Princípios de Investimento Rentabilidade Rentabilidade é o grau de rendimento proporcionado por um investimento pela valorização do capital ao longo do tempo. Liquidez Liquidez é a rapidez com que se consegue transformar um investimento em dinheiro. Segurança Segurança é a certeza de retorno do dinheiro aplicado. Mas a melhor forma de se entender a segurança é analisar o seu oposto, o risco. Risco é a incerteza quantificável matematicamente.
Princípios de Investimento O importante é que esse risco seja conhecido, controlado. É o que chamamos de Gestão de Risco. Gerir o risco é tomar providências hoje para garantir a sobrevivência do empreendimento no futuro, caso ocorra um cenário improvável, mas possível.
Princípios de Investimento Tipo de Investimento POUPANÇA Rentabilidade Baixa Segurança alta Liquidez Boa
Princípios de Investimento Tipo de Investimento IMÓVEIS Rentabilidade Baixa Segurança alta Liquidez Potencialmente Baixa
Princípios de Investimento Tipo de Investimento AÇÕES Rentabilidade Potencialmente Alta Segurança Baixa Liquidez Conforme a ação
Princípios de Investimento Tipo de Investimento OURO Rentabilidade Baixa Segurança Alta Liquidez Boa
Principais Riscos das Instituições Financeiras Dentre os diversos tipos de risco existentes, podemos destacar: Risco de Crédito; Risco de Liquidez; Risco de Mercado; Risco Operacional; Risco-país ( ou Soberano); Risco Sistêmico; Risco Legal; Risco de Estrutura de Capitais ( Acordo Basiléia)
Principais Riscos das Instituições Risco de Crédito Financeiras É a incerteza do cumprimento do contrato pelas contrapartes. Contrato é um acordo onde cada parte assume compromissos com a outra. Risco de Liquidez Risco de liquidez é a incerteza quanto à possibilidade de transformar rapidamente um investimento em dinheiro. Risco de Mercado Risco de Mercado é a incerteza quanto ao retorno de um investimento em razão das oscilações próprias do mercado financeiro. - Marcação a Mercado: Refere-se à avaliação e contabilização dos ativos que compõem o patrimônio de uma carteira de investimentos a valores de mercado, praticados no dia.
Principais Riscos das Instituições Financeiras Risco Operacional Risco Operacional é a possibilidade de não retorno de um investimento em razão de problemas operacionais da instituição emitente do papel na qual os recursos foram investidos. Risco-país Risco-país é a possibilidade de perdas em razão da situação econômica do pais onde se realizou o investimento. Risco Sistêmico O risco Sistêmico decorre de dificuldades financeiras de uma ou mais instituições, que provoquem danos substanciais a outras, ou uma ruptura na condução operacional de normalidade do sistema financeiro em geral. Como já visto, o novo SBP veio para minimizar este risco. Risco Legal O Risco Legal é o risco de perdas pela falta de cumprimento das leis, normas e regulamentos. É a possibilidade de perdas decorrentes da inobservância de dispositivos legais ou regulamentos.
Fundos de Investimento O que é um fundo? Fundo é todo e qualquer recurso, independente da fonte, apartado para entender a um fim específico. Fundo de Investimento é uma comunhão de recursos, constituída sob a forma de condomínio, destinada à aplicação em títulos e valores mobiliários, bem como em quaisquer outros ativos disponíveis no mercado financeiro e de capitais. Para cálculo diário da cota, utiliza-se a seguinte formula: Valor da cota = Patrimônio líquido do fundo quantidade de cotas O patrimônio liquido de um fundo de investimento é a soma algébrica dos valores dos títulos que integram a carteira, menos as exigibilidades.
Fundos de Investimento Quanto a rentabilidade, os investimentos de renda fixa podem ser: prefixados o valor do resgate é o conhecido pelo investidor no ato da contratação; Pós-fixados o valor final é conhecido somente no vencimento. Renda Variável São fundos com aplicações em ativos reais Ativos reais são a posse de coisas concretas tais como ações, ouro etc.
Fundos de Investimento Administradores Pessoa jurídica autorizada pela CVM para o exercício cio profissional de administração de carteira. Constituição do fundo O registro de constituição do fundo é automático, feito através da página da CVM na internet. Assembléia Geral Ordinária A convocação da assembléia geral deve ser feita com dez dias de antecedência, no mínimo, da data de sua realização; AAGO Assembléia Geral Ordinária deve ocorrer, anualmente, até 120 dias após o encerramento do exercício social. Quem pode convocar as assembléias gerais extraordinárias Administrador, o cotista ou grupo de cotistas que detenham, no mínimo 5% do total de cotas emitidas.
Tipos de Investimento Fundos Abertos São fundos que admitem, permanentemente, livre ingresso e saída de cotistas. Fundos Fechados São fundos com quantidade limitada de cotas oferecidas aos potenciais investidores, durante um período predeterminado. Fundo Exclusivo È um fundo cujas cotas pertencem a um único cotista, destinado a atender especialmente clientes de grande porte, classificados como investidores qualificados. Clube de Investimento (CI) Clube de Investimento é um condomínio constituído por pessoas físicas com objetivo de dinamizar os investimentos em ação. A constituição de um Clube de Investimento requer a elaboração de um estatuto social a ser aprovado e assinado por todos os membros e, em seguida, registrado em bolsa de valores. Estatuto social é o documento que estabelece as regras de atuação do clube.
Principais Características dos Fundos de Investimento Acessibilidade Pequenos recursos representam baixa alternativa em um mercado que movimenta cifras expressivas. Os fundos, por agruparem reduzidos volumes de muitos aplicadores, acabam por permitir que pequenos investidores tenham acesso a mercados antes quase impenetráveis. Além disso, os fundos são capazes de comprar alguns ativos financeiros que compõem sua carteira a preços mais baixos do que os investidores individuais. Isto porque seus gestores tendem a comprar volumes mais expressivos em grandes quantidades de papéis, o que aumenta seu poder de negociação e, em geral, reduz o custo.
Principais Características dos Fundos de Investimento Diversificação Os valores movimentados pelos fundos permitem mais diversificação dos ativos financeiros que compõem as carteiras e, com isso, oferecem a seus cotistas a oportunidade de, em conjunto, investirem em aplicações financeiras ( ativos de renda fixa ou variável), com potencial redução de risco. Observe que a diversificação apenas reduz o risco da carteira, uma vez que não há como eliminá-lo completamente. Liquidez Essa característica possibilita saques a qualquer momento. Os resgates dos fundos podem ser feitos em qualquer data, sem perda de rendimentos, deduzidos apenas o IOF e o IR, quando devidos. A maioria dos fundos tem liquidez diária, o que oferece ao cliente uma tranqüilidade a mais na administração de eventuais necessidades de caixa. O investidor que atue individualmente no mercado de capitais pode deparar-se com alto custo de liquidez, caso precise inesperadamente dos recursos aplicados. Para sair, poderá ter de pagar pedágio, o que quer dizer, vender ativos a um preço baixo. Nos fundos, como os recursos são administrados em conjunto, o fluxo de entrada e saída possibilita liquidez sem necessidade de se desfazer de papéis e o conseqüente comprometimento da rentabilidade.
Política de Investimento A política de investimento de um fundo tem por objetivo definir a linha de atuação quanto aos instrumentos financeiros que podem compor a carteira, os riscos que o fundo pode correr e o que o administrador pode ou não fazer para que os objetivos constantes do regulamento sejam alcançados. Fundos Ativos e Passivos Os fundos ativos buscam ter rentabilidade superior à variação do índice de referência (benchmark). Os fundos Passivos buscam acompanhar um índice previamente definido, de forma que o retorno da carteira fique próximo a esse índice.
Política de Investimento Principais Estratégias de Gestão Na gestão passiva de um fundo de investimento o gestor procura reproduzir o retorno e risco de algum índice de mercado. Também são conhecidos como fundos indexados. O gestor do fundo não tem que se preocupar em gastar tempo e dinheiro para descobrir as melhores ações disponíveis no mercado. Sua única preocupação é fazer com que o fundo tenha ações que tornem o risco e retorno do fundo igual ao do índice que ele se propõe a acompanhar. No Brasil, os principais índices de mercado são o Ibovespa para as ações e o CDI para a renda fixa. A diferença básica entre a administração ativa e a passiva de um fundo de investimento é que na administração ativa não há uma réplica da carteira do índice escolhido, sendo este retorno entendido apenas como referencial a ser atingido e, de preferência, superado pelo fundo.
Política de Investimento A rentabilidade de um fundo de investimento depende da estratégia adotada. Os fundos mais agressivos, resultados de uma administração ativa, produzem retornos maiores e também riscos mais elevados. Fundos conservadores seguem um padrão de referência, oferecendo retornos e riscos menores aos investidores. Há uma relação direta entre risco e retorno nas aplicações em fundos de investimento. Quanto maior a possibilidade de retorno de um fundo, maior também será o risco assumido pelo aplicador. Fundos que oferecem maior segurança a seus participantes costumam apresentar retorno mais reduzido. A decisão da relação risco/retorno mais apropriada é uma decisão do investidor, determinada por sua aversão ao risco. A alavancagem é o conceito que define o grau de utilização de recursos de terceiros aumentar as possibilidades de lucro, aumentando o grau de risco da operação. No < uma empresa, quanto maior for o seu grau de endividamento, maior será a sua alavancagem (podendo ser positiva ou negativa em termos de resultados). No caso do mercado financeiro, um exemplo é comprar um lote de ações pagando; parte de seu valor nos mercados de opções, a termo e futuro. Se ocorrer uma valor desses papéis, o investidor é extremamente beneficiado, pois a quantia inicialmente investida é reduzida, e seu retorno é bem mais acentuado. O inverso é verdadeiro: se ocorrer uma desvalorização destes papéis, o valor das opções compradas será drasticamente reduzido.
Política de Investimento Fundos Indexados Os fundos indexados são aqueles que acompanham um determinado índice de referencia como o IBOVESPA, IBX ou Dl. Os principais fundos indexados de renda fixa são: Dl - Seu objetivo é acompanhar o mais próximo possível a taxa de juros do CDl- SELIC; Cambial - Seu objetivo é acompanhar o mais próximo possível as variações da moeda estrangeira de referência (Dólar ou Euro), estando também sujeito às oscilações das taxas de juros domésticas sobre essas moedas; IGP-M - Seu objetivo é acompanhar o mais próximo possível o IGP-M, estando também sujeito às oscilações das taxas de juros domésticas. Os principais fundos indexados de renda variável são: IBOVESPA - Seu objetivo é acompanhar o mais próximo possível o IBOVESPA; IBX - Seu objetivo é acompanhar o mais próximo possível o IBX.
Política de Investimento Multi-índice: Benchmark Composto Seu objetivo é acompanhar o mais próximo possível um m/x de ativos, com o qual deve ser comparado. Um fundo de investimento com um benchmark composto oferece a possibilidade de diversificação em vários mercados como o Dl, taxa de juros prefixadas, ações, títulos da dívida externa brasileira, derivativos e moedas estrangeiras, através de investimento em um único fundo. Podemos citar como exemplo, um fundo de investimento em que o gestor adotou como benchmark 70% do IBOVESPA e 30% do Dl.