RESUMÃO NA RODA PROFESSORA CAMILLA
Conto literário Características: Narrativa curta e de ficção. Apresenta três partes: introdução, desenvolvimento (conflito) e conclusão (clímax). Apresenta os cinco elementos essenciais da narrativa: Enredo fatos e acontecimentos vividos pelas personagens. Espaço onde ocorre a história. (poucos detalhes) Tempo período que vai no início até o final da história. Narrador quem conta os fatos e acontecimentos da história. Personagens quem vivencia os fatos e acontecimentos da história. (poucos)
1ª pessoa 3ª pessoa Narrador, tempo e personagem Narrador: Observador não descreve sentimentos ou emoções das personagens. Onisciente é capaz de descrever sentimentos e emoções das personagens. Personagem protagonista também é a personagem principal da história. Personagem testemunha não é a personagem principal. Tempo: Cronológico ações narradas de acordo com a ordem em que ocorrem. Psicológico fatos narrados sem uma sequência cronológica entre os fatos. Personagem: Principal ou protagonista tem maior destaque, os fatos ocorrem em torno dela. Secundário ou coadjuvante participa da história, mas tem menos destaque.
Novela literária Características: São narrativas ficcionais escritas em prosa (são histórias inventadas). Extensão menor que o romance e maior que o conto. A principal finalidade é entreter o leitor. Possui os cinco elementos essenciais da narrativa: Enredo fatos e acontecimentos vividos pelas personagens. (vários conflitos) Espaço onde ocorre a história. (com detalhes) Tempo período que vai no início até o final da história. Narrador quem conta os fatos e acontecimentos da história. Personagens quem vivencia os fatos e acontecimentos da história.
Piada Características: Geralmente é um texto curto, de final surpreendente. Além de divertir, a piada pode discutir assuntos polêmicos, fazer críticas e reflexões e alertar sobre preconceitos. Possui os cinco elementos essenciais da narrativa: Enredo Espaço Tempo Narrador Personagens fatos e acontecimentos vividos pelas personagens. onde ocorre a história. período que vai no início até o final da história. quem conta os fatos e acontecimentos da história. quem vivencia os fatos e acontecimentos da história. Não sabemos identificar a autoria específica. É necessário que o leitor/ouvinte contribua para a compreensão da piada.
Preposição É a palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração. Preposições essenciais A, de, ante, com, desde, em Entre, para, até, sem, em Contra, sob, trás, perante Sobre, por, após, perante Combinação ocorre quando a preposição, ao unir-se a outra palavra, não sofre modificação. Ex.: a o ao a onde aonde Contração ocorre quando a preposição sofre modificações. Ex.: em a na de o do
Conjunção É a palavra que estabelece uma relação entre as partes de um texto. Ex.: A sua pesquisa é clara e objetiva. Tentei chegar mais cedo, porém não consegui. Ou escolho agora, ou fico sem presente de aniversário. Marta estava bem preparada para o teste, portanto não ficou nervosa. As conjunções e as preposições possuem valor semântico, isto é, possuem sentido. A sua pesquisa é clara e objetiva. (adição) Tentei chegar mais cedo, porém não consegui. (oposição) O livro da Mariana é cheio de anotações. (posse) A professora nos contou que é de Brasília. (origem)
Semântica É a área da gramática que estuda a significação das palavras e das frases. Conotação ocorre quando a palavra é utilizada com um sentido menos comum, também chamado de sentido figurado. Ex.: Aninha é uma flor de menina. Denotação ocorre a palavra é utilizada em seu sentido mais usual, também chamado de sentido literal. Ex.: Essa flor que encontrei no jardim é muito bonita. Ambiguidade ocorre quando uma palavra ou expressão podem ser interpretadas de modos diferentes, apresentando mais de um sentido. Ex.: O gato do seu irmão. Implícito informação que não foi dita, mas podemos compreender. Ex.: Minha mãe comentou que meu quarto está bagunçado...
Bons estudos! Fonte: MELLO, Fernanda Rosário de. Língua Portuguesa: 6 ano. 3ª reimp. Brasília: Edebê Brasil, 2016.