Setembro, UDESC - Universidade Estadual de Santa Catarina. Eletrônica de Potência II. Prof. Yales R. De Novaes.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Setembro, UDESC - Universidade Estadual de Santa Catarina. Eletrônica de Potência II. Prof. Yales R. De Novaes."

Transcrição

1 UDESC - Universidade Estadual de Santa Catarina Setembro, 2010

2 O conversor utiliza um indutor acoplado para realizar a transferência de energia entre o lado primário e o(s) lado(s) secundário(s). O projeto deste elemento magnético () consiste em: Cálculo das variáveis elétricas. Cálculo das variáveis magnéticas..

3 Ou seja: 1 Determinar as prováveis dimensões do núcleo, escolher o núcleo e o carretel. 2 Calcular o entreferro do núcleo.

4 Ou seja: 1 Determinar as prováveis dimensões do núcleo, escolher o núcleo e o carretel. 2 Calcular o entreferro do núcleo. 3 Calcular o número de espiras do enrolamento primário. 4 Calcular o número de espiras do(s) enrolamento(s) secundário(s). 5 Dimensionar a secção reta dos condutores e/ou número de condutores em paralelo (efeito skin).

5 Ou seja: 1 Determinar as prováveis dimensões do núcleo, escolher o núcleo e o carretel. 2 Calcular o entreferro do núcleo. 3 Calcular o número de espiras do enrolamento primário. 4 Calcular o número de espiras do(s) enrolamento(s) secundário(s). 5 Dimensionar a secção reta dos condutores e/ou número de condutores em paralelo (efeito skin). 6 Calcular as perdas no cobre. 7 Calcular as perdas no núcleo. 8 Calcular a elevação de temperatura do elemento magnético

6 Ou seja: 1 Determinar as prováveis dimensões do núcleo, escolher o núcleo e o carretel. 2 Calcular o entreferro do núcleo. 3 Calcular o número de espiras do enrolamento primário. 4 Calcular o número de espiras do(s) enrolamento(s) secundário(s). 5 Dimensionar a secção reta dos condutores e/ou número de condutores em paralelo (efeito skin). 6 Calcular as perdas no cobre. 7 Calcular as perdas no núcleo. 8 Calcular a elevação de temperatura do elemento magnético 9 Verificar fatores de ocupação 10 Iteração se necessário

7 Escolha do núcleo De acordo com a lei de Faraday, a tensão gerada pela variação de fluxo em um enrolamento é: ou v(t) = N dφ(t) dt Vin = Np φ t (1) (2)

8 Escolha do núcleo De acordo com a lei de Faraday, a tensão gerada pela variação de fluxo em um enrolamento é: v(t) = N dφ(t) dt ou Vin = Np φ (2) t A densidade de fluxo está relacionada com a área da secção reta da perna central do núcleo: (1) B = φ A e (3)

9 Escolha do núcleo Fig. 1: Área da secção reta do núcleo E.

10 Escolha do núcleo Fig. 1: Área da secção reta do núcleo E. Assim, a área da secção transversal da perna central do núcleo pode ser obtida: Vin = Np B Ae fs D (4) A e = Vin D Np B fs (5)

11 Escolha do núcleo É prática comum escolher os núcleos a partir da relação A e A w, em que A w é a área da janela do núcleo.

12 Escolha do núcleo É prática comum escolher os núcleos a partir da relação A e A w, em que A w é a área da janela do núcleo. Devido as geometrias, nem toda área disponível (A w ) pode ser completamente ocupada pelos enrolamentos, logo define-se o máximo fator de ocupação k w. Seja k p o fator de utilização do primário e A p a área efetivamente ocupada pelo primário, tem-se: A p = A w k w k p (6)

13 Escolha do núcleo A densidade de corrente é: J = N p IP ef A p (7) Em que: IP ef Corrente eficaz no primário do Substituindo-se (3) em (7) tem-se (8). A w = N p IP ef J K p K w (8)

14 Escolha do núcleo Multiplicando-se (8) por (5), encontra-se o produto das áreas (9), que é dado de fabricante de núcleos. A e A w = Vin D IP ef B f J K p K w (9)

15 Escolha do núcleo Multiplicando-se (8) por (5), encontra-se o produto das áreas (9), que é dado de fabricante de núcleos. A e A w = Vin D IP ef B f J K p K w (9) A corrente eficaz do primário pode ser descrita em função de seu valor médio. Considerando-se a tensão de entrada constante, pode-se descrever o produto das áreas em função da potência de saída e de sua eficiência, conforme segue: 4 IP ef = Iin med (10) 3 D Pin = Pout η (11)

16 Escolha do núcleo Limitando-se a razão cíclica em D max = 0, 45, tem-se: A e A w = Em que: Pout [W ] J [A/cm 2 ] f [Hz] B [Gauss] A e A w [cm 4 ] 0, 78 Pout B f J K p K w η (12)

17 Escolha do núcleo Limitando-se a razão cíclica em D max = 0, 45, tem-se: A e A w = Em que: Pout [W ] J [A/cm 2 ] f [Hz] B [Gauss] A e A w [cm 4 ] Para B em Tesla, tem-se (20): A e A w = 0, 78 Pout B f J K p K w η 0, 78 Pout 104 B f J K p K w η (12) (13)

18 Escolha do núcleo Fig. 2: Tabela de núcleos.

19 Escolha do núcleo Exercício 1 Especificar o núcleo para uma fonte do tipo, com eficiência de 70 %, operando em DCM, com as seguintes especificações: Pout = 60W (14) f = 67kHz (15) Kp = 0, 5 (16) Kw = 0, 4 (17) J = 200A/cm 2 (18) B = 0, 160T (19) Escolha o núcleo tipo EE mais adequado, de acordo com a tabela de núcleos. 0, 78 Pout 104 A e A w = (20) B f J K p K w η

20 Escolha do núcleo Resposta: A e A w = 1, 559 cm 4

21 Escolha do núcleo Resposta: A e A w = 1, 559 cm 4 Assim, o núcleo escolhido é o E42/15 Fig. 3: Tabela de núcleos.

22 Noção de grandezas O valor máximo da densidade de fluxo para núcleos de ferrite fica em torno de 0,3 Teslas. Porém o valor de trabalho é menor, (ex. 0,12 T - 0,16 T).

23 Noção de grandezas O valor máximo da densidade de fluxo para núcleos de ferrite fica em torno de 0,3 Teslas. Porém o valor de trabalho é menor, (ex. 0,12 T - 0,16 T). Isto ocorre por duas razões: Evitar a saturação do núcleo; manter as perdas e a temperatura em patamares aceitáveis (função da frequência de comutação). Fig. 4: Curva de histerese para o conversor.

24 Noção de grandezas Alguns compostos de ferrite possuem menores perdas em tempetaturas mais elevadas ( 100 o C). Fig. 5: Perdas no núcleo para diversos materiais (fonte: Magnetics-Inc).

25 Noção de grandezas Alguns compostos de ferrite possuem menores perdas em tempetaturas mais elevadas ( 100 o C). Fig. 5: Perdas no núcleo para diversos materiais (fonte: Magnetics-Inc). Ainda como noção de grandeza, a densidade de corrente típica em condutores de cobre fica em torno de 200 A/cm 2 a 450 A/cm 2

26 Cálculo do entreferro ( gap ) O cálculo do entreferro do núcleo é: δ = 2 Pout µ o η f B 2 A e µ o = 4π 10 7 lg = δ 2 Fig. 6: Entreferro do núcleo EE.

27 Cálculo do entreferro ( gap ) O cálculo do entreferro do núcleo é: δ = 2 Pout µ o η f B 2 A e µ o = 4π 10 7 lg = δ 2 Fig. 6: Entreferro do núcleo EE. Atenção: o entreferro δ calculado é o entreferro total. Logo, para o núcleo E, divide-se δ por 2.

28 Cálculo da indutância magnetizante energia: B 2 A e δ = Pout 2µ o η f = 1 2 L M I 2 p (21)

29 Cálculo da indutância magnetizante energia: B 2 A e δ = Pout 2µ o η f = 1 2 L M I 2 p (21) Deve-se garantir que o conversor não ultrapasse a razão cíclica máxima, que ocorre para a menor tensão de entrada. Assim pode-se determinar o valor da indutância magnetizante e o valor de pico da corrente de entrada. L M = V min D max I p f (22) I p = 2 P out V min D max η (23)

30 Exercício (continuação): Considere as seguintes especificações adicionais: Calcule: Pout = 60W f = 67kHz V min = 36V V max = 76V 1, 81 Ae = [m2 ] D max = 0, 4 o valor do entreferro do núcleo escolhido e o valor de L M ; δ = 2 Pout µ o η f B 2 A e L M = V min D max I p f 2 P out I p = V min D max η

31 Exercício (resposta) lg = 0, 345 mm L = 18µH Ip = 12A

32 Exercício (resposta) lg = 0, 345 mm L = 18µH Ip = 12A Calcule o número de espiras do primário e do secundário para Vout = 10V. Primário: N p = B δ 4π I p 10 7 (24) B Tesla δ metros Secundários: N s = N p Vout (1 D max) Vin min D max (25)

33 Resposta: Np = 7, 4 8 Ns = 3

34 Resposta: Np = 7, 4 8 Ns = 3 Para múltiplos secundários temos: N sn = N p Vout n (1 D max ) V min D max (26) Quando as tensões de saída possuem valores baixos, deve-se acrescer a queda de tensão do diodo ao valor de Vout.

35 Definição dos condutores A mínima secção de cobre total é obtida a partir de: S cu = I ef J

36 Definição dos condutores A mínima secção de cobre total é obtida a partir de: S cu = I ef J Entretanto, devido ao efeito pelicular (skin), o raio de cada condutor deve ser menor do que a profundidade de penetração. Então, o diâmetro máximo do condutor pode ser obtido por: φ cond 15 f [cm]

37 Definição dos condutores A mínima secção de cobre total é obtida a partir de: S cu = I ef J Entretanto, devido ao efeito pelicular (skin), o raio de cada condutor deve ser menor do que a profundidade de penetração. Então, o diâmetro máximo do condutor pode ser obtido por: φ cond 15 f [cm] Desta forma, pode ser necessário utilizar condutores em paralelo. A quantidade é determinada por: N con = S cu S cond

38 Perdas e elevação de temperatura As perdas no núcleo são obtidas do catálago do fabricante do núcleo, para um dado B e frequência de comutação (perdas volumétricas [ W cm 3 ]).

39 Perdas e elevação de temperatura As perdas no núcleo são obtidas do catálago do fabricante do núcleo, para um dado B e frequência de comutação (perdas volumétricas [ W cm 3 ]). As perdas CC no cobre são obtidas calculando-se a resistência de cada enrolamento e sua corrente eficaz.

40 Perdas e elevação de temperatura As perdas no núcleo são obtidas do catálago do fabricante do núcleo, para um dado B e frequência de comutação (perdas volumétricas [ W cm 3 ]). As perdas CC no cobre são obtidas calculando-se a resistência de cada enrolamento e sua corrente eficaz. A elevação de temperatura do núcleo é obtida a partir das perdas totais. Exemplo para o núcleo E P T = P nucleo + P cond (27) T = R T P T (28) R T = 23 A e A w 0,37 (29)

41 1 2 3

42 Bibliográficas V. C. Valchev and A. V. den Bossche, Inductors and Transformers for Power Electronics. CRC Press, C. Rech. flyback (apresentação em powerpoint). D. C. Martins and I. Barbi, Conversores CC-CC Básicos Não Isolados,. edição do autor, Ed., I. Barbi, Projetos de Fontes Chaveadas, E. do autor, Ed., 2001.

Projeto de Conversores. Prof. Cassiano Rech

Projeto de Conversores. Prof. Cassiano Rech rojeto de Conversores Aula 02: Conversor Flyback rof. Cassiano Rech cassiano@ieee.org rof. Cassiano Rech 1 Introdução Embora os conversores CC-CC sem transformador de isolamento sejam bastante simples

Leia mais

Projeto Físico de Indutores e Transformadores em Alta Freqüência

Projeto Físico de Indutores e Transformadores em Alta Freqüência Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Engenharia Elétrica e Transformadores em Alta Freqüência Eletrônica de Potência II - Laboratório Instituto de Eletrônica de Potência Introdução Projeto

Leia mais

Projeto de Transformadores para Alta Frequência

Projeto de Transformadores para Alta Frequência Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina! Departamento Acadêmico de Eletrônica! Pós-Graduação em Desen. de Produtos Eletrônicos! Conversores Estáticos e Fontes Chaveadas Projeto

Leia mais

Projeto de Transformadores para Alta Frequência

Projeto de Transformadores para Alta Frequência Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Pós-Graduação em Desen. de Produtos Eletrônicos Conversores Estáticos e Fontes Chaveadas Projeto

Leia mais

Conversor Forward Projeto do transformador. PCE Projeto de Conversores Estáticos

Conversor Forward Projeto do transformador. PCE Projeto de Conversores Estáticos UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Conversor Forward Projeto do transformador PCE Projeto de Conversores Estáticos Versão 1.7 27/03/2015

Leia mais

Projeto de Indutores para Alta Frequência

Projeto de Indutores para Alta Frequência Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Eletrônica de Potência Projeto de Indutores para Alta Frequência Prof. Clóvis Antônio Petry. Florianópolis,

Leia mais

Flyback MCD 72V -> 48V; 50W; 40kHz

Flyback MCD 72V -> 48V; 50W; 40kHz INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETRÔNICA ESPECIALIZAÇÃO EM DES. DE PRODUTOS ELETRÔNICOS Flyback MCD 7V -> 48V; 50; 40kHz Disciplina: Conversores Estáticos e Fonte Chaveadas

Leia mais

TAREFA 02 EXERCÍCIOS COM MATHCAD

TAREFA 02 EXERCÍCIOS COM MATHCAD ELETRÔNICA E POTÊNCIA II LABORATÓRIO. SEMESTRE: 01-1 TAREFA 0 EXERCÍCIOS COM MATHCA ata da Entrega: Turma A ia 6 de Março de 01. Turma B ia 7 de Março de 01. Considerações: Cada eercício deve estar inserido

Leia mais

Projeto de Indutores para Alta Frequência

Projeto de Indutores para Alta Frequência Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Eletrônica de Potência Projeto de Indutores para Alta Frequência Prof. Clóvis Antônio Petry. Florianópolis,

Leia mais

Conversores CC-CC Não-Isolados Projeto de Indutores em Alta Freqüência

Conversores CC-CC Não-Isolados Projeto de Indutores em Alta Freqüência Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Conversores Estáticos Conversores CC-CC Não-Isolados Projeto de Indutores em Alta Freqüência Prof. Clóvis Antônio

Leia mais

Projeto de Elementos Magnéticos Revisão de Eletromagnetismo

Projeto de Elementos Magnéticos Revisão de Eletromagnetismo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina! Departamento Acadêmico de Eletrônica! Eletrônica de Potência! Projeto de Elementos Magnéticos Revisão de Eletromagnetismo Prof. Clovis

Leia mais

Figura 1: Forma de onda da tensão quadrada.

Figura 1: Forma de onda da tensão quadrada. Problema 1.21 a) O esboço da forma de onda da tensão quadrada com frequência de 60 Hz e amplitude E é exposto na Figura 1. Figura 1: Forma de onda da tensão quadrada. E T = 1/60 s -E Para determinar a

Leia mais

INSTITUTO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

INSTITUTO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA INSTITUTO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA Departamento de Engenharia Elétrica Centro Tecnológico UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROJETO DE UM CONVERSOR FLYBACK E DE UM CONVERSOR FORWARD ISOLADOS COM

Leia mais

Eletrônica de Potência II Capítulo 3. Prof. Cassiano Rech

Eletrônica de Potência II Capítulo 3. Prof. Cassiano Rech Eletrônica de Potência II Capítulo 3 cassiano@ieee.org 1 Conversores CC-CC Isolados Flyback Forward Conversores em ponte isolados Meia-ponte Ponte completa Push-pull Conversor em meia-ponte (half-bridge):

Leia mais

Revisão de Eletromagnetismo

Revisão de Eletromagnetismo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Eletrônica de Potência Revisão de Eletromagnetismo Prof. Clóvis Antônio Petry. Florianópolis,

Leia mais

GEOMETRIA DE NÚCLEOS PARA ACOPLAMENTOS MAGNÉTICOS APLICADOS NA INTERLIGAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS

GEOMETRIA DE NÚCLEOS PARA ACOPLAMENTOS MAGNÉTICOS APLICADOS NA INTERLIGAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS GEOMETRIA DE NÚCLEOS PARA ACOPLAMENTOS MAGNÉTICOS APLICADOS NA INTERLIGAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS DENIZAR CRUZ MARTINS Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Instituto de Eletrônica de Potência -

Leia mais

ANÁLISE DO CONVERSOR CC-CC BOOST - ELEVADOR DE TENSÃO. RESUMO

ANÁLISE DO CONVERSOR CC-CC BOOST - ELEVADOR DE TENSÃO. RESUMO ANÁLISE DO CONVERSOR CC-CC BOOST - ELEVADOR DE TENSÃO. Marcelo Vinicios Santos João Antonio Martins Ferreira Faculdades Ponta Grossa Ponta Grossa Brasil marvinpg@ig.com.br joaoantonio.jiv@hotmail.com RESUMO

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CTT ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CTT ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CTT ENGENHARIA ELÉTRICA PROPOSTA E IMPLEMENTAÇÃO DE UM INDUTOR ACOPLADO PARA O CONVERSOR FLYBACK ANDRÉ CEVINSKI ALISSON MENGATTO

Leia mais

Flyback MCC 72V -> 48V; 50W; 40kHz

Flyback MCC 72V -> 48V; 50W; 40kHz INSTITUTO FEDERL DE SNT CTRIN DEPRTMENTO CDÊMICO DE ELETRÔNIC ESPECILIZÇÃO EM DES. DE PRODUTOS ELETRÔNICOS Flyback MCC 7V -> 48V; 5; 4kHz Disciplina: Conversores Estáticos e Fonte Chaveadas Professor:

Leia mais

Exemplo de Projeto de um Conversor Flyback

Exemplo de Projeto de um Conversor Flyback Exemplo de Projeto de um Conversor Flyback Dados de entrada: Vinmax:= 15 V Vinmin:= 15 V Tensões obtidas do estágio anterior. Neste exemplo é uma fonte de tensão contínua. 1 Vo:= Ondulação de tensão no

Leia mais

Capítulo. Meta deste capítulo Estudar os detalhes de operação e projeto de elementos magnéticos.

Capítulo. Meta deste capítulo Estudar os detalhes de operação e projeto de elementos magnéticos. 15 Projeto Capítulo de Elementos Magnéticos Meta deste capítulo Estudar os detalhes de operação e projeto de elementos magnéticos objetivos Entender o funcionamento de elementos magnéticos; Projetar elementos

Leia mais

Conversão de Energia I (TE-046) - Lista I

Conversão de Energia I (TE-046) - Lista I Conversão de Energia I (TE-046) - Lista I Prof.: MATEUS Duarte Teixeira Monitor: Wesley THIAGO Egea Tiem 2017/1 1 Circuitos Magnéticos - Exercícios 1. Defina, se possível incluindo simbologia e unidade

Leia mais

Unidade III. Conversores CC-CC (Choppers) Eletrônica de Potência 1

Unidade III. Conversores CC-CC (Choppers) Eletrônica de Potência 1 Unidade III Conversores CC-CC (Choppers) Eletrônica de Potência 1 Introdução Conversores CC-CC são circuitos eletrônicos de potência que convertem a tensão contínua a um nível de tensão CC diferente, idealmente

Leia mais

Projeto de Conversor FlyBack

Projeto de Conversor FlyBack Projeto de Conversor FlyBack PCE - Projeto de Conversores Estáticos Angelo Fillipi de Paiva Súlivan Medeiros Teoria - Prof. Yales Rômulo de Nov aes Prática - Prof. uis Mariano Nodari 2012 / 02 Características

Leia mais

Avaliação 5 Fonte Chaveada Flyback

Avaliação 5 Fonte Chaveada Flyback IFSC - INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Departamento Acadêmico de Eletrônica Pós-Graduação em Desenvolvimento de Produtos Eletrônicos Conversores Estáticos e Fontes Chaveadas Avaliação 5 Fonte Chaveada

Leia mais

Revisão de Eletromagnetismo

Revisão de Eletromagnetismo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina! Departamento Acadêmico de Eletrônica! Pós-Graduação em Desen. de Produtos Eletrônicos! Conversores Estáticos e Fontes Chaveadas Revisão

Leia mais

Conversão de Energia II

Conversão de Energia II Departamento de Engenharia Elétrica Exercícios Lista 2 Prof. João Américo Vilela Exercício 1 O desenho apresentado abaixo representa um esquema primitivo de um relé. A bobina tem 500 espiras e o caminho

Leia mais

Retificadores (ENG ) Lista de Exercícios de Eletromagnetismo

Retificadores (ENG ) Lista de Exercícios de Eletromagnetismo Retificadores (ENG - 20301) Lista de Exercícios de Eletromagnetismo 01) Para o eletroimã da figura abaixo, determine: a) Calcule a densidade de fluxo no núcleo; b) Faça um esboço das linhas de campo e

Leia mais

SEL 329 CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA. Aula 17

SEL 329 CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA. Aula 17 SEL 329 CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA Aula 17 Aula de Hoje Máquinas CC de Ímã Permanente Estrutura Visão geral: Comutador Ímã Estrutura Detalhe da seção transversal de um motor típico de ímã permanente:

Leia mais

PCE Projeto de Conversores Estáticos (Graduação em Engenharia Elétrica) Snubbers passivos dissipativos

PCE Projeto de Conversores Estáticos (Graduação em Engenharia Elétrica) Snubbers passivos dissipativos UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA PCE Projeto de Conversores Estáticos (Graduação em Engenharia Elétrica) Snubbers passivos dissipativos

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento de Eletrônica Retificadores. Prof. Clóvis Antônio Petry.

Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento de Eletrônica Retificadores. Prof. Clóvis Antônio Petry. Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento de Eletrônica Retificadores Força Magnetizante, Histerese e Perdas Magnéticas Prof. Clóvis Antônio Petry. Florianópolis, setembro de

Leia mais

Força Magnetizante, Histerese. e Perdas Magnéticas

Força Magnetizante, Histerese. e Perdas Magnéticas INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS ELETRICIDADE BÁSICA Força_Magnetizante_Histerese-e-Perdas-Magnéticas -1-40. 18 Curso Técnico em Eletrotécnica Força Magnetizante, Histerese

Leia mais

EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA INTRODUÇÃO Introdução Classificação dos semicondutores Diodos Características estáticas reais Idealizações Características

Leia mais

Em um gerador síncrono, uma corrente contínua é aplicada ao enrolamento do rotor, o qual produz um campo magnético;

Em um gerador síncrono, uma corrente contínua é aplicada ao enrolamento do rotor, o qual produz um campo magnético; Relembrando... Em um gerador síncrono, uma corrente contínua é aplicada ao enrolamento do rotor, o qual produz um campo magnético; Como o rotor é girado por uma força mecânica, se produz um campo magnético

Leia mais

Conversores CC-CC Não-Isolados (Conversor Buck)

Conversores CC-CC Não-Isolados (Conversor Buck) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Eletrônica de Potência Conversores CC-CC Não-Isolados () Prof. Clovis Antonio Petry. Florianópolis,

Leia mais

No caso do circuito magnético visto na figura ao lado. Se NI = 40 NA el=o,2m.

No caso do circuito magnético visto na figura ao lado. Se NI = 40 NA el=o,2m. No caso do circuito magnético visto na figura ao lado. Se NI = 40 NA el=o,2m. N espiras Comprimento médio l= 0,2 m Variação de µ com a força magnetizante A densidade de fluxo e a força magnetizante estão

Leia mais

Eletrotecnia Aplicada Transformadores (parte 1) Engenharia Eletrotécnica e de Computadores ( )

Eletrotecnia Aplicada Transformadores (parte 1) Engenharia Eletrotécnica e de Computadores ( ) Eletrotecnia Aplicada Transformadores (parte ) Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (3-0-03) Conceito de transformador Os transformadores elétricos são dispositivos eletromagnéticos acoplados indutivamente

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA GIAN LUCAS NUNES JARDEL RÉGIS TEIXEIRA PEDRO HENRIQUE FRANÇA RODOLFO VANASSI VINICIUS

Leia mais

EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA UNIVERSIDADE

Leia mais

Capítulo 1 Teoria sobre Transformadores

Capítulo 1 Teoria sobre Transformadores Capítulo 1 Teoria sobre Transformadores Transformadores ou trafos são dispositivos elétricos que têm a finalidade de isolar um circuito, elevar ou diminuir uma tensão. Servem também para casar impedância

Leia mais

LABORATÓRIO INTEGRADO III

LABORATÓRIO INTEGRADO III FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS EXATAS CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA LABORATÓRIO INTEGRADO III Experiência 03: Ensaio de Vazio e Curto em Transformadores Trifásicos Prof. Norberto Augusto Júnior USJT

Leia mais

Circuitos Elétricos. Prof. Me. Luciane Agnoletti dos Santos Pedotti

Circuitos Elétricos. Prof. Me. Luciane Agnoletti dos Santos Pedotti Circuitos Elétricos Prof. Me. Luciane Agnoletti dos Santos Pedotti Circuitos Magnéticos Os circuitos magnéticos são empregados com o intuito de concentrar o efeito magnético em uma dada região do espaço.

Leia mais

EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EPO Eletrônica de Potência COMPONENTES SEMICONDUTORES EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA UNIVERSIDADE

Leia mais

AULA LAB 03 TRANSFORMADORES E INDUTORES

AULA LAB 03 TRANSFORMADORES E INDUTORES CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETRÔNICA Retificadores (ENG - 20301) AULA LAB 03 TRANSFORMADORES E INDUTORES 1 INTRODUÇÃO Os transformadores e indutores

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA. Plano de Ensino

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA. Plano de Ensino DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Modelagem e Controle de Sistemas: Fontes Chaveadas CÓDIGO: MEE 017 Validade: Carga Horária: 45 horas-aula Créditos: 03 Área de Concentração / Módulo: Modelagem e Sistemas

Leia mais

Departamento de Engenharia Elétrica Conversão de Energia II Lista 3

Departamento de Engenharia Elétrica Conversão de Energia II Lista 3 Departamento de Engenharia Elétrica Conversão de Energia II Lista 3 Exercícios extraídos do livro: FITZGERALD, A. E., KINGSLEY Jr. C. E UMANS, S. D. Máquinas Elétricas: com Introdução à Eletrônica De Potência.

Leia mais

Eletrônica de Potência II Capítulo 3: Conversor Flyback. Prof. Cassiano Rech

Eletrônica de Potência II Capítulo 3: Conversor Flyback. Prof. Cassiano Rech Eletrônica de otência apítulo 3: onversor Flyback cassiano@ieee.org 1 ntrodução Embora os conversores - sem transformador de isolamento sejam bastante simples de serem projetados, em algumas aplicações

Leia mais

AULA LAB 02 TRANSFORMADORES E INDUTORES

AULA LAB 02 TRANSFORMADORES E INDUTORES CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA Retificadores (ENG - 20301) AULA LAB 02 TRANSFORMADORES E INDUTORES 1 INTRODUÇÃO Os transformadores e indutores são componentes

Leia mais

APLICATIVO PARA CÁLCULO FÍSICO DE INDUTORES COM NÚCLEO DO TIPO E UTILIZANDO LINGUAGEM DE ALTO NÍVEL

APLICATIVO PARA CÁLCULO FÍSICO DE INDUTORES COM NÚCLEO DO TIPO E UTILIZANDO LINGUAGEM DE ALTO NÍVEL APLICATIVO PARA CÁLCULO FÍSICO DE INDUTORES COM NÚCLEO DO TIPO E UTILIZANDO LINGUAGEM DE ALTO NÍVEL Cleiton Gili cgilinet@gmail.com Luiz Carlos Gili luizcarlosgili@gmail.com Laio Oriel Seman laioseman@gmail.com

Leia mais

Avisos. Entrega do Trabalho: 8/3/13 - sexta. P2: 11/3/13 - segunda

Avisos. Entrega do Trabalho: 8/3/13 - sexta. P2: 11/3/13 - segunda Avisos Entrega do Trabalho: 8/3/13 - sexta P2: 11/3/13 - segunda Lista de Apoio: disponível no site até sexta feira não é para entregar é para estudar!!! Resumo de Gerador CA Símbolo Elétrico: Vef = ***

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Retificadores. Prof. Clóvis Antônio Petry.

Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Retificadores. Prof. Clóvis Antônio Petry. Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Retificadores Lid Lei de Ampère, Fluxo Magnético Circuitos Magnéticos, Entreferros, Força Magnética e Aplicações

Leia mais

Parte 1 Fontes Lineares Projeto de Magnéticos Projeto Térmico PCBs e Layout Proteções

Parte 1 Fontes Lineares Projeto de Magnéticos Projeto Térmico PCBs e Layout Proteções Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Projeto de Fontes Chaveadas Parte 1 Fontes Lineares Projeto de Magnéticos Projeto Térmico PCBs

Leia mais

5ª Lista de exercícios Eletromegnetismo 1 Newton Mansur (01/18)

5ª Lista de exercícios Eletromegnetismo 1 Newton Mansur (01/18) 5ª Lista de exercícios Eletromegnetismo 1 Newton Mansur (01/18) 1) Existe no vácuo um vetor campo magnético dado por H = H 0 cos ( πx ) sen (πy ) â a a z. Uma espira quadrada de lado a, inteiramente contida

Leia mais

Princípios de Circuitos Elétricos. Prof. Me. Luciane Agnoletti dos Santos Pedotti

Princípios de Circuitos Elétricos. Prof. Me. Luciane Agnoletti dos Santos Pedotti Princípios de Circuitos Elétricos Prof. Me. Luciane Agnoletti dos Santos Pedotti INDUTORES: CONCEITOS E DEFINIÇÕES CAMPO MAGNÉTICO Campo Magnético Nem só os imãs possuem campo magnético, mas a corrente

Leia mais

Conversão de Energia I. Capitulo 2 Circuito Magnético

Conversão de Energia I. Capitulo 2 Circuito Magnético Conversão de Energia I Capitulo 2 Circuito Magnético 2 1. Introdução Nos dispositivos eletromecânicos geradores, motores, contactores, relés, etc. a utilização de enrolamentos e núcleos objetiva o estabelecimento

Leia mais

` Prof. Antonio Sergio 1

` Prof. Antonio Sergio 1 ` Prof. Antonio Sergio O funcionamento de um transformador baseia-se no fenômeno da mutua indução entre dois circuitos eletricamente isolados, mas magnéticamente acoplados. Fig. Núcleo magnetizável usado

Leia mais

CIRCUITO EQUIVALENTE MAQUINA

CIRCUITO EQUIVALENTE MAQUINA CIRCUITO EQUIVALENTE MAQUINA Se o circuito do induzido for fechado sobre uma carga, vai circular por ele uma corrente que será responsável por perdas por efeito de Joule na resistência do próprio enrolamento,

Leia mais

Cap. 6 Conversores DC-DC

Cap. 6 Conversores DC-DC Cap. 6 Conversores DC-DC CONVERSORES DC-DC Regulador Linear de Tensão Conversores Chaveados Conversor Buck (abaixador) Conversor Boost (elevador) Conversor Buck-Boost Conversores Cuk Outros REGULADOR LINEAR

Leia mais

1.7 RESUMO 1.8 PROBLEMAS 56 MÁQUINAS ELÉTRICAS

1.7 RESUMO 1.8 PROBLEMAS 56 MÁQUINAS ELÉTRICAS 56 MÁQUINAS ELÉTRICAS Freqüentemente, é conveniente supor que a curva de magnetização CC desses materiais é linear, dentro do seu intervalo útil de operação, com uma inclinação igual à permeabilidade de

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS RETIFICADORES MONOFÁSICOS BOOST E SEPIC OPERANDO NO MODO DE CONDUÇÃO DESCONTÍNUO

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS RETIFICADORES MONOFÁSICOS BOOST E SEPIC OPERANDO NO MODO DE CONDUÇÃO DESCONTÍNUO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETRÔNICA CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA ELETRÔNICA VANDERSON DAMIÃO PEREIRA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS RETIFICADORES MONOFÁSICOS BOOST

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DEE CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DEE CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA LABORATÓRIO 3: Bobinagem de máquina CA Objetivos: Apresentar um método prático e simples de cálculo da bitola do fio e quantidade de espiras/bobinas de motores de indução, especialmente motores de indução

Leia mais

Projeto Final - Projeto de Fontes Chaveadas

Projeto Final - Projeto de Fontes Chaveadas Projeto Final - Projeto de Fontes Chaveadas Dados de entrada: Vac := 175 V Vac := 0.514 Fr := 60 Hz ηret := 0.9 ηcon := 0.7 Vo1 := 5 V Vo2 := 4 V Vcret := 0.1 Io1 := 1 A Io2 := 0.2 A Vco := 0.01 Vd :=

Leia mais

1ª. LISTA DE EXERCICIOS 2016 PEA 2306 CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA

1ª. LISTA DE EXERCICIOS 2016 PEA 2306 CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA 1ª. LISTA DE EXERCICIOS 2016 PEA 2306 CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA Prof. José Roberto Cardoso Circuitos Magnéticos 1. Um núcleo toroidal de seção transversal 1 cm 2 e comprimento médio 15 cm é envolvido

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO Centro das Ciências Exatas e Tecnologia Faculdades de Engenharia, Matemática, Física e Tecnologia

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO Centro das Ciências Exatas e Tecnologia Faculdades de Engenharia, Matemática, Física e Tecnologia PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO Centro das Ciências Exatas e Tecnologia Faculdades de Engenharia, Matemática, Física e Tecnologia EXPERIÊNCIA: ENSAIOS EM CURTO E VAZIO DE TRANSFORMADORES

Leia mais

Conversão de Energia II

Conversão de Energia II Departamento de Engenharia Elétrica Aula 1.2 Circuitos Magnéticos Prof. João Américo Vilela Bibliografia FITZGERALD, A. E., KINGSLEY Jr. C. E UMANS, S. D. Máquinas Elétricas: com Introdução à Eletrônica

Leia mais

PCE Projeto de Conversores Estáticos. Revisão sobre retificadores: Comutação em retificadores

PCE Projeto de Conversores Estáticos. Revisão sobre retificadores: Comutação em retificadores UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA PCE Projeto de Conversores Estáticos Revisão sobre retificadores: Comutação em retificadores

Leia mais

MÁQUINAS ELÉTRICAS I

MÁQUINAS ELÉTRICAS I MÁQUINAS ELÉTRICAS I [CIRCUITOS MAGNÉTICOS E TRANSFORMADORES] Joaquim Eloir Rocha 1 Bibliografia FITZGERALD, A. E.; KINGSLEY, Charles; UMANS, Stephen D. Máquinas elétricas: com introdução à eletrônica

Leia mais

Técnicas de Comutação ZVT CC-CC. CC. CT - UFSM. GEPOC Grupo de Eletrônica de Potência e Controle

Técnicas de Comutação ZVT CC-CC. CC. CT - UFSM. GEPOC Grupo de Eletrônica de Potência e Controle Técnicas de Comutação ZVT CC-CC. CC. GEPOC Grupo de Eletrônica de Potência e Controle CT - UFSM Tópicos Tópicos do Capítulo: Introdução; { Comutação Suave Técnica de Comutação ZVT Classificação; Classe

Leia mais

PCE Projeto de Conversores Estáticos. Aula 2

PCE Projeto de Conversores Estáticos. Aula 2 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA PCE Projeto de Conversores Estáticos Aula 2 Tópicos Introdução Estágio de entrada Retificadores

Leia mais

Curvas de Magnetização e Histerese Perdas Magnéticas Materiais Magnéticos

Curvas de Magnetização e Histerese Perdas Magnéticas Materiais Magnéticos Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento de Eletrônica Retificadores Curvas de Magnetização e Histerese Perdas Magnéticas Materiais Magnéticos Clóvis Antônio Petry, professor.

Leia mais

Experimento 6 Laço de histerese

Experimento 6 Laço de histerese Experimento 6 aço de histerese. OBJETIVO Obter a curva BH do materiaagnético de um transformador monofásico por meio do ensaio experimental. A partir da curva BH, identificar o tipo do material (mole,

Leia mais

ENGC25 - ANÁLISE DE CIRCUITOS II

ENGC25 - ANÁLISE DE CIRCUITOS II ENGC25 - ANÁLISE DE CIRCUITOS II Módulo V CIRCUITOS ACOPLADOS MAGNETICAMENTE INTRODUÇÃO AOS TRANSFORMADORES UFBA Curso de Engenharia Elétrica Prof. Eugênio Correia Teixeira Campo Magnético Linhas de fluxo

Leia mais

INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS ELETRICIDADE BÁSICA

INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS ELETRICIDADE BÁSICA INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFIIONAL INTALAÇÕE ELÉTRICA PREDIAI ELETRICIDADE BÁICA Projeto de Transformadores de Baixa frequência -1-16. 26 Curso Técnico em Eletrotécnica Projeto de Transformadores de Baixa

Leia mais

SEL 329 CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA. Aula 05

SEL 329 CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA. Aula 05 SEL 39 CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA Aula 05 Revisão da Aula 04 Excitação em corrente alternada: E E πfn max rms φmax 4,44 fnφmax 4,44 fna n max e φ E t Φ Revisão da Aula 04 Indutância: L N l µ A

Leia mais

AULA 3 - CIRCUITOS RETIFICADORES

AULA 3 - CIRCUITOS RETIFICADORES AULA 3 - CICUITOS ETIFICADOES 1. INTODUÇÃO Os circuitos retificadores são utilizados em fontes de tensões contínuas, onde a sua função é a de transformar uma tensão alternada em tensão contínua. Estes

Leia mais

Conversão de Energia II

Conversão de Energia II Departamento de Engenharia Elétrica Aula 3.4 Motor de Indução Trifásico Prof. João Américo Vilela Torque x velocidade Rotores de Barras Profundas e Dupla Gaiola de Esquilo Com o rotor parado a frequência

Leia mais

Projeto de um transformador de potência. de média frequência (khz) Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Projeto de um transformador de potência. de média frequência (khz) Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Projeto de um transformador de potência de média frequência (khz) Pedro Filipe Francisco Reis Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Orientador: Prof.

Leia mais

AULA LAB 07 LABORATÓRIO DE CONVERSORES CC-CC NÃO-ISOLADOS

AULA LAB 07 LABORATÓRIO DE CONVERSORES CC-CC NÃO-ISOLADOS CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETRÔNICA Conversores Estáticos (ELP - 236) AULA LAB 7 LABORATÓRIO DE CONVERSORES CC-CC NÃO-ISOLADOS 1 INTRODUÇÃO Esta

Leia mais

ELETROTÉCNICA -1 / 34. Dipolos magnéticos:

ELETROTÉCNICA -1 / 34. Dipolos magnéticos: ELETROTÉCNICA -1 / 34. Dipolos magnéticos Dipolos magnéticos: - Determinam o comportamento dos materiais num campo magnético; - Tem origem no momentum angular dos elétrons nos íons ou átomos que formam

Leia mais

EPO Eletrônica de Potência Introdução à disciplina

EPO Eletrônica de Potência Introdução à disciplina EPO Eletrônica de Potência Introdução à disciplina novaes@ieee.org RESUMO Ementa Objetivos Metodologia Avaliações Conteúdo programático e introdução aos tópicos Referências bibliográficas EMENTA Componentes

Leia mais

Conversão de Energia I

Conversão de Energia I Departamento de Engenharia Elétrica Aula 2.3 Transformadores Prof. Clodomiro Unsihuay Vila CARACTERISTICAS ELÉTRICAS Lembrete: https://www.youtube.com/watch?v=culltweexu Potência Nominal: NBR 5356:2006

Leia mais

Curso Técnico em Eletrotécnica Lei de Faraday e Lenz Auto-indutância e Indutores. Vitória-ES

Curso Técnico em Eletrotécnica Lei de Faraday e Lenz Auto-indutância e Indutores. Vitória-ES INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS ELETRICIDADE BÁSICA Lei-de-Faraday-e-Lenz-Auto-indutância-e-Indutores -1-26. 20 Curso Técnico em Eletrotécnica Lei de Faraday e Lenz Auto-indutância

Leia mais

Departamento de Engenharia Elétrica Conversão de Energia I Lista de Exercícios: Máquinas Elétricas de Corrente Contínua Prof. Clodomiro Vila.

Departamento de Engenharia Elétrica Conversão de Energia I Lista de Exercícios: Máquinas Elétricas de Corrente Contínua Prof. Clodomiro Vila. Departamento de Engenharia Elétrica Conversão de Energia I Lista de Exercícios: Máquinas Elétricas de Corrente Contínua Prof. Clodomiro Vila. Ex. 0) Resolver todos os exercícios do Capítulo 7 (Máquinas

Leia mais

Influência do Ponto de Operação de Conversores Estáticos no Volume e Perdas de Diferentes Tecnologias de Materiais Magnéticos

Influência do Ponto de Operação de Conversores Estáticos no Volume e Perdas de Diferentes Tecnologias de Materiais Magnéticos Influência do Ponto de Operação de Conversores Estáticos no Volume e Perdas de Diferentes Tecnologias de Materiais Magnéticos Pedro Cerutti Bolsi pcbolsi@gmail.com José Renes Pinheiro jrenespinheiro@gmail.com

Leia mais

(a) Determine o fluxo magnético através da área limitada pela espira menor em função de x 1. Na espira menor, determine. (b) a fem induzida e

(a) Determine o fluxo magnético através da área limitada pela espira menor em função de x 1. Na espira menor, determine. (b) a fem induzida e 1. A Figura 1 mostra duas espiras de fio paralelas tendo um eixo comum. A espira menor de (raio r) está acima da espira maior (de raio R) a uma distância x R. Conseqüentemente, o campo magnético devido

Leia mais

CAPÍTULO VI CONVERSOR EM PONTE COMPLETA, NÃO RESSONANTE, MODULADO POR LARGURA DE PULSO, COM COMUTAÇÃO SOB TENSÃO NULA (ZVS) E SAÍDA EM FONTE DE TENSÃO

CAPÍTULO VI CONVERSOR EM PONTE COMPLETA, NÃO RESSONANTE, MODULADO POR LARGURA DE PULSO, COM COMUTAÇÃO SOB TENSÃO NULA (ZVS) E SAÍDA EM FONTE DE TENSÃO CAPÍTULO VI CONVERSOR EM PONTE COMPLETA, NÃO RESSONANTE, MODULADO POR LARGURA DE PULSO, COM COMUTAÇÃO SOB TENSÃO NULA (ZVS) E SAÍDA EM FONTE DE TENSÃO 6.1 INTRODUÇÃO O conversor em ponte completa (FB-ZVS-PWM)

Leia mais

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE CONVERSOR CC-CC PARA APLICAÇÃO EM PAINÉIS FOTOVOLTAICOS

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE CONVERSOR CC-CC PARA APLICAÇÃO EM PAINÉIS FOTOVOLTAICOS PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE CONVERSOR CC-CC PARA APLICAÇÃO EM PAINÉIS FOTOVOLTAICOS Autores: Samuel PINHEIRO, Cleyton T. PAZ, Tiago DEQUIGIOVANI, Jessé de PELEGRIN, Marcos FIORIN. Identificação autores:

Leia mais

Modelagem e Controle de Conversores

Modelagem e Controle de Conversores Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina! Departamento Acadêmico de Eletrônica! Pós-Graduação em Desen. de Produtos Eletrônicos! Conversores Estáticos e Fontes Chaveadas Modelagem

Leia mais

PHELIPPE FARIAS NUNES DE FREITAS. INDUTOR 153µH

PHELIPPE FARIAS NUNES DE FREITAS. INDUTOR 153µH DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETRÔNICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE SISTEMAS ELETRÔNICOS PHELIPPE FARIAS NUNES DE FREITAS INDUTOR 153µH FLORIANÓPOLIS, MAIO DE 2008. CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICO

Leia mais

MILIANO FERNANDES DE OLIVEIRA JUNIOR ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS CONVERSORES BOOST E BUCK-BOOST

MILIANO FERNANDES DE OLIVEIRA JUNIOR ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS CONVERSORES BOOST E BUCK-BOOST MILIANO FERNANDES DE OLIVEIRA JUNIOR ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS CONVERSORES BOOST E BUCK-BOOST JOINVILLE, 2014 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA, CAMPUS JOINVILLE

Leia mais

Filtros Capacitivos para Conversores CA-CC

Filtros Capacitivos para Conversores CA-CC Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Eletrônica de Potência Filtros Capacitivos para Conversores CA-CC Prof. Clóvis Antônio Petry.

Leia mais

INSTITUTO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA PROJETO FÍSICO DE INDUTORES E TRANSFORMADORES

INSTITUTO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA PROJETO FÍSICO DE INDUTORES E TRANSFORMADORES INSTITUTO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA Departamento de Engenharia Elétrica Centro Tecnológico UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROJETO FÍSICO DE INDUTORES E TRANSFORMADORES Prof. Ivo Barbi, Dr. Ing.

Leia mais

Conversão de Energia I

Conversão de Energia I Departamento de Engenharia Elétrica Conversão de Energia I Aula 2.1 Transformadores Prof. Clodomiro Unsihuay Vila Bibliografia FITZGERALD, A. E., KINGSLEY Jr. C. E UMANS, S. D. Máquinas Elétricas: com

Leia mais

EPO Eletrônica de Potência. Capítulo 2 - Retificadores não controlados 2.1-Retificador monofásico de meia onda

EPO Eletrônica de Potência. Capítulo 2 - Retificadores não controlados 2.1-Retificador monofásico de meia onda UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EPO Eletrônica de Potência Capítulo 2 - Retificadores não controlados 2.1-Retificador monofásico

Leia mais

MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO (continuação)

MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO (continuação) MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO (continuação) Joaquim Eloir Rocha 1 A produção de torque em um motor de indução ocorre devido a busca de alinhamento entre o fluxo do estator e o fluxo do rotor. Joaquim Eloir

Leia mais

Eletrônica de Potência Conversores CC-CC Prof. Alessandro Batschauer

Eletrônica de Potência Conversores CC-CC Prof. Alessandro Batschauer Eletrônica de Potência Conversores CC-CC Prof. Alessandro Batschauer Prof. Cassiano Rech 1 Conversores CC-CC Não Isolados Buck (abaixador) Boost (elevador) Buck-boost (abaixador-elevador) Conversores em

Leia mais

Lei de Faraday e Lenz Auto-indutância e Indutores

Lei de Faraday e Lenz Auto-indutância e Indutores Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Retificadores Lei de Faraday e Lenz Auto-indutância e Indutores Prof. Clóvis Antônio Petry. Florianópolis,

Leia mais

e (t) = dλ dt = N dφ dt aforça electromotriz e sabendo que o fluxo instantâneo édadopor φ (t) =φ max sin (ωt), (207) ωnφ max.

e (t) = dλ dt = N dφ dt aforça electromotriz e sabendo que o fluxo instantâneo édadopor φ (t) =φ max sin (ωt), (207) ωnφ max. 5 Transformador (Electric Machinery, 6 a edition, A.E. Fitzgerald, Charles Kingsley, Stephan Umans, McGraw-Hill, 2003) 5.1 Problema 2.1 Sendo e (t) = dλ dt = N dφ dt aforça electromotriz e sabendo que

Leia mais