I Seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "I Seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar."

Transcrição

1 1 PROFESSOR-TUTOR-REGENTE: investigando a base de conhecimentos e suas aprendizagens a partir da participação no programa de estágio supervisionado do curso de pedagogia na modalidade educação a distância. Mestranda: Fabiana Vigo Azevedo Borges Orientadora: Prof.ª Dr. Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali Linha de pesquisa: Formação de Professores e outros Agentes Educacionais, Novas Tecnologias e Ambiente de Aprendizagem Resumo: Apresenta-se um projeto que objetiva investigar as aprendizagens docentes de professores experientes que atuam como tutores-regentes no programa de estágio supervisionado desenvolvido pelo curso de Pedagogia da UFSCar, na modalidade a distância, sob a perspectiva desses profissionais. Busca-se compreender como ocorre a construção da identidade profissional de professores das redes de ensino atuam como supervisores de estágios de futuros professores, os tutores-regentes, a partir de sua participação programa e nos processos formativos bem como identificar possíveis elementos da sua base de conhecimento para desempenhar essa função. Palavras-chave: Professor-tutor-regente; identidade de formadores; base do conhecimento docente.

2 2 INTRODUÇÃO Segundo pesquisas na área de formação de professores, podemos afirmar que esse é um processo contínuo, que se inicia antes da preparação formal nos cursos e se prolonga por toda a vida e que permeia toda a prática profissional e está pautada nos modos de conhecimento pessoal e profissional do próprio professor (MIZUKAMI et al 2002; KNOWLES e COLE, 1995; REALI et al. 1995, TANCREDI et al., 2006). Nessa perspectiva, o processo da formação inicial realizado, de modo geral, na licenciatura, é importante, já que permite aos futuros educadores o desenvolvimento dos conhecimentos teóricos e práticos sobre a docência. No processo de formação inicial, o estágio curricular supervisionado (ECS) é primordial. O ECS é uma orientação legal, presente, entre outras fontes legais, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (resolução CNE/CP nº1/2002), é compreendida como um conjunto de atividades de formação realizadas sob supervisão de docentes da instituição formadora e acompanhadas por profissionais, em que o estudante experimenta situações de efetivo exercício profissional (BRASIL, 2002, p.3). De acordo com Pimenta e Lima (2008), o estágio é o momento destinado à aproximação do futuro professor com a realidade escolar para vivência e reflexão sobre a mesma, permitindo uma formação significativa. Para Oliveira et. ali (2010), os alunos dos cursos de licenciatura precisam construir um repertório profissional composto de vários conhecimentos, o que pressupõe a necessidade de familiarizar-se com as características das escolas e com diversas práticas de ensino. Entretanto, é provável que essa formação, além de atingir os estagiários, possivelmente permita o desenvolvimento dos professores experientes envolvidos nesse processo, já que aprendem, quando orientam esses estagiários, assumindo o papel deformador. Nesse sentido, com base em Rinaldi et. al. (2009), é que ser formador implica passar de professor a professor de professores, o que provoca o desenvolvimento de uma identidade de segunda ordem, a identidade do formador, daquele que é capaz de ensinar alguém a ensinar. É importante destacar, ainda, com base nas pesquisas de formação de professores, que a prática docente é também orientada pelas crenças e conhecimentos que os professores possuem. De acordo com TANCREDI et. al. (2006):

3 3 (...) conhecimentos, crenças, metas e hipóteses dos professores são elementos fundamentais na determinação do que eles fazem na sala de aula e do porquê o fazem, concepções sobre a matéria que lecionam, conteúdo curricular, alunos e aprendizagem também influenciam sua prática. (ibidem, pág. 3). Neste sentido, podemos afirmar que os professores dispõem de uma base composta por diferentes conhecimentos, que sustentam suas decisões e orientam a sua prática. Conforme esclareceu SHULMAN (1987), a base de conhecimento para o ensino consiste nas compreensões, conhecimentos, habilidades e disposições que são necessários para o professor ensinar. Essa base envolve o conhecimento do conteúdo específico, o conhecimento pedagógico geral e o conhecimento pedagógico do conteúdo. È uma base constantemente desenvolvida através de um processo que SHULMAN (1987) denominou de Raciocínio Pedagógico, um processo ligado ao ato de ensinar, que envolve compreensão, transformação, instrução, avaliação, reflexão, nova compreensão. Ao considerar que a aprendizagem docente é um processo contínuo ao longo da vida, observam-se diferenças nessa base de conhecimento, ao confrontar futuros professores e professores experientes, existindo características próprias a cada fase. TANCREDI et. al. (2006), afirmam, com base em autores como Gonçalves (1995) e Huberman (1995), que o inicio da carreira docente tem sido situado entre o primeiro e o quarto anos de exercício docente. Esses professores iniciantes caracterizam-se pela energia positiva, esperança (...). Mas, simultaneamente, defrontam-se com uma rede de desafios e demandas que costumam ter um grande impacto sobre o desenvolvimento de suas práticas e em suas crenças sobre o como devem atuar (ibidem, pág. 56). È comum que os professores, no inicio da experiência docente, vivenciem o choque de realidade, descrito por Garcia (apud Tancredi et. al., 2006) como momento de transição necessária entre ser estudante e se converter em um professor. Por isso, é importante que esses professores possam ser orientados, apoiados e acompanhados por professores experientes, de forma a permitir uma indução menos traumática em sua prática. O estágio curricular supervisionado pode configurar-se como um espaço para esses primeiros contatos com a realidade da sala de aula. Sendo assim, e objetivando melhorar a formação inicial dos futuros professores dos anos iniciais do ensino fundamental, o curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), oferecido na modalidade a distância, desenvolve um Programa de Estágio Supervisionado, em que um professor experiente recebe um ou alguns alunos-estagiários. O programa tem com o propósito de aproximar da universidade as escolas e professores que

4 4 recebem o estagiário em suas salas de aula, como alternativa para minimizar as dificuldades ou limitações que um curso na modalidade á distância impõe ao acompanhamento estreito das atividades de estágio e prática de ensino pelos professores da universidade. Para isso, esse professor da escola recebe formação específica para agir como um supervisor de estágio, o que se justifica, tendo em vista que a modalidade implica a distância física e temporal entre o professor universitário da disciplina de estágio supervisionado e alunos, a mediação das tecnologias da informação e a dispersão dos alunos em diferentes polos de apoio presencial. Esse professor experiente é chamado de professor- tutor- regente. Segundo Oliveira et. al. (2010), esse trabalho possui em sua gênese o desafio de construir parcerias entre uma universidade pública e escolas públicas, numa perspectiva de colaboração entre as instituições. Assim, este professor-tutor-regente é um professor experiente que possui uma base de conhecimento mais ampla e sólida e que, conforme características apontadas pela literatura, ensinam de modo responsivo ao contexto, levando em conta as respostas dos alunos às diversas atividades propostas e são mais capazes de implementar alterações em suas ações em resposta a dicas do ambiente e necessidades dos alunos (TANCREDI et al., 2006). Visando à formação adequada para desenvolver essa função, o professor-tutor-regente frequenta um curso de extensão, com objetivo de promover seu desenvolvimento profissional como supervisor e sua identidade de formador. Esse curso é oferecido pela UFSCar e mediatizado pelas tecnologias da informação, através do ambiente virtual de aprendizagem, realizado em dois módulos formativos: o inicial e o continuado que são conduzidos por especialistas da universidade. No módulo inicial, o professor-tutor-regente recebe uma formação introdutória para iniciar sua função, preparando-o para receber o estagiário. Já durante o período de estágio, este professor-tutor-regente também recebe uma formação continuada, na qual suas ações em relação ao estagiário são acompanhadas. Entre as funções do professor-tutor-regente, pode-se destacar, com base em Oliveira et. al. (2010), o acompanhamento dos estagiários nas primeiras inserções profissionais e nas atividades realizadas em sala de aula, bem como o aconselhamento e orientação na realização de atividades previstas nas disciplinas de Estágio Supervisionado e de outras, localizando e sugerindo materiais, orientando suas práticas e a construção de soluções para os problemas pedagógicos escolares. Dessa forma, percebemos que a ação do professor-tutor-regente desenvolve-se frente à orientação e aconselhamento do aluno-estagiário, futuro professor.

5 5 Neste sentido, é correto afirmar que os professores-tutores-regentes também estarão se desenvolvendo e aprendendo durante esse processo, seja pelo curso de extensão, ou pelo próprio contato e orientação com os alunos-estagiários, construindo uma identidade de formador. Por isso, é importante identificar, caracterizar e compreender as aprendizagens posteriores, para analisar a base de conhecimento da docência e a própria identidade do formador, que é desenvolvida a partir do exercício da função de tutor-regente. A partir dessas ideias coloca-se a seguinte questão de pesquisa: quais aprendizagens relacionadas ao desenvolvimento profissional são reveladas pelos tutores-regentes que participam do Programa de Estágio Curricular do curso de Pedagogia na modalidade EaD? E ainda, que contribuições a função de tutor-regente proporciona ao professor experiente, visando a ampliação de sua base de conhecimento docente e a construção de uma identidade de formador? Sendo assim, a partir do contexto apresentado, busca-se, por meio deste trabalho, atingir o seguinte objetivo geral: Investigar as aprendizagens docentes dos tutores-regentes e a construção da identidade profissional do formador a partir da sua participação no programa de estágio supervisionado e nos processos formativos voltados para essa atividade. Tem-se como objetivos específicos: Analisar e compreender as contribuições do programa estágio-supervisionado para a base do conhecimento dos professores-tutores-regentes. Identificar as aprendizagens dos docentes e caracterizar a importância das mesmas para o processo de desenvolvimento da docência a partir da perspectiva de professores experientes. Apontar os elementos que poderiam compor a base de conhecimento dos formadores. Compreender as contribuições do referido programa estágio supervisionado para a construção de uma identidade do formador. METODOLOGIA e PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Esta pesquisa, de natureza descritivo-analítica, será de caráter qualitativo, pautado no referencial teórico sobre a formação de professores, o qual considera que a aprendizagem da docência e o processo de tornar-se professor estão embasados em diversas experiências.

6 6 Este estudo será dividido em três momentos principais. No primeiro momento, o perfil das professoras experientes será analisado a partir de suas respostas a um questionário destinado a todas as participantes do Projeto de Estágio Supervisionado na Modalidade EaD. Em seguida, os dados serão tabulados de modo a se traçar os diferentes perfis que caracterizam esses profissionais, como por exemplo, professor experiente com estagiários que freqüentam a segunda licenciatura e possuem experiência docente, ou ainda, professor experiente que recebe um estagiário que não possui nenhuma experiência docente, entre outros possíveis perfis 1. Num segundo momento, de posse dos perfis, será selecionado um representante de cada perfil para a realização de entrevistas individuais estruturadas. O objetivo dessas entrevistas é coletar os dados em relação ás contribuições ou dificuldades encontradas com a participação no Programa de Estágio Supervisionado e na atuação como professor-tutorregente. A intenção nessa etapa é compreender, a partir da visão das professoras experientes atuantes como tutoras-regentes, suas aprendizagens ao longo do processo de participação no Programa. Por fim, será realizada uma sistematização dos dados coletados, relacionando-os com o referencial teórico sobre formação de professores e desenvolvimento docente bem como, sobre a formação de formadores considerado na pesquisa. Com esta pesquisa, acreditamos encontrar informações que esclareçam a construção de uma identidade do formador e caracterizem sua base de conhecimento. Vale ressaltar que o questionário que será utilizado na pesquisa já está elaborado e deve ser aplicado após passar pela fase de pré-teste. O questionário apresenta três blocos distintos. O primeiro com questões de caracterização pessoal e profissional, o segundo com questões sobre a experiência e perspectiva em relação ao estágio supervisionado, e por fim, um grupo de questões que envolvem á vivência do professor como tutor-regente focando as aprendizagens conquistadas. Referências ALMEIDA, M. E. B. Educação, ambientes virtuais e interatividade. In: SILVA, M. (Org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, p Conforme pesquisa dos perfis dos alunos de graduação da UAB-UFSCar, cerca de 61% estão cursando uma segunda graduação.

7 7 BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNP/CP nº 1/2002. Institui as Diretrizes Nacionais para Formação de Professores Diários Oficial. Brasília- DF KNOWLES, J. G.; COLE, A. L.; PRESSWORD, C. S. Through preservice teachers' eyes: exploring field experiences through narrative and inquiry. New York: Macmillan College Publishing Company, MARCELO GARCIA, C. Pesquisa sobre a formação de professores. Revista Brasileira de Educação, n. 9, p , 1998 MIZUKAMI, M. G. N. et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EDUFSCar, MORAN, J. M. Contribuições para uma pedagogia da educação online. In: SILVA, M. (Org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, p OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato, e MONTEIRO, Maria Iolanda. O estágio supervisionado do curso de pedagogia da EaD: desafios para a formação docente. Artigo resumido in: VII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a distância. Anais- ESUD Cuiabá- MT Brasil nov PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, RINALDI, R. P; DAL-FORNO J.P.; REALI, A.M.M.R. Programa de desenvolvimento profissional online para formadores em inicio de carreira na educação básica. 32 reunião anual da ANPED (Associação Nacional Pesquisa em Educação), Disponível em acessado em 02/10/2011. RINALDI, R. P. Desenvolvimento profissional de formadores em exercício: contribuições de um programa online. Tese de doutoramento, UFSCar: 2009 RODGERS, C. Defining Reflection: Another Look at John Dewey and Reflective Thinking. Teachers College Record. Vol. 104, N. 4, June P SANTOS, E. O. Articulação de saberes na EAD online: por uma rede interdisciplinar e interativa de conhecimentos em ambientes virtuais de aprendizagem. In: SILVA, M. (Org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, p SHULMAN, L. S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Revista de currículum y formación del profesorado, Vol. 9, N. 2, SCHÖN, D. Educating the reflective practioner. New York; Jossey-Bass: Teachers College Press, 1987.

8 8 TANCREDI, R.M.S.P.; REALI, A.M.M.R; MIZUKAMI, M.G.N. Programas de Mentoria para professores das séries iniciais: implementando e avaliando um contínuo de aprendizagem docente. PPGE/UFSCar, p. (Relatório de Pesquisa 1).

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO. Código: EST-II Carga Horária: 72h Créditos: 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO. Código: EST-II Carga Horária: 72h Créditos: 5 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais

Indicadores de desenvolvimento profissional da docência de professores de música do Ensino Fundamental

Indicadores de desenvolvimento profissional da docência de professores de música do Ensino Fundamental 1 Indicadores de desenvolvimento profissional da docência de professores de música do Ensino Fundamental Nome: Daniela Dotto Machado Orientador(a) Prof(a). Dr(a): Aline Medeiros R. Reali Doutorado em Educação

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Profª Isabel de O. e S. Monguilhott Profª Maria Izabel de Bortoli Hentz Profª Nelita Bortolotto

ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Profª Isabel de O. e S. Monguilhott Profª Maria Izabel de Bortoli Hentz Profª Nelita Bortolotto ESTÁGIO SUPERVISIONADO Profª Isabel de O. e S. Monguilhott Profª Maria Izabel de Bortoli Hentz Profª Nelita Bortolotto OBJETIVOS [...] formar o docente, como profissional reflexivo, capaz de compreender

Leia mais

Aprendizagens docentes e desenvolvimento profissional: contribuições de experiências formativas desenvolvidas pela UFSCar

Aprendizagens docentes e desenvolvimento profissional: contribuições de experiências formativas desenvolvidas pela UFSCar Aprendizagens docentes e desenvolvimento profissional: contribuições de experiências formativas desenvolvidas pela UFSCar Introdução: Conhecendo alguns programas de formação docente. A formação docente,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO EM FOCO NO PERCURSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO EM FOCO NO PERCURSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA PROJETO DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO EM FOCO NO PERCURSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA Maria de Fátima Pereira Carvalho - UNEB, SME, NEPE Sandra Alves de Oliveira UNEB, CMAJO, NEPE Resumo

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais

A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FOCO DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID

A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FOCO DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FOCO DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID Graziela Escandiel de Lima Professora Doutora - Departamento de Metodologia do Ensino/UFSM Coordenadora de

Leia mais

Parecer Criação: RESOLUÇÃO Nº257/CONSEA

Parecer Criação: RESOLUÇÃO Nº257/CONSEA Parecer Criação: RESOLUÇÃO Nº257/CONSEA-03.01.2010 EMENTA DE DISCIPLINAS DISCIPLINA: Estágios Supervisionado - Créditos: 5 CH: 100 PRÉ REQUISITO: PEG 30061 e PEG 30065 Ementa: Os estágios que compõem a

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 5º semestre

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 5º semestre EIXO TECNOLÓGICO: Ensino Superior Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU:( )integrado( )subsequente( ) concomitante ( ) bacharelado( x )licenciatura( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MÚSICA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MÚSICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MÚSICA Anne Charlyenne Saraiva Campos (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - anne.saraiva@hotmail.com) INTRODUÇÃO Este trabalho apresenta um recorte

Leia mais

DOCÊNCIA VIRTUAL EM EDUCAÇÃO MUSICAL: PARTICULARIDADES DOS SABERES E COMPETÊNCIAS DOCENTES

DOCÊNCIA VIRTUAL EM EDUCAÇÃO MUSICAL: PARTICULARIDADES DOS SABERES E COMPETÊNCIAS DOCENTES DOCÊNCIA VIRTUAL EM EDUCAÇÃO MUSICAL: PARTICULARIDADES DOS SABERES E COMPETÊNCIAS DOCENTES Nome André Garcia Corrêa Orientador Prof. Dr. Daniel Mill Mestrado Linha de Pesquisa Formação de Professores e

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSOS DE LICENCIATURAS PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2017.2 5º. PERÍODO Diálogos com a Escola-Campo I / Prática Pedagógica V Observação do Campo de Estágio (com

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA VIGENTE (2012) 4.7 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA UENP/CP CAPITULO I

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA VIGENTE (2012) 4.7 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA UENP/CP CAPITULO I PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA VIGENTE (2012) 4.7 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA UENP/CP CAPITULO I Disposições Preliminares Art.1º- Este regulamento normatiza os

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes R E S O L U Ç Ã O N.º 022/2010 CI / CCH CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro, no dia 31/03/2010. João Carlos Zanin, Secretário Aprova o Projeto Pedagógico

Leia mais

FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: VIVÊNCIAS EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES NO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA/EAD.

FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: VIVÊNCIAS EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES NO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA/EAD. Anais Expoulbra 20 22 Outubro 2015 Canoas, RS, Brasil FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: VIVÊNCIAS EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES NO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA/EAD. Ana J. Acosta (ULBRA) Bianca D. C. Goulart

Leia mais

Palavras-Chave: Prática Formativa. Desenvolvimento Profissional. Pibid.

Palavras-Chave: Prática Formativa. Desenvolvimento Profissional. Pibid. O SUBPROJETO DO CURSO DE PEDAGOGIA NO PIBID/ CAPES/UFAC COMO PRÁTICA FORMATIVA E SUAS REPERCUSSÕES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: APROXIMAÇÕES INICIAIS Lúcia de Fátima Melo Universidade Federal

Leia mais

O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DOCENTE. CARDOZO, Luciana Pereira 1. PINTO, Dra. Maria das Graças C. S. M. G. 2

O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DOCENTE. CARDOZO, Luciana Pereira 1. PINTO, Dra. Maria das Graças C. S. M. G. 2 O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DOCENTE CARDOZO, Luciana Pereira 1 PINTO, Dra. Maria das Graças C. S. M. G. 2 1 Professora da rede pública municipal de Rio Grande/RS; mestranda PPGE/FAE;

Leia mais

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MANUAL DE ESTÁGIO NA MODALIDADE EAD INTRODUÇÃO MARCOS REFERENCIAIS DA POLÍTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CEUNI

Leia mais

O PAPEL DO TUTOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NA UFPB VIRTUAL

O PAPEL DO TUTOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NA UFPB VIRTUAL O PAPEL DO TUTOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NA UFPB VIRTUAL Ana Klyvia Ferreira Rodrigues (1); (2) Orientadora: Carolina Soares Ramos Universidade Estadual da Paraíba; anaklyviaferreirarodriguesk3@gmail.com,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS DE PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS DE PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS DE PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Natalia Zulmira Massuquetti de Oliveira Universidade Estadual Paulista (Unesp - Rio Claro - SP) natys_274@hotmail.com

Leia mais

APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA: QUE CONHECIMENTOS O PROFESSOR PRECISA TER PARA ATUAR EM CRECHES?

APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA: QUE CONHECIMENTOS O PROFESSOR PRECISA TER PARA ATUAR EM CRECHES? 1 APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA: QUE CONHECIMENTOS O PROFESSOR PRECISA TER PARA ATUAR EM CRECHES? Monique Aparecida Voltarelli Profa. Dra. Maria Iolanda Monteiro Mestrado Formação de professores

Leia mais

DICOTOMIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA? O PAPEL DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE

DICOTOMIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA? O PAPEL DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE DICOTOMIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA? O PAPEL DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE Autor: Lucila Ruiz Garcia; Orientadora: Profa. Dra. Nádia Maria Bádue Freire Universidad de La Empresa UDE e-mail: gfabeyro@ude.edu.uy

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ISBN 978-85-7846-516-2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Letícia Alves E-mail: alvesleti@hotmail.com Natália Sotoriva

Leia mais

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA. PORTARIA NORMATIVA 3, de 18 de fevereiro de 2010.

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA. PORTARIA NORMATIVA 3, de 18 de fevereiro de 2010. FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA PORTARIA NORMATIVA 3, de 18 de fevereiro de 2010. Institui as orientações e as atividades aprovadas para a realização da carga horária de Estágio Supervisionado

Leia mais

COMPREENSÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS APOIADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

COMPREENSÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS APOIADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL XII SALÃO DE ENSINO DA UFRGS III SALÃO EDUFRGS COMPREENSÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS APOIADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS Gerson Luiz Millan Orientadora: Profª.

Leia mais

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO REGULAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ENSINO/ ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - MODALIDADE A DISTÂNCIA

Leia mais

ESTÁGIO DOCENTE SUPERVISIONADO III PROF. CAIO VASCONCELOS PINHEIRO DA COSTA O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS

ESTÁGIO DOCENTE SUPERVISIONADO III PROF. CAIO VASCONCELOS PINHEIRO DA COSTA O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS ESTÁGIO DOCENTE SUPERVISIONADO III 2016.2 PROF. CAIO VASCONCELOS PINHEIRO DA COSTA O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS 1. PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO IFRN 1.1 O ESTÁGIO SUPERVISIONADO De acordo com o Parecer

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FABIANA VIGO AZEVEDO BORGES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FABIANA VIGO AZEVEDO BORGES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FABIANA VIGO AZEVEDO BORGES Professor-tutor-regente: base de conhecimento e aprendizagens

Leia mais

Eixo: 3 - Ciências Agrárias RESUMO

Eixo: 3 - Ciências Agrárias RESUMO O papel do monitor- educador nos cursos de Licenciatura da Esalq: um relato de experiência Francynês da Conceição Oliveira Macedo, Débora Gomes Ruiz e Vânia Galindo Massabni Universidade de São Paulo,

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA NO ESTADO DE SÃO PAULO: REFLEXÃO SOBRE O ESTÁGIO E PRÁTICAS DE ENSINO i

CURSO DE PEDAGOGIA NO ESTADO DE SÃO PAULO: REFLEXÃO SOBRE O ESTÁGIO E PRÁTICAS DE ENSINO i 1 CURSO DE PEDAGOGIA NO ESTADO DE SÃO PAULO: REFLEXÃO SOBRE O ESTÁGIO E PRÁTICAS DE ENSINO i LIMA, Vanda Moreira Machado Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP- Presidente Prudente, SP Este artigo apresenta

Leia mais

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE 1 CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE Joana D`arc Anselmo da Silva Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, bolsista PIBID Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, joanadarc945@gmail.com

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSOS DE LICENCIATURAS PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2017.2 5º. PERÍODO Diálogos com a Escola-Campo I / Prática Pedagógica V Observação do Campo de Estágio (com

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA UAB: O ACOMPANHAMENTO DO TUTOR

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA UAB: O ACOMPANHAMENTO DO TUTOR FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA UAB: O ACOMPANHAMENTO DO TUTOR Thaís Philipsen Grützmann Universidade Federal de Pelotas Rita de Cássia de Souza Soares Ramos Universidade Federal de

Leia mais

A REFLEXÃO COMO NÚCLEO ESSENCIAL DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A REFLEXÃO COMO NÚCLEO ESSENCIAL DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A REFLEXÃO COMO NÚCLEO ESSENCIAL DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Doutoranda: Erika Barroso Dauanny Orientadora: Selma Garrido Pimenta GEPEFE/FEUSP: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores

Leia mais

Palavras-chave: Formação e Profissionalização docente; Estado da arte; ANPEd

Palavras-chave: Formação e Profissionalização docente; Estado da arte; ANPEd A FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO NO GRUPO DE TRABALHO 4 DIDÁTICA DA ANPED ENTRE 2002 E 2013 Belarmina Vilela Cruvinel Camila Alberto Vicente de Oliveira Universidade Federal de Goiás

Leia mais

CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA ENTRE DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR: A EDUCAÇÃO FÍSICA EM QUESTÃO

CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA ENTRE DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR: A EDUCAÇÃO FÍSICA EM QUESTÃO 1 CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA ENTRE DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR: A EDUCAÇÃO FÍSICA EM QUESTÃO Danielle Batista Mestranda em Educação Universidade Federal de Mato Grosso Bolsista Capes Profº. Dr.

Leia mais

OS DESAFIOS DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA OFERECIDO PELA PLATAFORMA FREIRE, NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DA LAPA BA

OS DESAFIOS DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA OFERECIDO PELA PLATAFORMA FREIRE, NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DA LAPA BA 03137 OS DESAFIOS DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA OFERECIDO PELA PLATAFORMA FREIRE, NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DA LAPA BA RESUMO Isaura Francisco de Oliveira UNEB- Professora

Leia mais

Palavras-chave: Desenvolvimento profissional; Pesquisa em Educação; Formação Docente.

Palavras-chave: Desenvolvimento profissional; Pesquisa em Educação; Formação Docente. PESQUISA E FORMAÇÃO DOCENTE: NARRATIVAS DE PARTICIPANTES DO PROJETO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID. Jumara Seraphim Pedruzzi

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS VIII SEMLICA Campus IV/UEPB Catolé do Rocha PB - 07 a 10 de novembro de 2017 CADERNO VERDE DE AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - ISSN 2358-2367 (http://www.gvaa.com.br/revista/index.php/cvads)

Leia mais

SABERES REVELADOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: contribuições de um Programa de Bolsas de Iniciação à Docência

SABERES REVELADOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: contribuições de um Programa de Bolsas de Iniciação à Docência SABERES REVELADOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: contribuições de um Programa de Bolsas de Iniciação à Docência RESUMO Roger Eduardo Silva Santos 1 Esta pesquisa tem

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Jéssica Targino Muniz, IFRN/Campus Santa Cruz, jessica.tar@hotmail.com Josefa Cristiane Pontes da Cruz, IFRN/Campus

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Química FORMA/GRAU:( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (X) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: (X) Presencial

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS-LIBRAS MODALIDADE A DISTÂNCIA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS-LIBRAS MODALIDADE A DISTÂNCIA PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS-LIBRAS MODALIDADE A DISTÂNCIA PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Estágio Supervisionado CARGA HORÁRIA:

Leia mais

I FÓRUM DE LICENCIATURAS DA UESPI REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA. Profª Dra. Emanoela Moreira Maciel

I FÓRUM DE LICENCIATURAS DA UESPI REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA. Profª Dra. Emanoela Moreira Maciel I FÓRUM DE LICENCIATURAS DA UESPI REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA Profª Dra. Emanoela Moreira Maciel Estágio supervisionado Espaço de formação Desenvolvimento de habilidades necessárias

Leia mais

FORMAÇÃO DE TUTORES REGENTES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA: POSSIBILIDADES PARA A MODALIDADE NA EAD.

FORMAÇÃO DE TUTORES REGENTES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA: POSSIBILIDADES PARA A MODALIDADE NA EAD. FORMAÇÃO DE TUTORES REGENTES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA: POSSIBILIDADES PARA A MODALIDADE NA EAD. Patricia Maria FRAGELLI UFSCar Universidade Federal de São Carlos Eixo Temático: Educação

Leia mais

PRODOCÊNCIA UEPB: PROFISSÃO DOCENTE, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

PRODOCÊNCIA UEPB: PROFISSÃO DOCENTE, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA PRODOCÊNCIA UEPB: PROFISSÃO DOCENTE, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA 1. INTRODUÇÃO Morgana Lígia de Farias Freire E-mail: morgana.ligia@bol.com.br Paula Almeida de Castro E-mail: paulacastro@uepb.edu.br

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA UFCSPA ANO V 2014 I. Curso de Ambientação Acadêmica Público: professores recém ingressantes Periodicidade: semestral Datas: 1º semestre: março (11, 13,

Leia mais

SKYPE: FERRAMENTA PEDAGÓGICA USADA COMO APRENDIZAGEM COLABORATIVA NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS

SKYPE: FERRAMENTA PEDAGÓGICA USADA COMO APRENDIZAGEM COLABORATIVA NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS SKYPE: FERRAMENTA PEDAGÓGICA USADA COMO APRENDIZAGEM COLABORATIVA NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS Antoneli da Silva Ramos Priscilla Campiolo Manesco Paixão Rebecca Manesco Paixão INTRODUÇÃO TEORIA/PRÁTICA

Leia mais

FACULDADE DE FLORIANO - FA ESF ESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR FAESF. Março 2018

FACULDADE DE FLORIANO - FA ESF ESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR FAESF. Março 2018 1 FACULDADE DE FLORIANO - FA ESF ESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR FAESF Março 2018 2 1. Introdução A Educação a Distância EAD, é uma modalidade que proporciona a milhares de pessoas, no mundo todo,

Leia mais

UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O FUTURO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS.

UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O FUTURO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS. UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O FUTURO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS. Modalidade: Ensino, Pesquisa, Extensão; Nível: Superior; Área: Ciências Agrárias,

Leia mais

Desenvolvimento. profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais

Desenvolvimento. profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais Desenvolvimento profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais AUTORAS: Ketiuce Ferreira Silva Pitágoras ketiuce@yahoo.com.br Martha Maria Prata-Linhares UFTM martha.prata@gmail.com

Leia mais

O ESTÁGIO DOCENTE NA POS-GRADUAÇÃO ESPAÇO OU LUGAR DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO?

O ESTÁGIO DOCENTE NA POS-GRADUAÇÃO ESPAÇO OU LUGAR DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO? O ESTÁGIO DOCENTE NA POS-GRADUAÇÃO ESPAÇO OU LUGAR DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO? Giovanna Ofretorio de Oliveira Martin Franchi Introdução O presente trabalho inserido na temática formação docente

Leia mais

Didática e Formação de Professores: provocações. Bernardete A. Gatti Fundação Carlos Chagas

Didática e Formação de Professores: provocações. Bernardete A. Gatti Fundação Carlos Chagas Didática e Formação de Professores: provocações Bernardete A. Gatti Fundação Carlos Chagas Vivemos tensões nas propostas e concretizações da formação inicial de professores, com padrões culturais formativos

Leia mais

A avaliação da aprendizagem no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina: um olhar sobre a formação discente

A avaliação da aprendizagem no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina: um olhar sobre a formação discente A avaliação da aprendizagem no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina: um olhar sobre a formação discente Resumo: Jocimara Aparecida de Jesus 1 Dirce Aparecida Foletto de Moraes 2 Este

Leia mais

ANEXO V REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ANEXO V REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS ANEXO V REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE. Diretrizes para as Disciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE. Diretrizes para as Disciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica PRÓ- REITORIA DE PÓS - GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE Diretrizes para as Disciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino

Leia mais

Maria Helena Guimarães de Castro Outubro Política Nacional de Formação de Professores

Maria Helena Guimarães de Castro Outubro Política Nacional de Formação de Professores Maria Helena Guimarães de Castro Outubro 2017 Política Nacional de Formação de Professores PREMISSAS A QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS DEPENDE DA QUALIDADE DO TRABALHO DO PROFESSOR Evidências mostram que,

Leia mais

ANEXO I REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO TÍTULO I DAS FINALIDADES

ANEXO I REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO TÍTULO I DAS FINALIDADES ANEXO I REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Regulamenta o Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Sorocaba UNISO. TÍTULO I DAS FINALIDADES Art.1º. O

Leia mais

Coordenadoria Institucional de Projetos Especiais (CIPE) Secretaria de Educação a Distância (SEAD) LICENCIATURA EM GEOGRAFIA (PAR/UAB) PLANO DE CURSO

Coordenadoria Institucional de Projetos Especiais (CIPE) Secretaria de Educação a Distância (SEAD) LICENCIATURA EM GEOGRAFIA (PAR/UAB) PLANO DE CURSO Disciplina: Estágio Supervisionado I Professor: Sérgio Ricardo da Costa Simplicio Carga Horária Total: 150 h Ano: 2013.1 I EMENTA PLANO DE CURSO Ementa: Diagnóstico sócio-pedagógico da realidade da escola

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: QUESTÕES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EAD

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: QUESTÕES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EAD ESTÁGIO SUPERVISIONADO: QUESTÕES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EAD Profª Drª Gianine Maria de Souza Pierro /UERJ O foco deste trabalho é o debate quanto às questões e os desafios que provocam

Leia mais

APRENDIZAGENS DOCENTES A PARTIR DA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

APRENDIZAGENS DOCENTES A PARTIR DA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. APRENDIZAGENS DOCENTES A PARTIR DA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Fabiana Vigo Azevedo Borges (UFSCar fabianavigo@hotmail.com) Aline Maria Medeiros Reali (UFSCar- alinereali@gmail.com) Grupo Temático

Leia mais

4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem

4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO DE ENFERMAGEM I 4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO Lei 6494/77 regulamentada pelo

Leia mais

MATEMÁTICA, AGROPECUÁRIA E SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES. Palavras-chave: Matemática; Agropecuária; Interdisciplinaridade; Caderno Temático.

MATEMÁTICA, AGROPECUÁRIA E SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES. Palavras-chave: Matemática; Agropecuária; Interdisciplinaridade; Caderno Temático. MATEMÁTICA, AGROPECUÁRIA E SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES Josislei de Passos Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Câmpus Rio Pomba. josisleipassos@gmail.com

Leia mais

PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: Oportunidade de formação aos funcionários da educação pública

PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: Oportunidade de formação aos funcionários da educação pública PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: Oportunidade de formação aos funcionários da educação pública Ana Lúcia dos Santos 1 Daniela Cherobini Cargnelutti 2 Carla Cristiane Costa 3 Resumo: Este trabalho tem como objetivo

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

DIRETRIZES PARA A DISCIPLINA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA

DIRETRIZES PARA A DISCIPLINA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ UNIFAP PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD COORDENADORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COEG COLEGIADO DO CURSO DE GEOGRAFIA DIRETRIZES PARA A DISCIPLINA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS LICENCIATURA PLENA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS LICENCIATURA PLENA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS LICENCIATURA PLENA RESOLUÇÃO Nº 02/2012 Aprova o Regulamento do Estágio

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS JOSÉ RIBEIRO FILHO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS JOSÉ RIBEIRO FILHO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS JOSÉ RIBEIRO FILHO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA REGIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR/SUPERVISIONADO

Leia mais

Diagnóstico eixo temático Gestão Educacional: CORPO DOCENTE DA EAD: DOCENTES E TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Diagnóstico eixo temático Gestão Educacional: CORPO DOCENTE DA EAD: DOCENTES E TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Diagnóstico eixo temático Gestão Educacional: CORPO DOCENTE DA EAD: DOCENTES E TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Organização e Gestão de Pessoal Na UNIPAMPA, os profissionais que atuam nos cursos a distância

Leia mais

PIBID FURG E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS

PIBID FURG E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS 1 PIBID FURG E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS Liane Orcelli Marques Suzane da Rocha Vieira Gonçalves Resumo: O presente trabalho discute a formação inicial de professores no curso de Pedagogia

Leia mais

A prática como componente curricular na licenciatura em física da Universidade Estadual de Ponta Grossa

A prática como componente curricular na licenciatura em física da Universidade Estadual de Ponta Grossa A prática como componente curricular na licenciatura em física da Universidade Estadual de Ponta Grossa Da Silva, Silvio Luiz Rutz 1 ; Brinatti, André Maurício 2 ; De Andrade, André Vitor Chaves 3 & Da

Leia mais

A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES

A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES Luciana Silva Nascimento Estudante do Curso de Pedagogia Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão UFMA. E-mail: luciana.ns@uol.com.br

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras Rio de Janeiro Julho/2013 Atualizado em Novembro/2016 1 SUMÁRIO 1. Apresentação... 3 2. Definição... 3 3. Objetivos do

Leia mais

Estágio I - Introdução

Estágio I - Introdução PROGRAMA DE DISCIPLINA Estágio I - Introdução CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO Departamento de Artes / Centro de Ciências Humanas Disciplina: Estágio I - Introdução Código:5841-3 Créditos: 01 Carga horária:

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 034/ CEPE DE 23 de Agosto de 2006.

RESOLUÇÃO Nº 034/ CEPE DE 23 de Agosto de 2006. RESOLUÇÃO Nº 034/2006 - CEPE DE 23 de Agosto de 2006. APROVA A ALTERAÇÃO DA RESOLUÇÃO CEPE N.º 003- A/2003 NORMAS DE ESTÁGIO. O Reitor da Universidade Castelo Branco, usando de suas atribuições legais

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAPITULO I - DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAPITULO I - DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Dispõe sobre o Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Capivari.

Leia mais

A CONCEPÇÃO DE ENSINO ELABORADA PELOS ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS

A CONCEPÇÃO DE ENSINO ELABORADA PELOS ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS A CONCEPÇÃO DE ENSINO ELABORADA PELOS ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS Osmar Mackeivicz Introdução Para Veiga (2006) o ensino constitui tarefa básica do processo didático e corresponde a diversas dimensões

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo para

Leia mais

A FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

A FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO A FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO Regina Célia Cola Rodrigues Mestranda em Educação: Currículo PUC/SP Profª Drª Neide de Aquino Noffs Professora Orientadora da Pesquisa Resumo O presente

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL-PROFISSIONAL DE DOCENTES SUPERVISORES

CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL-PROFISSIONAL DE DOCENTES SUPERVISORES CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL-PROFISSIONAL DE DOCENTES SUPERVISORES Introdução Lourenilson Leal de Sousa (USP) Pensarmos sobre as reais condições as quais o futuro

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO EM QUESTÃO NO ÂMBITO DO PIBID

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO EM QUESTÃO NO ÂMBITO DO PIBID FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO EM QUESTÃO NO ÂMBITO DO PIBID Resumo: Ângela Helena Bona Josefi Professora do Departamento de Pedagogia; Coordenadora de área

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR NA EAD: PROPOSTAS DE PLANEJAMENTO

ESTÁGIO CURRICULAR NA EAD: PROPOSTAS DE PLANEJAMENTO 1 ESTÁGIO CURRICULAR NA EAD: PROPOSTAS DE PLANEJAMENTO Recife PE- Abril 2013 Ivanda Maria Martins Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE/UAEADTec martins.ivanda@gmail.com Ana Paula Teixeira

Leia mais

O ensino de Didática na formação de professores. Giseli Barreto da Cruz Cecília Silvano Batalha Talita da Silva Campelo

O ensino de Didática na formação de professores. Giseli Barreto da Cruz Cecília Silvano Batalha Talita da Silva Campelo O ensino de Didática na formação de professores Giseli Barreto da Cruz Cecília Silvano Batalha Talita da Silva Campelo Pesquisa: A Didática e o aprendizado da docência no processo de constituição identitária

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR PÓS GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR Arapiraca - AL 2018 1 1- APRESENTAÇÃO Este Manual de Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

IDENTIDADE E SABERES DOCENTES: O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA

IDENTIDADE E SABERES DOCENTES: O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA IDENTIDADE E SABERES DOCENTES: O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA Marilete Terezinha Marqueti de Araujo Universidade Federal do Paraná UFPR Resumo: O presente artigo apresenta o estudo exploratório inicial,

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE INTEGRAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS CONCEITUAIS INOVADORAS RESUMO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE INTEGRAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS CONCEITUAIS INOVADORAS RESUMO 1 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE INTEGRAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS CONCEITUAIS INOVADORAS Roselene Ferreira Sousa Universidade Federal do Ceará UFC Professora de Educação Básica Francisco Marcôncio

Leia mais

ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: ESTÁGIO COMO ESTRATÉGIA. Palavras chave: formação de professores, séries iniciais, estágio

ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: ESTÁGIO COMO ESTRATÉGIA. Palavras chave: formação de professores, séries iniciais, estágio 1 Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Pós Graduação em Educação Autor: Deborah Dias Anastácio Co-autor: Daniela Patti do Amaral Eixo temático: 1. Didática e Prática de Ensino na relação

Leia mais

PRÁTICAS DOCENTES DE TUTORIA VIRTUAL E ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POTENCIALIDADES DE FEEDBACKS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÁTICAS DOCENTES DE TUTORIA VIRTUAL E ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POTENCIALIDADES DE FEEDBACKS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÁTICAS DOCENTES DE TUTORIA VIRTUAL E ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POTENCIALIDADES DE FEEDBACKS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES Aline Sommerhalder Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS SUPERIORES DE LICENCIATURA

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS SUPERIORES DE LICENCIATURA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS SUPERIORES DE LICENCIATURA Normatiza a realização dos estágios supervisionados previstos nas Matrizes Curriculares dos Cursos Superiores de Licenciatura

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Curso de Pedagogia Linha de Pesquisa: Educação a Distância Professora Proponente: Daiane Grassi - daiane@saojudastadeu.edu.br. 1. IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

CONSELHO DE GRADUAÇÃO. Resolução CoG nº. 181, de 18 de setembro de 2018

CONSELHO DE GRADUAÇÃO. Resolução CoG nº. 181, de 18 de setembro de 2018 CONSELHO DE GRADUAÇÃO Resolução CoG nº. 181, de 18 de setembro de 2018 Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Licenciaturas da UFSCar. O Conselho de Graduação da Universidade Federal

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO DE UM NÚCLEO DE ESTÁGIOS EAD: ARTICULAÇÃO DE QUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE A DISTÂNCIA

A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO DE UM NÚCLEO DE ESTÁGIOS EAD: ARTICULAÇÃO DE QUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE A DISTÂNCIA A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO DE UM NÚCLEO DE ESTÁGIOS EAD: ARTICULAÇÃO DE QUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE A DISTÂNCIA São Paulo/SP Maio/2016 Julia de Cassia Pereira do Nascimento - Universidade Cruzeiro

Leia mais

ESTUDO DA VIABILIDADE DE CRIAÇÃO DO CURSO DE ENSINO SUPERIOR EM QUÍMICA À DISTÂNCIA

ESTUDO DA VIABILIDADE DE CRIAÇÃO DO CURSO DE ENSINO SUPERIOR EM QUÍMICA À DISTÂNCIA ESTUDO DA VIABILIDADE DE CRIAÇÃO DO CURSO DE ENSINO SUPERIOR EM QUÍMICA À DISTÂNCIA Diego de Farias Lima (1) ; Antônio Fabiano Donato da Silva (2) ; Keila Machado de Medeiros (3) ; Carlos Antônio Pereira

Leia mais

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO COM ALUNOS DO EJA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO COM ALUNOS DO EJA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO COM ALUNOS DO EJA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB Autor: Mônica Daysy Nóbrega de Souza E-mail: monica_daysy@hotmail.com

Leia mais

SABERES REVELADOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: contribuições de um

SABERES REVELADOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: contribuições de um 1 SABERES REVELADOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: contribuições de um Resumo Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Roger Eduardo Silva Santos Prof(a).

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES

MANUAL DE ORIENTAÇÕES MANUAL DE ORIENTAÇÕES ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - LICENCIATURAS SP 2011 APRESENTAÇÃO Este Manual de Estágio Curricular Supervisionado tem o objetivo de possibilitar aos coordenadores, professores-supervisores

Leia mais

Uma Nova Descoberta: Estágio Supervisionado

Uma Nova Descoberta: Estágio Supervisionado Uma Nova Descoberta: Estágio Supervisionado Paula Patrícia Moreira de Freitas 1 (IC), Vera Lúcia Paes 2 * 1 Acadêmica do 6º período do Curso de Pedagogia da UEG/Câmpus Pires do Rio 2 Docente Esp. Do Curso

Leia mais

AUTORES. Julia de Cassia Pereira do Nascimento, UCS, Edda Curi, UCS,

AUTORES. Julia de Cassia Pereira do Nascimento, UCS, Edda Curi, UCS, CONTRIBUIÇÕES DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DISCENTES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA AUTORES Julia de Cassia

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 5º Semestre. Marcelo Éder Lamb Analice Marchezan

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 5º Semestre. Marcelo Éder Lamb Analice Marchezan EIXO TECNOLÓGICO: Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Matemática FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( x ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial (

Leia mais