Informática Básica e Aplicativos de Escritório

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Informática Básica e Aplicativos de Escritório"

Transcrição

1

2 Informática Básica e Aplicativos de Escritório Gmail O do Google Professor: Charles Leite

3 Criar uma Conta do Google Uma Conta do Google permite que você acesse produtos do Google, como Gmail, YouTube, Drive e muito mais com um único nome de usuário e senha. Uma Conta do Google vem com um endereço do Gmail que ajudam a aprofundar e personalizar ainda mais a experiência com o Google. Para criar uma Conta do Google, acesse a página Criar sua Conta do Google.

4 Criar uma Conta do Google

5 Criar uma Conta do Google Depois que você cria uma Conta do Google, pode usar o mesmo nome de usuário e a mesma senha para fazer login em qualquer produto do Google. Isso acontece independentemente de você ter criado a conta na página principal de inscrição ou na página de login de um produto específico. Por exemplo, digamos que você deseja começar a usar o YouTube para postar seus vídeos.

6 Como enviar mensagens Clique no botão Escrever, na lateral esquerda da página do Gmail. Digite o endereço de do destinatário no campo Para. Quando você digitar o endereço de um destinatário, o Gmail sugerirá endereços de sua Lista de contatos. Depois de digitar um contato no campo Para:, passe o ponteiro do mouse sobre o nome do contato para ver o endereço de . Clique duas vezes no nome do contato para editar o endereço de . Utilize o recurso cópia quando desejar incluir destinatários cujas respostas são bem-vindas, mas não necessárias, clique em Adicionar Cc para exibir esse campo. O campo de cópia oculta, clique em Cco para exibi-lo que permite que você oculte endereços de destinatários.

7 Como enviar mensagens Digite o assunto da mensagem no campo Assunto:. Escreva sua mensagem! Clique no campo grande abaixo e digite à vontade. Quando você terminar de escrever, clique no botão Enviar, na parte inferior da janela de composição.

8 Formatação, fontes e cores Se você quiser adicionar cor às suas saudações, destacar os pontos principais, colocar as palavras em negrito ou até fazer essas três coisas, a primeira etapa é clicar no ícone Opções de formatação na parte inferior da janela onde você escreve a mensagem.

9

10 Inserir imagens nas mensagens Deixe suas mensagens mais interessantes inserindo imagens no corpo dos s. O tamanho máximo de arquivo de uma imagem é 25 MB. Abra o Gmail. Clique em Escrever. Clique no ícone deimagem na parte inferior. Uma caixa será exibida com guias com todas as formas de adicionar fotos. É possível adicionar fotos a partir do Google+, do computador ou da Web. Clique em Inserir. Você também pode arrastar e soltar imagens do computador para seu ou copiá-las e colá-las. Para redimensionar uma imagem, basta clicar em um dos cantos da imagem e arrastá-lo.

11 Emoticons no Gmail O Gmail tem diversas imagens, como, por exemplo, carinhas sorridentes, comidas e bebidas ou corações partidos, que podem ser usadas com ou no lugar do texto nas mensagens. Siga estas etapas: Quando você estiver escrevendo uma mensagem, clique no ícone Inserir emoticon. Clique em um emoticon para inseri-lo namensagem. Para inserir vários emoticons de uma vez, mantenha a tecla Shift pressionada no teclado ao clicar em emoticons. Em seguida, clique em Inserir.

12 Adicionar anexos Para adicionar um arquivo à mensagem que você está escrevendo, siga estas etapas: No Gmail, clique no botão Escrever. Clique no ícone do clipe de papel na parte inferior da janela de escrita. Procure emseus arquivos e clique no nome do arquivo que deseja anexar. Clique emabrir. Para anexar vários arquivos, pressione a tecla Ctrl (PC) ao selecionar seus arquivos. Dica: arraste e solte anexos diretamente na janela de escrita. Se você quiser remover um arquivo anexado a uma mensagem, clique no x à direita do nome do arquivo, na parte inferior da mensagem. Limite de tamanho do anexo Você pode enviar mensagens de até 25 megabytes (MB).

13 Assinatura A assinatura é um texto (como suas informações de contato ou uma citação favorita) inserido automaticamente no fim de cada mensagem enviada.

14 Assinatura Para inserir, basta clicar em configurações, procurar por Assinatura e clicar em Salvar Alterações

15 Temas do Gmail Personalize seu Gmail escolhendo um tema de plano de fundo, o que dá um toque pessoal à sua Caixa de entrada. Abra o Gmail. Clique no ícone de roda dentada na parte superior direita. Selecione Temas. Alguns temas mudam durante o dia. Se você selecionar um desses temas, verá um menu suspenso para selecionar um local. Ao escolher um tema, você pode ver se ele muda olhando para o canto inferior direito da imagem em miniatura do tema. Quer usar uma foto de seu cachorro como tema do plano de fundo? Vá em frente. Você pode selecionar suas próprias imagens para usá-las como tema. Selecione uma das duas opções na seção "Temas personalizados": "Claro" ou "Escuro". Em seguida, você pode escolher uma imagem do seu computador, celular, álbum de fotos e da Web. Recomendamos a seleção de uma imagem maior que 2560 x 1920 px.

16 Mudança de Idioma Para alterar o idioma do gmail, basta clicar em configurações, na aba geral, escolhe o idioma e clica em Save Changes.

17 Marcadores Os marcadores são uteis para organizar por pastas os s, podendo adicionar cores ao mesmo.

18 Alterar Senha / Recuperar Senha Alterar ou recuperar senha irá para outra página onde o usuário irá confirmar a senha atual e fazer alteração na senha ou na recuperação de senha (telefone ou outros s).

19 Google Drive Google Drive é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos que foi apresentado pela Google em 24 de abril de Ele abriga agora o Google Docs, um leque de aplicações de produtividade, que oferece a edição de documentos, folhas de cálculo, apresentações, e muito mais.

20 Google Drive O Drive inicia com 15 GB de armazenamento, caso o usuário necessite de mais espaço pode adquirir realizando a compra.

21 Documentos do Google Podemos utilizar o documento do google para criar e editar texto a qualquer momento, necessitando apenas de internet para a sincronização.

22 Documentos do Google O Documento Google é muito prático para quem deseja editar um documento compartilhado com outras pessoas sem a necessidade de estarem no mesmo local.

23 DÚVIDAS...

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2007 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2007 oferece excelentes ferramentas de gerenciamento

Leia mais

GUIA PRÁTICO. Câmera frontal. Diminuir/ Aumentar volume. Tecla Liga/ Desliga. Câmera. Sensor de impressão digital 5026J CJB1L43ALBRA

GUIA PRÁTICO. Câmera frontal. Diminuir/ Aumentar volume. Tecla Liga/ Desliga. Câmera. Sensor de impressão digital 5026J CJB1L43ALBRA GUIA PRÁTICO Câmera frontal Diminuir/ Aumentar volume 6" Tecla Liga/ Desliga Câmera Sensor de impressão digital 5026J 1 CJB1L43ALBRA 1 Carregue completamente o dispositivo para o primeiro uso. Abra a tampa

Leia mais

FasterMail Como Utilizar

FasterMail Como Utilizar FasterMail Como Utilizar O FasterMail é um aplicativo WEB que permite que você tenha acesso às suas mensagens, calendários, contatos e tarefas a partir de qualquer computador com acesso à Internet. Como

Leia mais

5.0 GUIA PRÁTICO. Flash Câmera frontal 2 Carregar a bateria. Diminuir/ Aumentar volume Tecla Liga/ Desliga. Início. Visão geral. Voltar.

5.0 GUIA PRÁTICO. Flash Câmera frontal 2 Carregar a bateria. Diminuir/ Aumentar volume Tecla Liga/ Desliga. Início. Visão geral. Voltar. GUIA PRÁTICO 1 Colocar ou retirar a tampa traseira. Flash Câmera frontal 2 Carregar a bateria. 5.0 Diminuir/ Aumentar volume Tecla Liga/ Desliga SIM2 Voltar Início Visão geral 3 Inserir ou retirar o SIM.

Leia mais

Bem-vindo ao Dropbox!

Bem-vindo ao Dropbox! Saiba como começar a utilizar o Dropbox: 1 2 3 4 Mantenha seus arquivos em segurança Leve seus arquivos para qualquer lugar Envie arquivos grandes Trabalhe junto em arquivos Bem-vindo ao Dropbox! 1 Mantenha

Leia mais

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital Módulo 5 Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital 1 Sumário Aula 1... 3 Microsoft Office Power Point... 3 Modos de exibição do Power point... 3 Tema... 4 Adicionar um novo slide... 5 Reorganizar

Leia mais

5.0. Guia Prático 5 4G. Luz de notificação 2 Inserir ou retirar a. Tecla Liga/ Desliga Aumentar/ Diminuir volume. tampa traseira. bateria.

5.0. Guia Prático 5 4G. Luz de notificação 2 Inserir ou retirar a. Tecla Liga/ Desliga Aumentar/ Diminuir volume. tampa traseira. bateria. 1 1 Inserir ou retirar a tampa traseira 5 4G Guia Prático Luz de notificação 2 Inserir ou retirar a bateria 2 5.0 Tecla Liga/ Desliga Aumentar/ Diminuir volume 3 Carregar a bateria * 4 4 4 Inserir ou retirar

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2010 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2010 oferece excelentes ferramentas de gerenciamento

Leia mais

1. Tela inicial. 2. Caixa de Entrada

1. Tela inicial. 2. Caixa de Entrada Manual WebMail 1 Índice 1. Tela inicial... 3 2. Caixa de Entrada... 3 3. A pasta Lidas... 4 4. Criando sua assinatura... 4 5. Enviar Mensagens... 5 6. Anexando arquivos... 7 7. Adicionando novas pastas...

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2016 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK 2016 O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2016 oferece excelentes ferramentas

Leia mais

5.2 GUIA PRÁTICO 5085N. Flash Câmera frontal. Sensor. Aumentar/ Diminuir volume Tecla Liga/ Desliga. Início/ sensor de impressão digital.

5.2 GUIA PRÁTICO 5085N. Flash Câmera frontal. Sensor. Aumentar/ Diminuir volume Tecla Liga/ Desliga. Início/ sensor de impressão digital. 1 Carregar a bateria. GUIA PRÁTICO Sensor Flash Câmera frontal Aumentar/ Diminuir volume Tecla Liga/ Desliga 2 Inserir ou retirar o SIM. 3 Inserir ou retiar o cartão microsd. 5.2 Início/ sensor de impressão

Leia mais

Bem-vindo ao Dropbox!

Bem-vindo ao Dropbox! Saiba como iniciar no Dropbox: 1 2 3 4 Mantenha seus arquivos seguros Leve seus arquivos para qualquer lugar Envie arquivos grandes Trabalhe em arquivos em grupo Bem-vindo ao Dropbox! 1 Mantenha seus arquivos

Leia mais

Laboratório - Pesquisa de ferramentas de colaboração em rede

Laboratório - Pesquisa de ferramentas de colaboração em rede Objetivos Parte 1: Usar ferramentas de colaboração Identificar a percepção atual das ferramentas de colaboração. Identificar as principais razões para usar as ferramentas de colaboração. Parte 2: Compartilhar

Leia mais

MANUAL. ecosistemas.net.br

MANUAL. ecosistemas.net.br MANUAL A Eco.Suite possui uma interface simples e de fácil utilização Com a Eco.Suite você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. Acesso ao Eco.Suite Tela Principal Após

Leia mais

Manual do usuário. Tradezone Desktop

Manual do usuário. Tradezone Desktop Manual do usuário Tradezone Desktop 1 Introdução A plataforma TradeZone Desktop, é uma ferramenta operacional completa que possibilita a análise de ativos e a realização de operações utilizando o método

Leia mais

Google Drive Formulários

Google Drive Formulários Google Drive Formulários Sumário Formulário de pesquisa com o Google Drive... 3 Criando o formulário... 3 Criando as perguntas... 4 Configurando a página de confirmação... 9 Adicionando conteúdo multimídia

Leia mais

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA-

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA- 1/25 Infraestrutura de 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico

Leia mais

Conheça o Drive. Encontre arquivos facilmente com o Drive e mantenha todos os seus documentos protegidos.

Conheça o Drive. Encontre arquivos facilmente com o Drive e mantenha todos os seus documentos protegidos. Conheça o Drive Com o Google Drive, você pode armazenar arquivos na nuvem, compartilhá-los com membros da sua equipe ou parceiros externos e acessá-los de qualquer local. Encontre arquivos facilmente com

Leia mais

Manual do Usuário Webmail SoftSul

Manual do Usuário Webmail SoftSul Manual do Usuário Webmail SoftSul 2 Índice Interface Geral do Webmail 03 Caixa de entrada 04 Opções de apresentação e filtro 05 Os e-mails nos seus estados 06 Marcar um e-mail 07 Acesso a Configurações

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação)

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação) 1/24 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico tem uma interface

Leia mais

Pré-requisitos. Para começar

Pré-requisitos. Para começar Pré-requisitos Windows Live Movie Maker; Arquivos de vídeo, fotos e músicas (o que você preferir). Para começar Abrir o Windows Live Movie Maker, clique no Botão INICIAR do seu computador Preparando o

Leia mais

Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela.

Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. MANUAL A OABRJ Digital possui uma interface simples e de fácil utilização Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. Acesso ao OAB Digital Tela Principal

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 P á g i n a 2 15 Sumário 1. Introdução... 4 2.

Leia mais

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD)

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD) ******* Editor de Apresentação de slides O Microsoft PowerPoint é um aplicativo do pacote Office que permite a criação e exibição de apresentações com textos, imagens, sons, e vídeos, estes podem ser animados

Leia mais

Tutorial para Power Point

Tutorial para Power Point Tutorial para Power Point Sumário PowerPoint 2010... pág 03 PowerPoint 2016... pág 23 Boas Práticas e Dicas... pág 43 2 Power Point 2010 Criando uma Apresentação Quando abrir o seu PowerPoint, basta clicar

Leia mais

Mudança do Microsoft Outlook 2016 para o Gmail

Mudança do Microsoft Outlook 2016 para o Gmail Mudança do Microsoft Outlook 2016 para o Gmail Centro de aprendizagem gsuite.google.com/learning-center Parabéns pela sua nova conta do Gmail Agora que você mudou do Microsoft Outlook para o G Suite, aprenda

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Ana Amélia de Souza Pereira Christien Lana Rachid Maio/2017 LISTA DE FIGURA Figura 1 - Página

Leia mais

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1 (Sistema Android) Manual de Utilização Página 1 Sumário 1. Acesso ao no Android (aplicativo E-mail )... 4 2. Tela inicial do aplicativo E-mail e suas pastas... 5 2.1 Pasta Entrada... 5 2.2 Pasta Rascunhos...

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2013 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2013 oferece excelentes ferramentas de gerenciamento

Leia mais

Configuração do Gmail para administradores

Configuração do Gmail para administradores Configuração do Gmail para administradores Neste guia 1. Ativar recursos no Admin Console 2. Importar e-mails antigos 3. Usar os marcadores e a pesquisa 4. Adicionar sua assinatura 5. Usar o Gmail com

Leia mais

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS MATÃO MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO AUTOR: COORDENADORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CAMPUS MATÃO MATÃO 2016 SUMÁRIO

Leia mais

Guia do Usuário da Mídia SUD (ios)

Guia do Usuário da Mídia SUD (ios) Guia do Usuário da Mídia SUD (ios) Introdução O aplicativo Mídia SUD foi projetado para ajudá-lo a organizar apresentações usando vários tipos de mídia nas lições de domingo ou na noite familiar. Esse

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos IBILCE UNESP 2014 GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Resumo de Alterações Alteração Feita Responsável Data Documento

Leia mais

Guia do Usuário da Mídia SUD (Android)

Guia do Usuário da Mídia SUD (Android) Guia do Usuário da Mídia SUD (Android) Introdução O aplicativo Mídia SUD foi projetado para ajudá-lo a organizar apresentações usando vários tipos de mídia nas lições de domingo ou na noite familiar. Esse

Leia mais

Como publicar páginas Web no GoogleSites

Como publicar páginas Web no GoogleSites 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível PASSO 1 ACESSE O ENDEREÇO DO GOOGLE SITES Como publicar páginas Web no GoogleSites Ao criar sua conta no Gmail,

Leia mais

Outlook Web App (OWA)

Outlook Web App (OWA) Outlook Web App (OWA) 2010 Índice 1. O que é o Outlook Web App (OWA) 2010?... 3 2. Como acessar o OWA:... 3 3. Como navegar no OWA... 5 4. As seções do OWA... 5 5. O painel de mensagens OWA... 6 5.1 Como

Leia mais

MANUAL. Mão Dupla nextel

MANUAL. Mão Dupla nextel MANUAL Mão Dupla nextel 1 Índice 1) Introdução... 3 2) Envio de mensagem... 3 3) Relatórios... 4 a. Relatório de Mensagens... 4 b. Aparelhos... 5 4) Configurações... 6 a. Grupos... 6 b. Perguntas/Respostas...

Leia mais

Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet.

Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet. Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet. Esse manual foi desenvolvido com o intuito de que você use de maneira eficaz os recursos que ele oferece

Leia mais

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador 1. IDENTIFICANDO ARQUIVOS E PASTAS Arquivos Nos computadores todos os dados estão codificados (guardados/gravados) dentro de arquivos. O tempo todo criamos, alteramos e usamos arquivos no computador. Os

Leia mais

TUTORIAL DESIGN WIZARD: Criando designs. Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos

TUTORIAL DESIGN WIZARD: Criando designs. Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos TUTORIAL DESIGN WIZARD: Criando designs Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos 2018 SUMÁRIO 1. Introdução 2 2. Criando uma conta 2 3. Criando um design

Leia mais

Manual do Usuário Vivo Sync. Manual do Usuário PORTAL WEB. Versão Copyright Vivo

Manual do Usuário Vivo Sync. Manual do Usuário PORTAL WEB. Versão Copyright Vivo Manual do Usuário PORTAL WEB Versão 1.7.5 Copyright Vivo 2016 http://vivosync.com.br 1 1 O que é Vivo Sync?... 4 2 Como acessar o Vivo Sync Portal Web?... 5 3 Como funciona o Vivo Sync Portal Web?... 6

Leia mais

Webmail Roundcube Tutorial -

Webmail Roundcube Tutorial - Webmail Roundcube Tutorial - www.mail.ufu.br O Webmail RoundCube é uma ferramenta Web que possibilita ao usuário o acesso ao seu correio eletrônico institucional. Ele possui uma boa aparência, é direto,

Leia mais

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem a distância - 2012 - Acessando o curso e alterando a senha Acessando o ambiente Seu primeiro acesso ao ambiente do curso deve

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

Informática. 01- A figura abaixo mostra um slide de uma apresentação, em janela do BrOffice.org Impress:

Informática. 01- A figura abaixo mostra um slide de uma apresentação, em janela do BrOffice.org Impress: Informática 01- A figura abaixo mostra um slide de uma apresentação, em janela do BrOffice.org Impress: Com relação a essa figura e aos recursos do BrOffice.org Impress, está INCORRETO afirmar que: (A)

Leia mais

Conhecendo e editando o seu perfil

Conhecendo e editando o seu perfil Neste tutorial, você vai conhecer e aprender a editar o seu perfil na Plataforma Moodle/Cederj. Vamos lá! 1- Usando o Blog 2 2- Meus arquivos privados 6 3- Inserindo Repositórios 9 4- Modificando o perfil

Leia mais

Produtividade é resultado do esforço inteligente

Produtividade é resultado do esforço inteligente Produtividade é resultado do esforço inteligente Quem Somos Empresa especializada em melhoria de processos através de: Soluções em Office; Desenvolvimento de Sistemas; Treinamentos; Palestras e; Assessorias.

Leia mais

TUTORIAL WINDOWS MOVIE MAKER. Encontre o Windows Movie Maker no seu computador assim:

TUTORIAL WINDOWS MOVIE MAKER. Encontre o Windows Movie Maker no seu computador assim: TUTORIAL WINDOWS MOVIE MAKER Por Elaine Flores Encontre o Windows Movie Maker no seu computador assim: PARA INSERIR IMAGENS: - Arquivo - Selecionar as imagens (Assim, as imagens vão aparecer na pasta coleções.)

Leia mais

INICIANDO O POWERPOINT 2000

INICIANDO O POWERPOINT 2000 INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir da Barra de tarefas, clique sobre o botão Iniciar/Programas/Microsoft PowerPoint. Você terá a sua disposição algumas opções, que lhe

Leia mais

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV Manual do painel administrativo Site Instituto de Oncologia do Vale IOV 1. Dashboard Essa é a interface do sistema administrativo. Assim que acessar o sistema pede para que o usuário autentique uma conta

Leia mais

Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS

Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS Instituto Federal do Rio Grande do Norte IFRN Caicó Curso de Informática Básica INFORMÁTICA BÁSICA CONCEITOS BÁSICOS WINDOWS 7 Área de Trabalho Desktop (Área de trabalho) Ícones Menu iniciar Barra de tarefas

Leia mais

Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução

Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução -Soluções Unidade: Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução Ao concluir este exercício, você estará apto a: Efetuar logon no SAP Business One Definir parâmetros de exibição Configurar

Leia mais

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ambiente de

Leia mais

Partes Principais da Janela 3/26

Partes Principais da Janela 3/26 EDITOR DE TEXTO Write O Writer é o responsável pela edição de texto dos aplicativos do LibreOffice. Ele possui as características habituais de um processador de texto: inserir e editar texto, verificação

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

Schaeffler Online. Manual de Operação

Schaeffler Online. Manual de Operação Schaeffler Online Manual de Operação 1 Índice 1. Solicitação de Novo Usuário...3 2. Recuperação de Senha...4 3. Login...5 4. Tela Inicial do Schaeffler Online...6 5. Cadastro de Pedidos...7 5.1. Cabeçalho

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri Colaboração Empresa Júnior da Fatec Jales Monitora: Ângela Lopes Manente SUMÁRIO 1. INTERNET... 3 2. ACESSANDO A

Leia mais

Dash Jr. Manual do Usuário

Dash Jr. Manual do Usuário Dash Jr. Manual do Usuário 1 Conteúdo Informações de Segurança...4 Aparência e Principais Funções...6 Introdução...8 Funções Relativas às Ligações...9 Contatos... 11 Mensagens... 12 Navegador de Internet...

Leia mais

Como criar e utilizar uma conta de correio eletrônico em um servidor gratuito

Como criar e utilizar uma conta de correio eletrônico em um servidor gratuito 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como criar e utilizar uma conta de correio eletrônico em um servidor gratuito Existem hoje vários sites que oferecem

Leia mais

MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007

MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007 MICROSOFT OFFICE POWERPOINT 2007 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O POWERPOINT 2007...7 CONHECENDO A TELA...7 USANDO MODELOS...13 CAPÍTULO 2 DESIGN DO SLIDE...19 INICIAR COM UM DESIGN DO SLIDE...21 INICIAR

Leia mais

Enviar fotos e vídeos de uma câmera para um smartphone

Enviar fotos e vídeos de uma câmera para um smartphone Ao utilizar uma LAN sem fio, é possível enviar e receber fotos e vídeos de uma câmera para um smartphone. A conexão com o smartphone é feita utilizando-se o modo de infraestrutura ou o modo ad hoc da LAN

Leia mais

DA CLOUD ÀS APPS AS DINÂMICAS ATIVAS DE MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO NA SALA DE AULA TUTORIAL ONEDRIVE

DA CLOUD ÀS APPS AS DINÂMICAS ATIVAS DE MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO NA SALA DE AULA TUTORIAL ONEDRIVE DA CLOUD ÀS APPS AS DINÂMICAS ATIVAS DE MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO NA SALA DE AULA TUTORIAL ONEDRIVE O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 5 GB de

Leia mais

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE OURO PRETO 2014 1 SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 03 2 DISCIPLINAS... 08 3 PERSONALIZANDO

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO Conteúdo ORIENTAÇÃO DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL... 3 MODIFICAR PERFIL... 4 MODIFICAR SENHA... 7 VERIFICAR O PERFIL... 8 ENVIO DE MENSAGEM... 8 CRIANDO

Leia mais

OneDrive e OneNote para Smartphone

OneDrive e OneNote para Smartphone OneDrive e OneNote para Smartphone Conteúdo 1. Introdução... 3 2. OneDrive for Business 2013 no seu Windows Smartphone... 3 2.1 Encontre o OneDrive for Business 2013 no seu smartphone... 4 2.2 Abra e Edite

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

Clique no link com o botão direito e selecione Abrir em nova aba;

Clique no link com o botão direito e selecione Abrir em nova aba; Firefox 3.0 Navegação por abas Navegação por abas Como abrir links em uma nova aba? Clique no link com o botão direito e selecione Abrir em nova aba; Ou clique no link com a rodinha do mouse (*); Ou clique

Leia mais

EDITOR DE TEXTO. Leticia Machado

EDITOR DE TEXTO. Leticia Machado EDITOR DE TEXTO Leticia Machado Para que serve? Um Editor de texto serve para escrever para criar cartas, textos, pôsteres, cartazes, declarações, livros e muito mais. O que pode-se usar? É possível adicionar

Leia mais

GUIA Assinaturas de

GUIA Assinaturas de Pensando no novo posicionamento da empresa em relação ao mercado, elaboramos esse pequeno guia para que você possa utilizar a sua nova assinatura de email. Sua assinatura será enviada juntamente com este

Leia mais

Você pode conferir mais informações sobre essas e outras ferramentas em:

Você pode conferir mais informações sobre essas e outras ferramentas em: [Ferramentas] O Office 365 Online disponibiliza vários programas com versões que podem ser utilizadas diretamente do navegador. Neste documento você conhecerá os programas Word, Power Point e Excel, acompanhando

Leia mais

Manual do usuário. Protrader Web Desktop

Manual do usuário. Protrader Web Desktop Manual do usuário Protrader Web Desktop Introdução A plataforma Protrader Desktop é uma ferramenta de negociação com interface totalmente personalizável. A Protrader tem uma funcionalidade de alto nível,

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS PANCRED

MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS PANCRED MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS ÍNDICE 1. ABERTURA DO SISTEMA... 3 1.1. ABERTURA DO INTERNET EXPLORER...3 1.2. ACESSO AO...3 1.2.1. Digitando o Nome de Usuário e Senha...4 2 MENU CADASTRO... 5 2.1 SIMULAÇÃO

Leia mais

Manual do Webmail Zimbra TM

Manual do Webmail Zimbra TM Manual do Webmail Zimbra TM O novo serviço de e-mail da FCT é baseado no software de colaboração Zimbra Suíte de Colaboração. Ele é um sistema de mensagens e colaboração que oferece e-mail seguro e de

Leia mais

ApowerEdit software GPETEC. Guia Instrucional para utilização do. Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências

ApowerEdit software GPETEC. Guia Instrucional para utilização do. Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências GPETEC Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências Linha de pesquisa: Desenvolvimento de aplicativos tecnológicos e softwares educacionais Guia Instrucional para utilização do ApowerEdit software

Leia mais

Manual do Webmail UFMS

Manual do Webmail UFMS Manual do Webmail UFMS 2017 Índice 1- Acesso ao Webmail... 2 2- Tela inicial... 2 3- Enviar e-mail... 4 4- Visualizar e-mail... 4 5- Redirecionamento de e-mail... 5 6- Contatos... 6 7- Ações sobre pastas...

Leia mais

A tela principal do cardápio digital é aquela em que seus clientes terão contato com os pratos e produtos oferecidos por você.

A tela principal do cardápio digital é aquela em que seus clientes terão contato com os pratos e produtos oferecidos por você. lacarte - Cardápio digital Bem-vindo ao sistema de cardápio digital lacarte. Ao longo deste guia você será introduzido às principais funcionalidades do aplicativo, bem como à personalização do mesmo para

Leia mais

Portal Educacional Professor On line

Portal Educacional Professor On line 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso ao sistema pode ser realizado pelos seguintes sites: http://www.iplc.g12.br/ http://www.franciscanasalcantarinas.org.br/ INFORME NOME DO USUÁRIO. INFORME A SUA SENHA DE ACESSO.

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Manual migração de contas Gmail para umail

Manual migração de contas Gmail para umail Manual migração de contas Gmail para umail Soluções em tecnologia da informação que viabilizam implementar uma arquitetura computacional escalável, sólida e confiável em nuvem distribuída. Thullyo Cunha

Leia mais

TUTORIAL CANVA: Criando infográficos. Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos

TUTORIAL CANVA: Criando infográficos. Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos TUTORIAL CANVA: Criando infográficos Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos 2019 SUMÁRIO 1. Introdução 2 2. Criando uma conta 2 3. Criando um infográfico

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP Profª Danielle Casillo SUMÁRIO Painel de Controle 2 PAINEL DE CONTROLE Fornece

Leia mais

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE SUMÁRIO ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 EDITANDO O BANNER 9 ADICIONANDO UM MAPA DE LOCALIZAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Ferramentas Multimídia a) Ferramentas Multimídia Multimídia: Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de mídia estática

Leia mais

Opção de vidro de originais

Opção de vidro de originais Impressora multifuncional Xerox WorkCentre 9/9 Como fazer uma cópia. Coloque os documentos com a face para cima na bandeja de entrada do alimentador de originais. Ajuste a guia para. No painel de controle,

Leia mais

Bem vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esse ambiente será utilizado no curso:

Bem vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esse ambiente será utilizado no curso: Bem vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Esse ambiente será utilizado no curso: LIBRAS A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO Sua licença

Leia mais

Novidades no Windows 8.1

Novidades no Windows 8.1 Novidades no Windows 8. Conteúdo. Introdução... 4. Guia de Referência Rápida I Tela Inicial... 5. Guia de Referência Rápida II Tela de Aplicativos... 6 4. Guia de Referência Rápida III Modo de Exibição

Leia mais

TUTORIAL. Como enviar vídeos para o Youtube

TUTORIAL. Como enviar vídeos para o Youtube TUTORIAL Como enviar vídeos para o Youtube Nesse tutorial vamos aprender como criar uma conta no Gmail, criar uma conta no Youtube, fazer o upload de um vídeo no Youtube e copiar o link para compartilhamento.

Leia mais

Tutorial. Acessando e utilizando o Pixton: da criação até o envio da História em Quadrinhos

Tutorial. Acessando e utilizando o Pixton: da criação até o envio da História em Quadrinhos Tutorial Acessando e utilizando o Pixton: da criação até o envio da História em Quadrinhos 1. Na tela inicial, clique em Pixton por Escolas 2. Na próxima tela, clique em Conectar Tabela de nomes de usuário

Leia mais

Guião das novas funcionalidades do iportaldoc v6.1

Guião das novas funcionalidades do iportaldoc v6.1 Guião das novas funcionalidades do iportaldoc v6.1 Novembro Novembro2016 2016 1 Sumário 1 Ações...3 1.1 Sinalizador de importância das ações...3 1.2 Reaver ação de um processo finalizado...5 2 Layout...6

Leia mais

1. Clique em Administração do site -> Usuários -> Contas -> Mostrar lista de usuários.

1. Clique em Administração do site -> Usuários -> Contas -> Mostrar lista de usuários. Como cadastrar usuário no Portal Após efetuar o login no Portal, siga os passos abaixo: 1. Clique em Administração do site -> Usuários -> Contas -> Mostrar lista de usuários. 2. Clique em Adicionar novo

Leia mais

TUTORIAL. Como enviar vídeos para o Youtube

TUTORIAL. Como enviar vídeos para o Youtube 1 TUTORIAL Como enviar vídeos para o Youtube 1 Nesse tutorial vamos aprender como criar uma conta no Gmail, criar uma conta no Youtube, fazer o upload de um vídeo no Youtube e copiar o link para compartilhamento.

Leia mais

Inserindo Quebra de Página

Inserindo Quebra de Página Inserindo Quebra de Página Quando estamos digitando um texto ou elaborando um documento, podemos por algum motivo, querer que estes terminem em um determinado ponto da página (antes do seu final) e começar

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Newsletters - NWT Versão 1.15 Última revisão: 12/03/2018 2018 Versão: 1.15 Documentação: André L.M. Camargo Revisão:

Leia mais

Correio electrónico. Agrupamento de Escolas de Albufeira

Correio electrónico. Agrupamento de Escolas de Albufeira Correio electrónico 1 1 Primeiros Passos Para aceder ao email do Agrupamento pode digitar directamente no seu browser (Internet Explorer, Firefox, Chrome, ) o endereço: webmail.aealbufeira.pt O correio

Leia mais