O MAL, ATÉ QUANDO?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O MAL, ATÉ QUANDO?"

Transcrição

1 O MAL, ATÉ QUANDO?

2 O MAL, ATÉ QUANDO? Será que foi Deus que criou o mal?

3 O MAL, ATÉ QUANDO? Se não foi Deus... por que Ele permite a existência do mal?

4 O MAL, ATÉ QUANDO? Será que a origem do mal está no Planeta Terra?

5 O MAL, ATÉ QUANDO? Ou será que o mal tem como origem o próprio homem?

6 O MAL, ATÉ QUANDO? Mas se o ser humano é criatura divina como pode proceder dele o mal?

7 O MAL, ATÉ QUANDO? Definindo o mal...

8 Definindo o BEM e o MAL... O Bem é tudo o que está de acordo com a lei de Deus e o mal é tudo o que dela se afasta. O Livro dos Espíritos - Questão O Bem e o Mal ( )

9 Definindo o BEM e o MAL... Assim, fazer o bem é se conformar à Lei de Deus; fazer o mal é infringir essa Lei. O Livro dos Espíritos - Questão O Bem e o Mal ( )

10 LEIS DIVINAS Na consciência 1ª Revelação: MOISÉS (Decálogo) a Lei Divina (O que fazer) 2ª Revelação: JESUS (Evangelho) O Amor Divino (Como fazer) 3ª Revelação: KARDEC (Espiritismo) A Verdade Divina (Por que fazer)

11 LEIS MORAIS 1. Da Lei de Adoração; 2. Da Lei do Trabalho; 3. Da Lei de Reprodução; 4. Da Lei de Conservação; 5. Da Lei de Destruição; 6. Da Lei de Sociedade; 7. Da Lei do Progresso; 8. Da Lei de Igualdade; 9. Da Lei de Liberdade; 10. Da Lei de Justiça, de Amor e de Caridade. O Livro dos Espíritos Livro III- questões 614 a 919.

12 A MAIS IMPORTANTE Da Lei de Justiça, de Amor e de Caridade: é a mais importante, por ser a que faculta ao homem adiantar-se mais na vida espiritual, visto que resume todas as outras. O Livro dos Espíritos Livro III- questão 648.

13 Definindo o BEM e o MAL... Tem meios o homem de distinguir por si mesmo o que é bem do que é mal? Sim, quando crê em Deus e o quer saber. Deus lhe deu inteligência para distinguir um do outro. O Livro dos Espíritos - Questão O Bem e o Mal ( )

14 Definindo o BEM e o MAL... Estando sujeito ao erro, não pode o homem enganar-se na apreciação do bem e do mal e crer que pratica o bem quando em realidade pratica o mal? Jesus disse: vede o que queríeis que vos fizessem ou não vos fizessem. Tudo se resume nisso. Não vos enganareis. O Livro dos Espíritos - Questão O Bem e o Mal ( )

15 QUAL A ORIGEM DO MAL???

16 A origem do MAL... Em DEUS? Sendo Deus o princípio de todas as coisas e sendo todo sabedoria, todo bondade, todo justiça, tudo o que dele procede há de participar dos seus atributos, porquanto o que é infinitamente sábio, justo e bom nada pode produzir que seja ininteligente, mau e injusto. A Gênese Capítulo III

17 A origem do MAL... Em DEUS? O mal que observamos não pode ter Nele a sua origem. A Gênese Capítulo III

18 A origem do MAL... Num ser especial? Se o mal estivesse nas atribuições de um ser especial? Seria igual a Deus... Existiria de todo o sempre. Duas forças... Seria inferior a Deus... Seria criado por Deus. A Gênese Capítulo III

19 Entretanto, o mal tem uma causa... Os males de toda espécie, físicos ou morais, que afligem a Humanidade, formam duas categorias que importa distinguir: 1) os que o homem pode evitar: 2) e os que lhe independem da vontade (os flagelos naturais). A Gênese Capítulo III

20 Deus não poderia ter criado as almas perfeitas?

21 Deus não poderia ter criado as almas perfeitas? Sim, poderia.... mas, - Um bem que não se tem merecido nem conquistado será mesmo um bem? - E aquilo que se obtêm sem esforço será que se pode apreciar o seu valor?

22 Deus não poderia ter criado as almas perfeitas? Quis Deus que o ser humano ficasse sujeito à lei do progresso... Conquistar uma a uma todas as virtudes, todas as ciências. Ascender todos os degraus da imensa hierarquia dos Espíritos. Esse é o fim para o qual Deus criou as almas e dispôs os mundos.

23 Deus não poderia ter criado as almas perfeitas? Na busca desse progresso, os males a que se acha exposto são um estimulante para o exercício da sua inteligência, para que fazendo uso das faculdades físicas e morais procure o meio de evitá-los.

24 Deus não poderia ter criado as almas perfeitas? O Criador quis que a perfeição resultasse da depuração gradual do Espírito, que dotado de livre-arbítrio, pudesse optar entre o bem e o mal e chegasse à perfeição resistindo ao mal.

25 A ORIGEM DO MAL... no homem.

26 A questão, pois, consiste em saber-se qual é, no homem, a origem da sua propensão para o mal? - O Espírito é criado por Deus, simples e ignorante... (NEUTRO) - Somos, no presente, o resultado de tudo o que vivenciamos até agora, desde a nossa criação...

27 Qual a origem do mal no homem? Nossas ações do presente estão respaldadas por todas as experiências vividas até hoje.

28 Qual a origem do mal no homem? - A tendência para a prática do mal, persiste no Espírito, como ressonância das experiências vivenciadas ao longo de sua caminhada evolutiva....

29 Qual a origem do mal no homem? - Caminhada essa que inicia sempre em mundos primitivos, onde o Espírito tem como alvo principal à conservação da espécie. - E é pela necessidade da preservação da espécie que aprende a ser egoísta...

30 Qual a origem do mal no homem? É nesse estágio da vida, que o Espírito, por questões de sobrevivência, aprendeu a agir com violência e brutalidade até contra seu semelhante. É dessa fase primitiva que trouxemos a maioria dos nossos vícios e as das nossas más paixões.

31 Qual a origem do mal no homem?... Como decorrência ficou a presença do mal nele dominante, que vem aplicando contra si mesmo autodestruição, excesso nos vícios - e contra os outros - furtos e roubos, calúnias, perseguições, homicídios e guerras que ameaçam toda a civilização. Joanna de Ângelis - Dias Gloriosos - Breve Ensaio sobre o Mal

32 Qual a origem do mal no homem? FARDO... CRUZ... Imagens Internet

33 COMO SUPERAR O MAL...

34 Como superar o mal... Vigiai e orai para não entrardes em tentação. (Mc 14, 28) Imagem: Revista Internacional de Espiritismo

35 COMO SUPERAR O MAL? A fim de conscientizar-se do mal em si mesmo, faz-se imprescindível o aprofundamento do auto-exame, para encontrar os pontos vulneráveis que o despertam e o desencadeiam, predispondo-o para a agressão. Joanna de Ângelis - Dias Gloriosos - Breve Ensaio Sobre o Mal

36 COMO SUPERAR O MAL? Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer as suas más inclinações? "Sim, e, por vezes, fazendo esforços bem pequenos. O que lhe falta é a vontade Ah! quão poucos dentre vós fazem esforços!" O Livro dos Espíritos - Questão Perfeição Moral (Cap. XII)

37 COMO SUPERAR O MAL? PRIMEIRO: NÃO CULTIVAR O MAL - Não AGINDO no mal: nos pensamentos, sentimentos e atitudes; - Não DIVULGANDO o mal: tragédias, crimes, acidentes...; - Não PROMOVENDO o mal (ambientes, filmes, música, programas de TV...)

38 Grau de RESPONSABILIDADE - (+ -) vontade; - (+ -) o conhecimento do que faz. - Não só do mal que fizemos, mas do mal que indiretamente PROVOCAMOS. - Do proveito que tivemos do mal praticado pelos outros. - Do DESEJO de fazer quando faltou a oportunidade.

39 Diante dos defeito dos outros... Incorre em culpa o homem, estudar os defeitos alheios? por Incorrerá em grande culpa, se o fizer para os criticar e divulgar, porque será faltar com a caridade. Se o fizer, para tirar daí proveito, para evitá-los, tal ESTUDO poderá ser-lhe de alguma utilidade. O Livro dos Espíritos - Questão Perfeição Moral (Cap. XII)

40 Diante dos defeito dos outros não esquecer da indulgência para com os defeitos de outrem... Antes de censurardes as imperfeições dos outros, vede se de vós não poderão dizer o mesmo. Esse o meio superiores a ele. de vos tornardes O Livro dos Espíritos - Questão Perfeição Moral (Cap. XII)

41 Será suficiente apenas não fazer o mal? Para agradar a Deus e assegurar a sua posição futura, bastará que o homem não pratique o mal? Não; cumpre-lhe fazer o bem no limite de suas forças, porquanto responderá por todo mal que haja resultado de não haver praticado o bem. O Livro dos Espíritos - Questão 642

42 COMO SUPERAR O MAL? SEGUNDO: PROMOVENDO O BEM. - Nos pensamentos sentimentos (perdão) (benevolência) ;, atitudes (indulgência) e - Mudando o nosso histórico; - Pela repetição... Nos acostumamos...

43 COMO SUPERAR O MAL? TERCEIRO: FERRAMENTAS. O estudo: Saber como... O porquê... A oração: A força e a proteção... A prática do bem: Não basta apenas não fazer o mal.

44 COMO SUPERAR O MAL? QUARTO: ATITUDES. Oferecer a diferente) outra face... Orar pelos que nos perseguem e caluniam... Ser um exemplo construtivo... (AGIR

45 (imagem da internet) Dei-vos o exemplo... (João 13, 1-20)

46 O mal, até quando? Será que, um dia, os maus serão banidos da terra?

47 Será que, um dia, os maus serão banidos da terra? A Humanidade progride. Esses homens, em quem o instinto do mal domina e que se acham deslocados entre pessoas de bem, desaparecerão gradualmente, como o mau grão se separa do bom, quando este é joeirado. O Livro dos Espíritos Questão 756

48 Poderá jamais se implantar na Terra o reinado do bem? O bem reinará na Terra quando, entre os Espíritos que a vêm habitar, os bons predominarem. Por meio do progresso moral e praticando as leis de Deus é que o homem atrairá para a Terra os bons Espíritos e dela afastará os maus. Estes, porém, não a deixarão, senão quando daí estejam banidos o orgulho e o egoísmo. O Livro dos Espíritos Questão 1019

49 REFLEXÕES FINAIS

50 Reflexões Finais... O mal, até quando? - A origem do mal não está em Deus! - Também não está em um ser especial! - Não está no Planeta Terra - Está na inferioridade dos seres.

51 Reflexões Finais... O mal, até quando? O mal existe apenas onde o bem está ausente... Apenas um estado transitório do ser em via de evolução para o bem. (Léon Denis) Os criminosos de hoje serão os sábios do futuro... Serão os benfeitores da humanidade.

52 Reflexões Finais... Nunca te esqueças que o AMOR vence todo o ódio e que o mal. BEM aniquila todo o (Gúbio Livro Libertação)

53 Reflexões Finais... O mal, até quando? O mal existe, mas não pela vontade Divina... O mal existe, com a permissão divina, em decorrência das escolhas equivocadas de alguns e pelas necessidades evolutivas de outros.

54 Reflexões Finais... Não estamos perdidos... Sem rumo...

55 Reflexões Finais... Imagens da Internet Jesus está no comando...

56 JESUS: Mestre, Modelo e Guia... Eu sou a luz do mundo, aquele que me segue jamais andará nas trevas. Jesus Cristo (Jo 8,12) Imagem: Revista Internacional de Espiritismo

A GÊNESE Capítulo III. O Bem e o Mal. Claudio Conti

A GÊNESE Capítulo III. O Bem e o Mal. Claudio Conti A GÊNESE Capítulo III O Bem e o Mal Claudio Conti Origem do Bem e do Mal 1- Sendo Deus o princípio de todas as coisas e sendo todo sabedoria, todo bondade, todo justiça, tudo o que dele procede há de participar

Leia mais

9:30am Abertura das Portas 9:45am Música ao Vivo 10:00am Prece Inicial 10:05am Leitura de uma página edificante 10:10am Inicio dos Estudos 11:00am

9:30am Abertura das Portas 9:45am Música ao Vivo 10:00am Prece Inicial 10:05am Leitura de uma página edificante 10:10am Inicio dos Estudos 11:00am 9:30am Abertura das Portas 9:45am Música ao Vivo 10:00am Prece Inicial 10:05am Leitura de uma página edificante 10:10am Inicio dos Estudos 11:00am Inicio dos Passes 11:15am Prece Final e Água Fluidificada

Leia mais

Coluna Espírita: A violência na visão Espírita Qua, 12 de Agosto de :27 - Última atualização Qua, 12 de Agosto de :43

Coluna Espírita: A violência na visão Espírita Qua, 12 de Agosto de :27 - Última atualização Qua, 12 de Agosto de :43 A VIOLÊNCIA NA VISÃO ESPÍRITA Por Ana Luiza Nazareno A violência tem aumentado consideravelmente em nossos dias. Às vezes nos questionamos se hoje o mundo está mais violento que antes, mas o que percebemos

Leia mais

Bibliografia - Fund. DE 2 - Leis Morais - ano 2014

Bibliografia - Fund. DE 2 - Leis Morais - ano 2014 Bibliografia - Fund. DE 2 - Leis Morais - ano 2014 # Foco Bibliografia Da Lei Divina ou Natural [1 de 2]: Caracteres da lei natural. - Origem e conhecimento da lei natural. - Divisão da lei natural. KARDEC,

Leia mais

Pensamento e Ação - Reflexões. CEEFA.2017_Roberto Sabatella Adam

Pensamento e Ação - Reflexões. CEEFA.2017_Roberto Sabatella Adam Pensamento e Ação - Reflexões. CEEFA.2017_Roberto Sabatella Adam Pensamento e Ação - Reflexões. Site: www.ceefa.org.br Face: www.fb.com/ceefacuritiba 909. Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 12 O SIGNIFICADO DA LEI DE JUSTIÇA, AMOR E CARIDADE EM NOSSAS VIDAS A ESSÊNCIA DA LEI MAIOR 1º. ENCONTRO

Leia mais

VIVENDO NA COMPAIXÃO. Semana temática EM BUSCA DA SABEDORIA. Luis Roberto Scholl

VIVENDO NA COMPAIXÃO. Semana temática EM BUSCA DA SABEDORIA. Luis Roberto Scholl VIVENDO NA COMPAIXÃO Semana temática EM BUSCA DA SABEDORIA Luis Roberto Scholl www.searadomestre.com.br O fim essencial do Espiritismo é tornar melhor os homens. Nele não se procure senão o que possa concorrer

Leia mais

Capítulo 17 de O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec - Sede Perfeitos Itens 1 e 2 Caracteres da perfeição.

Capítulo 17 de O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec - Sede Perfeitos Itens 1 e 2 Caracteres da perfeição. Autor: André Martinez REFLEXÕES ESPÍRITAS: Caracteres da perfeição - Capítulo 17 de O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec - Sede Perfeitos Itens 1 e 2 Caracteres da perfeição. Esta reflexão

Leia mais

Jesus à luz da visão espírita. CEEFA.2017 Roberto S. Adam

Jesus à luz da visão espírita. CEEFA.2017 Roberto S. Adam Jesus à luz da visão espírita CEEFA.2017 Roberto S. Adam Jesus à luz da visão espírita Site: www.ceefa.org.br Face: www.fb.com/ceefacuritiba _ Estrutura _Definições _Reflexões _ Estrutura _Definições _Reflexões

Leia mais

Classificação dos Espíritos

Classificação dos Espíritos Classificação dos Espíritos A classificação dos Espíritos funda-se no seu grau de desenvolvimento, nas qualidades por eles adquiridas e nas imperfeições de que ainda não se livraram. (ESE-100) Atanásio

Leia mais

Curso de Formação de Monitores do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

Curso de Formação de Monitores do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Curso de Formação de Monitores do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Estrutura dos Roteiros Programa Fundamental Tomo I Módulo I: Introdução ao estudo do Espiritismo Módulo II: A codificação espírita

Leia mais

Explicar o que caracteriza amor a Deus e amor ao próximo. Apresentar ações que favoreçam o seu desenvolvimento.

Explicar o que caracteriza amor a Deus e amor ao próximo. Apresentar ações que favoreçam o seu desenvolvimento. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo IV A humanidade regenerada Roteiro 2 Explicar o que caracteriza amor

Leia mais

A EVOLUÇÃO DO ESPÍRITO E SUA ESTRUTURA PSÍQUICA. Debate em 25/06/2011

A EVOLUÇÃO DO ESPÍRITO E SUA ESTRUTURA PSÍQUICA. Debate em 25/06/2011 A EVOLUÇÃO DO ESPÍRITO E SUA ESTRUTURA PSÍQUICA Debate em 25/06/2011 http://grupo.gede.vilabol.com.br OBJETIVO Aprimorar o entendimento dos processos envolvidos na estrutura psíquica do espírito em sua

Leia mais

Claudio C. Conti CEACE O ESPÍRITA NO MUNDO 15/01/17

Claudio C. Conti  CEACE O ESPÍRITA NO MUNDO 15/01/17 CEACE Claudio C. Conti www.ccconti.com O ESPÍRITA NO MUNDO 15/01/17 O que é "mundo" para o espírita? 1. Casa espírita; 2. Família; 3. Trabalho; O que é "o espírita"? 4. Lazer. O Espírita O verdadeiro Espírita

Leia mais

Centro Espírita Maria Angélica

Centro Espírita Maria Angélica Centro Espírita Maria Angélica Claudio C. Conti www.ccconti.com A Criação Deus Infinito em todas as qualidades. Portanto, é perfeito. Como são suas criações? Um ser perfeito somente pode criar coisas também

Leia mais

Grupo Espírita Samaritano

Grupo Espírita Samaritano Grupo Espírita Samaritano Biênio: 2017-2018 ESPÍRITAS, AMAI-VOS, EIS O PRIMEIRO ENSINAMENTO; E INSTRUÍ-VOS, EIS O SEGUNDO! Espírito da Verdade - cap. VI - item 5 - Evangelho Segundo o Espiritismo Mês Março

Leia mais

Maior Mandamento. CEEFA.2017 Roberto S. Adam

Maior Mandamento. CEEFA.2017 Roberto S. Adam Maior Mandamento CEEFA.2017 Roberto S. Adam Maior Mandamento Site: www.ceefa.org.br Face: www.fb.com/ceefacuritiba _ Estrutura _Definições _Reflexões _ Estrutura _Definições _Reflexões ESTRUTURA O EVANGELHO

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 2 O SIGNIFICADO DAS LEIS DIVINAS EM NOSSAS VIDAS AS LEIS DIVINAS E O TRABALHO VOLUNTÁRIO 2º. ENCONTRO AS LEIS DIVINAS

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS Conheça a www.espiritizar.com.br OBRAS COM FIDELIDADE DOUTRINÁRIA MÓDULO 1 A PRESENÇA AMOROSA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS 6ª. ENCONTRO

Leia mais

O EVANGELHO: UMA TERAPÊUTICA INTEGRAL

O EVANGELHO: UMA TERAPÊUTICA INTEGRAL O EVANGELHO: UMA TERAPÊUTICA INTEGRAL Debate em 12/05/2012 http://www.gede.net.br OBJETIVO Perceber as Instruções do Evangelho como um caminho para a evolução; Avaliar a necessidade da prática do Evangelho

Leia mais

Área da Mediunidade. Mediunidade Desafios e Possibilidades

Área da Mediunidade. Mediunidade Desafios e Possibilidades Área da Mediunidade ENCONTRO MICRORREGIONAL Fortaleza - CE 02-03/09/2017 Mediunidade Desafios e Possibilidades MEDIUNIDADE COMO FERRAMENTA PARA A BUSCA DE DEUS Mediunidade Qualidade da pessoa que, segundo

Leia mais

Fluxo da Vida. Seminário em 08/06/2013

Fluxo da Vida. Seminário em 08/06/2013 Fluxo da Vida Seminário em 08/06/2013 www.gede.net.br OBJETIVO Analisar A Essência do Espírito. PONTOS A ABORDAR A Criação; Egoísmo e Doenças; O Fluxo da Vida. A CRIAÇÃO A riqueza infinita flui em nossa

Leia mais

ANEXO 1. Tem nos bens materiais e no sucesso profissional sua motivação principal e não pensa em ajudar os outros.

ANEXO 1. Tem nos bens materiais e no sucesso profissional sua motivação principal e não pensa em ajudar os outros. É honesto e pratica a máxima: fazer aos outros o que gostaria que fizessem a mim. Aceita a vontade de Deus, confiando na Justiça Divina, enquanto faz a sua parte. ANEXO 1 Coloca os bens espirituais acima

Leia mais

Relações humanas. Reforma Íntima. Grupo Espírita Guillon Ribeiro Escola de Evangelização de Pacientes

Relações humanas. Reforma Íntima. Grupo Espírita Guillon Ribeiro Escola de Evangelização de Pacientes Relações humanas Reforma Íntima Grupo Espírita Guillon Ribeiro Escola de Evangelização de Pacientes Necessidade da vida social Homem nenhum possui faculdades completas. Mediante a união social é que elas

Leia mais

PLURALIDADE DOS MUNDOS HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI

PLURALIDADE DOS MUNDOS HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI PLURALIDADE DOS MUNDOS HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI Palestrante - PLURALIDADE DOS MUNDOS O Universo O universo possui bilhões de galáxias, compostas por planetas, asteroides, estrelas, cometas,

Leia mais

O Livro dos Espíritos

O Livro dos Espíritos O Livro dos Espíritos Livro Terceiro Leis Morais Cap. II Lei do Trabalho Necessidade do trabalho q. 674 a 681 Senhor! [ ] concede-nos mais trabalho para sermos mais úteis [ ]. (Bezerra de Menezes, Oração

Leia mais

CEIC CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA AS LEIS MORAIS BIBLIOGRAFIA

CEIC CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA AS LEIS MORAIS BIBLIOGRAFIA CEIC CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA AS LEIS MORAIS BIBLIOGRAFIA 01. Intervenção dos Espíritos no Mundo Corporal I Faculdade de penetrar nossos pensamentos Influência oculta Afeição a certas pessoas

Leia mais

SEE 3 de Outubro. 15/mar/15

SEE 3 de Outubro. 15/mar/15 SEE 3 de Outubro 15/mar/15 O fortalecimento dos laços de família em defesa da vida Marco Milani Quem ficou procurando diferentes configurações familiares na imagem anterior? A época, o local, os costumes,

Leia mais

O QUE É ESPIRITISMO:

O QUE É ESPIRITISMO: O QUE É ESPIRITISMO: O ESPIRITISMO É UM CONJUNTO DE PRINCÍPIOS E LEIS! Revelado por espíritos superiores, codificado por Allan Kardec em cinco obras básicas: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns,

Leia mais

7 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

7 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de Jesus Roteiro 7 Objetivo Interpretar, à luz da Doutrina

Leia mais

C R U SO O NOÇ O Õ Ç E Õ S BÁ B SICA C S

C R U SO O NOÇ O Õ Ç E Õ S BÁ B SICA C S CURSO NOÇÕES BÁSICAS DOUTRINA ESPÍRITA Mundos Habitados EDITORA 1 1 / 10 2 2 / 10 São habitados todos os globos que se movem no espaço? Sim, e o homem terreno está longe de ser, como supõe, o primeiro

Leia mais

ASSISTÊNCIA ESPÍRITA SEGUNDO O LIVRO DOS ESPÍRITOS UNIÃO ESPIRITA MINEIRA-24/04/2017

ASSISTÊNCIA ESPÍRITA SEGUNDO O LIVRO DOS ESPÍRITOS UNIÃO ESPIRITA MINEIRA-24/04/2017 ASSISTÊNCIA ESPÍRITA SEGUNDO O LIVRO DOS ESPÍRITOS UNIÃO ESPIRITA MINEIRA-24/04/2017 Diálogo de Jesus com Hanã Galileu, que fazes na cidade? Passo por Jerusalém, buscando a fundação do Reino de Deus!

Leia mais

ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO

ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO AS DIVERSAS CONCEPÇÕES SOBRE ESPÍRITO As concepções materialistas não aceitam a alma, ou entendem que o que se atribui a ela não passa de propriedades

Leia mais

Espiritismo e Política

Espiritismo e Política AYLTON PAIVA Espiritismo e Política Contribuições para a evolução do ser e da sociedade MEUS AGRADECIMENTOS A Maria Eny Rossetini Paiva, amada esposa, pelas apreciações e sugestões doutrinárias. Karen

Leia mais

O que é Deus? Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Livro dos Espíritos

O que é Deus? Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Livro dos Espíritos O que é Deus? Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Livro dos Espíritos Paulo - Nós vivemos e nos movemos em Deus. André Luiz - Vivemos no hálito Divino. LE Poderíamos dizer

Leia mais

JESUS MODELO E GUIA DA FAMÍLIA

JESUS MODELO E GUIA DA FAMÍLIA JESUS MODELO E GUIA DA FAMÍLIA Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo? JESUS L.E.Questão 625 Para o homem, JESUS constitui o tipo da perfeição moral

Leia mais

Claudio C. Conti O Mundo Contemporâneo à Luz do Espiritismo GEDHE 08/04/16. (Leis da Destruição e do Progresso)

Claudio C. Conti   O Mundo Contemporâneo à Luz do Espiritismo GEDHE 08/04/16. (Leis da Destruição e do Progresso) Claudio C. Conti www.ccconti.com O Mundo Contemporâneo à Luz do Espiritismo (Leis da Destruição e do Progresso) GEDHE 08/04/16 Mundo de expiação e provas Mal interpretado; Onde devemos manter o foco? A.

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo I Antecedentes do Cristianismo

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo I Antecedentes do Cristianismo FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo I Antecedentes do Cristianismo Roteiro 1 Elaborar uma linha histórica da evolução da ideia

Leia mais

1º. ANO DO CURSO DE OBRAS BÁSICAS 2017 SUMÁRIO

1º. ANO DO CURSO DE OBRAS BÁSICAS 2017 SUMÁRIO 1º. ANO DO CURSO DE OBRAS BÁSICAS 2017 CURSO REDIGIDO SOB A RESPONSABILIDADE DO DEPARTAMENTO DE ENSINO DO CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES DE CATANDUVA DIRIGENTE NAZIK BAUAB DE ALMEIDA SILVA SUMÁRIO

Leia mais

CRITÉRIOS DE ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DO EVANGELHO (1)

CRITÉRIOS DE ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DO EVANGELHO (1) EADE - LIVRO II - Parte 1 ENSINOS E PARÁBOLAS DE JESUS MÓDULO I - METODOLOGIA PARA O ESTUDO DO EVANGELHO À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA ROTEIRO 3 Objetivos CRITÉRIOS DE ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DO EVANGELHO

Leia mais

FUNDAMENTOS DA DOUTRINA ESPÍRITA ANO II PROGRAMA 2019

FUNDAMENTOS DA DOUTRINA ESPÍRITA ANO II PROGRAMA 2019 CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA CEIC FUNDAMENTOS DA DOUTRINA ESPÍRITA ANO II PROGRAMA 2019 Das Leis Morais Parte Terceira de O Livro dos Espíritos Revisão Nelzita Garcia Wilma Arcari Shou W. Allegretti

Leia mais

14:24:31 PREPARAÇÃO DE TRABALHADORES PARA A EVANGELIZAÇÃO DA INFÂNCIA NA CASA ESPÍRITA

14:24:31 PREPARAÇÃO DE TRABALHADORES PARA A EVANGELIZAÇÃO DA INFÂNCIA NA CASA ESPÍRITA 14:24:31 PREPARAÇÃO DE TRABALHADORES PARA A EVANGELIZAÇÃO DA INFÂNCIA NA CASA ESPÍRITA 14:24:31 A progressão de todas as coisas leva necessariamente à transubstanciação [...]. Não só o seu pessoal humano,

Leia mais

Formação Espiritual na Infância. Eduardo Haddad 4 de Fevereiro de 2018

Formação Espiritual na Infância. Eduardo Haddad 4 de Fevereiro de 2018 Formação Espiritual na Infância Eduardo Haddad 4 de Fevereiro de 2018 Livro dos Espíritos A Infância Questões 379-385 379. É tão desenvolvido, quanto o de um adulto, o Espírito que anima o corpo de uma

Leia mais

Março Cap. 43 As vidas sucessivas são solidárias Abril Cap. 44 A vida das múltiplas vidas Junho Cap. 45 O mal é criação do homem Julho Cap.

Março Cap. 43 As vidas sucessivas são solidárias Abril Cap. 44 A vida das múltiplas vidas Junho Cap. 45 O mal é criação do homem Julho Cap. Março Cap. 43 As vidas sucessivas são solidárias Abril Cap. 44 A vida das múltiplas vidas Junho Cap. 45 O mal é criação do homem Julho Cap. 46 Os castigos não são eternos Agosto Cap. 47 Liberdade de pensamento

Leia mais

Apresentação dos Programas de Estudos CEIC 2014

Apresentação dos Programas de Estudos CEIC 2014 Apresentação dos Programas de Estudos CEIC 2014 Dias e Horários: Domingos: 10h Segundas: 19h45 Terças: 20h Quartas: 14h Período: Domingos: 09/FEV a 07/DEZ Segundas: 10/FEV a 08/DEZ Terças: 11/FEV a 09/DEZ

Leia mais

Levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a ficar aflito e angustiado.

Levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a ficar aflito e angustiado. 33 Levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a ficar aflito e angustiado. 34 E lhes disse: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem". JESUS ORANDO 35 Indo

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 1 A PRESENÇA AMOROSA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS 3º. ENCONTRO A ESSÊNCIA DO RELIGARE Objetivo refletir sobre o significado

Leia mais

Conquista da Consciência. CEEFA.2017_ Roberto S. Adam

Conquista da Consciência. CEEFA.2017_ Roberto S. Adam Conquista da Consciência CEEFA.2017_ Roberto S. Adam Conquista da Consciência Site: www.ceefa.org.br Face: www.fb.com/ceefacuritiba _Motivação Espíritos (imperfeitos) ao se defrontarem com a própria consciência,

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 9 O SIGNIFICADO DAS LEIS DE PROGRESSO E TRABALHO EM NOSSAS VIDAS A ESSÊNCIA DAS LEIS DE PROGRESSO E DE TRABALHO 1º.

Leia mais

Conheça o Espiritismo Sex, 25 de Julho de :45 - Última atualização Sáb, 26 de Julho de :18

Conheça o Espiritismo Sex, 25 de Julho de :45 - Última atualização Sáb, 26 de Julho de :18 CONHEÇA O ESPIRITISMO O QUE É? É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos,

Leia mais

Deus e Seus Atributos

Deus e Seus Atributos Deus e Seus Atributos DEUS é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. (LE, Q.1) Atanásio Rocha 07/09/2014 Continuação... Sendo DEUS a causa primária de todas as coisas, a origem de tudo

Leia mais

AUTA DE SOUZA CURSO S N OÇÕES

AUTA DE SOUZA CURSO S N OÇÕES CURSO NOÇÕES BÁSICAS DOUTRINA ESPÍRITA EDITORA 1 / 10 2 / 10 A Melhor Escola Qual a melhor escola de preparação das almas reencarnadas, na terra? A MELHOR ESCOLA AINDA É O LAR, ON A CRIATURA VE RECEBER

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 5 O SIGNIFICADO DA IMORTALIDADE EM NOSSAS VIDAS A ESSÊNCIA DA IMORTALIDADE 1º. ENCONTRO A ESSÊNCIA DA IMORTALIDADE Objetivo

Leia mais

Consequências do Conhecimento Espírita

Consequências do Conhecimento Espírita Consequências do Conhecimento Espírita Roteiro 6 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa Filosofia e Ciência Espíritas 1 Objetivo 2 Avaliar a importância do conhecimento

Leia mais

C & Q. "Ninguém possui meu Deus, mas

C & Q. Ninguém possui meu Deus, mas "Ninguém possui meu Deus, mas C & Q meu Deus possui a todos, inclusive a mim. Os deuses de todas as pessoas individuais possuem sempre todas as outras pessoas, inclusive a mim mesmo". C. G. Jung O Livro

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 10 O SIGNIFICADO DAS LEIS DE DIVINAS NAS RELAÇÕES SOCIAIS A IGUALDADE PERANTE ÀS LEIS DIVINAS 2º. ENCONTRO A IGUALDADE

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA... O QUE ISTO SIGNIFICA PARA VOCÊ?

QUALIDADE DE VIDA... O QUE ISTO SIGNIFICA PARA VOCÊ? QUALIDADE DE VIDA... O QUE ISTO SIGNIFICA PARA VOCÊ? Cleto Brutes Apresentação disponível em www.searadomestre.com.br O que é ter Qualidade de Vida? - Crenças; - Valores; - Nível de consciência; - Propósitos

Leia mais

Módulo I AS DUAS ESFERAS DE AÇÃO. Módulo II - A VONTADE SELF E EGO Conceitos O ser essencial (Self) O Ego O mito de Prometeu

Módulo I AS DUAS ESFERAS DE AÇÃO. Módulo II - A VONTADE SELF E EGO Conceitos O ser essencial (Self) O Ego O mito de Prometeu Programa de Estudos: AS POTÊNCIAS DE NOSSA ALMA Baseado na Terceira parte do Livro: O Problema do Ser, do Destino e da Dor, de Leon Denis. Organização: Maria Aparecida Vieira e Karina Greca Módulo I AS

Leia mais

Virtudes e imperfeições

Virtudes e imperfeições Virtudes e imperfeições Reforma íntima Grupo Espírita Guillon Ribeiro Escola de Evangelização de Pacientes Dentre os vícios, qual o que se pode considerar radical? Temo-lo dito muitas vezes: o egoísmo.

Leia mais

19. O que pensar das pessoas que, sofrendo ingratidão por benefícios prestados, não querem mais fazer o bem, com medo de encontrar ingratos?

19. O que pensar das pessoas que, sofrendo ingratidão por benefícios prestados, não querem mais fazer o bem, com medo de encontrar ingratos? 19. O que pensar das pessoas que, sofrendo ingratidão por benefícios prestados, não querem mais fazer o bem, com medo de encontrar ingratos? GUIA PROTECTOR Sens, 1862 Essas pessoas têm mais egoísmo do

Leia mais

Rodolfo Calligaris AS LEIS MORAIS. segundo a filosofia espírita. As leis morais 2014.indd 3 03/04/ :07:16

Rodolfo Calligaris AS LEIS MORAIS. segundo a filosofia espírita. As leis morais 2014.indd 3 03/04/ :07:16 Rodolfo Calligaris AS LEIS MORAIS segundo a filosofia espírita As leis morais 2014.indd 3 03/04/2014 15:07:16 Sumário Kardec...9 1 As Leis divinas...11 2 O conhecimento da lei natural...15 3 A progressividade

Leia mais

Ecologia Social Para um mundo de regeneração

Ecologia Social Para um mundo de regeneração AME Nova Friburgo Ecologia Social Para um mundo de regeneração Claudio C. Conti www.ccconti.com Ecologia Social Estudos Interdisciplinares de Psicossociologia e Ecologia Social www.eicos.psycho.ufrj.br

Leia mais

A Missão de Jesus. guia e modelo da Humanidade. Roteiro 4

A Missão de Jesus. guia e modelo da Humanidade. Roteiro 4 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 4 A Missão de Jesus guia e modelo da Humanidade Objetivos Explicar

Leia mais

O Cristo consolador. Roteiro 1

O Cristo consolador. Roteiro 1 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, O Consolador Prometido por Jesus Módulo I Esperanças e Consolações Roteiro 1 O Cristo consolador Objetivo Explicar

Leia mais

EIXOS ESTRUTURANTES DA EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA DA CRIANÇA E DO JOVEM. Organizado por Miriam Dusi

EIXOS ESTRUTURANTES DA EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA DA CRIANÇA E DO JOVEM. Organizado por Miriam Dusi EIXOS ESTRUTURANTES DA EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA DA CRIANÇA E DO JOVEM Organizado por Miriam Dusi A REENCARNAÇÃO OBJETIVOS EXISTENCIAIS Para que nasci? Para onde vou? O que será importante para minha vida?

Leia mais

DIA MÓDULO UNIDADE SUBUNIDADE 05/03 Conduta Espírita O Auto Aperfeiçoamento Conhecimento de si mesmo

DIA MÓDULO UNIDADE SUBUNIDADE 05/03 Conduta Espírita O Auto Aperfeiçoamento Conhecimento de si mesmo 1 o Ciclo I DIA MÓDULO UNIDADE SUBUNIDADE 05/03 Conduta Espírita O Auto Aperfeiçoamento Conhecimento de si mesmo 12/03 Movimento Espírita e Movimento Espírita A Organização do Movimento Espírita Doutrina

Leia mais

C RS R O S NO N ÇÕ Ç ES

C RS R O S NO N ÇÕ Ç ES CURSO NOÇÕES BÁSICAS DOUTRINA ESPÍRITA de Si Mesmo EDITORA 1 / 9 Iluminação Interior Como iniciar o trabalho de iluminação de nossa própria alma? Deve-se começar com o autodomínio. Disciplina de sentimentos

Leia mais

Livro Segundo cap. 1 Mundo Dos Espíritos. I- Origem e Natureza dos Espíritos

Livro Segundo cap. 1 Mundo Dos Espíritos. I- Origem e Natureza dos Espíritos Livro Segundo cap. 1 Mundo Dos Espíritos I- Origem e Natureza dos Espíritos Como podemos definir os Espíritos? Eles são os seres inteligentes da criação. Eles povoam o Universo Os Espíritos são seres distintos

Leia mais

Evangelho e Espiritismo II

Evangelho e Espiritismo II Evangelho e Espiritismo II -Jesus na Visão Espírita Movimentos da Alma-. Roberto Sabatella Adam. nte imagem: https://www.pexels.com/ APRESENTAÇÃO @ ESTRUTURA Apresentação Desenvolvimento _Getsêmani (Lc

Leia mais

O EVANGELHO E NÓS.

O EVANGELHO E NÓS. O EVANGELHO E NÓS www.evangelho.info O QUE NOS ESCLARECE A DOUTRINA ESPÍRITA A RESPEITO DE JESUS? Existe uma Comunidade de Espíritos Puros e eleitos pelo Senhor Supremo do Universo, em cujas mãos se conservam

Leia mais

DEUS A Análise de Kardec.

DEUS A Análise de Kardec. DEUS A Análise de Kardec www.gede.net.br Objetivo: Aprimorar o entendimento sobre a visão espírita de Deus, delineada por Kardec n'o Livro dos Espíritos e n'a Gênese. Pontos a debater: 1) O que é Deus;

Leia mais

Módulo 1 - Aula 02 - Deus e seus Atributos e Jesus Modelo e Guia - 1 semestre

Módulo 1 - Aula 02 - Deus e seus Atributos e Jesus Modelo e Guia - 1 semestre Módulo 1 - Aula 02 - Deus e seus Atributos e Jesus Modelo e Guia - 1 semestre 10 - Março Objetivo: Apresentar Deus e seus atributos e Jesus Modelo e Guia e desmistificar que Deus não é Jesus Apresentar

Leia mais

CONVITE AO AUTOACOLIMENTO AMOROSO.

CONVITE AO AUTOACOLIMENTO AMOROSO. CONVITE AO AUTOACOLIMENTO AMOROSO O Evangelho de Jesus é profundamente terapêutico. Nele, encontramos vários convites à autotransformação. Não são convites quaisquer, especialmente aqueles que começam

Leia mais

Objetivos. FEB EADE Livro IV Módulo IV Roteiro 5 A transição evolutiva da humanidade terrestre

Objetivos. FEB EADE Livro IV Módulo IV Roteiro 5 A transição evolutiva da humanidade terrestre Roteiro 5 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo IV A humanidade regenerada Objetivos Citar as características

Leia mais

Desenvolvimento Mediúnico. AULA 12 A Força Psíquica Comunidade de Cultura Divinista/CCD Instituto Divinista 8 dezembro-2012

Desenvolvimento Mediúnico. AULA 12 A Força Psíquica Comunidade de Cultura Divinista/CCD Instituto Divinista 8 dezembro-2012 Desenvolvimento Mediúnico AULA 12 A Força Psíquica Comunidade de Cultura Divinista/CCD Instituto Divinista 8 dezembro-2012 Parte I - Teórica 1.Recapitulando 2.As Cinco Verdades Doutrinárias Fundamentais

Leia mais

Objetivos. Destacar a importância e benefícios da prece. Identificar as características da prece.

Objetivos. Destacar a importância e benefícios da prece. Identificar as características da prece. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo III Os vícios e as virtudes Roteiro 5 Objetivos Destacar a importância

Leia mais

Curso de Teologia de Leigos

Curso de Teologia de Leigos Curso de Teologia de Leigos O MISTÉRIO DA CRIAÇÃO; DEUS MANTÉM E SUSTENTA A CRIAÇÃO; DEUS REALIZA O SEU PROJETO: A DIVINA PROVIDÊNCIA; A DIVINA PROVIDÊNCIA E AS CAUSAS SEGUNDAS; A DIVINA PROVIDÊNCIA E

Leia mais

9:30am Abertura das Portas 9:45am Música ao Vivo 10:00am Leitura de uma página edificante 10:05am Prece Inicial 10:10am Inicio dos Estudos 11:00am

9:30am Abertura das Portas 9:45am Música ao Vivo 10:00am Leitura de uma página edificante 10:05am Prece Inicial 10:10am Inicio dos Estudos 11:00am 9:30am Abertura das Portas 9:45am Música ao Vivo 10:00am Leitura de uma página edificante 10:05am Prece Inicial 10:10am Inicio dos Estudos 11:00am Inicio dos Passes 11:15am Prece Final e Água Fluidificada

Leia mais

Mudança de comportamento

Mudança de comportamento Grupo Espírita Guillon Ribeiro Escola de Evangelização de Pacientes Mudança de comportamento Reforma íntima Por que devemos estudar sobre reforma íntima? O homem é o único animal ético existente. Para

Leia mais

OBSESSÃO Invigilância: a porta aberta. Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro

OBSESSÃO Invigilância: a porta aberta. Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro OBSESSÃO Invigilância: a porta aberta Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro Reflexão Estai de sobreaviso, vigiai e orai; porque não sabeis quando será o tempo. Jesus (Marcos,

Leia mais

Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo XVII, item 4.

Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo XVII, item 4. Tendo Jesus entrado em Jericó, passava pela cidade - e havia ali um homem chamado Zaqueu, chefe dos publicanos e muito rico, - o qual, desejoso de ver a Jesus, para conhecê-lo, não o conseguia devido à

Leia mais

AMOR, A PALAVRA ESSENCIAL CRBBM FEVEREIRO 2018 JULIO DAMASCENO

AMOR, A PALAVRA ESSENCIAL CRBBM FEVEREIRO 2018 JULIO DAMASCENO AMOR, A PALAVRA ESSENCIAL CRBBM FEVEREIRO 2018 JULIO DAMASCENO Bastante grande é a perversidade do homem. Não parece que, pelo menos do ponto de vista moral, ele, em vez de avançar, caminha aos recuos?

Leia mais

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE OUTUBRO, NOVEMBRO e DEZEMBRO/2018 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE OUTUBRO/2018 Dia 01/10/18 SIMPATIA E BONDADE 1) O Evangelho Segundo o

Leia mais

ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO?

ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO? 1 ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO? ESPIRITUALISMO Oposto do materialismo Quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais do que matéria é espiritualista. ESPIRITISMO ou DOUTRINA ESPÍRITA Termo criado

Leia mais

C & Q. Uma abordagem da cura e autocura à luz do Espiritismo e da Ciência Moderna.

C & Q. Uma abordagem da cura e autocura à luz do Espiritismo e da Ciência Moderna. C & Q Uma abordagem da cura e autocura à luz do Espiritismo e da Ciência Moderna. C & Q Claudio C. Conti www.ccconti.com CURA & QUÂNTICA ESTUDO 3 - MUITAS MORADAS ESE_Cap. 3 C & Q C & Q Datas das aulas

Leia mais

EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO CAPÍTULO 22 NÃO SEPAREIS O QUE DEUS UNIU

EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO CAPÍTULO 22 NÃO SEPAREIS O QUE DEUS UNIU EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO CAPÍTULO 22 NÃO SEPAREIS O QUE DEUS UNIU - Indissolubilidade do casamento - O divórcio INDISSOLUBILIDADE DO CASAMENTO Lei do Homem Mutável As leis humanas transformam-se

Leia mais

Para entender Pietro Ubaldi VIII PROBLEMAS DO FUTURO

Para entender Pietro Ubaldi VIII PROBLEMAS DO FUTURO Para entender Pietro Ubaldi VIII PROBLEMAS DO FUTURO ONDE ESTAMOS Grandes Mensagens (1931) A Grande Síntese (1933) As Noúres (1936) Ascese Mística (1939) História de um Homem (1941) Frag.de Pensamento

Leia mais

O BEM E O MAL. Livro dos Espíritos Livro Terceiro A Lei Divina ou Natural O Bem e o Mal

O BEM E O MAL. Livro dos Espíritos Livro Terceiro A Lei Divina ou Natural O Bem e o Mal O BEM E O MAL Livro dos Espíritos Livro Terceiro A Lei Divina ou Natural O Bem e o Mal DEFINIÇÕES 1) O BEM: O bem se constitui na correta aplicação das Leis Divinas ou Naturais. Em nosso mundo, é a aplicação

Leia mais

Evangelho. O bem em resposta ao mal / Amor ao próximo Mateus: 5:38-48

Evangelho. O bem em resposta ao mal / Amor ao próximo Mateus: 5:38-48 Evangelho O bem em resposta ao mal / Amor ao próximo Mateus: 5:38-48 Mateus 5 38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. 39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer

Leia mais

Planejamento Geral para Crianças,Jovens e Idosos com Deficiência 2016 LDC OFICINA VALORES UNIVERSAIS

Planejamento Geral para Crianças,Jovens e Idosos com Deficiência 2016 LDC OFICINA VALORES UNIVERSAIS LAR DE DANIEL CRISTÓVÃO Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias Planejamento Geral para Crianças,Jovens e Idosos com Deficiência 2016

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 4 A INFLUÊNCIA DOS ESPÍRITOS EM NOSSAS VIDAS A INFLUÊNCIA DOS ENCARNADOS UNS SOBRE OS OUTROS 11º. ENCONTRO A INFLUÊNCIA

Leia mais

Objetivo: Compreender as causas da obsessão e Identificar seus Tipos e Graus. Programa 1 - Módulo 3 Roteiro 5. Facilitador(a): Daniela e Mônica

Objetivo: Compreender as causas da obsessão e Identificar seus Tipos e Graus. Programa 1 - Módulo 3 Roteiro 5. Facilitador(a): Daniela e Mônica Programa 1 - Módulo 3 Roteiro 5. 06/07-10-13 Facilitador(a): Daniela e Mônica Objetivo: Compreender as causas da obsessão e Identificar seus Tipos e Graus. 06/07-10-13 Facilitador(a): Daniela Oliveira

Leia mais

Evangelho. As Bem- Aventuranças Mateus: 5:1-12

Evangelho. As Bem- Aventuranças Mateus: 5:1-12 Evangelho As Bem- Aventuranças Mateus: 5:1-12 12 As Bem Aventuranças 1. Bem Aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 2. Bem Aventurados os que choram, porque eles serão consolados.

Leia mais

A Parábola da Candeia. Henrique Dutra 01 de Abril de 2018

A Parábola da Candeia. Henrique Dutra 01 de Abril de 2018 A Parábola da Candeia Henrique Dutra 01 de Abril de 2018 Por quê Jesus usava Parábolas? O Sermão do Monte... Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende

Leia mais

Aula do Curso Básico DEUS

Aula do Curso Básico DEUS Aula do Curso Básico DEUS Gênese evolução da ideia de Deus Os mecanismos da evolução Os animais e os fenômenos naturais A vida do ser humano primitivo A descoberta do espírito e suas consequências O animismo

Leia mais

Sesquicentenário da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo

Sesquicentenário da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo Sesquicentenário da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo Em 2014 comemoramos os 150 anos de lançamento da obra que contém a essência do ensino moral de Jesus e serve de consolo para os adeptos de todas

Leia mais

Os Desafios do Caminho Espiritual

Os Desafios do Caminho Espiritual Os Desafios do Caminho Espiritual 1º. De forma bem abrangente: Vencer a nós mesmos! Kardec nos informou no Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XVII que: Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação

Leia mais

Ø Destacar a importância da transformação moral. Ø Iden5ficar a5tudes que concorrem para a melhoria evolu5va do ser humano.

Ø Destacar a importância da transformação moral. Ø Iden5ficar a5tudes que concorrem para a melhoria evolu5va do ser humano. Obje%vos Ø Destacar a importância da transformação moral Ø Iden5ficar a5tudes que concorrem para a melhoria evolu5va do ser humano A transformação moral Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação

Leia mais

Capítulo 15 de "O Evangelho Segundo o Esiritismo, de Allan Kardec" - Fora da caridade não há salvação, itens 4 e 5, O MAIOR MANDAMENTO.

Capítulo 15 de O Evangelho Segundo o Esiritismo, de Allan Kardec - Fora da caridade não há salvação, itens 4 e 5, O MAIOR MANDAMENTO. Autor: André Martinez REFLEXÕES ESPÍRITAS: O Maior Mandamento Capítulo 15 de "O Evangelho Segundo o Esiritismo, de Allan Kardec" - Fora da caridade não há salvação, itens 4 e 5, O MAIOR MANDAMENTO. Este

Leia mais