Aula do Curso Básico DEUS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula do Curso Básico DEUS"

Transcrição

1 Aula do Curso Básico DEUS

2 Gênese evolução da ideia de Deus Os mecanismos da evolução Os animais e os fenômenos naturais A vida do ser humano primitivo A descoberta do espírito e suas consequências O animismo e a evolução do conceito de divindades A elaboração das divindades: evolução do Politeísmo

3 A evolução do monoteísmo Egito: O surgimento do monodeísmo Amenhotep (Amenófis) IV (Akenaton) ( a.c.) O Deus hebreu: Surgimento do monoteísmo Moisés: o deus dos exércitos Isaías ( a.c.): o Deus da Salvação Jesus (7/5 a.c.-26/28): O Deus pai amoroso e misericordioso Paulo de Tarso (±10-64): O Deus Cristão

4 Conceito espírita de Deus O que é Deus? Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas. Que se deve entender pelo infinito? O que não tem começo nem fim; o desconhecido; tudo o que é desconhecido é infinito. Onde se vê na causa primeira uma inteligência suprema e superior a todas as inteligências? Vós tendes um provérbio que diz isto: Pela obra se reconhece o obreiro. Pois bem! Olhai a obra e procurai o obreiro. É o orgulho que engendra a incredulidade. O homem orgulhoso não quer nada acima dele, é por isso que se denomina espírito forte. Pobre ser que um sopro de Deus pode abater!

5 Inteligência de Deus Julga-se o poder de uma inteligência por suas obras; nenhum ser humano podendo criar aquilo que a natureza produz, a causa primeira é, então, uma inteligência superior à humanidade. Qualquer que sejam os prodígios realizados pela inteligência humana, esta inteligência tem ela mesma uma causa, e quanto maior seja o que ela realiza, maior deve ser a causa primeira. É esta inteligência que é a causa primeira de todas as coisas, qualquer que seja o nome sob o qual o homem a designe.

6 Deus e o infinito Poder-se-ia dizer que Deus é o infinito? Definição incompleta. Pobreza da língua dos homens, que é insuficiente para definir as coisas que estão acima de suas inteligências. Deus é infinito em suas perfeições; mas o infinito é uma abstração; dizer que Deus é o infinito é tomar o atributo pela coisa mesma, e definir uma coisa que não é conhecida por outra que não o é mais.

7 Provas da Existência da Deus Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus? Num axioma que aplicais à vossas ciências: não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é a obra do homem, e vossa razão vos responderá. Para crer em Deus, é suficiente lançar os olhos sobre as obras da criação. O Universo existe, então há uma causa. Duvidar da existência de Deus seria negar que todo efeito tem uma causa, e avançar que o nada pôde fazer alguma coisa.

8 Intuição da ideia de Deus Qual consequência se pode tirar do sentimento intuitivo que todos os homens trazem neles mesmos da existência de Deus? Que Deus existe; por que, de onde lhe viria esse sentimento se não repousasse sobre nada? É ainda uma consequência do princípio que não há efeito sem causa. O sentimento íntimo que temos em nós mesmos da existência de Deus não seria resultante da educação e o produto de idéias adquiridas? Se assim fosse, por que os vossos selvagens teriam esse sentimento? Se o sentimento da existência de um ser supremo não fosse mais do que o produto de um ensinamento, ele não seria universal, e não existiria como as noções das ciências, senão entre aqueles que tivessem podido receber este ensinamento.

9 A força criadora na matéria? Poder-se-ia encontrar a causa primeira da formação das coisas nas propriedades íntimas da matéria? Mas então, qual seria a causa dessas propriedades? É preciso sempre uma causa primeira. Atribuir a formação primeira das coisas às propriedades íntimas da matéria seria tomar o efeito pela causa, por que essas propriedades são, elas mesmas, um efeito que deve ter uma causa.

10 O acaso como origem de tudo Que pensar da opinião que atribui a formação primeira a uma combinação fortuita da matéria, dito de outra maneira: ao acaso? Outro absurdo! Qual homem de bom senso pode ver o acaso como um ser inteligente? E depois, o que é o acaso? Nada. A harmonia que rege as forças do universo demonstra combinações e metas determinadas, e por isso mesmo revela o poder inteligente. Atribuir a formação primeira ao acaso seria um contrassenso, porque o acaso é cego e não pode produzir os efeitos da inteligência. Um acaso inteligente não seria mais o acaso.

11 Panteísmo (I) O que pensar da opinião segundo a qual todos os corpos da natureza, todos os seres, todos os globos do universo seriam partes da divindade e constituiriam, pelo seu conjunto, a Divindade ele mesma; dito de outra maneira, da doutrina panteísta? O homem não podendo se fazer Deus, quer pelo menos ser uma parte de Deus.

12 Panteísmo (II) Aqueles que professam esta doutrina pretendem encontrar nela a demonstração de alguns dos atributos de Deus. Os mundos sendo infinitos, Deus é, por isto mesmo, infinito; o vazio ou nada não estando em parte nenhuma, Deus está em toda parte; Deus estando em toda parte, pois que tudo é parte integrante de Deus, ele dá a todos os fenômenos da natureza uma razão de ser inteligente. Que se pode opor a esse raciocínio? A razão; refleti maduramente, e não vos será difícil de lhe reconhecer o absurdo.

13 Refutação da Lógica Panteísta (J) Esta doutrina faz de Deus um ser material que, se bem que dotado de uma inteligência suprema, seria em tamanho grande o que somos em pequeno. Ora, a matéria se transformando sem cessar, se assim fosse Deus não teria nenhuma estabilidade; ele estaria sujeito a todas as vicissitudes, a todas as mesmas necessidades da humanidade; faltar-lhe-ia um dos atributos essenciais da Divindade: a imutabilidade. As propriedades da matéria não podem se aliar à idéia de Deus sem o rebaixar em nosso pensamento, e todas as sutilezas de sofismas não chegarão a resolver o problema de sua natureza íntima.

14 Refutação da Lógica Panteísta (II) Nós não sabemos tudo o que ele é, mas sabemos o que não poderia deixar de ser, e esse sistema está em contradição com suas propriedades as mais essenciais; ele confunde o criador com a criatura, absolutamente como se se quisesse que uma máquina engenhosa fosse uma parte integrante do mecânico que a concebeu. A inteligência de Deus revela-se nas suas obras como a do pintor no seu quadro; mas, as obras de Deus não são o próprio Deus, assim como o quadro não é o pintor que o concebeu e o executou.

15 Compreensão de Deus como resultado da evolução do ser humano A inferioridade das faculdades do homem não lhe permite compreender a natureza íntima de Deus. Na infância da humanidade, o homem o confunde, geralmente, com a criatura da qual lhe atribui as imperfeições; mas, à medida que o senso moral se desenvolve nele, seu pensamento penetra melhor o fundo das coisas, e ele se faz uma idéia mais justa e mais conforme com a sã razão, ainda que sempre incompleta.

16 Incapacidade do ser humano de compreender Deus Deus é um ser distinto, ou bem seria, segundo a opinião de alguns, a resultante de todas as forças e de todas as inteligências do universo reunidas? Se assim fosse, não seria Deus, porque seria o efeito e não a causa; ele não pode ser ao mesmo tempo um e outro. Deus existe, vós não podeis duvidar, é o essencial; Crede-me, não vades além; não vos percais num labirinto donde não poderíeis sair; isto não vos tornaria melhores, mas, talvez, um pouco mais orgulhosos, porque creríeis saber, e na realidade não saberíeis nada. Deixai então de lado todos esses sistemas; vós tendes bastantes coisas que vos tocam diretamente, a começar por vós mesmos; estudai vossas próprias imperfeições a fim de vos desembaraçardes delas, isto vos será mais útil do que pretender penetrar aquilo que é impenetrável.

17 Compreensão da natureza de Deus O homem pode compreender a natureza íntima de Deus? Não; é um sentido que lhe falta. Será dado um dia ao homem compreender o mistério da Divindade? Quando seu espírito não estiver mais obscurecido pela matéria e que, por sua perfeição, ele estiver mais próximo de Deus, então o verá e o compreenderá.

18 Perfeições de Deus Sim, de algumas. O homem as compreende melhor à medida que se eleva acima da matéria; ele as entrevê pelo pensamento. Quando dizemos que Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, todo-poderoso, soberanamente justo e bom, não temos uma idéia completa de seus atributos? De vosso ponto de vista, sim, porque acreditais abranger tudo; mas sabei bem que existem coisas além da inteligência do homem mais intse não podemos compreender a natureza íntima de Deus, podemos ter uma ideia de algumas de suas perfeições?eligente, e para as quais vossa linguagem, limitada a vossas idéias e a vossas sensações, não possui expressões. A razão vos diz, com efeito, que Deus deve ter essas perfeições em grau supremo, porque se tivesse uma só a menos, ou melhor, que não fosse a um grau infinito, ele não seria superior a tudo e, por conseqüência, não seria Deus. Por estar acima de todas as coisas, Deus não deve sofrer nenhuma vicissitude, e não ter nenhuma das imperfeições que a imaginação possa conceber.

19 Atributos de Deus Deus é eterno; se ele tivesse tido um começo, teria saído do nada, ou melhor, teria sido criado, ele mesmo, por um ser anterior. É assim que, de aproximação em aproximação, remontamos ao infinito e à eternidade. É imutável; se estivesse sujeito a mudanças, as leis que regem o universo não teriam nenhuma estabilidade. É imaterial; quer dizer que sua natureza difere de tudo o que nós chamamos matéria, de outra forma ele não seria imutável, porque estaria sujeito às transformações da matéria. É único; se houvessem vários deuses não existiria nem unidade de vista, nem unidade de poder no ordenamento do universo. É todo-poderoso; porque é único. Se ele não tivesse o soberano poder, existiria alguma coisa mais ou tão poderosa quanto ele, não teria feito todas as coisas, e aquelas que não tivesse feito, seriam obra de um outro Deus. É soberanamente justo e bom. A sabedoria providencial das leis divinas se revela nas pequenas coisas como nas maiores, e esta sabedoria não permite duvidar nem da sua justiça, nem da sua bondade.

ARTE PRIMEIRA PRIMÁRIAS CAPÍTULO D EUS. Deus e o infinito Provas da existência de Deus Atributos da Divindade Panteísmo DEUS E O INFINITO

ARTE PRIMEIRA PRIMÁRIAS CAPÍTULO D EUS. Deus e o infinito Provas da existência de Deus Atributos da Divindade Panteísmo DEUS E O INFINITO O LIVRO DOS ESPÍRITOS PAR ARTE PRIMEIRA AS CAUSAS PRIMÁRIAS CAPÍTULO 1 D EUS Deus e o infinito Provas da existência de Deus Atributos da Divindade Panteísmo DEUS E O INFINITO 1 O que é Deus? Deus é a inteligência

Leia mais

DEUS A Análise de Kardec.

DEUS A Análise de Kardec. DEUS A Análise de Kardec www.gede.net.br Objetivo: Aprimorar o entendimento sobre a visão espírita de Deus, delineada por Kardec n'o Livro dos Espíritos e n'a Gênese. Pontos a debater: 1) O que é Deus;

Leia mais

Deus e Seus Atributos

Deus e Seus Atributos Deus e Seus Atributos DEUS é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. (LE, Q.1) Atanásio Rocha 07/09/2014 Continuação... Sendo DEUS a causa primária de todas as coisas, a origem de tudo

Leia mais

Módulo 1 - Aula 02 - Deus e seus Atributos e Jesus Modelo e Guia - 1 semestre

Módulo 1 - Aula 02 - Deus e seus Atributos e Jesus Modelo e Guia - 1 semestre Módulo 1 - Aula 02 - Deus e seus Atributos e Jesus Modelo e Guia - 1 semestre 10 - Março Objetivo: Apresentar Deus e seus atributos e Jesus Modelo e Guia e desmistificar que Deus não é Jesus Apresentar

Leia mais

APRESENTAR DEUS NA VÁRIAS CONCEPÇOES AO LONGO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE

APRESENTAR DEUS NA VÁRIAS CONCEPÇOES AO LONGO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE AULA 1 DEUS OBJETIVOS: Apresentar Deus nas várias concepções ao longo da história da humanidade Compreender a relação entre Deus e o infinito conhecendo os atributos da divindade Deus APRESENTAR DEUS NA

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 1 A PRESENÇA AMOROSA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS 4º. ENCONTRO O SIGNIFICADO DE AMAR A DEUS DE TODO O NOSSO ENTENDIMENTO

Leia mais

O que é Deus? Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Livro dos Espíritos

O que é Deus? Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Livro dos Espíritos O que é Deus? Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Livro dos Espíritos Paulo - Nós vivemos e nos movemos em Deus. André Luiz - Vivemos no hálito Divino. LE Poderíamos dizer

Leia mais

AME NOVA FRIBURGO Agosto de 2014 O HOMEM E DEUS. Claudio C. Conti

AME NOVA FRIBURGO Agosto de 2014 O HOMEM E DEUS. Claudio C. Conti AME NOVA FRIBURGO Agosto de 2014 O HOMEM E DEUS Claudio C. Conti www.ccconti.com Objetivo Analisar a nossa relação com a divindade. O estudo será dividido em duas partes: 1. Deus e o espírito; 2. Deus

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS Conheça a www.espiritizar.com.br OBRAS COM FIDELIDADE DOUTRINÁRIA MÓDULO 1 A PRESENÇA AMOROSA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS 6ª. ENCONTRO

Leia mais

L I VRO DOS ESPÍ RI TOS. Com o Deus é. N ova Ger ação 129

L I VRO DOS ESPÍ RI TOS. Com o Deus é. N ova Ger ação 129 L I VRO DOS ESPÍ RI TOS Com o Deus é. N ova Ger ação 129 L i v r o d os Esp í r i t os - 13 13. Quando dizemos que Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, todo-poderoso, soberanamente justo

Leia mais

O Livro dos Espíritos

O Livro dos Espíritos Ed. Reserva de Itaúna Outubro de 2014 Claudio C. Conti www.ccconti.com Deus O Livro dos Espíritos Espírito Matéria Deus e o espírito O Livro dos Espíritos Questão 1: Que é Deus? --- "que" (qual coisa),

Leia mais

ROTEIRO 3. Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita. Atributos da divindade. Objetivos específicos. Conteúdo básico

ROTEIRO 3. Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita. Atributos da divindade. Objetivos específicos. Conteúdo básico PROGRAMA FUNDAMENTAL MÓDULO III Deus ROTEIRO 3 Atributos da divindade Objetivos específicos Citar os atributos da divindade, segundo o Espiritismo, analisando-os. Destacar a idéia de Deus ensinada por

Leia mais

GRUPO MARCOS NOVA GERAÇÃO O Mistério da Divindade

GRUPO MARCOS NOVA GERAÇÃO O Mistério da Divindade GRUPO MARCOS NOVA GERAÇÃO - 125 O Mistério da Divindade First published by Grupo Marcos in 2017 Copyright Grupo Marcos, 2017 All rights reserved. No part of this publication may be reproduced, stored,

Leia mais

3ª Aula: Tema: Deus Jesus. Apresentação: Alessandro Ayudarte

3ª Aula: Tema: Deus Jesus. Apresentação: Alessandro Ayudarte 1 3ª Aula: 12-03-2019 Tema: Deus Jesus Apresentação: Alessandro Ayudarte A Filosofia nasce de uma atitude de assombro do homem em relação às coisas do mundo, um estado de encanto e surpresa, que o leva

Leia mais

CRITÉRIOS DE ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DO EVANGELHO (1)

CRITÉRIOS DE ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DO EVANGELHO (1) EADE - LIVRO II - Parte 1 ENSINOS E PARÁBOLAS DE JESUS MÓDULO I - METODOLOGIA PARA O ESTUDO DO EVANGELHO À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA ROTEIRO 3 Objetivos CRITÉRIOS DE ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DO EVANGELHO

Leia mais

L I VRO DOS ESPÍ RI TOS. O que Deus não é. N ova Ger ação 132

L I VRO DOS ESPÍ RI TOS. O que Deus não é. N ova Ger ação 132 L I VRO DOS ESPÍ RI TOS O que Deus não é. N ova Ger ação 132 L i v r o d os Esp í r i t os - 16 Qu est ão 16. Os que professam esta doutrina pretendem nela encontrar a demonstração de alguns dos atributos

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo I Antecedentes do Cristianismo

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo I Antecedentes do Cristianismo FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo I Antecedentes do Cristianismo Roteiro 1 Elaborar uma linha histórica da evolução da ideia

Leia mais

SEF Sociedade Espírita Fraternidade Estudo Teórico-prático da Doutrina Espírita

SEF Sociedade Espírita Fraternidade Estudo Teórico-prático da Doutrina Espírita SEF Sociedade Espírita Fraternidade Estudo Teórico-prático da Doutrina Espírita Unidade 1 Tema: DEUS Introdução. Deus Criador. Definição de Deus. Da Natureza Divina. Atributos de Deus. Provas da existência

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 5 O SIGNIFICADO DA IMORTALIDADE EM NOSSAS VIDAS A ESSÊNCIA DA IMORTALIDADE 1º. ENCONTRO A ESSÊNCIA DA IMORTALIDADE Objetivo

Leia mais

Perguntar: Por que a última pedra caiu? Foi empurrada pela anterior e assim sucessivamente. O efeito teve uma causa primeira. Assim tudo na vida.

Perguntar: Por que a última pedra caiu? Foi empurrada pela anterior e assim sucessivamente. O efeito teve uma causa primeira. Assim tudo na vida. Tema: Da existência de Deus Faixa etária: Juventude Atividade de Integração Pedir que montem um dominó em pé. Todos devem ajudar. Cada um com uma pedra. Depois de pronto o evangelizador dará um pequeno

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 12 O SIGNIFICADO DA LEI DE JUSTIÇA, AMOR E CARIDADE EM NOSSAS VIDAS A ESSÊNCIA DA LEI MAIOR 1º. ENCONTRO

Leia mais

ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO

ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO AS DIVERSAS CONCEPÇÕES SOBRE ESPÍRITO As concepções materialistas não aceitam a alma, ou entendem que o que se atribui a ela não passa de propriedades

Leia mais

ESPÍRITO, MATÉRIA E FLUIDOS. Patrick Pires da Costa

ESPÍRITO, MATÉRIA E FLUIDOS. Patrick Pires da Costa ESPÍRITO, MATÉRIA E FLUIDOS Patrick Pires da Costa "O fluido perispirítico é o agente de todos os fenômenos espíritas, que só se podem produzir pela ação recíproca dos fluidos que emitem o médium e o Espírito.

Leia mais

CARTILHA DE ALFABETIZAÇÃO ESPIRITUAL

CARTILHA DE ALFABETIZAÇÃO ESPIRITUAL CARTILHA DE ALFABETIZAÇÃO ESPIRITUAL Sintonize-se com o bem! PORTAL ESPÍRITA DEDICADO AO ESTUDO E VIVÊNCIA DO EVANGELHO www.evangelho.info CARTILHA DE ALFABETIZAÇÃO ESPIRITUAL www.evangelho.info 2016 Sumário

Leia mais

Em termos religiosos, qual era a compreensão tradicional da realidade?

Em termos religiosos, qual era a compreensão tradicional da realidade? PERISPÍRITO Em termos religiosos, qual era a compreensão tradicional da realidade? Compreensão dual da realidade - espírito - matéria Qual o equívoco da compreensão dual da realidade? Qual o equívoco da

Leia mais

CAPÍTULO 10 ATRIBUTOS COMUNICÁVEIS - O Conhecimento de Deus

CAPÍTULO 10 ATRIBUTOS COMUNICÁVEIS - O Conhecimento de Deus CAPÍTULO 10 ATRIBUTOS COMUNICÁVEIS - O Conhecimento de Deus Todos os atributos incomunicáveis de Deus estão intimamente relacionados; eles não são estanques entre si. Deus é independente e, por isso, é

Leia mais

Deus. Coisas físicas Nº1

Deus. Coisas físicas Nº1 A ESSÊNCIA DE TUDO, A Santidade, Retidão e Justiça de Nº1 Deus Deus é diferente de todos os outros seres. Só Ele é infinito e não criado. Todos os demais são finitos e criados. O termo bíblico para essa

Leia mais

A EVOLUÇÃO DO ESPÍRITO E SUA ESTRUTURA PSÍQUICA. Debate em 25/06/2011

A EVOLUÇÃO DO ESPÍRITO E SUA ESTRUTURA PSÍQUICA. Debate em 25/06/2011 A EVOLUÇÃO DO ESPÍRITO E SUA ESTRUTURA PSÍQUICA Debate em 25/06/2011 http://grupo.gede.vilabol.com.br OBJETIVO Aprimorar o entendimento dos processos envolvidos na estrutura psíquica do espírito em sua

Leia mais

C & Q. Uma abordagem da cura e autocura à luz do Espiritismo e da Ciência Moderna.

C & Q. Uma abordagem da cura e autocura à luz do Espiritismo e da Ciência Moderna. C & Q Uma abordagem da cura e autocura à luz do Espiritismo e da Ciência Moderna. C & Q Datas das aulas do minicurso: CURA E QUÂNTICA Instituto de Cultura Espirita do Brasil 15:45h - 17:00h www.ccconti.com

Leia mais

Deus. Sérgio Biagi Gregório

Deus. Sérgio Biagi Gregório Deus Sérgio Biagi Gregório SUMÁRIO: 1. Introdução. 2. Conceito: 2.1. A Origem da Idéia de Deus; 2.2. Etimologia; 2.3. Significado de Deus. 3. Deus e a Divindade: Monoteísmo e Politeísmo. 4. A Revelação

Leia mais

EVIDÊNCIAS DE DEUS MÓDULO 2

EVIDÊNCIAS DE DEUS MÓDULO 2 1 EVIDÊNCIAS DE DEUS MÓDULO 2 2 A EXISTÊNCIA DE DEUS É UM ASSUNTO DE INTERESSE DE TODOS, MESMO DAQUELES QUE DIZEM NÃO CRER NELE. EVIDÊNCIAS DE DEUS ARGUMENTO COSMOLÓGICO 3 Existe uma lei de causa e efeito

Leia mais

A Evolução do Espírito Claudio C. Conti

A Evolução do Espírito Claudio C. Conti A Evolução do Espírito Claudio C. Conti ccconti@bol.com.br Segundo a Doutrina Espírita, os espíritos estão sempre em evolução, porém alguns podem até embaraçar este progresso durante certo, todavia, este

Leia mais

A Gênese. Os milagres e as predições segundo o espiritismo. Cap. I Caracteres da revelação espírita CEJB - ESDE

A Gênese. Os milagres e as predições segundo o espiritismo. Cap. I Caracteres da revelação espírita CEJB - ESDE A Gênese Os milagres e as predições segundo o espiritismo Cap. I Caracteres da revelação espírita CEJB - ESDE Revelação: sair de sob o véu Astronomia Geologia Química Fisiologia Para se designarem coisas

Leia mais

Classificação dos Espíritos

Classificação dos Espíritos Classificação dos Espíritos A classificação dos Espíritos funda-se no seu grau de desenvolvimento, nas qualidades por eles adquiridas e nas imperfeições de que ainda não se livraram. (ESE-100) Atanásio

Leia mais

Livro Segundo cap. 1 Mundo Dos Espíritos. I- Origem e Natureza dos Espíritos

Livro Segundo cap. 1 Mundo Dos Espíritos. I- Origem e Natureza dos Espíritos Livro Segundo cap. 1 Mundo Dos Espíritos I- Origem e Natureza dos Espíritos Como podemos definir os Espíritos? Eles são os seres inteligentes da criação. Eles povoam o Universo Os Espíritos são seres distintos

Leia mais

Introdução a Filosofia

Introdução a Filosofia Introdução a Filosofia Baseado no texto de Ludwig Feuerbach, A essência do homem em geral, elaborem e respondam questões relacionadas a este tema. 1- Quem foi Feuerbach? PERGUNTAS 2- Qual é a diferença

Leia mais

CAPÍTULO 10 ATRIBUTOS COMUNICÁVEIS - O Conhecimento de Deus

CAPÍTULO 10 ATRIBUTOS COMUNICÁVEIS - O Conhecimento de Deus CAPÍTULO 10 ATRIBUTOS COMUNICÁVEIS - O Conhecimento de Deus Todos os atributos incomunicáveis de Deus estão intimamente relacionados; eles não são estanques entre si. Deus é independente e, por isso, é

Leia mais

Examinai Tudo. FEIRA DE SANTANA Novembro de Julio Damasceno

Examinai Tudo. FEIRA DE SANTANA Novembro de Julio Damasceno Examinai Tudo FEIRA DE SANTANA Novembro de 2009 Julio Damasceno Do Método Supressões Sucessivas Do Método CONTINUIDADE e COMPLEMENTARIEDADE CONTINUIDADE = REDUNDÂNCIA COMPLEMENTARIEDADE = NOVIDADE A REVELAÇÃO

Leia mais

Tema Rumo ao monismo absoluto

Tema Rumo ao monismo absoluto Tema Rumo ao monismo absoluto Nasceu em Amsterdã, na Holanda era judeu até ser excomungado (cherém) em 1656 acusado de ser um panteísta. Após o cherém adotou o nome de Benedito Considerado um dos grandes

Leia mais

Fluxo da Vida. Seminário em 08/06/2013

Fluxo da Vida. Seminário em 08/06/2013 Fluxo da Vida Seminário em 08/06/2013 www.gede.net.br OBJETIVO Analisar A Essência do Espírito. PONTOS A ABORDAR A Criação; Egoísmo e Doenças; O Fluxo da Vida. A CRIAÇÃO A riqueza infinita flui em nossa

Leia mais

O Cristo consolador. Roteiro 1

O Cristo consolador. Roteiro 1 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, O Consolador Prometido por Jesus Módulo I Esperanças e Consolações Roteiro 1 O Cristo consolador Objetivo Explicar

Leia mais

Área da Mediunidade. Mediunidade Desafios e Possibilidades

Área da Mediunidade. Mediunidade Desafios e Possibilidades Área da Mediunidade ENCONTRO MICRORREGIONAL Fortaleza - CE 02-03/09/2017 Mediunidade Desafios e Possibilidades MEDIUNIDADE COMO FERRAMENTA PARA A BUSCA DE DEUS Mediunidade Qualidade da pessoa que, segundo

Leia mais

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL TEMA-PROBLEMA A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo RELIGIÃO FENÓMENO UNIVERSAL Religião e as práticas religiosas têm sido uma constante ao longo dos tempos e têm influenciado

Leia mais

L I VRO DOS ESPÍ RI TOS. Rudeza e Ter nur a N ova Ger ação 131

L I VRO DOS ESPÍ RI TOS. Rudeza e Ter nur a N ova Ger ação 131 L I VRO DOS ESPÍ RI TOS Rudeza e Ter nur a N ova Ger ação 131 L i v r o d os Esp í r i t os - 15 15. Que pensar da opinião segundo a qual todos os corpos da Natureza, todos os seres, todos os globos do

Leia mais

Claudio C. Conti

Claudio C. Conti Percepção do Sofrimento Claudio C. Conti www.ccconti.com ESE, Cap. III Há muitas moradas - Kardec Diferentes Categorias de Mundos Habitados 6....mundos primitivos, destinados às primeiras encarnações da

Leia mais

HERMENÊUTICA E INTERPRETAÇÃO

HERMENÊUTICA E INTERPRETAÇÃO HERMENÊUTICA E INTERPRETAÇÃO Hermenêutica e Interpretação não são sinônimos: HERMENÊUTICA: teoria geral da interpretação (métodos, estratégias, instrumentos) INTERPRETAÇÃO: aplicação da teoria geral para

Leia mais

QUEM É DEUS? OS NOMES DE DEUS. Todos os verdadeiros cristãos creem num Deus trinitário, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

QUEM É DEUS? OS NOMES DE DEUS. Todos os verdadeiros cristãos creem num Deus trinitário, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. QUEM É DEUS? OS NOMES DE DEUS Todos os verdadeiros cristãos creem num Deus trinitário, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Eles são iguais em poder, eternidade e na posse de todos os atributos

Leia mais

O Espírito Santo e a origem da Palavra: Revelador. Inspirador. Verdadeiro. O Espírito Santo e a Palavra hoje. Nosso instrutor. Não há contradição.

O Espírito Santo e a origem da Palavra: Revelador. Inspirador. Verdadeiro. O Espírito Santo e a Palavra hoje. Nosso instrutor. Não há contradição. Lição 1 para 7 de janeiro de 2017 O Espírito Santo foi o motor e a gênese do processo de criação da Palavra escrita de Deus a Bíblia. Mas sua relação com a Palavra não acabou com seu processo de escrita.

Leia mais

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra.

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. ORAÇÃO INICIAL CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. A: Bom dia!. Na alegria de estarmos reunidos para este encontro. Queremos louvar a Deu Pai pela vossa presença.

Leia mais

VERDADES ESSENCIAIS. 2. Quem criou?

VERDADES ESSENCIAIS. 2. Quem criou? VERDADES ESSENCIAIS 2. Quem criou? Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez. Eclesiastes

Leia mais

A história do povo de Israel transcorreu em um tempo e lugar muito distantes dos últimos dias. Porém, os traços e características deles ainda podem

A história do povo de Israel transcorreu em um tempo e lugar muito distantes dos últimos dias. Porém, os traços e características deles ainda podem Disse o rei a Daniel: Certamente, o vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos reis, e o revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério (Daniel 2:47). VERSO PARA MEMORIZAR CITAÇÕES Sua

Leia mais

29 DE OUTUBRO DE 2009 OS ANIMAIS ESTÃO EM PROCESSO DE EVOLUÇÃO E SÃO MAIS INTELIGENTES DO QUE IMAGINAMOS.

29 DE OUTUBRO DE 2009 OS ANIMAIS ESTÃO EM PROCESSO DE EVOLUÇÃO E SÃO MAIS INTELIGENTES DO QUE IMAGINAMOS. 29 DE OUTUBRO DE 2009 OS ANIMAIS ESTÃO EM PROCESSO DE EVOLUÇÃO E SÃO MAIS INTELIGENTES DO QUE IMAGINAMOS. Os cães podem farejar situações injustas e apresentar uma emoção simples, similar à inveja ou ciúmes,

Leia mais

Reencarnação. 18/Mar/2018

Reencarnação. 18/Mar/2018 Reencarnação 18/Mar/2018 Nascer, morrer, renascer de novo e progredir sem cessar. Tal é a Lei. POSTULADOS BÁSICOS DA DOUTRINA ESPÍRITA IMORTALIDADE DA ALMA COMUNICABILIDADE DOS ESPÍRITOS PLURALIDADE DAS

Leia mais

As provas da existência de Deus: Tomás de Aquino e o estabelecimento racional da fé. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira

As provas da existência de Deus: Tomás de Aquino e o estabelecimento racional da fé. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira As provas da existência de Deus: Tomás de Aquino e o estabelecimento racional da fé. Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Tomás de Aquino (1221-1274) Tomás de Aquino - Tommaso d Aquino - foi um frade dominicano

Leia mais

CURSO DE VERÃO 2019 Tema: Mente Cristã

CURSO DE VERÃO 2019 Tema: Mente Cristã CURSO DE VERÃO 2019 Tema: Mente Cristã A mente cristã na doutrina Pr. Lucas Carvalho 1. Introdução O cristianismo não e uma se rie de verdades no plural, mas e a Verdade escrita com V maiúsculo. E a Verdade

Leia mais

7 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

7 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de Jesus Roteiro 7 Objetivo Interpretar, à luz da Doutrina

Leia mais

GEFJ Concretizando Ideias.

GEFJ Concretizando Ideias. Concretizando Ideias A Importância do Autoconhecimento 919. Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir à atração do mal? Um sábio da antiguidade vo-lo disse:

Leia mais

Curso de Teologia de Leigos

Curso de Teologia de Leigos Curso de Teologia de Leigos O MISTÉRIO DA CRIAÇÃO; DEUS MANTÉM E SUSTENTA A CRIAÇÃO; DEUS REALIZA O SEU PROJETO: A DIVINA PROVIDÊNCIA; A DIVINA PROVIDÊNCIA E AS CAUSAS SEGUNDAS; A DIVINA PROVIDÊNCIA E

Leia mais

É possível não crer em Deus?

É possível não crer em Deus? É possível não crer em Deus? Apresentação disponível em www.searadomestre.com.br Adriana Pizzutti dos Santos É possível não crer em Deus? Adriana Pizzutti dos Santos Ateísmo Ateu é quem não crê na existência

Leia mais

A matéria. Simples vestimenta das forças que servem [o Espírito] nas múltiplas faixas da Natureza... Hernani Sant anna Universo e vida, p23

A matéria. Simples vestimenta das forças que servem [o Espírito] nas múltiplas faixas da Natureza... Hernani Sant anna Universo e vida, p23 A matéria Simples vestimenta das forças que servem [o Espírito] nas múltiplas faixas da Natureza... Hernani Sant anna Universo e vida, p23 Atanásio Rocha 14/09/2014 Considerações básicas da Matéria Origem

Leia mais

Texto Base: LER: Tg 1:16-18

Texto Base: LER: Tg 1:16-18 Aula 5 Texto Base: LER: Tg 1:16-18 A origem do Bem Esta epistola foi dirigida a um grupo de crentes que estavam dispersos, sujeitos a todo tipo de dificuldades. 1. Tiago aborda os conceitos Tentação

Leia mais

O Céu e o Inferno e a Ciência Contemporânea

O Céu e o Inferno e a Ciência Contemporânea V Congresso Espiritismo O Céu e o Inferno de Platão e Dante à Kardec O Céu e o Inferno e a Ciência Contemporânea Agosto de 2015 Claudio C. Conti www.ccconti.com Qual a melhor receita para uma vitamina

Leia mais

14:24:31 PREPARAÇÃO DE TRABALHADORES PARA A EVANGELIZAÇÃO DA INFÂNCIA NA CASA ESPÍRITA

14:24:31 PREPARAÇÃO DE TRABALHADORES PARA A EVANGELIZAÇÃO DA INFÂNCIA NA CASA ESPÍRITA 14:24:31 PREPARAÇÃO DE TRABALHADORES PARA A EVANGELIZAÇÃO DA INFÂNCIA NA CASA ESPÍRITA 14:24:31 A progressão de todas as coisas leva necessariamente à transubstanciação [...]. Não só o seu pessoal humano,

Leia mais

Aula 08 Terceiro Colegial.

Aula 08 Terceiro Colegial. Aula 08 Terceiro Colegial Cristianismo: Entre a Fé e a Razão Busca por uma base racional para sustentar a fé Formulações filosóficas se estendendo por mais de mil anos Cristianismo Palavra de Jesus, que

Leia mais

O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas,

O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas, 23 porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que vos anuncio.

Leia mais

C R U SO O NOÇ O Õ Ç E Õ S BÁ B SICA C S

C R U SO O NOÇ O Õ Ç E Õ S BÁ B SICA C S CURSO NOÇÕES BÁSICAS DOUTRINA ESPÍRITA Mundos Habitados EDITORA 1 1 / 10 2 2 / 10 São habitados todos os globos que se movem no espaço? Sim, e o homem terreno está longe de ser, como supõe, o primeiro

Leia mais

Aristóteles, Ética a Nicômaco, X 7, 1177 b 33.

Aristóteles, Ética a Nicômaco, X 7, 1177 b 33. 91 tornar-se tanto quanto possível imortal Aristóteles, Ética a Nicômaco, X 7, 1177 b 33. 92 5. Conclusão Qual é o objeto da vida humana? Qual é o seu propósito? Qual é o seu significado? De todas as respostas

Leia mais

Metafísica: Noções Gerais (por Abraão Carvalho in:

Metafísica: Noções Gerais (por Abraão Carvalho in: : Noções Gerais (por Abraão Carvalho in: www.criticaecriacaoembits.blogspot.com) é uma palavra de origem grega. É o resultado da reunião de duas expressões, a saber, "meta" e "physis". Meta significa além

Leia mais

LIÇÃO 2 - QUEM É DEUS? Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 - QUEM É DEUS? Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 - QUEM É DEUS? Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A BÍBLIA SAGRADA REVELA DEUS A Bíblia Sagrada é a melhor fonte para o conhecimento de Deus, porque na pessoa de Jesus Cristo, Deus

Leia mais

LIÇÃO 3 DEUS: EXISTÊNCIA OU IMAGINAÇÃO? Textos Básicos: Deuteronômio 6.4; Salmos 139; Êxodo ; Isaías 40.13,14; Romanos 1.

LIÇÃO 3 DEUS: EXISTÊNCIA OU IMAGINAÇÃO? Textos Básicos: Deuteronômio 6.4; Salmos 139; Êxodo ; Isaías 40.13,14; Romanos 1. LIÇÃO 3 DEUS: EXISTÊNCIA OU IMAGINAÇÃO? Textos Básicos: Deuteronômio 6.4; Salmos 139; Êxodo 15.11-18; Isaías 40.13,14; Romanos 1.19-20 Um homem foi ao barbeiro para cortar o cabelo, como sempre fazia.

Leia mais

João 4,24: Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

João 4,24: Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTAS 4 e 5 PERGUNTA 4: Quem é Deus? RESPOSTA: Deus é espírito, infinito, eterno e imutável em seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade. João

Leia mais

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA 04-02-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Porque é que o Filho de Deus se fez homem? para nossa salvação,

Leia mais

Pluralidade dos Mundos. 6/Mai/2018

Pluralidade dos Mundos. 6/Mai/2018 Pluralidade dos Mundos 6/Mai/2018 HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI Não se turbe o vosso coração. Crede em Deus, crede também em mim. - Há muitas moradas na casa de meu pai. Se assim não fosse, eu vo-lo

Leia mais

Igreja Cristã Semente de Vida - Escola Bíblica Dominical O Ser de Deus e Seus atributos Heber Campos Professor: Pr. Paulo César

Igreja Cristã Semente de Vida - Escola Bíblica Dominical O Ser de Deus e Seus atributos Heber Campos Professor: Pr. Paulo César CAPÍTULO 7 A ESPIRITUALIDADE DE DEUS Deus é um ser espiritual, puríssimo e infinito. Nesse sentido ele é ímpar, diferente mesmo dos anjos, que também são seres espirituais. No diálogo de Jesus com a mulher

Leia mais

Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao SENHOR pertence a salvação!

Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao SENHOR pertence a salvação! 7 Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do SENHOR; e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo. 8 Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso.

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 8 O SIGNIFICADO DAS LEIS DE LIBERDADE, RESPONSABILIDADE E CAUSA E EFEITO EM NOSSAS VIDAS O SIGNIFICADO DAS PROVAS E

Leia mais

A verdade foi concedida aos homens para os que foram destituídos da glória de Deus tenham a oportunidade compartilhar da natureza divina.

A verdade foi concedida aos homens para os que foram destituídos da glória de Deus tenham a oportunidade compartilhar da natureza divina. A Verdade encarnada Cristo é a bondade de Deus encarnada, e qualquer nobreza que se revele ou que ainda possa ser vivenciada no mundo não passa de um espinho, ou uma sebe de espinhos ( Mq 7:4 ). A ideia

Leia mais

LEI DIVINA OU NATURAL

LEI DIVINA OU NATURAL O LIVRO DOS ESPÍRITOS PAR ARTE TERCEIRA LEIS MORAIS CAPÍTULO 1 LEI DIVINA OU NATURAL Características da lei natural Origem e conhecimento da lei natural O bem e o mal Divisão da lei natural CARACTERÍSTICAS

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 5 O SIGNIFICADO DA IMORTALIDADE EM NOSSAS VIDAS A ESSÊNCIA DA IMORTALIDADE PARTE II 2º. ENCONTRO A ESSÊNCIA DA IMORTALIDADE

Leia mais

Curso de Formação de Monitores do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

Curso de Formação de Monitores do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Curso de Formação de Monitores do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Estrutura dos Roteiros Programa Fundamental Tomo I Módulo I: Introdução ao estudo do Espiritismo Módulo II: A codificação espírita

Leia mais

Anjos: uma aproximação filosófica por Tomás de Aquino!

Anjos: uma aproximação filosófica por Tomás de Aquino! Anjos: uma aproximação filosófica por Tomás de Aquino! Bruno Guimarães de Miranda/IFTSSJ O livro De Substantiis Separatis (As substâncias separadas) de Santo Tomás de Aquino, traduzido por Luiz Astorga

Leia mais

Centro Espírita Maria Angélica

Centro Espírita Maria Angélica Centro Espírita Maria Angélica Claudio C. Conti www.ccconti.com A Criação Deus Infinito em todas as qualidades. Portanto, é perfeito. Como são suas criações? Um ser perfeito somente pode criar coisas também

Leia mais

Igreja: Uma face em construção - XIII Uma nova mensagem a mensagem da cruz

Igreja: Uma face em construção - XIII Uma nova mensagem a mensagem da cruz Igreja: Uma face em construção - XIII Uma nova mensagem a mensagem da cruz I. A velha e a nova mensagem: uma base comum II. A nova mensagem: quem é quem? III. A nova mensagem: a justiça humana é frágil

Leia mais

Apresentação no Templo

Apresentação no Templo Os Evangelhos, luz perene para os fiéis até o fim dos tempos, nada relatam sobre a vida diária no lar da Sagrada Família. E poucos detalhes nos transmitem dos principais episódios da infância de Jesus,

Leia mais

No velho testamento as realizações de Deus e do Espírito são usadas frequentemente de forma intercambiável.

No velho testamento as realizações de Deus e do Espírito são usadas frequentemente de forma intercambiável. A divindade do Espírito Santo vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente O Espírito Santo é representado na Escritura como possuindo a autoridade e os atributos divinos, os Pais da Igreja nunca apresentaram

Leia mais

Atividade de Integração. Sugestão para aplicação do conteúdo doutrinário

Atividade de Integração. Sugestão para aplicação do conteúdo doutrinário Aula nº: Data: / / Tema: Lei da Reprodução Atividade de Integração Compartilhar: Sugestão para aplicação do conteúdo doutrinário 1 o. Momento: Distribuir a cada participante um exemplar de O Livro dos

Leia mais

A SANTA TRINDADE LIÇÕES DO DISCIPULADO Nº 3

A SANTA TRINDADE LIÇÕES DO DISCIPULADO Nº 3 LIÇÕES DO DISCIPULADO Nº 3 A SANTA TRINDADE A doutrina da Trindade não é fácil de ser compreendida, mas é um tema apaixonante. Ao lermos as Escrituras encontramos que há três pessoas que possuem os atributos

Leia mais

2009 United States Spiritist Council

2009 United States Spiritist Council 2009 United States Spiritist Council Existência*de*Deus! Existência dos espíritos e sua sobrevivência após a morte* Reencarnação* Pluralidade dos mundos habitados* Comunicabilidade com os espíritos* Declaração

Leia mais

FONTES. Sagrada Escritura. Sagrada Tradição. Magistério da Igreja

FONTES. Sagrada Escritura. Sagrada Tradição. Magistério da Igreja CREIO EM DEUS PAI FONTES Sagrada Escritura Sagrada Tradição Magistério da Igreja DOIS CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA FALAR DO PAI: Escrituras Hebraicas Cristo, plenitude da Revelação Padres e Doutores da

Leia mais

Lição 1 para o dia 3 de Janeiro de 2009

Lição 1 para o dia 3 de Janeiro de 2009 Lição 1 para o dia 3 de Janeiro de 2009 Havendo Deus falado muitas vezes e de muitas maneiras em outro tempo aos pais pelos profetas, nestes dias nos falou por meio de seu Filho, a quem constituiu herdeiro

Leia mais

Fundamentos Monoteístas. por Sha ul Bensiyon

Fundamentos Monoteístas. por Sha ul Bensiyon Fundamentos Monoteístas por Sha ul Bensiyon Aula 1 O Eterno Ateus e o Universo Uma piada diz: A crença de que não havia nada, e nada aconteceu ao nada, e então o nada magicamente explodiu sem razão alguma,

Leia mais

Março Cap. 43 As vidas sucessivas são solidárias Abril Cap. 44 A vida das múltiplas vidas Junho Cap. 45 O mal é criação do homem Julho Cap.

Março Cap. 43 As vidas sucessivas são solidárias Abril Cap. 44 A vida das múltiplas vidas Junho Cap. 45 O mal é criação do homem Julho Cap. Março Cap. 43 As vidas sucessivas são solidárias Abril Cap. 44 A vida das múltiplas vidas Junho Cap. 45 O mal é criação do homem Julho Cap. 46 Os castigos não são eternos Agosto Cap. 47 Liberdade de pensamento

Leia mais

TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior

TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior Ciências Humanas e suas Tecnologias. TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior Plano de Aula Conhecimento O que é? Como adquirir Características Tipos Recordar é Viver... Processo de pesquisa

Leia mais

Da Matéria ao Espírito

Da Matéria ao Espírito Vós sois deuses, porém vos tendes esquecido. Sto. Agostinho Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os Deuses. Assim falou o iniciado cristão Santo Agostinho. Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa

Leia mais

O nome do Senhor é Torre Forte; o justo foge para ela e está seguro (Provérbios 18.10)

O nome do Senhor é Torre Forte; o justo foge para ela e está seguro (Provérbios 18.10) Nossa Torre Forte O nome do Senhor é Torre Forte; o justo foge para ela e está seguro (Provérbios 18.10) Introdução O nome do Senhor! Seria difícil começar uma declaração sobre o Refúgio divino de forma

Leia mais

Clemente de Alexandria: Deus Está Acima da Própria Unidade

Clemente de Alexandria: Deus Está Acima da Própria Unidade Clemente de Alexandria: Deus Está Acima da Própria Unidade Autor: Sávio Laet de Barros Campos. Bacharel-Licenciado em Filosofia Pela Universidade Federal de Mato Grosso. 1.1) A Existência de Deus é Universalmente

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 9 O SIGNIFICADO DAS LEIS DE PROGRESSO E TRABALHO EM NOSSAS VIDAS A ESSÊNCIA DAS LEIS DE PROGRESSO E DE TRABALHO 1º.

Leia mais

«Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.» (João 16:33)

«Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.» (João 16:33) Lição 4 para 22 de outubro de 2016 O livro de Jó e o de Gênesis foram escritos por Moisés durante o tempo que esteve em Midiã. Isto faz Jó um dos primeiros livros da Bíblia. A diferença do resto dos livros

Leia mais

Doutrina da Trindade. Aula 16/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Doutrina da Trindade. Aula 16/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Doutrina da Trindade Aula 16/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S Conceitos sobre a Trindade S Monarquianismo Deus é um único ser S S Adocionismo Um só Deus, Jesus é adotado (revestido de Deus)

Leia mais