Formação de Empregados Forenses de Agentes de Execução SISAAE Exame A Duração: 1 hora 1 de fevereiro de 2013 Nome completo e legível do Empregado Forense Nome e cédula do Agente de Execução (a preencher pelo formador) Nome do corretor Nota
Ler antes de iniciar. Deverá assinar a resposta correta com um círculo. Caso pretenda alterar rasure e escolha uma nova resposta. Cada pergunta tem apenas uma resposta correta. 1- O SISAAE/GPESE disponibiliza uma agenda que permite gerir as actividades do(s) escritório(s) do(s) agente(s) de execução, articulando ocorrências e prazos resultantes da movimentação de processos, tarefas e actividades. a) Qualquer empregado forense pode visualizar e alterar as entradas na agenda, mas não pode inserir nem remover entradas. b) Qualquer empregado forense pode visualizar, alterar, inserir e remover as entradas na agenda, desde que o agente de execução atribua e defina estas permissões, conjuntas ou isoladamente. c) Qualquer empregado forense pode visualizar as entradas na agenda, mas não as pode alterar. d) Esta funcionalidade apenas está reservada ao agente de execução. 2- O Dr. Insonso Albornelos, mandatário de vários processos que temos no escritório, telefona e solicita o estado dos processos que estão em curso. Como não lhe solicitei mais dados, só sei dois dos nomes do mandatário. Para o fazer: a) Não dá para pesquisar só com esses dados. b) Vou ao menu externo entidades/serviços e pesquisar entidades e aí coloco insonso albornelos. c) Vou ao menu externo gestão de processos, seguidamente clico em em curso e no pop-up que aparece coloco no interv - mandatário - nome e depois *insonso*albornelos*, pois só sei dois dos nomes do mandatário. d) Vou ao menu externo gestão de processos, seguidamente clico em em curso e no pop-up que aparece coloco no interv - mandatário - nome e depois insonso albornelos.
3- Para efectuar o pagamento à caixa de compensações, como deve proceder? a) Na página inicial do SISAAE/GPESE deverá selecionar pagamento à caixa de compensações e selecionar os processos para pagamento, e confirmar. b) Na movimentação do processo, selecionar Movimentos Contabilísticos» Caixa de Compensações. c) Com a entrada do processo no SISAAE/GPESE o valor é retirado automaticamente. d) Deverá remeter e-mail para a Câmara dos Solicitadores para ser gerado IUP para pagamento. 4- O mandatário do exequente liga para o escritório do agente de execução dizendo que não consegue pagar a referência do pedido de provisão que lhe foi enviado, provavelmente, devido a ter deixado passar o prazo para o efeito. Nesta situação, deve: a) Proceder à revalidação dessa referência na aplicação solicitador.org e informar o mandatário do exequente de que também poderá proceder à sua revalidação, bastando ter consigo a referência multibanco a revalidar. b) Informar o Tribunal de que a provisão não foi paga pelo exequente. c) Proceder à revalidação dessa referência na aplicação pagamento na hora e informar o mandatário do exequente de que também poderá proceder à sua revalidação, bastando ter consigo o número do processo, a entidade e a referência multibanco expirada. d) Emitir um segundo pedido de provisão, na movimentação do processo e informar o mandatário do exequente da nova referência de pagamento, bem como de que poderá, de imediato, proceder ao seu pagamento. 5- Das seguintes linhas do historial de um processo no GPESE, retira-se a seguinte conclusão: a) Foi efetuado um pedido de provisão telemático ao mandatário do exequente, feito pelo agente de execução, provisão essa que foi paga no dia 16-01-2013 e cuja conciliação foi automática. b) Foi efetuado um pedido de provisão telemático ao mandatário do exequente, feito pelo utilizador JCorreia, provisão essa que foi paga nesse mesmo dia e cuja conciliação foi automática.
c) Foi efetuado um pedido de provisão com entrega do mesmo em mão ao mandatário do exequente, feito pelo agente de execução, provisão essa que foi paga nesse mesmo dia e cuja conciliação foi automática. d) Foi efetuado um pedido de provisão telemático ao exequente, pelo utilizador JCorreia, no dia 09-01-2013, provisão essa que foi paga nesse mesmo dia com o valor de 82,00 euros. A conciliação foi feita pelo utilizador JCorreia. 6- O empregado forense encarregue da contabilidade do escritório verifica em Gestão de Processos» Referências MB que duas das provisões pagas por referência multibanco, não têm número interno nem número judicial, nem documento associado do menu inicial, conforme a figura seguinte: O que significa? a) Deve-se advertir o suporte informático, pois trata-se de um erro do SISAAE/GPESE. b) O processo consta como novo, mas não foi ainda movimentado nem classificado. c) É um pagamento de honorários de fase 1, através de referência multibanco gerada aquando da entrada do requerimento executivo, mas o processo ainda não foi transmitido ao SISAAE/GPESE. d) Ocorreu erro da SIBS.
7- Estando cumpridos os requisitos do artigo 861º-A do Código de Processo Civil, o exequente solicitou a entrega das quantias penhoradas. Como fazer? a) Na movimentação do processo: Ordem de Pagamento» Pagamento ao Exequente/Credores» Entrega de Resultados ao Exequente, identificar o valor, entidade a quem se destina, respectivo NIB e gerar o IUP. Com o IUP é transferido automaticamente o valor para a conta do exequente. b) Fazer a conciliação dos valores recebidos, na movimentação do processo: Ordem de Pagamento» Pagamento ao Exequente/Credores» Entrega de Resultados ao Exequente, identificar o valor, entidade a quem se destina, respectivo NIB e gerar o IUP. Com o IUP gerado ir ao Portal do banco Millennium BCP e concretizar o pagamento. c) Fazer a conciliação dos valores recebidos, na movimentação do processo: Ordem de Pagamento» Pagamento ao Exequente/Credores» Entrega de Resultados ao Exequente, identificar o valor e entidade a quem se destina, respetivo NIB e gerar o IUP. Com o IUP é transferido automaticamente o valor para a conta do exequente. d) Ir ao Portal do banco Millennium BCP e efetuar a transferência para o NIB indicado pelo mandatário do exequente. 8- Um processo tem três executados. Para gerar a citação dos executados: a) Não é possível fazer citações de três executados através do SISAAE/GPESE. b) Nos destinatários deverá selecionar os três executados, na opção Para e CC. Desta forma, num único movimento, serão criadas as citações para os três executados. c) Nos parâmetros de criação do documento seleciona os três executados, criando, num movimento único, citações para os três. d) Efetua uma citação de cada vez, para cada um dos executados. 9- Ao efetuar um documento pela movimentação do processo, na edição do documento, será apresentada a versão existente no GPESE/SISAAE comum a todos os utilizadores. Se pretender criar uma nova versão: a) Deverá proceder à criação do documento, com a versão pretendida, e convertê-lo em formato PDF, de forma a ser possível a sua inserção em GPESE/SISAAE. b) Deverá pedir uma autorização prévia ao suporte informático do SISAAE/GPESE, de forma a permitir criar uma nova versão do documento e, quando receber resposta positiva, poderá proceder à sua criação. c) Poderá alterar o texto que estiver editável e se pretender guardar essa versão clica em Criar Modelo e indica um nome para essa versão. d) Deve criar um novo documento em Word, com a versão pretendida e gravá-lo numa pasta de documentos, indicando um nome para essa versão.
10- Através do SISAAE/GPESE posso enviar emails. Estes: a) São enviados na data que pretender (conforme a data que coloque no prazo de resposta ). b) São enviados na data que pretender (conforme a data que coloque na previsão para final do ato ). c) São enviados cerca de dez minutos depois de clicar movimentar. d) São enviados no momento em que clico movimentar. 11- Após rececionar o aviso de receção dos correios no escritório, referente à citação do executado, após penhora, verifico que aquele foi assinado por terceira pessoa. 11.1- Qual o procedimento a ser adotado? a) Após digitalização do documento, em formato PDF, receciona-se o mesmo no SISAAE/GPESE, em Receção de documentos» Receção de AR/Cartas» AR assinado por terceiro, selecionando escolher ficheiro no fundo da página, e de seguida Movimentar. b) Inserção de comentário no historial do processo, em inserir comentário (imediatamente à esquerda do ato citação ), especificando a data de concretização da mesma constante no aviso de receção e do facto de quem a recebeu ter sido terceira pessoa, notificando de seguida o mandatário da exequente. c) Após digitalização do documento, receciona-se o mesmo no SISAAE/GPESE, em Receção de documentos» Receção de AR/Cartas» AR assinado por terceiro, selecionando escolher ficheiro no fundo da página, dando conhecimento daquele ato ao Tribunal. d) Após digitalização do documento, receciona-se o mesmo no SISAAE/GPESE, em Receção de documentos» Receção de informação» Receção de outros documentos, selecionando escolher ficheiro no fundo da página, dando conhecimento daquele ato ao Tribunal e, por email, ao mandatário do exequente. 11.2- Qual a fase estatística que deve ser considerada: a) A fase estatística correta é Aguarda Prazo Oposição (Fase II Penhora). b) A fase estatística correcta é Citação em Curso. c) A atualização estatística apenas é obrigatória para os processos intentados antes de 31 de Março de 2009. d) Nenhuma. A atualização estatística ocorre de forma automática, sem necessidade de qualquer intervenção.
12. Posso juntar outro correio do escritório ao correio gerado no SISAAE? a) Não, uma vez que vai criar problemas na conciliação dessa correspondência. b) Sim mas só cartas simples. c) Sim mas só se se tratar de correspondência dos processos virtuais do GPESE/SISAAE que não têm comunicação com o Tribunal e daí a exceção. d) Sim, bastando inserir linhas de produtos, selecionando o produto equivalente (correio azul/correio registado) e não se preenche a identificação do processo. 13. Para inserir um executado na Lista Pública de Execuções. Qual o procedimento? a) Efetuar requerimento ao Juiz requerendo a inserção do executado na Lista Pública de Execuções. b) Comunicando à secretaria a extinção por falta de bens a mesma insere o executado na Lista Pública de Execuções. c) Arquivando o processo com a fase extinto por falta de bens, o GPESE/SISAAE faz a inserção automática. d) No menu Comunicações Tribunal» Lista Pública» Inserir na Lista Pública de Execuções» Gerar Documento, definir a fase e o valor da dívida e movimentar. 14. Como proceder ao arquivo do processo com conclusão de atos pendentes: a) Ir ao menu externo processo» arquivar» indicar a fase do arquivo e a data e o movimento vai fechar automaticamente todos os atos pendentes. b) Ir ao menu interno do estado do processo» Extinção/Findo e escolher o motivo da extinção» movimentar. A movimentação arquiva o processo automaticamente. c) Fazer requerimento à secretaria a requerer o arquivo do processo. d) Ir ao menu interno do estado do processo» Arquivo» e escolher o motivo do arquivo. 15. Na opção de correio, na lista de guias emitidas, verifica-se que a guia de expedição ainda se encontra nessa listagem apesar de já terem sido entregues as cartas nos CTT. Qual o motivo? a) Ainda não foi feita a conciliação da guia entre CTT e GPESE/SISAAE. b) Ainda não fez o envio telemático para os CTT dessa guia. c) Ainda não imprimiu essa guia. d) Ainda não gerou a guia multiprodutos. Bom trabalho!