CONDIÇÕES AMBIENTAIS SISTEMAS METROLÓGICOS. Prof. Dr. Roger Nabeyama Michels

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONDIÇÕES AMBIENTAIS SISTEMAS METROLÓGICOS. Prof. Dr. Roger Nabeyama Michels"

Transcrição

1 CONDIÇÕES AMBIENTAIS SISTEMAS METROLÓGICOS Prof. Dr. Roger Nabeyama Michels

2 Temperatura As temperaturas dos ambientes, das peças a serem medidas e dos instrumentos de medição exercem grande influência nas medições.

3 Temperatura Na metrologia dimensional, bem como em outras áreas da metrologia, a temperatura de 20 C é adotada e padronizada universalmente como referencial de medição.

4 Temperatura Por isso, todos os instrumentos e padrões são dimensionados para oferecerem o resultado confiáveis a 20 C.

5 Temperatura Uma peça possui um tamanho para cada temperatura, entretanto, não é usual mencionar a temperatura nas especificações dimensionais das peças, a não ser quando a temperatura de referência for diferente de 20 C

6 Temperatura O rigor no controle da temperatura de um determinado ambiente é definido conforme o tipo de medição realizada.

7 Temperatura Admitem-se variações de 20±0,3 C em ambientes de calibração de blocos padrões; Admitem-se variações de 20±1 C em ambientes de medição de peças com máquinas de medir por coordenadas;

8 Temperatura Admitem-se variações maiores de temperatura para medições realizadas com instrumentos manuais em ambiente fabril, quando as tolerâncias envolvidas permitem; Admitem-se variações de 23±1,5 C em laboratórios de temperatura, aceleração, pressão/vácuo, vazão e força.

9 Umidade Relativa do Ar A umidade tem influência no comportamento e na conservação dos materiais que compõem os instrumentos, os padrões e as peças. Portanto, deve-se controlar a umidade de ambientes de medição e/ou calibração para níveis não maiores que 65% U.R.

10 Vibrações As vibrações, naturalmente, são incompatíveis com as medidas de precisão, uma vez que atuam em todas as partes das máquinas, alterando as referências de medição e prejudicando também as imagens óticas. Uma vez detectada a sua presença, as máquinas devem ser apoiadas em bases especiais com capacidade de anular seus efeitos e freqüências danosas.

11 Pressão Em laboratórios de calibração de massa, a pressão ambiente tem influência no empuxo dos padrões. Portanto, o controle da pressão ambiente é importante para as correções das medições e para a estimativa das incertezas das medições. Nos demais laboratórios de metrologia, é usual manter pressão positiva em torno de 10 Pa (10 N/m2).

12 Ruído e Iluminação O nível máximo de ruído é de 45 db (decibels) Iluminação O iluminamento ideal é de 1000 lux (lumens por metro quadrado).

13 Manuseio Os equipamentos e peças também devem estar protegidos do calor e do ataque químico provocado pelo contato da mão humana. Para tal, costuma-se utilizar luvas de malha, pinças e flanelas.

14 Limpeza É obrigatória uma limpeza meticulosa em todas as medições. Presença de pó, gordura e partículas diversas podem afetar sensivelmente os resultados.

15 Exercício Uma peça de 100mm (a 20⁰C) apresenta qual medida a 30⁰C? a. Peça de Alumínio (ᵞ = 2,4x10-5.⁰C -1 ) b. Peça de Aço (ᵞ = 1,2x10-5.⁰C -1 ) E a 70 ⁰C? c. Peça de Alumínio (ᵞ = 2,4x10-5.⁰C -1 ) d. Peça de Aço (ᵞ = 1,2x10-5.⁰C -1 ) Sendo: L = L + γ. T

16 Resultado a. 100,00024mm b. 100,00012mm c. 100,0012mm d. 100,0006mm

17 RÉGUA GRADUADA, METRO E TRENA Prof. Dr. Roger Nabeyama Michels

18 Régua Graduada, Metro e Trena São os instrumentos de medidas lineares mais simples; Apresentam gravações de medidas em centímetro (cm) e milímetro (mm), conforme o sistema métrico; Ou em polegada ( ), conforme o sistema inglês.

19 Régua Graduada Normalmente apresenta-se em forma de lâmina de aço-carbono ou aço inoxidável. É utilizada em medições com erro admissível superior à menor graduação. Normalmente esta graduação equivale a 0,5mm ou 1/32. Apresentam dimensões de 150, 200, 250, 300, 500, 600, 1000, 1500 e 3000 mm.

20 Tipos de Régua Graduada Régua com encosto interno

21 Tipos de Régua Graduada Régua sem encosto

22 Tipos de Régua Graduada Régua sem encosto

23 Tipos de Régua Graduada Régua de Profundidade

24 Tipos de Régua Graduada Régua de Dois Encosto

25 Características da Régua Graduada Deve apresentar bom acabamento, bordas retas e bem definidas, com faces polidas; Devem ser de aço inoxidável ou de metais tratados termicamente, com escalas gravadas e bem definidas, uniformes, equidistantes e finos; A retitude e o erro máximo admissível devem obedecer as normas internacionais.

26 Leitura no Sistema Métrico Cada centímetro é dividido em 10 partes, ou seja, cada divisão apresenta 1mm.

27 Leitura no Sistema Inglês - Polegada Fracionária Neste sistema, a polegada divide-se em 2, 4, 8, partes iguais. As escalas de precisão chegam a apresentar 32 divisões por polegada, enquanto as demais só apresentam frações de 1/16.

28 Leitura no Sistema Inglês - Polegada Fracionária A ilustração mostra essa divisão, representando a polegada em tamanho ampliado

29 Leitura no Sistema Inglês - Polegada Fracionária Exemplo: A peça apresenta leitura de 1 1/8 uma polegada e um oitavo de polegada.

30 Conservação Evitar que a régua caia ou a escala fique em contato com as ferramentas comuns de trabalho; Evitar riscos ou entalhes que possam prejudicar a leitura da graduação; Não flexionar a régua, para evitar empeno ou quebra.

31 Conservação Não utiliza-la para bater em outros objetos; Limpá-la após o uso, removendo a sujeira. Aplicar uma leva camada de óleo fino, antes de guarda-la.

32 Metro Articulado O metro articulado é um instrumento de medição linear, fabricado de madeira, alumínio ou fibra.

33 Metro Articulado No comércio o metro articulado é vendido nas versões de 1 m e 2 m. Para a leitura das escalas de um metro articulado faz-se coincidir o zero da escala com uma das extremidades do comprimento a medir. O traço da escala que coincidir com a outra extremidade indicará a medida.

34 Conservação Abrir o metro articulado de maneira correta; Evitar que sobra quedas e choques; Lubrificar suas articulações.

35 Trena Trata-se de um instrumento de medição constituído por uma fita de aço, fibra ou tecido. Graduada em um ou em ambas as faces, no sistema métrico e/ou sistema inglês, ao longo do seu comprimento com traços transversais. Em geral, a fita está acoplada a um estojo ou suporte dotado de mecanismo que permite recolher a fita de forma manual ou automática.

36 Trena

37 Trena A fita das trenas de bolso são de aço esmaltado e apresentam largura de 12,7 mm e comprimento entre 2 m a 5 m. Quanto à geometria, as fitas das trenas podem ser planas ou curvas. As de geometria plana permitem medir perímetros de cilindros, por exemplo.

38 Trena Não se recomenda medir perímetros com trenas de bolso cujas fitas sejam curvas; As trenas apresentam, na extremidade livre, uma pequena chapa metálica dobrada em ângulo de 90⁰. Essa chapa é chamada encosto de referência ou gancho de zero absoluto.

39 Verificando o Entendimento

40 Resultado a 10mm b 15mm c 10mm d 3mm e 14mm f 27mm g 4mm h 21mm i 10mm j 35mm

41 RÉGUA GRADUADA, METRO E TRENA Prof. Dr. Roger Nabeyama Michels

METROLOGIA I Aula 3 Prof. Samuel Sander de Carvalho

METROLOGIA I Aula 3 Prof. Samuel Sander de Carvalho METROLOGIA I Aula 3 Prof. Samuel Sander de Carvalho E-mail: samuel.carvalho@ifsudestemg.edu.br Juiz de Fora -MG Introdução: Para que serve os instrumentos de medição? Para analisar, verificar, aferir e/ou

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PONTA GROSSA METROLOGIA MECÂNICA

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PONTA GROSSA METROLOGIA MECÂNICA METROLOGIA MECÂNICA Professor: Eng. PAULO ROBERTO CAMPOS ALCOVER JUNIOR Curso de Engenharia de Produção 3 Período terça-feira, 4 de abril de 2017, 14:13 ; ; Vocabulário Internacional de Metrologia; para

Leia mais

Metrologia Aplicada à Funilaria. Carroceria

Metrologia Aplicada à Funilaria. Carroceria Carroceria ÍNDICE Introdução 05 Um breve histórico das medidas 06 Soma ou adição 08 Multiplicação e divisão 10 Operações com frações 11 Leitura de números decimais 12 Paquímetro 13 Régua 28 Metro articulado

Leia mais

PAQUÍMETRO CONSERVAÇÃO. Prof. Dr. Roger Nabeyama Michels

PAQUÍMETRO CONSERVAÇÃO. Prof. Dr. Roger Nabeyama Michels PAQUÍMETRO CONSERVAÇÃO Prof. Dr. Roger Nabeyama Michels Paquímetro - Conservação Além da falta de habilidade do operador, outros fatores podem provocar erros de leitura no paquímetro como, por exemplo,

Leia mais

Micrômetro: sistema inglês

Micrômetro: sistema inglês A U A UL LA Micrômetro: sistema inglês Um problema Embora o sistema métrico seja oficial no Brasil, muitas empresas trabalham com o sistema inglês. É por isso que existem instrumentos de medição nesse

Leia mais

METROLOGIA PAQUÍMETRO: TIPOS E USOS. Prof. Marcos Andrade 1

METROLOGIA PAQUÍMETRO: TIPOS E USOS. Prof. Marcos Andrade 1 METROLOGIA PAQUÍMETRO: TIPOS E USOS Prof. Marcos Andrade 1 Paquímetro É um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça. Consiste em uma régua graduada,

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PONTA GROSSA METROLOGIA I

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PONTA GROSSA METROLOGIA I METROLOGIA I Professor: Eng. PAULO ROBERTO CAMPOS ALCOVER JUNIOR Curso de Tecnologia em Fabricação Mecânica 1 Período quarta-feira, 3 de maio de 2017, 14:37 Tipos de s ; ; ; Tipos de s; ; ;. 2 quarta-feira,

Leia mais

CALIBRADOR. Prof. Dr. Roger Nabeyama Michels

CALIBRADOR. Prof. Dr. Roger Nabeyama Michels CALIBRADOR Prof. Dr. Roger Nabeyama Michels Medição Indireta Consiste em confrontar a peça que se quer medir com a peça padrão. Um eixo pode ser medido indiretamente utilizando um calibrador de eixos.

Leia mais

Profa. Janaina Fracaro Engenharia Mecânica MAIO/2014

Profa. Janaina Fracaro Engenharia Mecânica MAIO/2014 Profa. Janaina Fracaro Engenharia Mecânica MAIO/2014 Leitura no Sistema Inglês : Fração Ordinária Goniômetro simples O goniômetro simples, também conhecido como transferidor de grau, é utilizado em medidas

Leia mais

Régua graduada. metro e trena

Régua graduada. metro e trena A U A UL LA Régua graduada, metro e trena Um problema Silva verificou, contrariado, que os instrumentos de medição, há pouco adquiridos pela empresa, não estavam sendo bem cuidados pelos funcionários.

Leia mais

Disciplina: Metrologia Sistema de Medição Micrômetro

Disciplina: Metrologia Sistema de Medição Micrômetro Disciplina: Metrologia Sistema de Medição Micrômetro Profª: Janaina Fracaro de Souza Gonçalves Micrômetro Micrômetro: tipos e usos Jean Louis Palmer apresentou, pela primeira vez, um micrômetro para requerer

Leia mais

Metrologia Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Metrologia Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 6464 - Metrologia Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. O que é Metrologia... 23 1.2. Por que Medir?... 24 1.3. Metrologia e Controle Dimensional na Indústria...

Leia mais

Plano de Aula - Metrologia - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Metrologia - cód Horas/Aula Plano de Aula - Metrologia - cód. 0000 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução Aula 2 Capítulo 1 - Sistemas de Medidas Aula 3 Continuação Capítulo 2 - Sistemas de Medidas Aula 4 Capítulo 3 - Técnicas

Leia mais

Paquímetro PAQUÍMETRO 20/02/2018. Paquímetros. Princípio do Nônio Vernier; Cálculo da Resolução; Erros de Leitura: 1 Paralaxe; 2 Pressão de medição.

Paquímetro PAQUÍMETRO 20/02/2018. Paquímetros. Princípio do Nônio Vernier; Cálculo da Resolução; Erros de Leitura: 1 Paralaxe; 2 Pressão de medição. PAQUÍMETRO Paquímetro Professor: Juarez Alves Antunes E-mail: juarez.antunes@sistemafiep.org.br Paquímetros Princípio do Nônio Vernier; Cálculo da Resolução; Erros de Leitura: 1 Paralaxe; 2 Pressão de

Leia mais

Profa. Janaina Fracaro Engenharia Mecânica ABRIL/2014

Profa. Janaina Fracaro Engenharia Mecânica ABRIL/2014 Profa. Janaina Fracaro Engenharia Mecânica ABRIL/2014 PAQUIMETRO O paquímetro é um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça. Consiste em uma régua

Leia mais

TECNOLÓGICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. Tecnologia Mecânica Aula 04 Prof. Dr. João Alves Pacheco

TECNOLÓGICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. Tecnologia Mecânica Aula 04 Prof. Dr. João Alves Pacheco TECNOLÓGICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Tecnologia Mecânica Aula 04 Prof. Dr. João Alves Pacheco O paquímetro é um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de

Leia mais

Unidades de medida. 1 polegada = 25,4 mm 1 palmo = 200 mm. 1 jarda = 914,40mm

Unidades de medida. 1 polegada = 25,4 mm 1 palmo = 200 mm. 1 jarda = 914,40mm Metrologia 1 Unidades de medida Unidade - milímetros 1 polegada = 25,4 mm 1 palmo = 200 mm 1 pé = 304,79mm 1 jarda = 914,40mm 2 Sistemas de unidades Sistemas de unidades: As leis da física exprimem relações

Leia mais

Apostila de Instrumentação. Módulo: Paquímetro

Apostila de Instrumentação. Módulo: Paquímetro Módulo: Paquímetro AUTORES: Prof. Msc. SAMUEL MENDES FRANCO Prof. Msc. OSNI PAULA LEITE Prof. Msc. LUIS ALBERTO BÁLSAMO 1 Paquímetro Introdução O paquímetro, nome de origem grega que significa medida grossa,

Leia mais

Máquina universal de medir

Máquina universal de medir Máquina universal de medir A UU L AL A A produção em série requer o emprego de muitos calibradores para produzir peças dentro das tolerâncias estabelecidas. É indispensável, porém, calibrar os calibradores

Leia mais

MEDIR? Prof. Dr. Roger Nabeyama Michels

MEDIR? Prof. Dr. Roger Nabeyama Michels MEDIR? Prof. Dr. Roger Nabeyama Michels O que é Medir? Medir é o procedimento experimental pelo qual o valor momentâneo de grandeza física (mensurado) é determinado como um múltiplo e/ou uma fração de

Leia mais

Mecânica Técnica. Prof.: Paulo Belvedere Junior

Mecânica Técnica. Prof.: Paulo Belvedere Junior Mecânica Técnica Prof.: Paulo Belvedere Junior Apresentação: Paulo Belvedere Junior Formação Técnica (Técnico em Mecatrônica) Locais onde trabalhei: - A. W. Faber-Castell (Desenhista de Produto, máquinas,

Leia mais

TÉCNICO DE CAD/CAM 2008/2009 METROLOGIA DIMENSIONAL NUNO MIGUEL DINIS

TÉCNICO DE CAD/CAM 2008/2009 METROLOGIA DIMENSIONAL NUNO MIGUEL DINIS TÉCNICO DE CAD/CAM 2008/2009 METROLOGIA DIMENSIONAL NUNO MIGUEL DINIS METROLOGIA A CIÊNCIA DA MEDIÇÃO A definição formal de metrologia advém da palavra de origem grega (metron: medida; logos: ciência).

Leia mais

Paquímetro: tipos e usos

Paquímetro: tipos e usos Paquímetro: tipos e usos A U U L A L A Como a empresa fabricou muitas peças fora das dimensões, o supervisor suspendeu o trabalho e analisou a causa do problema. Concluiu que a maioria dos profissionais

Leia mais

Rua do Manifesto, Ipiranga - São Paulo Fone: +55 (11)

Rua do Manifesto, Ipiranga - São Paulo Fone: +55 (11) 349 Uso de Nível Para se obter uma leitura correta com um nível, ambas as extremidades da bolha devem estar visíveis. Se os vazios entre as extremidades da bolha e as linhas são desiguais em qualquer momento,

Leia mais

TRENAS. As trenas Lufkin. Embalagens

TRENAS. As trenas Lufkin. Embalagens TRENAS As trenas Lufkin As trenas Lufkin possuem alta qualidade e precisão dimensional e são projetadas para atender todas asnecessidades do mercado, desde o mais simples serviço caseiro até as mais complexas

Leia mais

Determinação experimental de

Determinação experimental de Determinação experimental de 1. Introdução Neste experimento, utilizaremos um paquímetro, uma régua e uma fita métrica para fazer medidas de dimensões. Com estas medidas, será possível estimar experimentalmente

Leia mais

O supervisor treinou o pessoal para medição indireta com calibradores. Falta treiná-lo no uso de verificadores.

O supervisor treinou o pessoal para medição indireta com calibradores. Falta treiná-lo no uso de verificadores. Verificadores O supervisor treinou o pessoal para medição indireta com calibradores. Falta treiná-lo no uso de verificadores. Os verificadores também são usados para medição indireta. Nesta aula, são estudados

Leia mais

TRENAS. As trenas Lufkin. Embalagens

TRENAS. As trenas Lufkin. Embalagens TRENAS As trenas Lufkin As trenas Lufkin possuem alta qualidade e precisão dimensional e são projetadas para atender todas asnecessidades do mercado, desde o mais simples serviço caseiro até as mais complexas

Leia mais

Densidade de um Sólido

Densidade de um Sólido Densidade de um Sólido 1. Introdução Neste experimento, utilizaremos um paquímetro e uma régua para fazer medidas de dimensões de um sólido metálico. Com estas medidas e a massa deste sólido, será possível

Leia mais

AS MÁQUINAS DE MEDIR POR COORDENADAS (MMC)

AS MÁQUINAS DE MEDIR POR COORDENADAS (MMC) AS MÁQUINAS DE MEDIR POR COORDENADAS (MMC) Tópicos que serão explorados na aula Introdução Tipos de MMCs Sistema de medição (as réguas e apalpadores) Programas computacionais Erros Compensação (Calibração

Leia mais

Rua do Manifesto, Ipiranga - São Paulo Fone: +55 (11)

Rua do Manifesto, Ipiranga - São Paulo Fone: +55 (11) Trenas As trenas Lufkin As trenas Lufkin possuem alta qualidade e precisão dimensional e são projetadas para atender todas as necessidades do mercado, desde o mais simples serviço caseiro até as mais complexas

Leia mais

TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA METROLOGIA. Prof. Fábio Evangelista Santana, MSc. Eng.

TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA METROLOGIA. Prof. Fábio Evangelista Santana, MSc. Eng. TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA METROLOGIA Prof. Fábio Evangelista Santana, MSc. Eng. fsantana@cefetsc.edu.br PROGRAMAÇÃO Aula Data Conteúdo 1 07/11 2 14/11 Correção da avaliação, blocos-padrão, calibradores,

Leia mais

Metrologia. Prof. Fernando 1

Metrologia. Prof. Fernando 1 Metrologia Prof. Fernando 1 SISTEMAS DE MEDIDAS Apesar de se chegar ao metro como unidade de medida, ainda são usadas outras unidades. Na mecânica, por exemplo, é comum usar o milímetro e a polegada. O

Leia mais

3.4 MEDIDAS MATERIALIZADAS MEDIDAS

3.4 MEDIDAS MATERIALIZADAS MEDIDAS METROLOGIA APLICADA 3.4 MEDIDAS MATERIALIZADAS MEDIDAS MATERIALIZADAS 3.4 Calibradores 3.4.1 Introdução - Calibradores são instrumentos que estabelecem os limites máximo e mínimo das dimensões que desejamos

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PONTA GROSSA METROLOGIA MECÂNICA

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PONTA GROSSA METROLOGIA MECÂNICA METROLOGIA MECÂNICA Professor: Eng. PAULO ROBERTO CAMPOS ALCOVER JUNIOR Curso de Engenharia Mecânica 3 Período ; ; de um Parafuso; ; Resolução do ; de Leitura;. 2 : Leitura em Polegada Milesimal: Como

Leia mais

Gabarito das aulas 1 a 30

Gabarito das aulas 1 a 30 Gabarito das aulas 1 a 30 Aula 1 Metrologia 4. a 6. d Aula 2 Medidas e conversões 1. a Aula 3 Régua graduada, metro e trena 4. a 6. b 7. c 8. c 9. d 10.d Aula 4 Paquímetro: tipos e usos 1. d 2. a 5. d

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio ELMA3 AULA 5 Prof. Carlos Fernando Dispositivos de Fixação Pinos, Cupilhas, Cavilhas, Roscas, Mancais de Deslizamento

Leia mais

AS MÁQUINAS DE MEDIR POR COORDENADAS (MMC)

AS MÁQUINAS DE MEDIR POR COORDENADAS (MMC) AS MÁQUINAS DE MEDIR POR COORDENADAS (MMC) ERROS ERROS ERRO DE ABBÈ ERROS ERROS GEOMÉTRICOS Erros de Translação Retilineidade horizontal YAW Retilineidade vertical Erro de posição Erros de Rotação Erro

Leia mais

METROLOGIA I Aula 5 Prof. Samuel Sander de Carvalho

METROLOGIA I Aula 5 Prof. Samuel Sander de Carvalho METROLOGIA I Aula 5 Prof. Samuel Sander de Carvalho E-mail: samuel.carvalho@ifsudestemg.edu.br Juiz de Fora - MG Definição: Hoje daremos inicio a nosso estudo sobre os MICRÔMETROS. Qual a diferença entre

Leia mais

Trenas Curtas Fita de Aço - Série L500. Trenas Curtas Fita de Aço - Série L600 LANÇAMENTO! CARACTERÍSTICAS: MEDIDAS: CARACTERÍSTICAS: MEDIDAS:

Trenas Curtas Fita de Aço - Série L500. Trenas Curtas Fita de Aço - Série L600 LANÇAMENTO! CARACTERÍSTICAS: MEDIDAS: CARACTERÍSTICAS: MEDIDAS: Trenas Curtas Fita de Aço - Série L500 M PÉS GRADUAÇÃO LIMITE DE DOBRA A 90º L510CME 3 10 12,7MM 1/2 mm/pol 6 0,082 LARANJA SIM 1,20m L510CMED* 3 10 12,7MM 1/2 mm/pol 12 0,082 LARANJA SIM 1,20m L510CMES**

Leia mais

CATÁLOGO BROCAS. LANÇAMENTO Brocas para metal Brocas para concreto JOGOS DE BROCAS Expositores de brocas. Precisão, Qualidade e Inovação

CATÁLOGO BROCAS. LANÇAMENTO Brocas para metal Brocas para concreto JOGOS DE BROCAS Expositores de brocas. Precisão, Qualidade e Inovação CATÁLOGO BROCAS LANÇAMENTO Brocas para metal Brocas para concreto JOGOS DE BROCAS Expositores de brocas Precisão, Qualidade e Inovação 05 Brocas PARA metal 13 Brocas PARA CONCRETO 17 JOGOS DE BROCAS 21

Leia mais

incerteza associada à medição com paquímetro Autora: Monique Alves Franco de Moraes. Orientadora: Rosenda Valdés Arencibia.

incerteza associada à medição com paquímetro Autora: Monique Alves Franco de Moraes. Orientadora: Rosenda Valdés Arencibia. Modelos matemáticos para estimar a incerteza associada à medição com paquímetro Autora: Monique Alves Franco de Moraes. Orientadora: Rosenda Valdés Arencibia. Introdução Objetivos Metodologia Resultados

Leia mais

Leis Físicas da Natureza Erros e Incertezas- Aula prática Profª Eliade Lima

Leis Físicas da Natureza Erros e Incertezas- Aula prática Profª Eliade Lima Leis Físicas da Natureza Erros e Incertezas- Aula prática Profª Eliade Lima Setembro/2018 Medidas de uma grandeza Uma medida direta de uma grandeza é o resultado da leitura de sua magnitude mediante o

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PONTA GROSSA METROLOGIA I

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PONTA GROSSA METROLOGIA I METROLOGIA I Professor: Eng. PAULO ROBERTO CAMPOS ALCOVER JUNIOR Curso de Tecnologia em Fabricação Mecânica 1 Período ; Leitura no Sistema Inglês; ; ; ; ; de Leitura;. 2 : O micrômetro é usado para medições

Leia mais

Medição, corte e cotagem de peças

Medição, corte e cotagem de peças capítulo 1 Medição, corte e cotagem de peças Este capítulo aborda a usinagem de peças dentro da área de mecânica, suas medidas, cortes e cotagem. Para atingir os objetivos, vamos contextualizar essa abordagem

Leia mais

A fabricação do TAR atende os requisitos da seguinte norma: NBR /2015. O TAR é fabricado em polietileno de alta densidade (PEAD).

A fabricação do TAR atende os requisitos da seguinte norma: NBR /2015. O TAR é fabricado em polietileno de alta densidade (PEAD). MEMORIAL DESCRITIVO TANQUES FLEX Identificação Tanque aéreo rotomoldado (TAR) para armazenagem de líquidos em parede simples plástica com bacia de contenção metálica revestida com pintura em esmalte sintético

Leia mais

Rua do Manifesto, Ipiranga - São Paulo Fone: +55 (11)

Rua do Manifesto, Ipiranga - São Paulo Fone: +55 (11) 271 Escalas de Aço de Precisão As escalas Starrett são feitas de aço de fina qualidade e produzidas de acordo com os mais altos padrões de precisão; por isso são as mais precisas e legíveis escalas de

Leia mais

Trenas. As trenas Lufkin. Embalagens

Trenas. As trenas Lufkin. Embalagens Trenas As trenas Lufkin As trenas Lufkin possuem alta qualidade e precisão dimensional e são projetadas para atender todas as necessidades do mercado, desde o mais ples serviço caseiro até as mais complexas

Leia mais

MÁQUINAS E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA

MÁQUINAS E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA MÁQUINAS E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA Professor: Diogo Santos Campos MÁQUINAS E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA Engenheiro Agrícola, D.Sc. diogo.campos@ifmg.edu.br https://sites.google.com/a/ifmg.edu.br/diogo/ (37)3431-4975

Leia mais

Instrução de Trabalho

Instrução de Trabalho Régua Paralela IT 098 01 1 de 6 SUMÁRIO 1 OBJETIVO 2 REFERÊNCIA 3 DEFINIÇÕES 4 DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE 5 REGISTROS 6 DOCUMENTOS 7 RESPONSABILIDADES 8 ANEXOS 1 OBJETIVO Esta instrução tem por finalidade

Leia mais

Instrução de Trabalho - RBC

Instrução de Trabalho - RBC Instrução Calibração de Trena ITR 030 03 1 de 6 SUMÁRIO 1 OBJETIVO 2 REFERÊNCIAS 3 DEFINIÇÕES 4 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 5 REGISTROS 6 RESPONSABILIDADES 7 CONTROLE DE ALTERAÇÕES 8 ANEXOS 1 OBJETIVO Esta

Leia mais

FAURGS HCPA Edital 02/2013 PS 26 TÉCNICO DE MANUTENÇÃO III (Usinagem) Pág. 1

FAURGS HCPA Edital 02/2013 PS 26 TÉCNICO DE MANUTENÇÃO III (Usinagem) Pág. 1 Pág. 1 HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE EDITAL N.º 02/2013 DE PROCESSOS SELETIVOS GABARITO APÓS RECURSOS PROCESSO SELETIVO 26 TÉCNICO DE MANUTENÇÃO III (Usinagem) 01. C 11. A 21. ANULADA 31. E 02.

Leia mais

Geoprocessamento Noções de Escalas. Prof. D.Sc. João Paulo Bestete de Oliveira

Geoprocessamento Noções de Escalas. Prof. D.Sc. João Paulo Bestete de Oliveira Geoprocessamento Noções de Escalas Prof. D.Sc. João Paulo Bestete de Oliveira NOÇÕES DE ESCALAS Para reduzir as distâncias medidas no terreno com finalidade de representá-las no desenho, é necessário considerar

Leia mais

Rua do Manifesto, Ipiranga - São Paulo Fone: +55 (11)

Rua do Manifesto, Ipiranga - São Paulo Fone: +55 (11) 115 NOVO Paquímetros Digitais de Profundidade Série 5004 0-600mm / 0-24" Ideal para medição de peças grandes até 600mm (24") Três dispositivos móveis para a ponte proporcionam capacidade adicional para

Leia mais

Topografia NIVELAMENTO GEOMÉTRICO

Topografia NIVELAMENTO GEOMÉTRICO Topografia NIVELAMENTO GEOMÉTRICO Macedo, M.Sc. Poli, Brasil.. 2014 2/32 É o sistema de medições altimétricas que consiste em determinar as diferenças de nível entre dois pontos observados mediante visadas

Leia mais

Fís. Fís. Monitor: Arthur Vieira

Fís. Fís. Monitor: Arthur Vieira Fís. Professor: Leonardo Gomes Monitor: Arthur Vieira Dilatação 23 mai RESUMO Dilatação: é a variação na dimensão de um corpo e depende do(a): 0, S 0 e V 0) θ) α, β e γ) Observações: 1) ; 2) Unidade usual

Leia mais

Série 331 Micrômetro digital com saída de dados SPC DIN 863 com IP 65. Visor para modelo IP 65

Série 331 Micrômetro digital com saída de dados SPC DIN 863 com IP 65. Visor para modelo IP 65 Micrômetros Externos com Pontas Finas Para medir ranhuras, canais, rebaixos e outros formatos especiais. Exatidão: -1 Faces de medição: Metal duro, 25 mm) e chave. Série 111 111 115 Capacidade Código Graduação

Leia mais

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA FENÔMENOS DE TRANSPORTE: EXERCÍCIOS 1B. Prof. Dr. Felipe Corrêa V dos Santos

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA FENÔMENOS DE TRANSPORTE: EXERCÍCIOS 1B. Prof. Dr. Felipe Corrêa V dos Santos PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA FENÔMENOS DE TRANSPORTE: EXERCÍCIOS 1B Prof. Dr. Felipe Corrêa V dos Santos Goiânia, 2018 Exercícios de Hidrostática - Empuxo sobre Superfícies

Leia mais

Sistema de Unidades e Medidas. 1.1 Histórico

Sistema de Unidades e Medidas. 1.1 Histórico Sistema de Unidades e Medidas 1.1 Histórico A busca por um padrão universal para unidades e medidas surgiu da necessidade humana de medir, comparar grandezas de medida como o comprimento e a massa de produto

Leia mais

Metais. informativo técnico

Metais. informativo técnico Metais informativo técnico METAIS Móveis de metal são uma escolha de materiais para mobília, usados tanto em área interna quanto em área externa. A variedade de ligas metálicas existentes permite o uso

Leia mais

4. FERRAMENTAS EMPREGADAS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS. Figura 57 Alicate universal. 2. Alicate de Corte - serve para cortar chapas, arames e fios de aço.

4. FERRAMENTAS EMPREGADAS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS. Figura 57 Alicate universal. 2. Alicate de Corte - serve para cortar chapas, arames e fios de aço. 33 4. FERRAMENTAS EMPREGADAS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Algumas ferramentas poderâo ser utilizadas quando da aplicação dos eletrodutos, com a finalidade de fazer corte, abrir roscas ou fazer curvas. Dentre

Leia mais

Série 516. Especificações Exatidão: JIS 37506/DIN-861/ISO-3650

Série 516. Especificações Exatidão: JIS 37506/DIN-861/ISO-3650 Jogo de Blocos Padrão de Aço Feito de uma liga de alta qualidade, aço especial aliviado de tensão, de alta estabilidade e com grande poder aderente. Cuidadosamente temperados e lapidados, com arestas ligeiramente

Leia mais

CONFORMAÇÃO PLÁSTICA LAMINAÇÃO

CONFORMAÇÃO PLÁSTICA LAMINAÇÃO CONFORMAÇÃO PLÁSTICA LAMINAÇÃO 1 DEFINIÇÃO Processo de fabricação por conformação plástica direta que consiste na passagem de um corpo sólido entre dois cilindros, de modo que sua espessura sofre diminuição,

Leia mais

Prática II INSTRUMENTOS DE MEDIDA

Prática II INSTRUMENTOS DE MEDIDA Prática II INSTRUMENTOS DE MEDIDA OBJETIVOS Medidas de massa e comprimentos (diâmetros, espessuras, profundidades, etc.) utilizando balança, paquímetro e micrômetro; Estimativa de erro nas medidas, propagação

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PONTA GROSSA METROLOGIA MECÂNICA

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PONTA GROSSA METROLOGIA MECÂNICA METROLOGIA MECÂNICA Professor: Eng. PAULO ROBERTO CAMPOS ALCOVER JUNIOR Curso de Engenharia de Produção 3 Período ; Leitura ; Leitura em ; ; ;. 2 : 1. Orelha fixa 2. Orelha móvel 3. Nónio (polegada) 4.

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS TÉCNICOS CÓD. 08

PROVA DE CONHECIMENTOS TÉCNICOS CÓD. 08 8 PROVA DE CONHECIMENTOS TÉCNICOS CÓD. 08 QUESTÃO 21: São tipos de manutenção: a) Preventiva, Corretiva, Preditiva b) Preventiva, Temporária, Corretiva c) Corretiva, Casual, Programada d) Previsiva, Corretiva,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Instituto UFC virtual Licenciatura em Química PRÁTICA 2: PAQUÍMETRO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Instituto UFC virtual Licenciatura em Química PRÁTICA 2: PAQUÍMETRO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Instituto UFC virtual Licenciatura em Química PRÁTICA 2: PAQUÍMETRO 2.1 OBJETIVOS - Conhecimento do paquímetro e familiarização com o seu uso. 2.2 MATERIAL - Paquímetro -

Leia mais

Instrumentos de Medição

Instrumentos de Medição Instrumentos de Medição Medidas de comprimento S. C. G. Granja 1 1 Departamento de Matemática Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT Física 1, Março de 2010 Instrumentos de Medição Dispositivos necessários

Leia mais

PENEIRAS P/ANÁLISES GRANULOMÉTRICAS

PENEIRAS P/ANÁLISES GRANULOMÉTRICAS ASTM MESH/TYLER ABERT 4" (MILÍMETROS) 100 3.1/2" - 90 3" - 75 2" - 50 1.3/4" - 45 1.1/2" - 37,5 1.1/4" - 31,5 1" - 25 3/4" - 19 5/8" - 16 1/2" - 12,5 3/8" - 9,5 4 4 4,75 5 5 4 6 6 3,35 7 7 2,8 8 8 2,36

Leia mais

ANEXO I RELAÇÃO DOS ITENS DA LICITAÇÃO

ANEXO I RELAÇÃO DOS ITENS DA LICITAÇÃO Folha: 1/11 1 5,000 UN ESTANTE BIBLIOTECA MODELO INFANTIL 787,5000 3.937,5000 SIMPLES FACE BASE FECHADA, 03 PRATELEIRAS - 1,42M. TOTALMENTE CONFECCIONADA EM CHAPA DE AÇO DE BAIXO TEOR DE CARBONO, COM ACABAMENTO

Leia mais

METROLOGIA 1. Professor: Sandro Baldo

METROLOGIA 1. Professor: Sandro Baldo 1 METROLOGIA 1 Professor: Sandro Baldo 1 2 2 3 1. Capítulo Conceitos Fundamentais 1.1. Qualidade: É um conjunto de atribuições que alguma coisa, um produto ou um serviço tem, que o torna qualificado para

Leia mais

Metrologia Aplicada e Instrumentação e Controle

Metrologia Aplicada e Instrumentação e Controle 25/11/2012 1 2012 Metrologia Aplicada e Instrumentação e Controle A disciplina de Metrologia Aplicada e Instrumentação e Controle, com 40 horas/aulas, será dividida em 2 (duas) partes, sendo : Metrologia

Leia mais

Física Geral e Experimental I 2011/01

Física Geral e Experimental I 2011/01 Diretoria de Ciências Exatas Laboratório de Física Roteiro 0 Física Geral e Experimental I 011/01 Experimento: Paquímetro e Micrômetro 1. Paquímetro e micrômetro Nesta tarefa serão abordados os seguintes

Leia mais

Disciplina: Projeto de Ferramentais I

Disciplina: Projeto de Ferramentais I Aula 04: Processos de Fundição em Moldes Metálicos por Gravidade (Coquilhas) 01: Introdução - Características do processo - Etapas envolvidas. - Fatores econômicos e tecnológicos - Ligas empregadas 02:

Leia mais

ROHS Compliant. Proteção Metálica Contra Roedores. Externo. Ambiente de Instalação. Ambiente de Operação

ROHS Compliant. Proteção Metálica Contra Roedores. Externo. Ambiente de Instalação. Ambiente de Operação OPTIC-LAN AR - ABNT Construção ROHS Compliant Proteção Metálica Contra Roedores Tubo Loose Descrição Cabo óptico constituído por fibras ópticas do tipo monomodo ou multimodo com revestimento primário em

Leia mais

Paquímetro. Paquímetro. Metrologia. Prof. Me. Eng. Gianpaulo Alves Medeiros M E T

Paquímetro. Paquímetro. Metrologia. Prof. Me. Eng. Gianpaulo Alves Medeiros M E T etrologia Prof. e. ng. Gianpaulo Alves edeiros Luzerna, 19 de agosto de 2013 - conceito : Instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça. Consiste em

Leia mais

Brocas para Metal HSS

Brocas para Metal HSS Brocas para Metal HSS BROCAS E EXPOSITORES / Brocas DESCRIÇÃO DO PRODUTO Com 50 modelos oferecidos em milímetros e polegadas, a nova linha de Brocas para Metal da Starrett,proporciona muito mais agilidade,

Leia mais

Alicates Universais de alta mutiplicação 21,00 22,20

Alicates Universais de alta mutiplicação 21,00 22,20 Alicates Universais de alta mutiplicação KN01 020218 180mm 2,5mm 2mm 11,5-16mm 02/02/180 6 Alicate preto, cabeça polida, cabos com cobertura multi componente. KN01 020220 200mm 2,8mm 2,2mm 13-25mm 02/02/200

Leia mais

METROLOGIA HISTÓRICO. Prof. Fagner Ferraz 1

METROLOGIA HISTÓRICO. Prof. Fagner Ferraz 1 METROLOGIA HISTÓRICO Prof. Fagner Ferraz 1 Metrologia Um breve histórico: Há 4.000 anos as unidades de medição primitivas estavam baseadas em partes do corpo humano, que eram referências universais. Prof.

Leia mais

Experimento: Teoria de erros e utilização de paquímetro e micrômetro

Experimento: Teoria de erros e utilização de paquímetro e micrômetro Física Mecânica Roteiros de Experiências 11 UNIMONTE, Engenharia Laboratório de Física Mecânica Experimento: Teoria de erros e utilização de paquímetro e micrômetro Turma: Data: : Nota: Participantes Nome

Leia mais

Nota Introdutória... IX. Objectivos dos Conteúdos do Livro de Metrologia Industrial... XI. Capítulo 1 A Metrologia em Portugal...

Nota Introdutória... IX. Objectivos dos Conteúdos do Livro de Metrologia Industrial... XI. Capítulo 1 A Metrologia em Portugal... Índice Nota Introdutória... IX Objectivos dos Conteúdos do Livro de Metrologia Industrial... XI Capítulo 1 A Metrologia em Portugal... 1 1.1 CONCEITO DE METROLOGIA... 1 1.2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA METROLOGIA

Leia mais

Capítulo 3 Propriedades Mecânicas dos Materiais

Capítulo 3 Propriedades Mecânicas dos Materiais Capítulo 3 Propriedades Mecânicas dos Materiais 3.1 O ensaio de tração e compressão A resistência de um material depende de sua capacidade de suportar uma carga sem deformação excessiva ou ruptura. Essa

Leia mais

Universidade de Mogi das Cruzes

Universidade de Mogi das Cruzes Universidade de Mogi das Cruzes Relatório de Física I/Instruções TEORIA DE ERROS São Paulo - 2014 INTRODUÇÃO As grandezas físicas são determinadas experimentalmente, por medidas ou combinações de medidas,

Leia mais

Metrologia VIM - Vocabulário Internacional de Metrologia

Metrologia VIM - Vocabulário Internacional de Metrologia VIM - Vocabulário Internacional de Metrologia Como a metrologia possui interferência em quase todas as áreas da sociedade, torna-se imperativo que exista uma linguagem comum em todas elas, de forma que

Leia mais

Tensão. Introdução. Introdução

Tensão. Introdução. Introdução Capítulo 1: Tensão Adaptado pela prof. Dra. Danielle Bond Introdução A resistência dos materiais é um ramo da mecânica que estuda as relações entre as cargas externas aplicadas a um corpo deformável e

Leia mais

Instrução de Trabalho

Instrução de Trabalho IT - 070 05 1 de 5 SUMÁRIO 1 OBJETIVO 2 REFERÊNCIAS 3 DEFINIÇÕES 4 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 5 REGISTROS 6 RESPONSABILIDADES 7 CONTROLE DE ALTERAÇÕES 8 ANEXOS 1 OBJETIVO Esta instrução tem como finalidade

Leia mais

Profa Marcia Saito. Prof Osvaldo Canato

Profa Marcia Saito. Prof Osvaldo Canato Profa Marcia Saito marciasaito@gmail.com Prof Osvaldo Canato canatojr@ifsp.edu.br Atrasos Equipamentos: o lab é de todos Organização da sala: início e fim Limpeza da sala: início e fim Por que é tão importante

Leia mais

info WEAVING GUARDA-URDUMES EM RESUMO INFORMAÇÃO TÉCNICA

info WEAVING GUARDA-URDUMES EM RESUMO INFORMAÇÃO TÉCNICA info WEAVING INFORMAÇÃO TÉCNICA 7 GUARDA-URDUMES EM RESUMO Velocidades dos teares mais elevadas, larguras de tecelagem superiores, melhor rendimento: Os novos teares tornam-se cada vez mais produtivos.

Leia mais

Telhas ArcelorMittal

Telhas ArcelorMittal Telhas ArcelorMittal Apresentação As telhas de aço ArcelorMittal são produzidas a partir de bobinas de aço revestido que passam por perfiladeiras, assumindo formato trapezoidal ou ondulado. Os tipos de

Leia mais

Aluita Revendedora autorizada: MAKITA. Máquinas e Acessórios

Aluita Revendedora autorizada: MAKITA. Máquinas e Acessórios Aluita Revendedora autorizada: MAKITA Máquinas e Acessórios MÁQUINAS SERRA1219 A Aluita agora é revendedora autorizada Makita. A Makita tornou-se conhecida mundialmente pela qualidade e tecnologia de seus

Leia mais

UNIDADE DE MEDIDAS. Histórico; Sistema Internacional; Sistema Inglês; Conversão.

UNIDADE DE MEDIDAS. Histórico; Sistema Internacional; Sistema Inglês; Conversão. UNIDADE DE MEDIDAS Histórico; Sistema Internacional; Sistema Inglês; Conversão. UNIDADE DE MEDIDAS As unidades de medidas primitivas estavam baseadas em partes do corpo humano. Pois ficava fácil chegar-se

Leia mais

NBR Telhas de aço revestido de seção ondulada - Requisitos

NBR Telhas de aço revestido de seção ondulada - Requisitos NOV 2002 NBR 14513 Telhas de aço revestido de seção ondulada - Requisitos ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13-28º andar CEP 20003-900 - Caixa Postal

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento de Engenharia Agrícola Disciplina: Topografia Básica Facilitadores: Nonato,

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento de Engenharia Agrícola Disciplina: Topografia Básica Facilitadores: Nonato, Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento de Engenharia Agrícola Disciplina: Topografia Básica Facilitadores: Nonato, Julien e Fabrício AULA 04 MEDIDAS DIRETAS DE DISTÂNCIAS

Leia mais

Incerteza e algarismos significativos. Toda a medida experimental fornece informação limitada e nenhum processo de

Incerteza e algarismos significativos. Toda a medida experimental fornece informação limitada e nenhum processo de Incerteza e algarismos significativos Toda a medida experimental fornece informação limitada e nenhum processo de medição é completamente confiável. Por isso não podemos expressar/registrar os resultados

Leia mais

NOVOS PRODUTOS EQUIPAMENTO DE OFICINA II / MAU 5000 Suporte inovador para comparadores. Encomenda agora da nossa nova loja online!

NOVOS PRODUTOS EQUIPAMENTO DE OFICINA II / MAU 5000 Suporte inovador para comparadores. Encomenda agora da nossa nova loja online! NOVOS PRODUTOS EQUIPAMENTO DE OFICINA II / 2017 Encomenda agora da nossa nova loja online! www.meusburger.com MAU 5000 Suporte inovador para comparadores INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO Ideal para monitorizar

Leia mais

Manual de Operação e Instalação

Manual de Operação e Instalação Manual de Operação e Instalação Calha Parshall MEDIDOR DE VAZÃO EM CANAIS ABERTOS Cód: 073AA-025-122M Rev. M Março / 2016 Indústria e Comércio de Medidores de Vazão e Nível LTDA. Rua João Serrano, 250

Leia mais

Manual de instruções Medidor de Espessura de Camadas

Manual de instruções Medidor de Espessura de Camadas Manual de instruções Medidor de Espessura de Camadas - 400.155 Leia cuidadosamente as instruções antes de utilizar o equipamento. Contato: sac@digimess.com.br Este produto possuiu 1 ano de garantia contra

Leia mais

CONTROLE DIMENSIONAL - CALDERARIA NÓS DE ESTRUTURAS TUBULARES APÓS SOLDAGEM

CONTROLE DIMENSIONAL - CALDERARIA NÓS DE ESTRUTURAS TUBULARES APÓS SOLDAGEM Página: 1 de 10 1. OBJETIVO Descrever os instrumentos, as dimensões a serem verificadas e os processos adotados para a inspeção dimensional em nós de estruturas tubulares. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Norma

Leia mais

Título do grupo COMPASSOS (INTERNO / EXTERNO / DE PONTA) CORTADOR HIDRÁULICO DE PORCAS EXTRATOR DE PORCAS DANIFICADAS

Título do grupo COMPASSOS (INTERNO / EXTERNO / DE PONTA) CORTADOR HIDRÁULICO DE PORCAS EXTRATOR DE PORCAS DANIFICADAS 0 Título do grupo 13Ferramentas especiais e de medição COMPASSOS (INTERNO / EXTERNO / DE PONTA) CALIBRE DE FOLGA CALIBRE DE ROSCA LIMA PARA ROSCAS PAQUÍMETRO DIGITAL ARCOS DE SERRA PARA METAL PINÇAS (PONTAS

Leia mais

DIMENSIONAL. Descrição do Serviço Faixa Capacidade de Medição e Calibração Certificado Local do Serviço

DIMENSIONAL. Descrição do Serviço Faixa Capacidade de Medição e Calibração Certificado Local do Serviço Paquímetro Até 300 mm 0,01 mm RBC Metroquality Acima de 300 até 600mm 0,02 mm RBC Metroquality Relógio apalpador Até 2 mm 0,6 m RBC Metroquality Relógio comparador Até 50 mm 0,6 µm RBC Metroquality Comparador

Leia mais