Disciplina: Estudos Socioeconômicos Código da Disciplina: verificar Professora: Dra. Volia Regina Costa Kato

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Disciplina: Estudos Socioeconômicos Código da Disciplina: verificar Professora: Dra. Volia Regina Costa Kato"

Transcrição

1 Unidade Universitária: Curso: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Estudos Socioeconômicos Código da Disciplina: verificar Professora: Dra. Volia Regina Costa Kato DRT: Etapa: 8ª Carga horária: 34 H/Aulas Semestrais Verificar Semestre Letivo: 2º / 2014 Ementa Contribuições das Ciências Sociais para o entendimento dos fenômenos socioculturais e urbanos contemporâneos decorrentes dos processos de globalização. Modelos interpretativos clássicos da cidade moderna (analise weberiana, funcionalista e marxista); crises dos paradigmas, reconceituação da cidade e diversidade de campos discursivos sobre temas sociais e culturais interconectados na vida cotidiana: transformações das relações de trabalho, práticas sociais e culturais, Objetivos: Fornecer subsídios analíticos para interpretação crítica dos processos socio-espaciais, culturais e políticos contemporâneos e de suas relações com a arquitetura e a cidade. Fatos e Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores Modelos teóricos clássicos da Sociologia sobre a cidade moderna; ação e estrutura social, cultura urbana, processos de mudança, segregação e conflito; espaço público, mobilidade e redes; práticas sociais e vida cotidiana; arquitetura e cidade. Analise comparada dos processos globalizados e especificidades brasileiras. Reforço da capacidade de compressão abstrata e aplicação de conceitos à dinâmica real dos processos e fomento de habilidades de concepção e representação escrita e oral de ideias, através de leituras bibliográficas, sistematização de textos selecionados e discussão coletiva em sala de aula. Incentivo à interpretação crítica e visualização da importância de incorporação de conhecimentos interdisciplinares das ciências humanas no âmbito da produção arquitetônica e, no horizonte próximo de elaboração do Trabalho Final de Graduação. Valorização da participação interpelativa do aluno nas aulas expositivas e nas diversas atividades programadas da disciplina. Respeito às diferenças individuais nos trabalhos em equipe em termos de repertório intelectual, interesses e talentos. Reconhecimento da importância da pesquisa acadêmica e dos direitos autorais dos investigadores, alertando contra - usos indevidos de informações. Incentivo às atitudes de engajamento no trabalho e de respeito à contribuições coletivas.

2 Conteúdo Programático: As ciências sociais e os estudos clássicos sobre a cidade moderna Vertente weberiana: comportamentos racionais e subjetividade dos indivíduos na cidade moderna Vertente funcionalista: cultura urbana e ação social Vertente marxista: sociedade de classes, produção e reprodução do capital e do espaço urbano, Engels, H. Lefebvre e Castells. Processos socioculturais de globalização, territórios e urbanização contemporânea Territorização e desterritorização no mundo globalizado Enfoques multidisciplinares sobre os fenômenos urbanos contemporâneos Processos socioculturais e vida cotidiana: potencial interpretativo da Sociologia Seminários Temáticos Espaço, tempo e trabalho no novo capitalismo. O fazer arquitetônico e os paradigmas do trabalho na sociedade contemporânea: rompendo dicotomias Segregação urbana e desigualdades sociais Mobilidades e espacialidades urbanas Exercício de pesquisa aplicada: Exercícios de análise de situações empíricas. Aplicação dos conteúdos teóricos apresentados através da observação e análise de fenômenos socioculturais na cidade. Metodologia: A apresentação e discussão dos conteúdos programáticos são realizadas através de aulas expositivas, pesquisas em equipe, palestras e seminários temáticos, tendo por referencia, o uso e discussão crítica de bibliografia selecionada e especificada no Plano de Ensino. Articulando atividades individuais e em equipe, os procedimentos metodológicos compreendem trabalho de pesquisa, com busca livre de bibliografias e informações; relatórios individuais de bibliografia indicada; seminários e exercícios de observação empírica. Estes procedimentos integram-se e complementam as aulas expositivas ministradas na disciplina. A leitura individual e sistematização de textos, em equipe, constitui o recurso estratégico para a ampliação do repertório conceitual dos alunos, referenciando a importância da fundamentação de idéias críticas sobre os problemas urbanos de viés socioeconômico e cultural. Os seminários e discussões coletivas combinam-se, como instrumentos didáticos, às leituras individuais e aulas expositivas, favorecendo o estabelecimento de relações entre os conceitos e realidade social conhecida e vivenciada. As relações entre fundamentação teórica, análise crítica e aplicabilidade dos conceitos são também desenvolvidas através de exercícios de observação e interpretação de situações empíricas no tema escolhido pela equipe (tal como designado no conteúdo programático da disciplina). Considerando ainda que os conteúdos programáticos se inserem na perspectiva de interdisciplinaridade própria da formação do arquiteto, algumas palestras programadas com especialistas convidados são previstas. Constituem um instrumento didático pedagógico importante na medida em que aproximam enfoques diversos sobre fenômenos socioeconômicos e culturais do mundo contemporâneo e as transformações da urbanização.

3 Critérios de Avaliação: O sistema de avaliação dos alunos, designado por 2 Avaliações Parciais, Prova Substitutiva e Prova Final contempla verificações da aprendizagem dos conteúdos apresentados, através de exercícios individuais e de trabalhos em equipe. A 1ª Avaliação Parcial é feita através de um trabalho de pesquisa em equipe denominado Um intérprete clássico da cidade moderna, onde os alunos ampliam os conteúdos sintéticos apresentados em aulas expositivas, através de apresentação de conceitos e interpretações de uma corrente sociológica clássica escolhida por eles. A avaliação busca verificar a capacidade de iniciativa e desenvolvimento de pesquisa no tema proposto em termos de ampliação bibliográfica, articulação de argumentos e redação. As atribuições de notas são de 0 a 10. A 2ª Avaliação Parcial é composta de duas atividades sequenciais uma individual e uma equipe: 1. Seminários Temáticos envolvendo leituras e relatórios individuais de 4 textos selecionados, nas datas referenciadas no cronograma da disciplina. Objetiva-se avaliar através deles, a capacidade de compreensão, interpretação e aplicação de conceitos. Cada relatório individual tem valor 1.0, compondo, como resultado 4,0 pontos na composição de nota; 2. Exercício de Análise de Situação Empírica. É um trabalho em equipe apresentado de forma oral através de vídeo, powerpoint ou pranchas físicas como resultados de observação e análise de situações empíricas num dos temas emergentes da cidade contemporânea. Busca-se avaliar a compreensão de conceitos estratégicos no tema escolhido e de aplicação à realidade observada. Possui atribuição de 6,0 pontos na composição da nota desta avaliação. Para a atribuição individual da nota em equipe a presença do aluno na apresentação oral é obrigatória. Prova Substitutiva: é uma prova individual que objetiva avaliar a aprendizagem de todos os conteúdos apresentados na disciplina, ou seja, das aulas expositivas, da bibliografia lida e discutida e os resultados do trabalho de sua equipe. Notas de 0 a 10. Avaliação Final: é prova individual (teste de múltipla escolha) objetivando avaliar a aprendizagem do conteúdo teórico da disciplina aulas expositivas e interpretação critica de bibliografia básica referenciada e os resultados do trabalho específico de equipe. Notas de 0 a 10. Todas as avaliações parciais são registradas em fichas de acompanhamento de uso exclusivo dos professores. Os alunos terão acesso às avaliações parciais que serão divulgadas pelos professores no decorrer das etapas modulares do curso, respeitando o cronograma de divulgação de notas da Faculdade. O registro de presenças e ausências é feito em Lista de Presença de Alunos fornecida pela Secretaria Geral da Universidade, independentemente das fichas de acompanhamento acima mencionadas. O critério para a solicitação de revisão de notas e ou prova substitutiva segue o regimento interno da Unidade / Universidade, nas datas estabelecidas.

4 Bibliografia Básica: FORTUNA, Carlos; SILVA, Augusto Santos. A cidade ao lado da cultura: espacialidades sociais e modalidades de intermediação cultural. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.) A Globalização e as Ciências Sociais. São Paulo: Cortez, SENNETT, Richard. A corrosão do caráter consequências sociais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro; Editora Record, 2006; capítulo 3. VILLAÇA, Flavio. Reflexões sobre as cidades brasileiras. São Paulo: Studio Nobel, Parte II; p.43 a 71.

5 Bibliografia Complementar: CARMO, Renato Miguel. Do espaço abstracto ao espaço compósito: refletindo sobre as tensões entre mobilidades e espacialidades. In: CARMO, R. M. e SIMÕES, J. A. A produção das mobilidades, Redes, Espacialidades, Trajetos. Lisboa, Portugal: Instituto de C. Sociais da Universidade de Lisboa, 2009 (p.41 a 52) FREITAG, Barbara. Teorias da Cidade. Campinas, SP: Papirus Editora, 2006 HAESBAERT, Rogério. Territórios Alternativos. São Paulo: Editora Contexto, MARTINS, José de Souza. A sociabilidade do homem simples. Cotidiano e história na modernidade anômala. São Paulo: Editora Contexto, NEGT, Oskar. Espaço público e experiência. In: PALAMIN, Vera M. Cidade e cultura esfera pública e transformação urbana. São Paulo: Estação Liberdade, 2002 WACQUANT, Loïc. Os condenados da cidade estudos sobre a marginalidade avançada. Rio de Janeiro: Revan; FASE, (Prefácio e capitulo: Lógicas de polarização urbanas: o olhar a partir de baixo) MARTINS, José de Souza. A sociabilidade do homem simples. Cotidiano e história na modernidade anômala. São Paulo: Editora Contexto, Bibliografia Adicional ARANTES, Antônio. A guerra dos lugares fronteiras simbólicas e liminaridades no espaço urbano de São Paulo. In: FORTUNA, Carlos (org). Cidade, cultura e globalização. Oeiras, Portugal: Celta Editores, CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Morar, Cozinhar. Petropolis, RJ: Vozes, DIAS, Lucy; GAMBINI, Roberto. Outros 500 uma conversa sobre a alma brasileira. São Paulo: Editora Senac, FORTUNA, Carlos. Identidades, Percursos e Paisagens Culturais. Oeiras, Portugal: Celta Editores, KATO, Volia Regina Costa. Reflexões sobre o fazer arquitetônico. Tese de Doutorado em Arquitetura e Urbanismo. FAU- Universidade Presbiteriana Mackenzie, MARQUES, Eduardo; TORRES, Haroldo (org). São Paulo: segregação, pobreza e desigualdades sociais. São Paulo: Editora Senac, SENNETT, Richard. A cultura no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record,

6 Planejamento Semanal de Estudos Socioeconômicos I Semana Teoria Prática Apresentação dos conteúdos Formação das equipes de 2ª 07 agosto programáticos da disciplina, atividades individuais e em equipe, bibliografia e critérios de avaliação. trabalho. 3ª 14 agosto 4ª 21 agosto 5ª 28 agosto As ciências sociais e os estudos clássicos sobre a cidade moderna Textos referenciais: FORTUNA, Carlos (1997); FREITAG. Barbara (2006) As ciências sociais e os estudos clássicos sobre a cidade moderna Textos referenciais: FORTUNA, Carlos (1997); FREITAG. Barbara (2006) Urbanização Contemporânea: processos socioculturais globalizados, territórios e reinterpretações discursivas. Aula expositiva com discussões e exemplos empíricos. Aula expositiva com discussões e exemplos de situações empíricas. Vídeo Olgária Matos 6ª 04 setembro 7ª 11 setembro 8ª 18 setembro Seminários Temáticos: Espaço, tempo e trabalho no novo capitalismo. Texto 01 - SENNETT, Richard (2006) Capítulo 3 1ª Avaliação Parcial Relatório em equipe: Um intérprete clássico da cidade moderna O fazer arquitetônico e os paradigmas do trabalho na sociedade contemporânea: rompendo dicotomias Texto referencial: KATO, Volia (2013) Resenha individual e discussão em equipe Mesa Redonda Aula expositiva com discussões e exemplos de situações empíricas Aula expositiva com discussões e exemplos de situações empíricas Divulgação da 1ª Avaliação Parcial 9ª 25 setembro Seminários Temáticos Espaço público urbano, cultura e lazer: apropriações e identidades sociais. Texto 2 - NEGT, Oskar (2002) Resenha individual e discussão em sala de aula

7 10ª 02 11ª 09 Seminários Temáticos Segregações urbanas e desigualdades sociais contextos europeu, norte americano e brasileiro. Texto 3a WACQUANT, Loïc (2001) Texto 3b VILLAÇA, Flávio (2012) Seminários Temáticos Mobilidades, espacialidades urbanas Texto 4 - CARMO, Renato Miguel (2009) Resenha individual e discussão em sala de aula Resenha individual e discussão em sala de aula 12ª 16 13ª 23 14ª 30 15ª 06 novembro 16ª 13 novembro 17ª 20 novembro 18ª 27 novembro 19º 04 dezembro 20º 11 dezembro Exercício em Equipe: Análise de situação empírica Usos e Significados do Espaço Publico Urbano Semana Viver Metrópole. Exercício em Equipe: Análise de situação empírica Segregações urbanas: vivências e percepções Exercício em Equipe: Análise de situação empírica Apresentação oral do.trabalho. Apresentação oral do trabalho. Apresentação oral do trabalho. Mobilidades e espacialidades urbanas: encontros e atividades Resultados e discussões; Divulgação da 2ª Avaliação Parcial Feriado Prova Substitutiva Prova Final Vistas e encerramento

8

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Sociologia VI: Sociologia CARGA HORÁRIA 72 horas Urbana CURSO Sociologia e política SEMESTRE 6º

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo º. 1. Identificação Código

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo º. 1. Identificação Código MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2016 1º 1. Identificação Código 1.1. Disciplina: FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA 0560076 1.2.

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo: fundamentos e concepções.

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1505 / Licenciatura em Matemática. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1505 / Licenciatura em Matemática. Ênfase Curso 1505 / 1506 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0005010A - Fundamentos da Educação Matemática Docente(s) Jose Roberto Boettger Giardinetto Unidade Faculdade de Ciências Departamento

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Procedimentos teórico-metodológicos

Leia mais

2018 CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA-PRODUÇÃO HISTÓRICA CÓDIGO: 64939

2018 CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA-PRODUÇÃO HISTÓRICA CÓDIGO: 64939 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA 2018 CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA-PRODUÇÃO HISTÓRICA

Leia mais

Cidade, trabalho e cidadania (45h/a 3 créditos) Professor: Cláudio Roberto de Jesus

Cidade, trabalho e cidadania (45h/a 3 créditos) Professor: Cláudio Roberto de Jesus UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS Cidade, trabalho e cidadania

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação IV Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Espaço destinado a acompanhar

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular II. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular II. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º Curso: Pedagogia PLANO DE ENSINO 2016 Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos teórico-práticos para a

Leia mais

RUA PERIMETRAL CASTELO BRANCO, PQ. ANHANGUERA - TELEFONE: (99)

RUA PERIMETRAL CASTELO BRANCO, PQ. ANHANGUERA - TELEFONE: (99) 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: PERÍODO: 4º CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 DISCIPLINA: AVALIAÇÃO EDUCACIONAL CURSO: PEDAGOGIA 2. EMENTA Pressupostos teóricos e

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase Curso 1503 1504 1505 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0005010A - Fundamentos da Educação Matemática Docente(s) Jose Roberto Boettger Giardinetto Unidade Faculdade de Ciências

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Semestre letivo º. 1. Identificação Código

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Semestre letivo º. 1. Identificação Código MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2015 1º 1. Identificação Código 1.1. Disciplina: FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA 0560076 1.2.

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2016

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2016 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2016 Curso: Graduação em Turismo Disciplina: Filosofia e Antropologia Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Visão de mundo e

Leia mais

EMENTA OBJETIVOS DE ENSINO

EMENTA OBJETIVOS DE ENSINO Sociologia I PLANO DE DISCIPLINA COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia I CURSO: Técnico em Segurança do Trabalho (Integrado) SÉRIE: 1ª CARGA HORÁRIA: 67 h (80 aulas) DOCENTE: EMENTA A introdução ao pensamento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo º. 1. Identificação Código

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo º. 1. Identificação Código MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2015 1º 1. Identificação Código 1.1. Disciplina: SOCIOLOGIA I 0560055 1.2. Unidade:

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Projeto de Pesquisa Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Procedimentos teórico-metodológicos,

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Estudo da história geral da Educação e da Pedagogia, enfatizando a educação brasileira. Políticas ao longo da história engendradas

Leia mais

REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS

REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS DOUTORADO INTERDISCIPLINAR EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS Disciplinas obrigatórias Tópicos Avançados em Memória

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia Científica. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia Científica. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia Científica Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceito e concepção de ciência e a construção do

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia. 1 - Ementa (sumário, resumo) 2 - Objetivo Geral.

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia. 1 - Ementa (sumário, resumo) 2 - Objetivo Geral. PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 8º semestre 1 - Ementa (sumário, resumo) Ementa: O Conceito e

Leia mais

REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS MESTRADO PROFISSIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS

REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS MESTRADO PROFISSIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS MESTRADO PROFISSIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS Disciplinas obrigatórias Memória Social 45 Cultura 45

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0003732A - Urbanismo IV: Inserção Urbana de Equipamentos Coletivos Docente(s) Maria Helena Carvalho Rigitano Unidade Faculdade de Arquitetura,

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Elaboração de Trabalho de Iniciação Científica I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo)

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Departamento de Sociologia Disciplina: SOL 134465 - Introdução à Sociologia Turma B Período Letivo: 2018.1 Segunda e quarta-feira, das 19h00 às 20h40

Leia mais

Programa. 1) Origens da disciplina com seus precursores e análise do contexto histórico.

Programa. 1) Origens da disciplina com seus precursores e análise do contexto histórico. Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Sociologia Introdução à Sociologia Profa. Christiane Machado Coêlho Horário: Terças e Quintas das 08h00 as 09h50 Local: PJCBT061 Turma:

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) A Didática e os fundamentos educacionais

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED PLANO DE ENSINO. Geografia - Bacharelado

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED PLANO DE ENSINO. Geografia - Bacharelado UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Departamento de Ciências Humanas ANO/SEMESTRE: 2016.2 CURSO: FASE: 5ª Geografia

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica I. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica I. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Estudo da organização da

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA NOME DO COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia III CURSO: Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio ANO: 3º ANO

PLANO DE DISCIPLINA NOME DO COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia III CURSO: Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio ANO: 3º ANO PLANO DE DISCIPLINA NOME DO COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia III CURSO: Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio ANO: 3º ANO CARGA HORÁRIA: 67 hs CRÉDITOS: 02 h/a semanais EMENTA A introdução

Leia mais

Prática Pedagógica IV

Prática Pedagógica IV Prática Pedagógica IV 4º Semestre: Trabalho como Princípio Educativo Verão 2017 Código Turma Campus / Curso Componente Curricular Docentes Ano Letivo / Período Monica Molina e Vigotski Campus Dom Pedrito

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIS211 Sociologia Contemporânea II

Programa Analítico de Disciplina CIS211 Sociologia Contemporânea II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Ciências Sociais - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TECNICO INTEGRADO EM INSTRUMENTO MUSICAL PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TECNICO INTEGRADO EM INSTRUMENTO MUSICAL PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO CURSO: TECNICO INTEGRADO EM NOME DA UNIDADE ACADÊMICA: IV COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas DOCENTE RESPONSÁVEL: DIVERSOS EMENTA ANO/SÉRIE:

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ PLANO DE ENSINO 2º SEMESTRE/2011 Disciplina: Psicologia Organizacional Curso: Ciências Contábeis Turno/Horário: Noturno Professor: Geyza D Ávila Arruda Turma: Carga Horária Semanal Carga Horária Semestral

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Coordenação Pedagógica. Carga Horária Semestral: 40 h/a Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Coordenação Pedagógica. Carga Horária Semestral: 40 h/a Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Coordenação Pedagógica Carga Horária Semestral: 40 h/a Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) A escola como organização educativa e suas dimensões

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Sociologia Urbana, atores sociais e internacionalização das cidades

PLANO DE ENSINO. Sociologia Urbana, atores sociais e internacionalização das cidades PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS) PPGS049 -Tópico Especial PLANO DE ENSINO Sociologia Urbana, atores sociais e internacionalização das cidades Professora: Vanessa Marx Período letivo: 2017/2

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos da Ação Educativa em Espaços não Escolares

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos da Ação Educativa em Espaços não Escolares PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos da Ação Educativa em Espaços não Escolares Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceitos e dimensões

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º 1 - Ementa (sumário, resumo) Relações entre psicologia,

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU519 DISCIPLINA: PRATICA EDUCATIVA I - DIDÀTICA CARGA HORÁRIA: 75h EMENTA: OBJETIVOS:

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 2S/ FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS

PLANO DE ENSINO - 2S/ FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS PLANO DE ENSINO - 2S/2010 - FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO: CIÊNCIAS ECONÔMICAS TURNO: NOTURNO DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO SÓCIO ECONÔMICO SEMESTRE: 4º N DE CRÉDITOS: 04 CARGA HORÁRIA: 68 HS/AULAS

Leia mais

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO. Aulas teóricas:08 Aulas práticas: 08

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO. Aulas teóricas:08 Aulas práticas: 08 PROGRAMA DE ENSINO Disciplina formação de professores alfabetizadores e ensino da Leitura e da Escrita Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração EDUCAÇÃO Curso: MESTRADO ( X ) DOUTORADO (X ) Número

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Estágio Supervisionado: Educação Infantil 4 e 5 anos Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino Fundamental Educação Especial (Ensino Fundamental) APAE

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Departamento de Sociologia Disciplina: SOL 134465 - Introdução à Sociologia Turma B Período Letivo: 2017.2 Segunda e quarta-feira, das 19h00 às 20h40

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Pensamento Metodológico Científico Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 2º 1 - Ementa (sumário, resumo) Ciência e conhecimento

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Literatura Brasileira e infantil. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Literatura Brasileira e infantil. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Literatura Brasileira e infantil Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º 1 - Ementa (sumário, resumo) Literatura infantil: conceito e história.

Leia mais

MEC-UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

MEC-UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO MEC-UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA ANALÍTICO DISCIPLINA CÓDIGO: IE 1333 CRÉDITOS 4 NOME: Metodologia do Ensino Superior Cada crédito corresponde

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº de 21/10/1966

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº de 21/10/1966 CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS SELEÇÃO COMPLEMENTAR INTERNA JUNTO À UNVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Educação Física: contextualização

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80 Aulas/Semana: 04 Termo Letivo: 5º 1. Ementa (sumário, resumo) Apresenta e analisa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PRODUÇÃO E POLÍTICA CULTURAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PRODUÇÃO E POLÍTICA CULTURAL PLANO DE ENSINO 2012-1 DISCIPLINA: Antropologia PROFESSOR: Ms. Clóvis Da Rolt I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h II EMENTA A partir de uma perspectiva histórico-evolutiva, a disciplina

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO Curso: Turismo Disciplina: Política e Desenvolvimento Local Carga Horária Semestral: 80 h/a Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Pressupostos do desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Serviço Social Departamento Responsável: Serviço Social Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Edineia Figueira

Leia mais

P L A N O D E E N S I N O. DEPARTAMENTO: Matemática PROFESSOR: Valdir Damázio Júnior DISCIPLINA:Didática da Matemática SIGLA: ODIM0001 TURMA:

P L A N O D E E N S I N O. DEPARTAMENTO: Matemática PROFESSOR: Valdir Damázio Júnior DISCIPLINA:Didática da Matemática SIGLA: ODIM0001 TURMA: P L A N O D E E N S I N O DEPARTAMENTO: Matemática PROFESSOR: Valdir Damázio Júnior DISCIPLINA:Didática da Matemática SIGLA: ODIM0001 TURMA: CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 horas TEÓRICO/PRÁTICA: 72 horas CURSO(S):

Leia mais

PLANO DE ENSINO III OBJETIVOS. Proporcionar aos alunos os instrumentos teóricos necessários para a compreensão da relação da Sociologia com o Direito.

PLANO DE ENSINO III OBJETIVOS. Proporcionar aos alunos os instrumentos teóricos necessários para a compreensão da relação da Sociologia com o Direito. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO Campus Universitário - Trindade - Caixa Postal 476 88040-900 - Florianópolis - Santa

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Projeto Político Pedagógico (Pedagogia de Projetos) Carga horária: 40 Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 6º 1. Ementa (sumário, resumo)

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40 Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 4º 1. Ementa (sumário, resumo) Tendências da

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Didática III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Didática III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática III Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) A Didática enquanto reflexão sistemática do espaço da sala

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Alfabetização e Letramento Carga horária: 80

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Alfabetização e Letramento Carga horária: 80 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Alfabetização e Letramento Carga horária: 80 Aulas/Semana: 04 Termo Letivo: 5º 1. Ementa (sumário, resumo) Diferentes concepções de

Leia mais

EMENTA OBJETIVOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

EMENTA OBJETIVOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ Instituída pela Lei nº 10.425, de 19/04/2002 D.O.U. DE 22/04/2002 PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROEN COORDENADORIA DE FILOSOFIA COFIL Curso: Filosofia

Leia mais

Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:

Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: Sujeitos da educação: escola e identidade social. Ementa: Processos identitários e categorias de pertencimento social: classe, gênero, etnia

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo. Ênfase Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo Ênfase Identificação Disciplina 0003129A - Realidade Socioeconômica e Política Brasileira Docente(s) Carlo Jose Napolitano Unidade Faculdade de Arquitetura,

Leia mais

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO. Aulas teóricas:08 Aulas práticas: 08

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO. Aulas teóricas:08 Aulas práticas: 08 PROGRAMA DE ENSINO Disciplina professores e o ensino da Leitura e da Escrita Semestre Código EDU-1095 Ano Letivo Área de Concentração EDUCAÇÃO Curso: MESTRADO ( X ) DOUTORADO (X ) Número de créditos: 08

Leia mais

Dinâmica Curricular 2011 versão 8

Dinâmica Curricular 2011 versão 8 : Dinâmica Curricular 2011 versão 8 1º Período História da Educação DCH25 60 ----- ----- 60 ntrodução à Pedagogia DCH310 30 ----- ----- 30 Sociologia da Educação DCH55 60 ----- ----- 60 Filosofia da Educação

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CRÉDITO: 03

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CRÉDITO: 03 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 3º CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CRÉDITO: 03 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA 2. EMENTA Retrospectiva Histórica

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CCJE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CCJE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Curso: Administração Plano de Ensino Departamento Responsável: Administração Data de Aprovação (Art. nº 9): UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Economia Brasileira Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 1 - Ementa (sumário, resumo) Ação do estado na economia nas

Leia mais

PLANO DE ENSINO DIA DA SEMANA PERÍODO CRÉDITOS. Segunda-Feira Vespertino 03

PLANO DE ENSINO DIA DA SEMANA PERÍODO CRÉDITOS. Segunda-Feira Vespertino 03 PLANO DE ENSINO CURSO: Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação DISCIPLINA: Sociedade da Informação e Educação ANO/TRIMESTRE:2015/1 TURNO: CARGA HORÁRIA: 45h CRÉDITOS: 3 PROFESSOR: Lourival

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo para

Leia mais

Topicos de antropologia urbana: sociabilidades, conflitos e mediações nas cidades

Topicos de antropologia urbana: sociabilidades, conflitos e mediações nas cidades Topicos de antropologia urbana: sociabilidades, conflitos e mediações nas cidades Rensponsáveis: Profa. Dra. Heloísa Buarque de Almeida e Prof. Dr. Guilhermo Aderaldo Código: FLA0376 (Pós doutorando em

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 COMUNICAÇÃO SOCIAL HAB: JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 040.3251.9 ÉTICA E CIDADANIA II 2ª 02 34 2º/2009 PROFESSOR (A) OBJETIVOS

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Gestão Escolar III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Gestão Escolar III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar III Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Gestão escolar democrática. Gestão escolar democrática:

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI (Currículo iniciado em 2009) COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA 0993/I C/H 68 Informação e conhecimento no processo educativo. Recursos de ensino:

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Evolução e tendências da administração

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Sociologia Aplicada Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2 1 - Ementa (sumário, resumo) Teorias sociológicas e seus relacionamentos

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: CULTURA BRASILEIRA A educação e a cultura na perspectiva da modernidade e pósmodernidade. Culturas brasileiras: matrizes étnicas, cultura popular,

Leia mais

A Introdução dos Domínios Adicionais no Departamento de Ciências Sociais

A Introdução dos Domínios Adicionais no Departamento de Ciências Sociais A Introdução dos Domínios Adicionais no A implantação de Domínios Adicionais em diversos cursos de graduação da PUC- Rio tem como objetivo estimular a formação interdisciplinar, capacitando os estudantes

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS 2018.1 3º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE A arte como manifestação de expressão e comunicação humana. As manifestações artísticas como reflexo de valores

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar IV Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Dimensões da participação: política,

Leia mais

Grau acadêmico: Graduação Turno: Noturno Currículo: Natureza: Obrigatória Unidade acadêmica: DFIME Período: 1º/2018

Grau acadêmico: Graduação Turno: Noturno Currículo: Natureza: Obrigatória Unidade acadêmica: DFIME Período: 1º/2018 Curso: Filosofia Licenciatura UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ Instituída pela Lei nº 10.425, de 19/04/2002 D.O.U. DE 22/04/2002 PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROEN COORDENADORIA DE

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Sociologia e Extensão Rural Código da Disciplina: AGR 278 Curso: Agronomia Semestre de oferta da disciplina: 5 Faculdade responsável: Agronomia Programa em vigência a

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio PLANO DE ENSINO Curso Disciplina/Carga horária Professor Responsável Licenciatura em Matemática ESTG 04- Estágio Supervisionado IV (150h.a) Nome: Marleide Coan Cardoso email:marleide@ifc-sombrio.edu.br

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação I Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) A natureza

Leia mais

PLANO DE ENSINO CURSO: FILOSOFIA. INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular METODOLOGIA CIENTÍFICA (FL155) Carga Horária Teórica Prática

PLANO DE ENSINO CURSO: FILOSOFIA. INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular METODOLOGIA CIENTÍFICA (FL155) Carga Horária Teórica Prática Turno: Noturno Currículo 2003 Período 1º Tipo OBR CURSO: FILOSOFIA INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular METODOLOGIA CIENTÍFICA (FL155) Carga Horária Teórica Prática Total 72h 00 72h Habilitação / Modalidade

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Sociologia da Educação. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Sociologia da Educação. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Sociologia da Educação Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2º 1 - Ementa (sumário, resumo) Contribuições e interpretações da Sociologia para

Leia mais

P L A N O DE C U R S O DISCIPLINA SOCIOLOGIA I. CARGA HORÁRIA TU: 50 horas TC: 30 horas Total: 80 horas. Professora Doutora Márcia Maria de Oliveira

P L A N O DE C U R S O DISCIPLINA SOCIOLOGIA I. CARGA HORÁRIA TU: 50 horas TC: 30 horas Total: 80 horas. Professora Doutora Márcia Maria de Oliveira Curso: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO CÓDIGO DRP30156 P L A N O DE C U R S O DISCIPLINA SOCIOLOGIA I HABILITAÇÃO: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PERÍODO 3 CRÉDITOS 06 CARGA HORÁRIA TU: 50 horas TC: 30 horas

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Contabilidade de Custos Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 5 1 - Ementa (sumário, resumo) Custos : Origem, Evolução

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Pedagogia de Projetos. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 8º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Pedagogia de Projetos. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 8º PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia 2016 Disciplina: Pedagogia de Projetos Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceito de projeto. Concepções de trabalho

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos I

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos I PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Abordagens histórica,

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Departamento de Geografia ANO/SEMESTRE: 2014.2 CURSO: Geografia FASE: 6ª DISCIPLINA:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL Nível Mestrado e Doutorado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL Nível Mestrado e Doutorado 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL Nível Mestrado e Doutorado PROGRAMA DA DISCIPLINA CURSO: MESTRADO E DOUTORADO EM HISTÓRIA SOCIAL

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Núcleo Temático: Químico Pedagógico Código da Disciplina:

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Núcleo Temático: Químico Pedagógico Código da Disciplina: 1 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: ESCOLA DE ENGENHARIA Curso: Química Disciplina: Educação e Alteridade Prof. Dr. LUIZ FERNANDO PINTO BAHIA Carga horária: Teórica (x) 1h30 Prática

Leia mais

FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROGRAMA GERAL DE DISCIPLINA - PGD

FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROGRAMA GERAL DE DISCIPLINA - PGD UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN CAMPUS AVANÇADO PROFª. MARIA ELISA DE A. MAIA - CAMEAM DEPARTAMENTO DE LETRAS DL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS PPGL Curso de Mestrado Acadêmico

Leia mais

Semestre letivo/ Módulo 4º semestre. Curso: Pedagogia Componente Curricular: Gestão Escolar Carga Horária: 50 horas.

Semestre letivo/ Módulo 4º semestre. Curso: Pedagogia Componente Curricular: Gestão Escolar Carga Horária: 50 horas. FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: Gestão Escolar Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo 4º semestre Professor(es): Período: 1º Semestre / 2015 Ementa Reflexão

Leia mais