PDE Plano de Desenvolvimento da Educação Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação Foto: João Bittar Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PDE Responsabilização / Mobilização O PDE foi criado como um plano coletivo de médio e de longo prazo, sistêmico, cujo objetivo é melhorar a qualidade da educação no País, com foco prioritário na educação básica. Para que isso seja possível, é necessário o engajamento da sociedade civil, pais, alunos, professores e dirigentes em iniciativas que ampliem as condições de permanência e efetiva aprendizagem do aluno na escola. Entre as várias ações previstas no Plano, está a adesão ao PDE, e cuja adesão significa comprometer-se com as vinte e oito diretrizes do Plano.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PDE O PDE é uma iniciativa do Governo Federal para melhorar a qualidade da educação básica pública oferecida aos brasileiros. O PDE prevê a atuação conjunta de todos os níveis de governo. A melhoria da qualidade da educação básica por meio de: apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação; mobilização de recursos e de parcerias da sociedade em apoio ao trabalho dos Estados, Distrito Federal e Municípios em suas redes e escolas. A idéia-chave é o estabelecimento de mecanismos de indução para a adoção das diretrizes e para o cumprimento de metas do ldeb.
ALGUMAS DIRETRIZES DO PDE Foco na aprendizagem, com a definição de resultados concretos a serem alcançados. Alfabetização dos estudantes até os oitos anos de idade. Combate à evasão escolar a partir do acompanhamento individual do aluno com baixa freqüência. Promoção da educação infantil. Implantação de plano de carreira, cargos e salários para os profissionais da educação, privilegiando o mérito, a formação e a avaliação do desempenho.
ALGUMAS DIRETRIZES DO PDE Fixação de regras claras, baseadas no mérito e no desempenho, para a nomeação e a exoneração de diretores de escola. Divulgação na escola e na comunidade dos dados relativos à educação, principalmente o IDEB. Organização de comitê local do Compromisso, formado por associações de trabalhadores, empresários e da sociedade civil, Ministério Público, Conselho Tutelar e Secretarias de Educação, responsável pelo acompanhamento do trabalho. Todos os Municípios e Unidades Federadas podem participar do PDE.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PDE O MEC prestará assistência técnica e/ou financeira a todos os Municípios e Unidades Federadas que elaborarem o diagnóstico da realidade educacional local e o seu Plano de Ações Articuladas PAR. A vinculação se fará por meio da assinatura voluntária do Termo de Adesão, no qual estarão expressas as 28 diretrizes a serem adotadas e a meta de evolução do IDEB. O Ministério da Educação enviará, como subsídio à decisão de adesão ao PDE, a respectiva Base de Dados Educacionais, acompanhada de informe elaborado pelo Inep, com indicação da meta a atingir e da respectiva evolução no tempo.
PRIORIDADES PARA ATENDIMENTO Diagnóstico a partir da gestão educacional; da formação de professores e dos profissionais de serviço e apoio escolar; das práticas pedagógicas e avaliação; e da infra-estrutura e recursos pedagógicos. A prioridade são os 1.242 municípios e as 9.861 escolas com as menores notas no IDEB. Eles receberão assistência técnica e/ou financeira do MEC. Para que o MEC, Consed e Undime possam apoiar tecnicamente a elaboração autônoma do diagnóstico e, posteriormente, do PAR, formaram-se dois grupos de trabalho: GT com as secretarias estaduais de educação e do Distrito Federal; GT com as secretarias municipais de educação de capitais e grandes cidades, totalizando 109 municípios.
O IDEB E O PLANO DE METAS O PDE estabelece um plano de metas de qualidade a serem alcançadas. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado para a definição dessas metas. Foto: João Bittar O IDEB avalia o ensino por escola, município ou estado, tem notas de 0 a 10 e leva em conta o desempenho dos alunos na Prova Brasil e no Saeb, bem como as taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar.
O IDEB E O PLANO DE METAS Brasil, séries iniciais do ensino fundamental: Nota hoje: 3,8 (meta de 6,0 para 2022) Brasil, séries finais do ensino fundamental: Nota hoje: 3,5 (meta de 5,5 para 2022) Brasil, ensino médio: Foto: João Bittar Nota hoje: 3,4 (meta de 5,2 para 2022) (As notas baseiam-se no Saeb 2005, na Prova Brasil 2005 e nos Censos Escolares de 2005 e 2006)
O IDEB E O PLANO DE METAS O Ministério da Educação disponibiliza, no seu sítio, o caminho para melhorar o IDEB.
ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DO IDEB Por que elaborar o Plano de Ações Articuladas (PAR)? A partir do lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), em 2007, todas as transferências voluntárias e assistência técnica do MEC aos municípios, estados e Distrito Federal estão vinculadas à adesão ao Compromisso Todos pela Educação e à elaboração do PAR instrumentos que são fundamentais para a melhoria do Ideb. Termo de Adesão ao Compromisso Todos pela Educação Assinar o Realizar o diagnóstico da situação da educação no município e em seguida o (PAR) Inserir os dados do PAR no SIMEC Sistema de Monitoramento do MEC (Siga as instruções sobre como inserir os dados no SIMEC) - Os 1.242 municípios relacionados na Resolução CD/FNDE nº 29, de 20 de junho de 2007, serão acompanhados pelos consultores do MEC na realização do diagnóstico e na elaboração do PAR. - Os demais municípios são convidados a elaborar o diagnóstico e o Plano de Ações Articuladas PAR de forma autônoma, contando para isso com o Ações. o Plano de Ações Articuladas (PAR)? manual passo a passo e com o Guia Prático de
ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DO IDEB Pró-letramento A adesão ao Pró-letramento, programa de formação continuada de professores em exercício nas séries/anos iniciais do ensino fundamental, contribui para a elevação dos índices de proficiência nas áreas de Alfabetização e Linguagem e Matemática. O material do programa encontra-se disponível no sítio do MEC (www.mec.gov.br), e será distribuído a todos os professores em exercício nas séries/anos iniciais do ensino fundamental das redes públicas de ensino do País.
ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DO IDEB PDE-Escola O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-EScola) é um processo gerencial que busca uma melhor organização da escola para a melhoria da qualidade do ensino. Por meio do PDE-Escola, a equipe escolar elabora um plano detalhado utilizando uma metodologia processual de planejamento estratégico. Esse processo fortalece a escola e sua autonomia, viabiliza a gestão democrática e contribui para o fortalecimento da gestão pedagógica. Ao elaborar seu Plano, a escola inverte a lógica do professor que ensina para a lógica do aluno que aprende. É o momento em que a comunidade escolar reflete sobre as suas funções, sobre os resultados que deseja alcançar e sobre suas responsabilidades para que a aprendizagem do aluno ocorra efetivamente.
ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DO IDEB Mais Educação O Mais Educação é uma ação que tem como objetivo complementar a formação escolar com uma visão integradora do ensino, fazendo com que atividades do contraturno dialoguem com o projeto pedagógico da escola. Foto: João Bittar Para isso, o Mais Educação também articula programas do Governo Federal, otimizando investimentos já existentes, sobretudo nas áreas sociais, com a participação dos Ministérios da Cultura (MinC), do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Esporte (ME), além da Secretaria Nacional da Juventude da Presidência da República.
ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DO IDEB Guia de Tecnologias Disponibiliza tecnologias educacionais inovadoras pré-qualificadas como referencial de qualidade para utilização por escolas e sistemas de ensino. Dissemina padrões de qualidade de tecnologias educacionais que orientem a organização do trabalho dos profissionais da educação básica. Estimula especialistas, pesquisadores, instituições de ensino e pesquisa e organizações sociais para criação de tecnologias educacionais que contribuam para a elevação da qualidade da educação básica. Fortalece uma cultura de produção teórica voltada à qualidade na área da educação básica e seus referenciais concretos.
ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DO IDEB Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro O que é? É um concurso que mobiliza as escolas e incentiva os professores a utilizar uma diferente metodologia em sala de aula, contribuindo com a produção de melhores textos entre seus alunos. Objetivo: Contribuir para a formação de professores, visando a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. Quem pode participar? Municípios do território brasileiro Escolas públicas de Ensino Fundamental e Ensino Médio Professores de escolas públicas que atuem com: Alunos de 4ª, 5ª, 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental (ou séries equivalentes do ciclo de 9 anos) Alunos de 2º e 3º anos do Ensino Médio
ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DO IDEB Aprova Brasil Estudo que identificou em 33 escolas públicas do País, situadas em municípios pobres ou de difícil acesso, ou em comunidades especialmente vulneráveis, boas práticas em educação que fizeram a diferença e contribuíram para o sucesso escolar dos estudantes. Foi desenvolvido a partir dos resultados da Prova Brasil. A publicação encontra-se disponível no sítio do MEC (http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pro_cons/apr obr.pdf).
ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DO IDEB Mecanismos de Financiamento Fundeb: redistribuição e complementação da União. Foto: João Bittar Salário-educação: distribuição de recursos para Estados e Municípios com base nas matrículas públicas de toda a Educação Básica. Programas de apoio aos sistemas (transferências legais): ampliação dos programas para toda a educação básica (livro didático, biblioteca escolar, transporte escolar, merenda, PDDE). Ações de transferências voluntárias (atuação direcionada): mediante elaboração de diagnóstico educacional e PAR.
BRASIL - MUNICÍPIOS FOCO DO COMPROMISSO
MUNICÍPIOS DO GT CAPITAIS E GRANDES CIDADES
BRASIL ADESÃO AO PDE Até o dia 4 de abril de 2008, dos 5.564 municípios brasileiros, 5.344 (aproximadamente 96%) assinaram o Termo de Adesão ao PDE. Desses 5.344 municípios que já assinaram o Termo de Adesão, 1.242 são considerados prioritários para receber assistência técnica e financeira (100% dos 1.242 municípios que são foco de atendimento do PDE). São Paulo tem 645 municípios, dentre os quais 17 são considerados municípios prioritários.
SÃO PAULO ADESÃO AO PDE 27 municípios participam do GT Capitais e Grandes Cidades: Barueri, Bauru, Campinas, Carapicuíba, Diadema, Embu, Franca, Guarujá, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Jundiaí, Limeira, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba, Suzano e Taubaté. Os 17 municípios prioritários de São Paulo já fizeram sua adesão ao PDE. Entre os demais municípios, 593 já assinaram o termo. Ao todo, 610 municípios de São Paulo (cerca de 94,5%) assinaram o termo de adesão até o dia 4 de abril de 2008.
ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DO IDEB
OUTRAS AÇÕES DO PDE Os materiais produzidos pelo Ministério da Educação são disponibilizados no seu portal.
http://portal.mec.gov.br/