Governo do Estado lança o projeto Espírito Santo sem Lixão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Governo do Estado lança o projeto Espírito Santo sem Lixão"

Transcrição

1 Governo do Estado lança o projeto Espírito Santo sem Lixão Com o objetivo de destinar corretamente 100% do lixo gerado e exterminar do território capixaba todos os lixões existentes, o Governo do Estado, por meio das secretarias de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), lançou, no último dia 14 de fevereiro, o projeto Espírito Santo sem Lixão. O Estado vai investir cerca de R$ 50 milhões até 2010 na implantação de quatro Sistemas de Destinação Final Adequada de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). O destino adequado do lixo é um dos grandes desafios a serem enfrentados em todo o mundo. No Espírito Santo, um estudo constatou que 26 municípios capixabas depositam seus resíduos em três aterros sanitários licenciados privados, localizados em Aracruz, Cariacica e Vila Velha. Enquanto isso, todas as outras 52 cidades utilizam 102 lixões espalhados pelo Estado. As dificuldades encontradas pelas administrações municipais para sanar este problema levou o Governo do Estado a buscar soluções em parceria com os municípios, elaborando o projeto Espírito Santo sem Lixão. Este projeto faz parte da carteira das 20 maiores prioridades do Governo Estadual para implantação até 2010, previstos no Planejamento Estratégico De acordo com o secretário da Sedurb, Rodrigo Chamoun, a meta é acabar com todos os lixões em território capixaba. Queremos que, até 2010, 100% do lixo produzido no Espírito Santo tenha como destino os aterros sanitários licenciados, com sustentabilidade econômica, ambiental e social, destacou.

2 Sistemas Regionais Estudos realizados pelo Governo do Estado dividiram o Espírito Santo em seis regiões: Metropolitana, Doce Leste, Norte, Doce Oeste, Sul Serrana e Litoral Sul. As duas primeiras já contam com aterros sanitários licenciados. Agora, o desafio é atender, com sucesso, as outras quatro regiões. Os principais elementos que nortearam tal divisão foram o total da produção de resíduos do conjunto de municípios a partir de 200 toneladas por dia (t/dia), na busca dos benefícios de escala econômica; a malha viária regional, para que o transporte dos RSU seja feito apenas por estradas pavimentadas; e a busca da melhor logística com menores custos operacionais. Cada Sistema a ser instalado nas regiões denominadas Norte, Doce Oeste, Sul Serrana e Litoral Sul é composto por um Aterro Sanitário Regional licenciado, logística de transporte e Estações de Transbordo Regionais, em número determinado pela escala de produção de RSU. O Governo vai construir todas as estruturas necessárias nas regiões prioritárias, com recursos próprios.

3 Região Metropolitana Doce Leste Regionalização Municípios Vitória, Vila Velha, Serra, Viana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Cariacica, Domingos Martins e Marechal Floriano. Sooretama, Rio Bananal, Linhares, Aracruz, João Neiva, Ibiraçu, Santa Teresa e Fundão. Norte Ecoporanga, Mucurici, Montanha, Ponto Belo, Pedro Canário, Pinheiros, Água Doce do Norte, Boa Esperança, Conceição da Barra, Vila Pavão, Barra de São Francisco, Nova Venécia, São Mateus e Jaguaré. Doce Oeste Litoral Sul Sul Serrana Mantenópolis, Águia Branca, São Gabriel da Palha, Vila Valério, Alto Rio Novo, Pancas, São Domingos do Norte, Governador Lindenberg, Colatina, Marilândia, Baixo Guandu, Itaguaçu, São Roque do Canaã, Laranja da Terra, Itarana e Afonso Cláudio. Vargem Alta, Alfredo Chaves, Guarapari, Anchieta, Iconha, Rio Novo do Sul, Piúma, Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy, Mimoso do Sul, Muqui, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte e Apiacá. Brejetuba, Ibatiba, Irupi, Iúna, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Castelo, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Alegre, Jerônimo Monteiro, Cachoeiro de Itapemirim e Atílio Vivácqua.

4 Consórcio Público Regional A gestão e regulação dos quatro Sistemas serão feitas por meio de Consórcios Públicos Regionais, constituídos pelo Estado e municípios, na forma da Lei Nº /05 e operados, em regime de concessão, por empresas especializadas. Cada membro do Consórcio tem seu papel dentro do Sistema. O Governo do Estado já realizou o estudo que definiu a regionalização para implantação dos sistemas, fará a contratação dos estudos ambientais e elaboração dos projetos executivos e vai garantir os recursos financeiros para a construção dos quatro sistemas regionais. Com estes investimentos, o Estado retira dos municípios a parcela de gastos relativa ao retorno do capital investido, que incidiria nos custos operacionais. Já os municípios devem melhorar a estrutura de gestão da limpeza pública local de forma sustentável; fechar os lixões, recuperando as áreas degradadas; dividir de forma solidária as despesas com as operações consorciadas; e incentivar à recuperação econômica de resíduos sólidos visando à reciclagem. Com isso, o Consórcio Público Regional passa a fazer a gestão e regulação da prestação de serviços no Sistema Regional de Destinação Final de RSU, incentivar os programas de conscientização e educação ambiental, e assessorar os municípios para estruturação, sustentabilidade e aprimoramento dos serviços locais de limpeza pública e gestão de RSU.

5 A operação das Estações de Transbordo, do transporte e dos Aterros Sanitários Regionais será feita por empresas concessionárias especializadas, selecionadas por meio de processo licitatório, que deverão garantir mão-de-obra e equipamentos necessários ao perfeito funcionamento do Sistema, operar todas as unidades e os transportes rodoviários determinados na região e fazer os controles operacionais, ambientais e sanitários necessários. Estação de Transbordo e Aterro Sanitário De acordo com o Sistema proposto, a coleta do lixo nas cidades e o transporte até as estações de transbordo serão funções atribuídas aos municípios. A partir da chegada dos caminhões compactadores nas Estações de Transbordo até a destinação final dos RSU nos Aterros Sanitários, as operações passam a ser gerenciadas pelos respectivos Consórcios Públicos Regionais e operadas pelas empresas concessionárias especializadas. A Estação de Transbordo é o local onde os caminhões compactadores de coleta, vindos de várias cidades, transferem os RSU para caminhões de maior capacidade gerando economia e maior eficiência no transporte regional. O processo começa com o controle de procedência, composição e pesagem do lixo. Em seguida os caminhões seguem para uma estrutura adequada de transferência dos RSU para os caminhões de maior capacidade, que recebem uma cobertura de lona para evitar transtornos durante o transporte até o aterro sanitário.

6 O Aterro Sanitário é uma das técnicas mais seguras e econômicas para tratar o lixo adequadamente. Além de ser indispensável em qualquer Sistema, é o método mais usado no mundo. Ele é projetado para reduzir ao máximo os impactos causados ao meio ambiente. As pesquisas tecnológicas e experiências acumuladas na operação dos aterros sanitários existentes fizeram deles instalações atuais de tratamento e recuperação de energia. Antes de receber o lixo, o solo de um aterro deve ser impermeabilizado por uma manta sintética para evitar a contaminação das águas subterrâneas. Em seguida, são instaladas as tubulações de drenagem e a uma primeira camada de terra. Somente após este preparo é que os resíduos sólidos coletados são despejados e compactados com a utilização de tratores de esteira, para receber mais uma camada de terra. Depois recebe outra camada de lixo e outra de terra, e assim por diante, até o final daquela área de trabalho. Drenagem de chorume e de gases A decomposição do lixo, junto com a pequena parcela de água das chuvas infiltrada no aterro, cria um líquido poluente chamado chorume. Ele deve ser todo coletado pelo sistema interno de drenagem e enviado para estação de tratamento. O mesmo processo de decomposição dos RSU também gera o biogás, que é coletado pela tubulação de drenagem e pode ser queimado nas chaminés ou destinado ao aproveitamento energético. O biogás é formado predominantemente pelo metano (CH4), gás que gera energia, mas que influencia no efeito estufa. Seu aproveitamento resulta em ganhos ambientais e econômicos, além de possibilitar a negociação dos créditos de carbono, conforme o Protocolo de Kyoto.

7 Após a conclusão de cada etapa do aterro, uma cobertura final de argila é implantada para o seu fechamento. São plantadas gramíneas na superfície para evitar a erosão, garantindo assim proteção ambiental e recomposição da estética do local. Informações adicionais: Karlla Hoffmann Assessoria de Comunicação da Sedurb Tel.: (27) / / Carlos Roberto de Lima Subsecretário de Programas Urbanos da Sedurb Gerente do Projeto ES sem Lixão Tel.: (27)

ORIGEM: AFONSO CLAUDIO

ORIGEM: AFONSO CLAUDIO ORIGEM: AFONSO CLAUDIO AFONSO CLÁUDIO 0 ÁGUA DOCE NORTE 453 ÁGUIA BRANCA 379 ALEGRE 157 ALFREDO CHAVES 116 ALTO RIO NOVO 389 ANCHIETA 148 APIACÁ 218 ARACRUZ 227 ATÍLIO VIVACQUA 137 BAIXO GUANDU 304 BARRA

Leia mais

Ensino Médio TEMPO INTEGRAL (3)

Ensino Médio TEMPO INTEGRAL (3) MATRÍCULAS DA EDUCAÇÃO DA BÁSICA DE 2006, CONSIDERADAS NO FUNDEB EM, COEFICIENTES DE DISTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS E ESTIMATIVA DA RECEITA ANUAL DO FUNDO, POR ENTE GOVERNAMENTAL - - ESPÍRITO SANTO Integral

Leia mais

ÓBITOS 10 49 ANOS MULHER (SIM)

ÓBITOS 10 49 ANOS MULHER (SIM) MUNICIPPIOSS I I I AVALIAÇÃO I DO INDICADOR I I DE IINVESSTIGAÇÂO I DE ÒBIITOSS 22000088 (**)( ) ÓBITOS EM MENOR 1 ANO ÓBITOS 10 49 ANOS MULHER OBITOS MATERNOS ÓBBITTOSS I INVEESSTTIGADOSS I I (Reelatóri(

Leia mais

CICLOS DE NEGÓCIOS E ASPECTOS CONJUNTURAIS DA ECONOMIA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

CICLOS DE NEGÓCIOS E ASPECTOS CONJUNTURAIS DA ECONOMIA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO CICLOS DE NEGÓCIOS E ASPECTOS CONJUNTURAIS DA ECONOMIA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Matheus Albergaria de Magalhães Fevereiro de 2011 Objetivos Traçar breve panorama conjuntural da economia do estado do

Leia mais

Hierarquia Urbana no Espírito Santo

Hierarquia Urbana no Espírito Santo Hierarquia Urbana no Espírito Santo Matheus Albergaria de Magalhães Victor Nunes Toscano Rede de Estudos Macroeconômicos (MACRO) Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) 03 de Setembro de 2010 Motivação

Leia mais

Vitória (ES), Quarta-feira, 06 de Agosto de 2014.

Vitória (ES), Quarta-feira, 06 de Agosto de 2014. SOCIAL Edital de Intimação SUBSER nº 003/2014, de 03/07/2014. Afonso Claudio Agua Doce do Norte Águia Branca Alegre Alfredo Chaves Alto Rio Novo Anchieta RESORT Apiaca Aracruz COSTA 11 DE SA CHAGAS 12

Leia mais

Lei n.º 12.305 Política Nacional de Resíduos Sólidos

Lei n.º 12.305 Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei n.º 12.305 Política Nacional de Resíduos Sólidos Estabelece regras e metas a serem observadas pelo Poder Público, estipulando, inclusive, prazos para tanto: (a) art. 18 c/c art. 55 Plano Municipal

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO E PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PROGRAMA BOLSA ESTÁGIO FORMAÇÃO DOCENTE EDITAL SEDU Nº 016/2015

EDITAL DE INSCRIÇÃO E PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PROGRAMA BOLSA ESTÁGIO FORMAÇÃO DOCENTE EDITAL SEDU Nº 016/2015 EDITAL DE INSCRIÇÃO E PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PROGRAMA BOLSA ESTÁGIO FORMAÇÃO DOCENTE EDITAL SEDU Nº 016/2015 A SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO CONVIDA OS ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA

Leia mais

RELAÇÃO DE PRAZOS DE ENTREGA ESPIRITO SANTO

RELAÇÃO DE PRAZOS DE ENTREGA ESPIRITO SANTO CIDADE RELAÇÃO DE PRAZOS DE ENTREGA ESPIRITO SANTO ACIOLI AFONSO CLAUDIO AGHA AGUA DOCE DO NORTE AGUIA BRANCA AIRITUBA ALEGRE ALFREDO CHAVES ALTO CALCADO ALTO CALDEIRAO ALTO CASTELINHO ALTO MUTUM PRETO

Leia mais

17ª Região - Espírito Santo

17ª Região - Espírito Santo 17ª Região - Espírito Santo CENTRAL DE DISTRIBUIÇÃO DAS VARAS DE VITÓRIA Juiz Diretor do Foro: Antonio de Carvalho Pires Juiz Suplente: Denise Marsico do Couto Diretor de Serviço: Carlos Tadeu Goulart

Leia mais

Uma Parceria do Governo do Estado do ES com o Governo Federal e Municípios Capixabas

Uma Parceria do Governo do Estado do ES com o Governo Federal e Municípios Capixabas Uma Parceria do Governo do Estado do ES com o Governo Federal e Municípios Capixabas O maior Programa Habitacional da História do Espírito Santo Mais de R$ 800 Milhões de Investimentos em Habitação Os

Leia mais

O estado do Espírito Santo no Censo 2010

O estado do Espírito Santo no Censo 2010 1 O estado do Espírito Santo no Censo 2010 Instituto Jones dos Santos Neves IJSN Núcleo do Observatório das Metrópoles CNPq/INCT Pablo Lira 1 Caroline Cavatti 2 1. Introdução De acordo com os resultados

Leia mais

GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO JOSÉ RENATO CASAGRANDE VICE- GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO GIVALDO VIEIRA DA SILVA

GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO JOSÉ RENATO CASAGRANDE VICE- GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO GIVALDO VIEIRA DA SILVA ISSN 2237-8324 ISSN 2237-8324 GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO JOSÉ RENATO CASAGRANDE VICE- GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO GIVALDO VIEIRA DA SILVA SECRETÁRIO DO ESTADO DA EDUCAÇÃO KLINGER

Leia mais

Goiaba. Para a Indústria no Espírito Santo. Pólo de

Goiaba. Para a Indústria no Espírito Santo. Pólo de Goiaba Para a Indústria no Espírito Santo Pólo de Pólo de Goiaba para a Indústria no Espírito Santo A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag), preocupada em alavancar,

Leia mais

A inovação está em cartaz.

A inovação está em cartaz. A inovação está em cartaz. Ciclo 2014 Inscrições até 20/07 PRÊMIO INOVES, CICLO 2014 Seja um astro da inovação. Há 10 anos, o Inoves estimula o desenvolvimento de uma cultura empreendedora de gestão no

Leia mais

Secretaria de Educação de Pernambuco. Inscrições abertas para o cargo de professor. Oferta de 3 mil vagas!

Secretaria de Educação de Pernambuco. Inscrições abertas para o cargo de professor. Oferta de 3 mil vagas! Secretaria de Educação de Pernambuco. Inscrições abertas para o cargo de professor. Oferta de 3 mil vagas! Seguem abertas as inscrições para o concurso anunciado pelas Secretarias de Educação e Administração

Leia mais

INFORMATIVO CONTÁBIL/FISCAL OCB/ES Nº 02/2014

INFORMATIVO CONTÁBIL/FISCAL OCB/ES Nº 02/2014 INFORMATIVO CONTÁBIL/FISCAL OCB/ES Nº 02/2014 (21 de Janeiro de 2014) 01. ATENÇÃO PARA MUDANÇAS NA NOTA FISCAL ELETRÔNICA Órgão: Secretaria da Fazendo do Espírito Santo (SEFAZ) Ementa: Autorização de Notas

Leia mais

Programa Estadual de Conservação e Recuperação da Cobertura Florestal - Espírito Santo

Programa Estadual de Conservação e Recuperação da Cobertura Florestal - Espírito Santo Programa Estadual de Conservação e Recuperação da Cobertura Florestal - Espírito Santo Análise Integrada do Uso da Terra no Estado do Espírito Santo Coordenação: Dr. Bernardo Baeta Neves Strassburg Dr.

Leia mais

O REGISTRO MERCANTIL NA ERA DIGITAL

O REGISTRO MERCANTIL NA ERA DIGITAL O REGISTRO MERCANTIL NA ERA DIGITAL JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Check-list da Apresentação REGIN Registro Mercantil Integrado A REDESIM e o Integrador Estadual dos órgãos relacionados ao

Leia mais

EDITAL SEDU Nº 035/2011

EDITAL SEDU Nº 035/2011 EDITAL SEDU Nº 035/2011 Chamada para Inscrição para o II Congresso Nacional Ibero-Americano de Deficiência Intelectual, VII Congresso das APAES do Espírito Santo e VI Fórum Estadual de Autodefensores Tema:

Leia mais

AGÊNCIAS NOSSOCRÉDITO POR MUNICÍPIO

AGÊNCIAS NOSSOCRÉDITO POR MUNICÍPIO Afonso Cláudio Endereço: Rua Jerônimo Monteiro, 26 Telefone: (27) 3735-1152/ (27) 3735-4000 nossocreditoafclaudio@gmail.com Água Doce do Norte Endereço: Av. Sebastião Coimbra Elizeu s/n sala 2 localizada

Leia mais

A POLÍTICA DE PARCERIA PARA INCLUSÃO ESCOLAR NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO 1

A POLÍTICA DE PARCERIA PARA INCLUSÃO ESCOLAR NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO 1 1 A POLÍTICA DE PARCERIA PARA INCLUSÃO ESCOLAR NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO 1 Agda Felipe Silva Gonçalves PPGEES-UFScar 2 agdavix@msn.com Denise Meyrelles de Jesus PPGE-UFES 3 jesusdenise@hotmail.com

Leia mais

I. APRESENTAÇÃO II. FOCOS DE ATUAÇÃO

I. APRESENTAÇÃO II. FOCOS DE ATUAÇÃO I. APRESENTAÇÃO O Instituto EDP, em consonância à Política de Responsabilidade Social do Grupo EDP no Brasil, convida organizações sociais, culturais e esportivas a apresentar propostas para o processo

Leia mais

CADASTRO AMBIENTAL RURAL (CAR)

CADASTRO AMBIENTAL RURAL (CAR) CADASTRO AMBIENTAL RURAL (CAR) Manual de inscrição do CAR para o proprietário rural Patrocínio: 2015 Sumário Lista de Siglas... 3 Apresentação... 4 1. O que é o CAR?... 5 2. Objetivo do CAR... 6 3. Vantagens

Leia mais

UF: ES. 12101 - Justiça Federal de Primeiro Grau. 14108 - Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo

UF: ES. 12101 - Justiça Federal de Primeiro Grau. 14108 - Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo ORÇAMENTO DA UNIÃO PARA 2010 - INVESTIMENTOS POR UF UF: ES 12101 - Justiça Federal de Primeiro Grau 02.122.0569.1834.0101 - Construção do Edifício-Sede da Seção Judiciária em Vitória - ES No Município

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 354/95 - Segunda Câmara - Ata 37/95 Processo nº TC TC 300.038/94-1, com 12 volumes. Responsáveis: 3.1- José Eugênio Vieira (CPF nº 036.111.327-72, Secretário

Leia mais

Concurso Corpo de Bombeiros do Pará. Inscrições prorrogadas até 15/12. Oferta de 330 vagas! Ganhos de até R$ 5 mil!

Concurso Corpo de Bombeiros do Pará. Inscrições prorrogadas até 15/12. Oferta de 330 vagas! Ganhos de até R$ 5 mil! Concurso Corpo de Bombeiros do Pará. Inscrições prorrogadas até 15/12. Oferta de 330 vagas! Ganhos de até R$ 5 mil! Chances renovadas! Publicada no Diário Oficial do estado a prorrogação do prazo de inscrições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EDITAL nº 002 / 2014 A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), por meio do Centro de Educação em parceria com o Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB) no âmbito

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EDITAL nº 001 / 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), por meio do Centro de Educação em parceria com o Ministério da Educação (MEC) pela Secretaria

Leia mais

1. Resultados Gerais do MapaSAN 2014 no estado do ESPÍRITO SANTO

1. Resultados Gerais do MapaSAN 2014 no estado do ESPÍRITO SANTO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME CÂMARA INTERMINISTERIAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL - SECRETARIA EXECUTIVA SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SECRETARIA

Leia mais

Afonso Claudio. Brejetuba. Ibatiba. Conceição Venda do Nova do. Irupi. Iúna. Ibitirama Divino. Muniz Freire. Castelo. de São.

Afonso Claudio. Brejetuba. Ibatiba. Conceição Venda do Nova do. Irupi. Iúna. Ibitirama Divino. Muniz Freire. Castelo. de São. 102 CE s Ecoporanga Mucurici Ponto Belo Montanha Pedro Canário Água Doce do Norte Boa Esperança Pinheiros Conceição da Barra Conselhos Regionais Espíritas Revisão ENTRAE (2014) Dados IBGE 2010 Irupi Ibitirama

Leia mais

Vetor UF Nome Localização / Descrição Tipo de Intervenção PAC? Status Extensão. Ampliação e Construção

Vetor UF Nome Localização / Descrição Tipo de Intervenção PAC? Status Extensão. Ampliação e Construção Ministério dos s PNLT - Plano Nacional de Logística e s Aeroviário Ferroviário Aeroporto de Vitória/ (Eurico de Aguiar Salles): Ampliação e Construção de Mais um Módulo do Terminal de Passageiros, incluindo

Leia mais

ANEXO IV ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO

ANEXO IV ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO ANEXO IV ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO ORCAMENTO DE INVESTIMENTO DE 2009 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

VI Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

VI Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental IV-004 - AVALIAÇÃO DA DEMANDA DE ÁGUA X DISPONIBILIDADE HÍDRICA DOS MANANCIAIS SUPERFICIAIS DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO PÚBLICO DO NORTE DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Ricardo Augusto Pereira Rezende (1)

Leia mais

INSTITUIÇÕES DE TRATAMENTO, PREVENÇÃO, REDUÇÃO DE DANOS E ENSINO/PESQUISA ATUANTES NA ÁREA DE DROGAS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

INSTITUIÇÕES DE TRATAMENTO, PREVENÇÃO, REDUÇÃO DE DANOS E ENSINO/PESQUISA ATUANTES NA ÁREA DE DROGAS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO 1 INSTITUIÇÕES DE TRATAMENTO, PREVENÇÃO, REDUÇÃO DE DANOS E ENSINO/PESQUISA ATUANTES NA ÁREA DE DROGAS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Vitória 2014 2 REALIZAÇÃO: Núcleo de Estudos Fênix/Universidade Federal

Leia mais

POLÍTICAS DE ATENÇÃO ÀS QUESTÕES RELACIONADAS AO CONSUMO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NO ESPÍRITO SANTO

POLÍTICAS DE ATENÇÃO ÀS QUESTÕES RELACIONADAS AO CONSUMO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NO ESPÍRITO SANTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL POLÍTICAS DE ATENÇÃO ÀS QUESTÕES RELACIONADAS AO CONSUMO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NO ESPÍRITO

Leia mais

POLÍTICA ESTADUAL DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

POLÍTICA ESTADUAL DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS POLÍTICA ESTADUAL DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS PPA 2010-2013 Orientações aos Gestores Municipais 2009 Paulo Hartung Governador do Estado do Espírito Santo Ricardo Ferraço Vice-Governador do

Leia mais

Anexo I da Resolução n 65/2000 - CEPE PROGRAMA DE INTERIORIZAÇÃO DA UFES NA MODALIDADE ABERTA E A DISTÂNCIA EAD

Anexo I da Resolução n 65/2000 - CEPE PROGRAMA DE INTERIORIZAÇÃO DA UFES NA MODALIDADE ABERTA E A DISTÂNCIA EAD Anexo I da Resolução n 65/2000 - CEPE PROGRAMA DE INTERIORIZAÇÃO DA UFES NA MODALIDADE ABERTA E A DISTÂNCIA EAD Introdução A Universidade Federal do Espírito Santo tem buscado cumprir as determinações

Leia mais

Aureliano Nogueira da Costa 1 ESTUDO DO IMPACTO DA FRUTICULTURA NO TURISMO

Aureliano Nogueira da Costa 1 ESTUDO DO IMPACTO DA FRUTICULTURA NO TURISMO Aureliano Nogueira da Costa 1 ESTUDO DO IMPACTO DA FRUTICULTURA NO TURISMO 1 Engenheiro Agrônomo, Doutor em Solos e Nutrição de Plantas, Coordenador Estadual de Fruticultura. SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS...

Leia mais

DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Edital de Processo Seletivo Simplificado n 026/2009 de 29 de maio de 2009. Estabelece normas para seleção e contratação, em regime de designação temporária, de profissionais não habilitados, a título precário,

Leia mais

EDITAL SEDU Nº 11/2012

EDITAL SEDU Nº 11/2012 EDITAL SEDU Nº 11/2012 DIVULGA CRONOGRAMA DE CHAMADA E CONTRATAÇÃO EM DESIGNAÇÃO TEMPORÁRIA DE CANDIDATOS CLASSIFICADOS EM PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO O Secretário de Estado da Educação no uso da atribuição

Leia mais

Apresentação para Investidores

Apresentação para Investidores Apresentação para Investidores EDP Escelsa Serra, 24 de março 2015 I A EDP Escelsa II Programa de combate às perdas não técnicas III Projetos de combate às perdas não técnicas 2 A unidade do Espírito Santo

Leia mais

Vitória (ES), Sexta-feira, 14 de Novembro de 2014.

Vitória (ES), Sexta-feira, 14 de Novembro de 2014. DIÁRIO OFICIAL DOS PODERES DO ESTADO 34 para conferência e autenticação das cópias. 12.5 - Os candidatos estarão sujeitos ao cumprimento do horário de trabalho determinado pela Superintendência Regional

Leia mais

Investimentos e Oportunidades no Espírito Santo

Investimentos e Oportunidades no Espírito Santo Investimentos e Oportunidades no Espírito Santo Mimoso do Sul - Setembro 2014 Nery De Rossi Secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo 1 ESPÍRITO SANTO FATORES DE COMPETITIVIDADE VISÃO DE LONGO PRAZO

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL

PLANO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL III Congresso Consad de Gestão Pública PLANO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL: MUNICÍPIOS CAPIXABAS Ana Ivone Salomon Marques Sabrina Caliman Tanaka Nádia Dorian Machado Painel 03/012 Capacidades institucionais

Leia mais

EDITAL SEDU Nº 002/2016

EDITAL SEDU Nº 002/2016 EDITAL SEDU Nº 002/2016 DIVULGA CRONOGRAMA DE CHAMADA E CONTRATAÇÃO EM DESIGNAÇÃO TEMPORÁRIA DE CANDIDATOS CLASSIFICADOS EM PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO O SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso da

Leia mais

PROGRAMA DE MELHORIA DA GESTÃO MUNICIPAL

PROGRAMA DE MELHORIA DA GESTÃO MUNICIPAL Centro de Convenções Ulysses Guimarães Brasília/DF 4, 5 e 6 de junho de 2012 PROGRAMA DE MELHORIA DA GESTÃO MUNICIPAL Maria Luiza dos Santos Vellozo Rosangela Maria Luchi Flavia Cardoso Garcia Chaves Julio

Leia mais

RELATÓRIO 2011 - projetos e ações -

RELATÓRIO 2011 - projetos e ações - RELATÓRIO 2011 - projetos e ações - Foram investidos em torno de R$ 125 milhões em 2011, contra R$ 114 milhões em 2010. Somente em obras da rede estadual o investimento foi de cerca R$ 100 milhões, mais

Leia mais

Edital de Processo Seletivo Simplificado n 062/2013

Edital de Processo Seletivo Simplificado n 062/2013 Edital de Processo Seletivo Simplificado n 062/2013 Estabelece normas para seleção e contratação, em regime de designação temporária, de professores alfabetizadores para atuação de 1º ao 3º ano do Ensino

Leia mais

Breve Histórico do Saneamento Básico no Brasil

Breve Histórico do Saneamento Básico no Brasil Breve Histórico do Saneamento Básico no Brasil Historicamente o abastecimento de água e o tratamento de esgotos eram atribuições municipais; Na década de 60 foram criadas as cias estaduais, dentre elas

Leia mais

PRÊMIO DESTAQUE REGULAMENTO. Trabalhador do Transporte e Logística - ES. Vitória 30 de novembro - 20h

PRÊMIO DESTAQUE REGULAMENTO. Trabalhador do Transporte e Logística - ES. Vitória 30 de novembro - 20h PRÊMIO DESTAQUE 2012 Trabalhador do Transporte e Logística - ES Vitória 30 de novembro - 20h REGULAMENTO ÍNDICE Apresentação...03 Ø Cronograma Prêmio Destaque 2012...03 Regulamento Ø Capítulo I Do prêmio...04

Leia mais

FÓRUM EJA/ES E POLÍTICAS PÚBLICAS LOCAIS

FÓRUM EJA/ES E POLÍTICAS PÚBLICAS LOCAIS FÓRUM EJA/ES E POLÍTICAS PÚBLICAS LOCAIS Joelma dos Santos Rocha - UFES jhoelmarocha@hotmail.com Resumo: O objetivo deste trabalho é explicitar o papel do Fórum de EJA/ES num contexto de formulação e acompanhamento

Leia mais

MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO 1986-1991

MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO 1986-1991 GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO COORDENAÇÃO ESTADUAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA COECT INSTITUTO DE APOIO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO JONES DOS SANTOS NEVES IPES MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS NO ESTADO DO

Leia mais

UNIÃO NACIONAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO - UNCME/ES CARTA DE DOMINGOS MARTINS

UNIÃO NACIONAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO - UNCME/ES CARTA DE DOMINGOS MARTINS CARTA DE DOMINGOS MARTINS A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Espírito Santo (UNCME/ES) em seu V Encontro Estadual realizado nos dias 23 e 24 de setembro de 2010, na cidade de Domingos

Leia mais

XLVI Pesquisa Operacional na Gestão da Segurança Pública

XLVI Pesquisa Operacional na Gestão da Segurança Pública PROPENSÃO À CRIMINALIDADE EM MUNICÍPIOS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, BRASIL: UM ESTUDO UTILIZANDO INDICADORES ECONÔMICOS E SOCIAIS E MÉTODOS ESTATÍSTICOS MULTIVARIADOS. Antonio Fernando Pêgo e Silva (DEST-UFES)

Leia mais

Saúde mais perto de você. A estruturação do sistema de saúde do Estado do Espírito Santo

Saúde mais perto de você. A estruturação do sistema de saúde do Estado do Espírito Santo Saúde mais perto de você. A estruturação do sistema de saúde do Estado do Espírito Santo 2003-2010 Saúde mais perto de você A estruturação do sistema de saúde do Estado do Espírito Santo 2003-2010 ORGANIZADORES

Leia mais

TRIBUNAL ORIENTA A APLICAR MELHOR O DINHEIRO PÚBLICO

TRIBUNAL ORIENTA A APLICAR MELHOR O DINHEIRO PÚBLICO Impresso Especial 9912229052/2009 T.C.E.E.S. CORREIOS DEVOLUÇÃO GARANTIDA CORREIOS 9912229052/2009 Informativo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo - Ano XII - N.º 75 - Março / Maio 2011 TRIBUNAL

Leia mais

RECEBIMENTO DA DOCUMENTAÇÃO Até: 28/05/2010 às 14:00 Local GERÊNCIA DE FILIAL DE LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES EM BELO HORIZONTE GILIC/BH

RECEBIMENTO DA DOCUMENTAÇÃO Até: 28/05/2010 às 14:00 Local GERÊNCIA DE FILIAL DE LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES EM BELO HORIZONTE GILIC/BH Credenciamento nº. 012/2010 - fl.1/26 CAIXA GERÊNCIA DE FILIAL DE LICITAÇÃO E CONTRATAÇÃO EM BELO HORIZONTE CREDENCIAMENTO Nº 012/2010 Regido pela Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Objeto PRESTAÇÃO

Leia mais

BALANÇO ENERGÉTICO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO ANO BASE 2011

BALANÇO ENERGÉTICO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO ANO BASE 2011 BALANÇO ENERGÉTICO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO ANO BASE 211 BALANÇO ENERGÉTICO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO ANO BASE 211 Sumário Realização Governo Do Estado Do Espírito Santo Renato Casagrande Governador

Leia mais

PLANOS MUNICIPAIS DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS A atuação do TCE-RS. Arq. Andrea Mallmann Couto Eng. Flavia Burmeister Martins

PLANOS MUNICIPAIS DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS A atuação do TCE-RS. Arq. Andrea Mallmann Couto Eng. Flavia Burmeister Martins PLANOS MUNICIPAIS DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS A atuação do TCE-RS Arq. Andrea Mallmann Couto Eng. Flavia Burmeister Martins BASE LEGAL Lei Federal 11.445/2007 e Decreto 7.217/2010 Lei Federal

Leia mais

Índice de Desenvolvimento Humano do Espírito Santo

Índice de Desenvolvimento Humano do Espírito Santo 1) Introdução Índice de Desenvolvimento Humano do Espírito Santo Eduardo Neto Érica Amorim Mauricio Blanco O desenvolvimento humano, como conceito, tem-se mostrado polêmico e, muitas vezes, provisório.

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO: Escola e Cidade para uma Educação Integral e integradora

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO: Escola e Cidade para uma Educação Integral e integradora CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS NEPEI NUCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTEGRAL DO ESPÍRITO SANTO CONVÊNIO UFES/MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/SEEB/EDUCAÇÃO INTEGRAL CURSO DE APERFEIÇOAMENTO: Escola

Leia mais

MP-ES Ministério Público do Estado do Espírito Santo

MP-ES Ministério Público do Estado do Espírito Santo MP-ES Ministério Público do Estado do Espírito Santo Eder Pontes da Silva Procuradores de Justiça: Procurador-Geral de Justiça José Adalberto Dazzi Fernando Franklin da Costa Santos Eloiza Helena Chiabai

Leia mais

Mesa Diretora - Biênio 2012/2013. Sumário

Mesa Diretora - Biênio 2012/2013. Sumário Mesa Diretora - Biênio 2012/2013 Desembargador Pedro Valls Feu Rosa Presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo Desembargador Carlos Roberto Mignone Vice- Presidente do Tribunal de Justiça do Espírito

Leia mais

Gilmar Alves Batista Defensor Público Geral Vinicius Chaves de Araújo Subdefensor Público Geral. Gustavo Costa Lopes

Gilmar Alves Batista Defensor Público Geral Vinicius Chaves de Araújo Subdefensor Público Geral. Gustavo Costa Lopes Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo Gilmar Alves Batista Defensor Público Geral Vinicius Chaves de Araújo Subdefensor Público Geral Gustavo Costa Lopes Corregedor Geral Saulo Alvim Couto Chefe

Leia mais

Regulamento Prêmio Destaque 2014 Trabalhador do Transporte e Logística do Espírito Santo

Regulamento Prêmio Destaque 2014 Trabalhador do Transporte e Logística do Espírito Santo Regulamento Prêmio Destaque 2014 Trabalhador do Transporte e Logística do Espírito Santo Índice. Apresentação. Cronograma Prêmio Destaque 2014 201. Regulamento Capítulo I Do prêmio Capítulo II Do processo

Leia mais

Condições das ETAS da região Serrana

Condições das ETAS da região Serrana Condições das ETAS da região Serrana ETAS Possui banheiro masc e feminino Possui refeitório Possui ar condicionado As condições de conservação da ETA está adequada AFONSO CLÁUDIO Não Não Não Sim ALTO RIO

Leia mais

EDITAL SEDU Nº 043/2013

EDITAL SEDU Nº 043/2013 EDITAL SEDU Nº 043/2013 Chamada para inscrição nos cursos de formação continuada na área da deficiência visual: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TRANSCRIÇÃO DE TEXTOS BRAILLE e ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE O SECRETÁRIO

Leia mais

Resumo. Palavras-chave: Teófilo Henrique Pereira de Paula

Resumo. Palavras-chave: Teófilo Henrique Pereira de Paula Arranjo Produtivo Local de Rochas Ornamentais do Estado do Espírito Santo: delimitação e análise dos níveis de desenvolvimento dos municípios constituintes Teófilo Henrique Pereira de Paula Doutorando

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO E ENDEMISMO DE PEIXES DE RIACHO DO ESPÍRITO SANTO CONTRIBUIÇÃO AO CONHECIMENTO DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO

DISTRIBUIÇÃO E ENDEMISMO DE PEIXES DE RIACHO DO ESPÍRITO SANTO CONTRIBUIÇÃO AO CONHECIMENTO DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO DISTRIBUIÇÃO E ENDEMISMO DE PEIXES DE RIACHO DO ESPÍRITO SANTO CONTRIBUIÇÃO AO CONHECIMENTO DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO ESPÍRITO SANTO Sarmento-Soares, L.M. & Martins-Pinheiro, R.F. Novembro de 2012 Resumo

Leia mais

Comemorando o Dia do Profissional de Educação Física

Comemorando o Dia do Profissional de Educação Física nº 3 - janeiro de 2011 Órgão Oficial do Conselho Regional de Educação Física - 1ª Região - RJ/ES Comemorando o Dia do Profissional de Educação Física A realização do 1 Encontro de Profissionais de Educação

Leia mais

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS. Péricles S Weber Diretoria de Meio Ambiente

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS. Péricles S Weber Diretoria de Meio Ambiente GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Péricles S Weber Diretoria de Meio Ambiente Abril 2013 COMPANHIA DE SANEAMENTO DO PARANÁ - SANEPAR Criada em 23 de janeiro de 1963, a Companhia de Saneamento do Paraná

Leia mais

Procedimentos e Aspectos Licenciamento Ambiental das Atividades E&P no ES

Procedimentos e Aspectos Licenciamento Ambiental das Atividades E&P no ES Paulo César Hartung Gomes Governador do Estado Maria da Glória Brito Abaurre Secretária da SEAMA Diretora Presidente do IEMA João Lages Neto Gerência de Controle Ambiental Procedimentos e Aspectos Licenciamento

Leia mais

Objetivo 3.2. Melhorar a infra-estrutura de transporte e logística do Estado. As prioridades estaduais, segundo a visão da indústria, estão na

Objetivo 3.2. Melhorar a infra-estrutura de transporte e logística do Estado. As prioridades estaduais, segundo a visão da indústria, estão na Objetivo 3.2. Melhorar a infra-estrutura de transporte e logística do Estado. As prioridades estaduais, segundo a visão da indústria, estão na ampliação do número de terminais portuários, rodovias, ferrovias

Leia mais

REVISÃO E ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA RODOVIÁRIO ESTADUAL

REVISÃO E ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA RODOVIÁRIO ESTADUAL Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo REVISÃO E ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA RODOVIÁRIO ESTADUAL, NOVEMBRO DE 2008 GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE ESTADO DOS TRANSPORTES

Leia mais

EDITAL CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2013 GERAÇÃO DISTRIBUÍDA

EDITAL CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2013 GERAÇÃO DISTRIBUÍDA EDITAL CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2013 GERAÇÃO DISTRIBUÍDA A ESPÍRITO SANTO CENTRAIS ELÉTRICAS S.A. ESCELSA, doravante EDP ESCELSA ou COMPRADORA, concessionária de distribuição de energia elétrica, nos termos

Leia mais

Lista da Fauna de Leptohyphidae (Insecta: Ephemeroptera) do Espírito Santo. E. M. Rozario1*, E. A. Raimundi² & F. F. Salles³

Lista da Fauna de Leptohyphidae (Insecta: Ephemeroptera) do Espírito Santo. E. M. Rozario1*, E. A. Raimundi² & F. F. Salles³ III SIMPÓSIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA. 2014 315 Lista da Fauna de Leptohyphidae (Insecta: Ephemeroptera) do Espírito Santo E. M. Rozario1*, E. A. Raimundi² & F. F. Salles³ ¹Graduanda em

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 003/2015 SEDU Regulamenta o processo seletivo de estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede pública estadual para ingresso no curso de Inglês em parceria com o Conselho Britânico.

Leia mais

EDITAL Nº. 001/2012. Edital de Processo Seletivo Simplificado n 001/201 2, de 26 de janeiro de 2012.

EDITAL Nº. 001/2012. Edital de Processo Seletivo Simplificado n 001/201 2, de 26 de janeiro de 2012. EDITAL Nº. 001/2012 Edital de Processo Seletivo Simplificado n 001/201 2, de 26 de janeiro de 2012. Estabelece normas para seleção e contratação, em regime de designação temporária, bem como a formação

Leia mais

Edital de Processo Seletivo Simplificado n 061/2013

Edital de Processo Seletivo Simplificado n 061/2013 PROFESSOR MaPA e MaPB Edital de Processo Seletivo Simplificado n 061/2013 Estabelece normas para recrutamento, seleção e contratação, em regime de designação temporária, de profissionais para atuar nos

Leia mais

EMENDAS POR UNIDADE ORÇAMENTÁRIA

EMENDAS POR UNIDADE ORÇAMENTÁRIA 1 UO: 01.0.101 - ALES 949 843 800104 04.122.0800.0995 4.4.99.99 0101F 010101 01.122.0801.2002 3.1.90.92 0101 F 10.000,00 Dep. Sergio Borges 01.101 - ALES Ação: RESERVA TÉCNICA REMUNERAÇÃO DE PESSOAL ATIVO

Leia mais

Plano de Contingência Estadual da Dengue 2014-2015

Plano de Contingência Estadual da Dengue 2014-2015 Plano de Contingência Estadual da Dengue 2014-2015 Vitória - ES 2014 Governador do Estado do Espírito Santo Renato Casagrande Secretário de Estado da Saúde José Tadeu Marino Subsecretário de Estado da

Leia mais

Governo do Estado do Espírito Santo Governador Paulo Hartung

Governo do Estado do Espírito Santo Governador Paulo Hartung RELATÓRIO EMPRESARIAL - 2003/2009 Governo do Estado do Espírito Santo Governador Paulo Hartung Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano Secretária Regina Curitiba da Silva

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR PLANO ESTADUAL PARA SAÚDE DO TRABALHADOR 2004/2006

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR PLANO ESTADUAL PARA SAÚDE DO TRABALHADOR 2004/2006 SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR PLANO ESTADUAL PARA SAÚDE DO TRABALHADOR 2004/2006 ESPÍRITO SANTO, 2004/2006 1 1. Introdução A Saúde do Trabalhador

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justiça

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Procuradoria-Geral de Justiça PORTARIA Nº 196, de 13 de janeiro de 2015. Instaura a abertura do XIII Processo de Seleção para Admissão no Quadro de Estagiários do Ministério Público do Estado do Espírito Santo. O SUBPROCURADOR-GERAL

Leia mais

ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NO ENTORNO DO PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ, NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NO ENTORNO DO PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ, NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NO ENTORNO DO PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ, NO ESTADO DO

Leia mais

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO COMISSÃO DE ELABORAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO COMISSÃO DE ELABORAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO COMISSÃO DE ELABORAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DIAGNÓSTICO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO ES ASPECTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DO ESTADO

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Espírito Santo Sistema Universidade Aberta do Brasil Núcleo de Educação Aberta e a Distância

Ministério da Educação Universidade Federal do Espírito Santo Sistema Universidade Aberta do Brasil Núcleo de Educação Aberta e a Distância Edital nº 36 SELEÇÃO DE CURSISTAS ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE VITÓRIA 2011 EDITAL DE SELEÇÃO DE CURSISTAS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE, NA MODALIDADE ABERTA E À DISTÂNCIA - UFES/UAB/PNAP.

Leia mais

MP-ES Ministério Público do Estado do Espírito Santo Procuradores de Justiça:

MP-ES Ministério Público do Estado do Espírito Santo Procuradores de Justiça: MP-ES Ministério Público do Estado do Espírito Santo Procuradores de Justiça: Alexandre José Guimarães José Adalberto Dazzi Eliezer Siqueira de Sousa Mariela Santos Neves Siqueira Fernando Zardini Antonio

Leia mais

Política Nacional de Resíduos Sólidos. Pernambuco - PE

Política Nacional de Resíduos Sólidos. Pernambuco - PE Política Nacional de Resíduos Sólidos Pernambuco - PE Desafios 1. Eliminar lixões 2. Eliminar aterro controlado 3. Implantar aterro sanitário 4. Coleta seletiva 5. Compostagem e 6. Logística reversa Legenda

Leia mais

Pesquisa de Estoques

Pesquisa de Estoques Pesquisa Estoques número 1 janeiro/junho 2015 ISSN 1519-8642 parte 19 Espírito Santo Instituto Brasileiro Geografia e Estatística -IBGE Presinta da República Dilma Rousseff Ministro do Planejamento, Orçamento

Leia mais

FOCOS DE ATUAÇÃO. Tema 8. Expansão da base industrial

FOCOS DE ATUAÇÃO. Tema 8. Expansão da base industrial FOCOS DE ATUAÇÃO Tema 8. Expansão da base industrial Para crescer, a indústria capixaba tem um foco de atuação que pode lhe garantir um futuro promissor: fortalecer as micro, pequenas e médias indústrias,

Leia mais

EDITAL SEDU Nº 078/2013

EDITAL SEDU Nº 078/2013 EDITAL SEDU Nº 078/2013 Considerando as fortes chuvas que assolaram o Estado do Espírito Santo, O SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso da atribuição que lhe foi conferida pela Lei 3.043/75, torna público:

Leia mais

ATA DE REUNIÃO DE ACOMPANHAMENTO DOS TCAS 01 E 02 DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO SUL

ATA DE REUNIÃO DE ACOMPANHAMENTO DOS TCAS 01 E 02 DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO SUL ATA DE REUNIÃO DE ACOMPANHAMENTO DOS TCAS 01 E 02 DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO SUL No dia 23 dias do mês de abril de 2014, às 10 horas, estiveram presentes no Auditório do Centro de Manutenção

Leia mais

O CLUSTER TURÍSTICO COMO ALTERNATIVA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL NA MICRORREGIÃO PÓLO CAPARAÓ (ES)

O CLUSTER TURÍSTICO COMO ALTERNATIVA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL NA MICRORREGIÃO PÓLO CAPARAÓ (ES) UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO REGIONAL E GESTÃO DE CIDADES FABRICIO BORELLI O CLUSTER TURÍSTICO COMO ALTERNATIVA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL NA MICRORREGIÃO PÓLO

Leia mais

PORTFÓLIO ESPÍRITO SANTO BRASIL

PORTFÓLIO ESPÍRITO SANTO BRASIL PORTFÓLIO ESPÍRITO SANTO BRASIL O maior grupo de Comunicação do Espírito Santo EDSON CHAGAS SUMÁRIO Pedra do Lagarto em Parque Estadual de Pedra Azul 4 15 18 ESPÍRITO SANTO REDE GAZETA TV GAZETA 23 JORNAIS

Leia mais

Relato de Uma Experiência em Educação à Distância em Um Curso de Formação de Orientadores Acadêmicos na UFES

Relato de Uma Experiência em Educação à Distância em Um Curso de Formação de Orientadores Acadêmicos na UFES Relato de Uma Experiência em Educação à Distância em Um Curso de Formação de Orientadores Acadêmicos na UFES Marcos T. D. Orlando 1 Departamento de Física Universidade Federal do Espírito Santo 1. Relato

Leia mais

Gerenciamento das Áreas Contaminadas no Estado do Paraná e Estratégias para o Atendimento da Resolução Conama 420/09

Gerenciamento das Áreas Contaminadas no Estado do Paraná e Estratégias para o Atendimento da Resolução Conama 420/09 Gerenciamento das Áreas Contaminadas no Estado do Paraná e Estratégias para o Atendimento da Resolução Conama 420/09 HISTÓRICO 70 década da água 80 década do ar 90 década dos resíduos sólidos Histórico

Leia mais

O Efeito do Gasto Público na Qualidade da Educação

O Efeito do Gasto Público na Qualidade da Educação O Efeito do Gasto Público na Qualidade da Educação Autoria: Alexandre Segovia da Silveira, Arilda Magna Campagnaro Teixeira Resumo O objetivo deste trabalho é investigar o efeito dos gastos públicos com

Leia mais

Site Terra, 05 de Junho de 2013

Site Terra, 05 de Junho de 2013 Site Terra, 05 de Junho de 2013 Mesmo com data para acabar, lixões subsistem no Brasil. Mais da metade dos municípios brasileiros não impõe a destinação adequada ao lixo. Assim, cerca de 75 mil toneladas

Leia mais