Sumário. 1. Apresentação. 2. Agência Segunda Chance. 3. Atividades Socioculturais de Vigário Geral. 4. Atividades Socioculturais do Cantagalo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sumário. 1. Apresentação. 2. Agência Segunda Chance. 3. Atividades Socioculturais de Vigário Geral. 4. Atividades Socioculturais do Cantagalo"

Transcrição

1

2 Sumário 1. Apresentação 2. Agência Segunda Chance 3. Atividades Socioculturais de Vigário Geral 4. Atividades Socioculturais do Cantagalo 5. Atividades Socioculturais do Caju

3 1. Apresentação Este relatório, produzido pelo Grupo AfroReggae, descreve as atividades socioculturais nos núcleos comunitários, através das oficinas culturais, dos grupos artísticos e das atividades da Agência Segunda Chance, no mês de abril de Em abril, a Agência Segunda Chance conseguiu realizar o maior número de cadastros de egressos do sistema penal desde o início do ano. Além disso, a Agência continuou com as ações na cidade do Rio de Janeiro e acompanhou os egressos contratados, para dar suporte e colaborar no que fosse necessário. Foram firmadas, também, quatro novas parcerias, aumentando a quantidade de vagas para os candidatos do Segunda Chance. Abril foi um mês de bastante movimentação para as comunidades atendidas pela Instituição. Todos os núcleos do AfroReggae realizaram workshops para aumentar o conteúdo de ensino para os atendidos e levar as oficinas culturais para dentro das escolas. O Centro Cultural Waly Salomão recebeu visitas de ONGs do Brasil e até mesmo de instituições internacionais. O núcleo encaminhou atendidos para a Agência Segunda Chance e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), além de realizar visitas domiciliares. O núcleo do Caju têm sido importante para as famílias da comunidade. A equipe do núcleo tem conseguido passar confiança para os moradores, com atendimentos individuais. Em abril também foi realizada a primeira avaliação das oficinas, um importante instrumento para o AfroReggae. A Orquestra AfroReggae se apresentou ao lado do quarteto alemão Salut Salon. O Afro Samba também se destacou no período com os ensaios realizados pela banda para a gravação do DVD.

4 2. Agência Segunda Chance A Agência Segunda Chance conseguiu, em abril, cadastrar a maior quantidade de egressos do sistema penal dentre os quatro primeiros meses do ano, 43 egressos. No total, foram realizados 249 novos cadastros na Agência, sendo que alguns destes novos cadastros vieram do Núcleo do Caju, demonstrando a importância da atuação dos núcleos no processo de inserção da comunidade no mercado de trabalho. O Segunda Chance também realizou 325 encaminhamentos para o mercado de trabalho, sendo 38 contratados, onde cinco eram egressos do sistema penal. A equipe da Agência visitou 20 novas empresas com o objetivo de divulgar o projeto e tirar dúvidas dos empresários sobre a contratação de egressos. A Agência conseguiu firmar quatro novas parcerias com empresas para aumentar o número de vagas para os candidatos. 1- Empresa Kaizen Talentos Humanos Consultorias 2- Empresa Rede Sabor 3- Empresa Regalo Administração 4- Consulado Americano O Segunda Chance continua realizando ações de empregabilidade para divulgar o projeto e realizar novos cadastros e encaminhamentos. Nas duas ações realizadas em abril, em parceria com a empresa Kaizen Talentos Humanos para o mercado Zona Sul, 76 pessoas foram atendidas e encaminhadas. Dentre estas pessoas, 31 foram aprovados para a segunda fase do processo seletivo. Ação do Segunda Chance na sede do AfroReggae. Foto: André Santos. Vale ressaltar que foi realizada uma parceria com o Consulado Americano, onde serão disponibilizadas vagas para transexuais.

5 A Agência está trabalhando para melhorar os atendimento dos cadastrados. Para isso, o Segunda Chance busca novas parcerias para qualificar os atendidos. Buscamos para o mês de maio alcançar todas as metas apresentadas pela instituição com vistas à ampliação das ações. A parceria com a empresa Seconcci manteve a capacitação dos egressos atendidos pela Agência, na área da Construção Civil. Foi realizado também o acompanhamento de nove egressos contratado e de uma atendida a Vara de Execuções Penais (VEP) na assinatura do regime condicional. Acompanhamento de atendida para a Vara de Execuções Penais. Foto: Arquivo AfroReggae. O Segunda Chance participou de um café da manhã com o pessoal do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), do Rio de Janeiro. O café contou com a participação de iniciativas sociais e o intuito foi contribuir na inserção dos jovens em medidas socioeducativas de semi liberdade no mercado de trabalho. Café da manhã no Degase, na Penha. Foto: Arquivo AfroReggae.

6 3. Atividades Socioculturais de Vigário Geral - Centro Cultural Waly Salomão (CCWS) Grade de Horário das Oficinas

7 Oficinas Culturais Oficina de Ballet No mês de abril atendemos 66 crianças no Curso de Ballet Clássico, com aulas ministradas as terças-feiras. Os instrutores trabalharam com os alunos noções básicas da técnica clássica necessária a cada etapa (Baby Class, Pré-Ballet, Preliminar, 1 Básico e Jovem/Adulto). Percebemos um maior interesse e envolvimento dos alunos com a prática da dança, além de grande entrosamento entre eles.

8 Será trabalhado, no mês seguinte, o reforço às atividades que desenvolvam a disciplina e a concentração, pois muitos participantes ainda têm dificuldades em manter-se atentos a uma única atividade. Oficina de Bateria No mês de abril atendemos 21 pessoas no Curso de Bateria, com aulas ministradas as terças e quartas-feiras. Cada atendido pôde trabalhar a parte mais teórica do instrumento, como a escala de notas musicais, já que no mês anterior foi explorado mais a experimentação musical pelos instrutores da oficina. Oficina de Canto Coral No mês de abril atendemos 8 pessoas no Canto Coral Adulto e 14 no Canto Coral Infantil, com aulas ministradas as quartas-feiras. No mês de abril os instrutores trabalharam a música Cirandeiro, de Edu Lobo, dividindo as vozes em feminina e masculina entre as crianças. A oficina também é oferecida para adultos, onde cada participante trabalhou a música Lanterna dos Afogados, do grupo Paralamas do Sucesso; a música foi trabalhada com três tipos de vozes, a saber: contralto, tenor e soprano. Oficina de Dança Afro No mês de abril atendemos 17 pessoas no Curso de Dança Afro-brasileira, com aulas ministradas as quartas-feiras. Trabalhamos as técnicas da Dança Afro-brasileira, associando as movimentações à história do negro em nosso país. Percebemos maior soltura nas movimentações dos alunos, bem como maior flexibilidade e força na execução das coreografias trabalhadas em aula. Oficina de Clarineta No mês de abril atendemos 12 alunos na oficina de Clarineta, com aulas as terças e sextasfeiras. Em nossa turma de clarineta temos muitas crianças, todas sem experiência anterior em instrumento de sopro. Por essa razão, optamos, nesse mês, pelo uso de muitos exercícios que trabalham a respiração, para que os alunos possam realizar as técnicas ensinadas.

9 Percebemos avanços técnicos em relação ao mês anterior, especialmente no que tange a memorização das notas musicais. Oficina de Dança Moderna No mês de abril atendemos 19 pessoas nesse curso, com aulas ministradas as segundas e quartas-feiras. Como forma de aproximação da instrutora com os alunos pedimos que todos trouxessem e apresentassem aos colegas de turma, pequenas coreografias de 30 segundos, utilizando músicas de artistas que eles gostam de ouvir e dançar. As movimentações dos alunos deveriam conter técnicas já trabalhadas no mês de março. Entendemos essa atividade como estratégica para o crescimento da turma, pois um pôde conhecer um pouco mais sobre o colega, além disso, foi possível verificar as técnicas que precisam ser mais trabalhadas. Outro ponto forte dessa atividade foi a entrada de alunos do gênero masculino. Os rapazes foram bem recebidos por toda a turma e foi possível debater temas como inclusão e exclusão. Oficina de Flauta No mês de abril atendemos 11 pessoas na aula de Flauta com aulas as quartas-feiras. Os instrutores trabalharam a flauta doce em um módulo como processo de musicalização, além de flauta em outros tons como contralto, soprano e pífaro. Em outro módulo foi trabalhado a flauta transversa que apresenta os níveis iniciantes e avançados. Oficina de Guitarra e Violão No mês de abril atendemos 15 pessoas nessa atividade com aulas ministradas de segunda a quinta-feira. Essas aulas acontecem individualmente, com duração de uma hora semanal. Utilizamos estudos de pesquisas de artistas (nacionais e internacionais) e aplicamos matérias dentro destas pesquisas. Os recursos são os próprios instrumentos (guitarra e/ou violão), cabos e amplificadores. Estimulamos os alunos para que tragam músicas que sejam de seu gosto para que possamos interagir juntos dentro do estudo das músicas. Também utilizamos vídeo-aulas no YouTube, shows, workshops e aulas e produção no estúdio para o aprendizado de como é o cotidiano de gravação de um músico e o operador.

10 Oficina de Percussão Com a oficina de percussão o AfroReggae visa oferecer atividades musicais por meio de instrumentos percussivos presentes na cultura popular brasileira, tais como: surdo, repique e caixa; para com isso contribuir para o desenvolvimento musical e da coordenação motora dos participantes. Além disso, buscamos trabalhar a musicalidade e as heranças rítmicas afro-brasileiras, valorizando os componentes culturais e históricos étnicos presentes no Brasil. Essa é uma atividade realizada em duas turmas, a saber: Infantil (crianças de 7 à 14 anos) e jovens/adultos (a partir de 15 anos). Oficina de Percussão Roda de Samba Em abril atendemos 9 pessoas nessa atividade, com aulas ministradas as terças-feiras. Essa é a atividade percussiva mais recente no Centro Cultural, sendo iniciada a primeira turma em março de A aula é oferecida para todas as idades (crianças, jovens e idosos), para que na própria aula seja possível experimentar a diversidade encontrada nas Rodas de Samba do Rio de Janeiro. Foi apresentado os instrumentos percussivos utilizados nas rodas de samba, tais como: surdo, pandeiro, tantan, reco reco e repique de mão. Além disso, os alunos aprenderam as diferenças no que se refere a sonoridade e ao formato de cada instrumento. Cada aluno pôde experimentar mais de um até definir aquele que escolherá para se dedicar a aprender. Ensinamos ritmos e técnicas obedecendo uma ordem de complexidades. Oficina de Tai Chi Chuan A oficina de Tai Chi Chuan é uma atividade livre, onde o aluno pode se inscrever em qualquer época do ano. Oferecemos para todas as idades, porém, essa é uma turma que acabou por configurar-se como atividade para terceira idade, pois é o nosso público fortemente presente. Com essa oficina visamos desenvolver na comunidade o estímulo à prática esportiva dentro do Tai Chi Chuan e Chi Kun, no estilo Yang, trabalhando a concentração do grupo, aflorando possíveis habilidades, transmitindo a paz e a saúde. As atividades visam melhorar o condicionamento físico dos alunos, de modo a beneficiar a saúde física e mental, propiciado longevidade, resistência e harmonia.

11 Oficina de Teatro Infantil O AfroReggae oferece aulas de teoria e prática de teatro para crianças (a partir de 8 anos) da comunidade e adjacências, abordando técnicas de interpretação e montagens de peças. Desenvolvemos atividades, como dinâmicas lúdicas, que possibilitem o processo de criatividade, concentração, interpretação e expressão corporal dos participantes. Buscamos aprimorar a postura corporal, impostação de voz, desenvoltura cênica e habilidades artísticas gerais por meio de exercícios teatrais e jogos lúdicos. Oficina de Timbal Individual Timbal é um instrumento de percussão que se assemelha muito a um tambor, nossas aulas buscam apresentar técnicas específicas do aparelho, além de ritmos diversos para a formação de percussionistas versáteis. Para isso, além do timbal, outros instrumentos percussivos são trabalhados, como: bacurinhas, bongô, congas e surdos, são utilizados para auxiliar no aprendizado do timbal, por isso temos denominado essa aula como percussão individual. Essa é uma atividade mais avançada de percussão, desenvolvida para a formação de percussionistas solistas. Oferecemos a atividade para Jovens e Adultos a partir de 15 anos. No mês de abril atendemos 8 alunos. Oficina de Trombone Ensinamos o trombone com prática musical e inserção no mundo musical nos seus diversos estilos. Nossos alunos têm como principal prioridade a prática do repertório, que inclui diferentes estilos musicais de acordo com o seu gosto musical. Apresentamos o conteúdo teórico das aulas através de repertório definido coletivamente e a teoria musical ajudará o aluno a compreender a música como um todo, indiferente do gosto e do estilo praticado. No mês de abril atendemos 6 pessoas no Curso de trombone. Oficina de Violino Desenvolvemos aulas de apreciação musical com CDs gravados por orquestras de referência internacional, intercâmbios culturais e visitas a recitais e concerto. De forma mais individualizada trabalhamos escalas, leitura a primeira vista, métodos didáticos do sistema de ensino pedagógico alemão, norueguês e japonês (Suzuki), exercícios

12 de relaxamento da mão esquerda e direita, apreciação musical, estudos teóricos sobre história da música e entonação. Atividades Extracurriculares: Abril/15 Ação Social Visita Domiciliar Durante o mês de abril realizamos 20 visitas domiciliares de busca ativa para inscrição de alunos em nossos cursos. Percebemos, através de nosso controle de presença, que existem muitas crianças interessadas em nossas atividades, inclusive já assistindo-as como ouvintes, mas que não participavam efetivamente pela não procura dos responsáveis para efetivação das inscrições. Realizamos, então, visitas domiciliares para apresentar a proposta de nossa instituição, bem como preencher a ficha de inscrição dos alunos que os pais autorizam sua participação. As visitas foram importantes na aproximação do Centro Cultural com a comunidade. Ação Social Encaminhamento O Centro Cultural Waly Salomão realizou dois encaminhamentos para o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para usuários que buscavam maiores informações sobre as políticas públicas de transferência de renda. Encaminhamos também cinco usuários da comunidade para a Agência Segunda Chance, visando a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho formal. Afro Cine No mês da Páscoa o Afro Cine exibiu no CCWS o filme Hop Rebelde sem Páscoa, para as crianças de Vigário Geral. O filme agradou muito nossos alunos, por ter no tema dois assuntos que eles curtem: Música e Páscoa. Ao final da sessão, as crianças comeram cachorro-quente e ganharam kits de chocolate. Foram exibidos ainda no mês de abril os filmes As Aventuras de PI, Os Smurfs 2, e Meu Malvado Favorito 2. As sessões de cinema contaram com a presença de mais de 170 crianças da comunidade.

13 Crianças de Vigário Geral no Afro Cine no Centro Cultural Waly Salomão. Foto: Arquivo AfroReggae. Visita Clore Fellwship e People s Palace Projects Integrantes do Clore e People s estiveram no Centro Cultural Waly Salomão para uma pesquisa sobre a democratização da cultura e da economia criativa como parte do programa Clore Fellowship, de Londres, para líderes culturais do Reino Unido. Jo Haunter, Ellen O hara e Jan Onoszko ainda assistiram a uma apresentação do Afro Lata. Eduardo Vasconcellos (1 a esquerda) apresentando o CCWS para os visitantes. Foto: Arquivo AfroReggae Visita Gerando Falcões Eduardo Lyra, Vanessa Nassar e Mayara Cardoso, do projeto Gerando Falcões visitaram o Centro Cultural Waly Salomão em Vigário Geral com o intuito de conhecer e aprender a tecnologia utilizada pelo AfroReggae. Houve ainda a apresentação do Afro Lata para os convidados.

14 Visitantes enturmados no Núcleo. Foto: Arquivo AfroReggae. Workshop Grupo Alemão Solut Salon Abril foi um mês de grande aprendizado para os integrantes da Orquestra de Cordas do AfroReggae. O grupo Alemão Solut Salon visitou as unidades do CCWS para ministrar um workshop para os integrantes da oficina de orquestra de corda. Alunos da Orquestra sendo ministrados no workshop. Foto: Arquivo AfroReggae.

15 Grupo Artísticos Makala Música e Dança Durante o mês de abril o grupo Makala focou no ensaio do repertório e suas variações. Adaptação de novos movimentos coreográficos para música eletrônica e percussiva e preparação de fragmentos da obra A Viagem dos Eborás, para apresentação do Grupo na Semana da Dança organizado pelo Sindicato dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro (SPDRJ), no dia 1º de maio. Afro Samba Em abril foi realizado cinco encontros, entre dois ensaios de repertório e três encontros no Estúdio Natura, para a gravação do DVD. Como é um trabalho que pretendemos ter convidados de peso, decidimos focar na qualidade de produção e não na quantidade. Estamos trabalhando em prol dessa gravação desde novembro 2014 e pretendemos gravar na segunda semana de julho. Párvati A banda Párvati realizou 12 encontros, entre 10 ensaios de repertório e 2 aulas de canto. Os ensaios foram bem focados no entrosamento do grupo. A cada encontro a banda está se desenvolvendo mais. O trabalho será focado em manter os ensaios com regularidade com empenho de todos, para conseguir o entrosamento que o grupo tanto procura nas apresentações. O grupo também está se preparando para terminar a gravação de três canções, sendo uma delas a música que para o clip. Afro Lata O grupo realizou 12 encontros no mês de abril, entre sete ensaios de repertório, três aulas de dança e duas gravações no Estúdio Natura. Nos ensaios foram trabalhados um mix de músicas populares brasileiras. Trupe de Teatro do AfroReggae O Afro Lata realizou 12 encontros no mês de abril, entre oito ensaios e quatro aulas de Pandeiro e Canto. Além disso, o grupo continuou com o trabalho do espetáculo A Onça e o Bode. Agora a Trupe está aprimorando o espetáculo, já que um dos atores saiu do grupo.

16 Orquestra AfroReggae A convite do quarteto Alemão Salut Salon, a Orquestra AfroReggae se apresentou junto com o grupo num show no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Apresentações desta magnitude e em um lugar consagrado da cidade contribuem para o amadurecimento e crescimento artístico e pessoal dos envolvidos no espetáculo. Orquestra AfroReggae e o quarteto alemão Salut Salll, no Theatro Municipal Foto: Arquivo AfroReggae.

17 4. Atividades Socioculturais do Cantagalo Arena de Circo Benjamim de Oliveira Grade de Horário das Oficinas Atividades Extracurriculares Workshop com paradista Dirceu Mendes de Lima Em abril a Arena de circo recebeu o paradista Dirceu Mendes para um workshop no próprio núcleo do Cantagalo. O paradista pôde colocar em prática os treinos de parada de mão da modalidade básica do circo, onde os alunos puderam se desenvolver mais na técnica. Dirceu Mendes ministrando para os alunos do circo do Cantagalo. Foto: Arquivo AfroReggae.

18 Ensaio aberto do Afro Circo para as crianças das oficinas A Arena abriu as portas do ensaio do Afro Circo para as crianças das oficinas de circo do núcleo para que todos pudessem assistir. A ideia é interagir e inspirar as crianças da oficina, na arte circense. Afro Circo no número da cadeira. Foto: Arquivo AfroReggae.

19 5. Atividades Socioculturais do Caju Núcleo Comunitário de Cultura do Caju Atividades Extracurriculares: Abril/15 Comemoração da Páscoa As crianças, adolescentes e jovens do Caju comemoraram a páscoa no Núcleo localizado na comunidade. Com a participação de 200 pessoas, foi exibido o filme Turma da Mônica Um conto de páscoa, sobre a páscoa e seus significados. Foi explicado para as crianças e jovens o sentido da páscoa. Os participantes também foram presenteados com bombons e chocolates. Workshops nas escolas Crianças presenteadas com bombons na comemoração da Páscoa. Foto: Arquivo AfroReggae. Em abril a equipe do Núcleo do Caju realizou três workshops em escolas na própria comunidade levando informações sobre as oficinas culturais, sobre dança e circo. O CIEP Henfil recebeu positivamente as duas idas de workshops das oficinas culturais para complementar a formação dos alunos, levando informação e conhecimento sobre outras formas de artes, como a corporal, por meio da dança e circo. O outro workshop aconteceu na Escola Municipal Marechal Mascarenhas de Moraes. Embora a escola tenha recebido positivamente a ida de workshops das oficinas culturais para complementar a formação dos alunos, por conta da agenda escolar, não foi possível encaixar mais workshops com os horários disponíveis da escola.

20 Workshop no Ciep Henfil. Foto: Arquivo AfroReggae. Atendimento individual Um dos objetivos do Núcleo é fazer a inclusão social das famílias moradoras das comunidades atendidas. No mês de abril o núcleo do Caju recebeu a mãe de um aluno para das oficinas culturais, onde ela pôde compartilhar a situação de desemprego dela e do marido, o que faz com a família passe muita dificuldade. Através deste atendimento foi possível encaminhar o marido a Agência Segunda Chance. Para melhorar a condição da mãe, a equipe do Núcleo está empenhada para possibilitar um curso de capacitação profissional para que ela possa trabalhar em casa. Afro Cine O Núcleo do Caju realizou no mês de abril o tradicional Afro Cine para as crianças e adolescentes da comunidade. Foram 16 sessões de cinema, com os filmes: Malévola; A Casa Monstro; A Era do Gelo; Anastácia; Branca de Neve e o Caçador; Rio 2; Valente e Como Treinar o seu Dragão.

21 Crianças atentas assistindo ao filme no Caju. Foto: Arquivo AfroReggae. Movimento Alegria Além da sessão de cinema o Núcleo teve também o Movimento Alegria, que contou com a participação de 570 crianças e jovens do Caju. No movimento Alegria as crianças podem participar das atividades de samba, percussão, capoeira, dança, zumba, jazz, circo e grafite. Avaliação das oficinas Foi realizada no mês de abril a primeira avaliação das oficinas no Núcleo do Caju. Através das avaliações é possível observar os pontos fortes e fracos do espaço e, a partir disso, promover melhorias para o melhor desenvolvimento dos atendidos pelo AfroReggae. Gosta do que aprende na oficina? 90,8% 8,2% 1,0% Gosta muito Gosta mas pode melhorar Não gosta

22 Gosta do seu instrutor? 83,7% 14,3% 2,0% Gosta muito Gosta mas pode melhorar Não gosta Gosta do material que utiliza na oficina? 40,2% 59,8% Gosta muito Gosta mas pode melhorar Gosta dos seus colegas da oficina? 42,3% 45,4% 12,4% Gosta muito Gosta mas pode melhorar Não gosta

23 Gosta das atividades que a oficina te leva para participar? 81,6% 15,3% 3,1% Gosta muito Gosta mas pode melhorar Não gosta Gosta de ir na oficina? 89,8% 9,2% 1,0% Gosta muito Gosta mas pode melhorar Não gosta Gosta do Núcleo em que acontecem as oficinas que você participa? 79,4% 19,6% 1,0% Gosta muito Gosta mas pode melhorar Não gosta

24 Gosta de ir na oficina que participa? 83,3% 15,6% 1,1% Gosta muito Gosta mas pode melhorar Não gosta

InfoReggae - Edição 17 Grupos: Makala Música & Dança 01 de novembro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 17 Grupos: Makala Música & Dança 01 de novembro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

Escola para Formação de Artistas Artes Visuais Dança Música Teatro

Escola para Formação de Artistas Artes Visuais Dança Música Teatro Fundação das Artes Escola para Formação de Artistas Artes Visuais Dança Música Teatro Inscrições Abertas Turmas 2013 Primeiro Semestre Cursos Livres e Técnicos A Fundação das Artes é uma Escola de Artes

Leia mais

PROJETO PONTO DE CULTURA FAZENDO ARTE 1

PROJETO PONTO DE CULTURA FAZENDO ARTE 1 PROJETO PONTO DE CULTURA FAZENDO ARTE 1 MENDONÇA, Marcelo Rodrigues OLIVEIRA, João Manoel Borges RESUMO: O Ponto de Cultura Fazendo Arte é uma ação da Associação dos Moradores do Bairro Santa Terezinha

Leia mais

Sumário. 1. Apresentação. 2. Agência 2ª Chance. 3. Atividades Socioculturais de Vigário Geral. 4. Atividades Socioculturais do Cantagalo

Sumário. 1. Apresentação. 2. Agência 2ª Chance. 3. Atividades Socioculturais de Vigário Geral. 4. Atividades Socioculturais do Cantagalo Sumário 1. Apresentação 2. Agência 2ª Chance 3. Atividades Socioculturais de Vigário Geral 4. Atividades Socioculturais do Cantagalo 5. Atividades Socioculturais do Caju 6. Atividades Externas dos Grupos

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor Dados da empresa Razão Social: Visa do Brasil Empreendimentos Ltda. Nome Fantasia:

Leia mais

Em outubro o Estúdio Natura iniciou uma nova fase com o curso profissionalizante de Técnico de Som.

Em outubro o Estúdio Natura iniciou uma nova fase com o curso profissionalizante de Técnico de Som. Apresentação Em outubro o Estúdio Natura iniciou uma nova fase com o curso profissionalizante de Técnico de Som. O mês de outubro também foi fundamental para consolidarmos o trabalho do Mutirão na comunidade

Leia mais

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA A UniCarioca, por meio do Núcleo de Ação Socioambiental (NASA) convida seus alunos a participarem da SEGUNDA EDIÇÃO do projeto IMAGINAR (inicialmente

Leia mais

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Dados da empresa Razão Social: FLY IDIOMAS Nome Fantasia: WIZARD Data de fundação: 10/07/2010 Número de funcionários:

Leia mais

FUNDO ESTADUAL DE CULTURA

FUNDO ESTADUAL DE CULTURA FUNDO ESTADUAL DE CULTURA PEDIDO DE READEQUAÇÃO DE PROJETO ARTÍSTICO-CULTURAL MODALIDADE LIBERAÇÃO DE RECURSOS NÃO REEMBOLSÁVEIS 1ª Readequação 2ª Readequação 3ª Readequação Atenção: Limite máximo de 3

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Apresentação. 2. Agência Segunda Chance. 3. Atividades Socioculturais de Vigário Geral. 4. Atividades Socioculturais do Cantagalo

SUMÁRIO. 1. Apresentação. 2. Agência Segunda Chance. 3. Atividades Socioculturais de Vigário Geral. 4. Atividades Socioculturais do Cantagalo - MAIO 2015 - SUMÁRIO 1. Apresentação 2. Agência Segunda Chance 3. Atividades Socioculturais de Vigário Geral 4. Atividades Socioculturais do Cantagalo 5. Atividades Socioculturais do Caju 6. Acompanhamento

Leia mais

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE ATIVIDADE 1: GINCANA ESTUDANTIL 1. RESUMO DA AÇÃO 1.1 Proposta Organizar uma gincana para que os estudantes de diferentes salas possam participar e competir, com provas

Leia mais

2. METODOLOGIA DO TRABALHO DESENVOLVIDO NA PASTORAL DO MENOR E DO ADOLESCENTE

2. METODOLOGIA DO TRABALHO DESENVOLVIDO NA PASTORAL DO MENOR E DO ADOLESCENTE TÍTULO: CURSO DE WORD E EXCEL NA PASTORAL DO MENOR E DO ADOLESCENTE DE OURO PRETO AUTORES: Márcia Veloso de Menezes e-mail: marcia@em.ufop.br INSTITUIÇÃO: Universidade Federal de Ouro Preto ÁREA TEMÁTICA:

Leia mais

Apoio às políticas públicas já existentes;

Apoio às políticas públicas já existentes; Uma voz complementa a outra, um sorriso cativa o próximo e é nesse pensamento que o Instituto Mundo Melhor, organização sem fins lucrativos liderada pelo Grupo MM Mercadomóveis, trabalha com projetos sociais

Leia mais

Sumário. 1. Apresentação. 2. Agência Segunda Chance. 3. Atividades Socioculturais em Vigário Geral. 4. Atividades Socioculturais no Cantagalo

Sumário. 1. Apresentação. 2. Agência Segunda Chance. 3. Atividades Socioculturais em Vigário Geral. 4. Atividades Socioculturais no Cantagalo - JUNHO 2015 - Sumário 1. Apresentação 2. Agência Segunda Chance 3. Atividades Socioculturais em Vigário Geral 4. Atividades Socioculturais no Cantagalo 5. Atividades Socioculturais no Caju 1. Apresentação

Leia mais

A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Perisic,1979

A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Perisic,1979 A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Perisic,1979 Apresentação Objetivos Equipe Metodologia Experiências Animadas Guia do Animador Iniciante Meu Primeiro Curta-metragem

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Resolução n 57/ 2009 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso Superior em Regência de Bandas

Leia mais

Atividades Extraclasse

Atividades Extraclasse Atividades Extraclasse No Marista Ipanema, o estudante também aprende e desenvolve habilidades além da sala de aula. As turmas das Atividades Extraclasse, para cada modalidade, são divididas de acordo

Leia mais

ENSINO MUSICAL NAS PERIFERIAS

ENSINO MUSICAL NAS PERIFERIAS ENSINO MUSICAL NAS PERIFERIAS Orientadora: Santuza Cambraia Naves Alunos: Tarso Soares Barreto e Deborah Raposo Introdução Esta pesquisa teve por objetivo avaliar e estudar instituições que têm como princípio

Leia mais

1. Centro para a Juventude. 199 jovens frequentaram os cursos de:

1. Centro para a Juventude. 199 jovens frequentaram os cursos de: Relatório Despertar 2014 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

CURSO DE ÁUDIO E TÉCNICAS DE GRAVAÇÃO EM ESTÚDIO

CURSO DE ÁUDIO E TÉCNICAS DE GRAVAÇÃO EM ESTÚDIO CURSO DE ÁUDIO E TÉCNICAS DE GRAVAÇÃO EM ESTÚDIO Nos encontramos na música O AfroReggae e a Natura acreditam na cultura. Por isso, estamos juntos mais uma vez para revelar talentos e dar voz aos jovens

Leia mais

PROJETO. A inserção das Famílias no CAMP

PROJETO. A inserção das Famílias no CAMP PROJETO A inserção das Famílias no CAMP APRESENTAÇÃO O CAMP-Gna é uma entidade filantrópica sediada em Goiânia, no Setor Central, onde funciona ininterruptamente há 36 anos. Desde 01 de julho de 1973,

Leia mais

Atividades Extraclasse

Atividades Extraclasse Atividades Extraclasse No Marista Ipanema, o estudante também aprende e desenvolve habilidades além da sala de aula, através de atividades esportivas, artísticas e culturais. Conheça cada uma das modalidades

Leia mais

Atividades Extraclasse

Atividades Extraclasse Atividades Extraclasse No Marista Assunção, o estudante também descobre novos conhecimentos além da sala de aula. Crianças e jovens desenvolvem talentos por meio de atividades artísticas, esportivas e

Leia mais

Sopro Novo Yamaha Musicalização Através da Flauta Doce

Sopro Novo Yamaha Musicalização Através da Flauta Doce Sopro Novo Yamaha Musicalização Através da Flauta Doce Proposta do Programa Sopro Novo Yamaha de parceria com a Secretaria de Educação e Cultura da cidade XXXXXX estado XXXX 2011 Ementa: Trata-se de um

Leia mais

PROJETO BANDAS E CORAIS NAS ESCOLAS : A EXPERIÊNCIA DO CORAL ENCANTO

PROJETO BANDAS E CORAIS NAS ESCOLAS : A EXPERIÊNCIA DO CORAL ENCANTO PROJETO BANDAS E CORAIS NAS ESCOLAS : A EXPERIÊNCIA DO CORAL ENCANTO Rebeca Vieira de Queiroz Almeida Faculdade Saberes Introdução O presente texto é um relato da experiência do desenvolvimento do projeto

Leia mais

Viver a Responsabilidade Social sem fronteiras

Viver a Responsabilidade Social sem fronteiras Telecom Social Viver a Responsabilidade Social sem fronteiras Eduardo Octaviano Diretor de Comunicação Corporativa Brasília, 4 de maio de 2005 TIM Empresa do Grupo Telecom Italia Início das atividades

Leia mais

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Teatro de Anônimo apresentam

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Teatro de Anônimo apresentam Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Teatro de Anônimo apresentam EDITAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO PROGRAMA POLO CARIOCA DE CIRCO CASA ESCOLA BENJAMIM Inscrições Abertas!

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC EDITAL DE SELEÇÃO N.º 020/2014 PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - PROEC 2014 A Universidade Federal Rural do

Leia mais

Recrutamento 12/02/2012. Recrutamento - Conceito. Mercado de Trabalho: Recrutamento - Conceito

Recrutamento 12/02/2012. Recrutamento - Conceito. Mercado de Trabalho: Recrutamento - Conceito Recrutamento Disciplina: Gestão de Pessoas Página: 1 Aula: 01 O Recrutamento ocorre dentro do mercado de trabalho e do mercado de Recursos Humanos; Mercado de Trabalho: O Mercado de Trabalho é o espaço

Leia mais

Apresentação. SUPERINTEDÊNCIA GERAL Magda Fonseca Coutinho. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Mércia Corrêa de Oliveira

Apresentação. SUPERINTEDÊNCIA GERAL Magda Fonseca Coutinho. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Mércia Corrêa de Oliveira Apresentação SUPERINTEDÊNCIA GERAL Magda Fonseca Coutinho COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Mércia Corrêa de Oliveira Descritivo: "A educação deve possibilitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem

Leia mais

INFORMATIVO CURSOS EXTRACURRICULARES 2015 - I PARTE (Alemão, Ballet Clássico, Ponta e Solo, Jazz, Judô, Música, Teatro e Xadrez)

INFORMATIVO CURSOS EXTRACURRICULARES 2015 - I PARTE (Alemão, Ballet Clássico, Ponta e Solo, Jazz, Judô, Música, Teatro e Xadrez) 1 COLÉGIO BENJAMIN CONSTANT Mantido pela Associação Escolar Benjamin Constant Declarada de Utilidade Pública Federal em 21.07.99 Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio São Paulo, 11 de dezembro

Leia mais

Escola Superior de Ciências Sociais ESCS

Escola Superior de Ciências Sociais ESCS Escola Superior de Ciências Sociais ESCS Manual do Estágio Supervisionado Curso de Graduação - Licenciatura em História MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Conforme legislação em

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

Relat a óri r o Despert r ar r 2 013

Relat a óri r o Despert r ar r 2 013 Relatório Despertar 2013 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

FUNDAÇÃO SENHORA SANTANA DE ITAPEVA PONTO DE CULTURA JOVEM EDITAL Nº 001/2010

FUNDAÇÃO SENHORA SANTANA DE ITAPEVA PONTO DE CULTURA JOVEM EDITAL Nº 001/2010 EDITAL Nº 001/2010 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NO O Projeto Jovem Cultura em Ação, promovido pela Fundação Senhora Santana de Itapeva em parceria com a Secretaria Estadual da Cultura de São

Leia mais

InfoReggae - Edição 15 Grupos: Afro Samba 18 de outubro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 15 Grupos: Afro Samba 18 de outubro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

PREFEITURA DE VITÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA ESCOLA TÉCNICA DE TEATRO, DANÇA E MÚSICA FAFI EDITAL SEMC/ETTDM-FAFI N.

PREFEITURA DE VITÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA ESCOLA TÉCNICA DE TEATRO, DANÇA E MÚSICA FAFI EDITAL SEMC/ETTDM-FAFI N. PREFEITURA DE VITÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA ESCOLA TÉCNICA DE TEATRO, DANÇA E MÚSICA FAFI EDITAL SEMC/ETTDM-FAFI N.º 001/2014 EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA OFICINAS SEMESTRAIS NAS ÁREAS DE TEATRO,

Leia mais

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares.

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares. NOSSA META Que todos os alunos entendam todas as nossas aulas! TUDO GIRA EM TORNO DA AULA COMO? Aula bem proposta (autor) Aula bem preparada (professor) Aula bem dada (professor) Aula bem assistida (aluno)

Leia mais

Formação de professores: uma proposta de Oficinas de Música para professores unidocentes

Formação de professores: uma proposta de Oficinas de Música para professores unidocentes Formação de professores: uma proposta de Oficinas de Música para professores unidocentes Isabel Bonat Hirsch (UFPel) 1 Lia Viegas Mariz de Oliveira Pelizzon, Vitor Hugo Rodrigues Manzke, Priscila Kuhn

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA ESPOCC TURMAS 2014

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA ESPOCC TURMAS 2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA ESPOCC TURMAS 2014 O Observatório de Favelas torna pública, por meio desta chamada, as normas do processo de seleção de alunos para

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional Programa de Desenvolvimento Local PRODEL Programa de Extensão Institucional Programa de Extensão Institucional Um programa de extensão universitária é o conjunto de projetos de extensão desenvolvido por

Leia mais

1 FESTIVAL DE MÚSICA DO COLÉGIO MÓDULO REGULAMENTO

1 FESTIVAL DE MÚSICA DO COLÉGIO MÓDULO REGULAMENTO 1 FESTIVAL DE MÚSICA DO COLÉGIO MÓDULO REGULAMENTO 01. DA REALIZAÇÃO: O Colégio Módulo promoverá o 1 Festival de Música, direcionado ao público interno da Instituição, familiares e amigos. 02. DO OBJETIVO:

Leia mais

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador 1. Introdução O Programa Mais Educação e o Programa Ensino Médio Inovador são estratégias do Ministério da Educação

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE O Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE visa fortalecer a missão de desenvolver a nossa terra e nossa gente e contribuir para

Leia mais

RELATÓRIOS DAS OFICINAS: CUIDANDO DO CUIDADOR: CPPT CUNIÃ. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz

RELATÓRIOS DAS OFICINAS: CUIDANDO DO CUIDADOR: CPPT CUNIÃ. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz 1 RELATÓRIOS DAS OFICINAS: CUIDANDO DO CUIDADOR: CPPT CUNIÃ Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz Empresa: SENSOTECH ASSESSORAMENTO E REPRESENTAÇÕES LTDA 4ª Oficina Data: 31/07/2012

Leia mais

I IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE

I IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE 1 I IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE 1.1 - Nome da Entidade: Grupo Cultural AfroReggae GCAR. 1.2 - Endereço da Entidade: Rua Santo Antônio, 11. 1.3 - Bairro: Vigário Geral..4 - CEP: 21.010-400. 1.5 - Telefone:

Leia mais

RELATÓRIO 2012 REALIZAÇÃO:

RELATÓRIO 2012 REALIZAÇÃO: RELATÓRIO 2012 REALIZAÇÃO: Durante os últimos 4 meses de 2012, nós tivemos o prazer de conduzir o projeto Cidadão do Futuro nas comunidades de Antônio Pereira (Ouro Preto/MG), Condados (Guarapari/ES),

Leia mais

DE SUSTENTABILIDADE ÁGUA/LIXO ÁGUA/LIXO E CONSUMO E CONSUMO CONSCIENTE CONSCIENTE

DE SUSTENTABILIDADE ÁGUA/LIXO ÁGUA/LIXO E CONSUMO E CONSUMO CONSCIENTE CONSCIENTE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NASNAS ESCOLAS PÚBLICAS ESCOLAS PÚBLICAS ÁGUA/LIXO ÁGUA/LIXO E CONSUMO E CONSUMO CONSCIENTE CONSCIENTE O PROJETO O PROJETO O programa de sustentabilidade

Leia mais

EDITAL DE RETIFICAÇÃO N 01 DO EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 02/2014

EDITAL DE RETIFICAÇÃO N 01 DO EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 02/2014 EDITAL DE RETIFICAÇÃO N 01 DO EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 02/2014 O Prefeito em Exercício do Município de Lucas do Rio Verde e a Presidente da Comissão Examinadora do Processo

Leia mais

Prof. Ana Cláudia Fleck Coordenadora da Academia de Professores da ESPM-Sul

Prof. Ana Cláudia Fleck Coordenadora da Academia de Professores da ESPM-Sul PROGRAMA GUIA ESPM-Sul Programa de Acompanhamento Discente e Excelência Profissional Prof. Ana Cláudia Fleck Coordenadora da Academia de Professores da ESPM-Sul Pensamento ESPM. São Paulo, 25/04/2014.

Leia mais

Inscrições abertas para edital com foco em crianças e adolescentes

Inscrições abertas para edital com foco em crianças e adolescentes Financiamento e apoio técnico Inscrições abertas para edital com foco em crianças e adolescentes A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e o Conselho Nacional dos Direitos

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Apresentação. 2. Agência Segunda Chance. 3. Atividades Socioculturais de Vigário Geral. 4. Atividades Socioculturais do Cantagalo

SUMÁRIO. 1. Apresentação. 2. Agência Segunda Chance. 3. Atividades Socioculturais de Vigário Geral. 4. Atividades Socioculturais do Cantagalo 1 - SETEMBRO 2015 - SUMÁRIO 1. Apresentação 2. Agência Segunda Chance 3. Atividades Socioculturais de Vigário Geral 4. Atividades Socioculturais do Cantagalo 5. Atividades Socioculturais do Caju 2 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Entre em sintonia com o sucesso Lições de uma orquestra e um maestro para empresas, gestores, líderes e colaboradores

Entre em sintonia com o sucesso Lições de uma orquestra e um maestro para empresas, gestores, líderes e colaboradores Entre em sintonia com o sucesso Lições de uma orquestra e um maestro para empresas, gestores, líderes e colaboradores Quando vamos a um show, temos a expectativa de ouvir aquela música que tanto adoramos

Leia mais

PROJETO CIRANDA DAS ARTES

PROJETO CIRANDA DAS ARTES Prefeitura Municipal de Petrópolis Conselho Municipal de Cultura Fundação de Cultura e Turismo PROJETO CIRANDA DAS ARTES APRESENTAÇÃO A arte é uma forma de expressão produzida pelo homem para manifestar

Leia mais

PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO

PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE FLORESTA ISEF PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO FLORESTA PE 2013 SUMÁRIO I. JUSTIFICATIVA II. OBJETIVO A. GERAIS B. ESPECIFICOS III. DESENVOLVIMENTO IV. CRONOGRAMA

Leia mais

ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FIA 2011. Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas

ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FIA 2011. Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas 1. APRESENTAÇÃO Faça um resumo claro e objetivo do projeto, considerando a situação da criança e do adolescente, os dados de seu município, os resultados da

Leia mais

Edital de Seleção. Edital de seleção PROGRAMA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E PROGRAMA JOVENS PESQUISADORES para organizações da sociedade civil

Edital de Seleção. Edital de seleção PROGRAMA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E PROGRAMA JOVENS PESQUISADORES para organizações da sociedade civil Edital de seleção PROGRAMA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E PROGRAMA JOVENS PESQUISADORES para organizações da sociedade civil Início das inscrições: 22 de fevereiro de 2013 Final das inscrições: 20 de março de

Leia mais

PROJETO RODA DE CORDÉIS

PROJETO RODA DE CORDÉIS PROJETO RODA DE CORDÉIS Justificativa Os alunos do Centro Cultural Capoeira Cidadã buscam a Capoeira e as outras atividade da ONG por já terem uma forte afinidade com o ritmo, a música e a rima presentes

Leia mais

PLANO ANUAL FESTIVAL DE DANÇA CRIANÇA INDAIATUBANA FELIZ 2016 Nº PRONAC151188

PLANO ANUAL FESTIVAL DE DANÇA CRIANÇA INDAIATUBANA FELIZ 2016 Nº PRONAC151188 PLANO ANUAL FESTIVAL DE DANÇA CRIANÇA INDAIATUBANA FELIZ 2016 Nº PRONAC151188 Síntese do Projeto Realização de oficinas de dança gratuitas, voltadas para crianças e adolescentes de comunidades carentes,

Leia mais

Núcleo de Educação Infantil Solarium

Núcleo de Educação Infantil Solarium 0 APRESENTAÇÃO A escola Solarium propõe um projeto de Educação Infantil diferenciado que não abre mão do espaço livre para a brincadeira onde a criança pode ser criança, em ambiente saudável e afetivo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LORENA

PREFEITURA MUNICIPAL DE LORENA PREFEITURA MUNICIPAL DE LORENA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROJETO JUDÔ NA ESCOLA: A SALA DE AULA E O TATAME Projeto: Domingos Sávio Aquino Fortes Professor da Rede Municipal de Lorena Semeie um pensamento,

Leia mais

Manual Arkos Administrador

Manual Arkos Administrador Manual Arkos Administrador Este manual é para administradores de escolas e explica o passo-a-passo do cadastro de uma escola com seus professores, turmas e alunos no portal. Não deixe de assistir também

Leia mais

REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA

REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA O Canal Futura acredita que a juventude brasileira tem um importante papel a desempenhar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO-GERAL DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA ORIENTAÇÕES PARA

Leia mais

Oi FUTURO APRESENTA TERCEIRO ENCONTRO DO CICLO DE ARTE DIGITAL INTER-AGIR

Oi FUTURO APRESENTA TERCEIRO ENCONTRO DO CICLO DE ARTE DIGITAL INTER-AGIR Oi FUTURO APRESENTA TERCEIRO ENCONTRO DO CICLO DE ARTE DIGITAL INTER-AGIR - Evento será no dia 13 de novembro, a partir das 19h, começando com apresentação do grupo Teatro Para Alguém com espetáculo que

Leia mais

PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO APRENDER PARA EMPREENDER

PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO APRENDER PARA EMPREENDER PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO APRENDER PARA EMPREENDER Empreendedorismo Aprender para Empreender O projeto, a ser realizado, em escolas públicas, com a tividades destinadas a alunos e professores. Propõese

Leia mais

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 Modelo 2: resumo expandido de relato de experiência Resumo expandido O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São

Leia mais

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA Cachoeira, março de 2011 REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ JOVEM APRENDIZ Eu não conhecia nada dessa parte administrativa de uma empresa. Descobri que é isso que eu quero fazer da minha vida! Douglas da Silva Serra, 19 anos - aprendiz Empresa: Sinal Quando Douglas

Leia mais

ESCOLAS PIBIDIANAS NO TEATRO

ESCOLAS PIBIDIANAS NO TEATRO ESCOLAS PIBIDIANAS NO TEATRO Bianca Ebeling Barbosa Murilo Furlan Jade Garisto Ramos Allan Luis Correia Leite 1 Taís Ferreira 2 EIXO TEMÁTICO: Ações com a comunidade. Palavras chave: Escolas; Carência;

Leia mais

de junho de 2007, destinados a profissionais com graduação ou bacharelado.

de junho de 2007, destinados a profissionais com graduação ou bacharelado. PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU posgraduacao@poliseducacional.com.br O QUE É PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU? A pós graduação lato sensu são cursos promovidos pelas faculdades do grupo POLIS EDUCACIONAL com mais de

Leia mais

O que é? pode ser chamado de Recrutamento e Seleção.

O que é? pode ser chamado de Recrutamento e Seleção. Processo Seletivo O que é? O Processo Seletivo é um conjunto de técnicas e instrumentos, empregados para avaliação de materiais, técnicas ou candidatos visando identificar as habilidades, tendências e

Leia mais

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA O Desafio Criativos da Escola é um concurso promovido pelo Instituto Alana com sede na Rua Fradique Coutinho, 50, 11 o. andar, Bairro Pinheiros São Paulo/SP, CEP

Leia mais

Projeto Festival Clube da Viola. Resumo do Projeto

Projeto Festival Clube da Viola. Resumo do Projeto Projeto Festival Clube da Viola Resumo do Projeto A música brasileira é um dos elementos culturais que contribuem para a criação e o fortalecimento de uma idéia de pertencimento nacional, promovendo uma

Leia mais

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais:

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais: PROJETO DA SHELL BRASIL LTDA: INICIATIVA JOVEM Apresentação O IniciativaJovem é um programa de empreendedorismo que oferece suporte e estrutura para que jovens empreendedores de 18 a 30 anos desenvolvam

Leia mais

Área de Conhecimento. Laboratórios de informática Descrição e equipamentos. Informática, Pesquisas

Área de Conhecimento. Laboratórios de informática Descrição e equipamentos. Informática, Pesquisas Descrição da infraestrutura física destinada aos cursos, incluindo laboratórios, equipamentos instalados, infraestrutura de informática e redes de informação. Relação de laboratórios, oficinas e espaços

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

PREFEITURA DE PORTEIRINHA DIRETORIA MUNICIPAL DE CULTURA REGULAMENTO FESTIVAL DE MÚSICA EDIÇÃO 2013

PREFEITURA DE PORTEIRINHA DIRETORIA MUNICIPAL DE CULTURA REGULAMENTO FESTIVAL DE MÚSICA EDIÇÃO 2013 A PREFEITURA DE PORTEIRINHA POR MEIO DA DIRETORIA DE CULTURA faz saber, para conhecimento dos artistas da música do município de Porteirinha, que estão abertas as inscrições para o FESTIVAL DE MÚSICA EDIÇÃO

Leia mais

PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2015

PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2015 PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2015 O programa Talentos da Educação é uma iniciativa da Fundação Lemann para apoiar pessoas talentosas e comprometidas com a melhoria da educação no Brasil. A proposta é

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 2016 BACKSTAGE TO THE FUTURE BACKSTAGE PARA O FUTURO

CHAMADA PÚBLICA 2016 BACKSTAGE TO THE FUTURE BACKSTAGE PARA O FUTURO CHAMADA PÚBLICA 2016 BACKSTAGE TO THE FUTURE BACKSTAGE PARA O FUTURO Programa de capacitação para jovens profissionais das áreas de produção de eventos, sonorização, iluminação e gestão de palco. 1 Apresentação

Leia mais

Valorizando ideias e experiências participativas que promovam o direito humano à educação REGULAMENTO

Valorizando ideias e experiências participativas que promovam o direito humano à educação REGULAMENTO REGULAMENTO 1. O RECONHECIMENTO PÚBLICO DE OLHO NOS PLANOS 1.1. O Reconhecimento Público é uma ação da iniciativa De Olho nos Planos, composta pelos seguintes parceiros: Ação Educativa, UNICEF, Campanha

Leia mais

UMA PARCERIA DE SUCESSO

UMA PARCERIA DE SUCESSO Relatório Final de Atividades Samarco e : UMA PARCERIA DE SUCESSO 1 SUMÁRIO 1. Relatório de Atividades... 3 2. Resultados Gerais Samarco... 3 2.2. Resultados do Programa Habilidades para o Sucesso... 5

Leia mais

PROJETO MÚSICA NA ESCOLA

PROJETO MÚSICA NA ESCOLA Rede Salesiana de Escolas. Entusiasmo diante da vida. PROJETO MÚSICA NA ESCOLA Escola: Nossa Senhora Auxiliadora Níveis de Ensino: Fundamental II Coordenação Pedagógica: Maria das Graças L. N. Ferreira

Leia mais

PASSO 1 I - INFORMAÇÕES GERAIS

PASSO 1 I - INFORMAÇÕES GERAIS PROGRAMA PALHAÇOS EM REDE Dados do responsável pelo preenchimento da inscrição: Nome: CPF: Função na organização: PASSO 1 I - INFORMAÇÕES GERAIS 1) Tipo de inscrição: 1 [ ] organização - CNPJ : 2 [ ] grupo

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

Programa de Responsabilidade Socioambiental

Programa de Responsabilidade Socioambiental Programa de Responsabilidade Socioambiental Conheça o Programa de Responsabilidade Socioambiental da BAESA e da ENERCAN e saiba como ajudar sua comunidade Você já deve ter ouvido falar da BAESA e da ENERCAN.

Leia mais

Projeto de banda de fanfarra o SALVADOR

Projeto de banda de fanfarra o SALVADOR Projeto de banda de fanfarra o SALVADOR Alexander Santos Silva Projeto de implantação de uma atividade sócio educacional apresenta a Prefeitura Municipal de Salvador do Estado da Bahia. Salvador Fevereiro

Leia mais

B1 - ATELIER BALÉ JOVEM (CICLO INTERMEDIÁRIO E CICLO PROFISSIONALIZANTE)

B1 - ATELIER BALÉ JOVEM (CICLO INTERMEDIÁRIO E CICLO PROFISSIONALIZANTE) B) PROJETOS ESPECIAIS O eixo de PROJETOS ESPECIAIS engloba as atividades extracurriculares, complementares ao PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM DANÇA. São atividades promovidas pela Escola com artistas convidados,

Leia mais

1 Acadêmico, formando do Curso de Licenciatura com Habilitação em Música da UDESC. 2 Professora Mestra do Departamento de Música da UDESC.

1 Acadêmico, formando do Curso de Licenciatura com Habilitação em Música da UDESC. 2 Professora Mestra do Departamento de Música da UDESC. 1 O ensino de música extracurricular na Escola Técnica Federal em Florianópolis/SC: relato de experiência sobre uma oficina de improvisação musical realizada Maycon José de Souza 1 Universidade do Estado

Leia mais

Como aconteceu essa escuta?

Como aconteceu essa escuta? No mês de aniversário do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, nada melhor que ouvir o que acham as crianças sobre a atuação em Educação Integral realizada pela Fundação Gol de Letra!! Conheça um

Leia mais

Informativo Trimestral

Informativo Trimestral Informativo Trimestral Aprovado pelo Ministério da Cultura - PRONAC Nº 111047 Selecionado como Ponto de Cultura em 2010 Apoiado pelo Criança Esperança em 2011 Informativo Trimestral Patrocínio Parceria

Leia mais

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA Mudança da Marca e Posicionamento Esse boletim explicativo tem o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre a nova marca Evolua e de que forma ela será útil para aprimorar os

Leia mais