Desenvolver e analisar a estabilidade de um kit anticelulite composto de por um fluído anticelulite e um sabonete gel esfoliante.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Desenvolver e analisar a estabilidade de um kit anticelulite composto de por um fluído anticelulite e um sabonete gel esfoliante."

Transcrição

1 7 1. INTRODUÇÃO A celulite é uma disfunção caracterizada por alterações topográficas nas regiões das coxas, nádegas, quadris e seios, resultando em uma pele com aspecto de casca de laranja, atingindo cerca de 90% das mulheres após a idade puberal, onde ocorre um acúmulo hormonal de lipídeos relacionado às várias fases da vida feminina, como puberdade, contraceptivos e gravidez. Erroneamente, a celulite é relacionada à obesidade. A obesidade é um agravante da celulite, porém há indivíduos obesos que não apresentam sinais desta disfunção, pelo fato de o acúmulo de gordura decorrente da obesidade se dar em uma camada distinta da região onde ocorrem as alterações características da celulite. Atualmente há diversos tratamentos estéticos no âmbito de amenizar os indesejáveis sinais da celulite e o mercado de cosméticos com essa função está em constante crescimento, onde são observadas novas tendências e tecnologias cada vez mais modernas e eficazes. O presente trabalho propõe o desenvolvimento e a avaliação da estabilidade e segurança de um Kit anticelulite com a função de amenizar o aspecto de casca de laranja em indivíduos portadores de celulite nos graus II e III. Este Kit é composto por um sabonete gel esfoliante, o qual possui a função de remoção das células mortas da pele, aumentando assim a capacidade de penetração dos ativos do segundo componente do Kit: um fluído anticelulite que possui em sua formulação os ativos Cafeisilane e L Carnitina, ativos esses eficientes na lipólise e metabolismo dos lipídeos localizados nos adipócitos.

2 8 2. OBJETIVOS 2.1 Objetivos Gerais Desenvolver e analisar a estabilidade de um kit anticelulite composto de por um fluído anticelulite e um sabonete gel esfoliante. 2.2 Objetivos Específicos O presente projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um Kit anticelulite CelluKare, composto pelo Sabonete Gel Esfoliante CelluKare e o Fluído Anticelulite CelluKare, considerando os seguintes aspectos para sua viabilidade: Praticidade na fabricação e uso; Tratamento doméstico mais completo; Seleção de ativos acessíveis e com atividade comprovada; Sensorial agradável compatível com a necessidade da mulher moderna; Embalagens práticas, com a quantidade suficiente para 1 mês de uso; Rotulagem clara e objetiva, de acordo com as normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária); Custo baseado no custo benefício, com valor de venda de mercado igual ou um pouco abaixo dos concorrentes.

3 9 3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 3.1 Conceito e evolução da Cosmetologia ao longo da história Como já definido por Claudio Ribeiro (2010, p. 2) a Cosmetologia é a ciência que estuda os cosméticos, desde a concepção dos conceitos até a aplicação dos produtos elaborados, sendo uma atividade multidisciplinar, envolvendo conhecimentos de física, química, biologia e algumas áreas humanísticas. Neste meio encontram-se pesquisas de novas matérias-primas e sua eficácia, além de novas tecnologias, desenvolvimento de formulações, produção, comercialização, controle de qualidade, toxicologia, eficácia de produtos e sua legalização junto aos órgãos sanitários. O uso de produtos para cuidados da pele e cabelos não é algo novo, data de tempos remotos. A prática da cosmetologia já foi usada pelos antigos Egípcios que fizeram do mel, óleos vegetais e essenciais, argilas, ervas e sais seus produtos para cosméticos (RIBEIRO, 2010 p;2). Na verdade os egípcios foram os primeiros usuários de produtos de penteadeira e toalete. Cleópatra se banhava com leite de cabra no intuito de amaciar a pele (< cosmetologia-historia-definic-legislac-mercado> ). Em Roma, por volta de 189 d.c., Claudius Galeno realizou uma pesquisa científica na manipulação de cosméticos, iniciando assim a era galênica. Ele desenvolveu o Unguento Refrigerans, o famoso Cold Cream, porém baseado em cera de abelha e bórax. Com o surgimento da Alquimia, Ovídio escreveu um livro voltado para a beleza da mulher, onde a ensinava a cuidar de sua beleza, utilizando receitas caseiras. Durante a Idade Média o uso de cosméticos foi reprimido, onde a higiene e a exaltação da beleza eram condenados com rigor pelo clero. Esse período ficou conhecido como 500 anos sem banho. (< Somente a partir do século XIX é que os cosméticos voltaram à popularidade. Eram produzidos em casa, onde cada família tinha suas próprias e favoritas receitas. Foi um período de grande ascensão na fabricação de matérias-primas. No início do século XX os cosméticos saíram das cozinhas e passaram a ser produzidos industrialmente. Um fator fundamental nesse processo foi a conquista do mercado

4 10 pelas mulheres. (< 3.2 Definição de Cosméticos Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 211, de 14 de julho de 2005 cosméticos são... preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral, com objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência ou corrigir odores corporais e/ou protegê-los ou mantê-los em bom estado Hidrolipodistrofia Ginóide (HLDG-)CELULITE A preocupação em definir a celulite já vem sendo descrita desde o começo do século passado, mais precisamente na França, em 1920, onde Alquier e Paviot classificaram a celulite como uma condição antiestética. Nessa mesma década Laqueze descreveu-a como uma doença da hipoderme, caracterizada por um edema interestial e aumento da gordura subcutânea (HEXSEL, DAL FORNO, MAZZUCO, 2006 p; 12) 1. O termo cellulite, de origem latina, é empregado até hoje para denominar a Hidrolipodistrofia Ginóide (HDLG), porém erroneamente, já que o sufixo ite é empregado para indicar inflamações e/ou infecções do tecido subcutâneo. (RIBEIRO 2010, p; 293). Outros diversos termos são empregados para definir as alterações do tecido subcutâneo como: lipodistrofia, lipoedema, fibroedema gelóide, paniculopatia edemato fibra esclerótica, paniculose, lipoesclerose nodular e lipodistrofia ginóide. Dentre os termos conhecidos até hoje a terminologia Hidrolipodistrofia Ginóide destaca-se, já que ocorre uma alteração patológica da hipoderme (lipodistrofia) com 1 In France in 1920, Alquier and Paviot described cellulite as an unaesthetic condition. In the same decade, Lagueze described cellulite as a disease of the hypodermis, characterized by interstitial edema and an increase in subcutaneous fat.

5 11 presença de edema (hidro) e com função venolinfática alterada (DAVID, DE PAULA, SCHNEIDER, 2003, p; 203). A HLDG é visualmente identificada por alterações topográficas de aparência semelhante à casca de laranja ou queijo cotage na região ginóide (coxas, nádegas e seios), de incidência maior no sexo feminino, atingindo cerca de 90% das mulheres a partir da puberdade. É dependente de fatores hormonais, vasculares, nutricionais e comportamentais. Porém ela não deve ser relacionada e/ou confundida com obesidade, já que ocorre apenas hipertrofia e hiperplasia de adipócitos. A obesidade pode ser considerada um agravante do quadro da HLDG (RIBEIRO 2010, p; 293) (DAVID, DE PAULA, SCHNEIDER, 2003, p; 203). Figura 1: Estrutura da hipoderme Fonte:< 08/07/12 Na hipoderme (região localizada entre a derme reticular e os músculos) existem duas camadas de células gordurosas. A primeira, mais próxima da superfície, é formada por adipócitos contidos dentro de alojamentos fibrosos (septos) dispersos em uma rede solta e a segunda, mais profunda, é composta de células mais arredondadas. Quando a pessoa engorda, o número e o tamanho dos adipócitos aumentam na camada mais profunda. Nesta camada os graus de armazenagem de gordura e metabolismo variam de acordo com as dietas e exercícios. Já na celulite as células de gordura da camada mais superficial, ou camada subcutânea de gordura, que estão organizadas em câmaras de fios de tecido conjuntivo, sofrem transformações que podem produzir dor, independentemente de aumentarem em número ou em tamanho.),(ribeiro 2010, p;294).

6 Fatores Predisponentes e agravantes do surgimento da celulite 2 Os fatores podem ser: Sexo feminino: acúmulo hormonal de lipídeos nas coxas e glúteos, relacionado aos diferentes episódios da vida da mulher como puberdade, contraceptivos e gravidez; Fatores genéticos; Aumento da idade: aumento do tecido adiposo nas zonas de preferência de estrógenos. Desequilíbrios hormonais; Fatores psicológicos (liberação de cortisol, o qual degrada a CoA, responsável pela degradação dos triglicerídeos); Fumo; Sedentarismo; Perturbações metabólicas (diabetes); Disfunção hepática; Medicamentos (anovulatórios, antidepressivos e corticóides); Dieta rica em sódio, oxidantes, carboidratos, gorduras saturadas; Glicação não-enzimática de colágeno Histologia Na puberdade os adipócitos começam a acumular um número maior de lipídeos, aumentando a sua estrutura, sendo esse processo desencadeado pela liberação de estrógenos. Com esse aumento, os vasos sanguíneos que chegam a partir dos músculos, os quais nutrem a hipo e a derme, são pressionados, ocorrendo a vasodilatação e o extravasamento dos mesmos, liberando toxinas. Consequentemente o transporte de nutrientes para as camadas superficiais fica comprometido. Os septos tornam-se mais espessos e as fibras de colágeno 2 Aula de Desenvolvimento de produtos para peles com celulite, gordura localizada e estrias ministrada pela Dra Jelena Cvijic (28/04/12)

7 13 densificadas comprimem também os vasos, causando retenção de água e toxinas, agravando o edema. Nesse estágio é visível quando o colágeno não aguenta a pressão, cedendo ou repuxando. A derme sofre pela falta de vascularização, obtendo um aspecto desnutrido. É possível também observar os sinais de flacidez (causados pela hiperpolimerização das glicosaminoglicanas, onde se ligam umas nas outras, formando uma gelatina não funcional). A partir daí ocorre o endurecimento e o espessamento do tecido, causando dores, em estágios mais avançados 3. Figura 2: Alterações na pele com celulite Fonte: < (08/07/12) Classificação da HLDG Figura 3: Classificação da hidrolipodistrofia ginóide Fonte: < >08/07/12 3 Aula de Desenvolvimento de produtos para peles com celulite, gordura localizada e estrias, ministrada pela Dra Jelena Cvijic (28/04/12)

8 Anatomia dos adipócitos Figura 4: Estrutura esquemática do arranjo dos adipócitos masculinos (lado esquerdo) e femininos (lado direito). Fonte: < 08/07/12 Os adipócitos armazenam o excesso de calorias consumidas na forma de triglicerídeos, processo conhecido como lipogênese. Nos homens os septos adquirem conformação diagonal mais rígida e alojam adipócitos pequenos, inclinando-se em um ângulo de 45, enquanto que nas mulheres os septos formam alojamentos maiores e frouxos com conformação estrutural retangular, perpendiculares aos planos apronevróticos sendo os adipócitos maiores em seu interior. (RIBEIRO 2010, p;294). Estas células formam uma camada de tecido gorduroso, localizado entre a derme reticular e os músculos. É uma região ricamente vascularizada com fibras elásticas, colágenas e proteoglicanas. Elas são mais sensíveis aos estrógenos na região ginóide, o que induz o aumento da deposição de gordura no local sob interferência desses hormônios, com o aumento do diâmetro e da espessura da camada de gordura cutânea.(ribeiro 2010, p;293) Fisiologia dos adipócitos De acordo com Ribeiro (2010, p. 295) os adipócitos possuem em sua membrana receptores agonistas e antagonistas da enzima adenilciclase, os quais são importantes para a regulação do metabolismo dos lipídeos. Essa ligação ocorre por intermédio das proteínas G (estimulantes quando ligadas aos receptores agonistas-gs) e inibidoras se ligadas a receptores antagonistas (Gi). Os receptores agonistas são os adrenérgicos beta e os antagonistas são os adrenérgicos alfa 2, além dos neuropeptídeos Y (NPY).

9 15 Figura 5: Representação esquemática da membrana dos adipócitos. Os receptores beta adrenérgicos, quando estimulados, ativam a lipólise. Já os receptores Alfa 2 e de neuropeptídeos Y (NPY), quando estimulados, inibem a lipólise.(ribeiro, 2010, p; 295). Figura 6: Representação esquemática da ativação da lipólise (RIBEIRO, 2010, p; 295) Os ácidos graxos resultantes da lipólise não conseguem atravessar as barreiras mitocondriais para que sejam oxidados e transformados em ATP. Para que esse processo se complete é necessária uma série de reações, sendo a primeira a ligação do ácido graxo livre à coenzima A (CoA) por ação da enzima acil-coa sintetase, localizada na membrana externa mitocondrial, formando o acil-coa graxo (ácido graxo+coa). Este composto é capaz apenas de atravessar a membrana externa da mitocôndria. Porém, na etapa seguinte, o ácido graxo é desmembrado e

10 16 ligado à carnitina através da enzima transferase I, situada também na membrana mitocondrial. Esse novo composto formado é transportado para o citoplasma da mitocôndria e, através da enzima carnitina acil transferase II, é convertido em acil- CoA, estando pronto para a oxidação (RIBEIRO, 2010). 4. DOSSIÊ COSMÉTICO 4.1 Componente 1: Fluído Anticelulite CelluKare Foi desenvolvida uma formulação de um fluído anticelulite composta por ativos que auxiliam no tratamento da celulite, possuindo uma base com sensorial agradável e de fácil aplicação. Tabela 1: Formulação Quali-Quantitativa do Componente 1- Fluído anticelulite CelluKare Matéria Prima INCI Função Fase % Água purificada Aqua Solvente A Qsp Cafeisilane C Siloxanetriol alginate/caffeine/ butyleneglycol Ativo (ação lipolítica/ anticelulite) B 6% Bioex Anti lipêmico Arnica Montana Flower Extract (and) Aesculus Hippocastanum (Horse Chestnut) Seed Extract (and) Centella Asiatica extract (and) Equisetum Arvense Extract (and) Fucus Vesiculosus Extrac and Hedera Helix (Ivy) Extract(and) Ilex Paraguariensis Leaf Extract Condicionante da pele/ suavizante, calmante, tônico/adstringente emoliente B 5% Transcutol CG Ethoxydiglycol Solvente umectante B 5% Pelemol IN2 Isononyl isononanoate Emoliente, condicionante da pele B 4% Activespheres Vit C PMg Water (and) Butylene Glycol (and) Magnesium Ascorbyl Phosphate (and) Aatelocollagen (and) Sodium Chondroitin Sulfate (and) Xantham Gum (and) Antioxidante B 1%

11 17 Polysorbate 20 Vitamina E acetato oleosa Tocopheryl acetate Condicionante da pele B 2% L Carnitina Carnitine HCl Humectante/condicion ante da pele A 1% Lecigel Sodium acrylates (and) lecithin Viscosidade/formador de filme/opacificante A 0,75% Essência Flor de laranjeira Parfum Perfume C 0,2% EDTA dissódico Dissodium EDTA Quelante A 0,1% Óleo Essencial de menta piperita Mentha Piperita oil Tônico, efeito refrescante C 0,1% Phenogard MP Phenoxyethanol Preservante C 0,1% Preparo da formulação do Fluído anticelulite CelluKare - Escala de Desenvolvimento a) Em um recipiente de capacidade adequada pesar a fase A e submeter à alta agitação (a velocidade de agitação deve ser acima de 1200 RPM). b) Em seguida, sob agitação (por volta de 300 RPM), adicionar a fase B até total homogeneidade. c) Acrescentar, ainda sob agitação (por volta de 300 RPM), o restante dos componentes da formulação (fase C). d) Aferir o ph e envasar em embalagem adequada Sensorial esperado O Fluído anticelulite CelluKare possui boa espalhabilidade e secagem rápida, proporcionando uma sensação de hidratação e bem estar Especificação técnica das Matérias-Primas a) Água purificada Aspecto: líquido, inodoro, insípido ph: entre 5 e 7

12 18 Amônia: límpida ou levemente amarelada Cálcio: ausência de turvação Cloreto: ausência de turvação Condutividade elétrica: Max. De 4,3 µs/cm Dióxido de Carbono: ausência de turvação Metais pesados: ausência de coloração marrom Resíduo de evaporação: Max. 0,001% Substâncias Oxidáveis: permanência da coloração rosa Sulfato: ausência de turvação Contagem de aeróbios: Max 100 UFC/mL Coliformes totais e termotolerantes: ausente 100mL Pseudomonas aeruginosa: ausente 100/mL b) Cafeisilane C: Aparência: líquido levemente opalescente Cor: incolor levemente amarelado ph 100%: 5,0 a 7,0 % de conservantes: 0,123-0,165 Microbiologia germes: <100 par ml Microbiologia leveduras: < 1 par ml Microbiologia fungos: < 1 par ml Silício (g/kg): 1,20 1,50 % de cafeína: 3,6 4,4 Miscível em água em temperatura ambiente. Apresenta precipitação quando associado a alcoóis concentrados. c) Biex antilipêmico: Aparência: líquido fluído de baixa viscosidade, cor âmbar claro Odor: característico, herbal Solubilidade: solúvel em propilenoglicol, água e glicerina ph (25 C): 5,0 a 6,5 Densidade (25 C): 1,010 a 1,050 g/ml Índice de refração (25 C): 1,316 1,476

13 19 Resíduo seco (105 C): mínimo 1% Preservação: parabenos a 0,3% Identificação: de acordo com espectro ultravioleta padrão d) Trancutol CG: Aparência: líquido límpido e incolor Odor: fraco Cor (platinum-cobalto): Max 10 Densidade (20 C): 0,985 a 0,991 d/ml Índice de refração: 1,426 a 1,428 (20 C) Ponto de ebulição: 195 a 202 C Índice de acidez: Max 0,10 mg KOH/g Índice de peróxido: Max 12,0 meq O 2 /Kg Umidade: Max 0,10% 2-methoxyethanol: Max 50ppm 2-ethoxyethanol: Max 160ppm Óxido de etileno: max 1 ppm Dietilenoglicol monoetil eter: mínimo 99,50% e) Pelemol IN2; Aparência (25 C): líquido límpido, livre de materia is em suspensão Odor: suave, típico Índice de saponificação: 187 a 202 mg KOH/g Índice de acidez: Max 1,0mg KOH/g f) ActiveSpheres Vit C PMg: Aparência (25 C): líquido levemente viscoso a visco so Cor (25 C): branco-amarelado a amarelo claro Odor (25 C): característico ph (25 C): 6,20 a 8,50 Viscosidade: (RVTDV-II) (03;50): 500-a 1500 cps Microbiologia: bolores e leveduras: ausente

14 20 Contagem total de microorganismos aeróbios: máximo 100 UFC/mL Densidade: 1,022 g/ml Conteúdo de Vit CPMG: 3,8% a 3,1% Conteúdo de material seco: 3,8% a 7,0% (105 C/15h) Conteúdo de material inorgânico: 1,0% a 2,5% (600 C /15h) Diâmetro médio de partículas (dist. Vol): 0,30-15,00 micrômetros g) Vitamina E acetato oleosa: Aparência: líquido oleoso viscoso Cor: incolor ou ligeiramente amarelo esverdeado Solubilidade: praticamente insolúvel em água, facilmente solúvel em acetona e etanol anidro, miscível em éter, clorofórmio e óleos vegetais. Densidade: 0,9560 g/ml Identificação: Reação característica (USP); IR (IP) Doseamento: por cromatografia gasosa: 96,0%-102,0% (EP) Acidez: máximo 1,0mL de hidróxido de sódio 0,1N Impurezas: orgânicas voláteis: acetato de isobutil: máximo 0,5% Metais pesados: chumbo (<= 2mg/Kg), arsênio (<= 1mg/Kg), cobre (<= 25mg/Kg), zinco <= 25mg/Kg) h) L Carnitina: Aparência: pó cristalino branco Solubilidade: solúvel em água, solúvel em etanol (sob aquecimento), insolúvel em acetona e em acetato de etila ph: 5,5 a 9,5 Água: Max. 4,0% Rotação Específica: -29,0 a -32 Resíduo por ignição: Max. 0,2% Cloreto: Max. 0,4% Sódio: Max. 0,1% Potássio: Max. 0,2% Metais pesados: Max. 20ppm

15 21 Arsênio: Max. 2ppm Doseamento L-Carnitina: 97,0% a 103,0% i) Lecigel : Aparência: pó Cor: bege a amarelo ph (25 C) sol 1%: 5,5 a 7,5 Índice de peróxido: Max. 10,0 Resíduo seco (105 ): 92,0 100,0 Microbiologia Bactéria: <100 col/g) Microbiologia fungos: <10 col/g) j) Essência Flor de Laranjeira: Aspecto (25 C): liquido limpido Cor: conforme o padrão Densidade (picnômetro): 0,9327-0,9527 g/ml Índice de Refração (25 ): 1,4555-1,4755 Odor: conforme o padrão k) Edta dissódico: Aparência: pó cristalino branco Solubilidade: Solúvel em água (100g/L a 20 C); solú vel em água (230g/L a 80 C) Doseamento: 98,5%-101,0% (EP) Densidade: aparente ph: Solução a 5% em água a 25 C: 4,4 4,6 (USP); s olução a 1% em água a 25 C: 4,3 4,7 (FCC) Poder quelante: 266,0 272mg/g de CaCO 3 Identificação: nenhum precipitado é formado Ferro Quelado: passa teste (FCC) Chumbo Quelado: passa teste (EP) Cálcio Quelado: passa teste (USP/EP) Ap. as solução: solução s. (EP)

16 22 Metais pesados: óxido de Pb : 20ppm (USP/FCC/EP); arsênio: <3ppm (USP/FCC); chumbo : 10ppm (USP/FCC) Identificação: de Na: passa teste (FCC) Ácido: nitriloacético: 0,1% (USP/FCC) l) Óleo de menta piperita: Aparência: líquido límpido Cor: incolor a amarelo palha Odor: característico Impurezas: isento Densidade: 0,880-0,910 g/ml (20 C) Índice de Refração: 1,450-1,470 (20 C) m) Phenogard MP Aspecto: líquido transparente Cor Gardner: Max. 4 ph (tal qual): 5,0 a 8,0 Densidade (20 C): 1,03 a 1,13 g/cm³ Cor: incolor a amarelo 4.2 Componente 2: Sabonete Gel Esfoliante CelluKare Foi desenvolvido um sabonete gel esfoliante composto por extrato de guaraná e esferas esfoliantes amarelas. Tabela 2: Formulação Quali-Quantitativa do Componente 2- Sabonete gel esfoliante CelluKare Matéria Prima INCI Função Fase % Água purificada Aqua Solvente A Qsp

17 23 Extrato Glicólico guaraná Paullinia Cupana seed extract Tônico/ Condicionante da pele C 5% Lauril Sulfato de Sódio em pó (Dodecilsulfato de Sódio) Sodium Lauryl Sulfate Agente de espuma, surfactante C 2% Propilenoglicol Propylene Glycol Umectante, condicionante da pele, solvente, controle da viscosidade B 2% Carbopol Ultrez 10 NF Acrylates/C10-30 alkyl acrylate crosspolymer Estabilidade da formulação, formação de filme, controle da viscosidade A 1% AMP Ultra PC 2000 Aminomethyl propanol Tamponamento B 0,7% Phenogard MP phenoxyethanol Preservante C 0,1% Essência flor de laranjeira Parfum Perfume C 0,2% EDTA dissódico Dissodium EDTA Quelante A 0,1% Cirebeles amarelos Sinthetic Wax (CAS # ) Antiestático, emoliente, ligante, estabilidade da emulsão, controle da viscosidade, C 3% Preparo da formulação do Sabonete Gel Esfoliante CelluKare - Escala de desenvolvimento a) Em um recipiente de capacidade adequada pesar o Carbopol Ultrez10 NF e a água e deixar em repouso (fase A). Em seguida, sob agitação na faixa de 800 a 1300 RPM, pesar o restante dos componentes da fase B, adicionando gradativamente a AMP Ultra PC 2000 homogeneizando e verificando ph, até a obtenção do gel. b) Quando o gel estiver formado, adicionar o restante dos componentes da fase C, ainda sob agitação de aproximadamente 200 RPM.

18 24 c) Aferir o ph e envasar em embalagem adequada Sensorial esperado O Sabonete Gel Esfoliante CelluKare possui sensorial agradável, com bom poder espumante, contendo em sua formulação esferas que promovem uma esfoliação suave durante o banho Especificação das Matérias-Primas a) Água Purificada Aspecto: líquido, inodoro, insípido ph: entre 5 e 7 Amônia: límpida ou levemente amarelada Cálcio: ausência de turvação Cloreto: ausência de turvação Condutividade elétrica: Max. De 4,3 µs/cm Dióxido de Carbono: ausência de turvação Metais pesados: ausência de coloração marrom Resíduo de evaporação: Max. 0,001% Substâncias Oxidáveis: permanência da coloração rosa Sulfato: ausência de turvação Contagem de aeróbios: Max 100 UFC/mL Coliformes totais e termotolerantes: ausente 100mL Pseudomonas aeruginosa: ausente 100/mL b) Extrato Glicólico de Guaraná Aspecto (25 C): líquido Cor: castanho avermelhado Densidade (25 C): 1,005 a 1,065g/mL Índice de Refração: 1,352 a 1,472 ph 100% (25 C): 4,5 a 6,5 Microbiologia (bactéria): Max. 100 col/g Microbiologia (fungos): Max. 100 col/g

19 25 Resíduo seco (105 C): min 1% Solubilidade: solúvel em propilenoglicol, glicerina e água Preservação: parabenos a 0,3% Identificação: positiva para reação de muxerido (cafeína); de acordo com espectro ultravioleta padrão; de acordo com IR padrão; positiva para reação de taninos. c) Lauril Sulfato de Sódio Pó Características: pó fino, leve, branco a amarelado ph sol 1% (25 C): 7,0 a 10,0 Teor: mín. 90,0% d) Propilenoglicol Aspecto: líquido límpido Cor: Incolor Densidade: 1,035 a 1,039 g/ml Solubilidade: completamente solúvel em água, miscível na maioria dos solventes orgânicos. e) Carpobol Ultrez 10 NF Descrição: pó branco, higroscópico Solubilidade: avoluma-se em água após dispersão e neutralização com hidróxido de sódio a um ph entre 5,5 e 9,0 Identificação: por espectrofotometria no infravermelho Densidade: 0,2401g/mL Solventes: Acetato de etila (Max. 0,35%); ciclohexano (Max. 0,15%); Benzeno (Max. 500ppb). Ácido acrílico: Max ppm Metais pesados: Pb, As, Hg, Sb (Max 20ppm) Identificação: teste gel, IR Perda por secagem: Max. 2,0% Conteúdo de ácido carboxílico: 52,0 a 62,0% substância seca

20 26 Viscosidade: (0,5%) cP (25 C) Tempo de umidificação: <60min f) AMP Ultra PC 2000 Aparência: líquido Cor: incolor Odor: característico Nitrosaminas: Max. 50ppb Ativos: 94,5 a 95,5% Pureza (base seca): min 99% Teor de água: 4,5 a 5,5% Aminas secundárias: Max. 0,5% g) Phenogard MP Aspecto: líquido transparente Cor Gardner: Max. 4 ph (tal qual): 5,0 a 8,0 Densidade (20 C): 1,03 a 1,13 g/cm³ Cor: incolor a amarelo h) Essência flor de laranjeira Aspecto (25 C): liquido limpido Cor: conforme o padrão Densidade (picnômetro): 0,9327-0,9527 g/ml Índice de Refração (25 ): 1,4555-1,4755 Odor: conforme o padrão i) Edta Dissódico Aparência: pó cristalino branco Solubilidade: Solúvel em água (100g/L a 20 C); solú vel em água (230g/L a 80 C) Doseamento: 98,5%-101,0% (EP) Densidade: aparente

21 27 ph: Solução a 5% em água a 25 C: 4,4 4,6 (USP); s olução a 1% em água a 25 C: 4,3 4,7 (FCC) Poder quelante: 266,0 272mg/g de CaCO 3 Identificação: nenhum precipitado é formado Ferro Quelado: passa teste (FCC) Chumbo Quelado: passa teste (EP) Cálcio Quelado: passa teste (USP/EP) Ap. as solução: solução s. (EP) Metais pesados: óxido de Pb : 20ppm (USP/FCC/EP); arsênio: <3ppm (USP/FCC); chumbo : 10ppm (USP/FCC) Identificação: de Na: passa teste (FCC) Ácido: nitriloacético: 0,1% (USP/FCC) j) Cirebeles amarelos Aparência: grânulos amarelos Solubilidade: insolúvel em água Ponto de fusão: C Densidade aparente: 0,54g/mL Granulometria: reteve 100% # Especificação técnica do produto acabado As especificações técnicas das formulações dos componentes do Kit anticelulite CelluKare foram elaboradas pelo setor de Controle de Qualidade da empresa BeautyKare de acordo com a legislação vigente brasileira, seguindo as normas do Guia de Controle de Qualidade de Produtos Cosméticos- ANVISA-2004, do Guia de Estabilidade de Produtos Cosméticos ANVISA-2004 e da resolução nº481, de 1999, onde estabelece os parâmetros de controle microbiológico de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. As especificações técnicas dos produtos acabados encontram-se nos apêndices 1 e 2.

22 Processo de Fabricação As etapas e procedimentos envolvidos na fabricação dos componentes do Kit anticelulite CelluKare foram elaboradas conforme as Boas Práticas de Fabricação e Controle para Produtos de Higiene Pessoal. Cosméticos e Perfumes, descritas na Portaria SVS/MS nº348, de 18 de agosto de As fichas de fabricação de ambos os componentes do Kit encontram-se nos apêndices 3 (Fluído Anticelulite CelluKare ) e 4 (Sabonete Gel Esfoliante CelluKare ). 4.5 Especificação técnica do material de embalagem O Kit anticelulite CelluKare é composto por embalagens primária e secundária, devidamente rotuladas seguindo as normas da legislação vigente RDC nº211, de 14 de julho de 2005, sendo descritas todas as informações e advertências. medidas: O material da embalagem secundária é papelão, possuindo as seguintes O sabonete Gel Esfoliante CelluKare é acondicionado em Bisnaga plástica de polietileno com tampa Flip Top, com capacidade de 200g, com as seguintes especificações: Capacidade nominal (g): 200 Diâmetro externo (mm): 51,00 Diâmetro de rosca (mm): 17,00 Diâmetro de Gargalo (mm): 22,00 Altura sem tampa (mm): 156,00 Largura solda (mm): 78,00 Peso/Milheiro (kg): 15,62

23 29 Tampa Flip Top Diâmetro (mm): 45,00 Altura (mm): 23,00 Peso/Milheiro (kg): 7,30 O Fluído Anticelulite CelluKare é acondicionado em frasco Pet 200mL com válvula spray, possuindo as seguintes especificações: Eixo maior: 56,9mm Eixo menor: 36,1mm Diâmetro interno: 19mm Diâmetro total: 23,7mm Altura: 24,5mm Peso: 21 a 23g Volume útil: 200mL Válvula spray branca R24 Altura Atuador: 16,1mm Altura Tampa: 27,6mm Diâmetro E (rosca): 22,4mm Diâmetro T (rosca): 24,7mm Altura H interna: 21,5mm Altura H externa: 25,6mm Espessura anel (polexan): 2,0mm Comprimento do pescante: standard Dosagem: 140mcL Peso: 8,8g 4.6 Dados de estabilidade Os testes de estabilidade foram realizados de acordo com o Guia de Estabilidade de Produtos Cosméticos ANVISA, primeiramente submetendo

24 30 amostras dos componentes do Kit anticelulite CelluKare ao teste de centrifugação, na velocidade de 3000 RPM, no período de 30 minutos. As amostras testadas, tanto do fluído quanto do sabonete gel esfoliante permaneceram estáveis, não apresentando qualquer alteração significativa de estabilidade quando comparadas às amostras padrão. Para o Fluído anticelulite CelluKare, em específico, foi dada uma atenção maior sobre sinais de oxidação e interação dos outros componentes da formulação em relação à Vitamina C (sob a forma de Magnesium Ascorbyl Phosphate), seguindo o parecer técnico da CATEC, nº3, de 29 de junho de 2001 (atualizado em 28/06/2004) Estabilidade Preliminar O teste de Estabilidade Preliminar realizado nos componentes do Kit anticelulite CelluKare teve a duração de 15 dias, onde as amostras foram submetidas à condições extremas de temperatura com o objetivo de acelerar possíveis reações entre os componentes das formulações, avaliando os parâmetros organolépticos (aspecto, cor e odor) e físico-químicos (ph, viscosidade e densidade). Durante os 15 dias de testes as amostras de ambos os componentes do Kit foram submetidas a aquecimento em estufa (40 C +- 2 C), resfriamento em geladeira (5 C +- 2 C) e a 3 ciclos alternados de a quecimento e resfriamento, nos mesmos equipamentos citados acima, sendo 24 horas a 40 C +- 2 C/24 horas 4 C +- 2 C. Os resultados, comparando às amostras padrão, foram satisfatórios, onde nenhumas das amostras avaliadas de ambos os componentes do Kit apresentaram alterações significativas de estabilidade Estabilidade Acelerada O teste de Estabilidade Acelerada realizado no Kit anticelulite CelluKare teve como objetivo a previsão da estabilidade de seus componentes, seu tempo de vida

25 31 útil e compatibilidade das formulações com os respectivos materiais de acondicionamento. Para a execução do teste, as amostras de ambos os componentes foram acondicionadas em frascos de vidro neutro, transparentes e com tampa e em suas respectivas embalagens finais (Frasco Flip Top de 200mL com válvula spray e bisnaga plástica de 200g) Os testes tiveram a duração de 90 dias, onde as amostras foram submetidas a aquecimento em estufa (40 C +- 2 C) e a resfriament o em geladeira (5 C +- 2 C). As mesmas também foram submetidas à exposição à radiação luminosa (25 C e a luz solar) e ao ambiente (25 C e escuro). Os parâmetros avaliados (organolépticos - aspecto, cor e odor), físico-químicos (ph, densidade e viscosidade) e microbiológicos das amostras resultaram em dados satisfatórios, onde não foram relatados sinais de instabilidade entre os componentes de ambas as formulações testadas e suas respectivas embalagens. O tempo estimado de vida útil de ambos os produtos, em média, foi de 3 anos, à partir da data de fabricação Teste de prateleira ou Shelf Life O teste de prateleira realizado no Kit anticelulite CelluKare teve como objetivo a comprovação do prazo de validade estimado no teste de Estabilidade Acelerada. As amostras de ambos os componentes do Kit foram analisadas periodicamente até o vencimento da data de validade teórica estimada, permanecendo em temperatura ambiente, acondicionadas em frascos de vidro neutro (devidamente tampadas) e em suas respectivas embalagens finais. Os parâmetros analisados foram características organolépticas, físicoquímicas e microbiológicas. Os dados resultantes foram satisfatórios, onde não foram constatados sinais de instabilidade em ambas as formulações, no que diz respeito às interações entre os componentes de cada formulação do Kit e às suas respectivas embalagens finais. A validade confirmada através deste teste, para o Kit anticelulite CelluKare foi de 3 anos.

26 Teste de compatibilidade entre formulação e material de acondicionamento O teste de compatibilidade entre formulação e material de acondicionamento teve como finalidade a análise de possíveis alterações na formulação (aspecto, cor, odor, ph, viscosidade e densidade), aspecto e funcionalidade da embalagem, interação e migração de componentes entre embalagem e produto, porosidade ao vapor d água, transmissão da luz e possíveis deformações. Ambos os componentes do Kit anticelulite CelluKare foram submetidos a este teste, sendo acondicionados em suas respectivas embalagens (Frasco Flip Top de 200mL com válvula spray e bisnaga plástica de 200g), em temperatura ambiente (25 C), por 15 dias. Não ocorreram sinais de interação e instabilidade entre as formulações do Kit e suas respectivas embalagens, além da ausência de deformidade nos materiais de acondicionamento, onde os quais também apresentaram boa funcionalidade Teste de transporte e distribuição O teste de transporte e distribuição teve como objetivo predizer o comportamento dos componentes do Kit anticelulite CelluKare ao sistema logístico, incluindo manuseio e transporte. O tipo de ensaio escolhido foi o Ensaio Simulado, onde várias condições de exposição foram aplicadas aos componentes do Kit, tais como vibração, pressão, teste de queda ( drop test ) e variações ambientais. Foram avaliados, em relação às embalagens, a capacidade de vedação, ricos de possíveis quebras e danos nos componentes das embalagens primárias e secundária, além de alterações que comprometam sua integridade e aparência. Quanto às formulações foram avaliadas características organolépticas (aspecto, cor, odor, ph, viscosidade e densidade). Os resultados, para ambos os componentes do Kit e sua embalagem final, foram satisfatórios, não havendo sinais de instabilidade nas formulações e alterações significativas em seu material de embalagem.

27 Sistema de Codificação de lote O sistema de codificação de lotes da empresa BeautyKare é padronizado com caracteres da seguinte forma: Onde: Lote: L:A/DM/H:MM L: representa a letra de composição do lote. Ele é alterado sempre que quando há um novo lote de matéria-prima, identificando assim um novo lote de produto acabado. É representado por números, iniciando-se pelo número 1, assim sucessivamente. A: representa o ano de fabricação do produto, sendo representado sempre pelos dois últimos algarismos do ano. Exemplo: 2011 será representado por 11. DM: representa o dia e mês de fabricação do produto acabado, baseados no calendário convencional. H:MM: representa a hora e os minutos nos quais a codificação do produto foi realizada. Dessa forma o produto final codificado com o Lote: 1:11/2912/10:45 foi fabricado no dia 29 de dezembro do ano de 2011, sendo o primeiro lote produzido neste dia (1) Dados de Rotulagem A arte final de ambos os componentes do Kit encontra-se nos Apêndices 5, 6, 7, 8 e Dados de segurança Ambos os componentes do Kit anticelulite CelluKare foram desenvolvidos e fabricados conforme as Boas Práticas de Fabricação, sob os critérios de segurança exigidos pela ANVISA, contendo substâncias de segurança comprovada, sendo consultados também os pareceres publicados pela Câmara Técnica de Cosméticos

28 34 (CATEC) relacionados às publicações da Cafeína e Vitamina C (sob a forma de Magnesium Ascorbyl Phosphate). Os testes foram realizados por uma empresa terceirizada, contratada pela BeautyKare e regularizada juntamente à ANVISA. Trata-se de um laboratório especializado em testes dermatológicos, no qual avalia a segurança e eficácia dos produtos cosméticos, farmacêuticos e domissanitários. Os ensaios de segurança, realizados em ambos os componentes do Kit, avaliaram as reações de irritabilidade e sensibilização, abrangendo os testes de Irritabilidade Dérmica Primária, Irritabilidade Dérmica Acumulada e Sensibilização Cutânea, nos quais os custos operacionais cobrados pela empresa contrata foram de R$2.000,00. Toda a pesquisa foi acompanhada por médicos dermatologistas, obedecendo a Resolução CNS nº 196, de 10 de outubro de 1996, do Conselho Nacional de Saúde (Ministério da Saúde). Para todos os testes os voluntários foram esclarecidos e orientados sobre os objetivos e métodos da pesquisa e assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido, elaborado segundo a declaração de Helsinque Teste de Irritabilidade Dérmica Primária Para o teste de Irritabilidade Dérmica Primária foram selecionados 55 voluntários (fototipos I a IV) de acordo com critérios de inclusão e exclusão, os quais passaram por entrevistas e exames dermatológicos. Todos eles, durante as pesquisas, tiveram à disposição médicos dermatologistas para diagnóstico e tratamento no caso de qualquer reação adversa. Suas idades variaram entre 18 a 70 anos. O produto foi aplicado através de patch test, no dorso direito ou esquerdo dos voluntários, devidamente protegidos. O teste de contato foi aplicado e após 48 horas de contato com a pele foi removido. As leituras foram realizadas 30 minutos e 24 horas após a retirada do patch Teste de Irritabilidade Dérmica Acumulada Para o teste de Irritabilidade Dérmica acumulada foram selecionados 55 voluntários (fototipos I a IV) de acordo com critérios de inclusão e exclusão, os quais

29 35 passaram por entrevistas e exames dermatológicos. Todos eles, durante as pesquisas, tiveram à disposição médicos dermatologistas para diagnóstico e tratamento no caso de qualquer reação adversa. Suas idades variaram entre 18 a 70 anos. O produto foi aplicado através de patch test, no dorso direito ou esquerdo dos voluntários, devidamente protegidos. As aplicações foram realizadas todos os dias, durante 3 semanas consecutivas, permanecendo por 72 horas nos finais de semana. Os locais de aplicação foram avaliados diariamente e ocorreu reaplicação do produto no mesmo local Teste de Sensibilização Cutânea Para o teste de Irritabilidade Dérmica acumulada foram selecionados 55 voluntários (fototipos I a IV) de acordo com critérios de inclusão e exclusão, os quais passaram por entrevistas e exames dermatológicos. Todos eles, durante as pesquisas, tiveram à disposição médicos dermatologistas para diagnóstico e tratamento no caso de qualquer reação adversa. Suas idades variaram entre 18 a 70 anos. O produto foi aplicado através de patch test, no dorso direito ou esquerdo dos voluntários, devidamente protegidos. As aplicações foram feitas em dias alternados, três vezes por semana, durante três semanas consecutivas, totalizando nove aplicações. Após 24 horas de cada aplicação, o produto foi removido e a área avaliada. Após as nove avaliações, houve um período de repouso de 14 dias, quando nenhum patch foi aplicado. Após este período de repouso, um novo patch foi aplicado na área onde nenhum outro havia sido aplicado antes (Challenge Test). O patch foi removido e a área foi avaliada após 30 minutos e 24 horas. De acordo com os resultados dos testes realizados, ambos os componentes do Kit anticelulite CelluKare são seguros para o uso dos consumidores.

30 Dados de Eficácia Os testes foram realizados com o objetivo de verificar a eficácia, aceitação e percepção dos atributos sensoriais do Fluído Anticelulite CelluKare (componente do Kit Anticelulite CelluKare ), através de avaliações clínicas e testes sensoriais afetivos. Este estudo foi realizado somente em um componente do Kit Anticelulite CelluKare, pois o mesmo é considerado cosmético de grau 2, necessitando assim que sua eficácia seja comprovada, segundo a RDC 211/05. Foram recrutados 40 julgadores, do sexo feminino, com idades entre 18 e 45 anos que apresentem celulite nos graus II e III, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão definidos pela BeautyKare e a empresa contratada para os estudos. Os julgadores preencheram o termo de consentimento e todas as avaliações foram realizadas seguindo os preceitos da declaração de Helsinque para testes em humanos e obedeceu a portaria 196/96 do Ministério da Saúde (MS) do Brasil e diretrizes da OCDE para testes com humanos. Os custos para o estudo foram de R$ 2.500,00. Primeiramente foi feita a avaliação clínica inicial para a confirmação dos critérios de inclusão e exclusão, além da avaliação do estado inicial da pele (realizada por um médico dermatologista e pelos julgadores). A aplicação do produto foi realizada durante 30 dias, onde 20 julgadores aplicaram o produto após o banho (realizado com a aplicação do Sabonete Gel Esfoliante CelluKare nas regiões ginóides), com a pele seca, nas regiões afetadas pela celulite. Após este período foram realizadas avaliações clínicas (no âmbito de verificar eventuais reações adversas relacionadas ao uso do produto, sendo mais uma garantia de sua segurança) e avaliações afetivas através da aplicação de um questionário. Os 20 julgadores restantes fizeram o uso apenas do Fluído Anticelulite CelluKare, sendo as mesmas avaliações clínicas e afetivas e questionários realizados e aplicados. Os atributos clínicos avaliados foram: maciez, hidratação e firmeza da pele, celulite e aspecto de casca de laranja. Já os atributos avaliados pelos julgadores foram: quanto à pele (maciez, hidratação, viço, ressecamento e firmeza), celulite, aspecto casca de laranja, intenção de compra e avaliação global do produto.

31 37 A duração do estudo foi de 9 semanas, onde a seleção dos julgadores durou 2 semanas e a aplicação do produto foi realizada durante 4 semanas. Durante 3 semanas foram aplicados os questionários (modelo localizado no Apêndice nº10) e observados os resultados dos atributos clínicos e os dados obtidos pela pesquisa feita através destes questionários), onde, durante este período, os resultados foram computados e concluídos. Na conclusão da avaliação sensorial clínica e afetiva da eficácia percebida os resultados foram satisfatórios. Não houve qualquer indício de reação adversa e foi observada uma melhora significativa quanto ao aspecto de casca de laranja, tanto nas avaliações clínicas quanto nas avaliações feitas pelos julgadores. Dentre as 20 mulheres participantes que prepararam a pele, durante o banho, com o Sabonete Gel Esfoliante CelluKare, 90% delas relataram uma pele mais firme, lisa e hidratada. Já as que realizaram apenas a aplicação do fluído, 88% observaram os mesmos resultados citados acima. O produto obteve uma boa aceitação por parte das participantes, onde foi relatado que sua aplicação é prática, rápida e com sensorial agradável e diferenciado) Finalidade do Produto O Kit anticelulite CelluKare foi desenvolvido no âmbito de diminuir o aspecto de casca de laranja decorrente da presença de celulite nas regiões ginóides. Ele é composto, primeiramente, pelo Sabonete Gel Esfoliante CelluKare o qual contém extrato glicólico de guaraná, sendo um ativo descongestionante, refrescante, além de vasoprotetor. O sabonete conta ainda com esferas esfoliantes, as quais auxiliam na remoção de células mortas da região aplicada, promovendo assim uma penetração mais eficaz dos ativos contidos no segundo componente do Kit: o Fluído Anticelulite CelluKare. O Fluído Anticelulite CelluKare possui um sensorial agradável, com boa espalhabilidade, não pegajoso, com sua aplicação facilitada por um mecanismo spray. A cafeína presente no fluído está em sua forma hidrossolúvel. Segundo informe técnico do fabricante Exsymol-ION, o Cafeisilane C atua:

32 38 Sobre o AMPc estimulando a quebra dos triglicerídeos em glicerol e ácidos graxos e reduz a formação e estocagem dos triglicerídeos nos adipócitos através da inibição da lipoproteína lipase ( complexo enzimático localizado na membrana dos adipócitos, que promove a hidrólise das lipoproteínas para liberar os ácidos graxos livres, que seriam estocados nos adipócitos). O blend de extratos do Bioex Anti Lipêmico (arnica, castanha da índia, centela asiática, cavalinha, alga fucus, hera e erva mate) proporciona uma ação condicionante, calmante, adstringente e tônica na pele, contribuindo para a proteção dos vasos sanguíneos e melhora da circulação na região afetada pela celulite. A Vitamina E (na forma de Tocopheryl acetate) proporciona hidratação e auxilia na ação da Vitamina C. A Vitamina C (na forma de Magnesium Ascorbyl Phosphate) proporciona a síntese de colágeno, já que a área afetada pela cellulite sofre uma desestruturação nas fibras de colágeno, causando um aspect flácido e envelhecido na região. Segundo Ribeiro (2010), a L Carnitina auxilia na transferência dos ácidos graxos livres, resultantes da lipólise, para o interior das mitocôndrias, onde são oxidados, contribuindo assim para a diminuição dos adipócitos. O Óleo essencial de Mentha Piperita atua como um tônico, além de produzir um efeito refrescante e agradável durante a aplicação do fluído Notificação e registro dos componentes do Kit Anticelulite CelluKare De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada nº 211, de 14 de julho de 2005, o Sabonete Gel Esfoliante CelluKare é um produto cosmético de grau 1, onde se enquadra na classificação de sabonete abrasivo/esfoliante mecânico, sem ação antisséptica ou de esfoliante químico, na forma de gel. Sua notificação foi realizada eletronicamente, conforme descrição localizada no Apêndice nº 11 : Processo de Notificação do produto. Após a realização do processo de notificação e emissão do comprovante de protocolização on-line, foi permitida a fabricação e comercialização do produto, onde essa notificação tem a validade de 5 (cinco) anos. O segundo componente do Kit Anticelulite CelluKare, o Fluído anticelulite CelluKare, de acordo com a RDC 211/05 se enquadra nos produtos cosméticos de grau 2, pois possui indicação específica (anticelulite), além de possuir a cafeína em

33 39 sua formulação. Seu registro foi realizado junto à ANVISA, onde juntamente com os dados do produto, foi paga uma taxa de registro, que é tabelado de acordo com o tamanho da empresa. Como a empresa BeautyKare é de médio porte, o valor pago para registrar o produto foi de R$3.200,00. O tempo de análise para a conclusão do registro foi de 70 (setenta) dias. Sua fabricação e comercialização foram realizadas somente após a publicação de seu registro no Diário Oficial da União. Todo o processo foi efetuado eletronicamente, como está descrito no Apêndice 12: Processo de Registro de Produto. 5. MARKETING A BeautyKare Indústria de Cosméticos Ltda é uma empresa que atua no ramo de cosméticos, tendo como foco produtos corporais para a pele. Suas atividades são destinadas à produção de emulsões, géis e séruns em geral, além de sabonetes géis e líquidos, sendo comercializados em todo o território nacional. 5.1 Origem da empresa A empresa BeautyKare foi fundada em 1986, no âmbito de atender às necessidades dos consumidores quanto à beleza e bem estar. 5.2 Missão Atender às necessidades dos consumidores brasileiros, desenvolvendo, produzindo e comercializando produtos cosméticos de qualidade, levando em conta a ética e o respeito ao ser humano, aos animais e ao meio ambiente. 5.3 Valores Responsabilidade Ética Compromisso com o consumidor Garantia da qualidade

34 Objetivos Desenvolver, produzir e disponibilizar no mercado produtos que atendam às expectativas dos consumidores, tornando-se uma empresa de referência nacional. 5.5 Público alvo Mulheres, com idade pós puberal, ativas, das classes A, B e C, nas quais buscam praticidade e resultados satisfatórios em tratamentos anticelulite. 5.6 Estrutura Organizacional O setor de Marketing presente na Empresa BeautyKare fornece suporte aos responsáveis pelas vendas, com orientações sobre a distribuição de folders e panfletos, a disposição correta dos produtos nas gôndolas, demonstração do produto e entrega de amostras grátis. 5.7 Fatores contribuintes para o sucesso Conhecer e compreender as necessidades dos consumidores, tornando-os assim cada vez mais satisfeitos; Garantir a qualidade dos produtos com a marca BeautyKare; Desenvolver produtos com sensorial diferenciado; Foco no pós venda. 5.8 Análise de mercado Segundo o site RFI português (acessado em 03/10/12) no Brasil o comércio de produtos cosméticos está em plena expansão.

35 41 Em 2011 faturou 43 bilhões de dólares, valores divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Comparado ao ano anterior, esse valor representa um crescimento de 18,9%, a maior taxa entre os 10 maiores mercados (COSMETIC AND TOILETRIES BRASIL, vol. 24,mai-jun 2012, pg. 14). São vários os fatores que contribuem para esse crescimento: Ascensão da classe C, possuindo um maior poder de compra; Exigência da boa aparência nos dias atuais; Aumento da expectativa de vida e a necessidade de se manter a pele jovem e bem cuidada; Maior participação da mulher no mercado; Investimento contínuo na melhoria da qualidade dos produtos para atender às demandas de um consumidor cada vez mais exigente em termos de qualidade e produtos cada vez mais completos. Como descrito na revista de Cosmetic Ingredients, edição 43, os cremes corporais específicos apresentaram uma pequena evolução a partir do ano de 2004, porém este setor ainda é pouco explorado e possui baixa representatividade, sendo promissor para os próximos anos. Segundo ainda matéria publicada na Cosmetic Ingredients, edição 43, A celulite é um problema de pele que afeta fortemente a crescente população jovem, em especial, as mulheres. A idade, a partir dos 15 anos, é um período que a propensão à celulite começa apresentar suas primeiras evidências e, buscando esse mercado que até então era pouco explorado, diversas marcas internacionais lançaram produtos específicos para esses tratamentos corporais. A mulher está cada vez mais ativa, no que diz respeito aos afazeres da casa, cuidar da família e trabalhar, possuindo várias tarefas ao longo do dia, porém mantendo sua vaidade.

36 42 E, vivendo em um país tropical, onde ir à praia é um costume comum da população, há a necessidade de se possuir uma pele ausente de sinais da tão indesejada celulite. Foi observando esses aspectos que a empresa BeautyKare lançou o Kit anticelulite CelluKare, entrando no mercado de produtos corporais específicos a partir do ano de Com o lançamento desse Kit (em 2013), a empresa pretende obter uma participação de mercado de 3%, de início, aumentando para 15%, nos próximos 3 anos. 5.9 Estudo da concorrência Nívea Bye Bye Celulite em serum (R$ 45,00) A linha de produtos Nívea é composta por desodorantes, xampus, protetores solares e uma ampla linha de cosméticos e maquiagens, sendo comercializados em mais de 160 países ao redor do mundo,em supermercados, drogaria e perfumarias. Apelos: sinais da celulite minimizados em apenas 10 dias de uso Quantidade: 75mL Válvula dosadora Segundo o fabricante, o Extrato de Lótus presente no produto é responsável pela quebra das células de gordura e a L Carnitina converte essa gordura livre em energia. Figura 7: Nívea Bye Bye Celulite em serum Fonte:

37 Vichy CelluDestock Intensive Treatment for the Appearence of Cellulite (R$ 127,00) Este produto, segundo o fabricante,é um tratamento intensivo para a celulite que age sobre as partes do corpo propensas ao acúmulo de gordura (quadris, coxas e nádegas) e possui eficácia comprovada nos locais citados e diminui, em 7 dias, o aspecto de casca de laranja e, em 4 semanas, diminui visivelmente os sinais da celulite. Quantidade: 200mL Textura: em gel creme, não oleosa, fresca e uniforme. Figura 8: Vichy CelluDestock Intensive Treatment for the Appearence of Cellulite Fonte: Linha de tratamento Anticelulite Racco A Racco possui uma linha anticelulite intitulada Ciclos d Racco, composta por um sabonete vegetal de massagem, 100% vegetal, o qual prepara a pele para a aplicação dos outros produtos. O segundo produto é o Sérum anticelulite Ciclos, no qual possui um alto poder de penetração, possuindo cafeína vetorizada. O terceiro passo é um suflê corporal que possui DMAE em sua composição, prometendo uma pele mais firme e hidratada, com a diminuição da celulite. Essa linha é vendida através de catálogos ou pela internet, porém, separadamente. O tratamento completo fica em um valor em torno de R$ 220,00, mais ou menos.

38 44 Figura 9: Sabonete vegetal de massagem Racco Fonte: Site da Racco Figura 10: Sérum anticelulite Racco Fonte: Site da Racco Figura 11: Suflê anticelulite Racco Fonte: Site da Racco

39 Diferenciais O Kit anticelulite CelluKare é um tratamento completo, onde o consumidor já adquire os dois componentes necessários para o tratamento, a um preço acessível. O sabonete gel esfoliante CelluKare possui em sua formulação esferas que, durante a esfoliação mecânica, removem o excesso de células mortas da pele, permitindo assim uma maior permeação dos ativos da formulação da etapa seguinte do kit de tratamento, do fluído anticelulite CelluKare. O fluído anticelulite CelluKare possui o diferencial de ser em spray, permitindo uma aplicação prática e rápida, evitando desperdícios, pelo fato da formulação ser fluída. Essa forma cosmética fluída permite uma melhor espalhabilidade e a penetração é bem favorecida, podendo ser utilizada antes de a consumidora vestir-se, sem causar incômodos Custo do produto O valor de custo do da produção de 1 Kit Anticelulite CelluKare, composto pelo sabonete esfoliante (200mL) e o fluído (200mL) é de R$ 31,06, sendo: Sabonete: Custo de matéria-prima: R$ 3,43 Custo de embalagem: R$ 0,70 Custo total do sabonete: R$ 4,18 Fluído: Custo de matéria-prima: R$ 25,28 Custo de embalagem: R$ 1,10 Custo total do fluído: R$ 26,38 Portanto, o valor do Kit será: Custo de produtos do Kit: R$ 30,56 Custo da embalagem do Kit: R$ 0,50 Valor total de custo do Kit: R$ 31,06

40 Impostos A empresa BeautyKare tem o dever de contribuir com o Simples Nacional e com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). ICMS= Custo+34,87% ICMS= R$ 31,06+34,87% ICMS= R$ 31,40 ICMS= R$ 31,40x25% ICMS= R$ 7, Cálculo do Lucro Estimado (LE) Levando em consideração que o preço de venda (PV) do Kit Anticelulite CelluKare será de R$ 165,00, o cálculo do lucro estimado será: Preço de Venda (PV) = Custo Padrão (CP) 1- (%Simples nacional)+ (%despesas estimadas)+le Onde: Simples nacional: 2,53% Despesas estimadas: 10% Custo padrão do produto (CP): R$ 31,06 + R$ 7,85=R$ 38,91 165= 38,91 1-0,0253+0,10+LE 165= 38,91 0,8747-LE

41 47 Lucro estimado (LE): 63,8% 6. DISCUSSÃO O Kit Anticelulite CelluKare foi desenvolvido seguindo todos os critérios de qualidade e segurança das matérias-primas e do produto acabado,levando em conta estudos de segurança, eficácia e estabilidade. Estudos estes que obtiveram resultados satisfatórios, comprovando que ambos os produtos possuem condições de ser fabricados e comercializados, possuindo eficácia comprovada, capazes de auxiliar no tratamento da celulite, diminuindo o aspecto de casca de laranja 7. CONCLUSÃO Pode-se concluir que os componente do Kit Anticelulite CelluKare possuem um processo simples de fabricação, seguindo as normas das Boas Práticas de Fabricação, Legislações e pareceres da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), onde as matérias-primas foram selecionadas no âmbito da segurança, eficácia, estabilidade e sensorial agradável. A aplicação dos produtos é prática e rápida, onde as embalagens escolhidas são fáceis de manusear e evitam desperdícios dos produtos, possuindo a quantidade suficiente para o período de 1 mês de tratamento. Sua rotulagem é clara e objetiva, de acordo com as legislações vigentes. O sensorial dos produtos é agradável, auxiliando assim a mulher moderna em um tratamento doméstico da celulite mais eficaz, onde ocorrerá uma melhora significativa do aspecto de casca de laranja causado pela celulite.

42 48 REFERÊNCIAS BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria nº 348, de 18/08/1997: Manual de Boas Práticas de Fabricação e Controle para Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes. Brasília: ANVISA, BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 211, de 14/07/2005: Definição, Classificação e Requisitos Técnicos para Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes. Brasília: ANVISA, BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 343, de 13/12/2005: Notificação de Produtos Grau I. Brasília: ANVISA, BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Resolução da Diretoria Colegiada nº 481, de 23/09/1999: Estabelece os Parâmetros de Controle Microbiológico para Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes. Brasília: ANVISA, BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 48, de 16/03/2006: Lista de Substâncias que não Podem ser Utilizadas em Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes. Brasília: ANVISA, BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Parecer da Câmera Técnica de Cosméticos (CATEC) nº 1, de 29/06/02: Utilização de metilxantinas em preparações cosméticas. Brasília: ANVISA, 2002 BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Parecer da Câmera Técnica de Cosméticos (CATEC) nº 3, de 20/06/01: Utilização de Vitamina C em produtos cosméticos. Brasília: ANVISA, BRASIL, AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Guia de Estabilidade de Produtos Cosméticos. Brasília: ANVISA, v.1: Maio, 2004 BRASIL, AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Guia Para Avaliação de Segurança de Produtos Cosméticos. Brasília: ANVISA, 2003 BRASIL, AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Guia de Controle de Qualidade de Produtos Cosméticos. 2 ed. Brasília: ANVISA, 2008.

43 49 BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Resolução da Diretoria Colegiada nº 3, de 18/02/12:Lista de substâncias que os produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes não devem conter, exceto nas condições estabelecidas. Brasília: ANVISA, CVIJIC, JELENA. Aula de desenvolvimento de produtos para peles com celulite, gordura localizada e estrias. Ministrada em DAVID, DE PAULA, SCHNEIDER. Lipodistrofia ginóide: conceito, etiopatogenia e manejo nutricional. Revista Brasileira de Nutrição Clínica, 203 p. HEXSEL, DAL FORNO, MAZZUCO. Cellulite: Pathophysology and Treatment. Second Edition. Informa Healthcare Editor, 12. LITERATURA TÉCNICA: Cafeisilane C. Ver 1; Emissão: , Ver 1. Exsymol/Ion PIRES, LORENA. Cosmetologia história, definição, legislação e mercado. Curso de Farmácia e Bioquímica Inip. Disponível em: acesso: RIBEIRO, CLÁUDIO DE JESUS. Cosmetologia aplicada à dermoestética. 2 ed. São Paulo: Pharmabooks Editora, ,293,294,295 p.

44 50 APÊNDICES Apêndice 1: Especificação Produto Acabado Componente 1- Fluído Anticelulite CelluKare Apêndice 2: Especificação Produto Acabado Componente 2- Sabonete Gel Esfoliante CelluKare Apêndice 3: Ficha de Fabricação Componente 1- Fluído Anticelulite CelluKare Apêndice 4: Ficha de Fabricação Componente 2- Sabonete Gel Esfoliante CelluKare Apêndice 5: Arte Embalagem Primária- Sabonete Gel Esfoliante CelluKare Apêndice 6: Arte Embalagem Primária- Fluído Anticelulite CelluKare Apêndice 7: Arte Embalagem Secundária Kit Anticelulite CelluKare (Frente) Apêndice 8: Arte Embalagem Secundária Kit Anticelulite CelluKare (Verso) Apêndice 9: Arte Embalagem Secundária Kit Anticelulite CelluKare (Laterais) Apêndice 10: Questionário Teste de Eficácia Avaliação Afetiva - Fluído Anticelulite CelluKare Apêndice 11: Processo de Notificação de Produto - Sabonete Gel Esfoliante CelluKare Apêndice 12: Processo de Registro de Produto - Fluído Anticelulite CelluKare

45 51 APÊNDICE 1- ESPECIFICAÇÃO PRODUTO ACABADO COMPONENTE 1: FLUÍDO ANTICELULITE CELLUKARE ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTO ACABADO Fluído Anticelulite CelluKare Elaborado por: Fabíola Brandão Analista de Controle de Qualidade Revisado por: Karina de Oliveira Responsável Técnica Revisão: 00 Data: Validade: 3 anos ENSAIO METODOLOGIA ESPECIFICAÇÃO UNIDADE ASPECTO CQ-MET-001 Gel fluído opaco, comparável ao NA padrão COR CQ-MET-001 Branco a amarelado, comparável ao NA padrão ODOR CQ-MET-001 Característico, comparável ao NA padrão DENSIDADE RELATIVA CQ-MET-002 1,017 g/ml VISCOSIDADE CQ-MET cps ph CQ-MET-004 5,0 NA CONTAGEM MICROOGANISMOS TOTAIS CQ-MET-005 NÃO MAIS QUE 10³ UFC/g OU ml ANAERÓBIOS PSEUDOMONAS AERUGINOSA (1g CQ-MET-006 AUSENTE NA OU 1mL) STAPHILOCOCCUS AUREUS (1g OU CQ-MET-007 AUSENTE NA 1mL) COLIFORMES TOTAIS E FECAIS (1g OU 1mL) CQ-MET-008 AUSENTE NA CÓPIA CONTROLADA REPRODUÇÃO PROIBIDA

46 52 APÊNDICE 2- ESPECIFICAÇÃO PRODUTO ACABADO COMPONENTE 2: SABONETE GEL ESFOLIANTE CELLUKARE ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTO ACABADO Sabonete Gel Esfoliante CelluKare Elaborado por: Fabíola Brandão Analista de Controle de Qualidade Revisado por: Karina de Oliveira Responsável Técnica Revisão: 00 Data: Validade: 3 anos ENSAIO METODOLOGIA ESPECIFICAÇÃO UNIDADE ASPECTO CQ-MET-001 Gel, comparável ao padrão NA COR CQ-MET-001 Marrom claro, comparável ao NA padrão ODOR CQ-MET-001 Característico, comparável ao NA padrão DENSIDADE APARENTE CQ-MET-002 0,940 g/ml VISCOSIDADE CQ-MET ,72 Centistokes ph CQ-MET-004 6,0 NA CONTAGEM MICROOGANISMOS TOTAIS CQ-MET-005 NÃO MAIS QUE 10³ UFC/g OU ml ANAERÓBIOS PSEUDOMONAS AERUGINOSA (1g CQ-MET-006 AUSENTE NA OU 1mL) STAPHILOCOCCUS AUREUS (1g OU CQ-MET-007 AUSENTE NA 1mL) COLIFORMES TOTAIS E FECAIS (1g OU 1mL) CQ-MET-008 AUSENTE NA CÓPIA CONTROLADA REPRODUÇÃO PROIBIDA

47 53 APÊNDICE 3- FICHA DE FABRICAÇÃO COMPONENTE 1: FLUÍDO ANTICELULITE CELLUKARE PROCESSO DE FABRICAÇÃO Fluído Anticelulite CelluKare LOTE: OPERADORES: PROCEDIMENTO FASES A, B e C 1) Em um reator de capacidade adequada pesar os componentes da fase A e submeter à agitação,com o auxílio de um agitador mecânico e hélice centrífuga de, no mínimo, 1200 RPM. Velocidade: RPM Tempo: minutos 2) Em seguida, sob agitação, com auxílio de agitador mecânico, com hélice naval, na velocidade de 300 RPM, no mesmo reator pesar e adicionar os componentes da fase B até total homogeneidade Velocidade: RPM Tempo: minutos 3) Pesar e acrescentar a fase C no mesmo reator, sob agitação, com auxílio de um agitador mecânico de hélice naval, com velocidade de 300 RPM até total solubilização dos componentes da formulação. Velocidade: RPM Tempo: minutos 4) Após a adição e solubilização de todos os componentes da formulação, aferir o ph da mistura, o qual deve estar na faixa entre 5,0-6,0. ph: FEITO DATA / / VISTO

48 54 APÊNDICE 4- FICHA DE FABRICAÇÃO COMPONENTE 2: SABONETE GEL ESFOLIANTE CELLUKARE PROCESSO DE FABRICAÇÃO Sabonete Gel Esfoliante CelluKare LOTE: OPERADORES: PROCEDIMENTO FASES A, B e C 5) Em um reator de capacidade adequada pesar os componentes da fase A e deixar em repouso Tempo: minutos 6) Em seguida, sob agitação, com auxílio de agitador mecânico, com hélice naval, na velocidade de 800 a 1300 RPM, no mesmo reator pesar e adicionar os componentes da fase B, previamente pesados até obtenção do gel, aferindo o ph até que o valor do mesmo chegue a 6,0. Velocidade: RPM Tempo: min ph: 7) Uma vez o gel formado, pesar e acrescentar a fase C no mesmo reator, sob agitação, com auxílio de um agitador mecânico de hélice naval, com velocidade de 300 RPM até total homogeneização dos componentes da formulação. Velocidade: RPM Tempo: minutos 8) Após a adição e solubilização de todos os componentes da formulação, aferir o ph da mistura, o qual deve estar no valor de 6,0. ph: FEITO DATA / / VISTO

49 55 APÊNDICE 5- ARTE EMBALAGEM PRIMÁRIA SABONETE GEL ESFOLIANTE CELLUKARE FRENTE VERSO

50 56 APÊNDICE 6- ARTE EMBALAGEM PRIMÁRIA FLUÍDO ANTICELULITE CELLUKARE FRENTE VERSO

51 57 APÊNDICE 7- ARTE EMBALAGEM SECUNDÁRIA (FRENTE) KIT ANTICELULITE CELLUKARE

52 58 APÊNDICE 8- ARTE EMBALAGEM SECUNDÁRIA (VERSO) KIT ANTICELULITE CELLUKARE

53 59 APÊNDICE 9- ARTE EMBALAGEM SECUNDÁRIA (LATERAIS) KIT ANTICELULITE CELLUKARE

54 60 APÊNDICE 10- QUESTIONÁRIO TESTE DE EFICÁCIA AVALIAÇÃO AFETIVA FLUÍDO ANTICELULITE CELLUKARE 1- Fez o uso do sabonete gel esfoliante durante o banho, antes da aplicação do fluído anticelulite? Sim Não 2- Dar uma nota de 0 a 10, baseando-se no quadro abaixo, às questões seguintes: Ruim Regular Bom Excelente Questão Praticidade na aplicação do produto Aspecto do produto Espalhabilidade Sensorial do produto aplicado na pele Maciez Hidratação Viço Diminuição do ressecamento Diminuição do aspecto de casca de laranja 3- Compraria o produto? Sim Não 4- Indicaria para amigos/parentes/conhecidos? Sim Não

55 61 APÊNDICE 11- PROCESSO DE NOTIFICAÇÃO DO PRODUTO SABONETE ANTICELULITE CELLUKARE - Para efetuar o Peticionamento Eletrônico é necessário acessar o site da ANVISA (portal.anvisa.gov.br) e clicar no link Cosméticos, que encontra-se no lado esquerdo da tela: - Em seguida, clicar no link Peticionamento Eletrônico, também localizado no lado esquerdo da tela:

56 62 - Em seguida, clicar no Item Peticionamento Eletrônico - Inserir nos campos correspondentes a identificação da empresa ( e senha do gestor cadastrado)

57 63 - Inserir então o CNPJ da empresa ( / ) - Clicar na opção Petição Eletrônica e Pagamento de Taxa (ou guia de isenção)

58 64 -Escolher a opção Cosmético, na Seleção de área e assunto - Na consulta de assuntos, selecionar o assunto Notificação de Produto Grau 1 Nacional

59 65 -Preencher os campos correspondentes com os dados do produto e marca e clicar em Próximo - Incluir versão/tonalidade

60 66 -Inserir os componentes da fórmula - Incluir apresentação

61 67 - Preencher os dados correspondentes a: destinação do produto, forma física, validade do produto, restrição de uso, cuidados com a conservação, embalagens primária e secundária. - Inserir o código EAN e a descrição. Caso haja mais de um EAN, inserir

62 -Verificar se os dados foram gravados com sucesso 68

63 69 -Verificar se a fórmula e apresentação foram gravados corretamente

64 70 -Preencher os dados de lançamento, finalidade, modo de uso, especificações físico-químicas e organolépticas.

65 71 -Preencher os campos de especificações microbiológicas, resumo dos dados de estabilidade e dizeres da rotulagem.

66 -Ler o termo de responsabilidade e clicar em concordo 72

67 -Preencher os dados do técnico legal 73

68 -Anexar a arte final do produto 74

69 75 -Na Validação do responsável selecionar sem certificado digital e clicar em próximo

70 -Preencher os dados do responsável pela transação 76

71 77 -Produtos de grau 1 são isentos de taxa. Nessa tela é possível já clicar em Concluir

72 78 -Ocorre a indicação de que a petição foi realizada com sucesso e consta o nº da transação. Selecionar a opção Protocolo online

73 79 -Então, finalmente, é gerado um comprovante do protocolo online, no qual deve ser impresso e arquivado adequadamente.

74 80 APÊNDICE 12- PROCESSO DE REGISTRO DO PRODUTO FLUÍDO ANTICELULITE CELLUKARE - Para efetuar o Peticionamento Eletrônico é necessário acessar o site da ANVISA (portal.anvisa.gov.br) e clicar no link Cosméticos, que encontra-se no lado esquerdo da tela:

75 81 - Em seguida, clicar no link Peticionamento Eletrônico, também localizado no lado esquerdo da tela: - Em seguida, clicar no Item Peticionamento Eletrônico

76 82 - Inserir nos campos correspondentes a identificação da empresa ( e senha do gestor cadastrado) - Inserir então o CNPJ da empresa ( / )

77 83 - Clicar na opção Petição Eletrônica e Pagamento de Taxa (ou guia de isenção) -Escolher a opção Cosmético, na Seleção de área e assunto

78 84 - Na consulta de assuntos, selecionar o assunto Registro de Produto e clicar em confirma.

79 85 -Na tela seguinte, verificar os dados de pagamento, nº da transação e lista de documentos que deverão ser apresentados à ANVISA.

80 -Preencher os dados da empresa 86

81 -Depois de todos os dados preenchidos, clicar em Próximo 87

82 -Selecionar os responsáveis técnico e legal 88

83 89 -Preencher os dados dos responsáveis e clicar em Próximo. A partir deste momento a transação não poderá mais ser cancelada e o sistema estará apto a gerar a guia de pagamento.

84 90 -Então é gerado o boleto bancário. Após a impressão (em folha A4), clicar em concluir.

85 91 -A página seguinte mostrará que o a transação foi realizada com sucesso. Clicar na opção de Imprimir documentos

86 92 -A página seguinte mostrará o nº da transação, a relação dos documentos e o valor da taxa correspondente ao registro, de acordo com o porte da empresa.

COMPLETE R. Redução da Celulite. Informações Técnicas

COMPLETE R. Redução da Celulite. Informações Técnicas Informações Técnicas COMPLETE R Redução da Celulite INCI NAME: Water, Propylene Glycol, Caffeine, L-Carnitine, Imidazolidinyl Urea, Methylparaben and Propylparaben. INTRODUÇÃO A celulite é uma deformação

Leia mais

Lauril éter sulfato de sódio

Lauril éter sulfato de sódio Material Técnico Identificação Fórmula Molecular: Não aplicável Peso molecular: Não aplicável DCB/ DCI: 05177 - lauriletersulfato de sódio CAS: 1335-72-4 INCI: Sodium laureth-2 sulfate Sinonímia: LESS

Leia mais

REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287947(Frutas vermelhas) 7898171287954(Abacaxi)

REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287947(Frutas vermelhas) 7898171287954(Abacaxi) Ficha técnica CHÁ VERDE COM CÓLAGENO, VITAMINA C E POLIDEXTROSE Pó para Preparo de Bebida a Base de Chá Verde, com Colágeno hidrolisado, vitamina C e polidextrose Sabor Abacaxi e frutas vermelhas REGISTRO:

Leia mais

INSTITUTO MAURICIO PUPO DE EDUCAÇÃO E PESQUISA MBA EM COSMETOLOGIA COM ÊNFASE EM DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS KARINA DE OLIVEIRA SOUSA

INSTITUTO MAURICIO PUPO DE EDUCAÇÃO E PESQUISA MBA EM COSMETOLOGIA COM ÊNFASE EM DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS KARINA DE OLIVEIRA SOUSA INSTITUTO MAURICIO PUPO DE EDUCAÇÃO E PESQUISA MBA EM COSMETOLOGIA COM ÊNFASE EM DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS KARINA DE OLIVEIRA SOUSA KIT ANTICELULITE CELLUKARE SÃO PAULO 2012 LOMBADA LATERAL (ESTA PAGINA

Leia mais

Celulite. O que é? LIPO = relativo a gordura DISTROFIA = demonstra desordem nas trocas metabólicas do tecido. GINÓIDE = gino = mulher Oide = forma de

Celulite. O que é? LIPO = relativo a gordura DISTROFIA = demonstra desordem nas trocas metabólicas do tecido. GINÓIDE = gino = mulher Oide = forma de MOISKIN Corporal O que é? Celulite Conjunto de alterações no tecido conjuntivo subcutâneo em conjunto com alterações na microcirculação e consequentemente aumento do tecido fibroso. Conhecida como lipodistrofia

Leia mais

Figura 1. Representação esquemática das estruturas da pele envolvidas no processo de transpiração.

Figura 1. Representação esquemática das estruturas da pele envolvidas no processo de transpiração. HEXATRATE (Vevy/Itália) Ativo antiperspirante e desodorante O suor O suor, produzido pelas glândulas sudoríparas, é constituído por água, na qual se encontram dissolvidos sais minerais e outras substâncias.

Leia mais

Adifyline (Lipotec/Espanha)

Adifyline (Lipotec/Espanha) o Adifyline (Lipotec/Espanha) Adifyline (Lipotec/Espanha) Perfeito para diminuir os efeitos causados pelo envelhecimento da pele. INCI Name: Butylene Glycol, Water, Acetyl Hexapeptide-38 As conseqüências

Leia mais

FOSFATO DISSÓDICO DE DEXAMETASONA

FOSFATO DISSÓDICO DE DEXAMETASONA FSFAT DISSÓDIC DE DEXAMETASNA Dexamethasoni natrii phosphas H H H P Na Na F H C 22 H 28 FNa 2 8 P 516,41 02821 Fosfato dissódico de 9-fluoro-11β,17 diidroxi-16α-metil-3, 20- dioxopregna- 1,4 dieno-21-il

Leia mais

O manipulador de alimentos tem que conferir todas as informações do rótulo?

O manipulador de alimentos tem que conferir todas as informações do rótulo? Os consumidores têm o direito de conhecer as características e a composição nutricional dos alimentos que adquirem. A legislação nacional estabelece algumas normas para registro dessas informações na rotulagem

Leia mais

Mantém cores originais A aplicação de TASKI Tapi 101 não altera as cores originais das superfícies.

Mantém cores originais A aplicação de TASKI Tapi 101 não altera as cores originais das superfícies. TASKI Tapi 101 Detergente para limpeza de tapetes e carpetes. Alto nível de espuma. F71a Detergente neutro TASKI Tapi 101 é um detergente neutro específico para a limpeza de tapetes, carpetes e revestimentos

Leia mais

Desdobramentos do Programa de Monitoramento Estadual da Qualidade de Cosméticos 2006 Ações da GVMC/SVS/MG CATEC ANVISA/MS.

Desdobramentos do Programa de Monitoramento Estadual da Qualidade de Cosméticos 2006 Ações da GVMC/SVS/MG CATEC ANVISA/MS. Desdobramentos do Programa de Monitoramento Estadual da Qualidade de Cosméticos 2006 Ações da GVMC/SVS/MG CATEC ANVISA/MS Outubro/2006 Teresinha de Fátima Póvoa Diretora da GVMC/SVS/MG Programação Pactuada

Leia mais

Butylene Glycol; Water (Aqua); Dihydromyricetin. Modelador do tecido adiposo: a solução cosmética para o tratamento da gordura localizada.

Butylene Glycol; Water (Aqua); Dihydromyricetin. Modelador do tecido adiposo: a solução cosmética para o tratamento da gordura localizada. Produto INCI Definição MYRICELINE Butylene Glycol; Water (Aqua); Dihydromyricetin Modelador do tecido adiposo: a solução cosmética para o tratamento da gordura localizada. Propriedades Os tratamentos cosméticos

Leia mais

Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária Cosméticos Infantis O Brasil é um dos maiores mercados mundiais de cosméticos infantis. A utilização de produtos de higiene pessoal, como xampus, condicionadores

Leia mais

Introdução à cosmetologia. Prof. Msc. Mayara Peron Pereira

Introdução à cosmetologia. Prof. Msc. Mayara Peron Pereira Introdução à cosmetologia Prof. Msc. Mayara Peron Pereira Cosmetologia Conceitos e definições Ciência que serve de suporte à fabricação de produtos voltados à arte do cuidado e melhoria das condições estéticas

Leia mais

A Moda do Bronzeado... Entre as duas grandes Guerras inicia-se a liberação feminina. Coco Chanel lança a moda do bronzeado.

A Moda do Bronzeado... Entre as duas grandes Guerras inicia-se a liberação feminina. Coco Chanel lança a moda do bronzeado. Histórico A Moda do Bronzeado... Entre as duas grandes Guerras inicia-se a liberação feminina. Coco Chanel lança a moda do bronzeado. A pele bronzeada tornou-se moda, sinal de status e saúde. Histórico

Leia mais

COSMETOLOGIA (Farmácia) Profa. Thabata Veiga PRONATEC

COSMETOLOGIA (Farmácia) Profa. Thabata Veiga PRONATEC COSMETOLOGIA (Farmácia) Profa. Thabata Veiga PRONATEC Índice de Massa Corporal Classificação quanto a Distribuição de Gordura: Difusa: distribuição generalizada por todo o corpo Androide: relacionada a

Leia mais

O consumidor deve estar atento às informações do rótulo?

O consumidor deve estar atento às informações do rótulo? Os consumidores têm o direito de conhecer as características e a composição nutricional dos alimentos que adquirem. A legislação nacional estabelece algumas normas para registro dessas informações na rotulagem

Leia mais

O Secretário de Vigilância Sanitária d Ministério da Saúde, no uso de suas atribuições legais e considerando:

O Secretário de Vigilância Sanitária d Ministério da Saúde, no uso de suas atribuições legais e considerando: título: Portaria nº 27, de 18 de março de 1996 ementa não oficial: Aprova o regulamento técnico sobre embalagens e equipamentos de vidro e cerâmica em contato com alimentos, conforme Anexo da presente

Leia mais

Sistema de Cuidados com a Pele com Tendência a Acne Mary Kay

Sistema de Cuidados com a Pele com Tendência a Acne Mary Kay Sistema de Cuidados com a Pele com Tendência a Acne Mary Kay O que é Acne? Acne é uma condição da pele que ocorre quando os pelos ficam obstruídos por sebo e células mortas, ficando colonizados por bactérias

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos VEDAPREN FAST - TERRACOTA

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos VEDAPREN FAST - TERRACOTA 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Códigos internos de identificação do produto: 111690, 111691, 121714 e 111689 Nome da empresa: Otto Baumgart Ind. e Com. S/A Endereço: Rua Coronel

Leia mais

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR A PRODUTOS ALIMENTARES GOURMET

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR A PRODUTOS ALIMENTARES GOURMET INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR A PRODUTOS ALIMENTARES GOURMET BRASIL ABRIL de 2015 Matriz Cultural do Mercado O Brasil é grande consumidor de produtos gourmet, porém existe logicamente um processo seletivo destes

Leia mais

COMO REGULARIZAR PERFUMES, COSMÉTICOS E PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL NO BRASIL

COMO REGULARIZAR PERFUMES, COSMÉTICOS E PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL NO BRASIL 1 Associação dos Distribuidores e Importadores de Perfumes, Cosméticos e Similares Rua Tabapuã, 649 Cj 74 São Paulo SP - CEP 04533-012 - Brasil Tel/Fax: (0XX)11-3168-4518 adipec@adipec.com.br http://www.adipec.com.br

Leia mais

O IMPACTO DA COSMETOVIGILÂNCIA

O IMPACTO DA COSMETOVIGILÂNCIA O IMPACTO DA GARANTIR QUALIDADE, SEGURANÇA E EFICÁCIA DOS PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL, COSMÉTICOS E PERFUMES JUNTO AO CONSUMIDOR. OBJETIVO DA CRITÉRIOS DE SEGURANÇA NECESSÁRIOS AOS PRODUTOS COSMÉTICOS

Leia mais

MATERIAL TÉCNICO LINHA ECONÔMICA FACIAL

MATERIAL TÉCNICO LINHA ECONÔMICA FACIAL Lançamento MATERIAL TÉCNICO LINHA ECONÔMICA FACIAL Higienização, esfoliação, revitalização e hidratação: o básico para tratamentos faciais em tamanhos econômicos e free parabenos HIGIENIZAÇÃO, ESFOLIAÇÃO

Leia mais

SEÇÃO 1 - Identificação do produto e da empresa. SEÇÃO 2 - Composição e informações sobre os ingredientes

SEÇÃO 1 - Identificação do produto e da empresa. SEÇÃO 2 - Composição e informações sobre os ingredientes SEÇÃO 1 - Identificação do produto e da empresa NOME DO PRODUTO SABONETE LÍQUIDO DESENGRAXANTE CITRIC POWER PARA AS NOME DO FABRICANTE TELEFONE DE EMERGÊNCIA NUTRIEX INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS LTDA 193 ENDEREÇO

Leia mais

Coffea arábica (Coffee) seed oil and Vegetable steryl esters. Modificador mecanobiológico da celulite e gordura localizada.

Coffea arábica (Coffee) seed oil and Vegetable steryl esters. Modificador mecanobiológico da celulite e gordura localizada. Produto INCI Definição Propriedades SLIMBUSTER L Coffea arábica (Coffee) seed oil and Vegetable steryl esters Modificador mecanobiológico da celulite e gordura localizada. - Diminui a gordura localizada

Leia mais

SALSEP cloreto de sódio Solução nasal 9 mg/ml

SALSEP cloreto de sódio Solução nasal 9 mg/ml SALSEP cloreto de sódio Solução nasal 9 mg/ml USO INTRANASAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Solução nasal com 9 mg/ml de cloreto de sódio. Embalagem com 1 frasco spray nasal

Leia mais

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. STAR - Impermeabilizante

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. STAR - Impermeabilizante 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: STAR Impermeabilizante. Fabricante: Quimiline Ind. e Com. Ltda. Endereço: Estrada Nova dos Godóis, 87 Potuverá CEP: 06882-300 - Itapecerica da

Leia mais

Nome do produto: BIOCOMPOSTO BLF. Data da última revisão: 22/06/07 Pagina 1/5

Nome do produto: BIOCOMPOSTO BLF. Data da última revisão: 22/06/07 Pagina 1/5 Data da última revisão: 22/06/07 Pagina 1/5 1. Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: Biocomposto BLF - Código interno de identificação do produto: 020 - Nome da empresa: Biotecma Biotecnologia

Leia mais

A HISTÓRIA DO SABONETE

A HISTÓRIA DO SABONETE SABONETES por: Colunista Portal Educação SABONETE BARRA DE OLIVA UMA PRODUÇÃO DE PRECIOSIDADES DO POMAR. CONFIRA NA LOJA www.luciamotta.loja2.com.br Os sabonetes são cosméticos detergentes Na antiguidade,

Leia mais

Requisitos Técnicos para Regularização de Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes

Requisitos Técnicos para Regularização de Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes Gerência Geral de Cosméticos Requisitos Técnicos para Regularização de Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes 1 DEFINIÇÃO DE COSMÉTICOS RDC 211/2005 Anexo 1 REFERÊNCIAS LEGAIS 6 Outras legislações

Leia mais

- CURSO DE MAQUIAGEM -

- CURSO DE MAQUIAGEM - - CURSO DE MAQUIAGEM - Copyright -Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos autorais. (Lei nº 9.610). A PELE CONHECENDO

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIMICO

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIMICO Megaplasma Comercial Ltda. Rua Dom Joaquim de Melo, 274 - Moóca CEP 03122-050 - São Paulo - SP - Brasil Fone: (11) 2601-5502 - Fax: (11) 2601-0512 megaplasma@megaplasma.com.br www.megaplasma.com.br SPATTER

Leia mais

Ecologie agora é Bril Cosméticos

Ecologie agora é Bril Cosméticos Ecologie agora é Bril Cosméticos Diversidade de produtos será reforçada na Beauty Fair Nasce uma nova empresa de cosméticos no mercado brasileiro. A Bril Cosméticos surgiu a partir da aquisição da Ecologie,

Leia mais

CAFEISILANE C. S i l a n o l C a f e i n a t o e A l g i n a t o. Reativa o METABOLISMO CELULAR e ESTIMULA A LIPÓLISE

CAFEISILANE C. S i l a n o l C a f e i n a t o e A l g i n a t o. Reativa o METABOLISMO CELULAR e ESTIMULA A LIPÓLISE Revisão 1 Emissão: 19/10/2005 Espec. Rev.1 CAFEISILANE C Reativa o METABOLISMO CELULAR e ESTIMULA A LIPÓLISE Melhora a biodisponibilidade da CAFEÍNA 1 2 3 Promove REESTRUTURAÇÃO DO TECIDO e FIRMEZA DA

Leia mais

Entendendo o que é o Dossiê de Produtos

Entendendo o que é o Dossiê de Produtos Entendendo o que é o Dossiê de Produtos Alberto Keidi Kurebayashi Protocolo Consultoria Personal e Health Care Todas as empresas e profissionais que atuam no setor cosmético, sejam indústrias fabricantes

Leia mais

Fibro Edema Gelóide. Tecido Tegumentar. Epiderme. Epiderme. Fisiopatologia do FibroEdema Gelóide

Fibro Edema Gelóide. Tecido Tegumentar. Epiderme. Epiderme. Fisiopatologia do FibroEdema Gelóide Lipodistrofia Ginóide Estria Discromia Distúrbios inestéticos O termo "celulite" foi primeiro usado na década de 1920, para descrever uma alteração estética da superfície cutânea (ROSSI & VERGNANINI, 2000)

Leia mais

TEGAN alfaestradiol Solução tópica (capilar) 0,25 mg/ml

TEGAN alfaestradiol Solução tópica (capilar) 0,25 mg/ml TEGAN alfaestradiol Solução tópica (capilar) 0,25 mg/ml USO TÓPICO USO ADULTO FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Solução tópica capilar contendo 0,25 mg de alfaestradiol. Embalagem com 1 frasco plástico

Leia mais

Características e informação nutricional do ovo

Características e informação nutricional do ovo Características e informação nutricional do ovo Há muito tempo foi confirmada a eficácia e grande importância do ovo na alimentação das pessoas. De fácil preparação e digestão não foi difícil incorporar

Leia mais

MATERIAL TÉCNICO LINHA ECONÔMICA CORPORAL

MATERIAL TÉCNICO LINHA ECONÔMICA CORPORAL Lançamento MATERIAL TÉCNICO LINHA ECONÔMICA CORPORAL Massagem, drenagem, esfoliação e eletroterapia: o básico para tratamentos corporais em tamanhos econômicos e free parabenos CREMES PARA MASSAGEM CREMES

Leia mais

BEBEX N. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Pomada Dermatológica 200mg/g + 100.000UI/g

BEBEX N. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Pomada Dermatológica 200mg/g + 100.000UI/g BEBEX N Geolab Indústria Farmacêutica S/A Pomada Dermatológica 200mg/g + 100.000UI/g MODELO DE BULA PARA O PACIENTE Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar

Leia mais

FISPQ. FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NBR 14725 NOME DO PRODUTO: Solução Titulante

FISPQ. FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NBR 14725 NOME DO PRODUTO: Solução Titulante NOME DO PRODUTO: Solução Titulante 1/12 FISPQ NRº. 28 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome Comercial do Produto: Solução Titulante Nome Químico: Solução Ácida a 0,1 N Nome da Empresa: Hidroazul

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO. Amarelado. Característico ph 10,00 11,50 g/cm3 ( 20ºC )

RELATÓRIO TÉCNICO. Amarelado. Característico ph 10,00 11,50 g/cm3 ( 20ºC ) RELATÓRIO TÉCNICO I - DADOS GERAIS: Nome do Produto: ÁGUA SANITÁRIA Estado Físico: Líquido Cuidados para conservação: Conservar o produto na embalagem original. Proteger do sol, do calor e da umidade.

Leia mais

Sistema Duplex. Vantagens e Aplicações. Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado

Sistema Duplex. Vantagens e Aplicações. Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado Sistema Duplex Vantagens e Aplicações Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado METALURGIA Corrosão Tendência que os materiais têm de retornar ao seu estado

Leia mais

Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 343, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2005.

Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 343, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2005. ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 343, DE 13 DE DEZEMBRO

Leia mais

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS PÁGINA: 1/5 SEÇÃO 1.0 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO: BIOCLEANER CÓDIGO DE IDENTIFICAÇÃO: 0120/5521 NOME DO FABRICANTE: BIOCHEMICAL PRODUTOS QUIMICOS LTDA ENDEREÇO: RUA: PAPA SÃO

Leia mais

INFORMATIVO TÉCNICO REJUVASOFT

INFORMATIVO TÉCNICO REJUVASOFT FOLHA 1 de 8 PRODUTO: REJUVASOFT DESCRIÇÃO: INCI: Quaternium 91, Cetearyl Alcohol, Behentrimonium Chloride, Myristyl Myristate Nº. CAS: 97281-29-3, 67762-27-0, 17301-53-0, 3234-85-3. Os consumidores estão

Leia mais

- ESTÉTICA RETRÔ - LIPOMODELAGEM COM GESSOTERAPIA PARA REDEFINIÇÃO DO CONTORNO CORPORAL. Gisele Caramori gisele@buonavita.com.br

- ESTÉTICA RETRÔ - LIPOMODELAGEM COM GESSOTERAPIA PARA REDEFINIÇÃO DO CONTORNO CORPORAL. Gisele Caramori gisele@buonavita.com.br - ESTÉTICA RETRÔ - LIPOMODELAGEM COM GESSOTERAPIA PARA REDEFINIÇÃO DO CONTORNO CORPORAL Gisele Caramori gisele@buonavita.com.br INTRODUÇÃO Antes de termos equipamentos ricos em tecnologia o que utilizávamos

Leia mais

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CARNE. Profª Sandra Carvalho

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CARNE. Profª Sandra Carvalho COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CARNE Profª Sandra Carvalho A carne magra: 75% de água 21 a 22% de proteína 1 a 2% de gordura 1% de minerais menos de 1% de carboidratos A carne magra dos diferentes animais de abate

Leia mais

Um corpo Hidratado e bem cuidado

Um corpo Hidratado e bem cuidado Um corpo Hidratado e bem cuidado Gel para o Corpo 2 em 1 Satin Body Benefícios e Propriedades Fórmula botânica que deixa a sua pele fresca, limpa e suave. Não deixa a pele oleosa. Tem a textura de uma

Leia mais

01 Identificação do produto e da Empresa. 02 Composição e informações sobre os ingredientes. 03 Identificação de perigos

01 Identificação do produto e da Empresa. 02 Composição e informações sobre os ingredientes. 03 Identificação de perigos Página: 01/05 01 Identificação do produto e da Empresa Natureza Química : Limpador de Uso Geral Autorização de Funcionamento / MS : nº 3.02.599-9 Registro no Ministério da Saúde : 3.2599.0103.001-4 Aceita

Leia mais

FASES DO FEG Primeira fase: Congestiva simples

FASES DO FEG Primeira fase: Congestiva simples FIBRO EDEMA GELÓIDE DEFINIÇÃO O FEG é uma disfunção localizada que afeta a derme e o tecido subcutâneo, com alterações vasculares e lipodistrofia com resposta esclerosante. FASES DO FEG Primeira fase:

Leia mais

Campanha de prevenção do cancro da pele

Campanha de prevenção do cancro da pele Campanha de prevenção do cancro da pele Use o protetor solar adequado. Proteja-se com chapéu e óculos de sol. Evite a exposição solar entre as 11:00 e as 17:00. www.cm-loures.pt facebook.com/municipiodeloures

Leia mais

"A vantagem do alumínio"

A vantagem do alumínio "A vantagem do alumínio" Comparativo entre os Evaporadores para Amônia fabricados com tubos de alumínio e os Evaporadores fabricados com tubos de aço galvanizado Os evaporadores usados em sistemas de amônia

Leia mais

FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE -

FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE - FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE - Massa Leve é um aditivo capaz de produzir concreto poroso de baixa massa especifica aparente, com ótima estabilidade, isto é, com reduzida queda de volume na aplicação. Características

Leia mais

Roteiro de Desenvolvimento de Produtos Cosméticos

Roteiro de Desenvolvimento de Produtos Cosméticos Roteiro de Desenvolvimento de Produtos Cosméticos Etapas de Desenvolvimento de Produtos Cosméticos SEGMENTO COSMÉTICO SEGMENTO COSMÉTICO Características Dinâmico Crescimento constante Necessidade de lançamentos

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

OTO-XILODASE. Apsen Farmacêutica S.A. Solução Otológica 100 UTR + 50 mg + 5 mg / 1 ml

OTO-XILODASE. Apsen Farmacêutica S.A. Solução Otológica 100 UTR + 50 mg + 5 mg / 1 ml OTO-XILODASE Apsen Farmacêutica S.A. Solução Otológica 100 UTR + 50 mg + 5 mg / 1 ml OTO-XILODASE cloridrato de lidocaína + sulfato de neomicina + hialuronidase APSEN FORMAS FARMACÊUTICAS Solução otológica

Leia mais

INCI. Biocomplexo anticelulítico de plantas da Amazônia com destacada ação Drenante. Definição

INCI. Biocomplexo anticelulítico de plantas da Amazônia com destacada ação Drenante. Definição Produto INCI Definição SLIMBUSTER H Water and Butylene Glycol and PEG-40 Hydrogenated Castor Oil and Ptychopetalum Olacoides Extract and Trichilia Catigua Extract and Pfaffia sp Extract Biocomplexo anticelulítico

Leia mais

SPRAY MEL, PRÓPOLIS E ROMÃ 30ML. Cód. Produto: 1002 Cód. Barras: 7897646303489 NCM: 04100000 Caixa Embarque: 60 NCM: 04100000 EXTRATO DE PRÓPOLIS 30ML

SPRAY MEL, PRÓPOLIS E ROMÃ 30ML. Cód. Produto: 1002 Cód. Barras: 7897646303489 NCM: 04100000 Caixa Embarque: 60 NCM: 04100000 EXTRATO DE PRÓPOLIS 30ML SPRAY MEL E PRÓPOLIS 30ML SPRAY MEL, PRÓPOLIS E ROMÃ 30ML SPRAY MEL, PRÓPOLIS GENGIBRE E LIMÃO 30ML Cód. Produto: 1000 Cód. Barras: 7897646303458 Cód. Produto: 1002 Cód. Barras: 7897646303489 Cód. Produto:

Leia mais

SABONETE LÍQUIDO NEUTRO

SABONETE LÍQUIDO NEUTRO SABONETE LÍQUIDO NEUTRO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Fornecedor: SABONETE LÍQUIDO NEUTRO Bluecare do Brasil Indústria e Comércio Ltda. CNPJ.: 94.003.753/0001-02 Endereço: Rua

Leia mais

AMOSTRAGEM AMOSTRAGEM

AMOSTRAGEM AMOSTRAGEM Procedimento pré-estabelecido para seleção, retirada, preservação, transporte e preparação das porções a serem removidas do lote como amostras, de uma maneira tal que o tratamento matemático dos testes

Leia mais

AVICIS alfaestradiol 0,025% Solução Capilar FORMA FARMACÊUTICA, VIA DE ADMINISTRAÇÃO E APRESENTAÇÃO

AVICIS alfaestradiol 0,025% Solução Capilar FORMA FARMACÊUTICA, VIA DE ADMINISTRAÇÃO E APRESENTAÇÃO MODELO DE BULA (COMPLETA) AVICIS alfaestradiol 0,025% Solução Capilar FORMA FARMACÊUTICA, VIA DE ADMINISTRAÇÃO E APRESENTAÇÃO Solução para uso tópico no couro cabeludo. Embalagens com 1 frasco plástico

Leia mais

Em Distribuidora de Medicamentos, Correlatos, Cosméticos e Saneantes Domissanitários.

Em Distribuidora de Medicamentos, Correlatos, Cosméticos e Saneantes Domissanitários. Em Distribuidora de Medicamentos, Correlatos, Cosméticos e Saneantes Domissanitários. Nº PROCESSO REQUERIMENTO RAZÃO SOCIAL IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO NOME DE FANTASIA NÚMERO DO CNPJ NÚMERO ÚLTIMO

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Produto : NO-RUST D - Data da Atualização: 22/01/2014 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Empresa: R. Pref. Eurípedes de Siqueira, n.º 36 Distrito

Leia mais

COLETA DE AMOSTRA 01 de 06

COLETA DE AMOSTRA 01 de 06 01 de 06 1. PRINCÍPIO Para que os resultados dos métodos de análise expressem valores representativos da quantidade total de substância disponível, é imprescindível recorrer a técnica de coleta definida

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO. Característico, irritante ph ( Puro ) 0,45 0,65 Densidade 0,980 1,040 ( 25ºC )

RELATÓRIO TÉCNICO. Característico, irritante ph ( Puro ) 0,45 0,65 Densidade 0,980 1,040 ( 25ºC ) Elaboração: 03/12 Revisão: 0-03/12 RELATÓRIO TÉCNICO I - DADOS GERAIS: Nome do Produto: LIMPA BAÚ Sinônimo: Detergente Ácido Composição: Linear Alquil Benzeno Sulfonado, Ácido Clorídrico, Ácido Cítrico,

Leia mais

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. TRIS M.JOB Shampoo Automotivo

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. TRIS M.JOB Shampoo Automotivo 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: TRIS M.JOB. Fabricante: Quimiline Ind. e Com. Ltda. Endereço: Estrada Nova dos Godóis, 87 Potuverá CEP: 06882-300 - Itapecerica da Serra SP Tel.:

Leia mais

Parâmetros de qualidade da água. Variáveis Físicas Variáveis Químicas Variáveis Microbiológicas Variáveis Hidrobiológicas Variáveis Ecotoxicológicas

Parâmetros de qualidade da água. Variáveis Físicas Variáveis Químicas Variáveis Microbiológicas Variáveis Hidrobiológicas Variáveis Ecotoxicológicas Parâmetros de qualidade da água Variáveis Físicas Variáveis Químicas Variáveis Microbiológicas Variáveis Hidrobiológicas Variáveis Ecotoxicológicas Coloração - COR Variáveis Físicas associada à presença

Leia mais

NUTRICIUM INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA FICHA DE ESPECIFICAÇÃO SUSTEMIL BAUNILHA

NUTRICIUM INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA FICHA DE ESPECIFICAÇÃO SUSTEMIL BAUNILHA FICHA DE ESPECIFICAÇÃO SUSTEMIL BAUNILHA IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA NOME DA EMPRESA: NUTRICIUM INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA Endereço: Rua Pitangui, n 77 Bairo Concórdia, Belo Horizonte MG CNPJ. 04.040.657/0001-33

Leia mais

TIPOS DE SUJIDADES O QUE É SUJIDADE?

TIPOS DE SUJIDADES O QUE É SUJIDADE? TIPOS DE SUJIDADES O QUE É SUJIDADE? A sujidade é um residual físico, químico ou biológico considerado estranho ao produto original, que pode ser capaz de provocar efeitos deterioráveis, detectados visualmente

Leia mais

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA SOBRE PRODUTO QUÍMICO. Preparado: Este produto é uma composição de cargas minerais.

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA SOBRE PRODUTO QUÍMICO. Preparado: Este produto é uma composição de cargas minerais. FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA SOBRE PRODUTO QUÍMICO UT-X FE POWDER CÓDIGO FISPQ-1616 REVISÃO 0 EMISSÃO 14/08/2012 APROVAÇÃO 14/08/2012 Page 1 of 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO COMERCIAL DE MARGARINA, HALVARINA E CREME VEGETAL: PARÂMETROS DA LEGISLAÇÃO

CARACTERIZAÇÃO COMERCIAL DE MARGARINA, HALVARINA E CREME VEGETAL: PARÂMETROS DA LEGISLAÇÃO 1 CARACTERIZAÇÃO COMERCIAL DE MARGARINA, HALVARINA E CREME VEGETAL: PARÂMETROS DA LEGISLAÇÃO Flávia Andriza Bedin Tognon 1 Marina Daros Massarollo 2 Franciele Ani Caovilla Follador 3 Ana Paula Vieira 4

Leia mais

Introdução. adsorção física, a adsorção química, a absorção e a catálise.

Introdução. adsorção física, a adsorção química, a absorção e a catálise. QUAL O CRITÉRIO QUE VOCÊ USA PARA TROCAR OS CARTUCHOS? Introdução Parte integrante do respirador que tem como função a retenção de gases e vapores. A retenção é feita através das reações com os contaminantes.

Leia mais

Presente no mercado a mais de 8 anos a ETERNITY LISS PROFISSIONAL é uma empresa com a missão de superar as expectativas do mercado profissional.

Presente no mercado a mais de 8 anos a ETERNITY LISS PROFISSIONAL é uma empresa com a missão de superar as expectativas do mercado profissional. ETERNITY LISS PROFESSIONAL Presente no mercado a mais de 8 anos a ETERNITY LISS PROFISSIONAL é uma empresa com a missão de superar as expectativas do mercado profissional. Ao longo de sua trajetória vem

Leia mais

Ficha Técnica de Produto Rejunta Já! Acrílico Código: RJA001 e RJA101

Ficha Técnica de Produto Rejunta Já! Acrílico Código: RJA001 e RJA101 1. Descrição: O é mais uma solução inovadora, que apresenta praticidade e agilidade para o rejuntamento de pisos, azulejos, pastilhas, porcelanatos em áreas internas, externas, molháveis, molhadas. O principal

Leia mais

Econômico no uso Supersol LG é composto com alto teor de tensoativos, que permite sua utilização em altas diluições para uma limpeza perfeita.

Econômico no uso Supersol LG é composto com alto teor de tensoativos, que permite sua utilização em altas diluições para uma limpeza perfeita. JohnsonDiversey Suma Supersol LG Detergente em pó para limpeza geral. Versátil A formulação balanceada permite que o detergente Supersol LG seja utilizado tanto para limpeza geral, quanto para lavagem

Leia mais

Terapias para renovar sua beleza TERAPIAS

Terapias para renovar sua beleza TERAPIAS Terapias para renovar sua beleza TERAPIAS NOVAS SENSAÇÕES NATIVA SPA TERAPIAS Nativa SPA Terapias transforma seus momentos de cuidado em uma experiência ainda mais prazerosa. Agora você tem os efeitos

Leia mais

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA SOBRE PRODUTO QUÍMICO. Preparado: Yes Este produto é uma composição de óleos lubrificantes e aditivos.

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA SOBRE PRODUTO QUÍMICO. Preparado: Yes Este produto é uma composição de óleos lubrificantes e aditivos. FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA SOBRE PRODUTO QUÍMICO Accu-Lube LB-4500 CÓDIGO FISPQ-0505 REVISÃO 3 EMISSÃO 27/12/2010 APROVAÇÃO 27/12/2010 Page 1 of 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM PÓ (Limão, Pinho, Clássico, Lavanda, Bouquet e Laranja)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM PÓ (Limão, Pinho, Clássico, Lavanda, Bouquet e Laranja) Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Sapólio Radium Pó Códigos Internos: Limão: 14001 / 14017 Pinho: 14005 / 14018 Clássico: 14033 Lavanda: 14031 Bouquet: 14030 Laranja: 14032

Leia mais

Antes de falar sobre protetor solar vamos falar um pouco sobre a Radiação Solar.

Antes de falar sobre protetor solar vamos falar um pouco sobre a Radiação Solar. Proteção Solar PERFECT*SUN Antes de falar sobre protetor solar vamos falar um pouco sobre a Radiação Solar. A Radiação Solar é composta por diversos raios, com diferentes comprimentos de onda, conforme

Leia mais

GSC EXPLICA SÉRIE EXPERTISE VETERINÁRIA

GSC EXPLICA SÉRIE EXPERTISE VETERINÁRIA GSC EXPLICA SÉRIE EXPERTISE VETERINÁRIA ANÁLISE DE RAÇÃO PARA CÃES E GATOS Fonte: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/racao.asp Para a realização dos ensaios foram utilizados os seguintes documentos:

Leia mais

O FOCO DA QUALIDADE NOS PROCESSOS DE TERCEIRIZAÇÃO

O FOCO DA QUALIDADE NOS PROCESSOS DE TERCEIRIZAÇÃO O FOCO DA QUALIDADE NOS PROCESSOS DE TERCEIRIZAÇÃO Grande parte das indústrias farmacêuticas, cosméticos e de veterinários, utilizam processos de terceirização, para otimizar suas produções, para casos

Leia mais

Promover a Saúde Pública Produtos Cosméticos

Promover a Saúde Pública Produtos Cosméticos Produtos Cosméticos O que é um Produto Cosmético? É qualquer substância ou mistura, destinada a ser posta em contato com as diversas partes superficiais do corpo humano (pele, cabelo, unhas, lábios, etc.)

Leia mais

Produtos Naturais SHINSEI, o melhor para Você em sua Essência

Produtos Naturais SHINSEI, o melhor para Você em sua Essência Produtos Naturais SHINSEI, o melhor para Você Essência A EMPRESA A Phytos Essence traz para você a tecnologia e a qualidade dos produtos SHINSEI para o bem estar e cuidado diário do corpo. Com estrutura

Leia mais

Rebrilhar Classic Alto Tráfego

Rebrilhar Classic Alto Tráfego 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome comercial do Produto: Rebrilhar ClassicAltoTráfego Nome da Empresa: Rebrilhar Resinas e Vernizes Ltda. Endereço: Rua Luiz de Moraes Rego, nº. 505 Jardim do

Leia mais

Medicamento O que é? Para que serve?

Medicamento O que é? Para que serve? Medicamento O que é? Para que serve? Os Medicamentos são produtos farmacêuticos, tecnicamente obtidos ou elaborados, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico (Lei nº

Leia mais

Dupla ação Além de limpador é um excelente renovador de brilho, em especial de ceras lustráveis.

Dupla ação Além de limpador é um excelente renovador de brilho, em especial de ceras lustráveis. Optimum Floral Detergente Limpa Pisos Eficiente e prático Possui em sua formulação detergentes e ceras que possibilitam realizar em uma só operação a limpeza e conservação de pisos / acabamentos. Versatilidade

Leia mais

Separação de Misturas

Separação de Misturas 1. Introdução Separação de Misturas As misturas são comuns em nosso dia a dia. Como exemplo temos: as bebidas, os combustíveis, e a própria terra em que pisamos. Poucos materiais são encontrados puros.

Leia mais

finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 1 mg

finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 1 mg finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 1 mg finasterida Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. 1 mg APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 1 mg em embalagem com 30 ou 60 comprimidos. USO ORAL

Leia mais

Secos, mistos, oleosos. Qual o seu tipo de cabelo? Você cuida bem de seus cabelos? Confira algumas dicas da dermatologista Dra. Andréa Botto.

Secos, mistos, oleosos. Qual o seu tipo de cabelo? Você cuida bem de seus cabelos? Confira algumas dicas da dermatologista Dra. Andréa Botto. Secos, mistos, oleosos. Qual o seu tipo de cabelo? Você cuida bem de seus cabelos? Confira algumas dicas da dermatologista Dra. Andréa Botto. CONTEÚDO HOMOLOGADO Nesta entrevista ao isaúde Bahia, a médica

Leia mais

Degradação de Polímeros

Degradação de Polímeros Degradação de Polímeros Degradação de Polímeros e Corrosão Prof. Hamilton Viana Prof. Renato Altobelli Antunes 1. Introdução Degradação é qualquer reação química destrutiva dos polímeros. Pode ser causada

Leia mais

1. DETERMINAÇÃO DE UMIDADE PELO MÉTODO DO AQUECIMENTO DIRETO- TÉCNICA GRAVIMÉTRICA COM EMPREGO DO CALOR

1. DETERMINAÇÃO DE UMIDADE PELO MÉTODO DO AQUECIMENTO DIRETO- TÉCNICA GRAVIMÉTRICA COM EMPREGO DO CALOR UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC FACULDADE DE NUTRIÇÃO DISCIPLINA: BROMATOLOGIA 2º/ 4 O PROFA. IVETE ARAKAKI FUJII. DETERMINAÇÃO DE UMIDADE PELO MÉTODO DO AQUECIMENTO DIRETO- TÉCNICA GRAVIMÉTRICA COM EMPREGO

Leia mais

BT 0013 BOLETIM TÉCNICO RESINA FLOOR REPAIR PLUS_ ENDURECEDOR FLOOR REPAIR PLUS_ SÍLICA F-036

BT 0013 BOLETIM TÉCNICO RESINA FLOOR REPAIR PLUS_ ENDURECEDOR FLOOR REPAIR PLUS_ SÍLICA F-036 BT 0013 BOLETIM TÉCNICO RESINA FLOOR REPAIR PLUS_ ENDURECEDOR FLOOR REPAIR PLUS_ SÍLICA F-036 Elaborador: Verificadores: Aprovador: Resina Floor Repair Plus_Endurecedor

Leia mais

FERTILIZANTES Fertilizante: Classificação Quanto a Natureza do Nutriente Contido Quanto ao Critério Químico Quanto ao Critério Físico

FERTILIZANTES Fertilizante: Classificação Quanto a Natureza do Nutriente Contido Quanto ao Critério Químico Quanto ao Critério Físico FERTILIZANTES Fertilizante: qualquer substância mineral ou orgânica, natural ou sintética, capaz de fornecer um ou mais nutrientes essenciais às plantas Classificação Quanto a Natureza do Nutriente Contido

Leia mais

SINERGIA DE TRATAMENTO PRÓ-LIFTING COM NEURO PEPTÍDEO BIOMIMÉTICO: tratamento completo para os sinais do envelhecimento

SINERGIA DE TRATAMENTO PRÓ-LIFTING COM NEURO PEPTÍDEO BIOMIMÉTICO: tratamento completo para os sinais do envelhecimento SINERGIA DE TRATAMENTO PRÓ-LIFTING COM NEURO PEPTÍDEO BIOMIMÉTICO: tratamento completo para os sinais do envelhecimento Isabel Luiza Piatti isabel@buonavita.com.br Cuidados com o rosto Divisão por segmento

Leia mais

PADINACTIVE NUTRI Extrato padronizado da alga Padina pavonica

PADINACTIVE NUTRI Extrato padronizado da alga Padina pavonica PADINACTIVE NUTRI Extrato padronizado da alga Padina pavonica Associado de PADINACTIVE SKIN Evolução no conceito IN/OUT para rejuvenescimento Nutriente, rico em Maltanedienol, capaz de ativar os fibroblastos

Leia mais

Quando tratamos das propriedades de um material transformado, segundo muitos pesquisadores, estas dependem de uma reciclagem bem sucedida. Para que isto ocorra, os flocos de PET deverão satisfazer determinados

Leia mais

Acnezil Loção adstringente. Acnezil LINHAHPC. Gel de limpeza. Acnezil. Acnezil Catálogo Aquarela 1º Semestre 2014. Loção. Loção. Cx.

Acnezil Loção adstringente. Acnezil LINHAHPC. Gel de limpeza. Acnezil. Acnezil Catálogo Aquarela 1º Semestre 2014. Loção. Loção. Cx. Loção adstringente LINHA Eficiente no combate à oleosidade Evita o acúmulo de resíduos nos poros Sua fórmula foi especialmente desenvolvida para complementar a limpeza diária, removendo impurezas e maquiagem.

Leia mais