1: Manutenção da Dissuasão Nuclear 2: Contexto Político 3: Deterioração nuclear no século 21 4: Garantindo eficácia na Dissuasão 5: Determinações,

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1: Manutenção da Dissuasão Nuclear 2: Contexto Político 3: Deterioração nuclear no século 21 4: Garantindo eficácia na Dissuasão 5: Determinações,"

Transcrição

1

2 1: Manutenção da Dissuasão Nuclear 2: Contexto Político 3: Deterioração nuclear no século 21 4: Garantindo eficácia na Dissuasão 5: Determinações, Soluções e Custos 6: Aspectos Industriais 7: Decisões Futuras

3 Riscos e ameaças Contexto da Guerra Fria e mundo bipolarizado - falta de capacidade dos EUA em proteger membros da OTAN contra a URSS e o Pacto de Varsóvia; Futuro incerto; ao Reino Unido Proliferação; Terrorismo; Alta tecnologia e desenvolvimento.

4 UK deve manter armas nucleares? Argumentos Contrários 1. A maior ameaça ao Reino Unido é o terrorismo, contra quem armas nucleares são inúteis. 2. É hipocrisia do Reino Unido afirmar que mantém armas nucleares para deter Estados que não reconhece como nuclear. 3. Se o Reino Unido diminuísse seu arsenal, isso encorajaria outros a fazerem o mesmo. 4. O investimento para manter armas nucleares deveria ser revertido para armas convencionais.

5 UK deve manter armas nucleares? Respostas 1. Armas nucleares são feitas para combater um tipo específico de inimigo (países não aliados que estão desenvolvendo suas forças nucleares). Ainda assim, achamos válido manter a atividade nuclear caso algum grupo terrorista consiga armas nucleares de algum país desse escopo. 2. Países como Irã e Coreia do Norte assinaram o NPT, admitindo, assim, que estão reunindo esforços para garantir esse tipo de tecnologia bélica. 3. Enquanto não houver um esforço multilateral para que isso ocorra, o UK não pode fazer isso sozinho. (lembrando que ninguém está respeitando o NPT) 4. O montante investido em armas convencionais não será retirado, mas só poderemos deter outras forças nucleares com armamento de mesmo nível.

6 9. Podemos manter essas forças nucleares inativas e usá-las apenas quando necessário. UK deve manter armas nucleares? Argumentos Contrários 5. O Reino unido só mantém forças nucleares para se manter no Conselho de Segurança da ONU. 6. O Reino Unido não precisa de armas nucleares, pois pode se considerar protegido pelos EUA. 7. Substituir o Trident é ilegal. 8. Mísseis balísticos podem perfeitamente substituir as armas nucleares.

7 9. Abandonar o programa nuclear pode ser uma ação difícil de se reverter em uma situação conflituosa, econômica e politicamente. Devemos mantê-lo por precaução. UK deve manter armas nucleares? Respostas 5. O UK mantém armas nucleares por motivo de segurança, não de status. 6. Nós devemos ser mais cuidadosos quanto ao grau de comprometimento dos EUA com a segurança da Europa, e providenciar nossos meios de proteger os nossos interesses e dos aliados da OTAN. 7. Manter uma capacidade mínima nuclear é totalmente consistente com os nossos deveres legais internacionais. 8. Mísseis balísticos são capazes de defender apenas ataques convencionais, portanto, devem ser usados como complementares às armas nucleares.

8 Dissuasão nuclear do Reino Unido Contexto Político Reduziu 75% do arsenal nuclear desde a Guerra Fria; Mantém menos de 1% do arsenal nuclear internacional de armas; Incentivo ao desarmamento nuclear dos países e descarte seguro de material; Não há um prazo dado pelo NPT para o desarmamento nuclear dos países.

9

10 P&D nuclear das outras potências Aliados e rivais Estados Unidos, Rússia e França - processo de redução dos armamentos existentes e mantenimento de parte dos estoques; China - alto investimento em seu projeto nuclear; Índia, Paquistão e Coreia do Norte - investimento em projetos e testes nucleares que apresentam, de alguma forma, risco ao Reino Unido; Israel - acredita-se que é uma nação que tenha armamento nuclear; Todos, no entanto, mantêm esforços à modernização de seu arsenal.

11 O futuro da dissuasão nuclear do Reino Unido Declaração de Tony Blair Motivos para manter (e incrementar) arsenal nuclear britânico Países não aliados ao Reino Unido mantêm arsenal pesado em constante P&D. Não há um acordo multilateral de desarmamento nuclear em vista, então o Reino Unido mantém seu arsenal como medida protetiva aos interesses vitais da nação. O desarmamento nuclear não vai impedir ataques de países e grupos ameaçadores ao Reino Unido, como Irã e Coreia do Norte. O Reino Unido mantém seus Trident D5, mas com um corte adicional de 20% no seu arsenal de ogivas, caindo para 160.

12 Motivos que sustentam a dissuasão nuclear britânica Justificativas britânicas 1. Proteção contra um possível ataque nuclear; 2. Apenas uma quantidade mínima necessária de poder destrutivo será mantida para alcançar os objetivos da nação; 3. Manter ambiguidade sobre quando, como e em qual escala contemplará o uso nuclear; 4. Apoio à segurança coletiva prevista pela OTAN na área Euro-Atlântica; 5. Um centro nuclear independente para a tomada de decisões melhora o efeito de dissuasão das forças nucleares aliadas.

13 O futuro da dissuasão nuclear do Reino Unido Próximos passos Diminuir o arsenal pode influenciar outros países a fazer o mesmo; Manter arsenal nuclear pela segurança nacional e também dos aliados; Renovar o arsenal com nova frota de submarinos; Novas tecnologias e novos designs, com maior tempo de vida útil; Trabalhar no programa estadunidense de extensão da vida útil do míssil Trident D5; Escolha por submarinos pelo custo-benefício; Trabalhar multilateralmente para conter a proliferação nuclear.

14 Garantindo eficácia na dissuasão Elementos principais Invulnerabilidade e prontidão (contra-ataque); Alcance (para se prevenir contra ataques de qualquer parte do globo); Independência (principalmente dos interesses dos EUA); Escala (pouca munição, ampla cobertura).

15 Sistema independente da ação dos Estados Unidos Soberania do Reino Unido na utilização e tomada de decisão; Autoridade do Primeiro Ministro, ainda que preste ajuda à OTAN; Códigos e equipamentos próprios do Reino Unido; Comando e controle independentes; Não há necessidade de uso de GPS tanto para os submarinos Vanguard-class quanto para o míssil Trident D5; Opção de participar de um possível programa americano de P&D para um sucessor para o Trident D5.

16 Opções de programas para desenvolvimento Análise de custo-benefício bi ( ), sendo: Start bilhões; Submarinos bilhões; Ogiva bilhões; Infraestrutura bilhões; Custos Adicionais milhões;

17

18 Míssil Balístico várias ogivas Trident D5 alcance: 12 mil km 10x veloc. do som Cruise única ogiva difícil de interceptar alcance: 2-3 mil km sub sônico mais fácil de interceptar (vôo baixo)

19 Trident D5 Míssil balístico nuclear intercontinental de longo alcance; Quase 3 mega toneladas e meia de força destrutiva; 250 vezes a força da explosão de Hiroshima; 8 ogivas auto-guiadas que não dependem de satélites. Trident D5

20 Histórico de P&D no arsenal Trident D5 e Vanguard anos 26 anos 2024 Desenvolvimento Vanguard-class Lançamento Vanguard com Trident D5 Fim da vida útil do Vanguard 1º 2º Astute-class Ponto crítico

21 O futuro da dissuasão nuclear do Reino Unido Trident D5 e Vanguard Novos mísseis balísticos com maior vida útil Nova classe de submarinos: Arsenal Participar do programa Ohio dos EUA Garantir frota e mísseis para até 2040 Único sistema nuclear (aquático) Atomic Weapons Establishment (AWE)

22 Aspectos Industriais das decisões tomadas Principais Características Complexidade em termos de produção e engenharia. Tentativa de diminuição dos custos pela importação de subsistemas de outros países. Dificuldades na realocação de equipamentos, cuidado com materiais, descarte de combustível Máximo de produção no território nacional

23 Sistema de manutenção nuclear Desde o período da Guerra Fria, as armas nucleares têm sido usadas apenas como potencial de defesa, nunca de ataque. Principais Características Amplo potencial de ataque: poucas armas > alto poder de destruição arsenal qualitativo > quantitativo Mantém arsenal e P&D por precaução

24 Esforços do Reino Unido para a Não-Proliferação Tratados, acordos e iniciativas das quais o Reino Unido é membro Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA); Irã e AIEA; Middle East WMD Free Zone; UNSCR 1540; Líbia e AQ Khan; Iniciativa de Segurança Contra a Proliferação (PSI); Export Control Regimes;

25 Atributos chave para garantir a segurança Funcionamento independente de qualquer possível agressão; Sistema invulnerável e indetectável; Garantindo uma dissuasão efetiva Capacidade de deter ameaças em qualquer lugar do mundo.

26 Sabendo da importância do poder militar de um país perante as demais potências mundiais, como definir se é certo ou errado a decisão de restauração do armamento nuclear? PRÓS CONTRAS Garantia de opções disponíveis para defesa e dissuasão; Surgimento ou o ressurgimento de ameaças imprevisível; Manutenção e modernização de equipamentos; Razões éticas; Não há necessidade de medidas significativas agora; Impactos Ambientais; Gasto para a incerteza;

27 God save the Queen

A A s s i n a t u r a d o N o v o Tr a t a d o R u s s o a m e r i c a n o : u m A c o n t e c i m e n t o H i s t ó r i c o

A A s s i n a t u r a d o N o v o Tr a t a d o R u s s o a m e r i c a n o : u m A c o n t e c i m e n t o H i s t ó r i c o A A s s i n a t u r a d o N o v o Tr a t a d o R u s s o a m e r i c a n o : u m A c o n t e c i m e n t o H i s t ó r i c o Pavel Petrovsky Embaixador da Rússia em Portugal 2010 N.º 126 5.ª Série pp.

Leia mais

AULA CHINA. Programas e Doutrinas Nucleares. Flávio Rocha de Oliveira UFABC Energia Nuclear e Relações Internacionais

AULA CHINA. Programas e Doutrinas Nucleares. Flávio Rocha de Oliveira UFABC Energia Nuclear e Relações Internacionais AULA CHINA Programas e Doutrinas Nucleares Flávio Rocha de Oliveira UFABC Energia Nuclear e Relações Internacionais Geopolítica a Situação Mundial Fim da II Guerra Guerra Civil PC Chinês e Kuomitang Guerra

Leia mais

REDUÇÃO DE ARSENAIS NUCLEARES: UM DILEMA RUSSO-NORTE-AMERICANO

REDUÇÃO DE ARSENAIS NUCLEARES: UM DILEMA RUSSO-NORTE-AMERICANO 2009/06/14 REDUÇÃO DE ARSENAIS NUCLEARES: UM DILEMA RUSSO-NORTE-AMERICANO Marcelo Rech[1](Brasil) Em Julho, os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Rússia, Dmitri Medvedev, se reúnem em Moscou

Leia mais

Análise A quarta Batalha do Atlântico 1. Por Vice-Admiral James Foggo III e Alan Fritz

Análise A quarta Batalha do Atlântico 1. Por Vice-Admiral James Foggo III e Alan Fritz Análise A quarta Batalha do Atlântico 1 Por Vice-Admiral James Foggo III e Alan Fritz Com mais atividade de submarinos russos do que vimos desde os dias da Guerra Fria, uma melhor postura da força europeia,

Leia mais

PROLIFERAÇÃO NUCLEAR NORTE COREANA E RISCO POLÍTICO PROF. OSWALDO DEHON R. REIS IBMEC RELAÇÕES INTERNACIONAIS

PROLIFERAÇÃO NUCLEAR NORTE COREANA E RISCO POLÍTICO PROF. OSWALDO DEHON R. REIS IBMEC RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROLIFERAÇÃO NUCLEAR NORTE COREANA E RISCO POLÍTICO PROF. OSWALDO DEHON R. REIS IBMEC RELAÇÕES INTERNACIONAIS Programa Nuclear Norte Coreano Início dos anos 50: cooperação com USSR 1956: treinamento de

Leia mais

CONFLITOS E TENSÕES ATUAIS

CONFLITOS E TENSÕES ATUAIS CONFLITOS E TENSÕES ATUAIS GUERRA DA COREIA 1950/53 ANTECEDENTES DO CONFLITO Coreia do Norte Novo sócio do clube atômico Em 2002, o presidente do Estados Unidos, George W Bush, afirmou que a Coreia

Leia mais

USAF planeja um novo bombardeiro de bilhões de dólares

USAF planeja um novo bombardeiro de bilhões de dólares USAF planeja um novo bombardeiro de bilhões de dólares B-2 Spirit Quase ninguém acredita que os EUA podem construir um bombardeiro acessível. As Forças Aéreas estão planejando um projeto de bilhões de

Leia mais

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Ásia. Prof. Marcelo Saraiva

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Ásia. Prof. Marcelo Saraiva ATUALIDADES Atualidades 2017 Conflito s do Mundo Contemporâneo Ásia Prof. Marcelo Saraiva Ásia Afeganistão A invasão do Afeganistão pelos Estados Unidos ocorreu após os ataques de 11 de setembro no final

Leia mais

Coréia do Norte: o anúncio da posse de armas nucleares no contexto do fenômeno da proliferação de armas de destruição em massa.

Coréia do Norte: o anúncio da posse de armas nucleares no contexto do fenômeno da proliferação de armas de destruição em massa. Coréia do Norte: o anúncio da posse de armas nucleares no contexto do fenômeno da proliferação de armas de destruição em massa Análise Segurança Layla Dawood 24 de fevereiro de 2005 Coréia do Norte: o

Leia mais

GUERRA FRIA. Professor Daniel Fonseca

GUERRA FRIA. Professor Daniel Fonseca GUERRA FRIA Professor Daniel Fonseca O que é, afinal, a Guerra Fria O conceito de Guerra Fria vem de algo sem conflito direto, o que seria uma guerra quente como foi a II Guerra. Sendo assim, a Guerra

Leia mais

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A:

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A: A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A: Capitalismo U.R.S.S: Socialismo Antecedentes Panorama geopolítico (2ª Guerra Mundial); Choque entre as potências europeias (Inglaterra, França, Alemanha); Formação de

Leia mais

Nova Doutrina Militar da Rússia

Nova Doutrina Militar da Rússia Pavel F. Petrovskiy Embaixador da Rússia em Portugal Resumo Este artigo visa esclarecer alguns pontos-chave constantes na nova doutrina militar da Federação da Rússia, aprovada por Decreto-Lei de 5 de

Leia mais

Evolução do capitalismo

Evolução do capitalismo Evolução do capitalismo EVOLUÇÃO DO CAPITALISMO Prof. JÚLIO CÉSAR GABRIEL http://br.groups.yahoo.com/group/atualidadesconcursos Modo de produção Maneira como o seres humanos se organizam para produzirem

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA AULA. Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA AULA. Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX Habilidade: Analisar a interferência na organização dos territórios a partir das guerras mundiais. Geopolítica e Território A Europa foi cenário

Leia mais

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO O MUNDO DIVIDIDO P. 23 Existem vários critérios para regionalizar um território. Critério ideológico:

Leia mais

Por que Kim Jong-un decidiu agora suspender os testes nucleares da Coreia do Norte?

Por que Kim Jong-un decidiu agora suspender os testes nucleares da Coreia do Norte? Por que Kim Jong-un decidiu agora suspender os testes nucleares da Coreia do Norte? Por Ankit Panda* O anúncio feito pelo líder norte-coreano Kim Jongun de que vai suspender os testes nucleares pode, à

Leia mais

AVANÇOS EM TECNOLOGIA: - Investimentos crescentes em P&D - Aumento da capacidade não-letal e maior precisão das armas - Custos crescentes dos equipamentos - Automação e robotização - Atuação em rede x

Leia mais

CHINA S NUCLEAR FORCES

CHINA S NUCLEAR FORCES CHINA S NUCLEAR FORCES AND WEAPONS OF MASS DESTRUCTION Anthony H. Cordesman Bruna Gaudencio Guimarães Clara Lins Gomes Fernanda Navarro Maria Victória Martins Estratégia nuclear militar chinesa - antes

Leia mais

TRATADO DE NÃO-PROLIFERAÇÃO 50 ANOS UMA HISTÓRIA, DOIS MATIZES CONTRADITÓRIOS

TRATADO DE NÃO-PROLIFERAÇÃO 50 ANOS UMA HISTÓRIA, DOIS MATIZES CONTRADITÓRIOS TRATADO DE NÃO-PROLIFERAÇÃO 50 ANOS UMA HISTÓRIA, DOIS MATIZES CONTRADITÓRIOS DESCONSTRUINDO UM MITO É fisicamente IMPOSSÍVEL uma usina nuclear dar origem a uma explosão nuclear similar a de uma arma nuclear

Leia mais

Guerra Fria ( )

Guerra Fria ( ) Guerra Fria (1946-1991) Guerra improvável, paz impossível Conflito político, Ideológico (cultural), Militar Indireto entre EUA e URSS Início Churchill, Truman e Stalin (1945) - A Conferência de Potsdam

Leia mais

Professor João Paulo Bandeira

Professor João Paulo Bandeira Professor João Paulo Bandeira A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. A

Leia mais

Desarmamento e Não- Proliferação

Desarmamento e Não- Proliferação Desarmamento e Não- Proliferação Profº Marcelo Câmara Prof. Marcelo Câmara Introdução Jus in bello ( direito na guerra /direito internacional humanitário) e jus ad bellum (direito à guerra, regulação do

Leia mais

02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL?

02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL? 02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL? O que foi a Guerra Fria Disputa pelo poder em escala global Estados Unidos (capitalista) x União Soviética (socialista) Sem conflito armado direto guerra econômica, diplomática

Leia mais

Guerra nuclear: até onde poderia o Mundo ser afetado?

Guerra nuclear: até onde poderia o Mundo ser afetado? Guerra nuclear: até onde poderia o Mundo ser afetado? Date : 11 de Agosto de 2017 O Mundo está a assistir a uma verdadeira "Guerra Fria" do século XXI entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos da América,

Leia mais

2ª Guerra Mundial

2ª Guerra Mundial 2ª Guerra Mundial 1939-1945 http://historiaonline.com.br Antecedentes da Guerra Política de apaziguamento: LIGA DAS NAÇÕES Tolerância excessiva em relação às violações do Tratado de Versalhes e Saint Germain.

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia Atividades de Recuperação Paralela de Geografia 8º ano Ensino Fundamental II Leia as orientações de estudos antes de responder as questões Comece revisando a aula através dos apontamentos relembrando,

Leia mais

Dissuasão Nuclear, Não-Proliferação e Desarmamento

Dissuasão Nuclear, Não-Proliferação e Desarmamento Dissuasão Nuclear, Não-Proliferação e Desarmamento Marco Cepik (18/10/2017) No dia 13 de outubro de 2017, o presidente Donald Trump dos Estados Unidos anunciou sua decisão de retirar a certificação do

Leia mais

ORDEM GEOPOLÍTICA E ECONÔMICA: DO PÓS-GUERRA AOS DIAS ATUAIS.

ORDEM GEOPOLÍTICA E ECONÔMICA: DO PÓS-GUERRA AOS DIAS ATUAIS. ORDEM GEOPOLÍTICA E ECONÔMICA: DO PÓS-GUERRA AOS DIAS ATUAIS. Guerra Fria Entre as décadas de 50 e 60 o mundo temia uma guerra nuclear entre a URSS e os EUA. Apesar da rivalidade entre as potências, elas

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO Parlamento Europeu 2014-2019 Documento de sessão B8-1130/2016 19.10.2016 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência de uma declaração da Vice-Presidente da Comissão/Alta Representante da União para

Leia mais

Luciano Coutinho Presidente

Luciano Coutinho Presidente Panorama e Oportunidades da Indústria de Defesa no Brasil Seminário: As oportunidades da indústria de defesa e a segurança para o Brasil e a região do ABC São Bernardo do Campo, 20 de outubro de 2011 Luciano

Leia mais

O SONHO DO DESARMAMENTO NUCLEAR E A PRÓXIMA REVISÃO DO TRATADO DE NÃO PROLIFERAÇÃO

O SONHO DO DESARMAMENTO NUCLEAR E A PRÓXIMA REVISÃO DO TRATADO DE NÃO PROLIFERAÇÃO 2010/03/29 O SONHO DO DESARMAMENTO NUCLEAR E A PRÓXIMA REVISÃO DO TRATADO DE NÃO PROLIFERAÇÃO Faz cinco anos no próximo dia três de Maio sobre o início do último processo de revisão do Tratado de Não Proliferação

Leia mais

VI Semana da Engenharia Nuclear - UFRJ

VI Semana da Engenharia Nuclear - UFRJ VI Semana da Engenharia Nuclear - UFRJ Painel 5: Salvaguardas e Não Proliferação Nuclear Orpet J. M. Peixoto mail: orpet@uol.com.br orpet.peixoto@afconsult.com Salvaguardas e não-proliferação VI Semana

Leia mais

Nuclear: Orpet J. M. Peixoto mail: AGENCIA BRASILEIRO ARGENTINA DE CONTABILIDADE e CONTROLE DE MATERIAIS NUCLEARES ABACC

Nuclear: Orpet J. M. Peixoto mail: AGENCIA BRASILEIRO ARGENTINA DE CONTABILIDADE e CONTROLE DE MATERIAIS NUCLEARES ABACC Ciclo do Combustível Nuclear: Desenvolvimento e Proliferação Orpet J. M. Peixoto mail: orpet@abacc.org.br AGENCIA BRASILEIRO ARGENTINA DE CONTABILIDADE e CONTROLE DE MATERIAIS NUCLEARES ABACC 1 Introdução

Leia mais

O que seria da defesa europeia sem os EUA?

O que seria da defesa europeia sem os EUA? O que seria da defesa europeia sem os EUA? Por Teri Schultz Sem o apoio de Washington e seu poder de dissuasão nuclear, Rússia poderia alterar equilíbrio de poder na Europa, afirmam especialistas. Merkel

Leia mais

- Antecedentes/causas (década de 1930):. Novas discussões sobre o IMPERIALISMO. Fortalecimento de regimes totalitários nazifascistas.

- Antecedentes/causas (década de 1930):. Novas discussões sobre o IMPERIALISMO. Fortalecimento de regimes totalitários nazifascistas. A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( 1939-1945) - Antecedentes/causas (década de 1930):. Novas discussões sobre o IMPERIALISMO. Fortalecimento de regimes totalitários nazifascistas. Invasão da CHINA (1931 - Manchúria)

Leia mais

Atualidades. Terrorismo - Atualização. Prof. BOTELHO

Atualidades. Terrorismo - Atualização. Prof. BOTELHO Atualidades Terrorismo - Atualização Estado Islâmico EI queimou vivo o piloto jordaniano em represália, Jordânia enforcou dois jihadistas iraquianos, incluindo a mulher-bomba Jordânia fez ataque aéreo

Leia mais

Intervenção. Sessão de Abertura do Seminário. Ameaças Assimétricas e Planeamento Estratégico. Senhor Ministro da Ciência, Tecnologia, Ensino

Intervenção. Sessão de Abertura do Seminário. Ameaças Assimétricas e Planeamento Estratégico. Senhor Ministro da Ciência, Tecnologia, Ensino Intervenção Sessão de Abertura do Seminário Ameaças Assimétricas e Planeamento Estratégico Reitoria da NOVA, 12 de dezembro de 2017 Senhor Ministro da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior, Excelência,

Leia mais

INFOGRÁFICOS INFOGRÁFICOS: ARMAS & DIREITOS HUMANOS. Curadoria de Daniel Mack Ilustrações de Cassiano Pinheiro

INFOGRÁFICOS INFOGRÁFICOS: ARMAS & DIREITOS HUMANOS. Curadoria de Daniel Mack Ilustrações de Cassiano Pinheiro INFOGRÁFICOS INFOGRÁFICOS: ARMAS & DIREITOS HUMANOS Curadoria de Daniel Mack Ilustrações de Cassiano Pinheiro 153 ARMAS E DIREITOS HUMANOS AS ARMAS THE WEAPONS ARMAS CONVENCIONAIS pequenas leves Veículo

Leia mais

Prof. Emerson Alves. Geografia 8ª Ano

Prof. Emerson Alves. Geografia 8ª Ano Prof. Emerson Alves Geografia 8ª Ano Geopolítica do Mundo Contemporâneo De Uma Ordem Bipolar à Nova Ordem Mundial 1. Antecedentes à ordem bipolar Crise européia e ascensão dos EUA e da URSS acirramento

Leia mais

RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA

RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA CARACTERÍSTICAS GERAIS A Rússia é o maior país do mundo (+17 milhões km²) Grande parte do território predomina o clima temperado continental (estações bem definidas e invernos

Leia mais

A HEGEMONIA NORTE-AMERICANA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

A HEGEMONIA NORTE-AMERICANA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO 2008/12/19 A HEGEMONIA NORTE-AMERICANA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO (Brasil) Após o colapso da então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) nos anos 90 do século passado, os Estados Unidos transformaram-se

Leia mais

Aula 15 - China e Coreia do Norte

Aula 15 - China e Coreia do Norte Aula 15 - China e Coreia do Norte China e Coreia do Norte Principais temas e relações Japão Vietnã Coreia do Norte Programa Nuclear Apoio Aliança CHINA Disputa por ilhas Petróleo Gás Pesca Filipinas Brunei

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO Parlamento Europeu 2014-2019 Documento de sessão B8-0131/2019 12.2.2019 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência de uma declaração da Vice-Presidente da Comissão / Alta Representante da União para

Leia mais

A ANTIGA ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR

A ANTIGA ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR A Nova Ordem Geopolítica Mundial A ANTIGA ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR Propriedade privada; Lucros destinados aos proprietários das empresas; Salários definidos pelos proprietários das empresas e pelo mercado;

Leia mais

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria.

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. 1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. O texto diz: Duas infâncias. Na URSS (parte superior) crianças são

Leia mais

GUERRA FRIA: INTRODUÇÃO E CONTEXTO

GUERRA FRIA: INTRODUÇÃO E CONTEXTO GUERRA FRIA GUERRA FRIA: INTRODUÇÃO E CONTEXTO Com o final da Segunda Guerra Mundial a Europa estava destruída pelos conflitos da guerra, todos os países estavam com a economia fragilizada, e isso facilitou

Leia mais

História. Guerra Fria. Professor Cássio Albernaz.

História. Guerra Fria. Professor Cássio Albernaz. História Guerra Fria Professor Cássio Albernaz www.acasadoconcurseiro.com.br História GUERRA FRIA Introdução - o que foi e definição A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os

Leia mais

Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança

Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança A Indústria Nacional de Defesa e Segurança Armando Lemos Diretor Técnico 5 de novembro de 2013 Roteiro 1. Cenário 2. ABIMDE 3. A

Leia mais

MISSÕES DAS FORÇAS ARMADAS

MISSÕES DAS FORÇAS ARMADAS S. R. MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL CONSELHO DE CHEFES DE ESTADO-MAIOR MISSÕES DAS FORÇAS ARMADAS Aprovado em CSDN de 30 de julho de 2014. ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. MISSÕES a. Segurança e defesa do território

Leia mais

Conselho de Segurança das Nações Unidas. A questão nuclear do Irã. O Conselho de Segurança é o órgão da ONU responsável

Conselho de Segurança das Nações Unidas. A questão nuclear do Irã. O Conselho de Segurança é o órgão da ONU responsável Conselho de Segurança das Nações Unidas A questão nuclear do Irã 1. Sobre o Comitê: O Conselho de Segurança é o órgão da ONU responsável pela manutenção da paz e da segurança internacionais. Cabe aos países

Leia mais

Programa ASTROS 2020 incrementa artilharia do Exército Brasileiro 1

Programa ASTROS 2020 incrementa artilharia do Exército Brasileiro 1 Programa ASTROS 2020 incrementa artilharia do Exército Brasileiro 1 O Brasil avança na construção de um núcleo da artilharia e no desenvolvimento de tecnologias de armas de defesa dominadas por apenas

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO Parlamento Europeu 2014-2019 Documento de sessão B8-1132/2016 19.10.2016 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência de uma declaração da Vice-Presidente da Comissão / Alta Representante da União para

Leia mais

Ordem Mundial Prof. Rodrigo Carvalho Lucas de Freitas

Ordem Mundial Prof. Rodrigo Carvalho Lucas de Freitas 1 Ordem Mundial Prof. Rodrigo Carvalho Lucas de Freitas N o início do século XXI é possível perceber uma série de mudanças na política e economia mundiais que só podem ser compreendidas se estudadas as

Leia mais

Analisando a Segurança Global

Analisando a Segurança Global Analisando a Segurança Global Prof. Dr. Marco Cepik UFRGS Agradeço aos assistentes de Pesquisa Laura Quaglia, Pedro Txai Brancher e Frederico Licks Bertol, bem como a Aline Hellmann e a toda a equipe de

Leia mais

O papel do Direito Internacional Humanitário frente aos cenários de conflitos armados no século XXI. Professor Sérgio Tavares

O papel do Direito Internacional Humanitário frente aos cenários de conflitos armados no século XXI. Professor Sérgio Tavares O papel do Direito Internacional Humanitário frente aos cenários de conflitos armados no século XXI Professor Sérgio Tavares Noções Introdutórias sobre o Direito Internacional Humanitário(DIH) - Conceito.

Leia mais

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS 1 O mundo multipolar e as guerras mundiais do século XX Entre meados do século XIX e o final da Segunda Guerra

Leia mais

Recuperação de Geografia. Roteiro 8 ano

Recuperação de Geografia. Roteiro 8 ano Recuperação de Geografia Dicas: Roteiro 8 ano Comece revisando a aula através dos apontamentos relembrando, passando a limpo, fazendo leitura do assunto no módulo, no livro e principalmente resolvendo

Leia mais

A Globalização e a Nova Ordem Mundial. A Geografia Levada a Sério

A Globalização e a Nova Ordem Mundial.   A Geografia Levada a Sério A Quais são as modificações ocorridas no cenário mundial com a Nova Ordem imposta no final do século XX? Será uma Nova Ordem ou desordem? Características da nova ordem mundial As alianças entre nações

Leia mais

PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL. Aula 19 Segunda Guerra Mundial

PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL. Aula 19 Segunda Guerra Mundial PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL Aula 19 Segunda Guerra Mundial A Europa pré-1939 (I) 2 Caracterização 1939 a 1945. 35 milhões de mortos. 190 milhões de feridos (em números aproximados) O Eixo: ALE,

Leia mais

OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE IEA/USP

OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE IEA/USP OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE IEA/USP 19 de setembro de 2011 Programa Nacional de Integração Estado-Empresa na Área de Bens Sensíveis O Papel da Inteligência de Estado Of. Int. Helton Miranda

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA II GUERRA MUNDIAL

IDADE CONTEMPORÂNEA II GUERRA MUNDIAL Os custos de um guerra são muito altos, não só econômicos,, mas humanos e psicológicos. O poder de destruição do homem é muito maior que o de construção. Primeira Guerra Mundial Quando: de 1914 a 1918

Leia mais

COMO SAIRÁ A COREIA DO NORTE DA HUMILHAÇÃO POR QUE PASSOU?

COMO SAIRÁ A COREIA DO NORTE DA HUMILHAÇÃO POR QUE PASSOU? 2012/04/15 COMO SAIRÁ A COREIA DO NORTE DA HUMILHAÇÃO POR QUE PASSOU? As expectativas de melhoria do relacionamento entre os EUA e a Coreia do Norte, na sequência do acordo que assinaram a 29 de fevereiro,

Leia mais

ENTREVISTA José Luís Fiori Atlântico Sul: militarismo revisitado

ENTREVISTA José Luís Fiori Atlântico Sul: militarismo revisitado ENTREVISTA José Luís Fiori Atlântico Sul: militarismo revisitado Nem todos sabem. Mas, nas barbas do litoral brasileiro, há uma rotina complexa de bases e exercícios militares empreendidos pelas forças

Leia mais

FEDERICO BORDAS MARTÍNEZ IV SEMINARIO ON LINE SOBRE DIREITO INTERNACIONAL DOS CONFLITOS ARMADOS DA ASSOCIAÇÃO DE COLÉGIOS DE DEFESA IBERO-AMERICANOS

FEDERICO BORDAS MARTÍNEZ IV SEMINARIO ON LINE SOBRE DIREITO INTERNACIONAL DOS CONFLITOS ARMADOS DA ASSOCIAÇÃO DE COLÉGIOS DE DEFESA IBERO-AMERICANOS IV SEMINARIO ON LINE SOBRE DIREITO INTERNACIONAL DOS CONFLITOS ARMADOS DA ASSOCIAÇÃO DE COLÉGIOS DE DEFESA IBERO-AMERICANOS Limitacões do emprego de meios e métodos de combate. Convenção sobre armas convencionais

Leia mais

OPANAL. Declaração dos Estados-Membros da Agência para a Proscrição das Armas Nucleares na América Latina e no Caribe OPANAL

OPANAL. Declaração dos Estados-Membros da Agência para a Proscrição das Armas Nucleares na América Latina e no Caribe OPANAL OPANAL Agência para a Proscrição das Armas Nucleares na América Latina e no Caribe Original: espanhol/ inglês/ português Declaração dos Estados-Membros da Agência para a Proscrição das Armas Nucleares

Leia mais

BRI 010 Regimes e OIs

BRI 010 Regimes e OIs BRI 010 Regimes e OIs Regimes Internacionais e Segurança e a OTAN Janina Onuki IRI/USP janonuki@usp.br 9 de maio de 2014 Segurança Internacional Estudos na área de segurança: Segurança internacional Defesa

Leia mais

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Primeira Guerra Mundial 1914-1918 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918) Soldados franceses Causas contexto Imperialismo e PAZ ARMADA Neocolonialismo. ALEMANHA X INGLATERRA MERCADO CONSUMIDOR FORMAÇÃO DOS

Leia mais

2ª Guerra Mundial e Fascismos

2ª Guerra Mundial e Fascismos 2ª Guerra Mundial e Fascismos 2ª Guerra Mundial e Fascismos 1. No cartaz de propaganda nortebraços simbolizam países que se aliaram na Segunda Guerra Mundial contra as forças do Eixo. a) Identifique TRÊS

Leia mais

PROCESSO SELETIVO NOVO CURSO 2013/2

PROCESSO SELETIVO NOVO CURSO 2013/2 ª Questão A Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) foi criada em e atualmente engloba sete municípios: Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória. Quase 0% dos três milhões

Leia mais

Ministro da Defesa participa da Operação Amazônia*

Ministro da Defesa participa da Operação Amazônia* Ministro da Defesa participa da Operação Amazônia* Brasília, 14/10/2016 O ministro da Defesa, Raul Jungmann, participa, nos dias 15 e 16 de outubro, da Operação Amazônia, em Iranduba (AM), a 40 Km de distância

Leia mais

Reflexões acerca da ONU e do CS-ONU. Entendimento do Sistema Internacional

Reflexões acerca da ONU e do CS-ONU. Entendimento do Sistema Internacional Reflexões acerca da ONU e do CS-ONU Entendimento do Sistema Internacional Abordagens Realismo ESTADO DE NATUREZA CONTRATO SOCIAL ESTADO POLÍTICO ASSIM: Homens: Iguais entre si Guerra de todos contra todos

Leia mais

China adverte 2 navios de guerra americanos no mar da China Meridional 1

China adverte 2 navios de guerra americanos no mar da China Meridional 1 China adverte 2 navios de guerra americanos no mar da China Meridional 1 Marinheiros da Marinha dos EUA a bordo do Antietam, um cruzador de mísseis guiados no Mar das Filipinas, em março. Foto Sarah Myers/Marinha

Leia mais

Módulo 6 Setor 171. Nova Ordem Mundial Prof. Lucas Guide 3º ano EM

Módulo 6 Setor 171. Nova Ordem Mundial Prof. Lucas Guide 3º ano EM Módulo 6 Setor 171 Nova Ordem Mundial Prof. Lucas Guide 3º ano EM O que é a Nova Ordem Mundial? A Nova Ordem Mundial ou Nova Ordem Geopolítica Mundial significa o plano geopolítico internacional das correlações

Leia mais

Proibições e restrições

Proibições e restrições DIRETRIZES TÉCNICAS INTERNACIONAIS DE MUNIÇÃO IATG 01.70 2 a Edição 01-02-2015 Proibições e restrições IATG 01.70:2015[E] ONU ODA 2015 Aviso Este documento é atual com efeito a partir da data indicada

Leia mais

Geopolítica e Organizações internacionais mundiais

Geopolítica e Organizações internacionais mundiais Geopolítica e Organizações internacionais mundiais GEOPOLÍTICA Compreensão das relações entre o poder político e o espaço geográfico. Preocupada com as estratégias políticas de dominação. É uma área da

Leia mais

Estudos de Defesa serão ofertados por instituições de ensino superior do País*

Estudos de Defesa serão ofertados por instituições de ensino superior do País* Estudos de Defesa serão ofertados por instituições de ensino superior do País* Em uma decisão histórica o Ministério da Educação resolveu incluir na grade curricular das universidades o tema de defesa

Leia mais

Geografia. A Nova Ordem Mundial. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. A Nova Ordem Mundial. Professor Luciano Teixeira. Geografia A Nova Ordem Mundial Professor Luciano Teixeira Geografia A NOVA ORDEM MUNDIAL A Nova Ordem Mundial ou Nova Ordem Geopolítica Mundial significa o plano geopolítico internacional das correlações

Leia mais

UNIDADE 04 Leste Europeu e CEI

UNIDADE 04 Leste Europeu e CEI Leste europeu: 24 países CEI: 7 países europeus: Ucrânia, Belarus, Moldávia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão e Rússia. 5 asiáticos: Turcomenistão, Uzbequistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Cazaquistão. Minsk

Leia mais

AS TECNOLOGIAS E OS PROGRAMAS INTERNACIONAIS VISANDO À NÃO-PROLIFERAÇÃO DE ARMAS NUCLEARES RIO DE JANEIRO 17/06/08. Laercio Vinhas

AS TECNOLOGIAS E OS PROGRAMAS INTERNACIONAIS VISANDO À NÃO-PROLIFERAÇÃO DE ARMAS NUCLEARES RIO DE JANEIRO 17/06/08. Laercio Vinhas AS TECNOLOGIAS E OS PROGRAMAS INTERNACIONAIS VISANDO À NÃO-PROLIFERAÇÃO DE ARMAS NUCLEARES RIO DE JANEIRO 17/06/08 Laercio Vinhas PERSPECTIVA HISTÓRICA ANOS 40 EVENTOS TRANSFORMADORES - Fissão nuclear

Leia mais

TRANSATLANTIC TRENDS PORTUGAL

TRANSATLANTIC TRENDS PORTUGAL TRANSATLANTIC TRENDS PORTUGAL Q1. Pensa que será melhor para Portugal participarmos activamente nas questões mundiais ou afastarmo-nos das questões mundiais? - Participarmos activamente nas questões mundiais

Leia mais

Type 001A - Novo porta aviões da PLA Navy ainda sem nome.

Type 001A - Novo porta aviões da PLA Navy ainda sem nome. A evolução dos porta aviões da PLA Navy faz a diferença 1 No ritmo atual da construção naval chinesa, a China está em vias de possuir a maior capacidade de projeção de poder com porta aviões, além dos

Leia mais

GUIA DO(A) PROFESSOR(A) 1. Liga dos Estados Árabes. A Gestão de Recursos Hídricos no Grande Oriente Médio

GUIA DO(A) PROFESSOR(A) 1. Liga dos Estados Árabes. A Gestão de Recursos Hídricos no Grande Oriente Médio GUIA DO(A) PROFESSOR(A) Liga dos Estados Árabes A Gestão de Recursos Hídricos no Grande Oriente Médio 1. Liga dos Estados Árabes a. Resumo do comitê A Liga dos Estados Árabes (ou simplesmente Liga Árabe)

Leia mais

Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios

Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios Cátedra UNESCO de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância Faculdade de Saúde Pública (USP), Auditório Paula Souza.

Leia mais

INSTRUÇÃO: Para responder à questão 11, leia as informações e preencha os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).

INSTRUÇÃO: Para responder à questão 11, leia as informações e preencha os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso). Geografia 2013/2 GABARITO 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. GEOGRAFIA INSTRUÇÃO: Para responder à questão 11, leia as informações e preencha os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso). A confecção

Leia mais

Sistema estatal - sistema de relações sociais, relacionamento entre grupos de seres humanos. Segurança(Teorias realistas):

Sistema estatal - sistema de relações sociais, relacionamento entre grupos de seres humanos. Segurança(Teorias realistas): 1ª REVISÃO Sistema estatal - sistema de relações sociais, relacionamento entre grupos de seres humanos Segurança(Teorias realistas): Dilema de segurança Os Estados são tanto uma fonte de segurança quanto

Leia mais

Atualidades. Os anos 2000, a Globalização Informacional e Instantânea. Professor Thomás Teixeira.

Atualidades. Os anos 2000, a Globalização Informacional e Instantânea. Professor Thomás Teixeira. Atualidades Os anos 2000, a Globalização Informacional e Instantânea Professor Thomás Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Atualidades OS ANOS 2000, A GLOBALIZAÇÃO INFORMACIONAL E INSTANTÂNEA A nova

Leia mais

ISRAEL E A REVISÃO DO TRATADO DE NÃO PROLIFERAÇÃO NUCLEAR

ISRAEL E A REVISÃO DO TRATADO DE NÃO PROLIFERAÇÃO NUCLEAR 2010/05/06 ISRAEL E A REVISÃO DO TRATADO DE NÃO PROLIFERAÇÃO NUCLEAR A conferência para revisão do Tratado de Não Proliferação Nuclear, iniciada a 3 de Maio na sede das Nações Unidas[1], não teve uma abertura

Leia mais

Guerra Fria... 1 Introdução... 1 Guerra Fria... 4 A Crise no Pós-Guerra... 4 Guerra Fria... 7 Bloqueio de Berlim (Junho/ Maio/1949)...

Guerra Fria... 1 Introdução... 1 Guerra Fria... 4 A Crise no Pós-Guerra... 4 Guerra Fria... 7 Bloqueio de Berlim (Junho/ Maio/1949)... Guerra Fria Guerra Fria... 1 Introdução... 1 Guerra Fria... 4 A Crise no Pós-Guerra... 4 Guerra Fria... 7 Bloqueio de Berlim (Junho/1948 - Maio/1949)... 7 Guerra Fria... 9 Corrida armamentista... 9 i Guerra

Leia mais

BEM-VINDOS! GEOGRAFIA Prof.: Janderson Barros OBSERVEM AS IMAGENS A SEGUIR:

BEM-VINDOS! GEOGRAFIA Prof.: Janderson Barros OBSERVEM AS IMAGENS A SEGUIR: BEM-VINDOS! GEOGRAFIA Prof.: Janderson Barros OBSERVEM AS IMAGENS A SEGUIR: GEOGRAFIA Prof.: Janderson Barros Prof. Janderson Barros TEMA 1 Prof. Janderson Barros Determinismo geográfico, em que o homem

Leia mais

O que é uma Ordem Geopolítica?

O que é uma Ordem Geopolítica? O que é uma Ordem Geopolítica? Potência Mundial: país com capacidade de intervir no espaço mundial devido à força política, econômica, militar e tecnológica Equilíbrio temporário das relações políticas,

Leia mais

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio. Prof. Marcelo Saraiva

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio. Prof. Marcelo Saraiva ATUALIDADES Atualidades 2017 Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio Prof. Marcelo Saraiva Oriente Médio Conflitos do Mundo Contemporâneo Oriente Médio Porque o Oriente Médio é a zona de maior

Leia mais

Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas

Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas AFP GETTY IMAGES- Acordo entre os EUA e a Arábia Saudita prevê um pacote de defesa de US$ 110 bilhões Não foi à toa que o presidente americano, Donald

Leia mais

POR ABRIL, PELA PAZ NÃO À NATO! 20 Novembro - 15h MANIFESTAÇÃO. Marquês de Pombal Restauradores

POR ABRIL, PELA PAZ NÃO À NATO! 20 Novembro - 15h MANIFESTAÇÃO. Marquês de Pombal Restauradores POR ABRIL, PELA PAZ NÃO À NATO! MANIFESTAÇÃO 20 Novembro - 15h Marquês de Pombal Restauradores Por Abril, pela Paz Dissolução da NATO! A afirmação de uma política externa portuguesa consentânea com os

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OS GRANDES PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OS GRANDES PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular OS GRANDES PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Faculdade de Direito (2º Ciclo) 2. Curso Mestrado em Relações Internacionais 3. Ciclo de Estudos

Leia mais

Professor Leandro Almeida

Professor Leandro Almeida GEOGRAFIA Professor Leandro Almeida A GEOPOLÍTICA ATUAL Causas: Fim da Guerra Fria (Velha Ordem Mundial) Vitória do Capitalismo sobre o Socialismo Fim do Mundo Bipolar Características: Surge uma Multipolaridade

Leia mais

Os Desafios da Indústria Brasileira. Ministro Guido Mantega Setembro 2010

Os Desafios da Indústria Brasileira. Ministro Guido Mantega Setembro 2010 Os Desafios da Indústria Brasileira Ministro Guido Mantega Setembro 2010 Brasil adotou políticas de industrialização Processo de Substituição de importações Neutralizar deterioração dos termos de intercâmbio

Leia mais

*RÚSSIA E CHINA A FORMAÇÃO DE SUAS ECONOMIAS

*RÚSSIA E CHINA A FORMAÇÃO DE SUAS ECONOMIAS RÚSSIA E CHINA A FORMAÇÃO DE SUAS ECONOMIAS O TERMO BRICS SURGE NO REINO UNIDO, ESSES PAÍSES ATINGIRIAM SEU AUGE ECONÔMICO ATÉ O ANO DE 2050; BRICS É COMPOSTA PELA PRIMEIRA LETRA DESSES PAÍSES EM CRESCIMENTO

Leia mais

SISTEMA DE PLANEJAMENTO DO EXÉRCITO

SISTEMA DE PLANEJAMENTO DO EXÉRCITO MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO SISTEMA DE PLANEJAMENTO DO EXÉRCITO MISSÃO DO EXÉRCITO - SIPLEx 1 2008 SUMÁRIO DA MISSÃO DO EXÉRCITO - SIPLEx 1 1. GENERALIDADES 12 2.

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL SEGUNDA GUERRA MUNDIAL1939-1945 CAUSAS -Continuação da Primeira Guerra; *disputas imperialistas; *mesmos países controlando os mercados; *crises econômicas: empobrecimento dos trabalhadores nos anos 20

Leia mais