Infográficos modernos sobre o poderia militar russo.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Infográficos modernos sobre o poderia militar russo."

Transcrição

1 O Poder Militar da Rússia Infográficos 1 Infográficos modernos sobre o poderia militar russo. Bombardeiro supersônico Tu-160 Uma das peças mais emblemáticas do arsenal militar russo, o famoso bombardeiro estratégico Tu-160, recebeu seu batismo de fogo em novembro de 2015, ao participar na operação anti-terrorista da Rússia na Síria.

2 O Poder Militar da Rússia Infográficos 2

3 O Poder Militar da Rússia Infográficos 3 O Tu-160, ou Blackjack de acordo com a classificação da OTAN, foi projetado pelo Tupolev Design Bureau nos anos 70 e entrou em serviço na Força Aérea Russa em A partir de meados da década de 2000, o Tu-160 começou um processo de modernização para uma versão chamada Tu-160M. É o maior avião supersônico e mais poderoso na história da aviação militar. O avião é incrivelmente rápido para o seu tipo (2.220 quilômetros por hora), superando a velocidade de seus rivais norte-americanos, o B1-B Lancer e B-52.

4 O Poder Militar da Rússia Infográficos 4

5 O Poder Militar da Rússia Infográficos 5 Em maio de 2015, Viktor Bondarev, comandante da Força Aérea da Rússia, disse que foi planejada a compra de pelo menos 50 bombardeiros estratégicos Tu-160M. Em dezembro Bondarev anunciou a retomada da produção em série do bombardeiro. No entanto, em seguida, ele disse que a base é apenas o invólucro do antigo Tu-160, enquanto dentro ele possui novos sistemas com possibilidades inteiramente novas. Caça T-50 PAK FA O caça multifuncional stealth russo de quinta geração T-50 (PAK-FA), desenvolvido pelo escritório de projetos da Sukhoi, irá no futuro substituir os caças Su-27 e MiG-29, servindo como plataforma base para uma versão que será desenvolvida em conjunto com a Índia. No entanto, uma vez que grande parte dos dados técnicos sobre o T-50 ainda continuam classificados,sabe-se apenas as características aproximadas da aeronave. Quanto ao tamanho e peso, isso corresponde a um caça análogo multifuncional pesado Su-27 russo ou F-15/ F-22 americanos. A aeronave satisfaz todos os requisitos de um caça de quinta geração, possuindo uma seção radar muito pequena, velocidade de cruzeiro supersônico, poderoso radar AESA, capacidade de manobra em altos ângulos de ataque e sobrecargas, eletrônica avançada, e a capacidade de fazer uma grande gama de missões.

6 O Poder Militar da Rússia Infográficos 6 Em novembro de 2015, o vice-diretor geral de tecnologia de rádio-eletrônica do consórcio russo (Kret), Igor Nasenkov, anunciou durante o Dubai Airshow-2015 que o T-50 irá incorporar sistemas de detecção para o piloto para verificar a qualquer momento a localização de seus potenciais inimigos. O T-50 é um avião cem por cento digital, fornecendo ao

7 O Poder Militar da Rússia Infográficos 7 piloto todas as informações que ele precisa, fornecendo um suporte de informação permanente por causa de seu revestimento inteligente, disse Nasenkov. Além disso, o diretor do Kret salientou que este sistema contendo radiolocalização, reconhecimento radar ativo e passivo, enquanto sua superfície atua como um sistema de antenas universais. Assim, os sistemas de detecção de proporcionam automaticamente informações sobre todo o ambiente ao piloto através da viseira do capacete e do cockpit interativo. Essa função assegura o controle e fornece o máximo de conforto, observou Nasenkov. O sistema de mísseis Kalibr Pela primeira vez, os mísseis que usam o sistema Kalibr, cujo análogo mais próximo é o míssil de cruzeiro Tomahawk americano, foram utilizados em combate em 07 de outubro de 2015, durante a operação anti-terrorista da Rússia na Síria, quando vários navios da Flotilha do Mar Cáspio, lançaram 26 mísseis Kalibr 3M14 contra alvos à uma distância de mais de quilômetros. Os mísseis deste tipo lançado a partir de navios de superfície são capazes de atacar navios, submarinos e alvos terrestres. Dependendo da variante, utilizam projéteis Kalibr que tem um comprimento entre 6,2 e 8,22 metros e um peso entre e kg. O seu diâmetro é de 0,533 metros.

8 O Poder Militar da Rússia Infográficos 8 Em 8 de dezembro, o submarino russo Rostov na Donu, apelidado de Black Hole no Ocidente por sua capacidade de evitar a detecção, atacou com sucesso as posições do Estado islâmico na Síria a partir do Mediterrâneo, utilizando mísseis do sistema Kalibr 3M54. Submarinos da Marinha Russa O primeiro submarino russo Dolphin foi criado em 1902 e, desde então estes navios têm continuado a melhorar depois de passar por duas guerras mundiais e pela Guerra Fria. O exemplo do poder técnico russo é o maior submarino nuclear do mundo, pertencente ao projeto 941 Akula, com 20 lançadores de mísseis balísticos. Ele pode mergulhar a uma profundidade de 500 metros e tem uma autonomia de 180 dias. Durante décadas, esses submarinos serviram na Marinha russa e um deles ainda está em serviço atualmente. Alguns anos atrás, começaram a entrar em serviço submarinos da nova geração das classes Borei e Yasen. Hoje, a Marinha russa tem mais de 70 submarinos, com variadas e importantes características, tais como casco de pressão de titânio, lançadores de míssil subaquático seguro, sistema hidro acústico sensível, características excelentes em navegação e boas condições de vida. Submarinos nucleares estratégicos classe Borei No início de 2013, a quarta geração de submarinos estratégicos da Frota do Norte incorporou os submarinos do Projeto 955, Borei e Yuri Dolgoruky. Da mesma classe também estão incluídos o Alexander Nevsky e Vladimir Monomah. Espera-se que até 2020 a Marinha russa tenha oito submarinos da Borei e Borei-A, que será baseado na tríade nuclear da Rússia, informou Ria Novosti.

9 O Poder Militar da Rússia Infográficos 9 Os três primeiros submarinos que formam o projeto 955 terão 16 lançadores de mísseis, enquanto os outros cinco, do projeto 955A, terão 20 lançadores. As armas incluem todos os sistemas portáteis de defesa aérea, torpedos e mísseis balísticos intercontinentais Bulava com km de alcance.

10 O Poder Militar da Rússia Infográficos 10 O Borei mede 170 metros de comprimento, 13,5 metros de largura e 10 metros de calado. Seu deslocamento na superfície será de toneladas à 15 nós, enquanto em imersão vai atingir uma velocidade de 29 nós, chegando a toneladas. Esta classe pode acomodar uma tripulação de 107 marinheiros, operar a uma profundidade entre 400 e 480 metros e desfrutar de uma autonomia de 90 dias.

11 O Poder Militar da Rússia Infográficos 11 Submarinos de ataque classe Yasen O primeiro submarino de ataque nuclear multifuncional Severodvinsk ou K-560, classe Yasen (Projeto 885), entrou para a Marinha russa em Três outros, uma versão modificada (projeto 885 M), estão em fase construção. No total, em 2020, a Marinha russa planeja ter oito navios da classe Yasen, que deslocam 8.600/ toneladas (em imersão/submerso), e atingem uma velocidade de 16/31 nós. Estes submarinos podem descer a 600 metros de profundidade e vão levar uma grande variedade de mísseis de cruzeiro e torpedos. O Projeto 885 é considerado o mais avançado da Rússia. Além disso, é o projeto mais caro e avançado da Rússia. Neste projeto um sistema de design de corpo misto é utilizado, em que o chamado corpo de luz (superior) abrange apenas uma parte do corpo duro, na proa do navio para reduzir o ruído. É a primeira vez que a construção russa de submarinos usou essa técnica, que permite encaixar na proa um som novo e muito poderoso. Os submarinos deste tipo têm 24 mísseis de cruzeiro em oito lançadores verticais e são feitos de aço não-magnético, mas altamente durável, para que eles possam mergulhar a profundidades de até 600 metros e são praticamente inacessíveis para armas anti-submarinos modernos. Na parte central do corpo, o compartimento vertical contém oito silos universais, capazes de lançar mísseis anti-navio 3M55 Onix, mísseis anti-navio X-35, mísseis de cruzeiro estratégicos X-101 e mísseis de ataque ao solo do sistema ZM-14E P-900 Club, com um alcance de quilômetros. Além disso, os submarinos têm seis tubos de torpedo de 650 e 533 milímetros, podendo disparar todos os tipos de torpedo modernos e veículos submarinos não tripulados.

12 O Poder Militar da Rússia Infográficos 12 Tanque Armata T-14 O novo tanque T-14 Armata, foi apresentado ao público pela primeira vez em Moscou durante a parada da vitória, no dia 09 de maio de 2015 e, recebeu uma avaliação alta por especialistas russos e estrangeiros. O Armata é uma plataforma universal de equipamento militar pesado montado sobre lagartas, que são projetados não só para os carros T-14, mas também para um veículo de infantaria blindada (T-15), veículo de recuperação blindado (T-16), um lança-chamas, um sistema de mineração e outras máquinas especiais. Os tanques do modelo T-14, possuem um canhão de alma lisa de 125 mm, que disparam um projétil a uma velocidade inicial de metros por segundo. Seu poder de fogo pode perfurar um escudo mais de um metro de espessura a uma distância de 2 km. Além disso, estes tanques têm o mesmo radar das aeronaves de caça de quinta geração. Eles são capazes de detectar e rastrear até 40 alvos e 25 alvos aéreos dinâmicos numa distância de 100 quilômetros simultaneamente. A partir de suas indicações as armas instaladas na torre podem eliminar estes alvos automaticamente. Mísseis balísticos Intercontinentais RS-24 Yars O míssil RS-24 Yars, é um elemento-chave do escudo antimísseis da Rússia, desenvolvido em resposta aos planos americanos de instalar seus sistemas na Europa. O Yars é desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia Térmica de Moscou baseado no míssil Topol. Espera-se que no futuro substitua o ICBM RS-18 e RS-20 e forme, juntamente com o Topol-M, a base do grupo de ataque da força estratégica de mísseis da Rússia.

13 O Poder Militar da Rússia Infográficos 13 O primeiro lançamento de um míssil RS-24, foi realizado em maio de 2007 do cosmódromo de Plesetsk, atingindo o seu objetivos no campo de tiro de Kura (Kamchatka) à km de distância. O segundo lançamento, com a mesma rota, ocorreu em dezembro de 2007 e foi um sucesso novamente. No total, ocorreram seis ensaios com este míssil, todos com resultados positivos, um fenômeno bastante raro para uma arma tão sofisticada. Em 2009, o sistema foi adotado pelo Ministério da Defesa russo. A implantação de novos sistemas começaram em 2010, com as primeiras unidades atribuídas a Teikovo (região de Ivanovo na parte europeia da Rússia), e mais tarde na divisão de mísseis perto de Novosibirsk (Sibéria). Atualmente, a Rússia implantou 58 mísseis Yars. Fuzil AK-47 O fuzil AK-47 é a arma Soviética mais emblemática desde a segunda metade do século XX e, segundo estimativas, esta arma de fogo fez história, com quase 100 milhões de unidades fabricadas. O fuzil desenhado por Mikhail Kalashnikov, foi concebido seguindo critérios de características da Rússia czarista e da URSS: simplicidade e confiabilidade acima de tudo. O verdadeiro AK-47 pesa 4,3 kg, um comprimento de 870 mm, comprimento do cano de 415 mm e o calibre de 7,62 milímetros. A taxa de disparo é de 600 tiros por minuto e o carregado leva 30 cartuchos.

14 O Poder Militar da Rússia Infográficos 14

15 O Poder Militar da Rússia Infográficos 15 Além de seu design simples, o ícone também tem um preço relativamente barato. O fuzil é fácil de fabricar tanto quanto para operar. Além disso, o AK-47 pode ser utilizada em qualquer tempo extremo e é capaz de disparar debaixo de água e, mesmo quando coberto de lama ou preenchido com areia. O fuzil foi adotado como a principal arma de infantaria soviética regulamentar em No entanto, também foi exportado para outros países, alguns dos quais começaram a produzir cópias e outras versões da arma. De acordo com algumas estimativas, até um milhão de derivados ainda são fabricadas a cada ano. TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN FONTE: RT

O Poder Militar da Rússia Infográficos

O Poder Militar da Rússia Infográficos O Poder Militar da Rússia Infográficos Infográficos modernos sobre o poderia militar russo. Bombardeiro supersônico Tu-160 Uma das peças mais emblemáticas do arsenal militar russo, o famoso bombardeiro

Leia mais

O submarino não nuclear mais moderno do mundo: S-80 SSK da Navantia

O submarino não nuclear mais moderno do mundo: S-80 SSK da Navantia O submarino não nuclear mais moderno do mundo: S-80 SSK da Navantia Os engenheiros espanhóis da Navantia projetaram o submarino não nuclear mais avançado do mundo, o S-80. O submarino está em construção

Leia mais

3º Grupo de Artilharia Antiaérea Escola de Fogo

3º Grupo de Artilharia Antiaérea Escola de Fogo 3º Grupo de Artilharia Antiaérea Escola de Fogo De 21 a 25 de outubro, o 3º Grupo de Artilharia Antiaérea participou da Escola de Fogo da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, na região da Marambaia, Rio

Leia mais

Type 001A - Novo porta aviões da PLA Navy ainda sem nome.

Type 001A - Novo porta aviões da PLA Navy ainda sem nome. A evolução dos porta aviões da PLA Navy faz a diferença 1 No ritmo atual da construção naval chinesa, a China está em vias de possuir a maior capacidade de projeção de poder com porta aviões, além dos

Leia mais

OTAN e Rússia em um jogo de gato e rato nos céus do Mar Báltico

OTAN e Rússia em um jogo de gato e rato nos céus do Mar Báltico OTAN e Rússia em um jogo de gato e rato nos céus do Mar Báltico Caças franceses estão engajados em um jogo de gato e rato com os russos nos céus acima dos países bálticos, enquanto a OTAN mantém um olhar

Leia mais

Análise A quarta Batalha do Atlântico 1. Por Vice-Admiral James Foggo III e Alan Fritz

Análise A quarta Batalha do Atlântico 1. Por Vice-Admiral James Foggo III e Alan Fritz Análise A quarta Batalha do Atlântico 1 Por Vice-Admiral James Foggo III e Alan Fritz Com mais atividade de submarinos russos do que vimos desde os dias da Guerra Fria, uma melhor postura da força europeia,

Leia mais

Um mergulho por dentro do submarino Dmítri Donskoi da classe Akula 1

Um mergulho por dentro do submarino Dmítri Donskoi da classe Akula 1 Um mergulho por dentro do submarino Dmítri Donskoi da classe Akula 1 Em junho, o submarino nuclear Dmítri Donskoi deixou a base principal da Frota do Norte, na cidade de Severodvinsk, para participar de

Leia mais

MORTEIRO PESADO 120mm RAIADO MADE IN BRAZIL

MORTEIRO PESADO 120mm RAIADO MADE IN BRAZIL MORTEIRO PESADO 120mm RAIADO MADE IN BRAZIL Mesmo com todas as dificuldades por que passa a área de produção de itens de Defesa no país, o ARSENAL DE GUERRA DO RIO DE JANEIRO AGRJ ARSENAL D. JOÃO VI conseguiu

Leia mais

Quais são as poderosas armas de que dispõem os atores-chave do conflito na Síria 1

Quais são as poderosas armas de que dispõem os atores-chave do conflito na Síria 1 Quais são as poderosas armas de que dispõem os atores-chave do conflito na Síria 1 USS Donald Cook Photo 1st Class Michael W. Pendergrass. O bombardeio por parte dos Estados Unidos e de seus aliados, França

Leia mais

5 dúvidas resolvidas sobre o futuro do caça T-50

5 dúvidas resolvidas sobre o futuro do caça T-50 5 dúvidas resolvidas sobre o futuro do caça T-50 No final de 2017, o T-50, ou PAK FA, testará um novo motor sobre o céu da Rússia. Mas, devido a defeitos persistentes, modelo ainda não entrará em serviço

Leia mais

Um caça F-22 Raptor numa bela apresentação aérea. Por que os EUA querem voltar a fabricar o F-22?

Um caça F-22 Raptor numa bela apresentação aérea. Por que os EUA querem voltar a fabricar o F-22? Um caça F-22 Raptor numa bela apresentação aérea Toda tecnologia faz do F-22 Raptor um caça de dominação aérea, temido por qualquer um que possa enfrentá-lo. Algumas imagens feitas durante apresentações

Leia mais

Chega ao Rio artilharia antimíssil para Copa das Confederações 1

Chega ao Rio artilharia antimíssil para Copa das Confederações 1 Chega ao Rio artilharia antimíssil para Copa das Confederações 1 Chegaram ao Brasil nesta quinta-feira (16) oito carros do tipo Gepard que integram o sistema de artilharia antiaérea alemão comprado pelo

Leia mais

Estaleiro Saab Kockums se moderniza para construir o futuro submarino A26 1

Estaleiro Saab Kockums se moderniza para construir o futuro submarino A26 1 Estaleiro Saab Kockums se moderniza para construir o futuro submarino A26 1 Estaleiro Saab Kockums em Karlskrona-SE Por Luiz Padilha Durante a viagem do DAN à Karlskrona-SE, quando ocorreu o embarque no

Leia mais

8 aviões de espionagem simplesmente sinistros

8 aviões de espionagem simplesmente sinistros 8 aviões de espionagem simplesmente sinistros Informação é poder. A máxima vale para diversas ocasiões e se torna indiscutível quando o contexto é a guerra. No campo de batalha, tem vantagem quem consegue

Leia mais

Ministro da Defesa participa da Operação Amazônia*

Ministro da Defesa participa da Operação Amazônia* Ministro da Defesa participa da Operação Amazônia* Brasília, 14/10/2016 O ministro da Defesa, Raul Jungmann, participa, nos dias 15 e 16 de outubro, da Operação Amazônia, em Iranduba (AM), a 40 Km de distância

Leia mais

Inteligência dos EUA diz que a China terá navios armados com railgun até Por Joseph Trevithick

Inteligência dos EUA diz que a China terá navios armados com railgun até Por Joseph Trevithick Inteligência dos EUA diz que a China terá navios armados com railgun até 2025 1 Por Joseph Trevithick Em janeiro de 2018, apareceram imagens nas mídias sociais do Haiyang Shan, um dos navios de desembarque

Leia mais

Boeing vai produzir bombas de pequeno diâmetro*

Boeing vai produzir bombas de pequeno diâmetro* Boeing vai produzir 6.000 bombas de pequeno diâmetro* O contrato de US$ 193 milhões da USAF com a Boeing fornecerá as SDB para a Arábia Saudita, Japão, Israel, Holanda, Coreia do Sul e Singapura A Boeing

Leia mais

Israel planeja acelerar introdução de caças F-35*

Israel planeja acelerar introdução de caças F-35* Israel planeja acelerar introdução de caças F-35* De acordo com fontes da imprensa de Israel, a Força Aérea daquele país planeja alcançar o status operacional pleno de seus aviões de combate Lockheed Martin

Leia mais

ARTILHARIA DE CAMPANHA NO EXÉRCITO BRASILEIRO EM 2007

ARTILHARIA DE CAMPANHA NO EXÉRCITO BRASILEIRO EM 2007 ARTILHARIA DE CAMPANHA NO EXÉRCITO BRASILEIRO EM 2007 A Arma de Artilharia no Exército Brasileiro é dividida em Artilharia Antiaérea e Artilharia de Campanha. A de Campanha é assim definida: A Artilharia

Leia mais

Novos navios-tanque permitirão a marinha chinesa dar a volta ao mundo

Novos navios-tanque permitirão a marinha chinesa dar a volta ao mundo Novos navios-tanque permitirão a marinha chinesa dar a volta ao mundo A Marinha do Exército de Libertação Popular da China, agora tem um porta-aviões, caças novos para voar, novos submarinos e destróieres

Leia mais

PROJETOS ALEMANHA BRASIL BLINDADOS SOBRE LAGARTAS - DÉCADA DE 70

PROJETOS ALEMANHA BRASIL BLINDADOS SOBRE LAGARTAS - DÉCADA DE 70 PROJETOS ALEMANHA BRASIL BLINDADOS SOBRE LAGARTAS - DÉCADA DE 70 Nos anos 70 o Exército Brasileiro através do Parque Regional de Motomecanização da 2º Região Militar de São Paulo PqRMM/2 e em parceria

Leia mais

Aviação de Patrulha 70 anos do primeiro disparo da FAB em combate na Segunda Guerra Mundial

Aviação de Patrulha 70 anos do primeiro disparo da FAB em combate na Segunda Guerra Mundial Aviação de Patrulha 70 anos do primeiro disparo da FAB em combate na Segunda Guerra Mundial Segunda Guerra, litoral brasileiro. Há sete décadas, um bombardeiro B-25 realizou o primeiro ataque da Força

Leia mais

Programa ASTROS 2020 incrementa artilharia do Exército Brasileiro 1

Programa ASTROS 2020 incrementa artilharia do Exército Brasileiro 1 Programa ASTROS 2020 incrementa artilharia do Exército Brasileiro 1 O Brasil avança na construção de um núcleo da artilharia e no desenvolvimento de tecnologias de armas de defesa dominadas por apenas

Leia mais

super tucano Infográfico

super tucano Infográfico Infográfico Referência em Close Air Support O Super Tucano, designado pela Força Aérea Brasileira como A-29, é a mais perfeita combinação de capacitações de Treinamento (Básico e Avançado) e Ataque Leve,

Leia mais

Seis tecnologias automotivas que vieram dos aviões Freios ABS

Seis tecnologias automotivas que vieram dos aviões Freios ABS Portal RCP - Notícias Seis tecnologias automotivas que vieram dos aviões Freios ABS Já imaginou ter de parar um Antonov 225 sem freios ABS? (Reprodução) Devido aos pesos, velocidades e distâncias envolvidas,

Leia mais

Maior batalha de tanques da Segunda Guerra Mundial aconteceu há 70 anos

Maior batalha de tanques da Segunda Guerra Mundial aconteceu há 70 anos Maior batalha de tanques da Segunda Guerra Mundial aconteceu há 70 anos Há 70 anos, no dia 12 de julho de 1943, no campo de Prokhorovka, a 56 quilômetros para norte da cidade de Belgorod, teve lugar a

Leia mais

USAF planeja um novo bombardeiro de bilhões de dólares

USAF planeja um novo bombardeiro de bilhões de dólares USAF planeja um novo bombardeiro de bilhões de dólares B-2 Spirit Quase ninguém acredita que os EUA podem construir um bombardeiro acessível. As Forças Aéreas estão planejando um projeto de bilhões de

Leia mais

MD e BNDES assinam acordo para fortalecer Base Industrial de Defesa*

MD e BNDES assinam acordo para fortalecer Base Industrial de Defesa* MD e BNDES assinam acordo para fortalecer Base Industrial de Defesa* Ascom Rio de Janeiro, 10/05/2016 - O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, assinou, nesta terçafeira (10), no Rio de Janeiro (RJ), com o

Leia mais

Glasgow dará nome a nova classe de fragatas Type 26

Glasgow dará nome a nova classe de fragatas Type 26 Glasgow dará nome a nova classe de fragatas Type 26 Por Guilherme Wiltgen Em uma cerimônia ocorrida hoje (20) de manhã em Clyde, o Secretário de Defesa do Reino Unido, Michael Fallon, anunciou que a primeira

Leia mais

A Concepção dos Navios Militares

A Concepção dos Navios Militares A Concepção dos Navios Militares Das Lições da 2ª GG ao Pós-11 de Setembro 16 de Março o de 2010 1 CMG ECN Moreira Guerreiro Tópicos da Apresentação Situação no Final da 2ª GG A Era Nuclear e a Guerra

Leia mais

// QUESTÃO 01 25/02/2019. No gráfico, representam-se as posições ocupadas por um corpo que se desloca numa trajetória retilínea, em função do tempo.

// QUESTÃO 01 25/02/2019. No gráfico, representam-se as posições ocupadas por um corpo que se desloca numa trajetória retilínea, em função do tempo. FÍSICA PROF. INDIO // QUESTÃO 01 No gráfico, representam-se as posições ocupadas por um corpo que se desloca numa trajetória retilínea, em função do tempo. // QUESTÃO 01 Pode-se, então, afirmar que o módulo

Leia mais

LANÇADOR DE FOGUETES XLF-40 A ARTILHARIA SOBRE LAGARTAS

LANÇADOR DE FOGUETES XLF-40 A ARTILHARIA SOBRE LAGARTAS LANÇADOR DE FOGUETES XLF-40 A ARTILHARIA SOBRE LAGARTAS Este lançador de foguetes, sobre um carro de combate leve, confundido como lançador de mísseis, foi desenvolvido em 1976 pelo IPD (Instituto de Pesquisa

Leia mais

INFOGRÁFICOS INFOGRÁFICOS: ARMAS & DIREITOS HUMANOS. Curadoria de Daniel Mack Ilustrações de Cassiano Pinheiro

INFOGRÁFICOS INFOGRÁFICOS: ARMAS & DIREITOS HUMANOS. Curadoria de Daniel Mack Ilustrações de Cassiano Pinheiro INFOGRÁFICOS INFOGRÁFICOS: ARMAS & DIREITOS HUMANOS Curadoria de Daniel Mack Ilustrações de Cassiano Pinheiro 153 ARMAS E DIREITOS HUMANOS AS ARMAS THE WEAPONS ARMAS CONVENCIONAIS pequenas leves Veículo

Leia mais

Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40

Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40 Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40 A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval, realizou, no dia 11 de março, a Cerimônia de Entrega de duas Lanchas-Patrulha

Leia mais

OBUSEIRO AUTOPROPULSADO M-109 A3 Maior alcance para a artilharia brasileira

OBUSEIRO AUTOPROPULSADO M-109 A3 Maior alcance para a artilharia brasileira OBUSEIRO AUTOPROPULSADO M-109 A3 Maior alcance para a artilharia brasileira Entre 1999 e 2001 a Artilharia no Exército Brasileiro foi reforçada pela aquisição de 37 Viaturas Blindadas Obuseiro Autopropulsada

Leia mais

Farnborough Mock-up do F-35 e sua turbina de decolagem vertical. (Fotos: autor)

Farnborough Mock-up do F-35 e sua turbina de decolagem vertical. (Fotos: autor) Farnborough 2014 Roberto Portella Bertazzo, Graduado em Historia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Membro do Centro de Pesquisas Estratégicas Paulino Soares de Sousa da Universidade Federal de

Leia mais

DGS Defence DAN participa. embarcação DGS 888 Raptor

DGS Defence DAN participa. embarcação DGS 888 Raptor DGS Defence DAN participa dos testes de mar da embarcação DGS 888 Raptor Por Luiz Padilha O Defesa Aérea & Naval participou dos últimos testes de mar da embarcação DGS 888 Raptor, fabricada pela empresa

Leia mais

ASTROS II O EFICIENTE SISTEMA DE ARTILHARIA DE FOGUETES BRASILEIRO - 1

ASTROS II O EFICIENTE SISTEMA DE ARTILHARIA DE FOGUETES BRASILEIRO - 1 ASTROS II O EFICIENTE SISTEMA DE ARTILHARIA DE FOGUETES BRASILEIRO - 1 Desenvolvido em 1981 para atender a uma demanda do Iraque, então em guerra contra o Irã, que necessitava de uma arma que conseguisse

Leia mais

Batismo de Fogo. Eng. Attílio Bruno Veratti Inspetor Termografista ITC Nível III

Batismo de Fogo. Eng. Attílio Bruno Veratti Inspetor Termografista ITC Nível III Batismo de Fogo Eng. Attílio Bruno Veratti Inspetor Termografista ITC Nível III Os primeiros sistemas infravermelhos de imageamento foram criados para combate noturno durante a Segunda Guerra Mundial.

Leia mais

Os militares dos EUA gostam de pensar que fazem os aviões de combate mais sofisticados do mundo. Pensem novamente.

Os militares dos EUA gostam de pensar que fazem os aviões de combate mais sofisticados do mundo. Pensem novamente. F-X2: O melhor caça Stealth do planeta não é Made in USA 1 Os militares dos EUA gostam de pensar que fazem os aviões de combate mais sofisticados do mundo. Pensem novamente. Em 2005, a Lockheed Martin

Leia mais

ASC 110 T3 ROLOS COMPACTADORES

ASC 110 T3 ROLOS COMPACTADORES EQUIPAMENTO PESADO ASC 110 T3 ROLOS COMPACTADORES ASC 110 T3 ROLO COMPACTADORES DE SOLOS «Excelente segurança, melhor compactação e design moderno com maior eficiência e resultados sob severas condições

Leia mais

NPa 500 BR O navio patrulha da Marinha 1

NPa 500 BR O navio patrulha da Marinha 1 NPa 500 BR O navio patrulha da Marinha 1 NPa Macaé (P 70) Por Willian Dampier Jr O Diário Oficial de 02 de dezembro de 2016, na página 33, publicou Aviso de Licitação do CPN para a contratação de empresa

Leia mais

Os helicópteros de combate mais espetaculares da história militar COLEÇÃO INÉDITA. Aero Graphics Inc./Corbis

Os helicópteros de combate mais espetaculares da história militar COLEÇÃO INÉDITA. Aero Graphics Inc./Corbis Os helicópteros de combate mais espetaculares da história militar COLEÇÃO INÉDITA Aero Graphics Inc./Corbis Os helicópteros de combate mais espetaculares da história militar numa coleção inédita! Que comece

Leia mais

Governo britânico fecha contrato para produção de arma a laser

Governo britânico fecha contrato para produção de arma a laser Governo britânico fecha contrato para produção de arma a laser O governo britânico fechou um acordo de 30 milhões de libras (R$ 119 milhões) com fabricantes de armamentos para desenvolver o protótipo de

Leia mais

Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40

Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40 Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40 A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval, realizou, no dia 11 de março, a Cerimônia de Entrega de duas Lanchas-Patrulha

Leia mais

A A s s i n a t u r a d o N o v o Tr a t a d o R u s s o a m e r i c a n o : u m A c o n t e c i m e n t o H i s t ó r i c o

A A s s i n a t u r a d o N o v o Tr a t a d o R u s s o a m e r i c a n o : u m A c o n t e c i m e n t o H i s t ó r i c o A A s s i n a t u r a d o N o v o Tr a t a d o R u s s o a m e r i c a n o : u m A c o n t e c i m e n t o H i s t ó r i c o Pavel Petrovsky Embaixador da Rússia em Portugal 2010 N.º 126 5.ª Série pp.

Leia mais

Uma USV multifuncional para salvar vidas, economizar dinheiro, economizar tempo e coletar dados sobre o ambiente onde vivemos.

Uma USV multifuncional para salvar vidas, economizar dinheiro, economizar tempo e coletar dados sobre o ambiente onde vivemos. B7 The Beagle Embarcação de Superfície Não Tripulada (USV) Uma USV multifuncional para salvar vidas, economizar dinheiro, economizar tempo e coletar dados sobre o ambiente onde vivemos. A B-7 é uma embarcação

Leia mais

A imagem que só apareceu na internet chinesa. O texto diz: "cerimônia para a Construção do destroyer Type 055 nº 1"

A imagem que só apareceu na internet chinesa. O texto diz: cerimônia para a Construção do destroyer Type 055 nº 1 China pode ter iniciado a construção do novo Destroyer Type 055 1 A imagem que só apareceu na internet chinesa. O texto diz: "cerimônia para a Construção do destroyer Type 055 nº 1" A imagem que acaba

Leia mais

Após quase dois anos no espaço, o avião militar X-37 B dos Estados Unidos está de. volta à Terra, gerando especulações sobre sua missão misteriosa.

Após quase dois anos no espaço, o avião militar X-37 B dos Estados Unidos está de. volta à Terra, gerando especulações sobre sua missão misteriosa. Avião militar americano volta de missão misteriosa após dois anos no espaço Desde seu primeiro voo, em 2010, gerou todos os tipos de especulação sobre o seu verdadeiro propósito. Matéria publicada em 11

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO GABINETE DO MINISTRO. PORTARIA N.º DE 09 DE DEZEMBRO DE 2013 (DOU de 11/12/2013 Seção I Pág.

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO GABINETE DO MINISTRO. PORTARIA N.º DE 09 DE DEZEMBRO DE 2013 (DOU de 11/12/2013 Seção I Pág. MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA N.º 1.896 DE 09 DE DEZEMBRO DE 2013 (DOU de 11/12/2013 Seção I Pág. 153) Altera a Norma Regulamentadora n.º 31. O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO

Leia mais

PLANO DE OBTENÇÃO DE CAPACIDADES MATERIAIS (PCM)(PEEx )

PLANO DE OBTENÇÃO DE CAPACIDADES MATERIAIS (PCM)(PEEx ) Boletim Especial do Exército PLANO ESTRATÉGICO DO EXÉRCITO (PEEx) 2016-2019 1 Helicóptero de Ataque A129 Mangusta Este boletim é muito abrangente, por esta razão, vamos abordar alguns pontos que destacamos

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO PORTARIA N. 1.893, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2013 Altera a Norma Regulamentadora n. 12 O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO,no uso das atribuições que lhe conferem o inciso

Leia mais

DE SUCATA A MONUMENTO A RESTAURAÇÃO DE BLINDADOS M-8

DE SUCATA A MONUMENTO A RESTAURAÇÃO DE BLINDADOS M-8 DE SUCATA A MONUMENTO A RESTAURAÇÃO DE BLINDADOS M-8 Depois de longos anos de abandono em um pátio de sucatas e prestes a serem reciclados, dois blindados 6x6 M-8 Greyhound renascem das cinzas como uma

Leia mais

Corveta Tamandaré: Consórcio Villegagnon abre espaço para indústria do RJ 1

Corveta Tamandaré: Consórcio Villegagnon abre espaço para indústria do RJ 1 Corveta Tamandaré: Consórcio Villegagnon abre espaço para indústria do RJ 1 Da esquerda para a direita: Flavio Gesca (Mectron), Alice Oliveira (Naval Group), Eric Berthelot (Naval Group), Maurício Almeida

Leia mais

Desenvolvimento Tecnológico de VANT

Desenvolvimento Tecnológico de VANT Realização Apoio Patrocínio Desenvolvimento Tecnológico de VANT Seminário Internacional de VANT - DCA-BR 27 de Novembro de 2010 Flavio Araripe d Oliveira - Eng. Aer., MC Coordenador do Projeto VANT (DCTA/IAE)

Leia mais

Desenvolvimento de Armamentos Inteligentes no Brasil

Desenvolvimento de Armamentos Inteligentes no Brasil Desenvolvimento de Armamentos Inteligentes no Brasil A partir de 2011, com a aquisição do controle acionário da Mectron, empresa protagonista do desenvolvimento e integração de sistemas complexos para

Leia mais

Aeronaves de Carga Materiais ao longo da História

Aeronaves de Carga Materiais ao longo da História UFCD 5797 Noções sobre Tecnologia de Materiais Aeronáuticos Formador: Nuno Pequito Aeronaves de Carga Materiais ao longo da História Trabalho realizado por: - David Santos - Miguel Barreto - Miguel Oliveira

Leia mais

06/06/1944 Dia D marca a chegada dos Aliados à França

06/06/1944 Dia D marca a chegada dos Aliados à França 06/06/1944 Dia D marca a chegada dos Aliados à França Embora o termo Dia D seja rotineiramente usado em um contexto militar para o dia de uma operação ou um evento planejado, para muitas pessoas esta expressão

Leia mais

Por que os Estados Unidos. combater o Estado Islâmico (ISIS)

Por que os Estados Unidos. combater o Estado Islâmico (ISIS) Por que os Estados Unidos devem usar forças de operações especiais para combater o Estado Islâmico (ISIS) Por Tenente-Coronel Rocco Vergara Lancellotti* As Forças de Operações Especiais (SOF, na sigla

Leia mais

Brasil terá pronto o novo estaleiro de submarinos em 2018

Brasil terá pronto o novo estaleiro de submarinos em 2018 Brasil terá pronto o novo estaleiro de submarinos em 2018 Por Peter Watson Durante o III Simpósio Internacional de Segurança e Defesa do Peru, realizado em Lima, o almirante Oscar Moreira Da Silva, atual

Leia mais

RETROESCAVADORA DEM 310

RETROESCAVADORA DEM 310 RETROESCAVADORA DEM 310 Projetado para realizar trabalhos de escavação, carregamento e descarregamento. Na retroescavadora é utilizada a transmissão hidromecânica de um dos maiores produtores do mundo

Leia mais

MIRAGE 2000 UM BOM NEGÓCIO?

MIRAGE 2000 UM BOM NEGÓCIO? MIRAGE 2000 UM BOM NEGÓCIO? Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) robertobertazzo@hotmail.com A compra de

Leia mais

DGS lança nova geração do modelo 650

DGS lança nova geração do modelo 650 DGS lança nova geração do modelo 650 Fabricada pelo estaleiro DGS Defence, que desenvolve projetos e constrói barcos militares exclusivos, a DGS 650 é uma embarcação tubular rígida híbrida Rio de Janeiro,

Leia mais

lll#eavczivyzv\dhi^c^#xdb#wg

lll#eavczivyzv\dhi^c^#xdb#wg Uma coleção inédita dos mais extraordinários aviões de combate a reação em escala 1/72 lll#eavczivyzv\dhi^c^#xdb#wg 8DBD G JB6 8DA:vÀD 8DBEA:I6 8dbegZ hzbegz cd bzhbd edcid YZ kzcyv# GZhZgkZ hzj

Leia mais

Aviões E-99 da Força Aérea Brasileira passam por modernização

Aviões E-99 da Força Aérea Brasileira passam por modernização Aviões E-99 da Força Aérea Brasileira passam por modernização Os aviões-radares E-99, que são estratégicos para as atividades de defesa do espaço aéreo, ganham novos sistemas que chegam a duplicar a capacidade

Leia mais

AULA CHINA. Programas e Doutrinas Nucleares. Flávio Rocha de Oliveira UFABC Energia Nuclear e Relações Internacionais

AULA CHINA. Programas e Doutrinas Nucleares. Flávio Rocha de Oliveira UFABC Energia Nuclear e Relações Internacionais AULA CHINA Programas e Doutrinas Nucleares Flávio Rocha de Oliveira UFABC Energia Nuclear e Relações Internacionais Geopolítica a Situação Mundial Fim da II Guerra Guerra Civil PC Chinês e Kuomitang Guerra

Leia mais

LISTA EXTRA 2ª SÉRIE

LISTA EXTRA 2ª SÉRIE 1) Um objeto de 20 kg desloca-se numa trajetória plana retilínea de acordo com a equação: S = 10 + 3 t + t 2, onde s é medido em metros e t em segundos. a) Qual a expressão da velocidade do objeto no instante

Leia mais

O CONFLITO NO ATLÂNTICO SUL NAVIO CHILENO É AFUNDADO HELICÓPTERO BRASILEIRO ABATIDO

O CONFLITO NO ATLÂNTICO SUL NAVIO CHILENO É AFUNDADO HELICÓPTERO BRASILEIRO ABATIDO O CONFLITO NO ATLÂNTICO SUL NAVIO CHILENO É AFUNDADO HELICÓPTERO BRASILEIRO ABATIDO O LST-93 Valdívia, em Valparaíso, ao lado de uma fragata e do transporte Rancagua NAVIO AFUNDADO Armada Chilena negou

Leia mais

Lançamento de projéteis

Lançamento de projéteis Lançamento de projéteis 01. Um projétil é lançado com velocidade inicial de intensidade igual a 50 m/s. A trajetória faz na origem um ângulo de 37 com a horizontal. As intensidades da velocidade e da aceleração

Leia mais

Roller beds Extensa gama

Roller beds Extensa gama Roller beds prestam assistencia na movimentação de contentores, tubos e outras peças de trabalho rotativo durante a soldagem, pintura, jateamento e montagem.por meio de um jogo de cama de rolos, peças

Leia mais

U.S.lnterLoc Matting, Inc.

U.S.lnterLoc Matting, Inc. U.S.lnterLoc Matting, Inc. WWW.DSINTERLOC.COM Sistemas de pisos modulares da US Interloc N6s fomecemos uma solucao eficaz para estradas temporarias, sites de petr6leo e gas, canteiros de obras e grandes

Leia mais

VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS (VANT) NA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS (VANT) NA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS (VANT) NA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Daniel Gomes Eng. Agrônomo, Dr., PqC do Polo Regional Leste Paulista/APTA daniel.gomes@apta.sp.gov.br Um Veículo Aéreo Não Tripulado

Leia mais

Dragão chinês e Urso russo cortam garras da Águia dos EUA

Dragão chinês e Urso russo cortam garras da Águia dos EUA Dragão chinês e Urso russo cortam garras da Águia dos EUA Os EUA colocaram no Japão 35.000 militares do Comando do Pacífico dos Estados Unidos (USPACOM, sigla inglesa) dois porta-aviões, cinco destroyres

Leia mais

A América está se preparando para a guerra com a Rússia?

A América está se preparando para a guerra com a Rússia? A América está se preparando para a guerra com a Rússia? Este é o momento em que um F-16 da Força Aérea dos EUA foi fotografado envolvido em um combate com um caça russo SU-27 Por Darren Boyle A Força

Leia mais

CHRIS JONES/CORBIS/LATINSTOCK. Capítulo 4 Meios de transporte e de comunicação

CHRIS JONES/CORBIS/LATINSTOCK. Capítulo 4 Meios de transporte e de comunicação CHRIS JONES/CORBIS/LATINSTOCK Capítulo 4 Meios de transporte e de comunicação Objetos fixos, fluxos e rede de transporte Do ponto de vista da circulação, o espaço geográfico é uma combinação de objetos

Leia mais

Máquinas Extruder Produtos

Máquinas Extruder Produtos NORDIMPIANTI P R O D U C T S APPLICATIONS T U R N K E Y S E R V I C E G L O B A L Máquinas Extruder Produtos Technology for the Precast and Prestressed Concrete Industry P R O D U C T S MÁQUINAS ETRUDER

Leia mais

Fornecimentos às Forças Armadas russas em 2015

Fornecimentos às Forças Armadas russas em 2015 Fornecimentos às Forças Armadas russas em 2015 De Tatiana Russakova, Gazeta Russa Veículos multifuncionais e armamento para tropas terrestres lideram aquisições. Investir em Defesa é investir no Brasil,

Leia mais

Aviões gigantes têm nove asas e transportam até 50 carros

Aviões gigantes têm nove asas e transportam até 50 carros Aviões gigantes têm nove asas e transportam até 50 carros Não importa se eles foram construídos para transportar grandes peças (como o Beluga) ou foram, simplesmente, produto de mentes megalomaníacas (como

Leia mais

Extrusora evo Máquinas Produtos

Extrusora evo Máquinas Produtos NORDIMPIANTI P R O D U C T S APPLICATIONS T U R N K E Y S E R V I C E G L O B A L Extrusora evo Máquinas Produtos Tecnologia para a indústria de concreto pré-fabricado e protendido MÁQUINAS EXTRUSORA evo

Leia mais

1: Manutenção da Dissuasão Nuclear 2: Contexto Político 3: Deterioração nuclear no século 21 4: Garantindo eficácia na Dissuasão 5: Determinações,

1: Manutenção da Dissuasão Nuclear 2: Contexto Político 3: Deterioração nuclear no século 21 4: Garantindo eficácia na Dissuasão 5: Determinações, 1: Manutenção da Dissuasão Nuclear 2: Contexto Político 3: Deterioração nuclear no século 21 4: Garantindo eficácia na Dissuasão 5: Determinações, Soluções e Custos 6: Aspectos Industriais 7: Decisões

Leia mais

M-1 ABRAMS PARA LUTA URBANA

M-1 ABRAMS PARA LUTA URBANA M-1 ABRAMS PARA LUTA URBANA O combate urbano nos conflitos modernos é uma realidade, embora ele não seja novo, hoje faz parte dos temores que tropas bem equipadas têm que enfrentar no seu dia a dia, com

Leia mais

Desmascarando o RQ-180 o maior e mais furtivo drone da Área 51

Desmascarando o RQ-180 o maior e mais furtivo drone da Área 51 Desmascarando o RQ-180 o maior e mais furtivo drone da Área 51 O drone que espionou bin Laden e as armas nucleares do Irã foi apenas o começo. Conheça o seu primo maior, mais furtivo e que ainda voa mais

Leia mais

FX-2 UMA NOVA ABORDAGEM

FX-2 UMA NOVA ABORDAGEM FX-2 UMA NOVA ABORDAGEM Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS), Membro do Centro de Pesquisas Estratégicas

Leia mais

Galeón Andalucía Réplica auntêntica de uma galeão espanhol do século XVII. de 20 a 22 de abril Doca de Alcântara Lisboa DOSSIER DE IMPRENSA

Galeón Andalucía Réplica auntêntica de uma galeão espanhol do século XVII. de 20 a 22 de abril Doca de Alcântara Lisboa DOSSIER DE IMPRENSA com a colaboração de: de 20 a 22 de abril Doca de Alcântara Lisboa Galeón Andalucía Réplica auntêntica de uma galeão espanhol do século XVII DOSSIER DE IMPRENSA O Galeão Espanhol O Galeão Andalucía é a

Leia mais

2 a prova de F 128 Diurno 19/05/2014

2 a prova de F 128 Diurno 19/05/2014 19/05/2014 Nome: RA: Turma: Esta prova contém 14 questões de múltipla escolha e 1 questão discursiva. Não esqueça de passar as respostas das questões de múltipla escolha para o cartão de respostas. Obs:

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 5 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/03

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Física 1 / Física XVIII Lista 04 (Movimento Bi e Tridimensional)

Universidade Federal Fluminense Física 1 / Física XVIII Lista 04 (Movimento Bi e Tridimensional) Universidade Federal Fluminense Física 1 / Física XVIII Lista 04 (Movimento Bi e Tridimensional) Questões: 1) No salto a distância, é importante a altura alcançada? Quais os fatores que determinam o alcance

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Ferimentos produzidos por Projéteis de Arma de Fogo (PAF) Capítulo 2 Incapacitação balística

Sumário Capítulo 1 Ferimentos produzidos por Projéteis de Arma de Fogo (PAF) Capítulo 2 Incapacitação balística Sumário Capítulo 1 Ferimentos produzidos por Projéteis de Arma de Fogo (PAF) 2. Aspectos gerais dos ferimentos de tiros 3. Lesões produzidas por projéteis expelidos por armas de fogo com cano de alma raiada

Leia mais

DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA VELOCIDADE DE UM PROJÉTIL UTILIZANDO UM PÊNDULO BALÍSTICO

DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA VELOCIDADE DE UM PROJÉTIL UTILIZANDO UM PÊNDULO BALÍSTICO DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA VELOCIDADE DE UM PROJÉTIL UTILIZANDO UM PÊNDULO BALÍSTICO Cezar Eduardo Pereira Picanço 1, Jane Rosa 2 RESUMO Este trabalho apresenta os resultados e procedimentos utilizados

Leia mais

Estudos de Defesa serão ofertados por instituições de ensino superior do País*

Estudos de Defesa serão ofertados por instituições de ensino superior do País* Estudos de Defesa serão ofertados por instituições de ensino superior do País* Em uma decisão histórica o Ministério da Educação resolveu incluir na grade curricular das universidades o tema de defesa

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Raciocínio Lógico e Matemático Técnico TCM/RJ 6ª fase. Sistema Métrico. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Raciocínio Lógico e Matemático Técnico TCM/RJ 6ª fase. Sistema Métrico. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Raciocínio Lógico e Matemático Técnico TCM/RJ 6ª fase Período 2010-2016 1) FCC Técnico Judiciário TRT 4ª Região (2011) Sabe-se que, num dado instante, a velocidade de um

Leia mais

TÍTULO: AÇOS PARA APLICAÇÃO EM CARROS FORTES CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA. SUBÁREA: Engenharias

TÍTULO: AÇOS PARA APLICAÇÃO EM CARROS FORTES CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA. SUBÁREA: Engenharias TÍTULO: AÇOS PARA APLICAÇÃO EM CARROS FORTES CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: Engenharias INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE ENIAC - ENIAC AUTOR(ES): CLEILTON SANTANA DOS SANTOS,

Leia mais

Ficha de trabalho 5 AMPLIAÇÃO

Ficha de trabalho 5 AMPLIAÇÃO Nome: N. o : Turma: Data: Ficha de trabalho 5 AMPLIAÇÃO 1. Uma pedra é lançada do ponto P com uma velocidade de 10 m s 1 numa direcção que forma um ângulo de 45º com a horizontal, atingindo o ponto Q conforme

Leia mais

AUDIÊNCIA DIRIGIDA MINUTA DO RBAC 90

AUDIÊNCIA DIRIGIDA MINUTA DO RBAC 90 90.0AM Aplicabilidade SUBPARTE AM RBAC 90 ARMAS E MUNIÇÕES EMBARCADAS (a) Esta seção estabelece os requisitos aplicáveis aos órgãos e entes da Administração Pública que, em razão de suas atribuições legais

Leia mais

PENSANDO NO FUTURO: DASSAULT RAFALE MELHOR PARA O BRASIL

PENSANDO NO FUTURO: DASSAULT RAFALE MELHOR PARA O BRASIL PENSANDO NO FUTURO: DASSAULT RAFALE MELHOR PARA O BRASIL O Brasil vive um período de sua história que a maioria dos brasileiros não tinha visto até agora. A economia está crescendo, a sua base industrial

Leia mais

Exército recebe míssil RBS 70 MK2 da SAAB

Exército recebe míssil RBS 70 MK2 da SAAB Exército recebe míssil RBS 70 MK2 da SAAB Exército recebe oficialmente míssil RBS 70 da SAAB Por Roberto Caiafa Criado para recuperar a capacidade do Sistema Operacional Defesa Antiaérea a Baixa Altura

Leia mais

Recolha de Lixo KO

Recolha de Lixo KO Recolha de Lixo KO45011 Principais benefícios: Simplicidade e confiabilidade na operação e manutenção; Contentores abertos, removíveis e grande capacidade volumétrica; Possibilidade de recolha de todos

Leia mais

Importante: i. As cinco páginas seguintes contém

Importante: i. As cinco páginas seguintes contém Lista 2: Cinemática Bi e Tridimensional NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. As cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues. ii. Ler os enunciados com atenção.

Leia mais