Aula 1.2 Conteúdo: Ginástica rítmica. Habilidades: Sintetizar os fundamentos e regras da ginástica rítmica EDUCAÇÃO FÍSICA INTERATIVIDADE FINAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 1.2 Conteúdo: Ginástica rítmica. Habilidades: Sintetizar os fundamentos e regras da ginástica rítmica EDUCAÇÃO FÍSICA INTERATIVIDADE FINAL"

Transcrição

1

2 Aula 1.2 Conteúdo: Ginástica rítmica Habilidades: Sintetizar os fundamentos e regras da ginástica rítmica

3 Ginástica rítmica GR Rudolf Bode (1930) Isadora Duncan (1940)

4 Aparelho de Ginástica Rítmica

5 Materiais e movimentos Bola Ondas; Movimentos em oito; Lançamentos e recuperações; Giros com a bola no chão Giros da bola pelo corpo

6 Ginástica Rítmica - Bola

7 Materiais e movimentos Arco Balanços; Rolamentos; Rolos; Lançamentos e recuperações; Giros e manejo do arco ao redor da mão e do corpo

8 Os Aparelhos da Ginástica Rítmica - Arco

9 Materiais e movimentos Fita Espirais; Balanceios; Círculos; Lançamentos e recuperação; Movimentos em oito

10 Os Aparelhos da Ginástica Rítmica - Fita

11 Materiais e movimentos Maça Balanços; Círculos grandes e pequenos; Molinetes; Lançamentos e recuperações; Percussão

12 Os Aparelhos da Ginástica Rítmica - Maça

13 Materiais e movimentos Corda Balanços; Rotações; Movimentos em oito Lançamento e recuperação Saltos sobre a corda

14 Os Aparelhos da Ginástica Rítmica - Corda

15 Algumas regras específicas Ênfase à elegância, à graça e à beleza dos movimentos. Tempo 75 a 90 segundos Categoria conjunto e individual Conjunto cinco atletas; duas apresentações: Individual uma apresentação para cada aparelho;

16 Algumas regras específicas Apresentação Movimentos de corpo e dança combinados com manipulação dos aparelhos; Apresentação deve acabar junto com a música. Música dinâmica, instrumental, sem ruídos.

17 Algumas regras específicas Faltas Tempo ultrapassado Pouca criatividade Falta de habilidade Falta de sincronia

18 GR masculina Não é reconhecida pela FIG Desenvolve força, flexibilidade, agilidade e equilíbrio.

19 GR masculina

20 Monte um grupo de cinco pessoas e façam a execução técnica dos seguintes movimentos básicos, de acordo com o exemplo mostrado no vídeo.

21 Movimentos básicos de ginástica rítmica

22 TEMA: JORNAL ESPORTIVO COMUNITÁRIO

23 Justificativa (com delimitação do tema) A boa comunicação é ferramenta essencial para qualquer pessoa. E quando fala-se de comunicação, trata-se de comunicação integral que envolve fala, escrita, postura e até mesmo suas atitudes, crenças e valores. O ser humano é um verdadeiro objeto de comunicação multimídia e deixa sua influência por onde passa pelo que ele é, além daquilo que diz ou escreve.

24 Justificativa (com delimitação do tema) Hoje a universidade dá grande importância à capacidade de escrever do aluno, mas o que o mercado exige dele é justamente uma capacidade maior de comunicação oral. Será que o aluno do ensino médio está sendo preparado adequadamente para estas habilidades? No ensino presencial mediado por tecnologia,

25 Justificativa (com delimitação do tema) estas capacidades são exploradas no próprio cotidiano da metodologia. Saber expressar-se por múltiplas linguagens são critérios a serem conduzidos no processo didático pedagógico. Pensando nessa importância é que pretende-se unir a exploração das diversas possibilidades comunicativas com a construção do conhecimento acerca da cultura corporal,

26 Justificativa (com delimitação do tema) incentivando a leitura de mundo, através da observação dos fenômenos sociais ligados a prática de esportes e atividades físicas. Para tanto, pensouse na produção colaborativa de um jornal relatando os eventos esportivos e culturais do município e\ou comunidade onde a turma está inserida.

27 Justificativa (com delimitação do tema) Espera-se, assim, instigar a busca de informações e a valorização da cultura local através do trabalho em equipe, além de preparar o aluno para as exigências educacionais definidas nas novas diretrizes curriculares do ensino médio.

28 Problematização: Quais as práticas motoras com grande mobilização social na comunidade em que se vive? De que forma este fenômeno influencia os demais âmbitos sociais e a vida comunitária?

29 Competências: Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade. Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.

30 Competências: Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação. Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas.

31 Habilidades: Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação. Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social.

32 Habilidades: Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.

33 Metodologias: A turma deverá construir um jornal Esportivo, relatando os diversos eventos e fatos esportivos da localidade, para tanto, se valendo de entrevistas, pesquisas e registros fotográficos, para compor as notícias. O trabalho será desenvolvido de acordo com as seguintes etapas:

34 Metodologias: ETAPA 1 Pesquisa de campo: percorrer a comunidade e\ou município observando, registrando e fazendo relatos dos eventos esportivos que foram, estão sendo e ainda serão realizados na localidade.

35 Metodologias: ETAPA 1 Entrevistar espectadores, organizadores, e participantes do evento para compor citações que deem suporte ao texto. Registrar os hábitos esportivos e de atividades físicas, as políticas públicas, queixas, reinvindicações, etc.

36 Metodologias: ETAPA 2 Edição do Jornal: os alunos\ equipes que colheram os dados deverão construir textos descritivos de caráter informativos (Exemplos no documento da orientação para o professor presencial) observando os critérios de coerência, ortografia e sequência lógica.

37 Metodologias: ETAPA 2 Em seguida os textos deverão ser socializados na turma e, em conjunto, com a coordenação do professor presencial, deverão definir as notícias principais e as secundárias.

38 Metodologias: ETAPA 3 Confecção e apresentação do jornal: Tendo finalizado a etapa de edição das notícias, a turma escolherá uma forma de apresentação do jornal que poderá ser na forma impressa ou televisiva

39 Metodologias: ETAPA 3 Jornal impresso - a turma decidirá o formato do jornal, inclusive definindo um nome para este, padronizando o estilo das letras, escolhendo as imagens de ilustração, etc.

40 Metodologias: ETAPA 3 Jornal Televisivo - a turma deverá definir os apresentadores da notícia, os âncoras, correspondentes, etc., seguindo a padronização dos jornais televisivos.

41 Metodologias: ETAPA 4 Apresentação do trabalho: tanto as turmas que optaram pelo jornal impresso quanto o jornal televisivo deverão apresentar oralmente, sendo permitido as turmas do jornal impresso apresentarem de maneira mais informal.

42 Metodologias: ETAPA 4 As turmas que desenvolveram as duas formas de trabalho deverão escolher apenas uma para apresentar no dia da culminância, sendo estipulado um tempo de 3 minutos para cada turma.

43 Metodologias: ETAPA 4 Com três dias úteis de antecedência será feita uma chamada para as turmas se inscreverem, a fim de organizarmos as ordens de apresentação.

44 Cronograma de atividades: ETAPA INÍCIO TÉRMINO Pesquisa de campo: 23\02\ \03\2015 Edição do Jornal 02\03\ \03\2015 Confecção e apresentação do jornal: 04\03\ \03\2015 Apresentação do trabalho 06\03\ \03\2015

Todo tipo de atividade física sistematizada, cujos conteúdos variam desde as atividades como os jogos, o atletismo, as lutas e à preparação de

Todo tipo de atividade física sistematizada, cujos conteúdos variam desde as atividades como os jogos, o atletismo, as lutas e à preparação de Ginástica Todo tipo de atividade física sistematizada, cujos conteúdos variam desde as atividades como os jogos, o atletismo, as lutas e à preparação de soldados. A ginástica deve a sua história ao militarismo.

Leia mais

Ginástica Rítmica. Profa. Dra. Bruna Oneda

Ginástica Rítmica. Profa. Dra. Bruna Oneda Ginástica Rítmica Profa. Dra. Bruna Oneda Ginástica Ritmica (GR) Ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados

Leia mais

Regulamento Específico. Ginástica Rítmica Módulo II

Regulamento Específico. Ginástica Rítmica Módulo II Regulamento Específico Ginástica Rítmica Módulo II 1 Art. 1º - A competição de ginástica rítmica será regida de acordo com as regras oficiais da Federação Internacional de Ginástica (FIG), reconhecidas

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS GERAIS Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, a melhoria

Leia mais

FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE SANTA CATARINA

FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE SANTA CATARINA CAMPEONATO ESTADUAL DE GINÁSTICA RÍTMICA REGULAMENTO TÉCNICO INDIVIDUAL 2015 1 GENERALIDADES 1.1 A participação no Campeonato Estadual de Ginástica Rítmica é destinada aos clubes filiados a FGSC. 1.2 As

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVO GERAL Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, consolidar hábitos

Leia mais

Jogos Escolares de Belo Horizonte JEBH/2012. Regulamento Específico Ginástica rítmica - módulo I

Jogos Escolares de Belo Horizonte JEBH/2012. Regulamento Específico Ginástica rítmica - módulo I Jogos Escolares de Belo Horizonte JEBH/2012 Regulamento Específico Ginástica rítmica - módulo I Art. 1º - A competição de ginástica rítmica obedecerá às regras oficiais da Federação Internacional de Ginástica

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 1ª SÉRIE 5-EDUCAÇÃO FÍSICA

EDUCAÇÃO FÍSICA 1ª SÉRIE 5-EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO FÍSICA 1ª SÉRIE 5-EDUCAÇÃO FÍSICA Série 1ª SÉRIE Área de Conhecimento Linguagens e códigos e suas tecnologias Carga Horária Anual DIURNO: 37h OBJETIVO: Compreender os usos do corpo na sociedade

Leia mais

Regulamento Específico. Ginástica Rítmica Módulo I

Regulamento Específico. Ginástica Rítmica Módulo I Regulamento Específico Ginástica Rítmica Módulo I 1 Art. 1º - A competição de ginástica rítmica será regida de acordo com as regras oficiais da Federação Internacional de Ginástica (FIG), reconhecidas

Leia mais

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas:

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: 1. Elevar o nível funcional das capacidades condicionais,

Leia mais

Eletiva: Somando Medalhas

Eletiva: Somando Medalhas Eletiva: Somando Medalhas E.E.E.I. Olímpio Catão Professor(es) Apresentador(es): Cristina Lucas Costa Silvia Helena Zonzini Realização: Foco do Projeto Experimentação de práticas esportivas. Conhecimento

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO GINÁSTICA RÍTMICA 2012

REGULAMENTO TÉCNICO GINÁSTICA RÍTMICA 2012 1 PROGRAMAS DAS COMPETIÇÕES 1 : REGULAMENTO TÉCNICO GINÁSTICA RÍTMICA 2012 As competições oficiais serão divididas em novos níveis, conforme segue: Campeonato Estadual Nível I Campeonato Estadual Nível

Leia mais

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas:

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: 1. Elevar o nível funcional das capacidades condicionais,

Leia mais

EXTRACURRICULARES. atividades

EXTRACURRICULARES. atividades atividades EXTRACURRICULARES As atividades extracurriculares são consideradas complementares no processo de formação dos alunos, são essenciais no desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo. As atividades,

Leia mais

Avaliação de aprendizagem Diretrizes do ensino de geografia e história Leitura e escrita do ensino fundamental

Avaliação de aprendizagem Diretrizes do ensino de geografia e história Leitura e escrita do ensino fundamental Ginástica Rítmica Apresentação Faculdade Newton de Paiva Avaliação de aprendizagem Diretrizes do ensino de geografia e história Leitura e escrita do ensino fundamental Sinara Badaró Leroy Simone Franco

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2011

Plano de Trabalho Docente 2011 Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino Técnico ETEC SANTA ISABEL Código: 219 Município: Santa Isabel Área Profissional: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet

Leia mais

CORPO E MOVIMENTO: Uma proposta curricular de Educação Física na Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Paulínia

CORPO E MOVIMENTO: Uma proposta curricular de Educação Física na Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Paulínia CORPO E MOVIMENTO: Uma proposta curricular de Educação Física na Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Paulínia PROFESSORES: Andiara Lima Ede Carlos Jesus José Carlos de Oliveira Júnior RESUMO:

Leia mais

Ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda 2016

Ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda 2016 Ginástica Geral Prof. Dra. Bruna Oneda 2016 professora@brunaoneda.com.br Ementa Estudo das movimentações das diversas modalidades de ginástica: artística, rítmica, aeróbica, acrobática e das expressões

Leia mais

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS , PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA SÉRIE: 2ºB ano BIMESTRE: 1º PROFESSORA: SELMA MARIA DE MELLO DE SOUZA FREIRE CONTEÚDO ESTRUTURAN TE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS JUSTIFICATIVA/ OBJETIVOS

Leia mais

Planificação Anual Disciplina - Expressões - 4 º Ano. Ano letivo: 2017/2018. Expressão Físico- Motora

Planificação Anual Disciplina - Expressões - 4 º Ano. Ano letivo: 2017/2018. Expressão Físico- Motora Planificação Anual Disciplina - Expressões - 4 º Ano Ano letivo: 2017/2018 Calendarização Bloco/Conteúdos N.º de aulas Expressão Físico- Motora Ginástica - Realização de habilidades gímnicas básicas em

Leia mais

DISCIPLINA: Educação Física CÓDIGO DA PROVA: 311. Ensino Secundário ANO DE ESCOLARIDADE: 12.º

DISCIPLINA: Educação Física CÓDIGO DA PROVA: 311. Ensino Secundário ANO DE ESCOLARIDADE: 12.º DISCIPLINA: Educação Física CÓDIGO DA PROVA: 311 Ensino Secundário ANO DE ESCOLARIDADE: 12.º O presente documento divulga informação relativa à prova de equivalência à frequência do ensino secundário da

Leia mais

Ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda 2015

Ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda 2015 Ginástica Geral Prof. Dra. Bruna Oneda 2015 professora@brunaoneda.com.br Ementa Estudo das movimentações das diversas modalidades de ginástica: artística, rítmica, aeróbica, acrobática e das expressões

Leia mais

Informação Prova de Equivalência à Frequência Agrupamento de Escolas de ANTÓNIO NOBRE. DISCIPLINA: Educação Física CÓDIGO DA PROVA: 311

Informação Prova de Equivalência à Frequência Agrupamento de Escolas de ANTÓNIO NOBRE. DISCIPLINA: Educação Física CÓDIGO DA PROVA: 311 DISCIPLINA: Educação Física CÓDIGO DA PROVA: 311 CICLO: Secundário ANO DE ESCOLARIDADE: 12º 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova de exame de equivalência à frequência

Leia mais

Os mil e um movimentos da ginástica rítmica

Os mil e um movimentos da ginástica rítmica Prática Pedagógica Os mil e um movimentos da ginástica rítmica Com adaptações simples e vivências, o grupo da EM Professora Emília Ramos criou até coreografias Beatriz Santomauro Um dos aparelhos que a

Leia mais

AEC Atividade Física e Desportiva. Orientações pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico

AEC Atividade Física e Desportiva. Orientações pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2016/2017 AEC Atividade Física e Desportiva Orientações pedagógicas 1.º Ciclo do Ensino Básico A proposta de trabalho que se segue resulta de uma adaptação

Leia mais

ANO LETIVO 2018/2019

ANO LETIVO 2018/2019 ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ENSINO BÁSICO Ano: 5º Ano Disciplina: Educação Física Domínios Áreas de Competências identificadas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória Descritores

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO GINÁSTICA RÍTMICA/2019 MÓDULO I REGULAMENTO ESPECÍFICO GINÁSTICA RÍTMICA/2019 MÓDULO I

REGULAMENTO ESPECÍFICO GINÁSTICA RÍTMICA/2019 MÓDULO I REGULAMENTO ESPECÍFICO GINÁSTICA RÍTMICA/2019 MÓDULO I REGULAMENTO ESPECÍFICO GINÁSTICA RÍTMICA/2019 Art. 1º - A competição de ginástica rítmica dos Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG/2019 será regida de acordo com as regras oficiais da Federação Internacional

Leia mais

ANO LETIVO 2018/2019

ANO LETIVO 2018/2019 ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ENSINO SECUNDÁRIO Ano: 10º Ano Disciplina: Educação Física Domínios Áreas de Competências identificadas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória

Leia mais

08 a 10 setembro de 2017 Local: GINÁSIO MUNICIPAL ARMANDO CUNHA Av. das Américas, 550 Casqueiro Cubatão/SP

08 a 10 setembro de 2017 Local: GINÁSIO MUNICIPAL ARMANDO CUNHA Av. das Américas, 550 Casqueiro Cubatão/SP Patrocínio 08 a 10 setembro de 2017 Local: GINÁSIO MUNICIPAL ARMANDO CUNHA Av. das Américas, 550 Casqueiro Cubatão/SP Apoio Realização ARTIGO I Nome: ARTIGO I Nome: Copa Metropolitana de Ginástica Artística

Leia mais

JOGOS ESCOLARES TV SERGIPE REGULAMENTO ESPECÍFICO

JOGOS ESCOLARES TV SERGIPE REGULAMENTO ESPECÍFICO 1. GENERALIDADES JOGOS ESCOLARES TV SERGIPE REGULAMENTO ESPECÍFICO - 2018 As inscrições serão enviadas para a Organização dos Jogos Escolares e encaminhadas à Federação Sergipana de Ginástica. Será de

Leia mais

1 REGULAMENTO ESPECÍFICO DA GINÁSTICA RÍTMICA 12 a 14 ANOS

1 REGULAMENTO ESPECÍFICO DA GINÁSTICA RÍTMICA 12 a 14 ANOS 1 REGULAMENTO ESPECÍFICO DA GINÁSTICA RÍTMICA 12 a 14 ANOS Confederação Brasileira de Ginástica Presidente: Maria Luciene Cacho Resende Av. Dr Edézio Vieira de Melo, 419, Suíça. Aracaju, SE Tel.: (79)

Leia mais

CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA

CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA CRONOGRAMA ANUAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA 1º e 2º Anos de Escolaridade 3º e 4º anos de Escolaridade 1º Período 2º Período 3º Período ATIVIDADES FÍSICAS A ABORDAR Perícia e Manipulação Atividades

Leia mais

VI TAÇA RS DE GINÁSTICA RÍTMICA REGULAMENTO 2016

VI TAÇA RS DE GINÁSTICA RÍTMICA REGULAMENTO 2016 Federação de Ginástica Artística, Rítmica, Trampolim, Aeróbica e Acrobática do Rio Grande do Sul - FGRS Filiada à Confederação Brasileira de Ginástica Fundada em 05 de novembro de 2013 VI TAÇA RS DE GINÁSTICA

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE GINÁSTICA RÍTMICA

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE GINÁSTICA RÍTMICA REGULAMENTO ESPECÍFICO DE GINÁSTICA RÍTMICA 2007-2008 e 2008-2009 ÍNDICE Introdução.3 1. Programa... 3 2. Avaliação dos Exercícios... 3 3. Ginastas dos Conjuntos... 5 4. Composição dos Exercícios... 5

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE. E.B. 2,3, Miguel Leitão de Andrada 2015 /2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE. E.B. 2,3, Miguel Leitão de Andrada 2015 /2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 201 /2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA DOMÍNIO do Saber, do Saber fazer 7% DOMÍNIO do Saber Ser - Educação para a Cidadania 2% - Atividades Físicas 0% -

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL - 3º CICLO ACTIVIDADES FÍSICAS

PLANIFICAÇÃO ANUAL - 3º CICLO ACTIVIDADES FÍSICAS 1º Período 3º Ciclo (7º e 8º anos) PLANIFICAÇÃO ANUAL - 3º CICLO ACTIVIDADES FÍSICAS DISTRIBUIÇÃO POR PERÍODOS 1º Período 2º Período 3º Período A - JDC:, Futsal, Basquetebol 3x3 Aparelhos C - : Corrida

Leia mais

Objectivo Executar os exercícios sem falhas e de acordo com as exigências do regulamento técnico específico.

Objectivo Executar os exercícios sem falhas e de acordo com as exigências do regulamento técnico específico. FICHA DE APRESENTAÇÃO Objectivo Executar os exercícios sem falhas e de acordo com as exigências do regulamento técnico específico. Material Os aparelhos da Ginástica Rítmica são cinco (ver figura ao lado):

Leia mais

MASC. Juvenil FEM. FEM. 5º AO 8º ANO INTEGRAL

MASC. Juvenil FEM. FEM. 5º AO 8º ANO INTEGRAL Guia Esportivo VOLEIBOL O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos. O vôlei ajuda em sua coordenação motora, te dá mais equilíbrio e reflexo, além de estimular

Leia mais

Planificação Anual Atividade Física e Desportiva. "O rigor e a alegria de Brincar combinam?".

Planificação Anual Atividade Física e Desportiva. O rigor e a alegria de Brincar combinam?. Planificação Anual Atividade Física e Desportiva "O rigor e a alegria de Brincar combinam?". As brincadeiras permitem às crianças identificar, classificar, agrupar, ordenar, seriar, simbolizar, combinar

Leia mais

COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA - BRASÍLIA REGULAMENTO DO 1 SIMPÓSIO CIENTÍFICO

COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA - BRASÍLIA REGULAMENTO DO 1 SIMPÓSIO CIENTÍFICO COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA - BRASÍLIA REGULAMENTO DO 1 SIMPÓSIO CIENTÍFICO O 1 Simpósio Científico do Colégio Sagrado Coração de Maria (Brasília) é um evento que tem o objetivo de apresentar o saber

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

PLANO DE ESTUDOS SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS PLANO DE ESTUDOS SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS PEDAGÓGICAS Plano de Estudos Documento complementar ao Ofício SEE/SB nº 19/2019. O que é o Plano de Estudos: É um documento que direcionará as atividades

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia da Ginástica Código: FIS01 Professor: Déborah Crystina de Souza e Silva e-mail: deborah.crystina@fasete.edu.br

Leia mais

ANO LETIVO 2018/2019

ANO LETIVO 2018/2019 ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ENSINO BÁSICO Ano: 7º Ano Disciplina: Educação Física Domínios Áreas de Competências identificadas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória Descritores

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

Ensino Médio Integrado

Ensino Médio Integrado Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Integrado Código: 0262 ETEC ANHANGUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Linguagens. Componente Curricular: Educação Física Série: 1ª Eixo

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos (170665) Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos (403271)

Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos (170665) Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos (403271) Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos (170665) Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos (403271) Informação - Prova de Equivalência à Frequência Prova Escrita de Educação Física Prova

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ/SP Área de conhecimento: LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS. Componente Curricular: EDUCAÇÃO FÍSICA

Leia mais

DISCIPLINA: Educação Física CÓDIGO DA PROVA: 311 ENSINO SECUNDÁRIO ANO DE ESCOLARIDADE: 12.º

DISCIPLINA: Educação Física CÓDIGO DA PROVA: 311 ENSINO SECUNDÁRIO ANO DE ESCOLARIDADE: 12.º DISCIPLINA: Educação Física CÓDIGO DA PROVA: 311 ENSINO SECUNDÁRIO ANO DE ESCOLARIDADE: 12.º O presente documento divulga informação relativa à prova de equivalência à frequência do Ensino Secundário da

Leia mais

Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017

Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Perfil de aprendizagens específicas do aluno à saída 1.º Ciclo do Ensino Básico Tendo em atenção as características estruturais e humanas das Escolas

Leia mais

Metas de Aprendizagem Educação Física

Metas de Aprendizagem Educação Física Metas de Aprendizagem Educação Física A definição das Metas de Aprendizagem na Área Curricular de Educação Física tem como base o Programa Nacional de Educação Física, o Currículo Nacional de Educação

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO GINÁSTICA RÍTMICA JERNS / JEES 2015

REGULAMENTO ESPECÍFICO GINÁSTICA RÍTMICA JERNS / JEES 2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO GINÁSTICA RÍTMICA JERNS / JEES 2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO DE GINÁSTICA RÍTMICA JERNS / JEES 2015 1- CATEGORIAS: Definidas pelo regulamento geral do Evento. 2- EXERCÍCIOS: a) Categoria

Leia mais

Federação Internacional de Ginástica. Lettre da Rítmica Nº 1 Por Mme Maria Szyszkowska, Presidente do Comité Técnico 20 de Janeiro de 2009

Federação Internacional de Ginástica. Lettre da Rítmica Nº 1 Por Mme Maria Szyszkowska, Presidente do Comité Técnico 20 de Janeiro de 2009 Federação Internacional de Ginástica Lettre da Rítmica Nº 1 Por Mme Maria Szyszkowska, Presidente do Comité Técnico 20 de Janeiro de 2009 1. 1.2.2. (pag 22): Apagar ou a posição de partida. Ver anexo nº

Leia mais

Metas de Aprendizagem Educação Física

Metas de Aprendizagem Educação Física s de Aprendizagem Educação Física A definição das s de Aprendizagem na Área Curricular de Educação Física tem como base o Programa Nacional de Educação Física, o Currículo Nacional de Educação Física,

Leia mais

X COPA AMISTOSA DOM BOSCO DE GINÁSTICA RÍTMICA

X COPA AMISTOSA DOM BOSCO DE GINÁSTICA RÍTMICA X COPA AMISTOSA DOM BOSCO DE GINÁSTICA RÍTMICA REGULAMENTO 2015 Objetivo: A Copa Amistosa de Ginástica Rítmica é um evento de caráter amistoso que tem a finalidade de reunir ginastas, técnicos, árbitros,

Leia mais

VII COPA AMISTOSA DOM BOSCO DE GINÁSTICA RÍTMICA

VII COPA AMISTOSA DOM BOSCO DE GINÁSTICA RÍTMICA VII COPA AMISTOSA DOM BOSCO DE GINÁSTICA RÍTMICA REGULAMENTO 2012 Objetivo: A Copa Amistosa de Ginástica Rítmica é um evento de caráter amistoso que tem a finalidade de reunir ginastas, técnicos, árbitros,

Leia mais

GAIO, Roberta (Org.) Ginástica Rítmica: da iniciação ao alto nível. Jundiaí: Fontoura, 2008.

GAIO, Roberta (Org.) Ginástica Rítmica: da iniciação ao alto nível. Jundiaí: Fontoura, 2008. 305 RESENHA Ginástica Rítmica: da iniciação ao alto nível GAIO, Roberta (Org.) Ginástica Rítmica: da iniciação ao alto nível. Jundiaí: Fontoura, 2008. Marília Del Ponte de Assis Graduada em Educação Física

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Maternal 3 1º Período Conteúdo

Leia mais

PARECER DOS RECURSOS

PARECER DOS RECURSOS 11) Considerando a conceituação teórica sobre o jogo apresentada na Proposta Curricular de SC, analise as afirmações a seguir. l A criança, por exemplo, joga/brinca de uma forma individual, centrada em

Leia mais

O Corpo Não Foi Feito Para Ficar Parado! E.E. Dr. Antônio Ablas Filho

O Corpo Não Foi Feito Para Ficar Parado! E.E. Dr. Antônio Ablas Filho O Corpo Não Foi Feito Para Ficar Parado! E.E. Dr. Antônio Ablas Filho Professor(es) Apresentador(es): Maria Angélica Rodrigues Renata Amaral Realização: Foco do Projeto Partindo da concepção do antropólogo

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais e Programa de Educação Física

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais e Programa de Educação Física Educação Física /5º Ano de escolaridade / Nível Introdução Página 1 de 5 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Aprendizagens Essenciais e Programa de Educação Física Área das Atividades Físicas Subárea

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO. 5º Ano

EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO. 5º Ano Agrupamento de Escolas Vila Flor ESCOLA BÁSICA e SECUNDÁRIA de VILA FLOR CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS EDUCAÇÃO FÍSICA 2º CICLO 5º Ano Ano Letivo 2017/ 2018 2 Conteúdos Programáticos 5º ano Composição Curricular

Leia mais

Iniciação MASC. FEM. Sub-12 MASC. Sub-17 FEM. INTEGRAL

Iniciação MASC. FEM. Sub-12 MASC. Sub-17 FEM. INTEGRAL Guia Esportivo VOLEIBOL O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos. O vôlei ajuda em sua coordenação motora, te dá mais equilíbrio e reflexo, além de estimular

Leia mais

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II Esquema corporal; Vida e obra de Pablo Ruiz Picasso. ATIVIDADES QUE SERÃO ESTUDADAS: Ampliação do repertório gráfico por meio da observação;

Leia mais

GINÁSTICA PARA OS GREGOS

GINÁSTICA PARA OS GREGOS 2 3 GINÁSTICA GERAL A denominação Ginástica remonta de épocas anteriores ao século passado. Sua origem etimológica vem do grego: gymnastiké - "Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2016 Professores Responsáveis Prof. Ana Paula da Costa Ricart Prof. Danielle Naegele Fernandes Prof. Eduardo Henrique Leal Prof. Idalina

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EXPRESSÕES. Ano letivo 2016/2017

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EXPRESSÕES. Ano letivo 2016/2017 Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 1.º Ciclo PLANIFICAÇÃO ANUAL - EXPRESSÕES Ano letivo 2016/2017 4.º Ano Disciplina Domínios/Blocos Conteúdos Instrumentos de Avaliação Calendarização EXPRESSÃO

Leia mais

CURSOS LIVRES Ballet e Ballet Baby. Futebol O futebol desenvolve: Taekwondo

CURSOS LIVRES Ballet e Ballet Baby. Futebol O futebol desenvolve: Taekwondo CURSOS LIVRES 2019 Ballet e Ballet Baby O ballet clássico consiste em unir a técnica, a música e a atuação nos movimentos. São habilidades que as crianças vão adquirindo pouco a pouco por meio de exercícios

Leia mais

PLANIFICAÇÕES 4º Ano

PLANIFICAÇÕES 4º Ano 2016-2017 PLANIFICAÇÕES 4º Ano Setembro 2016 0 PORTUGUÊS Dia da alimentação Magusto - Apresentação de livros; - Apresentação de livros; 1 MATEMÁTICA - Números naturais; - Números racionais não negativos.

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA Página1 REGULAMENTO TÉCNICO CAMPEONATO BRASILEIRO INDIVIDUAL - 2018 GINÁSTICA RÍTMICA Este Regulamento é regido pelo Código de Pontuação de Ginástica Rítmica da FIG e baseado nos Regulamentos Específicos

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR NOME: EDUCAÇÃO FÍSICA II PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO ANO: 2º CARGA HORÁRIA: 3 A/S - 120 H/A 100 H/R DOCENTE RESPONSÁVEL: ANA

Leia mais

PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR:

PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR: PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR: NOS CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO ENSINO FUNDAMENTAL PROJETO: NOS CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO JUSTIFICATIVA: Produzir bons leitores é o grande desafio

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO GINÁSTICA RÍTMICA Revisto em outubro de 2016

REGULAMENTO ESPECÍFICO GINÁSTICA RÍTMICA Revisto em outubro de 2016 REGULAMENTO ESPECÍFICO GINÁSTICA RÍTMICA 2013-2017 Revisto em outubro de 2016 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO P. 2 2. PARTICIPAÇÃO/ORGANIZAÇÃO P. 3 2.1. Número e género dos ginastas P. 3 2.2. Ginastas suplentes P.

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 3A Nome da professora: Maria Morais Nome do Projeto: O Mordisco mordeu o livro que eu li. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 A partir do interesse da turma

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Código: Município: EE: Eixo Tecnológico: Habilitação Profissional: Qualificação: Série: Componente Curricular:

Leia mais

TAÇA BRASIL DE GINÁSTICA RÍTMICA 2018

TAÇA BRASIL DE GINÁSTICA RÍTMICA 2018 TAÇA BRASIL DE GINÁSTICA RÍTMICA 2018 DATA: 08 e 09/09/2018 LOCAL: São Paulo Futebol Clube Regulamento Geral OBJETIVOS: - Difundir e estimular a prática da Ginástica Rítmica, no Brasil, para um nível de

Leia mais

Composição coreográfica em ginásticas

Composição coreográfica em ginásticas Composição coreográfica em ginásticas Para criar uma composição coreográfica: podemos utiliza a música e os materiais de manuseio ou apoio. a associação da linguagem corporal aliada à música, aos aparelhos

Leia mais

EDITAL DO 7º Show de Talentos

EDITAL DO 7º Show de Talentos EDITAL DO 7º Show de Talentos - 2019 1 Das Disposições Gerais 1.1 O Show de Talentos é um evento promovido pelo Grupo de professores das áreas de Línguas Inglesa, Espanhola, Música, Artes e Teatro do Colégio

Leia mais

Ginástica e a Educação Física no Brasil

Ginástica e a Educação Física no Brasil Ginástica e a Educação Física no Brasil Modelos ginásticos influenciaram as práticas corporais brasileiras ; Rui Barbosa considerou o método sueco o mais apropriado - modelo educacional; Método francês

Leia mais

Planificação Detalhada Anual : 6º Ano Educação Física Encontra-se na zona saudável em pelo menos dois testes aplicados

Planificação Detalhada Anual : 6º Ano Educação Física Encontra-se na zona saudável em pelo menos dois testes aplicados Direção de Serviços da Região Norte Planificação Detalhada Anual : 6º Ano Educação Física 2015-2016 SUB TEMA (Conteúdos) OBJETIVOS GERAIS ATIVIDADES METODOLOGIA DESCRITORES RECURSOS CALENDARIZAÇÃO Nº AULAS

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1. ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1. ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA SERIADO ANUAL - MATUTINO/NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Planejamento do trabalho de conclusão de curso Módulo: 2 Eixo Tecnológico:

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Porto de Mós

Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Prova de Equivalência à Frequência Educação Física Prova Código 311-2016 Ensino Secundário 12º Ano de Escolaridade 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da Prova de Equivalência

Leia mais

INDICAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DAS FICHAS

INDICAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DAS FICHAS Lettre nº 28 INDICAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DAS FICHAS No seguimento das muitas questões colocadas por treinadores e juízes, o CT/GR/FIG entendeu por bem publicar algumas indicações sobre o preenchimento

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal II

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal II Maceió, 01 de agosto de 2016. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal II Senhores pais ou responsáveis Estamos iniciando o terceiro bimestre letivo e gostaríamos de informar-lhes sobre os projetos que serão

Leia mais

Ensino Médio Integrado

Ensino Médio Integrado Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Integrado Código: 0262 ETEC ANHANGUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Linguagens. Componente Curricular: Educação Física Série: 2ª Eixo

Leia mais

Disciplina: Educação Física

Disciplina: Educação Física 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO SUBÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA Disciplina: Educação Física Professora: Silmara Antunes Turma: 8º A e B ENSINO FUNDAMENTAL ANO:

Leia mais

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física PLANEJAMENTO - 209 Série: 9º ano Professor: Cassio Lima ª UNIDADE 28/0/209 a 0/05/209 DISCIPLINA: Educação física PERÍODO 28/0 a 0/02 NÚMEROS DE AULAS CONTEÚDOS HABILIDADE ESTRATÉGIAS Acolhimento sem material

Leia mais

METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS

METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS PLANO DE TRABALHO DOCENTE (PTD) Professor (a):selma Maria de Mello - Disciplina: Educação Física - Ano: 2014 - Período: 1º Bimestre Curso: Ensino Médio e Profissionalizante Turma: 1º ano A matutino ESTRUTURANTES

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS D 4.º ANO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO As Aprendizagens Essenciais de Educação Física

Leia mais

Disciplina: Educação Física

Disciplina: Educação Física 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANO ANUAL Disciplina: Educação Física Professora: Silmara Antunes Turma: 8º A e B ENSINO

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO GINÁSTICA RÍTMICA. (Revisto em novembro de 2015)

REGULAMENTO ESPECÍFICO GINÁSTICA RÍTMICA. (Revisto em novembro de 2015) REGULAMENTO ESPECÍFICO GINÁSTICA RÍTMICA 2013 2017 (Revisto em novembro de 2015) ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO P. 2 2. PARTICIPAÇÃO/ORGANIZAÇÃO P. 3 2.1. Número e género dos ginastas P. 3 2.2. Ginastas suplentes

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 214, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015

Leia mais

1º bimestre Sequência didática 1

1º bimestre Sequência didática 1 Teatro e ancestralidade Duração: 3 aulas Referência do Livro do Estudante: Introdução Relevância para a aprendizagem O objetivo desta sequência didática é levar os alunos a pesquisar suas origens pessoais

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO CAMPEONATO BRASILEIRO INDIVIDUAL GINÁSTICA RÍTMICA

REGULAMENTO TÉCNICO CAMPEONATO BRASILEIRO INDIVIDUAL GINÁSTICA RÍTMICA Página1 REGULAMENTO TÉCNICO CAMPEONATO BRASILEIRO INDIVIDUAL - 2019 GINÁSTICA RÍTMICA Este Regulamento é regido pelo Código de Pontuação (CoP) de Ginástica Rítmica da FIG e baseado nos Regulamentos Específicos

Leia mais

XI COPA AMISTOSA DOM BOSCO DE GINÁSTICA RÍTMICA

XI COPA AMISTOSA DOM BOSCO DE GINÁSTICA RÍTMICA XI COPA AMISTOSA DOM BOSCO DE GINÁSTICA RÍTMICA REGULAMENTO 2016 Objetivo: A Copa Amistosa de Ginástica Rítmica é um evento de caráter amistoso que tem a finalidade de reunir ginastas, técnicos, árbitros,

Leia mais