Sistema Integrado de Saúde
Além de gerar automaticamente todas as informações obrigatórias para o SUS, o sistema permite a identificação de cada pessoa dentro da sua família, com seu histórico de saúde, acompanhamento de consumo de medicamentos, com identificação individual deste medicamento. Na farmácia o sistema tem gestão centrada no indivíduo, impossibilitando que uma pessoa pegue remédios indiscriminadamente, trazendo economia ao município, e ainda, garantindo que mais pessoas recebam este medicamento. A regulação é realizada de forma simples, podendo ser descentralizada, seguindo protocolos pré-definidos pela administração e comunidade. Sistema Integrado de Saúde, desenvolvido especialmente para o Município, focado no cidadão, reconhecendo as pessoas como indivíduo, humanizando as informações de saúde.
Módulos do Sistema Acolhimento Agendamento Apoio Diagnóstico Controle-Hospitalar Farmácia Faturamento Pronto-Atendimento Programas Especiais
Gestão da Informação A gestão da informação é entendida como a gestão eficaz de todos os recursos de informação, tendo como objetivo apoiar a política de gestão de recursos, na medida em que torna mais eficiente o conhecimento e a articulação entre os vários serviços que a constituem. A informação ajuda os gestores na tomada de decisões tornando mais eficaz o conhecimento do meio envolvente. O conhecimento impulsiona de forma interativa a evolução da estrutura organizacional, a qual se encontra em permanente adequação, formando assim uma imagem da administração, do seu projeto e dos seus serviços. Objetivos Gerenciar os processos de saúde desenvolvidos no município através dos procedimentos básicos, especializados, unidades de pronto atendimento, pronto socorro, farmácia, laboratórios e serviços auxiliares de diagnóstico e tratamento, integrando-os e automatizando suas atividades administrativas e gerenciais. Fornecendo aos gestores informações para subsidiar a tomada de decisões. Identificar de forma única cada usuário do sistema, visualizando a história clínica e propiciando um acompanhamento das condições de saúde do usuário com maior rapidez e eficiência.
Melhorias em Destaque Prontuário Único: com a consolidação de todas as informações do paciente em um único registro. Recepcionar e garantir o registro preciso das informações geradas a partir do atendimento e incorporá-las ao Prontuário Único do Paciente. Gerenciar diretamente todas as informações sobre os cidadãos de sua área de abrangência (marcação de consultas na própria unidade/ agendamento de consultas e exames especializados). Gerenciar diretamente todas as informações sobre os níveis de saúde da população de sua área de abrangência. Garantir acesso dos usuários provenientes do atendimento básico às agendas de procedimentos especializados e de apoio diagnóstico, respeitando limites físicos e financeiros das unidades de saúde. Controlar estoque de medicamentos por lote e validade, bem como sua utilização pelos usuários. Informações confiáveis sobre usuários, produção de serviços e faturamento. Regulação assistencial: garantia de acesso aos procedimentos de média e alta complexidade com controle sobre a execução dos tetos físicos e financeiros. Identificação de usuários de outros municípios referenciados para o município.
Aspectos Abrangentes O Salus visa o gerenciamento de informações e organização dos processos de produção municipais de saúde, abrangendo os seguintes aspectos: Organização d e a ç õ e s e a t i v i d a d e s d e s a ú d e desenvolvidas no âmbito ambulatorial e hospitalar. Controle do agendamento de atendimentos, respeitando as diretrizes e normas do CNES. Gerenciamento da aquisição à dispensação de medicamentos aos usuários. Gerenciamento das informações e processos referentes ao Programa de Saúde da Família. Planejamento, controle e regulação dos atendimentos por prestador de serviços ou município referenciado. Consistência dos dados da produção ambulatorial e hospitalar. Controle de procedimentos de apoio diagnóstico, bem como o gerenciamento de materiais e equipamentos.
www.sistemasalus.com.br