Você possui hábitos saudáveis e procura visitar o dentista regularmente?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Você possui hábitos saudáveis e procura visitar o dentista regularmente?"

Transcrição

1 Saúde Bucal

2 Higiene Bucal Você possui hábitos saudáveis e procura visitar o dentista regularmente? Se sim, parabéns! Você faz parte de uma pequena parcela da população que não espera o surgimento do incômodo ou até mesmo da dor insuportável para visitar o dentista. Infelizmente, a maior parcela da população responderia negativamente a essas perguntas, seja por uma questão cultural ou por questões financeiras, as pessoas negligenciam nos cuidados com a saúde até que se instale a dor. Quanto mais conhecimento a respeito desse assunto você tiver, mais fácil será atingir o nível de saúde desejado.

3 Placa bacteriana A placa bacteriana ou biofilme é uma camada gelatinosa, incolor ou esbranquiçada, constituída por bactérias e restos alimentares que se depositam sobre a superfície dos dentes. Todos nós temos bactérias em nossa boca. O conjunto de bactérias que se adere à superfície dos dentes para absorver os restos alimentares forma a placa bacteriana. Caso essa placa bacteriana não seja removida mecanicamente durante a escovação, mais bactérias serão incorporadas. Uma vez instalada na superfície dos dentes, as bactérias da placa, eliminam substâncias ácidas capazes de enfraquecer as estruturas dos dentes e de suporte dos dentes, como a gengiva, podendo levar ao aparecimento de doenças como a cárie, a gengivite e a periodontite.

4 Diagnóstico, tratamento e prevenção O cirurgião-dentista é o profissional de saúde bucal capacitado a realizar o correto diagnóstico da placa bacteriana e das doenças provenientes da sua presença. Para isso, existem produtos químicos que auxiliam em sua evidenciação. A sua remoção é realizada por processo mecânico, podendo o tratamento ser complementado com a administração de produtos fluoretados por um período controlado. Portanto a remoção e controle da placa bacteriana é um importante método de prevenção das doenças da boca.? IMPORTANTE Evite o acúmulo de restos de alimentos na boca: escove sempre os dentes após as refeições e utilize o fio dental; Estimule a salivação: beba bastante água e mastigue bem os alimentos durante as refeições. Isso dificulta a formação da placa bacteriana

5 Cárie A cárie é uma doença transmissível, contagiosa e a mais conhecida da população em geral. As pessoas geralmente associam a cárie à dor de dente, o que se sabe muitas vezes não ter fundamento, pois é possível haver dor sem cárie e cárie sem dor. A cárie é a destruição localizada das estruturas dos dentes pelos ácidos provenientes da placa bacteriana. Como ela surge? Os ácidos provenientes da placa bacteriana promovem uma desmineralização das estruturas dos dentes causando um enfraquecimento destas, a continuidade desse processo gera a cavitação (aparecimento de cavidades), popularmente conhecido como buraco no dente ou panelas no dente.

6 Caso não haja a remoção da placa bacteriana, esse processo continua a destruir as estruturas dos dentes e a provocar inflamação na gengiva, causando dor, sangramento e mau-hálito, podendo chegar ao limite da necessidade da remoção do dente. Como o açúcar ajuda no desenvolvimento da cárie? A cárie é considerada uma doença multifatorial, ou seja, depende de múltiplos fatores para aparecer, por exemplo: Falta de acesso ao flúor (ausência de abastecimento de água fluoretada); Falta de controle da placa bacteriana; Secura na boca ou baixa salivação (xerostomia); Consumo frequente e excessivo de alimentos ricos em açúcar.

7 Como prevenir? Melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Com a cárie não é diferente, e a prevenção não é tão difícil assim, veja só: Cuide da higiene bucal: escove os dentes corretamente e com regularidade, usando o fio dental sempre que possível. Visite o dentista com regularidade: o ideal é que as visitas ocorram de 6 em 6 meses. Estas visitas auxiliarão na detecção precoce da cárie, além da remoção da placa bacteriana, principal causador da cárie. Cuide da sua alimentação: diminua os alimentos açucarados e mantenha a saliva da sua boca sempre renovada. Para isso, aumente o consumo de alimentos adstringentes (maça, cenoura crua e etc.) e beba bastante água.

8 Doença periodontal A gengivite e a periodontite são doenças infecciosas que têm como principal causa a placa bacteriana, mas são resultados de diferentes respostas dadas pelo organismo. Já se sabe que, apesar da gengivite ser um quadro infeccioso mais brando que pode evoluir para uma periodontite, isso nem sempre acontece. A principal diferença entre as duas é que a gengivite é uma inflamação localizada nas regiões marginais da gengiva. Normalmente elas se encontram na parte visível do dente. Já a periodontite é uma inflamação provocada pelo acúmulo de placa bacteriana que avança para a região subgengival, mais interna e próxima da parte não visível do dente. Periodontite Gengivite

9 Diagnóstico e tratamento Um dos principais sinais para a identificação de ambas inflamações é a presença de sangramento. Ele pode ocorrer tanto na escovação e utilização do fio dental como de forma espontânea. Outros sinais podem ser encontrados: Existência de placa bacteriana; Retrações, lesões e secreções na gengiva; Alterações sistêmicas (deformações na mucosa da gengiva e nos dentes); Presença de tabagismo; Utilização de medicamentos.

10 O tratamento dessas inflamações deve ser sempre focado na eliminação das causas, não só na minimização dos sintomas, e deve incluir: Remoção e controle da placa bacteriana; Escovação correta; Raspagem e polimento dentários pelo profissional; Monitoramento e controle dos fatores de risco, como: diabetes, gravidez e alterações hormonais. A duração do tratamento varia de acordo com a extensão da inflamação e com suas principais causas. O principal indicador de sucesso no tratamento é a ausência de sangramento. Não desista!

11 Má oclusão Embora os problemas de má oclusão não ganhem tanto destaque nas pesquisas sobre doenças regularmente presentes no Brasil, estima-se que de 10% a 20% dos problemas dessa natureza sejam de origem hereditária. E, portanto, de prevenção reduzida. Os demais casos podem ser creditados aos hábitos inadequados que são repetidos constantemente de maneira consciente ou não, como chupar o dedo, roer as unhas, usar chupetas, etc. Entre esses problemas, encontram-se:

12 Ausência de crescimento (atrofia funcional): identificada normalmente entre os três e os cinco anos de idade, por falta de estímulo mastigatório. A criança é alimentada com excesso de alimentos pastosos e moles. Mordida cruzada: normalmente a arcada superior deve sobrepor a arcada inferior Nesse caso, acontece o contrário, com os dentes inferiores mais salientes. Isso pode ser o resultado da mastigação unilateral (quando se mastiga de um lado para evitar algum desconforto presente do outro), aleitamento artificial (mamadeira) e respiração bucal. Mordida aberta: pode ser identificada por meio de um vão entre a arcada superior e inferior quando a pessoa sorri. Normalmente é provocada por maus hábitos como excessivo de chupeta, o hábito de chupar dedo, ficar descansando a língua entre os dentes e até mesmo respiração bucal.

13 Tratamento Para tratar as más oclusões, são recomendados tratamentos ortodônticos, com a utilização de aparelhos específicos para cada caso, por um período que costuma variar entre seis meses e quarto anos. Apenas em casos de má oclusão, como em respiradores bucais, podem exigir o tratamento com médico otorrinolaringologista e também com o fonoaudiólogo.

14 Fluorose dentária A Fluorose dentária é o aparecimento de manchas na superfície do dente devido à exposição excessiva ao flúor no período de sua formação (germe dentário). Essas manchas, geralmente esbranquiçadas, acometem crianças de 0 a 12 anos. PARA SABER MAIS: A criança pode entrar em contato com esse excesso de flúor de diversas formas: Flúor em teor acima do recomendado no abastecimento público de água; Uso de múltiplas fontes de flúor ao mesmo tempo;

15 Ingestão de creme dental em local com abastecimento de água fluoretada; Ingestão acidental de flúor durante aplicações tópicas (bochechos, por exemplo). O contato excessivo com flúor atrapalha a maturação do esmalte, que se torna poroso e opaco. Prevenção e tratamento A prevenção está em evitar o contato excessivo da criança as mais diversas fontes de flúor e sempre acompanhar os seus hábitos de higiene bucal. O tratamento fica limitado em diminuir o desconforto estético em relação às manchas provocadas por alimentos nas áreas porosas do esmalte. Em casos de fluorose severa, com depressões no esmalte, aspecto corroído e manchas escuras generalizadas (situação em que a própria forma do dente pode ser afetada), poderá ser recomendada a utilização de próteses como coroas ou facetas.

16 Câncer bucal O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). O câncer de lábio é mais frequente em pessoas brancas, e registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior. O câncer em outras regiões da boca acomete principalmente tabagistas e os riscos aumentam quando o tabagista é também alcoólatra.! IMPORTANTE Segundo dados do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (INCA), foram estimados, para o ano de 2014, casos entre homens e casos entre as mulheres.

17 Quais as principais causas? Os principais fatores de risco para o câncer da cavidade oral são:. Tabagismo (cigarro); Etilismo (álcool); Má higiene bucal; Uso de próteses dentárias mal ajustadas; Deficiências imunológicas; Infecções por HPV; Exposição à radiação UVA solar (câncer de lábio).

18 Diagnóstico e tratamento Mais do que qualquer outro problema bucal, o tratamento desse câncer depende do diagnóstico precoce, que pode ser feito em visitas regulares ao dentista quanto pela autoavaliação regular da boca. Dependendo do estado do desenvolvimento do câncer, o tratamento pode envolver bem mais do que cirurgia e radioterapia. Podem ser necessárias a realização de procedimentos cirúrgicos complementares e aplicação de prótese para resgatar as perdas estéticas e funcionais provocadas pela doença.

19 Traumatismo dentários Os traumatismos dentários podem ter diversas origens: acidentes domésticos, violência doméstica, brincadeiras e atividades de lazer que não saem como o esperado e podem ser até mesmo o resultado de acidentes de trânsito mais sérios. Na maioria dos casos, algumas medidas simples podem reduzir as chances de traumas dentários. Utilize equipamentos de segurança (cinto de segurança ao dirigir, capacetes ao andar de moto, bicicleta ou skate, por exemplo); ƒnão utilize os dentes como ferramenta para abrir embalagens ou potes, cortar ou segurar objetos.

20 O que fazer? No caso de traumatismo dentário, todo esforço realizado deve reduzir o tempo entre o trauma e o encaminhamento ao cirurgião dentista, pois aumentarão as possibilidades de reparo. Com isso em mente, siga os passos abaixo: Primeiro passo: verifique a extensão da lesão. Limpe a área com soro fisiológico e remova qualquer tipo de material contaminado que possa estar na região (vidro, areia, terra, etc.). Dependendo do local, é possível realizar a higienização com água potável e sabão. Segundo passo: estanque qualquer fragmento ou dente perdido e limpe-o apenas com soro fisiológico (nada de escovações ou outros produtos). Terceiro passo: No caso de dentes permanentes perdidos por completo, é possível reimplantá-los, imediatamente, recolocando-os no local em posição de origem, após a limpeza da área e do dente com soro fisiológico. Caso não tenha segurança para realizar esse procedimento, procure o mais rápido possível o cirurgião-dentista, guardando esse dente em um recipiente com soro fisiológico, leite ou saliva.

21 Principais cuidados Os cuidados com a saúde bucal na fase de prevenção são extremamente simples, mas devem ser realizados com regularidade para que surtam efeito. A seguir, apresentamos os procedimentos que podem ser utilizados para garantir o seu bem-estar. Dependendo da situação, os profissionais de saúde bucal podem lhe apresentar variáveis para esses métodos, pensados exclusivamente para a sua situação (escovações específicas para a redução de placa, por exemplo). Caso esse ainda não seja o seu caso, atenha-se ao básico, mas não deixe de executálo.

22 Escovação correta Uma boa escovação tem a duração mínima de dois minutos e é claro que a maioria das pessoas não chega nem perto desse tempo. Mas a questão principal, não é o tempo, mas garantir que todas as superfícies visíveis de todos os dentes sejam escovadas. Tente escovar os dentes por setores, seguindo a ordem: Escove as faces voltadas para a bochecha dos dentes superiores e depois dos inferiores; Escove as faces internas dos dentes superiores e depois dos inferiores; Em seguida, escove as superfícies de mastigação. Não se esqueça também de limpar a língua, lugar que muitas bactérias escolhem para se alojar. A limpeza pode ser feita com a escova mesmo ou realizada com um limpador específico de língua.

23 ! Para saber mais As escovas macias são as mais indicadas para uma melhor escovação e quando estiverem com as cerdas alteradas devem ser trocadas, a cada 3 meses. Lembre-se que as escovas são de uso individual e devem estar sempre protegidas por capas e longe de vasos sanitários.

24 Cuidando da Saúde Bucal ao Longo da Vida A. Bebês (0 a 24 meses) Nesse período, os principais cuidados estão sob a responsabilidade dos pais ou responsáveis e referem-se aos hábitos de alimentação e higiene bucal da criança. Deve-se valorizar o aleitamento materno exclusivo durante os seis primeiros meses de vida e, a partir de então, começar a estimular o uso progressivo de alimentos em colheres e copos para prevenir a má oclusão dentária. A chupeta poderá ser utilizada como auxiliar no desenvolvimento da capacidade de sucção da criança, porém com moderação. Caso seja impossível evitar o uso de mamadeira, essa não deve ser modificada. Não se deve aumentar o furo do bico nem incluir outro tipo de alimento junto ao leite (como mel, achocolatado etc.)

25 No campo da higiene bucal, deve-se realizar a limpeza da cavidade bucal com um pano ou gaze umedecida em água filtrada ou soro fisiológico para esfregar a gengiva. Assim que o primeiro dente de leite aparecer, a escovação deve ser iniciada. A princípio, sem utilização de pasta dental, para evitar a ingestão de flúor. Já com o surgimento dos primeiros molares, pode-se começar a utilizar pasta dental, porém, em uma quantidade semelhante a um grão de arroz cru e não em todas as escovações, sempre tentando evitar a ingestão desnecessária de flúor. Deve-se citar que existem cremes dentais para essa faixa de idade que não possuem flúor.

26 B. Crianças (2 a 9 anos) Esta é a fase ideal para introduzir e desenvolver bons hábitos de higiene bucal na criança. Nessa fase, os adultos ainda devem ser responsáveis pela escovação, mas cada vez mais com um caráter de supervisão. O ideal é que as crianças realizem uma pré-escovação e os responsáveis a completem na sequência.

27 Veja os cuidados adicionais que devem ser tomados nessa fase: Crianças com menos de seis anos devem utilizar pasta dental fluoretada apenas com a supervisão de um adulto ciente dos riscos de ingestão; Os responsáveis devem estar cientes do surgimento e da continuação de maus hábitos como: uso regular de chupeta, chupar o dedo, roer as unhas etc., pois eles podem resultar em má oclusão dentária; Não se deve forçar a extração precoce dos dentes de leite, pois, além de aumentar o risco de má oclusão, o procedimento pode alterar o tempo normal de nascimento dos dentes permanentes.

28 C. Adolescentes (10 a 19 anos) Nesta fase são consolidados os hábitos de higiene bucal. O adolescente também dificilmente procura voluntariamente o dentista a menos que seja por questões estéticas. Ou seja, se precisar argumentar com um adolescente sobre higiene bucal, é melhor apelar para argumentos como um sorriso mais bonito e um hálito agradável. Observa-se nessa faixa etária uma maior incidência de gengivite e periodontite que podem ser agravadas pelo início do consumo de álcool, fumo e até pela colocação de piercings, por exemplo. A recomendação é: escovação e fio dental, especialmente se estiverem ocorrendo sangramentos, porque eles têm mais chances de desaparecer sob esses cuidados.

29 ! IMPORTANTE Os dentes denunciam problemas como a bulimia, por exemplo. Nesse distúrbio alimentar, a pessoa come até não aguentar mais e depois provoca o vômito para evitar o ganho de peso. Essa prática leva à erosão dentária (por conta da acidez do vômito) e ao consequente aumento de cáries na face posterior dos dentes, especialmente dos dianteiros. acompanhamento é importante para ajudar a mulher a entender e se adaptar às novas mudanças, melhorando sua qualidade de vida.

30 D. Adultos (20 a 29 anos) Esta é a fase de mais longa duração e, por conta disso, mais sujeita a complicações. Os cuidados essenciais continuam os mesmos: escovação, fio dental e visitas regulares ao dentista. Porém, isso não é o que a maioria faz, debilitando a saúde bucal e muitas vezes agravando o quadro com o uso excessivo e constante do álcool, do fumo e de uma alimentação inadequada (rica em açúcar). A fase também é marcada pela maior incidência de câncer de boca e perda dentária, além também do surgimento principalmente em adultos de outras doenças, que podem exigir um cuidado especial na saúde bucal e tratamento odontológico, como:

31 Diabetes Mellitus apresenta sintomas como secura na boca (xerostomia) e hálito cetônico (levemente adocicado); Hipertensão Arterial assintomática na maioria dos casos, pode oferecer riscos na condução dos tratamentos odontológicos; Hanseníase pode apresentar sintomas através da cavidade oral como úlceras, nódulos, manchas etc., bem como através de periodontite destrutiva. HIV-AIDS as lesões bucais podem significar os primeiros sintomas clínicos da doença, como candidíase, leucoplasia pilosa e o sarcoma de Kaposi indicando comprometimento imunológico do paciente. Também é comum o surgimento da doença periodontal de evolução rápida, que nem sempre responde exatamente ao tratamento normal.

32 E. Idosos (acima de 60 anos) Nesta fase, a maior preocupação com a saúde bucal está na manutenção da qualidade de vida do idoso, seja na manutenção da sua capacidade de mastigação ou em cuidados estéticos. Nesta faixa, é muito comum haver: Dificuldades com a alimentação (mastigação e deglutição); Mau hálito; Secura na boca (xerostomia); Sangramento gengival.

33 Deve ser mantida a escovação com pasta dental e a utilização de fio dental. Quando a coordenação motora do idoso estiver comprometida, será preciso incluir familiares ou cuidadores no processo de higienização. Itens como halitose (mau hálito) e xerostomia (secura na boca) podem não ser causados por falhas de higienização, mas por hábitos alimentares ou por consumo de medicamentos, por exemplo. Muita gente acredita que envelhecer é sinônimo de perda dentária e que a utilização de dentadura acaba com a necessidade de higiene bucal nem uma coisa nem outra são verdadeiras. A perda dentária é resultado do descuido com a saúde bucal, não resultado da idade. Já quem utiliza prótese (a dentadura) deve higienizá-la sempre, corretamente, além de estar atento para qualquer lesão ou desconforto provocado por ela.

34 F. Gestantes Nesta fase, a gestante deve estar atenta aos cuidados em cada fase da gravidez: Primeiro trimestre o período menos recomendado para o tratamento odontológico, especialmente para a realização de radiografias; Segundo trimestre o melhor período para a realização de procedimentos a formação embriológica já está concluída e o desconforto na cadeira odontológica é menor; e Terceiro trimestre nesta fase, os riscos de síncope, hipertensão e anemia são maiores. A cadeira se torna extremamente desconfortável e há o risco de hipotensão postural (vertigem e tontura com possibilidade de desmaio ao levantar).

35 G. Pessoas com necessidades especiais As pessoas com necessidades especiais apresentam a mesma necessidade de procedimentos de higiene bucal que as demais, embora seja mais difícil realizá-los em alguns casos (especialmente aquelas que apresentam movimentos involuntários, cerramento da boca e maior possibilidade de engasgar). Nesses casos, as principais regras de higiene bucal envolvem: Utilização de uma escova de dente pequena e com pouco creme dental; Inclusão de alimentos adstringentes na dieta, que ajudem na salivação e na limpeza dos dentes, como: maçãs, cenouras cruas, talo de salsão, nabo e demais alimentos naturais de consistência crocante; A massagem das gengivas com tecido ou gaze umedecida para remoção de restos alimentares nas pessoas que não mastigam evita a formação de placa e sangramento gengival; A escovação de todas as faces do dente, sempre que possível.

36 Conclusões Cáries dentárias, placa bacteriana, infecções na gengiva, má formação dentária e até câncer. Como você pode ver, sem os cuidados básicos com a saúde bucal corremos o risco de desenvolver doenças cada vez mais graves, quando deveríamos ser muito mais atenciosos. Afinal, um sorriso bonito, além de sinal de saúde, diz muito sobre a nossa autoestima. Esperamos que você tenha se conscientizado de que a boa saúde bucal não requer cuidados impossíveis, basta escovar os dentes, usar fio dental e visitar o dentista antes que as dores apareçam. São atitudes simples que a maioria das pessoas pode realizar sem problemas. Basta se comprometer com a saúde!

37 Mais informações As unidades do SEST SENAT oferecem aos trabalhadores em transporte, transportadores autônomos, seus dependentes e à população em geral os procedimentos básicos para manutenção da saúde bucal como atividades de educação, prevenção e dentística. Também são oferecidos serviços de cirurgia, endodontia, odontopediatria, ortodontia, periodontia, prótese e radiologia. Para marcar consultas ou obter mais informações sobre os atendimentos odontológicos, basta procurar a unidade do SEST SENAT mais próxima de você. Caso você não saiba onde encontrá-la, ligue gratuitamente para nossa central de relacionamento no telefone: O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

SEST - Serviço Social do Transporte SENAT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte

SEST - Serviço Social do Transporte SENAT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte SEST - Serviço Social do Transporte SENAT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte Todos os direitos reservados ao SEST SENAT. Não é permitido copiar integral ou parcialmente, distribuir, criar

Leia mais

SAÚDE BUCAL. Cuidados Problemas Tratamento Dicas

SAÚDE BUCAL. Cuidados Problemas Tratamento Dicas SAÚDE BUCAL Cuidados Problemas Tratamento Dicas A saúde começa pela boca A saúde literalmente começa pela boca. Seja pelo alimento que comemos ou pela forma que cuidamos da higiene bucal. A falta de atenção

Leia mais

Sorria, mostre o que você tem de melhor!

Sorria, mostre o que você tem de melhor! Sorria, mostre o que você tem de melhor! Caro(a) beneficiário(a), a Interodonto apresenta a você algumas orientações sobre saúde bucal, higiene oral e prevenção de doenças bucais. Este guia tem caráter

Leia mais

TUDO O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE: SAÚDE BUCAL

TUDO O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE: SAÚDE BUCAL TUDO O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE: SAÚDE BUCAL Por que a saúde bucal é tão importante? A falta de cuidados vai além da perda dos dentes. Ao longo dos anos, a higiene bucal vem sendo entendida como de importância

Leia mais

VOCÊ ESTÁ SENDO ADMIRADO

VOCÊ ESTÁ SENDO ADMIRADO Sorria! VOCÊ ESTÁ SENDO ADMIRADO A BOCA O cuidado com a saúde de nossa boca é fundamental para a saúde de todo o nosso organismo. Cuidar dos dentes não é apenas questão de estética. Se não cuidarmos adequadamente

Leia mais

PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA. Saúde Bucal

PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA. Saúde Bucal PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA Saúde Bucal É muito importante manter sua saúde em dia. Um belo sorriso é o único capaz de fazer a diferença em qualquer situação. A saúde bucal não se reflete somente na

Leia mais

EBOOK ODONTOPEDIATRIA

EBOOK ODONTOPEDIATRIA EBOOK ODONTOPEDIATRIA A odontopediatria é área da odontologia que estuda e trata da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes. O odontopediatra tem a importante função de acompanhar o desenvolvimento

Leia mais

A SAúde bucal dos brasileiros

A SAúde bucal dos brasileiros A Saúde bucal dos brasileiros A saúde bucal dos brasileiros tem sido estudada e analisada desde 1986 pelo Ministério da Saúde, por meio de levantamento epidemiológico. Dessas pesquisas resultou o projeto

Leia mais

OdontoPrev. Sorria: você está sendo bem cuidado.

OdontoPrev. Sorria: você está sendo bem cuidado. OdontoPrev Sorria: você está sendo bem cuidado. Dicas OdontoPrev para um sorriso perfeito INTRODUÇÃO Por um sorriso mais saudável e bonito! É A OdontoPrev quer ver você saindo por aí com um sorrisão estampado

Leia mais

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Como cuidar do sorriso de seus filhos

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Como cuidar do sorriso de seus filhos ODONTOLOGIA PREVENTIVA Saúde Bucal Como cuidar do sorriso de seus filhos A criança que aprende a tratar dos dentes (e da boca) desde cedo, vai manter este hábito por toda a vida. Para fazer o jovem levar

Leia mais

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Periodontite. Sua saúde começa pela boca!

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Periodontite. Sua saúde começa pela boca! ODONTOLOGIA PREVENTIVA Saúde Bucal Periodontite. Sua saúde começa pela boca! O que é doença periodontal ou periodontite? ESMALTE DENTINA GENGIVAS POLPA PERIODONTITE OSSO ALVEOLAR CEMENTO NERVOS E VASOS

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde 1ª Edição 1ª Reimpressão

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde  1ª Edição 1ª Reimpressão MINISTÉRIO DA SAÚDE Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde www.saude.gov.br/bvs 1ª Edição 1ª Reimpressão Brasília DF 2013 MINISTÉRIO DA SAÚDE SAÚDE BUCAL Para ter um sorriso bonito e saudável,

Leia mais

Cobertura Odontológica

Cobertura Odontológica Uso consciente do plano de saúde AMS Papo de hoje: Cobertura Odontológica A Assistência Médica Supletiva (AMS) contempla plano médico, hospitalar, odontológico e de farmácia, de autogestão criado pela

Leia mais

Lembre-se que ações preventivas sempre trarão melhores resultados na sua qualidade de vida.

Lembre-se que ações preventivas sempre trarão melhores resultados na sua qualidade de vida. Esta cartilha foi elaborada para orientar os pacientes com câncer, bem como seus cuidadores, sobre a importância da manutenção da saúde bucal durante todas as fases do tratamento oncológico. Lembre-se

Leia mais

Guia da Família para a Saúde Bucal

Guia da Família para a Saúde Bucal Guia da Família para a Saúde Bucal Você pode prevenir doenças bucais. Seguindo a informação deste guia, você e sua família podem ter dentes e gengivas saudáveis por toda a vida. 4 Passos para um Sorriso

Leia mais

Inclusão do Cirurgião Dentista na Equipe Multiprofissional no Tratamento de Pacientes de Álcool e Drogas

Inclusão do Cirurgião Dentista na Equipe Multiprofissional no Tratamento de Pacientes de Álcool e Drogas Inclusão do Cirurgião Dentista na Equipe Multiprofissional no Tratamento de Pacientes de Álcool e Drogas Dr. Luiz Carlos de Souza Drª Elisabete Rodrigues Soares Câncer Bucal Alta Incidência na População

Leia mais

GUIA DA SAÚDE ORAL MATERNO INFANTIL

GUIA DA SAÚDE ORAL MATERNO INFANTIL GUIA DA SAÚDE ORAL MATERNO INFANTIL Esse Guia foi produzido pela equipe de experientes consultores da Global Child Dental Fund (UK), sendo publicado em 10 idiomas e usado em diversos projetos sociais internacionais.

Leia mais

E L R A C B U B O E D S Ú R AS LA S FAOM VA

E L R A C B U B O E D S Ú R AS LA S FAOM VA VAMOS FALAR SOBRE SAÚDE BUCAL Como manter uma boa saúde Saúde bucal bucal na terceira idade? É sempre importante manter Se você cuidar bem dos seus dentes e fizer consultas saúde periódicas com seu dentista,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal de Saúde Coordenação da Rede de Atenção Primária em Saúde (CGRAPS) Área Técnica de Saúde

Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal de Saúde Coordenação da Rede de Atenção Primária em Saúde (CGRAPS) Área Técnica de Saúde Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal de Saúde Coordenação da Rede de Atenção Primária em Saúde (CGRAPS) Área Técnica de Saúde Bucal O coração é uma bomba eficiente que bate 60 a 80

Leia mais

Saúde Bucal e Demência Prevenção e Tratamento

Saúde Bucal e Demência Prevenção e Tratamento Saúde Bucal e Demência Prevenção e Tratamento Curso de capacitação O envelhecimento e as Demências Prof. Marcos Fernando B. Santiago Medicina Enfermagem Cuidadores e outros profissionais Fisioterapia Assistência

Leia mais

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Odontogeriatria. Para você que já completou 60 anos.

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Odontogeriatria. Para você que já completou 60 anos. ODONTOLOGIA PREVENTIVA Saúde Bucal Odontogeriatria. Para você que já completou 60 anos. Se você já completou 60 anos, como está a saúde de sua boca? A boca é a porta de entrada do seu organismo. A integridade

Leia mais

- ORTODONTIA - O que é Ortodontia?

- ORTODONTIA - O que é Ortodontia? - ORTODONTIA - O que é Ortodontia? Ortodontia é a especialidade da odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decídua (de leite), mista e permanente

Leia mais

Saúde bucal. Simples hábitos evitando sérios problemas.

Saúde bucal. Simples hábitos evitando sérios problemas. Saúde bucal. Simples hábitos evitando sérios problemas. índice 1. Introdução 2. Saúde bucal 3. Como é a nossa boca 3.1. O dente 3.1.1. Dente de leite (decíduos) 3.1.2. Troca dos dentes 3.1.3. Dentes permanentes

Leia mais

GUIA DE HIGIENE BUCAL PARA TER UM SORRISO MAIS BONITO

GUIA DE HIGIENE BUCAL PARA TER UM SORRISO MAIS BONITO GUIA DE HIGIENE BUCAL PARA TER UM SORRISO MAIS BONITO Introdução... 3 Saiba quais são as doenças bucais mais comuns... 5 Entenda como evitar doenças bucais... 8 Halitose: saiba como combater o vilão da

Leia mais

COMO DEVO FAZER A MINHA HIGIENE BUCAL? Um guia simples de como limpar seus dentes com escovação e fio dental.

COMO DEVO FAZER A MINHA HIGIENE BUCAL? Um guia simples de como limpar seus dentes com escovação e fio dental. COMO DEVO FAZER A MINHA HIGIENE BUCAL? Um guia simples de como limpar seus dentes com escovação e fio dental. Muitas pessoas se preocupam com a higiene bucal e escovam seus dentes várias vezes ao dia.

Leia mais

PRÉ- NATAL ODONTOLÓGICO PROTOCOLO DE ATENDIMENTO GRUPO QS- RS MARÇO 2016

PRÉ- NATAL ODONTOLÓGICO PROTOCOLO DE ATENDIMENTO GRUPO QS- RS MARÇO 2016 PRÉ- NATAL ODONTOLÓGICO PROTOCOLO DE ATENDIMENTO GRUPO QS- RS MARÇO 2016 Objetivo principal Possibilitar um atendimento odontológico de excelência no período gestacional pautado pela literatura científica

Leia mais

Quem sofre de mau hálito geralmente não percebe. Veja como tratar Beber bastante água e investir em uma alimentação fibrosa ajuda a evitar o problema

Quem sofre de mau hálito geralmente não percebe. Veja como tratar Beber bastante água e investir em uma alimentação fibrosa ajuda a evitar o problema Quem sofre de mau hálito geralmente não percebe. Veja como tratar Beber bastante água e investir em uma alimentação fibrosa ajuda a evitar o problema Matéria publicada em 27 de Abril de 2014 Mau hálito,

Leia mais

HIGIENE BUCAL SAIBA A IMPORTÂNCIA E AS VANTAGENS DE UMA BOA HIGIENE ORAL

HIGIENE BUCAL SAIBA A IMPORTÂNCIA E AS VANTAGENS DE UMA BOA HIGIENE ORAL HIGIENE BUCAL SAIBA A IMPORTÂNCIA E AS VANTAGENS DE UMA BOA HIGIENE ORAL A higiene bucal é a prática de manter a boca, dentes e gengivas limpas e saudáveis para, assim, prevenir e evitar problemas na boca

Leia mais

MEDICINA PREVENTIVA SAÚDE BUCAL

MEDICINA PREVENTIVA SAÚDE BUCAL MEDICINA PREVENTIVA SAÚDE BUCAL INÍCIO Nos últimos anos, a busca pela qualidade de vida e os cuidados com a saúde aumentaram significativamente. O acesso mais fácil e rápido à informação foi um dos responsáveis

Leia mais

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Diga adeus ao mau hálito!

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Diga adeus ao mau hálito! ODONTOLOGIA PREVENTIVA Saúde Bucal Diga adeus ao mau hálito! HALITOSE A halitose ou mau hálito é uma condição anormal do hálito que se altera de forma desagradável. A palavra halitose se origina do latim

Leia mais

Sumário. O que Você encontrará neste e-book? Por quais motivos os nossos dentes escurecem? Tipos de Clareamentos Dentais.

Sumário. O que Você encontrará neste e-book? Por quais motivos os nossos dentes escurecem? Tipos de Clareamentos Dentais. 1 Sumário 3 O que Você encontrará neste e-book? 5 Por quais motivos os nossos dentes escurecem? 7 Tipos de Clareamentos Dentais 9 Recomendações 11 Quem pode realizar o tratamento? 13 Indicações finais

Leia mais

IMPLANTES DENTÁRIOS P R O D U Z I D O P O R : O D O N T O M E L O

IMPLANTES DENTÁRIOS P R O D U Z I D O P O R : O D O N T O M E L O IMPLANTES DENTÁRIOS P R O D U Z I D O P O R : O D O N T O M E L O IMPLANTES O que são implantes dentários? Por Edina Melo Imagem. google sem direitos autorais. Os implantes são pequenos pinos de metal

Leia mais

A Importância da Saúde Bucal. na Saúde Geral

A Importância da Saúde Bucal. na Saúde Geral PALESTRA A Importância da Saúde Bucal na Saúde Geral A saúde começa pela boca Os dentes são importantes na mastigação dos alimentos, fala, e estética, influenciando diretamente na auto-estima do indivíduo

Leia mais

MANUAL DE SAÚDE BUCAL PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

MANUAL DE SAÚDE BUCAL PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) MANUAL DE SAÚDE BUCAL PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ REITOR Carlos Edilson de Almeida Maneschy VICE-REITOR Horacio Scheneider PRÓ-REITOR DE EXTENSÃO Fernando Arthur

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS VI JORNADA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA (JOAO) PAINEIS ÁREA 1: DENTÍSTICA, PRÓTESE DENTÁRIA E DISFUNÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS VI JORNADA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA (JOAO) PAINEIS ÁREA 1: DENTÍSTICA, PRÓTESE DENTÁRIA E DISFUNÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS VI JORNADA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA (JOAO) PAINEIS ÁREA 1: DENTÍSTICA, PRÓTESE DENTÁRIA E DISFUNÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR P1-001 FECHAMENTO DE DIASTEMA E RECONTORNO DA CURVATURA

Leia mais

Placa bacteriana espessa

Placa bacteriana espessa A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE BUCAL A saúde bucal é importante porque a maioria das doenças e a própria saúde começam pela boca. Por exemplo, se você não se alimenta bem, não conseguirá ter uma boa saúde bucal,

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO CONHECIMENTOS GERAIS (10 QUESTÕES): SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONCURSO PÚBLICO ESF EDITAL Nº 001/2019 ANEXO I PROGRAMA DE PROVA SISTEMA UNICO DE SAÚDE Legislação do SUS Participação da Comunidade e

Leia mais

O MANUAL DA DOR DE DENTE

O MANUAL DA DOR DE DENTE E S C R I T O P E L A D R A. C R I S T I N A S H I D O M I O MANUAL DA DOR DE DENTE Vamos conhecer melhor as estruturas dos dentes, assim podemos entender porque ocorre a sensação incômoda da dor de dente,

Leia mais

GUIA DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA

GUIA DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA GUIA DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA 2 3 CARO BENEFICIÁRIO GUIA RÁPIDO PARA SABER A ESPECIALIDADE QUE VOCÊ PRECISA Consulta de diagnóstico - CLÍNICA GERAL Tratamento de gengiva - PERIODONTIA Tratamento de

Leia mais

GUIA DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA

GUIA DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA GUIA DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA 2 CARO BENEFICIÁRIO A Interodonto Sistema de Saúde Odontológica é uma empresa do Grupo NotreDame Intermédica. Atua nas mais diferentes especialidades da odontologia por

Leia mais

A PREVENÇÃO faz a diferença

A PREVENÇÃO faz a diferença 1 A Saúde oral é um direito humano fundamental e que deve estar sustentada nas políticas de saúde OMS, 2015 A Saúde Oral é polifacetada e incluí a capacidade de falar, sorrir, cheirar, saborear, tocar,

Leia mais

Saiba os principais cuidados que uma gestante deve ter com a saúde bucal

Saiba os principais cuidados que uma gestante deve ter com a saúde bucal Portal RCP - Notícias Saiba os principais cuidados que uma gestante deve ter com a saúde bucal *Da redaçãoa odontopediatra Dra. Anna Paula Greck alerta sobre os cuidados e tratamentos adequados para gestantes."a

Leia mais

CUIDE DOS SEUS DENTES

CUIDE DOS SEUS DENTES SENADO FEDERAL CUIDE DOS SEUS DENTES SENADOR CLÉSIO ANDRADE 2 Cuide dos seus dentes apresentação Pesquisas científicas comprovam que dentes estragados provocam outras doenças que aparentemente não têm

Leia mais

Porquê para nós prevenção é assunto sério. Clínica Odontológica Ramiro Barcelos 422, Bento Gonçalves /RS Fone: Whats:

Porquê para nós prevenção é assunto sério. Clínica Odontológica Ramiro Barcelos 422, Bento Gonçalves /RS Fone: Whats: Porquê para nós prevenção é assunto sério Clínica Odontológica Ramiro Barcelos 422, Bento Gonçalves /RS Fone:54-30552267 Whats:54-981185134 Para nós a Prevenção é assunto sério e vai muito além de uma

Leia mais

GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS IMPLANTES DENTÁRIOS

GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS IMPLANTES DENTÁRIOS GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS IMPLANTES DENTÁRIOS 3 Introdução 20 A importância da prevenção em saúde bucal 5 Como são feitos os implantes dentários 22 Conclusão 12 Cuidados com o pós-operatório

Leia mais

Cuidados profissionais para a higiene bucal HIGIENE BUCAL

Cuidados profissionais para a higiene bucal HIGIENE BUCAL HIGIENE BUCAL A Higiene bucal é considerada a melhor forma de prevenção de cáries, gengivite, periodontite e outros problemas na boca, além de ajudar a prevenir o mau-hálito (halitose). Higiene bucal é

Leia mais

Prótese parcial fixa em metalo cerâmica. Prótese parcial fixa em metalo plástica. Paciente com grande perda de estrutura dentária.

Prótese parcial fixa em metalo cerâmica. Prótese parcial fixa em metalo plástica. Paciente com grande perda de estrutura dentária. Resumo de especialidades: Plano PLUS, Prótese parcial fixa em metalo cerâmica As coroas e próteses em metalocerâmica são uma opção para pessoas que perderam um ou mais dentes. Prótese parcial fixa em metalo

Leia mais

Manual do Beneficiário

Manual do Beneficiário Manual do Beneficiário Prezado beneficiário É motivo de grande satisfação tê-lo como nosso beneficiário. A partir de agora você tem à sua disposição um serviço odontológico de alta qualidade, com profissionais

Leia mais

15. CONEX Resumo Expandido - ISSN PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS CARENTES EM PONTA GROSSA

15. CONEX Resumo Expandido - ISSN PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS CARENTES EM PONTA GROSSA 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO PROMOÇÃO E PREVENÇÃO

Leia mais

Saiba a seguir o que é preciso fazer para ter um sorriso saudável!

Saiba a seguir o que é preciso fazer para ter um sorriso saudável! Sorriso saudável Um sorr iso significa Vamos descobrir Quem sorri vive melhor e faz com que todo mundo se saúde e felicidade porque sorriso é coisa séria! Você sabia que não é difícil nem complicado ter

Leia mais

Técnicas em Higiene Dental

Técnicas em Higiene Dental Hermann Blumenau - Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal Técnicas em Higiene Dental Professor: Bruno Aleixo Venturi Aulas práticas Lista de materiais Aulas práticas - Lista de materiais Roupa

Leia mais

DOS TECIDOS BUCAIS. Periodontopatias. Pulpopatias. Periapicopatias TIPOS: -INCIPIENTE -CRÔNICA -HIPERPLÁSICA. Causada pelo biofilme bacteriano

DOS TECIDOS BUCAIS. Periodontopatias. Pulpopatias. Periapicopatias TIPOS: -INCIPIENTE -CRÔNICA -HIPERPLÁSICA. Causada pelo biofilme bacteriano LESÕES INFLAMATÓRIAS DOS TECIDOS BUCAIS PERIODONTOPATIAS PERIODONTOPATIAS DOENÇAS DO PERIODONTO Periodontopatias Pulpopatias Periapicopatias Inflamação limitada aos tecidos moles que circundam os dentes(tec.peridentais).

Leia mais

Como viver com uma. Guia para uma boa saúde oral.

Como viver com uma. Guia para uma boa saúde oral. Como viver com uma Guia para uma boa saúde oral www.worldoralhealthday.org O que significa Saúde Oral Saúde oral significa saúde da boca. Uma boca saudável permite falar, sorrir, cheirar, provar, tocar,

Leia mais

MANTENHA SEU SORRISO FAZENDO A HIGIENE BUCAL CORRETAMENTE

MANTENHA SEU SORRISO FAZENDO A HIGIENE BUCAL CORRETAMENTE MANTENHA SEU SORRISO FAZENDO A HIGIENE BUCAL CORRETAMENTE SAÚDE BUCAL Para ter um sorriso bonito, saudável e com hálito bom, é preciso: Escovar os dentes, utilizando uma escova de dente de tamanho adequado

Leia mais

ESPECIALIDADE MEDICINA DENTÁRIA

ESPECIALIDADE MEDICINA DENTÁRIA ESPECIALIDADE MEDICINA DENTÁRIA CIRURGIA ORAL A Cirurgia Oral é uma especialidade da Medicina Dentária que inclui o diagnóstico e o tratamento cirúrgico de patologias dos tecidos moles e tecidos duros

Leia mais

3 - O que faço se o dentista demorar a marcar o início do meu tratamento?

3 - O que faço se o dentista demorar a marcar o início do meu tratamento? 1 - Como faço para utilizar o meu Plano Odontológico? Escolha na Rede Credenciada um dentista de fácil acesso para você, ligue e marque uma hora para ser atendido. Não se esqueça de levar sua carteirinha

Leia mais

OBJETIVO: Programa social cuja função é oferecer informação e assistência em saúde bucal para o trabalhador.

OBJETIVO: Programa social cuja função é oferecer informação e assistência em saúde bucal para o trabalhador. OBJETIVO: Programa social cuja função é oferecer informação e assistência em saúde bucal para o trabalhador. JUSTIFICATIVA: O acesso ao serviço de saúde bucal na rede privada ainda é considerado complexo

Leia mais

EFEITOS DA ESCOVAÇÃO SUPERVISIONADA EM ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE QUIXADÁ

EFEITOS DA ESCOVAÇÃO SUPERVISIONADA EM ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE QUIXADÁ EFEITOS DA ESCOVAÇÃO SUPERVISIONADA EM ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE QUIXADÁ Lara Leite Gonçalves 1 ; Aíla Evangelma Cavalcante Baia¹; Raymara Cavalcante Cardoso de Almeida¹; Wellington

Leia mais

GUI.CLIE.001/00-06/15. Guia de Orientações. Odonto Unimed

GUI.CLIE.001/00-06/15. Guia de Orientações. Odonto Unimed GUI.CLIE.001/00-06/15 Guia de Orientações Odonto Unimed ÍNDICE BEM-VINDO... 3 CARTÃO DO BENEFICIÁRIO...4 SAIBA COMO UTILIZAR SEU PLANO...5 ATENDIMENTOS DE URGÊNCIA 24 H...6 REALIZAÇÃO E AUTORIZAÇÃO DE

Leia mais

Atendimento odontológico aos idosos no centro de saúde Waldomiro lobo. Lázaro Cassiano Pereira Filho Turma 3

Atendimento odontológico aos idosos no centro de saúde Waldomiro lobo. Lázaro Cassiano Pereira Filho Turma 3 Prefeitura de Belo Horizonte Secretaria Municipal de Saúde Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Odontologia Atendimento odontológico aos idosos no centro de saúde Waldomiro lobo. Lázaro Cassiano

Leia mais

PROGRAMA DE PREVENÇAO INFANTIL QS KIDS SORRISO SAUDÁVEL PRA VIDA INTEIRA

PROGRAMA DE PREVENÇAO INFANTIL QS KIDS SORRISO SAUDÁVEL PRA VIDA INTEIRA PROGRAMA DE PREVENÇAO INFANTIL QS KIDS SORRISO SAUDÁVEL PRA VIDA INTEIRA Sorriso saudável pra vida inteira O Programa de Prevenção Infantil QS Kids é uma maneira fácil e inteligente de manter as crianças

Leia mais

GUIA PÓS-OPERATÓRIO A MARCA DO SEU IMPLANTE DENTÁRIO FAZ TODA A DIFERENÇA A MARCA DE IMPLANTES DENTÁRIOS MAIS UTILIZADA PELOS DENTISTAS NO BRASIL

GUIA PÓS-OPERATÓRIO A MARCA DO SEU IMPLANTE DENTÁRIO FAZ TODA A DIFERENÇA A MARCA DE IMPLANTES DENTÁRIOS MAIS UTILIZADA PELOS DENTISTAS NO BRASIL GUIA PÓS-OPERATÓRIO A MARCA DO SEU IMPLANTE DENTÁRIO FAZ TODA A DIFERENÇA A MARCA DE IMPLANTES DENTÁRIOS MAIS UTILIZADA PELOS DENTISTAS NO BRASIL GUIA DE CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIO. 2 COLOQUEI MEU IMPLANTE,

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE HEPATITE

VAMOS FALAR SOBRE HEPATITE VAMOS FALAR SOBRE HEPATITE HEPATITE É uma inflamação do fígado provocada, na maioria das vezes, por um vírus. Diferentes tipos de vírus podem provocar a doença, que se caracteriza por febre, icterícia

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO E EPIDEMIOLOGIA DAS DOENÇAS PERIODONTAIS

CLASSIFICAÇÃO E EPIDEMIOLOGIA DAS DOENÇAS PERIODONTAIS INAPÓS - Faculdade de Odontologia e Pós Graduação DISCIPLINA DE PERIODONTIA CLASSIFICAÇÃO E EPIDEMIOLOGIA DAS DOENÇAS PERIODONTAIS Parte II Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira http://lucinei.wikispaces.com

Leia mais

Escrito por Administrator Ter, 02 de Fevereiro de 2010 09:14 - Última atualização Qua, 10 de Março de 2010 08:44

Escrito por Administrator Ter, 02 de Fevereiro de 2010 09:14 - Última atualização Qua, 10 de Março de 2010 08:44 Mitos e Verdades da Odontologia Mitos: Quanto maior e colorida for nossa escova dental, melhor! Mentira. A escova dental deve ser pequena ou média para permitir alcançar qualquer região da nossa boca.

Leia mais

Odontopediatras e Médicos Pediatras: os benefícios dessa Integração

Odontopediatras e Médicos Pediatras: os benefícios dessa Integração Odontopediatras e Médicos Pediatras: os benefícios dessa Integração Author : Dra. Juliana Kuboyama Categories : Odontopediatria Date : 29 de novembro de 2017 Compartilhe conhecimento! 116 Shares Descubra

Leia mais

Sala 02 TEMA LIVRE Odontologia Social e Preventiva e Saúde Coletiva

Sala 02 TEMA LIVRE Odontologia Social e Preventiva e Saúde Coletiva Sala 01 Estomatologia, patologia e radiologia 08:00 15492 CONTAGEM DE AGNORS EM CÉLULAS EPITELIAIS DA MUCOSA ORAL DE USUÁRIOS DE CANNABIS SATIVA 08:30 15558 INCIDÊNCIA DAS PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES BUCAIS

Leia mais

TRTAMENTO DE TORUS PALATINO EM PACIENTE DE 84 ANOS: RELATO DE CASO

TRTAMENTO DE TORUS PALATINO EM PACIENTE DE 84 ANOS: RELATO DE CASO TRTAMENTO DE TORUS PALATINO EM PACIENTE DE 84 ANOS: RELATO DE CASO Prof. Silvio S Cornélio Cirurgião Dentista Homeopata Mestre em Fisiopatologia Clínica silviosandro@uerj.br, silviosa@hotmail.com - Tel.

Leia mais

O câncer afeta hoje mais de 15 milhões de pessoas no mundo todos os anos, levando cerca de 8 milhões a óbito.

O câncer afeta hoje mais de 15 milhões de pessoas no mundo todos os anos, levando cerca de 8 milhões a óbito. O câncer afeta hoje mais de 15 milhões de pessoas no mundo todos os anos, levando cerca de 8 milhões a óbito. No Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro, o site Coração & Vida faz

Leia mais

- Suas gengivas sangram quando você passa o fio dental, escova os dentes ou quando você mastiga alimentos duros?

- Suas gengivas sangram quando você passa o fio dental, escova os dentes ou quando você mastiga alimentos duros? TESTE Descubra se você tem problemas de gengiva Responda a algumas questões neste teste interativo e descubra se você pode ter algum problema gengival. Em alguns instantes, você irá descobrir se precisa

Leia mais

ABCFARMA ESPECIAL SETEMBRO/2018 DENTE POR DENTE, SINAL DE SAÚDE NA TERCEIRA IDADE. Dá para engolir?

ABCFARMA ESPECIAL SETEMBRO/2018 DENTE POR DENTE, SINAL DE SAÚDE NA TERCEIRA IDADE. Dá para engolir? ESPECIAL ABCFARMA SETEMBRO/2018 DENTE POR DENTE, SINAL DE SAÚDE NA TERCEIRA IDADE Dá para engolir? Capa_Senior SETEMBRO_18.indd 1 24/08/2018 09:44:04 E special Sênior DENTE POR DENTE, SINAL DE SAÚDE NA

Leia mais

A Relação da Dieta com Periodontia e Cárie

A Relação da Dieta com Periodontia e Cárie A Relação da Dieta com Periodontia e Cárie ::: Fonte Do Saber - Mania de Conhecimento ::: adsense1 A Relação da Dieta com Periodontia e Cárie adsense2 1- Introdução Antes de discutir o papel da dieta,

Leia mais

EXAME CLÍNICO, DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMENTO

EXAME CLÍNICO, DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMENTO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DISCIPLINA DE ODONTOPEDIATRIA EXAME CLÍNICO, DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMENTO Ana Estela Haddad Maria Salete Nahás Pires Correa EXAME CLÍNICO, DIAGNÓSTICO

Leia mais

RAIO-X DA BOCA SECA: ENTENDA O QUE É E SEUS PRINCIPAIS SINTOMAS

RAIO-X DA BOCA SECA: ENTENDA O QUE É E SEUS PRINCIPAIS SINTOMAS RAIO-X DA BOCA SECA: ENTENDA O QUE É E SEUS PRINCIPAIS SINTOMAS Introdução...3 Entenda o que é boca seca...5 Conheça as causas da boca seca...7 Riscos da boca seca para a saúde... 12 Os mistérios da boca

Leia mais

Algumas alterações fisiológicas ou normais durante a gestação:

Algumas alterações fisiológicas ou normais durante a gestação: Cuidados com a saúde da mãe garantem a saúde do bebe. Faça sempre um acompanhamento pré-natal com seu médico! Adotar um estilo de vida mais saudável, fazer caminhadas, ter uma alimentação saudável, evitar

Leia mais

Carie dentaria entre crianças de creches publicas na faixa etária de 0 a 5 anos

Carie dentaria entre crianças de creches publicas na faixa etária de 0 a 5 anos 0 Junia Cláudia de Lima Carie dentaria entre crianças de creches publicas na faixa etária de 0 a 5 anos Monografia apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Minas

Leia mais

CURSOS ICMDS ODONTOPEDIATRIA

CURSOS ICMDS ODONTOPEDIATRIA CURSOS ICMDS ODONTOPEDIATRIA OBJECTIVOS Este curso destina-se a oferecer conhecimentos científicos actualizados no que se refere aos principais assuntos do dia-a-dia da Odontopediatria. Todos os professores

Leia mais

Dra. Rosângela Ap. de Freitas Albieri TSB: Andre Santos e Clarice R.Silva Secretaria Municipal de Saúde Centro de Especialidades Odontologicas- CEO

Dra. Rosângela Ap. de Freitas Albieri TSB: Andre Santos e Clarice R.Silva Secretaria Municipal de Saúde Centro de Especialidades Odontologicas- CEO SAÚDE BUCAL Dra. Rosângela Ap. de Freitas Albieri TSB: Andre Santos e Clarice R.Silva Secretaria Municipal de Saúde Centro de Especialidades Odontologicas- CEO ANATOMIA BUCAL ANATOMIA DENTAL TIPOS DE DENTES

Leia mais

Doenças gengivais induzidas por placa

Doenças gengivais induzidas por placa Doenças gengivais induzidas por placa Classificação (AAP 1999) Doenças Gengivais Induzidas por placa Não induzidas por placa MODIFICADA Associada só a placa Fatores sistêmicos Medicação Má nutrição Classificação

Leia mais

SECITECE UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR CEV PREFEITURA MUNICIPAL DE BREJO SANTO - PMBS

SECITECE UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR CEV PREFEITURA MUNICIPAL DE BREJO SANTO - PMBS AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL 21. (CONCURSO BREJO SANTO/2019) Sobre a Lei nº 8.080, de 19 de Setembro de 1990 é incorreto afirmar que estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) a execução

Leia mais

Doença Periodontal Orientações para manter uma boca saudável Anatomia Estrutura saudável Gengivas A A figura mostra as gengivas de uma pessoa que tenha a constituição clara. As pessoas de pele escura têm

Leia mais

TÍTULO AUTORES: INSTITUIÇÃO ÁREA TEMÁTICA OBJETIVOS Objetivo Geral: Objetivos Específicos:

TÍTULO AUTORES: INSTITUIÇÃO ÁREA TEMÁTICA OBJETIVOS Objetivo Geral: Objetivos Específicos: TÍTULO:PROJETO ASSISTÊNCIA À SAÚDE BUCAL NA TERCEIRA IDADE AUTORES: Profª Grácia Maria Salles Maciel Koerich - graciakoerich@uol.com.br Ac. Adriano Marcos Rodrigues Ac. Luiz Fernando Michels T.A. Sergio

Leia mais

A MAIOR CARTEIRA DE PLANOS ODONTOLÓGICOS DO NORTE E NORDESTE ATUAÇÃO NACIONAL COM REDE 100% CREDENCIADA MAIS DE 1 MILHÃO DE CLIENTES

A MAIOR CARTEIRA DE PLANOS ODONTOLÓGICOS DO NORTE E NORDESTE ATUAÇÃO NACIONAL COM REDE 100% CREDENCIADA MAIS DE 1 MILHÃO DE CLIENTES A MAIOR CARTEIRA DE PLANOS ODONTOLÓGICOS DO NORTE E NORDESTE ATUAÇÃO NACIONAL COM REDE 100% CREDENCIADA MAIS DE 1 MILHÃO DE CLIENTES ENTRE OS MAIORES DA ODONTOLOGIA JUNHO SETEMBRO 2015 2015 TOTAL 21.558.065

Leia mais

A alimentação é importante para os meus dentes e para a minha saúde? Sabias que há alimentos que protegem os dentes?

A alimentação é importante para os meus dentes e para a minha saúde? Sabias que há alimentos que protegem os dentes? Copyright 2014: Todos os direitos reservados Título: Saúde Oral e Alimentação Autores: Ana Lopes Pereira Cristina Sousa Ferreira Pedro Graça Rui Calado Design e Ilustrações: DEBUTSTRASS Lda. Editor: Direção-Geral

Leia mais

Pesquisa ABHA 2013 mau hálito em idosos

Pesquisa ABHA 2013 mau hálito em idosos Pesquisa ABHA 2013 mau hálito em idosos PESQUISA MAU HÁLITO NO IDOSO A estrutura etária da população brasileira vem mudando ao longo dos anos, com aumento da expectativa de vida. Segundo dados do Instituto

Leia mais

UMA ESCOVA PARA CADA USO

UMA ESCOVA PARA CADA USO UMA ESCOVA PARA CADA USO Nem só das importantes medidas preventivas(alimentação sadia e Flúor na água/tópico),vive o cuidado adequado com os dentes e cavidade bucal...tem aquele diário, cada vez que você

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde www.saude.gov.br/bvs

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde www.saude.gov.br/bvs MINISTÉRIO DA SAÚDE Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde www.saude.gov.br/bvs Brasília DF 2012 O Sistema Único de Saúde (SUS) possui o Programa Brasil Sorridente, criado para cuidar da saúde

Leia mais

Cuidados pós-operatórios para pacientes operados

Cuidados pós-operatórios para pacientes operados Cuidados pós-operatórios para pacientes operados queiloplastia rinoplastia palatoplastia O QUE É QUEILOPLASTIA E PALATOPLASTIA? A cirurgia para corrigir o lábio recebe o nome de QUEILOPLASTIA, que é feita

Leia mais

Tabela de Preços. Rio de Janeiro Vigência: Julho/2011

Tabela de Preços. Rio de Janeiro Vigência: Julho/2011 Tabela de Preços Rio de Janeiro Vigência: Julho/2011 Área de atuação G1 (Grande Rio) e G5 (Grande Rio, Litoral, Serrana e Interior) PME de 02 a 29 vidas Faixa Etária MAX 300 MAX 400 MAX 400 Plus 00 a

Leia mais

Olá, BEM-VINDO meu nome é Alexandre Wagner, e estou muito feliz que você está me acompanhando.

Olá, BEM-VINDO meu nome é Alexandre Wagner, e estou muito feliz que você está me acompanhando. Olá, BEM-VINDO meu nome é Alexandre Wagner, e estou muito feliz que você está me acompanhando. focando em entregar artigos de alta qualidade para você. DEUS AMA VOCÊ. Conteúdo INFARTO DO MIOCÁRDIO - 5

Leia mais

Índice. Passo a passo para uma higiene bucal completa

Índice. Passo a passo para uma higiene bucal completa Índice Introdução...03 Primeiramente enxague...04 Procure a escova certa...05 Pasta de dentes...06 Escove da maneira correta...07 Passe fio dental...08 Nunca esqueça da língua...09 Cuidado no uso de enxaguatórios

Leia mais

REDE DE CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS

REDE DE CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS REDE DE CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS ODONTOCLÍNICA UNIDADES Caxias- Av. Rio Branco, 209 Caxias- Pinheiro Machado, 2569 S 21-22 Garibaldi- Rua Borges de Medeiros, 129 Farroupilha - Rua Marechal Floriano Peixoto,

Leia mais

Nesta cartilha, vamos mostrar como ocorrem as doenças da boca e o que fazer para evitá-las.

Nesta cartilha, vamos mostrar como ocorrem as doenças da boca e o que fazer para evitá-las. Nesta cartilha, vamos mostrar como ocorrem as doenças da boca e o que fazer para evitá-las. INTRODUÇÃO Uma boca saudável é importante não só para um belo sorriso e uma boa aparência, mas também para que

Leia mais

Restaurações em dentes anteriores traumatizados - Relato de um caso Apolônias do Bem

Restaurações em dentes anteriores traumatizados - Relato de um caso Apolônias do Bem www.kulzer.com.br Charisma Classic / Charisma Diamond / GLUMA 2Bond Restaurações em dentes anteriores traumatizados. Waleska Marin Bessa Trinkenreich Saúde bucal nas melhores mãos. Resumo: A valorização

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DENTAL CARE

MANUAL DO USUÁRIO DENTAL CARE MANUAL DO USUÁRIO DENTAL CARE Prezado Cliente, seja bem-vindo! A DENTAL CARE lhe recebe com grande satisfação. A partir de agora, você e sua família têm à disposição uma empresa dedicada à assistência

Leia mais

As turmas vencedoras deste desafio extra vão receber os seguintes prémios:

As turmas vencedoras deste desafio extra vão receber os seguintes prémios: INTRODUÇÃO A atividade pedagógica deste desafio extra foi inspirada no mandamento Nº6 dos Heróis da Fruta intitulado: Os heróis lavam sempre bem as frutas, as mãos e os dentes. Para mais esclarecimentos

Leia mais

ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA NA GRAVIDEZ JULIO ELITO JUNIOR

ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA NA GRAVIDEZ JULIO ELITO JUNIOR ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA NA GRAVIDEZ JULIO ELITO JUNIOR ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA 1. Introdução 2. Doença Periodontal 3. Gengivite 4. Granuloma Gravídico 5. Periodontite 6. Cárie 7. Fluxo Salivar 8. Hábitos

Leia mais