Sistema de Numeração Chinês Aluna: Daiane Lourenço Nogueira Disciplina: História da Matemática Prof. Andréa Cardoso Matemática Licenciatura 7º Período
China A China é denominada de República Popular da China, seu território encontra-se localizado ao leste do continente asiático. Atualmente a população chinesa é a maior do mundo, são aproximadamente 1,4 bilhão de pessoas.
De acordo com a tradição, o povo chinês originou-se no vale do Huang He ou rio Amarelo. Rio Huang He
Invenções da China 1) Papel, tinha se tornado dominante em território chinês, servindo para mapas, documentos e livros, graças a seu preço mais acessível. A receita chinesa para produzir papel incluía até restos de redes de pesca. 2) Seda, o tecido emblemático da cultura chinesa, existe há quase 6.000 anos. 3) Garfo. 4) Pólvora.
O sistema decimal O Sistema decimal é considerado uma das mais importantes contribuições da China para a civilização mundial. Os chineses foram os primeiros a contar com casas decimais. Cerca de 1000 anos antes do ocidente.
Sistema de numeração chinês O sistema numérico chinês começou a ser desvendado em 1899. Foram encontrados milhares de ossos e cascos de tartaruga, todos com inscrições feitas com caracteres chineses, no sítio arqueológico de Xiao dun do distrito de An-yang, província de Henan.
Numeração oral chinesa Segue abaixo que, para cada número inferior ou igual a 10 corresponde um nome individual: Exemplos: a) 11 b) 30
Os chineses há mais de 3.000 anos criaram a numeração escrita da qual ainda se utiliza até hoje. Compreende de treze signos fundamentais: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 100 1.000 10.000
Signos cujo a representação gráfica variou naturalmente no curso dos templos, com traçados simples e mais aplicado é: Signos atuais
Para cada um desses treze signos existem hoje diversas grafias diferentes, correspondendo aos vários estilos da escrita chinesa. A representação dos signos varia de acordo com o seu uso.
Estilo kaishu É a mais antiga das formas contemporâneas, empregada desde o século IV da nossa era. Conhecida como grafia clássica. É a forma mais empregada para exprimir os números e reproduzida nas obras impressas literárias ou científicas e nos diversos documentos administrativos diplomas, passaportes.
Kaishu Clássica
Estilo kaishu Conhecida sob o nome de guan zi ( algarismos oficiais ). Grafia mais complicada com traços mais numerosos. Empregada em atos públicos, contratos de compra e venda, cheques bancários. Objetivo de evitar alterações fraudulentas.
Estilo xíngshu Terceiro modo de escrever os números em chinês. É uma forma cursiva dos signos clássicos. Empregada nas letras manuscritas, rascunhos e notas pessoais.
Estilo caoshu Quarta forma de escrever os números em chinês. Caoshu (literalmente: escrita em forma de relva ). Empregada somente em pintura e caligrafia.
Gán mà zí Quinta forma de escrever os números em chinês. Gán mà zí ( marcas secretas ). Empregada nos preços de mercadorias e notação do estrangeiro.
As dezenas, as centenas, os milhares e as dezenas de milhar são representadas combinando com os signos das unidades:
As potências de 10 superiores ou iguais a 10.000 eram assim representadas:
O sistema posicional chinês Na época da dinastia Han (séc. II a.c. - III d.c), eles criaram um engenhoso sistema de numeração escrita, combinando posições de barras verticais e horizontais.
Regra As unidades de casa ímpar (unidades simples, centenas, dezenas de milhar, milhões) foram expressas por meio dos "algarismos verticais" e as unidades de casas pares (dezenas, milhares, centenas de milhar, dezenas de milhões) por meio dos "algarismos horizontais".
Zero Haviam dificuldades em escrever alguns números, pois os matemáticos chineses ainda ignoraram o zero por vários séculos. O caractere hai tem por cabeça 2 e por corpo 6. Baixando o 2 ao nível do corpo, obter-se-á a idade do ancião Kianghien.
Na época que este enigma foi formulado, o caractere hai era escrito como: O modo de escrever a palavra hai tem de fato por cabeça 2 e por corpo uma reunião de três signos idênticos bem próximo ao número 6.
Como o sistema chinês é decimal e estritamente posicional, temos: 2 x 1.000 + 6 x 100 + 6 x 10 + 6 = 2.666 A solução do enigma é 2.666. Mas de que se trata? -De idade? Evidentemente não. -Número de dias? Absurdo. Viver sete anos e meio. E a questão do zero?????
10 100 1000 2.666 x 100 = 266.600 2.666 x 1000 = 2.666.000 Não!! Kiang-hien não viveu 730 anos ou mais.
2.666 x 10 = 26.660 Isso!! O ancião Kiang-hien viveu 2.666 dezenas de dias, ou seja, aproximadamente 73 anos.
Zero Para resolver essa questão, alguns deixavam um vazio a cada vez que faltava uma potência de 10. Mas, como esta solução se revelou insuficiente, outros recorreram aos signos que indicam potências de 10 na numeração chinesa tradicional. Combinando assim sua notação posicional com a "notação por extensão", eles exprimiram do seguinte modo números como 2.640, 20.064 ou 264.000:
Referências