CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES INSPEÇÃO E ENSAIOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES INSPEÇÃO E ENSAIOS"

Transcrição

1 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES INSPEÇÃO E ENSAIOS

2 CRONOGRAMA 2 Apresentação: Prof. Dr. Wellington Mazer wmazer@utfpr.edu.br

3 CRONOGRAMA 3 ENSAIOS - 1ª PARTE TEORICA - 2ª PARTE PRÁTICA AVALIAÇÃO - TRABALHOS EXIGIDA A FREQUANCIA DE 75% OU MAIS NOTA PARA APROVAÇÃO = 7,0 OU MAIS

4 CRONOGRAMA 4 17/03/2017 APRESENTAÇÃO E INSPEÇÃO 24/03/2017 ENSAIOS 31/03/2017 ENSAIOS 07/04/2017 ENSAIOS 28/04/2017 AVALIAÇÃO Totalizando 25h/aulas

5 INTRODUÇÃO 5 Uma das formas de verificar a qualidade do concreto durante sua execução e após a obra pronta é através de ensaios. Durante a execução da obra, são realizados ensaios no concreto no estado fresco e endurecido. Já após a obra pronta, procura-se realizar ensaios não destrutivos (END).

6 INTRODUÇÃO 6 Estes ensaios possuem a função de: - auxiliar no controle de qualidade da obra; - auxiliar no diagnóstico das manifestações patológicas existentes. Entre outras.

7 INTRODUÇÃO 7 Durante a execução da obra, os principais ensaios realizados são: - Abatimento do tronco de cone; - Resistência à compressão axial.

8 INTRODUÇÃO 8 Após a obra pronta, são diversos os ensaios possíveis de serem feitos, entre eles cita-se: - Inspeção visual; - ph; - Carbonatação; - Esclerometria; - Pacometria; - Potencial de corrosão; - Prova de carga; Entre outros.

9 INTRODUÇÃO 9

10 INTRODUÇÃO 10 Ensaios no concreto no estado fresco: Abatimento do tronco de cone: também chamado de Slump, é utilizado para avaliar a consistência do concreto. É um dos métodos mais conhecidos e utilizados no Brasil, devido á facilidade e simplicidade de uso na obra. É Normalizado através da NBR NM 67 Concreto Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone.

11 INTRODUÇÃO 11 Ensaios no concreto no estado fresco:

12 INTRODUÇÃO 12 Ensaios no concreto no estado fresco: Critérios adaptados de HELENE & TERZIAN (1992) Critério de Consistência Abatimento (mm) Tolerância (mm) Seca 0 a 20 5 Medianamente Plástica 30 a Plástica 60 a Medianamente Fluida 100 a Fluida ou Líquida > a 70 mm: concretos comuns 90 a 120 mm: concretos bombeáveis

13 INTRODUÇÃO 13 Ensaios no concreto no estado fresco: Moldagem de corpos de prova:

14 INTRODUÇÃO 14 Tipo de corpo de prova Dimensão básica (mm) Ensaios no concreto no estado fresco: Moldagem de corpos de prova: Cilindrico Prismático Numero de camadas Mecâncio Manual Número de golpes

15 INTRODUÇÃO 15 Ensaios no concreto no estado endurecido: Resistência à compressão axial: Fatores que afetam Relação água/cimento; Idade; Porosidade; Teor de Ar incorporado; Tipo de Cimento; Agregado (forma, textura, granulometria); Utilização de aditivos e adições; Condições de Cura.

16 INTRODUÇÃO 16 Ensaios no concreto no estado endurecido: Resistência à compressão axial:

17 INTRODUÇÃO 17 Ensaios no concreto no estado endurecido: Resistência à compressão axial: Coeficientes para correção

18 18 Avaliação precisa da situação em que se encontra a estrutura.

19 19

20 20

21 21 Razões para se promover uma avaliação de uma construção:

22 22 Quando a confiabilidade da estrutura é comprometida por deterioração geral; Quando cargas adicionais serão aplicadas na estrutura; Para obter informações visando projetos de reforço ou melhorias; Para salvaguardar a segurança e a servicibilidade para condições normais de utilização Para criar um banco de dados de informações atualizadas sobre as condições de toda estrutura, criando parâmetros para organizar operações de manutenção preventiva; Para estabelecer prioridades para o reparo ou substituição de estruturas em níveis elevados de deterioração.

23 23 A avaliação de construções acometidas por patologias é uma atividade multidisciplinar onde estarão envolvidas disciplinas como: Comportamento estrutural; Tecnologia de materiais; Projetos (normas, histórico, etc) Método construtivo; Estática; Economia.

24 24 Estratégias de Inspeção: Ao se verificar que uma edificação está "doente, torna-se necessário efetuar uma vistoria detalhada e cuidadosamente planejada para que se possa determinar as reais condições da estrutura

25 25

26 26

27 27 Levantamento de dados: Esta é a etapa que fornecerá os subsídios necessários para que a análise possa ser feita corretamente, e compreende os seguintes passos:

28 28 Levantamento de dados: -classificação analítica do meio ambiente, em particular da agressividade à estrutura em questão; -levantamento visual e medições expeditas da estrutura - consiste na observação normal, com anotações, e medições nos principais elementos; -estimativa das possíveis conseqüências dos danos e, caso necessário, tomada de medidas de emergência;

29 29 Levantamento de dados: -levantamento detalhado dos sintomas patológicos, inclusive com documentação fotográfica, medidas de deformações, presença de cloretos ou de outros agentes agressores, de carbonatação, medidas de trincas e fissuras, perda de seção em barras de aço, etc.; -identificação de erros quanto à concepção da estrutura, à sua execução, ou ainda quanto à sua utilização e manutenção;

30 30 Levantamento de dados: -análise do projeto original e dos projetos de modificações e ampliações, caso existam, de forma a se poder determinar possíveis deficiências na concepção ou no dimensionamento dos elementos estruturais danificados; -instrumentação da estrutura e realização de ensaios especiais, inclusive em laboratório.

31 31

32 32

33 33 Técnica de investigação: Uma boa técnica exploratória, principalmente para que não sejam esquecidos ou descartados aspectos importantes, é aquela que se baseia em eliminações subsequentes, tentando-se considerar todo o universo de causas hipotéticas ou agentes patológicos.

34 34 Esta primeira etapa da inspeção é denominada Inspeção Preliminar, cuja função básica é: - Listar os problemas existente; - Analisar a gravidade do problema; e - Estabelecer as hipóteses prováveis das causas dos problemas.

35 35 A etapa seguinte é a Inspeção Detalhada, que pode ser resumida da seguinte forma:

36 36 Elaboração de hipóteses sobre as causas das manifestações patológicas Busca por evidências Hipóteses comprovadas Hipóteses não comprovadas Reunião dos resultados em um relatório de inspeção Prof. Fábio Henrique de Melo Ribeiro, MSc.

37 37 Técnica de investigação: Medidas simples para entendimento qualitativo do problema e acompanhamento de sua eventual evolução: - preenchimento da fissura com gesso; - utilização de placa de vidro.

38 38 Técnica de investigação:

39 39 Técnica de investigação: Ou com pinos de aço

40 (2.1) 40 (2.2) Técnica de investigação: Ou com pinos de aço n t x x 1 2c ( a a) c 2 ( a a) c 2 x a ( b b) 2 c 2 4

41 41 Técnica de investigação: Com base nas observações e levantamentos efetuados no local da obra, muitas vezes é possível chegar ao diagnóstico do problema. Deve-se alertar, que juízos precipitados e idéias preconcebidas geralmente conduzem a diagnósticos incorretos.

42 42

43 43

44 44 Técnica de investigação: A similaridade de situações, algumas vezes muito forte, pode induzir a erro o técnico menos avisado ou menos cuidadoso.

45 45 Técnica de investigação:

46 46 Técnica de investigação: A fissura ilustrada poderia ser precipitadamente atribuída a um recalque da fundação, no canto direito do prédio; porém com a análise de todas as condições de contorno, foi estabelecido que a causa da fissuração da alvenaria foi provocada por excessiva flexibilidade da estrutura sob a parede.

47 47 Técnica de investigação:

48 48 Técnica de investigação: Fissura em pé de pilar provocada pelo movimentação térmica diferenciada entre a argamassa de revestimento e a manta de impermeabilização.

49 49 Técnica de investigação: A obtenção de dados históricos sobre a obra e/ou seu local de implantação às vezes pode conduzir a pistas muito seguras no esclarecimento do problema.

50 50 Residência do Município de Assis Dona Anna

51 51 Coleta de dados: - Localização das armaduras; - Determinação da bitola das armaduras; - Determinação do cobrimento das armaduras; - Perda de seção por corrosão; - Dureza superficial do concreto; - Prova de carga; - Velocidade de propagação de ondas ultrasônicas; - Extração de testemunhos;

52 52 Coleta de dados: - Teor de íons cloreto; - Teor de sulfatos; - Profundidade de carbonatação; - Ensaios eletroquímicos - Índice de vazios, absorção de água por imersão e massa específica; - Reações álcali-agregados; - Ações de águas agressivas; - Ações de águas ácidas.

53 53 Análise dos dados: A próxima etapa, análise dos dados, deverá conduzir o analista a um perfeito entendimento do comportamento da estrutura e de como surgiram e se desenvolveram os sintomas patológicos.

54 54 Análise dos dados: Objetivos principais: - completar ou complementar a inspeção de rotina; - realizar testes específicos e especiais que sejam necessários para a avaliação completa da edificação e definição da capacidade de carga restante.

55 55 Análise dos dados: Outra análise que pode ser realizada na estrutura, para verificação do estado potencial de risco que esta oferece, denomina-se Prova de Carga.

56 56 Avaliação pós inspeção: Método Básico: Adaptação da norma austríaca. A avaliação do componente estrutural é dada pela soma de valores atribuídos para cada tipo de dano, multiplicado pela extensão e intensidade do dano, importância do elemento estrutural e pela urgência de intervenção.

57 57 Avaliação pós inspeção: Método Básico: I n i 1 G i.( k1 i k2i k3i k4i ) Item Descrição Valores Adotados G Tipo de dano 1 a 5 k1i Extensão do dano 0 a 1 k2i Intensidade do dano 0 a 1 k3i Importância do elemento estrutural 0 a 1 k4i Urgência da intervenção 0 a 10

58 58 Avaliação pós inspeção: Método Básico: - Classe de Dano I (I = 0 a 5) Sem Defeitos: somente deficiências construtivas, sem necessidade de reparo, apenas de manutenção regular; - Classe de Dano II (I = 3 a 10) Baixo Grau de Deterioração: Redução da Servicibilidade: Redução da servicibilidade apenas após longo período de tempo sem reparo; - Classe de Dano III (I = 7 a 15) Médio Grau de Deterioração: Pode haver a redução da servicibilidade. A intervenção deve ocorrer com alguma rapidez;

59 59 Avaliação pós inspeção: Método Básico: - Classe de Dano IV (I = 12 a 25) Alto Grau de Deterioração: Redução da servicibilidade, porém sem necessidade de limitaçãoes. Intervenção Imediata. - Classe de Dano V (I = 22 a 35) Deterioração Pesada: Redução da servicibilidade com limitações graves de uso. Intervenção Imediata; - Classe de Dano VI (I > 30) Deterioração Crítica: Escoramento Imediato, Restrição ao Uso e Intervenção Imediata.

60 60 Avaliação pós inspeção: Método Geral: Neste método o índice é expresso pela razão entre: - A soma efetiva dos valores dos danos obtidos levando em conta a lista fechada de tipos de danos potenciais detectados na inspeção in loco, e; - A soma de referência de valores de danos obtidos levando-se em conta a mesma lista fechada de todo tipo de dano que poderia realisticamente ocorrer na mesma estrutura ou elemento estrutural, multiplicada pela intensidade unitária e fatores de extensão.

61 61 Avaliação pós inspeção: Método Geral: O índice de condição pode então ser determinado pela seguinte expressão: Onde: V D = Valor do tipo de dano B i = Valor básico associado ao tipo de dano i sobre a segurança e ou durabilidade do componente estrutural inspecionado

62 62 Avaliação pós inspeção: Método Geral: K 1i = fator do elemento estrutural, função de sua importância no contexto da estrutura como um todo; K 2i = fator indicativo da intensidade do tipo de dano i; K 3i = fator cobrindo a extensão da propagação do tipo de dano i nos elementos inspecionados; K 4i = fator da urgência necessária da intervenção do dano i.

63 63 Avaliação pós inspeção: Método Geral: Deslocamentos (Bi) - Infraestrutura: Movimentos Laterais = 2,0 Rotações e Desaprumos = 2,0 Recalques Diferenciais = 3,0 Descalçamento das Fundações = 4,0 - Superestrutura: Movimentos Verticais = 2,0 Irregularidades = 1,0

64 64 Avaliação pós inspeção: Método Geral: Fator de Locação do Elemento (k i1 ) - Infraestrutura = 1,0 ± 0,2 - Superestrutura = 1,2 ± 0,2 (Concreto Armado) - Superestrutura = 1,45 ± 0,2 (Concreto Protendido) - Tabuleiro = 0,4 ± 0,1

65 65 Avaliação pós inspeção: Método Geral: Fator de Intensidade do Dano (k i2 ) - Classe I = 0,5 (Dano de tamanho pequeno, aparecendo em localizações simples do elemento); - Classe II = 1,0 (Dano de tamanho médio, confinado a locais simples, ou em pequenas áreas); - Classe III = 1,5 (Dano de tamanho grande, aparecendo em grandes áreas do elemento); - Classe IV = 2,0 (Dano de tamanho muito grande, aparecendo na maior parte do elemento);

66 66 Avaliação pós inspeção: Método Geral: Fator de Extensão do Dano (k i3 ) - Dano confinado a um único elemento = 0,5; - Dano aparecendo em menos de ¼ dos elementos do arcabouço = 1,0; - Dano aparecendo entre ¼ e ¾ dos elementos do arcabouço = 1,5; - Dano aparecendo em mais de ¾ dos elementos do arcabouço = 2,0;

67 67 Avaliação pós inspeção: Método Geral: Fator de Urgência do Reparo (k i4 ) - Intervenção não urgente = 1,0 (Dano não tem impacto na segurança ou na servicibilidade da construção); - Intervenção Breve = 2,0 a 3,0 (Dano deve ser reparado em um período não maior que 5 anos, para prevenir o colapso); - Intervenção Imediata = 3,0 a 5,0 (Reparo imediato é necessário, já há um comprometimento da estrutura pelo dano); - Intervenção Urgente = 5,0 (Necessidade de escoramento, limitação do tráfego, evacuação ou providencias semelhantes.

68 68 Avaliação pós inspeção: Método Geral: O parâmetro de condição R C que é então calculado pela expressão: Onde: V D = soma efetiva de valores de danos calculados para a estrutura observada (ou parte), relacionada com os tipos de defeitos da lista incorporada, e; V D,re = soma de referência dos valores de dano obtidos levando em conta todos os danos obtidos na lista, que podem potencialmente ocorrer na mesma estrutura.

69 69 Principais locais a serem inspecionados: - Fundações; - Pilares; - Garagens; - Cisternas; - Reservatório superior; - Terraços; - Fachadas; - Vigas e lajes.

70 70 O que verificar? - Supraestrutura: infiltrações de água; corrosão de armaduras; fissuras e deformações; cobrimento das armaduras; carbonatação; teor de cloretos; Falhas de concretagem: - segregação - ninhos de concretagem - má vibração - concreto poroso, de baixa resistência

71 71 O que verificar? - Reservatórios: infiltrações de água; impermeabilização; corrosão de armaduras (tampas); fissuras e deformações; cobrimento das armaduras; teor de cloretos; Falhas de concretagem; Vazamentos.

72 72 O que verificar? - Garagens: infiltrações de água; ventilação; corrosão de armaduras (lajes); fissuras e deformações; cobrimento das armaduras; carbonatação.

73 73 O que verificar? - Terraços: infiltrações de água; impermeabilização; fissuras e deformações.

74 74 O que verificar? - Fachadas: infiltrações de água; rejuntes; desplacamentos; insolação.

75 75 O que verificar? - Fundação: infiltrações de água; integridade da união com pilares; condições de apoio.

76 76 A principal técnica de inspeção é denominada de Inspeção Visual: É o método mais empregado por ser o mais simples e por fazer parte de maneira direta ou indireta de qualquer trabalho executado; ou seja, o simples fato de observar as condições superficiais de uma estrutura de concreto pode fornecer a um profissional experiente, conclusões sobre o estado desta estrutura.

77 77 Simplicidade de realização e baixo custo operacional são as características deste método, mas que mesmo assim requer uma técnica apurada, obedece a sólidos requisitos básicos que devem ser conhecidos e corretamente aplicados.

78 78 Para se fazer o ensaio de Inspeção Visual, deve-se ter alguns equipamentos básicos como: escada; lupa e binóculo; fissurômetro; trena; máquina fotográfica; epi s;

79 79 trado; lápis; lanterna; martelo; nível a laser; filmadora, etc.

80 80 Outro aspecto importante durante a inspeção visual de uma obra consiste na análise dos projetos e na obtenção de informações sobre a obra.

81 81 Época de construção; Qualidade da mão de obra; Utilização da edificação; Ambiente inserido; Reparos já executados; Ensaios já executados; etc.

82 82 Como resultados esperados ou relatório de inspeção, alguns tópicos são indispensáveis como: Levantamento fotográfico; Geometria da estrutura; Anotação dos sintomas visuais; Coloração; Tamanho das fissuras; Descrição do ambiente; Possível eliminação do concreto de cobrimento para observação da armadura.

83 83 ESTUDO DE CASO: Antena de telefonia celular.

84 84

85 85

86 86

87 87

88 88

89 89

DCC DCC FLUXOGRAMA GERAL. Departamento de Construção Civil. Material de aula do Prof. Marcelo Medeiros Direitos reservados

DCC DCC FLUXOGRAMA GERAL. Departamento de Construção Civil. Material de aula do Prof. Marcelo Medeiros Direitos reservados Prof. Dr. Marcelo Medeiros medeiros.ufpr@gmail.com E RECONHECIMENTO ESTRUTURAL 1 Resultado do exame médico Laudo de Vistoria e Reconhecimento Estrutural Profissional e/ou empresa responsável Cliente: localização

Leia mais

Grupo de Materiais de Construção Departamento de Construção Civil Universidade Federal do Paraná DCC. Departamento de Construção Civil DCC

Grupo de Materiais de Construção Departamento de Construção Civil Universidade Federal do Paraná DCC. Departamento de Construção Civil DCC TC083 PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS TC083 PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS 1 - INTRODUÇÃO À PATOLOGIA DAS ESTRUTURAS Prof. Dr. Marcelo Medeiros Prof. Dr. Marcelo Medeiros ÁGUA COMO AGENTE

Leia mais

05/08/2014. Objetivo INSPEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO

05/08/2014. Objetivo INSPEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO INSPEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Profa. Eliana Barreto Monteiro INSPEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Levantamento (visual e/ou instrumentado) das características e do estado de conservação de uma estrutura

Leia mais

PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS

PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS Consideráveis investimentos em obras de infraestrutura e habitacionais Crescimento populacional em centros urbanos Complexas estruturas industriais e de grande porte

Leia mais

13/3/2017. Estratégia de Inspeção e Avaliação. Estratégia de Inspeção e Avaliação. Estratégia de Inspeção e Avaliação

13/3/2017. Estratégia de Inspeção e Avaliação. Estratégia de Inspeção e Avaliação. Estratégia de Inspeção e Avaliação Início A Visita Preliminar Ação Urgente? Proposta A de Rotina B B C Teste do Concreto Visual Teste Básicos Detalhada Teste do Aço Teste da Protensão E C Existem testes mais detalhados previstos D Teste

Leia mais

4. RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSSÃO

4. RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSSÃO 4. RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSSÃO 78 4 - RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSSÃO A metodologia utilizada neste trabalho, possibilitou a quantificação do grau do dano de cada um dos edifícios estudados, possibilitando

Leia mais

Professor: Eng Civil Diego Medeiros Weber.

Professor: Eng Civil Diego Medeiros Weber. Professor: Eng Civil Diego Medeiros Weber. PATOLOGIA DAS ESTRUTURAS, PISOS DE CONCRETO E DOS REVESTIMENTOS. CONSTRUÇÃO CIVIL PATOLOGIA DAS ESTRUTURAS CONSTRUÇÃO CIVIL PATOLOGIA "A patologia na construção

Leia mais

com que o módulo de resiliência varie pontualmente dentro de um material específico. Alternativa C é Correta.

com que o módulo de resiliência varie pontualmente dentro de um material específico. Alternativa C é Correta. 33.(UFSCAR/UFSCAR/2016) A abordagem de dimensionamento de pavimentos pelo método mecanístico-empírico emprega a teoria da elasticidade. São mais gerais que os métodos empíricos, mas exigem o conhecimento

Leia mais

05/08/2014. Ensaios para Avaliação das Estruturas. Ensaios para Avaliação das Estruturas ENSAIOS PARA INSPEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO

05/08/2014. Ensaios para Avaliação das Estruturas. Ensaios para Avaliação das Estruturas ENSAIOS PARA INSPEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ENSAIOS PARA INSPEÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO Profa. Eliana Barreto Monteiro Ensaios para Avaliação das Estruturas Inspeção visual Ensaios não destrutivos Ensaios destrutivos Ensaios para Avaliação das

Leia mais

PATOLOGIA DAS EDIFICAÇÕES

PATOLOGIA DAS EDIFICAÇÕES PATOLOGIA DAS EDIFICAÇÕES SINTOMATOLOGIA DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO Considerações Gerais Os problemas patológicos têm suas origens motivadas por falhas que ocorrem em uma das três etapas básicas do processo

Leia mais

ARGAMASSAS E CONCRETOS DOSAGEM IPT

ARGAMASSAS E CONCRETOS DOSAGEM IPT ARGAMASSAS E CONCRETOS DOSAGEM IPT Definição: O concreto no estado fresco é caracterizado como o material recém-misturado, sendo que o mesmo apresenta-se no estado plástico, ou seja, ainda com a capacidade

Leia mais

INSPEÇÃO E ENSAIOS EM ESTRUTURAS DE CONCRETO

INSPEÇÃO E ENSAIOS EM ESTRUTURAS DE CONCRETO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES INSPEÇÃO E ENSAIOS EM ESTRUTURAS DE CONCRETO PROF. WELLINGTON

Leia mais

Disciplina: Construção Civil I Estruturas de Concreto

Disciplina: Construção Civil I Estruturas de Concreto UniSALESIANO Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil Disciplina: Construção Civil I André Luís Gamino Professor Área de Construção Civil Componentes Formas: molde para

Leia mais

Inspeção de Estruturas de Concreto Com Uso de Câmera Termográfica Primeiras Impressões

Inspeção de Estruturas de Concreto Com Uso de Câmera Termográfica Primeiras Impressões Resumo Inspeção de Estruturas de Concreto Com Uso de Câmera Termográfica Primeiras Impressões Gabriel Willian Braga 1, Luiz Araujo 2, Robson Gaiofatto 2, Victor Reis 3 1 GW Soluções de Engenharia / Departamento

Leia mais

DIAGNÓSTICO: pesquisa de antecedentes, inspeção e estudo

DIAGNÓSTICO: pesquisa de antecedentes, inspeção e estudo DIAGNÓSTICO: pesquisa de antecedentes, inspeção e estudo Leila Cristina Meneghetti Por que monitorar as estruturas? 1 Quando monitorar? Dúvida? Inspeção visual Estudo dos documentos Checagem estrutural

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS ESTUDO DE CASO

RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS ESTUDO DE CASO RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS ESTUDO DE CASO CASO 1 Recuperação de casa de corrida de alto forno de siderurgia Características das Estruturas Localização: Cubatão/SP. Área Industrial: Siderurgia. Data dos

Leia mais

Curso: Técnico em Edificações Integrado - Disciplina: Materiais de Construção II - Professor: Marcos Valin Jr Aluno: - Turma: Data:

Curso: Técnico em Edificações Integrado - Disciplina: Materiais de Construção II - Professor: Marcos Valin Jr Aluno: - Turma: Data: Curso: Técnico em Edificações Integrado - Disciplina: Materiais de Construção II - Professor: Marcos Valin Jr Aluno: - Turma: Data: Lista de Exercícios do 3º e 4º Bimestres A Data da entrega: / / B Atividade

Leia mais

Projeto e Consultoria Estrutural

Projeto e Consultoria Estrutural reduzida, principalmente nas que apresentam fissuração elevada, permitindo que os agentes agressivos penetrem para o interior do concreto, provocando uma série de danos, sendo o mais notável a corrosão

Leia mais

Sumário. 1 Concreto como um Material Estrutural 1. 2 Cimento 8

Sumário. 1 Concreto como um Material Estrutural 1. 2 Cimento 8 Sumário 1 Concreto como um Material Estrutural 1 O que é o concreto? 2 O bom concreto 3 Materiais compósitos 4 Papel das interfaces 5 Forma de abordagem do estudo do concreto 6 2 Cimento 8 Produção do

Leia mais

Curso: Superior de Tecnologia em Controle de Obras - Disciplina: Concreto e Argamassa - Professor: Marcos Valin Jr Aluno: - Turma: 2841.

Curso: Superior de Tecnologia em Controle de Obras - Disciplina: Concreto e Argamassa - Professor: Marcos Valin Jr Aluno: - Turma: 2841. Curso: Superior de Tecnologia em Controle de Obras - Disciplina: Concreto e Argamassa - Professor: Marcos Valin Jr Aluno: - Turma: 2841.4N - Data: Atividade Lista de Exercícios da Disciplina A Data da

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES INSPEÇÃO E ENSAIOS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES INSPEÇÃO E ENSAIOS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES INSPEÇÃO E ENSAIOS 2 PIT/PDA O que é e como é feito o ensaio PIT? O PIT é um ensaio que visa, principalmente, determinar a variação, ao longo da profundidade,

Leia mais

Universidade Federal do Paraná / 2. Universidade Federal do Paraná /

Universidade Federal do Paraná / 2. Universidade Federal do Paraná / Aplicação de Metodologia Objetiva Para Avaliação de Obras de Arte Especiais em Rodovias no Estado do Paraná Gean Marcos Baldessar Warmling 1, Mauro Lacerda Santos Filho 2 1 Universidade Federal do Paraná

Leia mais

Desempenho em serviço Prof. Maristela Gomes da Silva

Desempenho em serviço Prof. Maristela Gomes da Silva Desempenho em serviço Prof. Maristela Gomes da Silva Departamento de Engenharia Civil Bibliografia referência para esta aula ISAIA, G. C. (editor) Materiais de Construção Civil e Princípios de ciência

Leia mais

CORROSÃO PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DAS CONSTRUÇÕES. Prof. Mazer AULA 05

CORROSÃO PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DAS CONSTRUÇÕES. Prof. Mazer AULA 05 AULA 05 Prof. Mazer PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DAS CONSTRUÇÕES 2 FUNDAMENTOS GERAIS: O concreto protege a armadura de duas formas: - Confere uma barreira física separando o aço do meio-ambiente - A água no

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES INSPEÇÃO E ENSAIOS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES INSPEÇÃO E ENSAIOS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES INSPEÇÃO E ENSAIOS 2 Ultra-som Existem diversos estudos no sentido de se determinar uma propriedade física do concreto que pudesse ser relacionada com

Leia mais

ESTUDO DE CASO PONTE SOBRE O RIO MOJU

ESTUDO DE CASO PONTE SOBRE O RIO MOJU ESTUDO DE CASO PONTE SOBRE O RIO MOJU VÍDEO ANTES DO ACIDENTE ANTES DO ACIDENTE DEPOIS DO ACIDENTE PRINCIPAIS CAUSAS HORÁRIO DE CHEIA DO RIO; SINALIZAÇÃO PRECÁRIA; FALTA DE DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO DOS

Leia mais

Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa

Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa 2. Deficiência x Excelência Elaboração Estruturas de Concreto e Revestimentos de Argamassa 7 Estruturas de Concreto e Revestimentos de Argamassa

Leia mais

DURABILIDADE E VIDA ÚTIL DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO

DURABILIDADE E VIDA ÚTIL DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO DURABILIDADE E VIDA ÚTIL DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO Acadêmicos: Guilherme Schroeder Gustavo Aurélio Karol Bot Disciplina: Materiais de Construção Civil II Professora: Carmeane Effting, Dra. Importância

Leia mais

2. METODOLOGIA DE INSPECÇÃO

2. METODOLOGIA DE INSPECÇÃO METODOLOGIA DE INSPECÇÃO 1/240 2. METODOLOGIA DE INSPECÇÃO INSPECÇÃO E DIAGNÓSTICO Sub-capítulos: 2.1 Introdução 2.4 Métodos de diagnóstico 2.5 Conclusões do capítulo 2/240 1 2.1 Introdução 3/240 1. INSPECÇÃO

Leia mais

Manutenção e Restauro de Obras. Prof. Aline Fernandes de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010

Manutenção e Restauro de Obras. Prof. Aline Fernandes de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010 Manutenção e Restauro de Obras de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010 PRINCIPAIS PROBLEMAS DAS ESTRUTURAS: AS LESÕES VERIFICADAS EM OBRAS SOB EFEITO DAS MOVIMENTAÇÕES DIFERENCIADAS, ASSUMEM DIVERSAS SITUAÇÕES

Leia mais

Reforço e Recuperação de Estruturas de Concreto

Reforço e Recuperação de Estruturas de Concreto Reforço e Recuperação de Estruturas de Concreto CONSIDERAÇÕES GERAIS Disciplina: Reforço e Recuperação de Estruturas de Concreto Professor: Geciane Silva Gonçalves e-mail: sgeciane27@gmail.com Material

Leia mais

Introdução UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. SNP38D44 Estruturas de Concreto Armado I

Introdução UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. SNP38D44 Estruturas de Concreto Armado I UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL SNP38D44 Prof.: Flavio A. Crispim (FACET/SNP-UNEMAT) SINOP - MT 2016 http://wwwp.coc.ufrj.br/~ibrahim/otimiza.htm 2 http://viajeaqui.abril.com.br/materias/niemeyer-104-anos-obras-curvilineas-espalhadas-pelo-brasil#9

Leia mais

JORGE ANTONIO DA CUNHA OLIVEIRA RAÍSSA SOARES DO NASCIMENTO BÁRBARA CICUTO GONÇALVES PEREIRA AMANDA ROSA TEIXEIRA ÉRICA SILVA DA NÓBREGA

JORGE ANTONIO DA CUNHA OLIVEIRA RAÍSSA SOARES DO NASCIMENTO BÁRBARA CICUTO GONÇALVES PEREIRA AMANDA ROSA TEIXEIRA ÉRICA SILVA DA NÓBREGA INSPEÇÃO PREDIAL E AVALIAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS DO SUBSOLO EM EDIFICAÇÃO RESIDENCIAL LOCALIZADA NO DISTRITO FEDERAL ESTUDO DE CASO CONDOMÍNIO RESIDENCIAL 116 NORTE JORGE ANTONIO DA CUNHA OLIVEIRA

Leia mais

CONTROLE TECNOLÓGICO DO CONCRETO

CONTROLE TECNOLÓGICO DO CONCRETO 13. CONEX Pôster Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( X ) TECNOLOGIA CONTROLE

Leia mais

Principais causas da deterioração das estruturas

Principais causas da deterioração das estruturas Principais causas da deterioração das estruturas Principais causas da deterioração do concreto estrutural Principais causas da deterioração do concreto estrutural Causas intrínsecas Inerentes à própria

Leia mais

Pesquisa desenvolvida no Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNIJUÍ 2

Pesquisa desenvolvida no Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNIJUÍ 2 PATOLOGIAS E A RELAÇÃO COM A DURABILIDADE DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO 1 PATHOLOGIES AND THE RELATIONSHIP WITH THE DURABILITY OF ARMED CONCRETE STRUCTURES Rosana Wendt Brauwers 2, Flávia Izabel Bandeira

Leia mais

1.8 Desenvolvimento da estrutura de edifícios 48

1.8 Desenvolvimento da estrutura de edifícios 48 Sumário Capítulo 1 Desenvolvimento histórico de materiais, elementos e sistemas estruturais em alvenaria 23 1.1 História dos materiais da alvenaria 24 1.2 Pedra 24 1.3 Tijolos cerâmicos 26 1.4 Blocos sílico-calcários

Leia mais

DIAGNÓSTICO DE CAUSAS DE PATOLOGIAS EM ESTRUTURAS DE CONCRETO

DIAGNÓSTICO DE CAUSAS DE PATOLOGIAS EM ESTRUTURAS DE CONCRETO DIAGNÓSTICO DE CAUSAS DE PATOLOGIAS EM ESTRUTURAS DE CONCRETO O conceito de patologia das estruturas Alguns conceitos Conceito de desempenho Vida Útil e Durabilidade Conceito de manutenção Sintomatologia

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático 03 TEO 0 08 10 TEO 11 15 17 TEO 18 TEO 5 9 AGOSTO Definir as regras do curso. Histórico do P&D e avanços da tecnologia do tipos, aplicações e mercado do cimento. diferentes agregados empregados no adições

Leia mais

Boas Práticas Preventivas

Boas Práticas Preventivas Boas Práticas Preventivas Eng. Jozenias Vale PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO!!! (SEMPRE) DO QUE PRETENDEMOS NOS PREVENIR? MEDICINA E A ENGENHARIA As semelhanças entre Medicina e Engenharia Patologia Manifestações

Leia mais

Controle de fissuração: exemplos práticos

Controle de fissuração: exemplos práticos Controle de fissuração: exemplos práticos Introdução Qual a origem das fissuras em elementos de concreto armado? Como controlar este surgimento? Quais são as práticas mais recomendadas para tal situação?

Leia mais

Concreto nas primeiras idades. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira

Concreto nas primeiras idades. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Concreto nas primeiras idades Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Propriedades do concreto fresco Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Fonte: Mehta e Monteiro, 2010 Degussa, 2000 3/38 Importância As primeiras 48h são

Leia mais

Identificação e propostas de soluções para patologias em postes de concreto localizados na região litorânea de São Luís MA: um estudo de caso 1

Identificação e propostas de soluções para patologias em postes de concreto localizados na região litorânea de São Luís MA: um estudo de caso 1 Identificação e propostas de soluções para patologias em postes de concreto localizados na região litorânea de São Luís MA: um estudo de caso 1 Waléria Daiany Lima de Brito 2 José Murilo Moura dos Reis³

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático FEVEREIRO 04 06 TEO 07 Definir as regras do curso Histórico do P&D e avanços da tecnologia do diferentes s Normalização para fresco. Aulas previstas (horas-aula): 4 Aulas previstas acumuladas (horas-aula):

Leia mais

Métodos de ensaios não destrutivos para estruturas de concreto. Fonte: Revista Téchne, PINI Web.

Métodos de ensaios não destrutivos para estruturas de concreto. Fonte: Revista Téchne, PINI Web. Métodos de ensaios não destrutivos para estruturas de concreto Fonte: Revista Téchne, PINI Web Para garantir a segurança das estruturas de concreto é necessário averiguar sua condição com um nível elevado

Leia mais

PATOLOGIAS DO CONCRETO

PATOLOGIAS DO CONCRETO Tecnologia da Construção I PATOLOGIAS DO CONCRETO Docente: Thalita Lima Email:thalitaluizalima@gmail.com Cuiabá/MT Maio - 2017 Corrosão de Armaduras Corrosão de Armaduras É o processo de enfraquecimento

Leia mais

PROC IBR EDIF 037/2015 Verificar a qualidade e a quantidade dos serviços na execução de estruturas de concreto armado

PROC IBR EDIF 037/2015 Verificar a qualidade e a quantidade dos serviços na execução de estruturas de concreto armado INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS IBRAOP INSTITUTO RUI BARBOSA IRB / COMITÊ OBRAS PÚBLICAS PROC IBR EDIF 037/2015 Verificar a qualidade e a quantidade dos serviços na execução de estruturas

Leia mais

INSPEÇÃO DE PONTES EM CONCRETO ARMADO E PROTENDIDO O ESTÁGIO ATUAL DA NORMALIZAÇÃO

INSPEÇÃO DE PONTES EM CONCRETO ARMADO E PROTENDIDO O ESTÁGIO ATUAL DA NORMALIZAÇÃO INSPEÇÃO DE PONTES INSPEÇÃO DE PONTES EM CONCRETO ARMADO E PROTENDIDO O ESTÁGIO ATUAL DA NORMALIZAÇÃO ENGº JULIO TIMERMAN Presidente do IBRACON e Coordenador da Comissão de Estudos de Inspeção de Estruturas

Leia mais

AVALIAÇÃO UNIFICADA 2016/1 ENGENHARIA CIVIL/6º PERÍODO SUBSTITUTIVA - NÚCLEO II CADERNO DE QUESTÕES

AVALIAÇÃO UNIFICADA 2016/1 ENGENHARIA CIVIL/6º PERÍODO SUBSTITUTIVA - NÚCLEO II CADERNO DE QUESTÕES CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES Você está recebendo o CADERNO DE QUESTÕES e a FOLHA DE RESPOSTA. 1º SEMESTRE - 2013 Para cada questão há somente uma alternativa correta. Assinale na folha de respostas a

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático FEVEREIRO 05 07 TEO 08 Definir as regras do curso Histórico do P&D e avanços da tecnologia do diferentes s Normalização para fresco. Materiais de Construção Civil II (ENG 301) C01/ 018-1 Teoria: 17:00h-18:30h

Leia mais

Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples

Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples CONTEÚDO CAPÍTULO 1 - RESISTÊNCIA DO MATERIAL 1.1. Introdução 1.2. Definição: função e importância das argamassas 1.3. Classificação das alvenarias

Leia mais

DISCIPLINA: Materiais e Componentes de Construção

DISCIPLINA: Materiais e Componentes de Construção DISCIPLINA: Materiais e Componentes de Construção Vigência: a partir de 2017/1 Período letivo: 1º ano Carga horária total: 90 h Código: PF.EC.004 Ementa: Estudo das propriedades físicas dos materiais de

Leia mais

PROPRIEDADES DO. Trabalhabilidade e Consistência CONCRETO FRESCO

PROPRIEDADES DO. Trabalhabilidade e Consistência CONCRETO FRESCO Universidade Paulista Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia Departamento de Engenharia Civil Materiais de Construção Civil Professora Moema Castro, MSc. CONCRETO FRESCO CONCRETO ENDURECIDO TECNOLOGIA

Leia mais

CAPÍTULO I SISTEMAS ESTRUTURAIS

CAPÍTULO I SISTEMAS ESTRUTURAIS 1 TÓPICOS ESPECIAIS ECIVIL II Alvenaria estrutural CAPÍTULO I SISTEMAS ESTRUTURAIS SISTEMAS ESTRUTURAIS TOTALMENTE ESTRUTURADO ESTRUTURA MISTA 2 TOTALMENTE ESTRUTURADO Quando os elementos estruturais de

Leia mais

Poder de retenção de água / Exsudação

Poder de retenção de água / Exsudação Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Professora: Mayara Moraes Consistência; Textura; Trabalhabilidade; Integridade da massa / Segregação Poder de retenção de água / Exsudação Massa

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático 08 TEO 09 LAB 13 LAB 15 TEO 16 LAB 0 LAB 3 7 LAB 9 30 AGOSTO Definir as regras do curso. Histórico do P&D e avanços da tecnologia do diferentes Trabalhar com os diferentes tipos de traço. Praticar cálculos

Leia mais

Química Aplicada. Professor Willyan Machado Giufrida

Química Aplicada. Professor Willyan Machado Giufrida Tópicos especiais Corrosão na construção civil Corrosão no Concreto e no Aço Química Aplicada 1 Professor Willyan Machado Giufrida Introdução Desde o início da utilização do concreto armado, nos meados

Leia mais

Estrutura Concreto Armado. Engª Civil Bárbara Silvéria

Estrutura Concreto Armado. Engª Civil Bárbara Silvéria Estrutura Concreto Armado Engª Civil Bárbara Silvéria Concreto Concreto: Argamassa + Agregados graúdos Argamassa: Pasta + Agregados miúdos (+ aditivos) Pasta: Aglomerante + Água Característica mecânica

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE UMA ESTRUTURA (ETAPA PRELIMINAR)

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE UMA ESTRUTURA (ETAPA PRELIMINAR) DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE UMA ESTRUTURA (ETAPA PRELIMINAR) DADOS NECESSÁRIOS PARA DEFINIR O PRODUTO (ESTRUTURA): Projeto Arquitetônico Plantas dos pavimentos tipos/subsolo/cobertura/ático Número de

Leia mais

Análise dos danos estruturais e das condições de estabilidade de 100 pontes rodoviárias no brasil

Análise dos danos estruturais e das condições de estabilidade de 100 pontes rodoviárias no brasil Análise dos danos estruturais e das condições de estabilidade de 100 pontes rodoviárias no brasil José Afonso Pereira Vitório Escola Politécnica, Universidade de Pernambuco, Brasil Rui Manuel Meneses Carneiro

Leia mais

Introdução. Recuperação de Estruturas. Engº Maurício L. G. Garcia.

Introdução. Recuperação de Estruturas. Engº Maurício L. G. Garcia. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo PEF Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica PEF 2503 - Estruturas Danificadas: Segurança e Ações Corretivas Recuperação de Estruturas Engº

Leia mais

Estrutura Concreto Armado. Tecnologia das Construções Profª Bárbara Silvéria

Estrutura Concreto Armado. Tecnologia das Construções Profª Bárbara Silvéria Estrutura Concreto Armado Tecnologia das Construções Profª Bárbara Silvéria Concreto Concreto: Argamassa + Agregados graúdos Argamassa: Pasta + Agregados miúdos (+ aditivos) Pasta: Aglomerante + Água Característica

Leia mais

Revestimentos de Argamassa. Tecnologia de Argamassa P R O M O Ç Ã O

Revestimentos de Argamassa. Tecnologia de Argamassa P R O M O Ç Ã O Revestimentos de Argamassa Tecnologia de Argamassa P R O M O Ç Ã O TECNOLOGIA DA ARGAMASSA Conceitos Sistema de Revestimento de Argamassa Desempenho do sistema Materiais Constituintes Dosagem Escolha do

Leia mais

Inovação e P&D SEFE 8

Inovação e P&D SEFE 8 Inovação e P&D SEFE 8 Nossos Valores Votorantim Cimentos Nossos Valores Nossa cultura sempre foi baseada na ética e nossos Valores e Crenças refletem o compromisso de todos que fazem parte da Votorantim,

Leia mais

INTRODUÇÃO AO CONCRETO ARMADO

INTRODUÇÃO AO CONCRETO ARMADO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ESTRUTURAS E GEOTÉCNICA INTRODUÇÃO AO CONCRETO ARMADO Prof. Dr. Claudius Barbosa DISCIPLINA: ESTRUTURAS DE CONCRETO I CÓDIGO: PEF 3303 São Paulo,

Leia mais

O Concreto nas Construções para Suínos. Jefferson de Santana Jacob Analista Engenheiro Civil, Me 05/12/2018

O Concreto nas Construções para Suínos. Jefferson de Santana Jacob Analista Engenheiro Civil, Me 05/12/2018 O Concreto nas Construções para Suínos Jefferson de Santana Jacob Analista Engenheiro Civil, Me 05/12/2018 Devido à importância da suinocultura para o Brasil, é necessária a preocupação com detalhes tais

Leia mais

Análise estrutural de cortina atirantada em iminência de colapso devido à corrosão de armaduras

Análise estrutural de cortina atirantada em iminência de colapso devido à corrosão de armaduras Figura 1 - Corrosão dos tirantes da cortina apresentando perda de seção Figura 2 - Parede da cortina com perda de seção das armaduras com indicação de presença de cloretos (cor marrom, após aspersão de

Leia mais

Dosagem dos Concretos de Cimento Portland

Dosagem dos Concretos de Cimento Portland (UFPR) (DCC) Disciplina: Dosagem dos Concretos de Cimento Portland Eng. Marcelo H. F. de Medeiros Professor Dr. do Professor Dr. do Programa de Pós-Graduação em Eng. de Constr. Civil Universidade Federal

Leia mais

Patologias das Edificações

Patologias das Edificações Unisalesiano Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil Construção Civil II Patologias das Edificações Prof. André L. Gamino Tipos Comuns: Patologias das alvenarias; Patologias

Leia mais

Chrysthian S. de Araujo O-DPJ/O-GPO. Wagner B. Ferreira O-DPJ/O-GPO. ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 OBJETIVO... 2 VISTORIA... 2 CÂMARA A FILTRO Nº 03...

Chrysthian S. de Araujo O-DPJ/O-GPO. Wagner B. Ferreira O-DPJ/O-GPO. ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 OBJETIVO... 2 VISTORIA... 2 CÂMARA A FILTRO Nº 03... ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 OBJETIVO... 2 VISTORIA... 2 CÂMARA A FILTRO Nº 03... 2 POSSÍVEIS CAUSADORES DAS PATOLOGIAS... 5 CÂMARA B FILTRO Nº 03... 5 POSSÍVEIS CAUSADORES DAS PATOLOGIAS... 7 Relatório de vistoria

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO AVALIAÇÕES PATOLÓGICAS APLICADAS AO CONCRETO COM O USO DA TÉCNICA DE TERMOGRAFIA EM INSPEÇÃO PREDIAL

PROJETO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO AVALIAÇÕES PATOLÓGICAS APLICADAS AO CONCRETO COM O USO DA TÉCNICA DE TERMOGRAFIA EM INSPEÇÃO PREDIAL PROJETO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO Programa de Pesquisa para Avaliações Patológicas de Edificações AVALIAÇÕES PATOLÓGICAS APLICADAS AO CONCRETO COM O USO DA TÉCNICA DE TERMOGRAFIA EM INSPEÇÃO PREDIAL

Leia mais

Patologias mais Correntes nas Fachadas de Edifícios em Brasília

Patologias mais Correntes nas Fachadas de Edifícios em Brasília LEM Laboratório de Ensaio de Materiais ENC/UnB Patologias mais Correntes nas Fachadas de Edifícios em Brasília Eliane Kraus de Castro; Elton Bauer; Giselle Reis Antunes Programa de Pós-graduação em Estruturas

Leia mais

MANUTENÇÃO E RESTAURAÇÃO DE OBRAS

MANUTENÇÃO E RESTAURAÇÃO DE OBRAS MANUTENÇÃO E RESTAURAÇÃO DE OBRAS Prof. Arq. Aline Fernandes 2013 PATOLOGIA DE FUNDAÇÕES Fases que os problemas podem ocorrer ou ser originados: - Caracterização do comportamento do solo; - Análise e projeto

Leia mais

M E M O R I A L T É C N I C O D E S C R I T I V O : E S T R U T U R A E M C O N C R E T O A R M A D O

M E M O R I A L T É C N I C O D E S C R I T I V O : E S T R U T U R A E M C O N C R E T O A R M A D O M E M O R I A L T É C N I C O D E S C R I T I V O : E S T R U T U R A E M C O N C R E T O A R M A D O OBRA : POSTO DE SAÚDE BAIRRO JARDIM BELA VISTA ENDEREÇO: Av. Caetano Belincanta Neto esquina com a

Leia mais

FISSURAS, TRINCAS, RACHADURAS E FENDAS

FISSURAS, TRINCAS, RACHADURAS E FENDAS FISSURAS, TRINCAS, RACHADURAS E FENDAS 1 INTRODUÇÃO As estruturas, mesmo com a sua aparente rigidez, caracterizam sempre sistemas com certo grau de movimentação (deformabilidade). As forças induzidas pela

Leia mais

Professor: Eng Civil Diego Medeiros Weber.

Professor: Eng Civil Diego Medeiros Weber. Professor: Eng Civil Diego Medeiros Weber. PATOLOGIA NOS PISOS DE CONCRETO PATOLOGIA DAS ESTRUTURAS (PISOS) As patologias dos pisos cimentados agrupam-se nas divisões: Fissuras; Desgaste superficial; Delaminação;

Leia mais

PATOLOGIAS DE CONSTRUÇÕES CAPÍTULO 01 ESTUDO DAS PATOLOGIAS DE CONSTRUÇÕES

PATOLOGIAS DE CONSTRUÇÕES CAPÍTULO 01 ESTUDO DAS PATOLOGIAS DE CONSTRUÇÕES PATOLOGIAS DE CONSTRUÇÕES CAPÍTULO 01 ESTUDO DAS PATOLOGIAS DE CONSTRUÇÕES 1.1 - INTRODUÇÃO Pode-se dizer que o homem criou os edifícios até certo ponto, à sua imagem e semelhança. - Assim como o ser humano

Leia mais

FISSURAÇÃO. Causas Mecanismos de formação

FISSURAÇÃO. Causas Mecanismos de formação FISSURAÇÃO Causas Mecanismos de formação Definição As trincas e fissuras são fenômenos próprios e inevitáveis do concreto armado e que podem se manifestar em cada uma das três fases de sua vida: fase plástica,

Leia mais

Recuperação e Reforço Estrutural ARGAMASSAS GRAUTES ADESIVOS Á BASE DE EPÓXI PRODUTOS PARA INJEÇÃO PROTEÇÃO SUPERFICIAL FIBRAS DE CARBONO

Recuperação e Reforço Estrutural ARGAMASSAS GRAUTES ADESIVOS Á BASE DE EPÓXI PRODUTOS PARA INJEÇÃO PROTEÇÃO SUPERFICIAL FIBRAS DE CARBONO Estrutural ARGAMASSAS GRAUTES ADESIVOS Á BASE DE EPÓXI PRODUTOS PARA INJEÇÃO PROTEÇÃO SUPERFICIAL FIBRAS DE CARBONO Sistemas de VIAPOL A Viapol dispõe de tecnologias de última geração em sistemas de reparos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Mestrado Acadêmico Aderência à base Deficiência de Aderência Características do Substrato Dosagem da Argamassa Técnica de Execução Argamassa 2 Ok Ok Ok Ok 2 Subidas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IFPB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IFPB PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios DISCIPLINA: Patologia das Construções CÓDIGO DA DISCIPLINA: TEC. O735 PRÉ-REQUISITO: Mecânica dos solos, Materiais

Leia mais

Grupo de Materiais de Construção Departamento de Construção Civil Universidade Federal do Paraná DCC. Departamento de Construção Civil DCC

Grupo de Materiais de Construção Departamento de Construção Civil Universidade Federal do Paraná DCC. Departamento de Construção Civil DCC TC083 PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS FISSURAS: DIAGNÓSTICO E RECUPERAÇÃO Prof. Dr. Marcelo Medeiros Prof. Dr. Marcelo Medeiros CONCEITO FISSURAS: TRÊS ASPECTOS FUNDAMENTAIS Fissuras: rupturas localizadas

Leia mais

CONCRETO. FMC Profª Bárbara Silvéria

CONCRETO. FMC Profª Bárbara Silvéria CONCRETO FMC Profª Bárbara Silvéria Concreto - conceito O concreto é um material de construção resultante da mistura de aglomerante, agregados e água, formando um bloco monolítico; Concreto conceito A

Leia mais

EFEITOS E CONSEQUÊNCIAS DA FISSURAÇÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO. Causas Mecanismos de formação Configuração

EFEITOS E CONSEQUÊNCIAS DA FISSURAÇÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO. Causas Mecanismos de formação Configuração EFEITOS E CONSEQUÊNCIAS DA FISSURAÇÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO Causas Mecanismos de formação Configuração Definição Tanto em alvenarias quanto nas estruturas de concreto, a fissura é originada por atuação

Leia mais

PATOLOGIA EM EDIFICAÇÕES: FISSURAÇÃO EM VIGAS DE CONCRETO ARMADO 1

PATOLOGIA EM EDIFICAÇÕES: FISSURAÇÃO EM VIGAS DE CONCRETO ARMADO 1 PATOLOGIA EM EDIFICAÇÕES: FISSURAÇÃO EM VIGAS DE CONCRETO ARMADO 1 Indiana Massardo 2, Tarcisio Dorn De Oliveira 3, Lia Geovana Sala 4, Bruna Vogt 5. 1 Pesquisa desenvolvida no Curso de Graduação em Engenharia

Leia mais

Análise do Desempenho de Argamassas de Reparo para Câmaras Subterrâneas de Passagem de Energia Elétrica

Análise do Desempenho de Argamassas de Reparo para Câmaras Subterrâneas de Passagem de Energia Elétrica 1 Análise do Desempenho de Argamassas de Reparo para Câmaras Subterrâneas de Passagem de Energia Elétrica B. L. Medeiros, UFPR/LACTEC; M; Raeder Filho UFPR/LACTEC; R. Wozniak, PUC/LACTEC; W. Barbosa, UFPR/LACTEC;

Leia mais

ENSAIOS PARA ESTUDOS DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS ENSAIOS DESTRUTIVOS

ENSAIOS PARA ESTUDOS DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS ENSAIOS DESTRUTIVOS ENSAIOS PARA ESTUDOS DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS ENSAIOS DESTRUTIVOS ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS SÃO ENSAIOS REALIZADOS EM MATERIAIS, ACABADOS OU SEMIACABADOS, PARA VERIFICAR A EXISTÊNCIA

Leia mais

ANÀLISE DO DESEMPENHO DE LAJES COM MAIS DE 40 ANOS DE UTILIZAÇÃO

ANÀLISE DO DESEMPENHO DE LAJES COM MAIS DE 40 ANOS DE UTILIZAÇÃO ANÀLISE DO DESEMPENHO DE LAJES COM MAIS DE 40 ANOS DE UTILIZAÇÃO R. NAKAO S. R. BERTOCINI Prof. Eng.ª Civil Prof.ª Eng.ª Civil FAENG, UFMS LMCC-FAENG, UFMS rinakao@gmail.com sandra.bertocini@gmail.com

Leia mais

LABORATÓRIO DE ENGENHARIA CIVIL (LEC) Prestação de Serviços

LABORATÓRIO DE ENGENHARIA CIVIL (LEC) Prestação de Serviços LABORATÓRIO DE ENGENHARIA CIVIL (LEC) Prestação de Serviços MATERIAL TIPO DE ENSAIO DESCRIÇÃO Aço Resistência à tração Dobramento do aço Tração de materiais metálicos com determinação de: Alongamento a

Leia mais

ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS PARA CONCRETO

ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS PARA CONCRETO ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS PARA CONCRETO Principais mercados e atuação Industria de construção Consultoría Análise Controle de Qualidade Laboratorios Institutos de Engenharia Educação Slide 2 Equipamentos

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2018/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Respostas Simples para Problemas Complexos na Construção Civil

Respostas Simples para Problemas Complexos na Construção Civil Respostas Simples para Problemas Complexos na Construção Civil Recomendações para a obtenção de estruturas de concreto com qualidade Antonio Carlos Zorzi Qual a vida útil de uma estrutura? Pode ser muito

Leia mais

AVALIAÇÃO UNIFICADA 2015/2 ENGENHARIA CIVIL/6º PERÍODO NÚCLEO II CADERNO DE QUESTÕES

AVALIAÇÃO UNIFICADA 2015/2 ENGENHARIA CIVIL/6º PERÍODO NÚCLEO II CADERNO DE QUESTÕES CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES Você está recebendo o CADERNO DE QUESTÕES e a FOLHA DE RESPOSTA. 1º SEMESTRE - 2013 Para cada questão há somente uma alternativa correta. Assinale na folha de respostas a

Leia mais

Durabilidade do concreto versus Agressividade do meio

Durabilidade do concreto versus Agressividade do meio Durabilidade do concreto versus Agressividade do meio CONCEITUAÇÃO Vida útil É o período de tempo após a instalação de um material ou componente da edificação, durante o qual todas as propriedades excedem

Leia mais

Estudo Avaliativo dos Elementos Estruturais da Ponte sobre o rio Perdida Alexon Braga Dantas 1, Laurinda Dias Neves 2, Thaís M.

Estudo Avaliativo dos Elementos Estruturais da Ponte sobre o rio Perdida Alexon Braga Dantas 1, Laurinda Dias Neves 2, Thaís M. Estudo Avaliativo dos Elementos Estruturais da Ponte sobre o rio Perdida Alexon Braga Dantas 1, Laurinda Dias Neves 2, Thaís M. Rodrigues 3 1 Faculdade Católica do Tocantins / Escola Politécnica / alexon.dantas@gmail.com

Leia mais

CONCRETOS ESPECIAIS APLICAÇÕES E CASES

CONCRETOS ESPECIAIS APLICAÇÕES E CASES CONCRETO CONCRETOS ESPECIAIS APLICAÇÕES E CASES O que é concreto? + + + Aglomerant e (Cimento) Agregados (Areia e Brita) Aditivos Água Cimento + Água = Pasta Pasta + Areia = Argamassa Argamassa + Brita

Leia mais

Materiais e Processos Construtivos. Materiais e Processos Construtivos. Concreto. Frank Cabral de Freitas Amaral 1º º Ten.-Eng.º.

Materiais e Processos Construtivos. Materiais e Processos Construtivos. Concreto. Frank Cabral de Freitas Amaral 1º º Ten.-Eng.º. Concreto Frank Cabral de Freitas Amaral 1º º Ten.-Eng.º Instrutor Abril / 2006 1 Programação SEMANA DATA TÓPICOS 1 2 3 4 5 6 7 8 06/mar 09/mar 13/mar 16/mar 20/mar 23/mar 27/mar 30/mar 3/abr 6/abr 10/abr

Leia mais

AVALIAÇÃO UNIFICADA 2016/1 ENGENHARIA CIVIL/6º PERÍODO NÚCLEO II CADERNO DE QUESTÕES

AVALIAÇÃO UNIFICADA 2016/1 ENGENHARIA CIVIL/6º PERÍODO NÚCLEO II CADERNO DE QUESTÕES CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES Você está recebendo o CADERNO DE QUESTÕES e a FOLHA DE RESPOSTA. 1º SEMESTRE - 2013 Para cada questão há somente uma alternativa correta. Assinale na folha de respostas a

Leia mais

ARGAMASSAS E CONCRETOS RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO

ARGAMASSAS E CONCRETOS RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO ARGAMASSAS E CONCRETOS RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO DEFINIÇÃO A Resistência à Compressão Uniaxial é a principal característica do concreto especificada em projeto, por ser simples de se efetuar o ensaio e

Leia mais