Anexo I Disciplinas MESTRADO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Anexo I Disciplinas MESTRADO"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE CULTURA CONTEMPORÂNEA Anexo I Disciplinas MESTRADO Estudos de Cultura I: Concepções e Abordagens Docentes: Dra. Ludmila de Lima Brandão (FCA-UFMT e PPGECCO-UFMT), Dra. Lucia Helena Vendrúsculo Possari (FCA-UFMT e PPGECCO-UFMT) e Dra. Patrícia Osório (ICHS- UFMT e PPGECCO-UFMT) Grade curricular: Obrigatória (Mestrado) Código: Período: 06 de março a 19 de junho de 2017 Dia e horário: Segunda-feira, 14h às 18h Ementa: Abordagem histórico-panorâmica das tradições dos estudos de cultura, da antropologia, dos cultural studies, dos estudos culturais latinoamericanos etc., focando particularmente as concepções de cultura e as dinâmicas de transformação (hibridismo, mestiçagem, sincretismo, creolização etc.) no mundo contemporâneo. Tópicos Especiais em Epistemes Contemporâneas I: Relações de Gênero e Sexualidades Código: Curso: Mestrado Docente: Dr. Flávio Luíz Tarnovski (ICHS-UFMT e PPGECCO-UFMT) Período: 07 de março a 25 de abril Ementa: Os estudos de gênero, fundamentalmente interdisciplinares, revelaram a importância de pensarmos o corpo, as relações eróticas e os papéis associados ao masculino e ao feminino como sendo modelados por relações sociais e marcados por diferentes processos históricos e políticos. Apoiando-se em reflexões que destacam, por um lado, a variabilidade das identidades de gênero e sexuais de acordo com diferentes contextos culturais e universos simbólicos, e de outro, as relações de poder que perpassam as práticas e representações que envolvem os sexos e as sexualidades, a disciplina tem como propósito apresentar os principais desenvolvimentos teóricos neste campo de estudos, ampliando assim o leque de ferramentas analíticas para a compreensão de processos culturais contemporâneos. Tópicos Especiais em Poéticas Contemporâneas I: Pensamento Musical Código: Docente: Dra. Taís Helena Palhares (FCA-UFMT e PPGECCO-UFMT)

2 Período: 02 de maio a 20 de junho de 2017 Ementa: Estudo do comportamento e do pensamento musical em uma perspectiva científica, compreendendo a sensação e a percepção, a escuta, a performance, a criação, a memorização, a análise, a aprendizagem e o ensino da música. As mudanças nas perspectivas atuais, nos contextos e nas metodologias de estudo sobre a natureza destes conhecimentos. Contato com pesquisas recentes. Tópicos Especiais em Poéticas Contemporâneas II: Atrações Temporárias e Estéticas Emergentes na Cidade Código: Docente: Profa. Dra. Maria Thereza de Oliveira Azevedo (FCA-UFMT e PPGECCO-UFMT) Carga Horária: 30 horas Período: 07 de março a 25 de abril de 2017 Dia: Terça-feira, 8h às 12h. Local: Sala 40 FCA Ementa: Práticas estéticas em espaços urbanos e manifestações cênico-performáticas. Corpografias urbanas, mobilidades, deambulações, errâncias, derivas, flaneries, coletivos de arte, processos colaborativos, reinvenção de si e participação na construção de novas territorialidades e singularidades. Tendo como foco a arte contemporânea, serão realizados diversos experimentos, tendo a cidade como um laboratório de ações performáticas. Globalização, Regionalismos e Identidades: Acesso global, linhas locais Código: Docente: Dr. Mário Cezar Silva Leite (IL-UFMT e PPGECCO-UFMT) Período: 08 de março a 21 de junho de 2017 Dia: Quarta-feira: 14h às 18h Ementa: Apreender e problematizar os conceitos-títulos, e seus funcionamentos internos, refletindo sobre os processos de globalização/mundialização cultural nas interfaces e embates com as construções de cunho regionalistas e identitários. Observar/analisar, preferencialmente no viés artístico, as relações/resoluções de culturas locais no diálogo (resistência, assimilação, apropriação, transformação, mixagem) com o vórtice de cultura global. Prioriza-se, na reflexão, o contexto e o universo cultural latinoamericano. Não se privilegia, no sentido das abordagens teóricas e críticas, nenhuma área epistemológica específica. A disciplina abre-se para o leque de pensadores, sobre as questões em pauta, que se estende de Bauman, Beck, Giddens, Castells até Hall, Canclini, Ianni, entre outros. A disciplina incorpora em seu conteúdo a perspectiva do universo do trabalho e dos trabalhadores na configuração globalizada. Reflete também, assim, sobre as condições contemporâneas de produção, os movimentos operários e sindicatos nesse contexto. Teorias da Comunicação Código: Docente: Dr. Benedito Diélcio Moreira (FCA-UFMT e PPGECCO-UFMT)

3 Carga horária: 60h Período: 02 de março a 08 junho de 2017 Dia e horário: Quinta-feira, 14h às 18h Ementa: Comunicação como campo do saber. Modelos teóricos de estudos da comunicação. Modernidade e modernização como experiência de tempo. Inovações tecnológicas e mutações nas práticas midiáticas. Condições históricas e desafios epistemológicos na pesquisa em comunicação. Mediações e as transformações socioeconômicas e culturais. Questões contemporâneas no campo comunicacional. Métodos e Técnicas de Pesquisa Grade Curricular: Optativa Código: Docentes: Dra. Andrea Ferraz Fernandez (FCA-UFMT e PPGECCO-UFMT) e Dra. Silva Maria Prado (ICT-UFMT) Período: 03 de março a 23 de junho de 2017 Dia e horário: Sexta-feira, 14h às 18h Ementa: Paradigmas norteadores da produção científica em Ciências Humanas e Sociais. Os aspectos metodológicos e técnicos da pesquisa. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa. Os aspectos envolvidos na criação e invenção. Tendências metodológicas contemporâneas da pesquisa. Etapas de planejamento, realização e comunicação de uma pesquisa científica.

4 Disciplinas DOUTORADO Tópicos Especiais em Epistemes Contemporâneas: Relações de Gênero e Sexualidades Código: Curso: Mestrado Docente: Dr. Flávio Luíz Tarnovski (ICHS-UFMT e PPGECCO-UFMT) Período: 07 de março a 25 de abril Ementa: Os estudos de gênero, fundamentalmente interdisciplinares, revelaram a importância de pensarmos o corpo, as relações eróticas e os papéis associados ao masculino e ao feminino como sendo modelados por relações sociais e marcados por diferentes processos históricos e políticos. Apoiando-se em reflexões que destacam, por um lado, a variabilidade das identidades de gênero e sexuais de acordo com diferentes contextos culturais e universos simbólicos, e de outro, as relações de poder que perpassam as práticas e representações que envolvem os sexos e as sexualidades, a disciplina tem como propósito apresentar os principais desenvolvimentos teóricos neste campo de estudos, ampliando assim o leque de ferramentas analíticas para a compreensão de processos culturais contemporâneos. Tópicos Especiais em Poéticas Contemporâneas: Pensamento Musical Código: Docente: Dra. Taís Helena Palhares (FCA-UFMT e PPGECCO-UFMT) Período: 02 de maio a 20 de junho de 2017 Ementa: Estudo do comportamento e do pensamento musical em uma perspectiva científica, compreendendo a sensação e a percepção, a escuta, a performance, a criação, a memorização, a análise, a aprendizagem e o ensino da música. As mudanças nas perspectivas atuais, nos contextos e nas metodologias de estudo sobre a natureza destes conhecimentos. Contato com pesquisas recentes. Seminário Avançado de Grupo de Pesquisa (Artes Híbridas, Intersecções, Contaminações e Transversalidades): Atrações Temporárias e Estéticas Emergentes na Cidade Código: Docente: Profa. Dra. Maria Thereza de Oliveira Azevedo (FCA-UFMT e PPGECCO-UFMT) Carga Horária: 30 horas Período: 07 de março a 25 de abril de 2017 Dia: Terça-feira, 8h às 12h. Local: Sala 40 FCA Ementa: Práticas estéticas em espaços urbanos e manifestações cênico-performáticas. Corpografias urbanas, mobilidades, deambulações, errâncias, derivas, flaneries, coletivos de arte, processos colaborativos, reinvenção de si e participação na construção de novas territorialidades

5 e singularidades. Tendo como foco a arte contemporânea, serão realizados diversos experimentos, tendo a cidade como um laboratório de ações performáticas. Globalização, Regionalismos e Identidades: Acesso global, linhas locais Código: Docente: Dr. Mário Cezar Silva Leite (IL-UFMT e PPGECCO-UFMT) Período: 08 de março a 21 de junho de 2017 Dia: Quarta-feira: 14h às 18h Ementa: Apreender e problematizar os conceitos-títulos, e seus funcionamentos internos, refletindo sobre os processos de globalização/mundialização cultural nas interfaces e embates com as construções de cunho regionalistas e identitários. Observar/analisar, preferencialmente no viés artístico, as relações/resoluções de culturas locais no diálogo (resistência, assimilação, apropriação, transformação, mixagem) com o vórtice de cultura global. Prioriza-se, na reflexão, o contexto e o universo cultural latinoamericano. Não se privilegia, no sentido das abordagens teóricas e críticas, nenhuma área epistemológica específica. A disciplina abre-se para o leque de pensadores, sobre as questões em pauta, que se estende de Bauman, Beck, Giddens, Castells até Hall, Canclini, Ianni, entre outros. A disciplina incorpora em seu conteúdo a perspectiva do universo do trabalho e dos trabalhadores na configuração globalizada. Reflete também, assim, sobre as condições contemporâneas de produção, os movimentos operários e sindicatos nesse contexto. Teorias da Comunicação Código: Docente: Dr. Benedito Diélcio Moreira (FCA-UFMT e PPGECCO-UFMT) Carga horária: 60h Período: 02 de março a 08 junho de 2017 Dia e horário: Quinta-feira, 14h às 18h Ementa: Comunicação como campo do saber. Modelos teóricos de estudos da comunicação. Modernidade e modernização como experiência de tempo. Inovações tecnológicas e mutações nas práticas midiáticas. Condições históricas e desafios epistemológicos na pesquisa em comunicação. Mediações e as transformações socioeconômicas e culturais. Questões contemporâneas no campo comunicacional.

Anexo I Disciplinas MESTRADO

Anexo I Disciplinas MESTRADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO) EM ESTUDOS DE CULTURA CONTEMPORÂNEA Anexo I Disciplinas 2018-1 MESTRADO Semestre Letivo

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL 2015/1 (Publicado em 13/02/2015)

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL 2015/1 (Publicado em 13/02/2015) EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL 2015/1 (Publicado em 13/02/2015) 1) O do Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário Cuiabá, abre vagas para candidatura a

Leia mais

MESTRADO DISCIPLINAS Semestre Letivo programado no PPGECCO-UFMT em (20 de agosto a 21 de dezembro)

MESTRADO DISCIPLINAS Semestre Letivo programado no PPGECCO-UFMT em (20 de agosto a 21 de dezembro) UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO) EM ESTUDOS DE CULTURA CONTEMPORÂNEA MESTRADO DISCIPLINAS 2018-2 Semestre Letivo programado

Leia mais

ROTINAS E RUPTURAS. Pesquisa e Produção do Conhecimento no Contemporâneo. 22 e 23 de setembro de UFMT- Cuiabá

ROTINAS E RUPTURAS. Pesquisa e Produção do Conhecimento no Contemporâneo. 22 e 23 de setembro de UFMT- Cuiabá ROTINAS E RUPTURAS Pesquisa e Produção do Conhecimento no Contemporâneo 22 e 23 de setembro de 2011 UFMT- Cuiabá PPCC- Rotinas e Rupturas Dias 22 e 23 de setembro de 2011. Auditório do Instituto de Linguagens

Leia mais

Anexo I - Disciplinas MESTRADO

Anexo I - Disciplinas MESTRADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO) EM ESTUDOS DE CULTURA CONTEMPORÂNEA Anexo I - Disciplinas 2017-2 MESTRADO SEGUNDA-FEIRA

Leia mais

Resultado Aluno Especial MESTRADO

Resultado Aluno Especial MESTRADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO) EM ESTUDOS DE CULTURA CONTEMPORÂNEA Resultado Aluno Especial 2017-2 MESTRADO SEGUNDA-FEIRA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE LINGUAGENS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE CULTURA CONTEMPORÂNEA MESTRADO ECCO/UFMT.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE LINGUAGENS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE CULTURA CONTEMPORÂNEA MESTRADO ECCO/UFMT. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE LINGUAGENS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE CULTURA CONTEMPORÂNEA MESTRADO ECCO/UFMT Edital MATRÍCULA DE ALUNOS ESPECIAIS 2013/2 O Programa de Pós-Graduação

Leia mais

SEGUNDA-FEIRA Arte e Subjetividades Contemporâneas (Código: ) Docentes: Dra. Ludmila de Lima Brandão e Dra.

SEGUNDA-FEIRA Arte e Subjetividades Contemporâneas (Código: ) Docentes: Dra. Ludmila de Lima Brandão e Dra. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE CULTURA CONTEMPORÂNEA (PPG ECCO-FCA-UFMT) DISCIPLINAS 2016-2 Resultado Aluno especial - MESTRADO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE LINGUAGENS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE CULTURA CONTEMPORÂNEA MESTRADO ECCO/UFMT.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE LINGUAGENS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE CULTURA CONTEMPORÂNEA MESTRADO ECCO/UFMT. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE LINGUAGENS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE CULTURA CONTEMPORÂNEA MESTRADO ECCO/UFMT Edital MATRÍCULA DE ALUNOS ESPECIAIS 2012/2 O Programa de Pós-Graduação

Leia mais

APRESENTAÇÃO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO. Estudos Interdisciplinares de Cultura. OBJETIVO. Objetivo Geral

APRESENTAÇÃO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO. Estudos Interdisciplinares de Cultura. OBJETIVO. Objetivo Geral APRESENTAÇÃO O Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (ECCO/UFMT), recomendado pela Capes/MEC, enquadra-se na Área Interdisciplinar. Em 2014,

Leia mais

REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS

REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS DOUTORADO INTERDISCIPLINAR EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS Disciplinas obrigatórias Tópicos Avançados em Memória

Leia mais

CURRÍCULOS DOS CURSOS DO PROGRAMA DE PÓS GRADUÇÃO EM ESTADO E SOCIEDADE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO CURRÍCULO DO MESTRADO

CURRÍCULOS DOS CURSOS DO PROGRAMA DE PÓS GRADUÇÃO EM ESTADO E SOCIEDADE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO CURRÍCULO DO MESTRADO CURRÍCULOS DOS CURSOS DO PROGRAMA DE PÓS GRADUÇÃO EM ESTADO E SOCIEDADE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO CURRÍCULO DO MESTRADO Para integralização do Currículo do Mestrado e obtenção do título de Mestre

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE CULTURA CONTEMPORÂNEA (PPG ECCO-FCA-UFMT)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE CULTURA CONTEMPORÂNEA (PPG ECCO-FCA-UFMT) UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE CULTURA CONTEMPORÂNEA (PPG ECCO-FCA-UFMT) Anexo I DISCIPLINAS 2016-2 MESTRADO Calendário das

Leia mais

CARGA- HORÁRIA CRÉDITO CARÁTER EMENTA

CARGA- HORÁRIA CRÉDITO CARÁTER EMENTA CÓDIGO PGL101 DESCRIÇÃO MEMÓRIA, ARQUIVO E REPRESENTAÇÃO CARGA- HORÁRIA PGL201 PRODUÇÃO E RECEPÇÃO TEXTUAL PGL301 PGL102 INTRODUÇÃO À LINGUISTICA APLICADA TRANSCRIÇÃO E LEITURA DE DOCUMENTOS PGL103 DISCURSO

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES ICA/UFPA Mestrado & Doutorado DESENHO CURRICULAR PERCURSO ACADÊMICO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES ICA/UFPA Mestrado & Doutorado DESENHO CURRICULAR PERCURSO ACADÊMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES ICA/UFPA Mestrado & Doutorado DESENHO CURRICULAR PERCURSO ACADÊMICO SEMESTRE MESTRADO 24 créditos obrigatórios DOUTORADO 32 créditos obrigatórios 1º SEM Agosto-dezembro

Leia mais

REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS MESTRADO PROFISSIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS

REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS MESTRADO PROFISSIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS MESTRADO PROFISSIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS Disciplinas obrigatórias Memória Social 45 Cultura 45

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR)

Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR) Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR) Ementário - Doutorado Eixo de Disciplinas Comuns Metodologia de Pesquisa em Jornalismo M e D Obrigatória 60 horas 04 Conhecimento e campo científico. Campo

Leia mais

Avaliação Capes, aprovação do doutorado (trechos parecer CAPES):

Avaliação Capes, aprovação do doutorado (trechos parecer CAPES): Avaliação Capes, aprovação do doutorado (trechos parecer CAPES): Os indicadores de produção de artigos são bons, com boa equivalência da produção distribuída da seguinte forma: A1: 4; A2: 7; B1: 26 (...)

Leia mais

Sociologia da Arte. Rafael. Márcia Estúdios 1, 2, 4, 5 e Telab. Sala 2, bloco II

Sociologia da Arte. Rafael. Márcia Estúdios 1, 2, 4, 5 e Telab. Sala 2, bloco II Improvisação e Jogos Estágio Supervisionado I Produção Cultural e Ética Guaraci e Márcia Segunda-feira Segunda-feira Improvisação e Jogos Sala 1, blobo I Estágio Supervisionado I Guaraci e Teatro de Formas

Leia mais

OFERTA DE DISCIPLINAS ALUNOS REGULARES

OFERTA DE DISCIPLINAS ALUNOS REGULARES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO OFERTA DE DISCIPLINAS 2015.1 ALUNOS REGULARES DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS (ALUNOS REGULARES): MESTRADO

Leia mais

Pedagogia. 1 Semestre. Sociologia e Educação 60h

Pedagogia. 1 Semestre. Sociologia e Educação 60h Pedagogia 1 Semestre Sociologia e Educação 60h Ementa: A Sociologia como ciência e a Educação como tema da Sociologia. Compreensão dos paradigmas a partir dos contextos histórico-sociais que as suscitaram:

Leia mais

SABERES ESSENCIAIS PARA A FORMAÇÃO DO (A) PEDAGOGO (A) 1º Período Formação de Pedagogos (as): Educação e Abordagens Socioculturais.

SABERES ESSENCIAIS PARA A FORMAÇÃO DO (A) PEDAGOGO (A) 1º Período Formação de Pedagogos (as): Educação e Abordagens Socioculturais. EMENTAS DOS COMPONENTES CURRICULARES Núcleo de Formação Básica SABERES ESSENCIAIS PARA A FORMAÇÃO DO (A) PEDAGOGO (A) 1º Período Formação de Pedagogos (as): Educação e Abordagens Socioculturais. Pesquisa

Leia mais

Pedagogia. 1º Semestre. Pesquisa e Prática Pedagógica PPP I 60h

Pedagogia. 1º Semestre. Pesquisa e Prática Pedagógica PPP I 60h Pedagogia 1º Semestre Pesquisa e Prática Pedagógica PPP I 60h Ementa: Aborda a pesquisa como processo de construção do conhecimento científico. Práticas de leitura e produção de texto. Formas de sistematização

Leia mais

NORMAS PARA INSCRIÇÃO

NORMAS PARA INSCRIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS - PERÍODO 2015.1 Período de Inscrição: 23 e 24/02/2015

Leia mais

OFERTA DE DISCIPLINAS - ELETIVAS 1º 2017 DISCIPLINA TURMA CARGA HORARIA

OFERTA DE DISCIPLINAS - ELETIVAS 1º 2017 DISCIPLINA TURMA CARGA HORARIA EDUCACIONAL - Psicologia B 60 Horas Terça-Feira REGINA HELENA DE FREITAS CAMPOS 03 EDUCACIONAL- História da Educação C 60 Horas Terça-Feira CYNTHIA GREIVE VEIGA EDUCACIONAL Trabalho, Tecnologia e Educação

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina COM290 Comunicação e Organizações

Programa Analítico de Disciplina COM290 Comunicação e Organizações 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Comunicação Social - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO CURRÍCULO DO PPGMPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO CURRÍCULO DO PPGMPE CURRÍCULO DO PPGMPE Código Disciplinas/atividades obrigatórias para todos os estudantes CH Créditos MPE1000 MPE1001 MPE1002 MPE1003 MPE1004 MPE1005 Metodologia da pesquisa em Educação Ementa: A produção

Leia mais

Especialização em Estudos Culturais, História e Linguagens

Especialização em Estudos Culturais, História e Linguagens Especialização em Estudos Culturais, História e Linguagens Apresentação CAMPUS IGUATEMI Inscrições em Breve Turma 07 -->Previsão de Início: Agosto *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar

Leia mais

No segundo semestre letivo tem-se as disciplinas Metodologias Avançadas em Ciências Sociais; Teoria Sociológica II e Teoria Antropológica II.

No segundo semestre letivo tem-se as disciplinas Metodologias Avançadas em Ciências Sociais; Teoria Sociológica II e Teoria Antropológica II. A estrutura curricular do PPGSA é diversificada, de acordo com os níveis (Mestrado ou Doutorado). Começando pelo mestrado, deve ser dito que existem como ocorre em outros programas, disciplinas obrigatórias

Leia mais

Universidade Estadual do Paraná

Universidade Estadual do Paraná CURSO DE BACHARELADO E LICENCIATURA EM DANÇA EDITAL N.º 01/2019 INSCRIÇÃO DISCIPLINAS OPTATIVAS 1º SEMESTRE A Coordenação do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança no uso de suas atribuições e considerando

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA ESCOLA DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA ESCOLA DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO DISCIPLINA INSTITUCIONAL E OBRIGATÓRIA PARA MESTRANDOS E DOUTORANDOS Epistemologia: Ementa: Construção do conhecimento científico. Diferentes paradigmas de pesquisa em ciências sociais. Delineamento de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE MÚSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESTRUTURA CURRICULAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE MÚSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESTRUTURA CURRICULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ÚSICA PROGRAA DE PÓS-GRADUAÇÃO E ÚSICA 1. Apresentação ESTRUTURA CURRICULAR Após a aprovação do projeto de criação do estrado Profissional em úsica da Escola de

Leia mais

EDITAL 01/2017 PROCESSO SELETIVO ALUNO ESPECIAL 2017/1 - PÓSCOM/UFES

EDITAL 01/2017 PROCESSO SELETIVO ALUNO ESPECIAL 2017/1 - PÓSCOM/UFES EDITAL 01/2017 PROCESSO SELETIVO ALUNO ESPECIAL 2017/1 - PÓSCOM/UFES O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades PÓSCOM/UFES torna público o Processo Seletivo de Aluno Especial para

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA EM MÚSICA EMENTAS PERÍODO

CURSO: LICENCIATURA EM MÚSICA EMENTAS PERÍODO CURSO: LICENCIATURA EM MÚSICA EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: TEORIA DA PERCEPÇÃO I Leitura musical em duas claves de referência: sol e fá na 4º linha. Percepção auditiva. sistemas diatônicos. Funções

Leia mais

Ementas curso de Pedagogia matriz

Ementas curso de Pedagogia matriz Ementas curso de Pedagogia matriz 100031 DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E PLANEJAMENTO PROFISSIONAL Leitura e compreensão dos diversos gêneros textuais, abordando a escrita do parágrafo, da paráfrase e de textos

Leia mais

Geral: Compreender como se realizam os processos de troca e transmissão de conhecimento na sociedade contemporânea em suas diversas dimensões.

Geral: Compreender como se realizam os processos de troca e transmissão de conhecimento na sociedade contemporânea em suas diversas dimensões. PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática DISCIPLINA: Sociologia da Educação PRÉ-REQUISITO: Não há UNIDADE CURRICULAR: Obrigatória [X] Optativa [ ] Eletiva [ ] CÓDIGO DA DISCIPLINA:

Leia mais

DISCIPLINAS OPTATIVAS

DISCIPLINAS OPTATIVAS PPGMLS 005 Literatura e Produção de Memória Social (M DISCIPLINAS OPTATIVAS 60 4 Estudo, em perspectiva histórica, das relações entre os diversos gêneros líricos e a perenização do nome cantado. Os usos

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, alterando a resolução CONSEPE 18/2014 e demais disposições contrárias.

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, alterando a resolução CONSEPE 18/2014 e demais disposições contrárias. RESOLUÇÃO CONSEPE 19/2015 ALTERA LINHAS DE PESQUISA E RESPECTIVAS MATRIZES CURRICULARES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente do Conselho

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO FIL02457 - FILOSOFIA POLÍTICA I (60 h, OBR) O homem e sua ação política. A noção de polis no pensamento grego antigo e seus desdobramentos

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO 1 MESTRADO: EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO A) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DAS LINHAS 1 e 2: Estudos Organizacionais e Sociedade e Marketing e Cadeias

Leia mais

Pedagogia. 1º Semestre. Sociologia e Educação ED0001/ 60h

Pedagogia. 1º Semestre. Sociologia e Educação ED0001/ 60h Pedagogia 1º Semestre Sociologia e Educação ED0001/ 60h Ementa: A Sociologia como ciência e a Educação como tema da Sociologia. Compreensão dos paradigmas a partir dos contextos histórico-sociais que as

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PORTARIA Nº40, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PORTARIA Nº40, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018 MINISTÉRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PORTARIA Nº40, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS- GRADUAÇÃO DA UFPR, no uso de suas atribuições conferidas pelo Artigo 20 da resolução

Leia mais

RELAÇÃO DE EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERTADAS NO SEMESTRE 01/2017 PPG-ARTES

RELAÇÃO DE EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERTADAS NO SEMESTRE 01/2017 PPG-ARTES RELAÇÃO DE EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERTADAS NO SEMESTRE 01/2017 PPG-ARTES Disciplina: EBA811 A TEA I: Transformações intermidiáticas: teorias, modelos e aplicações Prof. Claus Clüver (professor convidado)

Leia mais

Pedagogia. 1º Período Formação de Pedagogos (as): Educação e Abordagens Socioculturais

Pedagogia. 1º Período Formação de Pedagogos (as): Educação e Abordagens Socioculturais Pedagogia 1º Período Formação de Pedagogos (as): Educação e Abordagens Socioculturais Pesquisa e Prática Pedagógica PPP I 60 h Trabalha a pesquisa como processo de construção do conhecimento científico.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DAS CIÊNCIAS MESTRADO/DOUTORADO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DAS CIÊNCIAS MESTRADO/DOUTORADO HORÁRIO 2017.1: MESTRADO HORARIO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA 8H-10H 10H-12H ANÁLISE ESTATÍSTICA IMPLICATIVA [PPGE 7515] 14H-16H 16H-18H - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA PESQUISA [PPGE 7343]

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 01/2017-PPGED

INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 01/2017-PPGED UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓREITORIA DE PESQUISA E PÓSGRADUÇÃO PROGRAMA DE PÓSGRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 01/2017PPGED Aprova a estrutura curricular dos Cursos de Mestrado e Doutorado

Leia mais

Disciplina: Estudos Socioeconômicos Código da Disciplina: verificar Professora: Dra. Volia Regina Costa Kato

Disciplina: Estudos Socioeconômicos Código da Disciplina: verificar Professora: Dra. Volia Regina Costa Kato Unidade Universitária: Curso: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Estudos Socioeconômicos Código da Disciplina: 340.3730.6 verificar Professora: Dra. Volia Regina Costa

Leia mais

MARIA CRISTINA BRITO. 4ª feira 9 às 13 horas. Ester Leão (2º andar) 15 vagas

MARIA CRISTINA BRITO. 4ª feira 9 às 13 horas. Ester Leão (2º andar) 15 vagas 1 NOME DA DISCIPLINA: SALA O ATOR NO TEATRO DA CRUELDADE DE ANTONIN ARTAUD 2 MARIA CRISTINA BRITO 4ª feira 9 às 13 horas Ester Leão (2º andar) Interpretação I e II / ou / Atuação Cênica I e II / e / O

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LICENCIATURA EM FILOSOFIA. CRÉDITOS Obrigatórios: 140 Optativos: 20.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LICENCIATURA EM FILOSOFIA. CRÉDITOS Obrigatórios: 140 Optativos: 20. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:23:01 Curso : LICENCIATURA

Leia mais

FACULDADE PEDRO LEOPOLDO - FPL

FACULDADE PEDRO LEOPOLDO - FPL FACULDADE PEDRO LEOPOLDO - FPL HORÁRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - SEMESTRE DE 2018 Dia Aula Período Período Período Período Período Período Período Período Segunda-feira Terça-feira Matemática Matemática

Leia mais

Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:

Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: Sujeitos da educação: escola e identidade social. Ementa: Processos identitários e categorias de pertencimento social: classe, gênero, etnia

Leia mais

Filosofia - Licenciatura

Filosofia - Licenciatura Filosofia - Licenciatura Unidade de Ensino: Lorena Regime Letivo: Semestral Duração: 8 semestres Para ingressantes a partir de: 2017 Disciplinas Carga horária Antropologia Filosófica 80 Antropologia Teológica

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase. Disciplina A - Sociologia

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase. Disciplina A - Sociologia Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo Ênfase Identificação Disciplina 0003005A - Sociologia Docente(s) Murilo Cesar Soares Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento Departamento

Leia mais

SEMINÁRIOS OBRIGATÓRIOS PARA O CURSO DE MESTRADO

SEMINÁRIOS OBRIGATÓRIOS PARA O CURSO DE MESTRADO ELENCO ATUALIZADO DAS DISCIPLINAS DOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA, DE ACORDO COM A PORTARIA Nº 08/2014-PRPPG/UFPR. SEMINÁRIOS OBRIGATÓRIOS PARA O CURSO DE MESTRADO

Leia mais

COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO E MULTIMEIOS

COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO E MULTIMEIOS COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO E MULTIMEIOS 1 Semestre INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃO COM086, 60H EMENTA: Discute a comunicação humana e etapas da sua evolução. Comunicação, linguagem, meios e processos de significação:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 08/2011, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Reforma o Currículo do Programa de Pósgraduação em Educação Mestrado e Doutorado, e dá outras providências. O CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

MÚSICA /1 MANHÃ - CURRÍCULO SERIADO. Flauta Doce II IPA A118 IPA A118. Ritmos Brasileiros e educação IPA A115 A115

MÚSICA /1 MANHÃ - CURRÍCULO SERIADO. Flauta Doce II IPA A118 IPA A118. Ritmos Brasileiros e educação IPA A115 A115 MÚSICA - 2019/1 MANHÃ - CURRÍCULO SERIADO 2º SEMESTRE Teoria e Percepção Musical I Flauta Doce II Turma 1 Turma 2 Conjunto Vocal II Flauta Doce II Educação, direitos Humanos e mediação de conflitos C007

Leia mais

4253 CULTURA AFRO-BRASILEIRA V U C. Sociais quarta-feira MARKETING ELEITORAL V U C. Sociais segunda-feira 11

4253 CULTURA AFRO-BRASILEIRA V U C. Sociais quarta-feira MARKETING ELEITORAL V U C. Sociais segunda-feira 11 4253 CULTURA AFRO-BRASILEIRA V U C. Sociais quarta-feira 12 3326 MARKETING ELEITORAL V U C. Sociais segunda-feira 11 6752 PESQUISA II: MÉTODOS QUANTITATIVOS V B C. Sociais segunda-feira 18 3734 POLÍTICA

Leia mais

RESULTADO PROVA ESCRITA - MÚSICA

RESULTADO PROVA ESCRITA - MÚSICA EXAME NACIONAL DE ACESSO AO MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES 2018 PROF-ARTES / UNIVERSIDADE DE BRASILIA ETAPA III RESULTADO PROVA ESCRITA - APROVADOS FLORIANÓPOLIS/SC, 08/06/2018 RESULTADO PROVA ESCRITA

Leia mais

1ª Série. 2MUT041 CANTO CORAL I Montagem e Apresentação de Repertório coral de estilos e gêneros variados.

1ª Série. 2MUT041 CANTO CORAL I Montagem e Apresentação de Repertório coral de estilos e gêneros variados. 1ª Série 2MUT050 ATIVIDADES DE PRÁTICA DE ENSINO I Participação na elaboração de planos de ensino de música.observação e participação de situações reais de ensino de música. Elaboração e análise de material

Leia mais

Relação de ementas das disciplinas ofertadas no semestre 02/2015. PPG-Artes

Relação de ementas das disciplinas ofertadas no semestre 02/2015. PPG-Artes Relação de ementas das disciplinas ofertadas no semestre 02/2015 PPG-Artes Disciplina: EBA 804 A Estágio Docência DEPENDE DA DISCIPLINA QUE SERÁ ACOMPANHADA NO ESTÁGIO Profa. Mariana Muniz Ementa: acompanhamento

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA 1 o SEMESTRE DE 2018 INÍCIO DO SEMESTRE: 05/03/2018 TÉRMINO DO SEMESTRE: 13/07/2018 1 PERÍODO NIVELAMENTO: 22/01/2018 a 01/03/2018 PRAZO FINAL DE ENTREGA DAS NOTAS

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADE MESTRADO E DOUTORADO REGIMENTO INTERNO O regulamento aqui exposto Regimento Interno - é complementar ao Regulamento Geral da PUC-Rio,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE FILOSOFIA HORÁRIO 1º SEMESTRE DE 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE FILOSOFIA HORÁRIO 1º SEMESTRE DE 2018 2ª feira 19h às 23h 3ª feira 19h às 23h 4ª feira 19h às 23h 5ª feira 19h às 23h 6ª feira 19h às 23h 1º ANO 1º PERÍODO *1000872 A - Estudos Dirigidos de Filosofia 1 (2 créditos práticos) *1000871 - História

Leia mais

LINHAS DE PESQUISA IDENTIDADE, CULTURA E PODER POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS, FLUXOS E FRONTEIRAS

LINHAS DE PESQUISA IDENTIDADE, CULTURA E PODER POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS, FLUXOS E FRONTEIRAS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO A área de concentração Antropologia Social abarca o campo de estudos orientado para a compreensão da vida social de uma perspectiva comparativa ou relacional. Ênfase na pesquisa de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 129, DE 10 DE AGOSTO DE 2011 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - CEPE, tendo em vista a decisão tomada em sua 300ª Reunião Ordinária, realizada em 10 de agosto de 2011, e

Leia mais

14 a 18 de Novembro de 2017

14 a 18 de Novembro de 2017 CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CONFAEB 2017 XXVII CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL V CONGRESSO INTERNACIONAL DOS ARTE/EDUCADORES II SEMINÁRIO DE CULTURA E EDUCAÇÃO DE MATO

Leia mais

EDITAL PARA ALUNO ESPECIAL 2015/2 (Publicado em /08/2015)

EDITAL PARA ALUNO ESPECIAL 2015/2 (Publicado em /08/2015) EDITAL PARA ALUNO ESPECIAL 2015/2 (Publicado em /08/2015) 1) O do Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário Cuiabá, abre vagas para candidatura a aluno especial

Leia mais

OFERTA DE DISCIPLINAS PPGEduC

OFERTA DE DISCIPLINAS PPGEduC HORÁRO PPGEduC 2017.2 Horário Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Manhã 08h às 12h EDU925 - TÓPICOS ATUAIS EM EDUCAÇÃO I: Educação em Direitos Humanos e Cidadania 08h às 12h

Leia mais

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA Ementas das Disciplinas EAD Ensino a Distância SP Semipresencial Formato: 12345-02 (código da disciplina - número de créditos) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL NÍVEL I 12224-04 FUNDAMENTOS

Leia mais

HISTORIA DO DESIGN III

HISTORIA DO DESIGN III Blucher Design Proceedings Agosto de 2014, Número 3, Volume 1 HISTORIA DO DESIGN III Nelson Rodrigues da Silva - nelson.rodrigues@belasartes.br Centro Universitário Belas Artes de São Paulo - Bacharelado

Leia mais

Licenciatura em Pedagogia. 1º Período

Licenciatura em Pedagogia. 1º Período Licenciatura em Pedagogia 1º Período SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO FORMAÇÃO BÁSICA Estuda a Sociologia como ciência e a Educação como tema da Sociologia. Compreensão dos paradigmas a partir dos contextos histórico-sociais

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes R E S O L U Ç Ã O Nº 075/2015 CI / CCH CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro, e no site www.cch.uem.br, no dia 29/07/2015. Aprova Projeto de Doutorado

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 4, DE 31 DE JANEIRO DE 2018.

RESOLUÇÃO Nº 4, DE 31 DE JANEIRO DE 2018. RESOLUÇÃO Nº 4, DE 31 DE JANEIRO DE 2018. O COLEGIADO DE CURSO DO CURSO DE MESTRADO E DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO da Escola de Administração e Negócios, no uso de suas atribuições legais, resolve: Aprovar

Leia mais

AGENDA - AGOSTO Gestão Cultural -5ª edição /2018 (estatístico) 07/SEGUNDA NÃO TERÁ ATIVIDADES

AGENDA - AGOSTO Gestão Cultural -5ª edição /2018 (estatístico) 07/SEGUNDA NÃO TERÁ ATIVIDADES AGENDA - AGOSTO 2017 01/TERÇA 14h às 18h Filmando corpos queer: os gestos da direção, os gatilhos da criação* brasileira em textos e linguagens** 10h às 17h30 Curso de gestão cultural em contextos tradicionais

Leia mais

Obs. Todas as disciplinas relacionadas já são registradas e codificadas. Pertencem ao DFCH com Carga Horária - 60 horas Créditos: 2T1P.

Obs. Todas as disciplinas relacionadas já são registradas e codificadas. Pertencem ao DFCH com Carga Horária - 60 horas Créditos: 2T1P. Anexo DISCIPLINAS OPTATIVAS DO CURSO A) Disciplinas Optativas do Eixo da Formação Científico-Cultural FCH358 - Antropologia do Imaginário: Analisar a constituição do imaginário social, a partir de uma

Leia mais

ÁREA 1: PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES E DO TRABALHO. Linha 1: Processos psicossociais e de saúde no trabalho e nas organizações

ÁREA 1: PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES E DO TRABALHO. Linha 1: Processos psicossociais e de saúde no trabalho e nas organizações UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESTRUTURA DO PROGRAMA ATUAL ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO, LINHAS

Leia mais

Letras Língua Portuguesa

Letras Língua Portuguesa Letras Língua Portuguesa Leitura e Produção de Texto I 30h Ementa: Ocupa-se das estratégias de leitura e produção de textos orais e escritos considerando os aspectos formal e estilístico e sua relação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 006/2017 CONSEPE

RESOLUÇÃO Nº 006/2017 CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 006/2017 CONSEPE Aprova ajuste curricular nos cursos de licenciatura e de bacharelado em História do Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED, da Fundação Universidade do Estado de

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: História - Licenciatura Campus: Cabo Frio SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Licenciatura em História tem por missão a formação profissional do Licenciando para o exercício do magistério

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE HISTÓRIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE HISTÓRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE DISTRIBUIÇÃO DE DISCIPLINAS Grade Horária para o 1 o semestre de 2019 Disciplinas obrigatórias em negrito;

Leia mais

Estudos Ambientais (36) Estudos Socioeconômicos (36)

Estudos Ambientais (36) Estudos Socioeconômicos (36) CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO UFSJ - GRADE HORÁRIA 2019.1-1o. PERÍODO - FUNDAMENTAÇÃO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA Estética e História da Arte Prof. Gedley Braga Sala 2.22RE Introdução à Tecnologia

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura Plena em Educação Artística. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura Plena em Educação Artística. Ênfase Curso 1404 - Licenciatura Plena em Educação Artística Ênfase Identificação Disciplina 0003320A - Antropologia das Culturas Populares Docente(s) Rosa Maria Araujo Simões Unidade Faculdade de Arquitetura,

Leia mais

EDITAL Nº 02/ Apresentação. 2. Público Alvo

EDITAL Nº 02/ Apresentação. 2. Público Alvo EDITAL Nº 02/2014 Regulamenta o Processo Seletivo Simplificado de alunos e alunas para cursar disciplinas optativas do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS 2018.1 3º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE A arte como manifestação de expressão e comunicação humana. As manifestações artísticas como reflexo de valores

Leia mais

PERIODIZAÇÃO: Bacharelado: horas

PERIODIZAÇÃO: Bacharelado: horas PERIODIZAÇÃO: Bacharelado: 2.420 horas 1350 h (núcleo comum) + 120 h (TCC) + 200 h (atividades complementares formativas) + 120 h (estágio) + 255 h (obrigatórias só do bacharelado) + 375 h (optativas).

Leia mais

EDITAL 01/2019 PROCESSO SELETIVO DE ALUNO ESPECIAL 2019/2 - PÓSCOM/UFES

EDITAL 01/2019 PROCESSO SELETIVO DE ALUNO ESPECIAL 2019/2 - PÓSCOM/UFES EDITAL 01/2019 PROCESSO SELETIVO DE ALUNO ESPECIAL 2019/2 - PÓSCOM/UFES O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom-Ufes) torna público o Processo Seletivo de Aluno Especial

Leia mais

Letras Língua Portuguesa

Letras Língua Portuguesa Letras Língua Portuguesa 1º Semestre Significação e Contexto LE0002/ 60h Ementa: Estuda os processos semânticos e analisa a relação do significado com o contexto, considerando as abordagens da semântica,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE FILOSOFIA HORÁRIO 1º SEMESTRE DE 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE FILOSOFIA HORÁRIO 1º SEMESTRE DE 2018 2ª feira 19h às 23h 3ª feira 19h às 23h 4ª feira 19h às 23h 5ª feira 19h às 23h 6ª feira 19h às 23h 1º ANO 1º PERÍODO *1000872 A - Estudos Dirigidos de 1 (2 créditos práticos) *1000871 - História da Moderna

Leia mais

RELAÇÃO DE EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERTADAS NO SEMESTRE 01/2018 PPG-ARTES

RELAÇÃO DE EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERTADAS NO SEMESTRE 01/2018 PPG-ARTES RELAÇÃO DE EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERTADAS NO SEMESTRE 01/2018 PPG-ARTES Disciplina: EBA 804 A Estágio Docência. Horários: depende da disciplina que será acompanhada no estágio. Dias da Semana: depende

Leia mais

[ICIA46] - Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação

[ICIA46] - Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI/UFBA) ESTRUTURA CURRICULAR Disciplinas Obrigatórias Doutorado em Ciências da Informação [ICIA46] - Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Ciência

Leia mais

COLEGIADO ESPECIAL DE LICENCIATURA FAE/UFMG DISCIPLINAS TEÓRICAS DOS CURSOS REGULARES DE LICENCIATURA HORÁRIO PARA O 2 o SEMESTRE DE 2013

COLEGIADO ESPECIAL DE LICENCIATURA FAE/UFMG DISCIPLINAS TEÓRICAS DOS CURSOS REGULARES DE LICENCIATURA HORÁRIO PARA O 2 o SEMESTRE DE 2013 CÓDIGO DISCIPLINAS C/H CRED. ADE003 Política Educacional 60 04 CAE001 Sociologia da Educação 60 04 CAE002 Psicologia da Educação - aprendizagem e ensino 60 04 MTE101 Didática de Licenciatura 60 04 Q U

Leia mais

FACULDADE PEDRO LEOPOLDO - FPL

FACULDADE PEDRO LEOPOLDO - FPL FACULDADE PEDRO LEOPOLDO - FPL HORÁRIO DO CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS - 2º SEMESTRE DE 2018 Dia Aula 1º Período 2º Período Período Período 5º Período 6º Período 7º Período Período Segunda-feira Terça-feira

Leia mais

SEGUNDAS E QUARTAS: 10 às 12h

SEGUNDAS E QUARTAS: 10 às 12h 1 PROFESSOR: CAPOEIRA ANGOLA JOSÉ DAMIRO DE MORAES SEGUNDAS E QUARTAS: 10 às 12h SALA: 302 Não há NÚMERO DE VAGAS 30 EMENTA: Introdução do aprendizado da Capoeira Angola, através de seus elementos básicos,

Leia mais

INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA Turma I - 3as e 5as feiras - 8 h

INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA Turma I - 3as e 5as feiras - 8 h UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA Disciplina: INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA Turma I - 3as e 5as feiras - 8 h Professor: Prof. Dr. Sergio B. F. Tavolaro sergiotavolaro@unb.br

Leia mais

Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Ementas 2016

Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Ementas 2016 Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde Obrigatórias Ementas 2016 Disciplina: Divulgação científica: história, conceitos e modelos O objetivo da disciplina é fazer uma introdução

Leia mais

Pedagogia. 1º Semestre. Filosofia e Educação ED0003/ 60h

Pedagogia. 1º Semestre. Filosofia e Educação ED0003/ 60h Pedagogia 1º Semestre Filosofia e Educação ED0003/ 60h Ementa: Fundamentação teórica dos conceitos básicos de Filosofia. Distinção entre Ciências e Filosofia. O estudo e a análise da aplicação sistemática

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DE DISCIPLINAS. Grade Horária para o 2 o semestre de 2017

DISTRIBUIÇÃO DE DISCIPLINAS. Grade Horária para o 2 o semestre de 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE DISTRIBUIÇÃO DE DISCIPLINAS Grade Horária para o 2 o semestre de 2017 Disciplinas obrigatórias em negrito;

Leia mais