Os 3 Passos da Fluência - Prático e Fácil! Implemente esses 3 passos para obter resultados fantásticos no Inglês! The Meridian, 4 Copthall House, Station Square, Coventry, Este material pode ser redistribuído, contanto que não seja alterado. Se está buscando mais dicas para ficar fluente, acesse o link abaixo: www.nucleo500.com/rp Sobre o Núcleo500: Núcleo500 é uma comunidade de pessoas que buscam recursos para obter um nível de fluência básica no inglês de maneira super rápida. O curso faz parte do sistema de ensino do. é americano, nativo dos USA, e trabalha com fluência há 8 anos. Atualmente, reside na Dinamarca, mas está de mudança para o Brasil com sua família. Obs.: Se você ainda não faz parte da nossa comunidade, basta acessar o núcleo500.com e se inscrever gratuitamente! A SUA JORNADA ATÉ A FLUÊNCIA NÃO PRECISA SER TÃO DIFÍCIL! Qual é a sua impressão sobre a fluência? É algo que deve levar 5 anos ou até mais para conseguir? É isso que os professores de línguas sempre me disseram: que para chegar até à fluência, eu teria que estudar 5 anos de gramática e, então, sairia do curso entendendo como funciona o idioma. Além disso, me diziam que só quando eu viajasse para um país que falasse este idioma é que eu conseguiria ficar fluente. Mas essas informações estão muito longe da verdade. E, aqui nesse reporte, vou revelar os 3 passos da fluência e dar exemplos práticos de como você pode implementá-los em sua vida.
1 : Evite Estudar Gramática e Vocabulário Irrelevante Você conhece alguém que ficou fluente apenas se enfiando em livros de gramática e vocabulário? Eu também não Para começar nossa jornada até a fluência, precisamos reorganizar nossos pensamentos e entender o que ela realmente significa: entender, ler, falar e escrever um idioma na vida real. Infelizmente, quando você paga altas mensalidades na escola de idiomas, a primeira coisa que você vai ganhar são livros de gramática e vocabulário. Claro, ambos tem sua utilidade e eles valem a pena quando já temos uma boa noção do Inglês e precisamos de algo mais especifico. Mas o que quero te ensinar é o que chamo de gramática na prática, que vira uma aventura em busca da fluência. Se abordarmos a fluência como um estudo de regras, vamos ficar fechados nisso literalmente! Veja a imagem abaixo que revela o estado do nosso corpo quando temos interesse (paixão) por algo comparada à imagem de quando temos falta de interesse por algo (sem paixão). Cientificamente falando, quando você não tem interesse por algo, o seu corpo se fecha para aquele assunto. Um bom exemplo disso é se você já teve que fazer algo que realmente não gosta. Eu me sinto assim quando entro em qualquer loja de roupas femininas, fico enjoado e só quero sair de lá! É isso que acontece com a maioria de nós quando sentamos em uma sala de aula e o professor apresenta tarefas sobre gramática que não nos interessa nem um pouco A solução! Precisamos ser como aquela imagem acima da pessoa cheia de paixão para aprender o Inglês Isso abre as nossas mentes e corpos para serem mais receptivos à mensagem Já pensou como seria o prazer de ser fluente em Inglês? E agora, como faço?
2 : Crie um Ambiente de Paixão pelo Inglês Talvez você já tenha ouvido falar que nós somos o produto do nossa ambiente, e eu só posso concordar com isso! Pense bem: se vamos para uma aula de Inglês duas vezes por semana e gastamos o tempo lá conversando em português, mas estudando regras de inglês, qual você acha que vai ser o produto dessa dinâmica? Português (e muita frustração)! Se você realmente deseja ficar fluente, vai ter que mudar as entradas (inputs) da sua vida, o seu ambiente. E quais são eles? Televisão: Quanto tempo por dia você gasta assistindo televisão? Vamos supor que você gaste 1 hora e meia por dia x 7 dias da semana, isso seriam 10,5 horas por semana! Agora, se você mudar a televisão de português para inglês, essas horas que antes eram desperdiçadas para sempre vão ser horas que te ajudarão a alcançar a fluência. Isso mesmo, estou sugerindo que você assista televisão! Música: Se você tem costume de ouvir música, basta trocar as canções brasileiras para canções em inglês! Existem muitos talentos e músicas boas na internet, basta fazer uma breve pesquisa dentro do estilo de música de seu interesse e você vai achar muita coisa legal! Blogs: Quando queremos saber como fazer algo ou apenas ler sobre as aventuras de outras pessoas, seguimos um blog. E, se seguimos um blog, é porque nos identificamos com o blogueiro e com a área que ele escreve (por exemplo, carros). No Brasil existem muitos blogs, mas nos USA existem 1.000 blogs para cada blog brasileiro. Por isso, é muito fácil achar um blog em inglês que vai despertar o seu interesse. O meu conselho é gastar mais tempo com blogs em inglês do que em português. Facebook: Quem não olha o Facebook várias vezes por dia para saber o que está rolando por lá? Talvez veja uma foto com uma sentença de inspiração, alguém postando sua opinião sobre um partido político... Imagine sua Timeline cheia de assuntos em inglês para estimular sua aprendizagem mesmo que seja gastando tempo no Facebook! Basta você achar páginas e grupos em inglês que tenham a ver com o seu interesse e curtir/se juntar a eles. YouTube: Quanto tempo gastamos assistindo aquele vídeo do cachorrinho, um documentário sobre peixes ou apenas um vídeo sobre algum artista? Muito tempo! O YouTube está cheio de maravilhas em inglês e basta que você aproveite! Aqui vão algumas dicas: 1) busque assistir os vídeos com legendas em português no início 2) assista vídeos mais curtos com legendas em inglês 3) veja os milhares de vídeos disponíveis com dicas de inglês!
3 : Entenda a Pirâmide da Fluência Agora que sabemos o que precisamos evitar para ficar fluente e que precisamos estar apaixonados pelo processo, vamos entender mais sobre a base especifica da fluência. Veja na imagem abaixo o que eu chamo de pirâmide da fluência: PMF PMF ou Palavras de Menos Frequência são palavras que fazem parte de um vocabulário um pouco mais específico ou menos utilizado. Pense assim: em português, você, com certeza, fala de política de vez em quando, mas, sem dúvida, só fala disso ocasionalmente e não todos os dias. E dentro desse assunto existem palavras PMF como, por exemplo: Presidente, Capital, Lei, Corrupção e outras. Esses são exemplos perfeitos de PMF, mas, geralmente, aprendemos estas palavras depois de conseguir a nossa base de fluência. A primeira coisa que você vê é a quantidade de vermelho, certo? Isso é o que chamamos de PAF ou Palavras de Alta Frequência. PAF Quantas vezes por dia você fala paralelepípedo? 5, 3, 1...0? Provavalmente, você fale essa palavra uma vez ano ano, não é? Agora, quantas vezes você diz tudo bem?? 5, 10 por dia? Essas são palavras de alto uso no dia dia e que utilizamos a todo momento. No inglês temos umas 500 palavras que utilizamos em 85% das situações cotidianas! Sim, com apenas 500 palavras você terá a base da fluência para poder ler, conversar e entender tudo que precisa e isso é o que chamamos de Núcleo500. Dentro do nosso curso Núcleo500, estudaremos profundamente estas palavras, além de conhecer muitas outras ferramentas e formas de aprendizagem que te levarão a aprender estas palavras em poucas semanas. PPF PPF ou Palavras de Pouca Frequência são palavras que utilizamos em áreas especificas de nosso interesse e que, geralmente, não passam de um vocabulário de 2.000 palavras. É justamente por isso que encorajo você a seguir o segundo passo e buscar mudar seu ambiente. Assim, você vai aprender, naturalmente, essas palavras que vão fazer parte da sua área de interesse. Um bom exemplo disso é um interesse diferente que tenho: colher cogumelos na floresta, isso mesmo! Em Italiano sei falar bastante sobre cogumelos, mas se alguém me perguntar sobre roupas femininas, não vou saber falar nada! ;) PT PT ou Palavras de Terminologia são palavras que fazem parte de um vocabulário mais especializado dentro do nicho que você atua. Um bom exemplo disso foi quando consegui um emprego na Dinamarca em uma empresa que cuidava de banco de dados para empresas farmacêuticas. Eu precisava aprender palavras em vários idiomas que tinham a ver com provas clínicas, ingredientes de produção de medicamentos e outras bem específicas.
Conclusão e o seu próximo passo: Com estes três passos que acabei de te ensinar você estará no caminho certo para alcançar sua fluência. Lembre-se que o processo para chegar até lá não é tão difícil quanto a maioria das pessoas pensam! É claro que vai exigir dedicação, mas quando é algo que você ama, e utilizando um processo que realmente funciona, você vai chegar até a fluência rapidamente. Espero que você tenha gostado deste reporte e que tenha te ajudado. Se isso foi suficiente para que você possa iniciar sua jornada, fico muito feliz em saber que pude ajudar! Agora, se você gostaria que eu te mostrasse passo a passo como chegar até a fluência em tempo recorde, esporadicamente vamos abrir inscrições para nossas turmas que são muito cobiçadas. Fique atento e, quando as vagas abrirem, corra, porque as turmas costumam ser preenchidas rapidamente. Basta acessar www.nucleo500.com/rp e fazer seu cadastro por lá para que possamos te avisar sobre as próximas turmas. Um grande abraço e muito sucesso pra você!