CONVERSOR FORWARD A DUAS CHAVES UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC Centro de Ciências Tecnológicas - CCT Departamento de Engenharia Elétrica DEE Núcleo de Processamento de Energia Elétrica - npee PROJETO DE UM CONVERSOR

Leia mais

EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA UNIVERSIDADE

Leia mais

PROJETO E DESENVOLVIMENTO DO CONVERSOR BUCK PARA CONTROLE DE CARGA EM BATERIAS

PROJETO E DESENVOLVIMENTO DO CONVERSOR BUCK PARA CONTROLE DE CARGA EM BATERIAS PROJETO E DESENVOLVIMENTO DO CONVERSOR BUCK PARA CONTROLE DE CARGA EM BATERIAS Autores : Daniela Iagher DILDEY, Samuel dos Anjos PINHEIRO, Tiago DEQUIGIOVANI. Identificação autores: Bolsista IFC /FAPESC;

Leia mais

Fundamentos de Eletrônica

Fundamentos de Eletrônica 6872 - Fundamentos de Eletrônica Elvio J. Leonardo Universidade Estadual de Maringá Departamento de Informática Bacharelado em Ciência da Computação 2014 Última Aula Lei de Ohm Associação de Resistores

Leia mais

PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA EXPERIÊNCIA N o 1 PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA RETIFICADORES NÃO CONTROLADOS DE UM CAMINHO W. KAI SER 02/2012 1. OBJETIVOS Estudo do funcionamento e processo de comutação em retificadores

Leia mais

PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA EXPERIÊNCIA N o PEA50 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA RETIFICADORES NÃO CONTROLADOS DE DOIS CAMINHOS W. KAISER 0/009 1. OBJETIVOS Estudo do funcionamento e processo de comutação em retificadores

Leia mais

Décimo Quinto Encontro Regional Ibero-americano do CIGRÉ Foz do Iguaçu-PR, Brasil 19 a 23 de maio de 2013

Décimo Quinto Encontro Regional Ibero-americano do CIGRÉ Foz do Iguaçu-PR, Brasil 19 a 23 de maio de 2013 DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS DO CIRCUITO PRINCIPAL DE COMPENSADORES ESTÁTICOS INSTALADOS PARA INTEGRAÇÃO AO SISTEMA INTERLIGADO BRASILEIRO DE PARQUES EÓLICOS: O EXEMPLO DO CE EXTREMOZ Manfredo Correia Lima

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES EFA28C200-A/00

MANUAL DE INSTRUÇÕES EFA28C200-A/00 Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado 603061 A 24/01/14 Inicial Faria Executado: Edson N. da cópia: 01 Página 1 de 6 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO 2- CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS E MECÂNICAS 2.1 - Entrada

Leia mais

Lista de Exercícios de Eletrônica de Potência (08/08/2014)

Lista de Exercícios de Eletrônica de Potência (08/08/2014) Lista de Exercícios de Eletrônica de Potência (08/08/2014) 1) Dado o circuito abaixo, determinar : a) O ângulo de condução de corrente no diodo; b) A corrente média na carga; c) A corrente eficaz na carga;

Leia mais

Projeto de Conversor FlyBack

Projeto de Conversor FlyBack Projeto de Conversor FlyBack PCE - Projeto de Conversores Estáticos Angelo Fillipi de Paiva Súlivan Medeiros Teoria - Prof. Yales Rômulo de Nov aes Prática - Prof. uis Mariano Nodari 2012 / 02 Características

Leia mais

Fundamentos de Eletrônica

Fundamentos de Eletrônica 6872 - Fundamentos de Eletrônica Lei de Ohm Última Aula Elvio J. Leonardo Universidade Estadual de Maringá Departamento de Informática Bacharelado em Ciência da Computação Associação de Resistores Análise

Leia mais

Guias de Telecomunicações

Guias de Telecomunicações Guias de Telecomunicações Wander Rodrigues CEFET MG 2005 Sumário Apresentação do Laboratório de Telecomunicações... 04 Circuitos ressonantes... 28 Circuitos osciladores de onda senoidal oscilador Hartley...

Leia mais

Capítulo. Meta deste capítulo Estudar o princípio de funcionamento dos conversores cc-cc isolados.

Capítulo. Meta deste capítulo Estudar o princípio de funcionamento dos conversores cc-cc isolados. 16 Conversores Capítulo CCCC Isolados Meta deste capítulo Estudar o princípio de funcionamento dos conversores cccc isolados objetivos Entender o funcionamento dos conversores cccc isolados; Analisar conversores

Leia mais

PROJETO E DESENVOLVIMENTO DO CONVERSOR BUCK PARA CONTROLE DE CARGA EM BATERIAS

PROJETO E DESENVOLVIMENTO DO CONVERSOR BUCK PARA CONTROLE DE CARGA EM BATERIAS PROJETO E DESENVOLVIMENTO DO CONVERSOR BUCK PARA CONTROLE DE CARGA EM BATERIAS Autores : Daniela Iagher DILDEY, Samuel dos Anjos PINHEIRO, Tiago DEQUIGIOVANI. Identificação autores: Bolsista Pesquisa/FAPESC;

Leia mais

PROJETO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM CONVERSOR FLYBACK QUASE RESSONANTE COMO CARREGADOR DE BATERIAS

PROJETO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM CONVERSOR FLYBACK QUASE RESSONANTE COMO CARREGADOR DE BATERIAS PROJETO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM CONVERSOR FLYBACK QUASE RESSONANTE COMO CARREGADOR DE BATERIAS MEDINA, Cristian Alexis. E-mail: cristian_ctba@yahoo.com.br MELLO, Daniele. E-mail: dmello_ctba@yahoo.com.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA ANÁLISE, DESENVOLVIMENTO E PROJETO DE UM CONVERSOR DUPLO FORWARD ZCS COM RESSONÂNCIA DUPLA PARA

Leia mais

Técnicas de Comutação ZVT CC-CC. CC. CT - UFSM. GEPOC Grupo de Eletrônica de Potência e Controle

Técnicas de Comutação ZVT CC-CC. CC. CT - UFSM. GEPOC Grupo de Eletrônica de Potência e Controle Técnicas de Comutação ZVT CC-CC. CC. GEPOC Grupo de Eletrônica de Potência e Controle CT - UFSM Tópicos Tópicos do Capítulo: Introdução; { Comutação Suave Técnica de Comutação ZVT Classificação; Classe

Leia mais

2 Topologias básicas de conversores CC-CC com isolação

2 Topologias básicas de conversores CC-CC com isolação Fontes Chaveadas Cap 2 opologias básicas de conversores CC-CC com isolação J A Pomilio 2 opologias básicas de conversores CC-CC com isolação m muitas aplicações é necessário que a saída esteja eletricamente

Leia mais

EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA INTRODUÇÃO Introdução Classificação dos semicondutores Diodos Características estáticas reais Idealizações Características

Leia mais

Eletrônica de Potência I

Eletrônica de Potência I Universidade Federal do ABC Eng. De Instrumentação, Automação e Robótica Eletrônica de Potência I Prof. José Azcue, Dr. Eng. Retificador monofásico de meia onda 1 Retificador monofásico de meia onda Carga

Leia mais

TRANSFORMADORES. Fonte: itu.olx.com.br

TRANSFORMADORES. Fonte: itu.olx.com.br Fonte: itu.olx.com.br OBJETIVO Ao final deste capitulo o aluno estará apto a entender, aplicar e realizar cálculos referentes Transformadores. Transformador é uma máquina elétrica estática, sem partes

Leia mais

Prof. Amauri Assef. UTFPR Campus Curitiba 1

Prof. Amauri Assef. UTFPR Campus Curitiba 1 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA Disciplina de Eletrônica de Potência ET66B Aula 3 amauriassef@utfpr.edu.br 1 Principais

Leia mais

Estágio Inversor Para Nobreaks

Estágio Inversor Para Nobreaks Estágio Inversor Para Nobreaks Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento - CP Eletrônica S.A. Rua da Várzea 379 CEP: 91040-600 Porto Alegre RS Brasil Fone: (51)2131-2407 Fax: (51)2131-2469 saccol@cp.com.br,

Leia mais

Indutores e transformadores

Indutores e transformadores Indutores e transformadores As bobinas ou indutores são componentes formados por espiras de fio esmaltado numa forma dentro da qual pode ou não existir um núcleo de material ferroso. Na figura 8 mostramos

Leia mais

Elementos de circuito Circuito é a interligação de vários elementos. Estes, por sua vez, são os blocos básicos de qualquer sistema

Elementos de circuito Circuito é a interligação de vários elementos. Estes, por sua vez, são os blocos básicos de qualquer sistema Elementos de circuito Circuito é a interligação de vários elementos. Estes, por sua vez, são os blocos básicos de qualquer sistema Um elemento pode ser ativo (capaz de gerar energia), passivo (apenas dissipam

Leia mais

CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DISCIPLINA: ELETRÔNICA BÁSICA EXPERIMENTAL TURMA: PROFESSOR: TIAGO DEQUIGIOVANI

CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DISCIPLINA: ELETRÔNICA BÁSICA EXPERIMENTAL TURMA: PROFESSOR: TIAGO DEQUIGIOVANI CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DISCIPLINA: ELETRÔNICA BÁSICA EXPERIMENTAL TURMA: 2014-1 PROFESSOR: TIAGO DEQUIGIOVANI Roteiro Experimental Circuitos Retificadores Alunos: Data: /

Leia mais

ELETRÔNICA GERAL. Prof. Jhonatan Machado Godinho

ELETRÔNICA GERAL. Prof. Jhonatan Machado Godinho MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA ELETRÔNICA GERAL Prof. Jhonatan

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do RS Faculdade de Engenharia

Pontifícia Universidade Católica do RS Faculdade de Engenharia Pontifícia Universidade Católica do S Faculdade de Engenharia LABOATÓIO DE ELETÔNICA DE POTÊNCIA EXPEIÊNCIA 1: ETIFICADO MONOFÁSICO MEIA ONDA A DIODO OBJETIO: erificar quantitativa e qualitativamente o

Leia mais

CAPÍTULO VI CONVERSOR EM PONTE COMPLETA, NÃO RESSONANTE, MODULADO POR LARGURA DE PULSO, COM COMUTAÇÃO SOB TENSÃO NULA (ZVS) E SAÍDA EM FONTE DE TENSÃO

CAPÍTULO VI CONVERSOR EM PONTE COMPLETA, NÃO RESSONANTE, MODULADO POR LARGURA DE PULSO, COM COMUTAÇÃO SOB TENSÃO NULA (ZVS) E SAÍDA EM FONTE DE TENSÃO CAPÍTULO VI CONVERSOR EM PONTE COMPLETA, NÃO RESSONANTE, MODULADO POR LARGURA DE PULSO, COM COMUTAÇÃO SOB TENSÃO NULA (ZVS) E SAÍDA EM FONTE DE TENSÃO 6.1 INTRODUÇÃO O conversor em ponte completa (FB-ZVS-PWM)

Leia mais

EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA UNIVERSIDADE

Leia mais

Análise comparativa de conversores não isolados CC-CC operando em modo de condução contínuo

Análise comparativa de conversores não isolados CC-CC operando em modo de condução contínuo Análise comparativa de conversores não isolados CC-CC operando em modo de condução contínuo Marcos Cavalcante Meira 1, Arthur Aprígio de Melo 2, Luiz Januário Torres Filho 2, Lamarks Tiburtino 2 1 Mestrando

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES EFA48C250-F/00

MANUAL DE INSTRUÇÕES EFA48C250-F/00 Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado 600551 A 24/01/14 Inicial Faria Executado: Edson N. da cópia: 01 Página 1 de 8 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO 2- CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS E MECÂNICAS 2.1 - Entrada

Leia mais

GEOMETRIA DE NÚCLEOS PARA ACOPLAMENTOS MAGNÉTICOS APLICADOS NA INTERLIGAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS

GEOMETRIA DE NÚCLEOS PARA ACOPLAMENTOS MAGNÉTICOS APLICADOS NA INTERLIGAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS GEOMETRIA DE NÚCLEOS PARA ACOPLAMENTOS MAGNÉTICOS APLICADOS NA INTERLIGAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS DENIZAR CRUZ MARTINS Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Instituto de Eletrônica de Potência -

Leia mais

Controle & Automação vol.14 no.1 Mar. 2003

Controle & Automação vol.14 no.1 Mar. 2003 CONVERSORES DE FREQUÊNCIA VSI-PWM SUBMETIDOS A AFUNDAMENTOS TEMPORÁRIOS DE TENSÃO ( VOLTAGE SAGS ) Autores do artigo: Paulo C. A. Leão (Departamento de Engenharia Elétrica Universidade Federal de São João

Leia mais

LUCAS FERREIRA TERRES BANCADA DIDÁTICA DE CONVERSORES BÁSICOS NÃO ISOLADOS

LUCAS FERREIRA TERRES BANCADA DIDÁTICA DE CONVERSORES BÁSICOS NÃO ISOLADOS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA LUCAS FERREIRA TERRES BANCADA DIDÁTICA DE CONVERSORES BÁSICOS

Leia mais

Prof. Henrique Barbosa Edifício Basílio Jafet - Sala 100 Tel

Prof. Henrique Barbosa Edifício Basílio Jafet - Sala 100 Tel Prof. Henrique Barbosa Edifício Basílio Jafet - Sala 100 Tel. 3091-6647 hbarbosa@if.usp.br http://www.fap.if.usp.br/~hbarbosa Tarefas da Semana (1) Medir a impedância do capacitor fornecido em função da

Leia mais

Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte Prof. Alessandro Batschauer

Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte Prof. Alessandro Batschauer Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meiaponte Prof. Alessandro Batschauer Prof. Cassiano Rech 1 Introdução E 1 (v 1, f 1 ) Retificador Conversor CCCC Conversor indireto de tensão Conversor indireto

Leia mais

Engenharia Elétrica - Eletrônica de Potência I Prof. José Roberto Marques docente da Universidade de Mogi das Cruzes

Engenharia Elétrica - Eletrônica de Potência I Prof. José Roberto Marques docente da Universidade de Mogi das Cruzes MOSFET de Potência O transistor de efeito de campo construído com óxido metálico semicondutor (Metal Oxide Semiconductor Field Effect Transistor = MOSFET) é um dispositivo controlado por tensão, ao contrário

Leia mais

Inversor de Tensão Utilizando Transformador de Alta Freqüência com Modulação PWM

Inversor de Tensão Utilizando Transformador de Alta Freqüência com Modulação PWM Inversor de Tensão Utilizando Transformador de Alta Freqüência com Modulação PWM Voltage Inverter Using High Frequency Transformer with PWM Modulation Gerson Osviani 1 ; Ana Paula Bolognini 2 ; Carlos

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES EFA28C60-A/00

MANUAL DE INSTRUÇÕES EFA28C60-A/00 Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado 607102 A 24/01/14 Inicial Faria Executado: Edson N. da cópia: 01 Página 1 de 6 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO 2- CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS E MECÂNICAS 2.1- Entrada

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - CCT ENGENHARIA ELÉTRICA ENRIQUE JAVIER MARTINEZ GAVILÁN

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - CCT ENGENHARIA ELÉTRICA ENRIQUE JAVIER MARTINEZ GAVILÁN UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - CCT ENGENHARIA ELÉTRICA ENRIQUE JAVIER MARTINEZ GAVILÁN ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE DIFERENTES MODULAÇÕES NA TENSÃO DE MODO

Leia mais

AUTOR(ES): JOSE RICARDO LISECKI, KAUANE ANDRADE KIEL, MARCELO SUTIL FERREIRA

AUTOR(ES): JOSE RICARDO LISECKI, KAUANE ANDRADE KIEL, MARCELO SUTIL FERREIRA TÍTULO: PROJETO DE UM RECEPTOR DE AMPLITUDE MODULADA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CURITIBA AUTOR(ES): JOSE RICARDO LISECKI,

Leia mais

REDES DE SEGUNDA ORDEM

REDES DE SEGUNDA ORDEM ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos - PSI - EPUSP PSI 3212 - LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS 1º Semestre de 2016 Experiência 9 REDES DE

Leia mais

Retificadores (ENG ) Lista de Exercícios de Eletromagnetismo

Retificadores (ENG ) Lista de Exercícios de Eletromagnetismo Retificadores (ENG - 20301) Lista de Exercícios de Eletromagnetismo 01) Para o eletroimã da figura abaixo, determine: a) Calcule a densidade de fluxo no núcleo; b) Faça um esboço das linhas de campo e

Leia mais

CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA

CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA Autotransformadores Pode-se observar, na figura a seguir, que dois enrolamentos normais podem ser conectados de forma que um deles é comum a ambos os circuitos do primário e do secundário. 1 Autotransformadores

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA Eletrônica Básica e Projetos Eletrônicos

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA Eletrônica Básica e Projetos Eletrônicos Aula LAB 3 Circuitos retificadores CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA Eletrônica Básica e Projetos Eletrônicos AULA LAB 3 MONTAGEM E ENSAIOS DE CIRCUITOS

Leia mais

MILIANO FERNANDES DE OLIVEIRA JUNIOR ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS CONVERSORES BOOST E BUCK-BOOST

MILIANO FERNANDES DE OLIVEIRA JUNIOR ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS CONVERSORES BOOST E BUCK-BOOST MILIANO FERNANDES DE OLIVEIRA JUNIOR ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS CONVERSORES BOOST E BUCK-BOOST JOINVILLE, 2014 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA, CAMPUS JOINVILLE

Leia mais

FONTE DE ALIMENTAÇÃO REGULÁVEL

FONTE DE ALIMENTAÇÃO REGULÁVEL FONTE DE ALIMENTAÇÃO REGULÁVEL A fonte apresentada é de fácil montagem e baixo custo, sendo muito útil para o desenvolvimento de experimentos na bancada de eletrônica. O esquema apresentado permite uma

Leia mais