Impressora de Impacto de Painel FH190SP. Manual de Usuário

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Impressora de Impacto de Painel FH190SP. Manual de Usuário"

Transcrição

1 Impressora de Impacto de Painel FH190SP Manual de Usuário Componentes da Impressora : Av. José Carlos Massoco Itu - SP - CEP Fone (11)

2 1- Mecanismo de Impressão 2- Caixa 3- Saída do Papel 4- Etiqueta informativa de carregamento de papel 5- Painel frontal 6- Compartimento do rolo de papel 7- Teclado 8- Conector Feed 9- Conector para enrolamento do papel 10- Conector de dados 11- Conector externo para tecla Print Av. José Carlos Massoco Itu - SP - CEP Fone (11)

3 Características Gerais : A impressora FH-190 possui um design inovador aliado a alta performance, confiabilidade e fácil operação. Por estas razões é a solução ideal para aplicações que requerem impressão imediata de dados em papel, sejam elas industriais, profissionais ou de laboratório. As aplicações típicas são sistemas de pesagem, tickets, controle de acesso, controle e diagnostico. A FH-190 é equipada com um mecanismo de impressão e usa papel de 57,5 mm, sendo extremamente compacta, leve que pode ser instalada facilmente em qualquer equipamento. Ela também possui duas interfaces na placa : Serial RS-232 e Paralela Centronix. Para selecionar uma das duas basta mover alguns jumpers. O buffer de recepção é de 1 Kbyte. Pode ser equipada opcionalmente com relógio em tempo real. Descrição da Impressora : A FH-190 possui caixa em ABS (1) com um frontal (2) que abre para dar acesso ao rolo de papel, a fita de impressão e ao mecanismo de impressão. O painel de controle no frontal (3) possui duas teclas PRINT e FEED, bem como 2 LEDs, Power e Status. Tecla PRINT : Quando pressionada, causa a transmissão na serial, do caracter de controle $0D, se for habilitado no setup. O conector J6 pode ser conectado a uma tecla externa e esta ligado em paralelo com a tecla PRINT. Av. José Carlos Massoco Itu - SP - CEP Fone (11)

4 Tecla FEED : Quando pressionada, faz o avanço manual do papel. Se pressionarmos brevemente a tecla FEED, será impressa a data e hora, somente se a impressora possuir relógio e a função de impressão de data/hora estiver habilitada. O LED POWER, indica que a impressora esta ligada. O LED STATUS, indica quando o motor da impressora esta ligado. Conexões : Fonte de Alimentação : A impressora FH-190 é equipada com um conector de 4 pinos macho, AMP MODU1 (J4), com a pinagem dada a seguir : Pino Sinal Notas 1 GND 2 GND 3 +VT : de 4,5 a 5,5Vcc Alimentação das agulhas de impressão 4 +VDC : 5Vcc +/- 7% Alimentação lógica Cuidado para não inverter a polaridade da alimentação! Rebobinador de Papel Av. José Carlos Massoco Itu - SP - CEP Fone (11)

5 O conector J5 é usado para alimentar um motor externo para rebobinar o papel. Identificação dada a seguir: Pino Sinal 1 Motor + 2 Motor - Botão PRINT externo Uma tecla PRINT externa pode ser conectada a impressora via conector J6, com identificação dada a seguir : Pino Sinal 1 Print 2 GND Configuração A impressora FH-190 permite sua configuração se quando for ligada mantivermos pressionadas simultaneamente as teclas PRINT e FEED, entrando assim em um modo setup. Neste estado, cada vez que a tecla PRINT for pressionada, o parâmetro atual será alterado, sendo impresso para confirmação. Uma vez atingida a configuração desejada para um determinado parâmetro, pressione a tecla FEED, sendo o mesmo armazenado e a impressora passa para o próximo parâmetro. Uma vez passado por todos os parâmetros a impressora termina o setup, imprimindo um resumo da configuração programada. Os parâmetro passíveis de alteração são : Tipo de emulação : ( Custom, Epson, Citizen ) Direção de impressão ( Normal e Reversa ) Seleção do tamanho dos caracteres ( pequenos, largura dupla, altura dupla ou expandido ) Set de caracteres Habilitar comando CR Habitar envio de CR quando a tecla PRINT é pressionada Controle de fluxo Seleção de numero de bits de dados ( 7 ou 8 ) Baud Rate Protocolo Tamanho do buffer de recepção Habilitar relógio ( opcional ) Habilitar impressão de segundos Av. José Carlos Massoco Itu - SP - CEP Fone (11)

6 As configurações são salvas em memória EEPROM ( não volátil ). Auto Teste Se ao ligarmos a impressora a tecla FEED for mantida pressionada, a impressora imprime um auto teste, imprimindo sua configuração atual e set completo de caracteres ASCII. HEXADECIMAL DUMP Ao terminar o auto teste, a impressora entra em modo HEX DUMP, útil para diagnostico de problemas de comunicação serial ou paralela. Neste modo todos os dados recebidos são impressos em hexadecimal e código ASCII correspondente. Av. José Carlos Massoco Itu - SP - CEP Fone (11)

7 Manutenção Trocando o rolo de papel 1. Abra a porta frontal e pressione no mecanismo de impressão onde esta marcado PUSH, para bascular o mecanismo de impressão e facilitar a troca do papel. 2. Insira o papel na abertura existente no mecanismo 3. Pressione a tecla FEED para que o papel passe pelo mecanismo saindo pelo outro lado. 4. Pressione o suporte do mecanismo de impressão para volta-lo a posição original ( PUSH ) Precauções : Não imprima sem papel ou fita de impressão, isto causa a rápida deterioração das agulhas de impressão Não mova o carro de impressão com a impressora ligada. Não ponha objetos estranhos dentro da impressora. Evite pancadas em quaisquer partes da impressora, antes, durante e após a instalação. Interfaces Av. José Carlos Massoco Itu - SP - CEP Fone (11)

8 A seleção da interface RS-232 ou Centronics é feita através de uma barra de 20 contatos. Quando a barra é colocada na posição 1-2, o modo Centronix é selecionado. Quando colocada na posição 2-3 o modo RS-232 é selecionado. Serial RS-232 A impressora possui uma interface serial RS-232 coectada através de um conector tipo D fêmea de 25 pinos. No protocolo serial, os sinais principais são : TXD, RXD e RTS se o protocolo RTS/CTS foi selecionado no setup. Caso tenha sido selecionado o protocolo XON/XOFF somente os sinais RXD e TXD são relevantes. Abaixo a pinagem do conector neste modo : Pino Sinal Direção Descrição 1 NC - 2 TXD Saída Transmissão de dados 3 RXD Entrada Recepção de dados 4 RTS Saída Sinal de controle 7 SG - Terra 17 GND - Terra 20 DTR Saída Sinal de controle 9 e 25 pinos. Os diagramas a seguir mostram exemplos de conexão da impressora com microcomputador usando conector de Av. José Carlos Massoco Itu - SP - CEP Fone (11)

9 Paralela Centronics A impressora possui uma interface paralela Centronis conectada através de um conector tipo D, fêmea de 25 pinos. Na comunicação paralela os sinais que podem ser utilizados são : 1. 7 ou 8 bits de dados Av. José Carlos Massoco Itu - SP - CEP Fone (11)

10 2. STROBE para indicar a validade dos dados 3. BUSY para indicar que a impressora esta ocupada 4. ACK para sinalizar que o dado foi lido Abaixo temos a pinagem do conector : Pino Sinal Direção 1 Strobe Entrada 2 Bit de dado 0 Entrada 3 Bit de dado 1 Entrada 4 Bit de dado 2 Entrada 5 Bit de dado 3 Entrada 6 Bit de dado 4 Entrada 7 Bit de dado 5 Entrada 8 Bit de dado 6 Entrada 9 Bit de dado 7 Entrada 10 ACK Saída 11 BUSY Saída 12 LOW Saída 13 HIGH Saída 14 NC - 15 FAULT Saída 16 RESET Entrada GND - Relógio em Tempo Real O relógio em tempo real esta disponível como um opcional. Imprimir e acertar o relógio é possível enviando-se dados de controle para impressora, comandos estes descritos mais adiante no manual. Acertando o Relógio pelo Teclado Av. José Carlos Massoco Itu - SP - CEP Fone (11)

11 A data e hora podem ser ajustados pelo teclado através das teclas PRINT e FEED. Para tanto siga o procedimento dado a seguir. Com a impressora ligada, pressione simultaneamente as teclas PRINT e FEED. A impressora vai imprimir a hora e data com uma seta sob o digito a ser modificado. Para cada pressionamento da tecla PRINT, o digito selecionado será incrementado e a informação atualizada será impressa. Para mudar para o próximo digito pressione a tecla FEED, sendo a informação atualizada impressa. Terminado o acerto do relógio, pressione simultaneamente as teclas PRINT e FEED. Modos de impressão A FH-190 possui 2 modos de impressão programáveis, Normal e Reverso, ilustrados a seguir : CARACTERES DE CONTROLE Na tabela 4, estão listados todos os comandos para o gerenciamento das funções da impressora FH190. Estes comandos podem ser transmitidos para a impressora tanto na interface serial como na paralela ; se é utilizada a interface paralela, o usuário não será capaz de receber os dados desejados, pois esta interface é unidirecional. Estes comandos podem ser transmitidos para a impressora a qualquer momento, mas só podem ser transferidos quando os caracteres previamente transmitidos tenham sido impressos ou os comandos previamente transmitidos tenham sido transferidos. Não há comandos com status de prioridade ; todos os comandos são transferidos, quando o buffer circular está livre para fazer isto. Podem ser em, dois ou três comandos. A tabela descreve cada caracter de controle em detalhes. Av. José Carlos Massoco Itu - SP - CEP Fone (11)

12 Tabela 4 Com. ASCII Com. HEX Descrição $00 Imprime em caracteres pequenos $01 Imprime largura dupla $02 Imprime altura dupla $03 Imprime expandido $04 Restaura impressão de caracteres pequenos $0A Avança o papel uma linha (n)$0b Avança o papel(n) linhas $0D Imprime o buffer de linha $0F Seta o modo CRLF $11 Modo gráfico $12 Imprime data e hora $13 Seta data e hora na serial $14 Transmite data e hora na serial $17 Imprime o 1 caracter programável $18 Imprime o 2 caracter programável $19 Imprime o 3 caracter programável $1A Imprime o 4 caracter programável $1C Imprime o 5 caracter programável $1D Imprime o 6 caracter programável $1E Imprime o 7 caracter programável $1F Imprime o 8 caracter programável Esc R $1B $52 Seta impressão no modo reverso Esc N $1B $4E Seta impressão no modo normal $1B $40 Reseta impressora Esc D $1B $44 Entra data no buffer da impressora Esc T $1B $54 Entra hora no buffer da impressora Esc U $1B $55 Entra data ( mm:dd:yy) no buffer Esc S $1B $53 Habilita impressão de segundos Esc B $1B $42 Seta fonte de caracteres 1 Esc b $1B $62 Seta fonte de caracteres 2 (aa) Esc r (aa) $1B $72 Lê um bloco de dados (aa) do endereço (aadd) Esc w (aadd) $1B $77 Escreve um bloco de dados (aa) no endereço (dd) Av. José Carlos Massoco Itu - SP - CEP Fone (11)

13 (dd) Esc G (dd) $1B $47 Escreve o valor (dd) no registro de configuração (dd) Esc M (dd) $1B $4D Escreve o valor (dd) no modo de impressão Esc p $1B $70 Transmite registro de configuração na serial Esc m $1B $6D Transmite o modo de impressão na serial Esc s $1B $73 Transmite próximo caracter serial (dd) Esc a $1B $61 Seleciona numero de espaços de dot ESC J (n) $1B $4A (n) Carrega o caracter programado (n) Descrição detalhada dos comandos : $00 : Impressão em caracteres pequenos O comando $00 é utilizado para reiniciar a impressão em caracteres pequenos. Se por exemplo, a impressão estiver setada para largura dupla ou altura dupla, e o usuário quiser voltar a imprimir caracteres pequenos, $00 ele deve transmitir o código 500. Este comando limpa o buffer de impressão. Por esta razão, este comando não deve ser transmitido depois de um string ASCII, pois o string será apagado. É melhor, transmitir o comando $00 depois de um (CR) $0D, assim o string é impresso primeiro e o buffer é limpo depois, reiniciando a impressão de caracteres pequenos -Em muitas aplicações dos usuários o caracter $00 é transmitido como uma pane dos cálculos dos dados ou um valor numérico, automaticamente apagando o string precedente. Um caracter pequeno é formado por 6 pontos de largura por 10 pontos de altura. O caracter ASCII que se pode imprimir, como se pode ver no autoteste, começa com o código $17 até $1F. $01 : Impressão em largura dupla O comando $01 é utilizado para ativar a impressão em largura dupla. Este comando limpa o buffer de impressão e por esta razão não deve ser transmitido imediatamente depois de string ASCII, pois o string será $01 apagado. É melhor, transmitir o comando Sol depois de um (CR) $0D, assim o string é impresso primeiro e o buffer é limpo depois, habilitando a impressão em largura dupla. Quando está habilitado este modo de impressão, o número de caracteres por linha é exatamente a metade em comparação com os caracteres pequenos, a impressora de 40 colunas permite 20 caracteres. Um caracter em largura dupla tem 12 pontos de largura e 10 pontos de altura. O caracter ASCII que se pode imprimir, como se pode ver no autoteste, começa com o código $17 até $1F. $02 : Impressão em altura dupla O comando $02 é utilizado para ativar a impressão em altura dupla. Este comando limpa o buffer de impressão e por esta razão não deve ser transmitido imediatamente depois de string ASCII, pois o string será $02 apagado. É melhor, Av. José Carlos Massoco Itu - SP - CEP Fone (11)

14 transmitir o comando $02 depois de um (CR) $0D, assim o string é impresso primeiro e o buffer é limpo depois, habilitando a impressão em altura dupla. Quando está habilitado este modo de impressão, o número de caracteres por linha permanece 40 caracteres para a impressora de 40 colunas. Um caracter em largura dupla tem 6 pontos de largura e 20 pontos de altura. O caracter ASCII que se pode imprimir, como se pode ver no autoteste, começa com o código $17 até $1F. $03 : Impressão em modo expandido O comando $03 é utilizado para ativar a impressão em modo expandido. Este comando limpa o buffer de impressão e por esta razão não deve ser transmitido imediatamente depois de string ASCII, pois o string será apagado. É melhor, transmitir o comando $03 depois de um (CR) $0D, assim o string é impresso primeiro e o buffer é limpo depois, habilitando a impressão em modo expandido. Quando está habilitado este modo de impressão, o número de caracteres por linha é exatamente a metade em comparação com os caracteres pequenos, a impressora de 40 colunas permite 20 caracteres. Um caracter em modo expandido tem 12 pontos de largura e 20 pontos de altura. O caracter ASCII que se pode imprimir, como se pode ver no autoteste, começa com o código $17 até $1F. $04 : Retorna ao modo normal de impressão O comando $04 é utilizado para reverter para modo de impressão em caracteres pequenos ( é idêntico a $00 e é utilizado quando é impossível usar o comando anterior ). Se, por exemplo, impressão em altura dupla ou largura dupla estiver habilitada e o usuário quiser retomar ao modo de impressão em caracteres pequenos, transmitir o código $04. Este comando limpa o buffer de impressão. Por esta razão, este comando não deve ser transmitido depois de um string ASCII, pois o string será apagado. É melhor, transmitir o comando $04 depois de um (CR) $0D, assim o string é impresso primeiro e o buffer é limpo depois, reiniciando a impressão de caracteres pequenos. Um caracter pequeno é formado por 6 pontos de largura por 10 pontos de altura. O caracter ASCII que se pode imprimir, como se pode ver no autoteste, começa com o código $17 até $1F. $0A : Avanço de uma linha O comando $0A avança uma linha na impressora. Se há vários caracteres no buffer de linha, o conteúdo do buffer é automaticamente impresso. Um avanço de linha é equivalente a 10 pontos de impressão normal, o papel se move mais rapidamente, pois há a ativação de um solenóide que acelera o avanço do papel. Avanço de (n) linhas - O comando $08 avança tantas linhas quantas são previamente definidas. Este número ASCII deve estar Hex : entre 0 e 9, obviamente se o número é zero, nada acontecerá. Tomar cuidado porque o código $08 apaga o (n)$08 buffer de linha e assim, se houver qualquer caracter nele, será automaticamente apagado. Se, por exemplo, quiser que o papel avance 5 linhas, transmitir : $35 $08 ( ou, alternativamente, 5 e o comando $08 ). Av. José Carlos Massoco Itu - SP - CEP Fone (11)

15 (n) $0B : Avanço de uma linha Comando para avanço de (n) linhas. $0D Imprime o buffer de linha O comando $0D ( carriege retum ) imprime o buffer de linha. Se o buffer está vazio, nada acontece.se a opção CRLF está habilitada, o código $0D é ignorado e a impressão somente acontece se o comando $0A é transmitido. Quando a impressora é ligada, o valor padrão da opção CRLF está contida no flag do byte do registrador de configuração, que pode ser alterado através das teclas do painel frontal da impressora ou através de um programa do PC. $0F : Habilita o modo CRLF O comando $0F habilita o modo CRLF. Inibe o comando $0D, e mantêm somente o comando $0A como um comando de impressão. Esta função pode ser necessária nos casos em que a tecla RETURN está associada aos comandos $0D e $0A, causando a impressão em espaçamento duplo. Para desabilitar esta opção, a impressora deve ser resetada, desligada ou ser transmitido o comando de reset. Quando a impressora é ligada, o valor padrão da opção CRLF está contida no flag do byte do registrador de configuração, que pode ser alterado através das teclas do painel frontal da impressora ou através de um programa do PC. $11 : Modo gráfico O comando $11 habilita a impressora P190 para modo gráfico, esto é, para imprimir no modo gráfico transmitir o comando $11 no começo de cada linha -Uma linha da impressora P190 de 40 colunas corresponde a 240 pontos na horizontal divididos em 40 blocos de 6 pontos. Para o formato do byte na configuração gráfica, ver parágrafo 4.2. $12 : Imprime data e hora O comando data e hora imprime no seguinte formato : hh : mm dd-mm-aa. Se o formato selecionado é expandido ou largura dupla ( isto é, com menos de 15 caracteres por linha ), somente a hora será impressa. Se a impressão de segundos estiver habilitada, o formato será : hh:mm:ss dd-mm-aa. Neste caso o comando determina o reset da linha. $13 : Seta data e hora na serial Av. José Carlos Massoco Itu - SP - CEP Fone (11)

16 O comando S13 seta a data e a hora do relógio instalado dentro da FH190. Há dois caminhos para o acerto : o primeiro utiliza 24 horas e o segundo 12 horas am, pm. No primeiro caso os 10 caracteres ASCII correspondem a hora e data a serem transmitidos, seguido do comando $13, Se, por exemplo, queremos fazer o aceno em 12:45 de 19/01/02, temos que enviar a seguinte seqüência : $13 isto é: $31 $32 $34 $35 $31 $39 $30 $31 $30 $32 $13. No segundo caso os 10 caracteres correspondem a hora e data precedidas por "A" ou "P", para indicar ante ou post meridian, e são enviados para impressora seguidos pelo comando S13. Se, por exemplo, queremos fazer o acerto em A 12:45 de , temos que enviar a seguinte seqüência : A $13 isto é: $41 $31$ 32 $34 $35 $31 $39 $30 $31 $30 $32 $13. É aconselhável enviar o comando $00 primeiro ( modo normal de impressão ) para cancelar o buffer de impressão, para ter certeza que não há caracteres residuais. $14 : Transmitir a hora e a data na serial O comando S14 transmite o conteúdo do relógio em tempo real para a porta serial da impressora no formato de 11 caracteres ASCII : hora / minutos / dia / mês / ano + ( CR ) $0D. Se a opção segundos está habilitada, os segundos serão transmitidos depois dos minutos. Este comando somente pode ser utilizado se a porta serial estiver sendo usada ; se a porta utilizada fora paralela, a impressora não será capaz de imprimir nada. $17 a $1F : Imprime os 8 primeiros caracteres programáveis Se o caracter hexadecimal $17 (... $1F ) é transmitido para a impressora FH190, esta imprimirá o caracter programável correspondente. De fato, é possível programar oito caracteres que podem ser impressos a qualquer hora com os códigos de $17 a $1F. Há dois caminhos para programar os caracteres ; podem ser guardados na memória não volátil que armazena todos os dados, mesmo quando a impressora está desligada, ou alternativamente, na memória que é automaticamente apagada quando a impressora é desligada. No primeiro caso, o usuário pode requerer aos técnicos responsáveis a programação dos oito caracteres, dependendo de suas necessidades, ou o próprio usuário pode programá-los utilizando um software personalizado fornecido pela Custom Engineering. No segundo caso, o usuário pode formar os caracteres ao mesmo tempo que transmite o texto a ser impresso ; a vantagem desta abordagem é que Av. José Carlos Massoco Itu - SP - CEP Fone (11)

17 um infinito número de símbolos podem ser associados ao caracter, exatamente como o usuário deseja, que pode ser modificado e impresso como achar oportuno. Se a impressora é nova ( ou se os caracteres não tenham sido modificados ), os códigos $17,..., $1F são associados ao seguinte símbolo : ; cada vez que a impressora é ligada, os códigos acima mencionados conterão os últimos caracteres programados na memória não volátil. Esc R ( $1B $52 ): Seta a impressora no modo reverso O comando "ESC" R seleciona a impressão no modo reverso. Na impressão no modo reverso, o papel sai da impressora com a impressão reversa. Quando a impressora é ligada, o valor padrão é selecionado pelo flag do byte do registrador de configuração ; este flag pode ser programado utilizando as duas teclas do painel frontal da impressora, onde se pode trocar o valor padrão, e decidir se está no modo normal ou reverso quando for ligada. Esc N ( $1B $4E ) : Seta a impressora no modo normal O comando "ESC" N seleciona a impressão no modo normal. Na impressão no modo reverso, o papel sai da impressora com a impressão invertida e da direita para a esquerda. Quando a impressora é ligada, o valor padrão é selecionado pelo flag do byte do registrador de configuração ; este flag pode ser programado utilizando as duas teclas do painel frontal da impressora, onde se pode trocar o valor padrão, e decidir se está no modo normal ou reverso quando for ligada. ESC@ ( $1B $40 ) : Reseta a impressora O comando provoca o reset de software da impressora. Este comando é idêntico ao reset de Hex : hardware e pode ser utilizado para reinicializar os parâmetros da impressora. Obviamente, depois deste comando o buffer de recepção é zerado e por isso se perdem todos os dados transmitidos para a impressora. Uma vez que o comando foi transmitido, se passa aproximadamente 1,5 segundos antes que a impressora entre em atividade novamente. O comando de reset pode ser utilizado quando o sistema é ligado, para evitar que durante a fase de inicialização do dispositivo mestre, enviem caracteres falsos, que podem corromper o buffer de recepção da impressora. ESC D ( $1B $44 ) : Entra data no buffer de linha O comando "ESC" D é utilizado para inserir no buffer de linha, a data do relógio em tempo real, montado dentro da impressora. O formato da data é dd-mm-aa. Este comando pode ser utilizado para inserir a data no contexto de uma frase sem zerar o buffer de linha. Se, por exemplo, quiser escrever : Av. José Carlos Massoco Itu - SP - CEP Fone (11)

18 DATA : TESTE OK, você enviará : DATA : $1B$44 TESTE 0K $0D. Se quiser somente imprimir a data, basta transmitir $1B$44$0D. A data é transmitida em 8 caracteres e, se não houver espaço suficiente no buffer de linha, esta não será impressa. ESC T ( $1B $54 ) : Entra hora no buffer de linha O comando "ESC" T é utilizado para inserir no buffer de linha, a hora do relógio em tempo real, montado dentro da impressora. O formato da data é hh-mm. Este comando pode ser utilizado para inserir a hora no contexto de uma frase sem zerar o buffer de linha. Se, por exemplo, quiser escrever : HORA : 16:45 TESTE OK, você enviará : DATA : $1B$54 TESTE 0K $0D. Se quiser somente imprimir a hora, basta transmitir $1B$54$0D. A hora é transmitida em 5 caracteres e, se a opção segundos estiver habilitada em 8 caracteres ; se não houver espaço suficiente no buffer de linha, esta não será impressa. ESC U ( $1B $55 ) : Entra data ( mm-dd-aa ) no buffer O comando "ESC" U é utilizado para inserir no buffer de linha ; a data no estilo americano mm-dd-aa, do relógio em tempo real, montado dentro da impressora. Este comando pode ser utilizado para inserir a data no contexto de uma frase sem zerar o buffer de linha. Se, por exemplo, quiser escrever : $55 DATA : 09-l1-93 TESTE OK, você enviará : DATA : $1B$55 TESTE 0K $0D. Se quiser somente imprimir a data, basta transmitir $1B$55$0D. A data é transmitida em 8 caracteres e, se não houver espaço suficiente no buffer de linha, esta não será impressa. ESC S ( $1B $53 ) : Habilita a impressão de segundos O comando "ESC" S habilita a impressão de segundos quando a hora é requisitada com o comando "ESC" T. Quando a impressora é ligada, o valor padrão, que determina se os segundos serão impressos ou não, está contido no flag do byte do registrador de configuração, que pode ser programado através das duas teclas do painel frontal da impressora. ESC B ( $1B $42 ) : Seta fonte de caracteres 1 Av. José Carlos Massoco Itu - SP - CEP Fone (11)

19 O comando "ESC" B seleciona a primeira fonte de caracteres. A fonte completa é impressa durante o auto teste. Alguns códigos não são padrão e são os seguintes : $1B $60,$78,$7C,$7D,$7E,$7F,$8D,$ED,$FA e $FF. Estes caracteres são compatíveis com modelos anteriores de impressoras. A fonte pode ser selecionada a qualquer momento, mantendo em mente que a impressora não pode imprimir uma linha contendo duas fontes diferentes, e imprimirá, no caso, a última fonte selecionada. Quando a impressora é ligada, o valor padrão, que estabelece qual fonte de impressão é utilizada, é selecionado pelo flag que está contido no byte do registrador de configuração, que pode ser alterado através das teclas do painel frontal da impressora, podendo assim trocar o valor padrão. ESC b ( $1B $62 ) : Seta fonte de caracteres 2 O comando "ESC" b seleciona a segunda fonte de caracteres. A fonte completa é impressa durante o auto teste. Esta fonte contem os caracteres cirílicos. Pode ser selecionada a qualquer momento, mantendo em mente que a impressora não pode imprimir uma linha contendo duas fontes diferentes, e imprimirá, no caso, a última fonte selecionada. Quando a impressora é ligada, o valor padrão, que estabelece qual fonte de impressão é utilizada, é selecionado pelo flag que está contido no byte do registrador de configuração, que pode ser alterado através das teclas do painel frontal da impressora, podendo assim trocar o valor padrão. (aa) ESC r ( $1B $72 ) : Lê um bloco de dados (aa) do endereço O comando "ESC" r permite ler uma locação na memória não volátil ( EEPROM ). Este comando pode somente ser utilizado com a poria serial, pois é bidirecional. O protocolo de comunicação é definido pelo setup. Há 256 posições permitidas para leitura, começando em $00 até $FF. O endereço da posição a ser lida deve ser definida antes do comando "ESC" r ser transmitido, isto é, se queremos ler o endereço $01, temos que transmitir em ASCII : 0 1 "ESC" r ou $30 $31 $1B $72 Em resposta a esta leitura a impressora transmite o dado do endereço $01. A resposta também é fornecida em ASCII ; assim se por exemplo, o endereço $01 contem $A5, receberemos : A 5 ou $41 $35 O bloco inteiro de memória contem o valor default $20. Desde que é uma memória não volátil, o usuário pode salvar os dados sem perdê-los quando a impressora é desligada. Av. José Carlos Massoco Itu - SP - CEP Fone (11)

20 (aadd) ESC w ( $1B $77 ) : Escreve um bloco de dados (dd) no endereço (aa) O comando "ESC" w permite salvar um bloco de dados na memória não volátil. Há 256 locações que se pode escrever, começando em $00 até $FF. O bloco de dados também não pode exceder $FF e ambos, dados e endereços, devem ser expressos em ASCII de dois bytes. Para salvar um bloco de dados, primeiro transmitir o endereço, então os dados seguidos pelo comando "ESC" w. Se por exemplo, você quiser salvar o dado $A5 no endereço $01, transmitirá : 0 1 A 5 "ESC" w ou $30 $31 $41 $35 $1B $77 O bloco inteiro de memória contem o valor default $20. Desde que é uma memória não volátil, o usuário pode salvar os dados sem perdê-los quando a impressora é desligada. (dd) ESC G ( $1B $47 ) : Escreve o valor (dd) no registrador de configuração Com o comando "ESC" G a configuração da impressora pode ser alterada. Para fazer isto é preciso transmitir para a impressora, um byte em ASCII que contenha a configuração, seguido por "ESC" G. O byte de configuração contem os seguintes bits : d7 d6 d5 d4 d3 d2 d1 d0 onde : d0 é utilizado para habilitar o acerto do relógio em tempo real, usando as teclas do painel frontal da impressora. Se este bit é 0, desabilita o acerto ; se é 1 habilita. Se o usuário desabilitar esta função, o relógio não será afetado pelas variações feitas acidental ou deliberadamente por pessoas não autorizadas. d1 é utilizado para o acerto do modo de impressão : normal ou reverso. Se este bit é 0 a impressão é no modo normal, se é 1 é no modo reverso. d2 é utilizado na comunicação paralela e habilita o protocolo a 7 ou 8 bits de dados. Se este bit é 0 a porta paralela aceita 8 bits de dados ; se é 1 aceita 7 bits de dados. Se o protocolo de 7 bits está habilitado, a impressora somente será capaz de imprimir caracteres não estendidos, isto é, cujos os códigos vão de $0E até $7F. Av. José Carlos Massoco Itu - SP - CEP Fone (11)

21 d3 : a finalidade é habilitar a impressão dos segundos nos comandos do relógio. Se o bit é 0 os segundos não serão impressos ; se for 1 imprimirá os segundos durante a fase de impressão do relógio. d4 : se o bit é 0 o comando $0D é executado, se o bit é 1 a impressora ignora o comando CR. d5 : este bit habilita a impressão do primeiro bloco ( cabeçalho ), logo que a impressora é ligada. Se o bit é 0 esta função está desabilitada ; se o bit é 1 a função está habilitada. d6 : seleciona a fonte de caracteres durante a impressão. O estado lógico 1 seleciona fonte 1, enquanto estado lógico 1 seleciona fonte 2. d7 : se o bit é 0 desabilita o contador, se for 1, habilita. Desde que a impressora tenha sido configurada, o byte em ASCII acima descrito é transmitido ; por exemplo o byte corresponde a $09, o string completo portanto será : 0 9 "ESC" G ou em Hex $30 $39 $1B $47 Todos estes bits, com exceção do bit 7, podem ter sua programação alterada utilizando as teclas do painel frontal da impressora. (dd) ESC M ( $1B $4D ) Escreve o valor (dd) no modo de impressão Utilizando o comando "ESC" M é possível alterar o modo de impressão padrão. Para fazer isto, um byte em ASCII contendo o modo de impressão deve ser transmitido seguido por "ESC" M. O tipo de caracter que pode ser definido é descrito na tabela a seguir : $00 impressão em caracteres pequenos $01 impressão em largura dupla $02 impressão em altura dupla $03 impressão expandida Se, por exemplo, você quiser imprimir caracteres de altura dupla, enviará : 0 2 "ESC" M ou $30 $32 $1B $4D. volátil. Automaticamente o modo de impressão assume a configuração desejada e fica armazenada na memória não Av. José Carlos Massoco Itu - SP - CEP Fone (11)

22 ESC p ( $1B $70 ) Transmite o registrador de configuração na serial O comando "ESC" p transmite o byte do registrador de configuração para a porta serial da impressora. Obviamente se a impressora está utilizando protocolo paralelo, o comando não produzirá efeito. A resposta para esta questão é feita em 2 bytes ASCII contendo o valor do registrador de configuração. Se por exemplo, recebemos : 0 9 ou $30 $39, isto significa que a configuração será , ESC m ( $1B $6D ) : Transmite o modo de impressão na serial O comando "ESC" m transmite o byte contendo o modo de impressão padrão para a porta serial da impressora. Obviamente se a impressora está utilizando protocolo paralelo, o comando não produzirá efeito. A resposta para esta questão é feita em 2 bytes ASCII contendo o valor do registrador de configuração. Se por exemplo, recebemos : 0 2 ou $30 $32, isto significa que a impressora está no modo de impressão de altura dupla. ESC s ( $1B $73 ) Transmite na serial caracteres em sucessão O comando "ESC" s predispõe a impressora a transmitir o próximo caracter recebido. Se por exemplo, transmitimos 'ESC"s A, o último caracter A, não será impresso, mas será imediatamente transmitido na serial. Se utilizamos esta função nos blocos de memorização de textos, podemos simular uma senha que pode ser transmitida, por exemplo, quando a impressora é ligada, ou código de comando no pressionamento da tecla PRINT, ou teste de conexão da impressora. (dd) ESC a ( $1B $61 ) : Seleciona numero de espaços de dot O comando Esc a permite selecionar o espaçamento entre linhas. (dd) são dois caracteres ASCII corespondentes ao numero de pontos de separação entre linhas. ESC J ( $1B $5A ) : Carrega o caracter programável (n) O comando "ESC" J seguido por um número de 1 a 8, é utilizado para gerar caracteres programáveis, Os caracteres programáveis vão do código $17 até o código $1F. Um caracter programável consiste de 10 linhas de 6 Av. José Carlos Massoco Itu - SP - CEP Fone (11)

23 pontos cada ; para formar um caracter que corresponda ao código $1E, portanto você deve transmitir 10 bytes precedidos por "ESC" J. Os bytes devem ter as mesmas características como as do modo gráfico, isto é : x R P6 P5 P4 P3 P2 P1 D7 D6 D5 D4 D3 D2 Dl D0 onde : X não é utilizado P7 deve ser fixo em 1 P1 a P6 = informação gráfica do ponto ; se é 1 imprime, se é 0 não imprime. O bit P6 do string de pontos transmitidos é impresso a esquerda com os outros pontos indo da esquerda para a direita (P6, P5, P4, P3, P2, P1 ) como ilustrado : P6 P5 P4 P3 P2 P1 1º byte P6 P5 P4 P3 P2 P1 2 byte P6 P5 P4 P3 P2 P1 3 byte P6 P5 P4 P3 P2 P1 4 byte P6 P5 P4 P3 P2 P1 5 byte P6 P5 P4 P3 P2 P1 6 byte P6 P5 P4 P3 P2 P1 7 byte P6 P5 P4 P3 P2 P1 8 byte P6 P5 P4 P3 P2 P1 9 byte P6 P5 P4 P3 P2 P1 10 byte Depois do 10 byte a função "ESC" J termina. Se por exemplo, nós quisermos que o símbolo do código $1F seja #, devemos transmitir "ESC" J 2 como a seguir : $1B $4A $32 $52 $52 $52 $7F $52 $52 $7F $52 $52 $52 Todos os dados devem ser transmitidos consecutivamente. Este tipo de carregamento está alocado para a memória volátil ; portanto quando a impressora é desligada o caracter é zerado e volta, quando a impressora é ligada novamente, ao valor default configurado. Av. José Carlos Massoco Itu - SP - CEP Fone (11)

24 SET DE CARACTERES A impressora dispõe de dois sets de 224 caracteres cada ( fonte 1 e fonte 2 ), que podem ser chamados pelo programa de configuração ( ver 2.4 ) ou através do controle de caracteres ( ver 4.3 ). Av. José Carlos Massoco Itu - SP - CEP Fone (11)

25 Especificações Técnicas Colunas Caracter ( L x H mm ) Normal 1.7 x x 2.6 Altura Dupla 1.7 x x 5.2 Largura Dupla 3.4 x x 2.6 Expandido 3.4 x x 5.2 Dot gráfico 0.33 x x 0.37 Dots por linha Velocidade de Impressão Linhas / segundo 2.7 +/- 20% 1.8 +/- 20% Caracteres / segundo FEED ( linhas / segundo ) /- 20% /- 20% Buffer de linha 24 byte 40 byte Buffer de recepção 1k Byte 1k Byte Método de impressão Impacto Impacto Matriz de Caracter 6 x 10 6 x 10 Direção de impressão Normal e reversa Normal e reversa Set de Caracteres Normal e estendido Normal e estendido Dimensões do papel /- 5 mm x 50 mm max /- 5 mm x 50 mm max Interfaces Padrão RS-232 e Centronics RS-232 e Centronics Alimentação +5Vcc dupla +5Vcc dupla Consumo Em repouso 80 ma 80 ma Médio durante impressão 2.5A 2.5A Pico durante impressão 6A por 600 us 6A por 600 us Opcionais Relógio em tempo real Relógio em tempo real Av. José Carlos Massoco Itu - SP - CEP Fone (11)

26 Dimensões em mm Av. José Carlos Massoco Itu - SP - CEP Fone (11)

Kit Teclado TS 4x4 v1..0 Manual do usuário

Kit Teclado TS 4x4 v1..0 Manual do usuário Kit Teclado TS 4x4 v1..0 Manual do usuário 1 Apresentação O Kit Teclado TS 4x4 v1.0 foi desenvolvido pela VW Soluções utilizando-se como base o microcontrolador PIC16F886 da Microchip. Ele possui 16 teclas

Leia mais

Copyright 2014 VW Soluções

Copyright 2014 VW Soluções 1. Especificações técnicas 2. Hardware 3. Software 4. Protocolo de transmissão 5. Garantia 6. Isenção de responsabilidade Índice 1. Especificação técnicas: Dimensões da frente do gabinete: 10,3 cm x 10,3

Leia mais

DESCRIÇÃO DA PORTA PARALELA DA IMPRESSORA

DESCRIÇÃO DA PORTA PARALELA DA IMPRESSORA Professor: Carlos Sica - 27/11/98 Palavras Chave: Impressora, Porta Paralela, Entrada e Saída DESCRIÇÃO DA PORTA PARALELA DA IMPRESSORA Cada dispositivo paralelo tem sua própria interface e uma interface

Leia mais

Display Torre. Índice

Display Torre. Índice Índice Display Torre Características do aparelho 3 Apresentação 4 Instalação 4 Programação 5 Controle de Display 5 Caracteres Especiais 7 Relógio 8 Termo de Garantia 10 Gradual Tecnologia Ltda. Manual

Leia mais

Módulo de Cristal Líquido LCD

Módulo de Cristal Líquido LCD Módulo de Cristal Líquido LCD 1 Introdução Os módulos LCD são interfaces de saída muito utilizadas em sistemas microprocessados e microcontrolados. Estes módulos podem ser gráficos e alfanuméricos. Os

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO SERVIDOR

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO SERVIDOR MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO 22.4.0 SERVIDOR SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. INSTALAÇÃO DO SOFTWARE 4 3. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA 17 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

Redes Industriais. Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.

Redes Industriais. Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng. Redes Industriais Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng. Criado na década de 1970 pela Modicon. É um dos mais antigos protocolos utilizados em redes de CLPs para aquisição de sinais de instrumentos e comandar

Leia mais

Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne Tecnologia e Treinamento Cerne Tecnologia e Treinamento Tutorial de Instalação da Placa X-Control I E-mail: Sumário Configurando o PC 3 Conectando a Placa 6 Conectores e Pinagem da Placa 7 Comandos para comunicação 13 2 Obs: A

Leia mais

Comunicação. Rotinas da dll

Comunicação. Rotinas da dll Comunicação Para comunicação com computador, em ambiente Windows, é utilizada a DLL Rmt6000.dll. Rotinas da dll A DLL Rmt6000.dll tem quatro funções que permitem estabelecer a comunicação entre o SP6000

Leia mais

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 267/269 - TELEFONE: (11) SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP:

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 267/269 - TELEFONE: (11) SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP: 1 LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 267/269 - TELEFONE: (11) 2823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP: 09530-250 SISTEMA HCS 2005 - PROTOCOLO DE COMUNICAÇÃO (Baseado no Guarita Vr4.03 ou Vr4.04) INFORMAÇÕES

Leia mais

Manual do usuário - Kit 4EA2SA v2.0. Kit 4EA2SA v2.0 Manual do usuário. Copyright VW Soluções

Manual do usuário - Kit 4EA2SA v2.0. Kit 4EA2SA v2.0 Manual do usuário.   Copyright VW Soluções Kit 4EA2SA v2.0 Manual do usuário 1 Apresentação O Kit 4EA2SA v2.0 foi desenvolvido pela VW Soluções utilizando-se como base o circuito integrado MCP3424 da Microchip, que possui 4 (quatro) entradas analógicas

Leia mais

Manual Técnico WT1000-LED. Indicador de Pesagem divisões

Manual Técnico WT1000-LED. Indicador de Pesagem divisões Manual Técnico WT1000-LED Indicador de Pesagem 5.000 divisões SUMÁRIO 1 CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS...3 2 RECOMENDAÇÕES GERAIS...3 3 FUNÇÕES DAS TECLAS...3 4 OPERAÇÃO...4 4.1 Carregando a Bateria...4 4.2

Leia mais

ezap 900 Controlador Lógico Programável ezap900/901 Diagrama esquemático Apresentação Módulo ZMB900 - Características Gerais Dados Técnicos

ezap 900 Controlador Lógico Programável ezap900/901 Diagrama esquemático Apresentação Módulo ZMB900 - Características Gerais Dados Técnicos Caixa Aço carbono zincado Grau de proteção IP20 Dimensões 98 (L) x 98 (A) x 125 (P) mm Diagrama esquemático Apresentação A família de controladores lógicos programáveis ZAP900 foi desenvolvida para atender

Leia mais

Trabalho Prático Nº3 Porta Paralela

Trabalho Prático Nº3 Porta Paralela Trabalho Prático Nº3 Porta Paralela 1. OBJECTIVOS - Utilização da porta paralela como porto genérico de Entrada e Saída. 2. INTRODUÇÃO A porta paralela é um meio frequentemente utilizado para efectuar

Leia mais

PCS-2529 Introdução aos Processadores. Prof. Dr. Paulo Sérgio Cugnasca

PCS-2529 Introdução aos Processadores. Prof. Dr. Paulo Sérgio Cugnasca PCS-2529 Introdução aos Processadores Prof. Dr. Paulo Sérgio Cugnasca 1 2 Existem 4 esquemas diferentes de E/S possíveis, cada um se aplicando em uma determinada situação. E/S Programada. E/S Acionada

Leia mais

Introdução ao Uso do LCD Inteligente (Versão Preliminar) Por Gilson Yukio Sato. Introdução

Introdução ao Uso do LCD Inteligente (Versão Preliminar) Por Gilson Yukio Sato. Introdução Introdução ao Uso do LCD Inteligente (Versão Preliminar) Por Gilson Yukio Sato Introdução O display de cristal líquido (LCD) inteligente é bastante usado como dispositivo de interface entre o usuário e

Leia mais

Interface Comutadora Serial para Microterminais RS-485

Interface Comutadora Serial para Microterminais RS-485 Interface Comutadora Serial para Microterminais RS-485 ÍNDICE CARACTERÍSTICAS DO APARELHO: 3 APRESENTAÇÃO 4 FUNCIONAMENTO 4 COMANDOS 5 Reset da interface: ESC ESC 5 Versão do Firmware: V 5 CONTROLE DE

Leia mais

Controlador Lógico Programável

Controlador Lógico Programável Motores I Automação I Energia I Transmissão & Distribuição I Tintas Controlador Lógico Programável PLC300 V1.20 Adendo ao Manual do Usuário Idioma: Português Índice 1. PROTOCOLO ASCII PARA LEITORES DE

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DeviceNet BOX MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO Manual DEVICENET BOX E.P.M. Tecnologia e Equipamentos Ltda. Avenida Comendador Gumercindo Barranqueiros, 285. Jardim Samambaia Jundiaí SP CEP - 13211-410

Leia mais

Manual Técnico. Indicador Para Células de Carga. Modelo: GI-4910

Manual Técnico. Indicador Para Células de Carga. Modelo: GI-4910 Manual Técnico Indicador Para Células de Carga Modelo: GI-4910 Data: Jun/2002 Índice Página 1. Escopo deste manual 2 2. Especificação Técnica 2 3. Codificação Para Encomenda 3 4. Elementos do Painel Frontal

Leia mais

Capítulo 14. Expandindo as portas de comunicação 8031 com a PPI Interface PPI 8255

Capítulo 14. Expandindo as portas de comunicação 8031 com a PPI Interface PPI 8255 Capítulo 14 Expandindo as portas de comunicação 8031 com a PPI 8255 Como discutido ao longo do livro, o 8031 deixa 8 bits para controle genérico de dispositivos. Em situações nas quais se necessita um

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL RV1

MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL RV1 MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL - 317 RV1 SÃO CAETANO DO SUL 06/06/2014 SUMÁRIO DESCRIÇÃO DO PRODUTO... 3 CARACTERÍSTICAS... 3 CONFIGURAÇÃO USB... 4 CONFIGURAÇÃO... 5 PÁGINA

Leia mais

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS PAINEL MONOCOR - Ethernet

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS PAINEL MONOCOR - Ethernet Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS PAINEL MONOCOR - Ethernet Índice 1 INTRODUÇÃO... 3 2 INSTALAÇÃO... 4 3 UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE... 6 Menu Painel... 6 Menu Janela... 7 Programador:... 8 Configurador...

Leia mais

Microcontrolador 8051

Microcontrolador 8051 Microcontrolador 8051 Inicialmente fabricado pela INTEL, atualmente fabricado por várias empresas; Possui uma grande variedade de dispositivos, com diversas características, porém compatíveis em software;

Leia mais

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão SERVIDOR

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão SERVIDOR Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão 22.4.0 SERVIDOR Índice I INTRODUÇÃO... 3 II INSTALAÇÃO DO SOFTWARE... 4 III UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE... 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA... 16 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

ZAP 900. Controlador Lógico Programável ZAP900/901. Diagrama esquemático. Apresentação. Módulo ZMB900 - Características Gerais. Dados Técnicos.

ZAP 900. Controlador Lógico Programável ZAP900/901. Diagrama esquemático. Apresentação. Módulo ZMB900 - Características Gerais. Dados Técnicos. Diagrama esquemático Usuário Processo Display 2x16 (*1) Teclado com 15 teclas (*1) Entradas Digitais Saídas Digitais Módulo ZMB900 Apresentação A família de controladores lógicos programáveis ZAP900 foi

Leia mais

PAINEL ELETRÔNICO DE MENSAGENS MANUAL DE OPERAÇÃO

PAINEL ELETRÔNICO DE MENSAGENS MANUAL DE OPERAÇÃO PAINEL ELETRÔNICO DE MENSAGENS MANUAL DE OPERAÇÃO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. DESCRIÇÃO DO PAINEL 3. CONEXÃO 4. OPERAÇÃO 5. SOFTWARE DE CONFIGURAÇÃO 5.1. Instalando o software de configuração 5.2. Iniciando

Leia mais

CS-Ethernet. Conversor Serial Ethernet RS232/RS485. Observe Pense Solucione. Manual de Utilização. Ethernet TCP/IP - MODBUS Serial RS232 Serial RS485

CS-Ethernet. Conversor Serial Ethernet RS232/RS485. Observe Pense Solucione. Manual de Utilização. Ethernet TCP/IP - MODBUS Serial RS232 Serial RS485 Observe Pense Solucione CS-Ethernet Conversor Serial Ethernet RS232/RS485 Manual de Utilização Ethernet TCP/IP - MODBUS Serial RS232 Serial RS485 Rev. JUN/18 Sumário Descrição do produto 2 Localização

Leia mais

SISTEMA DIGITAL MANUAL DE OPERAÇÃO RODOVIÁRIO

SISTEMA DIGITAL MANUAL DE OPERAÇÃO RODOVIÁRIO SISTEMA DIGITAL MANUAL DE OPERAÇÃO RODOVIÁRIO 1 2 INDICE 1. INTRODUÇÃO...6 1.1 Apresentação...6 1.2 Informações Importantes... 6 2. INICIANDO 2.1 Visão geral...7 2.2 Visão frontal... 7 2.2 Visão posterior...

Leia mais

Multimedidores Inteligentes ETE30 Modo de uso do software IBIS_BE_cnf. ABB Automação. Hartmann & Braun

Multimedidores Inteligentes ETE30 Modo de uso do software IBIS_BE_cnf. ABB Automação. Hartmann & Braun Multimedidores Inteligentes ETE30 Modo de uso do software IBIS_BE_cnf ABB Automação Hartmann & Braun Índice 1. IBIS_BE_CNF - DEFINIÇÃO... 3 2. INSTALAÇÃO... 3 2.1. PRÉ-REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO... 3 3.

Leia mais

EASY STRADA EASY VAN MANUAL DO USUÁRIO REV. 1

EASY STRADA EASY VAN MANUAL DO USUÁRIO REV. 1 EASY STRADA EASY VAN MANUAL DO USUÁRIO REV. 1 PARABÉNS! VOCÊ ADQUIRIU O QUE HÁ DE MELHOR NOSSO SERVIÇO DE APOIO AO CONSUMIDOR (11) 4195-7398 Ligue-nos para resolver suas dúvidas. EASY STRADA / VAN A Easy

Leia mais

Utilizando o painel do operador

Utilizando o painel do operador Esta seção contém informações sobre como compreender o painel do operador, alterar as configurações da impressora e entender os menus do painel do operador. Você pode alterar a maioria das configurações

Leia mais

Guia Rápido Edge 50 AutoID V2

Guia Rápido Edge 50 AutoID V2 Guia Rápido Edge 50 AutoID V2 Rev.0 Leitores com versão: Autoid Secure 2.0.0 Autoid 2.0.0 2012 2014 ACURA GLOBAL Abril de 2014 Página 1 de 8 Configurações de Fábrica O leitor Edge 50 V2 sai de fábrica

Leia mais

Porta Série SÉRIE x PARALELO PORTA SÉRIE. Comunicação série SÉRIE PARALELA

Porta Série SÉRIE x PARALELO PORTA SÉRIE. Comunicação série SÉRIE PARALELA Porta Série 8051 Aplicações de Microprocessadores 2006/2007 SÉRIE x PARALELO SÉRIE EMISSOR RECEPTOR PARALELA EMISSOR RECEPTOR 2 2 PORTA SÉRIE Comunicação série Síncrona Existe um sinal de relógio entre

Leia mais

1) Formato dos Dados 1b. Unidade de Totalização 12 1c. Filtro 12 1d. Unidade de Engenharia 12 1f. Seleciona Saída Coletor Aberto 12

1) Formato dos Dados 1b. Unidade de Totalização 12 1c. Filtro 12 1d. Unidade de Engenharia 12 1f. Seleciona Saída Coletor Aberto 12 0 INDICE Apresentação 2 Principais Características 3 Informações Gerais 4 Operação 5 Diagrama da Estrutura de 6 Estrutura do 8 Calibrando o 10 Configurações Opcionais 12 1) Formato dos Dados 1b. Unidade

Leia mais

O objetivo deste artigo é demonstrar como é possível construir uma rede alternativa para MSX, através dos conectores de joystick do micro.

O objetivo deste artigo é demonstrar como é possível construir uma rede alternativa para MSX, através dos conectores de joystick do micro. Joynet Básica Resumo O objetivo deste artigo é demonstrar como é possível construir uma rede alternativa para MSX, através dos conectores de joystick do micro. 1- Introdução A comunicação entre computadores

Leia mais

KIT DE DESENVOLVIMENTO 8051 BASEADO NO AT89S8252 MANUAL DO UTILIZADOR. Rui Marcelino (Nov. 2005)

KIT DE DESENVOLVIMENTO 8051 BASEADO NO AT89S8252 MANUAL DO UTILIZADOR. Rui Marcelino (Nov. 2005) KIT DE DESENVOLVIMENTO 805 BASEADO NO AT89S8252 MANUAL DO UTILIZADOR Rui Marcelino (Nov. 2005) ÍNDICE Introdução 3 2 Características do Kit 3 3 Mapa de memória 4 3. Memória de Programa 4 3.2 Memória de

Leia mais

Impressora de Cheque Menno Datacheck

Impressora de Cheque Menno Datacheck Impressora de Cheque Menno Datacheck A Impressora de Cheque Menno Datacheck imprime com qualidade e agilidade, oferecendo maior segurança aos usuários em todas as suas operações. Possui memória de armazenamento

Leia mais

COMUNICAÇÃO SERIAL. Prof. Clayrton Henrique Microprocessadores Aula 30 Rev.02

COMUNICAÇÃO SERIAL. Prof. Clayrton Henrique Microprocessadores Aula 30 Rev.02 COMUNICAÇÃO SERIAL Prof. Clayrton Henrique Microprocessadores Aula 30 Rev.02 Roteiro Introdução EIA RS232 UART Arquitetura Registradores Especiais Configuração Exemplo Referências Introdução Serial É o

Leia mais

TCI 120 Conversor de interface USB RS232

TCI 120 Conversor de interface USB RS232 TCI 120 Conversor de interface USB RS232 Manual de Instalação O conversor modelo TCI 120 é um conversor de interface USB - RS232 desenvolvido para emular uma porta serial RS232 à partir da interface USB

Leia mais

Manual de Operação e Configuração

Manual de Operação e Configuração Manual de Operação e Configuração LEITOR DE CÓDIGO DE BARRAS BIVISON modelo LZ-1000 Sem fio Tecnologia ZigBee Exclusivo alcance de até 100 metros Versão 321 Dezembro de 2011 4 1 Conteúdo Pg 01 Sobre este

Leia mais

Interface Comutadora USB para Microterminais RS-485

Interface Comutadora USB para Microterminais RS-485 Interface Comutadora USB para Microterminais RS-485 ÍNDICE CARACTERÍSTICAS DO APARELHO: 3 APRESENTAÇÃO 4 FUNCIONAMENTO 4 COMANDOS 5 Reset da interface: ESC ESC 5 Versão do Firmware: V 6 CONTROLE DE DISPLAY

Leia mais

Indicador de pesagem WT1000-LED Manual Técnico

Indicador de pesagem WT1000-LED Manual Técnico Indicador de Pesagem WT1000-LED Manual Técnico Página 1 de 19 Obrigado por escolher a Libratek! Agora, além de um equipamento de excelente qualidade, você contará com uma equipe de suporte ágil, dinâmica

Leia mais

07/06/2015. Outras características importantes em Microprocessadores/Microcontroladores SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I

07/06/2015. Outras características importantes em Microprocessadores/Microcontroladores SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Redução de Potência de Operação As versões CHMOS (89C51, 89S52, etc ) da família MCS-51 possuem dois modos de controle de redução de potência de operação do chip.

Leia mais

Data Logger. MODELO Log10 ( ) d l

Data Logger. MODELO Log10 ( ) d l Ma n Data Logger MODELO Log10 (3030.23-3030.40) d l a u In e s tr u çõ es 1. Introdução Prezado cliente, Obrigado por adquirir um dos nossos produtos. Antes de operar o registrador de dados, leia atentamente

Leia mais

Elaboração:Suporte Tecnológico Pag 1

Elaboração:Suporte Tecnológico Pag 1 Elaboração:Suporte Tecnológico Pag 1 Índice Apresentação...3 1. Introdução...4 2. Login...4 3. Cadastros...4 3.1. Menu Arquivos...4 3.1.1. Usuários do Sistema...4 3.1.2. Relógios...5 3.1.3. Chaves...6

Leia mais

Presys Instrumentos e Sistemas

Presys Instrumentos e Sistemas Versão Especial - 3 entradas de RTD com faixa até 400 ºC. Corrente de excitação de 2mA. Em burn-out, alarme de TRIP (configurável) não é acionado. 3 saídas de retransmissão. Solicitante Responsável: Depto.:

Leia mais

SICILIANO TECNOLOGIA

SICILIANO TECNOLOGIA SICILIANO TECNOLOGIA Desenvolvimento de Projetos e Soluções www.sicilianotecnologia.com.br Manual da Placa Gravador AT89C51ED2-LP-RE2 - VER 1.0 Características: - Totalmente compatível com 8051; - Fácil

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Gerenciamento. Multimedidor de Grandezas Elétricas. Self Control

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Gerenciamento. Multimedidor de Grandezas Elétricas. Self Control MANUAL DO USUÁRIO Software de Gerenciamento Multimedidor de Grandezas Elétricas Self Control ÍNDICE 1.0 INTRODUÇÃO 4 1.1 Aplicações 4 2.0 CARACTERÍSTICAS 4 2.1 Compatibilidade 4 3.0 INSTALAÇÃO 4 4.0 INICIALIZAÇÃO

Leia mais

Manual do usuário - Kit DLS v4.0. Kit DLS v4.0 Display LCD serial Manual do usuário. Copyright VW Soluções

Manual do usuário - Kit DLS v4.0. Kit DLS v4.0 Display LCD serial Manual do usuário.  Copyright VW Soluções Kit DLS v4.0 Display LCD serial Manual do usuário 1 Apresentação Sem dúvida, o display Lcd é um dos recursos mais interessantes quando utilizamos microcontroladores. Isto porque podemos desenvolver IHM

Leia mais

Servoconversor SCA-05 Manual da Comunicação Profibus DP

Servoconversor SCA-05 Manual da Comunicação Profibus DP Servoconversor SCA-05 Manual da Comunicação Profibus DP 05/2005 Série: SCA-05 Versão: P/2 0899.5818 Sumário SOBRE O MANUAL...3 REDES FIELDBUS...3 ABREVIAÇÕES E DEFINIÇÕES...3 REPRESENTAÇÃO NUMÉRICA...3

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO ETHERNET BOX MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO E.P.M. Tecnologia e Equipamentos Ltda. Av. Comendador Gumercindo Barranqueiros, 285 Jardim Samambaia - Jundiaí SP CEP: 13211-410 Telefone (0xx11) 4582-5533

Leia mais

Impressora não fiscal Diebold IM402TD

Impressora não fiscal Diebold IM402TD Impressora não fiscal Diebold IM40TD A Diebold IM40TD é o equipamento ideal para emissão de senhas, recibos e documentos não fiscais. Com 03 dpi s de resolução ela pode imprimir textos, gráficos e códigos

Leia mais

Avisos legais KYOCERA Document Solutions Inc.

Avisos legais KYOCERA Document Solutions Inc. Avisos legais É proibida a reprodução total ou parcial deste guia sem a devida autorização. As informações deste guia estão sujeitas a modificações sem aviso prévio. Não nos responsabilizamos por quaisquer

Leia mais

Indicador de pesagem WT1000-DD. Manual Técnico. Revisão 05, 12/06/2012. Soluções Globais em Sistemas de Pesagem

Indicador de pesagem WT1000-DD. Manual Técnico. Revisão 05, 12/06/2012. Soluções Globais em Sistemas de Pesagem Indicador de pesagem Manual Técnico Revisão 05, 12/06/2012 Soluções Globais em Sistemas de Pesagem Obrigado por escolher a WEIGHTECH! Agora, além de adquirir um equipamento de excelente qualidade, você

Leia mais

Prof. Adilson Gonzaga

Prof. Adilson Gonzaga Prof. Adilson Gonzaga Outras características importantes em Microprocessadores/Microcontroladores Redução de Potência de Operação As versões CHMOS (89C51, 89S52, etc ) da família MCS-51 possuem dois modos

Leia mais

Letreiro Digital. Modelo I7014B. Manual do Usuário

Letreiro Digital. Modelo I7014B. Manual do Usuário Letreiro Digital Modelo I7014B Índice Aplicativos... 1 Iniciando... 1 Ligar, Desligar e Hibernar... 2 Mensagens... 3 Ferramentas e Recursos... 3 Data/Hora... 5 Ferramentas e Recursos... 5 Agendamento...

Leia mais

MANUAL OPERADOR R e v

MANUAL OPERADOR R e v MANUAL OPERADOR LOGOMAT s.r.l. Via V. Bellini n 6 40067 Rastignano - Bologna (Italia) Tel. (+39) 051 6260070 Fax (+39) 051 6260111 E-mail: support.opm@logomat.it www.logomat.it 2 Indice 1. Introdução...

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização TARTÍLOPE V1 Sistema de deslocamento automático de tocha, que permite a realização de soldas e cortes em qualquer posição, com deslocamento automático. ÍNDICE 1 Objetivos... 3 2 Componentes...

Leia mais

Real Time Clock MC146818A,DS12C887

Real Time Clock MC146818A,DS12C887 Real Time Clock MC146818A,DS12C887 Walter Fetter Lages w.fetter@ieee.org Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Elétrica Microprocessadores II Copyright

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO FECHADURA ELETRÔNICA BASIC

MANUAL DO USUÁRIO FECHADURA ELETRÔNICA BASIC 1 / 11 MANUAL DO USUÁRIO FECHADURA ELETRÔNICA BASIC 2 / 11 ÍNDICE 1 IDENTIFICAÇÃO... 3 2 INSTALAÇÃO... 3 2.1 Conteúdo... 3 2.2 Desembalagem... 4 2.3 Instruções de Instalação... 4 2.3.1 Fixação do teclado

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores I

Organização e Arquitetura de Computadores I Organização e Arquitetura de Computadores I BARRAMENTO Slide 1 Sumário Introdução Componentes de Computador Funções dos Computadores Estruturas de Interconexão Interconexão de Barramentos Slide 2 Introdução

Leia mais

Modbus Wireless. Site: - V 1.0 IEEE REV

Modbus Wireless. Site:  -   V 1.0 IEEE REV Modbus Wireless V 1.0 IEEE 802.15.4 REV 01-02082016 Fractum Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos LTDA - Av. Antônio Américo Junqueira 335 Pôr do Sol - Santa Rita do Sapucaí-MG - CEP 37540-000

Leia mais

Multimedidores Inteligentes ETE300 Modo de uso do software IBIS_BE_cnf. ABB Automação. Hartmann & Braun

Multimedidores Inteligentes ETE300 Modo de uso do software IBIS_BE_cnf. ABB Automação. Hartmann & Braun Multimedidores Inteligentes ETE300 Modo de uso do software IBIS_BE_cnf ABB Automação Hartmann & Braun Índice 1. IBIS_BE_CNF - DEFINIÇÃO... 3 2. INSTALAÇÃO... 3 2.1. PRÉ-REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO... 3

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DO CONVERSOR SERIAL / ETHERNET SE1F

MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DO CONVERSOR SERIAL / ETHERNET SE1F MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DO CONVERSOR SERIAL / ETHERNET SE1F Abr/14 Sumário Introdução... 3 Conexão... 4 Painel frontal... 4 Interface RS-232... 5 Chave de Reset... 6 Configuração... 6 Informações

Leia mais

BCM. IP Phone 2004 Manual do usuário

BCM. IP Phone 2004 Manual do usuário BCM IP Phone 2004 Manual do usuário Nº do componente N0027276 01 21 de março de 2005 Guia de introdução 3 O BCM IP Phone 2004 oferece recursos de voz e dados para o seu desktop. Introdução Esse manual

Leia mais

Porta de Impressora IEEE Walter Fetter Lages.

Porta de Impressora IEEE Walter Fetter Lages. Porta de Impressora IEEE-1284 Walter Fetter Lages w.fetter@ieee.org Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Elétrica Microprocessadores II Copyright (c)

Leia mais

NONUS - KIT SLOT READER

NONUS - KIT SLOT READER NONUS - KIT SLOT READER D.O do Brasil Manual Kit Slot Reader IT - ENG - 196v1-14/JAN/2009 CONTEÚDO 1) CARACTERISTICAS TÉCNICAS 2) CONECTORES PLACA DECODIFICADORA 3) CONECTORES SENSOR BARCODE 4) DIMENSÕES

Leia mais

CURSO DE ELETRÔNICA DIGITAL OS FLIP-FLOPS E FUNÇÕES LÓGICAS EM CIRCUITOS INTEGRADOS

CURSO DE ELETRÔNICA DIGITAL OS FLIP-FLOPS E FUNÇÕES LÓGICAS EM CIRCUITOS INTEGRADOS LIÇÃO 7 OS FLIP-FLOPS E FUNÇÕES LÓGICAS EM CIRCUITOS INTEGRADOS Na lição anterior aprendemos como funcionam os principais tipos de flip-flops, verificando que, dependendo dos recursos que cada um possua,

Leia mais

Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos. Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WS13/8DI8DO-WIFI/OEM. Versão 2.

Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos. Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WS13/8DI8DO-WIFI/OEM. Versão 2. Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos Manual CP-WS1 Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WS13/8DI8DO-WIFI/OEM PROXSYS Versão 2.0 Agosto -2017 Controlador Industrial CP-WS1 Configurações

Leia mais

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Use o para alterar as configurações da impressora que afetam os trabalhos enviados à impressora por uma porta de IV. Selecione um item de menu para obter mais detalhes: Buffer infravermelho Comutação p/

Leia mais

Capítulo 1 Sobre Seu Plotter Cortador de Vinil

Capítulo 1 Sobre Seu Plotter Cortador de Vinil AKAD Computação Gráfica LTDA MANUAL DA PLOTTER Capítulo 1 Sobre Seu Plotter Cortador de Vinil 1.1 Inspeção Inicial Antes de configurar sua plotter de recorte, desembale cuidadosamente e inspecione o que

Leia mais

IMPRESSORA PORTÁTIL DARUMA DRM-380 CHECANDO VERSÃO DE FIRWMARE E CONFIGURAÇÕES

IMPRESSORA PORTÁTIL DARUMA DRM-380 CHECANDO VERSÃO DE FIRWMARE E CONFIGURAÇÕES IMPRESSORA PORTÁTIL DARUMA DRM-380 CHECANDO VERSÃO DE FIRWMARE E CONFIGURAÇÕES Olá parceiro desenvolvedor Daruma, hoje veremos rapidamente como checar as configurações da sua DRM-380, fazer a impressão

Leia mais

MÓDULO DE PASSAGEM LINEAR HCS

MÓDULO DE PASSAGEM LINEAR HCS LINEAR-HCS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP: 09530-250 1 Revisado em 15/03/2007 MÓDULO DE PASSAGEM LINEAR HCS DESCRIÇÃO GERAL: O Módulo de passagem é um equipamento

Leia mais

IMPRESSORA TÉRMICA MODELO IT76050

IMPRESSORA TÉRMICA MODELO IT76050 IMPRESSORA TÉRMICA MODELO IT76050 MANUAL DE INSTRUÇÕES LEIA COM ATENÇÃO ÍNDICE 1. Apresentação... 2 2. Especificações Técnicas... 3 3. Instalação da Impressora... 4 3.1 Retirando a impressora da embalagem...

Leia mais

Como usar o P-touch Transfer Manager

Como usar o P-touch Transfer Manager Como usar o P-touch Transfer Manager Versão 0 BRA-POR Introdução Aviso importante O conteúdo deste documento e as especificações deste produto estão sujeitos a alterações sem aviso prévio. A Brother se

Leia mais

Unidade Remota CANopen RUW-03. Guia de Instalação, Configuração e Operação. Documento: / 00

Unidade Remota CANopen RUW-03. Guia de Instalação, Configuração e Operação. Documento: / 00 Motores I Automação I Energia I Transmissão & Distribuição I Tintas Unidade Remota CANopen RUW-03 Guia de Instalação, Configuração e Operação Documento: 10003207637 / 00 Índice ÍNDICE 1 INSTRUÇÕES DE

Leia mais

Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WSMIO2DI2DO

Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WSMIO2DI2DO Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos Manual CP-WS1 Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WSMIO2DI2DO PROXSYS Versão 1.3 Abril -2015 Controlador Industrial CP-WS1 1- Configurações

Leia mais

Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos. Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WS13/8DI8DO2AI2AO/USB/OEM. Versão 1.

Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos. Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WS13/8DI8DO2AI2AO/USB/OEM. Versão 1. Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos Manual CP-WS1 Mapeamento de memória e conexões do Controlador CP-WS13/8DI8DO2AI2AO/USB/OEM PROXSYS Versão 1.4 Setembro -2015 Controlador Industrial CP-WS1

Leia mais

Indicador de pesagem WT1000-DD. Manual Técnico. Revisão 06, 18/01/2013. Soluções Globais em Sistemas de Pesagem

Indicador de pesagem WT1000-DD. Manual Técnico. Revisão 06, 18/01/2013. Soluções Globais em Sistemas de Pesagem Indicador de pesagem Manual Técnico Revisão 06, 18/01/2013 Soluções Globais em Sistemas de Pesagem Obrigado por escolher a WEIGHTECH! Agora, além de adquirir um equipamento de excelente qualidade, você

Leia mais

GUIA DE PROGRAMAÇÃO. STK 728U, STK 738U e STK 748. Apostila elaborada pelo. Eng. Sergio Americano Mendes CREA-MG /D

GUIA DE PROGRAMAÇÃO. STK 728U, STK 738U e STK 748. Apostila elaborada pelo. Eng. Sergio Americano Mendes CREA-MG /D GUIA DE PROGRAMAÇÃO STK 728U, STK 738U e STK 748 Apostila elaborada pelo Eng. Sergio Americano Mendes CREA-MG 29.539/D Proibida a reprodução não autorizada 2014 1- GUIA RÁPIDO DE PROGRAMAÇÃO Modelos de

Leia mais

MANUAL MÓDULO DE COMUNICAÇÃO MODBUS RS485/TCPIP

MANUAL MÓDULO DE COMUNICAÇÃO MODBUS RS485/TCPIP MANUAL MÓDULO DE COMUNICAÇÃO MODBUS RS485/TCPIP Site: www.rvc.com.br E-mail: vendas@rvc.com.br 1. Introdução O Módulo de comunicação RVC TMA8.4 é um equipamento microprocessado, cuja função é promover

Leia mais

Unidade Remota CANopen RUW-06. Guia de Instalação, Configuração e Operação. Idioma: Português. Documento: / 00

Unidade Remota CANopen RUW-06. Guia de Instalação, Configuração e Operação. Idioma: Português. Documento: / 00 Motors Automation Energy Transmission & Distribution Coatings Unidade Remota CANopen RUW-06 Guia de Instalação, Configuração e Operação Idioma: Português Documento: 10002133182 / 00 ÍNDICE 1 INSTRUÇÕES

Leia mais

Copyright 2013 VW Soluções

Copyright 2013 VW Soluções 1 Apresentação Sem dúvida, o display Lcd é um dos recursos mais interessantes quando utilizamos microcontroladores. Isto porque podemos desenvolver IHM (Interface Homem Máquina) agregando grande valor

Leia mais

INFORMÁTICA. É correto o que consta APENAS em a) I. b) II. c) III. d) I e III. e) II e III.

INFORMÁTICA. É correto o que consta APENAS em a) I. b) II. c) III. d) I e III. e) II e III. INFORMÁTICA 01. Para que computadores pessoais (PC) possam funcionar, é necessário que eles estejam dotados de recursos tanto de hardware como de software. A esse respeito é correto afirmar que a) a Unidade

Leia mais

Painel de controle. Impressora Multifuncional em Cores Xerox WorkCentre 6655 Tecnologia Xerox ConnectKey 2.0

Painel de controle. Impressora Multifuncional em Cores Xerox WorkCentre 6655 Tecnologia Xerox ConnectKey 2.0 Tecnologia Xerox ConnectKey.0 Painel de controle Os serviços disponíveis podem variar de acordo a configuração da impressora. Para obter detalhes sobre serviços e configurações, consulte o Guia do Usuário.

Leia mais

ÍNDICE 2- ESPECIFICAÇÕES GERAIS 3 3- DETALHAMENTO DO PRODUTO TECLADO LEITOR DE CARTÕES MAGNÉTICOS DISPLAY 8

ÍNDICE 2- ESPECIFICAÇÕES GERAIS 3 3- DETALHAMENTO DO PRODUTO TECLADO LEITOR DE CARTÕES MAGNÉTICOS DISPLAY 8 1 ÍNDICE 2- ESPECIFICAÇÕES GERAIS 3 3- DETALHAMENTO DO PRODUTO 3 3.1- TECLADO 3 3.2- LEITOR DE CARTÕES MAGNÉTICOS 7 3.3- DISPLAY 8 3.3.1- DISPLAY MODO TEXTO 8 3.3.2- DISPLAY MODO GRÁFICO 11 3.3.3- AJUSTE

Leia mais

Analisador de Energia. Manual do usuário do Software

Analisador de Energia. Manual do usuário do Software Analisador de Energia Manual do usuário do Software Índice Título Página 1. Requerimentos de hardware e sistema operacional... 1 2. Instalação do Software... 1 3. Protocolo RS-232... 1 4. Seleção de Idioma...

Leia mais

Manual do Aplicativo de Configuração

Manual do Aplicativo de Configuração Manual do Aplicativo de Configuração INTRODUÇÃO Este manual visa explicar a utilização do software embarcado do equipamento Primme Super Fácil Ponto. De fácil utilização e com suporte a todos os navegadores

Leia mais

Notas de Aplicação. Impressão Matricial com os Controladores HI. HI Tecnologia. Documento de acesso público

Notas de Aplicação. Impressão Matricial com os Controladores HI. HI Tecnologia. Documento de acesso público Notas de Aplicação Impressão Matricial com os Controladores HI HI Tecnologia Documento de acesso público ENA.00013 Versão 1.03 dezembro-2007 HI Tecnologia Impressão Matricial com os Controladores HI Apresentação

Leia mais

Gateway PowerView. Guia Rápido

Gateway PowerView. Guia Rápido Gateway PowerView Guia Rápido Índice Conteúdo do Kit.............. 5 Conexões................. 7 Integração com Sistemas de Automação. 19 Solução de Problemas........... 23 O gateway PowerView, através

Leia mais

3. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

3. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS 3. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS 3.2 CARACTERÍSTICAS DE SOFTWARE 1. CARACTERÍSTICAS O CLG535R é um controlador programável que integra os principais recursos empregados em uma automação industrial. Dispõe integrado

Leia mais

Indicador de Pesagem INDPSG v1.0 Manual do usuário

Indicador de Pesagem INDPSG v1.0 Manual do usuário Manual do usuário - Indicador INDPSG v1.0 - Firmware v1.0 Indicador de Pesagem INDPSG v1.0 v1 Manual do usuário 1 Apresentação O Indicador de pesagem INDPSG-v1.0 foi desenvolvido com um conceito para aplicações

Leia mais

Manual de Operação do MGV 5. Manual de Operação do MGV5. Módulo Gerenciador de Vendas. Toledo

Manual de Operação do MGV 5. Manual de Operação do MGV5. Módulo Gerenciador de Vendas. Toledo Manual de Operação do MGV5 Módulo Gerenciador de Vendas Toledo 1 1.0 - O QUE É O MGV5... 3 1.1 - COMO ENTRAR NO PROGRAMA... 3 2.0 - IMPORTANDO ARQUIVO DE ITENS... 4 3.0 TRANSMITINDO OS ITENS PARA AS BALANÇAS...

Leia mais

MANUAL PARA INSTALAÇÃO

MANUAL PARA INSTALAÇÃO DG-1000 MANUAL PARA INSTALAÇÃO EPM TECNOLOGIA E EQUIPAMENTOS LTDA. Avenida Comendador Gumercindo Barranqueiros, 285 Jardim Samambaia Jundiaí - SP Tel. - (0xx11) 4582-5533 www.epmtec.com.br MANUAL DE INSTALAÇÃO

Leia mais

Utilitário de Configuração do Computador Guia do Usuário

Utilitário de Configuração do Computador Guia do Usuário Utilitário de Configuração do Computador Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações

Leia mais

1. A partir do menu de configuração use os botões e para selecionar a opção saída pulso.

1. A partir do menu de configuração use os botões e para selecionar a opção saída pulso. 4.8 Saída de Pulso Esta opção permite você configurar a saída de pulso. A saída pode ser configurada para uma quantidade definida de pulso da energia ativa ou reativa. Use esta seção para definir a saída

Leia mais