Mecânica dos Solos Primeira Parte

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mecânica dos Solos Primeira Parte"

Transcrição

1 Mecânica dos Solos Primeira Parte TERRA A Terra é constituída de 3 camadas a partir de sua superfície: - Crosta (ou litosfera): espessura média de 50 km, formada por rochas predominantemente basálticas e graníticas; - Manto: espessura média de 2900 km, formado por silicatos ferro-magnesianos de alta massa específica; - Núcleo: raio de 3400 km, formado por ferro e níquel, é a camada mais interna da Terra. Rochas sãs são as rochas mais profundas da crosta terrestre e encontram-se intactas, já as rochas próximas à superfície são fraturadas devido à ação dos intemperismos físico e químico. Papel do engenheiro: as obras estão em constante interação com diversos tipos de rochas, cujas características devem ser conhecidas, otimizando a relação custo-segurança das obras. MINERAIS São substâncias sólidas naturais, inorgânicas e homogêneas que possuem composição e estrutura atômica definidas. São formados naturalmente por cristalização (ou recristalização), e em reações químicas entre sólidos e líquidos presentes nas diferentes camadas do planeta Terra. Propriedades mais comuns dos minerais: - HÁBITO: forma geométrica externa que reflete sua estrutura cristalina. Ex.: acicular (semelhante à agulha), colunar, tabular/lamelar (lâminas sobrepostas), laminado (laminas finas achatadas), foliáceo (separável em folhas), fibroso, granular, maciço (compacto e irregular), terroso, botrioidal (semelhante a cachos de uva); - BRILHO: quantidade de luz refletida pela superfície do mineral; - TRAÇO: cor do pó que se forma ao riscar uma superfície de porcelana branca; - CLIVAGEM: superfície de quebra que exibe planos regulares. Quando existe, é classificada de acordo com sua qualidade (de perfeita a imperfeita); - FRATURA: superfície irregular que é dependente da estrutura do mineral, pode ser irregular ou conchoidal; - DUREZA: resistência ao risco, analisada pela escala de Mohs, correspondente à tabela abaixo:

2 MINERAL DUREZA Talco 1 Gipsita 2 Calcita 3 Fluorita 4 Apatita 5 Ortoclásio 6 Quartzo 7 Topázio 8 Coríndon 9 Diamante 10 Pela tabela acima, um mineral certa dureza, risca todos os que apresentem dureza menor que ele, mas não os que de dureza maior. Por exemplo, o Quartzo risca o Ortoclásio, mas não o Topázio. - TENACIDADE: resistência a flexão, esmagamento e corte; - MAGNETISMO: propriedade de um dado mineral (contendo ferro) de ser atraído pelo campo magnético; - PESO ESPECÍFICO: relação entre um peso de certo volume de mineral a um peso correspondente a um mesmo volume de água. Diferentes minerais irão gerar diferentes solos, por exemplo, solos originados das micas são muito expansivos ao contato com água, prejudiciais à pavimentação. ROCHAS Materiais consolidados formados por agregados de um (rocha uniminerálica) ou mais minerais (rocha pluriminerálica). Podem ser classificadas em três grandes grupos: - Ígneas ou magmáticas: são resultantes do resfriamento do magma presente no interior da terra e expelido para a superfície por meio de erupções vulcânicas. Podem ser intrusivas (ou plutônicas), quando o resfriamento ocorrer em profundidade e, portanto, mais lentamente, possibilitando um maior tamanho dos minerais; ou extrusivas (ou vulcânicas), quando o resfriamento é mais rápido e acontece na superfície.

3 Apresentam alguns tipos de estrutura característicos: maciços (não há orientação preferencial), fluidal (minerais encontram-se isorientados), vesicular (apresenta cavidades que podem estar ou não preenchidas por minerais na estrutura amigdaloidal), colunar (as rochas são dispostas em prismas) e em laje (quando o arranjo é tabular). Exemplos de rochas ígneas: granito e diabásio (na forma intrusiva) e basalto e riolito (na forma extrusiva). São as rochas mais utilizadas em construção civil, pela sua alta resistência mecânica. Os solos de Campinas são solos residuais de basalto e diabásio. - Sedimentares: são resultantes da compactação e cimentação de sedimentos provenientes da ação do intemperismo e pedogênese sobre uma rocha já existente. O transporte das partículas pode ocorrer pela ação da água, vento, gravidade e geleiras. Podem ser formadas ainda pelo acúmulo de matéria orgânica. Tais rochas apresentam estruturas primárias quando geradas pela simples deposição de sedimentos e secundárias quando a origem é química. A estrutura primária mais típica é o acamamento (estratificação) Exemplos de rochas sedimentares: arenitos, siltitos, argilitos, folhelhos e conglomerados (dependem exclusivamente do tamanho dos grãos que as originaram). Estas rochas apresentam baixa resistência, sendo mais usadas em acabamentos. - Metamórficas: são as rochas formadas pela transformação de uma rocha preexistente sob condições de aumento de pressão e/ou temperatura. O metamorfismo pode desde gerar novos minerais, como também apenas aumentar seus tamanhos e formas externas. Os tipos de metamorfismo são de contato, regional e dinâmico. Apresentam estrutura maciça (aspecto compacto e homogêneo), foliações (estrutura planar com achatamento minerálico xistosidades, crenulações dobramentos) e lineações (estrutura linear com direções de cisalhamento). Exemplos de rochas metamórficas: ardósia, gnaisse, mármore. Na região de Bauru, os solos são residuais gnáissicos. FORMAÇÃO DOS SOLOS Os solos são formados pela desintegração e decomposição das rochas devido ao intemperismo. Os fragmentos, então, podem ser transportados por agentes da natureza e serem depositados em locais distantes. As alterações devidas ao tempo geram solos distintos.

4 É o ciclo das rochas responsável pela formação de rochas e solos, e segue: INTEMPERISMO FÍSICO Desintegra a rocha formando sedimentos sem alterar a composição mineralógica. Principais agentes: expansão diferencial por alívio de tensões, crescimento de cristais e dilatação térmica das rochas. A expansão diferencial ocorre pela diferença de pressão entre o interior da crosta e a superfície terrestre. A solidificação da água em fendas rochosas provoca um aumento volumétrico que tende a fraturar e desgastar as rochas envolvidas. INTEMPERISMO QUÍMICO Caracterizado pela presença de reações químicas entre os minerais e soluções presentes em seu meio. As rochas já fragmentadas são mais vulneráveis a este tipo de intemperismo. As etapas do intemperismo químico são: - Alteração da cor dos minerais; - Decomposição dos minerais; - Alteração da textura inicial. Os minerais de maneira geral transformam-se em argilo-minerais (compostos estáveis) ou em compostos solúveis que poderão ser carregados pela água. O quartzo é bem resistente ao intemperismo. Principais agentes do intemperismo químico:

5 OXIDAÇÃO CARBONATAÇÃO HIDRÓLISE HIDRATAÇÃO TROCA DE BASES Reação do ferro com o oxigênio do ar, passando do estado ferroso para o férrico. A oxidação deixa uma camada de material de coloração vermelhoamarelada. Reação com o ácido carbônico formado pela dissolução do gás carbônico em água. Ocorre em rochas calcárias. Diminui a resistência mecânica dada a produção de veios. Decomposição de um mineral pela água, atuando como reagente. Os feldspatos decompõem-se em sílica e carbonatos, além de material argiloso. Adição de moléculas de água na estrutura do mineral, provocando fraturamento e expansão. (A água da hidratação não faz parte da estrutura do mineral, podendo ser retirada em temperaturas superiores a 100ºC). A argila montmorilonítica expande-se na presença de água, provocando problemas de deslizamento de taludes. É a troca de Cátions (Ca 2+, Mg 2+, Na + ou K + ) por soluções de outros cátions. Aqui existe um processo chamado quelação, onde os cátions metálicos são incorporados nas moléculas. FATORES QUE AFETAM O INTEMPERISMO COMPOSIÇÃO MINERALÓGICA: cada rocha forma solos de propriedades diferentes, devido à diferença na sua composição mineralógica; CLIMA: representado pela chuva e pela temperatura, é fator preponderante no grau de intemperismo. Os climas mais quentes e com alta pluviosidade apresentam altas taxas de intemperismo químico o ano todo. Nos climas temperados, o intemperismo físico é mais comum no inverno e o químico, no verão. TOPOGRAFIA: o relevo interfere na velocidade da água e da erosão, modificando a estrutura dos solos em taludes mais íngremes. VEGETAÇÃO: uma vegetação mais extensa provoca um aumento nas reações orgânicas, e, com isso, permite um maior intemperismo químico. TIPOS DE SOLOS Solo é, portanto, todo material incoerente ou pouco resistente encontrado recobrindo as rochas não alteradas no substrato. Geologicamente, é o regolito, termo que corresponde a toda porção superficial decomposta e constituída de material não consolidado que cobre a rocha sã. Os tipos de solos são dependentes do processo de formação dos mesmos. Observe os esquemas abaixo:

6 Rocha sã Erosão, transporte e sedimentação Intemperismo Solos transportados Solos residuais Solo Residual Transportado Laterítico Orgânico - Eluvial - Saprólito - Rocha alterada - Rocha decomposta - Coluvionar - Aluvionar - Eólico - Glacial SOLOS RESIDUAIS: A rocha de origem não é movimentada. As camadas características deste tipo de solo, da mais profunda à superfície: rocha alterada ou decomposta, saprólitos e solos eluviais (mais intemperizados). ROCHA MINERAL TIPO MATERIAL Basalto Plagioclásio Argiloso Argila Quartzito Quartzo Arenoso Quartzo Fifufos Mica Argiloso Argila Granito Quartzo, feldspato, Areno-argiloso Quartzo, areia, mica mica (micáceo) Calcário Calcita Argiloso Argila SOLOS TRANSPORTADOS: formados por um agente de transporte qualquer. Sua classificação segue de acordo com o agente: aluvionar quando o agente é a água, coluvionar quando a gravidade (se a velocidade é maior o solo é denominado talus), eólico (vento) e glacial (geleiras). SOLOS ORGÂNICOS: são encontrados em áreas próximas a rios e baixadas, formados pela mistura de restos de organismos. SOLOS LATERÍTICOS: solos tropicais que sofreram intensos mecanismos pedogenéticos. São porosos, permeáveis, parcialmente saturados em camadas superficiais espessas. AMOSTRAGEM DOS SOLOS Amostra deformada: representativa quanto à composição granulométrica. Permite realizar os ensaios de identificação tátil e visual, de massa especifica dos sólidos e do solo, granulometria, consistência, compactação e a moldagem de corpos de prova. As amostras podem ser

7 retiradas com trados ou amostradores, além de utilizar água para obtenção de amostras profundas. Amostra indeformada: é uma amostra bem mais representativa do solo, quanto a sua composição, estrutura e teor de umidade. Deve ser feita de maneira manual ou com amostrador de parede fina. Alguns cuidados devem ser observados: - Retirar 20 cm da superfície (evitando impurezas); - Peneirar o solo; - Retirar duas vezes mais material que o necessário; O poço deve ser interrompido 10 cm da cota do topo do bloco a ser retirado. O molde metálico de diâmetro de 30 cm serve para revestir o bloco. A parafina deverá ser utilizada para selar o bloco e manter a umidade original. As amostras serão retiradas à partir do cubo de 30 cm de aresta, produzindo-se corpos de prova cilíndricos. TAMANHOS DAS PARTÍCULAS O intemperismo físico gera sempre partículas com diâmetro maior que as geradas pelo intemperismo químico. Dessa forma, em solos granulares (ou grossos) predomina a ação da gravidade e a forma é quão mais arredondada, quanto maior for a distância de transporte. Em solos finos, as formas são lamelares ou circulares, determinadas pelo mineral constituinte e a atuação das forças de superfície e pela água. As escalas granulométricas buscam classificar as partículas de acordo com seus diâmetros respectivos, e as mais comumente utilizadas no Brasil são as da ABNT e do MIT. Os solos granulares são divididos em pedregulhos e areias (subdivididas em grossas, médias e finas). Os solos finos são subdivididos em siltes e argilas. Pedregulhos são acumulações incoerentes de fragmentos de rocha. Comuns em margens de rios. Areia corresponde ao material áspero ao tato, isento de finos, que não se contrai ao secar. Silte é todo material fino de baixa plasticidade, muito parecido com a argila, mas esta possui alta resistência e plasticidade. ESTRUTURA DOS SOLOS

8 Estrutura é a forma sob a qual as partículas dos solos se apresentam. Nela interagem dois tipos de forças: gravitacional e de ligação físico-química. As primeiras dependem das dimensões das partículas, já as demais, dependem da natureza da superfície e do meio. SOLOS GROSSOS A estrutura varia entre fofa e compacta. Os grãos são esféricos e uniformes, de estrutura intergranulares e o processo de sedimentação faz com que a força que prevaleça seja a gravidade. A compacidade relativa (D r ) determina o comportamento dos solos e é definida como: D r (%) ESTADO <15 Muito fofo Fofo Medianamente compacto Compacto >85 Muito compacto Onde e é a propriedade denominada índice de vazios, seu valor máximo corresponde ao estado fofo, já seu valor mínimo corresponde ao estado compactado. Natural quer dizer como é encontrado em campo. Observe que quanto mais uniforme e mais angulosa uma partícula de um solo, maior o e máx. SOLOS FINOS As argilas apresentam partículas de forma lamelar e, portanto, as forcas de superfície são preponderantes, embora tais forças sejam afetadas pela natureza das partículas e do meio. LIGAÇÕES ENTRE AS PARTÍCULAS Ligação intramolecular: átomos pertencentes a uma mesma molécula se unem. Ligação muito forte e praticamente inalterável. Ligação intermolecular: numa ligação mais fraca que a primeira, passível de ser alterada ao longo do tempo. É a que possibilita a atração entre pequenas partículas e a água. Iônica: troca de elétrons entre átomos; Covalente: compartilhamento de elétrons; Heteropolar: misto das anteriores. Ligação de hidrogênio: quando um átomo de hidrogênio oscila entre átomos de diferentes moléculas. Principal ligação água-solidos (argilominerais). Van der Waals: originada do desenvolvimento de um momento elétrico molecular, em três efeitos principais: orientação, indução e vibração eletrônica.

9 CONSTITUIÇÃO MINERALÓGICA O solo e suas partículas resultam da composição da rocha matriz devido aos processos físicos e químicos de intemperismo. Por exemplo, o quartzo forma grãos de diâmetro superior a mm e é resistente a desagregação. Outros minerais, como os feldspatos, sofrem mais ataques, originando argilominerais que constituem as partículas mais finas dos solos, com diâmetro inferior a 2 µm. Sua estrutura é muito complexa e apresentam comportamentos bem distintos quando em presença de água. Os argilominerais mais comuns são a caulinita, a ilita e a esmectita. As estruturas mais comuns são uma de tetraedros justapostos num plano (silício e oxigênio) e outra de octaedros com átomos de alumínio (circundados por hidroxilas ou oxigênio). Ambas as estruturas ligam-se por meio de compartilhamento de átomos de oxigênio. Caulinita: apresenta os minerais formados por uma camada tetraédrica e outra octaédrica, unidas por ligações de hidrogênio (íons oxigênio da estrutura tetraédrica com íons hidroxila da estrutura octaédrica formando moléculas de água entre elas). Ilita e esmectita (montmorilonitas): apresentam uma estrutura octaédrica entre duas estruturas tetraédricas. As ligações se processam por meio dos íons oxigênio dos arranjos tetraédricos, numa forma mais fraca que as da caulinita. As placas quebram-se por flexão. As esmectitas apresentam 100 vezes mais partículas que as caulinitas (em mesma massa ou volume). A ilita não apresenta, de maneira geral, íons permeáveis, o que a torna ligeiramente mais estável que as demais deste grupo. A bentonita, utilizada em construção civil, pertence a esse grupo e é originada pela decomposição de cinzas vulcânicas. As argilas podem sofrer substituições isomórficas, onde os átomos são trocados, tornando o seu comportamento ainda mais complexo. Por exemplo, a troca dos átomos de sílica por outros de magnésio gera partículas de carga negativa. Os íons presentes no solo são importantes para estudo do comportamento das argilas. SENSITIVIDADE (ou SENSIBILIDADE) É o nome dado à maior ou menor perda de resistência de um solo argiloso, com sua desestruturação (amolgamento). Por meio de um ensaio de resistência a compressão simples traçam-se curvas de tensão x deformação e obtém-se dois valores para S: um indeformado, outro amolgado. Quando S T <= 1, diz-se que um solo é insensível. Quando S T > 1, diz-se que um solo é sensível.

10 MODELOS ESTRUTURAIS Sugeridas por Terzaghi, os solos finos apresentam dois tipos de estruturas: -Alveolar: a força da gravidade e as forças de superfície quase se equivalem. -Floculenta: o diâmetro das partículas é menor que 0.02mm e não se sedimentam isoladamente, mas formam flocos em suspensão, que podem sedimentar-se. Na natureza, as diferentes partículas do solo configuram uma estrutura composta, a qual gera potenciais de atração e repulsão. O potencial por repulsão gera sedimentação separada determinando o estado disperso. O estado floculado ocorre quando o potencial por atração predomina. SISTEMA ÁGUA-SOLO A água presente entre duas partículas de argila pode ser classificada em: Adsorvida: envolve a partícula, sendo atraída por ligações, necessitando de temperaturas muito elevadas para ser removida. A força de atração é reduzida com o aumento de distancia entre as partículas. Livre: é a água presente nos vazios do solo e não é afetada pelas forças de atração. Há ainda dois conceitos importantes para as argilas, o de consistência e o de atividade. O primeiro pode ser representado pela tabela abaixo: CONSISTÊNCIA RESISTÊNCIA (kpa) Muito mole <25 Mole 25 a 50 Média 50 a 100 Rija 100 a 200 Muito rija 200 a 400 Dura >400 Já o segundo, é representado pela fórmula a seguir: As caulinitas são tidas como inativas, com A < 0,75, as ilitas são argilas normais, com A variando entre 0,75 e 1,25. As montmorilonitas são as ativas, com A maior que 1,25. PROPRIEDADES ÍNDICES O solo é composto por três fases físicas distintas: - Fase sólida: composta pelas partículas minerais; forma uma estrutura porosa; (os poros são denominados vazios, e os elementos são denominados sólidos) - Fase líquida: composta pela água;

11 - Fase gasosa: composta pelo ar, que se apresenta nos espaços vazios do solo. As relações de massa, volume e massa/volume entre as fases do solo são denominados Índices Físicos. São importantes para determinar as condições físicas que um determinado solo se encontra. A massa especifica do ar é muito pequena comparada às massas de sólidos e de água, sendo desprezada no calculo da massa do solo. Um solo encontra-se saturado quando seus vazios estão completamente preenchidos pela água. Na pratica, é um solo difícil de ocorrer, uma vez que sempre existem canais contendo bolhas de ar ou mesmo não interligados, que não podem ser preenchidos pela água. Relações de volumes Porosidade: relação entre o volume de vazios e o volume total do solo. (0 a 100%) Índice de vazios: relação entre o volume de vazios e o volume dos sólidos. (0 a 20) Grau de saturação: relação entre o volume de água e o volume de vazios do solo. (0 a 100%) Relações entre massas Teor de umidade: relação entre a massa de água e a massa de sólidos do solo. (0 a 100%) Relações entre massas e volumes Massa especifica natural: relação entre massa e volume de um mesmo elemento de solo. Massa especifica dos sólidos: relação entre a massa dos sólidos e o volume dos mesmos. Massa especifica da água: relação entre a massa de água e seu volume (vale 1g/cm 3 ).

12 Relações entre índices físicos e índice de vazios (e) Obtidas quando se toma um valor unitário para o volume de sólidos, observe: Novas relações: Umidade: Porosidade: Massa especifica natural: Massa especifica saturada (Sr = 1): Massa especifica seca (Sr = 0): Massa especifica submersa: Relação entre a massa especifica natural e a seca: Relações entre índices físicos e porosidade (n) Obtidas quando se toma um valor unitário para o volume total, observe: Novas relações:

13 Umidade: Índice de vazios: Massa especifica natural: GRANULOMETRIA É a medida do tamanho das partículas constituintes do solo, e é representada pela curva de distribuição granulométrica, desenhadas no gráfico semilogarítmico (nas abscissas há o logaritmo do tamanho das partículas, nas ordenadas a esquerda, a porcentagem retida acumulada, à direita, a porcentagem que passa). De um lado, a porcentagem retida acumulada representa a quantidade relativa maior que determinado diâmetro, por outro, a porcentagem passante representa a porcentagem de solo menor que determinado diâmetro. A curva é representada por dois parâmetros: o diâmetro efetivo (D 10 ou D e ) e o coeficiente de não uniformidade (C u ou CNU). O primeiro é o diâmetro tal que 10% do solo em massa tem diâmetros menores que ele, isso se deve ao fato da porcentagem de partículas finas definirem melhor o comportamento do solo. O CNU é a medida da inclinação da curva granulométrica. O coeficiente de curvatura (CC), determina o formato da curva granulométrica, verificando a presença de descontinuidades e/ou concentração de material grosso. Um solo mal graduado apresenta CNU tendendo a 1, pois é composto de partículas de mesmo tamanho. Os solos com valores de CC menores que 1 apresentam curvas descontínuas e com CC maiores que 3 apresentam curvas uniformes na parte central. PLASTICIDADE E ESTADOS DE CONSISTÊNCIA Plasticidade é a propriedade que um solo possui de apresentar deformações rápidas sem que ocorra variação em seu volume ou ruptura. Associa-se a plasticidade aos solos finos, e é dependente do argilo-mineral e da quantidade de água. A água atua como lubrificante para que as partículas finas deslizem umas por sobre as outras permitindo que os solos sejam moldados (barro na cerâmica, por exemplo). Estados de Consistência: Estado líquido: o solo apresenta propriedades de suspensão e suas características são as de um fluido viscoso sem resistência ao cisalhamento.

14 Estado plástico: o solo apresenta a propriedade de plasticidade. Estado semi-sólido: o solo apresenta-se como um sólido, mas quando seco, apresenta variação volumétrica. Estado sólido: não há variação volumétrica na secagem. Limites de consistência: Limite de liquidez (LL): é o teor de umidade que representa o limite entre o estado liquido e o plástico. Limite de plasticidade (LP): teor de umidade que representa o limite entre o estado plástico e o estado semi-sólido. Limite de contração (LC): teor de umidade que representa o limite entre o estado semi-sólido e o estado sólido. Índices de consistência: Índice de plasticidade: representa a quantidade de água necessária que se deve acrescentar ao solo para que o mesmo passe do estado plástico para o líquido. IP = LL LP. Índice de consistência: região onde o solo apresenta maior trabalhabilidade, ou seja, entre o limite de liquidez e o de plasticidade. CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS Os sistemas de classificação objetivam agrupar solos com características de genética e comportamento similares. Estes sistemas devem ser de fácil memorização para o usuário (engenheiro geotécnico). Classificação por tipo de solo: classifica o solo por meio da análise visual-táctil. Os testes para identificação são: 1) Sensação ao tato: esfrega-se uma porção de solo na mão tentando sentir a textura das partículas. Areias são ásperas, argilas são como farinha quando secas e como sabão quando úmidas. 2) Plasticidade: moldam-se cilindros com porções de solo. Argilas são facilmente moldáveis, ao contrário dos siltes e areias. 3) Resistência: as argilas formam torrões que não se desagregam com facilidade, siltes não apresentam tamanha resistência e as areias puras não os formam. 4) Água intersticial: coloca-se uma porção de solo úmido na palma da mão e bate-se contra a outra. Ao abrir verifica-se aparecimento de água na superfície. Em solos arenosos a água aparece rapidamente e provoca trincamento do solo. 5) Dispersão em água: em uma proveta coloca-se solo e preenche-se com água. Ao agitar as areias depositam-se rapidamente e as argilas turvam a solução.

15 Classificação granulométrica: possibilita a classificação do solo de acordo com o tamanho das partículas constituintes e divide o solo em três classes: areias, siltes e argilas. A classificação é obtida pelo ensaio granulométrico. Classificação Unificada (SUCS): Separa os solos em 3 grupos: - Grossos: quando mais de 50% ficam retidos na peneira #200; - Finos: quando mais de 50% passam na peneira #200; - Turfas: solos de alta compressibilidade e constituintes de matéria orgânica. Daí, os solos seguem as nomenclaturas abaixo: Prefixos G gravel pedregulho; S sand areia; C clay argilas; M mó siltes inorgânicos e arenosos muito finos; O organic solos siltosos e argilosos orgânicos. Sufixos W well solos bem graduados; P poorly solos mal graduados; F fine excesso de finos; L low solos de baixa compressibilidade; H high solos de alta compressibilidade; Pt = peat turfas. A classificação dos solos finos é mais visível utilizando-se a carta de Casagrande. Os solos turfosos simbolizados por Pt são muito diferentes dos demais, apresentam cor escura, odor inorgânico e são altamente saturados. SISTEMA RODOVIÁRIO DE CLASSIFICAÇÃO: Divide os solos em grossos e finos, e estes em grupos (A1,A2,..., A7 onde A1 é pedregulho bem graduado e A7 é uma argila plástica orgânica). Será mais bem estudado na disciplina de Estradas I. SOLOS TROPICAIS Os sistemas anteriores não são satisfatórios na classificação dos solos tropicais, pois estes apresentam comportamento diferenciado. Os solos tropicais passaram a ser classificados em dois grandes grupos, lateríticos e não lateríticos, os primeiros são típicos da evolução de solos de clima quente, com regime de chuvas de moderado a intenso. Apresentam pouca resistência quando não compactados pelo elevado índice de vazios. A sua coloração é avermelhada devido à presença de hidróxidos de ferro.

16 COMPACTAÇÃO DOS SOLOS A compactação consiste em aplicar energia mecânica ao solo em intervalos curtos, reduzindo seus vazios (o ar é expulso de seus poros). Tal processo garante um aumento da resistência mecânica, por conta da diminuição da compressibilidade da permeabilidade. A curva de compactação (ou curva de Proctor) é obtida pela relação entre a massa especifica seca, teor de umidade e energia de compactação. Tal gráfico apresenta nas ordenadas a massa específica seca e nas abscissas, o teor de umidade, em uma dada energia. Nota-se que a massa específica aumenta até atingir um valor máximo, e depois decresce, mesmo que a umidade continue a aumentar. O ponto de pico é denominado ponto de massa específica máxima, ou ponto de umidade ótima. A água atua, a princípio, como um lubrificante, possibilitando uma melhor movimentação das partículas e posterior acomodação. Ao se atingir a umidade ótima, a energia é absorvida pela água livre que não se comprime (água é incompressível) e a eficiência da compactação é comprometida. Quanto maior a energia de compactacao, menor a umidade ótima e maior a massa específica máxima. ENERGIA DE COMPACTAÇÃO Definida pela seguinte expressão:

17 E energia aplicada ao solo por unidade de volume; p peso do soquete; L altura de queda do soquete; n número de camadas; N número de golpes aplicados por camada; V volume do cilindro. EQUIPAMENTOS DE COMPACTAÇÃO Soquetes: podem ser manuais ou mecânicos, conhecidos por sapos. Possuem peso mínimo de 15kg e são utilizados em locais de dificil acesso e obras pequenas. A camada não deve passar dos 15 cm. Rolo pé-de-carneiro: tambor metálico com protuberâncias tronco-cônicas e altura de 18 a 25cm. A camada deve possuir 15 cm e o rolo deve passar de 4 a 8 vezes, dependendo do tipo de solo. Usado em barragens. Rolo liso: cilindro de aço liso, preenchido ou não por areia ou pedregulho. Utilizados na área de estradas. As camadas não devem superar os 15 cm (se tiverem mais rodas, podemse compactar camadas com o dobro da espessura). Rolo pneumático: cilindro metálico e conjunto de pneus cuja pressão interna pode ser alterada para alterar a energia aplicada. São eficientes e podem compactar camadas de até 25 cm. Placas/rolos vibratórios: utilizados para compactar solos granulares. CONTROLE DE COMPACTAÇÃO O solo compactado deve ser mantido em uma umidade próxima à ótima, a fim de se atingir alta eficiencia na compactação. Deve-se, portato, obter no campo uma compactação próxima ao ponto de máximo ou seja, o par massa específica seca e umidade deve estar situado dentro de um intervalo de variação. Grau de compactação é a relação entre a massa específica seca do aterro compactado e a massa específica máxima obtida em laboratório. Desvio de umidade é a diferença entre o teor de umidade do aterro e o teor de umidade ótimo do ensaio. Assim: A camada seguinte só deve ser lançada quando os valores de GC e Δw estiverem de acordo com o especificado em projeto. A massa específica seca é determinada utilizando-se um cilindro biselado de volume conhecido, cravado no aterro e determinado seu peso. O teor de umidade é determinado

18 in situ utilizando-se frigideira ou solo e álcool. O processo Speedy também pode ser utilizado, e consiste em colocar certa quantidade de solo em uma garrafa com carbureto, fazendo com que a áagua absorvida reaja com o mesmo, resultando em pressão registrada em manômetro, correlacionada com o teor de umidade. ENSAIOS DE LABORATÓRIO Por fim, devemos conhecer os ensaios de laboratório mais comuns para obtenção dos índices físicos estudados, que são: Determinação da massa específica natural É determinada tomando-se um bloco de solo cúbico (aprox. 8cm de aresta) torneado a fim de que se obtenha um cilindro de H = 15 cm. Obtém-se o volume do cilindro matematicamente e sua massa é obtida por pesagem. Ainda há um outro ensaio para determinação de tal índice conhecido como ensaio da balança hidrostática. Moldam-se esferas de solo com 2cm de diâmetro de amostras indeformadas e determina-se sua massa no ar. Em seguida, mergulha-se essa esfera em parafina e determina-se sua massa (solo + parafina) ao ar e imerso em água. O volume deslocado pela água na imersão é o volume da esfera de solo mais parafina. Assim, as equações obtidas são: E = Vw (deslocado) = V(solo + parafina) V(solo + parafina) = [ M(solo+parafina ar) M(solo+parafina imerso) ] / γw V(parafina) = M(parafina) * γ(parafina) V(solo) = V(solo + parafina) V(parafina) γ = M (solo) / V (solo) Teor de umidade Toma-se uma cápsula de alumínio com tampa de peso determinado (M 0 ) e coloca-se uma porção de solo. O conjunto solo úmido mais cápsula é pesado com precisão de 0,01 g (M 2 ) e levado para a estufa com a cápsula destampada. O tempo de permanência varia entre 6 horas (solos arenosos) e 24 horas (solos argilosos). A cápsula é então retirada da estufa e obtém-se a massa do solo seco mais cápsula (M 1 ). Então: w = [ ( M 2 M 1 ) / ( M 1 M 0 ) ] * 100% O ensaio é repetido três vezes para a mesma amostra. O teor de umidade é a média dos valores obtidos. Pode ser determinado utilizando-se umidímetro, por meio de uma lâmpada infravermelha. O processo leva cerca de 5 a 10 minutos e é aplicável apenas em amostras pequenas.

19 Massa específica dos sólidos A massa específica dos sólidos é determinada colocando-se em torno de 80g (solos argilosos) ou 150g (solos arenosos) em um picnômetro (balão volumétrico). O picnômetro é em seguida preenchido com água destilada até a marca de referência. O conjunto é pesado ( M 2 = M w + M p + M s ) e, por meio da correção obtida pela curva de calibração do picnômetro, obtém-se o peso do picnômetro e da água para a temperatura do ensaio (M 1 = M w + M p ). A massa de água corresponde ao volume deslocado pelos sólidos e a massa específica dos sólidos pode ser determinada utilizando-se a expressão: Deve-se repetir o ensaio pelo menos três vezes, a massa específica encontrada será a média dos valores obtidos. Este valor é função dos minerais e da porcentagem de ocorrência de cada um deles no solo estudado. Portanto, podem ser utilizados valores médios deste valor. Para solos arenosos,, para solos argilosos. Os solos com óxidos de ferro podem apresentar valores maiores que 3. Granulometria ENSAIO DE PENEIRAMENTO: o peneiramento é utilizado para determinar a granulometria de solos grossos. Neste ensaio, uma porção de solo passa por uma bateria de peneiras com aberturas sucessivamente menores e é determinada a quantidade de solo retida em cada uma delas. ENSAIO DE SEDIMENTAÇÃO: em solos finos, deve-se medir indiretamente a velocidade de queda das partículas em água. O tamanho das partículas é então determinado pela Lei de Stokes (relaciona a velocidade de queda v de uma particula esférica de peso específico num fluído de viscosidade µ). As dimensões das particulas finas são representadas por um diâmetro equivalente (formas bem diferentes de esferas). Partículas coloidais (D < 0,0002 mm) não sedimentam. Na natureza, os solos apresentam-se como uma mistura de partículas de diversos tamanhos e ambos os ensaios devem ser realizados conjuntamente para obter-se uma curva granulométrica completa de um solo. Neste ensaio conjunto, primeiramente obtém-se a curva referente à porção de particulas grossas, depois, completa-se com a curva do ensaio de sedimentação. 1) A amostra de solo deve conter cerca de 40 a 70g e deve ser passada na peneira de malha # 100. A dispersão das partículas finas é realizada com a introdução de um

20 defloculante (algo como um detergente, pode ser silicato de sódio, hexametafosfato de sódio etc.) tal medida evita a aglutinação das particulas em água. 2) A dispersão ocorre com o peneiramento e lavagem da mistura solo-defloculante recolhendo o material passante na proveta graduada em 1000mL. 3) O material retido é seco em estufa e submetido ao ensaio de peneiramento com vibração. É a parte correspondente ao ensaio de peneiramento. 4) Já o material da proveta éagitado e homogeneizado e em seguida, faz-se leituras períodicas das densidades da suspensão usando densímetros. Tais leituras são correlacionadas com a queda da partícula (z). Coloca-se o defloculante na concentração de 45,7g/L (no solo equivale a 125mL) e deixa em repouso por 24 h. As particulas devem ser dispersas utilizando-se um dispersor, por um período de 15 minutos. As leituras são feitas a cada ½, 1,2,4,8,15, 30 minutos e depois, a cada 1,2,4,8 e 24 horas. Os 4 minutos iniciais são feitos sem retirar o densímetro do local, depois, deve-se retirar e recolocar a cada leitura. (Isso é feito para evitar imprecisões no início, onde as partículas depositam-se mais rapidamente) Lei de Stokes: Portanto, o diâmetro D vale: Para t em segundos: Para t em minutos: Acima de z não haverá partículas maiores que D. Logo, N é a porcentagem de partículas de diâmetro menor que D: Onde V é o volume da suspensão e a leitura do densímetro. Limite de liquidez O ensaio para determinação do limite de liquidez consiste em passar 100g de solo em peneira # 40, adicionar água até formar uma pasta. Esta pasta é colocada na concha do aparelho de Casagrande fazendo-se uma ranhura com cinzel. Gira-se a manivela (2 voltas por segundo), provocando a queda da concha. Conta-se o número de golpes para que a ranhura se feche numa extensão de 12mm, determina-se a umidade do solo. Repete-se o ensaio adicionando certa quantidade de água na pasta.

21 Os valores de teor de umidade e número de golpes são lanlados nas ordenadas e abscissas de um gráfico semi-logaritmo. O teor de umidade referente a 25 golpes é o Limite de Liquidez do solo. Limite de plasticidade O ensaio também inicia-se tomando uma porção de solo passada pela peneira # 40 e adicionando-se certa quantidade de água. Com a palma da mão, rola-se a pasta sobre uma placa de vídro até formar cilindros de cerca de 3mm de diâmetro e apresentar fissuras. Determina-se o teor de umidade médio destes cilindros. Se não ocorrerem fissuras, atingindo cilindros de diâmetros menores que 3 mm, o solo deve ser remoldado para eliminar o excesso de água. Caso contrário, se o solo estiver muito seco, deve-se adicionar água até que se consiga confeccionar os cilindros. Limite de contração Em laboratório, toma-se uma amostra de solo com teor de umidade relativo a 10 golpes no aparelho de Casagrande e coloca-se num recipiente de volume conhecido V. Seca-se o solo, primeiramente à sombra, depois em estufa, determinando-se a massa seca, com mercúrio, determina-se o volume do solo seco pelo peso de mercúrio deslocado. (O volume do solo equivale a MHg/13.6) O limite de contração é então obtido pela expressão: Compactação O procedimento consiste em compactar uma porção de solo destorroada e homogeneizada com teor de umidade inferior ao ótimo em 5%, em três camadas dentro de um cilindro com volume de 1000 cm 3. A compactação é feita com um soquete de 2,5 kg caindo cerca de 30cm. Em cada camada aplicam-se 26 golpes com o soquete, e repete-se o processo até a terceira camada. As espessuras das camadas devem ser aproximadamente iguais e o topo deve rasar as bordas do cilindro. Após o processo, pesa-se o corpo de prova (cilindro + solo) e é determinada a massa específica natural e o teor de umidade do solo compactado.

22 Da mesma amostra de solo, aumenta-se o teor de umidade em cerca de 2%, adicionando-se água e recompactando o solo. Repete-se o procedimento com teores de umidades crescentes, até se obter cinco compactações para a mesma amostra. A massa específica seca é determinada pela expressão obtidos pelas cápsulas. De posse dos cinco pares solo.. Os teores de umidade são e w, traça-se a curva de compactação do As curvas de saturação também podem ser obtidas, utilizando-se a expressão seguinte:

Rochas e minerais. Professora Aline Dias

Rochas e minerais. Professora Aline Dias Rochas e minerais Professora Aline Dias Os minerais São substâncias químicas, geralmente sólida, encontradas naturalmente na Terra. São compostos pela união de vários tipos de elementos químicos (silício,

Leia mais

Os constituintes do solo

Os constituintes do solo Os constituintes do solo Os componentes do solo Constituintes minerais Materiais orgânicos Água Ar Fase sólida partículas minerais e materiais orgânicos Vazios ocupados por água e/ou ar Os componentes

Leia mais

Caracterização dos Solos

Caracterização dos Solos Mecânica dos Solos Caracterização dos Solos Prof. Fernando A. M. Marinho Exemplos de obras de Engenharia Geotécnica Talude Natural Talude de corte Barragem de terra Aterro de estradas Construções em solos

Leia mais

TRANSPORTES E OBRAS DE TERRA

TRANSPORTES E OBRAS DE TERRA TRANSPORTES E OBRAS DE TERRA Movimento de Terra e Pavimentação NOTAS DE AULA MECÂNICA DOS SOLOS Prof. Edson de Moura Aula 04 Granulometria de Solos 2011 17 Granulometria de Solos A finalidade da realização

Leia mais

PLASTICIDADE DOS SOLOS

PLASTICIDADE DOS SOLOS INTRODUÇÃO Solos finos granulometria não é suficiente para caracterização; formados por partículas de grande área superficial (argilominerais) interação com a água propriedades plásticas f(tipo de argilomineral);

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS UFBA-ESCOLA POLITÉCNICA-DCTM DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS ROTEIRO DE AULAS CONCRETO FRESCO Unidade III Prof. Adailton de O. Gomes CONCRETO FRESCO Conhecer o comportamento

Leia mais

ESTRUTURA DOS SOLOS FATORES QUE INFLUENCIAM A ESTRUTURA NA FORMAÇÃO DOS SOLOS

ESTRUTURA DOS SOLOS FATORES QUE INFLUENCIAM A ESTRUTURA NA FORMAÇÃO DOS SOLOS Arranjo das partículas de solo. Agregação de partículas em partículas compostas ou agregados que se separam de elementos adjacentes por superfícies naturais de fraqueza FATORE QUE INFLUENCIAM A ETRUTURA

Leia mais

Areias e Ambientes Sedimentares

Areias e Ambientes Sedimentares Areias e Ambientes Sedimentares As areias são formadas a partir de rochas. São constituídas por detritos desagregados de tamanhos compreendidos entre 0,063 e 2 milímetros. Areias: Ambiente fluvial As areias

Leia mais

Compactação dos Solos

Compactação dos Solos Compactação dos Solos Compactação dos Solos A compactação de um solo consiste basicamente em se reduzir seus vazios com o auxílio de processos mecânicos. Adensamento - expulsão da água Compactação - expulsão

Leia mais

Capítulo 10 ELEMENTOS SOBRE SOLOS

Capítulo 10 ELEMENTOS SOBRE SOLOS 1 - Conceitos: Capítulo 10 ELEMENTOS SOBRE SOLOS O solo deve ser considerado sob o aspecto de ente natural e, como tal é tratado pelas ciências que estudam a natureza, como a geologia, a pedologia e a

Leia mais

Mecânica de Solos Prof. Fabio Tonin

Mecânica de Solos Prof. Fabio Tonin Compactação dos Solos Mecânica de Solos Prof. Fabio Tonin Compactação É o processo mecânico de aplicação de forças externas, destinadas a reduzir o volume dos vazios do solo, até atingir a massa específica

Leia mais

Processamento de materiais cerâmicos + H 2 O. Ivone

Processamento de materiais cerâmicos + H 2 O. Ivone + H 2 O Ivone Umidade (%) Colagem 100 Líquido Plástico Semi-Sólido Índice de Plasticidade - IP Limite de Liquidez - LL Limite de Plasticidade - LP COLAGEM EXTRUSÃO Sólido Limite de Contração - LC PRENSAGEM

Leia mais

Revisão de geologia e Pedogênese

Revisão de geologia e Pedogênese Revisão de geologia e Pedogênese Ricardo Gonçalves de Castro 1 Minerais Mineral é um sólido homogêneo, com composição química definida, podendo variar dentro de intervalos restritos, formados por processos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL CIV 332 MECÂNICA DOS SOLOS I APOSTILA DE EXERCÍCIOS Parte 01 Prof. Benedito de Souza Bueno Prof.

Leia mais

Propriedades das partículas do solo

Propriedades das partículas do solo 1 Propriedades das partículas do solo 1 - Natureza das partículas 2 - Peso específico das partículas 3 - Densidade relativa das partículas 4 - Densidade real das partículas no laboratório 5 - Formas de

Leia mais

Professor: Anderson Carlos Fone: 81 8786 6899

Professor: Anderson Carlos Fone: 81 8786 6899 Professor: Anderson Carlos Fone: 81 8786 6899 Estrutura geológica é a base do território. Corresponde à sua composição rochosa. Já o relevo é a forma apresentada pelo território ao nossos olhos: montanhas

Leia mais

CONCEITOS. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho

CONCEITOS. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho CONCEITOS Materiais e Processos de Produção ESTRUTURA DA MATÉRIA ÁTOMOS PRÓTONS NÊUTRONS ELÉTRONS MOLÉCULAS ESTADOS DA MATÉRIA TIPO DE LIGAÇÃO ESTRUTURA (ARRANJO) IÔNICA COVALENTE METÁLICA CRISTALINO AMORFO

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS ROCHAS E O CICLO DAS ROCHAS

CLASSIFICAÇÃO DAS ROCHAS E O CICLO DAS ROCHAS CLASSIFICAÇÃO DAS ROCHAS E O CICLO DAS ROCHAS O que são rochas? São produtos consolidados, resultantes da união natural de minerais. Diferente dos sedimentos, como por exemplo a areia da praia (um conjunto

Leia mais

OBJETIVOS Substituir por métodos científicos os métodos empíricos aplicados no passado.

OBJETIVOS Substituir por métodos científicos os métodos empíricos aplicados no passado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL DISCIPLINA: MECÂNICA DOS SOLOS I PROFESSORA : AGDA C.T.GUIMARÃES AULA 1 1. INTRODUÇÃO AO CURSO 1.1 DEFINIÇÃO

Leia mais

Capítulo 4 - ROCHAS CLASSIFICAÇÃO DAS ROCHAS QUANTO À QUANTIDADE DE TIPOS DE MINERAL

Capítulo 4 - ROCHAS CLASSIFICAÇÃO DAS ROCHAS QUANTO À QUANTIDADE DE TIPOS DE MINERAL Capítulo 4 - ROCHAS DEFINIÇÕES MINERAL: Toda substancia inorgânica natural, de composição química estrutura definidas. Quando adquire formas geométricas próprias, que correspondam à sua estrutura atômica,

Leia mais

CONTEXTO GEOTÉCNICO EM SÃO PAULO E CURITIBA. José Maria de Camargo Barros IPT

CONTEXTO GEOTÉCNICO EM SÃO PAULO E CURITIBA. José Maria de Camargo Barros IPT CONTEXTO GEOTÉCNICO EM SÃO PAULO E CURITIBA José Maria de Camargo Barros IPT 2 Sumário Argilas cinza-esverdeadas de São Paulo x Formação Guabirotuba Solos residuais de São Paulo x Solos residuais de Curitiba

Leia mais

CURSO DE AQUITETURA E URBANISMO

CURSO DE AQUITETURA E URBANISMO 1- Generalidades PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO Todas as misturas de concreto devem ser adequadamente dosadas para atender aos requisitos de: Economia; Trabalhabilidade; Resistência; Durabilidade. Esses

Leia mais

ME-4 MÉTODOS DE ENSAIO SOLO DETERMINAÇÃO DO LIMITE DE LIQUIDEZ

ME-4 MÉTODOS DE ENSAIO SOLO DETERMINAÇÃO DO LIMITE DE LIQUIDEZ ME-4 MÉTODOS DE ENSAIO DOCUMENTO DE CIRCULAÇÃO EXTERNA 1 ÍNDICE PÁG. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. S E NORMAS COMPLEMENTARES... 3 4. APARELHAGEM... 3 5. EXECUÇÃO DO ENSAIO... 5 6. RESULTADOS...

Leia mais

LISTA 1 CS2. Cada aluno deve resolver 3 exercícios de acordo com o seu númeo FESP

LISTA 1 CS2. Cada aluno deve resolver 3 exercícios de acordo com o seu númeo FESP LISTA 1 CS2 Cada aluno deve resolver 3 exercícios de acordo com o seu númeo FESP Final 1 exercícios 3, 5, 15, 23 Final 2 exercícios 4, 6, 17, 25 Final 3- exercícios 2, 7, 18, 27 Final 4 exercícios 1 (pares),

Leia mais

Pedologia. Professor: Cláudio Custódio. www.espacogeografia.com.br

Pedologia. Professor: Cláudio Custódio. www.espacogeografia.com.br Pedologia Professor: Cláudio Custódio Conceitos: Mineração: solo é um detrito que deve ser separado dos minerais explorados. Ecologia: é um sistema vivo composto por partículas minerais e orgânicas que

Leia mais

7.0 PERMEABILIDADE DOS SOLOS

7.0 PERMEABILIDADE DOS SOLOS 7.0 PERMEABILIDADE DOS SOLOS 7.1 Introdução A permeabilidade é a propriedade que o solo apresenta de permitir o escoamento da água através s dele. O movimento de água através s de um solo é influenciado

Leia mais

Materiais de Construção AGREGADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Materiais de Construção AGREGADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL Materiais de Construção AGREGADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL Agregados para concreto Os agregados constituem um componente importante no concreto, contribuindo com cerca de 80% do peso e 20% do custo de concreto

Leia mais

PROPRIEDADES DA MATÉRIA

PROPRIEDADES DA MATÉRIA Profª Msc.Anna Carolina A. Ribeiro PROPRIEDADES DA MATÉRIA RELEMBRANDO Matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Não existe vida nem manutenção da vida sem matéria. Corpo- Trata-se de uma porção

Leia mais

CAPÍTULO 2 ELEMENTOS SOBRE A TERRA E A CROSTA TERRESTRE

CAPÍTULO 2 ELEMENTOS SOBRE A TERRA E A CROSTA TERRESTRE Definição CAPÍTULO 2 ELEMENTOS SOBRE A TERRA E A CROSTA TERRESTRE A Terra Esferóide achatado nos Pólos e dilatado no Equador. Diâmetro Polar: 12.712 Km. Diâmetro Equatorial: 12.756 Km. Maior elevação:

Leia mais

Estrutura da Terra Contributos para o seu conhecimento

Estrutura da Terra Contributos para o seu conhecimento Estrutura da Terra Contributos para o seu conhecimento O Sistema Terra Lua e o passado da Terra O Sistema Terra Lua A conquista da Lua pelo Homem (em 21 de Julho de 1969), tornou possível conhecer com

Leia mais

Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Departamento de Geociências. Capítulo 11:

Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Departamento de Geociências. Capítulo 11: Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Departamento de Geociências Geologia Capítulo 11: Movimento de Massa Clauzionor Lima da Silva Movimento de Massa Inclui todos os processos

Leia mais

ROCHAS E MINERAIS. Disciplina: Ciências Série: 5ª EF - 1º BIMESTRE Professor: Ivone de Azevedo Fonseca Assunto: Rochas & Minerais

ROCHAS E MINERAIS. Disciplina: Ciências Série: 5ª EF - 1º BIMESTRE Professor: Ivone de Azevedo Fonseca Assunto: Rochas & Minerais ROCHAS E MINERAIS Disciplina: Ciências Série: 5ª EF - 1º BIMESTRE Professor: Ivone de Azevedo Fonseca Assunto: Rochas & Minerais A crosta terrestre é basicamente constituída de rochas. A rocha é produto

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS INTERDEPENDÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DAS MISTURAS BETUMINOSAS TIPO C.B.U.Q.

TRABALHOS TÉCNICOS INTERDEPENDÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DAS MISTURAS BETUMINOSAS TIPO C.B.U.Q. 01 / 07 SINOPSE O trabalho apresenta aspectos conceituais do comportamento das relações físicas envolvidas no sistema, e misturas tipo C.B.U.Q., levando em consideração as características físicas rotineiras

Leia mais

Aula 5: Minerais e Rochas Prof. Daniel Caetano

Aula 5: Minerais e Rochas Prof. Daniel Caetano Geologia para Engenharia 1 Aula 5: Minerais e Rochas Prof. Daniel Caetano Objetivo: Compreender o que são minerais, suas propriedades e sua identificação e classificação. INTRODUÇÃO - "Pedras Preciosas"

Leia mais

Homogêneo: algo que não pode ser fisicamente dividido em componentes químicos mais simples.

Homogêneo: algo que não pode ser fisicamente dividido em componentes químicos mais simples. MINERAIS HALITA Um mineral é um sólido, homogêneo, natural, com uma composição química definida e um arranjo atômico altamente ordenado. É geralmente formado por processos inorgânicos. Sólido: as substâncias

Leia mais

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Disciplina: Materiais de Construção I Assunto: Concreto II Prof. Ederaldo Azevedo Aula 5 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br A trabalhabilidade é influenciada pela consistência e pela coesão. As principais

Leia mais

Materiais cerâmicos e vítreos vítreos

Materiais cerâmicos e vítreos vítreos Materiais cerâmicos e vítreos Materiais inorgânicos e não-metálicos processados e / ou usados a elevadas temperaturas Cerâmicas / argilas / silicatos das mais velhas indústrias humanas (15000 AC) resistentes

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil. Professora: Mayara Moraes

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil. Professora: Mayara Moraes Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Professora: Mayara Moraes Consistência; Textura; Trabalhabilidade; Integridade da massa / Segregação Poder de retenção de água / Exsudação Massa

Leia mais

DENSIDADE DO SOLO E DENSIDADE DE PARTÍCULAS. Laura F. Simões da Silva

DENSIDADE DO SOLO E DENSIDADE DE PARTÍCULAS. Laura F. Simões da Silva DENSIDADE DO SOLO E DENSIDADE DE PARTÍCULAS Laura F. Simões da Silva DENSIDADE DO SOLO A densidade do solo é definida como sendo a relação existente entre a massa de uma amostra de solo seca a 105ºC e

Leia mais

Granulometria. Marcio Varela

Granulometria. Marcio Varela Granulometria Marcio Varela Granulometria Definição: É a distribuição, em porcentagem, dos diversos tamanhos de grãos. É a determinação das dimensões das partículas do agregado e de suas respectivas porcentagens

Leia mais

GEOTECNIA: ELEMENTOS ESTRUTURAIS DAS ROCHAS

GEOTECNIA: ELEMENTOS ESTRUTURAIS DAS ROCHAS GEOTECNIA: ELEMENTOS ESTRUTURAIS DAS ROCHAS Ciência: Geologia Estrutural Objetivo: determinar a distribuição das massas rochosas e das feições que as secionam Deformação de uma estrutura rochosa Mudança

Leia mais

1 - Etapas do método científico.

1 - Etapas do método científico. 1 - Etapas do método científico. Realizar experimentos apropriados para responder a questões; A partir da observação, estabelecer relações. Princípios: Proposições ou generalizações de regularidades, semelhanças

Leia mais

FORMAS DE CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS

FORMAS DE CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS INTRODUÇÃO A diversidade e a enorme diferença de comportamento apresentada pelos diferentes solos natural agrupamento em conjuntos distintos aos quais são atribuídos algumas propriedades classificação

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Processos de Fabricação

Curso de Engenharia de Produção. Processos de Fabricação Curso de Engenharia de Produção Processos de Fabricação Forjamento: O forjamento, um processo de conformação mecânica em que o material é deformado por martelamentoou prensagem, é empregado para a fabricação

Leia mais

Propriedades da matéria e mudanças de estado físico

Propriedades da matéria e mudanças de estado físico INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Campus Valença Propriedades da matéria e mudanças de estado físico Professor: José Tiago Pereira Barbosa 1 Propriedades da Matéria A matéria é

Leia mais

A macroporosidade representa o somatório da porosidade primária e da porosidade

A macroporosidade representa o somatório da porosidade primária e da porosidade 108 5. 3. MACROPOROSIDADE A macroporosidade representa o somatório da porosidade primária e da porosidade secundária, ou seja, a porosidade total da amostra, desconsiderando a porosidade não observável

Leia mais

A ALTERAÇÃO DAS ROCHAS QUE COMPÕEM OS MORROS E SERRAS DA REGIÃO OCEÂNICA ARTIGO 5. Pelo Geólogo Josué Barroso

A ALTERAÇÃO DAS ROCHAS QUE COMPÕEM OS MORROS E SERRAS DA REGIÃO OCEÂNICA ARTIGO 5. Pelo Geólogo Josué Barroso A ALTERAÇÃO DAS ROCHAS QUE COMPÕEM OS MORROS E SERRAS DA REGIÃO OCEÂNICA ARTIGO 5 Pelo Geólogo Josué Barroso No Artigo 3 e no Artigo 4, fez-se breves descrições sobre a formação das rochas que estruturam

Leia mais

PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO

PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO Consistência Textura Trabalhabilidade Integridade da massa Segregação Poder de retenção de água Exsudação Massa específica TRABALHABILIDADE É a propriedade do concreto fresco

Leia mais

10-10-2000. Francisco José Simões Roque, nº9 11ºA

10-10-2000. Francisco José Simões Roque, nº9 11ºA Estudo da composição dos solos A turfa 10-10-2000 Francisco José Simões Roque, nº9 11ºA INTRODUÇÃO Os solos são sistemas trifásicos pois são constituídos por componentes sólidos, líquidos e gasosos. Cerca

Leia mais

TECNICAS CONSTRUTIVAS I

TECNICAS CONSTRUTIVAS I Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios TECNICAS CONSTRUTIVAS I Prof. Leandro Candido de Lemos Pinheiro leandro.pinheiro@riogrande.ifrs.edu.br FUNDAÇÕES Fundações em superfície: Rasa, Direta

Leia mais

Observação do Contato Concreto-Solo da Ponta de Estacas Hélice Contínua

Observação do Contato Concreto-Solo da Ponta de Estacas Hélice Contínua Observação do Contato Concreto-Solo da Ponta de Estacas Hélice Contínua Rubenei Novais Souza Petrobras S/A Rio de Janeiro - Brasil RESUMO: O trabalho apresenta uma verificação expedita realizada em uma

Leia mais

CORROSÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO. Prof. Ruy Alexandre Generoso

CORROSÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO. Prof. Ruy Alexandre Generoso CORROSÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO Prof. Ruy Alexandre Generoso É um dos materiais mais importantes de engenharia usado em construções. É usado nos mais variados tipos de construções tais como: barragens,

Leia mais

DNIT. Solos Compactação utilizando amostras não trabalhadas Método de Ensaio. Resumo. 8 Resultados... 4

DNIT. Solos Compactação utilizando amostras não trabalhadas Método de Ensaio. Resumo. 8 Resultados... 4 DNIT Janeiro/2013 NORMA DNIT 164/2013-ME Solos Compactação utilizando amostras não trabalhadas Método de Ensaio MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES DEPARTAMENTO NACIONAL DE IN- FRAESTRUTURA DE TRANSPORTES DIRETORIA

Leia mais

GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL SEDIMENTOS E PROCESSOS SEDIMENTARES: DO GRÃO À ROCHA SEDIMENTAR

GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL SEDIMENTOS E PROCESSOS SEDIMENTARES: DO GRÃO À ROCHA SEDIMENTAR GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL SEDIMENTOS E PROCESSOS SEDIMENTARES: DO GRÃO À ROCHA SEDIMENTAR Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Objetivos Compreender onde e como se formam os grãos Como ocorre o transporte

Leia mais

Origem e Formação dos Solos

Origem e Formação dos Solos Origem e Formação dos Solos A origem dos solos. Todos os solos se originam da decomposição das rochas que constituíam inicialmente a crosta terrestre. A decomposição é decorrente de agentes físicos e químicos.

Leia mais

Componentes Minerais Minerais s primários: Minerais s se s cu c ndários: Fraçã ç o argila:

Componentes Minerais Minerais s primários: Minerais s se s cu c ndários: Fraçã ç o argila: Universidade Estadual Paulista Campus de e Dracena Curso Zootecnia Disciplina: Solos Composição do Solo Prof. Dr. Reges Heinrichs 2010 Introdução O Solo é composto por três fases: Sólido (matéria orgânica

Leia mais

TEXTURA E GRANULOMETRIA DOS SOLOS

TEXTURA E GRANULOMETRIA DOS SOLOS TEXTURA forma e tamanho das partículas GRANULOMETRIA medida dos tamanhos das partículas COMPORTAMENTO MECÂNICO TEXTURA PROPRIEDADES HIDRÁULICAS CLASSIFICAÇÃO TEXTURAL Quanto ao tamanho dos grãos solos

Leia mais

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 148 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 5.1 CONCLUSÕES A partir dos resultados apresentados e analisados anteriormente, foi possível chegar às conclusões abordadas neste item. A adição tanto de cinza volante, como

Leia mais

O interesse da Química é analisar as...

O interesse da Química é analisar as... O interesse da Química é analisar as... PROPRIEDADES CONSTITUINTES SUBSTÂNCIAS E MATERIAIS TRANSFORMAÇÕES ESTADOS FÍSICOS DOS MATERIAIS Os materiais podem se apresentar na natureza em 3 estados físicos

Leia mais

Disciplina CIÊNCIA DOS MATERIAIS A. Marinho Jr. Materiais polifásicos - Processamentos térmicos

Disciplina CIÊNCIA DOS MATERIAIS A. Marinho Jr. Materiais polifásicos - Processamentos térmicos Tópico 7E Materiais polifásicos - Processamentos térmicos Introdução Já vimos que a deformação plástica de um metal decorre da movimentação interna de discordâncias, fazendo com que planos cristalinos

Leia mais

Propriedades do Concreto

Propriedades do Concreto Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais Propriedades do Concreto EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO Profa. Nívea Pons PROPRIEDADES DO CONCRETO O concreto fresco é assim considerado até

Leia mais

Resultados e Discussões 95

Resultados e Discussões 95 Resultados e Discussões 95 É interessante observar, que a ordem de profundidade máxima não obedece à ordem de dureza Shore A. A definição de dureza é exatamente a dificuldade de se penetrar na superfície

Leia mais

ESTUDO DAS PROPRIEDADES HIDRÁULICAS DE SOLOS DE ENCOSTA DO RIO DE JANEIRO

ESTUDO DAS PROPRIEDADES HIDRÁULICAS DE SOLOS DE ENCOSTA DO RIO DE JANEIRO ESTUDO DAS PROPRIEDADES HIDRÁULICAS DE SOLOS DE ENCOSTA DO RIO DE JANEIRO Alunos: Breno Verly Rosa e Alexandre da Rocha Rodrigues Orientador: Eurípides Vargas do Amaral Junior João Luis Teixeira de Mello

Leia mais

As forças atrativas entre duas moléculas são significativas até uma distância de separação d, que chamamos de alcance molecular.

As forças atrativas entre duas moléculas são significativas até uma distância de separação d, que chamamos de alcance molecular. Tensão Superficial Nos líquidos, as forças intermoleculares atrativas são responsáveis pelos fenômenos de capilaridade. Por exemplo, a subida de água em tubos capilares e a completa umidificação de uma

Leia mais

INTEMPERISMO, FORMAÇÃO DOS SOLOS E ÁGUA SUBTERRÂNEA. Profa. Andrea Sell Dyminski UFPR

INTEMPERISMO, FORMAÇÃO DOS SOLOS E ÁGUA SUBTERRÂNEA. Profa. Andrea Sell Dyminski UFPR INTEMPERISMO, FORMAÇÃO DOS SOLOS E ÁGUA SUBTERRÂNEA Profa. Andrea Sell Dyminski UFPR INTEMPERISMO Def: É o conjunto de modificações de ordem física (desagregação) e química (decomposição) que as rochas

Leia mais

Geomecânica dos resíduos sólidos

Geomecânica dos resíduos sólidos III Conferência Internacional de Gestão de Resíduos da América Latina Geomecânica dos resíduos sólidos urbanos: uma introdução Miriam Gonçalves Miguel Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo

Leia mais

Facear Concreto Estrutural I

Facear Concreto Estrutural I 1. ASSUNTOS DA AULA Durabilidade das estruturas, estádios e domínios. 2. CONCEITOS As estruturas de concreto devem ser projetadas e construídas de modo que, quando utilizadas conforme as condições ambientais

Leia mais

Quanto à sua origem, podemos considerar três tipos básicos de rochas:

Quanto à sua origem, podemos considerar três tipos básicos de rochas: O que são rochas? Usamos rochas para tantos fins em nosso dia-a-dia sem nos preocupar com sua origem que esses materiais parecem ter sempre existido na natureza para atender as necessidades da humanidade.

Leia mais

CURSO: PPGA DISCIPLINA: MAPEAMENTO E CLASSIFICAÇÃO DO SOLO

CURSO: PPGA DISCIPLINA: MAPEAMENTO E CLASSIFICAÇÃO DO SOLO CURSO: PPGA DISCIPLINA: MAPEAMENTO E CLASSIFICAÇÃO DO SOLO Adaptado de Solos do Brasil (Benjamim Pereira Vilela e Selma Simões de Castro) PROF. RENATA SANTOS MOMOLI Eng. Agrônoma Dra. em Solos e Nutrição

Leia mais

CIÊNCIAS - 6ª série / 7º ano U.E - 02

CIÊNCIAS - 6ª série / 7º ano U.E - 02 CIÊNCIAS - 6ª série / 7º ano U.E - 02 A crosta, o manto e o núcleo da Terra A estrutura do planeta A Terra é esférica e ligeiramente achatada nos polos, compacta e com um raio aproximado de 6.370 km. Os

Leia mais

1. DETERMINAÇÃO DE UMIDADE PELO MÉTODO DO AQUECIMENTO DIRETO- TÉCNICA GRAVIMÉTRICA COM EMPREGO DO CALOR

1. DETERMINAÇÃO DE UMIDADE PELO MÉTODO DO AQUECIMENTO DIRETO- TÉCNICA GRAVIMÉTRICA COM EMPREGO DO CALOR UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC FACULDADE DE NUTRIÇÃO DISCIPLINA: BROMATOLOGIA 2º/ 4 O PROFA. IVETE ARAKAKI FUJII. DETERMINAÇÃO DE UMIDADE PELO MÉTODO DO AQUECIMENTO DIRETO- TÉCNICA GRAVIMÉTRICA COM EMPREGO

Leia mais

Contribuição ao Estudo da Pelotização de Minério de Manganês

Contribuição ao Estudo da Pelotização de Minério de Manganês Contribuição ao Estudo da Pelotização de Minério de Manganês Fernando Freitas Lins x João Battista Bruno 1. Introdução A pelotização é um dos processos de aglomeração de finos mais atraente devido principalmente

Leia mais

MANUAL DE BOLSO Nº 1: Investigação Geotécnica

MANUAL DE BOLSO Nº 1: Investigação Geotécnica MANUAL DE BOLSO Nº 1: Investigação Geotécnica OUTUBRO DE 2012 T E R R E S T R E. empresa sedeada em Itu/SP fornece consultas, projetos, ensaios especiais e serviços na área de geotecnia, drenagem, pavimentação,

Leia mais

Exercícios de Mecânica dos solos I 1 ao 12 (Pág 40 a 43)

Exercícios de Mecânica dos solos I 1 ao 12 (Pág 40 a 43) Exercícios de Mecânica dos solos I 1 ao 12 (Pág 40 a 43) Nome: Robson Tete 1) Uma amostra de solo úmido em cápsula de alumínio tem uma massa de 462 g. Após a secagem em estufa se obteve a massa seca da

Leia mais

Ligações Químicas Ligação Iônica Ligação Metálica

Ligações Químicas Ligação Iônica Ligação Metálica Química Geral e Inorgânica QGI0001 Eng a. de Produção e Sistemas Prof a. Dr a. Carla Dalmolin Ligações Químicas Ligação Iônica Ligação Metálica Periodicidade O átomo é visto como uma esfera, onde só as

Leia mais

CALORIMETRIA, MUDANÇA DE FASE E TROCA DE CALOR Lista de Exercícios com Gabarito e Soluções Comentadas

CALORIMETRIA, MUDANÇA DE FASE E TROCA DE CALOR Lista de Exercícios com Gabarito e Soluções Comentadas COLÉGIO PEDRO II PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DOCENTE RESIDENTE DOCENTE: Marcia Cristina de Souza Meneguite Lopes MATRÍCULA: P4112515 INSCRIÇÃO: PRD.FIS.0006/15

Leia mais

Ensaios de Laboratório em Mecânica dos Solos Curva de Retenção de Água

Ensaios de Laboratório em Mecânica dos Solos Curva de Retenção de Água Ensaios de Laboratório em Mecânica dos Solos Curva de Retenção de Água Prof. Fernando A. M. Marinho 2010 Teor de Umidade nos Vazios (adensamento) Índice de Vazios 3 2.5 2 1.5 1 S = 100% e = wg s Tensão

Leia mais

Departamento de Engenharia Civil, Materiais de Construção I 3º Ano 1º Relatório INDÍCE

Departamento de Engenharia Civil, Materiais de Construção I 3º Ano 1º Relatório INDÍCE INDÍCE 1- Introdução/ Objectivos... 2- Análise Granulométrica... 2.1- Introdução e descrição dos ensaios... 2.2- Cálculos efectuados, resultados encontrados e observações... 2.3- Conclusão... 3- Ensaio

Leia mais

Agregados para Construção Civil

Agregados para Construção Civil Agregados para Construção Civil Agregados são fragmentos de rochas, popularmente denominados pedras e areias. É um material granular, sem forma nem volume definidos, geralmente inerte, com dimensões e

Leia mais

Água e Solução Tampão

Água e Solução Tampão União de Ensino Superior de Campina Grande Faculdade de Campina Grande FAC-CG Curso de Fisioterapia Água e Solução Tampão Prof. Dra. Narlize Silva Lira Cavalcante Fevereiro /2015 Água A água é a substância

Leia mais

Forças intermoleculares, Disciplina de Química Geral Profa. Marcia Margarete Meier

Forças intermoleculares, Disciplina de Química Geral Profa. Marcia Margarete Meier , líquidos e sólidos 1 Uma comparação entre líquidos e sólidos As propriedades físicas das substâncias entendidas em termos de teoria cinética molecular : Os gases são altamente compressíveis, assumem

Leia mais

3.0 Resistência ao Cisalhamento dos Solos

3.0 Resistência ao Cisalhamento dos Solos 3.0 Resistência ao Cisalhamento dos Solos 3.1 INTRODUÇÃO Vários materiais sólidos empregados em construção normalmente resistem bem as tensões de compressão, porém têm uma capacidade bastante limitada

Leia mais

GENERALIDADES SOBRE PAVIMENTOS

GENERALIDADES SOBRE PAVIMENTOS GENERALIDADES SOBRE PAVIMENTOS Pavimento x outras obras civis Edifícios: Área de terreno pequena, investimento por m 2 grande FS à ruptura grande Clima interfere muito pouco no comportamento estrutural

Leia mais

Gerenciamento e Tratamento de Águas Residuárias - GTAR

Gerenciamento e Tratamento de Águas Residuárias - GTAR Gerenciamento e Tratamento de Águas Residuárias - GTAR Segunda 15 às 17h IC III sala 16 Turma: 2015/1 Profª. Larissa Bertoldi larabertoldi@gmail.com Aula de hoje.. Tratamento Primário Coagulação/Floculação

Leia mais

ME-10 MÉTODOS DE ENSAIO DETERMINAÇÃO DA UMIDADE PELO MÉTODO EXPEDITO ( SPEEDY )

ME-10 MÉTODOS DE ENSAIO DETERMINAÇÃO DA UMIDADE PELO MÉTODO EXPEDITO ( SPEEDY ) ME-10 MÉTODOS DE ENSAIO EXPEDITO ( SPEEDY ) DOCUMENTO DE CIRCULAÇÃO EXTERNA 1 ÍNDICE PÁG. 1. INTRODUÇÃO...3 2. OBJETIVO...3 3. S E NORMAS COMPLEMENTARES...3 4. DEFINIÇÕES...4 5. APARELHAGEM E MATERIAL...4

Leia mais

LAUDO GEOLÓGICO GEOTÉCNICO GUARITUBA

LAUDO GEOLÓGICO GEOTÉCNICO GUARITUBA LAUDO GEOLÓGICO GEOTÉCNICO GUARITUBA LOCALIZAÇÃO E ACESSO A região de Guarituba esta localizada no Município de Piraquara entre o rio Iguaçu e o rio Itaqui. Os principais acessos à área são a PR 415 e

Leia mais

Manejo de irrigação Parâmetros solo-planta-clima. FEAGRI/UNICAMP - Prof. Roberto Testezlaf

Manejo de irrigação Parâmetros solo-planta-clima. FEAGRI/UNICAMP - Prof. Roberto Testezlaf Manejo de irrigação Parâmetros solo-planta-clima Relações água e solo Fases do solo Sólida Líquida (Água/Solução) Ar Fase sólida Densidades do solo e de partícula Densidade de partícula (real) Relação

Leia mais

FATEC FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO Departamento de Transportes e Obras de Terra

FATEC FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO Departamento de Transportes e Obras de Terra I - OS SOLOS SOB O PONTO DE VISTA DA ENGENHARIA CIVIL 1) Definição de solo, sob o ponto de vista da Engenharia A palavra solo, na expressão Mecânica dos Solos, não tem um significado intuitivo imediato.

Leia mais

3.2 Equilíbrio de Fases Vapor - Líquida - Sólida numa Substância Pura Consideremos como sistema a água contida no conjunto êmbolo - cilindro abaixo:

3.2 Equilíbrio de Fases Vapor - Líquida - Sólida numa Substância Pura Consideremos como sistema a água contida no conjunto êmbolo - cilindro abaixo: - Resumo do Capítulo 0 de Termodinâmica: Capítulo - PROPRIEDADES DE UMA SUBSTÂNCIA PURA Nós consideramos, no capítulo anterior, três propriedades familiares de uma substância: volume específico, pressão

Leia mais

CIMENTO. 1.5 Tipos de Cimento Portland produzidos no Brasil. - Cimento Branco. - Cimentos resistentes a sulfato

CIMENTO. 1.5 Tipos de Cimento Portland produzidos no Brasil. - Cimento Branco. - Cimentos resistentes a sulfato CIMENTO 1.5 Tipos de Cimento Portland produzidos no Brasil - Cimento Branco - Cimentos resistentes a sulfato 1.6. Composição química do clínquer do Cimento Portland Embora o cimento Portland consista essencialmente

Leia mais

EXEMPLO NUMÉRICO DA CLASSIFICAÇÃO GEOTÉCNICA MCT

EXEMPLO NUMÉRICO DA CLASSIFICAÇÃO GEOTÉCNICA MCT Exemplos Numéricos: Classificação Geotécnica MCT EXEMPLO NUMÉRICO DA CLASSIFICAÇÃO GEOTÉCNICA MCT Depois de selecionada a jazida e feita a coleta de solo devem ser realizados os ensaios de Compactação

Leia mais

Notas de Aula - Mecânica dos Solos 38

Notas de Aula - Mecânica dos Solos 38 Notas de Aula - Mecânica dos Solos 38 UNIDADE 4 - PLASTICIDADE E CONSISTÊNCIA DOS SOLOS 4.1 Introdução Os solos que apresentam certa porcentagem da fração fina (silte e argila), não podem ser adequadamente

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS. Prof. Carlos Falcão Jr.

INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS. Prof. Carlos Falcão Jr. INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS Prof. Carlos Falcão Jr. Conformação de Materiais Metálicos Estampagem É um processo de conformação mecânica, que compreende um conjunto de operações por intermédio

Leia mais

PROF. DR. REGES HEINRICHS

PROF. DR. REGES HEINRICHS Universidade Estadual Paulista Campus de Dracena Curso Zootecnia Disciplina: Solos COLÓIDES DO SOLO PROF. DR. REGES HEINRICHS 2010 Introdução Colóides são partículas menores que 1 (um) micrômetro de diâmetro.

Leia mais

SECAGEM DE GRÃOS. Disciplina: Armazenamento de Grãos

SECAGEM DE GRÃOS. Disciplina: Armazenamento de Grãos SECAGEM DE GRÃOS Disciplina: Armazenamento de Grãos 1. Introdução - grãos colhidos com teores elevados de umidade, para diminuir perdas:. permanecem menos tempo na lavoura;. ficam menos sujeitos ao ataque

Leia mais

TM703 Ciência dos Materiais PIPE Pós - Graduação em Engenharia e Ciências de Materiais

TM703 Ciência dos Materiais PIPE Pós - Graduação em Engenharia e Ciências de Materiais TM703 Ciência dos Materiais PIPE Pós - Graduação em Engenharia e Ciências de Materiais Carlos Mauricio Lepienski Laboratório de Propriedades Nanomecânicas Universidade Federal do Paraná Aulas 7 1º sem.

Leia mais

Compactação de Aterros Aulas 2 e 3

Compactação de Aterros Aulas 2 e 3 Compactação de Aterros Aulas 2 e 3 Profa. Andrea Sell Dyminski Maio/2009 Compactação em Campo 1)Escolha da área de empréstimo: É função de: Distância de Transporte Volume do material disponível Tipos de

Leia mais

BLOCOS, ARGAMASSAS E IMPORTÂNCIA DOS BLOCOS CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO. Prof. Dr. Luiz Sérgio Franco 1

BLOCOS, ARGAMASSAS E IMPORTÂNCIA DOS BLOCOS CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO. Prof. Dr. Luiz Sérgio Franco 1 Escola Politécnica da USP PCC 2515 Alvenaria Estrutural BLOCOS, ARGAMASSAS E GRAUTES Prof. Dr. Luiz Sérgio Franco IMPORTÂNCIA DOS BLOCOS! DETERMINA CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES DA PRODUÇÃO! peso e dimensões

Leia mais

METALURGIA DO PÓ (SINTERIZAÇÃO) 1. Introdução Transformação de pó de metais em peças pela aplicação de pressão e calor (sem fusão do metal base).

METALURGIA DO PÓ (SINTERIZAÇÃO) 1. Introdução Transformação de pó de metais em peças pela aplicação de pressão e calor (sem fusão do metal base). METALURGIA DO PÓ (SINTERIZAÇÃO) 1. Introdução Transformação de pó de metais em peças pela aplicação de pressão e calor (sem fusão do metal base). Etapas do processo: - obtenção dos pós metálicos - mistura

Leia mais

BIOENGENHARIA DE SOLOS ENGENHARIA NATURAL AULA 2 PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DO SOLO

BIOENGENHARIA DE SOLOS ENGENHARIA NATURAL AULA 2 PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DO SOLO BIOENGENHARIA DE SOLOS ENGENHARIA NATURAL AULA 2 PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DO SOLO IGOR PINHEIRO DA ROCHA ENGENHEIRO FLORESTAL, M.Sc. AS FASES DO SOLO Fase sólida (Matriz do solo) Material mineral

Leia mais