Sequência Didática e os Gêneros textuais Professoras Formadoras CEFAPRO Sinop: Sara Cristina Gomes Pereira Renata de Melo Souza Augusto Élidi P. Pavanelli-Zubler Site http://www.cefaprosinop.com.br
Importante considerar: Sequência Didática- O que é? para Dolz e Schneuwly (2004, p.95 a 128) É um procedimento metodológico permeado de atividades pedagógicas organizadas de maneira sistemática, com base em um gênero textual.
Concepção de Linguagem que ampara a Sequência Didática As OCs (MATO GROSSO, 2010) argumentam que: as linguagens são construídas historicamente na interação social. Assim, o indivíduo define-se na e pela linguagem, desvelando-se, modificando sua realidade e criando novos sentidos ou ressignificados as suas práticas ao longo de sua história. Outros documentos oficiais baseados Vygotsky (1998) também preconizam esta concepção: Parâmetros Curriculares Estadual e Nacional e programas do MEC como Olimpíada de Língua Portuguesa, PNAIC, PNFEM, GESTAR, dentre outros. Bakhtin (2003/1979) concebe a linguagem como atividade social construída dinâmica e interativamente, estabelecendo nossas representações sociais que se materializam nos gêneros do discurso.
Três momentos importantes para Desenvolver uma Sequência Didática... Planejamento - Sequência de Atividades considerando os Objetivos de aprendizagens e os Descritores a serem avaliados Desenvolvimento Em conformidade com estes objetivos escolher as atividades e ou conteúdos para cada etapa da sequência Didática Avaliação Diagnóstica/ formativa e somativa, cada etapa demanda uma avaliação diferenciada.
Estrutura de Base para Sequência Didática, segundo Dolz, Noverraz e Scheneuwly (2004) Apresentação da situação de Produção Produção Inicial Produção Final Construindo uma Sequência Didática...
Apresentação do planejamento... Outras áreas e ou disciplinas poderão planejar com a disciplina de Língua Portuguesa, considerando que Desenvolver a Capacidade Leitora, observando os objetivos de aprendizagens e descritores do SAEB é desafio de toda a Educação Básica.
Reconhecimento do Gênero Desenvolvimento de uma Sequência Didática. Música (vídeo) Na sua Estante (PITTY) Direção-Sérgio Guilherme Filho e Thalita Galvani(duração 3,46) Gênero Híbrido (poema cantado) Marcuschi (2003)-Influência de gêneros com marcas de intertextualidade e hibridismo. Letra da música, poesia (poiésis, presente nas paisagens e objetos), poema texto feito em versos e estrofes, vídeo apresentação de imagens. Apresentar o vídeo...
Plano de Intervenção - OFICINA.docx
Apresentação do planejamento. Apresentação da Sequência Didática para o trabalho com Gênero Textual Música, 09 etapas
1ª etapa- Apresentação da situação de produção: O Professor apresenta o Gênero aos estudantes. 2ª etapa- Diagnóstico Levantamento dos conhecimentos prévios sobre o gênero- O que os alunos já sabem. 3ª etapa- Ampliação do repertório, diversos suportes, o professor como mediador, apresenta materiais diversos, pede que os estudantes também os busquem. 4ª etapa- Professor trabalha os elementos que caracterizam o gênero, observando: composição, estilo, conteúdo. Considerando - Objetivo comunicativo, Contexto de produção, organização do discurso, recursos linguísticos. 5ª etapa- Ampliando o conhecimento- O professor incentiva os alunos a pesquisarem mais sobre o gênero em diferentes fontes fazendo a mediação, lembrando sempre as marcas deste gênero aos estudantes.
Produção Inicial do Gênero Autoria Coletiva 6ª etapa - A partir da música e das características estudadas, realizar uma produção coletiva de uma música com o mesmo tema. Observando as características previamente estudadas, lembrando que é possível transformar o discurso oral em discurso escrito e vice versa. Questões de autoria etc...
7ª etapa Produção individual ( orientada pelo professor) de outras letras de música que tratam do mesmo assunto, lembrar sempre aos estudantes que devem considerar os elementos do gênero em suas produções.
A transformação da produção inicial em final. Passos...atividade de escrita, reescrita das partes do texto, reescrita do texto todo, revisão em conformidade com a estrutura do gênero. 8ª etapa Aprimoramento e reescrita do texto, trabalho entre professor e aluno envolvendo revisão e reformulação da produção.
9ª etapa Publicação, socialização do texto produzido em um evento previamente combinado com os estudantes, como uma Sarau ou outro evento cultural, onde sua obra possa ser amplamente divulgada. Esta etapa favorece e valoriza a produção dos estudantes.
Observar que... Não existe um único modelo de Sequência Didática, cada professor realiza a sequência e faz as adequações necessárias em conformidade com a turma o tempo e demais fatores como recursos pedagógicos dentre outros.
No Trabalho com Gêneros Textuais por meio da Sequência Didática é importante considerar: O tempo para realização das atividades, deverá ser adaptado às possibilidades dos estudantes. O repertório de atividades deve ser variado. A produção Final deverá conter todos os ajustes realizados no processo. Abordagens possíveis- histórica e social.
REFERÊNCIAS BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1979/2003. MATO GROSSO. Orientações Curriculares para a Educação Básica do Estado de Mato Grosso. Área de Linguagens. Cuiabá, 2010. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para escrita: atividades de retextualização. 4 ed. São Paulo: Cortez,2003. VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. 6. ed., São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1998. Site: www.escrevendoofuturo.org.br
Para pensar... Considerando o que conversamos é possível desenvolver a Sequência Didática em seus Planejamentos? Obrigada!