Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte"

Transcrição

1 SENAT. SEST SESF SENM INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEX/SEST/SENAT N. 027/2018 Aprova o Manual de Procedimentos de Acesso à Rede Corporativa, Sistemas e E mau, Manual de Procedimentos de Backup e Manual de Procedimentos de Acesso à Internet no SEST SENAT. O Departamento Executivo do e do representado por sua Diretora Executiva Nacional. NLCOLE GOULART. no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo ATO PRE-CN/SEST/SENAT/N. 110/15, RESOLVE: Art. 1 Aprovar o Manual de Procedimentos de Acesso à Rede Corporativa, Sistemas e E-mau, o Manual de Procedimentos de Backup e o Manual de Procedimentos de Acesso à Intemet no SESI SENAT, a ser aplicada no âmbito do SEST SENAT. Art. 2 Revogar a Instrução de Serviço IS-DEX/SEST/SENAT N 260/15 Manual de Políticas e Normas de Utilização dos Recursos da Rede Corporativa de Comunicação de Dados. Art. 3 Esta Instrução de Serviço entra em vigor nesta data, revogandose quaisquer disposições em contrário. Brasília, 30 de agosto de Di G U4T ra Ex cutiva Nacio ai do SEST SENAT SAUS Ouadra 1, Bloco J, Ed. CNT 1 BrasAia-DF 1 Tel.: (61) Fax: (61) CEP:

2 SEST SENAF Manual de Procedimentos de Acesso à Rede Corporativa, Sistemas e ,ficoíe UitewnExecg SAUS Ouadra 1, Bloco iijfl Ed. CNT 1 Brasília-DF 1 Tel.: (61) Fax: (61) CEP:

3 SEST SENAF Sumário OBJETIVO 3 REDE CORPORATIVA 3 SISTEMAS 5 6 ff(jcoft. 1is SAUS Quadra 1, Bloco uij, Ed. CNT 1 BrasAia-DF 1 Tel.: (61) Fax: (61) CEP:

4 SESF SENM OBJETIVO Aprendizaqen do Transporte Este documento tem por objetivo apresentar os procedimentos para solicitação e revogação de acesso para a rede corporativa, sistemas e e-mau. O documento também apresenta as boas práticas para a utilização dos recursos computacionais. REDE CORPORATIVA CONCESSÃO DE ACESSO O primeiro acesso que um profissional deve ter para acessos aos recursos computacionais é o da rede corporativa. Este acesso deve ser solicitado logo que o profissional for admitido através de um chamado direcionado para a Coordenação de Departamento Pessoal. A Coordenação de Departamento Pessoal fará a verificação dos dados apresentados e direcionará o chamado para a Coordenação de Informática criar a conta de usuário. A conta de usuário, por padrão, será o primeiro e o último nome. Porém, caso já exista uma conta de usuário igual, será utilizado outro prenome para formação da conta de usuário. Conforme a Política de Segurança da Informação, a formação da senha deve apresentar o seguinte padrão: Comprimento de, pelo menos, 8 (oito) caracteres, Contera três das quatro categorias seguintes o Letras maiusculas (A a Z), o Letras minúsculas (a a z); o Números (O a 9); o Caracteres não alfanuméricos como:!@#$%&*o+?. Vencimento a cada 45 (quarenta e cinco) dias; Após a troca, a senha não deverá ser alterada antes do período de 1 (um) dia; Bloqueio após 5 (cinco) tentativas inválidas e o desbloqueio será feito somente pela Coordenação de Informática e Tecnologia; DItt SAUS Ouadra 1, Bloco U, Ed. CNT 1 Brasflia-DF 1 Tel.: (61) Fax: (61) CEP: Fale com o SEST SENAT:

5 SEST SEN4T Não poderão ser reutilizadas as últimas 5 (cinco) senhas. O prazo para criação da conta de usuário é de até 2 (dois) dias. REVOGACÃO DE ACESSO A conta de usuário deverá ser bloqueada logo que o contrato de trabalho for finalizado. Nas Unidades Operacionais, cabe ao gestor realizar o bloqueio da conta de usuário do profissional através do sistema Gestão 55, sendo também possível solicitar à Coordenação de Departamento Pessoal, em tempo hábil, o bloqueio. Cabe ressaltar que, em caso de demissão, o acesso deverá estar bloqueado antes do final do informe do desligamento. Na Diretoria Executiva, a Coordenação de Departamento Pessoal fará o bloqueio da conta de usuário de acordo com o prazo informado pelo coordenador responsável. PASTAS COMPARTI LHADAS As pastas de rede devem ser utilizadas para armazenamento e compartilhamento dos arquivos utilizados para o trabalho. Na Diretoria Executiva DEX, existe a seguinte estrutura: Temporário: utilizado para transferência de arquivos entre as coordenações, devendo ser utilizada para armazenar arquivos em curto espaço de tempo para que o destinatário do arquivo colete o arquivo e armazene no local apropriado. Semanalmente o acesso desta pasta é excluído. Projetos: caso profissionais de coordenações diferentes precisem atuar em projetos cuja troca de arquivos seja necessária, o gestor deverá solicitar a criação de uma pasta nesta área, onde deverão ser informados o nome do projeto e os profissionais que deverão ter acesso. Mídia: utilizado para armazenamento de arquivos de vídeo e músicas para as áreas que precisam de acesso a este tipo de arquivo. Área: pasta com o nome da área para armazenamento dos arquivos relacionados ao trabalho. Possui duas subpastas: o o Gestor: arquivos de acesso restrito ao gestor da área. Equipe: arquivos compartilhados somente com a equipe da área 1,Jttrt D.uetot:tat SAUS Quadra 1, Bloco J, Ed. CNT 1 Brasilia-DF 1 Tel.: (61) Fax: (61) CEP: 76õt&44

6 SEST Nas Unidades Operacionais: ADMINISTRAÇÃO local de armazenamento com acesso restrito ao Coordenador de Administração e Finanças e a sua equipe. GESTOR local de armazenamento com acesso restrito ao Gestor da Unidade Operacional. SENAT local de armazenamento com acesso restrito ao Coordenador do SENAT e a sua equipe. SEST local de armazenamento com acesso restrito ao Coordenador do SEST e a sua equipe. SCANNER pasta destinada a armazenar, de forma temporária, as digitalizações que ocorrerem no dia. O profissional que solicitou a digitalização deverá copiar o arquivo digitalizado na pasta adequada, já que o conteúdo dessa pasta será excluido no final do dia. TEMPORARIO pasta destinada a armazenar, de forma temporária, os arquivos que precisam ser trocados entre os profissionais. O profissional que recebeu o arquivo deverá copiá-lo para a pasta adequada, já que o conteúdo dessa pasta será excluído no final da semana. SISTEMAS CONCESSÃO DE ACESSO O acesso aos sistemas é realizado conforme solicitação do gestor através da abertura de um chamado. O acesso dos sistemas é integrado pelo Gestão SS que fornece uma base para que o acesso a qualquer um dos sistemas seja realizado através da mesma senha da Rede Corporativa. O ERP Protheus também possui sincronismo com a rede, desta forma, a senha utilizada é a mesma. REVOGACÃO DE ACESSO A revogação de acesso aos sistemas é realizada conforme solicitação do gestor através da abertura de um chamado. Cabe ressaltar que o todos os acessos são revogados em caso de mudança de área. O profissional desligado possui todos os acessos revogados, não sendo permitido o acesso por terceiro da conta de usuário do profissional. SAUS Quadra 1, Bloco J, Ed. CNT 1 BraSflia-DF 1 Tel.: (61) Fax: (61) CEP: itt SES 0(ad SEWS

7 S SENA.1 CONCESSÃO E REVOGAÇÃO DE ACESSO O acesso ao e-mau é concedido em conjunto com a criação da conta de usuário da rede corporativa, sendo a formação do e-mau a conta de usuário e o O bloqueio do e-mau é realizado logo que o profissional é desligado e não é permitido o acesso de um profissional à caixa de correio de outro profissional. ASSINATURA Cada profissional deve possuir assinatura que deve seguir o seguinte padrão: nome do profissional, nome da coordenação, nome da unidade operacional ou diretoria executiva ou presidência, telefones e . Exemplos a serem seguidos no anexo 1. UTILIZAÇÃO O limite total de anexos da mensagem não deve ultrapassar 12Mb (doze megabytes) e não são permitidos arquivos com a extensão relacionadas a códigos executáveis (exe, com, bat, pif, js, vbs, hta, src, cpl, reg, dll, inf, asp, php e outros). O e-mau deve ser utilizado somente para fins profissionais e não deve ser utilizado para fins pessoais. Seu acesso é restrito ao profissional responsável pela conta e não deve ser compartilhado. O não deve ser utilizado para divulgação de ameaças, difamação ou assédio à outras pessoas, assuntos de caráter obsceno, prática de qualquer tipo de discriminação relativa a raça, sexo ou credo religioso, distribuição de qualquer material que caracterize violação de direito autoral, SPAM, s do tipo corrente e malwares. O descumprimento está sujeito às penalidades previstas na legislação e nos normativos internos, em especial no Código de Ética e Conduta do SEST SENAT. ad S SAUS Quadra 1, Bloco fljfl Ed. CNT 1 Brasília-DEI Tel.: (61) Fax: (61) CEP:

8 SEST SEU NOME COORDENAÇÃO - SIGLA Diretoria Executiva ou Presidência Tel.: XX Fax: XX E-mali: seu @sestsenalorg.br SAU%Qiak 1 w 1, Ed. Cwedsaçk Nxicei do TinIe cw. W?o4l4- BIwOF SESTSENAFt?t ANEXO 1 ASSINATURA DE E-MAlI Exemplo 1 Diretoria Executiva Exemplo 2- Unidade Operacionai SEU NOME Departamento Sua Unidade Cidade! UF Tei,: XX ! Fax: XX E-moi nr hr SEST SENAT Aprendizado do Transporte Procedimento no Navegador (Chrome ou lnternet Explorer) 1- Fazer as alterações de cadastro (Nome, Departamento, Unidade, Endereço, Telefone, Fax, E-mali); 2- Copie todo o texto preenchido. 3-Abra o e-mali (emaii..sestsenat.org.br) no navegador. SAUS Ouadra 1, Bloco U, Ed. CNT 1 Brasflia-DF 1 Tel.: (61) Fax: (61) CEP:

9 SEST 40_ Após realizar o login, dique em OPÇÕES, localizado ao lado esquerdo superior da tela. 52- No menu ASSINATURA DE , cole o conteúdo copiado no item 2. - Marque a opção Incluir automaticamente minha assinatura em mensagens de saída. 72- dique em SALVAR, localizado ao lado direito superior da tela. Procedimento no Outlook 1- Fazer as alterações de cadastro (Nome, Coordenação, Telefone, Fax, e Endereço); - dique com o botão esquerdo do mouse do lado direito da imagem e selecione todo o campo da assinatura e COPIE. 32- No Outlook, dique em ARQUIVO e selecione o menu OPÇÕES. 4 - Abra o menu ao lado direto da janela e dique no botão ASSINATURAS 52- dique em NOVO, digite seu nome e dique em 0K - Em Novas mensagens e Respostas/encaminhamentos, selecione o nome que você acabou de criar. 72- No quadrado em branco logo abaixo, COLE o conteúdo copiado no item 2 e dique em 0K ; IMPORTANTE: Para que haja um padrão é necessário MANTER A FONTE, TAMANHO E COR, conforme modelo acima. Caso tenha dúvidas, entre em contato com a Coordenação de Informática. Data Número da IS 1 Descrição 30/08/ /2018 Aprova o Manual de Procedimentos de Acesso à Rede Corporativa, Sistemas e E-maU. SAUS Quadra 1, Bloco J, Ed. CNT 1 Brasília-DF 1 Tel.: (61) Fax: (61) CEP:

10 SEST Manual de Procedimentos de Acesso à Internet Coordenação de Informática e Tecnologia Segurança da Informação SAUS Quadra 1, Bloco U, Ei CNT 1 BrasAia-DF 1 Tel.: (61) Fax: (61) CEP:

11 SEST Sumário OBJETIVO 3 DEFINIÇÕES GERAIS 3 PERFIS DE ACESSO 4 ARQUIVOS NA NUVEM 4 ACESSO REMOTO 4 SAUS Quadra 1. Bloco iijfl Ed. CNT 1 Brasflia-OF 1 TeL: (61) Fax: (61) CEP:

12 SEST SENAT OBJETIVO Este documento tem por objetivo apresentar os procedimentos gerenciamento dos perfis de acesso e os recursos que utilizam à Internet. para A Coordenação de Informática é responsável por conceder e revogar os acessos e a área de Segurança da Informação é responsável por monitorar os acessos existentes. DEFINIÇÕES GERAIS O acesso à lnternet é disponibilizado pelo SEST e pelo SENAT para uso em atividades estritamente profissionais por meio de perfis segregados de acordo com as necessidades específicas dos cargos e áreas. O acesso por meio da rede corporativa de todos os profissionais monitorado e deve ser realizado somente por equipamentos da Instituição. Independente dos acessos diferenciados, ficam totalmente bloqueados os acessos às categorias de sites, seja o acesso pela rede corporativa ou por rede wi re less: Pornografia Drogas Racismo Abuso infantil Hacking URLs de Spam Proxy e Não podem ser utilizados softwares ou sites de bate-papos (chat), conexão ponto-a-ponto (peer-to-peer ou P2P). Também não é permitido utilizar a conexão de Internet para propagar ou realizar download de conteúdo pirata. SAUS Quadra 1, Bloco ti, Ed. CNT 1 Brasília-DF 1 rei.: (61) Fax: (61) CEP:

13 SESF PERFIS DE ACESSO Os acessos aos sites da lnternet através do navegador são concedidos através de perfis pré-estabelecidos de acordo com a coordenação ou a Unidade Operacional. Caso o coordenador ou o diretor da Unidade Operacionai desejar uma revisão do Perfil, deve enviar um e-mali para a área de Segurança da Informação, através do e-mali seginfosestsenat.org.br para análise. ARQUIVOS NA NUVEM Não é permitido o acesso de serviços de compartilhamento em nuvem como Google Drive. Caso seja necessário o compartilhamento de arquivos de grandes volumes, deve ser solicitado o acesso ao serviço de nuvem do SEST SENAT no endereço abaixo: O acesso deve ser solicitado através de abertura de chamado. ACESSO REMOTO Acesso Remoto é o acesso de uma pessoa em localidade remota ao equipamento, porém com possiblidade de digitação e utilização de recursos locais. O acesso remoto pode ser utilizado pela Coordenação de Informática para suporte através do aplicativo TeamViewer (cone de aplicativo INTER NA Após clicar no ícone, informe para o analista da Coordenação de Informática a ID (ou endereço IP) e a senha que irão aparecer. SAUS Ouadra 1, Bloco J, Ed. CNT 1 Brasília-DF 1 Tel.: (61) 3315, Fax: (61) CEP:

14 -,,s SEST SENM SHOaStSTSENAT x SEsT SINAl 5eviçoNMIM de Aprviqem Co lra,,rle permitir controle remoto - * Par lavar, envie. seu parceiro sua lo para comido a iate <empatada, SvNNI t,lime.?wet,çqo 0K 51v posviveis somente connte: LAN O acesso remoto também pode ser solicitado por profissional externo, como fornecedores, para correção de erros. Devido ao grau de chticidade do acesso, já que um profissional externo terá acesso a um equipamento em nossa rede, orientamos que seja utilizado a ferramenta TeamViewer com liberação realizada pela Coordenação de Informática. Caso o fornecedor informe que só pode utilizar uma outra ferramenta, solicite as características técnicas para o acesso como: IP e portas que precisam ser liberadas. O acesso remoto deve ser solicitado com um prazo mínimo de 24 horas antes do atendimento e, caso seja um atendimento emergencial, deve ser indicado o motivo da emergência. Segue abaixo modelo da solicitação na Base de chamados : o. Nc-.ocha:aa3 On. sree ã. o4 wfl7 o a. e a.ak.aj v:*t A. lrflva.n.vv v Óm,flv tr-rr Data Número da IS Descrição 30/08/ /2018 Aprova o Manual de Procedimentos Acesso à lnternet de SAUS Quadra 1, Bloco J, Ed. CNT 1 Brasllia-DF 1 TeL: (61) Fax: (61) CEP:

15 S Manual de Procedimentos de Backup Coordenação de Informática e Tecnologia Segurança da Informação (jco (ad 4g4QtI16 SAUS Quadra 1, Bloco.J, Ed. CNT 1 Brasflia-DF 1 Tel.: (61) 3315J000 1 Fax: (61) CEP:

16 SESF SENAT Sumário OBJETIVO 3 DEFINIÇÕES 3 RECURSOS TECNOLÓGICOS 3 BACKUP 3 RESTAURAÇÃO 4 g1çoíe.ç.1 SAUS Quadra 1, Bloco J, Ei CNT 1 Brasília-DF 1 Tel.: (61) Fax: (61) CEP: Fale com o SEST SENAT: D

17 SESF SENAF OBJETIVO Este documento tem por objetivo apresentar os procedimentos a serem seguidos em relação ao backup. DEFINIÇÕES. Backup: cópia dos arquivos e recursos com o objetivo de ter uma cópia de segurança.. Restauração: recuperação de arquivos dos backups. RECURSOS TECNOLÓGICOS Os recursos tecnológicos considerados no backup são: Sistemas: compostos de servidores de aplicação e banco de dados. caixas de e-mali. Arquivos de trabalho: compostos dos arquivos utilizados nas atividades profissionais e armazenados no servidor de arquivos, como: planilhas, apresentações, documentos e outros. Rede corporativa: servidor Active Directory (AD) com as configurações que permitem o acesso à rede. BACKUP A Coordenação de Informática realiza diariamente o backup dos sistemas, e-mau, arquivos de trabalho e rede corporativa. É responsabilidade de cada profissional realizar o armazenamento dos arquivos nas pastas apropriadas da coordenação/assessoria para que seja realizado o backup. gofe SAUS Quadra 1, Bloco J, Ed. CNT 1 Brasilia-DF 1 Tel.: (61) Fax: (61) CEP:

18 SEST DEPARTAMENTO EXECUTIVO Pasta com o nome da área e que possui as subpastas GESTOR e EQUIPE Pasta com o nome PROJETOS, que permite trabalhos em conjunto entre coordenações, possuem backup. Pasta com o nome TEMPORÁRIO não possui backup. UNIDADES OPERACIONAIS Pastas com os nomes ADMINISTRACAO, GESTOR, SEST, PROJETOS possuem backup. Pastas com os nomes SCANNER e TEMPORÁRIO não backup. SENAT e possuem Não é possível recuperar arquivos que estejam somente no computador e foram apagados. RESTAURAÇÃO Arquivos de trabalho Os arquivos apagados nas pastas de rede somente podem ser recuperados com autorização do coordenador. Cabe ressaltar que, o arquivo somente pode ser recuperado caso tenha sido armazenado a partir do dia anterior ao solicitado, já que só é realizado o backup após o expediente. Observação: Arquivos considerados críticos, como os gerados pela Assessoria de Conformidade Legal e da Coordenação de Departamento Pessoal, somente podem ser recuperados com autorização da Diretoria do Departamento Executivo. Os e-maus somente podem ser recuperados com autorização da Diretoria do Departamento Executivo. Data Número da IS Descrição 30/08/ /2018 Aprova o Manual de Procedimentos de Backup SAUS Quadra 1, Bloco uiji, Ed. CNT 1 Brasilia-DF j Tel.: (61) Fax: (61) CEP:

POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE TECNOLOGIA DE INFORMÁTICA E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE TECNOLOGIA DE INFORMÁTICA E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE TECNOLOGIA DE INFORMÁTICA E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Política Operacional (DO) TIPO NÚMERO UNE MP PR SB - REVISÃO DOCUMENTO DOCUMENTO NM 07 01 00 PL 001-00 Alterações

Leia mais

CARTA DO PRESIDENTE CLÉSIO ANDRADE

CARTA DO PRESIDENTE CLÉSIO ANDRADE de segurança da informação CARTA DO PRESIDENTE Vivemos em uma era de grandes transformações proporcionadas pelo avanço da tecnologia e da inovação, o que tem provocado rápidas mudanças na forma como as

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 116/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 116/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 116/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

FasterMail Como Utilizar

FasterMail Como Utilizar FasterMail Como Utilizar O FasterMail é um aplicativo WEB que permite que você tenha acesso às suas mensagens, calendários, contatos e tarefas a partir de qualquer computador com acesso à Internet. Como

Leia mais

SEST SENAF INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXJSEST/SENAT/N. 018/17. Institui os Núcleos Nacional e Regionais de Promoção Social do SEST SENAT.

SEST SENAF INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXJSEST/SENAT/N. 018/17. Institui os Núcleos Nacional e Regionais de Promoção Social do SEST SENAT. SEST SENAF INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXJSEST/SENAT/N. 018/17 Institui os Núcleos Nacional e Regionais de Promoção Social do SEST SENAT. O Departamento Executivo do SESI e do representado por sua Diretora

Leia mais

H11 GESTÃO DE RECURSOS LTDA.

H11 GESTÃO DE RECURSOS LTDA. H11 GESTÃO DE RECURSOS LTDA. Empresa: Documento: H11 Gestão de Recursos Ltda. Versão anterior: 30/09/2015 Atualização: 18/02/2016 Data Emissão / Revisão n.º revisão: 18/02/2016 ver. 2 Página: 2 1. DIRETRIZES

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PROCEDIMENTO FTP GENPRO Nº PE-INF-004 Fl. 1/5 Rev. Data Descrição Executado Verificado Aprovado 0 A B 21/08/08 30/10/09 27/03/15 Emissão Inicial Revisados itens 3, 5, 6.1, 6.3, 6.4, 7.3, 8 e Incluído item

Leia mais

PASSO A PASSO PARA A SOLICITAÇÃO DO REEMBOLSO NO AMBIENTE EXTERNO

PASSO A PASSO PARA A SOLICITAÇÃO DO REEMBOLSO NO AMBIENTE EXTERNO PASSO A PASSO PARA A SOLICITAÇÃO DO REEMBOLSO NO AMBIENTE EXTERNO Acesso ao Botão Compartilhado 1. Copie o endereço http://servicoscompartilhados.petrobras.com.br/, cole na barra de acesso à internet e

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 P á g i n a 2 15 Sumário 1. Introdução... 4 2.

Leia mais

Manual de Procedimento

Manual de Procedimento Manual de Procedimento StaWeb Versão 1.0 Santaconstancia Tecelagem Rua Soldado Amarilho Gonçalves Queiroz 77-02147-901 - São Paulo - SP - Brasil Tel. 55 11 2982-7800 - Fax 55 11 2201-4872 Manual de Procedimento

Leia mais

INSTITUTO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS VALE DO PARANAPANEMA LTDA CNPJ: / FACULDADES INTEGRADAS DE TAGUAÍ

INSTITUTO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS VALE DO PARANAPANEMA LTDA CNPJ: / FACULDADES INTEGRADAS DE TAGUAÍ VALE DO PARANAPANEMA LTDA CNPJ: 19.412.711/0001-30 REGULAMENTO E POLÍTICAS DE SEGURANÇA PARA USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA TAGUAÍ SP 2015 REGULAMENTO E POLÍTICAS DE SEGURANÇA PARA USO DO LABORATÓRIO

Leia mais

D igitação de Eventos

D igitação de Eventos Digitação de Eventos Índice 1. PLATAFORMA SAGE... 3 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 1.5. Primeiro Acesso... 4 Conhecendo a Plataforma... 5 Seleção da Empresa de Trabalho... 6 Sair do Sistema/ Minhas configurações...

Leia mais

1.1.Etapa 1 Bem vindo ao Assistente de Instalação do SIP Sistema Integrado de Pessoal...3

1.1.Etapa 1 Bem vindo ao Assistente de Instalação do SIP Sistema Integrado de Pessoal...3 Manual Instalação SIP 1 Sumário 1.Instalando o Sistema...3 1.1.Etapa 1 Bem vindo ao Assistente de Instalação do SIP Sistema Integrado de Pessoal...3 1.2.Etapa 2 Selecione o Local de Destino...3 1.3.Etapa

Leia mais

A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO

A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO Bem-vindo à VR Benefícios Entendemos a importância deste benefício aos seus funcionários e por isso queremos estar com você neste momento. Utilize este guia

Leia mais

Manual de Utilização do Cadastro de Beneficiários Integrado - CBI

Manual de Utilização do Cadastro de Beneficiários Integrado - CBI 2019 Manual de Utilização do Cadastro de Beneficiários Integrado - CBI GETIN - Grupo Caberj Junho 2019 Introdução Este manual tem como objetivo orientar o manuseio do CBI e é destinado aos colaboradores

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 92/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 92/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 92/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Sistemática de compartilhamento de pastas.

Sistemática de compartilhamento de pastas. Sistemática de compartilhamento de pastas. Objetivo: Criar estrutura homogênea de compartilhamento de pastas, afim de, organizar o ambiente das unidades e promover segurança aos dados das áreas alocados

Leia mais

POP s. POP 12.1 Usuário Externo. (Procedimento Operacional Padrão) Versão 01, Fev/2018.

POP s. POP 12.1 Usuário Externo. (Procedimento Operacional Padrão) Versão 01, Fev/2018. POP s (Procedimento Operacional Padrão) POP 12.1 Usuário Externo Versão 01, Fev/2018. I. Apresentação O objetivo deste manual é orientar o usuário externo do SEI da UFPel a se cadastrar, acessar, recuperar

Leia mais

EMISSÃO CERTIFICADO NO MAC OS. Versão: 1.1 Data: 29 de Novembro de 2016

EMISSÃO CERTIFICADO NO MAC OS. Versão: 1.1 Data: 29 de Novembro de 2016 EMISSÃO DE CERTIFICADO NO MAC OS Versão: 1.1 Data: 29 de Novembro de 2016 DIGITALSIGN CERTIFICAÇÃO DIGITAL LTDA. URL: www.digitalsigncertificadora.com.br Rua General Bertoldo Klinger, n. 111/131 Email:

Leia mais

Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard

Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 104/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 104/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 104/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V. 3.9.1 SUMÁRIO 1. CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA... 3 1.1.CONFIGURAÇÃO DE PASTAS... 4 1.2 CONFIGURAÇÕES DE PROXY... 5 1.3 PROCESSOS AUTOMÁTICOS... 5 1.4 PROCESSOS AUTOMÁTICOS...

Leia mais

POP s. POP 12.1 Usuário Externo. (Procedimento Operacional Padrão) Versão 01, Fev/2018.

POP s. POP 12.1 Usuário Externo. (Procedimento Operacional Padrão) Versão 01, Fev/2018. POP s (Procedimento Operacional Padrão) POP 12.1 Usuário Externo Versão 01, Fev/2018. I. Apresentação O objetivo deste manual é orientar o usuário externo do SEI da UFPel a se cadastrar, acessar, recuperar

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SIPEAGRO PARA O CADASTRO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS NO MAPA para fins de prescrição e aquisição de substâncias sujeitas a controle especial conforme Instrução Normativa nº 35/2017

Leia mais

Manual de Utilização do Cadastro de Beneficiários Integrado - CBI

Manual de Utilização do Cadastro de Beneficiários Integrado - CBI 2018 Manual de Utilização do Cadastro de Beneficiários Integrado - CBI GETIN - Grupo Caberj Maio 2018 Introdução Este manual tem como objetivo orientar o manuseio do CBI e é destinado aos colaboradores

Leia mais

Manual de utilização ANBIMA Drive Serviço de armazenamento e sincronização de arquivos

Manual de utilização ANBIMA Drive Serviço de armazenamento e sincronização de arquivos Manual de utilização ANBIMA Drive Serviço de armazenamento e sincronização de arquivos Sumário ANBIMA Drive... 3 Compartilhamento... 3 Arquivo com usuário interno... 3 Pasta com usuário interno... 5 Arquivo

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PATRIMONO GESTÃO DE RECURSOS LTDA.

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PATRIMONO GESTÃO DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PATRIMONO GESTÃO DE RECURSOS LTDA. Aprovada em 05/07/2017 1 1) Objetivo O objetivo deste documento é definir a política de segurança da informação da Patrimono Gestão

Leia mais

Manual de instalação

Manual de instalação Manual de instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no servidor... 5 4.1.1. Instalação do

Leia mais

EMISSÃO DE CERTIFICADO TIPO A1. Versão: 1.0 Data: 29 de Novembro de 2016

EMISSÃO DE CERTIFICADO TIPO A1. Versão: 1.0 Data: 29 de Novembro de 2016 EMISSÃO DE CERTIFICADO TIPO A1 Versão: 1.0 Data: 29 de Novembro de 2016 DIGITALSIGN CERTIFICAÇÃO DIGITAL LTDA. URL: www.digitalsigncertificadora.com.br Rua General Bertoldo Klinger, n. 111/131 Email: suporte@digitalsigncertificadora.com.br

Leia mais

Backup. É um cópia de segurança de dados de um dispositivo para outro, para que possam ser restaurados em caso de perda acidental.

Backup. É um cópia de segurança de dados de um dispositivo para outro, para que possam ser restaurados em caso de perda acidental. Professor Gedalias Valentim Informática para Concursos É um cópia de segurança de dados de um dispositivo para outro, para que possam ser restaurados em caso de perda acidental. Porque fazer Perda acidental

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO ProGRAB - Programação em Gestão por Resultados da Atenção Básica

MANUAL DE INSTALAÇÃO ProGRAB - Programação em Gestão por Resultados da Atenção Básica Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação de Gestão da Atenção Básica MANUAL DE INSTALAÇÃO ProGRAB - Programação em Gestão por Resultados da Atenção Básica

Leia mais

CONFIGURANDO INTERAÇÃO DO SISTEMA VIA DROPBOX

CONFIGURANDO INTERAÇÃO DO SISTEMA VIA DROPBOX CONFIGURANDO INTERAÇÃO DO SISTEMA VIA DROPBOX Requisitos Conta de e-mail para criar um registro no Dropbox. Recomendamos que seja uma conta criada apenas para utilização desse cadastro para que em casos

Leia mais

A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO

A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO Bem-vindo à VR Benefícios Entendemos a importância deste benefício aos seus funcionários e por isso queremos estar com você neste momento. Utilize este guia

Leia mais

Manual de instalação

Manual de instalação Manual de instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 3 4. Instalação no servidor... 4 4.1.1. Instalação do sistema... 6 4.1.2. Instalação do mdac_typ...

Leia mais

Portaria Nº 77, de 23 de janeiro de 2017

Portaria Nº 77, de 23 de janeiro de 2017 Portaria Nº 77, de 23 de janeiro de 2017 Portaria Nº 77, de 23 de janeiro de 2017 Institui a Política de Segurança da Informação e Comunicações (POSIC) no âmbito do Hospital Universitário da Universidade

Leia mais

Documento de Protótipo

Documento de Protótipo SisGED - Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos Documento de Protótipo Versão 3.1 Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor 30/03/2011 1.0 Protótipo do SisGED. Carlos Ernesto 31/03/2011

Leia mais

Painel de controle. Impressora Multifuncional em Cores Xerox WorkCentre 6655 Tecnologia Xerox ConnectKey 2.0

Painel de controle. Impressora Multifuncional em Cores Xerox WorkCentre 6655 Tecnologia Xerox ConnectKey 2.0 Tecnologia Xerox ConnectKey.0 Painel de controle Os serviços disponíveis podem variar de acordo a configuração da impressora. Para obter detalhes sobre serviços e configurações, consulte o Guia do Usuário.

Leia mais

INFORMÁTICA. 03. O Internet Relay Chat permite que diversas pessoas realizem comunicação on-line por meio da Internet.

INFORMÁTICA. 03. O Internet Relay Chat permite que diversas pessoas realizem comunicação on-line por meio da Internet. INFORMÁTICA Acerca de serviços e ferramentas da Internet, julgue os itens a seguir: 01. Atualmente, para que softwares de correios eletrônicos possam funcionar adequadamente, uma versão de um software

Leia mais

SCPA. Manual de Operações Módulo Usuário. Versão do produto: Edição do documento: 1.0 Setembro de 2015 MINISTÉRIO DA SAÚDE

SCPA. Manual de Operações Módulo Usuário. Versão do produto: Edição do documento: 1.0 Setembro de 2015 MINISTÉRIO DA SAÚDE SCPA Manual de Operações Módulo Usuário Versão do produto: 2.6.2 Edição do documento: 1.0 Setembro de 2015 MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria Executiva Departamento de Informática do SUS Brasília DF 2015 Ed.

Leia mais

Resumo da Política de Privacidade. Política de privacidade completa

Resumo da Política de Privacidade. Política de privacidade completa Política de Privacidade do Aplicativo La&k Este aplicativo recolhe alguns dados pessoais dos usuários. Resumo da Política de Privacidade Os dados pessoais são coletados para os seguintes propósitos e usando

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SANTOS

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SANTOS PORTARIA nº 486, de 19 de dezembro de 2017. Institui e disciplina a Política de Segurança da Informação do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais de Santos RUI SÉRGIO GOMES

Leia mais

GUIA RÁPIDO PARA PETICIONAMENTO ON LINE

GUIA RÁPIDO PARA PETICIONAMENTO ON LINE 1. Antes de acessar o Sistema: 1.1 Verificar navegador instalado usar Mozilla Firefox Se não estiver, faça o download aqui: http://br.mozdev.org/ Após o download, instale o programa. 1.2 Verificar se Java

Leia mais

Usuários: Gestores de informações: Administradores dos ativos de TI:... 3 POLÍTICA CORPORATIVA

Usuários: Gestores de informações: Administradores dos ativos de TI:... 3 POLÍTICA CORPORATIVA 1/6 Sumário: 01. OBJETIVO:... 2 02. CONCEITUAÇÃO / DEFINIÇÃO:... 2 03. ABRANGÊNCIA / ÁREAS ENVOLVIDAS:... 2 04. RESPONSABILIDADES:... 2 04.01. Responsáveis pela execução das atribuições desta política:...

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO CND CND PORTAL DE RELACIONAMENTO Cadastro CND Painel de Controle

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO CND CND PORTAL DE RELACIONAMENTO Cadastro CND Painel de Controle Sage CND SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CND... 2 1.1. 1.2. Cadastro CND... 2 Painel de Controle... 6 3. CND PORTAL DE RELACIONAMENTO.... 10 1. Apresentação A Plataforma Sage visa dinamizar os negócios

Leia mais

PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS COPA GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA. DEZEMBRO DE 2015

PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS COPA GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA. DEZEMBRO DE 2015 PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS DA COPA GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA. DEZEMBRO DE 2015 1. INTRODUÇÃO 1.1. Objetivo As atividades desenvolvidas pela Copa Gestão de Investimentos Ltda. ( Copa Investimentos

Leia mais

Manual de Instalação Condomínio21 Operacional Corporate

Manual de Instalação Condomínio21 Operacional Corporate Manual de Instalação Condomínio21 Operacional Corporate Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no

Leia mais

Download e Upload. De forma muito objetiva podemos dizer que um arquivo possui pelo menos três características que os definem:

Download e Upload. De forma muito objetiva podemos dizer que um arquivo possui pelo menos três características que os definem: Download e Upload Aula 4 1. Download É o ato de descarregar ou baixar um arquivo (textos, imagens, músicas, filmes). Fazer o download de algo significa fazer uma cópia de um arquivo da internet para o

Leia mais

INFORMÁTICA. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV

INFORMÁTICA. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV INFORMÁTICA 01. Analise as seguintes afirmações relativas a conceitos de Internet. I - O SPAM é caracterizado pela utilização indevida do servidor POP de uma empresa ou outra entidade para enviar uma grande

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE CHAMADOS

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE CHAMADOS MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE CHAMADOS Março de 2019 2 Objetivo Esse manual do GLPI tem como objetivo principal instruir os usuários quanto à utilização do GLPI, sistema de Service Desk. Neste documento

Leia mais

Manual de utilização e política para acesso às redes wireless, wired e computadores instalados nas salas de aula do Curso de Medicina

Manual de utilização e política para acesso às redes wireless, wired e computadores instalados nas salas de aula do Curso de Medicina Manual de utilização e política para acesso às redes wireless, wired e computadores instalados nas salas de aula do Curso de Medicina www.ufpe.br/medicina/avamed Julho de 2011 Apresentação O Núcleo de

Leia mais

Xerox WorkCentre 6655 Impressora multifuncional em cores Painel de controle

Xerox WorkCentre 6655 Impressora multifuncional em cores Painel de controle Painel de controle Os serviços disponíveis podem variar de acordo a configuração da impressora. Para obter detalhes sobre serviços e configurações, consulte o Guia do Usuário. 3 4 5 Tela de seleção por

Leia mais

Estabelecer critérios e procedimentos padronizados necessários para utilização e controle da internet e da empresa Coco do Vale.

Estabelecer critérios e procedimentos padronizados necessários para utilização e controle da internet e  da empresa Coco do Vale. Objetivo Estabelecer critérios e procedimentos padronizados necessários para utilização e controle da internet e e-mail da empresa Coco do Vale. Responsabilidades As informações neste tópico são as responsabilidades,

Leia mais

Regras de Correio Eletrônico

Regras de Correio Eletrônico Regras de Correio Eletrônico Você utiliza o e-mail [você]@aacd.org.br? Então anualmente você precisa relembrar os compromissos que os usuários de correio eletrônico tem para utilizar esta ferramenta. Confira

Leia mais

Moodle FAMUR MANUAL DO ACADÊMICO

Moodle FAMUR MANUAL DO ACADÊMICO Moodle FAMUR Versão 2.14 MANUAL DO ACADÊMICO Acesse: www.faculdademurialdo.com.br ou moodle.faculdademurialdo.com.br/moodle/ Versão do Manual: 012015 Sumário Moodle, o que é? Como acessar o Moodle Interface

Leia mais

1ª FASE PACTUAÇÃO DAS METAS INDIVIDUAIS

1ª FASE PACTUAÇÃO DAS METAS INDIVIDUAIS PASSO A PASSO 1ª FASE PACTUAÇÃO DAS METAS INDIVIDUAIS Conforme já informado no Memorando Circular n o 117/2019 CAMP/PROGEPE/UFJF, de 06 e fevereiro do presente ano, o Plano de Metas de cada Unidade de

Leia mais

Manual do professor WEBDIARIO

Manual do professor WEBDIARIO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Cubatão. Manual do professor WEBDIARIO Versão 1.6 COORDENADORIA DE INFORMÁTICA E PLANEJAMENTO 2015 Sumário 1. Acesso ao WD 1.1 Configuração

Leia mais

Objetivo Com o objetivo melhorar a comunicação com o os clientes e dinamizar o atendimento aos usuários, criou-se o Help Desk.

Objetivo Com o objetivo melhorar a comunicação com o os clientes e dinamizar o atendimento aos usuários, criou-se o Help Desk. Objetivo Com o objetivo melhorar a comunicação com o os clientes e dinamizar o atendimento aos usuários, criou-se o Help Desk. O Help Desk é o sistema responsável por gerenciar chamados, com ele, é possível

Leia mais

Instrução de Trabalho: Instalar Client

Instrução de Trabalho: Instalar Client Instrução de Trabalho Instrução de Trabalho: Instalar Client 1. Objetivos Estabelecer procedimento para a atividade Instalar client. 2. Definições 3. Aplicação Aplicável á todos os envolvidos na Implantação

Leia mais

Manual de Utilização do Zimbra Webmail

Manual de Utilização do Zimbra Webmail Universidade Federal da Paraíba Superintendência de Tecnologia da Informação Campus Universitário I, João Pessoa Paraíba CEP.: 58051-900 +55 83 3209-8650 Manual de Utilização do Zimbra Webmail Introdução.

Leia mais

Informática Básica e Aplicativos de Escritório

Informática Básica e Aplicativos de Escritório Informática Básica e Aplicativos de Escritório Gmail O E-mail do Google Professor: Charles Leite Criar uma Conta do Google Uma Conta do Google permite que você acesse produtos do Google, como Gmail, YouTube,

Leia mais

Tutorial do acesso ao WEBMAIL da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul

Tutorial do acesso ao WEBMAIL da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul Tutorial do acesso ao WEBMAIL da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul Julho / 2008 O acesso ao e-mail da Defensoria Pública é através do endereço: http://webmail.ms.gov.br Na página que abre, deve-se

Leia mais

Novo Portal do Participante

Novo Portal do Participante Manual Passo a Passo Novo Portal do Participante Clique e acesse o Novo Portal do Participante Como realizar o primeiro acesso ao Novo Portal do Participante 1. É possível acessar o Novo Portal do Participante

Leia mais

Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de São Paulo

Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de São Paulo Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de São Paulo Tutorial para configuração da rede wireless em notebooks - 1 - Histórico do documento Autoria Data de revisão 22/09/2016 Número de versão

Leia mais

GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS

GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS Sumário 1 Introdução... 3 2 Acessando os serviços para Imobiliárias... 4 3 Gerenciando clientes... 7 4 Serviços... 11 4.1 2ª via de conta... 11 4.2 Alteração Cadastral...

Leia mais

Clique na pergunta para ver a resposta. 7. Como tenho acesso às informações do(s) meu(s) contrato(s) de Financiamento?

Clique na pergunta para ver a resposta. 7. Como tenho acesso às informações do(s) meu(s) contrato(s) de Financiamento? 1. Como Solicito meu acesso? 1. Acesse bancovolvoonline.com.br; 2. Clique em Solicitar Acesso ; 3. Preencha os dados solicitados; 4. Receba seu login e senha por e-mail; 5. Pronto! Seu cadastro foi finalizado.

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 128/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 128/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 128/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Manual de Instalação Flex

Manual de Instalação Flex Manual de Instalação Flex Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação do Group Cobrança

Leia mais

Guia do Usuário do Rescue Lens

Guia do Usuário do Rescue Lens Guia do Usuário do Rescue Lens Índice Rescue Lens Resumo...3 Requisitos de sistema para o Rescue Lens...3 Restrições e limitações do Console web do Lens...4 Iniciando uma sessão do Rescue Lens...5 Iniciar

Leia mais

Manual aplicativo Filr Novell

Manual aplicativo Filr Novell Manual aplicativo Filr Novell Este aplicativo deve ser baixado e instalado do site da Apple. O aplicativo Filr da Novell permite que o usuário transfira arquivos do computador para o ipad e vice-versa,

Leia mais

Aviso. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Aviso. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Aviso O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

Bem-vindo ao Dropbox!

Bem-vindo ao Dropbox! Saiba como iniciar no Dropbox: 1 2 3 4 Mantenha seus arquivos seguros Leve seus arquivos para qualquer lugar Envie arquivos grandes Trabalhe em arquivos em grupo Bem-vindo ao Dropbox! 1 Mantenha seus arquivos

Leia mais

Manual do Orientador Sistema de Monitorias: SiMon

Manual do Orientador Sistema de Monitorias: SiMon UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Manual do Orientador Sistema de Monitorias: SiMon SiMon é um Sistema para Gerenciamento das Monitorias. Com o propósito de facilitar a navegação no site, disponibilizamos

Leia mais

CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático

CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático Bem vindo ao Backup Online GUIA RÁPIDO DE CONFIGURAÇÃO DO BACK UP ONLINE Você está adquirindo uma das melhores plataformas de Backup na Nuvem disponíveis no mercado. Preparamos

Leia mais

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE CADASTRAR UM USUÁRIO ENTRAR NO SISTEMA (LOGIN) CANCELAR A INSCRIÇÃO SAIR DO SISTEMA (LOGOUT) RECUPERAR

Leia mais

Guia para testes AfixInv (Demonstração)

Guia para testes AfixInv (Demonstração) Guia para testes AfixInv (Demonstração) INTRODUÇÃO Esse guia foi criado para auxiliar a demonstração da solução para inventários do Ativo Imobilizado utilizando o aplicativo AfixInv. AfixInv aplicativo

Leia mais

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS MATÃO MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO AUTOR: COORDENADORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CAMPUS MATÃO MATÃO 2016 SUMÁRIO

Leia mais

BAND PAULISTA. Guia de Utilização do Sistema de Envio de Arquivos. Data: 18/09/2018 S.E.A v2.2 Autor: Tecnologia da Informação

BAND PAULISTA. Guia de Utilização do Sistema de Envio de Arquivos. Data: 18/09/2018 S.E.A v2.2 Autor: Tecnologia da Informação Sumário 1. Introdução... 2 2. Padrões dos formatos e codecs.... 3 3. Como recuperar a senha de acesso... 5 4. Como realizar um novo cadastro... 7 5. Como acessar o sistema... 10 6. Como enviar a mídia

Leia mais

Instalação oast.exe executar procurar C:\Arquivos de Programas C:\Program Files Instalar

Instalação oast.exe executar procurar C:\Arquivos de Programas C:\Program Files Instalar Instalação Baixar o arquivo oast.exe De um duplo clique com o mouse no arquivo oast.exe para instalar. Dependendo da versão do Windows utilizada, será feita a pergunta se você deseja executar o programa?

Leia mais

Instruções para acesso externo às Bases de Dados via proxy

Instruções para acesso externo às Bases de Dados via proxy EBSCO DISCOVERY SERVICE: Serviço de Descoberta do Sistema Integrado de Bibliotecas PUC Minas é uma ferramenta de pesquisa que integra, em interface única e simples, as coleções impressas e eletrônicas

Leia mais

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação)

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação) 1/24 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico tem uma interface

Leia mais

MINHA SENHA É Alterar as senhas regularmente sempre que solicitado ou quando existir qualquer indicação de comprometimento da mesma.

MINHA SENHA É Alterar as senhas regularmente sempre que solicitado ou quando existir qualquer indicação de comprometimento da mesma. Alterar as senhas regularmente sempre que solicitado ou quando existir qualquer indicação de comprometimento da mesma. MINHA SENHA É #@!& A SENHA É DE RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO E DE USO PESSOAL, POR

Leia mais

Informática Material de Apoio Professor Érico Araújo.

Informática Material de Apoio Professor Érico Araújo. WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE Painel de Controle é uma ferramenta na qual podemos ajustar todas as configurações do sistema operacional Windows 7. No painel de controle encontramos vários ícones, cada qual

Leia mais

MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO. Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0

MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO. Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0 MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0 Sumário 1. Acessando a FAINAM VIRTUAL... 1 2. Acessando os cursos... 4 4. Enviando mensagens... 6 5. Recebendo

Leia mais

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo )

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS VICE-PRESIDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO VIPAD Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) Guia de Operação do Protocolo Eletrônico Setembro / 2017 [ Versão 1.0 ] Sumário

Leia mais

DOS USUÁRIOS. Art. 4º. Aos usuários compete:

DOS USUÁRIOS. Art. 4º. Aos usuários compete: REGIMENTO INTERNO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA DA AJURIS (APROVADO PELO CONSELHO EXECUTIVO EM 27.04.2009, ALTERADO PELO CONSELHO EXECUTIVO EM 11.08.2009) Regula a utilização dos equipamentos de informática,

Leia mais

CARTILHA Como acessar e utilizar o AUTOSC

CARTILHA Como acessar e utilizar o AUTOSC CARTILHA Como acessar e utilizar o AUTOSC AutoSC - 1o ACESSO O AutoSC - AutoAtendimento do Saúde CAIXA é exclusivo para beneficiários titulares do Saúde CAIXA (empregados ativos,

Leia mais

WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE

WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE Painel de Controle é uma ferramenta na qual podemos ajustar todas as configurações do sistema operacional Windows 7. No painel de controle encontramos vários ícones, cada qual

Leia mais

O que é Sistema de Mensagem?

O que é Sistema de Mensagem? O que é Sistema de Mensagem? O Sistema de Mensagens da Unopar é um serviço completo de gerenciamento interno e de uso institucional de mensagens que permite a leitura e envio das mesmas, o armazenamento

Leia mais

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA-

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA- 1/25 Infraestrutura de 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico

Leia mais

Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense Universidade Federal Fluminense SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO ACADÊMICA SIAD MÓDULO DE CONSULTAS E RELATÓRIOS MANUAL DO USUÁRIO Abril 2007 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. REQUISITOS NECESSÁRIOS 3 3. INFORMAÇÕES

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PROCEDIMENTO CORREIO ELETRÔNICO Nº PE-INF-002 Fl. 1/9 Rev. Data Descrição Executado Verificado Aprovado 0 A B C D E F G 23/06/06 27/06/07 15/02/08 21/08/08 30/10/09 27/03/15 13/10/15 07/07/17 Emissão Inicial

Leia mais

Painel de controle. Impressora Multifuncional Xerox WorkCentre 3655 Tecnologia Xerox ConnectKey 2.0

Painel de controle. Impressora Multifuncional Xerox WorkCentre 3655 Tecnologia Xerox ConnectKey 2.0 Tecnologia Xerox ConnectKey.0 Painel de controle Os serviços disponíveis podem variar de acordo a configuração da impressora. Para obter detalhes sobre serviços e configurações, consulte o Guia do Usuário.

Leia mais

Manual de Instalação Corporate

Manual de Instalação Corporate Manual de Instalação Corporate Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 3 3.1. Estação... Erro! Indicador não definido. 3.2. Servidor... Erro! Indicador

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO INSTRUÇÃO DE TRABALHO MANUAL DE DE OPERAÇÃO DO PORTAL SYMANTEC DE SERVIÇOS ALTIRIS IT DS003-v1 IT DS003-v3 IDENTIFICAÇÃO DA INSTRUÇÃO DE TRABALHO Nº DA INSTRUÇÃO DE TRABALHO IT DS003-v3 NOME DA INSTRUÇÃO

Leia mais

78. A Área de Transferência do MS-Office 2016 permite que dados sejam transferidos entre os diversos aplicativos. Suponha que um usuário tenha aberto

78. A Área de Transferência do MS-Office 2016 permite que dados sejam transferidos entre os diversos aplicativos. Suponha que um usuário tenha aberto 77. No sistema operacional Windows 10, em sua configuração padrão, um usuário aciona o Explorador de Arquivos, seleciona um arquivo e pressiona a tecla F3. Em seguida, (A) o arquivo será deletado definitivamente.

Leia mais

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL DO USUÁRIO NOTAS FISCAIS Sumário INTRODUÇÃO... 2 FUNDAMENTOS... 3 ACESSANDO O AUDATEX WEB... 3 NOTAS FISCAIS... 4 CADASTRANDO NOTAS FISCAIS... 5 VISUALIZANDO AS NOTAS

Leia mais

Xerox WorkCentre 7970 Painel de controle

Xerox WorkCentre 7970 Painel de controle Painel de controle Os serviços disponíveis podem variar de acordo com a configuração da impressora. Para obter detalhes sobre serviços e configurações, consulte o Guia do Usuário. ABC DEF Menus GHI PQRS

Leia mais