Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: As Plantas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: As Plantas"

Transcrição

1 Conteúdo: As Plantas FICHA DE TRABALHO 1 originárias ambientes Portugal Conteúdo: As Plantas FICHA DE TRABALHO 1 originárias ambientes Portugal Austrália autóctones diversidade Austrália autóctones diversidade exóticas nativas habitat exóticas nativas habitat A natureza apresenta grande de plantas A natureza apresenta grande de plantas adaptadas a protege das que diferem nas condições de humidade, luz e temperatura. Em muitos ambientes da Terra, aquáticos e terrestres, encontramos plantas: adaptadas a protege das que diferem nas condições de humidade, luz e temperatura. Em muitos ambientes da Terra, aquáticos e terrestres, encontramos plantas: (1) - plantas que são desse ambiente, que estão no seu original como se verifica com o sobreiro, o castanheiro e o azevinho plantados em Portugal. (2) - plantas que são doutros ambientes, que não existiam naturalmente e que foram introduzidas como, por exemplo, a mimosa que é autóctone na em. e exótica (1) - plantas que são desse ambiente, que estão no seu original como se verifica com o sobreiro, o castanheiro e o azevinho plantados em Portugal. (2) - plantas que são doutros ambientes, que não existiam naturalmente e que foram introduzidas como, por exemplo, a mimosa que é autóctone na em. e exótica

2 Conteúdo: Influência dos Fatores Abióticos FICHA DE TRABALHO 2 adaptações sobrevivência fotossintética Conteúdo: Influência dos Fatores Abióticos FICHA DE TRABALHO 2 adaptações sobrevivência fotossintética habitat ciclos de vida fatores abióticos habitat ciclos de vida fatores abióticos parte aérea germinação morfológicas Tal como os animais, também as plantas apresentam morfológicas ao ambiente onde vivem e seus são também influenciados pelos do meio: água, luz e temperatura. Ao longo de muitos milhares de anos as plantas desenvolveram adaptações diversas, influenciadas pelo seu, que lhes tem permitido a. parte aérea germinação morfológicas Tal como os animais, também as plantas apresentam morfológicas ao ambiente onde vivem e seus são também influenciados pelos do meio: água, luz e temperatura. Ao longo de muitos milhares de anos as plantas desenvolveram adaptações diversas, influenciadas pelo seu, que lhes tem permitido a. A influência dos fatores abióticos manifesta-se, por exemplo, ao nível: A influência dos fatores abióticos manifesta-se, por exemplo, ao nível: da atividade, da manutenção ou não da da atividade, da manutenção ou não da nas estações frias, da floração, da nas estações frias, da floração, da das sementes. das sementes.

3 FICHA DE TRABALHO 3A higrófitas halófitas água FICHA DE TRABALHO 3A higrófitas halófitas água xerófitas aquáticas secos xerófitas aquáticas secos hidrófitas húmidos salinidade hidrófitas húmidos salinidade Todas as plantas necessitam de. De acordo com as adaptações que as plantas apresentam, determinadas pela quantidade de água do ambiente que habitam, as plantas classificam-se em: (1) - adaptadas a ambientes (2) - adaptadas a ambientes muito, não aquáticos (3) - adaptadas a ambientes e áridos (4) - adaptadas a ambientes com alta, que têm o seu habitat à beira-mar ou em estuários. Todas as plantas necessitam de. De acordo com as adaptações que as plantas apresentam, determinadas pela quantidade de água do ambiente que habitam, as plantas classificam-se em: (1) - adaptadas a ambientes (2) - adaptadas a ambientes muito, não aquáticos (3) - adaptadas a ambientes e áridos (4) - adaptadas a ambientes com alta, que têm o seu habitat à beira-mar ou em estuários.

4 FICHA DE TRABALHO 3B semi-submersas limbo cavidades FICHA DE TRABALHO 3B semi-submersas limbo cavidades raízes hidrófitas submersas raízes hidrófitas submersas flutuantes aquáticas flutuação flutuantes aquáticas flutuação As plantas que habitam em ambientes, com as raízes presas ao fundo e com parte da planta debaixo de água - ou fora da água - ou com as raízes não presas e toda a planta a flutuar -, As plantas que habitam em ambientes, com as raízes presas ao fundo e com parte da planta debaixo de água - ou fora da água - ou com as raízes não presas e toda a planta a flutuar -, denominam-se de plantas. As plantas hidrófitas, como o nenúfar, apresentam as adaptações morfológicas: (1) curtas (2) folhas com largo, para flutuarem à superfície da água. As plantas aquáticas flutuantes possuem, cheias de ar, que favorecem a sustentação ou a dentro de água. denominam-se de plantas. As plantas hidrófitas, como o nenúfar, apresentam as adaptações morfológicas: (1) curtas (2) folhas com largo, para flutuarem à superfície da água. As plantas aquáticas flutuantes possuem, cheias de ar, que favorecem a sustentação ou a dentro de água.

5 FICHA DE TRABALHO 3C respiração húmidos transpiração FICHA DE TRABALHO 3C respiração húmidos transpiração higrófitas perene folhas higrófitas perene folhas tropicais limbo cutícula tropicais limbo cutícula As plantas que habitam em ambientes não aquáticos muito denominam-se de plantas. As plantas higrófitas, como os musgos, os fetos e a vegetação que abunda nas florestas apresenta as adaptações morfológicas: As plantas que habitam em ambientes não aquáticos muito denominam-se de plantas. As plantas higrófitas, como os musgos, os fetos e a vegetação que abunda nas florestas apresenta as adaptações morfológicas: (1) moles com largo e grande (2) folhas com uma muito fina, o que permite uma maior troca de água com o meio, uma maior taxa de, e de gases, uma maior taxa de (3) a maioria das plantas são de folha. (1) moles com largo e grande (2) folhas com uma muito fina, o que permite uma maior troca de água com o meio, uma maior taxa de, e de gases, uma maior taxa de (3) a maioria das plantas são de folha.

6 FICHA DE TRABALHO 3D xerófitas raízes espinhos FICHA DE TRABALHO 3D xerófitas raízes espinhos desertos água transpiração desertos água transpiração folhas caules cutícula folhas caules cutícula As plantas que habitam em zonas secas, nos, estão adaptadas à falta de água e denominam-se de plantas. O cato, planta xerófita, para poder capturar e armazenar apresenta as adaptações morfológicas: (1) longas, para absorverem água numa maior área de solo (2) carnudos, que favorecem o armazenamento de água As plantas que habitam em zonas secas, nos, estão adaptadas à falta de água e denominam-se de plantas. O cato, planta xerófita, para poder capturar e armazenar apresenta as adaptações morfológicas: (1) longas, para absorverem água numa maior área de solo (2) carnudos, que favorecem o armazenamento de água (3) inexistentes ou reduzidas a Algumas espécies de plantas, como a azinheira e o sobreiro, têm as folhas com para reduzirem a. (3) inexistentes ou reduzidas a Algumas espécies de plantas, como a azinheira e o sobreiro, têm as folhas com para reduzirem a.

7 Conteúdo: Influência da Luz FICHA DE TRABALHO 4 cónicas e pequenas subterrâneo folhas Conteúdo: Influência da Luz FICHA DE TRABALHO 4 cónicas e pequenas subterrâneo folhas plantas anuais frio caduca plantas anuais frio caduca sementes persistente parte aérea A temperatura influencia a germinação, a floração, a frutificação e, sementes persistente parte aérea A temperatura influencia a germinação, a floração, a frutificação e, como proteção contra o do inverno, algumas plantas: como proteção contra o do inverno, algumas plantas: (1) perdem as - plantas de folha, como o plátano e o carvalho. As que perdem as folhas são chamadas de plantas de folha ou perene, como o eucalipto, a oliveira e o pinheiro. (2) perdem toda a. São que mantêm a raiz e o caule cebola e a batateira., como o lírio, a orquídea, a (3) permanecem no solo sob a forma de, como o milho. (1) perdem as - plantas de folha, como o plátano e o carvalho. As que perdem as folhas são chamadas de plantas de folha ou perene, como o eucalipto, a oliveira e o pinheiro. (2) perdem toda a. São que mantêm a raiz e o caule cebola e a batateira., como o lírio, a orquídea, a (3) permanecem no solo sob a forma de, como o milho. (4) têm folhas com forma de agulha, como o pinheiro. (4) têm folhas com forma de agulha, como o pinheiro.

8 Conteúdo: Influência da Luz FICHA DE TRABALHO 5 alimento fototropismo de dia longo Conteúdo: Influência da Luz FICHA DE TRABALHO 5 alimento fototropismo de dia longo pouca luz muita luz fotossíntese pouca luz muita luz fotossíntese heliófilas de dia curto umbrófilas As plantas necessitam de absorver a energia da luz para produzir o seu heliófilas de dia curto umbrófilas As plantas necessitam de absorver a energia da luz para produzir o seu próprio através da, o que explica o crescimento das plantas em direção à luz ou o movimento das flores do girassol ou o fechar das flores com o anoitecer, como a papoila -. De acordo com as necessidades de luz, as plantas classificam-se em: (1) - necessitam de, como o girassol e (2) - necessitam de, como os fetos. (1) - necessitam de um fotoperíodo maior, como o espinafre e (2) - necessitam de um fotoperíodo menor, como o morangueiro. próprio através da, o que explica o crescimento das plantas em direção à luz ou o movimento das flores do girassol ou o fechar das flores com o anoitecer, como a papoila -. De acordo com as necessidades de luz, as plantas classificam-se em: (1) - necessitam de, como o girassol e (2) - necessitam de, como os fetos. (1) - necessitam de um fotoperíodo maior, como o espinafre e (2) - necessitam de um fotoperíodo menor, como o morangueiro.

9 Conteúdo: Ambientes e Biodiversidade FICHA DE TRABALHO 6 ausente escassez reduzida Conteúdo: Ambientes e Biodiversidade FICHA DE TRABALHO 6 ausente escassez reduzida muito elevados água líquida temperatura muito elevados água líquida temperatura A diversidade e a quantidade de vida vegetal é fortemente influenciada pelos fatores abióticos que determinam que: (1) na tundra, com temperaturas e o solo sempre gelado, não havendo a diversidade vegetal é (2) nas grutas, onde não há luz, a vegetação está praticamente (3) nas florestas húmidas tropicais a vegetação é dadas as condições de elevada e de média alta (4) nos desertos, onde há de água e a temperatura atinge valores inexistente. humidade abundante negativas, a vegetação é reduzida ou mesmo humidade abundante negativas A diversidade e a quantidade de vida vegetal é fortemente influenciada pelos fatores abióticos que determinam que: (1) na tundra, com temperaturas e o solo sempre gelado, não havendo a diversidade vegetal é (2) nas grutas, onde não há luz, a vegetação está praticamente (3) nas florestas húmidas tropicais a vegetação é dadas as condições de elevada e de média alta (4) nos desertos, onde há de água e a temperatura atinge valores inexistente., a vegetação é reduzida ou mesmo

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. originárias ambientes Portugal. Austrália autóctones diversidade. exóticas nativas habitat

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. originárias ambientes Portugal. Austrália autóctones diversidade. exóticas nativas habitat Conteúdo: As Plantas FICHA DE TRABALHO 1 originárias ambientes Portugal Austrália autóctones diversidade exóticas nativas habitat A natureza apresenta grande de plantas adaptadas a protege das que diferem

Leia mais

Teste de avaliação Teste de avaliação Teste de avaliação 3 26

Teste de avaliação Teste de avaliação Teste de avaliação 3 26 Índice Ficha 1 A Terra um planeta muito especial 4 Ficha 2 O solo material terrestre suporte de vida 6 Ficha 3 Importância das rochas e dos minerais 8 Teste de avaliação 1 10 Ficha 4 Importância da água

Leia mais

O que são factores abióticos? Factores dependentes do meio que influenciam a vida dos seres vivos

O que são factores abióticos? Factores dependentes do meio que influenciam a vida dos seres vivos Factores abióticos O que são factores abióticos? Factores dependentes do meio que influenciam a vida dos seres vivos Factores abióticos Temperatura Vamos estudar Luz Humidade Solo Temperatura Factor de

Leia mais

Terminologia Vegetal Aciculifoliadas folhas em forma de agulha; Latifoliadas folhas largas e grandes; Perenes nunca perdem as folhas por completo; Caducas (decíduas) perdem as folhas antes de secas ou

Leia mais

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º:

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: A Vida na Terra FICHA DE TRABALHO 1 amena atmosfera organismos Conteúdo: A Vida na Terra FICHA DE TRABALHO 1 amena atmosfera organismos protetora temperatura solo protetora temperatura solo rochas

Leia mais

BIOMAS. Professora Débora Lia Ciências/Biologia

BIOMAS. Professora Débora Lia Ciências/Biologia BIOMAS Professora Débora Lia Ciências/Biologia BIOMAS - Aquáticos Mares e oceanos Talássicos São as regiões com a maior variedade de vida do planeta, nem as florestas tropicais igualam-se às regiões litorâneas;

Leia mais

A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'. Essas plantas representam o grupo mais variado em número de

A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'. Essas plantas representam o grupo mais variado em número de A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'. Essas plantas representam o grupo mais variado em número de espécies entre os componentes do reino Plantae ou Metaphyta.

Leia mais

INFLUÊNCIA DOS FACTORES ABIÓTICOS NOS SERES VIVOS

INFLUÊNCIA DOS FACTORES ABIÓTICOS NOS SERES VIVOS INFLUÊNCIA DOS FACTORES ABIÓTICOS NOS SERES VIVOS Num ecossistema, cada ser vivo é permanentemente sujeito às condições do meio factores abióticos e à acção dos outros seres vivos factores bióticos. Os

Leia mais

Grandes Ideias. CLIMAS QUENTES: Os. climas quentes situam-se, como o nome zona quente (entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio).

Grandes Ideias. CLIMAS QUENTES: Os. climas quentes situam-se, como o nome zona quente (entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio). PÁG: 1 / Os Climas do Mundo: CLIMAS QUENTES: Os climas quentes situam-se, como o nome indica, na zona quente (entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio). 1. Clima Equatorial: Estação Quente e Húmida:

Leia mais

Biomas Terrestres. Prof. Bosco Ribeiro

Biomas Terrestres. Prof. Bosco Ribeiro Biomas Terrestres Prof. Bosco Ribeiro Introdução São regiões de grande extensão onde se desenvolveu, predominantemente, um determinado tipo de vida, as quais são, em grande parte, distribuídas pela superfície

Leia mais

Formação Vegetal PROFESSORA NOELINDA NASCIMENTO

Formação Vegetal PROFESSORA NOELINDA NASCIMENTO Formação Vegetal PROFESSORA NOELINDA NASCIMENTO É uma comunidade de plantas e animais, com formas de vidas e condições ambientais semelhantes, cada bioma é representado por um tipo de vegetação. Um bioma

Leia mais

CLIMAS DE PERNAMBUCO

CLIMAS DE PERNAMBUCO CLIMAS DE PERNAMBUCO EP quente e úmida TP quente e úmida PP Fria e úmida EC Quente e úmida EA Quente e úmida TA Quente e úmida TC Quente e SECA PA Fria e úmida FENÔMENOS DA MPA Friagem na Amazônia

Leia mais

CIÊNCIAS NATURAIS 5º ANO Ano letivo 2018/2019. Planificação anual Planos de estudo

CIÊNCIAS NATURAIS 5º ANO Ano letivo 2018/2019. Planificação anual Planos de estudo 1. o Período A. A Terra, um planeta especial A1. Um planeta com vida A2. Ambientes e ambientes aquáticos A. A biosfera A. Habitats em Portugal A5. A destruição dos habitats A. A conservação da Natureza

Leia mais

Colégio São Paulo. Bioma. adapt ações. Biologia 9º ano Prof. Marana Vargas

Colégio São Paulo. Bioma. adapt ações. Biologia 9º ano Prof. Marana Vargas Colégio São Paulo Bioma se adapt ações Biologia 9º ano Prof. Marana Vargas Pantanal - O clima é quente e úmido, no verão, e frio e seco, no inverno; - A maior parte dos solos do Pantanal são arenosos

Leia mais

BIO GEOGRAFIA Dominios Morfoclimáticos

BIO GEOGRAFIA Dominios Morfoclimáticos BIO GEOGRAFIA Dominios Morfoclimáticos Domínio Morfoclimático É uma unidade do espaço geográfico caracterizado de acordo com o macroclima, a fitofisionomia, o solo e a altitude específicos (biomas). Alguns,

Leia mais

Aula 07 Os Sertões Brasileiros Caatinga (floresta branca) Savana Estépica

Aula 07 Os Sertões Brasileiros Caatinga (floresta branca) Savana Estépica Universidade Federal do Paraná Ecossistemas Brasileiros Aula 07 Os Sertões Brasileiros Caatinga (floresta branca) Savana Estépica Candido Portinari Retirantes 1944 932 sps Plantas 148 sps Mamíferos 185

Leia mais

ECOLOGIA IBB-057. Classificação dos Biomas Terrestres. Classificação dos Biomas Terrestres. Biomas Terrestres. Forma - Função - Ambiente

ECOLOGIA IBB-057. Classificação dos Biomas Terrestres. Classificação dos Biomas Terrestres. Biomas Terrestres. Forma - Função - Ambiente ECOLOGIA IBB-057 Classificação dos Biomas Terrestres AULA 5 I. O ambiente físico, adaptação e variação dos ambientes Biomas e diagramas climáticos Adaptação aos ambientes aquáticos e terrestres tolerância

Leia mais

Geografia Física. Turmas: T/R Chicão. Aula 3 Biomas e Domínios Morfoclimáticos

Geografia Física. Turmas: T/R Chicão. Aula 3 Biomas e Domínios Morfoclimáticos Geografia Física Turmas: T/R Chicão Aula 3 Biomas e Domínios Morfoclimáticos Geografia Física Turmas TR 1 Sem Cartografia, escala, fuso horário, geologia e relevo 02/08 Dinâmica climática 16/08 Dinâmica

Leia mais

Prof.ª: Leila Fritz Ciências

Prof.ª: Leila Fritz Ciências Prof.ª: Leila Fritz Ciências 2018 Bioma: Uma comunidade de plantas e animais, com formas de vida e condições ambientais semelhantes. (Clements, 1916) Tundra Tundra A tundra é o bioma mais jovem da Terra.

Leia mais

Temperatura DE ACORDO COM A CAPACIDADE DE REGULAÇÃO DA TEMPERATURA CORPORAL: POIQUILOTÉRMICOS

Temperatura DE ACORDO COM A CAPACIDADE DE REGULAÇÃO DA TEMPERATURA CORPORAL: POIQUILOTÉRMICOS Temperatura DE ACORDO COM A CAPACIDADE DE REGULAÇÃO DA TEMPERATURA CORPORAL: POIQUILOTÉRMICOS Temperatura corporal varia com a temperatura ambiente. Ex: crocodilo, répteis, anfíbios. HOMEOTÉRMICOS Têm

Leia mais

Estrutura dos ecossistemas

Estrutura dos ecossistemas Estrutura dos ecossistemas Espécie - Seres vivos com características semelhantes que se reproduzem entre si, originando descendentes férteis. O ambiente físico onde cada espécie desenvolve as suas atividades

Leia mais

FORMAÇÕES VEGETAIS DA TERRA

FORMAÇÕES VEGETAIS DA TERRA FORMAÇÕES VEGETAIS DA TERRA A VEGETAÇÃO NOS ECOSSISTEMAS Relações entre elementos naturais Ecossistema É combinação, coexistência e interação dos elementos bióticos (seres vivos) e abióticos rochas, solos

Leia mais

Organização biológica dos ecossistemas

Organização biológica dos ecossistemas Organização biológica dos ecossistemas O Ecossistema O albatroz procura um local no solo para depositar os ovos. A andorinha-do-mar regressa de uma longa viagem. Dias com mais horas de luz favorecem a

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO Como você acha

Leia mais

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADE DE FÉRIAS Ciências Humanas

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADE DE FÉRIAS Ciências Humanas COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO ENSINO FUNDAMENTAL ATIVIDADE DE FÉRIAS Ciências Humanas Aluno(a): Série(Ano): Turma: Turno: Data: / / Professor(a): 1- Observe a figura abaixo. EXERCÍCIO ONLINE 6º ANO GEOGRAFIA

Leia mais

Jardinagem e Meio Ambiente. Conhecer Gostar - Respeitar - Preservar

Jardinagem e Meio Ambiente. Conhecer Gostar - Respeitar - Preservar Jardinagem e Meio Ambiente Conhecer Gostar - Respeitar - Preservar O Brasil tem a maior diversidade de espécies do mundo! E qual a importância das plantas em nossa vida? Por que plantar? As plantas deixam

Leia mais

Biosfera Prof: Lígia Cazarin

Biosfera Prof: Lígia Cazarin Biosfera Prof: Lígia Cazarin DU ZUPPANI / PULSAR IMAGENS HAROLDO PALO JR. / KINO.COM.BR FABIO COLOMBINI / ACERVO DO FOTÓGRAFO Biosfera: a esfera da vida Novo dicionário Aurélio um conjunto de propriedade

Leia mais

Porto, 17 de abril de 2016 DIVERSIDADE NAS PLANTAS

Porto, 17 de abril de 2016 DIVERSIDADE NAS PLANTAS Porto, 17 de abril de 2016 DIVERSIDADE NAS PLANTAS PLANTA UMA FLORESTA Retirado de: SOARES, Luísa Ducla (1990). A Gata Tareca e Outros Poemas Levados da Breca. Lisboa: Teorema (ilustrações de José Pedro

Leia mais

DEFINIÇÃO DE BIOMA. Segundo o IBGE:

DEFINIÇÃO DE BIOMA. Segundo o IBGE: BIOMAS DA TERRA DEFINIÇÃO DE BIOMA Segundo o IBGE: Um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e que podem ser identificados a nível regional, com

Leia mais

Componentes de um Ecossistema: 1) Componentes Abióticos 2) Componentes Bióticos

Componentes de um Ecossistema: 1) Componentes Abióticos 2) Componentes Bióticos Componentes de um Ecossistema: 1) Componentes Abióticos 2) Componentes Bióticos 1. Água: Componentes Abióticos: As primeiras formas de vida surgiram no ambiente aquático. É um ambiente mais estável que

Leia mais

Aula 15 Transpiração nos vegetais

Aula 15 Transpiração nos vegetais Aula 15 Transpiração nos vegetais Transpiração é o processo em que as plantas perdem água sob forma de vapor. A folha é o principal órgão responsável pela transpiração vegetal; mas outros órgãos como flor,

Leia mais

COMO FUNCIONAM AS ESTUFAS DE PLANTAS

COMO FUNCIONAM AS ESTUFAS DE PLANTAS PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= COMO FUNCIONAM AS ESTUFAS DE PLANTAS Se você não

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Processo Seletivo 2016 MESTRADO. Nome:... Assinatura:...

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Processo Seletivo 2016 MESTRADO. Nome:... Assinatura:... Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical - PPGBIO Mestrado e Doutorado UNIFAP / EMBRAPA-AP / IEPA / CI - BRASIL PROVA

Leia mais

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS Prof ª Gustavo Silva de Souza O que é a Geologia? A palavra geologia vem do grego e significa: ESTUDO DA TERRA. Geólogo é como chamamos quem estuda a geologia.

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Ciências 7 o ano Unidade 2 5 Unidade 2 Nome: Data: 1. As cores das flores e o período do dia em que elas abrem são duas adaptações importantes das plantas e que facilitam a sua

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Ciências 2º Bimestre - Ensino Fundamental II ROTEIRO DE ESTUDOS Nome: Nº.: Série: 6º Professora Cristiane Carvalho / /16 INSTRUÇÕES: Leia os enunciados com atenção

Leia mais

Clima, rios e vegetação da península Ibérica. História e Geografia de Portugal 5.º ano

Clima, rios e vegetação da península Ibérica. História e Geografia de Portugal 5.º ano Clima, rios e vegetação da península Ibérica Quais são as zonas climáticas que definem as diferentes regiões da Terra? O planeta Terra apresenta três grandes zonas climáticas: as zonas frias, mais próximas

Leia mais

GEOGRAFIA PROFºEMERSON

GEOGRAFIA PROFºEMERSON GEOGRAFIA PROFºEMERSON BIOMAS TERRESTRES FLORESTA TROPICAL Abriga mais da metade das espécies de plantas e animais do planeta Este é o bioma de maior produtividade biológica da Terra, resultado da alta

Leia mais

BIOMAS. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).

BIOMAS. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade). BIOMAS Um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Caracterizado por um tipo principal de vegetação (Num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma

Leia mais

O Meio Ambiente e a Produção Agrícola

O Meio Ambiente e a Produção Agrícola 1 O Meio Ambiente e a Produção Agrícola Disciplina de Produção Agrícola Licenciatura em Engenharia Alimentar Escola Superior de Biotecnologia Universidade Católica Portuguesa Domingos Almeida Condicionantes

Leia mais

Nome: Data: 1. Observa a molécula de água e tenta descobrir qual a fórmula escrita que melhor a representa (marca com um X a resposta correta):

Nome: Data: 1. Observa a molécula de água e tenta descobrir qual a fórmula escrita que melhor a representa (marca com um X a resposta correta): Nome: Data: 1. Observa a molécula de água e tenta descobrir qual a fórmula escrita que melhor a representa (marca com um X a resposta correta): - O 3 NH - H 2 O - H 2 SO 4 - CH 4 2. Sempre que se adicionam

Leia mais

Actividade nº 3 Influência dos Factores Abióticos nos Ecossistemas

Actividade nº 3 Influência dos Factores Abióticos nos Ecossistemas Actividade nº 3 Influência dos Factores Abióticos nos Ecossistemas Introdução Se a vida dos seres não fosse influenciada por factores abióticos, que variam, existiriam, em todo o mundo, os mesmos seres

Leia mais

O que você deve saber sobre BIOMAS MUNDIAIS

O que você deve saber sobre BIOMAS MUNDIAIS Biomas Terrestres O que você deve saber sobre BIOMAS MUNDIAIS Existe uma relação direta entre os chamados fatores abióticos e as formações vegetais terrestres. Elementos do clima, como temperatura e umidade,

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES - TAREFÃO DE CIÊNCIAS

LISTA DE ATIVIDADES - TAREFÃO DE CIÊNCIAS LISTA DE ATIVIDADES - TAREFÃO DE CIÊNCIAS ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR(a): CHRISTIANE FRÓES DATA: / / *A lista de exercícios deste tarefão estão relacionadas aos seguintes conteúdos: Capitulo

Leia mais

BIOLOGIA» UNIDADE 10» CAPÍTULO 1. Biomas

BIOLOGIA» UNIDADE 10» CAPÍTULO 1. Biomas Bioma: área do espaço geográfico, distribuída em várias partes do mundo, que apresenta uniformidade da fitofisionomia vegetal e de seus organismos associados; Principais determinantes do padrão de cada

Leia mais

Grandes Ecossistemas do Brasil

Grandes Ecossistemas do Brasil Grandes Ecossistemas do Brasil Principais Ecossistemas do Brasil Floresta Amazônica Mata Atlântica Mata da Araucárias Caatinga Cerrado Pampas (Campos Sulinos) Zona dos Cocais Pantanal Manguezais Grandes

Leia mais

Planeta Terra 8.º ano

Planeta Terra 8.º ano Unidade 1 Os seres vivos e o ambiente O que é uma espécie? Serão estes animais pertencentes à mesma espécie? O que é uma espécie? Apesar de serem muito semelhantes, estas borboletas são de espécies diferentes.

Leia mais

Professores: Alinne Carin Marcôncio

Professores: Alinne Carin Marcôncio ADAPTAÇÕES DOS SERES VIVOS Professores: Alinne Carin Marcôncio Observe os seres vivos e seu ambiente Cactus Camelo Aguapé Urso Polar Para Pensar Poderíamos trocar de ambiente o Camelo e o Urso Polar? O

Leia mais

FICHA DE CONSOLIDAÇÃO DE APRENDIZAGENS

FICHA DE CONSOLIDAÇÃO DE APRENDIZAGENS AGRUPAMENTO / ESCOLA: FICHA DE CONSOLIDAÇÃO DE APRENDIZAGENS Ecossistemas: níveis de interação biológica; interações seres vivos-ambiente NOME: N.º: TURMA: ANO LETIVO: / 1. Lê o texto. A savana africana

Leia mais

Climas, formações vegetais e produções agrícolas

Climas, formações vegetais e produções agrícolas Climas, formações vegetais e produções agrícolas Tipos de Climas O modo como se combinam os diferentes elementos climáticos, em especial a temperatura e a precipitação, conduz à existência de vários tipos

Leia mais

Terminologia Vegetal

Terminologia Vegetal Efeitos da latitude e da altitude sobre os biomas. Terminologia Vegetal Aciculifoliadas folhas em forma de ; Coriáceas folhas, e normalmente ; Decíduas antes de secas ou invernos rigorosos; Latifoliadas

Leia mais

TRABALHO DE CAMPO DE BIOGEOGRAFIA

TRABALHO DE CAMPO DE BIOGEOGRAFIA CURSO: GEOGRAFIA DISCIPLINA: BIOGEOGRAFIA DOCENTE: DR. MARCOS ROBERTO MARTINES DISCENTE: TRABALHO DE CAMPO DE BIOGEOGRAFIA PARQUE ESTADUAL CARLOS BOTELHO SÃO MIGUEL ARCANJO/SP 15/12/2018 ATIVIDADE 1: Coleta

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS P1-4º BIMESTRE 6º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Compreender o conceito de bioma. Reconhecer fatores bióticos

Leia mais

Climatologia -> um dos ramos da geografia

Climatologia -> um dos ramos da geografia Climatologia -> um dos ramos da geografia física que estuda o clima e o tempo e as relações entre fenômenos da atmosfera e outros elementos geográficos Destacar a diferença entre tempo e clima - tempo

Leia mais

EJA 3ª FASE PROF.ª CHRISTIANE MELLO PROF.ª QUEILA PATRÍCIA

EJA 3ª FASE PROF.ª CHRISTIANE MELLO PROF.ª QUEILA PATRÍCIA EJA 3ª FASE PROF.ª CHRISTIANE MELLO PROF.ª QUEILA PATRÍCIA REVISÃO DE CONTEÚDOS 2º Bimestre Aula 77 Revisão e Avaliação de Ciências da Natureza 2 REVISÃO 1 Sistema genital feminino e masculino O sistema

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS P2-1º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Compreender as origens dos vegetais Reconhecer a importância

Leia mais

ORGANOLOGIA VEGETAL VEGETATIVOS: Raízes, caules e folhas. REPRODUTIVOS: Flores, sementes e frutos.

ORGANOLOGIA VEGETAL VEGETATIVOS: Raízes, caules e folhas. REPRODUTIVOS: Flores, sementes e frutos. ORGANOLOGIA VEGETAL VEGETATIVOS: Raízes, caules e folhas. REPRODUTIVOS: Flores, sementes e frutos. 1) RAIZ: órgão vegetativo, normalmente subterrâneo e aclorofilado, que faz parte do eixo da planta. Exerce

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DOS ECOSSISTEMAS BIOMAS AQUÁTICOS E TERRESTRES

DISTRIBUIÇÃO DOS ECOSSISTEMAS BIOMAS AQUÁTICOS E TERRESTRES DISTRIBUIÇÃO DOS ECOSSISTEMAS BIOMAS AQUÁTICOS E TERRESTRES BIOMAS Ecossistemas contendo combinações distintas de plantas e animais que formam comunidades clímax. Biomas Terrestres - ~30% da ecosfera,

Leia mais

Mundo das Plantas RAIZ. Morfologia das Angiospermas. Aula aplicada ao 6º ano Escola Municipal Otávio Manoel Anastácio. Professor: Luiz Carlos.

Mundo das Plantas RAIZ. Morfologia das Angiospermas. Aula aplicada ao 6º ano Escola Municipal Otávio Manoel Anastácio. Professor: Luiz Carlos. Mundo das Plantas Morfologia das Angiospermas RAIZ Aula aplicada ao 6º ano Escola Municipal Otávio Manoel Anastácio. Professor: Luiz Carlos. Material de apoio didático ao experimento Microscópio Remoto

Leia mais

PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Plantas

PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Plantas PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Plantas *Algumas questões retiradas da prova da PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO e da Provinha Brasil. ** Base Nacional Comum Curricular 2 ano ciências previstas:

Leia mais

CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS. GEOGRAFIA Prof. João Rafael Ferreira

CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS. GEOGRAFIA Prof. João Rafael Ferreira CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS GEOGRAFIA Prof. João Rafael Ferreira PRINCIPAIS CLIMAS MUNDIAIS PRINCIPAIS CLIMAS MUNDIAIS Tefe 3º 22 S 28 Thiruvanantha 8º 29 N 28 24 24 2 2 Temperaturas médias mensais sempre

Leia mais

BIODIVERSIDADE. Paula Cristina Silva. Fórum Eco-Escolas, 9 de Setembro de 2009, Abrantes. QUEROVENTO Serviços em Ambiente, Lda.

BIODIVERSIDADE. Paula Cristina Silva. Fórum Eco-Escolas, 9 de Setembro de 2009, Abrantes. QUEROVENTO Serviços em Ambiente, Lda. Paula Cristina Silva 1. Biodiversidade 2. Vegetação Exótica Invasora Diversidade Biológica Diversidade genética Diversidade de espécies Diversidade de ecossistemas A espécie humana depende da biodiversidade

Leia mais

Professor Diogo Nery Maciel

Professor Diogo Nery Maciel Professor Diogo Nery Maciel A grande diversidade de ecossistemas Ecossistemas naturais - bosques, florestas, desertos, rios, oceanos... Ecossistemas artificiais - construídos pelo homem: açudes, aquários,

Leia mais

DOCENTE: Se acabares antes do tempo previsto, deves aproveitar para rever o teu teste. Bom trabalho!

DOCENTE: Se acabares antes do tempo previsto, deves aproveitar para rever o teu teste. Bom trabalho! Teste lobal SOL: NOM: N. UÇÃO: ONT: iências da Natureza, 5. ano T: N. TURM: VLÇÃO: VT5P Porto ditora onteúdos: ntrodução. iversidade de seres vivos e suas interacções com o meio. Unidade na diversidade

Leia mais

9 ANO CIÊNCIAS PROF. REJANE C. BARCELLOS

9 ANO CIÊNCIAS PROF. REJANE C. BARCELLOS 9 ANO CIÊNCIAS PROF. REJANE C. BARCELLOS TUNDRA: LOCALIZA-SE NO CÍRCULO POLAR ÁRTICO. COMPREENDE NORTE DO ALASCA E DO CANADÁ, GROELÂNDIA, NORUEGA, SUÉCIA, FINLÂNDIA, SIBÉRIA. RECEBE POUCA ENERGIA SOLAR

Leia mais

9 o ANO E. FUNDAMENTAL II / Recuperação de Biologia. Ecologia. Prof. Cecil Fazolato

9 o ANO E. FUNDAMENTAL II / Recuperação de Biologia. Ecologia. Prof. Cecil Fazolato 9 o ANO E. FUNDAMENTAL II / 2017 Recuperação de Biologia Ecologia Prof. Cecil Fazolato Recuperação de Biologia Assuntos Fundamentos básicos da Ecologia Fluxo de Energia no Ecossistema Segunda-feira Terça-feira

Leia mais

Respostas 7º ano Gimnospermas

Respostas 7º ano Gimnospermas Respostas 7º ano Gimnospermas Caderno 4 Pág. 281 Atividade 1 1) As sementes ajudam na dispersão, pois protegem o embrião, que poderá germinar uma nova planta em condições ideais. Além disso, alguns animais

Leia mais

1 - Quais são os tipos de cerrado encontrados no Brasil? Explique suas diferenças

1 - Quais são os tipos de cerrado encontrados no Brasil? Explique suas diferenças 1 - Quais são os tipos de cerrado encontrados no Brasil? Explique suas diferenças 2 Explique como o ecossistema do cerrado pode resistir às queimadas e rapidamente se recuperar 3 Qual é a principal diferença

Leia mais

Ficha de estudo. A Montanha perto de Ti A FOTOSSÍNTESE. O que é a Fotossíntese?

Ficha de estudo. A Montanha perto de Ti A FOTOSSÍNTESE. O que é a Fotossíntese? A FOTOSSÍNTESE O que é a Fotossíntese? A fotossíntese é o processo através do qual as plantas convertem a energia da luz em energia química, transformando o dióxido de carbono (CO 2 ), a água (H 2 O) e

Leia mais

Priscila Bezerra de Souza

Priscila Bezerra de Souza Priscila Bezerra de Souza As briófitas, os populares musgos, são plantas que atingem poucos centímetros de altura e vivem em lugares úmidos e sombreados. Não apresentam sistemas de condução de seiva bruta

Leia mais

Aula Bioma e Vegetação. Prof. Diogo Máximo

Aula Bioma e Vegetação. Prof. Diogo Máximo Aula Bioma e Vegetação Prof. Diogo Máximo Biosfera É a interação entre: - Clima (sucessão de tempos). - Solo (elemento de sustentação e nutrição). - Relevo (interfere diretamente no clima) Mapa Mundo Biomas

Leia mais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Absorção. Escola: Nome: Turma: N.

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Absorção. Escola: Nome: Turma: N. Conteúdo: Absorção FICHA DE TRABALHO 1 transpiração pêlos radiculares capilaridade Conteúdo: Absorção FICHA DE TRABALHO 1 transpiração pêlos radiculares capilaridade seiva bruta zona pilosa vasos condutores

Leia mais

Lote 1: Floresta (Florestal Ombrófila Densa) Lote 2: Campos (Estepe) e Floresta (Floresta Ombrófila Mista)

Lote 1: Floresta (Florestal Ombrófila Densa) Lote 2: Campos (Estepe) e Floresta (Floresta Ombrófila Mista) FLORA BR-285/RS/SC Flora na BR-285/RS/SC Lote 1: Floresta (Florestal Ombrófila Densa) Lote 2: Campos (Estepe) e Floresta (Floresta Ombrófila Mista) Bioma Mata Atlântica Ombrófila (origem grega) chuva (ombros)

Leia mais

A NATUREZA DO BRASIL: CLIMA E VEGETAÇÃO

A NATUREZA DO BRASIL: CLIMA E VEGETAÇÃO A NATUREZA DO BRASIL: CLIMA E VEGETAÇÃO A NATUREZA DO BRASIL (...) Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso (...) Hino Nacional Brasileiro A NATUREZA DO BRASIL: O CLIMA Os climas

Leia mais

pluricelulares eucariontes são autotróficas fotossíntese

pluricelulares eucariontes são autotróficas fotossíntese As plantas são seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos elas são semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos; entretanto, têm uma característica que as distingue desses seres - são autotróficas.

Leia mais

Biomas Frios. Disciplina: Ecologia II Docente: Profa. Dra. Maria Elisa de Castro Almeida

Biomas Frios. Disciplina: Ecologia II Docente: Profa. Dra. Maria Elisa de Castro Almeida Biomas Frios Disciplina: Ecologia II Docente: Profa. Dra. Maria Elisa de Castro Almeida BIOMAS FRIOS - mar no Pólo Norte permanece quase que constantemente congelado - no Pólo Sul, existe neve suficiente

Leia mais

Nome: Ano: Turma: Nº.: Lê com muita atenção as questões propostas e responde de forma legível. BOM TRABALHO!

Nome: Ano: Turma: Nº.: Lê com muita atenção as questões propostas e responde de forma legível. BOM TRABALHO! Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Físicas e Naturais Ciências Naturais 5º Ano Prova: A Nome: Ano: Turma: Nº.:

Leia mais

Biomas no mundo. O conceito de bioma! Os tipos de Bioma

Biomas no mundo. O conceito de bioma! Os tipos de Bioma Biomas no mundo O conceito de bioma! Condições físicas e geográficas, tais como clima, topografia e solo são fatores determinantes no processo de seleção natural que leva a diferenciação das espécies.

Leia mais

Ficha de trabalho de Ciências Naturais 5º ano

Ficha de trabalho de Ciências Naturais 5º ano Ficha de trabalho de Ciências Naturais 5º ano Questão 1 A maior parte da água existente no planeta encontra-se nos oceanos. Não há escassez de água potável no nosso planeta. As maiores reservas de água

Leia mais

Geografia. Prof. Franco.

Geografia. Prof. Franco. Geografia Prof. Franco Email: ffrancogeo@bol.com.br BIOMAS Bioma Tundra Taiga (Florestas Boreais) Florestas Temperadas Precipitação e umidade umidade e chuva moderadas umidade e chuva moderadas chuva

Leia mais

Reprodução nas plantas. Apresentação feita por Prof. Mónica Moreira

Reprodução nas plantas. Apresentação feita por Prof. Mónica Moreira Reprodução nas plantas Apresentação feita por Como se reproduzem as plantas com flor? As plantas com flor reproduzem-se por sementes, que resultam da reprodução sexuada, que ocorre quando as células sexuais

Leia mais

A Fundação la Caixa e o BPI, em colaboração com a Câmara Municipal de Portimão, apresentam a exposição A Floresta

A Fundação la Caixa e o BPI, em colaboração com a Câmara Municipal de Portimão, apresentam a exposição A Floresta Comunicado de Imprensa Trata-se da primeira exposição itinerante da Fundação la Caixa em Portugal e é um marco da atividade da Fundação em Portugal A Fundação la Caixa e o BPI, em colaboração com a Câmara

Leia mais

ESCOLA BÁSICA 2, 3 LUÍS DE CAMÕES. PROJETO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 5º Ano

ESCOLA BÁSICA 2, 3 LUÍS DE CAMÕES. PROJETO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 5º Ano ESCOLA BÁSICA 2, 3 LUÍS DE CAMÕES ANO LETIVO 2014 / 2015 PROJETO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 5º Ano DOMÍNIO: A TERRA UM PLANETA ESPECIAL Onde existe vida? O que é a Biosfera? 1 Compreender

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. forma alimento revestimento. morfológicas adaptações ambientes

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. forma alimento revestimento. morfológicas adaptações ambientes Conteúdo: Fatores Abióticos FICHA DE TRABALHO 1 forma alimento revestimento morfológicas adaptações ambientes comportamento fatores abióticos migração Os fatores dos e a temperatura, designados por determinam

Leia mais

Anatomia vegetal: como é uma folha por dentro? Luiz Felipe Souza Pinheiro*; Rosana Marta Kolb

Anatomia vegetal: como é uma folha por dentro? Luiz Felipe Souza Pinheiro*; Rosana Marta Kolb 1 Anatomia vegetal: como é uma folha por dentro? Luiz Felipe Souza Pinheiro*; Rosana Marta Kolb Departamento de Ciências Biológicas. Faculdade de Ciências e Letras. Univ Estadual Paulista. UNESP- Câmpus

Leia mais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. Degradação de Biomas. Prof. Me. Cássio Resende de Morais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. Degradação de Biomas. Prof. Me. Cássio Resende de Morais FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Degradação de Biomas Prof. Me. Cássio Resende de Morais Floresta Amazônica Ocupa 1/3 da América do Sul; Maior floresta

Leia mais

TD BOTÂNICA UECEVEST KALIL MUBARAC

TD BOTÂNICA UECEVEST KALIL MUBARAC TD BOTÂNICA UECEVEST KALIL MUBARAC 1) A figura abaixo representa uma folha simples. Observe as partes da folha indicadas pelos números Marque a alternativa que apresenta corretamente o nome das partes

Leia mais

OS CERRADOS. Entre as plantas do cerrado, podemos citar a sucurpira, o pequi, a copaíba, o angico, a caviúna, jatobá, lobeira e cagaita.

OS CERRADOS. Entre as plantas do cerrado, podemos citar a sucurpira, o pequi, a copaíba, o angico, a caviúna, jatobá, lobeira e cagaita. Os principais biomas brasileiros (biomas terrestres) são: A floresta Amazônica, a mata Atlântica, os campos Cerrados, a Caatinga, o Pampa e o Pantanal. OS CERRADOS Localizados nos estados de Goiás, Tocantins,

Leia mais

ESPAÇOS CLIMÁTICOS E VEGETAÇÕES DA AMÉRICA

ESPAÇOS CLIMÁTICOS E VEGETAÇÕES DA AMÉRICA ESPAÇOS CLIMÁTICOS E VEGETAÇÕES DA AMÉRICA 8º ANO Geografia Prof. Esp. Franciane Borges Créditos: Zonas térmicas Altitude Amplitude térmica: é a diferença entre a temperatura máxima e a mínima, em determinado

Leia mais

Biomas terrestres. Gabriela Ferreira 6º ano

Biomas terrestres. Gabriela Ferreira 6º ano Biomas terrestres Gabriela Ferreira 6º ano Tundra Tundra é um tipo de vegetação rasteira típica de regiões polares que ficam cobertas por gelo durante grande parte do ano. Na época do verão, este gelo

Leia mais

Unidade 1 Os seres vivos e o ambiente

Unidade 1 Os seres vivos e o ambiente UNIDADE 1 OS SERES VIVOS E O AMBIENTE Unidade 1 Os seres vivos e o ambiente Energia Fotossíntese Temperatura Água Solo Sistema Solar O que é um ecossistema? Ecologia Ecossistema Meio abiótico Meio biótico

Leia mais

Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho (UESPI)

Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho (UESPI) Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho (UESPI) Visão termodinâmica Alfred J. Lotka trabalhou populações e comunidades em sistemas termodinâmicos. Cada sistema apresenta um conjunto de transformações e

Leia mais

MOVIMENTOS DAS PLANTAS

MOVIMENTOS DAS PLANTAS MOVIMENTOS VEGETAIS MOVIMENTOS DAS PLANTAS Movimentos de plantas são muitos sutis e quase não perceptíveis São respostas a estímulos externos (ambientais): luz, gravidade, temperatura, abalo mecânico,

Leia mais

pluricelulares eucariontes são autotróficas fotossíntese

pluricelulares eucariontes são autotróficas fotossíntese Reino Plantae Reino Plantae As plantas são seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos elas são semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos; entretanto, têm uma característica que as distingue

Leia mais

Somente respostas do reino Plantae Apostilas 3 e 4

Somente respostas do reino Plantae Apostilas 3 e 4 APOSTILA 3 2 CAPITULO 21 _ A OCUPAÇÃO INICIAL DO AMBIENTE TERRESTRE PLANTAS 2 ATIVIDADE 1 (PÁGINA 238) 2 EM CASA (PÁGINA 239) 3 ATIVIDADE COMPLEMENTAR (PÁGINA 239) 3 Em resumo IV 3 APOSTILA 4 4 CAPITULO

Leia mais

BIOMAS MUNDIAIS PROFESSORA GABRIELA

BIOMAS MUNDIAIS PROFESSORA GABRIELA BIOMAS MUNDIAIS PROFESSORA GABRIELA O que é natureza? O conjunto de seres vivos e não vivos e os fenômenos que acontecem de maneira natural, ou seja, sem interferência do ser humano. Paisagem natural.

Leia mais

Produtividade. Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho (UESPI)

Produtividade. Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho (UESPI) Produtividade Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho (UESPI) Estudo de energia do ecossistema Foram iniciados em 1942 por R. L. Lindeman The trophic dynamic aspect of ecology A idéia geral foi converter

Leia mais

Região Norte e Amazônia não são sinônimos

Região Norte e Amazônia não são sinônimos REGIÃO NORTE Região Norte e Amazônia não são sinônimos Não existe uma Amazônia, e, sim, várias. Região Natural ou Pan- Amazônia ou Amazônia Internacional Região de Planejamento ou Amazônia Brasileira ou

Leia mais

BIOLOGIA. Fisiologia Vegetal. Professora: Brenda Braga

BIOLOGIA. Fisiologia Vegetal. Professora: Brenda Braga BIOLOGIA Fisiologia Vegetal Professora: Brenda Braga 4.TRANSPIRAÇÃO FOLIAR perda de vapor d água CONSTANTE pela CUTÍCULA REGULÁVEL pelos ESTÔMATOS VISTO DE CIMA 2 CÉLULAS GUARDA Que regulam a abertura

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Benedita. CONTEÚDOS ANUAIS 2º Ciclo - 5º Ano ANO LETIVO 2017/2018 AULAS PREVISTAS

Agrupamento de Escolas da Benedita. CONTEÚDOS ANUAIS 2º Ciclo - 5º Ano ANO LETIVO 2017/2018 AULAS PREVISTAS CONTEÚDOS ANUAIS 2º Ciclo - 5º Ano ANO LETIVO 2017/2018 Disciplina: Ciências Naturais AULAS CONTEÚDOS PREVISTAS 5ºA 5ºB 5ºC 5ºD 5ºE 5ºF 5ºG 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP

Leia mais