CENSO SÓCIO-RELIGIOSO MISSIONÁRIO. Como devo proceder?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CENSO SÓCIO-RELIGIOSO MISSIONÁRIO. Como devo proceder?"

Transcrição

1

2

3

4 CENSO SÓCIO-RELIGIOSO MISSIONÁRIO Como devo proceder?

5

6 Todas as paróquias deverão receber nos próximos dias um kit que deverá ser entregue a cada um dos voluntários. * Cada voluntário deve assinar Termo de Voluntariado por orientação da Igreja/CNBB

7 Ficha de Participação no Censo Sócio-Religioso Missionário Projeto Diocesano Construindo Comunhão ANO 1 Nome:... Endereço:... Bairro:...Cidade:...Cep:... Telefone Residencial: ( )...Celular: ( )... Comunidade:...Pastoral:... Atenção: Para ser Voluntário é necessário ser maior de 16 anos TERMO DE ADESÃO DE VOLUNTARIADO INSTITUIÇÃO: MITRA DIOCESANA DE CARAGUATATUBA PARÓQUIA, instituição religiosa, portanto sem fins lucrativos, CNPJ/:, com sede na Rua, nº, Bairro, representada por seu Pároco, brasileiro, solteiro, eclesiástico, RG, domiciliado no endereço supra. VOLUNTÁRIO: (Para assinar deve ser maior de idade) Nome, nacionalidade, estado civil, profissão, RG, CPF, residente e domiciliado na Rua, nº, Bairro, cidade de. Nos termos da Lei 9608/98, as partes acima firmam o presente termo de adesão de trabalho voluntário, o que fazem nos seguintes termos: 1. O(A) voluntário(a) se compromete a auxiliar a Paróquia, no desenvolvimento das ações pastorais que envolvem o Projeto Construindo Comunhão, no que se refere a visita domiciliar para preenchimento de ficha de informações de cunho sócio-religioso. 2. As eventuais despesas necessárias ao trabalho voluntário deverão ser previamente autorizadas pelo pároco, para que possam ser reembolsadas ao voluntário mediante a comprovação dos gastos. 3. O presente Termo de Adesão é firmado com prazo determinado, devendo encerrar-se automaticamente ao encerramento do Censo Sócio-religioso, anunciado amplamente pela coordenação geral do projeto Construindo Comunhão ou por parte do voluntário(a), a qualquer momento. 4. O(A) voluntário(a) está ciente de que o serviço voluntário, conforme a Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim, não cabendo portanto, ao(à) voluntário(a) qualquer remuneração ou ressarcimento pelos serviços prestados a Paróquia. 5 O voluntário (a) receberá, no ato da assinatura deste documento, um kit de material necessário ao trabalho, do qual deverá prestar contas periodicamente à critério da equipe de organização paroquial, bem como no encerramento do Censo Sócio-Religioso. Caraguatatuba, / /. Padre voluntário

8 Kit Voluntariado

9 Ninguem deve abrir mão do material de identificação do Agente Missionário. Ele nos identifica. A mídia vai informar através dos meios de comunicação que nossos agentes missionários estarão uniformizados e com uma autorização paroquial.

10

11

12

13 Orientações Como devo perguntar?

14 Censo Missionário Construindo Comunhão - Diocese de Caraguatatuba Formulário Nº CONTROLE PAROQUIAL Sugestão 001 AS FICHAS DEVEM SER MANUSEADAS COM CUIDADO E ATENÇÃO. A NUMERAÇÃO DEVE COMEÇAR SEMPRE DO 001 (FICHAS RASURADAS DEVEM SER MANTIDAS). DESSA FORMA O COORDENADOR SABERÁ COM QUEM ESTÁ AQUELA SEQUENCIA NUMERICA. NENHUMA FICHA DEVE FICAR EXPOSTA, PARA ISSO ENVIAMOS UMA CAIXA PARA QUE FIQUEM ARQUIVADAS, AGUARDANDO O ENVIO PARA A CÚRIA/SECRETARIADO PASTORAL. PAROQUIA/ COMUNIDADE Par.nnn/ São José (preenchimento pela paróquia) DATA ENTREVISTA 01/04 (1º dia) A ORGANIZAÇÃO SETORIAL PARA AS VISITAS ROTEIRO) É DE CADA PARÓQUIA. CADA UM VAI SE ORGANIZAR DA MELHOR FORMA. A VISITA DEVE SER FEITA SEMPRE EM DUPLA. ENDEREÇO: Rua das Andorinhas (PREENCHIDO PELA PAROQUIA) COMPLEMENTO:_01 Fone (PREENCHER NA ENTREVISTA) 1- CASO SEJA CONDOMINIO/PRÉDIO: Nossa sugestão é de que a paróquia providencie um pedido direcionado ao Síndico, solicitando permissão de entrada ou isso seja facilitado por um morador conhecido. 2 NO CAMPO COMPLEMENTO SERÁ INDICADO O NUMERO DE CADA CASA ou APARTAMENTO. 3 Para o Censo interesse o MORADOR FIXO e ele pode ser o CASEIRO.

15 A PARTIR DESTE ÍTEM O AGENTE MISSIONÁRIO VAI IDENTIFICAR QUE TIPO DE IMÓVEL. CASA DE VERANEIO (TRATA-SE DE CASA DE TEMPORADA) CASO HAJA CASEIRO, HAVERÁ ENTREVISTA. A CONDIÇÃO DO MORADOR (Caseiro), DEVE SER OBSERVADA NO VERSO. COMERCIO - Nome/Seguimento SE O NÚMERO CORRESPONDER A UMA EMPRESA, COMÉRCIO, ASSINALA E ESCREVE QUE TIPO DE COMERCIO E QUAL SEU NOME FANTASIA 9º QUE ESTÁ NA PLACA DE IDENTIFICAÇÃO Exemplo: Loja de Roupas Lili Fashion ou Mercearia Marcadinho do Dan Igreja SE O NÚMERO CORRESPONDER A UMA IGREJA, ASSINALA E ESCREVE QUAL IGREJA: Exemplo: EVANGÉLICA - Templo de Javé Instituição SE O NÚMERO CORRESPONDER A UMA INSTITUIÇÃO, ASSINALE E ESCREVA A QUE SE REFERE: EXEMPLO: Posto de Saúde, Escola, Creche, etc ATENÇÃO: OBSERVEM QUE NOS CASOS ACIMA, NINGUEM AINDA FOI ENTREVISTADO. ATÉ AQUI FOI APENAS PARA IDENTIFICAR QUE TIPO DE IMOVEL É AQUELE.

16 A PARTIR DESTE PONTO, O VISITADOR IDENTIFICOU QUE SE TRATA DE UMA CASA E QUE EXISTE UM MORADOR FIXO QUE VAI RESPONDER ÀS PERGUNTAS ABAIXO. AS RESPOSTAS VÁLIDAS SÃO AQUELAS VIVENCIADAS HOJE, ou seja, VALE A SITUAÇÃO ATUAL DA FAMÍLIA. O PRIMEIRO NOME A SER PREENCHIDO É O DA PESSOA QUE O ATENDEU, QUE VAI RESPONDER ÀS PERGUNTAS. ESTA REGRA PODE SER ÚTIL CASO HAJA DÚVIDAS SOBRE ALGUMA RESPOSTA. COMO NINGUEM ASSINA A PESQUIZA, ESTA É A NOSSA SEGURANÇA SOBRE QUEM DEU AQUELAS RESPOSTAS.

17 A PARTIR DESTE PONTO, O VISITADOR IDENTIFICOU QUE SE TRATA DE UMA CASA E QUE EXISTE UM MORADOR FIXO QUE VAI RESPONDER ÀS PERGUNTAS ABAIXO. AS RESPOSTAS VÁLIDAS SÃO AQUELAS VIVENCIADAS HOJE, ou seja, VALE A SITUAÇÃO ATUAL DA FAMÍLIA. O PRIMEIRO NOME A SER PREENCHIDO É O DA PESSOA QUE O ATENDEU, QUE VAI RESPONDER ÀS PERGUNTAS. ESTA REGRA PODE SER ÚTIL CASO HAJA DÚVIDAS SOBRE ALGUMA RESPOSTA. COMO NINGUEM ASSINA A PESQUIZA, ESTA É A NOSSA SEGURANÇA SOBRE QUEM DEU AQUELAS RESPOSTAS. Nº Identifica o grau de Parentesco em relação a pessoa que está respondendo NOME: PRIMEIRO E ULTIMO NOME Abreviar IDADE PROFISSAO/Empregado? exemplo: PEDREIRO / SIM (se estiver empregado) PRECISAMOS SABER SOBRE NÍVEL DE DESPMPREGO RELIGIAO (especificar) Católico Presbiteriano 7º Dia Espírita sem religião Assembl Deus ABREVIAR BATISMO 1ª EUCARISTI CRISMA ESTE CAMPO É PARA ANÁLISE DO SACRAMENTO NO CASO DE SER CATÓLICO. MARCAR SIM APENAS NOS CASOS EM QUE TENHA RECEBIDO ALGUM DOS 3 PRIMEIROS SACRAMENTOS NA IGREJA CATÓLICA. (*) CASAMENTO Frequência Dizimista. que vai a Igreja C R Não 2ª União AQUI NOS INTERESSA A SITUAÇÃO DA PESSOA EM RELAÇÃO AO SEU ATUAL CONJUGE/ COMPANHEIR O (**) 1 MORADORES * Especificar: 1-ESPOSO 2-ESPOSA 3-FILHO 4-NETO 5-AVÓS 6-OUTROS - Diariamente Semanalmente Mensalmente Exporadicamente 1 CASO HAJA ALGUEM CATÓLICO, DEVEMOS PERGUNTAR SOBRE OS 3 SACRAMENTOS(Batizado,1 Eucaristia,Crisma). APENAS SIM OU NÃO. 2 NÃO NOS INTERESSA SE A PESSOA É EVANGELICA MAS UM DIA FOI CATÓLICA E POR ISSO BATIZADA, 1 EUCARISTIA... O FATO É QUE NA DATA DO CENSO ELA É DE OUTRA RELIGIÃO. ** NESTE CAMPO NOS INTERESSA QUAL A SITUAÇÃO DA PESSOA EM RELAÇÃO AO ATUAL CONJUGE.

18 3 (**) AQUI É ONDE PODEM APARECER AS MAIORES DÚVIDAS, POIS HÁ UMA INFINIDADE DE SITUAÇÕES. ESTE ÍTEM VAI NOS INFORMAR QUANTOS CASAIS ESTÃO EM SITUAÇÃO IRREGULAR, SEMPRE EM RELAÇÃO AO SACRAMENTO. SE A PESSOA VIVE A SITUAÇÃO DE CASADA ELA VAI NOS RESPONDER SE É CASADA NO CIVIL, NO RELIGIOSO, OU SE ELA ESTÁ NUMA SITUAÇÃO DE SEGUNDA UNIÃO (está com um(a) segundo(a) companheiro(a). SE A PESSOA É A PESSOA FOI CASADA E ESTÁ COM OUTRO(a) É SEGUNDA UNIÃO. O NÃO QUE APERECE NA FICHA DEVE SER CONSIDERADO PARA QUANDO A PESSOA É SOLTEIRA. QUALQUER SITUAÇÃO DUVIDOSA PODE SER ANOTADA NA OBSERVAÇÃO QUE POSTERIORMENTE A EQUIPE DE TABULAÇÃO VAI ADEQUALA À RESPOSTA.

19 2 - RENDA FAMILIAR: SOMA DO SALARIO DOS EMPREGADOS NA CASA O AGENTE DEVE LEVAR UMA COLINHA COM VALORES PARA SE BASEAR NA HORA DA MARCAÇÃO DA RESPOSTA UM SALARIO MINIMO 2 A 5 SALARIOS ACIMA DE 5 SALARIOS ND (788,00) (DE 800,00 a 4.000,00) (ACIMA DE 4 mil) 3 - HÁ ENFERMOS NA RESIDENCIA: SIM NÃO GRAU DE DEPENDÊNCIA DO ENFERMO: PARA ASSINALAR CORRETAMENTE VOCE PODE DAR O EXEMPLO CADEIRANTE: CADEIRA DE RORAS, ANDADOR... PESSOAS QUE USAM ALGUM TIPO DE INSTRUMENTO FACILITADOR DE LOCOMOÇÃO ACAMADO: DOENTE QUE VIVE NA CAMA (NÃO SE LOCOMOVE) INDEPENDENTE: TEM UMA ENFERMIDADE MAS PODE SE LOCOMOVER ESTE ÍTEM PODE INCLUIR ALCOLATRA, HIPERTENSO, DEPENDENTE QUIMICO. CASO HAJA UM PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS: SURDO, MUDO, DEFICIENTE MENTAL, DEFICIENTE VISUAL, FÍSICO... FAZER ANOTAÇÃO NAS OBSERVAÇÕES.

20 A PARTIR DESTA PERGUNTA, VALE APENAS A RESPOSTA DAQUELE QUE ESTÁ SENDO ENTREVISTADO. SE ELE É DE OUTRA RELIGIÃO, ENTÃO A ENTREVISTA ESTA ENCERRADA AQUI. SE A PESSOA FOR CATÓLICA, DÁ-SE CONTINUIDADE 4 - QUAL A PARÓQUIA/COMUNIDADE QUE FREQUENTA: 5 - RECEBE VISITAS DE ALGUEM DA IGREJA: SIM NÃO QUEM: EM CASO POSITIVO, ALGUMA PASTORAL, MINISTRO,... A PERGUNTA ABAIXO TEM O OBJETIVO DE ACOLHER A PRIMEIRA IMPRESSÃO DO ENTREVISTADO DA COMUNIDADE ONDE PARTICIPA. NÃO SE DEVE FAZER NENHUM COMENTÁRIO, SEJA QUAL FOR A RESPOSTA DADA. APENAS ANOTAR E AGRADECER.

21 6 - A PARÓQUIA ATENDE ÀS SUAS NECESSIDADES: CLASSIFICAR A RESPOSTA PELA SEGUINTE NUMERAÇÃO 1 - NÃO ATENDE 2 - DEIXA A DESEJAR 3 - ATENDE 4 - NÃO SEI ACOLHIDA: SENTE-SE BEM RECEBIDA? HORARIOS: OS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DA SECRETARIA PAROQUIAL, DAS MISSAS, DE PORTAS ABERTAS DA IGREJA, SÃO FAVORÁVEIS A PARTICIPAÇÃO DO POVO? CANTO: AO PARTICIPAR DAS MISSAS E CELEBRAÇÕES, É TOCADA PELA MÚSICA? LEVA A ORAÇÃO? HOMILIA: HÁ UMA APRENDIZAGEM COM AS HOMILIAS/SERMÃO DO PADRE? PERCEBE-SE QUE A ASSEMBLÉIA SE MANTEM ATENTA? O SACERDOTE NÃO ESTÁ SENDO AVALIADO, MAS SE A COMUNICAÇÃO DO EVANGELHO É BOA. ONDE HOUVER MAIS QUE UM SACERDOTE, SE RESPONDE PELO RESULTADO DA PARÓQUIA ( SE UM É BOM E O OUTRO NÃO CORRESPONDE, ENTÃO A PARÓQUIA DEIXA A DESEJAR.) COMUNICAÇÃO: COMO É A COMUNICAÇÃO DA PARÓQUIA SOBRE SEUS EVENTOS, REUNIÕES, ENCONTROS, PROGRAMAÇÃO EM GERAL CARIDADE: A RESPOSTA DEVE SER NA DIMENSÃO DA CARIDADE. A PARÓQUIA TEM AÇÕES QUE ATENDA A SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADE SOCIAL? ESTÁ ATENTA A REALIDADE SOCIAL QUE A CERCA?

22 Retorno: Impressões e Observações: USAR ESTE ESPAÇO PARA RESPOSTAS DUVIDOSAS NA HORA DA MARCAÇÃO. POR AQUI OS TABULADORES DO CENSO DIRECIONARÃO AS RESPOSTAS PARA O LUGAR CERTO. QUALQUER IMPRESSÃO DE ASPECTO SOCIAL PODE SER VÁLIDA PARA AS AÇÕES DA IGREJA CASO UM LUGAR NÃO SEJA VISITADO POR SE TRATAR DE SUSPEITO OU PERIGOSO, DEVE SER OBSERVADO NESTE ESPAÇO QUE SERÁ DISCUTIDO POSTERIORMENTE COM A EQUIPE COORDENADORA NA PARÓQUIA SOBRE COMO PROCEDER. VISITADOR: DATA

23 AO FINALIZAR, NUNCA SE ESQUEÇA DE AGRADECER, ENTREGANDO UM FOLDER COMO DEMONSTRAÇÃO DE CARINHO E ACOLHIDA. NÃO SE ESQUEÇAM DE QUE TODAS AS RESPOSTAS DEVEM FICAR ENTRE VOCÊ E A PESSOA ENTREVISTADA. ESSA É A PRIMEIRA DEMOSTRAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E MATURIDADE.

24 Recomendações Gerais 1 agendar reuniões com uma equipe de coordenação na paróquia. 2 - Solicite a presença de alguem da comissão geral Missão se houver muitas dúvidas na capacitação dos agentes missionários. 3 A Meta é 100% de casas visitadas.

25 5 Prazos para a Ação Censo Missionário Sócio religioso Fevereiro Montagem do Material Março Preparação nas Paróquias Abril/Maio/Jun e Julho Visitas Censo na rua Ago/Set Compilação de Dados Outubro Estudo dos Resultados Novembro Preparação para Assembléias

26

27 Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças

CENSO SÓCIO-RELIGIOSO MISSIONÁRIO. Como devemos proceder enquanto organização paroquial?

CENSO SÓCIO-RELIGIOSO MISSIONÁRIO. Como devemos proceder enquanto organização paroquial? CENSO SÓCIO-RELIGIOSO MISSIONÁRIO Como devemos proceder enquanto organização paroquial? 1 Nomear um Coordenador = Comissão Missão 2 - Participar das formações propostas pela Comissão Missão (Diocese/Setor)

Leia mais

Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial. 1º Encontro 2011 Aspectos Legais do Voluntariado 09/02/2011

Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial. 1º Encontro 2011 Aspectos Legais do Voluntariado 09/02/2011 Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial 1º Encontro 2011 Aspectos Legais do Voluntariado 09/02/2011 Introdução Uma das principais características legais do voluntariado é o não vínculo empregatício,

Leia mais

REGULAMENTO III ACAMPAMENTO DO SETOR JUVENTUDE

REGULAMENTO III ACAMPAMENTO DO SETOR JUVENTUDE REGULAMENTO III ACAMPAMENTO DO SETOR JUVENTUDE 1. APRESENTAÇÃO O Setor Juventude da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Concórdia SC tem o prazer de convidar a você jovem para participar do III Acampamento

Leia mais

REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA

REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA O Canal Futura acredita que a juventude brasileira tem um importante papel a desempenhar

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 031/2009 CONSUNI (Alterado pela Resolução 006/2014 CONSUNI)

RESOLUÇÃO Nº 031/2009 CONSUNI (Alterado pela Resolução 006/2014 CONSUNI) RESOLUÇÃO Nº 031/2009 CONSUNI (Alterado pela Resolução 006/2014 CONSUNI) Cria o Programa Institucional de Serviços Voluntários da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, e dá outras providências.

Leia mais

INFORMAÇÕES AO CANDIDATO

INFORMAÇÕES AO CANDIDATO EDITAL DE BOLSA 1 SEMESTRE 2011 DASCAM DIRETÓRIO ACADÊMICO SENADOR CÂNDIDO MENDES GESTÃO EVOLUÇÃO INFORMAÇÕES AO CANDIDATO 1. Leia atentamente o Edital de Bolsa de Estudo; 2. Concorrerão às Bolsas de Estudo,

Leia mais

EDITAL. EDITAL DIR N o 15/2013

EDITAL. EDITAL DIR N o 15/2013 EDITAL DIR N o 15/2013 INSCRIÇÃO DE VOLUNTÁRIOS PARA ATUAÇÃO NA TABULAÇÃO DE DADOS DA PESQUISA DE OPINIÃO DESEMPREGO EM SANTA ROSA. O Diretor Geral das Faculdades Integradas Machado de Assis, mantidas

Leia mais

como fazer um planejamento pastoral

como fazer um planejamento pastoral josé carlos pereira como fazer um planejamento pastoral paroquial e diocesano Direção editorial: Claudiano Avelino dos Santos Assistente editorial: Jacqueline Mendes Fontes Revisão: Iranildo Bezerra Lopes

Leia mais

TERMO DE ADESÃO AO TRABALHO VOLUNTÁRIO 2014. RG e órgão emissor: CPF: Data de nascimento:

TERMO DE ADESÃO AO TRABALHO VOLUNTÁRIO 2014. RG e órgão emissor: CPF: Data de nascimento: TERMO DE ADESÃO AO TRABALHO VOLUNTÁRIO 2014 1 VIA Nome: RG e órgão emissor: CPF: Data de nascimento: Profissão/ ocupação: CEP: Município: Estado: Comunidade: Telefone: ( ) Email: Descrever as atividades

Leia mais

Secretaria de Educação

Secretaria de Educação Secretaria de Educação VOLUNTARIADO NA EDUCAÇÃO JUNTOS COMBATENDO O ANALFABETISMO ESCOLAR NO MUNICIPIO DE JAGUARIBE Ano: 2014 INTRODUÇÃO As ações de voluntariado têm permitido, ao longo das experiências

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO CREDENCIADOS. 0800 570 0800 / www.sebrae.com.br

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO CREDENCIADOS. 0800 570 0800 / www.sebrae.com.br SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC MANUAL DO CANDIDATO SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC PESSOA JURÍDICA SISTEMA DE GESTÃO DE - SGC Identificação do Edital Para fazer a inscrição, o candidato (Representante Legada da

Leia mais

Serão destinadas 32 vagas para acadêmicos para o PROEXTENSINO, distribuídas para os Cursos de Graduação, conforme descrito abaixo:

Serão destinadas 32 vagas para acadêmicos para o PROEXTENSINO, distribuídas para os Cursos de Graduação, conforme descrito abaixo: FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº002/2013 EDITAL DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEXTENSINO e RESPONSABILIDADE SOCIAL - 2013/2014 A Coordenação de Extensão da Faculdade Católica

Leia mais

Instituída por professores do Departamento de Administração da FEA/USP Rua José Alves da Cunha Lima, 172 - Butantã CEP 05360-050 - São Paulo - SP -

Instituída por professores do Departamento de Administração da FEA/USP Rua José Alves da Cunha Lima, 172 - Butantã CEP 05360-050 - São Paulo - SP - 2007 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL CAP JOVEM APRENDIZ INSCRIÇÕES: O processo seletivo será dividido em 3 (três) etapas eliminatórias. 1º Etapa: Avaliação Sócio-Econômica Resultado em

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO MANUAL DO CANDIDATO Para participar do processo de credenciamento, acesse o site do Sebrae/SC em www.sebrae-sc.com.br, clique em Soluções deste Estado e depois clique em Seja consultor e/ou instrutor.

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO FINALIDADE DA INSCRIÇÃO (DESCRIÇÃO DAS MODALIDADES NO EDITAL)

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO FINALIDADE DA INSCRIÇÃO (DESCRIÇÃO DAS MODALIDADES NO EDITAL) Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO Campus Itapetininga PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO FINALIDADE DA

Leia mais

SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124

SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124 1 12 SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124 SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124 12 Em 2013, o registro de dados no

Leia mais

Assinale a opção desejada: ( ) BOLSA PERMANÊNCIA ( ) AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO ( ) AUXÍLIO MORADIA. Curso: Série: RGM:

Assinale a opção desejada: ( ) BOLSA PERMANÊNCIA ( ) AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO ( ) AUXÍLIO MORADIA. Curso: Série: RGM: QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PAE/UEMS 2008 Assinale a opção desejada: ( ) BOLSA PERMANÊNCIA ( ) AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO ( ) AUXÍLIO MORADIA 1. INFORMAÇÕES SOBRE O ACADÊMICO

Leia mais

Em 2013, o registro de dados no SIOPS passará a ser obrigatório.

Em 2013, o registro de dados no SIOPS passará a ser obrigatório. Em 2013, o registro de dados no SIOPS passará a ser obrigatório. Fique atento aos procedimentos e prazos estabelecidos pela Lei para declaração de despesas com saúde. art certificado digital-siops-10,5x29,7.indd

Leia mais

CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES

CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES PEDIDO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS - CAMPUS PALMAS

Leia mais

VISITA PASTORAL NA ARQUIDIOCESE DE MARIANA

VISITA PASTORAL NA ARQUIDIOCESE DE MARIANA VISITA PASTORAL NA ARQUIDIOCESE DE MARIANA A Vista Pastoral constitui-se em momento privilegiado de contato do Arcebispo com o povo santo de Deus, confiado aos seus cuidados de pastor, com a preciosa colaboração

Leia mais

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - PILATES NORMAS DISCIPLINARES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - PILATES NORMAS DISCIPLINARES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - PILATES O Estágio Supervisionado visa complementar a formação do aluno através do aprendizado teórico-prático e do desempenho das atividades, proporcionando uma experiência

Leia mais

A partir de agora nossa comunicação será muito freqüente e se dará através de e-mails e do site Aerotur: www.aerotur.com.br/aeroteen.

A partir de agora nossa comunicação será muito freqüente e se dará através de e-mails e do site Aerotur: www.aerotur.com.br/aeroteen. Caros Passageiros e Pais, SEJAM BEM VINDOS À AEROTUR DISNEY 2013! A Viagem já começou no momento em que você fez a sua inscrição e nós temos a certeza de que todos estão vivendo momentos de muitos sonhos,

Leia mais

Informações básicas para Doação a Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente 2014/2015

Informações básicas para Doação a Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente 2014/2015 Informações básicas para Doação a Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente 2014/2015 Antes de enviar um Projeto, saiba que Rio Paranapanema No caso dos Conselhos Municipais dos Direitos

Leia mais

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE O Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE visa fortalecer a missão de desenvolver a nossa terra e nossa gente e contribuir para

Leia mais

Assistência Estudantil da UNICAMP Serviço de Apoio ao Estudante

Assistência Estudantil da UNICAMP Serviço de Apoio ao Estudante Assistência Estudantil da UNICAMP Serviço de Apoio ao Estudante Tire suas dúvidas 1. O que é o Programa de bolsas auxílio da Unicamp? R: É um conjunto de auxílios que a Unicamp destina à assistência estudantil,

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

COMPANHIA DE SEGUROS ALIANÇA DO BRASIL

COMPANHIA DE SEGUROS ALIANÇA DO BRASIL São Paulo, 5 de abril de 2012. Sr(a). Ref.: Solicitação de Documentos Segurado: Seguro: Apólice / Proposta n. o Aviso de Sinistro n. o Estipulante: Em atendimento a sua solicitação, confirmamos o recebimento

Leia mais

NORMA PROCEDIMENTAL PRESTADOR DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO. - Prestador de Serviço Voluntário no âmbito da UFTM

NORMA PROCEDIMENTAL PRESTADOR DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO. - Prestador de Serviço Voluntário no âmbito da UFTM 50.05.002 1/12 1 FINALIDADE Formalizar e disciplinar os procedimentos para a prestação de serviços voluntários na UFTM Universidade Federal do Triângulo Mineiro. 2 ÂMBITO DE APLICAÇÃO Todos os órgãos da

Leia mais

Sobre o Cancelamento de Gravames. Cancelamento de Reserva de Gravames - DETRAN/SP

Sobre o Cancelamento de Gravames. Cancelamento de Reserva de Gravames - DETRAN/SP Sobre o Cancelamento de Gravames Cancelamento de Reserva de Gravames - DETRAN/SP Procedimentos para Solicitação do Desbloqueio de Cancelamento de Gravame De acordo com a portaria 2.762 de 28 de dezembro

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO FINALIDADE DA INSCRIÇÃO (DESCRIÇÃO DAS MODALIDADES NO EDITAL)

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO FINALIDADE DA INSCRIÇÃO (DESCRIÇÃO DAS MODALIDADES NO EDITAL) PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO FINALIDADE DA INSCRIÇÃO (DESCRIÇÃO DAS MODALIDADES NO EDITAL) Nesse questionário, você deverá preencher dados sobre você e sua família. Se

Leia mais

EDITAL 2014/01. Página 1 de 5. EDITAL 2014/1: Escolha do hino tema por ocasião do Ano Jubilar em comemoração aos cinquenta anos de evangelização.

EDITAL 2014/01. Página 1 de 5. EDITAL 2014/1: Escolha do hino tema por ocasião do Ano Jubilar em comemoração aos cinquenta anos de evangelização. PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA GLÓRIA - DIOCESE DE COLATINA/ES Rua Mafalda Galimberti 380, Vila Lenira Colatina/ES (27)3722-1821 www.paroquiansgloria.org.br EDITAL 2014/01 Por ocasião da abertura do Ano Jubilar

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016

PERGUNTAS E RESPOSTAS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016 PERGUNTAS E RESPOSTAS CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016 1. Quando se dará o início da indicação de condutores? O início se dará às 10h00 do dia 10 de setembro de 2015. 2. Posso me indicar para ser

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS PROCESSO SELETIVO 2007/2 PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS PROCESSO SELETIVO 2007/2 PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS PROCESSO SELETIVO 2007/2 PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO Caro candidato, Leia atentamente, responda cuidadosamente a todas as perguntas deste formulário e apresente

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 003/2011-CONSUNIV

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 003/2011-CONSUNIV UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 003/2011-CONSUNIV Dispõe sobre a regulamentação do Programa de Serviço Voluntário na UEA. O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

Leia mais

Portaria nº 73, de 24 de abril de 2014.

Portaria nº 73, de 24 de abril de 2014. Portaria nº 73, de 24 de abril de 2014. O SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições que lhe conferem o artigo 105, parágrafo único, III, da Lei Orgânica do Distrito Federal

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO

PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO 1 PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO 1. O que é estágio? É um período de aprendizado para o futuro profissional, permitindo a integração da formação à prática. O estágio proporciona a aplicação dos conhecimentos

Leia mais

treinamento executivo de contas PROCEDIMENTOS

treinamento executivo de contas PROCEDIMENTOS treinamento executivo de contas PROCEDIMENTOS facilidades O executivo de Contas Solutionmaiscom receberá um material de apoio completo para auxiliar em suas atividades, inclui-se: - 25 Cartões de Visita

Leia mais

Análise Social para redução de mensalidade 2015

Análise Social para redução de mensalidade 2015 Análise Social para redução de mensalidade 2015 ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Das disposições preliminares 1.1 As bolsas de estudo serão concedidas a alunos selecionados pela Comissão de Bolsas. 1.2 A seleção

Leia mais

ANEXO II SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO 2016 - CAMPUS ARAGUAÍNA/IFTO

ANEXO II SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO 2016 - CAMPUS ARAGUAÍNA/IFTO ANEXO II SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO 2016 - /IFTO *É obrigatório o preenchimento de todos os itens deste questionário

Leia mais

EDITAL DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO PARA O TESTE DE CLASSIFICAÇÃO 2012 DO IFRS - Campus Rio Grande ISENÇÃO DE TAXA

EDITAL DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO PARA O TESTE DE CLASSIFICAÇÃO 2012 DO IFRS - Campus Rio Grande ISENÇÃO DE TAXA EDITAL DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO PARA O TESTE DE CLASSIFICAÇÃO 2012 DO IFRS - Campus Rio Grande ISENÇÃO DE TAXA O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL - CAMPUS

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa RESOLUÇÃO DE MESA Nº 837/2008 (republicada no DOAL nº 9267, de 03 de junho de 2008) (vide publicação original abaixo)

Leia mais

Coleção Caminhos para o desenvolvimento de Organizações da Sociedade Civil

Coleção Caminhos para o desenvolvimento de Organizações da Sociedade Civil Coleção Caminhos para o desenvolvimento de Organizações da Sociedade Civil Minicartilha jurídica: Lei do Voluntariado.1 Aprofundar a compreensão da dinâmica de uma OSC 1. Aprofundar a compreensão da dinâmica

Leia mais

Instruções para o preenchimento do Formulário 20

Instruções para o preenchimento do Formulário 20 Instruções para o preenchimento do Formulário 20 O Formulário 20 tem como finalidade a comunicação da alteração do vínculo empregatício do profissional responsável técnico ou substituto, ou seja, o profissional

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO Para se candidatar é necessário: Ter concluído o Ensino Médio na rede estadual ou municipal do Estado de São Paulo (onde deve ter cursado as três séries); Estar regularmente

Leia mais

INFORMATIVO BOLSA DE ESTUDO SOCIAL 2016

INFORMATIVO BOLSA DE ESTUDO SOCIAL 2016 INFORMATIVO BOLSA DE ESTUDO SOCIAL 2016 Este formulário destina-se ao estudo socioeconômico familiar, para avaliar o processo de concessão de Bolsas Sociais para o ano letivo de 2016, visando atender os

Leia mais

FUNDASINUM Fundação de Saúde Integral Humanística TIP Clínica - Mantenedora da FUNDASINUM Renate Jost de Moraes

FUNDASINUM Fundação de Saúde Integral Humanística TIP Clínica - Mantenedora da FUNDASINUM Renate Jost de Moraes FUNDASINUM Fundação de Saúde Integral Humanística TIP Clínica - Mantenedora da FUNDASINUM Renate Jost de Moraes AVALIAÇÃO PARA CONCESSÃO DE BENEFÍCIO Fundada em 1986 e instituída pela psicóloga Renate

Leia mais

COMUNICADO. Assunto: Bolsas de Estudos 2015

COMUNICADO. Assunto: Bolsas de Estudos 2015 COMUNICADO Assunto: Bolsas de Estudos 2015 O Colégio Franciscano Santa Clara informa os critérios para concorrer à bolsa de estudos 2015, aos candidatos que cumprirem com as seguintes condições: 1º Requisitos:

Leia mais

NOME DO FUNCIONÁRIO: EMPRESA CONTRATANTE: Solicitamos providenciar os seguintes documentos e informações:

NOME DO FUNCIONÁRIO: EMPRESA CONTRATANTE: Solicitamos providenciar os seguintes documentos e informações: Calçada das Violetas, 14 CEP: 06453-003 - Alphaville/Barueri SP Fone / Fax: (011) 4688-1560 e-mail: mattar@mattar.com.br Site: www.mattar.com.br NOME DO FUNCIONÁRIO: EMPRESA CONTRATANTE: Solicitamos providenciar

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Universidade Federal de Mato Grosso Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Versão 2.1 2013 Cuiabá MT Sumário Usuários do SISCOFRE... 3 Fases

Leia mais

5 As duplas candidatas deverão realizar as inscrições nas Secretarias da Uniguaçu, no valor de R$ 40,00, no período de 19 de agosto a 05 de setembro

5 As duplas candidatas deverão realizar as inscrições nas Secretarias da Uniguaçu, no valor de R$ 40,00, no período de 19 de agosto a 05 de setembro REGULAMENTO AVOZ Regulamento para inscrição dos candidatos que participarão do Concurso de Interpretes Musicais, intitulado A voz, em comemoração aos 13 anos das Faculdades Integradas Vale do Iguaçu (Uniguaçu),

Leia mais

Mas é pouco provável que você já tenha ouvido falar em assistência espiritual a pessoas que estão envolvidas com processos judiciais.

Mas é pouco provável que você já tenha ouvido falar em assistência espiritual a pessoas que estão envolvidas com processos judiciais. Possivelmente você já ouviu falar em capelania, certo? - Capelania hospitalar; - Capelania prisional; - Capelania militar. Trata-se de levar assistência espiritual a pessoas que estão envolvidas com doenças,

Leia mais

Caro aluno preencha TODO o formulário e APRESENTE A DOCUMENTAÇÃO solicitada, para que não haja prejuízo na avaliação de seu pedido.

Caro aluno preencha TODO o formulário e APRESENTE A DOCUMENTAÇÃO solicitada, para que não haja prejuízo na avaliação de seu pedido. FOTO 3X4 CAMPUS SOUSA COORDENAÇÃO GERAL DE ASSISTÊNCIA AO EDUCANDO/SERVIÇO SOCIAL QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO Caro aluno preencha TODO o formulário e APRESENTE A DOCUMENTAÇÃO solicitada, para que não haja

Leia mais

Online Visa Aplication - Canadá

Online Visa Aplication - Canadá Online Visa Aplication - Canadá Este formulário é uma versão em português das principais informações necessárias para a Solicitação Online de Visto para o Canadá. Essas informações são as disponíveis,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSAS INTEGRAIS DE ESTUDOS NA FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE.

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSAS INTEGRAIS DE ESTUDOS NA FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE. EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSAS INTEGRAIS DE ESTUDOS NA FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE. Edital 01/2014/COMISA A Prefeitura Municipal de Aracati e a Secretaria Municipal de Educação de Aracati, por meio da

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO Para realizar a inscrição o candidato deve: 1º - Ler o Edital disponível no site do SEBRAE; Passo a passo: Acesse o site: http://www.sebrae.com.br/ Clique naseção SobreoSEBRAE Nabarraesquerdadapágina,cliquenoitem

Leia mais

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA O PROGRAMA DE BOLSA DE ESTUDO - INCENTIVO ACADÊMICO 1º SEMESTRE 2016

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA O PROGRAMA DE BOLSA DE ESTUDO - INCENTIVO ACADÊMICO 1º SEMESTRE 2016 FICHA DE INSCRIÇÃO PARA O PROGRAMA DE BOLSA DE ESTUDO - INCENTIVO ACADÊMICO 1º SEMESTRE 2016 ORIENTAÇÕES: Esta Ficha de inscrição deverá ser preenchida em letra de forma e sem rasuras. Todas as informações

Leia mais

A iniciação cristã como pedagogia de vida comunitária

A iniciação cristã como pedagogia de vida comunitária A iniciação cristã como pedagogia de vida comunitária A evangelização nos dá a alegria do encontro com a Boa Nova da Ressurreição de Cristo. A maioria das pessoas procura angustiada a razão de sua vida

Leia mais

Colaboração: Antonieta do Carmo Pereira Carlos Eduardo Teixeira Moura

Colaboração: Antonieta do Carmo Pereira Carlos Eduardo Teixeira Moura 1 COORDENADORIA GERAL DO SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS COORDENADORIA DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Coordenação Geral: Eliane Bastos Martins Realização: Maria do Carmo Santana Colaboração: Antonieta

Leia mais

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO Você já possui inscrição no Programa de Assistência Estudantil (PAE)? IDENTIFICAÇÃO PESSOAL Nome Data de Nascimento Idade Estado Civil Sexo

Leia mais

Seguro de Vida em Grupo

Seguro de Vida em Grupo Seguro de Vida em Grupo 01 Objetivo Visa garantir a continuidade econômica da família na falta do titular ou cônjuge e principalmente após a aposentadoria beneficiar o segurado em vida, nos casos de invalidez

Leia mais

Prezado(a) Aluno(a),

Prezado(a) Aluno(a), Prezado(a) Aluno(a), Esta cartilha irá orientar você sobre como proceder para aderir ao FIES e como realizar o aditamento semestralmente até a conclusão de seu curso. As informações são bem objetivas e

Leia mais

ESTÁGIO PERGUNTAS E RESPOSTAS

ESTÁGIO PERGUNTAS E RESPOSTAS INTRODUÇÃO 1) Qual a legislação que regulamenta o estágio? Os estágios são regulamentados pela: 1.1 - Lei Federal 11.788, de 25 de setembro de 2008; 1.2 - Resolução USP Nº 5.528 de 18 de março de 2009

Leia mais

Consulta e Acompanhamento de Propostas

Consulta e Acompanhamento de Propostas Consulta e Acompanhamento de Propostas 03 Consulta e Acompanhamento de propostas Posição de Propostas Análise da Proposta 07 10 17 Proposta Rejeitada 02 Consulta e Acompanhamento de Propostas No momento

Leia mais

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação REGULAMENTO MICROFONE DE PRATA I - REGULAMENTO A inscrição implicará no acatamento das condições estabelecidas no presente Regulamento por parte dos produtores e realizadores dos programas. II - DA PROGRAMAÇÃO

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ABERTURA DE PROCESSO MORTE NATURAL

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ABERTURA DE PROCESSO MORTE NATURAL DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ABERTURA DE PROCESSO MORTE NATURAL Para nós é importante oferecer a você o apoio necessário neste momento. Para abertura do processo de indenização é necessária a apresentação

Leia mais

Manual do Estagiário

Manual do Estagiário CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA NILO DE STÉFANI - JABOTICABAL Manual do Estagiário CURSO DE TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS 2º Semestre de 2014 Sumário 1 Informações

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO FINALIDADE DA INSCRIÇÃO (DESCRIÇÃO DAS MODALIDADES NO EDITAL)

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO FINALIDADE DA INSCRIÇÃO (DESCRIÇÃO DAS MODALIDADES NO EDITAL) Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO Campus Itapetininga PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO FINALIDADE DA

Leia mais

O Centro Universitário Senac utilizará o e-mail cadastrado pelo candidato como meio de comunicação.

O Centro Universitário Senac utilizará o e-mail cadastrado pelo candidato como meio de comunicação. INSCRIÇÕES Como fazer a inscrição No período de 14 de março a 19 de junho de 2011, o candidato deverá acessar o site www.sp.senac.br/vestibular e preencher previamente seus dados cadastrais para obter

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS Consigo rastrear o minha Compra? Sim. As informações mais atualizadas sobre sua Compra e a situação de entrega de sua Compra estão disponíveis em Meus pedidos.

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Edital de Chamada Pública nº 08/2016 PROGRAMA DE VOLUNTARIADO São Mateus/ ES 2016 EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA IFES CIDADANIA Nº 8/ 2016 PROGRAMA DE VOLUNTARIADO O Instituto Federal

Leia mais

Conselho Regional de Educação Física 11ª Região - Mato Grosso do Sul

Conselho Regional de Educação Física 11ª Região - Mato Grosso do Sul Informações necessárias para registro de Pessoa Jurídica: Cópia do comprovante de inscrição no CNPJ atualizado; Cópia da declaração de firma individual ou do contrato social, ata ou estatuto que a constituiu;

Leia mais

Repasse da 76a. Assembléia da CNBB Sul I Aparecida de 10 a 12/06/2013

Repasse da 76a. Assembléia da CNBB Sul I Aparecida de 10 a 12/06/2013 Repasse da 76a. Assembléia da CNBB Sul I Aparecida de 10 a 12/06/2013 1. Finalidade do Ano da Fé; 2. O que é a Fé; 3. A transmissão da Fé enquanto professada, celebrada, vivida e rezada; 4. O conteúdo

Leia mais

Manual do Usuário. Pré-Cadastro de Participantes. 08.11.2004 Versão 1.1

Manual do Usuário. Pré-Cadastro de Participantes. 08.11.2004 Versão 1.1 Manual do Usuário Pré-Cadastro de Participantes 08.11.2004 Versão 1.1 Índice 1. Introdução ao Pré-Cadastro...3 1.1. Pré-Cadastro de pessoa Física...3 1.1.1. Termo...3 1.1.2. Dados de identificação...4

Leia mais

I. Elaborar, planejar, organizar e implementar aulas de Matemática baseadas na proposta metodológica da Matemática Realística;

I. Elaborar, planejar, organizar e implementar aulas de Matemática baseadas na proposta metodológica da Matemática Realística; EDITAL N 01/2015-USF/UNIOESTE PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROJETO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA COLOCADA EM PRÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, APROVADO PELO PROGRAMA UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS,

Leia mais

Universidade Federal de Itajubá - Unifei Campus de Itabira

Universidade Federal de Itajubá - Unifei Campus de Itabira Revisão: 001 Página 1 de 7 Dispõe sobre conjunto de regras relativas à concessão do direito de uso dos espaços de convivência vinculados à Diretoria de Infraestrutura, da Universidade Federal de Itajubá

Leia mais

ANEXO VI ANO LETIVO 2013 CURSO. ( ) Clássico ( ) Contemporâneo Série

ANEXO VI ANO LETIVO 2013 CURSO. ( ) Clássico ( ) Contemporâneo Série Ano: 1) IDENTIFICAÇÃO: INFORMAÇÕES DO ALUNO: Nome Completo: Data de Nascimento: Idade: Sexo: ( ) F ( ) M SITUAÇÃO ESCOLAR: Colégio/Escola: Série: INFORMAÇÕES DO PAI: Nome Completo: Situação do Pai: ( )

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTO DE VISITAS RELATÓRIO DE VISITAS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTO DE VISITAS RELATÓRIO DE VISITAS 22/03/203. INTRODUÇÃO A Política de Visitas Divisão Institucional tem por objetivo controlar e auditar as visitas dos consultores em nossos clientes, as ações de manutenções tomadas e comprovar a presença

Leia mais

A transmissão da fé na Família. Reunião de Pais. Família

A transmissão da fé na Família. Reunião de Pais. Família A transmissão da fé na Família Reunião de Pais Família Plano Pastoral Arquidiocesano Um triénio dedicado à Família Passar de uma pastoral sobre a Família para uma pastoral para a Família e com a Família

Leia mais

EDITAL. Art. 1º - Fica aberto o período de inscrição de acadêmicos voluntários para atuação junto ao FENASOJA.

EDITAL. Art. 1º - Fica aberto o período de inscrição de acadêmicos voluntários para atuação junto ao FENASOJA. EDITAL DIR N o 17/2016 INSCRIÇÃO DE VOLUNTÁRIOS PARA ATUAÇÃO JUNTO À XXI FENASOJA. O Diretor Geral das Faculdades Integradas Machado de Assis mantidas pela Fundação Educacional Machado de Assis - FEMA,

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

Para melhor atendê-lo, seguem abaixo todos os formulários e documentos necessários, juntamente com a orientação de como proceder ao envio.

Para melhor atendê-lo, seguem abaixo todos os formulários e documentos necessários, juntamente com a orientação de como proceder ao envio. Prezado (a) cliente: Para melhor atendê-lo, seguem abaixo todos os formulários e documentos necessários, juntamente com a orientação de como proceder ao envio. Procedimentos para envio dos documentos de

Leia mais

PÁGINA INICIAL: ACESSO RESTRITO www.centralcdf.com.br/adm. Inserir seu Login e Senha. Clicar em ACESSAR.

PÁGINA INICIAL: ACESSO RESTRITO www.centralcdf.com.br/adm. Inserir seu Login e Senha. Clicar em ACESSAR. TREINAMENTO SISTEMA PÁGINA INICIAL: ACESSO RESTRITO www.centralcdf.com.br/adm Inserir seu Login e Senha. Clicar em ACESSAR. HOME PAGE Após acessar com o seu login e senha. Entrará na Home Page do sistema.

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO

SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO 1.IDENTIFICAÇÃO DO ESTUDANTE Nome: Filiação: e Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino Data de Nascimento / / Tem Filhos? ( ) Sim ( ) Não.

Leia mais

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO BOLSA DE ESTUDO SOCIAL 2016 FMC

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO BOLSA DE ESTUDO SOCIAL 2016 FMC FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO BOLSA DE ESTUDO SOCIAL 2016 FMC INFORMAÇÕES SOBRE O ALUNO FOTO do ALUNO 1. IDENTIFICAÇÃO Nome: Matrícula: Curso: Período: Data de Nascimento: / / Estado Civil: Naturalidade: CPF:

Leia mais

Orientações sobre Benefícios do INSS

Orientações sobre Benefícios do INSS Orientações sobre Benefícios do INSS A PREFEITURA DE GUARULHOS MANTÉM UM CONVÊNIO COM O INSS AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DE GUARULHOS PARA REQUERIMENTO DOS SEGUINTES BENEFÍCIOS: AUXÍLIO DOENÇA PREVIDENCIÁRIO,

Leia mais

Identificação do beneficiário final na prevenção dos crimes financeiros. Wolney José dos Anjos Setembro/2012

Identificação do beneficiário final na prevenção dos crimes financeiros. Wolney José dos Anjos Setembro/2012 Identificação do beneficiário final na prevenção dos crimes financeiros Wolney José dos Anjos Setembro/2012 1 Agenda - Supervisão de PLD/CFT - Deficiências identificadas. - Beneficiário final - Conceito

Leia mais

CADASTRO DE ADESÃO DAS ENTIDADES SOCIAIS

CADASTRO DE ADESÃO DAS ENTIDADES SOCIAIS Prezado Responsável Legal, CADASTRO DE ADESÃO Pedimos a gentileza de preencher e rubricar todas as páginas deste formulário e apresentar os seguintes documentos para conferência no Programa Mesa Brasil

Leia mais

Bem vindo ao Programa de Controle de Dízimo da Paróquia Nossa Senhora da Luz.

Bem vindo ao Programa de Controle de Dízimo da Paróquia Nossa Senhora da Luz. Caro paroquiano, Bem vindo ao Programa de Controle de Dízimo da Paróquia Nossa Senhora da Luz. Aqui você encontrará uma ajuda PASSO A PASSO para se cadastrar como dizimista ou alterar o seu cadastro quando

Leia mais

Por : Lourdinha Salles e Passos. Apresentação. Sendo assim, aprovo este Diretório para o Sacramento do Batismo, e o torno obrig

Por : Lourdinha Salles e Passos. Apresentação. Sendo assim, aprovo este Diretório para o Sacramento do Batismo, e o torno obrig Diretório do Sacramento do Batismo Por : Lourdinha Salles e Passos Apresentação Era meu desejo, de longa, que nossa Arquidiocese tivesse um Diretório do Sacram O Batismo, entre outros efeitos, incorporando-nos

Leia mais

EDITAL: PROCESSO 0SELETIVO 2013/2

EDITAL: PROCESSO 0SELETIVO 2013/2 EDITAL: PROCESSO 0SELETIVO 2013/2 A Empresa Júnior do Curso de Administração da Universidade do Estado do Amazonas, Efetiva UEA Empresa Júnior, através da Diretoria de Gestão de Pessoas e Responsabilidade

Leia mais

Regulamento do Concurso Cultural de produção de Curtas da Edição 2014 do Projeto CURTA NA EDUCAÇÃO: Curta Direitos Humanos na Educação. 1.

Regulamento do Concurso Cultural de produção de Curtas da Edição 2014 do Projeto CURTA NA EDUCAÇÃO: Curta Direitos Humanos na Educação. 1. Regulamento do Concurso Cultural de produção de Curtas da Edição 2014 do Projeto CURTA NA EDUCAÇÃO: Curta Direitos Humanos na Educação. 1. O Concurso de produção de Curtas para a Edição Temática 2014 do

Leia mais

Orçamento Padrão. Introdução. Objeto

Orçamento Padrão. Introdução. Objeto Introdução Objeto Orçamento Padrão Nossa base de preços foi elaborada considerando o fato de que os pedidos de registros protocolados à partir de 2007 deverão ser analisados em 3-5 anos. A definição do

Leia mais

QUADRO V DÚVIDAS. Rodada do ICMS 2012

QUADRO V DÚVIDAS. Rodada do ICMS 2012 QUADRO V DÚVIDAS 1. Pergunta - Estou escrevendo para esclarecer algumas dúvidas a respeito das comprovações que deverão ser encaminhadas relativas ao Projeto Educar para o próximo exercício do ICMS Patrimônio

Leia mais

1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo.

1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo. 1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo. 2 - Se esse é o seu primeiro cadastro, clique em Cadastre-se. Em seguida preencha os dados solicitados com Nome,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DA IGREJA METODISTA 1ª REGIÃO ECLESIÁSTICA SEDE REGIONAL

ASSOCIAÇÃO DA IGREJA METODISTA 1ª REGIÃO ECLESIÁSTICA SEDE REGIONAL Rio de Janeiro, 29 de fevereiro de 2008. CGE/011/08 Aos/Às Pastores e Pastoras Estimados/as irmãos e irmãs Jesus Cristo é o Senhor! Encaminho esta carta através do seu pastor/a, visto não possuirmos ainda

Leia mais

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO DO JARDIM BOTÂNCIO DO RJ (JBRJ) E DA ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO JARDIM BOTÂNICO (AAJB) NORMAS E PROCEDIMENTOS

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO DO JARDIM BOTÂNCIO DO RJ (JBRJ) E DA ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO JARDIM BOTÂNICO (AAJB) NORMAS E PROCEDIMENTOS PROGRAMA DE VOLUNTARIADO DO JARDIM BOTÂNCIO DO RJ (JBRJ) E DA ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO JARDIM BOTÂNICO (AAJB) NORMAS E PROCEDIMENTOS Finalidade: Suprir o Jardim Botânico do Rio de Janeiro de pessoal para

Leia mais

A) Acessar o site da RFB: http://receita.fazenda.gov.br, no menu EMPRESA clicar em CADASTRO CNPJ

A) Acessar o site da RFB: http://receita.fazenda.gov.br, no menu EMPRESA clicar em CADASTRO CNPJ PARA CRIAR CNPJ DA DIREÇÃO MUNICIPAL: 1. É preciso preencher o formulário de inscrição, pela internet 2. Aguardar que a Receita analise a inscrição (é preciso ir consultando pelo site) 3. Quando estiver

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, ASSUNTOS ESTUDANTIS E COMUNITÁRIOS PREX EDITAL Nº 001/2015

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, ASSUNTOS ESTUDANTIS E COMUNITÁRIOS PREX EDITAL Nº 001/2015 EDITAL Nº 001/2015 A Universidade Estadual do Piauí - UESPI, através da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários PREX, torna público o presente Edital que define o Processo de Seleção

Leia mais