A Taxonomia dos Objetivos Educacionais Profa. Ivete Maia Bernardes
Aprendizagem é um fenômeno plural e interativo Aprendizagem são modificações observáveis que ocorrem num indivíduo em decorrência de uma instrução.
BLOOM Benjamin Samuel Bloom pedagogo e psicólogo norte-americano, 1913 1999 Lecionou na universidade de Chicago onde desenvolveu investigações sobre os processos de avaliação no ensino; Influenciado pela área Ciências da Educação ao compor uma taxonomia dos objetivos educacionais; Dentre suas obras pode-se destacar: Características humanas e aprendizagem escolar e Taxonomia de Objetivos Educacionais.
A aprendizagem ocorre simultânea e interativamente em, pelo menos, três domínios: o afetivo, o cognitivo e o psicomotor. psicomotor cognitivo afetivo
psicomotor Aprendizagem afetiva tem a ver com percepções, crenças, emoções e valores cognitivo afetivo
psicomotor Aprendizagem cognitiva tem a ver com processos como memória, interpretação e pensamento crítico cognitivo afetivo
cognitivo psicomotor afetivo Aprendizagem psicomotora tem a ver com movimentos amplos ou restritos. Envolve arte, esportes e procedimentos ligados à área de saúde, entre outras.
Taxonomia O que é isso? Taxonomia (do grego taxis -- ordenação -- e nomos -- sistema, norma) é todo sistema de classificação que possua três características: (a) cumulatividade, (b) hierarquia e (c) eixo comum.
Cumulatividade significa que uma categoria do sistema de classificação abrange as categorias precedentes. Hierarquia implica em que no sistema de classificação uma categoria é superior ás que a precedem e inferior as que lhe sucedem. Eixo comum é a propriedade que uma taxonomia possui de ter um traço comum a todas as categorias que a integram.
COGNITIVO Complexidade dos Processos Cognitivos Avaliação Síntese Análise Aplicação Compreensão Conhecimento
COGNITIVO Os seis níveis do domínio cognitivo: Conhecimento corresponde a processos de memória ou recordação de dados, datas, classificações, definições, modelos, etc. Ex. Após a aula expositiva, o aluno será capaz de definir processo. Observe que, o que se espera do aluno é que ele recorde uma definição que lhe for apresentada anteriormente. Compreensão requerem que o aluno transforme a informação. Isto pode ser feito, e entre outras maneiras, expandindo-a, reduzindo-a, comparando-a com outra, ou dando um exemplo dela. Aplicação: utiliza o aprendizado em novas situações. Ex. A partir da exposição do professor, o aluno deverá estar capacitado a distinguir condições de elegibilidade e inelegibilidade.
COGNITIVO Processos cognitivos de Aplicação implicam em que o aluno translade a informação para uma situação dada. Esta situação deve ser nova, real e problemática. Ex. Após aula expositiva, o aluno será capaz de redigir um texto, observando os requisitos essenciais previstos na ABNT. Análise conota processos cognitivos nos quais o aluno deve identificar elementos, princípios e relações subjacentes a uma ou mais informações. Ex. O aluno assistirá a apresentação dos projetos colaborativos e elaborará relatório descrevendo e identificando os aspectos positivos e negativos.
COGNITIVO Síntese caracterizam-se pela produção inovativa, pessoal do aluno. Ou seja, o aluno utiliza os processos cognitivos precedentes e produz algo seu próprio. Ex. Após o curso de Metodologia Científica, a aluna terá um conhecimento sistemático das formatações e regras sobre formatações sendo capaz de elaborar uma monografia, a partir dos elementos fornecidos. Avaliação implica em emitir um juízo com base em critérios. Ex. Ao término das apresentações dos projetos colaborativos os alunos estarão aptos a estabelecer critérios para avaliação dos trabalhos apresentados.
AFETIVO Complexidade dos Processos Cognitivos Caracterização Organização Valorização Resposta Recepção
AFETIVO O domínio afetivo trata de reações de ordem afetiva e de empatia, e está dividido em cinco níveis: Recepção: percepção, disposição para receber e atenção seletiva; Resposta: participação ativa, disposição para responder e satisfação em responder; Valorização: aceitação, preferência e compromisso (com aquilo que valoriza); Organização: conceituação de valor e organização de um sistema de valores; Caracterização de valores: comportamento dirigido por grupo de valores, comportamento consistente, previsível e característico.
PSICOMOTOR O domínio psicomotor, na hierarquia de Bloom, trata de habilidades relacionadas com manipular ferramentas ou objetos, a parte motora no ser humano. Este domínio não foi terminado por Bloom, mas outros especialistas fizeram. Por exemplo, A. Harrow, A., em 1972, propôs uma taxonomia composta de 6 níveis: reflexos, movimentos básicos, habilidades de percepção, habilidades físicas, movimentos aperfeiçoados e comunicação não verbal.
BIBLIOGRAFIA Rodrigues, José - A taxonomia de objetivos educacionais - um manual para o usuário. Editora UNB, 2 edição 1994. Bloom - Características humanas e aprendizagem escolar e Taxonomia de Objetivos Educacionais