Direito Penal Parte I Fundamentos e Horizontes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Direito Penal Parte I Fundamentos e Horizontes"

Transcrição

1 Direito Penal Parte I Fundamentos e Horizontes

2 1. Fundamentos Do Direito Penal

3 Nomeclatura Em 1756, Regnerus Engelhard criou a expressão Direito Criminal. Expressão mais antiga e prevalente nos países de tradição anglo-saxão. O restante tende a adotar a expressão Direito Penal, segundo Nilo Batista, por 3 razões: Influência legislativa (Código Penal); Influência doutrinária (maior ênfase na pena); Melhor fixação do conteúdo: o que difere o Direito Penal dos demais é a pena, enquanto consequência jurídica do crime.

4 Conceito Formal O conjunto de prescrições emanadas do Estado que ligam ao crime, como fato, as penas como consequência (Franz von Liszt). O conjunto de normas jurídicas que regula o exercício do poder do Estado, associando ao delito, como seu pressuposto, a pena como sua consequência (Edmund Mezger). A parte do ordenamento jurídico que determina as ações de natureza criminal e a elas vincula uma pena ou medida de segurança. (Hans Welzel).

5 Conceito Formal O conjunto de prescrições emanadas do Estado que ligam ao crime, como fato, as penas como consequência (Franz von Liszt). O conjunto de normas jurídicas que regula o exercício do poder do Estado, associando ao delito, como seu pressuposto, a pena como sua consequência (Edmund Mezger). A parte do ordenamento jurídico que determina as ações de natureza criminal e a elas vincula uma pena ou medida de segurança. (Hans Welzel).

6 Ciência do Direito Penal a) Objeto o conjunto de normas penais (direito penal objetivo); Ciência do Direito Penal b) Método normativo, alcançando a lei penal e demais dados da realidade social; b) Finalidade revelar o conteúdo e alcance da norma penal em busca de sua melhor aplicação conforme o objetivo que se pretende atingir (proteção de bens jurídicos).

7 Direito Penal Objetivo e Direito Penal Subjetivo Objetivo Ordenamento Jurídico Ius pœnale Subjetivo Dever-poder de punir Ius puniende

8 Relações do Direito Penal Constitucional: limitações constitucionais, respeito à CRFB, ordem de bens jurídicos, etc. Processo Penal: estipula o procedimento e as garantias destinados à apuração da conduta criminosa. Execução Penal: concretiza as penas estipuladas pelos juízes.

9 Relações do Direito Penal Enciclopédia das Ciências Criminais (v. Liszt): Criminologia: uma ciência empírica e interdisciplinar que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento criminoso, e trata de subministrar uma informação válida, contrastada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime, assim como os programas de prevenção e controle social. (Pablos de Molina) Política Criminal: tem como objetivo a apresentação sistemática e ordenada das estratégias, táticas e meios de sanção social para um controle otimizado do crime. Portanto, visa principalmente a análise científica das correspondentes reflexões e processos de formação da vontade do legislador, especialmente a renovação do conceito de crime e de sanções. (Kaiser)

10 Relações do Direito Penal Criminologia Política Criminal Direito Penal

11 Acidentes de Trânsito

12 Missão do Direito Penal Possibilitar que o legislador ordinário, valendo-se de determinados princípios, eleja os bens jurídicos que devem ser convertidos em bens jurídicos-penais.

13 2. Horizontes de Projeção Do Direito Penal

14 Estrutura do Sistema Penal Imagine um caso de latrocínio, epidemia, falsidade ideológica, infanticídio e fraude à licitação. Qual a característica comum entre ambos, se ambos tem efeitos sociais totalmente distintos? O Direito Penal. Essa identidade só existe pois eles seguem as mesmas estruturas, ou seja: Previstos em uma lei penal; Ameaçados com penas; Submetidos a um sistema institucionalizado e organizado.

15 Criminalização Seleção de um número reduzido de pessoas, a quem submetem a sua coação visando à imposição de uma pena. Primária: ato e efeito de sancionar uma lei penal que incrimine determinadas condutas. Meramente formal. Secundária: ação punitiva exercida sobre pessoas concretas. Tem lugar quando as agências de criminalização secundária do sistema penal (polícia, juízes, promotores, agentes penitenciários, etc.) detectam uma pessoa a quem se atribui a realização de conduta criminalizada primariamente.

16 Seletividade do Sistema Penal Como a polícia não possui condições de investigar todos os fatos criminosos que efetivamente chegam ao seu conhecimento, ela sempre procederá a uma seleção dos casos que efetivamente serão investigados, deixando os demais à margem do sistema penal, para ingressar na cifra negra. Certas condutas e pessoas são consideradas criminosas e entram no sistema penal, enquanto outras, que muitas vezes cometeram o mesmo fato, passam à margem de qualquer persecução. Criminoso ou criminalizado?

17 Seletividade do Sistema Penal Uso de remédios Não Criminoso Cleptomania Não Criminosa Furto Criminosa A pessoa é pega saindo de uma loja portando um produto pelo qual não pagou. Criminosa ou não criminosa?

18 Controle Social Determina os limites da liberdade humana na sociedade, constituindo, simultaneamente, instrumento de socialização de seus membros. Informal: regula as normas sociais sem o recurso às normas legais (família, escola, profissão, igreja, amigos, etc.). Formal: institucionalizado por meio de normas jurídicas. O sistema penal tem importância secundária, pois só atua quando falham os demais controles. É uma continuação dos demais.

19 Modelos de Intervenção Simbolismo penal: advogam sempre por penas mais duras em busca de segurança, introduzindo disposições inúteis ou de impossível cumprimento. A promulgação de novas leis, criminalizando novas condutas ou aumentando as penas de outras constitui apenas uma resposta politiqueira e pontual. Abolicionismo penal: prega o fim do direito penal, sendo ele substituído por outros tipos de mecanismo.

20 Instituições do Sistema Penal Instituição Deveria Ser Faz-se Policial Moralizante Combatente Judiciária Garantista Retributiva Execução Pedagógica Criminalizante

21 Direito Penal Subterrâneo e Direito Penal Paralelo Subterrâneo: exercido pelas agências executivas de controle portanto, pertencentes ao Estado à margem da lei e de maneira violenta e arbitrária, contando com a participação ativa ou passiva, em maior ou menor grau, dos demais operadores que compõem o sistema penal. Paralelo: exercido por agências que não fazem parte do discurso manifesto do sistema penal, mas que, como aquelas, exercem poder punitivo (mídia, associações, órgãos de trânsito, etc.).

22 Obrigado! proffelipevianna.wordpress.com

CRIMINOLOGIA - delito apresentado como problema social e comunitário - infrator como objeto de estudo passagem da etapa positivista para a moderna:

CRIMINOLOGIA - delito apresentado como problema social e comunitário - infrator como objeto de estudo passagem da etapa positivista para a moderna: CRIMINOLOGIA - delito apresentado como problema social e comunitário - infrator como objeto de estudo passagem da etapa positivista para a moderna: inserção da análise da conduta delitiva, do controle

Leia mais

CRIMINOLOGIA CONCEITO

CRIMINOLOGIA CONCEITO CRIMINOLOGIA CONCEITO A é uma ciência social empírica e interdisciplinar que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo. O termo ciência

Leia mais

PARTE 1 NOÇÕES GERAIS DE CRIMINOLOGIA

PARTE 1 NOÇÕES GERAIS DE CRIMINOLOGIA Sumário PARTE 1 NOÇÕES GERAIS DE Importância... 23 Conceito... 25 Funções (Finalidades)... 27 Métodos... 29 Objetos... 31 5.1. Introdução... 31 5.2. Crime... 31 5.3. Delinquente... 32 5.3.1. Conceito conforme

Leia mais

PARTE 1 NOÇÕES GERAIS DE CRIMINOLOGIA

PARTE 1 NOÇÕES GERAIS DE CRIMINOLOGIA Sumário PARTE 1 NOÇÕES GERAIS DE CRIMINOLOGIA Importância... 25 Conceito... 27 Funções (Finalidades)... 29 Métodos... 31 Objetos... 33 5.1. Introdução... 33 5.2. Crime... 33 5.3. Delinquente... 34 5.3.1.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Comissões Parlamentares e Comissões Parlamentares de Inquérito Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Comissões Parlamentares de Inquérito: Art. 58, 3º, CF/88: As comissões

Leia mais

Matéria: Criminologia Professor: Ítalo Ribeiro

Matéria: Criminologia Professor: Ítalo Ribeiro Matéria: Criminologia Professor: Ítalo Ribeiro Etapa Pré-Científica A principal contribuição da etapa précientífica é a chamada escola clássica. Utilizava a metodologia do direito penal. Etapa Científica

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Política Nacional de Direitos Humanos. Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência. Profª.

DIREITOS HUMANOS. Política Nacional de Direitos Humanos. Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência. Profª. DIREITOS HUMANOS Política Nacional de Direitos Humanos Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência Profª. Liz Rodrigues segurança pública. Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à

Leia mais

TEMA: Criminologia (temas diversos) Gabarito Comentado

TEMA: Criminologia (temas diversos) Gabarito Comentado 09/04/2019 TEMA: Criminologia (temas diversos) Gabarito Comentado 1 (FUMARC - ESCRIVÃO DE POLÍCIA - 2018): A respeito dos objetos da Criminologia, o conceito de delito para a Criminologia é o mesmo para

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Poderes e Deveres Prof.ª Tatiana Marcello PODERES DA ADMINISTRAÇÃO O Estado age por meio de seus agentes públicos, aos quais são conferidas prerrogativas diferenciadas, a serem utilizadas

Leia mais

Criminologia. Introdução à Criminologia: Conceito, Métodos, Objetos e Funções da criminologia. Professor Fidel Ribeiro.

Criminologia. Introdução à Criminologia: Conceito, Métodos, Objetos e Funções da criminologia. Professor Fidel Ribeiro. Criminologia Introdução à Criminologia: Conceito, Métodos, Objetos e Funções da criminologia Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Criminologia INTRODUÇÃO À CRIMINOLOGIA: CONCEITO, MÉTODOS,

Leia mais

RESPONSABILIDADE DO ESTADO. Reparação por dano moral e patrimonial. EDITORA Servanda. Campinas/SP 2006

RESPONSABILIDADE DO ESTADO. Reparação por dano moral e patrimonial. EDITORA Servanda. Campinas/SP 2006 APARECIDO HERNANI FERREIRA Mestre em Direito pela PUC/SP. Doutor pela mesma instituição. Professor de Direito Processual Penal junto à Universidade Brás Cubas. Diretor de expansão da FIP - Faculdades Integradas

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes

Escola de Formação Política Miguel Arraes Escola de Formação Política Miguel Arraes Curso de Atualização e Capacitação Sobre Formulação e Gestão de Políticas Públicas Módulo III Políticas Públicas e Direitos Humanos Aula 7 Gestão em Segurança

Leia mais

Exercício da Medicina e Direito Penal

Exercício da Medicina e Direito Penal Exercício da Medicina e Direito Penal Prof. Dr. Alexandre Wunderlich Disciplina de Bioética, Medicina e Direito/PPGCM-UFRGS HCPA, 10 de agosto de 2016. Direito Penal Clássico Direito Penal na Sociedade

Leia mais

Direito Penal Parte VIII Teoria do Delito Item 3 Teoria do Tipo Penal Objetivo

Direito Penal Parte VIII Teoria do Delito Item 3 Teoria do Tipo Penal Objetivo Direito Penal Parte VIII Teoria do Delito Item 3 Teoria do Tipo Penal Objetivo 1. Conceito De Tipo Penal Conceito de Tipo Penal O tipo é ferramenta fundamental para limitar o poder punitivo do Estado e

Leia mais

Direito Penal Parte VIII Teoria do Delito Item 2 Teorias da Conduta Humana

Direito Penal Parte VIII Teoria do Delito Item 2 Teorias da Conduta Humana Direito Penal Parte VIII Teoria do Delito Item 2 Teorias da Conduta Humana 1. Fase Causal-Naturalista Características Fase Causal-Naturalista Desenvolve-se a partir de 1880 e domina a doutrina por 30 anos.

Leia mais

Mandato Alexandre Padilha

Mandato Alexandre Padilha Mandato Alexandre Padilha Análise do Pacote de Moro O ex-juiz Sergio Moro apresentou essa semana um documento com propostas de alterações legislativas em 12 leis e nos códigos Penal e de Processo Penal,

Leia mais

INTRODUÇÃO Capítulo 1 VÍTIMAS... 23

INTRODUÇÃO Capítulo 1 VÍTIMAS... 23 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 19 Capítulo 1 VÍTIMAS... 23 1.1. Conceito etimológico, literal ou gramatical... 23 1.2. Conceito jurídico... 24 1.3. Conceito crítico-vitimológico... 26 1.4. A vítima é parte no processo

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello PODERES DA ADMINISTRAÇÃO O Estado age por meio de seus agentes públicos, aos quais são conferidas

Leia mais

O funcionamento do sistema penal brasiliense diante da criminalidade feminina Edson Ferreira 1 e Cristina Zackseski 2

O funcionamento do sistema penal brasiliense diante da criminalidade feminina Edson Ferreira 1 e Cristina Zackseski 2 Boletim IBCCRIM nº. 209 - Abril / 2010 O funcionamento do sistema penal brasiliense diante da criminalidade feminina Edson Ferreira 1 e Cristina Zackseski 2 Neste artigo apresentaremos uma análise dos

Leia mais

Crime organizado: uma visão dogmática do concurso de pessoas. rnoice GERAL

Crime organizado: uma visão dogmática do concurso de pessoas. rnoice GERAL Crime organizado: uma visão dogmática do concurso de pessoas rnoice GERAL Prefácio... 15 Introdução... 21 A) Colocação do problema... 25 B) Delimitação do âmbito do estudo... 25 C) Alguns esclarecimentos

Leia mais

Sumário PARTE I TEORIA GERAL DA INVESTIGAÇÃO POLICIAL

Sumário PARTE I TEORIA GERAL DA INVESTIGAÇÃO POLICIAL APRESENTAÇÃO... 17 CAPÍTULO 1 PARTE I TEORIA GERAL DA INVESTIGAÇÃO POLICIAL PRÓLOGO SOBRE A INVESTIGAÇÃO CRIMINAL E SUA TEORIA COMUM. O INQUÉRITO POLICIAL COMO FASE DO PROCESSO CRIMINAL... 21 Sandro Lucio

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO (Constitucional, Administrativo, Comercial e Penal)

NOÇÕES DE DIREITO (Constitucional, Administrativo, Comercial e Penal) NOÇÕES DE DIREITO (Constitucional, Administrativo, Comercial e Penal) 31. A respeito do sigilo bancário é correto afirmar: a) A sua quebra constitui matéria de reserva do Judiciário, com o que somente

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL Sumário DIREITO CONSTITUCIONAL Rodrigo Perin Nardi Do Direito Constitucional... 25 Constituição... 29 Poder Constituinte... 33 Controle de Constitucionalidade... 41 Fundamentos Constitucionais dos Direitos

Leia mais

FORUM REDE ANHANGUERA DE COMUNICAÇÃO: CAMINHOS DA RETOMADA. Ten Cel PM DINAEL CARLOS MARTINS

FORUM REDE ANHANGUERA DE COMUNICAÇÃO: CAMINHOS DA RETOMADA. Ten Cel PM DINAEL CARLOS MARTINS FORUM REDE ANHANGUERA DE COMUNICAÇÃO: CAMINHOS DA RETOMADA Ten Cel PM DINAEL CARLOS MARTINS O PAPEL DO ESTADO NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES RODOVIÁRIOS: A CONTRIBUIÇÃO DA POLÍCIA MILITAR RODOVIÁRIA Ten Cel

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ AULA X DIREITO PENAL II TEMA: AÇÃO PENAL PROFª: PAOLA JULIEN O. SANTOS AÇÃO PENAL INTRODUÇÃO Ação Penal, faculdade que tem o Poder Público de, em nome da sociedade, apurar a responsabilidade dos agentes

Leia mais

MODELOS DE CRIMINOLOGIA CLÍNICA. Proposta de um modelo de inclusão social

MODELOS DE CRIMINOLOGIA CLÍNICA. Proposta de um modelo de inclusão social MODELOS DE CRIMINOLOGIA CLÍNICA Proposta de um modelo de inclusão social CONCEITUAÇÃO GERAL DE CRIMINOLOGIA CLÍNICA Criminologia Clínica é um campo de atividade e de conhecimentos interdisciplinares predominantemente

Leia mais

Proposta de Lei. Exposição de Motivos. 1 Com a presente Proposta de Lei submete se à Assembleia da República uma alteração pontual ao Código Penal.

Proposta de Lei. Exposição de Motivos. 1 Com a presente Proposta de Lei submete se à Assembleia da República uma alteração pontual ao Código Penal. Proposta de Lei Exposição de Motivos 1 Com a presente Proposta de Lei submete se à Assembleia da República uma alteração pontual ao Código Penal. As modificações que se propõem incidem sobre o instituto

Leia mais

PREVENÇÃO E COMBATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS. Ivana David Desembargadora 4ª Câmara de Direito Criminal Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo

PREVENÇÃO E COMBATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS. Ivana David Desembargadora 4ª Câmara de Direito Criminal Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo PREVENÇÃO E COMBATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS Ivana David Desembargadora 4ª Câmara de Direito Criminal Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo DESAFIOS PARA O COMABATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS

Leia mais

FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.

FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Coordenação/Colegiado ao(s) qual(is) será vinculado: Direito Curso (s) : Direito Nome do projeto: DISCURSO(S) CRIMINOLÓGICO(S) DA MÍDIA NA

Leia mais

MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA

MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA Sumário: Obrigatoriedade de comunicação ao Ministério Público de todas as queixas, participações ou denúncias que sejam apresentadas nas forças policiais, ainda que prima facie possam não incorporar factos

Leia mais

Sumário. Parte I Violência e Vitimização de Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso Sexual Intrafamiliar

Sumário. Parte I Violência e Vitimização de Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso Sexual Intrafamiliar Sumário Introdução... 29 Parte I Violência e Vitimização de Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso Sexual Intrafamiliar Capítulo 1 A Tutela Legal Contra a Violência Familiar e Suas Diversas Formas...

Leia mais

Autoritarismo do Código de Processo Penal de 1941 vs. Constituição Federal de Processo Penal...8. Sistema Acusatório...

Autoritarismo do Código de Processo Penal de 1941 vs. Constituição Federal de Processo Penal...8. Sistema Acusatório... Sumário Autoritarismo do Código de Processo Penal de 1941 vs. Constituição Federal de 1988...2 Contexto Político e Histórico... 2 Características da Constituição de 1937... 4 Código de Processo Penal de

Leia mais

CONTEÚDOS MAIS COBRADOS NA OAB

CONTEÚDOS MAIS COBRADOS NA OAB CONTEÚDOS MAIS COBRADOS NA OAB SOBRE O MATERIAL A equipe do Saraiva Aprova preparou o presente estudo analisando o histórico de questões até o XX Exame da Ordem e verificando a recorrência dos conteúdos

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Policia Judiciária Militar Parte 1 Prof. Pablo Cruz De início precisamos definir o que vem a ser persecução penal. Assim definimos: a persecução penal pode ser definida

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Prescrição Penal Paulo Henrique Moura Lara* Vania Maria Benfica Guimarães Pinto Coelho ** Resumo: O instituto da prescrição penal, previsto nos Artigos 107 e 109 do código penal

Leia mais

Direito Penal. Infração Penal: Teoria geral

Direito Penal. Infração Penal: Teoria geral Direito Penal Infração Penal: Teoria geral Sistemas de Classificação a) Sistema tripartido: Crimes, delitos e contravenções. Ex: França e Espanha. b) Sistema bipartido: Crimes ou delitos e contravenções.

Leia mais

SEJUDH SUMÁRIO. Noções Básicas de Direito Constitucional. Direitos e deveres fundamentais Direitos e deveres individuais e coletivos...

SEJUDH SUMÁRIO. Noções Básicas de Direito Constitucional. Direitos e deveres fundamentais Direitos e deveres individuais e coletivos... Noções Básicas de Direito Constitucional Direitos e deveres fundamentais... 3 Direitos e deveres individuais e coletivos... 4 Direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade... 5

Leia mais

Direito Penal. Contravenção Penal e Lei de Drogas

Direito Penal. Contravenção Penal e Lei de Drogas Direito Penal Contravenção Penal e Lei de Drogas Infrações Penais: Crimes x Contravenção Noção Geral: Infração (ou o ilícito) penal = conduta em relação de contradição com a programação normativa esperada

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO CARGO: DEFENSOR PÚBLICO FEDERAL DE SEGUNDA CATEGORIA PROVA DISSERTATIVA ESCRITA GRUPO II

CONCURSO PÚBLICO DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO CARGO: DEFENSOR PÚBLICO FEDERAL DE SEGUNDA CATEGORIA PROVA DISSERTATIVA ESCRITA GRUPO II I QUESTÃO 1 1 Sim, existe diferença entre a condução coercitiva de testemunha e a de acusado ou investigado no sistema jurídico brasileiro. 2 A condução coercitiva de testemunha tem amparo no ordenamento

Leia mais

CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO Passe Já. Morfologia...

CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO Passe Já. Morfologia... 10 Passe Já SUMÁRIO - Língua Portuguesa CAPÍTULO 1... 11 Morfologia... 12 FAÇA JÁ... 22 CAPÍTULO 2... 23 Sintaxe (funções do SE, crase, concordância nominal e verbal, regência, colocação pronominal)...

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br As funções do Direito Penal por Gianpaolo Poggio Smanio* Diante de inúmeros casos polêmicos envolvendo crimes graves e/ou hediondos que alcançaram e ainda alcançam enorme repercussão

Leia mais

1 CONCEITO DE DIREITO PENAL

1 CONCEITO DE DIREITO PENAL RESUMO DA AULA DIREITO PENAL APLICAÇÃO DA LEI PENAL PARTE 01 1 CONCEITO DE DIREITO PENAL; 2 FONTES DO DIREITO PENAL; 3 LEI PENAL; 4 INTERPRETAÇÃO DA LEI PENAL; 5 APLICAÇÃO DA LEI PENAL; 6 QUESTÕES COMENTADAS.

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A aplicabilidade da norma jurídica frente o problema da revogação e o controle da constitucionalidade Rafael Damaceno de Assis SUMÁRIO: 1. Teoria da Norma Jurídica 2. Poder Constituinte

Leia mais

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D-49 8º Nome da Disciplina / Curso CRIMINOLOGIA / DIREITO

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D-49 8º Nome da Disciplina / Curso CRIMINOLOGIA / DIREITO e Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D-49 8º 04 04 60 Turma Nome da Disciplina / Curso CRIMINOLOGIA / DIREITO D 26 DIREITO PENAL III)MATRIZ 2008/01) D 28 DIREITO PENAL III)MATRIZ 2008/02) Estudo

Leia mais

CURSO DE ÉTICA MÉDICA Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG

CURSO DE ÉTICA MÉDICA Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG CURSO DE ÉTICA MÉDICA - 2016 Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG Sigilo Profissional Demanda Judicial Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG Princípio

Leia mais

PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1. Direito Civil e Processual Civil

PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1. Direito Civil e Processual Civil PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1 Direito Civil e Processual Civil DIREITO CIVIL 1. Direito das relações de consumo: Reparação dos danos; Práticas comerciais. 2. Locação de imóveis urbanos: locação residencial.

Leia mais

TEORIA GERAL DA PENA PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES

TEORIA GERAL DA PENA PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES TEORIA GERAL DA PENA PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES 1 - Conceito de Pena: Uma das espécies de sanção penal, ao lado da medida de segurança. É a resposta estatal consistente na privação ou restrição de um

Leia mais

REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS

REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS Ainda no artigo 5º da CF. CONCEITO Remédios constitucionais também chamados de tutela constitucional das liberdades. São garantias presentes no artigo 5º da CF que servem para

Leia mais

Aula 02 ÓRGÃOS DA SEGURANÇA PÚBLICA. Existe diferença entre policiamento ostensivo e patrulhamento ostensivo?

Aula 02 ÓRGÃOS DA SEGURANÇA PÚBLICA. Existe diferença entre policiamento ostensivo e patrulhamento ostensivo? Página1 Curso/Disciplina: Segurança Pública Aula: Órgãos de Segurança Pública de Nível Federal e Estadual. Policia de Natureza Preventiva e Repressiva 02 Professor (a): Luis Alberto Monitor (a): Luis Renato

Leia mais

O suspeito, o acusado e o condenado frente aos direitos humanos fundamentais - II

O suspeito, o acusado e o condenado frente aos direitos humanos fundamentais - II Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Departamento VI Direitos Difusos e Coletivos Programa de Ensino - Núcleo de Prática Jurídica - Segundo semestre - 2017 Professor: Plínio Antônio Britto Gentil

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR

DIREITO PENAL MILITAR DIREITO PENAL MILITAR Aplicação da Lei Penal Militar Parte 1 Prof. Pablo Cruz Legalidade: Art. 1º Não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal. Quadro da denominada "função

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL 2014

DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL 2014 51. "José da Silva, Senador da República, discursa na tribuna do Senado defendendo a legalização do aborto para mulheres grávidas que não tenham constituído

Leia mais

É uma emergente área de especialidade da Psicologia

É uma emergente área de especialidade da Psicologia O que se entende por Psicologia Jurídica? Trata-se da psicologia aplicada no âmbito do Direito. Prestação de serviços Psicológicos no âmbito de Instituições, Assuntos e Problemas Jurídicos (BERNARDI,1997,p.1)

Leia mais

PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Paula Freire 2012

PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Paula Freire 2012 PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Paula Freire 2012 PODERES DA ADMINISTRAÇÃO Prerrogativas e instrumentos. Finalidade: interesse público primário. Se manifestam nos atos administrativos. São: Poder de Polícia;

Leia mais

23/09/2012 PROCESSO PENAL I. Processo penal I

23/09/2012 PROCESSO PENAL I. Processo penal I I 10ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Processo penal I 2 1 CLASSIFICAÇÃO - Quanto ao titular; A ação penal pública é condicionada sempre que houver exigência de alguma observância formal à sua

Leia mais

POLÍTICA CRIMINAL ALTERNATIVA À PRISÃO: A CONCEPÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE JUSTIÇA

POLÍTICA CRIMINAL ALTERNATIVA À PRISÃO: A CONCEPÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE JUSTIÇA POLÍTICA CRIMINAL ALTERNATIVA À PRISÃO: A CONCEPÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE JUSTIÇA 1. O INÍCIO: A IMPLANTAÇAO DO PROGRAMA NACIONAL DE PENAS ALTERNATIVAS PELO Instalado em setembro de

Leia mais

Legislação Previdenciária

Legislação Previdenciária Legislação Previdenciária Fontes Hierarquia (ordem de graduação) Autonomia (entre os diversos ramos) Aplicação (conflitos entre normas) Vigência Interpretação (existência de norma) Integração (ausência

Leia mais

Vitimologia SEMESTRE 6º TURMA CURSO DIREITO DISCIPLINA Vitimologia Professor Cristiano Pedreira

Vitimologia SEMESTRE 6º TURMA CURSO DIREITO DISCIPLINA Vitimologia Professor Cristiano Pedreira CURSO DIREITO DISCIPLINA Vitimologia Professor Cristiano Pedreira SEMESTRE 6º TURMA 2015.1 http://professorcristianopedreira.wordpress.com Vitimologia 1 CONCEITO A Vitimologia consiste em um estudo da

Leia mais

COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E SUPER-REVISÃO

COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E SUPER-REVISÃO COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E SUPER-REVISÃO Aula Disciplinas / assuntos Número de aulas Completo Super-Revisão 1. Direito penal parte geral 19 8 2. Direito penal parte especial 5 6 3. Legislação

Leia mais

- LÍNGUA PORTUGUESA -

- LÍNGUA PORTUGUESA - 1. Linguagem: como instrumento de ação e interação presente em todas 1 as atividades humanas; 2 funções da linguagem na comunicação; 3 diversidade linguística (língua padrão, língua não padrão). 4 2. Leitura:

Leia mais

COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E DELEGADO COMPACTO

COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E DELEGADO COMPACTO COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E DELEGADO COMPACTO Aula Disciplina Assunto Completo Compacto 1. Fundamentos do direito penal: principiologia 2. Teoria da norma: disposições preliminares 3. Teoria

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 27

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 27 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 27 CAPÍTULO 1 A IMPORTÂNCIA DO ÔNUS DA PROVA NO PROCESSO PENAL E DA PARTICIPAÇÃO DO ACUSADO NA RECONSTRUÇÃO DO FATO... 45 1.1 A função da teoria geral do processo no estudo da prova...

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A criminologia como ciência empírica e interdisciplinar:conceito, método, objeto, sistema e funções da criminologia. Luiz Flávio Gomes * Visando a divulgar a moderna Criminologia

Leia mais

CRIMINOLOGIA RAFAEL OLIVEIRA

CRIMINOLOGIA RAFAEL OLIVEIRA Conceito de Criminologia b) Escola Positivista (Lombroso) A criminologia é uma ciência multidisciplinar que tem vários objetos de estudo. Dessa forma, torna-se bastante subjetivo conceituar essa área da

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 90/XI COMBATE À CORRUPÇÃO. Exposição de motivos

PROJECTO DE LEI N.º 90/XI COMBATE À CORRUPÇÃO. Exposição de motivos PROJECTO DE LEI N.º 90/XI COMBATE À CORRUPÇÃO Exposição de motivos O Partido Social-Democrata mantém a sua preocupação com a gravidade do fenómeno da corrupção e, principalmente, entende dever insistir

Leia mais

Delegado Polícia Civil - SE Raio X Intensivo

Delegado Polícia Civil - SE Raio X Intensivo Delegado Polícia Civil - SE Raio X Intensivo Português Interpretação de Textos (compreensão) 33,33% Morfologia 16,67% Semântica 13,89% Coerência. Coesão (Anáfora, Catáfora, Uso dos Conectores) Reescrita

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 29

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 29 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 29 Capítulo 1 NOÇÕES GERAIS SOBRE CRIMINOLOGIA... 37 1.1. Aspectos Históricos da Criminologia... 37 1.1.1. Direito de Punir... 41 1.2. Conceito de Criminologia... 48 1.3. Criminologia

Leia mais

1 Grupo CERS ONLINE

1 Grupo CERS ONLINE www.adverum.com.br 1 APRESENTAÇÃO Caro(a) Aluno(a), A preparação para concursos públicos exige profissionalismo, métrica e estratégia. Cada minuto despendido deve ser bem gasto! Por isso, uma preparação

Leia mais

COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E SUPER-REVISÃO

COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E SUPER-REVISÃO COMPARATIVO ENTRE DELEGADO COMPLETO E SUPER-REVISÃO Aula Disciplinas / assuntos Número de aulas Completo Super-Revisão 1. Direito penal parte geral 19 8 2. Direito penal parte especial 5 6 3. Legislação

Leia mais

PROPOSITURA DE EMENDA DE ADIÇÃO AO PLS Nº 258/ ABTAER. ALTERAÇÃO DE TÍTULO - renomeação adequada e sistemática dos capítulos e seções

PROPOSITURA DE EMENDA DE ADIÇÃO AO PLS Nº 258/ ABTAER. ALTERAÇÃO DE TÍTULO - renomeação adequada e sistemática dos capítulos e seções PROPOSITURA DE EMENDA DE ADIÇÃO AO PLS Nº 258/2016 - ABTAER 1 - ALTERAÇÃO E INCLUSÃO CRIMINALIZAÇÃO DO TRANSPORTE AÉREO CLANDESTINO Redação Clara, direta e objetiva do Artigo 355 - Criminalização Clara

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br (Artigos) da atuação do particular como agente infiltrado em organizações criminosas Poliana Dantas Benício * O agente infiltrado tem raízes no "undercover agent" norte-americano

Leia mais

Das Penas Parte IV. Aula 4

Das Penas Parte IV. Aula 4 Das Penas Parte IV Aula 4 PENAS RESTRITIVAS DE DIREITO Art 44 - As penas restritivas de direitos são autônomas e substituem as privativas de liberdade [...] Conceito Elas perfazem uma espécie de pena,

Leia mais

Direito Penal. Art. 130 e Seguintes II

Direito Penal. Art. 130 e Seguintes II Direito Penal Art. 130 e Seguintes II Constrangimento Ilegal Art. 146 do CP: Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa* e Redação

SUMÁRIO. Língua Portuguesa* e Redação Língua Portuguesa* e Redação Linguagem: como instrumento de ação e interação presente em todas as atividades humanas; funções da linguagem na comunicação; diversidade linguística (língua padrão, língua

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO PENAL PROFESSOR: ERNESTIDES CAVALHEIRO. AULAS 1 e 2:

NOÇÕES DE DIREITO PENAL PROFESSOR: ERNESTIDES CAVALHEIRO. AULAS 1 e 2: 1 NOÇÕES DE DIREITO PENAL PROFESSOR: ERNESTIDES CAVALHEIRO AULAS 1 e 2: DIREITO PENAL O Direito Penal tem como principal objetivo, reprimir determinadas condutas, denominadas infrações penais, as quais

Leia mais

CONCEITO. (Antonio Garcia Pablos de Molina).

CONCEITO. (Antonio Garcia Pablos de Molina). CONCEITO "É uma ciência empírica e interdisciplinar que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo e que trata de fornecer uma informação

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA 4ª Câmara de Direito Criminal

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA 4ª Câmara de Direito Criminal Correição Parcial nº 2194554-13.2014.8.26.0000 Origem: DIPO 4/Barra Funda Corrigente: MINISTÉRIO PÚBLICO Corrigido: MM. Juiz de Direito do Departamento de Inquéritos Policiais da Capital DIPO 4 Voto nº

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO. Projeto de Lei da Câmara nº 3131/2008 (Projeto de Lei do Senado nº 88/2007)

COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO. Projeto de Lei da Câmara nº 3131/2008 (Projeto de Lei do Senado nº 88/2007) COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO Projeto de Lei da Câmara nº 3131/2008 (Projeto de Lei do Senado nº 88/2007) (Apensos os Projetos de Lei nºs. 6132, de 2002; 3716, de 2004;

Leia mais

Obtendo a Nacionalidade brasileira

Obtendo a Nacionalidade brasileira Direito Constitucional Da Nacionalidade A nacionalidade é o vínculo jurídico-político que liga um indivíduo a um certo e determinado Estado, fazendo deste indivíduo um componente do povo, da dimensão pessoal

Leia mais

Direito Penal. Dos Crimes Militares. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Penal. Dos Crimes Militares. Professor Fidel Ribeiro. Direito Penal Dos Crimes Militares Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal DOS CRIMES MILITARES CONCEITOS DE CRIME www.acasadoconcurseiro.com.br 3 CONCEITO ANALÍTICO DE CRIME

Leia mais

Coordenador. Wander Garcia Um dos maiores especialistas em Exames da OAB do País COMO. passar na OAB!

Coordenador. Wander Garcia Um dos maiores especialistas em Exames da OAB do País COMO. passar na OAB! Coordenador Wander Garcia Um dos maiores especialistas em Exames da OAB do País wander.garcia@uol.com.br COMO passar na OAB! 1500 QUESTÕES COMENTADAS OAB/CESPE 3 a edição revista, atualizada e ampliada

Leia mais

SISTEMA PENAL E QUESTÕES DE GÊNERO: MULHERES CRIMINOSAS E MULHERES VÍTIMAS 1. Maísa Letícia Ceccato 2, Ester Eliana Hauser 3.

SISTEMA PENAL E QUESTÕES DE GÊNERO: MULHERES CRIMINOSAS E MULHERES VÍTIMAS 1. Maísa Letícia Ceccato 2, Ester Eliana Hauser 3. SISTEMA PENAL E QUESTÕES DE GÊNERO: MULHERES CRIMINOSAS E MULHERES VÍTIMAS 1 Maísa Letícia Ceccato 2, Ester Eliana Hauser 3. 1 O presente estudo foi desenvolvido durante a elaboração do Trabalho de Conclusão

Leia mais

f ÅâÄtwÉ wx IED / V Çv t céä à vt `öüv t cxä áátü INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA

f ÅâÄtwÉ wx IED / V Çv t céä à vt `öüv t cxä áátü INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA 01) Não se enquadra na subdivisão de "Público" o direito: a) Constitucional b) Administrativo. c) Judiciário / processual. d) Penal. e) Comercial. 02) Não

Leia mais

Título. Direção-Geral da Administração da Justiça

Título. Direção-Geral da Administração da Justiça Direção-Geral da Administração da Justiça Direção-Geral da Administração da Justiça - 2013 DO ARGUIDO (artigo 57.º CPP) Assume a qualidade de arguido todo aquele contra quem for deduzida acusação ou requerida

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 33

SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 33 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 33 Capítulo 1 NOÇÕES GERAIS SOBRE CRIMINOLOGIA... 41 1.1. Aspectos Históricos da Criminologia... 41 1.1.1. Direito de Punir... 45 1.2. Conceito de Criminologia... 52 1.3. Criminologia

Leia mais

Direito Penal. Teoria da Pena Parte IV

Direito Penal. Teoria da Pena Parte IV Direito Penal Teoria da Pena Parte IV Da Aplicação da Pena Disciplina Legal - Título V da Parte Geral do CP / Da Aplicação da Pena (arts. 59 a 76); - Critério trifásico (reforma da Parte Geral do CP em

Leia mais

Grupo CERS ONLINE.

Grupo CERS ONLINE. 1 APRESENTAÇÃO Caro(a) Aluno(a), A preparação para concursos públicos exige profissionalismo, métrica e estratégia. Cada minuto despendido deve ser bem gasto! Por isso, uma preparação direcionada, focada

Leia mais

Título Direção-Geral da Administração da Justiça Direção-Geral da Administração da Justiça

Título Direção-Geral da Administração da Justiça Direção-Geral da Administração da Justiça Direção-Geral Direção-Geral da Administração da da Justiça - 2013 da Justiça DAS MEDIDAS DE COAÇÃO E DE GARANTIA PATRIMONIAL AS MEDIDAS DE COAÇÃO SÃO RESTRIÇÕES ÀS LIBERDADES DAS PESSOAS EM FUNÇÃO DE EXIGÊNCIAS

Leia mais

As penas. Efeitos da condenação. Reabilitação. Medidas de segurança. Ação penal. Extinção da punibilidade.

As penas. Efeitos da condenação. Reabilitação. Medidas de segurança. Ação penal. Extinção da punibilidade. Programa de DIREITO PENAL II 3º período: 4h/s Aula: Teórica EMENTA As penas. Efeitos da condenação. Reabilitação. Medidas de segurança. Ação penal. Extinção da punibilidade. OBJETIVOS Habilitar o futuro

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 52635 Acerca dos bens públicos, assinale a opção correta. 1) Nos casos de programas e projetos habitacionais de interesse social, desenvolvidos por órgãos ou entidades da administração pública

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais...

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais...3 Domínio da ortografia oficial. Emprego das letras. Emprego da acentuação gráfica...21

Leia mais

CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 03

CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 03 CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 03 DATA 18/08/2016 DISCIPLINA Leis Penais Especiais PROFESSOR Gabriel Habib MONITORA Marcela Macedo AULA 03 Lei de Tortura - Lei 9455/97 Lei de Tortura

Leia mais

GUIA BIBLIOGRÁFICO Bibliografia de introdução ao estudo do direito Bibliografia específica lição 1. DEFINiÇÕES DO DIREITO

GUIA BIBLIOGRÁFICO Bibliografia de introdução ao estudo do direito Bibliografia específica lição 1. DEFINiÇÕES DO DIREITO SUMÁRIO NOTA À 4. a EDIÇÃO............. INTRODUÇÃO À La EDIÇÃO... GUIA BIBLIOGRÁFICO... 5 15 19 1. Bibliografia de introdução ao estudo do direito... 19 2. Bibliografia específica..........................

Leia mais

Conteúdo: Procedimento na Lei de Drogas (Lei /06). Procedimento nos Crimes contra a Propriedade Material.

Conteúdo: Procedimento na Lei de Drogas (Lei /06). Procedimento nos Crimes contra a Propriedade Material. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 19 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Procedimento na Lei de Drogas (Lei 11.343/06). Procedimento nos Crimes contra a Propriedade Material.

Leia mais

Escolas Históricas Mais Importantes. Direito Penal do Inimigo. Aula 2

Escolas Históricas Mais Importantes. Direito Penal do Inimigo. Aula 2 Escolas Históricas Mais Importantes Direito Penal do Inimigo Aula 2 PREMISSA QUAL A FINALIDADE DA PENA? Retributiva Prevenção Geral A pena é um fim e si mesma. Serve como uma forma de retribuir o mal causado

Leia mais

COMPARATIVO ENTRE DEFENSOR COMPLETO E SUPER-REVISÃO

COMPARATIVO ENTRE DEFENSOR COMPLETO E SUPER-REVISÃO COMPARATIVO ENTRE DEFENSOR COMPLETO E SUPER-REVISÃO Aula Disciplinas / assuntos Completo Super-Revisão 1. Direito penal parte geral 18 9 2. Direito penal parte especial 6 6 3. Legislação penal especial

Leia mais

PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO PENAL

PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO PENAL PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO PENAL Os princípios podem ser encontrados de maneira explícita, positivados (lei) ou implícitos. Para compreendermos melhor essa maneira muito importante devemos separar as

Leia mais

Espécies de Prisão Preventiva e a Lei /2011

Espécies de Prisão Preventiva e a Lei /2011 Espécies de Prisão Preventiva e a Lei 12.403/2011 Por Francisco Sannini Neto Delegado de Polícia Especialista em Direito Público pela Escola Paulista de Direito. 1-) Considerações Gerais Em 04 de julho

Leia mais

COMENTÁRIOS DA PROVA TTE RS / 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO BANCA: FUNDATEC

COMENTÁRIOS DA PROVA TTE RS / 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO BANCA: FUNDATEC COMENTÁRIOS DA PROVA TTE RS / 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO BANCA: FUNDATEC QUESTÃO 17 Considerando o cenário doutrinário do Direito Administrativo, analise as seguintes assertivas sobre a noção de Administração

Leia mais

Riscos Penais no. Ambiente Empresarial

Riscos Penais no. Ambiente Empresarial Riscos Penais no Ambiente Empresarial RISCOS PENAIS no ambiente empresarial RESPONSABILIDADE PENAL SANÇÃO PENAL: pena (prisão/penas alternativas) - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Leia mais