Dermatologia Veterinária

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dermatologia Veterinária"

Transcrição

1 1 Dermatologia Veterinária A dermatologia vem se tornando uma área de destaque dentro das especialidades da Medicina Veterinária. Os avanços no que se refere a diagnóstico e terapêutica de doenças dérmicas, ocorreram principalmente a partir da década de 80. Constitui-se em uma das especialidades mais praticadas na rotina da clínica de pequenos animais não só pela freqüência de ocorrência das dermatites (40% de todas as consultas ao veterinário) de caninos e felinos, mas, principalmente, pelo sofrimento dos animais, pela angústia e desalento dos proprietários que vêem a doença progredindo. A pele é a barreira anatômica e fisiológica entre o organismo e o meio ambiente, promovendo proteção contra injurias físicas, químicas e microbiológicas. É sensível ao calor, frio, dor, prurido e pressão. Justamente por ser um órgão tão exposto, o tegumento sofre várias agressões, refletindo na casuística das clínicas e hospitais veterinários uma grande parte do atendimento destinado a casos de dermatologia. As dermatites e dermatoses mais corriqueiras são: Alérgicas (dermatites atópica, por picadas de pulgas e carrapatos e as trofoalérgicas); Parasitárias (sarnas transmissíveis e as herdadas, leishmaniose) Infecciosas (piodermites); Micóticas (dermatofitoses, leveduroses, micoses); Imunomediadas ( Fogo selvagem ); Degenerativas e neoplásicas (benignas e malignas) Atualmente é possível dispor não só do exame físico direto das afecções de pele, mas também de exame parasitológico por microscopia, de exames histopatológicos de fragmentos de pele, de exames microbiológicos que podem nos auxiliar tanto no diagnóstico etiológico de infecções fúngicas e/ou bacterianas, como nos indicar qual o melhor antibiótico para combater a infecção bacteriana diagnosticada, entre outros testes laboratoriais que auxiliam no diagnóstico e eleição do tratamento adequado. A identificação do patógeno é a melhor maneira de se obter resultados confiáveis no tratamento das dermatoses em cães e gatos, uma vez que, somente através da identificação do agente causador, é possível escolher a terapia mais eficaz e adequada para cada animal.

2 2 Fármacos Utilizados em Dermatologia Veterinária Antifúngicos de Uso Tópico Indicado para o tratamento de Malassezia pachydermatis. Cautela Cetoconazol 2% em fêmeas grávidas e animais com insuficiência hepática. Indicado no tratamento de dermatites por Malassezia pachydermatis, Clotrimazol 1% Cândida Cryptococcus, Histoplasmae Blastomyces. Indicado para o tratamento de Malassezia pachydermatis e Staphylococcus intermedius. Miconazol 2% Nistatina UI/g Óleo de Melaleuca 0,5 a 5% Cautela com cadelas prenhas. Cuidar ao manuseio do produto, usar luvas. Antifúngico contra micoses superficiais, otomicoses causadas por leveduras. Antifúngico e antisséptico natural. Indicado no tratamento de dermatites por Malassezia pachydermatis e tratamento de dermatites pruriginosas agudas. Antimicrobianos de Uso Tópico Ação bacteriostática ou bactericida, dependendo da concentração, Clindamicina 1 a 3% indicada em casos de acne. Aplicar uma a duas vezes ao dia nas regiões afetadas topicamente. Utilizada no tratamento de infecções Eritromicina cutâneas. Aplicar uma a duas vezes 1 a 3% ao dia nas regiões afetadas topicamente. Ativo contra bactérias gram-positivas. Neomicina 2% Aplicar duas ou três vezes ao dia por 15 dias. Bacteriostático, antisseborreico e Sulfacetamida sódica antimicrobiano. Utilizado no 5 a 10% tratamento da acne e dermatite seborreica em animais.

3 3 Sulfadiazina de prata 1% Bactericida contra Gram positivos, Gram negativos e apresenta também alguma ação antifúngica. Indicada como cicatrizante em escaras de decúbito, queimaduras, escoriações e ulcerações infectadas. Antissépticos para Uso Tópico Antisséptico para olhos e regiões Ácido Bórico 2 a 3% delicadas. Bactericida e bacteriostático com efeito contínuo. Possui ação contra bactéria Gram-positivas e Gramnegativas, leveduras e fungos. Clorexidina 0,5 a 2% Cuidado ao aplicar: proteger as mãos. Nos animais, proteger mucosas e olhos. Agente queratolítico com ação eficaz sobre a Malassesia spp. Sulfeto de selênio 1 a 2,5% Ação fungicida, antisséptica e antisseborreica. Antisséptico de amplo espectro para uso em feridas, cicatrizes e lesões. Ativo contra Microsporum, Tintura de Iodo 2 a 4% Epidermophytum, Trichophytum, Aspergillus, Candida, Penicillium, Actinomyces. Em associação com óleo de Melalêuca possui excelente efeito Tintura de Própolis 2 a 5% antimicrobiano. Utilizado na assepsia de feridas e lesões. Antisséptico utilizado contra Triclosan (Irgasan) 0,1 a 0,5% bactérias, vírus envelopados e fungos.

4 4 Anti-inflamatórios para Uso Tópico Betametasona valerato 0,1% Dexametasona 0,05 0,5% Hidrocortisona 0,5% DMSO Cães: Até 20mL sobre a área afetada. Antisseborreicos em dermatologia Indicado em casos de: dermatite úmida aguda; piodermites de dobra cutânea; piodermites superficiais; impetigo; foliculite profunda; piodermites superficiais e profundas recorrentes. Indicado para tratamento auxiliar das lesões cutâneas de várias etiologias, como: DAP (Dermatite Alérgica a Pulgas), Complexo pênfigo, Penfigoide bolhoso, Complexo Lúpus Eritematoso, Dermatite Irritante de Contato, Picadas de Insetos, Queimaduras, Ulceração pelo Frio, Úlceras de Decúbito, Proteção das feridas cirúrgicas. Aplicar três a quatro vezes ao dia por quatorze dias. Analgésico, antiinflamatório e vasodilatador. Pode causar eritema leve, irritação, queimação, pele seca ou reação alérgica local. Sintomas regridem com a suspensão do tratamento. Indicado para seborreia seca severa e Acido Salicílico mista com fração oleosa leve. 2 a 5% Atividade antipruriginosa e antisséptica. Indicado para seborreia seca severa e mista com fração oleosa leve. Ação Enxofre 3 a 10% antisséptica e antisseborreica. Regula a produção de sebo. Possui ação antimicrobiana e antisséptica. LCD (Liquor Carbonis Detergens) 5% Banhos em dias alternados. Aplicar a loção uma vez ao dia sobre a lesão. Ação antisseborreica e queratolítica. Peróxido de Benzoíla 2,5% Ação desengordurante. Cuidar dos olhos e mucosas. Remove a camada córnea. Podem ocorrer reações alérgicas em concentrações acima de 3%. Contraindicado para felinos em concentrações acima de 2,5%.

5 5 Sulfeto de Selênio 2,5% Ação desengordurante. Indicado para seborreia seca leve em terapia conjunta ou na seborreia oleosa isoladamente. Queratolíticos em Dermatologia Possui propriedades queratolítica e queratoplástica, antipruriginosa, e Acido Salicílico antisséptica. Desfaz as crostas de 2 a 5% queratina permitindo a limpeza local. Indicado para dermatoses seborreicas. Ação queratolítica e queratoplástica. Enxofre Possui ação antimicrobiana e 1 a 3% antisséptica. Indicado para dermatoses seborreicas. Ação queratolítica. Cuidar dos olhos e mucosas. Remove a camada córnea. Peróxido de Benzoíla Podem ocorrer reações alérgicas em 2,5% concentrações acima de 3%. Contraindicado para felinos em concentrações acima de 2,5%. Queratolítico e queratoplástico. Sulfeto de Selênio Remove a camada superficial e 1 a 2,5% impede a proliferação da camada basal da epiderme. Indicada para uso em cães e gatos, na limpeza da pele normal ou seca e Uréia 5 a 10% como adjuvante na terapia das condições hiperqueratóticas como seborreia seca.

6 6 Sugestões de Fórmulas Antifúngicos 1. Shampoo de Cetoconazol Cetoconazol...2% Shampoo base qsp...230ml Banhos três vezes por semana. Deixar agir por 3 minutos antes de enxaguar. 2. Shampoo Antifúngico e Antisséptico Cetoconazol...2% Clorexidina...2% Shampoo base qsp...230ml Banhos três vezes por semana. Deixar agir por 3 minutos antes de enxaguar. 3. Spray Antifúngico e Antipruriginoso Cetoconazol...2% Dexametasona...0,5% Leite hidratante qsp...100ml Aplicar sobre as áreas afetadas três vezes ao dia, por no mínimo 7dias. 4. Spray Antifúngico para alívio do prurido Clotrimazol...1% Mentol cristal...0,6% Leite hidratante qsp...60ml Aplicar sobre as lesões três vezes ao dia, por no mínimo 7dias. 5. Loção Antifúngica para Cães de Pêlos Curtos Clotrimazol...1% Loção Oil free qsp...100ml Aplicar sobre as lesões três vezes ao dia. 6. Creme Antifúngico Sebo Controlador Miconazol...2% Extrato glicólico de chá verde...5% Creme base qsp...50g Aplicar sobre as lesões duas vezes ao dia. 7. Shampoo Antifúngico e Antisséptico Miconazol...2% Clorexidina...2% Shampoo base qsp...240ml Banhos três vezes por semana. 8. Pomada Antifúngica e Inseticida para Orelhas Nistatina UI/g Óleo essencial de citronela...10% Óxido de Zinco...20% Pomada qsp...60g Aplicar diariamente nas orelhas. 9. Creme Antifúngico com Nistatina Nistatina UI/g Creme base qsp...50g Aplicar nas áreas afetadas duas vezes ao dia. 10. Pomada para Dermatite Seborreica do Tipo Seca Nistatina UI/g Sulfeto de Selênio...3% Pomada qsp...50g Aplicar uma vez ao dia. 11. Shampoo Antisséptico com Óleo de Melaleuca Óleo essencial de Melaleuca....2% Silicone fluido DC ,7% Essência qs Shampoo base qsp ml Aplicar sobre o pêlo até obter bastante espuma, deixar agir por três minutos e enxaguar com água corrente. 12. Spray Antisséptico, Repelente e Condicionador Óleo essencial de Melaleuca... 1% Óleo essencial de Citronela....1% Salcare Super % Silicone fluido DC ,5% Propilenoglicol.....3% Solução aquosa qsp ml Borrifar sobre o pêlo do cão durante a escovação.

7 7 Sugestões de Fórmulas Antimicrobianos 1. Pomada Antisséptica e Antimicrobiana Neomicina Base...0,25% Dexametasona Acetato...0,01% Nistatina UI/g Sulfacetamida...5% Óxido de Zinco...7% Pomada qsp...100g Aplicar nas lesões uma vez ao dia, por no mínimo dez dias. 2. Gel para Tratamento de Pústulas para Cães Peróxido de benzoíla...3% Eritromicina...2% Gel Base qsp...50g Aplicar sobre as lesões uma vez ao dia. 3. Sabonete líquido Antisséptico Irgasan...0,2% Clindamicina...1% Sabonete líquido qsp...100ml Aplicar sob a forma de banhos. 4. Creme anestésico com sulfadiazina de prata Sulfadiazina de prata...1% Lidocaína...1,5% Creme base qsp...100g Aplicar na área afetada, duas a três vezes ao dia. Sugestões de Fórmulas Antissépticos 1. Solução para Limpeza Óptica (ao redor dos olhos) Ácido bórico...2% Solução Aquosa qsp...30ml Realizar a limpeza ao redor dos olhos duas vezes por dia. Aplicar com uma gaze. 2. Shampoo Antisséptico com Clorexidina Clorexidina...2% Shampoo base qsp...240ml Aplicar em banhos duas vezes por semana. Proteger olhos e mucosas. 3. Solução Antisséptica para Procedimentos Irgasan...0,1% Álcool Etílico qsp...100ml Aplicar no local a ser tratado antes do procedimento. Não aplicar sobre feridas ou ferimentos abertos. 4. Solução para Limpeza Auricular para Cães Ácido bórico...2% Ácido lático...3% Extrato glicólico de Aloe Vera...1% Extrato glicólico de Calêndula...1% Solução Otológica qsp...50ml O pavilhão auricular deve ser inteiramente limpo com algodão embebido. Em seguida aplique de 3 a 5 gotas do produto no conduto auditivo externo, massageando simultaneamente a base da orelha. Aplicar uma a duas vezes por semana e também após o banho 5. Enxaguatório Bucal para Animais Clorexidina...0,12% Glicerina...1% Sacarina...0,15% Álcool...1% Solução aquosa qsp...100ml Aplicar na cavidade bucal duas vezes ao dia com um algodão ou gaze.

8 8 6. Spray Eliminador de Odores Irgasan...0,1% Álcool etílico...10% Dimeticone...1,5% Essência...qs Solução aquosa qsp...100ml Borrifar sobre o pêlo do animal duas vezes ao dia. 7. Spray Antisséptico Irgasan...0,1% Álcool etílico...10% Propilenoglicol...5% Solução aquosa qsp...100ml Aplicar duas a três vezes ao dia sobre as lesões. 8. Sabonete Glicerinado Antisséptico Irgasan...0,2% Essência...qs Sabonete líquido glicerinado qsp...100ml Utilizar nos banhos. 9. Solução Antisséptica e Anti-inflamatória Natural Tintura de própolis...6% Tintura de arnica...10% Álcool Etílico...10% Solução Aquosa qsp...50ml Aplicar sobre a área afetada duas vezes ao dia 10. Shampoo Antisséptico para Animais Peróxido de Benzoíla...2% Óleo de Melaleuca...0,5% Shampoo base qsp...230ml Aplicar em banhos duas vezes por semana. 11. Shampoo Antisséptico com Irgasan, Enxofre e Ácido Salicílico Irgasan...0,5% Enxofre...2% Ácido Salicílico...2% Shampoo base qsp...230ml Aplicar em banhos duas a três vezes por semana. 12. Creme com Irgasan e Peróxido de Benzoíla Irgasan...0,5% Peróxido de benzoíla...3% Creme base qsp...50g Aplicar sobre as lesões duas vezes ao dia 13. Pomada Antisséptica e Repelente com Iodo Tintura de Iodo...2% Salicilato de Metila...5% Cânfora...5% Pomada qsp...100g Aplicar nas áreas afetadas uma vez ao dia. 14. Pomada antisséptica e cicatrizante Oxido de Zinco...10% Ácido bórico...0,2% Extrato glicólico de calêndula...5% Extrato glicólico de própolis...4% Pomada qsp...100g Aplicar nas áreas afetadas uma vez ao dia.

9 9 Sugestões de Fórmulas Anti-inflamatórios Tópicos 1. Spray Anti-inflamatório e Antipruriginoso Betametasona Valerato...0,1% Mentol...1% Propilenoglicol...5% Leite hidratante qsp...50ml Aplicar sobre a área afetada duas vezes ao dia por 7dias. 3. Loção Anti-inflamatória e Antifúngica Hidrocortisona...0,5% Miconazol...2% Ciclometicone...2% Loção cremosa qsp...100ml Aplicar três vezes ao dia por 15 dias. 2. Creme Anti-inflamatório e Antisseborreico Dexametasona...0,2% Extrato Glicólico de Chá Verde...10% Creme base qsp...100g Aplicar duas vezes ao dia por 10 dias. Sugestões de Fórmulas Antisseborreicos e queratolíticos 4. Spray Anti-inflamatório e Analgésico DMSO...20% Propilenoglicol...5% Solução Aquosa qsp...50ml Aplicar três jatos, três vezes ao dia. Indicado como anti-inflamatório para lesões musculares. Não aplicar em feridas abertas. 1. Shampoo antisseborreico e Sebo Controlador Óleo de Melaleuca...1% Ácido Salicílico...1,5% Extrato de Própolis...2,5% Shampoo base qsp...230ml 2. Loção antisseborreica com Ácido Salicílico Ácido Salicílico...5% Ácido Lático...3% Loção cremosa qsp...100ml Aplicar camada fina sobre o local da dermatite duas vezes ao dia. Deixar agir por 30 a 40 minutos e retirar o excesso com gaze. 3. Shampoo antisseborreico com LCD LCD...2% Ácido Salicílico...3% Shampoo base qsp...230ml Aplicar no banho duas vezes por semana. 4. Shampoo para Dermatites Seborreicas Secas Sulfeto de Selênio...2,5% Shampoo base qsp...230ml Aplicar durante os banhos duas a três vezes por semana, deixar agir por três minutos, enxaguar bem. 5. Espuma para Tratamento da Seborreia Extrato glicólico de Chá Verde...50% Trichofoam qsp...150ml Aplicar nos locais afetados uma a duas vezes ao dia. Não enxaguar. 6. Loção Antisseborreica e Sebonormalizadora LCD...5% Extrato Glicólico de Chá Verde...10% Mentol...0,5% Loção cremosa qsp...100ml Aplicar uma vez ao dia sobre as lesões.

10 10 7. Shampoo Antisseborreico, Antipruriginoso e Antifúngico para cães LCD...4% Ácido salicílico...2% Enxofre...2% Shampoo base qsp...100ml Aplicar sobre a pelagem e deixar agir por 10 minutos antes de enxaguar. Usar três vezes por semana. 8. Shampoo para Dermatites Oleosas Peróxido de Benzoíla...2,5% Eritromicina...2,0% Propilenoglicol...5% Shampoo Base qsp...230ml Aplicar durante o banho duas a três vezes por semana. 9. Loção Queratolítica para Cães Uréia...10% Irgasan...0,1% Álcool Etílico...1% Loção cremosa qsp...240ml Aplicar sobre as lesões duas a três vezes ao dia. 10. Loção para Dermatoses Seborreicas Enxofre...2% Propilenoglicol...4% Loção cremosa qsp...240ml Aplicar sobre o local da dermatose três vezes ao dia. 11. Pomada Queratolítica com Enxofre e Ácido Salicílico Ácido Salicílico...6% Enxofre...3% Pomada qsp...50g Aplicar sobre a área afetada uma vez ao dia. Estas informações foram elaboradas a partir de estudos realizados pelo Departamento Técnico da Pharmaceutical Assessorias, resultando em informações seguras e confiáveis. Sugere-se a análise criteriosa das sugestões de fórmulas antes de adotá-las na clínica médica. O conteúdo deste material é de uso exclusivo aos profissionais da saúde devidamente inscritos em seus conselhos regionais.

Estudos.

Estudos. Estudos http://aformulabr.com.br/qrcode/fmpdermatoafv01.pdf FORMULAÇÕES MAGISTRAIS DERMATITE ATÓPICA PRURIDO Mentol... 0,2g Cânfora... 20,1g Propilenoglicol... 6,0ml Modo de Uso: aplicar 2 a 3 vezes ao

Leia mais

DISQUERATINIZAÇÕES FISIOPATOLOGIA FISIOPATOLOGIA DISQUERATINIZAÇÕES 10/05/2018. Defeitos na queratinização que alteram o aspecto superficial da pele

DISQUERATINIZAÇÕES FISIOPATOLOGIA FISIOPATOLOGIA DISQUERATINIZAÇÕES 10/05/2018. Defeitos na queratinização que alteram o aspecto superficial da pele DISQUERATINIZAÇÕES DISQUERATINIZAÇÕES PROFA.DRA. JULIANA PELOI VIDES Defeitos na queratinização que alteram o aspecto superficial da pele Seborreia Dermatose responsiva a vitamina A Hiperplasia da glândula

Leia mais

Solução antisséptica com sulfato de neomicina

Solução antisséptica com sulfato de neomicina EXEMPLIFICAÇÃO DE FÓRMULAS Solução antisséptica com sulfato de neomicina Ácido bórico...5g Ácido láctico...2g Alúmen de potássio...10g Sulfato de neomicina...0,5g Extrato fluido de hamamélis (H. virginiana)...2,5ml

Leia mais

SOBRE O ALLERDOG SUPLEMENTO E SOLUÇÃO

SOBRE O ALLERDOG SUPLEMENTO E SOLUÇÃO SOBRE O ALLERDOG SUPLEMENTO E SOLUÇÃO ALLERDOG PLUS PLUS ES É um suplemento consagrado por oferecer os melhores resultados para os problemas de pele e pelagem, devido à sua formação clinicamente balanceada,

Leia mais

IONIL T. (ácido salicílico + alcatrão mineral) Biosintética Farmacêutica Ltda. Xampu 20 mg/ml + 8,5 mg/ml

IONIL T. (ácido salicílico + alcatrão mineral) Biosintética Farmacêutica Ltda. Xampu 20 mg/ml + 8,5 mg/ml IONIL T (ácido salicílico + alcatrão mineral) Biosintética Farmacêutica Ltda. Xampu 20 mg/ml + 8,5 mg/ml BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Leia mais

Otológicos. Estratégias de combate e prevenção.

Otológicos. Estratégias de combate e prevenção. Otológicos Estratégias de combate e prevenção Índice 1. Prevalência 2. Fatores de risco 3. Agentes 4. Tratamento 4.1 Algodão parafinado 5. Sugestão de fórmula 5.1 Sugestão de fórmula para tímpano intacto

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS

CATÁLOGO DE PRODUTOS CATÁLOGO DE PRODUTOS HIDRATRAT HIDRATRAT Hidratrat 100 ml O Hidratrat é um creme de alta hidratação indicado para a recuperação de regiões ressecadas dos pés, prevenindo a aspereza, deixando a pele macia

Leia mais

APRESENTAÇÕES Loção: Embalagem contendo frasco de 15mL. Embalagem contendo frasco de 30mL. Creme: Embalagem contendo bisnaga de 20g.

APRESENTAÇÕES Loção: Embalagem contendo frasco de 15mL. Embalagem contendo frasco de 30mL. Creme: Embalagem contendo bisnaga de 20g. Micolamina ciclopirox olamina 10mg/g LOÇÃO E CREME 1% Uso adulto e pediátrico Uso externo APRESENTAÇÕES Loção: Embalagem contendo frasco de 15mL. Embalagem contendo frasco de 30mL. Creme: Embalagem contendo

Leia mais

GUIA DE FORMULAÇÕES MAGISTRAIS PARA USO VETERINÁRIO

GUIA DE FORMULAÇÕES MAGISTRAIS PARA USO VETERINÁRIO GUIA DE FORMULAÇÕES MAGISTRAIS PARA USO VETERINÁRIO - Gentamicina ANTIBIÓTICOS Indicação: Antibacteriano. Ação: Induz a nível de ribossoma a síntese de proteínas anômalas, não funcionantes, promovendo

Leia mais

sulfato de neomicina bacitracina zíncica Pomada 5mg/g + 250UI/g

sulfato de neomicina bacitracina zíncica Pomada 5mg/g + 250UI/g sulfato de neomicina bacitracina zíncica Pomada 5mg/g + 250UI/g MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE sulfato de neomicina bacitracina zíncica Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÕES

Leia mais

Portulaca Extract é desenvolvido como um ingrediente básico para produtos cosméticos e farmacêuticos, com ação antiinflamatória e antiirritante (6).

Portulaca Extract é desenvolvido como um ingrediente básico para produtos cosméticos e farmacêuticos, com ação antiinflamatória e antiirritante (6). Portulaca Extract Potente antiinflamatório e antiirritante cutâneo Portulaca oleracea é uma planta originária do Himalaia, Rússia e Grécia. Ela contém numerosos nutrientes: vitaminas, minerais, ácidos

Leia mais

Gel para o corpo 2 em 1 Satin Body é um gel botânico único que traz em apenas uma embalagem o benefício de dois produtos: Gel de Banho para o Corpo e Creme Depilatório. O Gel para o corpo 2 em 1 Satin

Leia mais

COMPOSIÇÃO Cada grama de THERASONA Creme contém: Acetato de hidrocortisona...11,2mg

COMPOSIÇÃO Cada grama de THERASONA Creme contém: Acetato de hidrocortisona...11,2mg Therasona hidrocortisona 10mg/g Uso adulto e pediátrico Uso externo APRESENTAÇÃO Creme - Embalagem contendo bisnaga com 25 g. COMPOSIÇÃO Cada grama de THERASONA Creme contém: Acetato de hidrocortisona......11,2mg

Leia mais

EXAME DE MEDICINA E CIRURGIA DE ANIMAIS DE COMPANHIA. (Junho do 2017) DERMATOLOGIA (Docente responsável: Dr. Pablo Payo)

EXAME DE MEDICINA E CIRURGIA DE ANIMAIS DE COMPANHIA. (Junho do 2017) DERMATOLOGIA (Docente responsável: Dr. Pablo Payo) EXAME DE MEDICINA E CIRURGIA DE ANIMAIS DE COMPANHIA (Junho do 2017) DERMATOLOGIA (Docente responsável: Dr. Pablo Payo) CÓDIGO (a sua escolha) para poder consultar as notas on-line 1.- Um animal aparece

Leia mais

NATIVITA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA

NATIVITA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA cetoconazol Medicamento Genérico Lei n 9.787, de 1999 NATIVITA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA SHAMPOO 20 MG/ML cetoconazol Medicamento Genérico Lei n 9.787, de 1999 I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Forma Farmacêutica

Leia mais

MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA. Creme dermatológico 1 mg/g Embalagens contendo 01 ou 50 bisnagas de 10 g.

MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA. Creme dermatológico 1 mg/g Embalagens contendo 01 ou 50 bisnagas de 10 g. Cortitop acetato de dexametasona MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Creme dermatológico 1 mg/g Embalagens contendo 01 ou 50 bisnagas de 10 g.

Leia mais

FUNGONAZOL cetoconazol

FUNGONAZOL cetoconazol FUNGONAZOL cetoconazol MEDQUÍMICA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA S.A. shampoo 20mg/mL FUNGONAZOL cetoconazol shampoo I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome Genérico: cetoconazol. Forma Farmacêutica e Apresentações:

Leia mais

Linha Anti Acne ClearProof

Linha Anti Acne ClearProof Linha Anti Acne ClearProof Kit Antiacne Clear Proof Gel de Limpeza 127g Creme Secativo 29g Loção Purificante 50g 10-092466 Preço Sugerido: R$ 239,90 Pontos: 108 Clear Proof é a evolução da linha de Cuidados

Leia mais

cetoconazol Medley Farmacêutica Ltda. shampo 20 mg/ml

cetoconazol Medley Farmacêutica Ltda. shampo 20 mg/ml cetoconazol Medley Farmacêutica Ltda. shampo 20 mg/ml cetoconazol Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Shampoo de 20 mg/g: embalagem com 110 ml. USO TÓPICO USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada

Leia mais

HEBRIN (iodo + óleo de cade + ácido salicílico)

HEBRIN (iodo + óleo de cade + ácido salicílico) HEBRIN (iodo + óleo de cade + ácido salicílico) União Química Farmacêutica Nacional S.A 10 mg/ml + 10 mg/ml + 20 mg/ml HEBRIN iodo + óleo de cade + ácido salicílico IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO FORMA FARMACÊUTICA

Leia mais

BACTODERM. Kley Hertz Farmacêutica S.A. Pomada 5 mg/g sulfato de neomicina (equivalente a 3,5 mg de neomicina base) 250 UI/g bacitracina zíncica

BACTODERM. Kley Hertz Farmacêutica S.A. Pomada 5 mg/g sulfato de neomicina (equivalente a 3,5 mg de neomicina base) 250 UI/g bacitracina zíncica BACTODERM Kley Hertz Farmacêutica S.A. Pomada 5 mg/g sulfato de neomicina (equivalente a 3,5 mg de neomicina base) 250 UI/g bacitracina zíncica BACTODERM sulfato de neomicina bacitracina zíncica APRESENTAÇÃO

Leia mais

SOLUÇÕES OTORRINOLARINGOLÓGICAS

SOLUÇÕES OTORRINOLARINGOLÓGICAS SOLUÇÕES OTORRINOLARINGOLÓGICAS 1. PREPARAÇÕES AURICULARES Podem ser denominadas preparações otológicas ou aurais. As preparações podem ser: pomadas, suspensões e soluções Normalmente são aplicadas no

Leia mais

cetoconazol Medley Indústria Farmacêutica Ltda. shampoo 20 mg/g

cetoconazol Medley Indústria Farmacêutica Ltda. shampoo 20 mg/g cetoconazol Medley Indústria Farmacêutica Ltda. shampoo 20 mg/g cetoconazol Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Shampoo de 20 mg/g: embalagem com 110 ml. USO TÓPICO USO ADULTO COMPOSIÇÃO

Leia mais

Espuma SSS. Sulfacetamida Sódica + Sulfur em Espuma emoliente para o tratamento da rosácea papulopustular

Espuma SSS. Sulfacetamida Sódica + Sulfur em Espuma emoliente para o tratamento da rosácea papulopustular Espuma SSS Sulfacetamida Sódica + Sulfur em Espuma emoliente para o tratamento da rosácea papulopustular Espuma SSS Sulfacetamida Sódica + Sulfur em espuma emoliente para o tratamento da rosácea papulopustular

Leia mais

TERRA-CORTRIL. Pomada. 30mg + 10mg

TERRA-CORTRIL. Pomada. 30mg + 10mg TERRA-CORTRIL Pomada 30mg + 10mg TERRA-CORTRIL cloridrato de oxitetraciclina e hidrocortisona POMADA I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: Terra-Cortril Nome genérico: cloridrato de oxitetraciclina,

Leia mais

VOLUME 05/2015 DISTÚRBIOS DE QUERATINIZAÇÃO EM CÃES E GATOS

VOLUME 05/2015 DISTÚRBIOS DE QUERATINIZAÇÃO EM CÃES E GATOS VOLUME 05/2015 DISTÚRBIOS DE QUERATINIZAÇÃO EM CÃES E GATOS Profa. Dra. Ana Claudia Balda M.V Karina Denise Botteon Profa. de Clínica Médica de Animais Coordenadora pequeno Técnica porte Pet Agener União

Leia mais

ITL ITL. Itraconazol. Uso Veterinário. Antifúngico de largo espectro FÓRMULA:

ITL ITL. Itraconazol. Uso Veterinário. Antifúngico de largo espectro FÓRMULA: Itraconazol Uso Veterinário Antifúngico de largo espectro FÓRMULA: Cada cápsula de 100 contém: Itraconazol...100,0 mg Cada cápsula de 50 contém: Itraconazol...50,0 mg Cada cápsula de 25 contém: Itraconazol...25,0

Leia mais

FERID (sulfato de neomicina + bacitracina zíncica)

FERID (sulfato de neomicina + bacitracina zíncica) FERID (sulfato de neomicina + bacitracina zíncica) União Química Farmacêutica Nacional S.A FERID sulfato de neomicina + bacitracina zíncica IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO :

Leia mais

CITOLOGIA AURICULAR E OTOCULTURA FERRAMENTAS NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS OTITES CRÔNICAS

CITOLOGIA AURICULAR E OTOCULTURA FERRAMENTAS NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS OTITES CRÔNICAS CITOLOGIA AURICULAR E OTOCULTURA FERRAMENTAS NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS OTITES CRÔNICAS IMPORTÂNCIA A otite crônica constitui-se basicamente da inflamação do conduto auditivo, seja ele interno, médio

Leia mais

HEBRIN (iodo + óleo de cade + ácido salicílico)

HEBRIN (iodo + óleo de cade + ácido salicílico) HEBRIN (iodo + óleo de cade + ácido salicílico) União Química Farmacêutica Nacional S.A 10 mg/ml + 10 mg/ml + 20 mg/ml HEBRIN iodo + óleo de cade + ácido salicílico IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO FORMA FARMACÊUTICA

Leia mais

SULFATO DE NEOMICINA + BACITRACINA ZÍNCICA

SULFATO DE NEOMICINA + BACITRACINA ZÍNCICA SULFATO DE NEOMICINA + BACITRACINA ZÍNCICA Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Pomada 5mg/g + 250 U.I./g I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: sulfato de neomicina + bacitracina zíncica Medicamento

Leia mais

BACTODERM Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Pomada 5 mg/g sulfato de neomicina (equivalente a 3,5 mg de neomicina base) 250 UI/g bacitracina zíncica

BACTODERM Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Pomada 5 mg/g sulfato de neomicina (equivalente a 3,5 mg de neomicina base) 250 UI/g bacitracina zíncica BACTODERM Kley Hertz S/A Indústria e Comércio Pomada 5 mg/g sulfato de neomicina (equivalente a 3,5 mg de neomicina base) 250 UI/g bacitracina zíncica BACTODERM sulfato de neomicina bacitracina zíncica

Leia mais

OTO-BETNOVATE. Farmoquímica S/A Solução otológica 1 mg/ml + 10 mg/ml + 5 mg/ml. Oto-Betnovate_AR050119_Bula Paciente

OTO-BETNOVATE. Farmoquímica S/A Solução otológica 1 mg/ml + 10 mg/ml + 5 mg/ml. Oto-Betnovate_AR050119_Bula Paciente OTO-BETNOVATE Farmoquímica S/A Solução otológica 1 mg/ml + 10 mg/ml + 5 mg/ml BULA PACIENTE OTO-BETNOVATE betametasona + clorfenesina + cloridrato de tetracaína APRESENTAÇÃO: Solução otológica betametasona

Leia mais

Apresentação COMPRE AGORA! CONTATO / https://geographicamed.com.

Apresentação COMPRE AGORA! CONTATO / https://geographicamed.com. Apresentação CONTATO 81 98878.0538 81 3455.9091 / 3035.0728 contato@geographicamed.com.br Pele de Diabéticos Principais características: Pele Desidratada Mudanças e danos em pequenos vasos sanguíneos (microcirculação)

Leia mais

SULFATO DE NEOMICINA + BACITRACINA ZÍNCICA

SULFATO DE NEOMICINA + BACITRACINA ZÍNCICA SULFATO DE NEOMICINA + BACITRACINA ZÍNCICA POMADA 5 MG + 250 UI/G IDENTIFICAÇÃO sulfato de neomicina + bacitracina zíncica Medicamento Genérico, Lei n 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES Pomada contendo 5mg/g

Leia mais

NEBACETIN. Takeda Pharma Ltda. Pomada 15g e 50g sulfato de neomicina 5mg (equivalente a 3,5 mg de neomicina-base), bacitracina zíncica 250 UI

NEBACETIN. Takeda Pharma Ltda. Pomada 15g e 50g sulfato de neomicina 5mg (equivalente a 3,5 mg de neomicina-base), bacitracina zíncica 250 UI NEBACETIN Takeda Pharma Ltda. Pomada 15g e 50g sulfato de neomicina 5mg (equivalente a 3,5 mg de neomicina-base), bacitracina zíncica 250 UI APRESENTAÇÃO Pomada contendo 5mg/g de sulfato de neomicina e

Leia mais

nistatina óxido de zinco Pomada Dermatológica UI/g + 200mg/g

nistatina óxido de zinco Pomada Dermatológica UI/g + 200mg/g nistatina óxido de zinco Pomada Dermatológica 100.000UI/g + 200mg/g MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE nistatina óxido de zinco Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÃO Pomada Dermatológica

Leia mais

Visão quando da proposição do termo, no ambiente hospitalar: Ação obtida com o emprego de um Agente Químico (Antisséptico)

Visão quando da proposição do termo, no ambiente hospitalar: Ação obtida com o emprego de um Agente Químico (Antisséptico) Visão quando da proposição do termo, no ambiente hospitalar: A N T I S E P S I A Antes da Reforma Ortográfica Prevenção, Eliminação,... Que causa Infecção Agentes de Infecção Ação obtida com o emprego

Leia mais

Panotil sulfato de polimixina B - sulfato de neomicina acetato de fludrocortisona - cloridrato de lidocaína

Panotil sulfato de polimixina B - sulfato de neomicina acetato de fludrocortisona - cloridrato de lidocaína Panotil sulfato de polimixina B - sulfato de neomicina acetato de fludrocortisona - cloridrato de lidocaína SOLUÇÃO OTOLÓGICA Forma farmacêutica e apresentação Solução otológica: frasco contendo 8 ml com

Leia mais

sulfato de neomicina + bacitracina zíncica Medley Farmacêutica Ltda. Pomada dermatológica 5 mg/g UI/g

sulfato de neomicina + bacitracina zíncica Medley Farmacêutica Ltda. Pomada dermatológica 5 mg/g UI/g sulfato de neomicina + bacitracina zíncica Medley Farmacêutica Ltda. Pomada dermatológica 5 mg/g + 250 UI/g sulfato de neomicina +bacitracina zíncica Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO

Leia mais

CETOCONAZOL EMS S/A XAMPU 20 MG/ML

CETOCONAZOL EMS S/A XAMPU 20 MG/ML CETOCONAZOL EMS S/A XAMPU 20 MG/ML I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO CETOCONAZOL Medicamento genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES Xampu: Embalagem contendo frasco de 100 ml. USO TÓPICO USO ADULTO

Leia mais

Gel de Limpeza para Pele com Tendência à Acne Clear Proof

Gel de Limpeza para Pele com Tendência à Acne Clear Proof Gel de Limpeza para Pele com Tendência à Acne Clear Proof O Gel de Limpeza para Pele com Tendência à Acne Clear Proof é o primeiro passo do Kit Antiacne Clear Proof. Formulado com 2% de ácido salicílico,

Leia mais

Modelo de Bula PACIENTE NEOCETHEO THEODORO F. SOBRAL & CIA LTDA. POMADA 5 MG/G

Modelo de Bula PACIENTE NEOCETHEO THEODORO F. SOBRAL & CIA LTDA. POMADA 5 MG/G NEOCETHEO THEODORO F. SOBRAL & CIA LTDA. POMADA 5 MG/G I IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Neocetheo sulfato de neomicina 5 mg/g * bacitracina zíncica 250 UI/g APRESENTAÇÃO Pomada dermatológica contendo 5mg/g

Leia mais

cetoconazol Creme 20mg/g

cetoconazol Creme 20mg/g cetoconazol Creme 20mg/g MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE cetoconazol Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÃO Creme 20mg/g Embalagem contendo 1 bisnaga com 30g. USO TÓPICO USO

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO DE USO VETERINÁRIO. a) Nome do PUV e indicação a que se destina, nos termos do n.º1 do artigo 2.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO DE USO VETERINÁRIO. a) Nome do PUV e indicação a que se destina, nos termos do n.º1 do artigo 2. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO DE USO VETERINÁRIO a) Nome do PUV e indicação a que se destina, nos termos do n.º1 do artigo 2.º: DOUXO Pyo Discos de limpeza, produto de uso veterinário coadjuvante

Leia mais

sulfato de polimixina B - sulfato de neomicina acetato de fludrocortisona - cloridrato de lidocaína

sulfato de polimixina B - sulfato de neomicina acetato de fludrocortisona - cloridrato de lidocaína I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Panotil sulfato de polimixina B - sulfato de neomicina acetato de fludrocortisona - cloridrato de lidocaína APRESENTAÇÃO Solução otológica: frasco contendo 8 ml com conta-gotas.

Leia mais

AVALIAÇÃO CLÍNICA DOS CASOS DE OTITE EXTERNA EM CÃES ATENDIDOS NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

AVALIAÇÃO CLÍNICA DOS CASOS DE OTITE EXTERNA EM CÃES ATENDIDOS NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO 1 AVALIAÇÃO CLÍNICA DOS CASOS DE OTITE EXTERNA EM CÃES ATENDIDOS NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO AVALIAÇÃO CLÍNICA DOS CASOS DE OTITE EXTERNA EM CÃES ATENDIDOS NO HOSPITAL

Leia mais

A Saúde Animal. é a nossa paixão

A Saúde Animal. é a nossa paixão A Saúde Animal é a nossa paixão ASIO SISTEMA DERMATOLÓGICO VIRBAC ASIO É uma sigla utilizada em muitos países com o objetivo de facilitar a escolha da terapia no momento da prescrição Utilizamos cores

Leia mais

As doenças de pele causadas por fungos em cães e gatos

As doenças de pele causadas por fungos em cães e gatos As doenças de pele causadas por fungos em cães e gatos As dermatopatias em cães e gatos representam grande parte do atendimento na clínica médica. Entre os alérgenos causadores dessas doenças, estão fungos,

Leia mais

Nizuil Gel. (nimesulida) Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda. Gel dermatológico. 20 mg/g

Nizuil Gel. (nimesulida) Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda. Gel dermatológico. 20 mg/g Nizuil Gel (nimesulida) Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda. Gel dermatológico 20 mg/g Nizuil Gel nimesulida FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Gel dermatológico 20 mg/g Embalagem

Leia mais

acetato de dexametasona Creme dermatológico 1mg/g

acetato de dexametasona Creme dermatológico 1mg/g acetato de dexametasona Creme dermatológico 1mg/g MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE acetato de dexametasona acetato de dexametasona APRESENTAÇÕES Creme Dermatológico 1mg/g Embalagens contendo

Leia mais

Estudos.

Estudos. Estudos http://aformulabr.com.br/qrcode/angiologiafv01.pdf http://aformulabr.com.br/qrcode/estriasafv01.pdf ANGIOLOGIA Sugestões de fórmulas ANALGÉSICOS, ANTlINFLAMATÓRIOS NÃO HORMONAIS Ácido acetilsalicílico...500-1000mg

Leia mais

nimesulida Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda. Gel dermatológico 20 mg/g Bula do Paciente REV.A Page 1

nimesulida Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda. Gel dermatológico 20 mg/g Bula do Paciente REV.A Page 1 nimesulida Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda. Gel dermatológico 20 mg/g Bula do Paciente REV.A Page 1 nimesulida Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 FORMA FARMACÊUTICA

Leia mais

CONFIARE (nistatina + óxido de zinco)

CONFIARE (nistatina + óxido de zinco) CONFIARE (nistatina + óxido de zinco) Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Pomada dermatológica 100.000 UI/g + 200 mg/g CONFIARE nistatina + óxido de zinco APRESENTAÇÃO Pomada dermatológica de 100.000 UI/g

Leia mais

Terramicina com sulfato de polimixina B. cloridrato de oxitetraciclina, sulfato de polimixina B. Pomada Tópica

Terramicina com sulfato de polimixina B. cloridrato de oxitetraciclina, sulfato de polimixina B. Pomada Tópica Terramicina com sulfato de polimixina B cloridrato de oxitetraciclina, sulfato de polimixina B Pomada Tópica PARTE I IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Nome: Terramicina com sulfato de polimixina B - pomada tópica.

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO OTOMAX gotas auriculares, suspensão 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml do medicamento veterinário

Leia mais

NEBACETIN. Takeda Pharma Ltda. Pomada 15g e 50g sulfato de neomicina 5mg (equivalente a 3,5 mg de neomicina-base), bacitracina zíncica 250 UI

NEBACETIN. Takeda Pharma Ltda. Pomada 15g e 50g sulfato de neomicina 5mg (equivalente a 3,5 mg de neomicina-base), bacitracina zíncica 250 UI NEBACETIN Takeda Pharma Ltda. Pomada 15g e 50g sulfato de neomicina 5mg (equivalente a 3,5 mg de neomicina-base), bacitracina zíncica 250 UI APRESENTAÇÃO Pomada contendo 5mg/g de sulfato de neomicina e

Leia mais

NISTATINA + ÓXIDO DE ZINCO

NISTATINA + ÓXIDO DE ZINCO NISTATINA + ÓXIDO DE ZINCO Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Pomada 100.000UI/g + 200mg/g I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO NISTATINA + ÓXIDO DE ZINCO Medicamento genérico Lei nº 9.787, de

Leia mais

Modelo de Bula PACIENTE ACETAZONA THEODORO F. SOBRAL & CIA LTDA. CREME DERMATOLÓGICO 1 MG/G

Modelo de Bula PACIENTE ACETAZONA THEODORO F. SOBRAL & CIA LTDA. CREME DERMATOLÓGICO 1 MG/G ACETAZONA THEODORO F. SOBRAL & CIA LTDA. CREME DERMATOLÓGICO 1 MG/G I IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Acetazona acetato de dexametasona APRESENTAÇÃO Creme Dermatológico 1mg/g Embalagem contendo bisnagas com

Leia mais

Acnase Avert Laboratórios Ltda. Creme Dermatológico. Enxofre + Peróxido de benzoíla. 20mg/g + 50 mg/g

Acnase Avert Laboratórios Ltda. Creme Dermatológico. Enxofre + Peróxido de benzoíla. 20mg/g + 50 mg/g Acnase Ltda. Creme Dermatológico Enxofre + Peróxido de benzoíla 20mg/g + 50 mg/g MODELO DE BULA DO PACIENTE IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Acnase Creme enxofre peróxido de benzoíla APRESENTAÇÕES: Creme dermatológico

Leia mais

Sulfato de neomicina + bacitracina zíncica Prati-Donaduzzi Pomada dermatológica 5 mg/g UI/g

Sulfato de neomicina + bacitracina zíncica Prati-Donaduzzi Pomada dermatológica 5 mg/g UI/g Sulfato de neomicina + bacitracina zíncica Prati-Donaduzzi Pomada dermatológica 5 mg/g + 250 UI/g Sulfato de neomicina + bacitracina zíncica_bula_paciente INFORMAÇÕES AO PACIENTE sulfato de neomicina +

Leia mais

Bálsamo Bengué salicilato de metila + mentol

Bálsamo Bengué salicilato de metila + mentol Bálsamo Bengué salicilato de metila + mentol EMS S/A. Aerossol 50 mg/g + 10 mg/g Bálsamo Bengué mentol + salicilato de metila IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Bálsamo Bengué mentol + salicilato de metila APRESENTAÇÃO

Leia mais

PIODERMITES DE CÃES E GATOS

PIODERMITES DE CÃES E GATOS DE CÃES E GATOS Staphylococcus pseudointermedius (gram +) PROF A. JULIANA PELOI VIDES Felinos: raramente piodermites abscessos subcutâneos: por mordeduras Processo inflamatório da pele, superficial ou

Leia mais

Classificação das doenças dermatológicas Genodermatoses Doenças sistêmicas envolvendo a pele, doenças degenerativas, doenças causadas por agentes físi

Classificação das doenças dermatológicas Genodermatoses Doenças sistêmicas envolvendo a pele, doenças degenerativas, doenças causadas por agentes físi DERMATOPATOLOGIA II PAT 027 Prof. Dra. Sônia Maria Neumann Cupolilo Doutora em Patologia FIOCRUZ/RJ Classificação das doenças dermatológicas Genodermatoses Doenças sistêmicas envolvendo a pele, doenças

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Terbinafina Jaba 10 mg/g Creme

FOLHETO INFORMATIVO. Terbinafina Jaba 10 mg/g Creme FOLHETO INFORMATIVO Terbinafina Jaba 10 mg/g Creme Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas, consulte

Leia mais

Tralen tioconazol. Tralen creme dermatológico em embalagens contendo 1 bisnaga com 30 g.

Tralen tioconazol. Tralen creme dermatológico em embalagens contendo 1 bisnaga com 30 g. Tralen tioconazol I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: Tralen Nome genérico: tioconazol APRESENTAÇÃO Tralen creme dermatológico em embalagens contendo 1 bisnaga com 30 g. VIA DE ADMINISTRAÇÃO:

Leia mais

ADACNE CLIN (adapaleno + fosfato de clindamicina)

ADACNE CLIN (adapaleno + fosfato de clindamicina) ADACNE CLIN (adapaleno + fosfato de clindamicina) Glenmark Farmacêutica Ltda. Gel dermatológico 1 mg/g + 10 mg/g Adacne Clin_VP01 Página 1 ADACNE CLIN adapaleno + fosfato de clindamicina LEIA ATENTAMENTE

Leia mais

nistatina + óxido de zinco

nistatina + óxido de zinco nistatina + óxido de zinco Medley Farmacêutica Ltda. pomada dermatológica mg/g nistatina + óxido de zinco Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Pomada dermatológica de mg/g: embalagem

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Fucidine H 20 mg/g + 10 mg/g Creme 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Ácido fusídico 20 mg/g e Acetato de hidrocortisona 10 mg/g.

Leia mais

NIMESULIDA 20MG/G CREME DERMATOLÓGICO EMS S/A

NIMESULIDA 20MG/G CREME DERMATOLÓGICO EMS S/A NIMESULIDA 20MG/G CREME DERMATOLÓGICO EMS S/A I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nimesulida medicamento genérico Lei n 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES Gel dermatológico 20mg/g. Embalagens com 20g, 30g, 40g,

Leia mais

Candicort. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Creme dermatológico. 20mg + 0,64mg. Candicort creme_bu 01_VP

Candicort. Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Creme dermatológico. 20mg + 0,64mg. Candicort creme_bu 01_VP Candicort Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A Creme dermatológico 20mg + 0,64mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO CANDICORT cetoconazol dipropionato

Leia mais

EPICITRIN. (sulfato de neomicina (5mg) + bacitracina zíncica (250U.I.) )

EPICITRIN. (sulfato de neomicina (5mg) + bacitracina zíncica (250U.I.) ) EPICITRIN (sulfato de neomicina (5mg) + bacitracina zíncica (250U.I.) ) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Pomada dermatológica 5mg/g + 250 U.I./g I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: EPICITRIN

Leia mais

BULA. Terra-Cortril (cloridrato de oxitetraciclina e hidrocortisona) Pomada

BULA. Terra-Cortril (cloridrato de oxitetraciclina e hidrocortisona) Pomada BULA Terra-Cortril (cloridrato de oxitetraciclina e hidrocortisona) Pomada PARTE I IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Nome: Terra-Cortril Nome genérico: cloridrato de oxitetraciclina, hidrocortisona. Forma farmacêutica

Leia mais

ARCOLAN cetoconazol 20 mg/g shampoo. Galderma Brasil Ltda.

ARCOLAN cetoconazol 20 mg/g shampoo. Galderma Brasil Ltda. ARCOLAN cetoconazol 20 mg/g shampoo Galderma Brasil Ltda. Arcolan cetoconazol APRESENTAÇÕES: ARCOLAN shampoo (cetoconazol 20 mg/g). Embalagem contendo frasco com 100 ml. USO TÓPICO USO ADULTO COMPOSIÇÃO

Leia mais

acetato de hidrocortisona Creme Dermatológico 10mg/g

acetato de hidrocortisona Creme Dermatológico 10mg/g acetato de hidrocortisona Creme Dermatológico 10mg/g MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE acetato de hidrocortisona Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÕES Creme Dermatológico 10mg/g

Leia mais

Especificidade das lesões dos membros inferiores

Especificidade das lesões dos membros inferiores Curso Avançado de Feridas Crónicas Especificidade das lesões dos membros LURDES FERREIRA DERMATOLOGISTA Unidade de Dermatologia Médico-Cirúrgica de Lisboa Ulcus - Centro de Estudos e Investigação em Feridas

Leia mais

sarna sarcóptica e otodécica

sarna sarcóptica e otodécica Ano2 Nº 3 - Mypet A linha Mypet no tratamento da sarna sarcóptica e otodécica As dermatopatias parasitárias são consideradas afecções muito frequentes na rotina clínica de pequenos animais no Brasil. A

Leia mais

sulfato de neomicina 5 mg/g + bacitracina zíncica 250 UI/g

sulfato de neomicina 5 mg/g + bacitracina zíncica 250 UI/g NEBACIDERME Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda Pomada 15 g e 50 g sulfato de neomicina 5 mg (equivalente a 3,5 mg de neomicina-base), bacitracina zíncica 250 UI Nebaciderme sulfato

Leia mais

DERMATITE ALÉRGICA A PICADA DE PULGA RELATO DE CASO

DERMATITE ALÉRGICA A PICADA DE PULGA RELATO DE CASO DERMATITE ALÉRGICA A PICADA DE PULGA RELATO DE CASO NASCIMENTO, Viviane 1 ; MARTINS, Danieli² Palavras-Chave: Dermatite; Pulga; Caninos. Introdução A Dermatite Alérgica a Picada de Pulga (DAPP) é considerada

Leia mais

GINGILONE (acetato de hidrocortisona + sulfato de neomicina + ácido ascórbico + troxerrutina + benzocaína)

GINGILONE (acetato de hidrocortisona + sulfato de neomicina + ácido ascórbico + troxerrutina + benzocaína) GINGILONE (acetato de hidrocortisona + sulfato de neomicina + ácido ascórbico + troxerrutina + benzocaína) Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A. 5mg + 5mg + 0,50mg + 20mg + 2mg I - IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

DEBRIDAMENTO DE FERIDAS. Prof. Dr. Cristiano J. M. Pinto

DEBRIDAMENTO DE FERIDAS. Prof. Dr. Cristiano J. M. Pinto DEBRIDAMENTO DE FERIDAS Prof. Dr. Cristiano J. M. Pinto DEBRIDAMENTO Tipos: 1. Autolítico - enzimas do próprio organismo 2. Químico - Papaína, Colagenase etc 3. Cirúrgico (ou Instrumental) 4. Mecânico

Leia mais

ACNE REDUCE O tratamento Acne Reduce, possúi matérias primas em sua formulação que tratam especificamente da acne e oleosidade. Promovem a renovação celular, protegem a pele contra agentes agressores e

Leia mais

ÁCIDO FUSÍDICO + VALERATO DE BETAMETASONA EMS S/A CREME. 20 mg/g + 1 mg/g

ÁCIDO FUSÍDICO + VALERATO DE BETAMETASONA EMS S/A CREME. 20 mg/g + 1 mg/g ÁCIDO FUSÍDICO + VALERATO DE BETAMETASONA EMS S/A CREME 20 mg/g + 1 mg/g IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO ácido fusídico + valerato de betametasona Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES

Leia mais

DEXADEN. Cifarma Científica Farmacêutica Ltda. Creme Dermatológico 1mg/g

DEXADEN. Cifarma Científica Farmacêutica Ltda. Creme Dermatológico 1mg/g DEXADEN Cifarma Científica Farmacêutica Ltda. Creme Dermatológico 1mg/g DEXADEN acetato de dexametasona DCB: 02819 I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: DEXADEN Nome genérico: acetato de dexametasona

Leia mais

NEOTRICIN. sulfato de neomicina, bacitracina zíncica LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. Pomada dermatológica.

NEOTRICIN. sulfato de neomicina, bacitracina zíncica LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. Pomada dermatológica. NEOTRICIN sulfato de neomicina, bacitracina zíncica LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. Pomada dermatológica 5mg/g + 250UI/g NEOTRICIN IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO sulfato de neomicina, bacitracina

Leia mais

Panotil Zambon Laboratórios Farmacêuticos Ltda Solução Otológica

Panotil Zambon Laboratórios Farmacêuticos Ltda Solução Otológica Panotil Zambon Laboratórios Farmacêuticos Ltda Otológica 10,0 mg - sulfato de neomicina 1,0 mg - acetato de fludrocortisona 10.000 UI - sulfato de polimixina B 40,0 mg - cloridrato de lidocaína I - IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Aulas Práticas de Farmacotécnica Especial. Segundo Semestre de Alterações de Cronogramas

Aulas Práticas de Farmacotécnica Especial. Segundo Semestre de Alterações de Cronogramas Aulas Práticas de Farmacotécnica Especial Segundo Semestre de 2009 - Alterações de Cronogramas Curso: Farmácia Semestres: 5 o / 6 o Professoras: Ileana Facchin e Érica Penteado (02 laboratórios) UNIP Campus

Leia mais

Nemicina Pomada dermatológica 5,0 mg/g

Nemicina Pomada dermatológica 5,0 mg/g Nemicina Pomada dermatológica 5,0 mg/g Nemicina sulfato de neomicina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Pomada dermatológica 5,0 mg/g: embalagem contendo uma bisnaga com 20 g. USO DERMATOLÓGICO USO ADULTO

Leia mais

Sulfadiazina de prata

Sulfadiazina de prata Sulfadiazina de prata Prati-Donaduzzi Creme 10 mg/g Sulfadiazina de prata_bula_paciente IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO sulfadiazina de prata Medicamento genérico Lei n 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Creme de

Leia mais

Protocolo de Revitalização 4D Revitalização Facial através de Ácidos.

Protocolo de Revitalização 4D Revitalização Facial através de Ácidos. Protocolo de Revitalização 4D Revitalização Facial através de Ácidos www.lavertuan.com.br Protocolo de Revitalização 4D Revitalização Facial através de Ácidos Os objetivos desse protocolo são: promover

Leia mais

GINGILONE (acetato de hidrocortisona, sulfato de neomicina, troxerrutina, ácido ascórbico e benzocaína)

GINGILONE (acetato de hidrocortisona, sulfato de neomicina, troxerrutina, ácido ascórbico e benzocaína) GINGILONE (acetato de hidrocortisona, sulfato de neomicina, troxerrutina, ácido ascórbico e benzocaína) HYPERMARCAS S.A. Pomada Bucal 5mg + 5mg + 20mg + 0,5mg + 2mg I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO GINGILONE

Leia mais

A linha MKMen apresenta cinco produtos formulados para agirem em conjunto, combatendo os sinais do envelhecimento e melhorando a aparência da pele do

A linha MKMen apresenta cinco produtos formulados para agirem em conjunto, combatendo os sinais do envelhecimento e melhorando a aparência da pele do A linha MKMen apresenta cinco produtos formulados para agirem em conjunto, combatendo os sinais do envelhecimento e melhorando a aparência da pele do homem. Gel de limpeza MKMen Loção Hidratante com Protetor

Leia mais

TACROLIMO MONOHIDRATADO

TACROLIMO MONOHIDRATADO TACROLIMO MONOHIDRATADO Imunossupressor contra o vitiligo Descrição tsukubaensis. Tacrolimus é uma lactona macrolídea isolada de culturas da bactéria Streptomyces Propriedades Tacrolimus pertence a um

Leia mais

tioconazol Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Creme dermatológico 10 mg/g

tioconazol Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Creme dermatológico 10 mg/g tioconazol Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Creme dermatológico 10 mg/g tioconazol Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Creme dermatológico de 10 mg/g: embalagem com 1 bisnaga com

Leia mais

Peeling Químico - Superficial

Peeling Químico - Superficial Peeling Químico - Superficial Os peelings químicos são um dos procedimentos cosméticos não invasivos mais populares realizados para rejuvenescer a aparência da pele. Com o tempo, fatores como danos causados

Leia mais

CICATRENE. Farmoquímica S/A Pomada 5 mg UI. Cicatrene_AR031117_Bula Paciente

CICATRENE. Farmoquímica S/A Pomada 5 mg UI. Cicatrene_AR031117_Bula Paciente CICATRENE Farmoquímica S/A Pomada 5 mg + 250 UI BULA PACIENTE CICATRENE sulfato de neomicina + bacitracina zíncica APRESENTAÇÃO: Pomada sulfato de neomicina 5 mg/g + bacitracina zíncica 250 UI/g - embalagem

Leia mais

acetato de clostebol + sulfato de neomicina

acetato de clostebol + sulfato de neomicina acetato de clostebol + sulfato de neomicina Medley Farmacêutica Ltda. Creme dermatológico 5 mg/g + 5 mg/g acetato de clostebol + sulfato de neomicina Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO

Leia mais

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: LEVANTAMENTO RETROSPECTIVO DE CASOS DE DEMODICOSE CANINA E FELINA, ATENDIDOS NO HOSPITAL VETERINÁRIO

Leia mais

Acetato de dexametasona

Acetato de dexametasona Acetato de dexametasona Prati-Donaduzzi Creme 1mg/g Acetato de dexametasona_bula_paciente IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO acetato de dexametasona Medicamento genérico Lei n 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Creme

Leia mais